Teste do RAST: cálculos e resultados
Вставка
- Опубліковано 4 січ 2025
- 🟡mpscience.com.br/
A MPSCIENCE É UMA PLATAFORMA COMPLETA PARA VOCÊ ESTUDAR E SE CAPACITAR.
Aqui você vai ter a melhor experiência em ternos de aperfeiçoamento profissional.
👉 Plataforma rápida e dinâmica.
👉 Cursos novos todos os meses.
👉 Certificação sem custos adicionais.
👉 Lives exclusivas para assinantes.
👉 Biblioteca digital atualizada.
👉 Planilhas e e-books para membros.
👉 Preço que cabe no seu bolso.
👉 Suporte para os alunos.
Tá esperando o que? Acesse o site da MPSCIENCE e torne-se um profissional diferenciado no mercado de trabalho.
🟣 CANAL OFICIAL DA MPSCIENCE
/ @mpscience
RAST - Running-Based Anaerobic Sprint Test
Público alvo: atletas de modalidades esportivas que tem como forma básica de movimento a corrida.
Metodologia: Constituído de 6 corridas de 35 metros com velocidade máxima e intervalo de 10 segundos entre as corridas, podendo ser feito em grama ou quadra. O atleta realiza aproximadamente 10 minutos de aquecimento e inicia o teste tendo o registro de cada Sprint em segundos e centésimos. Após o teste, realizar os cálculos da potência em valores relativos:
Calcula-se a potência para cada corrida e então determina-se:
Potência de cada Sprint (em watts) = 352 / tempo total do sprint3
Potência máxima = maior valor do teste
Potência mínima = menor valor do teste
Potência média = soma dos seis valores / 6
Índice de fadiga em % = (potência máxima - potência mínima) / potência máxima * 100
pay.hotmart.com/A40786824Y?checkoutMode=10
🔴CURSO ONLINE: CONTROLE DE CARGA DE TREINAMENTO NA MUSCULAÇÃO🔴
4 MÓDULOS
5 horas de conteúdos
bônus exclusivos: planilhas para controlar a carga de treinamento e monitorar o humor e bem estar do seu aluno.
Excelente aula ,obrigada !!
💪💪
PARABÉNS PELO VÍDEO, A PARTIR DOS 2 VÍDEOS SOBRE O RAST TEST, CRIEI UMA TABELA INTERATIVA NO EXCEL ONDE JÁ CALCULA DIVERSAS DESSAS VARIÁVEIS. ASSISTINDO E RE-ASSISTINDO VÁRIAS E VÁRIAS VEZES É CLARO QUE CONTANDO COM SUAS EXCELENTES EXPLICAÇÕES...NÃO É ATOA QUE SOU INSCRITO SIGO E SEMPRE COMPARTILHO CONTEÚDOS DO SEU CANAL PROF. ...MAIS UMA VEZ PARABÉNS
Fala Ernesto,
Show de bola, fico contente em saber que os meus simples vídeos estão lhe ajudando. Seja sempre bem vindo.
Prof. Moacir.
Muito obrigado professor pela informacao. Parabens
Obrigado Richard.
Show de bola essa explicação. Parabéns!
Muito obrigado.
Abrazos desde Quito-Equador professor. Toda a informacao fico clarissima. Muito obrigado pela ajuda. Parabens
Um abraço para EQUADOR . Obrigado Richard!!
Parabéns pelo vídeo, muito boa a explicação! Gostaria de saber se há um valor mínimo em % para o índice de fadiga? Desde já agradeço atenção.
Não, pode dar qualquer valor.
Gostaria que fosse feito um um calculo com base nessa equação, a equação de Jackson e Pollock(2), publicada em 1978 [1.112- 0.00043499 x (Σ 7 dobras) + 0.00000055 x (Σ 7 dobras)2 - 0.00028826 x (idade)]. um exemplo para poder buscar visualizar melhor.
Eu tenho um livro publicado sobre isso meu amigo. E acredito que você comentou no vídeo errado.
No exemplo o individuo esta fraco em duas variaveis, mas ele est bem em uma. Qual levar em consideração na hora de elaborar um programa? o que ele deve melhorar? um atleta que apresenta estes valores esta em que condição de participar de jogos ou competição?
Olá Ademir.
Excelente observação e questionamento.
No esporte temos esses dois pontos: manter aquilo que está bom e melhorar aquilo que não está bom.
Isso depende por exemplo se o que está "ruim" vai ser de fato utilizado. As vezes uma variável deu ruim por uma questão matemática. Exemplo: no caso de medidas relativas. Se o indivíduo ele perde peso mas não melhora o tempo, o resultado muda. Então você precisa observar que todas as mudanças (inclusive corporais) podem interferir diretamente no resultado.
Ola Moacir. Parabaens pelo muito bem explicado e apresentado Rast Test. Pode confirmar se os valores da referencia (8'20'') são para atletas masculinos? Seria optimo se podia tambem presentar os valores da referencia para atletas de genero feminino. Obrigado
Boa tarde amigo,
Não conheço esses valores de referência. Geralmente eu uso os dados para analisar o praticante dentro do grupo que ele está e também em momentos diferentes, exemplo:
Tenho um grupo de jogadores de basquete sub-17, eu faço o teste antes da temporada e comparo os dados ENTRE ELES, e depois da temporada refaço o teste e comparo antes e após a temporada.
Testes como o RAST são muito bons para você fazer essas análises.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Olá, adorei os vídeos, tenho uma pergunta, estou estudando um artigo científico em que se é utilizado o resultado de Índice de Fadiga do RAST como forma indicadora de Resistência Anaeróbia de atletas de basquete, no caso quanto menos o IF maior a RA, gostaria de saber se esta é uma forma confiável de analisar a RA de algum atleta, desde já agradeço!
