MG tem uma magia que não existe em nenhum outro lugar do universo. Sim, há algo mágico em MG. Grandes músicos, grandes artistas, artesanato, beleza, Culinária.
Concordo com você. Daqui de Minas saíram grandes políticos, médicos, artistas, ídolos do esporte(Pelé); é impressionante, você pesquisa sobre certa pessoa, e descobre que ela é de Minas. Aqui é um verdadeiro celeiro do entretenimento.
Para chegar nesse nível de perfeição são necessários 2 principais ingredientes: amor e amizade sincera. Tenho muito orgulho de nossos músicos mineiros,
Milton explicando que achava que as mulheres cantavam com o coração, enquanto os homens soavan como mera demonstração de força, por isso ele imitou todas elas. Lindo!
Sinto que CLUBE DA ESQUINA deveria ser matéria obrigatória no ensino fundamental público . Clube da esquina é algo a ser estudado e apreciado por todas as gerações !
Isso que pensei...uma história de amizade. Cresci ouvindo Milton e na adolescência era apaixonada pelas músicas deles. Amava a música Canção da América, que fala bem esse valor a amizade
O melhor disco de todos os tempos, mas deixa eu dizer aqui... Este documentário foi um TCC? Caramba, vocês estão muuuuuuuuuito de parabéns! Viva a universidade brasileira!
Que maravilha!!!! Que saudade dessa época! Meu irmão querido Paulo, (que faleceu em 2020 em decorrência das complicações da Covid 💔😢),era apaixonado por Milton, e toda a turma do Clube da Esquina e juntos sempre, fomos cada vez mais acompanhando todos. Ele tirava as músicas no violão, e eu pegava as letras para cantarmos! Era uma delícia! Wagner sempre um grande ídolo,pois eu tocava piano clássico,e isso me inspirava muito! Na verdade todos foram, e serão nossas grandes e eternas inspirações! Parabéns, meninos! 👏👏👏👏👏👏👏 Obrigada queridos, por vocês existirem,nos fazerem tão felizes, e fazerem parte de nossas vidas! ❤️❤️❤️❤️❤️🥰😘
A voz do Milton Nascimento e a uma das vozes mais bonitas que eu já ouvi na minha vida, a obra desse homem tem que ser tombada como patrimônio da humanidade, não sou de ficar dizendo que tenho orgulho de ser mineiro, mas nessas horas eu tenho um prazer único de ser mineiro, e de ser brasileiro, uma país que tem Milton Nascismo, Lo Borges, 14 Bis, Dorival Cayme, Beto Guedes, Belchior, Tim Maia, Caetano, Chico Buarque, Gonzaguinha, Tom Zé, João Bosco, e tanto outros não tem o que reclamar, não tem porque ouvir funk, sertanejo e outras porcarias pops internacionais, se depender de mim que tenho 26 anos, vou manter essa musica viva por muito tempo, essa obra nunca vai poder ser esquecida ❤️
Igual a essa galera aí nunca mais!! É muito privilégio viver isso tudo. Nos chamam de nostálgicos, eu sou com muito orgulho. Muito melhor do que contaminar nossos ouvidos com pablos ludis e outras 💩
Quando cheguei em minas/BH para morar em 1993 estando eu em um dos 50 mil bares ouvi uma musica que tocou minha alma como nunca antes e perguntei ao pessoal que música era aquela e me responderam que era o Clube da Esquina, começava ali uma nova jornada em minha vida, hoje estando tão longe de minas assistindo esse documentário chorei de verdade. 😭
Que bom, Rico Feliz, que você expressa esse sentimento verdadeiro da emoção estética mais pura. Sou mineira e fico feliz ao ver tanta gente amando essa joia de Minas.
Edinara Lina Concordo, Minas é algo inexplicável. Infelizmente não nasci em Minas, mas com certeza sou mineira de coração. Ainda mais tendo, pais, avós, tios e primos mineiros. Sou louca por Minas... ❤️❤️❤️
Nao sabia muito ou nada da Clube Da Esquina .Casado a trinta anos com uma Baiana aqui na Alemanha estou agradecido poder aprender mais coisas da cultura brasileira.Uma cultura rica que me da arrepios. Aprendi que em qualquer lugar do mundo tem gente que ama,que quer se espressar através da arte. O Brasil me contagiou. Meu primeiro voo para o Brasil foi ainda com a VARIG em 1993 de Frankfurt para Salvador,nunca vou esquecer. Andar no caminho do sol,manter os olhos abertos para as coisas bonitas que estao acontecendo em qualquer lugar desse mundo maravilhoso. Muito obrigado por essa contribuição. Desejo que o Brasil vai ainda mais pra frente,com amor na democracia sem gente deseperadas que leva eles a ser marginais. E minha humilde declaração de amor para o Brasil….
"Eu só faço um trabalho quando tem amizade, porque a musica pra mim é uma coisa sagrada que eu ganhei e tem que estar cercada pela coisa mais bonita que eu aprendi aqui na casa dos meus Pais que é o valor da amizade." Milton "Bituca" Nascimento. Doc lindo demais!!!
Caiu um cisco aqui no meu olho!!!! Rsss! O depoimento de Lô Borges no inicio, falando que desceu as escadas seguindo o som é lindo! Parabéns aos produtores desse documentário. A boa música e a amizade são as marcas desses artistas. Coisa linda!
Bons tempos da Praça Duque de Caxias, Bairro Santa Tereza, era o "fim de noite, virando madrugada e amanhecer do dia... bar da famosa macarronada... muita música, muita gente boa... tempos bons, inesquecíveis!
É de chorar de emoção. Cheguei em BH para morar em 1993 com apenas 23 anos e tive o privilégio de conhecer o Clube da esquina. A música mais linda que ouvi na vida. É a arte imitando a vida
Clube da esquina: Milton, Lo, Marcio, Beto, Robertinho,Toninho, Ornelas, Wagner, Brandt, tantos outros notáveis. Novos bahianos: BAby, Pepeu, Moraes, Paulinho entre outros e a onda nordestina: Elba, Fagner, Ze Ramalho, Alceu, Amelinha e ate Djavan. Isso sem falar no samba, choro, Bossa Nova & Tropicália, que deu nisso tudo... e muito privilégio ser brasileiro!
Gisella, concordo plenamente com seu comentário, muito lúcido. Mas os movimentos que vc citou e que nos dão a nós brasileiros tanto orgulho foram do final dos anos 50 até os anos 80, depois tudo foi mudando e atualmente, as músicas que dominam nossas rádios e demais mídias só me dão vergonha - Anitta, Jojo Todinho e semelhantes...
Feliz por eu ter vivido em um Bairro vizinho ao Bairro Santa Tereza, em BH, e muito perto da famosa esquina "Clube da Esquina " (cerca de 1 km) . A música mineira é maravilhosa! Salve, salve, Minas Gerais.
Não sei o que acontece... A voz do Milton Nascimento me causa uma profunda emoção. Eu fico extremamente tocada; tento me controlar, mas é muito forte! Já passei um show inteiro aos prantos. Que pessoa iluminada! ❤
Eu também passei o show do Milton inteiro chorando. Aliás nenhum artista, nenhum show me causou tanta emoção como o do Milton. Toda minha reverência a esse grande artista.
