Excelente demonstração prática, com fundamentação teórica. A aula tem tudo para nos tirar do escuro, permitindo não só fazer medições, mas também para ter referenciais de precisão, de valores de componentes e de instrumentos de medição. Obrigado por compartilhar!
Professor Eloi, Vc é um Profissional Competente, Diferenciado no que diz respeito a Ensinar! Parabéns! Alto nível sobre os assuntos propostos no canal!
Estas leituras para serem mais precisas ,devem se levar em consideração a temperatura dos equipamentos de teste. Mas no geral é muito proveitosa a aula!!!
Muito boa...!!! É bom já usei... Usando um oscilador com um capacitor NPO e um frequencímetro? f=1/ 2pi sqr(LC) f = dado C = dado 2pi = dado L calculado...
Muito bom Eloy ! Gostei da segunda opção. Tive uma certa dificuldade pois tive que estudar a minha Casio FX82 outra vez mas, o cálculo que você inseriu aí deu para fazer depois na boa aqui. Na minha experiência usei um indutor que eu fiz com fio de cobre de 2 mm, um capacitor de 30pF em paralelo e um de 5 pF em série com o FG 20 KHZ 5V PP e advinha qual frequência deu ?...kkk 27 MHZ ...L= 1,158 mH ..Quem não tem muita afinidade com cálculos de engenharia como eu, precisa se empenhar um pouco mais para entender. Ou compra um LCR meter ..rs 73's PY2NDB
Grande mestre , confesso que as vezes pelo meu pouco conhecimento não retenho tudo que o professor ensina ,nunca fiz faculdade ou curso técnico(sou apaixonado por eletrônica e aprendo por livros e videos), não seria hora do professor lançar um curso sistemático de eletrónica do básico ao avançado? exemplo: uma aula por semana com exercícios e montagens práticas!mesmo que fosse pago garanto que seria um sucesso!
Professor, existe um aparelhinho legal para medir a indutância de qualquer indutor. É o NanoVna! Colocando um conector sma fêmea com 1 resistor de 50ohms smd ou 3 resistores de 150ohms em paralelo, basta soldar o indutor e ver no display. Não sei se você conhece, mas é um ótimo aparelho. Nano VNA alanalisador de antenas. Show de bola esses cálculos. 👍👍👍
Não há muito tempo precisei acertar a ressonância pra fazer um esquema parecido com esse: uzzors2k.4hv.org/projectfiles/slrconverter/slr_inverter_circuit.png É difícil de calcular com um osciloscópio antigo que tenho aqui, é um HITACHI 20Mhz de quase 30 anos de idade!
Parabens exclente aula ,uma questao porque colocou um condensador em serie de 5pf nota este condesador nao tem um valor comercial pode-se colocar outro valor Obrigada
Obrigado José! Os caps cerâmicos de 5pF são até comuns, embora não sejam da série tradicional, cujo mais próximo seria o de 4,7pF. Mas você encontra facilmente. O valor não é crítico, pode usar valores próximos sem problemas.
@@Electrolab-Eletronica Obrigada pela resposta , mas não respondeu a minha segunda questão que é qual a razão de colocar o condensador de 5pf em série com o circuito? Obrigada
Esse capacitor é de acoplamento com o gerador de funções. Como temos interesse nas componentes de altas frequências do sinal de onda quadrada ,ele acopla como um filtro passa alta.
muito bom mestre,que conhecimento fantástico vc tem parabéns,mas eu vou continuar medindo indutores com meu LC-meter com pic que eu montei kkkkkkkkkkkkk essa matemática me deixou maluco.
Ola amigo No circuito tanque como saber o capacitor correto para colocar em paralelo com indutor? Eu montei circuito nao apareceu a onda amortecida no osciloscópio.
Para selecionar o capacitor correto para um circuito tanque (ressonante LC), você precisa garantir que ele ressoe na frequência desejada. A frequência de ressonância 𝑓 de um circuito tanque é dada pela fórmula: 𝑓=1/ 2𝜋 * SQR (𝐿*𝐶) Onde: f é a frequência de ressonância em hertz (Hz), L é a indutância do indutor em henrys (H), C é a capacitância do capacitor em farads (F).
Boa tarde amigo Então, seguindo o experimento 2, para selecionar a maneira como respondeu o capacitor, teria que saber Frequência ressonante e o valor do indutor para aplicar na fórmula. Mas neste experimento a ideia é descobrir o valor da indutância pela Frequência ressonante medida no osciloscópio ou seja é variável que precisa ser encontrada, pergunto do capacitor por que em um momento do vídeo você disse que capacitor depende do indutor. Eu por exemplo reproduzi o experimento com um capacitor de desacoplamento de 0,68nF e com um indutor 470uH com capacitor de 3,3nF no circuito tanque, mas no osciloscópio não apareceu um sinal amortecido para medir a frequência, mesmo o gerador de função e osciloscópio estarem configurado corretamente, a onda quadrada usei a mesma frequência que sua offset em 0 também. O que apareceu foi uma senóide cheia de ruído (não amortecida).
