Muito bom este assunto, pra mim o que acontece no indutor é mais complexo que o transistor, montei uma escuta aérea que precisava de um indutor de 100hr lembro que segui a recomendação da revista que ensinava a montar, enrolava 100 voltas de fio 52 num palito de fósforo a função do indutor era sobrepor separar o sinal ac do DC e ir para uma etapa de simplificação saudades rsrs
Excelente aula. Sou professor do EM e no 3o ano tangenciamos o tema da eletricidade. Suas aulas são enriquecedoras para as minhas, mesmo que as minhas sejam extremamente introdutórias.
Oi prof Eloi uma boa tarde ....ótima aula emm...esses dias agente estava relembrando dessa parte teorica da eletrônica ...fizemos muitas aulas assim ... Valeu o vídeo tá ...os seus sempre ótimos tá ...um abração estamos juntos
Gostei. Você já pensou em criar cursos pagos ou gratuitos para alunos de cursos técnicos, graduação e mestrado? Pergunto isso pois na internet encontramos diversos cursos, livros e materiais, mas muitas e muitaaaaas vezes o que encontramos não é de qualidade ou está incompleto. Aprofundar os conhecimentos sempre é necessário.
Isso é verdade e muitas vezes as aulas da graduação não são suficientes. Eu tô sofrendo para aprofundar meus conhecimentos em circuitos eletrônicos e eletrônica. Até o pessoal que já tá no final do curso sente uma certa tristeza.
Obrigado pessoal! Sim, já pensei, mas por indisponibilidade de tempo ainda não consegui preparar algo com qualidade. Certamente no futuro há uma boa chance de termos algo nesse sentido!
Realmente são conteúdos apresentados com muita propriedade e qualidade. Não se tornam nem um pouco cansativos de se assistir. Cursos da Electrolab seriam muito bem-vindos!
Ótimo vídeo professor, inclusive é o principio usado nas fontes DC-DC com PWM, aonde os FETs de alta e de baixa fazem esse papel de carregar e descarregar o indutor de saida.
Concordo, mas eu citei algumas vezes que estava desconsiderando o cálculo fasorial nas contas aproximadas. Mas sem dúvida o cálculo preciso é este: A impedância total (Z) do circuito RL em série 𝑍= Raiz de (𝑅^2 + 𝑋𝐿^2) ≈ 377.14 Ω E a corrente usando a Lei de Ohm para circuitos AC, que é: 𝐼 =𝑉/𝑍, então I= 10/377.14, --> 𝐼 ≈ 0.0265 ou I≈26.5mA
Lendo as sugestões dela Electrolab ministrar cursos de eletrônica. Ao decidir, me diga onde pago. Considere me escrito face a sua didática e honestidade ao apresentar as aulas que assisto à todas diferente de vários outros que apresentam os assuntos de forma incompleta sendo capciosos no sentido de fazer com que o aluno não aprenda e procure pelos cursos por ele ministrados. Exemplo disso é o curso de Microcontroladores ministrado por um famoso da eletrônica e que usa deste subterfúgio. Parabéns a você. Como sempre, nota 11....10 é pouco. Da China para você, grande abraço
Com física fica bem mais fácil de abstrair. É só ter em mente a Lei de Faraday e Lenz, a bobina tende a RESISTIR a variação da corrente, e como em frequência mais alta, a variação é mais intensa, então haverá uma maior resistência. Esses vídeos de engenheiro e sem lei física é difícil de entender, mas com o seu vídeo eu conseguir entender, porque você invocou uma lei física.
Esse vídeo é bem útil vc quase não encontra videos falando tão profundamente assim, assunto diferente, você poderia explicar como funciona o ic AD633? Só encontrei vídeos em inglês
Obrigado Lucas! Anotei a sugestão, mas em geral não foco em vídeo de componentes muito específicos, no caso de CIs costumo tratar os mais genéricos e usados.
Exelente aula. Poderia fazer uma aula especial sobre os cristais osciladores, em especial os usados em microcontroladores? Pois sempre achei curioso a ligação de ambos os terminais no negativo
Excelente professor. Um coisa que sempre tive curiosidade é quanto ao funcionamento (formas de onda) daqueles indutores de tv de tubo que tinham um íma colado ao ferrite fazendo com que em cada sentido de corrente o indutor se comporte de forma diferente...