Que me desculpem os demais Estados citados e até Mato Grosso com o meu querido Almir Sater e Ney Matogrosso e Luli e Lucina, mas esses mineiros do Clube da Esquina são inigualáveis. Tem alguma coisa de mágico nas melodias e nas letras que são pura poesia... Eles cantam com o coração e a alma... Amo-os!
@@fahrenheit3388 Rs... Oi, Andrei! Sim, os Mutantes! Lembro de quando começaram. A Rita Lee, com aquele cabelo comprido de franjinha, parecia uma menina. Eu amo a música dos Mutantes, daquela época. Balada do louco... eu sabia de cor... Mas não retiro minha opinião que pode até ser bairrista: ninguém bate os meninos do Clube da Esquina... Abraços.
" Eu ficava na varanda assim..." Isso é coisa de mineiro.❤️ É uma segunda inconfidência, tudo o que vi até aqui. Não existe alegria maior do que ser brasileiro.
Quando fui a Ouro Preto pela primeira vez, a música ambiente em todos os lugares era Milton e Clube da Esquina. Impressionante, emocionante, atemporal, surreal...
@@valmirmarques7667 Rs... Nem tanto Valmir. É uma alegria poética... E eu acho que eles nem são carnavalescos.... Mas concordo que a música deles é oração... Bálsamo para a alma...
@@paulosergiosabino6009 Paulo Sérgio, tudo é uma questão de interpretação. Vamos deixar todos opinarem. Você percebe que todos emitem comentários positivos para os meninos? É porque eles são sagrados e todos nós temos essa intuição do quanto eles são autênticos ao expressar na sua arte, a poesia, a mineiridade do interior, onde ainda se encontram sentimentos puros e fraternos.Abraços.
"O pessoal de Minas", assim eram esses meninos maravilhosos chamados pela crítica! Saudades! As melhores músicas dessa época, sem sombra de dúvidas, eram desse "pessoal de Minas"!!!
Minha adolescência, década de 70, foi quando ouvi a galera do Clube da Esquina, pela primeira vez. Canções que me afirmaram como pessoa no mundo. Que me formaram, na estética da sensibilidade mineira, que carreguei vida afora, até hoje. Eu amo esse povo do Clube da Esquina, e o modo natural com que compunham. Desejo a eles o melhor de todos os mundos 😍❤️
Seu Zino, amou Milton como um pai deve amar seu filho e não aceitava que o Bituca fosse humilhado por conta do tom da pele. Milton como bom filho, sempre honrou seu pai e Dona Lilia.
Lembro-me de um programa da extinta rede Manchete de nome, "Um Toque de Classe" no qual se apresentaram cantando Clube de esquina 1, Lô Borges, Beto guedes, Toninho Horta e Milton Nascimento,. No teclado estava Wagner Tiso, e o próprio Wagner declarou:" Na esquina da juventude nos encontramos, a música pulsava em nossos corações, eramos e somos amigos". Essa afirmação corrobora a declaração do Milton, "De que só realiza algo, se houver amizade. Paz e luz par esses senhores.
Não tinha visto esse documentário, fico muito feliz que os shows da Região Serrana tenham aparecido, eu tocava com o Lô nessa época e apareço em vários pontos ao lado do Lô, Marcio, Toninho, Fernando e Tavinho... que saudade disso.
Deus,obrigada .numa tacada um bando de mineiros maravilhosos. Eu tive a alegria de viver esse momento .Foi importante, e ainda é. Os momentos ainda são difíceis. Moçada mineira muito obrigada.
Nossa, Menino! Você é um privilegiado e deve se emocionar, ao ler tantos comentários maravilhosos, cheios de amor e admiração por essa Turma tão fantástica.
Belíssimo documentário e um documento pra nova geração saber que um dia a música foi construída como resistência, não só política mas também como resistência à própria música, à mídia e aos executivos de gravadora que, na maioria das vezes, não entendiam nada de música e a vendiam como sabonete. O Clube da esquina não só celebra essa resistência, como a amizade e a pureza de se montar, peça por peça uma obra de arte para a posteridade. Bituca, Lô, Marcio, Wagner, Beto e todos os outros devem ter o maior orgulho desse trabalho, hoje lendário, assim como nós devemos ter orgulho de ter isso no Brasil, como vocês, realizadores, devem ter orgulho de terem feito um documentário tão sincero e honesto como esse . Parabéns! Fernando Brandt...R.I.P!
Quando andei nas ruas de Santa Teresa, virei na esquina do clube e descobri o mundo.... , o mundo da mineirice tímida, sábia e feliz.. Somos abençoados por sermos mineiros...
5 років тому+34
Como não se emocionar, com a interpretação de Bituca cantando Travessia? Chorei aqui, apenas com o trechinho. Clube da Esquina ❤️
Júnior Freitas desculpe pela demora, não havia notado a pergunta! Eu vi a afirmação num documentário sobre o Clube da Esquina, e acho que não falaram quais são as outras duas, mas aqui em www.google.com.br/amp/s/www.uai.com.br/app/noticia/musica/2017/10/01/noticias-musica,214295/amp.html falam que uma delas é “Morro Velho”. Tem gente fazendo (lixo) em até 10 minutos hoje. O talento de Milton lhe permitiu fazer mais de uma pérola musical, imortal, por dia!!!
Mas agora sou cowboy, sou do mundo eu sou vocês, sou do mundo sou Minas Gerias Que trecho lindo, que inclui as pessoas.É Minas.um lugar lindo que um dia eu morei. Obrigado por colocar este lindo video
Eu, sendo alagoano e gostando de boa música, adoro as músicas do Djavan. Mas esses caras do Clube da Esquina são qualquer coisa de fenomenais. Sou fanzaço deles.
Que incrível o Milton falando sobre como ele percebias as vozes. As femininas saiam do coração e as masculinas uma mera demonstração de talento e qualidade. Justamente ele que tem uma voz inigualável, formidável! A voz do Milton é insuperável.
Muito lindo este documentário... Infelizmente hoje em dia a juventude nem sabe o que é clube da esquina não sabem é nem querem saber de música de qualidade ... todos esses mineiros como bituca lo Borges beto guedes flavio Venturini o 14 bis boca livre todas essas feras da mpb são de um talento extraordinário é muito bom .. ouvir canções que tocam o coração com melodias que penetram no nosso íntimo e nos traz paz ...obrigado clube da esquina e todos esses músicos de peso que tornam musicslmente nossos dias melhores ..#bitucabetoguedesloborges
Me lembro eu e meu namorado pegando a estrada de São Paulo até Minas para um mês viajando pelo interior de Minas: Ouro Preto, Tiradentes, São Tomé das Letras, Brumadinho até chegarmos em BH. Foi uma viagem linda e que me emocionou muito. Ouvíamos Clube da Esquina no carro e "o sol na cabeca" . Saudades....
