Cara se vc não tiver um curso online de eletrônica monte um pois sua didática é sensacional..e não tem preguiça de ensinar...deicha poucas brechas pra duvidas
Parabéns pelo conteúdo sempre de excelência, professor! Em 1984, quando fiz o curso técnico, não se falava ainda em ESR. Estou voltando ao universo da Eletrônica e suas aulas servem de motivação para retomar os estudos.
Obrigado João! Seja sempre bem-vindo! Sim, é verdade, embora conhecido há muito tempo, não havia muita divulgação dessa medida e sua utilidade para avaliar capacitores.
professor bom dia, não sei se já comentaram aqui. Mas eu gostaria de sugerir que o Vesr = raizquadrada( Vt^2 - Vc^2) no lugar de uma subtração algébrica. Um grande abraço.
Professor, suas aulas são magníficas. Aproveito para perguntar: Mantendo a segurança na obtenção dos resultados das medições do "ESR", quais instrumentos o senhor indica para esse tipo de aferição?
Obrigado! Para melhores resultados, um medidor dedicado de ESR como o deste review (opção de custo menor): ua-cam.com/video/NApLYi59wTM/v-deo.html ou por um custo maior, um instrumento mais completo como a ponte LCR deste review: ua-cam.com/video/NpSe3L8ogc4/v-deo.html
Muito boa a didática, parabéns! Essas fórmulas ficaram gravadas na memória desde o curso técnico kkkk, eu gostava muito de ficar calculando "n" valores kkkkk. XC=1/(2.pi.f.c) e XL=2.pi.f.L 😂😂😂😂😂👍
Só com esse multímetro você consegue medir a corrente no capacitor? Porque tentei medir com o meu e não consegui, outra dúvida, por que você pegou 1khz como frequência?
Sim, consigo , ele é true RMS e tem escala de mA. 1Khz por conta do valor do capacitor, em valores mais altos reduzimos a frequência, a partir de 100Hz, em valores mais baixos usamos frequências mais altas até 100KHz. Para essa faixa de capacitância o padrão usado fica entre 1 e 10KHz, conforme o valor.
Professor obrigado pelo vídeo. Uma pequena observação: A câmera nesta posição é ótima para esse tipo de conteúdo, pois seu braço não corta a visão e atenção de quem assiste a aula. Parabéns, ótimo conteúdo, como sempre linguagem direta e clara, sem gaguejos, o sr transmite sempre segurança e calma no falar. Tens minha admiração.
Muito bacana suas aulas, voce esta de parabens pela didática. Tenho uma duvida sobre ESR em capacitor ceramico SMD, existe ou é mito? Outra dúvida esta em relação ao aparelho de medição, qual voce recomenda, ET-433 (430) ou BK 880?
Obrigado Vagner! ESR tem em todo e qualquer capacitor. No caso de capacitores cerâmicos SMD, ESR é um fator menos significativo em comparação com outros tipos de capacitores, como os eletrolíticos. Os capacitores cerâmicos têm uma estrutura que lhes confere um ESR relativamente baixo, sendo, portanto, amplamente utilizados em aplicações que exigem baixos valores de resistência série e desempenho em alta frequência. Apesar de ter um ESR baixo, ele não é zero. Existem algumas fontes de resistência interna em capacitores cerâmicos, como as conexões metálicas, a resistência do material cerâmico, entre outros. Geralmente, o ESR dos capacitores cerâmicos é bastante pequeno, mas pode se tornar mais relevante quando se trata de projetos altamente sensíveis ou de alta frequência. Por experiência eu prefiro a ET433.
Professor, por favor, poderia me tirar uma dúvida? Estou com uma placa de vídeo antiga com capacitores começando a estufar e pretendo substituí-los. Quais sites/lojas o senhor recomenda e que eu possa encontrar capacitores com baixo esr? Como medida provisória, substituir por um capacitor comum seria prejudicial? Desde já agradeço, a atenção e as suas aulas!
Olá Pedro, aqui no Brasil talvez encontre no mercado livre, do contrário em lojas lá fora com a mouser e a UTsource. O uso de capacitores comuns não seria de todo ruim e certamente melhor do que os estufados que lá estão, na falta dos de Low ESR, seriam uma alternativa, busque os de temperatura 105°.
Otima aula ,voce falou no gerador de sinais ,eu nao tenho essa ferramenta na bancada ,qual o que voce me indicaria comprar com um bom preço e beneficio mesmo chines.
Olá Antônio, obrigado! Há vários vídeos de reviews desses geradores aqui no canal, dê uma conferida na playlist de instrumentos para bancada. Um bom modelo é um de 60MHz e dois canais.
Muito bom professor Gostaria de saber mais sobre o fator Q de qualidade em circuitos residentes e o fator de dissipação D. Parabéns me sinto muito inspirado com suas aulas.
