O problema eh que as pessoas não querem saber a verdade. Como o Manu diz : elas querem fórmulas mágicas. O processo é doloroso gente. Eu que o diga! Nem todo mundo quer enfrentar isso pq dói. Eles querem prazer imediato (e isso tbm não é culpa deles, mas do nosso sistema mesmo ) triste, mas necessário! Vamos compartilhar mais e ver o que acontece 🥰
Concordo com a Danielle mas também com a Marcela! Eu sempre compartilho mas acredito que muitas pessoas, por seus motivos, não conseguem ou não querem entrar nessa viagem pensar sobre si mesmo, de procurar soluções que não seja sair culpando outros por nossas vidas, mas vamos continuar compartilhando esse canal desse cara que é maravilhoso!
Eu já estou nesse processo de terapia há mais de 5 anos, e nesse meio tempo já fiz de tudo... psicoterapia, thetahealing, constelação familiar, etc. Hoje, olhando pra essa trajetória, eu vejo que o que fez a real diferença pra que minhas crenças mudassem foi o processo lento da psicoterapia de diminuir a força que as outras pessoas tinham/tem em mim, principalmente meu pai. Nós acabamos inconscientemente adotando certas crenças provenientes do contato com outras pessoas pq, como vc diz, Manu, precisamos ser amados por elas. Mas quando a necessidade de ser amado começa a diminuir (dentro do limite e de um jeito saudável), essas crenças vindas de influências externas também começam a se dissolver e a se transformar. Percebi que a força que as outras pessoas tem na gte que faz uma grande diferença nessa questão das crenças, não as crenças por si só. Enfim, thetahealing (e afins) é muito legal! Até fiz o curso pra ser thetahealer! rsrs Mas o que me ajudou mesmo foi o lento trabalho árduo da psicoterapia. PS: Manu, sugiro o livro A Biologia da Crença. Ele tem uma pegada bem da epigenética e o autor explica como nosso corpo se comporta bioquimicamente sob a influência dos pensamentos/crenças.
@@aurorainspira , o nome do autor é Bruce Lipton. Se vc procurar no UA-cam por “a biologia da crença Bruce Lipton” vc encontra vídeos com legendas em português de algumas palestras dele. Lá ele faz um resumão do que está no livro e mostra em imagens o movimento das proteínas, das células, etc. Vale a pena ver :)
Nossa meu pai principalmente e meus namorados em segundo lugar( acho que pq eu procuro alguém q substitua meu pai), mas n só esses, amigos, parentes.. eu me preocupo muito c a opinião dos outros. Não consigo fazer nada sem perguntar o que fulano acha..
Louise Hay conseguiu transformar a vida dela e de muitas pessoas mudando suas crenças limitantes. E como? Através de afirmações diárias. Não é mágica. É disciplina e repetição. Como você mesmo disse, é através da repetição que nosso cérebro aprende. Portanto, com tempo, determinação, repetição constante, você e qualquer pessoa pode SIM mudar uma crença limitante. Inclusive a crença de que é difícil mudar uma crença. E por que não através de novas experiências? Porque as experiências que você tem ou terá provavelmente apenas refletirão as crenças que já estão imantadas no seu subconsciente (ou inconsciente, como quiser chamar). Ou seja, enquanto não se desconstrói aquela crença, se repete incessantemente a mesma situação, apenas com pessoas e circunstâncias diferentes. Aloha!! Namastê!! 🙏
Conseguiu descrever o que não estava conseguindo colocar pra fora. Tenho crenças tão enraizada sobre mim, sobre meu jeito, necessito de uma aprovação, que posso chamar de necessidade de aprovação patológica, como se precisasse da aprovação do outro pra existir, vivo no círculo vicioso e uma busca incessante de buscar pessoas que não me quer, que não gosta de mim, fiquei 6 anos me humilhando por uma mulher que nunca me quis, que nunca gostou de mim, vejo nela minha mãe, o mais louco é que minha mãe fala que me ama, me ajuda quando eu preciso, mas sempre negou o meu jeito, a minha vida, levei anos e ainda estou tentando descobrir o cerne disso, mesmo sendo tão claro, mas tão difícil de aceitar onde tudo comecou.
Depois desse vídeo entendi porque eu busco tanto um relacionamento com qualquer pessoa que tenha um objetivo de vida parecido com o meu. Já faz um tempo que percebi que eu dependo de uma aprovação absurda do meu pai, só que ao mesmo tempo foi ele quem criou a crença de que eu não consigo, nunca tive apoio dele para as coisas que eu de fato quis fazer e fiz muito por ele por conta disso. Tive um relacionamento onde minha ex-companheira me apoiava em qualquer aspecto, hoje parece que dependo de alguém para levar minha vida pra frente, de uma aprovação, de um apoio. Acredito que por ter tido essa vivência, procuro por outras como essa. O único problema é que não quero depender da aprovação do outro para conseguir tocar minha vida, até porque foi isso que me fez não ser eu mesmo por muito tempo.
Geralmente esses crenças limitantes surgem na infância por refeições, bulings, criação etc. Mudei um pouco quando vi que eu não era mais o que afirmavam que eu era, pois hj ninguém fala mais isso. Outro ponto bom é eliminar amizades tóxicas.
É isso! Falei com meu esposo sobre isso outro dia. A gente recebe a instala crenças ao longo de uma vida aí vem uns gurus e dizem que é só fazer tal coisa em 2 minutos que a crença vai embora… entendi que é o processo para mudar leva tempo e é feito de tijolinhos todos os dias. Mudança de ambientes, conviver cada vez menos com pessoas negativas que reforçam crenças ruins na gente!
Putz , vc tem toda razão !!!!! Agente não consegue desfazer num passe de mágica e ainda ganha uma baita culpa de quebra !!!!! Obrigada , tirou um baita peso das minhas costas!!!!
As crenças limitantes como eu não consigo, riqueza não é pra mim, eu não mereço, entre outras que não te deixam você descobrir seu verdadeiro potencial. É um processo emocional que gerou esse aprendizado negativo, por isso que o pensamento racional não resolve, pois o nosso racional só justifica as nossas atitudes. A hipnoterapia é a ferramenta ideal para tratar, pois ela consegue tratar as causas que estão por trás desses problemas. Removendo a causa, os problemas entram em remissão. Tanto atendimento online ou presencial, o processo é o mesmo, pois é um processo mental.🙏
Chorei horrores vendo esse vídeo. Veio um insight da minha mae batendo com o livro na minha cabeça e me chamando de burra. Isso sempre ficou na minha cabeça e me perseguiu durante a vida inteira. Hj tenho muita "dificuldade" com isso, sempre acho que nao vou conseguir fazer as coisas, Pq?Pq? . Eu me acho Burra, é engraçado, mas é triste demais
Crenças não são causas, são sintomas. Acontece o trauma, daí acontece a interpretação, que é internalizada pelo subconsciente e então se torna o reprodutor e controle inconsciente das escolhas e sintomas. É deletar, desprogramar os traumas para que os sintomas(crenças) sejam destruídas. Como deletar e desprogramar? Até o momento o melhor trabalho que conheço é do Bruno, do processo NCT. ua-cam.com/video/6Mvz8R416MQ/v-deo.html
É bem a repetição de experiências para substituir aquela crença. Meu pai foi muito rude quando tentou me ensinar a andar de bicicleta. Não consegui. Indo à auto escola, já enfrentei sete vezes o exame prático. Para mim, essas duas experiências têm forte relação entre si.
Rafael, você não está sozinho. Estou próxima dos 40 e não dirijo. Eu sempre soube quais experiências me levaram a sentir esse pavor de dirigir e sempre foi custoso revivê-las. Hoje eu sei que não é real...mas ainda assim tenho a ideia de que dirigir não é para mim...
sempre ouvi que não seria amada se fosse gorda. emagreci, cheia de trauma, medo dos assédios... to magra e triste. n tem a ver com corpo é internalização. preciso de novos aprendizados. didático vc. muito obrigada!
Manu, eu entendo o que vc diz e tendo a concordar quase sempre. Mas no percurso de análise e entendimento de como eu funciono, percebi que algumas coisas eu não ia entender, por serem aprendizados pré-verbais, e que ficar torrando os miolos pra tentar entender era racional demais. E eu já sou racional demais! Nesse sentido, fez muito sentido pra mim criar novas crenças, as tais afirmações e passar a repetí-las pra mim mesma em voz alto. Isso tbm é aprendizado. Isso é reprogramação mental e funciona sim! Ficar tentando entender tudo às vezes me faz girar em falso e não sair do lugar. Eu já comentei isso no vídeo sobre a fé. Pra mim faz muito sentido ter essa dose de fé e esperança de que as coisas podem mudar. Isso está produzindo efeitos incríveis aqui!
Acho que qdo acreditamos que conseguimos mudar a crença, já estamos curadas. Não precisamos entender nada ficar fuçando o problema é que não resolve nada..Tem Coachs de PNL que ensinam técnicas e se o cérebro aceitar.. Está feito crença Cancelada, Cancelada,Cancelada.