Saudades das Grandes Canções da nossa MPB... Não consigo entender porque as emissoras de televisões empregam milhões em reality's show's (tipo BBB, A Fazenda, etc) e deixaram de investir em Festivais de Canções, onde a nossa MPB era valorizada. Esse papo de que não dá audiência é furado, pois ainda somos um povo que acredita e precisa das verdadeiras músicas que tocam a alma... Pela volta dos Festivais da Canção.
Waltervan, sem dúvida que foram os festivais dos anos 60 e 70 que revelaram boa parte de nossos melhores artistas e compositores musicais, mas se houvesse um festival hoje, quem concorreria? - Anitta e Jojo Todinho...melhor então ficarmos nas boas recordações de um tempo que nossa música popular, que ouvíamos todo tempo nas rádios, era de superior qualidade. Infelizmente hoje só temos lixo.
A MPB nos ajudava na escola. Ótimos textos. A música maravilhosa. O Bituca tem toda razão, tudo funciona muito bem quando regido num ambiente de muita amizade, carinho, respeito e amor. Eu vivi o Clube de esquina através da música dessa galera. Gosto demais!
Maravilhoso o relato sobre a canção "Travessia" , eu tive o prazer de tocar em um Bar "Zenzala" bem ao lado da Praça Travessia em 3 Pontas - MG , ai me sentei sozinho naquela praça e por um instante me imaginei fazendo parte do Clube da Esquina . Aquele lugar é mágico, a gente que é da música de verdade sente a presença desses caras fantásticos. Fiquei imaginando esses caras ali na esquina . Foi fantástico.
Bela produção ! infelizmente nos dias de hoje Clube da esquina é algo esquecido pela maioria e o povo cada vez mais ignorante e burros musicalmente. Parto do principio que na vida que não adianta ter um bom emprego, saber escrever bem, fazer melhor faculdade do Brasil e quando você esta no fim do seu dia, você relaxa ouvindo Sertanejo Universitário e afins, infelizmente essa é a nossa realidade e o nosso futuro será pior. Salve o "O Movimento" Clube da Esquina, salve Milton Nascimento, o melhor cantor que o mundo já teve e ainda tem a oportunidade de ouvi-lo e vê-lo!
Vivendo na Alemanha a mais de 20 anos , fui ao Brasil em 2012 lembrando que o album Clube da Esquina estava fazendo 40 anos. Decidido a comprar o CD no Brasil já perguntei no aeroporto do Rio, e os vendedores nao conheciam e nao tinham. Em Petrópolis, minha cidade natal, tambem nas lojas nao conheciam e nao tinham... Dias depois no centro do Rio, na Rua Sao José em uma loja enorme só de música, o atendente nao conhecia também e nao tinha... Fui naquela ocasiao também ao Maranhao visitar alguns parentes, e perguntei em Sao Luiz e ninguem tinha ou sequer conhecia... Voltei pra Alemanha frustrado... Perguntei semanas depois por acaso numa loja de cds aqui em Bonn/Renania, aonde moro, e encomendaram pra mim. Recebi em casa 4 dias depois de Londres, fabricacao Britanica... Tenho dificuldades de escutar sózinho, pois dano a chorar, com saudade, pois me reporta a um Brasil que nao existe mais, levando coisas tao valiozas...
Pois é...também não se acha aqui no Brasil CDs da Bossa Nova lançados no final dos anos 50 e início dos anos 60 - João Gilberto, Carlinhos Lyra, Wanda Sá, Roberto Menescal... Só se acha na Europa e Japão.
..emocionante..não há como assistir sem sentir cachoeiras de felicidades escorrerem pelo canto dos olhos..lindas estórias e depoimentos ímpares!..vida longa ao Clube da Esquina!..
O Clube da Esquina é o maior movimento musical desse pais de todos os tempos, esses rapazes estavam iluminados pelas luzes divinas quando se reuniam e recebiam as notas, as letras e as emoções que tornaram sagradas a arte que eles compunham. É fechar os olhos e ouvir o Clube da Esquina que logo se sente às montanhas, o povo e a emoção que só Minas Gerais foi capaz de inspirar esses anjos da nossa musica brasileiríssima.
O maior álbum da história do Brasil feito por dois dos maiores artistas do Brasil, Milton Nascimento e Lô Borges, não poderia ser mais grandioso do que isso ❤🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷
Esse documentário é um registro que ajuda a criar um clima, não de saudade, mas de incorporação a herança deixada pelo Clube de Esquina, uma coleção de canções intensas e de uma certa magia! Obrigado, Muito obrigado por reviver tudo isso.
O povo e alma de minas gerais retratado em documentário, que orgulho estou sentindo depois de ver esse pequeno resumo do clube da esquina, toca na alma assim como as canções, viva Minas Gerais e nossas tradições!!!
Fantastic album! Love Milton's voice and Toninho Horta's harmonies. And of course the song writing was ground-breaking, cutting edge. Though I can't speak Portuguese, I'm glad to see a documentary about this classic album. It's just too bad most of the English speaking world is not aware of the musical talent from Brasil. I live in Japan, and a lot of Japanese are fans of the album, some of them making a pilgrimage to Brasil thinking there was a real 'club' ;-)
Minha vida marcada e aliviada por esses músicos extraordinários. A melhor hora do dia era a de subir a Pracinha do Alto em direção as dunas da Barra da Tijuca,ouvindo o som de vocês.
Emocionante... Sou coetânea desses músicos maravilhosos. Hoje todos nós estamos de cabelos brancos, a maioria com 70, alguns pouco menos, alguns pouco mais... Esses meninos do Clube da Esquina são o acontecimento mais espetacular das nossas Minas Gerais. Eu me emociono ao ouvi-los contando essas histórias que me remetem a minha juventude... Que Deus dê vida longa e produtiva a todos eles.
@@aqueleolhar Nossa, Menino. Sei o que sente. Termina logo esses estudos e volte para cá. Tem gente que xinga o Brasil, mas aqui é uma terra muito linda e abençoada e não há povo no mundo como nós. Fico na sua torcida. Deus o abençoe.
Clube da esquina é maravilhoso só gênios sempre amei Minas Gerais, sou paulista e fui lá algumas vezes e muito por causa desses homens maravilhosos aliás Minas é um esplêndido berço musical como Skank e etc. Lindo documentário.
5 років тому+3
Como eu amo essa galerinha do Clube da Esquina... Me atrevi a refazer um arranjo para Cor do Girassol dos seus Cabelos... Porque eu amo as composições do Lô Borges. Nesse Grupo só os feras : Milton, Guedes, os irmãos Borges, Toninho Horta, Brant e a amizade. Todos lindos de viver! Minas brilha com esses artistas, sempre!
Perdoe-Me essa geração atual, mas como as letras, melodias, vozes dessa turma aí chegavam e continua a chegar em nossos corações! Parabéns clube da esquina que sejam eternos.
É muita emoção! Fazendo um mergulho lá na minha adolescência... Amo todos vocês do Clube da Esquina, pois BH naquela época respirava música, cheirava a música, a nossa música mineira cheia de amor e poesia.