É padronizado, em geral usamos 1KHz e 600mV para o teste. Assim como nos medidores tradicionais de ESR para capacitâncias na faixa de nF. A frequência pode ser maior ou menor conforme o capacitor, quanto menor a frequência de teste maior a capacitância. Podendo usar 10Hz para faixa de uF e 10KHz ou até 100KHz para faixa de pF.
Electrolab Boa tarde!fale sobre o sensor piroelétrico encontrados em sensor de presença pinagens de ligação um circuito se possível amp op este componente é fantástico mas os canais de eletrônica brasileiros nada dizem sobre esse sensor seja você o primeiro.tem tbm o radar de efeito Doppler que com Arduino ou amplificadores operacionais daria um projeto de final de semana como alguns fantástico que o professor já apresentou.
considerando esta aula daria para fazer um gerador senoidal simples de 100 a 5hz. com amplitude de 100mv a 600mv . e já colocar uma galvanômetro de mA .... tudo dentro de uma caixinha partola kkk não será as mil maravilhas mais para vai ajudar muito kkk igual aquele testador de alta tensão para isolamento de capacitor eletrolíticos q vc ja mostrou em outro vídeo acho q vou fazer ... pq infelizmente ainda não tenho um gerador de funções .... sensacional esta sua aula . Joinha 768 !!!
@@Electrolab-Eletronica vou montar assim kkk tanto esse quando aquele de alta tensão pq como trabalho com amplificadores valvulados vai ser de muita ajuda , ate o dia q der para comprar uma ponte lrc . forte abraço professor ( eu vou e colocar o link do projeto para ajudar a comunidade se vc permitir e claro kk
amigo, suponha que eu tenha uma fonte chaveada e que, na saída dela, exista um capacitor eletrolítico de filtro cujo esr está alto. Qual o efeito dele na tensão da saída, ele vai ter mais riple ou ele vai fazer a tensão chegar menor do que o que deveria?
Professor achei interessante este calculo mas fiquei numa duvida que usou o amperimetro DC sendo que estava injetando 1000Hz, não ficou claro isto. Encontrou uma corrente de 7.5 mA mas corrente direta.
Olá Joyce! Veja no vídeo em 16:00 que tanto na medida de corrente com a de tensão, eu mudo a chave sempre para AC True-RMS. Portanto as medidas foram sempre em AC.
@@Electrolab-Eletronica APROVEITANDO a deixa de um outro seguidor seu, monte um curso de eletrônica, falo isso porque sou robista, fico estudando, gosto da área e você é didático! Tenho livros de análise de circuito, inclusive um que você já indicou que é o Livro " TEORIA BÁSICA DE CIRCUITOS - AUTOR: CHARLES A. DESOER e ERNEST. S. KUH ". Aos poucos, estou montando um laboratório, bem básico, com multímetro, ferro de solda e PROTOBOARD pra tentar reproduzir experimentalmente CIRCUITOS de questões de livros e faz falta essa orientação! Boa tarde!
Obrigado Aristides! Tenho planos para o futuro, já que um curso de qualidade leva bastante tempo para ser produzido. Enquanto isso, recomendo sempre alguns cursos interessantes (online) de terceiros, nas descrições dos vídeos.
Prezado professor, se me permite uma pergunta... considera-se então que o ESR não interfere na capacitância medida no multímetro? Me parece que se calcularmos a capacitância pela curva de carga/descarga deveria haver uma influência. Obrigado pelas ótimas aulas.
Obrigado Marcelo! O ESR não interfere na medida da capacitância, a medida será real. Mas é fato que um capacitor com ESR elevada, altera o valor nominar da capacitância, que poderá ser menor ou maior que o valor nominal, pois o capacitor já estaria deteriorado nesse caso.
À título de curiosidade os capacitores eletrolíticos de alta tensão possuem um resistor em paralelo para efetuar mais rapidamente sua descarga quando da desenergização do mesmo. Abçs.
Olá Alexandre, há um aviso na descrição do vídeo sobre esse ponto: "Por motivo de simplificação e prática, o cálculo executado foi puramente aritmético e não vetorial, sendo o último o mais correto. Entretanto, as diferenças se mostraram desprezíveis nessa forma simplificada."
O ESR são as resistencias e indutancias em serie com o capacitor ou são em paralelos, no esquema que vc postou aparece em serie, más não seria em paralelo, provocando internamente a descarga do capacitor via a resistencia?
Como posso medir a tensão em ESR se ele está na própria estrutura do capacitor. Quando meço a tensão no capacitor, estou medindo a tensão do capacitor e da ESR.
Olá Francisco, conforme comentei no vídeo (a partir de 16:00), o cálculo não vetorial e simplificado é feito em cima do divisor resistivo Xc (reatância capacitiva) e ESR, que estão em série. Conhecendo a corrente que passa pelos dois e calculando o valor de Xc, eu calculo a queda só em Xc (capacitor puro). A diferença dessa queda para o valor total dos dois elementos em série, dá a queda no ESR, que pela lei de ohm se encontra o seu valor em ohms.