Boa tarde! O Indutor de 470 μH parece apropriado. O valor do capacitor deve ser adequado para gerar uma frequência ressonante dentro da faixa que seu osciloscópio e gerador de função podem medir com precisão. Com um indutor de 470 μH e um capacitor de 3,3 nF, a frequência ressonante é ≈135 kHz, o gerador deve estar em torno desse valor. A forma de onda quadrada é geralmente usada para excitar o circuito tanque porque contém componentes de alta frequência que podem excitar a ressonância. Garanta que a amplitude e o offset do gerador de função estão configurados corretamente para não saturar o circuito ou o osciloscópio. Ajuste a base de tempo do osciloscópio para que você possa ver várias oscilações da onda, isso pode ajudar a identificar se há algum sinal amortecido. Use a função de média ou filtro do osciloscópio, se disponível, para reduzir o ruído. Alternativamente, tente usar um capacitor com um valor ligeiramente diferente, por exemplo, 1 nF ou 2.2 nF, para ver se você consegue um sinal mais claro. Se possível, utilize um indutor diferente com um valor conhecido e compare os resultados. Se todas as conexões e configurações estiverem corretas, você deve ser capaz de ver uma oscilação amortecida no osciloscópio que pode ser usada para determinar a frequência ressonante e a indutância.
@@Electrolab-Eletronica olá, usei o metodo do circuito tanque capacitor 5pf entrada de sinal e 1nf em pararelo com indutor mas nao bate o resultado usando a frequencia resultante do indutor gostaria que voce fizesse um video usando o gerador de funçao do fnirsi1014D, porque os videos que vc tem feito, é de um gerador externo, e tem algumas diferenças
Ainda tem mais um método com osciloscópio e gerador de funções, no qual você anota o valor da frequência quando o sinal atinge máxima amplitude no tanque e joga numa formula. Se não me engano o Gregory do All Electronics postou um vídeo a um tempo divulgando esse método.
São muitas as funções possíveis Marcelo, ele pode ser filtro EMI/RFI na fonte, pode ser parte do chaveamento da fonte, pode atuar na equalização do áudio, em filtros de áudio e crossovers, etc. Só o esquema do amplificador pode dar essa informação, dependendo da ligação dele no circuito!
Muito obrigado pela atenção então eu sou leigo em eletrônica peguei um modelo de um amplificador do UA-cam porém estou achando que o grave não está batendo muito está passando muita voz no falante, também não sei se é o modelo do falante que é um alto falante de um home theater falante de 8 ohms 60 rms tem alguma forma de ele bater mais o grave sem trocar o falante? Link do amplificador ua-cam.com/video/rUSc0yVTXzc/v-deo.html Desde já muito obrigado
Olá Marcelo, eu não confiaria nesses amplificadores com meia dúzia de componentes nos vídeos da turma da Índia, em geral são enganações e nunca fazem o que aparenta nos vídeos. Pelo que vi ali, o circuito não passa de um filtro, não tem equalização adequada e a distorção deve ser muito alta. Não há o que fazer, recomendo trocar o modelo. Mas de qualquer forma, se quiser receber mais graves, precisa de um alto falante Woofer, como o que ele usou no teste. Pode ser que a sua caixa não seja adequada também.
Poderia ter usado o mesmo indutor nos 2 métodos, e achei a medição do período com os cursores um tanto imprecisa, talvez seja por causa da camera. Como sempre uma ótima explanação sobre um assunto complexo.
Creio que sim Hussam! Eletrônica geral é sempre a base de tudo! Há também na descrição dos vídeos, treinamentos online específicos para celulares, mas são dados por terceiros e têm custo.
Vai depender do indutor e capacitor usados na medida, para uma frequência tão baixa, você só conseguiria ressonância com poucos indutores, o ideal é poder variar a frequência para encontrar a ressonância em qualquer faixa.
Lembrando... o método do multimetro só pode ser utilizado com indutores de valor elevados, eu diria acima de 50 microHenris, pk as próprias pontas de prova dos multimetros irão alterar de maneira muito significativa a medida, já as pontas do osciloscópios tem uma "arquitetura" q praticamente elimina este problema, mas acima de algumas dezenas de megahertz tbém o osciloscópio começa a perder precisão devido ao mesmo problema... Electrolab mais uma vez trazendo um artigo muito interessante e esclarecedor e eu como de outras vezes só quero acrescentar mais um pouquinho, já q não dá para falar tudo no vídeo... e vamu ki vamu...
O primeiro teste é interessantíssimo. Só fiquei pensando se há algum viés no fato de os dois componentes estarem num mesmo sistema. Penso que apenas a corrente será afetada e a fórmula não inclui ela. Portanto, acho que não interfere na medição final da indutância. Fantástico
Olá João, basicamente funciona como como qualquer outro transformador, a diferença é que ele trabalha com alta frequência e vai ter o seu primário como carga dos transistores de potência, que fazem parte do circuito de chaveamento, geralmente controlado por PWM.
Professor, sabendo se os micro amperes que passa por um indutor, é possível descobrir a frequência matematicamente do indutor ? Se sim, qual a fórmula ?
Olá Ribeiro, na verdade não existe uma frequência de indutor, o que pode haver é a frequência de ressonância, que ocorre num circuito LC por exemplo, ou a frequência de auto-ressonância. Indutores têm por características a indutância e a reatância indutiva.
O valor medido direto pode ser uma média aritmética do valor observado com o real, não pode? Já que os valores são próximos. Esses métodos servem para componentes SMDs?
O amigo poderia me esclarecer uma dúvida caso saiba?Eu nunca comprei nada da Banggood, sempre comprei no aliexpress e outros sites menos conhecidos da china, estou pensando em comprar algo para fazer um teste, estou vendo uma mensagem de um copom de 100,00 de desconto só nao sei se é dolar ou real, sabe me dizer se tem desconto para a 1ª compra no site deles?Brazil direct seria a melhor forma de envio?O que o amigo saberia a esse respeito?