MG tem uma magia que não existe em nenhum outro lugar do universo. Sim, há algo mágico em MG. Grandes músicos, grandes artistas, artesanato, beleza, Culinária.
Concordo com você. Daqui de Minas saíram grandes políticos, médicos, artistas, ídolos do esporte(Pelé); é impressionante, você pesquisa sobre certa pessoa, e descobre que ela é de Minas. Aqui é um verdadeiro celeiro do entretenimento.
E o mais importante: o pão de queijo
@@mariagomes2742 ainda prefiro a cachaça kkkkkk
A culinaria ea melhor atração...legitimi rocambole
O lugar mais mágico da América.
Documentário espetacular, como um mineiro apaixonado que sou é um orgulho o Clube da Esquina. Emocionante !
Sou baiano e concordo com vc. Minas Gerais faz a música mais linda do mundo.
Clube da esquina é uma declaração de amor a Minas Gerais!
Salve a música popular brasileira
Salve clube da esquina
Salve Minas Gerais !!!
Salve Brasil !!!
Salve ! Tão maltratada nesses últimos tempos 😭
Clube da esquina, e declaração de amor as coisas mais sutis do mundo musical Brasil!!!!!
Para chegar nesse nível de perfeição são necessários 2 principais ingredientes: amor e amizade sincera. Tenho muito orgulho de nossos músicos mineiros,
Mineiro e capixaba, tudo pessoal muito certinho, muito correto, sereno. As músicas deles traduzem isso
Poderia ficar horas ouvindo essas delícias de história, da nossa história!! Clube da esquina é um divisor da MPB mineira e do Brasil!!
De todos os movimentos musicais no Brasil, o mais PURO foi o Clube da Esquina.
Milton explicando que achava que as mulheres cantavam com o coração, enquanto os homens soavan como mera demonstração de força, por isso ele imitou todas elas. Lindo!
Essa foi a experiência dele, não quer dizer que não há homens que saibam cantar com " feeling"..
@Iriaman Ouzsa num mundo cada vez mais ginocêntrico e misândrico, sim, faz - se necessário..
Depois escuta "A feminina voz do cantor", do Milton, sobre exatamente isso. É fantástica!
Pra que opinião,? Meu Deus, que coisa mais fantástica!!!
I
Da Esquina para o mundo! Um marco na história da musica brasileira. documentário sensacional. Parabéns.
Sinto que CLUBE DA ESQUINA deveria ser matéria obrigatória no ensino fundamental público .
Clube da esquina é algo a ser estudado e apreciado por todas as gerações !
Escola pública estatal nem deveria existir .
Moro em Santa Maria RS, na escola tinha uma professora no ensino fundamental que trazia a letra das músicas do Milton pra estudar.
"Eu só faço um trabalho quando tem amizade" - Milton Nascimento... Fantástico!
Concordo 100% com Leandro.
verdade
Isso que pensei...uma história de amizade. Cresci ouvindo Milton e na adolescência era apaixonada pelas músicas deles. Amava a música Canção da América, que fala bem esse valor a amizade
O melhor disco de todos os tempos, mas deixa eu dizer aqui... Este documentário foi um TCC? Caramba, vocês estão muuuuuuuuuito de parabéns! Viva a universidade brasileira!
Lo
Que maravilha!!!!
Que saudade dessa época!
Meu irmão querido Paulo,
(que faleceu em 2020 em decorrência das complicações da Covid 💔😢),era apaixonado por
Milton, e toda a turma do Clube da Esquina e juntos sempre, fomos cada vez mais acompanhando todos. Ele tirava as músicas no violão, e eu pegava as letras para cantarmos!
Era uma delícia!
Wagner sempre um grande ídolo,pois eu tocava piano clássico,e isso me inspirava muito!
Na verdade todos foram, e serão nossas grandes e eternas inspirações!
Parabéns, meninos!
👏👏👏👏👏👏👏
Obrigada queridos, por vocês existirem,nos fazerem tão felizes, e fazerem parte de nossas vidas!
❤️❤️❤️❤️❤️🥰😘
A melhor coisa q aconteceu na música brasileira: O CLUBE DA ESQUINA E ESSES MINEIROS MARAVILHOSOS!!!!!!!!!!!
A voz do Milton Nascimento e a uma das vozes mais bonitas que eu já ouvi na minha vida, a obra desse homem tem que ser tombada como patrimônio da humanidade, não sou de ficar dizendo que tenho orgulho de ser mineiro, mas nessas horas eu tenho um prazer único de ser mineiro, e de ser brasileiro, uma país que tem Milton Nascismo, Lo Borges, 14 Bis, Dorival Cayme, Beto Guedes, Belchior, Tim Maia, Caetano, Chico Buarque, Gonzaguinha, Tom Zé, João Bosco, e tanto outros não tem o que reclamar, não tem porque ouvir funk, sertanejo e outras porcarias pops internacionais, se depender de mim que tenho 26 anos, vou manter essa musica viva por muito tempo, essa obra nunca vai poder ser esquecida ❤️
PARABÉNS PELO BOM GOSTO MUSICAL APESAR DA POUCA IDADE!!
@@dildasousa9038 tô fazendo trinta anos daqui um mês e meio fase da idade pouca já passou kkkkkk
Igual a essa galera aí nunca mais!! É muito privilégio viver isso tudo. Nos chamam de nostálgicos, eu sou com muito orgulho. Muito melhor do que contaminar nossos ouvidos com pablos ludis e outras 💩
Papai amava! Baiano com alma mineira. Hoje virou estrela, e mora com Deus.
É música que entranha na carne e espírito.
Valeu pai!
Cruz-maltino RJ.
Que lindo ❣️❣️
Para mim estes caras são uma espécie de SANTOS. Almas iluminadas. Do BEM. Sempre achei isto. Ouço-os há mais de 40 anos.
Quando cheguei em minas/BH para morar em 1993 estando eu em um dos 50 mil bares ouvi uma musica que tocou minha alma como nunca antes e perguntei ao pessoal que música era aquela e me responderam que era o Clube da Esquina, começava ali uma nova jornada em minha vida, hoje estando tão longe de minas assistindo esse documentário chorei de verdade. 😭
Que bom, Rico Feliz, que você expressa esse sentimento verdadeiro da emoção estética mais pura. Sou mineira e fico feliz ao ver tanta gente amando essa joia de Minas.
Edinara Lina Concordo, Minas é algo inexplicável. Infelizmente não nasci em Minas, mas com certeza sou mineira de coração. Ainda mais tendo, pais, avós, tios e primos mineiros. Sou louca por Minas... ❤️❤️❤️
Rico e Feliz. Gostei
Nao sabia muito ou nada da Clube Da Esquina .Casado a trinta anos com uma Baiana aqui na Alemanha estou agradecido poder aprender mais coisas da cultura brasileira.Uma cultura rica que me da arrepios.
Aprendi que em qualquer lugar do mundo tem gente que ama,que quer se espressar através da arte.
O Brasil me contagiou.
