Parabéns Band, Gerardo e/ou Vandre é um brasileiro, compositor e poeta, bom como seus colegas de época, Chico Buarque e outros, marcaram o tempo e a história do Brasil. Parabéns Mitre e Band pela escolha difícil, Vandre ou Geraldo é o entrevistado q mesmo falando pouco diz muito, culto como os outros do seu tempo, no Brasil do qual as experiências vividas nos remeteram àa eleições diretas e democracia, e a retrocesso ou ditadura, nunca mais, Vandre fora da mídia ou não, faz parte da história e será grande sempre. Parabéns Canal livre, Band e toda equipe.
Ele nao gostava dessa gente é achava que trabalho deles era uma porcaria ! É claro que ele não disse com essas palavras pois ele era e ainda é muito inteligente ! 😟😟😟
Antigamente,no "Brasil Rural", as carroças eram puxadas por burros.E, nesses burros, colocavam viseiras(tapa olhos) nas laterais da cara do animal, q era pra ele só olhar em uma direção e jamais seguir outro caminho diferente daquele traçado pelo condutor da carroça.Pois é: as carroças até sumiram,mas os burros de viseira ainda proliferam.Eita lasqueira......
🤔 Hum... Muito "estranho" as respostas vagas do entrevistado... Pra lá de "curioso" a metamorfose que ocorreu... Realmente fizeram um "serviço" muito bem feito...
Excelente, os entrevistadores, respeitosamente, conduziram a entrevista até ele se sentir bem pra falar. Muito bom poder ver o que pensa o Vandré hoje, parabéns ao time da Band!
Geraldo Vandré O maior Herói da Resistência em tempos reacionários, quando o cidadão brasileiro era proibido e preso se tivesse dois parados e conversando, era o terror, sumiam com os jovens pobres mas que ousavam ser contra aquela ditadura maldita que acabou com a vida de muitos, até hoje procurados e nunca mais encontrados, sou contemporânea, dele tive essa honra angustiante, porque doía tanto tanto, eramos presos a ceu aberto, o medo e a angústia eram nossos companheiros, eu mãe solo de dois meninos, enfiada até o pescoço, tinha que trabalhar à exaustão pra conseguir sobreviver, mas sempre havia momentos de sonho, não o tinha perdido ainda, ouvindo na Caminhando sempre,hoje com 81 anos ainda sinto a dor de todos os "desaparecidos" e dos seus, os procurando vida afora!
😅Uma entrevista inimaginável, memorável e de valor incalculável... um brasileiro de valor histórico sem igual. Como me lembro dessa época de total repressão que marcou para sempre nossa geração que despertava para uma mocidade de tantos sonhos e alegrias, repentinamente contaminada pelo medo e opressão. Hoje vou adormecer ainda em êxtase por ter revisto Geraldo Vandré... apesar de estar envelhecida e desencantada por demais com um mundo de isolamento e solidão, de tantas frustrações e sonhos perdidos pelo caminho. Essa entrevista me reernejizou, me fez tão feliz que ousei bradar: há uma esperança. Parabéns Band, parabéns equipe Canal Livre, parabéns Vandré! Seguimos lhe amando, exaltando e cantarolando suas obras musicais. Que Deus lhe abençoe e proteja onde estiver com seus familiares e amigos. Abraço grato e carinhoso para todos vocês para seu coração!
Em 1992 eu tive o prazer a honrra de tocar violão com Geraldo Vandré no hospital da aeronáutica enquanto puxava hora de madrugada no quartel, ele estava morando la se tratando de algum problema de saúde e do nada apareceu na madrugada e aconteceu um papo um violão uma história que guardo na minha cabeça até hoje com 50 anos de idade.
Parabéns à Band, e a equipe jornalistica, por trazerem Geraldo Vandré à nós Brasileiros, que sentimos muita saudades durante anos, dele. . Estou feliz por assistir essa entrevista, e sentir que Geraldo foi muito machucado na época do Militarismo. Espero de coração que essas feridas curem, e nosso querido Geraldo volte de corpo e alma para compor, e cantar para os Jovens Brasileiros conhecerem. Parabéns Geraldo Vandré, Você venceu. PARABENS !
ME INSCREVI NO CANAL DA BAND JORNALISMO POR ESSA RICA ENTREVISTA, ESSE RESPEITO,ADMIRACAO E RECONHECIMENTO AO MONSTRO VANDRÉ. DEUS, OBRIGADO POR SER BRASILEIRO!
Entrevistas sempre difíceis, o grande mistério morrerá com Vandré. Talvez a desilusão e pressão após a volta ao Brasil tenha lhe marcado tão fortemente, que ele jamais falará o que aconteceu ao retornar.
Achei uma tremenda falta de educação.Como é q alguém aceita ser entrevistado( ao vivo) em Rede Nacional e faz um papelão desses ? Foi deprimente .Pq não recusou o convite?
@@walmirabreu766 , escrevi "tentativa" , pq os jornalistas tentaram de várias formas entrevistá-lo . Gostaria , realmente , de ter visto a Entrevista . Mas , ele dizia ñ lembrar de respostas , p certas perguntas . E como respostas para fatos mais antigos , ele lembrava . Obviamente , ele tem os motivos dele .
@@myriampenhasilva2358 , nas perguntas ñ achei q havia limites . Havia nas respostas . E os Jornalistas são tarimbados . Mesmo assim , ficaram perdidos . Pena .
Sonhei muito em ver e ouvir Vandré! Passei anos imaginando onde ele estaria. Guardei na lembrança, sua imagem cantando lindas canções de sua autoria! Ficava triste por pensar, que ele poderia estar vivendo em privação de liberdade! Acreditei que um dia, ele voltaria e retomaria sua carreira,mas isso ñ acontecerá! Fica claro na suas palavras, que Vandré partiu pra ñ mais voltar! Geraldo, fala dele num passado distante.Que hoje é só saudade!!! Valeu!!!🔆
Com dois acordes, em termos. Caminhando sim, de forma simplificada pode ser tocada com dois acordes. Mas não é essa a regra na obra de Vandré. Há canções com harmonias bem mais variadas.