Obrigado Fabio! Sim, bem lembrado, esses indutores com ímãs permanentes colados ao ferrite em TVs de tubo ajustavam a linearidade da varredura, criando indutâncias variáveis que dependiam do sentido da corrente. Isso resultava em formas de onda assimétricas e não lineares, que eram essenciais para a correção da varredura e a qualidade da imagem na tela.
Já li sobre esses filtros passa baixa. Se eu não estiver fazendo confusão, eles são usados também nos alicates amperímetro próprios para detecção de baixíssimas correntes de fuga em instalações elétricas e equipamentos eletrônicos. São chamados de "clampmeter leakers". Os mais sofisticados custam os rins... rsrs
Olá Luis, está correto, os filtros passa-baixa são integrados no circuito de medição do clampmeter leaker. Eles permitem que apenas as frequências mais baixas passem, bloqueando as frequências mais altas. Isso ajuda a garantir que o dispositivo mede apenas as correntes de fuga reais, sem ser influenciado por ruídos de alta frequência.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado, sua resposta me alegra e me incentiva no aprendizado. Creio que outro equipamento onde os indutores e seus devidos filtros estão presentes seja nos dispositivos disjuntores AFCI (ou AFDD), pouco conhecidos no Brasil. Eles são construídos de maneira que analisam as formas de ondas das correntes elétricas e suas perturbações características durante um arco elétrico, que apesar de criar um absurdo aumento da temperatura no local onde há o rompimento da rigidez dielétrica do ar não altera a intensidade da corrente e nem abre o circuito, e por conseguinte um disjuntor comum não desarma. Apesar dessa característica o AFCI consegue filtrar as perturbações harmônicas como aceitáveis ou não, dando eficiência e segurança no funcionamento e evitando incêndios ou explosões a depender do local onde está instalado.
Que aula espetácular 🥹. Mestre me da um salve, tenho um PS2 modelo 900000 que foi pra um orçamento em um técnico que após dar o orçamento a antiga dona do mesmo não quis consertar, porém em notei que o cara sabotou a fonte do PS2, removeu uma peça dessa "indutor" porém não tenho outro pra comparar os Ohms ou K que fica na saída da fonte
Obrigado Reginaldo! Infelizmente não tenho uma fonte dessas para saber o modelo exato do componente que foi removido. Recomendo tentar ver com alguém que tenha uma igual, ou ainda procurar o esquema da fonte na internet ou imagens dela aberta para tentar identificar a peça.
Boa noite Dr. Me tira uma duvida que aconteceu comigo essa semana e acredito ser relacionada de certa forma ao assunto. Aqui na empresa temos uma maquina de perfuração hidráulica que utiliza um bloco de válvulas com bobinas de 24vcc/36w para direcional de frente e ré que é um movimento bastante utilizado. Já é a segunda vez que essa bobina não chega a queimar totalmente porém cai a resistência de 15 pra 1,5 ohms (e mesmo assim imantando o embola da válvula) e toda vez que essa bobina é acionada afeta todo o sistema de entradas analógica (4 a 20 mA) e de saída de válvulas proporcionais (0 a 10v) do PLC que utilizam a mesma fonte 24vcc de 20A. Não desarma o disjuntor de comando dando a entender que não há uma sobrecarga. Seria uma alteração no negativo que pode estar ocasionando isso?