Olá Michel, peço sempre da Banggood, o Brazil direct é o melhor frete. Nunca vi esse cupom de 100,00 de desconto. Parece muito alto, mesmo em reais, geralmente o cupom é em %. Mas você pode testar, mesmo antes de comprar algo, colocando o item no carrinho e clicando em comprar. Antes de pagar dá para testar o cupom nessa tela.
Um divisor de frequência ativo integrado ao projeto de amplificadores se fáz muito necessário, pois as altas frequências sonoras não tem filtros equivalentes nestas faixas de frequências (Agudos). A frequência de ressonância fica prejudicada e a mau qualidade do áudio que todos pensam que está no projeto do Amplificador, na verdade está na confecção do Filtro de boucherrot que muitas vezes é mal projetado, pois previlegia apenas as médias baixas e baixas frequências intrísecas ao Indutor criado. O filtro Zobel é muito específico com pouca linearidade e no final o som fica com harmonicos desequilibrados porque a ressonância geral não é perfeita, daí a queima do amplificador por desbalanceamento de harmônicos em altas frequências e a convicção de que o Amplificador foi mal projetado, o que não pode ser verdade....sugiro algumas aulas cobrindo este assunto que é muito importante...
Como que eu faço para descobrir a máxima corrente que um indutor suporta? Me refiro àqueles indutores que se parecem com um resistor, nos quais não tem como sabermos a espessura do fio que foi usado em seu interior... Pergunto pois pretendo comprar alguns indutores e no site de venda menciona apenas sua indutância e que são de 1W, mas não diz quanta corrente eles suportam..
Os capacitores utilizados no método tanque foram escolhidos aleatoriamente ou vc os calculou tbm, pois minha dúvida é saber se esses valores vão funcionar para qualquer valor de indutor.
Não calculei, mas escolhi dentro de uma faixa compatível com uma possível frequência de ressonância. Em alguns caso é bom ter uns 3 ou 4 valores à mão, em faixas diversas de capacitâncias, para testar, caso não consiga chegar à ressonância com algum capacitor.
Só uma observação, os dois voltímetros devem ser de mesma marca e modelo para reduzir o erro de medição, especialmente em frequências mais altas... acima de 1kHz ou mesmo 500Hz. 👍
Olá Jonathan! A pergunta não seria essa, já que indutância é uma característica física dos indutores, portanto ela por si só não tem um papel definido. O que importa é que a indutância cria outras características como reatâncias e ressonâncias e essas sim têm aplicação nos circuitos elétricos. A pergunta seria para que serve o indutor! Há um vídeo no canal só sobre indutores, dê uma conferida para entender melhor.
@@Electrolab-Eletronica É porque eu estou estudando a respeito só que estou com dificuldade de entender o que seria essa indutância, Eu entendi que a indutância é uma tensão criada na bobina pela variação do campo magnético na corrente alternada. A definição dela é só isso? você disse que a indutancia cria a reatancia indutiva, no caso então uma oposição a corrente alternada. Se for isso então acho que consegui entender de vez esse troço kkk, se for isso confirma aí por favor .
Sim, a segunda afirmação está correta, já a primeira não. A indutância não cria tensão nenhuma, como falei ela é uma característica elétrica do indutor, assim como por exemplo o capacitor tem capacitância e o resistor tem resistência. Salvo se estiver se referindo à força contra eletromotriz, que surge ao interromper uma corrente por um indutor, quando o campo magnético colapsa gerando essa FCEM. É possível determinar a indutância, considerando que ela é a tendência de um condutor elétrico (no caso um indutor) de se opor a uma variação na corrente elétrica que flui por ele.
@@Electrolab-Eletronica Desculpa aí , mas o que seria essa caracteristica como definimos ela? eu sei que a capacitância é a capacidade do capacitor de armazenar energia eletrica, mas a indutância?
Bem notado Meca, obrigado! Não vi na edição do vídeo, o correto é a fórmula que mostro no papel (a do cálculo) e também o que falo, ou seja, reatância indutiva "XL".
Rsrsrssr, a coisa precisa de bastante preparo! Essa é a especialidade do canal Electroboom, aqui é o Electrolab, rsrsrr! Mas qualquer hora dessas, se eu tiver uma boa ideia, por que não??
@@Electrolab-Eletronica Adorei colocar uma amperagem alta em um resistor 1 de ohm... Enfumaçou tudo... rsss.. Explodir um capacitores antigos grandes em camera lenta seria uma boa tmb! Abraços!
O vídeo tem o objetivo de mostrar o princípio da indutância e assim medir, de forma visual, com um osciloscópio, para que seja didático. Fica claro que não é uma forma prática e o ideal é um medidor LC ou uma ponte LCR, são raríssimos os multímetros que têm essa escala.
Porque levamos o circuito até ele entrar em ressonância (aquela forma de onda amortecida), nela capturamos o período para determinar a frequência. Se bem que no osciloscópio deste vídeo, ele já calcula diretamente e nem precisaríamos do período. Mostrei com o uso do período para poder usar a técnica em qualquer osciloscópio.
Q aula incrível... parabéns por mais uma belíssima explicação... 👏🏼👏🏼
Obrigado Leco!
Como sempre um trabalho fantástico
Obrigado Helvis!