Cresci ouvindo e admirando esse baluarte que traduziu magistralmente o momento da ditadura escabrosa. Gritou, cantou, foi preso e deixou marcas nas nossas almas. Valeu Vandre! Obrigada!
O próprio,ao vivo e em cores, afirmou q jamais foi preso ou expulso do Brasil .Alguém aí ☝️ elogiou o cara mas o chamou de mentiroso????? Explica aí, Cara Pálida........
Geraldo Vandre, o gênio da música brasileira! Foi torturado e exilado! Isso é o que? Como você entende prisão? Grade de ferro? E o Cerceamento? O açoite, a perseguição, cara pálida? Explique agora!
O que importa não é como Vandré é julgado hoje! O que importa são os seus feitos em prol da democracia do Brasil! Com enfrentamento, coragem, disposição lutou contra a ditadura! Sofreu as mais horríveis torturas , e ninguém deve falar mal do mesmo, pois só ele sabe o que passou e porque ficou assim ! Quando assim estava , confuso, machucado por dentro e por fora, precisava de acolhimento e não de negação por parte de seus antigos companheiros ! Até hoje Vandré é e sempre será um de meus grandes heróis, um exemplo a ser seguido , e a medicina hoje explica que os traumas podem alterar as percepções das pessoas ! * * * Salve Vandré ! * * *
Eu sinto um visionário idealista e futurista muito desapontado , alguém que sentiu que todas as coisas que representavam naquela música não se aplica mais , uma tristeza de uma perspectiva que foi toda por água abaixo , uma tristeza em ver o retrocesso de todas as coisas que batalharam pra se tornar realidade 😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢 Uma pessoa totalmente desacreditado por tanta ingratidão dos que cruzam os braços e do país da indiferença que o Brasil se tornou. E o melhor disso é que eu tive certeza disso quando ele contou aos entrevistadores o caso do Marlon Brando ( quase que uma indireta aos mesmos)
Excelente! Parabéns à Band e equipe pela entrevista. Respeito pelas memórias que ele demonstra não desejar compartilhar e por trazer esse ícone misterioso, cuja trajetória poucos de nós conhecem. Sem palavras para expressar a admiração e respeito
O que importa não é como Vandré é julgado hoje! O que importa são os seus feitos em prol da democracia do Brasil! Com enfrentamento, coragem, disposição lutou contra a ditadura! Sofreu as mais horríveis torturas , e ninguém deve falar mal do mesmo, pois só ele sabe o que passou e porque ficou assim ! Quando assim estava , confuso, machucado por dentro e por fora, precisava de acolhimento e não de negação por parte de seus antigos companheiros ! Até hoje Vandré é e sempre será um de meus grandes heróis, um exemplo a ser seguido , e a medicina hoje explica que os traumas podem alterar as percepções das pessoas ! * * * Salve Vandré ! * * *
Um grande artista! Um grande e inteligente brasileiro! Vandré é atemporal e honra a Nação! Viva Vandré! "Flor do Lótus acima de todas as lamas"🙏🕊🙏🕊🫶🫶🫶🏆👑👏👏
😢 Geraldo Vandre e o símbolo dê brasilidade um exemplo dê resistência dê lutar contra o regime militar sofreu na pele todo tipo de agressão até em pau dê arara ele sofreu nada o fez parar mesmo sendo torturado devemos muito a ele a democracia em que vivemos Hoje Saúde Sorte e muita paz 🕊️
E eu também ! ******* Gratidão a Vandré e a outros companheiros que tudo fizeram pela nossa democracia, nos anos de chumbo ! ********O que importa não é como Vandré é julgado hoje! O que importa são os seus feitos em prol da democracia do Brasil! Com enfrentamento, coragem, disposição lutou contra a ditadura! Sofreu as mais horríveis torturas , e ninguém deve falar mal do mesmo, pois só ele sabe o que passou e porque ficou assim ! Quando assim estava , confuso, machucado por dentro e por fora, precisava de acolhimento e não de negação por parte de seus antigos companheiros ! Até hoje Vandré é e sempre será um de meus grandes heróis, um exemplo a ser seguido , e a medicina hoje explica que os traumas podem alterar as percepções das pessoas ! * * * Salve Vandré ! * * *
Quando falam de Geraldo Vandré lembram de caminhando e cantando etc., falam da letra, situação política da época, contexto e tudo mais. O que eu fico impressionado é como fazer uma grande canção, com uma melodia bonita e com apenas 2 acordes! Genial!
O Vandré lembra do passado com uma memória incrível, sabe datas precisas, detalhes cirúrgicos, etc., mas quando o assunto é ditadura, ele "não lembra de nada"? Essa tal ditadura quase matou esse homem e o obrigou a se calar para sempre. Triste demais.
***********Salve Vandré! ***** Gratidão por tudo que você fez pelo Brasil ! ******O que importa não é como Vandré é julgado hoje! O que importa são os seus feitos em prol da democracia do Brasil! Com enfrentamento, coragem, disposição lutou contra a ditadura! Sofreu as mais horríveis torturas , e ninguém deve falar mal do mesmo, pois só ele sabe o que passou e porque ficou assim ! Quando assim estava , confuso, machucado por dentro e por fora, precisava de acolhimento e não de negação por parte de seus antigos companheiros ! Até hoje Vandré é e sempre será um de meus grandes heróis, um exemplo a ser seguido , e a medicina hoje explica que os traumas podem alterar as percepções das pessoas ! * * * Salve Vandré ! * * *
Poxa vida, nessa aula eu faltei, não soube dessa entrevista. Acompanhei entusiasticamente a trajetória de Geraldo Vandré nos meados dos anos 70. Tenho todos os seus lps muito bem conservados e um compacto relíquia de 1966, herdado de meu saudoso Mano mais velho, contendo Vandré cantando a emblemática "Disparada" ao Vivo, com Canto Aberto, estúdio, no lado B. Após aquela época efervescente, bastante agitada e preocupante, tornou-se um enigma o estranho sumiço e reaparecimento de um Geraldo Vandré esquivo e apático, diametralmente oposto ao da época de seu apogeu, de composições emblemáticas, maravilhosas. Muito interessante essa entrevista. Parabéns ao Mitre e sua equipe. Estou disponibilizando os discos que possuo. Interessados, contato no pv.