@@Electrolab-Eletronica ok. Então a tensão calculada no capacitor (Xc x I) deverá ser menor que a tensão no capacitor, onde está incluso o ESR. A diferença vetorial entre a tensão medida nos terminais do capacitor e a tensão (Xc x I) será a tensão no ESR?
Muito.bem explicado mas deveria mudar o nome do video para como calcular o esr para comparar com trste e comprivar se esta dentro da faixa boa ja que nao usou o multimetro para medir o esr e sim um capacimetro com funcao esr
Obrigado Marcio! De fato foi calculado, mas todos os dados vieram das medidas com o multímetro, a ponte LCR foi usada no final apenas para certificar que o ESR calculado via multímetro estaria correto.
Teoria fantastica, como sou hobista, e de outra area, não imaginava que em um capacitor acontecia tudo isso na reatancia capacitiva, como resistencia e indutância equivalentes, ficou até uma coisa meia que impírica, motivo da sua vibração ao bater valores do ESR calculados com o lido no multimetro, desculpe o mal jeito, a certa altura achei exagero, tipo mostrar conhecimento, que não é seu caso, pois nem sempre as pessoas estão preparadas, já que sigo seu canal há muito tempo, e sei que não é do seu feitio, mas Parabéns pelo trabalho e informação.
Não há essa limitação, capacitores despolarizados trabalham com AC e DC. Em AC eles atuam diretamente com a sua reatância capacitiva e são amplamente usados direto na rede elétrica em banco de capacitores para correção de FP, como capacitores de partida em motores e compressores AC, como acoplamento e desacoplamento de sinais alternados de qualquer intensidade.
O colega Cleisson mandou um link fazendo uma ressalva sobre os eletrolíticos, a mensagem foi excluída pelo filtro do UA-cam. Com relação a esse ponto ele está correto e devemos tomar cuidado com as tensões reversas em capacitores polarizados, sob pena de danifica-los. Quando usados com sinais alternados em geral há um nível DC de off-set garantido a excursão total do sinal na região positiva.
Difícil encontrar capacitores de marca boa Low Esr aqui no BR, só acho marquinha duvidosa e uma aqui outro ali... fica complicado ($$$$) importar, muitas vezes inviabiliza consertar algo.
@@Electrolab-Eletronica Achei uma loja no aliexpress que tem uma grande variedade de modelos de marcas boas (não posso garantir que são legítimos) de series que são LOW ESR, irei comprar alguns, entre nichicon e nippon chemi-con (sei que as duas são boas) qual seria o melhor na sua opinião?
Boa tarde, eu fiz a simulação em um software utilizando os seus parâmetros de medição (do multímetro e do LCR) e não conferem com os seus cálculos (de divisor de tensão). Eu tentei fazer o upload da imagem onde confirmava o que estou querendo dizer, mas não ta dando por aqui pelo UA-cam. Creio que vc possa realizar a simulação no seu computador e verificar que os cálculos não condizem com os parâmetros de medição. Deveria ter feito um divisor de tensão em regime permanente senoidal, como o valor do LCR coincidentemente deu próximo do seu cálculo, creio que muitas pessoas saíram confusas ao final desse vídeo...
Olá Thiago, não costumo usar simuladores, mas há um comentário na descrição do vídeo, comentando que o cálculo é aproximado e simplificado: "Atenção: Por motivo de simplificação e prática, o cálculo executado foi puramente aritmético e não vetorial, sendo o último o mais correto. Entretanto, as diferenças se mostraram desprezíveis nessa forma simplificada."
@@Electrolab-Eletronica Ha sim, eu não tinha visto esse aviso. Aproveitando gostaria de te pedir um favor, quando tiver tempo faça a mesma medição pelo LCR em outro capacitor semelhante aquele do vídeo, porém configurando o LCR para: 1KHz e *15.3mVrms* direto em "cima" do capacitor e diz qual foi o valor medido de ESR com essa tensão menor, ok? obrigado
@@Electrolab-Eletronica queria ter tomado umas geladas com vc e diacutir umas paradas sobre eletrônica, mas agora vai ficar difícil, acabei de me mudar do RJ pro RS...
O cara e fera mesmo, sem duvida, mas e so uma teoria, ninguem vai perder tempo com tantos calculos ne? existe medidor de ESR. bem baratos, da china que mede com precisão. e sem perda de tempo com esses bichinhos nojentos e baratos...
🇧🇷Parabéns meu amigo, muito top as informações de qualidade 🤝 família Global Tec Brasil Presente 🤝
Obrigado Global Tec!
Cara se vc não tiver um curso online de eletrônica monte um pois sua didática é sensacional..e não tem preguiça de ensinar...deicha poucas brechas pra duvidas
Obrigado Augusto! Ainda não tenho, quem sabe no futuro!
Meu querido eloy, vc e uma das minhas inspiracoes da eletronica. Parabens pelo seu canal, e pela pessoa que vc e
Muito obrigado Luiz! Seja sempre bem vindo!