@@Electrolab-Eletronica eu que fico grato grande mestre
Excelente demonstração prática, com fundamentação teórica. A aula tem tudo para nos tirar do escuro, permitindo não só fazer medições, mas também para ter referenciais de precisão, de valores de componentes e de instrumentos de medição. Obrigado por compartilhar!
Obrigado Antonio!
Professor Eloi, Vc é um Profissional Competente, Diferenciado no que diz respeito a Ensinar! Parabéns! Alto nível sobre os assuntos propostos no canal!
Muito obrigado João!
Sensacional,muito eficiente,gosto bastante de suas explicações,valeu!
Obrigado Elci!
Que aula fantástica!
Obrigado Doroteia!
Muito boa a explanação.
Obrigado Valdir!
Como sempre uma excelente aula. Sua didática é incrível e seu nível de conhecimento é espantoso! Parabéns e muito sucesso!
Muito obrigado Adriano!
Legal otimo trabalho
Obrigado Amigo!
Muy práctico ese método, buena explicación. Saludos desde Venezuela...
Gracias y saludos Argimiro!
Sua aula é show cara ........ valeu mesmo.....
Obrigado David!
Excelente aula, com direito a uma joinha, abraços
Obrigado Camilo! Abcs!
Como sempre, alto nível.
Parabéns e muito obrigado por compartilhar.
Obrigado Tales!
Muito bom. Útil para mim. Valeu, grato!
Obrigado Jonas!
Joinha 626. Electromen, você já recebeu muitos elogios neste vídeo, então fico só no joinha ! A espera do próximo vídeo !
Sempre bem vindo caro Edson!!!
@@Electrolab-Eletronica Obrigado ! Você é espetacular em passar seus conhecimentos a diante !
Muito bom, parabéns.
Obrigado José!
Muito bom ! Bem explicado. Realmente não lembrava mais disso. Parabéns
Obrigado Glaucio!
Parabéns amigo amigo,suas aulas são bem produtivas, tirando todas as dúvidas, obrigado
Obrigado Edison!
parabéns pelo trabalho!vc é um excelente professor
Obrigado amigo!
Boas explicações...
Obrigado Anderson!
parabéns pela aula
Obrigado Flavio!
Valeu!
Grato!
Uma excelente aula...
Abraço, ótimo fim de semana!
Obrigado Mario Sergio! Abcs!
@@Electrolab-Eletronica
Eu que agradeço Elói!
Boa noite e bom domingo!
Essa aula foi D++! Parabéns.
Obrigado Rosimar!
Excelente explicação. Parabéns!
Obrigado Cezar!
Excelente aula Mestre! Parabéns.
Obrigado amigo!
Que bela aula👏👏👏👏
Obrigado!
Exelente vídeoaula! 👏👏👏. Essa está sendo a melhor de todas, ainda que para mim, todas as suas vídeo aulas são exelentes.
Obrigado Tiago!
muito bom camarada, uma aula excelente mesmo viu, obrigado por compartilhar conhecimento
Obrigado Daniel!
Estas leituras para serem mais precisas ,devem se levar em consideração a temperatura dos equipamentos de teste.
Mas no geral é muito proveitosa a aula!!!
Sem dúvida Sebastião, assim como usar medidas mais precisas dos valores exatos dos capacitores usados no circuito tanque! Obrigado.
Muito bom trabalho professor! que o Eterno nosso D´us continue te abençoando!
Muito obrigado!
Arrebentou meu amigo!Parabéns!!!
Obrigado Michel!
Muito boa...!!!
É bom já usei...
Usando um oscilador com um capacitor NPO e um frequencímetro?
f=1/ 2pi sqr(LC)
f = dado
C = dado
2pi = dado
L calculado...
Ótimo Carlos! Os NP0 são bastante estáveis, ótimos para essas medidas!
Show muito bom mesmo.
Valeu Evandro!
Muito compricado!
Obrigado pelo comentário! É importante que você entenda a teoria por trás da medição da indutância.
Olá Prof boa aula
Obrigado José Carlos!
muito boa a aula
Obrigado Luciano!
Parabéns! Aula top. Essa teoria é fantástica 👏👏👏
Obrigado Francis!
Como sempre um excelente conteúdo!
Adorei a aula!
Obrigado Arnaldo!
Sou seu aluno! Suas aulas são o máximo.
Obrigado Gabriel!
Parabéns pela paciancia em compartilhar o conhecimento...
Obrigado Aureliao!
caiu do céu essa aula.
Que bom Deujees!
Muito bom Eloy ! Gostei da segunda opção. Tive uma certa dificuldade pois tive que estudar a minha Casio FX82 outra vez mas, o cálculo que você inseriu aí deu para fazer depois na boa aqui. Na minha experiência usei um indutor que eu fiz com fio de cobre de 2 mm, um capacitor de 30pF em paralelo e um de 5 pF em série com o FG 20 KHZ 5V PP e advinha qual frequência deu ?...kkk 27 MHZ ...L= 1,158 mH ..Quem não tem muita afinidade com cálculos de engenharia como eu, precisa se empenhar um pouco mais para entender. Ou compra um LCR meter ..rs 73's PY2NDB
Rsrsrsr, muito bom Rene! São cálculos relativamente simples, aos poucos você se acostuma e aí ficará bem fácil! 73!!
Grande mestre , confesso que as vezes pelo meu pouco conhecimento não retenho tudo que o professor ensina ,nunca fiz faculdade ou curso técnico(sou apaixonado por eletrônica e aprendo por livros e videos), não seria hora do professor lançar um curso sistemático de eletrónica do básico ao avançado? exemplo: uma aula por semana com exercícios e montagens práticas!mesmo que fosse pago garanto que seria um sucesso!