Meu primeiro voo para o Brasil foi ainda com a VARIG em 1993 de Frankfurt para Salvador,nunca vou esquecer.
Andar no caminho do sol,manter os olhos abertos para as coisas bonitas que estao acontecendo em qualquer lugar desse mundo maravilhoso.
Muito obrigado por essa contribuição.
Desejo que o Brasil vai ainda mais pra frente,com amor na democracia sem gente deseperadas que leva eles a ser marginais.
E minha humilde declaração de amor para o Brasil….
"Eu só faço um trabalho quando tem amizade, porque a musica pra mim é uma coisa sagrada que eu ganhei e tem que estar cercada pela coisa mais bonita que eu aprendi aqui na casa dos meus Pais que é o valor da amizade."
Milton "Bituca" Nascimento.
Doc lindo demais!!!
Lindo....
Minas Gerais... O estado mais lindo do Brasil....minha eterna paixão por essas serras apaixonantes, berço dos maiores.artistas do mundo ❤
Caiu um cisco aqui no meu olho!!!! Rsss!
O depoimento de Lô Borges no inicio, falando que desceu as escadas seguindo o som é lindo!
Parabéns aos produtores desse documentário.
A boa música e a amizade são as marcas desses artistas. Coisa linda!
Somos mineiros uai.
😢😍
Setimo andar.. sexto...e no quinto andar era o Cara..!!! Lindo depoimento!!!👍👍
K
Bons tempos da Praça Duque de Caxias, Bairro Santa Tereza, era o "fim de noite, virando madrugada e amanhecer do dia... bar da famosa macarronada... muita música, muita gente boa... tempos bons, inesquecíveis!
É de chorar de emoção. Cheguei em BH para morar em 1993 com apenas 23 anos e tive o privilégio de conhecer o Clube da esquina. A música mais linda que ouvi na vida. É a arte imitando a vida
Clube da esquina: Milton, Lo, Marcio, Beto, Robertinho,Toninho, Ornelas, Wagner, Brandt, tantos outros notáveis. Novos bahianos: BAby, Pepeu, Moraes, Paulinho entre outros e a onda nordestina: Elba, Fagner, Ze Ramalho, Alceu, Amelinha e ate Djavan. Isso sem falar no samba, choro, Bossa Nova & Tropicália, que deu nisso tudo... e muito privilégio ser brasileiro!
Gisella, concordo plenamente com seu comentário, muito lúcido. Mas os movimentos que vc citou e que nos dão a nós brasileiros tanto orgulho foram do final dos anos 50 até os anos 80, depois tudo foi mudando e atualmente, as músicas que dominam nossas rádios e demais mídias só me dão vergonha - Anitta, Jojo Todinho e semelhantes...
Algo de especial aconteceu no Brasil. E eu sou daqueles que pensam que o mundo precisa saber disso.
Esqueceu o Pessoal do Ceará cujo maior expoente foi Belchior...
@@celsoluismachadogarcez3576 pior nem é o funk...maa o sertanejo...meu Deus...q coisa horrível
@@celsoluismachadogarcez3576 Anos 90 tivemos um movimento importantíssimo chamado Mangue Beat
Feliz por eu ter vivido em um Bairro vizinho ao Bairro Santa Tereza, em BH, e muito perto da famosa esquina "Clube da Esquina " (cerca de 1 km) . A música mineira é maravilhosa! Salve, salve, Minas Gerais.
Milton cheio de uma simplicidade ímpar "só faço um trabalho quando tem amizade." 💝
Não sei o que acontece... A voz do Milton Nascimento me causa uma profunda emoção. Eu fico extremamente tocada; tento me controlar, mas é muito forte! Já passei um show inteiro aos prantos. Que pessoa iluminada! ❤
Somos duas Ana ! Me toca dessa forma tão profunda também quanto a emoção em shows , já chorei em um inteiro, ehehhehe
@@paulavergara9003 acho q quase todos se emocionam.
Choro mais com a música "coração de estudante"🥰
Também sou assim. É impossível segurar a emoção.
Eu compartilho do mesmo sentimento
Eu também passei o show do Milton inteiro chorando. Aliás nenhum artista, nenhum show me causou tanta emoção como o do Milton. Toda minha reverência a esse grande artista.
Eu tendo o privilégio de ver em fevereiro de 2020. Ô trem bao..
Eu também 👏👏👏
eu também
Eu vivi essa época e tenho o privilégio de possuir o Álbum duplo original.
muito bom amiga
cara, sensacional, impossivel negar a historia viva....BH... MG ....MUNDO
CLUBE da Esquina Orgulho de Minas Gerais Liberta que sera Tamem 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼❤❤❤❤👏👏👏👏🇦🇷🇦🇷🇦🇷🇦🇷❤❤❤❤
Sou carioca mas amo minas gerais!!! Tenho vontade de abraçar todo mundo quando vou nessa terra!!!
Mineirada linda !! Abraço de um gaúcho fã de vocês.
*Minas Gerais..o celeiro da boa música popular brasileira!*
Minas e Bahia, no Rio temos Tim Maia :)
Em Brasília tem legião.
Que me desculpem os demais Estados citados e até Mato Grosso com o meu querido Almir Sater e Ney Matogrosso e Luli e Lucina, mas esses mineiros do Clube da Esquina são inigualáveis. Tem alguma coisa de mágico nas melodias e nas letras que são pura poesia... Eles cantam com o coração e a alma... Amo-os!
@@HelianaSuper São Paulo tem Os Multantes
@@fahrenheit3388 Rs... Oi, Andrei! Sim, os Mutantes! Lembro de quando começaram. A Rita Lee, com aquele cabelo comprido de franjinha, parecia uma menina. Eu amo a música dos Mutantes, daquela época. Balada do louco... eu sabia de cor... Mas não retiro minha opinião que pode até ser bairrista: ninguém bate os meninos do Clube da Esquina... Abraços.
Quem está assistindo em 2019? Lembranças vem na cabeça da década de 80 bem vividos em Belo Horizonte minha cidade natal.
Eu 🙌
Sim, assistindo em 16 Outubro de 2019
Eu aqui, no sul de Minas Gerais.
Euu! Obrigada, Deus, por me fazer belo-horizontina ❤️😍
Vendo em 2019, quase 2020, dia 27 de dezembro, lindo documentário!!!
" Eu ficava na varanda assim..." Isso é coisa de mineiro.❤️ É uma segunda inconfidência, tudo o que vi até aqui. Não existe alegria maior do que ser brasileiro.
Quando fui a Ouro Preto pela primeira vez, a música ambiente em todos os lugares era Milton e Clube da Esquina. Impressionante, emocionante, atemporal, surreal...
Está é a verdadeira música brasileira, rica, sensível, alegre, maravilhosa!
alegre??? carnaval de Minas é procissão...
Carnaval é carnaval
Música popular é música popular
O carnaval passa
A música popular fica
@@valmirmarques7667 vc nem sabe o que falas
Cala-te
@@valmirmarques7667 Rs... Nem tanto Valmir. É uma alegria poética... E eu acho que eles nem são carnavalescos.... Mas concordo que a música deles é oração... Bálsamo para a alma...
