Parabéns pela explicação, bem detalhada, melhor vídeo que já vi sobre indutores tirou todas as minhas dúvidas que os outros vídeos do UA-cam não tiram.
Eu tinha muita dificuldade de entender as propriedades físicas dos indutores em um circuito eletrônico, mas, graças à sua didática, melhorou o meu entendimento sobre o assunto.
Sem dúvida, o melhor canal sobre ELETRÔNICA que já conheci na Internet como um todo até hoje. Um mestre na área, super didático, e que além de passar muito conhecimento, com propriedade no que fala e ensina, ainda passa confiança! Meus parabéns mestre, e só tenho a pedir que continue esse trabalho.
Esse foi o melhor vídeo sobre indutores que já vi. Tecnicamente não é um vídeo, é uma aula inspiradora e de gigante conteúdo com didática impecável. Seu canal é uma grande inspiração para que eu continue compartilhando conhecimento técnico em meu modesto canal. Muito obrigado de coração.
Professor excelente, como é bom, ter aulas assim, passo a passo, com calma e muito bem explicado cada item. Me ajudou muito, virei fã. Abraços e muitissimo sucesso. Precisamos valorizar o ensino e pricipalmente quem ensina de verdade e com clareza.
+Technical Lab Com certeza, um componente primário com características únicas, que nunca deixou de ser usado, até mesmo nos circuitos mais modernos! Obrigado.
A AULA FOI TÃO BOA , DE TAL MANEIRA QUE NEM PERCEBÍ MÚSICA NENHUMA, oras bolas, as aulas é o centro das atenções..deixa as músicas pros fanfarrões, o canal aquí é eletrônica na veia e na alma, melhora o ser humano de maneira geral...
Tenho acompanhado teus vídeos e é muito agradável tua didática (sem gaguejar, ou usar linguajar rebuscado, nem rápido nem arrastado). Parabéns e obrigado por nos dar o privilégio de assistirmos um vídeo limpo e rápido.
Eu faço técnico em eletrônica e não tem canal bom no youtube sobre isso, depois de dois anos do técnico me deparo com o seu... muito bom só queria ter descoberto mais no início do técnico kkkk
Professor, pelo que eu entendi, campo elétrico seria a própria DDP e campo magnético seria a propriedade natural dos imas. Ou seja, a bateria sozinha tem campo elétrico, mas não tem campo magnético. Já o ima sozinho tem campo magnético, mas não tem campo elétrico. Porém, ao utilizar a bateria pra fazer circular uma corrente, esse movimento dos eletrons gera ao redor do fio o campo magnético. Já se colocarmos um ima pra girar próximo a um enrolamento em alta velocidade, o fluxo variavel provocada pelo movimento deste vai fazer surgir a corrente. Entendi ainda que o indutor, por estar enrolado, além do campo magnético, cria ao redor de si um campo elétrico que seria uma DDP com sinal inverso. Ao final, você explicou sobre os filtros e eu entendi que esse filtro, de acordo com a posição dos componentes, pode servir pra filtrar um ruído que vem da entrada através de ima harmonica ou mesmo como um filtro que vai evitar que um sinal gerado por um CI555 vá pra rede.
Gosto por hobby, para ocupar o tempo que poderia "perder" vendo asneiras. Os conteúdos de seu canal é simplesmente fantásticos, intuitivos, com ótima dinâmica e jeito compreensível de entender. Apesar de nunca ter pensado na hipótese de tornar-me um profissional do ramo de eletrônica, é uma área que sempre gostei e tenho aprendido cada vez mais. Esses dias das várias sucatas de eletrônica retirei muitos componentes dos mais variados tipos e através desse vídeo ganhei mais um conhecimento. Dentre os componentes, não imaginava que havia indutores semelhantes a resistores, agora já aprendi mais um coisa a identificar. Alguns tem o corpo na coloração azul, alguns outros verde, amarelo etc. Então só para efeito de dúvida que tenho. Os resistores tem a coloração do corpo (um tom meio creme) como padrão ou pode ter outras cores de seu corpo? Refiro-me não ao código de cores para identificação da resistência ôhmica. Isso porque vou fazer um separador para depois separar cada resistor de acordo com o código de cores e quantidade. Agradeço de coração por compartilha seu conhecimento conosco que aprendemos mais e mais com suas aulas sensacionais e de puro conhecimento.
Obrigado Luiz! A eletrônica também é um hobby fascinante! A cor de fundo depende muito do fabricante e por isso pode confundir e não existe um padrão, mas muitos indutores desse formato têm um fundo verde claro, enquanto os resistores podem ter (em sua maioria) um fundo bege ou azul. Embora haja resistores com fundo verde também, mas têm um aspecto físico diferente dos indutores, esses últimos mais arredondados.
@@Electrolab-Eletronica, de coração o agradeço muito. Realmente separando aqui deu para notar que os resistores possuem uma leva concavidade no centro e isso me ajudou bastante a separar os resistores e indutores. O trabalho grande vai ser quando eu for separar os resistores pelas cores, mas pelo menos já deixei separado 8 de 1K Ohm, já que as cores já estão gravadas de có. Assim como alguns outros como os de 100 Ohm e 10K Ohm. A lupa que tenho não ajuda muito. Acho que de capacitores de tudo quanto é especificação já passa dos 100. Pelo menos para um protótipo de LEDs sequenciais não vou precisar comprar componentes hahahahaha. Muito agradecido mesmo estou pela sua ajuda. DEUS abençoe e desejos sinceros de sucessos, paz, saúde, conquistas a você e seus familiares. Com certeza seus ensinamentos tem feito diferença na vida de muitos que assistem seu maravilhoso canal.
👋 oi,sou eletricista de alta tensão 13,8 kv,, estou me interessando muito pôr elétronica já estou assistindo várias aulas do pessoal e a sua é a primeira de condutores e gostei muito, valeu 👍 obrigado...!
Aulas muito claras é úteis. Gostaria, se possível ,que fizesse um vídeo sobre construção de fontes de corrente contínua de 12 e 24 volts, para acionamento de pequenos motores elétricos de íman permanente, tipo motor Mabuchi, de preferência com controle variável de velocidade.