Curioso que nesses últimos tempos venho me intrigando muito sobre como construimos nossas crenças... No que elas se estruturam? O que baliza nosso discernimento para acreditarmos ou não em algo? Pensando no macro: Num momento como este que passamos, em que os discursos polarizados se intensificam e as crenças se opõem radicalmente, os argumentos, muitas vezes, se pautam cada vez mais numa lógica binaria do verdadeiro x falso / certo x errado. Mas o que está no fundo disso / para além dessa superfície? O que suporta nossas crenças? O que faz aquele outro acreditar em algo diametralmente oposto ao que eu acredito? Quais são suas referências, seus parâmetros e sua perspectiva para crer em algo no qual eu não acredito? Por que ele acredita em X? Por que eu acredito em Y? Teríamos alargado tanto as distâncias de nossas "bolhas" a ponto de não conseguirmos mais identificar um pertencimento comum? Pensando no micro: Confesso que atualmente tenho muitooooo ranço desse discurso de "crenças limitantes". Provavelmente pq, por muitos anos da minha vida, meu entorno foi fortemente permeado por esse discurso. E acreditando nisso, eu buscava intensamente produzir em mim uma autoafirmação positiva, na expectativa de que a "força do pensamento e da vibração" fossem alterar minha vida. Hoje em dia reconheço a intensa culpabilização que isso me gerou. Me parece claro que a nossa autoimagem influencia a maneira como interagimos no mundo e, portanto, se eu não acreditar que sou A, me "limitarei" a ser B (ou - A). Mas isso não quer dizer que simplesmente acreditar que sou A me tornará A. O que dá suporte para essa crença ser real ou imaginaria? A lógica prepotente, meritocrata e egolatra de que posso ser/ter/fazer o que quiser (que o "poder" está todo em mim) me parece perversa pq não leva em consideração justamente q nossas crenças tem bases/fundações (pensando na metáfora da construção de uma casa, por exemplo) cujas "bordas" são circunscritas e simultaneamente circunscrevem nossos limites. Nesse sentido, me parece que crenças são sempre "limitantes", tendo em vista que limitam/circunscrevem uma perspectiva que passamos a reafirmar para nós. Reconhecer as bases/fundações de como construimos nossas casas/crenças (como elas surgiram e se reforçaram ao longo de nosso percurso) me parece o caminho para rever se e como é possível justamente reescrever nossos limites, procurando abarcar / colocar em perspectiva, cada vez mais, nossas necessidades. Sem nega-los, mas acolhendo-os.
Agora entendi, para vc construir novas crenças vc precisa praticar e sentir aquilo, pq apartir disso, com o sentimento q vai te tocar e vc realmente acreditar, pq enquanto vc saber mas não proticar, nao tirar da duvida, vc nao acreditará naquilo !
Pela primeira vez consegui entender e não me sentir culpada de ainda ter crenças limitantes. Preciso construir outras crenças positivas para desconstruir a limitante !! Perfeito!!!
Esse vídeo tocou em mim de uma forma tão dolorosa. Eu já havia percebido que tinha desenvolvido um complexo de inferioridade muito grande na minha área profissional. Quando comecei a notar isso, tentei várias vezes, mudar essa crença. Mas até hoje não consegui. Isso dói tanto. Sei que sou capaz de fazee coisas incríveis, mas ao mesmo tempo, não consigo acreditar que realmente posso. Nossa, isso dói demais e envolve tantas outras coisas...
Identifiquei algumas crenças depois de muuuitas sessões de terapia mas identificar não é mudar. De vez em sempre me pego caindo no mesmo buraco e lá vou eu de novo juntar meus caquinhos e começar outra vez. Falhar, falhar de novo, falhar melhor.
Exatamente! Passei agora a perceber a automatização de alguns sentimentos/comportamentos. Estão lá, se manifestam, são observados… com o tempo, conseguiremos “controlar” as reações antes delas estragarem tudo!
Crenças não são causas, são sintomas. Acontece o trauma, daí acontece a interpretação, que é internalizada pelo subconsciente e então se torna o reprodutor e controle inconsciente das escolhas e sintomas. É deletar, desprogramar os traumas para que os sintomas(crenças) sejam destruídas. Como deletar e desprogramar? Até o momento o melhor trabalho que conheço é do Bruno, do processo NCT. ua-cam.com/video/6Mvz8R416MQ/v-deo.html
Achei complicado. Nâo tenho como mudar os outros. Eu já sei que sou capaz de muita coisa. Ouvi que sou incapaz desde criancinha. Ouvi que sou culpada de tudo de errado que aconteceu na casa, desde criança. Hoje eu já sei que sou capaz, embora ainda assuste quando faço algo que gostem. Na semana passada mesmo, participei de uma exposição de textos. O meu texto foi lido e...foi o mais aplaudido! Eu fiquei de boca aberta . Então, eu sei que sou capaz. Mas muitos ainda não sabem, principalmente os próximos à mim. E continuam falando que sou incapaz, e me culpam se a porta da sala ficou aberta, se a luz ficou acesa durante a noite....Também já vi outras pessoas deixando luzes acesas e não fecham as torneiras...Sei que nem sempre sou eu. Mas ainda não sabem e tomo pito o tempo todo. Pelo que foi dito aqui, pelo que entendi., eles vão ter de parar....e não posso mexer nas mentes. O problema é deles, por não verem o que tenho de bom.
A maioria dos vídeos aqui do UA-cam falam muito de adquirir novos hábitos e se relacionar com novas pessoas e frequantar novos lugares, de forma geral é viver um processos de novos estímulos e assim substituir as crenças antigas por novas.
Achei ótima explicação! O que eu vejo, é que quando a pessoa se depara com essas "crenças limitantes" elas ficam desesperadas porque nunca foi apresentadas a elas outra forma de fazer as coisas. Ex: casal morando na mesma casa tem que dormir na mesma cama. Ou: tem horário de café/almoço/janta, muito esquisito comer um rabanete no horário do café da manhã. A crença limitante tem um propósito de nos manter com medo, e por isso somos alienados de ver as infinitas possibilidades de amar a vida além do condicionado na família, nas escolas e faculdades. O negócio é sair da zona de conforto, se separar com a angústia e coragem de fazer diferente! É treino e tempo mesmo, errar muito mais que acertar...
Manu pistola anti-coaching e café para começar o dia. Que maravilha! Esse canal deveria entrar na programação da TV aberta em horário nobre! Obrigada, Emanuel 💙
É anticoatching, porém tudo que ele fala no fim das contas são narrativas que já fazem parte das terapias que os coachs roubam a linguagem e referência, então ele critica e argumenta exatamente como é o conceito que ele critica 🫠
O que acelerar os resultados; Saia do ambiente tóxico e se afaste de pessoas qje reforçam isso. Faca afirmações positivas sobre si mesmo diariamente e nunca fale mau de vc.
É a tal história do "finja até que se torne real". Esse vídeo tem relação com isso, mas eu gostaria muuuito de ver o Emanuel falando sobre (eu desconfio que ele vai me fazer sentir "menos isolada").
@Sara, pois é. Essa historia do "fingir" só funciona se vc já tiver potencial de fazer o que está tentando. Aí, como ele disse, vc vai criando E X P E R I ê N C I A e acabará "acreditando" (melhor dizendo: CONFIANDO) que pode. Sem condições > vc não faz > sem resultado, sem experiência ...Logo, se vc não teve a "experiência de poder" que pode algo, como vai acreditar que pode? Como um cara que não pega ninguém, por exemplo, vai se acreditar um pegador? Só se for um louco.... Sendo assim, ou vc constrói EXPERIÊNCIAS de sucesso, ou nada feito.
Estou em Portugal à 17 anos,vim com medo da escassez,casei com um homem que aos olhos dos outros era bem de vida e mas uma vez a escassez fez parte da minha,e eu internalizei Portugal não é facil pra gente ,temos que aceitar viver no limite,economizar ,uma infinita montanha de limitações, e hoje os meus filhos que agora sao adultos,me peguei repetindo com firmeza tá pensando o que vcs foram avisados Portugal não é facil,tudo de ruim fica pra gente.Pessoal venho lendo e aprendendo aos poucos sobre crenças passadas de geração em geração, gente em uma conversa um pouco emotiva falei novamente tudo,e derrepente um clic ,mary olha o que vc tá fazendo perpetuando uma crença, depois disso cair em lagrimas e refiz a minha tragetoria de vida descobrir a que a falta sempre fez parte de mim.Eu sou grata por me libertar dessas amarras emocionas que trago de muitos anos.
Tive uma infância terrível ouvindo coisas muito negativas de minha mãe q eu não devia existir q eu era insuportável q não ia dar pra nada...tento tirar isso do meu inconsciente há 40 anos e não consigo
A crença limitante não implica que seja facil. Mesmo que alguem tenha dito isso é bom ter bom senso pra saber que não é assim. Rs... E não é porque é dificil que nao deve ser feito :)
Excelente, essas crenças na maioria são formadas ainda enquanto a mente racional não está desenvolvida, e suas experiências vão virando essa "programação" da sua auto imagem, auto estima, e crenças ligadas ao "merecimento" e pertencimento em geral.
