Em resumo: A autoestima é a impressão da nossa capacidade de satisfazer nossas necessidades. Para aumentá-la, uma alternativa é revisar nossas premissas sobre a realidade, ao invés de confirmá-las, e ter criatividade pra criar e testar novas hipóteses
Uau! Eu me vi berrando, gritando num episódio há 6 anos quando eu "invoquei" que precisava mudar de cidade. Berros esses que só escuto-os agora, depois desse vídeo. Eu mudei pra me afastar de várias pessoas incluindo mãe de quem eu só queria mais amor(por amor de Deus). Assim que cheguei na outra cidade vi minha capacidade de produzir reduzir a cada dia durante 1ano quando enfim, após esse período cheguei na tão "sonhada" depressão. Pronto, a menina abandonada tinha batido sua meta: espernear implorando amor. Advinha a previsão de conseguir uma saída visto que o saldo bancário resultante da improdutividade era zero: voltar pra casa da mamãe - acabada, devastada, envergonhada, aborrecida ( forma de pedir amor). Logo eu tão fodona, tão independente (autoestima) e sem saber que "ser amada" fazia e faz parte do jogo, sim. Deprimir foi a minha forma de gritar por esse amor. Assistir seus vídeos, Manu tá me fazendo mudar a minha condição de coitadinha da menina que deprimiu. Obrigada! Posso tá fazendo uma puta confusão, mas tô adorando isso.
@@joicelima8943 Então não mude de cidade, busque sua independência na sua cidade. Eu estou fazendo isso, e mesmo assim quando conseguir vou continuar cuidando da minha mãe, porque mesmo tendo mágoa dela sei que ela precisa de mim porque é muito idosa. É preciso se esvaziar da raiva(sei q é difícil), pra poder seguir em frente.
Uma frase que me fez pensar em rever meus consertos foi: "o mundo trata você como você trata sua mãe". Pra mim foi um choque de realidade e desde então procuro cura pra traumas do passado que apontam pra ela. Não é fácil. Mas mudei muito.
Estou tratando meus pacientes com o termo "sair da posição", que consiste exatamente em entender que "não somos melhores, nem piores do que ninguém". Esta funcionando bem. Brinco que a autoestima é um valor que o sujeito define sobre ele mesmo, onde ele se valoriza, mas sem se destacar, sem "sentar no trono" e dizer que existem coisas pelas quais ele deveria, ou não deveria passar. É sobre abraçar a própria realidade e seguir em frente.
Gostei do comentário! Poderia esclarecer mais a ideia de "sem dizer que existem coisas pelas quais deveria passar"? Quem não deveria dizer isso você ou o paciente?
Mas não é justamente a revisão da 'própria realidade', das premissas construídas o que ele propõe? 'Abraçar a própria realidade' não é exatamente a garantia da repetição infinita?
Eu acho que autoestima não é nem ser narcísico ao ponto de se achar a melhor pessoa do mundo, e nem sobre se achar o maior coitado do mundo, mas sim sobre se amar ao ponto de saber que vc merece ser feliz e de que é capaz de fazer isto.
Ou seja a gente confirma nossas hipóteses. A gente olha pro mundo e tem a confirmação sobre aquilo que a gente já acredita. O ideal é ser flexível , achar uma terceira via, um equilíbrio. Não negar os nossos afetos fundamentais.
Gratidão ❤ pela sua partilha profunda, com amor e desejo de nós compreendermos. Uau! Abraço grande a todos que assistem estes vídeos. Vamos conseguir mudar nossa realidade alterando, testando nossas permissas. Portugal 🇵🇹
Em resumo: tente formas diferentes! Por mais que pareça que tudo vai se repetir, pode ser que uma hora dê certo!💖 Tô tentando! Mas a palpitação da ansiedade ainda tá aqui..
é... por outro lado, eu fico pensando: às vezes realmente não tem chance. Objetivamente, materialmente. Pobreza, falta de inserção social naquele meio que você está, falta de oportunidades... Nesses casos, o único modo de ser feliz e não entrar em uma série incontável de frustrações é realmente abnegar muita coisa (não vou + tentar a empresa X com salario bom, pq ñ tive oportunidade de estudo para isso; não vou mais tentar o mestrado Y, pq ñ tenho base e condição financeira para realizá-lo; não vou me apaixonar pela pessoa da classe social X, acima da minha, pq nossas classes são tão diferentes que nossas experiências e ideias não batem). Fica difícil mesmo para alguns sujeitos, a depender da história deles! O sociólogo Bourdieu elabora o conceito de "histerese" para pensar sujeitos com histórias de classe peculiares, notando como a instabilidade na experiência de classe desses sujeitos é um fator de sofrimento. Esse outra face da moeda, esse lado sociológico, que não vejo os especialistas em saúde mental abordarem tanto.
sem entrar no mérito do conteúdo (que eu adoro!), queria dizer que a forma que vc edita e organiza os vídeos é fantástica! a trilha eu tb gosto muito. especialmente o indice e a simplicidade toda ajudam a gente a navegar pelo conteúdo e a focar no que é mais importante sem ter os sentidos hiperestimulados com edições mirabolantes. que bom que menos é mais!
Estava precisando assistir isso! Eu sempre fui negligente com minhas necessidades, na minha cabeça existia como "não ter" tal necessidade, bastava apenas não querer.. mas não é bem assim.
