Dicas de limpeza e armazenamento de motores glow 2 tempos
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Vídeo tutorial com algumas dicas de limpeza e armazenamento de motores glow 2 tempos.
As dicas servem tanto para aeromodelistas quanto para equipes de AeroDesign.
Se falando em AeroDesign, dependendo do regulamento e das análises das equipes, pode acontecer de usarem um tipo de motor e terem outros tipos que acabam parados nas oficinas por um longo período.
Também após a competição, os motores tendem a ficar alguns meses sem funcionamento.
Vale a pena então alguns cuidados para que os motores não travem com o tempo.
Uso esse método a muitos anos também e posso concordar que funciona mesmo. Ja tive motores que ficaram parados a mais de 3 anos e nunca me deram problemas. Show de bola... (y)
Isso sim que explicação de fundamento !!!
Boa noito obrigado por compartilhar sua experiência e conhecimento.
Pode aplicar esse procedimento nos motores d automodelo tbm?
ooo mestre dos aeros, joia? hoje tava cv com o deir sobre o tractor 45 flying circus, ai falei pra ele que achei um pen drive antigo de umas 300 fotos de aeromodelismo e que legal, algumas fotos de um belo aero Piper j3 Carl goldberg verde escurão com listras brancas cujo dono voou ele maestrosamente e fazendo curva de leme! é o Barbeta! abs e bons voos!
Obrigado Thiago pela excelente dica de limpeza.
Parabéns pelo vídeo Thiago, ajudou muito....
Fala Thiago Amigão!
parabéns pelo video de limpeza.
Estou seguindo a risca essa dica que vc me passou pessoalmente.
Abraço amigão.
Fala Anilson, valeu meu amigo!
Abraços
Ola valeu por compartilhar esta dica. Muito bom
Olá, que bom que gostou.
Tenho um thunder tiger GP10 peguei ele agora denho duvida sobre qual combustível ele é usado nitro ou gasolina e óleo 2 tempo
Boa tarde meu amigo..esse álcool e caseiro ou de posto..
Fala amigo parabéns pelo video. Estou com um motor Os.46 travado infelizmente nao fiz esse procedimento a um tempo atras. Gostaria de saber como proceder. Para destravar e limpar o motor? Desde ja grato.
Olá amigo. Obrigado pelo vídeo. São ótimas dicas! Mas fiquei com algumas dúvidas que talvez você possa esclarecer: 1) O álcool que você usa é álcool combustível (de posto)? 2) Poderia usar WD40? Já ouvi dizer que ele ataca os orings. 3) Poderia usar after run para substituir os sprays na hora da lubrificação final? Mais uma vez, obrigado pelo vídeo!
Boa dica! Valeu! Tenho tido dificuldade em achar o álcool etílico, tem alguma dica?
Muito interessante! Obrigado por compartilhar.
Abraço!
olá. ! posso usar um WD ou qualquer anti desigripante para limpar o motor. ?
Thiago,
Comprei um ALBATROZ 60 usado. O Motor é um ASP 61. Qual dica vc me dá pra averiguar inicialmente o motor e que tipo de limpeza devo fazer? Sou novo no HOBBY. O aero já estava em uso regular. Mas, por questão de segurança gostaria de saber que manutenção inicial devo fazer pra não correr riscos.
Amigo um motor glow com a temperatura de 100 graus em aceleração alta está boa?
Ola Thiago....tenho um automodelo....a limpeza...tbem posso fazer do mesmo jeito....tem 20 anos q não ligo o meu....e guardei ele do jeito errado....sem fazer limpeza nenhuma....me dá umas dicas aí....o q eu faço pra ressuscitar ele?????
Boas dicas mano, aí eu tô com um motor glow asp.21 comprei porém nunca liguei já tô cm ele há 3 anos tem alguma dica pra eu lubrificar ele e tals limpar antes do primeiro funcionamento ?
tenho um motor os max 25 , ta travado por falta de uso , qual dica para destravar ele , desmonto ele ou deixo ele dentro de um vasilha de alcoool etilico
Ola! tudo bem? Recentemente ganhei um aeromodelo a combustão com esse mesmo motor que vc fez o video e como ele ficou muito tempo parado acabou colando tanto o motor como o carburador! O motor eu consegui desmontar e descolar limpando ele! Mais como faço pra descolar o carburador? Que produto eu utilizo?