Parabéns pelo conteúdo sempre de excelência, professor! Em 1984, quando fiz o curso técnico, não se falava ainda em ESR. Estou voltando ao universo da Eletrônica e suas aulas servem de motivação para retomar os estudos.
Obrigado João! Seja sempre bem-vindo! Sim, é verdade, embora conhecido há muito tempo, não havia muita divulgação dessa medida e sua utilidade para avaliar capacitores.
Parabéns Prof. Admiro sua didática. Entendi perfeitamente o conceito do ESR.
Obrigado Carlos!
Shalom!
Grato!
Show de bola Elói, mais uma excelente aula!...
Abraço, boa noite!
Obrigado Mario Sergio! Abcs!
Valeu!
Obrigado Paulo, por apoiar o canal!
Como alguém dá deslike num vídeo desse??? Eloy Vc é o Cara... Obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente!!! Abraços.
Obrigado Romário! Abcs!
Romário, sempre haverá deslizes por melhor que o vídeo seja. Aliás quanto melhor e mais técnico o vídeo maiores serão os deslizes. Ciúme!
Deve ter sido aqueles cara que odeia fazer conta.
MUITO BOM PROFESSOR, TOP SUA AULA . PARABÉNS !!!
Obrigado Oldair!
professor bom dia, não sei se já comentaram aqui. Mas eu gostaria de sugerir que o Vesr = raizquadrada( Vt^2 - Vc^2) no lugar de uma subtração algébrica. Um grande abraço.
Olá Adriano, sim, está comentado na descrição do vídeo. Obrigado.
Professor, suas aulas são magníficas.
Aproveito para perguntar: Mantendo a segurança na obtenção dos resultados das medições do "ESR", quais instrumentos o senhor indica para esse tipo de aferição?
Obrigado! Para melhores resultados, um medidor dedicado de ESR como o deste review (opção de custo menor): ua-cam.com/video/NApLYi59wTM/v-deo.html ou por um custo maior, um instrumento mais completo como a ponte LCR deste review: ua-cam.com/video/NpSe3L8ogc4/v-deo.html
Parabéns professor bela aula muito bem detalhada.
Obrigado Wolney!
Muito boa a didática, parabéns!
Essas fórmulas ficaram gravadas na memória desde o curso técnico kkkk, eu gostava muito de ficar calculando "n" valores kkkkk.
XC=1/(2.pi.f.c) e XL=2.pi.f.L
😂😂😂😂😂👍
Obrigado Silvio! Sim, tem fórmulas que nunca esquecemos!!
Só com esse multímetro você consegue medir a corrente no capacitor? Porque tentei medir com o meu e não consegui, outra dúvida, por que você pegou 1khz como frequência?
Sim, consigo , ele é true RMS e tem escala de mA. 1Khz por conta do valor do capacitor, em valores mais altos reduzimos a frequência, a partir de 100Hz, em valores mais baixos usamos frequências mais altas até 100KHz. Para essa faixa de capacitância o padrão usado fica entre 1 e 10KHz, conforme o valor.
Você poderia ativar as legendas em espanhol no seu vídeo? Obrigado
Professor obrigado pelo vídeo.
Uma pequena observação: A câmera nesta posição é ótima para esse tipo de conteúdo, pois seu braço não corta a visão e atenção de quem assiste a aula.
Parabéns, ótimo conteúdo, como sempre linguagem direta e clara, sem gaguejos, o sr transmite sempre segurança e calma no falar. Tens minha admiração.
Obrigado Lauro!
Muito boas suas dicas e ensinamentos. Parabéns.
Obrigado Cordeiro!
Parabéns pela excelente aula!
Obrigado Doroteia!
Muito bom Eloy! São estas análise e exercícios que contribuem para base sólida :) VALEU
Obrigado Gercino!
Muito bacana suas aulas, voce esta de parabens pela didática. Tenho uma duvida sobre ESR em capacitor ceramico SMD, existe ou é mito? Outra dúvida esta em relação ao aparelho de medição, qual voce recomenda, ET-433 (430) ou BK 880?
Obrigado Vagner! ESR tem em todo e qualquer capacitor. No caso de capacitores cerâmicos SMD, ESR é um fator menos significativo em comparação com outros tipos de capacitores, como os eletrolíticos. Os capacitores cerâmicos têm uma estrutura que lhes confere um ESR relativamente baixo, sendo, portanto, amplamente utilizados em aplicações que exigem baixos valores de resistência série e desempenho em alta frequência. Apesar de ter um ESR baixo, ele não é zero. Existem algumas fontes de resistência interna em capacitores cerâmicos, como as conexões metálicas, a resistência do material cerâmico, entre outros. Geralmente, o ESR dos capacitores cerâmicos é bastante pequeno, mas pode se tornar mais relevante quando se trata de projetos altamente sensíveis ou de alta frequência. Por experiência eu prefiro a ET433.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado. Vou comprar esse ET-433 então.