É como se a gente percebesse a vida como um laboratório de testes, né? Quando um estudo, teste dá errado, o cientista/pesquisador não fica se questionando que ele não foi capaz de descobrir ou de acertar, e sim começa a revisar a hipótese para um novo resultado e quem sabe assim ser eficaz em seu objetivo. Isso me deu um insight de que não é que "eu sou" tímido, inseguro, incapaz, e sim que eu criei uma premissa para com o mundo que me faz enxergar dessa forma, só que o enxergar ou não é indiferente nesse sentido... pelo menos foi o que eu entendi. A maneira correta seria estar, de forma ativa se questionando sobre seus campos de insatisfação e ver como eu posso sair desse lugar. O que faz com que a "alta estima" que conhecemos nem precise ser questionada, porque se formos levar pra esse campo, todos nós já somos capazes e suficientes, sem necessidade de se questionar isso. Só precisamos nos permitir e sentir que o não ter, o querer, não te faz menos ou mais do que ninguém e que se deixar levar por isso é quase como uma perca de tempo, sendo que deveríamos estar mais preocupados em tentar diferente, mesmo que doa sair da "zona de conforto", que por sinal é horrível esse nome. Foi assim que eu pude entender desse vídeo, excelente por sinal!
Seu vídeo descreveu basicamente minha reafirmação através doa anos de uma baixa autoestima, um narcisismo negativo, onde pra mim nunca serei amado, chegando a sentir uma sensação nítida de que aquilo não é pra mim. Ao longo dos anos eu passei a buscar respostas para essa rejieção, principalmente no campo amoroso e cada vez que tentava era rejietado e com isso eu precisava de uma resposta de fato, então passei a por toda a cara na crença de que tudo isso aconteceu por eu ser feio e isso ficou tão forte que se alguém dissesse o contrário eu brigava com a pessoa, não aceitava uma opinião diferente eu me recusava a olhar por outras óticas, buscar outras respostas, se debruçar sobre mim em busca de outros olhares, que seria de fato mais difícil que pegar uma resposta pronta e curta. Sou feio, ninguém me amou, me ama e nunca me amará.
Muito legal a relação que você estabelece com a lógica. Premissa faz mais sentido do que quando falam de crença limitante. Torna-se mais possível buscar saídas. Sua visão é mais profunda, uma vez que articula vários conhecimentos. Acho que esclarece mais.
Eu entendo os dois modelos de narcisismo, mas fico pensando quando já se superou esse extremismo... quando não se é nem o melhor nem o pior do mundo, mas exatamente por isso a autoestima está baixa: no sentido de não sou o pior mas sou apenas mais um e se ta todo mundo sofrendo com o mundo por que pra mim seria diferente?
Encontrei o seu canal no vídeo '' por que não tenho amigos ?'' e pensei bem e minha única amizade foi com a minha mãe que já faleceu.... nunca tive amizade verdadeira nenhuma fora disso.
Manu, vc tem muitas idéias ao mesmo tempo e fica muita coisa pra explanar, fica ansioso pra expôr e mal respira rs. Calma, é só relaxar e falar sinteticamente, sem comentários, pausado c tranquilidade por tópicos🥰❤escrever tópicos e seguir ajuda, e esteja seguro oq vc tem conhecimento, entendimento e sacadas legais, dá pra ver❣😘💗
Em relação vc ter "roubado" a expressão, a palavra de alguém... Lembra daquela letra daquela música do Legião Urbana: " desculpa se às vezes uso palavras repetidas, mas quais as palavras que nunca foram ditas". Lembra? Obrigada 😃, ☺️ por esse conteúdo tão necessário.
O grande problema é ser amado da forma que cada um ama nós confunde e p entender isso precisamos lembrar que 90% das pessoas não sabem amar ou o q é amor... acredito que estamos na terra p aprender a amar e isso bagunça tudo pq estamos muito imaturos ainda 😂🤔😬 será q faz sentido p alguém kk
Gostei muito! Lidar com suas construções mentais de forma científica, avaliando hipóteses e variáveis, revisando e formulando novas (criativas) hipóteses... Um roteiro bem estruturado que aponta quais itens devem aparecer nas perguntas que temos que nos fazer...Tentativa e erro na experimentação das hipóteses, e persistência ( creio eu necessária) para diante do erro, não desanimar de continuar "pesquisando", testando novas hipóteses que vão nos levar ao que buscamos . Algumas frases da minha autoescrita: "Enquanto há vida, desistir não é uma possibilidade." " Tentar se divertir no processo de busca." "Expressar gratidão a todos que contribuem para minha autoreescrita, e não subestimar nenhuma contribuição, pois uma até uma pequena vírgula muda o sentido de uma frase..." Ess
Os coachs de relacionamento ficam falando que a pessoa só conseguiria um bom relacionamento se a pessoa se amar, se gostar, se ela conseguir "ser feliz sozinha". Ficam falando assim: vc tem que pensar que não precisa de relacionamento mas quer estar num relacionamento. Eu sempre achei isso estranho pq acho que como primatas sociais precisamos ser amados. Negar isso é um problema... Pelo que eu entendi do final do vídeo não há nada de errado em querer estar em um relacionamento.
Depende, se for pra ficar fugindo de si e se utilizando de maneira irresponsável dos outros não deve se relacionar. Tem que enfrentar suas angústias primeiro.
Manu, pensando aqui sobre o meu processo de análise, acho que muito do trabalho analítico é flexibilizar premissas , rever certezas e, a partir daí, aumentar a quantidade de hipóteses pesquisáveis. Por exemplo, a premissa "eu sou tímido", se é flexibilizada para "eu sou tímido quando" já se abrem hipóteses de satisfação pesquisáveis. Claro que não é tão simples assim, é muito doloroso e lento rever nossas certezas, nossos pilares de sustentação porque, de certa forma, significa tornar-se outro, se perder de si. Talvez esse encontro da neurociência com a psicanálise torne o processo mais rápido. Abraço!
@@camimn tente pensar que é algo provisório, que, ainda que não tão depressa como gostaríamos, as coisas vão se deslocar com o tempo. Com o passar do tempo vão surgir perspectivas que você ainda não vê agora. Nesse sentido, o da impermanência das coisas, o Budismo me é muito alentador. É bom saber que as mudanças virão. Um abraço e vamos em frente.