Mas eu sempre me.pergunto "como viver novas experiências?" Por ex, no campo profissional, algumas situações simplesmente não acontecem, têm pessoas que são dedicadas, que fazem tudo certo e a vida profissional não funciona. E eu super defendo o cansaço emocional de quem não quer mais tentar e de desejar o caminho inverso, do tipo: agora eu preciso que algo aconteça, que algo dê certo, para que acreditar que um novo caminho é possível. Caso contrário fica me parecendo um discurso de positividade tóxica "não espere tudo estar bom para ser feliz". Às vezes é preciso que algo aconteça pata mudar a visão e a crença, porque muitas vezes se tem por muiiiito tempo e ainda assim não acontece
Meu Deus 😮 que tapa na cara. Estou tentando mudar o tratamento com as minhas filhas, tentando ter mais paciência, ser mais carinhosa, conversar mais, gritar menos. Mas realmente é muito difícil, eu fui criada assim aos gritos e ouvindo palavras ruins, não quero que minhas filhas vivenciem as mesmas coisas, porque sei que não foi bom. 🙆🏻 Mas quando me pego, de repente, estou replicando o que minha mãe fazia. Fico triste comigo mesma, porque não quero ser assim. Mas realmente, é muito difícil mudar da noite pro dia algo que foi construído em 30 anos. Porém, sei que NÃO É IMPOSSÍVEL. as minhas filhas, têm 3 e 5 anos. Quero ser o apoio delas, o porto seguro, a referência em amor, dedicação, carinho, a pessoa com quem elas possam contar pra sempre. 😢 E se eu continuar agindo como estou, sei que vou distancia-las cada vez mais.
Manu, pensa num cara que vem me ajudando absurdamente a tirar o véu das minhas ilusões??! É tú Memo🙌😂...Cara, aí de mim, sem vc🙏 ( tô viciada em vc🙌🙌) Vício do bem...rs🤭💋
Estudo todos os vídeos do Emanuel, faço diversas anotações! Me transforma e é incrível quando consigo fazer relações entre meus estudos na faculdade de artes visuais e os vídeos. Sensacional! Pretendo um dia conseguir assinar a autoescrita.
Nossaaa alguém já te agradeceu por esse vídeo?! Muitooo obrigada! Ganhou mais uma inscrita. Minha criança interior está muitooo ferida, são muitas crenças e que eu lembro que machucaram minha menina e que eu trouxe pro hoje. Não eh fácil realmente se livrar de uma crença.
Achar que a mudança tem que ser na hora ou que vai demorar uma eternidade é um jeito de se prender no mesmo lugar. Quem fica se fazendo de vítima geralmente pensa que tudo demora muito para mudar, usando isso como desculpa para não fazer nada. Já quem vive ansioso acha que tudo tem que mudar "pra ontem", e acaba se frustrando quando as coisas não acontecem na velocidade da luz. No fim das contas, essa ideia fixa de que mudança tem um tempo certo pra acontecer só atrapalha. Mudar é algo pessoal e varia de pessoa para pessoa; não dá para engessar num tempo específico. E tem mais, né? Algumas mudanças acontecem num estalar de dedos, tipo quando a gente tem aquele estalo, um insight que muda tudo. Mas tem outras que exigem um esforço maior, tipo voltar pra escola ou aprender algo do zero. É como se algumas coisas mudassem só com a gente mudando de ideia, e outras precisassem de um baita esforço e tempo pra acontecer. O lance é entender que não tem receita de bolo; cada mudança vem do seu jeito. E tá tudo bem nisso, o importante é a gente estar aberto a mudar, seja lá como for.
Cresci com pai alcoolatra e mãe depressiva uma familia dificil o qual sempre ouvia " nascemos so para sofrer, não você não é capaz.. ja deu errado " e sempre procurei pensar positivo me formei no curso Técnico depois na Faculdade de Gestão de RH sempre acreditando em mim em meu potencial, o pensamento positivo é oque leva ao exito
Faz sim, todo sentido. Só resta agradecer tanta compreensão para com a nossa história. Já nem parece tão necessário mudar. Talvez baste aceitar como são as coisas, não se comparar a ninguém.
Vídeo extremamente esclarecedor! Hoje em dia vemos tantos conteúdos na internet agressivos e que nos culpam por agir de determinada forma, como se não estivéssemos nos esforçando o suficiente. Valorizo muito seus vídeos por serem tão acolhedores e ao mesmo tempo uma oficina de insights haha. Muito obrigada
Minha visão sobre as crenças limitantes: se eu fui condicionado(a) durante toda a minha vida a acreditar em uma crença da qual a minha realidade cotidiana, seja familiar, social, amigos, trabalho e outras afirma isso o tempo, fica a muito complicado você tentar outras formas de vivência e afeto. Parace fácil, mas não é!
Concordo!!! Por exemplo se um professor de matemática diz pra mim que eu não tenho habilidade nesta matéria eu não construí vivências sobre... subentendi que tal pessoa baseado em seu conhecimentos e treinamento era apta a tal julgamento e absorvi como verdade, então as falsas crenças não vem só dá repetição ou experiência também provém da prerrogativa da minha avaliação sobre o que parece ser verdade a medida que eu tiver novas informações e provas posso experimentar ou testar novas verdades ou bases de crenças.
Mantra para quebrar o motivo das crenças limitantes que é não aceitar, resistir, a fatores que regem a vida. E á partir que os causadores dos bloqueios são conscientizados e purificados, a energia de entusiasmo passa a fluir naturalmente com insights, motivação, senso de proósito, inspiração. "Aceito a incerteza da vida. Aceito que as coisas as vezes dão certo, outras, não. Aceito sentir medo do desconhecido. Aceito sentir ansiedade por não saber lidar, ainda, com os desafios da vida. Aceito começar a agir mesmo sem saber, e permitir que a inspiração flua no movimento. Aceito não saber o que fazer da minha vida. Aceito que as pessoas possam me rejeitar. Aceito ser o vilão da historia de alguem pq disse Não a ela. Aceito que as pessoas tem direito a pensarem qualquer coisa de mim, e eu não isso. Aceito sentir uma profunda vergonha por me iludir em não corresponder aos padrões sociais e culturais de beleza, dinheiro, desempenho, familia, religiao. Aceito que posso errar e fracassar, e vou do mesmo jeito. Aceito que posso cair, mas eu me levanto. Aceito que a cada falha ou erro, fico mais sábio e evoluo minha consciencia. Aceito sentir bons sentimentos e sentimentos desagradavéis, abraço-os e deixo eles irem. Aceito a finitude da vida, que um dia serei eu a ir, é o ciclo natural da vida. Aceito que vou envelhecer, perder minha juventude, minha saúde e beleza, faz parte de todos os seres vivos. Aceito meu passado, fiz o que pude com a cabeça que tinha na época. Aceito o futuro, com todos os imprevistos e incertezas que ele pode trazer E acima de tudo, aceito o ser que sou agora, um ser em constante transformações.
A forma mais lúcida de explicar sobre crenças limitantes que já ouvi. O desespero das pessoas em exterminar essas crenças, acaba por fazer acreditar em fórmulas mágicas, mas quando você entende como elas são criadas, fica muito óbvio que não é tão simples assim. Gratidão!
síndrome do impostor e as crenças limitantes, são uma forte limitação. Crenças como eu não consigo, riqueza não é pra mim, eu não mereço, entre outras que não te deixam você descobrir seu verdadeiro potencial. É um processo emocional que gerou esse aprendizado negativo, por isso que o pensamento racional não resolve, pois o nosso racional só justifica as nossas atitudes. A hipnoterapia é a ferramenta ideal para tratar, pois ela consegue tratar as causas que estão por trás desses problemas. Removendo a causa, os problemas entram em remissão. Tanto atendimento online ou presencial, o processo é o mesmo, pois é um processo mental.🙏
Ahhh... agora entendo as pessoas próximas assustadas me rotulando de autosuficiente por eu ter me libertado da necessidade do amor deste ou daquele ser manipulador...
Esse vídeo é um bálsamo que sentimos por não conseguirmos eliminar as crenças limitantes de forma rápida, como ensinam por aí. Aqui mesmo no UA-cam tem milhares de vídeos falando até sobre " como eliminar uma crença limitante em 2 minutos ". Daí, a pessoa que já entende um pouco sobre a própria crença, fica frustrada porquê não consegue eliminar a crença e isso é devastador. Prefiro acreditar que é possível eliminar a programação mental maléfica, mas é um processo, e não simplesmente um botão de ON/OFF que instalo e desinstalo a crença no automático. É uma caminhada mas é possível. ❤🎉
Muito Bom ! O objetivo de toda Psicoterapia é a transformação e através dela a superação! O difícil é atingir as pessoas! Como ouvi o Dr Flávio Gikovate dizer existem umas 500 terapias! Todas funcionam mas funcionam "meia boca"! Só de procurar Terapia você já está um passo adiante ! Ótimo trabalho! Parabéns!
Estou terapeuta integrativa e, concordo plenamente com sua explanação, entender, desconstruir e reconstruir, um passo por vez. Gratidao pelo compartilhar de tanto conhecimento.
Eu vivi um ciclo muito longo na minha vida de começar e largar as coisas, com o passar do tempo eu vi que isso foi algo que eu aprendi inconscientemente por causa de uma crença. Foi então que eu me vi em um beco sem saída, porque eu sabia do meu problema, sabia o que tinha causado isso, mas, mesmo assim eu não conseguia mudar e me culpava por isso. Muito obrigado, cara, de coração, voce me ajudou muito com esse vídeo.
Maravilhoso, entendi e ja estou construindo novas memórias através de novas experiências de vida...estou na fase de reflexão do passado e constrindo uma Pessoa Nova dentro de mim, obrigada pela ajuda e aproveitei e me inscrevi no canla!!!