E COMO DIRIA CAZUZA, TODO MUNDO VOLTA COM AS MESMAS NOTICIAS, NADA DE NOVO. A ESTRUTURA DE JORNALISMO DO SUDESTE JA DEVIA SE MUDAR POR TODO NORTE OU NORDESTE. VANDRE TRAVOU NO TEMPO, INFELIZMENTE.
Brasi: Nunca mais. Escrito por Dom Evaristo Arns. Um grupo de especialistas dedicou-se durante 8 anos a reunir copias de mais de 700 processos politicos que tramitaram pela Justica Militar, entre abril de 64 e marco de 79. O resumo desta pesquisa esta neste livro. Um relato doloroso da repressao e tortura que se abateram sobre o Brasil.
Em 1984 uma professora estagiária de magistério levou pra nossa turma da 3° série essa música! Eu carrego ela comigo há 40 anos! O Geraldo foi preso e torturado esse estado dele responde as questões é uma pessoa com abalos psicológicos de combatentes de Guerra!
@@eugeniomelo473 Ele foi preso e torturado que durante o interrogatório no "pau de arara", por levar choques elétricos ele perdeu partes! As partes onde tu sabe onde os militares davam choque? Tu sabe o q é "pau de arara" ? Ele ficou visivelmente TEPT! Tu sabe o q é TEPT?
Geraldo Vandré é como se fosse um Picasso da MPB. Obras primas memoráveis contra a Ditadura dos Militares. Foi exilado torturado e quase morto. Ele é fera. Canções lindas demais.
@@ivanaalegria9658 Vandré foi a voz da resistência contra a brutalidade dos governos Militares. Sofreu muito nas mãos deles, mas não perdeu o seu amor pelo Brasil, sua poesia fica para sempre.
Aonde vc leu isso? Leia a biografia dele de onde tirei esse trecho: Censurada a sua música pelo governo militar (que se encaminhava para endurecimento do AI-5), Vandré fugiu do país e só voltou em 1973, mudado. E aos poucos foi se retirando da vida pública. Censurado virou torturado? Fake news de esquerda.
Vandré não foi exilado tampouco torturado.E ele deixou isso claro na entrevista ao ser questionado a respeito.E é óbvio q a "patota esquerdopata" ficou P da vida.Ele poderia ter se omitido em comentar, só q não.Ou seja: fez questão de afirmar q não foi torturado nem exilado.
@@eugeniomelo473 Como não foi exilado ? E o que ele fazia no Chile então, seu Bozonarista imbecil. Deixa de ser ignorante. E pára de ficar me perseguindo nos meus comentários no UA-cam. Vou denunciar você pros Administradores desse canal. Minha opinião é livre. Se você não concorda problema é somente seu.
Eu postei agora pouco minha história com muito orgulho Geraldo Vandre fez parte do meu passado nós anos de chumbo esqueci dum detalhe os Pulhas me pediram a reservista aí o bicho pegou lógico pela minha ideologia não possuía me enquadraram como Desertor
"Erudição é subversão num país subdesenvolvido". Uma frase a se pensar. Eu diria em alguns casos que erudição chega a ser ofensivo para algumas pessoas. É uma pena.
A leitura que faço desse compositor em se desviar de dar respostas mais concretas sobre sua carreira suas músicas me faz pensar e agora com mais certeza depois que nessas entrevista assim que ele chegou do Exílio no aeroporto dar um depoimento dizendo que suas músicas não tinham nada com os movimentos contra a ditadura, tive a certeza que ele recebeu uma dura tão grande que o calou completamente!😮 muito triste isso!! Muito estranho, avesso as respostas das perguntas que os entrevistadores tentam achar um jeito de que jeito perguntar pra ver se ele vai responder, complicado e estranho!! Me parece ser uma pessoa difícil!
Vandré não gosta de falar do passado. Ele não respondeu as perguntas conforme o esperado a respeito do exílio, e sobre sua música que virou hino na época da ditadura.
Pelo menos serviu pra falar a vdd sobre tortura e perseguição q a imprensa inventou e disseminou por décadas sobre ele.Ou seja, fatos inexistentes segundo o próprio Vandré.
Olá bom dia, assisti a entrevista, notei que muitos fizeram críticas sem nexo, pois GerAldo na época fez sua parte e foi a mídia que levou ele ficar calado por todos estes anos, mesmo assim, muitos compositores e cantores procuram seguir a mesma forma musical, Zé Ramalho, Raul Seixas, Alceu Valença, Geraldo de Azevedo, Eduardo, Gonzaguinha, todos este vem do norte nordeste do Brasil. Estes são conhecidos e muito em todo Brasil e lá fora. Pergunto agora: Os "entendidos" apanharam a política da época? Estas críticas feitas a Geraldo Vandre são merecidas? Me poupe vai gente, leia mais a história política da década de 30 até os dias de hoje, de lá pra cá mudou alguma coisa? Cada palavra nas músicas de Vandré , foi acontecendo uma situação lamentável na política brasileira. Parabéns a Bandeirantes e jornalistas pela entrevista e um foda-se para estes críticos demagogo que precisam aprender muito, pois até hoje política só tem mudado de nome e personagem, pois continua ainda a mesma coisa, Vandré, fez sua parte através das suas composições musicais, cabe a cada um de nós fazer a nossa parte ao invés de jogar pedra no telhado dos outros.