Excelente explicação e equipamento de medição muito bom...
Obrigado Alexandre!
Professor, por favor, poderia me tirar uma dúvida? Estou com uma placa de vídeo antiga com capacitores começando a estufar e pretendo substituí-los. Quais sites/lojas o senhor recomenda e que eu possa encontrar capacitores com baixo esr?
Como medida provisória, substituir por um capacitor comum seria prejudicial?
Desde já agradeço, a atenção e as suas aulas!
Olá Pedro, aqui no Brasil talvez encontre no mercado livre, do contrário em lojas lá fora com a mouser e a UTsource. O uso de capacitores comuns não seria de todo ruim e certamente melhor do que os estufados que lá estão, na falta dos de Low ESR, seriam uma alternativa, busque os de temperatura 105°.
professor,video show de bola,obrigado pelo ensinamento.
Obrigado Paulo!
Otima aula ,voce falou no gerador de sinais ,eu nao tenho essa ferramenta na bancada ,qual o que voce me indicaria comprar com um bom preço e beneficio mesmo chines.
Olá Antônio, obrigado! Há vários vídeos de reviews desses geradores aqui no canal, dê uma conferida na playlist de instrumentos para bancada. Um bom modelo é um de 60MHz e dois canais.
Muito bom professor
Gostaria de saber mais sobre o fator Q de qualidade em circuitos residentes e o fator de dissipação D.
Parabéns me sinto muito inspirado com suas aulas.
Não é residentes kkk é RESSONANTES
Obrigado Jorge! Há um vídeo no canal sobre a ponte LCR da UNI-T, onde explico essas unidades, dê uma conferida.
A melhor aula de ESR
Obrigado Emanuel!
Muito obrigado amigo, essas informações é bom pra mim....!!!!
Seja sempre bem vindo ao canal Júlio!
Como você definiu a frequência e a amplitude do gerador de sinal?
Você usou uma onda senoidal?
É padronizado, em geral usamos 1KHz e 600mV para o teste. Assim como nos medidores tradicionais de ESR para capacitâncias na faixa de nF. A frequência pode ser maior ou menor conforme o capacitor, quanto menor a frequência de teste maior a capacitância. Podendo usar 10Hz para faixa de uF e 10KHz ou até 100KHz para faixa de pF.
Electrolab
Boa tarde!fale sobre o sensor piroelétrico encontrados em sensor de presença pinagens de ligação um circuito se possível amp op este componente é fantástico mas os canais de eletrônica brasileiros nada dizem sobre esse sensor seja você o primeiro.tem tbm o radar de efeito Doppler que com Arduino ou amplificadores operacionais daria um projeto de final de semana como alguns fantástico que o professor já apresentou.
Obrigado Rodrigo! Sugestões anotadas!
Joinha 391 ! Muito bom tio. Mais um excelente vídeo. Parabéns ! Forte abraço !
Valeu Edson! Abcs!
Ele é teu tio? Você é sortudo!
Bem visto, bem explicado. Obrigado
Obrigado!
Legal ver sua empolgação quando o valor do ESR na ponte deu bem próximo do calculado... também sou assim!
Obrigado Danilo! Sim, é muito satisfatório comprovar na prática a teoria!
Otimo vídeo parabéns abraços 👏👍
Obrigado Degmar! Abcs.
Bom dia.
Qual gerador de sinais você usa?
Bom dia Leonardo, eu uso o Siglent SDG2542X, com upgrade para 120MHz. Ele já apareceu em alguns vídeos.
Muito boa aula! Parabéns!!!
Obrigado Alberto!
considerando esta aula daria para fazer um gerador senoidal simples de 100 a 5hz. com amplitude de 100mv a 600mv . e já colocar uma galvanômetro de mA .... tudo dentro de uma caixinha partola kkk não será as mil maravilhas mais para vai ajudar muito kkk igual aquele testador de alta tensão para isolamento de capacitor eletrolíticos q vc ja mostrou em outro vídeo acho q vou fazer ... pq infelizmente ainda não tenho um gerador de funções .... sensacional esta sua aula . Joinha 768 !!!
É uma boa ideia Rafael!! Se montar, depois comente por aqui. Obrigado!
@@Electrolab-Eletronica vou montar assim kkk tanto esse quando aquele de alta tensão pq como trabalho com amplificadores valvulados vai ser de muita ajuda , ate o dia q der para comprar uma ponte lrc . forte abraço professor ( eu vou e colocar o link do projeto para ajudar a comunidade se vc permitir e claro kk
amigo, suponha que eu tenha uma fonte chaveada e que, na saída dela, exista um capacitor eletrolítico de filtro cujo esr está alto. Qual o efeito dele na tensão da saída, ele vai ter mais riple ou ele vai fazer a tensão chegar menor do que o que deveria?
Depende do quão alto esteja o ESR. Os dois problema podem acontecer, tensão baixa e ripple/ruídos.