@@paulosergiosabino6009 Paulo Sérgio, tudo é uma questão de interpretação. Vamos deixar todos opinarem. Você percebe que todos emitem comentários positivos para os meninos? É porque eles são sagrados e todos nós temos essa intuição do quanto eles são autênticos ao expressar na sua arte, a poesia, a mineiridade do interior, onde ainda se encontram sentimentos puros e fraternos.Abraços.
"O pessoal de Minas", assim eram esses meninos maravilhosos chamados pela crítica! Saudades! As melhores músicas dessa época, sem sombra de dúvidas, eram desse "pessoal de Minas"!!!
Caramba!! Adoro descer cantando na escada do meu prédio, exatamente por que a acústica é fantástica! Só não tenho o talento desses caras, é claro...!
Vontade,pode não ser todo,mas e um bom começo..continue e,um dia vc se surpreende
Minha adolescência, década de 70, foi quando ouvi a galera do Clube da Esquina, pela primeira vez. Canções que me afirmaram como pessoa no mundo. Que me formaram, na estética da sensibilidade mineira, que carreguei vida afora, até hoje. Eu amo esse povo do Clube da Esquina, e o modo natural com que compunham. Desejo a eles o melhor de todos os mundos 😍❤️
Seu Zino, pai do Milton, que alegria revê-lo nesse filme. Quando criança eu o via sempre conversando com meu pai, antigo aluno dele
Seu Zino, amou Milton como um pai deve amar seu filho e não aceitava que o Bituca fosse humilhado por conta do tom da pele. Milton como bom filho, sempre honrou seu pai e Dona Lilia.
Lembro-me de um programa da extinta rede Manchete de nome, "Um Toque de Classe" no qual se apresentaram cantando Clube de esquina 1, Lô Borges, Beto guedes, Toninho Horta e Milton Nascimento,. No teclado estava Wagner Tiso, e o próprio Wagner declarou:" Na esquina da juventude nos encontramos, a música pulsava em nossos corações, eramos e somos amigos". Essa afirmação corrobora a declaração do Milton, "De que só realiza algo, se houver amizade.
Paz e luz par esses senhores.
Deveria virar filme. Ficaria show de bola!
Me amarro nessas histórias!
Não tinha visto esse documentário, fico muito feliz que os shows da Região Serrana tenham aparecido, eu tocava com o Lô nessa época e apareço em vários pontos ao lado do Lô, Marcio, Toninho, Fernando e Tavinho... que saudade disso.
Giuliano Fernandes que inveja que tenho de ti, mas "inveja boa" kkkkkkk. Ganhaste um prêmio pra vida inteira.
Grande abraço!!!!
Parecer que havia mesmo uma atmosfera muuto gostosa.
Deus,obrigada .numa tacada um bando de mineiros maravilhosos. Eu tive a alegria de viver esse momento .Foi importante, e ainda é. Os momentos ainda são difíceis. Moçada mineira muito obrigada.
😊
Nossa, Menino! Você é um privilegiado e deve se emocionar, ao ler tantos comentários maravilhosos, cheios de amor e admiração por essa Turma tão fantástica.
Patrimônio da humanidade: clube da esquina
Esses caras são sensacionais... Que riqueza cultural, que grandeza! Como alguém dá deslike numa preciosidade dessas!
Belíssimo documentário e um documento pra nova geração saber que um dia a música foi construída como resistência, não só política mas também como resistência à própria música, à mídia e aos executivos de gravadora que, na maioria das vezes, não entendiam nada de música e a vendiam como sabonete. O Clube da esquina não só celebra essa resistência, como a amizade e a pureza de se montar, peça por peça uma obra de arte para a posteridade. Bituca, Lô, Marcio, Wagner, Beto e todos os outros devem ter o maior orgulho desse trabalho, hoje lendário, assim como nós devemos ter orgulho de ter isso no Brasil, como vocês, realizadores, devem ter orgulho de terem feito um documentário tão sincero e honesto como esse . Parabéns! Fernando Brandt...R.I.P!
Ainda bem que eu vivi TD isso. O melhor da música popular brasileira. Amo esses mineiros. Adeus Fernando Brandt.
Perfeita colocação!! 👏👏
Concordo plenamente!!!
@@dorcalemes2857 Nois
Mineiros
Somos.referencia.
@@dorcalemes2857
X
O Clube da Esquina escreveu um capítulo importantíssimo da MPB. Reunião de músicos maravilhosos que jamais serão esquecidos.
Quando andei nas ruas de Santa Teresa, virei na esquina do clube e descobri o mundo.... , o mundo da mineirice tímida, sábia e feliz..
Somos abençoados por sermos mineiros...
Como não se emocionar, com a interpretação de Bituca cantando Travessia? Chorei aqui, apenas com o trechinho.
Clube da Esquina ❤️
E se não bastasse ter feito Travessia, no mesmo dia já tinha feito outras duas!!!
James Rezende Piton desconhecia. Quais são ?
Júnior Freitas desculpe pela demora, não havia notado a pergunta! Eu vi a afirmação num documentário sobre o Clube da Esquina, e acho que não falaram quais são as outras duas, mas aqui em www.google.com.br/amp/s/www.uai.com.br/app/noticia/musica/2017/10/01/noticias-musica,214295/amp.html falam que uma delas é “Morro Velho”. Tem gente fazendo (lixo) em até 10 minutos hoje. O talento de Milton lhe permitiu fazer mais de uma pérola musical, imortal, por dia!!!
O Clube da Esquina,foi um encontro que estava escrito nas estrelas.
Verdade! Inigualável....
Dos melhores comentários que li aqui. É isto! 🖤
Qualidade inigualavel , mejor música.
Siiim!!!
Mas agora sou cowboy, sou do mundo eu sou vocês, sou do mundo sou Minas Gerias
Que trecho lindo, que inclui as pessoas.É Minas.um lugar lindo que um dia eu morei.
Obrigado por colocar este lindo video
Orgulho de ser mineiro orgulho de toda essa musicalidade orgulho de Minas
Eu, sendo alagoano e gostando de boa música, adoro as músicas do Djavan. Mas esses caras do Clube da Esquina são qualquer coisa de fenomenais. Sou fanzaço deles.
Meu Deus o que é isso? Somos privilegiados as músicas antigas transcende o tempo e nos envolve com sua beleza.
Que maravilha!!!!! Bom demais!!!
Isssoémaravilho
Bom demais
Fica a sugestão dessa turmar ser entevistada por você, Nelson!
Veja esse vídeo e conheça um pouquinho sobre minha história ok? Desde já grato...
ua-cam.com/video/ZpQdVqrJfN0/v-deo.html
Deu para matar a saudade. Adão Gomes Ex Presidente do Villa Nova
Que incrível o Milton falando sobre como ele percebias as vozes. As femininas saiam do coração e as masculinas uma mera demonstração de talento e qualidade. Justamente ele que tem uma voz inigualável, formidável! A voz do Milton é insuperável.
Muito lindo este documentário...