Obrigado Sergio! Motores Mabuchi me lembram meu tempo de adolescente, quando corria nas grandes pistas de autorama da cidade! Bons tempos aqueles, que o pessoal "tirava" voltas do induzido para aumentar a corrente e o giro dos motores na competição! Sugestão anotada!
Eloy, pelo que eu entendi: 1 - a descoberta dessa força eletromotriz é o que gerou a utilização prática através dos motores de indução... e essa "força de inércia" à indução é o que faz alguns motores precisarem de capacitores para iniciar, certo? 2 - sobre a regra da mão direita [1ª], se eu não puder "girar" o motor para ajustar a rotação do eixo à minha necessidade, eu posso girar nele o campo indutor e assim fazer na prática essa mudança? 3 - Andei abrindo alguns eletrodomésticos e percebi que alguns vem com enrolamento [com núcleo de ferrite] na alimentação geralmente antes do fusível, esse indutor é um tipo de segurança? Ele "ajuda" o sistema que o sucede à converter para CC, a alternada que ele freia? Quanto mais voltas e maior o diâmetro do condutor, maior essa capacidade de proteção? É possível fazer uma conversor CA/CC apenas com um indutor? 4 - Na base do magnetron, percebi que há dois indutores [com núcleo de ar] logo após os contatos, eles devem barrar as altas frequências para que o magnetron não produza frequências mais altas do que as que já produz? Desculpe tanta pergunta, Eloy, mas o encanto por essa ciência do amigo é o culpado. Imagino que outros incautos, inscritos do teu canal possam ter as mesmas dúvidas, por isso rogo a vossa paciência. Obrigado, de novo. Um abraço.
Olá Marcos! Vamos lá! 1) Correto, com a geração do campo magnético induzido foi possível a conversão em energia mecânica a partir da construção dos motores. Os capacitores de partida "aliviam" a força inicial, evitando uma corrente muito alta de partida e auxiliando o conjunto a sobrepor a inércia. 2) Pode sim. Nesse caso você poderia ter um gerador, pois se movimenta mecânicamente um campo magnético originalmente fixo (como um imã), você induz uma tensão no enrolamento vizinho. 3) Esse indutores normalmente fazem parte de um filtro bi-direcional de entrada da rede elétrica, evitando interferências dos motores na rede. O que poderia causar uma série de problemas em outros aparelhos sensíveis, como os de áudio e video. 4) Na Magnetron, esses indutores servem de filtro, para impedir que as microondas geradas dentro da válvula saiam pelo terminal do filamento e se propaguem pela rede elétrica. Abcs e Obrigado!
Obrigado Odair! Concordo com você, nos vídeos antigos (2016) o volume de fundo ficou exagerado, prejudicando a voz, mas nos vídeos mais recentes do canal isso foi ajustado.
Muito boa a aula, assisto com frequencia a diversos temas. Parabéns!! Apenas uma observação quando o indutor é ligado a c/c: há reatancia no momento inicial, mas há também igualmente quando desliga(momento final)!! Pode ser acrescida essa informação. No mais, é o melhor e mais didático canal de eletrônica. Concordando com outro comentário, talvez o fundo musical fosse dispensável... Um abraço!
Vivas a Electrolab! Muito agradecido por compartilhar seus conhecimentos de eletrônica nobre cidadão, por todo o seu trabalho. Eu descobri este canal hoje, já assisti a três videoaulas suas e já considero este canal um dos melhores canais do youtube, sua didática é excelente. Ganhou mais um inscrito.
Professor, pode me tirar uma dúvida? Agradeço desde já, ótimo vídeo esse... Então... A defasagem, relacionando capacitores e indutores, quando, a tensão de um atinge seu pico máximo e a corrente é zero e quando a corrente é zero do outro a tensão alcança seu pico máximo, acontece em qual circuito e porque? Pode me explicar no dc e no ac, o que ocorre e como ocorre a defasagem? Tou encasquetada nisso... Ainda n passei essa parte porque travei nisso...
Olá Débora, por exemplo no caso do capacitor, a corrente adianta com relação à tensão porque a corrente deve primeiro fluir para as duas placas do capacitor, onde a carga é armazenada. Somente depois que a carga se acumula nas placas de um capacitor, é que é estabelecida uma diferença de tensão, isso gera o atraso da tensão. Da mesma forma num indutor, porém nesse caso ele atrasa a corrente, já que uma mudança repentina na corrente significa que i (corrente) muda para o tempo t igual a zero, para isso o valor da tensão seria infinita, o que não existe. Portanto, a mudança repentina de corrente não é permitida por um indutor, atrasando a corrente. Em DC são duas análises, não seria possível explicar nos comentários já que o tema é longo. Uma análise no regime transitório, durante as cargas dos elementos reativos e outra no permanente, depois das cargas.
muito bom!to iniciando nessa área da eletrônica, e ja vi alguns videos aqui, mas pow, o seu foi de longe o melhor, muito bem explica. parabens vou acompanhar seu canal aqui no youtube.
cara tu se garante otimo canal....vc poderia fazer uma aula sobre como age e como dimensionar um circuito snubber????fiz um clp pra mim com saídas a relé e recentemente pesquisando em um livro vi dizendo q era extremamente recomendado o uso de snubber...mas n entendo mt claramente como ele age e como dimensionar...agradeceria mt!! vlw
Olá amigo, ótimo vídeo. Pretendo fazer um pequeno gerador com imãs neodímio(1cm de diâmetro) irei usar 16 imas e 12 bobinas, tenho muitas duvidas em relação ao projeto do indutor. Estou com receio de utilizar o nucleo de ferrite, pois acho que o rotor vai perder torque devido atração. Você saberia dizer a reatância aproximada para o indutor? Caso use o núcleo toroidal de ferrite, teria que “cortá-lo” (GAP) para evitar saturação? O núcleo de ar é uma boa opção? OBS: O rotor vai ter diamentro 8cm aproximadamente. Agradeço desde já, e obrigado pelos videos!