@@Electrolab-Eletronica quer dizer que se a tensão está normal e não tem riple, o capacitor tá bom?
Se está tudo bem, o capacitor provavelmente esta dentro dos limites aceitáveis para esse circuito em termos de ESR e capacitância.
Professor achei interessante este calculo mas fiquei numa duvida que usou o amperimetro DC sendo que estava injetando 1000Hz, não ficou claro isto. Encontrou uma corrente de 7.5 mA mas corrente direta.
Olá Joyce! Veja no vídeo em 16:00 que tanto na medida de corrente com a de tensão, eu mudo a chave sempre para AC True-RMS. Portanto as medidas foram sempre em AC.
Muito bom! Bastante didático!
Obrigado Aristides!
@@Electrolab-Eletronica APROVEITANDO a deixa de um outro seguidor seu, monte um curso de eletrônica, falo isso porque sou robista, fico estudando, gosto da área e você é didático! Tenho livros de análise de circuito, inclusive um que você já indicou que é o Livro " TEORIA BÁSICA DE CIRCUITOS - AUTOR: CHARLES A. DESOER e ERNEST. S. KUH ". Aos poucos, estou montando um laboratório, bem básico, com multímetro, ferro de solda e PROTOBOARD pra tentar reproduzir experimentalmente CIRCUITOS de questões de livros e faz falta essa orientação! Boa tarde!
Obrigado Aristides! Tenho planos para o futuro, já que um curso de qualidade leva bastante tempo para ser produzido. Enquanto isso, recomendo sempre alguns cursos interessantes (online) de terceiros, nas descrições dos vídeos.
Excelente explicação!
Obrigado Sérgio!
Prezado professor, se me permite uma pergunta... considera-se então que o ESR não interfere na capacitância medida no multímetro? Me parece que se calcularmos a capacitância pela curva de carga/descarga deveria haver uma influência. Obrigado pelas ótimas aulas.
Obrigado Marcelo! O ESR não interfere na medida da capacitância, a medida será real. Mas é fato que um capacitor com ESR elevada, altera o valor nominar da capacitância, que poderá ser menor ou maior que o valor nominal, pois o capacitor já estaria deteriorado nesse caso.
Parabéns amigo pelo seu vídeo!
Obrigado Luiz!
Olá Amigo!
Qual marca de caneta para quadro branco vc usa e recomenda?
Gosto dos vídeos aprendo muito com eles:
Parabéns!
Olá, uso marcas diversas, a mais recente é a da BIC.
@@Electrolab-Eletronica Legal!
Eu vi que no começo era Faber e agora a Bic ... Concluo que seja a melhor para escrever e limpar!
Creio que sim, ambas funcionam bem.
À título de curiosidade os capacitores eletrolíticos de alta tensão possuem um resistor em paralelo para efetuar mais rapidamente sua descarga quando da desenergização do mesmo. Abçs.
Perfeito Álvaro, bem lembrado, são os chamados resistores de "bleeding" (sangria). Abcs!
Depois desse vídeo eu Comprei um medidor de ESR e um capacheck mais caro de todos parcelei em duas vezes 😄
Boa aquisição Guilherme!
Amigo , uma dúvida : a soma das tensões é vetorial e não
algébrica?
Olá Alexandre, há um aviso na descrição do vídeo sobre esse ponto: "Por motivo de simplificação e prática, o cálculo executado foi puramente aritmético e não vetorial, sendo o último o mais correto. Entretanto, as diferenças se mostraram desprezíveis nessa forma simplificada."
Essa foi muito boa. Obrigado!
Obrigado Haroldo!
Olá Eloy, como vai?
Pelo que entendi quanto maior a frequência menor será seu ESR, estou certo?
Ótima aula, gostei muito, abraços.
Obrigado Arnaldo! Isso mesmo! Abcs!
O ESR são as resistencias e indutancias em serie com o capacitor ou são em paralelos, no esquema que vc postou aparece em serie, más não seria em paralelo, provocando internamente a descarga do capacitor via a resistencia?
São em série José. ESR vem de "Equivalent Series Resistence", ou seja, resistência equivalente em série.
@@Electrolab-Eletronica Existe uma "resistencia" tbm em paralelo?
Sim existe, mas é muito pequena (no sentido de alta resistência), praticamente desprezível.
Como posso medir a tensão em ESR se ele está na própria estrutura do capacitor. Quando meço a tensão no capacitor, estou medindo a tensão do capacitor e da ESR.
Olá Francisco, conforme comentei no vídeo (a partir de 16:00), o cálculo não vetorial e simplificado é feito em cima do divisor resistivo Xc (reatância capacitiva) e ESR, que estão em série. Conhecendo a corrente que passa pelos dois e calculando o valor de Xc, eu calculo a queda só em Xc (capacitor puro). A diferença dessa queda para o valor total dos dois elementos em série, dá a queda no ESR, que pela lei de ohm se encontra o seu valor em ohms.