Engraçado isso, esses dias "viajei" conversando com um amigo meu, aplicando a estatística em relacionamentos. Percebi que nunca vamos ter amostragem o suficiente pra chegar a uma conclusão 100% lógica nesse campo dos relacionamentos, seria necessário uma amostragem muito alta pra concluir essas premissas, principalmente a clássica "ninguém me quer".
Menos de um mês de terapia e eu já consigo notar bem a diferença. É importante demais pra mim entender os mecanismos/impulsos que nos causam angústia e os seus vídeos parecem que tem saído à medida que eu vou tendo maturidade pra entender. Esse por exemplo era o que eu precisava neste fim de semana. Uma necessidade fundamental não correspondida não só faz todo sentido como também retira um peso enooorme que costumamos colocar sobre nosso bem estar. Do tipo, tá com baixa autoestima porquê? Se tem tudo, não passa necessidade! Pois é, acontece que não sou bem "eu". Genial
Acho que ele quis dizer sobre os processos e automatismos inconscientes, que nos fazem pensar, sentir e agir sem senso de controle pessoal porque não estamos conscientes de todas as nossas motivações; daí não sou "eu" - mente consciente e tals...
Assim como temos o desvio homeostático por sentir sede e vamos buscar água, penso que a coceira segue a mesma lógica, pois para regular o corpo de coisas que irritam a pele (o órgão mais externo, logo suscetível a isso) nós buscamos maneiras de coçar, com a própria mão ou outro qualquer objeto raspante (mas não tanto, como a água, em que tem que ser água, mas não a muito quente). Sanar necessidades, mas com um limite em que o objeto de desejo não te machuque mais do que ficar sem. Acredito que talvez role também uma lógica de autopreservação também quando se está em um estado de desvio homeostático (com sede, mas não pra tomar qualquer coisa; com coçeira, mas não pra coçar com o caule de uma rosa; sem amor, mas não para me envolver com "gente x"). Há, por fim, em questão da necessidade de amor, repensar porque não a "gente x". Elas podem nos amar de modo diferente do que a "gente y", que me atrai, costuma me amar. A grosso modo, reeduque seus gostos, atrações e ameaça pelo diferente.
E existe uma mistura disso no dia a dia? Pois tenho áreas da minha vida que me sinto capaz, não duvido de mim mesma e até poderia arriscar o lado grandioso, mas em outras que já notei o extremo oposto de nem sair tentar.
Tudo são escolhas, a cada segundo na vida e assim seguimos nos posicionando com o nosso eu inconscientemente na maior parte da vida...que é onde estão os registros que nem sabemos conscientemente de todo conteúdo 🤯 se encontrar conosco é muito complexo, se encarar é muito difícil mas necessário.
Obrigada por explicar o problema mas principalmente por apresentar a solução também. Os vídeos de terapia aqui do UA-cam dedicam 90% do tempo ao problema e o resto do tempo a uma explicação vaga sobre a solução, pois nem mesmo eles sabem e no fim ficamos na mesma.
Oi Emanuel, o vídeo me lembrou muito sobre a TCC a parte da crenças limitantes e questionar porque muitas vezes elas simplesmente não tem sentido. O meu ponto que gostaria da sua ajuda e na parte final do vídeo. Usando a analogia do vídeo... o que fazer quando vc tem sono e fome só que vc está no meio do deserto e sabe que vai levar um bom tempo até você conseguir ter acesso a algum tipo de comida ? Vc reconhece que precisa comer, mas sabe que essa necessidade vai levar um certo tempo para ser atendida. O que fazer para se manter bem até lá ?
4:49 tipo quando alguém jura q todas as pessoas a invejam e quando uma pessoa acredita que todos observam seus ”defeitos” sendo que ninguém o observar de verdade
Emanuel, às vezes nós incorporamos alguém significativo na nossa vida, incorporamos palavras que nos foram ditas e continuam a ser ditas, às vezes nós já somos outros mas continuamos iguais ao lá atrás muito atrás, existe distância física sem distância mental. Sabe que há coisas que foram criadas durante décadas não são fáceis de desconstruir, eram precisas outras décadas para desconstruir. Gostava que fosse assim como diz tão fácil, não é. Sabe melhor que eu, que não é fácil. Acho que nós somos os nossos próprios fantasmas. Gosto de o ouvir, vai abrindo caminhos.
Super ajudou! Era o que sempre acreditava em aceitar as minhas necessidades que são únicas, são minhas, devo aceitar e procurar satisfazer de formas diversas até acertar. Adorei te conhecer!
Essa explicação das formulações das premissas e nossa busca de validação (checar hipóteses) pareceu fszer muito sentido com a dificuldade de relacionamentos atuais...me parece que as premissas de gerações mais velhas eram mais reduzidas enquanto para gerações mais recentes se amplificam, algo que repercute em expectativas...
'Autoestima a sua impressão da sua capacidade de conseguir o que você quer, melhor. Isso é autoestima é sua impressão da sua capacidade de conseguir satisfação das suas necessidade'
Esse vídeo é maravilhoso. E adorei a explicação sobre autoestima. É perfeita. Esse vídeo deveria ser o vídeo número 1 do canal. A nossa percepção de mundo depende muito da autoestima e, se não nos dedicamos a cuidar da autoestima, é difícil de tratar outros problemas da vida.
No extra, esse vídeo foi mais que uma bela aula como sempre é. Foi um show sobre o comportamento de autoafirmação (assertividade pessoal). Foi interessantíssimo também aprender sobre as perspectivas científicas relacionadas ao aspecto autoimagem da autoestima. A distinção ficou uma obra de arte de tão clara e agradável de ouvir. Você é uma referência! Obrigado pelo conteúdo!