Olá Matheus, a reatância é uma característica que depende da frequência da alimentação do indutor, creio que você se refere à indutância. Cada gerador terá uma cálculo diferente para os indutores. Geralmente as bobinas do estator são enrroladas numa forma de papelão ou plástico e usam núcleo de ar. Há alguns projetos na internet de pequenos geradores, que podem auxiliar no seu projeto. Dê uma olhada neste link: www.electronica-pt.com/gerador-imas-permanentes Obrigado!
Olá, primeiramente venho agradecer pelo ótimo vídeo, gostei mto dos filtros passa alta/baixa aprendi bastante. Venho tbm pedir uma melhor explicação (se for possivel) da tensão/corrente inversa que o indutor pode oferecer ao circuito no momento que a chave "on" se abre. Tem alguma fórmula pra cálculo de proteção dessa? Obrigado!
Olá Arley! obrigado! A proteção, se necessária, pode ser feita de algumas maneiras, a mais comum é usando um diodo, que evita o retorno da corrente inversa
Valeu Ricardo! Infelizmente foi um corte do UA-cam, tempos depois de publicado, devido à música de fundo, que anos mais tarde reivindicaram os diretos autorais e precisou ser removido o trecho.
Muito boa abordagem. Tenho pesquisado sobe indutores a fim de construir uma fonte VCC com filtro " Pi " (capacitor - indutor - capacitor) para ensaios de bancada, alimentação de amplificadores de potência, etc. E que possa manejar até +/- 70 volts x 5 ampéres; há vantagens nessa configuração? como poderei calcular os mH do indutor? Para cargas dinâmicas como um amplificador o indutor poderia "freiar' a corrente?
Obrigado Sergio! O cálculo da indutância do filtro PI não é direta, pois dependerá da corrente da fonte, é deve ser feita em alguns passos de cálculo. O filtro PI com indutor, tem um desempenho muito bom, especialmente para uso em alimentação de amplificadores de áudio. Consulte esse artigo, que faz um exemplo similar: www.audiolink.com.br/audiolink/guitar/d_dimensionando.htm
Parabéns pelo artigo pois é muito fácil de entender. Estou montando um ampli de audio com TDA2030 e quero deixar a fonte totalmente (ou mais próximo disso) livre de ruído pois será usado para gerar sons para estudo de ressonância. Poderia usar um indutor e linha com capacitor e em seguida outro indutor paralelo com capacitor para filtrar ruídos de baixa e alta? Ou há melhores soluções que esta já que informou ser um uso um pouco primitivo este uso.
Olá Rinaldo, Obrigado! Você conseguiria melhores resiultados com filtros ativos (usando amplificadores operacionais), busque por esse assunto na internet.Capacitor em paralelo com indutor, pode criar um filtro não adequado para as suas aplicações.
Bom dia professor. Queria parabenizá-lo mais uma vez por esta excelente aula, como de costume !!!! Preciso de uma dica mestre, veja se pode me ajudar: Estou tentando fazer um circuito de proteção contra surtos elétricos na rede AC que consiste em ligar um centelhador a gás, um varistor e um diodo transorb. Todos estes 3 componentes estariam em paralelo entre si, sendo primeiro o centelhador depois o varistor e por último o transorb. Acontece que andei pesquisando em vários artigos nacionais e internacionais e vi que cada um destes tem uma velocidade diferente de atuação ( sendo o diodo transorb o mais rápido de todos. Por este motivo teríamos de colocar entre o centelhador e o varistor um resistor ( ou um indutor ) em série e entre o varistor e o diodo transorb também em série um outro resistor (ou um indutor ). Fazendo isso eu conseguiria atrasar a corrente entre estes componentes de modo que o primeiro a agir em caso de um surto seria o centelhador, depois o varistor e por último o transorb ( respeitando esta ordem de atuação ). Até ai nenhuma novidade. O que ocorre e que não achei em nenhum site seria como calcular o valor deste indutor ou deste resistor. O que vi foi que o indutor seria mais fácil de se colocar, pois se seu optar por um resistor este teria de ser de uns 3 a 5W e potência o que já se tornaria um pouco mais complicado. Em 90% dos casos o pessoal opta mesmo por indutores. Se eu soubesse que valor em Ohms eu deveria colocar, através da fórmula de XL= 2. Pi. L eu conseguia calcular o valor do indutor, mas nem o valor em Ohms eu consegui achar o que seria mais ou menos ideal de colocar para atrasar esta corrente. Mestre, vc saberia qual o valor em Ohms ( ou mesmo o valor do indutor ) seria o ideal para eu colocar entre estes componentes afim de atrasar a corrente AC ? lembrando que estou trabalhando com 220V AC em 60Hz. Mais uma vez agradeço e vida longa ao canal.
Obrigado Alexandre! O resistor não teria essa funcionalidade, o único que pode atrasar a fase da corrente é o indutor. Mas eu não me lembro de topologias que usem essa técnica em filtros de transientes, na verdade nem é muito comum o uso dos três dispositivos ao mesmo tempo, embora em equipamentos muito críticos, como linhas físicas de telefonia, até seja possível. Para uso gera,l um ou dois tipos já seriam mais que suficiente para uma proteção contra surtos. Normalmente encontramos os GDTs com varistores. Há um vídeo no canal sobre GTDs e outro sobre varistores.
Mestre, de tanto procurar na internet acabei achando um link de um produto que usa estes 3 tipos de supressores de surto usando inclusive estes indutores entre estes componentes afim de atrasar a corrente AC e fazer com que cada um deles atue em forma de cascata ( primeiro o centelhador, depois o varistor e por último o transorb ). O indutor foi colocado porque se não houvesse o atraso da corrente AC por parte do indutor o primeiro a ser impactado seria o diodo pois o tempo de atuação dele é infinitamente o mais rápido de todos, porém ele não aguenta muita dissipação de energia. Colocando estes indutores teríamos o centelhador como o primeiro a ser utilizado ( pois é o que mais aguenta o tranco do surto ) e na sequência seria o varistor, pois é o segundo dessa lista que mais aguenta o tranco do surto. Por favor de uma olhada neste link que eu estou te mandando. A diferença aí é que ele usa 24V ao invés de 127 ou 220VAC, mas aí só seria preciso trocar os componentes para a tensão desejada. Mas o valor do indutor usado ainda continua um mistério. Mais uma vez obrigado e vida longa ao canal !!! Segue o link do produto: www.alfacomp.ind.br/protetores-contra-surto/supressor-de-surto-para-1-canal-analogico
Olá Alexandre, a questão é que esse modelo de filtro que encontrou é para corrente contínua e trabalha com 24V. Não é uma topologia comum para uso em redes AC. O valor do indutor não é crítico, certamente algumas centenas de mH, o importante é a seção reta do fio, pois deve suportar a corrente nominal do circuito.