@@concordiavelo3173 eu vivi está época, e o ajudei a fazer a música Maria Rita, quando voltou para o Brasil, mas em fim, tudo foi ilusão nem V.P.R. resolveu a situação
@@windsorgomes819 Concordo com tudo que vc falou mas a respeito da mídia não faz sentido algum pois as músicos que faziam músicas de protesto seguiram, mesmo com todos os riscos, fazendo suas músicas independente de apoio da mídia. Encerrar sua carreira de forma abrupta logo após seu retorno do exílio em 73 diz muito do que ele deve ter sofrido nos 30 dias em que esteve preso.
Vander morreu em 1973. Depois de Terras do Benvirá... Entrevistas com respostas genéricas, evasivas, virou um cidadão alienado. Enquanto vivo deixou uma obra e um legado. Foi um fenômeno porque a sua curta passagem como artista foi de forte conteúdo poético, lírico, musical, social e político. Foi-se Vandré... por opção dele, como um suicídio consciente. Lamentável.
um grande sujeito. tanto talento e quanta humildade!!!
tão simples e complexo. Silencio e profundidade.
Parabéns Band, Gerardo e/ou Vandre é um brasileiro, compositor e poeta, bom como seus colegas de época, Chico Buarque e outros, marcaram o tempo e a história do Brasil. Parabéns Mitre e Band pela escolha difícil, Vandre ou Geraldo é o entrevistado q mesmo falando pouco diz muito, culto como os outros do seu tempo, no Brasil do qual as experiências vividas nos remeteram àa eleições diretas e democracia, e a retrocesso ou ditadura, nunca mais, Vandre fora da mídia ou não, faz parte da história e será grande sempre. Parabéns Canal livre, Band e toda equipe.
DITADURA NUNCA MAIS
Ele nao gostava dessa gente é achava que trabalho deles era uma porcaria ! É claro que ele não disse com essas palavras pois ele era e ainda é muito inteligente ! 😟😟😟
Antigamente,no "Brasil Rural", as carroças eram puxadas por burros.E, nesses burros, colocavam viseiras(tapa olhos) nas laterais da cara do animal, q era pra ele só olhar em uma direção e jamais seguir outro caminho diferente daquele traçado pelo condutor da carroça.Pois é: as carroças até sumiram,mas os burros de viseira ainda proliferam.Eita lasqueira......
🤔 Hum...
Muito "estranho" as respostas vagas do entrevistado...
Pra lá de "curioso" a metamorfose que ocorreu...
Realmente fizeram um "serviço" muito bem feito...
Excelente, os entrevistadores, respeitosamente, conduziram a entrevista até ele se sentir bem pra falar. Muito bom poder ver o que pensa o Vandré hoje, parabéns ao time da Band!
sim, eles foram super profissionais.Parabéns BAND!
Geraldo Vandré O maior Herói da Resistência em tempos reacionários, quando o cidadão brasileiro era proibido e preso se tivesse dois parados e conversando, era o terror, sumiam com os jovens pobres mas que ousavam ser contra aquela ditadura maldita que acabou com a vida de muitos, até hoje procurados e nunca mais encontrados, sou contemporânea, dele tive essa honra angustiante, porque doía tanto tanto, eramos presos a ceu aberto, o medo e a angústia eram nossos companheiros, eu mãe solo de dois meninos, enfiada até o pescoço, tinha que trabalhar à exaustão pra conseguir sobreviver, mas sempre havia momentos de sonho, não o tinha perdido ainda, ouvindo na Caminhando sempre,hoje com 81 anos ainda sinto a dor de todos os "desaparecidos" e dos seus, os procurando vida afora!
Parabens Band, pela entrevista com o maior e melhor compositor do Brasil, (Vandré)
amigo e parceiro.
Menos,menos...........
Sinto profunda admiração e respeito por esse grandioso homem brasileiro ❤
bom demais ainda poder ouvir o Geraldo.
😅Uma entrevista inimaginável, memorável e de valor incalculável... um brasileiro de valor histórico sem igual. Como me lembro dessa época de total repressão que marcou para sempre nossa geração que despertava para uma mocidade de tantos sonhos e alegrias, repentinamente contaminada pelo medo e opressão. Hoje vou adormecer ainda em êxtase por ter revisto Geraldo Vandré... apesar de estar envelhecida e desencantada por demais com um mundo de isolamento e solidão, de tantas frustrações e sonhos perdidos pelo caminho. Essa entrevista me reernejizou, me fez tão feliz que ousei bradar: há uma esperança. Parabéns Band, parabéns equipe Canal Livre, parabéns Vandré! Seguimos lhe amando, exaltando e cantarolando suas obras musicais. Que Deus lhe abençoe e proteja onde estiver com seus familiares e amigos. Abraço grato e carinhoso para todos vocês para seu coração!
Eu peço a Deus que abençoe o Vandré, que ele viva muito ,é muito bom ter o Vandré! Um verdadeiro patrimônio!
Preciosidade ver Vandré aparecer na TV, ainda que seja numa entrevista! Parabéns aos jornalistas também! 👏👏👏👏
Ele merece o todo nosso respeito,um grande homem ❤
Em 1992 eu tive o prazer a honrra de tocar violão com Geraldo Vandré no hospital da aeronáutica enquanto puxava hora de madrugada no quartel, ele estava morando la se tratando de algum problema de saúde e do nada apareceu na madrugada e aconteceu um papo um violão uma história que guardo na minha cabeça até hoje com 50 anos de idade.
Parabéns à Band, e a equipe jornalistica, por trazerem Geraldo Vandré à nós Brasileiros, que sentimos muita saudades durante anos, dele. .
Estou feliz por assistir essa entrevista, e sentir que Geraldo foi muito machucado na época do Militarismo.