Preciso conviver, compartilhar, ver o q quero, ter claro os limites que aceito. Negar as necessidades e fugir de vínculos e não viver a vida . Errar faz parte pra,aprender e fazer melhor na próxima fez
Arrasou muito! Com certeza o vídeo mais importante da história desse canal! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Dos dois lados é muito difícil desapegar das premissas. Temos que tentar! 💪🏾🤜🏾🤛🏾
Que vídeo sensacional! Parabéns e obrigada Manu! Faço terapia há dois anos e te acompanho há dois anos tambem, comecei a autoescrita agora e meu entendimento com seus vídeos está cada vez melhor! Estou entendendo a teoria! Porém a prática ainda é difícil...
Dr Manuel Você é sempre incrível e me ajuda muito Tenho 60 anos e as vezes eu encaro minha solidão por posição mas é pura mentira eu me engano . Quero muito voltar a relacionar e não consigo Mt resistência! O que faço?
Emanuel muitoooo obrigada por esses índices que você coloca agora,minha ansiedade e minha dificuldade de concentração agradecem demais. Seu trabalho é essencial.
Nossa, me ajudou muito. É meio o que eu passo na terapia, eu quero conseguir algo mas tenho muito medo de me expor para os outros por conta de varias decepcoes passadas. Esse final foi o mertiolate na ferida porque eu tenho mesmo que entrar em contato com a realidade pra conseguir o que quero, mas o peso de tudo que nao deu certo me deixa com dificuldade de sair
Te amo Emanuel!❤ Só de ouvir vc , do seu jeitinho único de explicar as coisas já me acalma, eu ganho o dia quando te ouço. E sempre aprendo algo. As vezes me perco nas suas explicações ( as vezes vc é confuso, como diz a flor), porém sempre aprendo com vc. Muito obrigada por tanto.
Emanuel que maravilha todo esse ensinamento, vc é um farol que ilumina a vida das pessoas com sua didática e conhecimento. Muito feliz de conhecer seu canal.
SEUS CONTEUDOS SAO INCRIVEEEEEIS! Em caixa alta, porque sua capacidade de explicar coisas tão profundas é surreal! Parabéns e muito sucesso!! Maratonando aqui hahaha
Quanta generosidade em dividir seus saberes. Gratidão por tamanha profundidade ❤ seria legal vc fazer um vídeo só sobre essas premissas e como o paciente conseguiriam acessá-las para mudá-las
Mas talvez essa seja a dinâmica para o caminho da autoestima. Ficar no meio e, entre o que você realmente deseja e, ser flexível para se equilibrar junto com outras satisfações possíveis . Ou seja na minha concepção não realizamos o desejo por completo. Mas também é possível. Quando não se concretiza na realização do desejo por completo é daí que vem a fantasia, e, toda a arte de vida no geral.
Muito boa essa relação com as premissas, que é perceber o que estrutura certas posturas e decisões. Premissas heteronormativas ou romantizadas dificultam sermos de outros modos. A questão do vínculo também me fez pensar pois tenho sentido necessidade de fazer vínculos ao mesmo tempo que vivencio o desfazimento de outros. Nisso tudo, algo me intriga e me deixa receioso: os ressentimentos. Abraço e grato pelo vídeo. ❤️
Os vídeos do canal vem como alívio para a minha incerteza na vida, é como uma dose de chá bem gostoso que acalma os nêuronios. Eu estava pensando que; "se eu tinha que querer testar as hipóteses com quem", mas não eu devo querer testar as hipóteses, mas importa de ver com quem mais ou menos eu quero. Pode, tem que testar as questões que encontramos no mundo, para se conseguir, ir tentando entender o que melhora ou não. A gente, querendo revisar a previsão à cada premissa conseguimos testar a hipótese de algo.
Emanuel, só para vc saber, a gente não clica por causa do “tema”, a gente clica porque a gente gosta de ouvir o que vc fala. Beijos!
muito verdade!
Siiiim!!! O Emanuel é o que há de melhor 🫶👍
citei isso para minha terapeuta
Clico pelo tema. Temas que são conflitantes pra mim, pela linha de raciocínio dele que ajuda.
Quem não é assíduo dele, clica pelo tema, assim como eu fiz
Em resumo: A autoestima é a impressão da nossa capacidade de satisfazer nossas necessidades. Para aumentá-la, uma alternativa é revisar nossas premissas sobre a realidade, ao invés de confirmá-las, e ter criatividade pra criar e testar novas hipóteses
👏👏👏
Síntese perfeita 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns ! Ele é confuso o que dificulta a compreensão. Vc fez a síntese perfeita ! 😊😊😊
Perfeito! Ele também fala que a satisfação das nossas necessidades afetivas são fundamentais. A gente consegue negociar isso, mas não negá-las.
Obrigada por resumir, ele fala muito rápido e embolado, eu não tava entendendo nada
Uau! Eu me vi berrando, gritando num episódio há 6 anos quando eu "invoquei" que precisava mudar de cidade. Berros esses que só escuto-os agora, depois desse vídeo. Eu mudei pra me afastar de várias pessoas incluindo mãe de quem eu só queria mais amor(por amor de Deus). Assim que cheguei na outra cidade vi minha capacidade de produzir reduzir a cada dia durante 1ano quando enfim, após esse período cheguei na tão "sonhada" depressão. Pronto, a menina abandonada tinha batido sua meta: espernear implorando amor. Advinha a previsão de conseguir uma saída visto que o saldo bancário resultante da improdutividade era zero: voltar pra casa da mamãe - acabada, devastada, envergonhada, aborrecida ( forma de pedir amor). Logo eu tão fodona, tão independente (autoestima) e sem saber que "ser amada" fazia e faz parte do jogo, sim. Deprimir foi a minha forma de gritar por esse amor. Assistir seus vídeos, Manu tá me fazendo mudar a minha condição de coitadinha da menina que deprimiu. Obrigada! Posso tá fazendo uma puta confusão, mas tô adorando isso.