A cada vídeo um insight novo… crença é aprendizado e não se dissolve como fórmula mágica, repeat!!! É na prática, em construir novas narrativas que possibilitem novos aprendizados, para criar novas histórias. É um processo. Obrigada Manu! Abs.
Exatamente isso!!! Que tá acontecendo com a minha vida, comecei esse processo, de escrita ver vídeos falando sobre o assunto enfim. É difícil mas é o caminho! Já vi muitos resultados
Muito interessante seu conteúdo, gratidão! Para a galera que está passando por situações ruins devido a essas crenças inseridas no subconsciente ao longo da vida, eu recomendo o que ele falou + PNL + autoconhecimento. Até o ano passado, sofri de ansiedade severa, depressão, TDAH, autoestima baixa, entre outros, o que me fez recorrer a psicólogos, psiquiatras, fazer uso de medicamentos pra controlar pensamentos suicidas e crises de ansiedade, horrível. O que me ajudou quando estava no fundo do poço foi a prática de reprogramação do meu subconsciente (PNL). Áudios frequenciados usados enquanto dormia. Assim, meu consciente não rejeitava as informações positivas já que estava "desativado" e meu subconsciente absorvia tudo durante o sono. E também o autoconhecimento, a espiritualidade, onde encontrei a resposta de quem sou e o quanto sou amado. Gratidão e espero ter ajudado 💞
Eu tô nessa luta para conseguir me amar sem depender da aprovação dos outros. Sofri muita rejeição na adolescência agora acho que sou rejeitado e inferior aos outros tô lutando para conseguir saber que eu sou a pessoa mais especial pra mim eu sou meu grande amor tou lutando para tirar esses pensamentos irracional
É bem limitante. Agora vivemos uma situação onde tudo é limitante. E alguns de nós nem desejamos estar nesta condição. Não dá para entender este momento quanto mais as outras crenças.
Olá caí nesse vídeo de paraquedas,em 2023,sigo canais aqui que falam o que você disse que é só mudar a forma de pensar mas ninguém explica como.você foi muito exclarecedor nesse ponto.gostei de mais vou assistir outros vídeos e também compartilhar para aumentar o canal pois é de pessoas sinceras que precisamos 😊
Muito obrigada por esse vídeo! Eu vinha me sentindo mal por isso, pensando que eu sou preguiçosa e inútil por não conseguir seguir um planejamento que fiz, mas realmente mexe com crenças limitantes que são muito difíceis de se desfazer!
Indentifica-las e solta-las é um bom exercício! Olha-las como se tivessem fora de nós! Assim, nao colocando atenção nelas, se enfracacem e desaparecem! Ao mesmo tempo vamos colocando outras no lugar! Afinal, elas nao eram nossas mesmo, nao fomos nós que as criamos!
Eu vi esse video após ver o video sobre Elaborar nossos Sentimentos, o viés de confirmação, o dentro e o fora, acho que pra gente conseguir mudar essas crenças, deveríamos visualizar e compreender como estamos recebendo esses inputs, essas informações, e tentar reconstruir essas informações recebidas, essas percepções que de alguma forma estão sendo disfuncionais pra gente. sair dessa esfera triangular de pai , mãe e filho, dessas primeiras informações e compreender que podemos vivenciar com outras esferas, nos relacionar com outras esferas. Acho que foi essa compreensão que ficou na minha mente após ver esse vídeo. Gratidão Emanuel por tantas informações preciosas
Isso foi transformador pra mim. Me lembro que algumas vezes já me apareceu esse canal recomendado mas eu acabei nunca tentando de verdade entender o que era falado, parecia meio que bicho de sete cabeças... Vi esse vídeo hoje e creio que tenha sido no momento certo, que bom que finalmente eu realmente te encontrei. Era o que precisava. É angustiante não conseguir entender de onde vinham minhas próprias angustias Muito obrigada
Tudo leva anos ,comigo foi assim em relação um sentimento de me sentir inferior aos outros ,só agora dois anos de terapia aos poucos tô sentindo mudanças
Entender que nossas crenças, hábitos e tudo do nosso cotidiano só existe e funciona de um modo porque foi construído em cima de uma base afetiva é algo que eu não tinha pensado antes, mas, realmente, faz total sentido. Afeto é uma coisa que não conseguimos controlar e mudar de uma hora para outra, é complicado. E assim também são as crenças e hábitos moldados por esses afetos... obrigada, Manu! ✨
Ao inves de querer curar a obcessao dietamente, enre numa academia, faça curso de linguas (pode ser o duolingo!) E varias outras coisas que sejam diárias. Enfim, se ocupe e drible seu cerebro. A obcessao vai reduzir quando voce der menos tempo para ela. ❤
Realmente é assim mesmo, viver os novos aprendizados até que aquilo seja uma nova crença, porém agora positiva, reprogramação da mente consciente pra enraizar no subconsciente.
Mas existem tecnologias que aceleram este processo! Eu sou uma terapeuta Aura Master e agiliza este processo de desconstrução e construção de novos aprendizados! Ele realmente funciona!
Isso aí que disse não seria também só mais uma crença??? O mundo é tão diverso e cada um é de um jeito. Mesmo que vejamos a maioria se parecendo muito uns com os outros, ainda sim penso que há uma parcelinha de diferença. Que pode se dar na forma de como se transforma crenças, também.
SE ELE TIVESSE DO SEU LADO voce nao estaria obcecado. Essa frase resume todo o autoamor que faltava! Voce adoece por alguem que te ignora e que está ausente???? Merece????
MIIIIILLLL LIKES. Tenho ranço de quem fala, você torna consciente e cancela e pensa numa nova crença e tá pronto. Sei e SINTO isso. Sei que sou merecedora e muito capaz, mas meu corpo sente, incapacidade e não merecimento. Sente mesmo. Quando vejo uma influêncer no video em seu carrao com a amiga, vejo o sentimento de tristeza passar pela crença de que nunca vou ter isso. Se tiver o sabor do lado então. É sentido muito profundo. Não sei mais o que fazer pra mudar. Tenho uma vida escassa. Como viver dar experiências de abundância?
Acho um absurdo seu canal não ter milhões de seguidores. As pessoas deveriam ter acesso a esse conteúdo. Muito obrigada por tudo!
Isso também depende da gente! O jeito é sair compartilhando. Adoro o conteúdo DO Emanuel também. É um super serviço à sociedade!
O problema eh que as pessoas não querem saber a verdade. Como o Manu diz : elas querem fórmulas mágicas. O processo é doloroso gente. Eu que o diga! Nem todo mundo quer enfrentar isso pq dói. Eles querem prazer imediato (e isso tbm não é culpa deles, mas do nosso sistema mesmo ) triste, mas necessário!
Vamos compartilhar mais e ver o que acontece 🥰
Concordo com a Danielle mas também com a Marcela!
Eu sempre compartilho mas acredito que muitas pessoas, por seus motivos, não conseguem ou não querem entrar nessa viagem pensar sobre si mesmo, de procurar soluções que não seja sair culpando outros por nossas vidas, mas vamos continuar compartilhando esse canal desse cara que é maravilhoso!
@@marcelaborges9912 Verdade! Concordo com seu pensamento...
Danielle, as pessoas querem milagres, não autoresponsabilidade. É por isso que não há milhões aqui.
Eu já estou nesse processo de terapia há mais de 5 anos, e nesse meio tempo já fiz de tudo... psicoterapia, thetahealing, constelação familiar, etc. Hoje, olhando pra essa trajetória, eu vejo que o que fez a real diferença pra que minhas crenças mudassem foi o processo lento da psicoterapia de diminuir a força que as outras pessoas tinham/tem em mim, principalmente meu pai. Nós acabamos inconscientemente adotando certas crenças provenientes do contato com outras pessoas pq, como vc diz, Manu, precisamos ser amados por elas. Mas quando a necessidade de ser amado começa a diminuir (dentro do limite e de um jeito saudável), essas crenças vindas de influências externas também começam a se dissolver e a se transformar. Percebi que a força que as outras pessoas tem na gte que faz uma grande diferença nessa questão das crenças, não as crenças por si só.
Enfim, thetahealing (e afins) é muito legal! Até fiz o curso pra ser thetahealer! rsrs Mas o que me ajudou mesmo foi o lento trabalho árduo da psicoterapia.
PS: Manu, sugiro o livro A Biologia da Crença. Ele tem uma pegada bem da epigenética e o autor explica como nosso corpo se comporta bioquimicamente sob a influência dos pensamentos/crenças.
que baita dica! vou atrás desse livro
@@aurorainspira , o nome do autor é Bruce Lipton. Se vc procurar no UA-cam por “a biologia da crença Bruce Lipton” vc encontra vídeos com legendas em português de algumas palestras dele. Lá ele faz um resumão do que está no livro e mostra em imagens o movimento das proteínas, das células, etc. Vale a pena ver :)
Hahahahaha minha história todinha! Estamos aí nesse caminhada...
Nossa meu pai principalmente e meus namorados em segundo lugar( acho que pq eu procuro alguém q substitua meu pai), mas n só esses, amigos, parentes.. eu me preocupo muito c a opinião dos outros. Não consigo fazer nada sem perguntar o que fulano acha..
Muito obrigada pela dica!