Espero de coração que essas feridas curem, e nosso querido Geraldo volte de corpo e alma para compor, e cantar para os Jovens Brasileiros conhecerem.
Parabéns Geraldo Vandré, Você venceu.
PARABENS !
Geraldo Vandré grande artista , poeta , músico, etc.... inesquecível
Vandre e o retrato de uma epoca. Maravilhoso Geraldo Vandre !!!!!!
ME INSCREVI NO CANAL DA BAND JORNALISMO POR ESSA RICA ENTREVISTA, ESSE RESPEITO,ADMIRACAO E RECONHECIMENTO AO MONSTRO VANDRÉ. DEUS, OBRIGADO POR SER BRASILEIRO!
Entrevistas sempre difíceis, o grande mistério morrerá com Vandré.
Talvez a desilusão e pressão após a volta ao Brasil tenha lhe marcado tão fortemente, que ele jamais falará o que aconteceu ao retornar.
Os gênios também são humanos. Claramente foi difícil para ele. E ele tem direito de guardar com ele.
Algo o proíbe, e, não é lobotomização.
Pois, ele fala de outras coisas(lembra).
É no mínimo intrigante, o comportamento dele!
Valeu a tentativa de entrevistar o Grande Geraldo Vandré . Foi ótimo . Obrigada . Amei .
“Tentativa de entrevista” é uma boa definição…
Verdade parece que havia limites nas perguntas
Achei uma tremenda falta de educação.Como é q alguém aceita ser entrevistado( ao vivo) em Rede Nacional e faz um papelão desses ? Foi deprimente .Pq não recusou o convite?
@@walmirabreu766 , escrevi "tentativa" , pq os jornalistas tentaram de várias formas entrevistá-lo . Gostaria , realmente , de ter visto a Entrevista . Mas , ele dizia ñ lembrar de respostas , p certas perguntas . E como respostas para fatos mais antigos , ele lembrava . Obviamente , ele tem os motivos dele .
@@myriampenhasilva2358 , nas perguntas ñ achei q havia limites . Havia nas respostas . E os Jornalistas são tarimbados . Mesmo assim , ficaram perdidos . Pena .
Sonhei muito em ver e ouvir Vandré! Passei anos imaginando onde ele estaria. Guardei na lembrança, sua imagem cantando lindas canções de sua autoria! Ficava triste por pensar, que ele poderia estar vivendo em privação de liberdade! Acreditei que um dia, ele voltaria e retomaria sua carreira,mas isso ñ acontecerá! Fica claro na suas palavras, que Vandré partiu pra ñ mais voltar! Geraldo, fala dele num passado distante.Que hoje é só saudade!!! Valeu!!!🔆
nao é preciso virgula depois de Geraldo
Foi tão intenso que ele deixou em poucos anos tudo o que precisava. E descansou de tudo do jeito dele. As pessoas merecem também.
Letras poéticas com o dedo na ferida, harmonias belíssimas, músicas com dois acordes... Isso sim é MPB. Gênio!
Com dois acordes, em termos. Caminhando sim, de forma simplificada pode ser tocada com dois acordes. Mas não é essa a regra na obra de Vandré. Há canções com harmonias bem mais variadas.
Não tem problema uma música ter poucos acordes, os Beatles fizeram uma infinidade de músicas com poucos acordes.
É um senhor de 88 anos, lúcido e bem de saúde, é pra poucos, quantas coisas Vandré não viu na vida, um gênio.
Ótima entrevista, introspectiva, sensível, expansiva… Um dos poucos programas que merecem audiência na tv brasileira.
Eu sempre quis ser contente...eu sempre quis so cantar...trazendo pra toda gente vontade de se abraçar
GRANDE VANDRÉ QUE CONHECI LÁ NO CAMPO DE MARTE...UM BAITA INTELECTUAL SEM PRINCIPIOS IDEOLÓGICOS......ABRAÇOS VANDRÉ !!!
Cresci ouvindo e admirando esse baluarte que traduziu magistralmente o momento da ditadura escabrosa. Gritou, cantou, foi preso e deixou marcas nas nossas almas. Valeu Vandre! Obrigada!
Ele afirmou que nunca foi preso.
Criaram esta lenda!
Ele disse que nunca foi preso
Fica claro que ele não quer falar a respeito disso.
O próprio,ao vivo e em cores, afirmou q jamais foi preso ou expulso do Brasil .Alguém aí ☝️ elogiou o cara mas o chamou de mentiroso????? Explica aí, Cara Pálida........
Geraldo Vandre, o gênio da música brasileira! Foi torturado e exilado! Isso é o que? Como você entende prisão? Grade de ferro? E o Cerceamento? O açoite, a perseguição, cara pálida? Explique agora!
Parabéns aos jornalistas pelo respeito ao entrevistado nas perguntas e na sensibilidade em não insistir no que trás desconforto ao entrevistado ❤
Foi realmente precioso.
Gostei demais do programa, sou um admirador do artista e do homem Geraldo Vandré. Mostrou-se verdadeiro e autêntico e foi respeitado como ele merece.
O que importa não é como Vandré é julgado hoje! O que importa são os seus feitos em prol da democracia do Brasil! Com enfrentamento, coragem, disposição lutou contra a ditadura! Sofreu as mais horríveis torturas , e ninguém deve falar mal do mesmo, pois só ele sabe o que passou e porque ficou assim ! Quando assim estava , confuso, machucado por dentro e por fora, precisava de acolhimento e não de negação por parte de seus antigos companheiros ! Até hoje Vandré é e sempre será um de meus grandes heróis, um exemplo a ser seguido , e a medicina hoje explica que os traumas podem alterar as percepções das pessoas ! * * * Salve Vandré ! * * *
Geraldo Vandre é um ícone do mundo da música , do seu tempo e por que não dizer que transcendeu na sua arte parabéns Band
Eu sinto um visionário idealista e futurista muito desapontado , alguém que sentiu que todas as coisas que representavam naquela música não se aplica mais , uma tristeza de uma perspectiva que foi toda por água abaixo , uma tristeza em ver o retrocesso de todas as coisas que batalharam pra se tornar realidade 😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢
Uma pessoa totalmente desacreditado por tanta ingratidão dos que cruzam os braços e do país da indiferença que o Brasil se tornou. E o melhor disso é que eu tive certeza disso quando ele contou aos entrevistadores o caso do Marlon Brando ( quase que uma indireta aos mesmos)
Gênio Angustiado, Consciente Um Ser a ser estudado...