Olá Wesley! Sim, é possível que uma alteração no negativo (terra) esteja causando os problemas. Quando a bobina da válvula tem uma resistência significativamente reduzida, de 15 ohms para 1,5 ohms, ela passa a consumir muito mais corrente. A corrente elevada pode causar uma queda de tensão ao longo do caminho de retorno que é compartilhado com o sistema PLC. Essa queda de tensão no caminho de retorno pode interferir nas leituras de sinais analógicos e de controle, pois essas leituras são baseadas na diferença de potencial em relação ao terra. Qualquer variação no terra afetará diretamente essas leituras. A alta corrente pode gerar ruído elétrico e interferência eletromagnética, que pode afetar sensíveis sinais analógicos e digitais no PLC. Se o sistema de aterramento não for adequado ou se houver conexões soltas ou corroídas, isso pode aumentar o problema. Você pode tentar o seguinte, tente separar o caminho de retorno da bobina da válvula dos circuitos de sinal do PLC. Use fios de calibre adequado para o retorno da corrente da bobina diretamente à fonte de alimentação, minimizando a queda de tensão e ruído. Adicione capacitores de desacoplamento nas linhas de alimentação próximas à bobina e aos circuitos do PLC para reduzir o ruído. Pode também usar fontes de alimentação separadas para a bobina da válvula e para o PLC. Isso pode prevenir que a alta corrente da bobina interfira no PLC. Confira se todos os pontos de aterramento estão bem conectados e livres de corrosão. Meça a queda de tensão no caminho de retorno quando a bobina da válvula é acionada. Isso pode ajudar a identificar se há uma queda de tensão grande que possa estar causando o problema. Observe as leituras dos sinais analógicos e de controle no PLC com e sem a bobina acionada para verificar se há uma alguma interferência. Verifique a resistência da bobina defeituosa e compare com uma nova. A drástica redução de resistência pode indicar um problema de superaquecimento ou curto-circuito parcial interno.
Excelente. No caso de relês e motores elétricos, já vi muitos com diodos em paralelo, para proteção. É por causa do princípio que o senhor expôs no começo da aula? Abraço. 👍🏽
E nao teriamos radio e nem transmissores sem os indutores como bobinas rf e de ferrite e a ar fi...exelente aula muito bom rever isso !
Valeu obrigado!
essa demonstração no osciloscópio faz toda a diferença! é lindo de se ver
Obrigado Caio!
Mesmo com várias atrações turísticas aqui em Gênova/Italia, tirei tempinho pra rever este assunto tão importante na Eletrônica.
Maravilha Lourival! Aproveite o passeio!
Vc não é um professor, vc na verdade é um prefeito.👏👏👏👏
Valeu Flavio!
O melhor canal pra aprender Eletrônica!
Obrigado!
Aula magistral desse professor tambem!!
Obrigado Rubens!
Não é famoso porquê quase não dá defeito! Otima aula!!!
Valeu Alexandre!
O fogão de indução, é show .. obrigado aos inventores dos indutores !!
Com certeza! Obrigado!
Excelente explicação muito bom.
Fico feliz que tenha gostado!
Mestre Eloy um monstro da eletronica no Brasil
Importantíssimo assunto
Muito obrigado abraços
Muito obrigado Paulo Henrique! Mas ainda estou longe disso, rsrsr. Abcs!
Ainda bem que tem gente como vc
Maravilhosa aula. Parabéns 👏👏👏👏
Muito obrigado Osvaldo!
@@Electrolab-Eletronica
Ótimo explicação 👏👏
Obrigado Jonathan!
Muito massa essa aula .Deus abençoe o professor.
Obrigado Adail!
Professor Eloy um Mestre da eletrônica no Brasil
Excelente aula!!!
Muito grato!!
Valeu Daniel!
Muito bom, Professor!
Abraços e bom domingo!
Obrigado Geraldo! Abcs.
Sempre o roteiro de aula perfeito. Teoria, com a lembrança dos pesquisadores que criaram os fundamentos até hoje usados, e a prática. [ ]´s 🍻 🇧🇷 🇧🇷
Obrigado Carlos!
Obrigado pela aula detalhada…parabéns.
Obrigado!
Sempre uma ótima aula, obrigado meu caro !
Obrigado José!
muito bom professor, obrigado por mais essa aula.
Muito obrigado Jean por apoiar o canal!
Excelente aula,melhor canal de eletronica que conheço,ensina,responde os comentarios e tira duvidas,obrigado professor pela aula e ajuda.
Obrigado Helder!!
0@@Electrolab-Eletronica
Bicho você é muito bom no que faz. Parabéns. As vezes a gente pagando não tem uma aula dessa qualidade.
Obrigado Leandro!
Uma grande aula de eletrica ( eletrônica ) fiz o curdo de eletrôtecnica e relembrei muitas formulas .... Parabéns ... 10
Obrigado Luiz!
❤️❤️❤️❤️🙏 MUITO OBRIGADO, MEU AMIGO, PELAS SUAS INFORMAÇÕES, TÃO IMPORTANTE...! ❤️❤️❤️❤️🇧🇷
Obrigado Julio Cesar!