Olá Alex! Tenho esse plano para o futuro, mas no momento não tenho como preparar um curso de qualidade. Obrigado pela sugestão!
Também não tenho indutímetro, seus vídeo são maravilhosos :-)
Obrigado Erick!
Professor, existe um aparelhinho legal para medir a indutância de qualquer indutor. É o NanoVna! Colocando um conector sma fêmea com 1 resistor de 50ohms smd ou 3 resistores de 150ohms em paralelo, basta soldar o indutor e ver no display. Não sei se você conhece, mas é um ótimo aparelho. Nano VNA alanalisador de antenas. Show de bola esses cálculos. 👍👍👍
Conheço sim, inclusive tem um review aqui no canal de um analisador de espectro desse mesmo fabricante do VNA! Obrigado!
Muito bom msm!!
Obrigado Reiger!
Show de bola!!! Do lado do gerador é um rádio py?
Sim, é um HF.
Com essa técnica dá pra acertar ressonância LC com os valores que vc quiser 😍😍😍😍😍😍
Sim, é possível!
Não há muito tempo precisei acertar a ressonância pra fazer um esquema parecido com esse: uzzors2k.4hv.org/projectfiles/slrconverter/slr_inverter_circuit.png
É difícil de calcular com um osciloscópio antigo que tenho aqui, é um HITACHI 20Mhz de quase 30 anos de idade!
Parabens exclente aula ,uma questao porque colocou um condensador em serie de 5pf nota este condesador nao tem um valor comercial pode-se colocar outro valor
Obrigada
Obrigado José! Os caps cerâmicos de 5pF são até comuns, embora não sejam da série tradicional, cujo mais próximo seria o de 4,7pF. Mas você encontra facilmente. O valor não é crítico, pode usar valores próximos sem problemas.
@@Electrolab-Eletronica Obrigada pela resposta , mas não respondeu a minha segunda questão que é qual a razão de colocar o condensador de 5pf em série com o circuito?
Obrigada
Esse capacitor é de acoplamento com o gerador de funções. Como temos interesse nas componentes de altas frequências do sinal de onda quadrada ,ele acopla como um filtro passa alta.
Obrigada
ótimo vídeo...
Obrigado Marcelo!!
Sensacional.
Obrigado Anderson! 73!
muito bom mestre,que conhecimento fantástico vc tem parabéns,mas eu vou continuar medindo indutores com meu LC-meter com pic que eu montei kkkkkkkkkkkkk essa matemática me deixou maluco.
Rsrsrsr, obrigado! Sim, os métodos são mais teóricos, para entendermos um pouco mais de indutância e ressonância.
@@Electrolab-Eletronica grande mestre...
Professor dá pra fazer essa experiência com osciloscópio 1014d que vem o gerador de funções?
Olá Paulo, sim é possível.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pela atenção
Ola amigo
No circuito tanque como saber o capacitor correto para colocar em paralelo com indutor?
Eu montei circuito nao apareceu a onda amortecida no osciloscópio.
Para selecionar o capacitor correto para um circuito tanque (ressonante LC), você precisa garantir que ele ressoe na frequência desejada. A frequência de ressonância 𝑓 de um circuito tanque é dada pela fórmula:
𝑓=1/ 2𝜋 * SQR (𝐿*𝐶)
Onde:
f é a frequência de ressonância em hertz (Hz),
L é a indutância do indutor em henrys (H),
C é a capacitância do capacitor em farads (F).
Boa tarde amigo
Então, seguindo o experimento 2, para selecionar a maneira como respondeu o capacitor, teria que saber Frequência ressonante e o valor do indutor para aplicar na fórmula.
Mas neste experimento a ideia é descobrir o valor da indutância pela Frequência ressonante medida no osciloscópio ou seja é variável que precisa ser encontrada, pergunto do capacitor por que em um momento do vídeo você disse que capacitor depende do indutor.
Eu por exemplo reproduzi o experimento com um capacitor de desacoplamento de 0,68nF e com um indutor 470uH com capacitor de 3,3nF no circuito tanque, mas no osciloscópio não apareceu um sinal amortecido para medir a frequência, mesmo o gerador de função e osciloscópio estarem configurado corretamente, a onda quadrada usei a mesma frequência que sua offset em 0 também.
O que apareceu foi uma senóide cheia de ruído (não amortecida).
Boa tarde! O Indutor de 470 μH parece apropriado. O valor do capacitor deve ser adequado para gerar uma frequência ressonante dentro da faixa que seu osciloscópio e gerador de função podem medir com precisão. Com um indutor de 470 μH e um capacitor de 3,3 nF, a frequência ressonante é ≈135 kHz, o gerador deve estar em torno desse valor.
A forma de onda quadrada é geralmente usada para excitar o circuito tanque porque contém componentes de alta frequência que podem excitar a ressonância. Garanta que a amplitude e o offset do gerador de função estão configurados corretamente para não saturar o circuito ou o osciloscópio. Ajuste a base de tempo do osciloscópio para que você possa ver várias oscilações da onda, isso pode ajudar a identificar se há algum sinal amortecido. Use a função de média ou filtro do osciloscópio, se disponível, para reduzir o ruído. Alternativamente, tente usar um capacitor com um valor ligeiramente diferente, por exemplo, 1 nF ou 2.2 nF, para ver se você consegue um sinal mais claro. Se possível, utilize um indutor diferente com um valor conhecido e compare os resultados. Se todas as conexões e configurações estiverem corretas, você deve ser capaz de ver uma oscilação amortecida no osciloscópio que pode ser usada para determinar a frequência ressonante e a indutância.
olá é possível fazer este teste usando o gerador de funçoes do osciloscopio fnirsi 1014D???