Excelente! Parabéns à Band e equipe pela entrevista. Respeito pelas memórias que ele demonstra não desejar compartilhar e por trazer esse ícone misterioso, cuja trajetória poucos de nós conhecem. Sem palavras para expressar a admiração e respeito
O que importa não é como Vandré é julgado hoje! O que importa são os seus feitos em prol da democracia do Brasil! Com enfrentamento, coragem, disposição lutou contra a ditadura! Sofreu as mais horríveis torturas , e ninguém deve falar mal do mesmo, pois só ele sabe o que passou e porque ficou assim ! Quando assim estava , confuso, machucado por dentro e por fora, precisava de acolhimento e não de negação por parte de seus antigos companheiros ! Até hoje Vandré é e sempre será um de meus grandes heróis, um exemplo a ser seguido , e a medicina hoje explica que os traumas podem alterar as percepções das pessoas ! * * * Salve Vandré ! * * *
Tomara que realize o seu projeto na Paraíba como dissera! Merece espaço cultural e ação....😊❤😊❤
Verdade! Fiquei até emocionada por isso! A vida continua! Que a dele siga em frente com sucesso!
Adoro essa intrevista eu era criança na época dos sucessos, desse grande cantor da MPB, obrigado Band.
Meu ídolo e conterrâneo Geraldo Vandré
Parabéns Band. Vandré é uma lenda.
Gosto demais de Geraldo Vandré meu conterrâneo.
Grande Vandré! Um gênio revolucionário.
Entrevista histórica. Parabéns ao repórteres que conseguiriam
Extrair o melhor de Vandré.😊
Música linda, voz linda, homem forte!!!
Geraldo Vandré é um mestre, autor de inúmeras obras primas. Merecedor de todo o nosso mais alto respeito.
Quem sabe, sabe.
Um grande artista! Um grande e inteligente brasileiro! Vandré é atemporal e honra a Nação! Viva Vandré! "Flor do Lótus acima de todas as lamas"🙏🕊🙏🕊🫶🫶🫶🏆👑👏👏
😢 Geraldo Vandre e o símbolo dê brasilidade um exemplo dê resistência dê lutar contra o regime militar sofreu na pele todo tipo de agressão até em pau dê arara ele sofreu nada o fez parar mesmo sendo torturado devemos muito a ele a democracia em que vivemos Hoje Saúde Sorte e muita paz 🕊️
Simplesmente,um gênio!
Poucos entendem esse fenômeno,chamado Vandré!
Meus pais são fãs incondicionais...
E eu também ! ******* Gratidão a Vandré e a outros companheiros que tudo fizeram pela nossa democracia, nos anos de chumbo ! ********O que importa não é como Vandré é julgado hoje! O que importa são os seus feitos em prol da democracia do Brasil! Com enfrentamento, coragem, disposição lutou contra a ditadura! Sofreu as mais horríveis torturas , e ninguém deve falar mal do mesmo, pois só ele sabe o que passou e porque ficou assim ! Quando assim estava , confuso, machucado por dentro e por fora, precisava de acolhimento e não de negação por parte de seus antigos companheiros ! Até hoje Vandré é e sempre será um de meus grandes heróis, um exemplo a ser seguido , e a medicina hoje explica que os traumas podem alterar as percepções das pessoas ! * * * Salve Vandré ! * * *
A obra de Geraldo Vandré reconhecida mundialmente nem precisa dizer mais nada, fez o que foi para ser feito,
a música fala tudo.
Perfeito. É isso. Se explicar estraga.
Geraldo Vandré é resistência enfim conheci sua história contada por ele mesmo
Quando falam de Geraldo Vandré lembram de caminhando e cantando etc., falam da letra, situação política da época, contexto e tudo mais. O que eu fico impressionado é como fazer uma grande canção, com uma melodia bonita e com apenas 2 acordes! Genial!
Ele é um homem lindo ainda hoje. Como pode?
Infelizmente sofreu muita tortura na época da ditadura. É um gênio. Um dos maiores que nós temos❤
Obrigado Band, por está entrevista com Vandré.
DIANte desse retorno A TV, a unica atitude q consigo ter é ORAR.
Orar por mim, por tudo, por todos. DEUS ABENÇOE VANDRÉ!
Um homem infelizmente ainda quebrado pelo trauma.
Até hj o próprio Geraldo, vive exilado.
O Vandré lembra do passado com uma memória incrível, sabe datas precisas, detalhes cirúrgicos, etc., mas quando o assunto é ditadura, ele "não lembra de nada"? Essa tal ditadura quase matou esse homem e o obrigou a se calar para sempre. Triste demais.
***********Salve Vandré! ***** Gratidão por tudo que você fez pelo Brasil ! ******O que importa não é como Vandré é julgado hoje! O que importa são os seus feitos em prol da democracia do Brasil! Com enfrentamento, coragem, disposição lutou contra a ditadura! Sofreu as mais horríveis torturas , e ninguém deve falar mal do mesmo, pois só ele sabe o que passou e porque ficou assim ! Quando assim estava , confuso, machucado por dentro e por fora, precisava de acolhimento e não de negação por parte de seus antigos companheiros ! Até hoje Vandré é e sempre será um de meus grandes heróis, um exemplo a ser seguido , e a medicina hoje explica que os traumas podem alterar as percepções das pessoas ! * * * Salve Vandré ! * * *
Ele decidiu não falar. Ao fim, quem pode julgar? Ele fez muito e dentro das limitações e possibilidades dele.