Excelente aula 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 muito obrigado por disponibilizar esse conteúdo, compartilhando seus conhecimentos 🙏🏻
Obrigado Relclenson!
Valeu!
Muito obrigado Rodolfo por apoiar o canal!
Muito bom mesmo Professor. Eu estava precisando de uma aula dessa. Muito obrigado. Deus te abençoe.
Obrigado Vicenzo! Seja sempre bem-vindo ao canal!
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado pelo retorno. Foi muito importante a aula. Fica com Deus.
Muito bom este assunto, pra mim o que acontece no indutor é mais complexo que o transistor, montei uma escuta aérea que precisava de um indutor de 100hr lembro que segui a recomendação da revista que ensinava a montar, enrolava 100 voltas de fio 52 num palito de fósforo a função do indutor era sobrepor separar o sinal ac do DC e ir para uma etapa de simplificação saudades rsrs
Sim, podem aparentar simplicidade, mas de fato dependendo da indutância e aplicação, a construção pode não ser tão trivial!
Parabéns, um espetáculo de aula
Obrigado Daniel!
Excelente aula. Sou professor do EM e no 3o ano tangenciamos o tema da eletricidade. Suas aulas são enriquecedoras para as minhas, mesmo que as minhas sejam extremamente introdutórias.
Obrigado Vector! Sim, física no 3° ano costuma ter a parte de eletricidade básica. Sucesso nas aulas e seja sempre bem-vindo ao canal!
Abraços e obrigado, relembrando os tempos de colégio técnico.
Valeu Edson! Abcs.
PARABENS PELO BELO TRABALHO
Obrigado!
Parabéns pelo lindo trabalho Professor! Sensacional esse vídeo sobre indutores.
Obrigado!
Oi prof Eloi uma boa tarde ....ótima aula emm...esses dias agente estava relembrando dessa parte teorica da eletrônica ...fizemos muitas aulas assim ... Valeu o vídeo tá ...os seus sempre ótimos tá ...um abração estamos juntos
Obrigado Reinaldo! Abcs!
Parabéns pela sua didática! Gostei muito!
Obrigado!
Obrigado professor por dissimina mais esse conhecimento Deus abençoe sempre
Obrigado Carlos!
Ótima didática parabéns gostei que Deus abençoe
Obrigado Baptista!
Seus vídeos estão começando a chegar rápido para quem é inscrito 👍
Que bom! Obrigado por avisar Ricardo!
EU GOSTO MUITO DE ASSISTIR SUAS AULAS
Valeu Sousa!
Caraca, que canal maneiro. Uma aula dessas de graça!
Valeu Zenrique! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Gostei. Você já pensou em criar cursos pagos ou gratuitos para alunos de cursos técnicos, graduação e mestrado? Pergunto isso pois na internet encontramos diversos cursos, livros e materiais, mas muitas e muitaaaaas vezes o que encontramos não é de qualidade ou está incompleto. Aprofundar os conhecimentos sempre é necessário.
Isso é verdade e muitas vezes as aulas da graduação não são suficientes. Eu tô sofrendo para aprofundar meus conhecimentos em circuitos eletrônicos e eletrônica. Até o pessoal que já tá no final do curso sente uma certa tristeza.
Realmente seria muito legal pois esse mano do vídeo tem uma boa didática.
Obrigado pessoal! Sim, já pensei, mas por indisponibilidade de tempo ainda não consegui preparar algo com qualidade. Certamente no futuro há uma boa chance de termos algo nesse sentido!
@@Electrolab-Eletronica Tomará mano pois será muito bom ✌️
Realmente são conteúdos apresentados com muita propriedade e qualidade. Não se tornam nem um pouco cansativos de se assistir. Cursos da Electrolab seriam muito bem-vindos!
Ótimo vídeo professor, inclusive é o principio usado nas fontes DC-DC com PWM, aonde os FETs de alta e de baixa fazem esse papel de carregar e descarregar o indutor de saida.
Obrigado!!
Mais uma excelente aula. Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.
Obrigado Adriano!
Obrigado professor, vou salvar o video para estudar com mais calma.
Valeu Natan!
Muito boa a explicaçao obrigado
Obrigado José!
Os vídeos desse canal é sensacional demais
Obrigado!