Louise Hay conseguiu transformar a vida dela e de muitas pessoas mudando suas crenças limitantes. E como? Através de afirmações diárias. Não é mágica. É disciplina e repetição. Como você mesmo disse, é através da repetição que nosso cérebro aprende. Portanto, com tempo, determinação, repetição constante, você e qualquer pessoa pode SIM mudar uma crença limitante. Inclusive a crença de que é difícil mudar uma crença. E por que não através de novas experiências? Porque as experiências que você tem ou terá provavelmente apenas refletirão as crenças que já estão imantadas no seu subconsciente (ou inconsciente, como quiser chamar). Ou seja, enquanto não se desconstrói aquela crença, se repete incessantemente a mesma situação, apenas com pessoas e circunstâncias diferentes. Aloha!! Namastê!! 🙏
Já consegui transmutar algumas crenças. Fico feliz 🥰
Consegui através de meditação, repetição de frases e PNL. 💛
VERDADE
Obrigada me ajudou bastante
Conseguiu descrever o que não estava conseguindo colocar pra fora. Tenho crenças tão enraizada sobre mim, sobre meu jeito, necessito de uma aprovação, que posso chamar de necessidade de aprovação patológica, como se precisasse da aprovação do outro pra existir, vivo no círculo vicioso e uma busca incessante de buscar pessoas que não me quer, que não gosta de mim, fiquei 6 anos me humilhando por uma mulher que nunca me quis, que nunca gostou de mim, vejo nela minha mãe, o mais louco é que minha mãe fala que me ama, me ajuda quando eu preciso, mas sempre negou o meu jeito, a minha vida, levei anos e ainda estou tentando descobrir o cerne disso, mesmo sendo tão claro, mas tão difícil de aceitar onde tudo comecou.
Também lembre de louise Ray no início desse excelente vídeo...
Depois desse vídeo entendi porque eu busco tanto um relacionamento com qualquer pessoa que tenha um objetivo de vida parecido com o meu. Já faz um tempo que percebi que eu dependo de uma aprovação absurda do meu pai, só que ao mesmo tempo foi ele quem criou a crença de que eu não consigo, nunca tive apoio dele para as coisas que eu de fato quis fazer e fiz muito por ele por conta disso. Tive um relacionamento onde minha ex-companheira me apoiava em qualquer aspecto, hoje parece que dependo de alguém para levar minha vida pra frente, de uma aprovação, de um apoio. Acredito que por ter tido essa vivência, procuro por outras como essa. O único problema é que não quero depender da aprovação do outro para conseguir tocar minha vida, até porque foi isso que me fez não ser eu mesmo por muito tempo.
Me vi muito no seu comentário...força aí!
Ganhou anos de terapia... rsrs é tão bom quando a "ficha cai" né!? Agora é continuar o trabalho...
@@Denuliena RT hein. Me vi também nesse comentário
Também me vi muito nesse comentario.
@Imlau talvez o conteúdo do O Corpo Explica (aqui no UA-cam e no Instagram) possa te ajudar a entender melhor e te trazer muitas respostas.
Geralmente esses crenças limitantes surgem na infância por refeições, bulings, criação etc. Mudei um pouco quando vi que eu não era mais o que afirmavam que eu era, pois hj ninguém fala mais isso. Outro ponto bom é eliminar amizades tóxicas.
É isso! Falei com meu esposo sobre isso outro dia. A gente recebe a instala crenças ao longo de uma vida aí vem uns gurus e dizem que é só fazer tal coisa em 2 minutos que a crença vai embora… entendi que é o processo para mudar leva tempo e é feito de tijolinhos todos os dias. Mudança de ambientes, conviver cada vez menos com pessoas negativas que reforçam crenças ruins na gente!
Aquela velha frase: "não é tão simples assim"
É sim!
Putz , vc tem toda razão !!!!! Agente não consegue desfazer num passe de mágica e ainda ganha uma baita culpa de quebra !!!!! Obrigada , tirou um baita peso das minhas costas!!!!
As crenças limitantes como eu não consigo, riqueza não é pra mim, eu não mereço, entre outras que não te deixam você descobrir seu verdadeiro potencial.
É um processo emocional que gerou esse aprendizado negativo, por isso que o pensamento racional não resolve, pois o nosso racional só justifica as nossas atitudes.
A hipnoterapia é a ferramenta ideal para tratar, pois ela consegue tratar as causas que estão por trás desses problemas. Removendo a causa, os problemas entram em remissão.
Tanto atendimento online ou presencial, o processo é o mesmo, pois é um processo mental.🙏
Chorei horrores vendo esse vídeo. Veio um insight da minha mae batendo com o livro na minha cabeça e me chamando de burra. Isso sempre ficou na minha cabeça e me perseguiu durante a vida inteira. Hj tenho muita "dificuldade" com isso, sempre acho que nao vou conseguir fazer as coisas, Pq?Pq? . Eu me acho Burra, é engraçado, mas é triste demais
Passei pela mesma situação e sofro a msm coisa. Sinta-se abraçada.
Crenças não são causas, são sintomas. Acontece o trauma, daí acontece a interpretação, que é internalizada pelo subconsciente e então se torna o reprodutor e controle inconsciente das escolhas e sintomas. É deletar, desprogramar os traumas para que os sintomas(crenças) sejam destruídas.
Como deletar e desprogramar? Até o momento o melhor trabalho que conheço é do Bruno, do processo NCT.
ua-cam.com/video/6Mvz8R416MQ/v-deo.html
É bem a repetição de experiências para substituir aquela crença. Meu pai foi muito rude quando tentou me ensinar a andar de bicicleta. Não consegui.
Indo à auto escola, já enfrentei sete vezes o exame prático. Para mim, essas duas experiências têm forte relação entre si.
Rafael, você não está sozinho. Estou próxima dos 40 e não dirijo. Eu sempre soube quais experiências me levaram a sentir esse pavor de dirigir e sempre foi custoso revivê-las. Hoje eu sei que não é real...mas ainda assim tenho a ideia de que dirigir não é para mim...
sempre ouvi que não seria amada se fosse gorda. emagreci, cheia de trauma, medo dos assédios... to magra e triste. n tem a ver com corpo é internalização. preciso de novos aprendizados. didático vc. muito obrigada!
Isis vc se permitia comer com prazer? E agora? O que vc não se permite? Não se permite ser feliz?
Gente, meu irmão foi curado de uma intolerância a lactose de anos com ajuda de um hipnoterapeuta. A mente é maravilhosa.
incrível o poder na nossa mente não é?
tudo começa na mente!
Eu diminui minha lactose mas queria ser livre dela totalmente 😭
A mente cria a realidade ❤
Tão lindo como o Manu deixa claro que é AOS POUCOS que você aprende novos caminhos... Tenha calma !
Manu, eu entendo o que vc diz e tendo a concordar quase sempre. Mas no percurso de análise e entendimento de como eu funciono, percebi que algumas coisas eu não ia entender, por serem aprendizados pré-verbais, e que ficar torrando os miolos pra tentar entender era racional demais. E eu já sou racional demais! Nesse sentido, fez muito sentido pra mim criar novas crenças, as tais afirmações e passar a repetí-las pra mim mesma em voz alto. Isso tbm é aprendizado. Isso é reprogramação mental e funciona sim! Ficar tentando entender tudo às vezes me faz girar em falso e não sair do lugar. Eu já comentei isso no vídeo sobre a fé. Pra mim faz muito sentido ter essa dose de fé e esperança de que as coisas podem mudar. Isso está produzindo efeitos incríveis aqui!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Concordo com você.
Psé, ainda nem vi o video, mas sei que qualquer crítica já é o suficiente para quebrar a crença de alguém. Imagina para outros aspectos da vida
Acho que qdo acreditamos que conseguimos mudar a crença, já estamos curadas. Não precisamos entender nada ficar fuçando o problema é que não resolve nada..Tem Coachs de PNL que ensinam técnicas e se o cérebro aceitar.. Está feito crença Cancelada, Cancelada,Cancelada.
Em casa , meus irmaos acham tudo isso besteira, mas eu não. Eu quero mudar e vou conseguir
Curioso que nesses últimos tempos venho me intrigando muito sobre como construimos nossas crenças... No que elas se estruturam? O que baliza nosso discernimento para acreditarmos ou não em algo?
Pensando no macro:
Num momento como este que passamos, em que os discursos polarizados se intensificam e as crenças se opõem radicalmente, os argumentos, muitas vezes, se pautam cada vez mais numa lógica binaria do verdadeiro x falso / certo x errado. Mas o que está no fundo disso / para além dessa superfície? O que suporta nossas crenças? O que faz aquele outro acreditar em algo diametralmente oposto ao que eu acredito? Quais são suas referências, seus parâmetros e sua perspectiva para crer em algo no qual eu não acredito? Por que ele acredita em X? Por que eu acredito em Y? Teríamos alargado tanto as distâncias de nossas "bolhas" a ponto de não conseguirmos mais identificar um pertencimento comum?
Pensando no micro:
Confesso que atualmente tenho muitooooo ranço desse discurso de "crenças limitantes". Provavelmente pq, por muitos anos da minha vida, meu entorno foi fortemente permeado por esse discurso. E acreditando nisso, eu buscava intensamente produzir em mim uma autoafirmação positiva, na expectativa de que a "força do pensamento e da vibração" fossem alterar minha vida. Hoje em dia reconheço a intensa culpabilização que isso me gerou.