Ola amigo tenho uma dúvida, esse procedimento só pode ser feito com álcool??
Olá Thiago parabéns pelas dicas ótimas! A respeito do óleo que você mencionou, o que você me diz do WD40 é aconselhavel? Pode utilizar óleo de máquina para guardá-lo? Um forte abraço
Sabe informar se o óleo Singer usado na limpeza ataca a borracha dos anéis de vedação (O-rings) dos motores ?
Olá, já usei óleo Singer para fazer a lubrificação do motor após a limpeza com álcool, não observei nenhum problema no O-ring entre o carburador e o bloco do motor.
O álcool q devo utilizar é aquele de 96% ou pode ser o comum de 40 e poucos?
Porque vc não tira logo o carburador???
Diminui o risco de contaminação é permite uma avaliação melhor, quanto a sujeira que entrou.
Pode usar alcool normal?
Pode, já usei etanol de posto. Apenas cuidado para secar bem o motor e assim retirar todo álcool e água que contém. Depois aplique o óleo.
Por acaso achei esse video e seu sobrenome ja ouvi falar. Voce conhece vandeir miranda e gustavo citton ambos faziam eng mec. Na UFSJ sao joao del rei
Opa, conheço os dois sim, são grandes amigos.
Em dez/2012 cheguei a ir na casa deles em SJDR e voei numa pista que ficava no recinto de exposições, você é o César, certo? me lembro de ter te conhecido nessa vez que fui a essa pista. Abraço
Que coincidência! Faz bastante tempo mesmo,.... ja tem uns 2 anos que temos uma pista própria aqui em São João. Vou te passar o link dela. Se um dia voltar na cidade, vai lá voar com agente.
ua-cam.com/video/jAK3CYwNTR4/v-deo.html
Legal!
Thiago, e se o eixo do carburador estiver travado??
Abraço.
Olá Ton, quando o tambor do carburador estiver travado devido ao resto de combustível que secou, eu costumo fazer o seguinte:
Como está travado o tambor, eu acabo removendo o carburador do motor e retiro o anel de vedação (O-Ring) que fica entre o carburador e o bloco do motor;
Após remover o carburador, eu o coloco numa bandeja e aplico calor colocando a peça num forno, pode ser no forno do fogão mesmo... após uns 15 min mais ou menos no forno eu retiro a peça com ajuda de um alicate ou um pano (apenas para não queimar a mão) e tento rotacionar o tambor, caso estiver travado ainda, volte para o forno e repita o processo até conseguir movimentar o tambor, se conseguir rotacionar o tambor mesmo que seja com uma certa dificuldade já pode parar de levá-lo ao forno.
O calor irá derreter a película de óleo que secou e travou a peça.. quando conseguir mexer o tambor, no começo estará um pouco pesado o movimento e então eu aplico álcool para ajudar a diluir o óleo velho e vai perceber que o tambor vai movimentar com facilidade.
Depois da limpeza, aplique um óleo lubrificante e movimente o tambor para ajudar a espalhar o óleo.
Essa é a importância da limpeza antes de armazenar ou deixar o motor parado por longo período... fazendo a limpeza antes não acaba acontecendo esses casos de travamento do carburador ou do eixo do motor, etc.
Abraço
Obrigado.
Consegui limpar e está funcionado de novo.
Posso usa como oleo o hotilube
não conheço esse óleo que você mencionou... Veja se ele tem as características que eu mencionei no vídeo.
que alcool vc esta usando para fazer esta limpeza?
Nesse vídeo, para fazer a limpeza eu utilizei o álcool etílico hidratado. O importante é retirar o máximo de álcool após a limpeza para que não fique resíduo de água contida no álcool e depois aplicar o óleo lubrificante.
Ah blz, eu limpo o meu com lubrificante spray o treebong lub e depois passa o oleo singer de maquina, agora vou fazer um teste com o alcool para ver como fica, vlw abraços.
Posso usar álcool isopropilico
Pode usar o álcool isopropílico sim.