Cara Exatamente oque sinto e o medo de ir embora outra cidade e "falhar"😫😪
@@joicelima8943 Então não mude de cidade, busque sua independência na sua cidade. Eu estou fazendo isso, e mesmo assim quando conseguir vou continuar cuidando da minha mãe, porque mesmo tendo mágoa dela sei que ela precisa de mim porque é muito idosa. É preciso se esvaziar da raiva(sei q é difícil), pra poder seguir em frente.
Uma frase que me fez pensar em rever meus consertos foi: "o mundo trata você como você trata sua mãe". Pra mim foi um choque de realidade e desde então procuro cura pra traumas do passado que apontam pra ela. Não é fácil. Mas mudei muito.
@@valdircanuto então vc entendeu o real significado de honrar pai e mãe, não é sobre o amor dela por vc e sim o seu amor e respeito por ela...
@@valdircanutoessa frase, faz todo sentido! 😧 que de mais! Obrigada por dividir conhecimento
Estou tratando meus pacientes com o termo "sair da posição", que consiste exatamente em entender que "não somos melhores, nem piores do que ninguém". Esta funcionando bem. Brinco que a autoestima é um valor que o sujeito define sobre ele mesmo, onde ele se valoriza, mas sem se destacar, sem "sentar no trono" e dizer que existem coisas pelas quais ele deveria, ou não deveria passar. É sobre abraçar a própria realidade e seguir em frente.
Gostei da parte "abraçar a própria realidade e seguir em frente".
Mas a depender do(s) aspecto(s), existem sim pessoas melhores que outras.
Gostei do comentário! Poderia esclarecer mais a ideia de "sem dizer que existem coisas pelas quais deveria passar"? Quem não deveria dizer isso você ou o paciente?
Mas não é justamente a revisão da 'própria realidade', das premissas construídas o que ele propõe? 'Abraçar a própria realidade' não é exatamente a garantia da repetição infinita?
Eu acho que autoestima não é nem ser narcísico ao ponto de se achar a melhor pessoa do mundo, e nem sobre se achar o maior coitado do mundo, mas sim sobre se amar ao ponto de saber que vc merece ser feliz e de que é capaz de fazer isto.
Ou seja a gente confirma nossas hipóteses. A gente olha pro mundo e tem a confirmação sobre aquilo que a gente já acredita. O ideal é ser flexível , achar uma terceira via, um equilíbrio. Não negar os nossos afetos fundamentais.
O cara é um monstrinho da psicanálise 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Gratidão ❤ pela sua partilha profunda, com amor e desejo de nós compreendermos. Uau! Abraço grande a todos que assistem estes vídeos. Vamos conseguir mudar nossa realidade alterando, testando nossas permissas. Portugal 🇵🇹
Em resumo: tente formas diferentes! Por mais que pareça que tudo vai se repetir, pode ser que uma hora dê certo!💖 Tô tentando! Mas a palpitação da ansiedade ainda tá aqui..
Pois é, as vezes bate até um cansaço com a falta de resultados kkk.
Aquela voz que diz: "não adianta nem tentar" na minha cabeça 🙄
é... por outro lado, eu fico pensando: às vezes realmente não tem chance. Objetivamente, materialmente. Pobreza, falta de inserção social naquele meio que você está, falta de oportunidades... Nesses casos, o único modo de ser feliz e não entrar em uma série incontável de frustrações é realmente abnegar muita coisa (não vou + tentar a empresa X com salario bom, pq ñ tive oportunidade de estudo para isso; não vou mais tentar o mestrado Y, pq ñ tenho base e condição financeira para realizá-lo; não vou me apaixonar pela pessoa da classe social X, acima da minha, pq nossas classes são tão diferentes que nossas experiências e ideias não batem).
Fica difícil mesmo para alguns sujeitos, a depender da história deles!
O sociólogo Bourdieu elabora o conceito de "histerese" para pensar sujeitos com histórias de classe peculiares, notando como a instabilidade na experiência de classe desses sujeitos é um fator de sofrimento. Esse outra face da moeda, esse lado sociológico, que não vejo os especialistas em saúde mental abordarem tanto.
sem entrar no mérito do conteúdo (que eu adoro!), queria dizer que a forma que vc edita e organiza os vídeos é fantástica! a trilha eu tb gosto muito. especialmente o indice e a simplicidade toda ajudam a gente a navegar pelo conteúdo e a focar no que é mais importante sem ter os sentidos hiperestimulados com edições mirabolantes. que bom que menos é mais!
Estava precisando assistir isso! Eu sempre fui negligente com minhas necessidades, na minha cabeça existia como "não ter" tal necessidade, bastava apenas não querer.. mas não é bem assim.
"...E nessa loucura de negar o meu desejo..." Evidências. A trilha sonora desse vídeo!
É como se a gente percebesse a vida como um laboratório de testes, né? Quando um estudo, teste dá errado, o cientista/pesquisador não fica se questionando que ele não foi capaz de descobrir ou de acertar, e sim começa a revisar a hipótese para um novo resultado e quem sabe assim ser eficaz em seu objetivo. Isso me deu um insight de que não é que "eu sou" tímido, inseguro, incapaz, e sim que eu criei uma premissa para com o mundo que me faz enxergar dessa forma, só que o enxergar ou não é indiferente nesse sentido... pelo menos foi o que eu entendi. A maneira correta seria estar, de forma ativa se questionando sobre seus campos de insatisfação e ver como eu posso sair desse lugar. O que faz com que a "alta estima" que conhecemos nem precise ser questionada, porque se formos levar pra esse campo, todos nós já somos capazes e suficientes, sem necessidade de se questionar isso. Só precisamos nos permitir e sentir que o não ter, o querer, não te faz menos ou mais do que ninguém e que se deixar levar por isso é quase como uma perca de tempo, sendo que deveríamos estar mais preocupados em tentar diferente, mesmo que doa sair da "zona de conforto", que por sinal é horrível esse nome.