Me parece claro que a nossa autoimagem influencia a maneira como interagimos no mundo e, portanto, se eu não acreditar que sou A, me "limitarei" a ser B (ou - A). Mas isso não quer dizer que simplesmente acreditar que sou A me tornará A. O que dá suporte para essa crença ser real ou imaginaria?
A lógica prepotente, meritocrata e egolatra de que posso ser/ter/fazer o que quiser (que o "poder" está todo em mim) me parece perversa pq não leva em consideração justamente q nossas crenças tem bases/fundações (pensando na metáfora da construção de uma casa, por exemplo) cujas "bordas" são circunscritas e simultaneamente circunscrevem nossos limites. Nesse sentido, me parece que crenças são sempre "limitantes", tendo em vista que limitam/circunscrevem uma perspectiva que passamos a reafirmar para nós.
Reconhecer as bases/fundações de como construimos nossas casas/crenças (como elas surgiram e se reforçaram ao longo de nosso percurso) me parece o caminho para rever se e como é possível justamente reescrever nossos limites, procurando abarcar / colocar em perspectiva, cada vez mais, nossas necessidades. Sem nega-los, mas acolhendo-os.
Nossa! 😍
Agora entendi, para vc construir novas crenças vc precisa praticar e sentir aquilo, pq apartir disso, com o sentimento q vai te tocar e vc realmente acreditar, pq enquanto vc saber mas não proticar, nao tirar da duvida, vc nao acreditará naquilo !
Pela primeira vez consegui entender e não me sentir culpada de ainda ter crenças limitantes. Preciso construir outras crenças positivas para desconstruir a limitante !! Perfeito!!!
Esse vídeo tocou em mim de uma forma tão dolorosa. Eu já havia percebido que tinha desenvolvido um complexo de inferioridade muito grande na minha área profissional. Quando comecei a notar isso, tentei várias vezes, mudar essa crença. Mas até hoje não consegui. Isso dói tanto. Sei que sou capaz de fazee coisas incríveis, mas ao mesmo tempo, não consigo acreditar que realmente posso.
Nossa, isso dói demais e envolve tantas outras coisas...
Me identifiquei muito
Também sinto isso
Você me descreveu...
Vim nesse vídeo por esse motivo....
Identifiquei algumas crenças depois de muuuitas sessões de terapia mas identificar não é mudar. De vez em sempre me pego caindo no mesmo buraco e lá vou eu de novo juntar meus caquinhos e começar outra vez. Falhar, falhar de novo, falhar melhor.
Exatamente!
Passei agora a perceber a automatização de alguns sentimentos/comportamentos. Estão lá, se manifestam, são observados… com o tempo, conseguiremos “controlar” as reações antes delas estragarem tudo!
Crenças não são causas, são sintomas. Acontece o trauma, daí acontece a interpretação, que é internalizada pelo subconsciente e então se torna o reprodutor e controle inconsciente das escolhas e sintomas. É deletar, desprogramar os traumas para que os sintomas(crenças) sejam destruídas.
Como deletar e desprogramar? Até o momento o melhor trabalho que conheço é do Bruno, do processo NCT.
ua-cam.com/video/6Mvz8R416MQ/v-deo.html
Achei complicado. Nâo tenho como mudar os outros. Eu já sei que sou capaz de muita coisa. Ouvi que sou incapaz desde criancinha. Ouvi que sou culpada de tudo de errado que aconteceu na casa, desde criança. Hoje eu já sei que sou capaz, embora ainda assuste quando faço algo que gostem. Na semana passada mesmo, participei de uma exposição de textos. O meu texto foi lido e...foi o mais aplaudido! Eu fiquei de boca aberta . Então, eu sei que sou capaz. Mas muitos ainda não sabem, principalmente os próximos à mim. E continuam falando que sou incapaz, e me culpam se a porta da sala ficou aberta, se a luz ficou acesa durante a noite....Também já vi outras pessoas deixando luzes acesas e não fecham as torneiras...Sei que nem sempre sou eu. Mas ainda não sabem e tomo pito o tempo todo. Pelo que foi dito aqui, pelo que entendi., eles vão ter de parar....e não posso mexer nas mentes. O problema é deles, por não verem o que tenho de bom.
A maioria dos vídeos aqui do UA-cam falam muito de adquirir novos hábitos e se relacionar com novas pessoas e frequantar novos lugares, de forma geral é viver um processos de novos estímulos e assim substituir as crenças antigas por novas.
Achei ótima explicação! O que eu vejo, é que quando a pessoa se depara com essas "crenças limitantes" elas ficam desesperadas porque nunca foi apresentadas a elas outra forma de fazer as coisas. Ex: casal morando na mesma casa tem que dormir na mesma cama. Ou: tem horário de café/almoço/janta, muito esquisito comer um rabanete no horário do café da manhã.
A crença limitante tem um propósito de nos manter com medo, e por isso somos alienados de ver as infinitas possibilidades de amar a vida além do condicionado na família, nas escolas e faculdades. O negócio é sair da zona de conforto, se separar com a angústia e coragem de fazer diferente! É treino e tempo mesmo, errar muito mais que acertar...
Manu pistola anti-coaching e café para começar o dia. Que maravilha! Esse canal deveria entrar na programação da TV aberta em horário nobre! Obrigada, Emanuel 💙
É anticoatching, porém tudo que ele fala no fim das contas são narrativas que já fazem parte das terapias que os coachs roubam a linguagem e referência, então ele critica e argumenta exatamente como é o conceito que ele critica 🫠
@ananejar8962 Entendi a referência do "café pra começar o dia" hehe
O que acelerar os resultados; Saia do ambiente tóxico e se afaste de pessoas qje reforçam isso. Faca afirmações positivas sobre si mesmo diariamente e nunca fale mau de vc.
"Comprar" uma crença para pertencer. Faz todo sentido, explica muito, alivia bastante....
A crença é construída aos poucos e a descrença na crença também é construída aos poucos.
"A vida se transforma na prática dela" muito bom
É a tal história do "finja até que se torne real". Esse vídeo tem relação com isso, mas eu gostaria muuuito de ver o Emanuel falando sobre (eu desconfio que ele vai me fazer sentir "menos isolada").
@Sara, pois é. Essa historia do "fingir" só funciona se vc já tiver potencial de fazer o que está tentando. Aí, como ele disse, vc vai criando E X P E R I ê N C I A e acabará "acreditando" (melhor dizendo: CONFIANDO) que pode. Sem condições > vc não faz > sem resultado, sem experiência ...Logo, se vc não teve a "experiência de poder" que pode algo, como vai acreditar que pode?
Como um cara que não pega ninguém, por exemplo, vai se acreditar um pegador? Só se for um louco....
Sendo assim, ou vc constrói EXPERIÊNCIAS de sucesso, ou nada feito.
Estou em Portugal à 17 anos,vim com medo da escassez,casei com um homem que aos olhos dos outros era bem de vida e mas uma vez a escassez fez parte da minha,e eu internalizei Portugal não é facil pra gente ,temos que aceitar viver no limite,economizar ,uma infinita montanha de limitações, e hoje os meus filhos que agora sao adultos,me peguei repetindo com firmeza tá pensando o que vcs foram avisados Portugal não é facil,tudo de ruim fica pra gente.Pessoal venho lendo e aprendendo aos poucos sobre crenças passadas de geração em geração, gente em uma conversa um pouco emotiva falei novamente tudo,e derrepente um clic ,mary olha o que vc tá fazendo perpetuando uma crença, depois disso cair em lagrimas e refiz a minha tragetoria de vida descobrir a que a falta sempre fez parte de mim.Eu sou grata por me libertar dessas amarras emocionas que trago de muitos anos.
Não é só o que falam, mas o que fazem é o que não fazem conosco na infância e adolescência, gera crença limitante😮
Não acredito que eu só encontrei esse canal hoje! 15/12/2024. Presente de Natal! ❤ obrigada 😊
Tive uma infância terrível ouvindo coisas muito negativas de minha mãe q eu não devia existir q eu era insuportável q não ia dar pra nada...tento tirar isso do meu inconsciente há 40 anos e não consigo
A crença limitante não implica que seja facil. Mesmo que alguem tenha dito isso é bom ter bom senso pra saber que não é assim. Rs... E não é porque é dificil que nao deve ser feito :)
Excelente, essas crenças na maioria são formadas ainda enquanto a mente racional não está desenvolvida, e suas experiências vão virando essa "programação" da sua auto imagem, auto estima, e crenças ligadas ao "merecimento" e pertencimento em geral.
Caralho véi! Suas palavras foram um bombardeio de plumas em minha mente.💥 Salve a sua força, filósofo! Gratidão pelo vídeo.