Olá Gabriel,
Sim é um indicador de resistência anaeróbia, mas assim como qualquer outro possui suas limitações. Eu sugiro sempre analisar sprint a sprint e o tempo total dos sprints. Pois pode acontecer do atleta melhorar esses parâmetros mas o índice de fadiga pode ser maior.
Se o atleta melhora seu PRIMEIRO sprint, mas não o último, o índice de fadiga aumenta devido ao cálculo matemático, por isso bastante atenção nas interpretações.
Olá, você poderia me passar o site em que pegou a tabela para fins de comparação? Pois procurei artigos e não achei uma tabela para comparação. Ótima explicação 🤩
Boa noite Vanessa,
Você pode ter acesso em qualquer um dos artigos citados no slide aonde aparece as classificações, na parte de baixo da tela.
Olá! Qual o nível atlético dos participantes considerados para elaboração da tabela? São atletas de alto rendimento?
Sim, essa é uma limitação. Por isso devemos nos ater ao nível dos avaliados.
Olá professor boa noite gostaria de saber se vc tem algum link para uma tabela de referência
Leonardo, as informações de referência estão no vídeo.
Professor, muitíssimo obrigado por nos oportunizar conhecimentos.
Peguei detalhes por detalhes dos dois vídeos deste teste.
Anotei e refleti bem, até agora consegui compreender rsss.
Caso tenho alguma dúvida buscarei aqui tirar as possíveis dúvidas.
Muito obrigado
Boa noite...fiquei em dúvida como vc fez essa soma do primeiro Sprint
Boa tarde,
a soma se faz pelo cálculo da Potência.
P = M x d² / T³.
Basta você substituir os valores na fórmula para encontra a potência de cada sprint.
@@MoacirPereiraJunior obg
TMJ garoto.
go.hotmart.com/O31489222L
Você pode fazer todos os cursos na área da Educação Física, Nutrição e Fisioterapia por apenas 39,90 por mês, todos os cursos com certificados válidos em todo o território nacional, inclusive o meu curso que foi lançado recentemente: Métodos e técnicas de treinamento na Musculação.
Visite o site da EDUCAFIT, escolha seu plano e dê um upgrade no seu conhecimento e no seu currículo. Quer mais informações? Entre em contato comigo que eu lhe ajudo.
Prof. Moacir.
Bom dia !
Fiquei com dúvida em relação ao tempo de cada sprint, visto que provavelmente cada sprint virá acompanhado de alguns milésimos. Quando arredondo pra cima ou pra baixo? Ou considero apenas os segundos mesmo?
Bom dia Hebert.
O exemplo do vídeo é apenas didático para favorecer a explicação do tema.
Quando fazemos o RAST é importante você ter o máximo de informações possíveis sobre o tempo, principalmente porque ele é ao cubo. Então, registre décimos, centésimos e se possível milésimos.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Atenciosamente;
Prof. Moacir.
go.hotmart.com/O31489222L
Você pode fazer todos os cursos na área da Educação Física, Nutrição e Fisioterapia por apenas 39,90 por mês, todos os cursos com certificados válidos em todo o território nacional, inclusive o meu curso que foi lançado recentemente: Métodos e técnicas de treinamento na Musculação.
Visite o site da EDUCAFIT, escolha seu plano e dê um upgrade no seu conhecimento e no seu currículo. Quer mais informações? Entre em contato comigo que eu lhe ajudo.
Prof. Moacir.
Prof Moacir não entendi digamos fiz um teste ao qual 5.40 seg 70kg×1225÷ 157.464=
544.56 e como chego ao percentual da tábela
Bom dia,
Basta você dividir os valores de potência máxima e média pelo peso corporal do avaliado, para ter os valores em W/KG, depois você usa a tabela para classificar o avaliado. Pode fazer isso também com índice de fadiga, para saber a relação de perda de energia ao longo dos sprints.
Prof. bom dia. Saludos desde Equador. Uma pergunta. Deacordo aos resultados que o senhor mostra como exemplo, cómo eu posso interpretar os resultados??. Cómo é qué tem uma Potencia maxima relativa EXCELENTE, mas o Indice de fatiga é FRACO. Cómo é a interpretacao dos resultados por favor. E por favor professor, onde eu posso encontrar as tabelas de referencia que o senhor mostra aqui no video. Muito obrigado. Gostaria de esta rem contato com o senhor: rmanangon03@yahoo.com. Muchas gracias.
Boa tarde Richard,
Quanto as referências, gosto muito dessas 3:
ALVARES, P.D.; et al. Potência anaeróbia máxima e índice de
fadiga em atletas de Futsal feminino: descrição e comparação entre as posições. R. bras. Ci. e Mov 2017;25(4):84-91.
MEZENCIO, B.; et al. Análise da validade dos parâmetros absolutos e relativos para o cálculo da potência anaeróbia no RAST. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo) 2014.
KALVA-FILHO, C.A.; et al. Comparação da potência anaeróbia mensurada pelo teste de RAST em diferentes condições de calçado e superfícies. Rev Bras Med Esporte. 2013.
Quanto a sua pergunta:
Sim, o atleta pode ter um sprint máximo inicial EXCELENTE, mas ele não consegue sustentar a qualidade dos sprints ao longo do tempo, ele vai perdendo eficiência, ou seja, vai perdendo potência, o que é perfeitamente natural, devido à fadiga durante o teste.
Pode entrar em contato direto comigo pelo 5548996048769, meu whats.
Atenciosamente;
Prof. Moacir.
Prezado professor. Muito obrigado por sua resposta. Muito obrigado pelo seu tempo. Grande abrazo desde o Equador.
TMJ professor!! Qualquer coisa estou à disposição.