@@Electrolab-Eletronica ok. Então a tensão calculada no capacitor (Xc x I) deverá ser menor que a tensão no capacitor, onde está incluso o ESR. A diferença vetorial entre a tensão medida nos terminais do capacitor e a tensão (Xc x I) será a tensão no ESR?
Isso mesmo! Aqui fiz de forma simplificada, já que a contribuição do ESR é mínima.
Excelente aula.
Obrigado Glaucio!
Sou fã desse cara
Valeu Eliseu!
Voce usou algum aparelho pra gerar a frequencia em cima do capacitor ou nao?
Sim, conforme comentei em 15:30, uso o meu gerador de funções com 1KHz na saída.
Muito top vc dava para ser professor de Universidade 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu Hemerson!
Muito.bem explicado mas deveria mudar o nome do video para como calcular o esr para comparar com trste e comprivar se esta dentro da faixa boa ja que nao usou o multimetro para medir o esr e sim um capacimetro com funcao esr
Obrigado Marcio! De fato foi calculado, mas todos os dados vieram das medidas com o multímetro, a ponte LCR foi usada no final apenas para certificar que o ESR calculado via multímetro estaria correto.
Eloy, ENHORABUENA! 😃👍👏🇪🇦🇧🇷
Gracias Moacir!!
E para os capacitores de ventiladores também tem que fazer os mesmos testes, ou só medindo a capacitância já seria o suficiente ?
Também valem essas medidas para esses capacitores.
Does Voltage Loss means an increasing ESR ?
Sure, most of the times with a high Vloss we also have a high ESR.
Grato pela aula Eloy. []s
Obrigado Mendes!
Excelente! Muito obrigado! Valeu👍
Obrigado Miguel!
Bem legal a explicação...
Obrigado Valdir!
Eloy, o que é um gerador de sinais na frequência de áudio?
É um gerador que emite sinais de 20Hz a 20KHz.
@@Electrolab-Eletronica É fácil fazer um? Se é, como se faz?
Com um 555 você faz. Pesquise sobre osciladores com 555.
@@Electrolab-Eletronica Você ainda não fez nenhum vídeo ensinando fazer um gerador de sinais?
Não fiz, em geral os com 555 são bem simples e tem um monte por aí na internet.
Olá
Você fez um vídeo muito útil. Obrigado, não falo português. As legendas estão desativadas no seu vídeo. Tenho dificuldade em entender o seu vídeo.
Olá, obrigado! Este é um vídeo mais antigo e não tinha legendas. Nos mais novos temos legendas em Inglês e Espanhol.
Tem um Kit de LCR pra DIY vem todoa desmontado, não sei se presta, no Aliexpress.
Nunca testei! Mas se for para adquirir um, melhor um pronto, que em geral está calibrado.
Muy bueno para practicar conceptos....pero acuerdese que se debe hacer una resta vectorial de las tensiones, no una resta aritmetica.
Gracias Sandro, sin duda! O el enfoque aquí estaba en la práctica.
Teste altamente supimpa. Vlw pela ótima dica.
Obrigado Evandro!
Teoria fantastica, como sou hobista, e de outra area, não imaginava que em um capacitor acontecia tudo isso na reatancia capacitiva, como resistencia e indutância equivalentes, ficou até uma coisa meia que impírica, motivo da sua vibração ao bater valores do ESR calculados com o lido no multimetro, desculpe o mal jeito, a certa altura achei exagero, tipo mostrar conhecimento, que não é seu caso, pois nem sempre as pessoas estão preparadas, já que sigo seu canal há muito tempo, e sei que não é do seu feitio, mas Parabéns pelo trabalho e informação.
Obrigado Paulo! Seja sempre bem-vindo!
Pode tensão AC em capacitor eletrolítico?
Sim, pode!
Não há essa limitação, capacitores despolarizados trabalham com AC e DC. Em AC eles atuam diretamente com a sua reatância capacitiva e são amplamente usados direto na rede elétrica em banco de capacitores para correção de FP, como capacitores de partida em motores e compressores AC, como acoplamento e desacoplamento de sinais alternados de qualquer intensidade.
O colega Cleisson mandou um link fazendo uma ressalva sobre os eletrolíticos, a mensagem foi excluída pelo filtro do UA-cam. Com relação a esse ponto ele está correto e devemos tomar cuidado com as tensões reversas em capacitores polarizados, sob pena de danifica-los. Quando usados com sinais alternados em geral há um nível DC de off-set garantido a excursão total do sinal na região positiva.
Onde eu consigo informações sobre este medidor?
Olá Francisco, o que eu usei no vídeo tem um review no canal, veja aqui: ua-cam.com/video/NpSe3L8ogc4/v-deo.html
Difícil encontrar capacitores de marca boa Low Esr aqui no BR, só acho marquinha duvidosa e uma aqui outro ali... fica complicado ($$$$) importar, muitas vezes inviabiliza consertar algo.