Enfim, alguém falou de forma bem honesta! Parabéns 👏
Mas eu sempre me.pergunto "como viver novas experiências?" Por ex, no campo profissional, algumas situações simplesmente não acontecem, têm pessoas que são dedicadas, que fazem tudo certo e a vida profissional não funciona. E eu super defendo o cansaço emocional de quem não quer mais tentar e de desejar o caminho inverso, do tipo: agora eu preciso que algo aconteça, que algo dê certo, para que acreditar que um novo caminho é possível. Caso contrário fica me parecendo um discurso de positividade tóxica "não espere tudo estar bom para ser feliz". Às vezes é preciso que algo aconteça pata mudar a visão e a crença, porque muitas vezes se tem por muiiiito tempo e ainda assim não acontece
A base de tudo é Afeto,validação acolhimento confiança.. quando isso não acontece, as crenças são as piores possiveis😢
Meu Deus 😮 que tapa na cara. Estou tentando mudar o tratamento com as minhas filhas, tentando ter mais paciência, ser mais carinhosa, conversar mais, gritar menos. Mas realmente é muito difícil, eu fui criada assim aos gritos e ouvindo palavras ruins, não quero que minhas filhas vivenciem as mesmas coisas, porque sei que não foi bom. 🙆🏻 Mas quando me pego, de repente, estou replicando o que minha mãe fazia. Fico triste comigo mesma, porque não quero ser assim. Mas realmente, é muito difícil mudar da noite pro dia algo que foi construído em 30 anos. Porém, sei que NÃO É IMPOSSÍVEL.
as minhas filhas, têm 3 e 5 anos. Quero ser o apoio delas, o porto seguro, a referência em amor, dedicação, carinho, a pessoa com quem elas possam contar pra sempre. 😢 E se eu continuar agindo como estou, sei que vou distancia-las cada vez mais.
Manu, pensa num cara que vem me ajudando absurdamente a tirar o véu das minhas ilusões??! É tú Memo🙌😂...Cara, aí de mim, sem vc🙏 ( tô viciada em vc🙌🙌)
Vício do bem...rs🤭💋
Realmente muito se fala em mudar crenças limitantes! Mas pouco se fala do que realmente é!
Estudo todos os vídeos do Emanuel, faço diversas anotações! Me transforma e é incrível quando consigo fazer relações entre meus estudos na faculdade de artes visuais e os vídeos.
Sensacional!
Pretendo um dia conseguir assinar a autoescrita.
Eu querendo que as minhas crenças mudassem de uma hora pra outra. Obrigado por ter me ajudado com esse vídeo cara.
Eu acho que pode haver vários tipos de mudanças de crenças, algumas lentas e outras demoradas. Ficar num modelo só é não se dar opção.
Helio Couto, Professora Lucia Helena Galvão e agora Emanuel ❤
Nossaaa alguém já te agradeceu por esse vídeo?! Muitooo obrigada! Ganhou mais uma inscrita. Minha criança interior está muitooo ferida, são muitas crenças e que eu lembro que machucaram minha menina e que eu trouxe pro hoje. Não eh fácil realmente se livrar de uma crença.
Tenho uma crença limitante sempre falavam para mim que as pessoas boas vão cedo e quando faço algo bom me sinto muito mal
Joe Dispenza explica justamente isso! Parabéns pelo conteúdo e obrigada tbm!
Manu, você é TÃO necessário! Obrigada
Por exemplo os tímidos tem muitas crenças limitantes
Achar que a mudança tem que ser na hora ou que vai demorar uma eternidade é um jeito de se prender no mesmo lugar. Quem fica se fazendo de vítima geralmente pensa que tudo demora muito para mudar, usando isso como desculpa para não fazer nada. Já quem vive ansioso acha que tudo tem que mudar "pra ontem", e acaba se frustrando quando as coisas não acontecem na velocidade da luz. No fim das contas, essa ideia fixa de que mudança tem um tempo certo pra acontecer só atrapalha. Mudar é algo pessoal e varia de pessoa para pessoa; não dá para engessar num tempo específico.
E tem mais, né? Algumas mudanças acontecem num estalar de dedos, tipo quando a gente tem aquele estalo, um insight que muda tudo. Mas tem outras que exigem um esforço maior, tipo voltar pra escola ou aprender algo do zero. É como se algumas coisas mudassem só com a gente mudando de ideia, e outras precisassem de um baita esforço e tempo pra acontecer. O lance é entender que não tem receita de bolo; cada mudança vem do seu jeito. E tá tudo bem nisso, o importante é a gente estar aberto a mudar, seja lá como for.
Cresci com pai alcoolatra e mãe depressiva uma familia dificil o qual sempre ouvia " nascemos so para sofrer, não você não é capaz.. ja deu errado " e sempre procurei pensar positivo me formei no curso Técnico depois na Faculdade de Gestão de RH sempre acreditando em mim em meu potencial, o pensamento positivo é oque leva ao exito
Verdade!!! Pena não poder ser de uma hora pra outra!!! Eu queria uma pílula mágica pra resolver isso!!!😩😩😩😩
Descobri na pratica essa falacia e fujo dessas promessas vazias. Sua explicacão foi bem objetiva. Valeu
Como eu não te conheci antes! Meu! Isso aqui é ouro ❤
Faz sim, todo sentido. Só resta agradecer tanta compreensão para com a nossa história. Já nem parece tão necessário mudar. Talvez baste aceitar como são as coisas, não se comparar a ninguém.
Vídeo extremamente esclarecedor! Hoje em dia vemos tantos conteúdos na internet agressivos e que nos culpam por agir de determinada forma, como se não estivéssemos nos esforçando o suficiente. Valorizo muito seus vídeos por serem tão acolhedores e ao mesmo tempo uma oficina de insights haha. Muito obrigada
as mudanças mais duradouras e rápidas que conheço: Lucas Naves. Vale a pena ver os vides.
Minha visão sobre as crenças limitantes: se eu fui condicionado(a) durante toda a minha vida a acreditar em uma crença da qual a minha realidade cotidiana, seja familiar, social, amigos, trabalho e outras afirma isso o tempo, fica a muito complicado você tentar outras formas de vivência e afeto. Parace fácil, mas não é!
Concordo!!! Por exemplo se um professor de matemática diz pra mim que eu não tenho habilidade nesta matéria eu não construí vivências sobre... subentendi que tal pessoa baseado em seu conhecimentos e treinamento era apta a tal julgamento e absorvi como verdade, então as falsas crenças não vem só dá repetição ou experiência também provém da prerrogativa da minha avaliação sobre o que parece ser verdade a medida que eu tiver novas informações e provas posso experimentar ou testar novas verdades ou bases de crenças.
Digo iniciar o processo de avaliação desta crença, fazendo boas perguntas pra encontrar novos caminhos.
Mantra para quebrar o motivo das crenças limitantes que é não aceitar, resistir, a fatores que regem a vida.
E á partir que os causadores dos bloqueios são conscientizados e purificados, a energia de entusiasmo passa a fluir naturalmente com insights, motivação, senso de proósito, inspiração.
"Aceito a incerteza da vida.
Aceito que as coisas as vezes dão certo, outras, não.
Aceito sentir medo do desconhecido.
Aceito sentir ansiedade por não saber lidar, ainda, com os desafios da vida.
Aceito começar a agir mesmo sem saber, e permitir que a inspiração flua no movimento.
Aceito não saber o que fazer da minha vida.
Aceito que as pessoas possam me rejeitar.
Aceito ser o vilão da historia de alguem pq disse Não a ela.
Aceito que as pessoas tem direito a pensarem qualquer coisa de mim, e eu não isso.
Aceito sentir uma profunda vergonha por me iludir em não corresponder aos padrões sociais e culturais de beleza, dinheiro, desempenho, familia, religiao.
Aceito que posso errar e fracassar, e vou do mesmo jeito.
Aceito que posso cair, mas eu me levanto.
Aceito que a cada falha ou erro, fico mais sábio e evoluo minha consciencia.
Aceito sentir bons sentimentos e sentimentos desagradavéis, abraço-os e deixo eles irem.
Aceito a finitude da vida, que um dia serei eu a ir, é o ciclo natural da vida.
Aceito que vou envelhecer, perder minha juventude, minha saúde e beleza, faz parte de todos os seres vivos.
Aceito meu passado, fiz o que pude com a cabeça que tinha na época.
Aceito o futuro, com todos os imprevistos e incertezas que ele pode trazer
E acima de tudo, aceito o ser que sou agora, um ser em constante transformações.
Caiu como uma luva pra mim, obrigada Emanuel ♡
A forma mais lúcida de explicar sobre crenças limitantes que já ouvi.
O desespero das pessoas em exterminar essas crenças, acaba por fazer acreditar em fórmulas mágicas, mas quando você entende como elas são criadas, fica muito óbvio que não é tão simples assim. Gratidão!
síndrome do impostor e as crenças limitantes, são uma forte limitação.
Crenças como eu não consigo, riqueza não é pra mim, eu não mereço, entre outras que não te deixam você descobrir seu verdadeiro potencial.
É um processo emocional que gerou esse aprendizado negativo, por isso que o pensamento racional não resolve, pois o nosso racional só justifica as nossas atitudes.
A hipnoterapia é a ferramenta ideal para tratar, pois ela consegue tratar as causas que estão por trás desses problemas. Removendo a causa, os problemas entram em remissão.
Tanto atendimento online ou presencial, o processo é o mesmo, pois é um processo mental.🙏
Tudo que você falou é exatamente como eu penso , foi bem honesto e as coisas não são tão simples assim , obrigado pelo conteúdo 😘
uma das melhores explicações sobre crenças limitantes que já ouvi, muito obrigado por compartilhar e parabéns pelo conhecimento!
Uma coisa e fato não tem como ter uma coisa nova fazendo a mesma coisa amei seu vídeo
Dica de tema: medo de errar!!!!
Boa! Venho percebendo que nem sinto tanto medo d errar em si, como temo como vai ser visto esse erro perante certas pessoas na vida..