Professor em primeiro lugar, parabéns pela importância desse vídeo e pela didática. Tenho alguns conhecimentos em eletronica. Num filtro de linha simples, posso usar somente um indutor numa das fazer em série ou ele é ligado em PARALELO EM AMBAS FASES? tipo brincando que é ligado em PARALELO. Obrigado professor.
Olá Antonio, filtros de linha em geral têm indutores em série com a fase e o neutro e capacitores em paralelo. Para ter algum resultado, o circuito do filtro precisa estar completo, não basta inserir um indutor único.
Parabéns pela explicação, bem detalhada, melhor vídeo que já vi sobre indutores tirou todas as minhas dúvidas que os outros vídeos do UA-cam não tiram.
Ricardo Bento Obrigado Ricardo!
Mesmo comigo
Parabéns pela aula
Eu tinha muita dificuldade de entender as propriedades físicas dos indutores em um circuito eletrônico, mas, graças à sua didática, melhorou o meu entendimento sobre o assunto.
Que bom Eladio que ajudou! Seja sempre bem vindo ao canal!
Sem dúvida, o melhor canal sobre ELETRÔNICA que já conheci na Internet como um todo até hoje. Um mestre na área, super didático, e que além de passar muito conhecimento, com propriedade no que fala e ensina, ainda passa confiança! Meus parabéns mestre, e só tenho a pedir que continue esse trabalho.
Muito obrigado pelas gentis paralvras Brenno!
Esse foi o melhor vídeo sobre indutores que já vi. Tecnicamente não é um vídeo, é uma aula inspiradora e de gigante conteúdo com didática impecável. Seu canal é uma grande inspiração para que eu continue compartilhando conhecimento técnico em meu modesto canal. Muito obrigado de coração.
Obrigado pelo elogio Silvio! Seja sempre bem vindo ao canal!
Professor excelente, como é bom, ter aulas assim, passo a passo, com calma e muito bem explicado cada item. Me ajudou muito, virei fã.
Abraços e muitissimo sucesso. Precisamos valorizar o ensino e pricipalmente quem ensina de verdade e com clareza.
Obrigado Elon, pelo incentivo!
O efeitos da indutância nos permite inúmeras aplicações, por isso é de fundamental importância seu estudo e compreensão. Muito bom!
+Technical Lab Com certeza, um componente primário com características únicas, que nunca deixou de ser usado, até mesmo nos circuitos mais modernos! Obrigado.
Melhor explicação que eu já ví até hoje, sobre indutores !
Obrigado Ronaldo!
obrigado trabalho na eletrica mais e dificil ter uma explicação assim . fico agradeçido.
Valeu Clarindo!
A AULA FOI TÃO BOA , DE TAL MANEIRA QUE NEM PERCEBÍ MÚSICA NENHUMA, oras bolas, as aulas é o centro das atenções..deixa as músicas pros fanfarrões, o canal aquí é eletrônica na veia e na alma, melhora o ser humano de maneira geral...
Obrigado!!
Cada vez que assisto mais essa aula, eu aprendo mais.
Obrigado Bruno! Que bom que os vídeos estão ajudando!
Parabéns pelo modo de explicação. Foi muito útil. Obrigado!
Obrigado João!
Essas aulas sobre componentes são muito esclarecedoras, continue nesse foco, professor.
Obrigado José! Temos várias no canal, dê uma conferida na playlist de componentes!
Tenho acompanhado teus vídeos e é muito agradável tua didática (sem gaguejar, ou usar linguajar rebuscado, nem rápido nem arrastado). Parabéns e obrigado por nos dar o privilégio de assistirmos um vídeo limpo e rápido.
Muito obrigado Lauro pelo incentivo!!
@@Electrolab-Eletronica ótima esplicação valeu muito nom mesmo.
Parabéns pela aula bem didática e altamente instrutiva.
Obrigado Rogério!
obrigado professor , GRATIDÃO.💖💖💖💖💖
Obrigado Antonio!
Gratidão pelo conhecimento compartilhado irmãos
Obrigado Vinicius!
Mais uma vez vc surpreende com sua maneira de as aulas sobre assunto de indutores ... Valeu mesmo......
Obrigado David!
Eu faço técnico em eletrônica e não tem canal bom no youtube sobre isso, depois de dois anos do técnico me deparo com o seu... muito bom só queria ter descoberto mais no início do técnico kkkk
Obrigado! Seja bem vindo ao canal!
Muito bom, você entende muito bem, não só de elétrica, mas de como se expressar tambem, obrigado !
Obrigado Patrick!
Professor, pelo que eu entendi, campo elétrico seria a própria DDP e campo magnético seria a propriedade natural dos imas. Ou seja, a bateria sozinha tem campo elétrico, mas não tem campo magnético. Já o ima sozinho tem campo magnético, mas não tem campo elétrico.
Porém, ao utilizar a bateria pra fazer circular uma corrente, esse movimento dos eletrons gera ao redor do fio o campo magnético. Já se colocarmos um ima pra girar próximo a um enrolamento em alta velocidade, o fluxo variavel provocada pelo movimento deste vai fazer surgir a corrente.
Entendi ainda que o indutor, por estar enrolado, além do campo magnético, cria ao redor de si um campo elétrico que seria uma DDP com sinal inverso.
Ao final, você explicou sobre os filtros e eu entendi que esse filtro, de acordo com a posição dos componentes, pode servir pra filtrar um ruído que vem da entrada através de ima harmonica ou mesmo como um filtro que vai evitar que um sinal gerado por um CI555 vá pra rede.
Isso mesmo! Ótimo resumo!
Fantástico!!! Parabéns pela sua didática e precisão na explicação.