Foi assim que eu pude entender desse vídeo, excelente por sinal!
Resumiu perfeitamente!
Que perfeita essa conclusão.
Seu vídeo descreveu basicamente minha reafirmação através doa anos de uma baixa autoestima, um narcisismo negativo, onde pra mim nunca serei amado, chegando a sentir uma sensação nítida de que aquilo não é pra mim. Ao longo dos anos eu passei a buscar respostas para essa rejieção, principalmente no campo amoroso e cada vez que tentava era rejietado e com isso eu precisava de uma resposta de fato, então passei a por toda a cara na crença de que tudo isso aconteceu por eu ser feio e isso ficou tão forte que se alguém dissesse o contrário eu brigava com a pessoa, não aceitava uma opinião diferente eu me recusava a olhar por outras óticas, buscar outras respostas, se debruçar sobre mim em busca de outros olhares, que seria de fato mais difícil que pegar uma resposta pronta e curta. Sou feio, ninguém me amou, me ama e nunca me amará.
Muito legal a relação que você estabelece com a lógica. Premissa faz mais sentido do que quando falam de crença limitante. Torna-se mais possível buscar saídas. Sua visão é mais profunda, uma vez que articula vários conhecimentos. Acho que esclarece mais.
Teresa, realmente usar a palavra premissa é uma grande sacada, abre portas.
crença limitante é papo de coach
Eu entendo os dois modelos de narcisismo, mas fico pensando quando já se superou esse extremismo... quando não se é nem o melhor nem o pior do mundo, mas exatamente por isso a autoestima está baixa: no sentido de não sou o pior mas sou apenas mais um e se ta todo mundo sofrendo com o mundo por que pra mim seria diferente?
Finalmente uma luz no fim do túnel: ouço termos de ciência exatas e matemática dentro da psicologia...temos uma esperança...rsrs
Emanuel, você faz a minha mente fervilhar como nenhum outro profissional que expõe conteúdos no UA-cam. Você é muito necessário ✨👍
Encontrei o seu canal no vídeo '' por que não tenho amigos ?'' e pensei bem e minha única amizade foi com a minha mãe que já faleceu.... nunca tive amizade verdadeira nenhuma fora disso.
Essa PANDEMIA trouxe essa reflexão, precisamos dos VÍNCULOS para não pirar!!!
Manu, vc tem muitas idéias ao mesmo tempo e fica muita coisa pra explanar, fica ansioso pra expôr e mal respira rs. Calma, é só relaxar e falar sinteticamente, sem comentários, pausado c tranquilidade por tópicos🥰❤escrever tópicos e seguir ajuda, e esteja seguro oq vc tem conhecimento, entendimento e sacadas legais, dá pra ver❣😘💗
Eu acho fantástico qdo consigo acompanhar o raciocínio dele, esses pulos de raciocínio realmente enriquecem a explicação dos conceitos!!!!
Ajudou muito! Acho massa seu jeito acelerado! Vc não respira?!
Em relação vc ter "roubado" a expressão, a palavra de alguém... Lembra daquela letra daquela música do Legião Urbana: " desculpa se às vezes uso palavras repetidas, mas quais as palavras que nunca foram ditas". Lembra?
Obrigada 😃, ☺️ por esse conteúdo tão necessário.
Seu jeitão de explicar é o melhor da internet... Tô amando!
O grande problema é ser amado da forma que cada um ama nós confunde e p entender isso precisamos lembrar que 90% das pessoas não sabem amar ou o q é amor... acredito que estamos na terra p aprender a amar e isso bagunça tudo pq estamos muito imaturos ainda 😂🤔😬 será q faz sentido p alguém kk
Revisar e Questionar as premissas (crenças) é também a proposta da Louise Hey😉
Genial....... Da pra criar um app com essa dinâmica entre sentimentos, teste de hipóteses e resultados hein!!!
Gostei muito! Lidar com suas construções mentais de forma científica, avaliando hipóteses e variáveis, revisando e formulando novas (criativas) hipóteses... Um roteiro bem estruturado que aponta quais itens devem aparecer nas perguntas que temos que nos fazer...Tentativa e erro na experimentação das hipóteses, e persistência ( creio eu necessária) para diante do erro, não desanimar de continuar "pesquisando", testando novas hipóteses que vão nos levar ao que buscamos . Algumas frases da minha autoescrita: "Enquanto há vida, desistir não é uma possibilidade." " Tentar se divertir no processo de busca." "Expressar gratidão a todos que contribuem para minha autoreescrita, e não subestimar nenhuma contribuição, pois uma até uma pequena vírgula muda o sentido de uma frase..."
Ess
excelente! ser cientista de si mesmo, com criatividade. ✨
Os coachs de relacionamento ficam falando que a pessoa só conseguiria um bom relacionamento se a pessoa se amar, se gostar, se ela conseguir "ser feliz sozinha". Ficam falando assim: vc tem que pensar que não precisa de relacionamento mas quer estar num relacionamento. Eu sempre achei isso estranho pq acho que como primatas sociais precisamos ser amados. Negar isso é um problema... Pelo que eu entendi do final do vídeo não há nada de errado em querer estar em um relacionamento.
Depende, se for pra ficar fugindo de si e se utilizando de maneira irresponsável dos outros não deve se relacionar. Tem que enfrentar suas angústias primeiro.