Excelente vídeo-aula! Mas julgo haver um lapso em 20:21 .. a soma de R e Xl é fasorial e não algébrica.
Logo Z ~ 377.69 ohms e i ~26.48mA. Concorda?
Isso mesmo, mas mesmo assim o vídeo tá top.
Concordo, mas eu citei algumas vezes que estava desconsiderando o cálculo fasorial nas contas aproximadas. Mas sem dúvida o cálculo preciso é este: A impedância total (Z) do circuito RL em série 𝑍= Raiz de (𝑅^2 + 𝑋𝐿^2) ≈ 377.14 Ω
E a corrente usando a Lei de Ohm para circuitos AC, que é: 𝐼 =𝑉/𝑍, então I= 10/377.14, --> 𝐼 ≈ 0.0265 ou I≈26.5mA
Show! Ótimo vídeo Eloy!
Um abraço!
Obrigado Orlando! Abcs!
Parabéns pela didática, excelente explicação.
Obrigado!
Parabéns! Muito bem explicado!
Obrigado Igor!
Bacana o vídeo. Faz-me lembrar os tempos de ETFAL.
Obrigado Luciano!
شكرآ جزيلا على هذا الفيديو المفيد . تحياتي لك من تركيا. اتمنى ان تعمل جميع الفديوات باللغة الانكليزية.
شكرًا! مرحبا بكم دائما في القناة! في السنوات الأخيرة، تحتوي معظم مقاطع الفيديو على القناة على ترجمة باللغة الإنجليزية.
Lendo as sugestões dela Electrolab ministrar cursos de eletrônica. Ao decidir, me diga onde pago. Considere me escrito face a sua didática e honestidade ao apresentar as aulas que assisto à todas diferente de vários outros que apresentam os assuntos de forma incompleta sendo capciosos no sentido de fazer com que o aluno não aprenda e procure pelos cursos por ele ministrados. Exemplo disso é o curso de Microcontroladores ministrado por um famoso da eletrônica e que usa deste subterfúgio.
Parabéns a você. Como sempre, nota 11....10 é pouco.
Da China para você, grande abraço
Muito obrigado Janquiel! Abcs!
Cara, que aula completa!!
Valeu Marco!
Incrível professor...ótima aula
Obrigado!
Mestre, como sempre muito bom o vídeo. Ótimo relembrar este tema.
Obrigado Luiz!
Muito obrigado pela paciência.
Obrigado Solimar!
PROFESSOR, video aula,excepcional, show de bola, essas informações são de grande valia, parabéns pelo trabalho
Obrigado Paulo!
The worlds best teacher thanks sir
Thanks Kabanda!
aula excelente obrigado
Obrigado Eloisa!
muito boa explicacao meu amigo
Obrigado Maikon!
Gratidão pela excelente explicação
Obrigado José Carlos!
AULA MARAVILHOSA
Obrigado!
Valeu bom ótima aula.
Obrigado Jairo!
muito bom mesmo valeu 👍
Obrigado Claudio!
@@Electrolab-Eletronica tenho um canal no UA-cam Claudio som fazendo amplificador do zero veja lá valeu.
Vou ver sim, valeu Claudio!
Ótima aula.
Obrigado Idelson!
excelente vídeo e bem didático. Já dei like. Abraços
Obrigado Camilo!
Excelente aula professor Eloy !
Obrigado Filipe!
Perfeita aula professor, ganhou mais um inscrito....
Obrigado Rodrigo, seja bem vindo ao canal!
@@Electrolab-Eletronica obrigado professor
Excelente vídeo!
Obrigado Fabio!
Com física fica bem mais fácil de abstrair. É só ter em mente a Lei de Faraday e Lenz, a bobina tende a RESISTIR a variação da corrente, e como em frequência mais alta, a variação é mais intensa, então haverá uma maior resistência. Esses vídeos de engenheiro e sem lei física é difícil de entender, mas com o seu vídeo eu conseguir entender, porque você invocou uma lei física.
Verdade, a física é a base dos fenômenos eletro magnéticos e por isso sempre facilita o entendimento.
Como sempre ótimas explicações!!!!!!!! Obrigado!
Obrigado Tiago!
Gosto desse canal ❤️
Obrigado!