É verdade Fábio! Já tive que encomendar via eBay.
@@Electrolab-Eletronica Achei uma loja no aliexpress que tem uma grande variedade de modelos de marcas boas (não posso garantir que são legítimos) de series que são LOW ESR, irei comprar alguns, entre nichicon e nippon chemi-con (sei que as duas são boas) qual seria o melhor na sua opinião?
Maravilha
Obrigado Geraldo!
Excelente Gracias.
Gracias Ricarte!
Muito bom parabes
Obrigado Bene!
nao entendo muito mais sei que a aula foi top kk
Valeu Ari!
Muito bom
Obrigado Maxwell!
Olá
Esr=VEsr/i= 2,8/7,53=0,372 mili ohms, mas por que você escreve 372 mili ohms?
Eu não conseguia entender isso.
É 0,372 ohms, que equivalem a 372 miliohms.
Gostei
Obrigado Lucia!
Show!
Obrigado Orlando!
Boa
Obrigado Valdemar!
Caramba!! Legal, mas vou assistir de novo.🤕🤕 👍👍
Valeu Wander!
Até o momento 2 dislikes de estudantes de Engenharia que tomaram pau na prova sobre capacitores kkkkllll
Rrsrsrsr, essa foi boa Julio!
@@Electrolab-Eletronica Eloy, agora são 4, devem ter ficado de DP kkkkkk
Rsrsrsrs!
Hehehe....
@@Electrolab-Eletronica excelente aula e sua voz parece do dublador dp John Travolta
Bien 👍
Merci!!!
Eu tenho um medidor de componentes, e ele mede esr também.
Perfeito! Quando possível compare medida, pois esse multi-testadores de componentes fazem uma medida apenas aproximada do ESR.
@@Electrolab-Eletronica ok.
Valeuuu!!!
Obrigado!
Ótima didática, e esclarecimento, mas na prática o técnico só se ferra, qualidade dos capacitores hoje em dia está complicado.
É verdade Fabrício! Difícil encontrar capacitores de boa procedência!
👏👏👏
Obrigado Marcelo!
Boa tarde, eu fiz a simulação em um software utilizando os seus parâmetros de medição (do multímetro e do LCR) e não conferem com os seus cálculos (de divisor de tensão). Eu tentei fazer o upload da imagem onde confirmava o que estou querendo dizer, mas não ta dando por aqui pelo UA-cam. Creio que vc possa realizar a simulação no seu computador e verificar que os cálculos não condizem com os parâmetros de medição. Deveria ter feito um divisor de tensão em regime permanente senoidal, como o valor do LCR coincidentemente deu próximo do seu cálculo, creio que muitas pessoas saíram confusas ao final desse vídeo...
Olá Thiago, não costumo usar simuladores, mas há um comentário na descrição do vídeo, comentando que o cálculo é aproximado e simplificado: "Atenção: Por motivo de simplificação e prática, o cálculo executado foi puramente aritmético e não vetorial, sendo o último o mais correto. Entretanto, as diferenças se mostraram desprezíveis nessa forma simplificada."
@@Electrolab-Eletronica Ha sim, eu não tinha visto esse aviso. Aproveitando gostaria de te pedir um favor, quando tiver tempo faça a mesma medição pelo LCR em outro capacitor semelhante aquele do vídeo, porém configurando o LCR para: 1KHz e *15.3mVrms* direto em "cima" do capacitor e diz qual foi o valor medido de ESR com essa tensão menor, ok? obrigado
Valeu Thiago!! Anotado!
Top
Obrigado Naldo!
Eloy, nada que uma tabelinha do Excel não resolva ! Só inputar os dados e Voilá!
Isso mesmo Augusto! Prático e rápido!
@@Electrolab-Eletronica queria ter tomado umas geladas com vc e diacutir umas paradas sobre eletrônica, mas agora vai ficar difícil, acabei de me mudar do RJ pro RS...
Caramba! Sucesso aí no RS Augusto! E se prepare para o frio, rsrsrsr!
👏👏👏👏🎉🎉👍
Obrigado Afrânio!
Misericórdia...um cálculo desse nem a NASA consegue entender rsrsrs
Rsrsrsr!
Mil vezes comprar o aparelho,é perder muito tempo fazendo cálculos
O objetivo é didático, para que seja compreendida a teoria que envolve o ESR.
O cara e fera mesmo, sem duvida, mas e so uma teoria, ninguem vai perder tempo com tantos calculos ne? existe medidor de ESR. bem baratos, da china que mede com precisão. e sem perda de tempo com esses bichinhos nojentos e baratos...
Valeu Celso! O objetivo deste vídeo é teórico, para entender a origem do ESR. Com certeza há maneiras muito mais práticas para apenas medir o valor.
Encheu muita linguiça
O canal tem esse perfil e não de dicas e macetes com vídeos de 5 min. Para isso tem outros canais, entretanto eles não mostram o que aparece aqui.