Um gênio, marcou uma geração...👏👏👏👏
Os artistas contemporâneos poderiam enaltecer e cantar e homenagear mais as maravilhosas composições deste criativo e contundente compositor
Otima entrevista adorei, nunca devemos esquecer de um ídolo como este, viva a Band.
Poxa vida, nessa aula eu faltei, não soube dessa entrevista. Acompanhei entusiasticamente a trajetória de Geraldo Vandré nos meados dos anos 70. Tenho todos os seus lps muito bem conservados e um compacto relíquia de 1966, herdado de meu saudoso Mano mais velho, contendo Vandré cantando a emblemática "Disparada" ao Vivo, com Canto Aberto, estúdio, no lado B. Após aquela época efervescente, bastante agitada e preocupante, tornou-se um enigma o estranho sumiço e reaparecimento de um Geraldo Vandré esquivo e apático, diametralmente oposto ao da época de seu apogeu, de composições emblemáticas, maravilhosas. Muito interessante essa entrevista. Parabéns ao Mitre e sua equipe.
Estou disponibilizando os discos que possuo. Interessados, contato no pv.
Vandré: Um exemplo de artista Popular
Isso mesmo ! Inevitavel , não! Nao tem medo de dizer a verdade sobre a música comercial! Musica de massa!
Sensível ...inteligente... e crítico .. Um livro...tomara que volte a compôr....😮
Bons tempos que música era música
Um Gênio vivo !
São músicas que são verdadeiras obras da MPB ❤ vocês poderiam mandar um link desse filme de presente pra gente assistir ☺️🙏🌸💫
Golaço da Band ao trazer Vandré para o Canal Livre. O homem é difícel mesmo. Proeza.
...que voz ; potencia
GÊNIO GÊNIO GÊNIO GÊNIO GÊNIO GÊNIO GÊNIO GÊNIO GÊNIO GÊNIO GÊNIO GÊNIO GÊNIO GÊNIO GÊNIO INCOMPREENDIDO INCOMPREENDIDO
Quando ele disse que ao cantar CAMINHANDO no maracanazinho foi o fim de sua carreira , deu a entender toda a MISTICA de sua vida.😮
É um gênio, pode ter certeza
Gosto muito do Mitri!
E COMO DIRIA CAZUZA, TODO MUNDO VOLTA COM AS MESMAS NOTICIAS, NADA DE NOVO. A ESTRUTURA DE JORNALISMO DO SUDESTE JA DEVIA SE MUDAR POR TODO NORTE OU NORDESTE. VANDRE TRAVOU NO TEMPO, INFELIZMENTE.
Isso se chama tortura.
Vandré não quer falar. Ele está desconfortável nesse interrogatório.
Oi boa-noite adorei
Tenho uma tatoo com o rosto dele na barriga!
Para mim, um gênio da música.
Brasi: Nunca mais. Escrito por Dom Evaristo Arns. Um grupo de especialistas dedicou-se durante 8 anos a reunir copias de mais de 700 processos politicos que tramitaram pela Justica Militar, entre abril de 64 e marco de 79. O resumo desta pesquisa esta neste livro. Um relato doloroso da repressao e tortura que se abateram sobre o Brasil.
Em 1984 uma professora estagiária de magistério levou pra nossa turma da 3° série essa música! Eu carrego ela comigo há 40 anos! O Geraldo foi preso e torturado esse estado dele responde as questões é uma pessoa com abalos psicológicos de combatentes de Guerra!
O Vandré foi claro e objetivo qdo respondeu aos questionamentos: " não fui preso nem torturado".
@@eugeniomelo473 Ele foi preso e torturado que durante o interrogatório no "pau de arara", por levar choques elétricos ele perdeu partes! As partes onde tu sabe onde os militares davam choque? Tu sabe o q é "pau de arara" ? Ele ficou visivelmente TEPT! Tu sabe o q é TEPT?
@@eugeniomelo473 DITADURA NUNCA MAIS
Ele está decepcionado...
Geraldo Vandré, o lacônico!
Geraldo Vandré é como se fosse um Picasso da MPB. Obras primas memoráveis contra a Ditadura dos Militares. Foi exilado torturado e quase morto. Ele é fera. Canções lindas demais.
Emocionantes expressões deste cantor e compositor. Maravilha!
@@ivanaalegria9658 Vandré foi a voz da resistência contra a brutalidade dos governos Militares. Sofreu muito nas mãos deles, mas não perdeu o seu amor pelo Brasil, sua poesia fica para sempre.
Aonde vc leu isso? Leia a biografia dele de onde tirei esse trecho: Censurada a sua música pelo governo militar (que se encaminhava para endurecimento do AI-5), Vandré fugiu do país e só voltou em 1973, mudado. E aos poucos foi se retirando da vida pública. Censurado virou torturado? Fake news de esquerda.
Vandré não foi exilado tampouco torturado.E ele deixou isso claro na entrevista ao ser questionado a respeito.E é óbvio q a "patota esquerdopata" ficou P da vida.Ele poderia ter se omitido em comentar, só q não.Ou seja: fez questão de afirmar q não foi torturado nem exilado.
@@eugeniomelo473 Como não foi exilado ? E o que ele fazia no Chile então, seu Bozonarista imbecil. Deixa de ser ignorante. E pára de ficar me perseguindo nos meus comentários no UA-cam. Vou denunciar você pros Administradores desse canal. Minha opinião é livre. Se você não concorda problema é somente seu.
Angustiante essa entrevista. Ficou nitido que o cara não queria estar ali, muito menos responder qualquer pergunta.
Se eles entrevistassem um poste, a entrevista seria mais dinâmica. Ele pouco falava, e quando o fazia, os entrevistadores interrompiam.Que lindo.