Esse vídeo é bem útil vc quase não encontra videos falando tão profundamente assim, assunto diferente, você poderia explicar como funciona o ic AD633? Só encontrei vídeos em inglês
Obrigado Lucas! Anotei a sugestão, mas em geral não foco em vídeo de componentes muito específicos, no caso de CIs costumo tratar os mais genéricos e usados.
@@Electrolab-Eletronica a ok, mais brigadão ai
otimo video, Paarabens!
Obrigado!
Valeu pela aula .
Obrigado Joel!
Ótimo conteúdo!
Obrigado!
amo seu canal!
Obrigado Jugor!
muito bomseus videos. obrigado por compartilhar
Obrigado Bruno!
Muito satisfatório
Obrigado Rildot!
Aulão 🎉
Obrigado Jefferson!
Top demais... gratidão
Obrigado Daniel!
Quero ser o primeiro a comentar. Adoro o lançamento de vídeos desse canal. Cada assunto um aprendizado. Valeu!
Muito obrigado Francisco, por sempre acompanhar o canal!
Exelente aula. Poderia fazer uma aula especial sobre os cristais osciladores, em especial os usados em microcontroladores? Pois sempre achei curioso a ligação de ambos os terminais no negativo
Obrigado Samuel, há um vídeo geral sobre cristais aqui no canal, dê uma conferida: ua-cam.com/video/Y6D-5OPX7sw/v-deo.html
Que vídeo bom , já me inscrevi 😊
Obrigado! Seja bem-vindo ao canal!
Fala meu amigo. As famosas bobinas
Olá Burgos!! Sim, indispensáveis! Abcs!
Dois feras da eletrônica...
Eloy e burgos eletrônica
Excelente professor. Um coisa que sempre tive curiosidade é quanto ao funcionamento (formas de onda) daqueles indutores de tv de tubo que tinham um íma colado ao ferrite fazendo com que em cada sentido de corrente o indutor se comporte de forma diferente...
Obrigado Fabio! Sim, bem lembrado, esses indutores com ímãs permanentes colados ao ferrite em TVs de tubo ajustavam a linearidade da varredura, criando indutâncias variáveis que dependiam do sentido da corrente. Isso resultava em formas de onda assimétricas e não lineares, que eram essenciais para a correção da varredura e a qualidade da imagem na tela.
Muito bom.
Obrigado Luiz!
Sensacional. Bela revisada sobre o assunto. O amigo já pensou ou já lecionou alguma vez? Um abraço.
Obrigado Evandro! De forma regular não lecionei. Abcs!
Já li sobre esses filtros passa baixa. Se eu não estiver fazendo confusão, eles são usados também nos alicates amperímetro próprios para detecção de baixíssimas correntes de fuga em instalações elétricas e equipamentos eletrônicos. São chamados de "clampmeter leakers". Os mais sofisticados custam os rins... rsrs
Olá Luis, está correto, os filtros passa-baixa são integrados no circuito de medição do clampmeter leaker. Eles permitem que apenas as frequências mais baixas passem, bloqueando as frequências mais altas. Isso ajuda a garantir que o dispositivo mede apenas as correntes de fuga reais, sem ser influenciado por ruídos de alta frequência.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado, sua resposta me alegra e me incentiva no aprendizado.
Creio que outro equipamento onde os indutores e seus devidos filtros estão presentes seja nos dispositivos disjuntores AFCI (ou AFDD), pouco conhecidos no Brasil. Eles são construídos de maneira que analisam as formas de ondas das correntes elétricas e suas perturbações características durante um arco elétrico, que apesar de criar um absurdo aumento da temperatura no local onde há o rompimento da rigidez dielétrica do ar não altera a intensidade da corrente e nem abre o circuito, e por conseguinte um disjuntor comum não desarma. Apesar dessa característica o AFCI consegue filtrar as perturbações harmônicas como aceitáveis ou não, dando eficiência e segurança no funcionamento e evitando incêndios ou explosões a depender do local onde está instalado.
Perfeito Luis! Temos de fato inúmeras soluções que utilizam indutores nas suas mais diversas formas!
Até hoje eu admito esse professor 😮
Valeu Araujo!
Também chega rápido para mim, e Eu venho logo assistir 😂😂😂
Valeu Claudio!
Que aula espetácular 🥹.