Sim, é possível
@@Electrolab-Eletronica estou aprendendo usar osciloscópio , vc faria um usando o fnirsi 1014D medindo a frequencia de ressonancia do indutor?
@@Electrolab-Eletronica eu percebi que todas formas de ondas estao em 1mghz ai a frequencia nao varia
Tem com ajustar, dê uma conferida neste vídeo onde eu mostro esse osciloscópio: ua-cam.com/video/9DH_2lrEqrc/v-deo.html
@@Electrolab-Eletronica olá, usei o metodo do circuito tanque capacitor 5pf entrada de sinal e 1nf em pararelo com indutor mas nao bate o resultado usando a frequencia resultante do indutor
gostaria que voce fizesse um video usando o gerador de funçao do fnirsi1014D, porque os videos que vc tem feito, é de um gerador externo, e tem algumas diferenças
Ainda tem mais um método com osciloscópio e gerador de funções, no qual você anota o valor da frequência quando o sinal atinge máxima amplitude no tanque e joga numa formula. Se não me engano o Gregory do All Electronics postou um vídeo a um tempo divulgando esse método.
Boa noite meu amigo para que serve este indutor em um amplificador caseiro eu já vi em alguns amplificadores mais não sei o significado
São muitas as funções possíveis Marcelo, ele pode ser filtro EMI/RFI na fonte, pode ser parte do chaveamento da fonte, pode atuar na equalização do áudio, em filtros de áudio e crossovers, etc. Só o esquema do amplificador pode dar essa informação, dependendo da ligação dele no circuito!
Muito obrigado pela atenção então eu sou leigo em eletrônica peguei um modelo de um amplificador do UA-cam porém estou achando que o grave não está batendo muito está passando muita voz no falante, também não sei se é o modelo do falante que é um alto falante de um home theater falante de 8 ohms 60 rms tem alguma forma de ele bater mais o grave sem trocar o falante?
Link do amplificador
ua-cam.com/video/rUSc0yVTXzc/v-deo.html
Desde já muito obrigado
Olá Marcelo, eu não confiaria nesses amplificadores com meia dúzia de componentes nos vídeos da turma da Índia, em geral são enganações e nunca fazem o que aparenta nos vídeos. Pelo que vi ali, o circuito não passa de um filtro, não tem equalização adequada e a distorção deve ser muito alta. Não há o que fazer, recomendo trocar o modelo. Mas de qualquer forma, se quiser receber mais graves, precisa de um alto falante Woofer, como o que ele usou no teste. Pode ser que a sua caixa não seja adequada também.
tem como usar o osciloscopio como adc para um circuito? mesmo se for em i2c ou spi...
Não creio Leonardo, talvez algum modelo com analisador lógico e saída digital.
Olá Prof. no Primeiro metodo qual é a tensão do gerador aplicado com a frequência
Enter 5 e 10V, o valor não é crítico, deve colocar uma tensão suficiente para medida estável.
Poderia ter usado o mesmo indutor nos 2 métodos, e achei a medição do período com os cursores um tanto imprecisa, talvez seja por causa da camera. Como sempre uma ótima explanação sobre um assunto complexo.
De fato existe alguma imprecisão, o propósito é mais teórico que prático, mas na falta de um indutímetro, passa a ser uma alternativa. Obrigado!
bomdia professor no meu caso trabalho com reparos de placas de celular vale pena assistir as aulas ou não
Creio que sim Hussam! Eletrônica geral é sempre a base de tudo! Há também na descrição dos vídeos, treinamentos online específicos para celulares, mas são dados por terceiros e têm custo.
@@Electrolab-Eletronica precisa de cálculo entedei ou não é muito difícil o cálculo
Muitas vezes não precisa! E na maioria das vezes que precisam, usam as 04 operações somente (com a Lei de ohm).
Se eu usar o 60hz da rede como frequência de ressonância tanto no circuito rl ou lc, posso extrair a indutância ?
Vai depender do indutor e capacitor usados na medida, para uma frequência tão baixa, você só conseguiria ressonância com poucos indutores, o ideal é poder variar a frequência para encontrar a ressonância em qualquer faixa.
Professor, o meu multímetro True RMS não mede tensão com frequência alta como estas, para essa experiencia foi preciso utilizar um osciloscópio!
Perfeito Rosimar, isso acontece com vários modelos de multímetros TRMS, que podem ter limitações acima de 400Hz ou 1KHz muitas vezes.
OK, deve ser isso mesmo! Olhando o manual verifiquei que o limite dele é 1Khz. Grato!
você colocol uma frequencia para medir a induntancia de 10KHZ nã9 deveria ser a utilizada no calculo=31?
Negativo, já que os métodos de medida são diferentes, um é por ressonância de circuito tanque LC e o outro é medida direta por ponte LCR.
O seu laboratorio tem muito "brinquedo" legal.
Rsrsrsr, obrigado!