Muito obrigado Ricardo!
Gosto por hobby, para ocupar o tempo que poderia "perder" vendo asneiras. Os conteúdos de seu canal é simplesmente fantásticos, intuitivos, com ótima dinâmica e jeito compreensível de entender.
Apesar de nunca ter pensado na hipótese de tornar-me um profissional do ramo de eletrônica, é uma área que sempre gostei e tenho aprendido cada vez mais. Esses dias das várias sucatas de eletrônica retirei muitos componentes dos mais variados tipos e através desse vídeo ganhei mais um conhecimento. Dentre os componentes, não imaginava que havia indutores semelhantes a resistores, agora já aprendi mais um coisa a identificar. Alguns tem o corpo na coloração azul, alguns outros verde, amarelo etc. Então só para efeito de dúvida que tenho. Os resistores tem a coloração do corpo (um tom meio creme) como padrão ou pode ter outras cores de seu corpo? Refiro-me não ao código de cores para identificação da resistência ôhmica. Isso porque vou fazer um separador para depois separar cada resistor de acordo com o código de cores e quantidade.
Agradeço de coração por compartilha seu conhecimento conosco que aprendemos mais e mais com suas aulas sensacionais e de puro conhecimento.
Obrigado Luiz! A eletrônica também é um hobby fascinante! A cor de fundo depende muito do fabricante e por isso pode confundir e não existe um padrão, mas muitos indutores desse formato têm um fundo verde claro, enquanto os resistores podem ter (em sua maioria) um fundo bege ou azul. Embora haja resistores com fundo verde também, mas têm um aspecto físico diferente dos indutores, esses últimos mais arredondados.
@@Electrolab-Eletronica, de coração o agradeço muito. Realmente separando aqui deu para notar que os resistores possuem uma leva concavidade no centro e isso me ajudou bastante a separar os resistores e indutores. O trabalho grande vai ser quando eu for separar os resistores pelas cores, mas pelo menos já deixei separado 8 de 1K Ohm, já que as cores já estão gravadas de có. Assim como alguns outros como os de 100 Ohm e 10K Ohm. A lupa que tenho não ajuda muito. Acho que de capacitores de tudo quanto é especificação já passa dos 100. Pelo menos para um protótipo de LEDs sequenciais não vou precisar comprar componentes hahahahaha.
Muito agradecido mesmo estou pela sua ajuda. DEUS abençoe e desejos sinceros de sucessos, paz, saúde, conquistas a você e seus familiares. Com certeza seus ensinamentos tem feito diferença na vida de muitos que assistem seu maravilhoso canal.
Obrigado Luiz! Bom projeto e seja sempre bem vindo ao canal!
Melhor explicação que eu já ví até hoje !
Obrigado!
Gostei muito, muito obrigado Professor...!
Obrigado Júlio César!
Aulas de grande nível.
Obrigado
Obrigado Carlos!
Eu admiro muito que voçês querem dar cursos de 1 semana , sendo que nem a escola tecnica ou a faculdade não tem esta capacidade eu admiro muito
Olá José Geraldo, aqui no canal não temos nenhum curso, mas há vários vídeos didáticos sobre eletrônica geral. Obrigado.
Excelente não resta dúvida sobre indutores. Perfeito , melhor vídeo sobre o assunto.
Obrigado Romildo!
FICOU ÓTIMA A SUA EXPLICAÇÃO. ESTOU AGUARDANDO O VÍDEO SOBRE FILTROS. PARABÉNS!
Obrigado Rogério!
Aula muito boa . parabéns. nota mil
Obrigado Vpx! Em breve novos videos no canal!
Gosto muito de eletrônica e essa parte de RF me atrai muito. Obrigado pelo vídeo. Estou ainda começando aprender essas coisas.
RF é realmente uma área fascinante!
É PRAZEROSO ASSISTIR AOS VIDEOS DESSE PROFESSOR.
Obrigado José!
Agora aprendi o que é indutor. Parabéns pelo vídeo
Obrigado Arthur!
Isso é muito de se estudar, elétrica é um fenômeno , parabéns meu grande amigo
Obrigado Wando!!
CARLOS MULLER DE POA-RS QUE BELAS AULAS SÓ NÃO APRENDE QUEM NÃO QUER
PARABÉNS E OBRIGADO
Obrigado Carlos!
Parabéns, muito explicativo 👍🏼 Um assunto tão complicado ficou bem claro pra mim.
Obrigado Bianca! Seja sempre bem vinda ao canal!
Muito obrigado e parabéns pelo excelente vídeo.tudo de bom
Obrigado Marquinhos!
Parabens, voce é bem didatico...
Obrigado João!
👋 oi,sou eletricista de alta tensão 13,8 kv,, estou me interessando muito pôr elétronica já estou assistindo várias aulas do pessoal e a sua é a primeira de condutores e gostei muito, valeu 👍 obrigado...!
+Joséotavio Otavio Obrigado Jose Otavio! Eletrônica é um mundo à parte! Bem- vindo!
ótima aula! você e fera.
+evandro brito Obrigado Evandro!
Muito bom aprendi bastante com sua explicaçao valew mesmo .
Obrigado Helton!
Parabens muito bom a sua aula de indutores.
Obrigado!
Obrigado por compartilhar conhecimento, isso vale ouro !! Deus abençoe !!!!
Muito obrigado Eduardo!
Excelente! Aprendendo muito com suas aulas! Parabéns!
Obrigado André!
Ótima aula!
Obrigado Rodrigo!
Excelente explicação, parabéns professor, tirou todas minhas dúvidas sobre filtros.
Obrigado Silvio!
Muito bom. Obrigado pela aula.
Obrigado Costa!
Obrigado, e Parabéns - BOA AULA!....
Valeu Iron!
Parabéns pela pela aula
Obrigado Plinio!
Excelente aula, muito bem explicado parabéns !!
Obrigado Antonio! Em breve novos videos no canal!
Muito obrigado pela excelente aula
Obrigado!
Show de aula valeu parabéns
Obrigado Jhonson!!
Gostei desse aparelho de medição: L/C meter, deve ser medidor de Indutância e Capacitância. existe o projeto para construção dele
Isso mesmo Otavio! Obrigado!