Pois bem se vc já vive feliz sozinho, se sente unipotente logo não precisará de alguém
Vc é incrível e as ideias também, mas percebi que preciso ter mais paciência com o prolixo kkkk 🥲🥲 quase passel mal
Manu, pensando aqui sobre o meu processo de análise, acho que muito do trabalho analítico é flexibilizar premissas , rever certezas e, a partir daí, aumentar a quantidade de hipóteses pesquisáveis. Por exemplo, a premissa "eu sou tímido", se é flexibilizada para "eu sou tímido quando" já se abrem hipóteses de satisfação pesquisáveis. Claro que não é tão simples assim, é muito doloroso e lento rever nossas certezas, nossos pilares de sustentação porque, de certa forma, significa tornar-se outro, se perder de si. Talvez esse encontro da neurociência com a psicanálise torne o processo mais rápido. Abraço!
De fato é muito doloroso, muito mesmo. Eu me sinto perdida nesse tentar as hipóteses.
@@camimn mas siga em frente sim, mesmo que aos pouquinhos.
@@camimn tente pensar que é algo provisório, que, ainda que não tão depressa como gostaríamos, as coisas vão se deslocar com o tempo. Com o passar do tempo vão surgir perspectivas que você ainda não vê agora. Nesse sentido, o da impermanência das coisas, o Budismo me é muito alentador. É bom saber que as mudanças virão. Um abraço e vamos em frente.
Obrigada pelo apoio! Acho que a solução é ter fé na vida mesmo, esperança de que pode vir algo melhor. E aguardar o tempo passar ;)
"Se perder de si" , amei ! Vou encontrar uma melhor a cada monento♡
Bom demais!!! Obrigada por compartilhar seu (muito) conhecimento! Ajuda sim 🤍🤍🤍
Engraçado isso, esses dias "viajei" conversando com um amigo meu, aplicando a estatística em relacionamentos. Percebi que nunca vamos ter amostragem o suficiente pra chegar a uma conclusão 100% lógica nesse campo dos relacionamentos, seria necessário uma amostragem muito alta pra concluir essas premissas, principalmente a clássica "ninguém me quer".
Acho que o maior problema é "quem eu quero me querer"
Menos de um mês de terapia e eu já consigo notar bem a diferença. É importante demais pra mim entender os mecanismos/impulsos que nos causam angústia e os seus vídeos parecem que tem saído à medida que eu vou tendo maturidade pra entender. Esse por exemplo era o que eu precisava neste fim de semana. Uma necessidade fundamental não correspondida não só faz todo sentido como também retira um peso enooorme que costumamos colocar sobre nosso bem estar. Do tipo, tá com baixa autoestima porquê? Se tem tudo, não passa necessidade! Pois é, acontece que não sou bem "eu". Genial
boa tarde. Eu não entendi oq você quis dizer no final, com o exemplo que as pessoas falam(tá com baixa autoestima...), me explica por favor
Acho que ele quis dizer sobre os processos e automatismos inconscientes, que nos fazem pensar, sentir e agir sem senso de controle pessoal porque não estamos conscientes de todas as nossas motivações; daí não sou "eu" - mente consciente e tals...
Hum...
Assim como temos o desvio homeostático por sentir sede e vamos buscar água, penso que a coceira segue a mesma lógica, pois para regular o corpo de coisas que irritam a pele (o órgão mais externo, logo suscetível a isso) nós buscamos maneiras de coçar, com a própria mão ou outro qualquer objeto raspante (mas não tanto, como a água, em que tem que ser água, mas não a muito quente). Sanar necessidades, mas com um limite em que o objeto de desejo não te machuque mais do que ficar sem. Acredito que talvez role também uma lógica de autopreservação também quando se está em um estado de desvio homeostático (com sede, mas não pra tomar qualquer coisa; com coçeira, mas não pra coçar com o caule de uma rosa; sem amor, mas não para me envolver com "gente x"). Há, por fim, em questão da necessidade de amor, repensar porque não a "gente x". Elas podem nos amar de modo diferente do que a "gente y", que me atrai, costuma me amar. A grosso modo, reeduque seus gostos, atrações e ameaça pelo diferente.
Esse conteúdo foi bom demais, eu tenho muitas dificuldades em conseguir relacionamentos e não me sinto "equilibrado"
E existe uma mistura disso no dia a dia? Pois tenho áreas da minha vida que me sinto capaz, não duvido de mim mesma e até poderia arriscar o lado grandioso, mas em outras que já notei o extremo oposto de nem sair tentar.
Tudo são escolhas, a cada segundo na vida e assim seguimos nos posicionando com o nosso eu inconscientemente na maior parte da vida...que é onde estão os registros que nem sabemos conscientemente de todo conteúdo 🤯 se encontrar conosco é muito complexo, se encarar é muito difícil mas necessário.
Obrigada por explicar o problema mas principalmente por apresentar a solução também. Os vídeos de terapia aqui do UA-cam dedicam 90% do tempo ao problema e o resto do tempo a uma explicação vaga sobre a solução, pois nem mesmo eles sabem e no fim ficamos na mesma.
Caraca!!! Uma nova geração!!! Vc é TOP!
Vc explica tão bem que agora vc vai ser meu terapeuta honorario
Voce foi um achado nesse mar de informaçãoes .GRATIDÃO , VC E UM INSTRUMENTO DE DEUS.
Oi Emanuel, o vídeo me lembrou muito sobre a TCC a parte da crenças limitantes e questionar porque muitas vezes elas simplesmente não tem sentido. O meu ponto que gostaria da sua ajuda e na parte final do vídeo. Usando a analogia do vídeo... o que fazer quando vc tem sono e fome só que vc está no meio do deserto e sabe que vai levar um bom tempo até você conseguir ter acesso a algum tipo de comida ? Vc reconhece que precisa comer, mas sabe que essa necessidade vai levar um certo tempo para ser atendida. O que fazer para se manter bem até lá ?
boa pergunta!