Mestre me da um salve, tenho um PS2 modelo 900000 que foi pra um orçamento em um técnico que após dar o orçamento a antiga dona do mesmo não quis consertar, porém em notei que o cara sabotou a fonte do PS2, removeu uma peça dessa "indutor" porém não tenho outro pra comparar os Ohms ou K que fica na saída da fonte
Obrigado Reginaldo! Infelizmente não tenho uma fonte dessas para saber o modelo exato do componente que foi removido. Recomendo tentar ver com alguém que tenha uma igual, ou ainda procurar o esquema da fonte na internet ou imagens dela aberta para tentar identificar a peça.
obrigado
Obrigado!
Top!!
Obrigado Aleixo!
muito bom eu tenho uma duvida num indutor toroidal o campo magneti fica dentro ou lado fora da bobina?
Em um indutor toroidal, o campo magnético gerado pela corrente que passa pela bobina fica concentrado dentro do núcleo toroidal.
Cheguei ao seu canal por recomendacao do canal WR Kits, do Wagner Rambo!! TMJ
Maravilha Guilherme! Seja bem-vindo ao canal!
Boa noite Dr. Me tira uma duvida que aconteceu comigo essa semana e acredito ser relacionada de certa forma ao assunto. Aqui na empresa temos uma maquina de perfuração hidráulica que utiliza um bloco de válvulas com bobinas de 24vcc/36w para direcional de frente e ré que é um movimento bastante utilizado. Já é a segunda vez que essa bobina não chega a queimar totalmente porém cai a resistência de 15 pra 1,5 ohms (e mesmo assim imantando o embola da válvula) e toda vez que essa bobina é acionada afeta todo o sistema de entradas analógica (4 a 20 mA) e de saída de válvulas proporcionais (0 a 10v) do PLC que utilizam a mesma fonte 24vcc de 20A. Não desarma o disjuntor de comando dando a entender que não há uma sobrecarga. Seria uma alteração no negativo que pode estar ocasionando isso?
Olá Wesley! Sim, é possível que uma alteração no negativo (terra) esteja causando os problemas. Quando a bobina da válvula tem uma resistência significativamente reduzida, de 15 ohms para 1,5 ohms, ela passa a consumir muito mais corrente. A corrente elevada pode causar uma queda de tensão ao longo do caminho de retorno que é compartilhado com o sistema PLC. Essa queda de tensão no caminho de retorno pode interferir nas leituras de sinais analógicos e de controle, pois essas leituras são baseadas na diferença de potencial em relação ao terra. Qualquer variação no terra afetará diretamente essas leituras. A alta corrente pode gerar ruído elétrico e interferência eletromagnética, que pode afetar sensíveis sinais analógicos e digitais no PLC. Se o sistema de aterramento não for adequado ou se houver conexões soltas ou corroídas, isso pode aumentar o problema. Você pode tentar o seguinte, tente separar o caminho de retorno da bobina da válvula dos circuitos de sinal do PLC. Use fios de calibre adequado para o retorno da corrente da bobina diretamente à fonte de alimentação, minimizando a queda de tensão e ruído. Adicione capacitores de desacoplamento nas linhas de alimentação próximas à bobina e aos circuitos do PLC para reduzir o ruído. Pode também usar fontes de alimentação separadas para a bobina da válvula e para o PLC. Isso pode prevenir que a alta corrente da bobina interfira no PLC. Confira se todos os pontos de aterramento estão bem conectados e livres de corrosão. Meça a queda de tensão no caminho de retorno quando a bobina da válvula é acionada. Isso pode ajudar a identificar se há uma queda de tensão grande que possa estar causando o problema. Observe as leituras dos sinais analógicos e de controle no PLC com e sem a bobina acionada para verificar se há uma alguma interferência. Verifique a resistência da bobina defeituosa e compare com uma nova. A drástica redução de resistência pode indicar um problema de superaquecimento ou curto-circuito parcial interno.
Perfeito!
Obrigado Yukashy!
Excelente. No caso de relês e motores elétricos, já vi muitos com diodos em paralelo, para proteção. É por causa do princípio que o senhor expôs no começo da aula? Abraço. 👍🏽
Obrigado Luiz! Exatamente, tem um vídeo do canal sobre diodo flyback, que realiza essa função de proteção, dê uma conferida.
Excelente!
Obrigado Eriberto!