Excelente explicação nota 1000
Obrigado Alexandre!
Aulas muito claras é úteis. Gostaria, se possível ,que fizesse um vídeo sobre construção de fontes de corrente contínua de 12 e 24 volts, para acionamento de pequenos motores elétricos de íman permanente, tipo motor Mabuchi, de preferência com controle variável de velocidade.
Obrigado Sergio! Motores Mabuchi me lembram meu tempo de adolescente, quando corria nas grandes pistas de autorama da cidade! Bons tempos aqueles, que o pessoal "tirava" voltas do induzido para aumentar a corrente e o giro dos motores na competição! Sugestão anotada!
Ótima explicação , show de conhecimento.
Obrigado José!
puxa , cara gostei muitíssimo da explicação,vou continuar assistindo as suas aulas.
+Jorge Santos Obrigado Jorge! Inscreva-se no canal para receber os próximos videos assim que são lançados!
Se possível usar o indutores na corrente alternada para aquecimento,sem uso da corrente contínua direito , com capacitores de correntes alternadas
Muito obrigado pela explicação me esclareceu muito
Obrigado Thiago!
Eloy, pelo que eu entendi:
1 - a descoberta dessa força eletromotriz é o que gerou a utilização prática através dos motores de indução... e essa "força de inércia" à indução é o que faz alguns motores precisarem de capacitores para iniciar, certo?
2 - sobre a regra da mão direita [1ª], se eu não puder "girar" o motor para ajustar a rotação do eixo à minha necessidade, eu posso girar nele o campo indutor e assim fazer na prática essa mudança?
3 - Andei abrindo alguns eletrodomésticos e percebi que alguns vem com enrolamento [com núcleo de ferrite] na alimentação geralmente antes do fusível, esse indutor é um tipo de segurança? Ele "ajuda" o sistema que o sucede à converter para CC, a alternada que ele freia? Quanto mais voltas e maior o diâmetro do condutor, maior essa capacidade de proteção? É possível fazer uma conversor CA/CC apenas com um indutor?
4 - Na base do magnetron, percebi que há dois indutores [com núcleo de ar] logo após os contatos, eles devem barrar as altas frequências para que o magnetron não produza frequências mais altas do que as que já produz?
Desculpe tanta pergunta, Eloy, mas o encanto por essa ciência do amigo é o culpado. Imagino que outros incautos, inscritos do teu canal possam ter as mesmas dúvidas, por isso rogo a vossa paciência.
Obrigado, de novo.
Um abraço.
Olá Marcos! Vamos lá!
1) Correto, com a geração do campo magnético induzido foi possível a conversão em energia mecânica a partir da construção dos motores. Os capacitores de partida "aliviam" a força inicial, evitando uma corrente muito alta de partida e auxiliando o conjunto a sobrepor a inércia.
2) Pode sim. Nesse caso você poderia ter um gerador, pois se movimenta mecânicamente um campo magnético originalmente fixo (como um imã), você induz uma tensão no enrolamento vizinho.
3) Esse indutores normalmente fazem parte de um filtro bi-direcional de entrada da rede elétrica, evitando interferências dos motores na rede. O que poderia causar uma série de problemas em outros aparelhos sensíveis, como os de áudio e video.
4) Na Magnetron, esses indutores servem de filtro, para impedir que as microondas geradas dentro da válvula saiam pelo terminal do filamento e se propaguem pela rede elétrica.
Abcs e Obrigado!
Obrigado à você, Eloy!
Abraço.
Nossa,vc explica bem,é ótimo professor,continua vc tá ajudando muita gente
Obrigado Deni!!
Excelentes esclarecimentos. Entretanto, com todo respeito, a meu ver, a música é dispensável.
Obrigado Odair! Concordo com você, nos vídeos antigos (2016) o volume de fundo ficou exagerado, prejudicando a voz, mas nos vídeos mais recentes do canal isso foi ajustado.
@@Electrolab-Eletronica EU GOSTEI DA MÚSICA TA MUITO BOM O VIDEO VALEU
Parabéns! muito boa sua explicação. show!
Obrigado Antonio!
Ótimo. Muito interessante!!!! O caminho pra aprender eletrônica é esse aí. Valeu ✌👍
Obrigado Marcos!
Chico Fran gostei muito sua materia é fantastica
Obrigado Francisco!
Parabéns seu canal está show de bola valeu são Paulo
Obrigado Moisés!
Perfeito... Obrigado!!
Obrigado Marco!
Ótima explicação parabéns
Obrigado Wilkson!
os indutores sempre tive a curiosidade de saber,obrigado
+Joséotavio Otavio Obrigado José Otavio! Em breve novos videos no canal!
suas explicações são muito boas ! bem claras e numa linguagem simples, Parabéns !
Obrigado Anderson! Em breve novos videos no canal!
muito bom. e a musiquiha ajudou a não bater um tédio. estou me inscrevendo.
Obrigado Bruno! Em breve novos videos no canal!
Parabéns aprendi muito obrigado
Obrigado Matheus!
Muito bem meu amigo. Informações muito valiosas muito obrigado
Obrigado Ronaldo!
ótima, explanação. parabéns.
Obrigado Londe!
Muito boa a aula, assisto com frequencia a diversos temas. Parabéns!! Apenas uma observação quando o indutor é ligado a c/c: há reatancia no momento inicial, mas há também igualmente quando desliga(momento final)!!
Pode ser acrescida essa informação.
No mais, é o melhor e mais didático canal de eletrônica.
Concordando com outro comentário, talvez o fundo musical fosse dispensável...
Um abraço!
Obrigado Gil! Bem lembrado sobre o campo magnético!
Vivas a Electrolab! Muito agradecido por compartilhar seus conhecimentos de eletrônica nobre cidadão, por todo o seu trabalho. Eu descobri este canal hoje, já assisti a três videoaulas suas e já considero este canal um dos melhores canais do youtube, sua didática é excelente. Ganhou mais um inscrito.
Obrigado José, pelo incentivo!