Infelizmente hoje em dia a juventude nem sabe o que é clube da esquina não sabem é nem querem saber de música de qualidade ...
todos esses mineiros como bituca lo Borges beto guedes flavio Venturini o 14 bis boca livre todas essas feras da mpb são de um talento extraordinário é muito bom ..
ouvir canções que tocam o coração com melodias que penetram no nosso íntimo e nos traz paz ...obrigado clube da esquina e todos esses músicos de peso que tornam musicslmente nossos dias melhores ..#bitucabetoguedesloborges
Recomendo o livro os sonhos não envelhecem de Márcio Borges. Documentário maravilhoso
Obrigada nem sabia que existia.
Livro raro! Infelizmente fora de catálogo
Eu o consegui por acaso numa livraria dentro do Aeroporto de Congonhas. É claro que o CD que fazia parte do livro já tinha evaporado…
meu movimento cultural favorito da MPB!!!!!
SALVE SALVE MINAS GERAIS!
O meu também...
Sou maranhense apaixonada por Minas Gerais por causa deles!! E depois por causa do Pato Fu.
Viva Minas Gerais!!
Tudo de bom na minha vida....esse movimento mudou totalmente minha vida
Vcs me dão orgulho de ser mineira! Belos tempos!
Minas,berço de mentes brilhantes,verdadeiros tesouros da MPB,saudades,bons tempos!👏👏👏👏👏👏👏👏🏼👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Um dos momentos mais mágicos de minha vida foi ouvir, com os amigos, numa madrugada de ano novo, pela primeira vez, Milton Nascimento.
Quanta riqueza nosso Brasil tem em relação a arte. Gênios da música.
Temos que apenas agradecer.
Que trabalho maravilhoso, o finalzinho deixa os olhos cheios d'água. Viva Bituca, viva Lô, viva todo o Clube da Esquina!
Que documentário maravilhoso! Mineira que sou, cresci ouvindo esses seres divinos tocar nas rádios daqui de MG nos anos 90.
Clube da esquina, talento puro, coisa boa do Brasil, atravessando décadas
Me lembro eu e meu namorado pegando a estrada de São Paulo até Minas para um mês viajando pelo interior de Minas: Ouro Preto, Tiradentes, São Tomé das Letras, Brumadinho até chegarmos em BH. Foi uma viagem linda e que me emocionou muito. Ouvíamos Clube da Esquina no carro e "o sol na cabeca" . Saudades....
SOU UM GOIANIENSE QUE AMA O CLUBE DA ESQUINA, MARAVILHOSO!
Gratidão pelo COMENTÁRIO!
Minas é o berço de talentosos.
Morei 2 anos em Três Pontas.
Viajei no tempo. Belíssimas obras.
Bravo!!!
Saudades das Grandes Canções da nossa MPB... Não consigo entender porque as emissoras de televisões empregam milhões em reality's show's (tipo BBB, A Fazenda, etc) e deixaram de investir em Festivais de Canções, onde a nossa MPB era valorizada. Esse papo de que não dá audiência é furado, pois ainda somos um povo que acredita e precisa das verdadeiras músicas que tocam a alma... Pela volta dos Festivais da Canção.
Waltervan, sem dúvida que foram os festivais dos anos 60 e 70 que revelaram boa parte de nossos melhores artistas e compositores musicais, mas se houvesse um festival hoje, quem concorreria? - Anitta e Jojo Todinho...melhor então ficarmos nas boas recordações de um tempo que nossa música popular, que ouvíamos todo tempo nas rádios, era de superior qualidade. Infelizmente hoje só temos lixo.
Hj as tvs estão ligadas a gravadoras que querem vender os mesmos artistas.
A MPB nos ajudava na escola. Ótimos textos. A música maravilhosa. O Bituca tem toda razão, tudo funciona muito bem quando regido num ambiente de muita amizade, carinho, respeito e amor. Eu vivi o Clube de esquina através da música dessa galera. Gosto demais!
A tv hoje só aliena!!
Ainda bem que temos a INTERNET né pra ouvirmos músicas de qualidade não é mesmo
Maravilhoso o relato sobre a canção "Travessia" , eu tive o prazer de tocar em um Bar "Zenzala" bem ao lado da Praça Travessia em 3 Pontas - MG , ai me sentei sozinho naquela praça e por um instante me imaginei fazendo parte do Clube da Esquina . Aquele lugar é mágico, a gente que é da música de verdade sente a presença desses caras fantásticos. Fiquei imaginando esses caras ali na esquina . Foi fantástico.
Documentário excelente, como já foi citado, deveria ser mostrado em escolas
Assistindo da Florida, com muita saudade das minhas Minas Gerais! Sim, como diria Tancredo, Minas sao muitas!
Bela produção !
infelizmente nos dias de hoje Clube da esquina é algo esquecido pela maioria e
o povo cada vez mais ignorante e burros musicalmente.
Parto do principio que na vida que não adianta ter um bom emprego, saber escrever bem, fazer melhor faculdade do Brasil e quando você esta no fim do seu dia, você relaxa ouvindo Sertanejo Universitário e afins, infelizmente essa é a nossa realidade e o nosso futuro será pior.
Salve o "O Movimento" Clube da Esquina, salve Milton Nascimento, o melhor cantor que o mundo já teve e ainda tem a oportunidade de ouvi-lo e vê-lo!
Deh, "esquina" há muito deixou de ser uma simples georefência. Transformou-se em um Stargate.
Eu fico profundamente emocionada ao ouvir Clube da esquina n2...
Vivendo na Alemanha a mais de 20 anos , fui ao Brasil em 2012 lembrando que o album Clube da Esquina estava fazendo 40 anos. Decidido a comprar o CD no Brasil já perguntei no aeroporto do Rio, e os vendedores nao conheciam e nao tinham. Em Petrópolis, minha cidade natal, tambem nas lojas nao conheciam e nao tinham... Dias depois no centro do Rio, na Rua Sao José em uma loja enorme só de música, o atendente nao conhecia também e nao tinha... Fui naquela ocasiao também ao Maranhao visitar alguns parentes, e perguntei em Sao Luiz e ninguem tinha ou sequer conhecia... Voltei pra Alemanha frustrado... Perguntei semanas depois por acaso numa loja de cds aqui em Bonn/Renania, aonde moro, e encomendaram pra mim. Recebi em casa 4 dias depois de Londres, fabricacao Britanica... Tenho dificuldades de escutar sózinho, pois dano a chorar, com saudade, pois me reporta a um Brasil que nao existe mais, levando coisas tao valiozas...
Tinha a mesma seria de experiencias procurando discos de Marcos Valle--tao conhecido aqui no Japao. Disco de quem? Aquele loiro? Nao, aqui nao tem.
Pois é...também não se acha aqui no Brasil CDs da Bossa Nova lançados no final dos anos 50 e início dos anos 60 - João Gilberto, Carlinhos Lyra, Wanda Sá, Roberto Menescal... Só se acha na Europa e Japão.