Lembrando... o método do multimetro só pode ser utilizado com indutores de valor elevados, eu diria acima de 50 microHenris, pk as próprias pontas de prova dos multimetros irão alterar de maneira muito significativa a medida, já as pontas do osciloscópios tem uma "arquitetura" q praticamente elimina este problema, mas acima de algumas dezenas de megahertz tbém o osciloscópio começa a perder precisão devido ao mesmo problema... Electrolab mais uma vez trazendo um artigo muito interessante e esclarecedor e eu como de outras vezes só quero acrescentar mais um pouquinho, já q não dá para falar tudo no vídeo... e vamu ki vamu...
Perfeito como sempre Geraldo! Muito bem colocado! Baixas indutâncias têm muita concorrência com praticamente tudo! Obrigado!
O primeiro teste é interessantíssimo. Só fiquei pensando se há algum viés no fato de os dois componentes estarem num mesmo sistema. Penso que apenas a corrente será afetada e a fórmula não inclui ela. Portanto, acho que não interfere na medição final da indutância. Fantástico
Obrigado Rodrigo!
Professor, pode dizer como funciona o Transformador Chopper numa Fonte? Grato
Olá João, basicamente funciona como como qualquer outro transformador, a diferença é que ele trabalha com alta frequência e vai ter o seu primário como carga dos transistores de potência, que fazem parte do circuito de chaveamento, geralmente controlado por PWM.
Top demais!!!!
Obrigado Alison!
Show!
Obrigado Orlando!
Professor, sabendo se os micro amperes que passa por um indutor, é possível descobrir a frequência matematicamente do indutor ?
Se sim, qual a fórmula ?
Olá Ribeiro, na verdade não existe uma frequência de indutor, o que pode haver é a frequência de ressonância, que ocorre num circuito LC por exemplo, ou a frequência de auto-ressonância. Indutores têm por características a indutância e a reatância indutiva.
@@Electrolab-Eletronica hummmmm entendi.
Preciso por isso na ponta do lápis...
Obrigado...
O valor medido direto pode ser uma média aritmética do valor observado com o real, não pode? Já que os valores são próximos. Esses métodos servem para componentes SMDs?
Poderia ser, mas o ideal é usar nos cálculos, valores de capacitância precisos. Sim, serve para qualquer forma de indutor, SMD ou não.
O amigo poderia me esclarecer uma dúvida caso saiba?Eu nunca comprei nada da Banggood, sempre comprei no aliexpress e outros sites menos conhecidos da china, estou pensando em comprar algo para fazer um teste, estou vendo uma mensagem de um copom de 100,00 de desconto só nao sei se é dolar ou real, sabe me dizer se tem desconto para a 1ª compra no site deles?Brazil direct seria a melhor forma de envio?O que o amigo saberia a esse respeito?
Olá Michel, peço sempre da Banggood, o Brazil direct é o melhor frete. Nunca vi esse cupom de 100,00 de desconto. Parece muito alto, mesmo em reais, geralmente o cupom é em %. Mas você pode testar, mesmo antes de comprar algo, colocando o item no carrinho e clicando em comprar. Antes de pagar dá para testar o cupom nessa tela.
Amigo eles aceitam pagamento em boleto bancário ou não?
Sim, aceitam qualquer tipo de pagamento, veja neste link: br.banggood.com/Payment-method_hl159
Um divisor de frequência ativo integrado ao projeto de amplificadores se fáz muito necessário, pois as altas frequências sonoras não tem filtros equivalentes nestas faixas de frequências (Agudos). A frequência de ressonância fica prejudicada e a mau qualidade do áudio que todos pensam que está no projeto do Amplificador, na verdade está na confecção do Filtro de boucherrot que muitas vezes é mal projetado, pois previlegia apenas as médias baixas e baixas frequências intrísecas ao Indutor criado. O filtro Zobel é muito específico com pouca linearidade e no final o som fica com harmonicos desequilibrados porque a ressonância geral não é
perfeita, daí a queima do amplificador por desbalanceamento de harmônicos em altas frequências e a convicção de que o Amplificador foi mal projetado, o que não pode ser verdade....sugiro algumas aulas cobrindo este assunto que é muito importante...
Perfeito Saulo! Supetão anotada!
otimo trabalho! possuo um manual de carga ativa e gostaria de te enviar, caso lhe interesse..vc tem algum email que eu possa fazê-lo? um abraço
Obrigado Marcelo! Veja na aba "sobre", na página do canal, um email de contato.
@@Electrolab-Eletronica legal...enviarei
Como que eu faço para descobrir a máxima corrente que um indutor suporta? Me refiro àqueles indutores que se parecem com um resistor, nos quais não tem como sabermos a espessura do fio que foi usado em seu interior... Pergunto pois pretendo comprar alguns indutores e no site de venda menciona apenas sua indutância e que são de 1W, mas não diz quanta corrente eles suportam..
Não tem como saber Rodrigo, só podemos estimar pelo fio que usa, se não conseguimos ver o fio, precisamos da especificação do fabricante.
Os capacitores utilizados no método tanque foram escolhidos aleatoriamente ou vc os calculou tbm, pois minha dúvida é saber se esses valores vão funcionar para qualquer valor de indutor.
Não calculei, mas escolhi dentro de uma faixa compatível com uma possível frequência de ressonância. Em alguns caso é bom ter uns 3 ou 4 valores à mão, em faixas diversas de capacitâncias, para testar, caso não consiga chegar à ressonância com algum capacitor.
Só uma observação, os dois voltímetros devem ser de mesma marca e modelo para reduzir o erro de medição, especialmente em frequências mais altas... acima de 1kHz ou mesmo 500Hz. 👍
Bem colocado Alvaro!