Professor, pode me tirar uma dúvida? Agradeço desde já, ótimo vídeo esse... Então... A defasagem, relacionando capacitores e indutores, quando, a tensão de um atinge seu pico máximo e a corrente é zero e quando a corrente é zero do outro a tensão alcança seu pico máximo, acontece em qual circuito e porque? Pode me explicar no dc e no ac, o que ocorre e como ocorre a defasagem? Tou encasquetada nisso... Ainda n passei essa parte porque travei nisso...
Olá Débora, por exemplo no caso do capacitor, a corrente adianta com relação à tensão porque a corrente deve primeiro fluir para as duas placas do capacitor, onde a carga é armazenada. Somente depois que a carga se acumula nas placas de um capacitor, é que é estabelecida uma diferença de tensão, isso gera o atraso da tensão. Da mesma forma num indutor, porém nesse caso ele atrasa a corrente, já que uma mudança repentina na corrente significa que i (corrente) muda para o tempo t igual a zero, para isso o valor da tensão seria infinita, o que não existe. Portanto, a mudança repentina de corrente não é permitida por um indutor, atrasando a corrente. Em DC são duas análises, não seria possível explicar nos comentários já que o tema é longo. Uma análise no regime transitório, durante as cargas dos elementos reativos e outra no permanente, depois das cargas.
muito bom!to iniciando nessa área da eletrônica, e ja vi alguns videos aqui, mas pow, o seu foi de longe o melhor, muito bem explica. parabens vou acompanhar seu canal aqui no youtube.
Obrigado Wanderson, em breve novos videos!
Excelente Aula
Obrigado!
Boa explicação.
Obrigado Savio!
Se eu colocar um ímã de ferrite no nucleo de uma bobina do rádio de galena , eu consigo escutar a rádio AM com um fone de ouvido com menor impedância?
Não teria esse efeito.
obrigado pelo conhecimento passado.
Valeu Marcus!
obrigado pelas aulas inteligentes! !!!
Obrigado Leando!!
cara tu se garante otimo canal....vc poderia fazer uma aula sobre como age e como dimensionar um circuito snubber????fiz um clp pra mim com saídas a relé e recentemente pesquisando em um livro vi dizendo q era extremamente recomendado o uso de snubber...mas n entendo mt claramente como ele age e como dimensionar...agradeceria mt!! vlw
Obrigado Italo! Sugestão anotada para um video futuro!
Olá amigo, ótimo vídeo. Pretendo fazer um pequeno gerador com imãs neodímio(1cm de diâmetro) irei usar 16 imas e 12 bobinas, tenho muitas duvidas em relação ao projeto do indutor. Estou com receio de utilizar o nucleo de ferrite, pois acho que o rotor vai perder torque devido atração. Você saberia dizer a reatância aproximada para o indutor? Caso use o núcleo toroidal de ferrite, teria que “cortá-lo” (GAP) para evitar saturação? O núcleo de ar é uma boa opção? OBS: O rotor vai ter diamentro 8cm aproximadamente. Agradeço desde já, e obrigado pelos videos!
Olá Matheus, a reatância é uma característica que depende da frequência da alimentação do indutor, creio que você se refere à indutância. Cada gerador terá uma cálculo diferente para os indutores. Geralmente as bobinas do estator são enrroladas numa forma de papelão ou plástico e usam núcleo de ar. Há alguns projetos na internet de pequenos geradores, que podem auxiliar no seu projeto. Dê uma olhada neste link: www.electronica-pt.com/gerador-imas-permanentes Obrigado!
Excelente explicação!!! Uma sugestão, se me permite, diminua um pouco o volume da música de fundo nos próximos vídeos.
Obrigado Jhonatas! Sim, já está reduzida nos mais novos, esse vídeo é de 2016 e o volume de fundo ficou muito alto mesmo.
Olá, primeiramente venho agradecer pelo ótimo vídeo, gostei mto dos filtros passa alta/baixa aprendi bastante. Venho tbm pedir uma melhor explicação (se for possivel) da tensão/corrente inversa que o indutor pode oferecer ao circuito no momento que a chave "on" se abre. Tem alguma fórmula pra cálculo de proteção dessa? Obrigado!
Olá Arley! obrigado! A proteção, se necessária, pode ser feita de algumas maneiras, a mais comum é usando um diodo, que evita o retorno da corrente inversa
Excelente o teu canal, parabéns por vc ser tão didático. Ganhou mais um inscrito.
Obrigado Alef! Em breve novos videos no canal!
sensacional suas explicações... meus parabens
Obrigado Neri!
vc cortou o finalllll!! fora isso, parabéns!!!
Valeu Ricardo! Infelizmente foi um corte do UA-cam, tempos depois de publicado, devido à música de fundo, que anos mais tarde reivindicaram os diretos autorais e precisou ser removido o trecho.
Muito boa abordagem. Tenho pesquisado sobe indutores a fim de construir uma fonte VCC com filtro " Pi " (capacitor - indutor - capacitor) para ensaios de bancada, alimentação de amplificadores de potência, etc. E que possa manejar até +/- 70 volts x 5 ampéres; há vantagens nessa configuração? como poderei calcular os mH do indutor? Para cargas dinâmicas como um amplificador o indutor poderia "freiar' a corrente?
Obrigado Sergio! O cálculo da indutância do filtro PI não é direta, pois dependerá da corrente da fonte, é deve ser feita em alguns passos de cálculo. O filtro PI com indutor, tem um desempenho muito bom, especialmente para uso em alimentação de amplificadores de áudio. Consulte esse artigo, que faz um exemplo similar: www.audiolink.com.br/audiolink/guitar/d_dimensionando.htm
Muito obrigado. Era tudo que eu precisava saber.
muito bom irmão, vc é um mosntro no ramo da eletrônica!..
Obrigado Mayke pelo incentivo!! Mas ainda tenho muito que aprender! Enquanto isso tento passar adiante o que sei!
muito bom ;obrigado pela aula
Obrigado Jorge!
Parabéns pelo artigo pois é muito fácil de entender.
Estou montando um ampli de audio com TDA2030 e quero deixar a fonte totalmente (ou mais próximo disso) livre de ruído pois será usado para gerar sons para estudo de ressonância.