É muito triste, ver o precário estado de saúde de Geraldo Vandré. Vandré é uma das vítimas da ditadura militar (1964-1984).
infelizmente sim
Nos seus 88 anos e pelo que ele passou está até bem lúcido.
Tem coisas...que o silêncio,dele .. conta...consegue vias sim da ditadura...😢😮😢😮😢😮
Mitre fez bons questionamentos e colocações no decorrer da entrevista.
Somente quem foi torturado, exilado e viveu naquela época e conseguiu sobreviver até hoje , como 87 anos, ...ele fez a sua hora
Eu postei agora pouco minha história com muito orgulho Geraldo Vandre fez parte do meu passado nós anos de chumbo esqueci dum detalhe os Pulhas me pediram a reservista aí o bicho pegou lógico pela minha ideologia não possuía me enquadraram como Desertor
É notável o desconforto do Vandré... Acho que esse cara tem uma mágoa profunda
"Erudição é subversão num país subdesenvolvido". Uma frase a se pensar. Eu diria em alguns casos que erudição chega a ser ofensivo para algumas pessoas. É uma pena.
Uma musica feita para o povo brasileiro e os soldados dquela época! Depois levaram pra outro caminhos! 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Mkkkkkk palhaçada né
Geraldo Vandré ficou com trauma e até pra falar tem dificuldade de expor. Perdeu até a vontade de cantar. Eu amo essa música, cantei muito em 1983.
Se alguém não acredita que a ditadura deixa seguelas...assista esta entrevista até o fim...😮😮😮
Ele demonstrou mais ressentimento com os rumos da cultura musical brasileira, do que com a censura que sofreu.
Deve ter se sentido usado...
A leitura que faço desse compositor em se desviar de dar respostas mais concretas sobre sua carreira suas músicas me faz pensar e agora com mais certeza depois que nessas entrevista assim que ele chegou do Exílio no aeroporto dar um depoimento dizendo que suas músicas não tinham nada com os movimentos contra a ditadura, tive a certeza que ele recebeu uma dura tão grande que o calou completamente!😮 muito triste isso!! Muito estranho, avesso as respostas das perguntas que os entrevistadores tentam achar um jeito de que jeito perguntar pra ver se ele vai responder, complicado e estranho!! Me parece ser uma pessoa difícil!
Difícil....não sei.
Mas a tortura o calou.
Não foi só a negação quando voltou do exílio. Depois de 30 dias preso não só se calou como abandonou de forma abrupta sua carreira musical.
Taiguara, Geraldo Azevedo, que foi parceiro musical dele. Rasga o verbo!
❤😢 Ó PT e o símbolo da democracia Lula devem realizar um grande Ato reverenciando este grande Brasileiro uma Homenagem mais dó que abençoada
Vandré não gosta de falar do passado. Ele não respondeu as perguntas conforme o esperado a respeito do exílio, e sobre sua música que virou hino na época da ditadura.
Não deveria ter aceitado o convite. e pronto.
Pelo menos serviu pra falar a vdd sobre tortura e perseguição q a imprensa inventou e disseminou por décadas sobre ele.Ou seja, fatos inexistentes segundo o próprio Vandré.
E Natacha nada demais seu passado...
Poucas palavras....
Olá bom dia, assisti a entrevista, notei que muitos fizeram críticas sem nexo, pois GerAldo na época fez sua parte e foi a mídia que levou ele ficar calado por todos estes anos, mesmo assim, muitos compositores e cantores procuram seguir a mesma forma musical, Zé Ramalho, Raul Seixas, Alceu Valença, Geraldo de Azevedo, Eduardo, Gonzaguinha, todos este vem do norte nordeste do Brasil.
Estes são conhecidos e muito em todo Brasil e lá fora. Pergunto agora:
Os "entendidos" apanharam a política da época?
Estas críticas feitas a Geraldo Vandre são merecidas?
Me poupe vai gente, leia mais a história política da década de 30 até os dias de hoje, de lá pra cá mudou alguma coisa?
Cada palavra nas músicas de Vandré , foi acontecendo uma situação lamentável na política brasileira.
Parabéns a Bandeirantes e jornalistas pela entrevista e um foda-se para estes críticos demagogo que precisam aprender muito, pois até hoje política só tem mudado de nome e personagem, pois continua ainda a mesma coisa, Vandré, fez sua parte através das suas composições musicais, cabe a cada um de nós fazer a nossa parte ao invés de jogar pedra no telhado dos outros.
Só não concordo que foi a mídia que o fez calar.
@@concordiavelo3173 eu vivi está época, e o ajudei a fazer a música Maria Rita, quando voltou para o Brasil, mas em fim, tudo foi ilusão nem V.P.R. resolveu a situação
@@windsorgomes819 Concordo com tudo que vc falou mas a respeito da mídia não faz sentido algum pois as músicos que faziam músicas de protesto seguiram, mesmo com todos os riscos, fazendo suas músicas independente de apoio da mídia. Encerrar sua carreira de forma abrupta logo após seu retorno do exílio em 73 diz muito do que ele deve ter sofrido nos 30 dias em que esteve preso.
Por favor, faça uma letra para o Brasil
Vander morreu em 1973. Depois de Terras do Benvirá... Entrevistas com respostas genéricas, evasivas, virou um cidadão alienado. Enquanto vivo deixou uma obra e um legado. Foi um fenômeno porque a sua curta passagem como artista foi de forte conteúdo poético, lírico, musical, social e político. Foi-se Vandré... por opção dele, como um suicídio consciente. Lamentável.
É muito cansativo conversar com ele. Monossilábico. É melhor ouvir suas músicas, composições feitas até 1973 (bem lembrado)
Pelo contrário, eu vejo muita lucidez: respostas curtas pra perguntas idiotas, buscam um passado que ele nao faz a menor questão de recordar. Genial
Mas ao fim foi uma entrevista respeitosa.