Eu estou encantada pelo clube dá esquina meu Deus Milton os Borges Beto Guedes só lendas ❤❤❤❤❤
..emocionante..não há como assistir sem sentir cachoeiras de felicidades escorrerem pelo canto dos olhos..lindas estórias e depoimentos ímpares!..vida longa ao Clube da Esquina!..
Nesse caso é história com "H", pois se trata de um fato verídico.
Também gostei muito do documentário.
O Clube da Esquina é o maior movimento musical desse pais de todos os tempos, esses rapazes estavam iluminados pelas luzes divinas quando se reuniam e recebiam as notas, as letras e as emoções que tornaram sagradas a arte que eles compunham. É fechar os olhos e ouvir o Clube da Esquina que logo se sente às montanhas, o povo e a emoção que só Minas Gerais foi capaz de inspirar esses anjos da nossa musica brasileiríssima.
Música mineira é demais,amo Beto Guedes!
Eu também..."Se numa noite eu viesse ao clarão do luar, cantando, e ao compasso de uma canção, te acordar..."... Oh, meu Deus....
@@HelianaSuper linda essa música do pai do Beto Guedes
@@welingtonsoarescaldeira9291 Boa tarde, Wellington. Verdade... Para mim é a mais linda de todas. Pura poesia, ternura, um afago no coração...
Lindo demais esse documentário! Amo Clube da Esquina! Feras da composição.❤❤❤
O maior álbum da história do Brasil feito por dois dos maiores artistas do Brasil, Milton Nascimento e Lô Borges, não poderia ser mais grandioso do que isso ❤🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷
Que delícia de documentário 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼Minas Gerais berço de grandes talentos!E a culinária? Só delícias 😍
PRESENTE MARAVILHOSO ESSE DOCUMENTÁRIO. MUITO GRATA !!! 1967 MUITA COISA ACONTECENDO E EU ... NASCENDO. AMO MÚSICA. AMO ESSES CARAS. PODEM CRER.
Eu sou de 67 e esses caras gerando que mágico!
Verdade... Presente maravilhoso... 67... Eu estava vindo para a cidade começar minha luta, aos 17....
Amo demais, uma preciosidade da música brasileira. Imagino que especialmente os mineiros se orgulham muito.
Emocionante! O Clube da Esquina é inesquecível e atemporal!
Esse documentário é um registro que ajuda a criar um clima, não de saudade, mas de incorporação a herança deixada pelo Clube de Esquina, uma coleção de canções intensas e de uma certa magia! Obrigado, Muito obrigado por reviver tudo isso.
De tudo se faz canção.....
Salve Salve Clube da Esquina
Salve Salve Minas Gerais.
O povo e alma de minas gerais retratado em documentário, que orgulho estou sentindo depois de ver esse pequeno resumo do clube da esquina, toca na alma assim como as canções, viva Minas Gerais e nossas tradições!!!
Fantastic album! Love Milton's voice and Toninho Horta's harmonies. And of course the song writing was ground-breaking, cutting edge. Though I can't speak Portuguese, I'm glad to see a documentary about this classic album. It's just too bad most of the English speaking world is not aware of the musical talent from Brasil. I live in Japan, and a lot of Japanese are fans of the album, some of them making a pilgrimage to Brasil thinking there was a real 'club' ;-)
This is the song from Minas Gerais State which symbolizes its culture.
Its good to know that this is music is worldwide !
Isso é maravilhoso
Wonderfull....the best
But now, theres a bar "Clube da esquina" near the famous corner.....we all should be there someday my friend...
Minha vida marcada e aliviada por esses músicos extraordinários.
A melhor hora do dia era a de subir a Pracinha do Alto em direção as dunas da Barra da Tijuca,ouvindo o som de vocês.
Minha vida aliviada! Que bela frase, parabéns, você é do clube ali da esquina?
Milton é Deus e Deus é Milton!!!! Minha existência agradece a essa fusão de seres extraordinários!! Obrigado Milton Nascimento por vc existir!!
Extraordinário documentário! Capta, à perfeição, o clima, a musicalidade na formação do grupo de Minas! E viva o Clube da Esquina!
Emocionante... Sou coetânea desses músicos maravilhosos. Hoje todos nós estamos de cabelos brancos, a maioria com 70, alguns pouco menos, alguns pouco mais... Esses meninos do Clube da Esquina são o acontecimento mais espetacular das nossas Minas Gerais. Eu me emociono ao ouvi-los contando essas histórias que me remetem a minha juventude... Que Deus dê vida longa e produtiva a todos eles.
Eu 44 e em Londres atualmente, mas foi minha trilha sonora de muitos acampamentos no Brasil e em minas principalmente.
@@aqueleolhar Olá, Dlotus! Que coisa boa. Então você também tem muita história para contar! Não te deprime essa atmosfera londrina? Rs...
@@HelianaSuper demais 😔 , mas eu precisava estudar e gostaria de voltar mas ainda não dá . ❣️
@@aqueleolhar Nossa, Menino. Sei o que sente. Termina logo esses estudos e volte para cá. Tem gente que xinga o Brasil, mas aqui é uma terra muito linda e abençoada e não há povo no mundo como nós. Fico na sua torcida. Deus o abençoe.
Fiquei emocionado com o documentário, sou mineiro e me fez recordar minha juventude com meus amigos irmãos.
Maravilhoso Rock das montanhas das MG. O melhor da MPB.
Clube da esquina é maravilhoso só gênios sempre amei Minas Gerais, sou paulista e fui lá algumas vezes e muito por causa desses homens maravilhosos aliás Minas é um esplêndido berço musical como Skank e etc. Lindo documentário.
Como eu amo essa galerinha do Clube da Esquina... Me atrevi a refazer um arranjo para Cor do Girassol dos seus Cabelos... Porque eu amo as composições do Lô Borges. Nesse Grupo só os feras : Milton, Guedes, os irmãos Borges, Toninho Horta, Brant e a amizade. Todos lindos de viver! Minas brilha com esses artistas, sempre!
Não esperava no término de um domingão chuvoso, encontrar esta matéria com os melhores músicos do mundo todos juntos,lindo documentário 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Lindo documentário!!! Inspirador!!! Realmente "Os Sonhos Não Envelhecem"!
Que músicas maravilhosas!!! Nunca mais teremos essa qualidade!! ETERNO clube da esquina!!!!🙏❤
Obrigado Deus por ter sido contemporâneo desses anos. Mineiros Fantásticos , merecem estátuas.
'Clube da Esquina'. Uma das composições mais lindas q já ouvi. Como amo. 'De tudo se faz canção' mesmo. Esses caras são gênios.
Obrigado por esse registro fantástico do Clube, que é parte da história de Minas, e parte da nossa história também.
Perdoe-Me essa geração atual, mas como as letras, melodias, vozes dessa turma aí chegavam e continua a chegar em nossos corações! Parabéns clube da esquina que sejam eternos.
E lá se vai mais um dia,mais uma época tão boa para a música!...
É muita emoção! Fazendo um mergulho lá na minha adolescência... Amo todos vocês do Clube da Esquina, pois BH naquela época respirava música, cheirava a música, a nossa música mineira cheia de amor e poesia.