Poderia usar um indutor e linha com capacitor e em seguida outro indutor paralelo com capacitor para filtrar ruídos de baixa e alta? Ou há melhores soluções que esta já que informou ser um uso um pouco primitivo este uso.
Olá Rinaldo, Obrigado! Você conseguiria melhores resiultados com filtros ativos (usando amplificadores operacionais), busque por esse assunto na internet.Capacitor em paralelo com indutor, pode criar um filtro não adequado para as suas aplicações.
Electrolab opa.
valeu pela ajuda e vou pesquisar o assunto pois já estou com componentes básicos em mãos para o projeto.
obrigado
Muito obrigado.
Obrigado!
Bela aula! Obrigado!
Obrigado Plínio! Em breve novos videos no canal!
Bom dia professor. Queria parabenizá-lo mais uma vez por esta excelente aula, como de costume !!!!
Preciso de uma dica mestre, veja se pode me ajudar:
Estou tentando fazer um circuito de proteção contra surtos elétricos na rede AC que consiste em ligar um centelhador a gás, um varistor e um diodo transorb. Todos estes 3 componentes estariam em paralelo entre si, sendo primeiro o centelhador depois o varistor e por último o transorb. Acontece que andei pesquisando em vários artigos nacionais e internacionais e vi que cada um destes tem uma velocidade diferente de atuação ( sendo o diodo transorb o mais rápido de todos. Por este motivo teríamos de colocar entre o centelhador e o varistor um resistor ( ou um indutor ) em série e entre o varistor e o diodo transorb também em série um outro resistor (ou um indutor ). Fazendo isso eu conseguiria atrasar a corrente entre estes componentes de modo que o primeiro a agir em caso de um surto seria o centelhador, depois o varistor e por último o transorb ( respeitando esta ordem de atuação ). Até ai nenhuma novidade. O que ocorre e que não achei em nenhum site seria como calcular o valor deste indutor ou deste resistor. O que vi foi que o indutor seria mais fácil de se colocar, pois se seu optar por um resistor este teria de ser de uns 3 a 5W e potência o que já se tornaria um pouco mais complicado. Em 90% dos casos o pessoal opta mesmo por indutores. Se eu soubesse que valor em Ohms eu deveria colocar, através da fórmula de XL= 2. Pi. L eu conseguia calcular o valor do indutor, mas nem o valor em Ohms eu consegui achar o que seria mais ou menos ideal de colocar para atrasar esta corrente. Mestre, vc saberia qual o valor em Ohms ( ou mesmo o valor do indutor ) seria o ideal para eu colocar entre estes componentes afim de atrasar a corrente AC ? lembrando que estou trabalhando com 220V AC em 60Hz.
Mais uma vez agradeço e vida longa ao canal.
Obrigado Alexandre! O resistor não teria essa funcionalidade, o único que pode atrasar a fase da corrente é o indutor. Mas eu não me lembro de topologias que usem essa técnica em filtros de transientes, na verdade nem é muito comum o uso dos três dispositivos ao mesmo tempo, embora em equipamentos muito críticos, como linhas físicas de telefonia, até seja possível. Para uso gera,l um ou dois tipos já seriam mais que suficiente para uma proteção contra surtos. Normalmente encontramos os GDTs com varistores. Há um vídeo no canal sobre GTDs e outro sobre varistores.
Mestre, de tanto procurar na internet acabei achando um link de um produto que usa estes 3 tipos de supressores de surto usando inclusive estes indutores entre estes componentes afim de atrasar a corrente AC e fazer com que cada um deles atue em forma de cascata ( primeiro o centelhador, depois o varistor e por último o transorb ). O indutor foi colocado porque se não houvesse o atraso da corrente AC por parte do indutor o primeiro a ser impactado seria o diodo pois o tempo de atuação dele é infinitamente o mais rápido de todos, porém ele não aguenta muita dissipação de energia. Colocando estes indutores teríamos o centelhador como o primeiro a ser utilizado ( pois é o que mais aguenta o tranco do surto ) e na sequência seria o varistor, pois é o segundo dessa lista que mais aguenta o tranco do surto. Por favor de uma olhada neste link que eu estou te mandando. A diferença aí é que ele usa 24V ao invés de 127 ou 220VAC, mas aí só seria preciso trocar os componentes para a tensão desejada. Mas o valor do indutor usado ainda continua um mistério. Mais uma vez obrigado e vida longa ao canal !!!
Segue o link do produto: www.alfacomp.ind.br/protetores-contra-surto/supressor-de-surto-para-1-canal-analogico
Olá Alexandre, a questão é que esse modelo de filtro que encontrou é para corrente contínua e trabalha com 24V. Não é uma topologia comum para uso em redes AC. O valor do indutor não é crítico, certamente algumas centenas de mH, o importante é a seção reta do fio, pois deve suportar a corrente nominal do circuito.
Perfeito mestre, valeu pela dica !!! Um grande abraço e mais uma vez obrigado pela disposição em me responder. Vida longa ao canal !!!!
Muito bem explicado !!!
Obrigado Thyago! Em breve novos videos!!
Aula excelente, brilhante!!!
Obrigado Ismael!
Professor em primeiro lugar, parabéns pela importância desse vídeo e pela didática. Tenho alguns conhecimentos em eletronica. Num filtro de linha simples, posso usar somente um indutor numa das fazer em série ou ele é ligado em PARALELO EM AMBAS FASES? tipo brincando que é ligado em PARALELO. Obrigado professor.
Olá Antonio, filtros de linha em geral têm indutores em série com a fase e o neutro e capacitores em paralelo. Para ter algum resultado, o circuito do filtro precisa estar completo, não basta inserir um indutor único.
Eloy vc sabe me explicar pra que serve aquele shock que fica perto do plug de entrada de fonte de notebook? Obrigado
Olá AJM! Sim, trata- se de um ferrite para eliminar interferências de alta frequências! Em breve teremos um vídeo sobre esse assunto! Fique atento!
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado por responder! Que bom...fico no aguardo...
É p eliminar interferências externas de rádio frequência?
No caso do cabo de fonte, interferências do próprio chaveamento da fonte, além de alguma de origem externa.
@@Electrolab-Eletronica entendi...fico no aguardo do vídeo com mais detalhes! Obrigado