É a gente colocando a opinião daqueles que a gente gosta, que a gente sente necessidade de afeto acima das nossas próprias opiniões...
já tem vídeo aqui no canal falando disso :))
Qual que éé?
Manda aqui pa nois
Ahhh... agora entendo as pessoas próximas assustadas me rotulando de autosuficiente por eu ter me libertado da necessidade do amor deste ou daquele ser manipulador...
Esse vídeo é um bálsamo que sentimos por não conseguirmos eliminar as crenças limitantes de forma rápida, como ensinam por aí. Aqui mesmo no UA-cam tem milhares de vídeos falando até sobre " como eliminar uma crença limitante em 2 minutos ". Daí, a pessoa que já entende um pouco sobre a própria crença, fica frustrada porquê não consegue eliminar a crença e isso é devastador. Prefiro acreditar que é possível eliminar a programação mental maléfica, mas é um processo, e não simplesmente um botão de ON/OFF que instalo e desinstalo a crença no automático. É uma caminhada mas é possível. ❤🎉
Até q enfim algo de inteligência superior q vai no X da questão!! Fico angustiada de não acabar com minhas crenças limitantes
Manu, assim que eu arrumar um emprego (tá foda) eu vou começar a fazer a Autoescrita
Muito Bom ! O objetivo de toda Psicoterapia é a transformação e através dela a superação! O difícil é atingir as pessoas! Como ouvi o Dr Flávio Gikovate dizer existem umas 500 terapias! Todas funcionam mas funcionam "meia boca"! Só de procurar Terapia você já está um passo adiante ! Ótimo trabalho! Parabéns!
Estou terapeuta integrativa e, concordo plenamente com sua explanação, entender, desconstruir e reconstruir, um passo por vez. Gratidao pelo compartilhar de tanto conhecimento.
Eu vivi um ciclo muito longo na minha vida de começar e largar as coisas, com o passar do tempo eu vi que isso foi algo que eu aprendi inconscientemente por causa de uma crença. Foi então que eu me vi em um beco sem saída, porque eu sabia do meu problema, sabia o que tinha causado isso, mas, mesmo assim eu não conseguia mudar e me culpava por isso. Muito obrigado, cara, de coração, voce me ajudou muito com esse vídeo.
Maravilhoso, entendi e ja estou construindo novas memórias através de novas experiências de vida...estou na fase de reflexão do passado e constrindo uma Pessoa Nova dentro de mim, obrigada pela ajuda e aproveitei e me inscrevi no canla!!!
A cada vídeo um insight novo… crença é aprendizado e não se dissolve como fórmula mágica, repeat!!! É na prática, em construir novas narrativas que possibilitem novos aprendizados, para criar novas histórias. É um processo. Obrigada Manu! Abs.
Exatamente isso!!! Que tá acontecendo com a minha vida, comecei esse processo, de escrita ver vídeos falando sobre o assunto enfim. É difícil mas é o caminho! Já vi muitos resultados
Muito interessante seu conteúdo, gratidão!
Para a galera que está passando por situações ruins devido a essas crenças inseridas no subconsciente ao longo da vida, eu recomendo o que ele falou + PNL + autoconhecimento.
Até o ano passado, sofri de ansiedade severa, depressão, TDAH, autoestima baixa, entre outros, o que me fez recorrer a psicólogos, psiquiatras, fazer uso de medicamentos pra controlar pensamentos suicidas e crises de ansiedade, horrível.
O que me ajudou quando estava no fundo do poço foi a prática de reprogramação do meu subconsciente (PNL). Áudios frequenciados usados enquanto dormia. Assim, meu consciente não rejeitava as informações positivas já que estava "desativado" e meu subconsciente absorvia tudo durante o sono. E também o autoconhecimento, a espiritualidade, onde encontrei a resposta de quem sou e o quanto sou amado.
Gratidão e espero ter ajudado 💞
Eu tô nessa luta para conseguir me amar sem depender da aprovação dos outros. Sofri muita rejeição na adolescência agora acho que sou rejeitado e inferior aos outros tô lutando para conseguir saber que eu sou a pessoa mais especial pra mim eu sou meu grande amor tou lutando para tirar esses pensamentos irracional
É bem limitante. Agora vivemos uma situação onde tudo é limitante. E alguns de nós nem desejamos estar nesta condição. Não dá para entender este momento quanto mais as outras crenças.
Olá caí nesse vídeo de paraquedas,em 2023,sigo canais aqui que falam o que você disse que é só mudar a forma de pensar mas ninguém explica como.você foi muito exclarecedor nesse ponto.gostei de mais vou assistir outros vídeos e também compartilhar para aumentar o canal pois é de pessoas sinceras que precisamos 😊
Muito obrigada por esse vídeo! Eu vinha me sentindo mal por isso, pensando que eu sou preguiçosa e inútil por não conseguir seguir um planejamento que fiz, mas realmente mexe com crenças limitantes que são muito difíceis de se desfazer!
Indentifica-las e solta-las é um bom exercício! Olha-las como se tivessem fora de nós! Assim, nao colocando atenção nelas, se enfracacem e desaparecem! Ao mesmo tempo vamos colocando outras no lugar! Afinal, elas nao eram nossas mesmo, nao fomos nós que as criamos!
Eu vi esse video após ver o video sobre Elaborar nossos Sentimentos, o viés de confirmação, o dentro e o fora, acho que pra gente conseguir mudar essas crenças, deveríamos visualizar e compreender como estamos recebendo esses inputs, essas informações, e tentar reconstruir essas informações recebidas, essas percepções que de alguma forma estão sendo disfuncionais pra gente. sair dessa esfera triangular de pai , mãe e filho, dessas primeiras informações e compreender que podemos vivenciar com outras esferas, nos relacionar com outras esferas.
Acho que foi essa compreensão que ficou na minha mente após ver esse vídeo. Gratidão Emanuel por tantas informações preciosas
Nem assisti um minuto já curti e me escrevi q top
Isso foi transformador pra mim. Me lembro que algumas vezes já me apareceu esse canal recomendado mas eu acabei nunca tentando de verdade entender o que era falado, parecia meio que bicho de sete cabeças... Vi esse vídeo hoje e creio que tenha sido no momento certo, que bom que finalmente eu realmente te encontrei.
Era o que precisava. É angustiante não conseguir entender de onde vinham minhas próprias angustias
Muito obrigada
Primeira vez aqui com vc Emanuel.
Vamos!🦋
Pois é, simples e objetivo e eu vejo tantas outras pessoas se achando só para ganhar dinheiro com a desgraça dos outros......
Tudo leva anos ,comigo foi assim em relação um sentimento de me sentir inferior aos outros ,só agora dois anos de terapia aos poucos tô sentindo mudanças
Entender que nossas crenças, hábitos e tudo do nosso cotidiano só existe e funciona de um modo porque foi construído em cima de uma base afetiva é algo que eu não tinha pensado antes, mas, realmente, faz total sentido. Afeto é uma coisa que não conseguimos controlar e mudar de uma hora para outra, é complicado. E assim também são as crenças e hábitos moldados por esses afetos... obrigada, Manu! ✨
Ao inves de querer curar a obcessao dietamente, enre numa academia, faça curso de linguas (pode ser o duolingo!) E varias outras coisas que sejam diárias. Enfim, se ocupe e drible seu cerebro. A obcessao vai reduzir quando voce der menos tempo para ela. ❤
Manu, seu canal é o meu preferido desse youtube todinho. 🤍
Realmente é assim mesmo, viver os novos aprendizados até que aquilo seja uma nova crença, porém agora positiva, reprogramação da mente consciente pra enraizar no subconsciente.
Ameiii
Vou compartilhar e salvar esse vídeo e escutar quantas vezes eu precisar para desconstruir essa ideia de crenças limitantes
Mas existem tecnologias que aceleram este processo! Eu sou uma terapeuta Aura Master e agiliza este processo de desconstrução e construção de novos aprendizados! Ele realmente funciona!
Resignificar uma crença destrutiva, é uma jornada, insistir em novos hábitos, não é fácil, mas é possível 💡
Isso aí que disse não seria também só mais uma crença??? O mundo é tão diverso e cada um é de um jeito. Mesmo que vejamos a maioria se parecendo muito uns com os outros, ainda sim penso que há uma parcelinha de diferença. Que pode se dar na forma de como se transforma crenças, também.
Eu sou a minha maior crítica de meus atos, não é externo, é interno.
SE ELE TIVESSE DO SEU LADO voce nao estaria obcecado.
Essa frase resume todo o autoamor que faltava! Voce adoece por alguem que te ignora e que está ausente???? Merece????
MIIIIILLLL LIKES. Tenho ranço de quem fala, você torna consciente e cancela e pensa numa nova crença e tá pronto. Sei e SINTO isso. Sei que sou merecedora e muito capaz, mas meu corpo sente, incapacidade e não merecimento. Sente mesmo. Quando vejo uma influêncer no video em seu carrao com a amiga, vejo o sentimento de tristeza passar pela crença de que nunca vou ter isso. Se tiver o sabor do lado então. É sentido muito profundo. Não sei mais o que fazer pra mudar. Tenho uma vida escassa. Como viver dar experiências de abundância?
Gostei, pelo menos disse que não é num passe de mágica. E achei legal o toque de fazer novas experiências. Vou tentar