Entendi tudo...kkkk😆😆😆😆💪💪💪💪
Qual é a marca desse seu aparelho (indutometro) e o número de serie ?
Marca UNI-T , modelo UT-612. Tem um review dele no canal, ele é uma ponte LRC: ua-cam.com/video/EEwre-BU3rk/v-deo.html
Caso você precisasse de uma precisão absurda, em qual você confiaria, no valor do fabricante ou no valor do medidor?
No do medidor sempre. O do fabricante carrega uma tolerância que pode apresentar um valor acima ou abaixo do nominal.
Electrolab show de bola, parabéns pelo canal e pelo conteúdo de qualidade
Merci 👍🙏🏻✌️🇫🇷
Merci!
Por favor me responda essa pergunta. Para que serve a indutancia?
Olá Jonathan! A pergunta não seria essa, já que indutância é uma característica física dos indutores, portanto ela por si só não tem um papel definido. O que importa é que a indutância cria outras características como reatâncias e ressonâncias e essas sim têm aplicação nos circuitos elétricos. A pergunta seria para que serve o indutor! Há um vídeo no canal só sobre indutores, dê uma conferida para entender melhor.
@@Electrolab-Eletronica É porque eu estou estudando a respeito só que estou com dificuldade de entender o que seria essa indutância, Eu entendi que a indutância é uma tensão criada na bobina pela variação do campo magnético na corrente alternada. A definição dela é só isso? você disse que a indutancia cria a reatancia indutiva, no caso então uma oposição a corrente alternada. Se for isso então acho que consegui entender de vez esse troço kkk, se for isso confirma aí por favor .
Sim, a segunda afirmação está correta, já a primeira não. A indutância não cria tensão nenhuma, como falei ela é uma característica elétrica do indutor, assim como por exemplo o capacitor tem capacitância e o resistor tem resistência. Salvo se estiver se referindo à força contra eletromotriz, que surge ao interromper uma corrente por um indutor, quando o campo magnético colapsa gerando essa FCEM. É possível determinar a indutância, considerando que ela é a tendência de um condutor elétrico (no caso um indutor) de se opor a uma variação na corrente elétrica que flui por ele.
@@Electrolab-Eletronica Desculpa aí , mas o que seria essa caracteristica como definimos ela? eu sei que a capacitância é a capacidade do capacitor de armazenar energia eletrica, mas a indutância?
Está explicado no último parágrafo da resposta anterior. A partir de “ É possível....”
Em 11:54 vc fala de reatância indutiva xl porem na formula esta a reatancia capacitiva xc.
Bem notado Meca, obrigado! Não vi na edição do vídeo, o correto é a fórmula que mostro no papel (a do cálculo) e também o que falo, ou seja, reatância indutiva "XL".
@@Electrolab-Eletronica obg vc! Vou usar esse método para testar indutores
De quem foi a genial ideia deste canal? Do senhor mesmo?
Olá Tiago! Sim, obrigado! É meu projeto pessoal de divulgação de eletrônica em todos os níveis!
@@Electrolab-Eletronica todos os níveis sao pros demais. Aqui é tudo alto nível. Nós que agradecemos sua disposição e tempo!
Valeu Tiago! Seja sempre bem vindo!
Agora calcule a resistência do meu cérebro em entender tudo isso!! (^_^)
Rsrsrsrrs!!!
Será interessante um vídeo - Capacitores!! Como medir a capacitância!!!
Olá Saulo, tem um quase assim no canal, confira aqui: ua-cam.com/video/qbDwyF479sU/v-deo.html
E esta cicatriz em seu braço esquerdo? Sofreu acidente?
Fratura exposta, quando criança.
vc prometeu explodir coisas! rsss
Rsrsrssr, a coisa precisa de bastante preparo! Essa é a especialidade do canal Electroboom, aqui é o Electrolab, rsrsrr! Mas qualquer hora dessas, se eu tiver uma boa ideia, por que não??
@@Electrolab-Eletronica Adorei colocar uma amperagem alta em um resistor 1 de ohm... Enfumaçou tudo... rsss.. Explodir um capacitores antigos grandes em camera lenta seria uma boa tmb! Abraços!
Deveria ter usado o mesmo indutor para vermos a diferença entre os dois métodos.
Seria um bom teste! De qualquer forma, comparei os dois métodos com o mesmo instrumento, o que já aponta a diferença entre os dois. Obrigado!
Todos tem um ociloscopio em casa ?. Melhor comprar um mutimetro que tenha indutimetro bem mas barato .
O vídeo tem o objetivo de mostrar o princípio da indutância e assim medir, de forma visual, com um osciloscópio, para que seja didático. Fica claro que não é uma forma prática e o ideal é um medidor LC ou uma ponte LCR, são raríssimos os multímetros que têm essa escala.
Só não entendi pq aquele período era da ressonância 😂
Porque levamos o circuito até ele entrar em ressonância (aquela forma de onda amortecida), nela capturamos o período para determinar a frequência. Se bem que no osciloscópio deste vídeo, ele já calcula diretamente e nem precisaríamos do período. Mostrei com o uso do período para poder usar a técnica em qualquer osciloscópio.
Ainda não entendi
QUERIA ENTENDER O DESLIKE...............
À maioria elogiou pra parecer inteligente mas na realidade não entenderam nada. 🤔
O canal tem vídeos para todos os níveis de conhecimento e não é direcionado somente para um ou outro grupo.