4:49 tipo quando alguém jura q todas as pessoas a invejam e quando uma pessoa acredita que todos observam seus ”defeitos” sendo que ninguém o observar de verdade
Emanuel, às vezes nós incorporamos alguém significativo na nossa vida, incorporamos palavras que nos foram ditas e continuam a ser ditas, às vezes nós já somos outros mas continuamos iguais ao lá atrás muito atrás, existe distância física sem distância mental. Sabe que há coisas que foram criadas durante décadas não são fáceis de desconstruir, eram precisas outras décadas para desconstruir. Gostava que fosse assim como diz tão fácil, não é. Sabe melhor que eu, que não é fácil.
Acho que nós somos os nossos próprios fantasmas.
Gosto de o ouvir, vai abrindo caminhos.
Começou o vídeo e meu cérebro bugou🤯. Depois queria prestar atenção no conteúdo e só conseguir prestar atenção q mãos bonitas vvc tem! Parabéns 😅
Super ajudou! Era o que sempre acreditava em aceitar as minhas necessidades que são únicas, são minhas, devo aceitar e procurar satisfazer de formas diversas até acertar.
Adorei te conhecer!
Achei esse jeito de explicar autoestima o máximo!!! Uma elaboração muito criativa do tema, aliás como tudo que vc faz Manu!!!
Essa explicação das formulações das premissas e nossa busca de validação (checar hipóteses) pareceu fszer muito sentido com a dificuldade de relacionamentos atuais...me parece que as premissas de gerações mais velhas eram mais reduzidas enquanto para gerações mais recentes se amplificam, algo que repercute em expectativas...
'Autoestima a sua impressão da sua capacidade de conseguir o que você quer, melhor. Isso é autoestima é sua impressão da sua capacidade de conseguir satisfação das suas necessidade'
Sinceramente não consigo mais ficar sem assistir aos seus vídeos! Aprendo muito com todos eles! Gratidão!
Como pode um ser tão iluminado desse? 😂 Manu você é incrível obrigada
Sempre cirúrgico. Acordo todo sábado esperando esse vídeo.
Clareza de milhões. Vídeo totalmente necessário.
Valeu, Emanuel!!! Muito bom! Encantada com as novas adições ao meu texto! Obrigada!
Você tem a capacidade de abrir muitas portas, de deixa las entreabertas e iluminar espaços escuros!! Vamos juntos c você!! Obgda!!
Ótimo comentário
Esse vídeo é maravilhoso. E adorei a explicação sobre autoestima. É perfeita. Esse vídeo deveria ser o vídeo número 1 do canal. A nossa percepção de mundo depende muito da autoestima e, se não nos dedicamos a cuidar da autoestima, é difícil de tratar outros problemas da vida.
No extra, esse vídeo foi mais que uma bela aula como sempre é. Foi um show sobre o comportamento de autoafirmação (assertividade pessoal). Foi interessantíssimo também aprender sobre as perspectivas científicas relacionadas ao aspecto autoimagem da autoestima. A distinção ficou uma obra de arte de tão clara e agradável de ouvir. Você é uma referência! Obrigado pelo conteúdo!
Amo seus vídeos e principalmente pq vc aborda as raízes, aprofunda ♡♡♡
Preciso conviver, compartilhar, ver o q quero, ter claro os limites que aceito. Negar as necessidades e fugir de vínculos e não viver a vida . Errar faz parte pra,aprender e fazer melhor na próxima fez
Emanuel sempre me ajudando a expandi meu cerebro de alguma forma
Excelente, sempre trazendo grandes reflexões esclarecedoras, o índice com a divisão dos tópicos também está muito bom.
Parabéns pelo seu trabalho! Obrigada pelos ensinamentos! Tudo de bom! Sucesso sempre! Um abraço.
Arrasou muito! Com certeza o vídeo mais importante da história desse canal! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Dos dois lados é muito difícil desapegar das premissas. Temos que tentar! 💪🏾🤜🏾🤛🏾
Eu indo pelo caminho de negar a necessidade de ser amada e querer preencher tudo com trabalho 🤡
vc é a minha terapia
Que vídeo sensacional! Parabéns e obrigada Manu! Faço terapia há dois anos e te acompanho há dois anos tambem, comecei a autoescrita agora e meu entendimento com seus vídeos está cada vez melhor! Estou entendendo a teoria! Porém a prática ainda é difícil...
Eu ameeeeiiiii!!! É o tipo de vídeo que todo mundo deveria assistir um dia.
Nossa!!! Estou gostando muito da sua naturalidade, na abordagem dos temas... legal 😅
Ja tentei negar os outros e seguir sozinha, nao deu certo. Agora estou tentando de outra forma. Obrigada pelo video.
Esse cara transmite positividade d++++
vc é muito bom em inventar conceitos que ja existem
Emanuel, faz um video sobre aquela frase "nós aceitamos o amor que achamos que merecemos"?
Dr Manuel
Você é sempre incrível e me ajuda muito
Tenho 60 anos e as vezes eu encaro minha solidão por posição mas é pura mentira eu me engano .
Quero muito voltar a relacionar e não consigo
Mt resistência!
O que faço?
Obrigado meu amigo seus vídeos estão me ajudando muito.
Fique com Deus.
Seus vídeos estão cada vez melhores! Parabéns pelo trabalho!
Seus vídeos tem me feito virar a chave de forma impressionante!! Que sorte ter encontrado seus vídeos por aqui!🤩🤩
Emanuel muitoooo obrigada por esses índices que você coloca agora,minha ansiedade e minha dificuldade de concentração agradecem demais. Seu trabalho é essencial.
Meu deus, minha motivação diária é escutar seus vídeos!! Grata por seu movimento de conscientização de forma tão responsável Manu.
Emanuel, fazia tempo que eu não entrava no seu canal. Hoje deu saudade, entrei e, como sempre, não me arrependi. Obrigada pelo conteúdo!
Muito bom, não tinha essa percepção, associava apenas autocuidado.....
Nossa, me ajudou muito. É meio o que eu passo na terapia, eu quero conseguir algo mas tenho muito medo de me expor para os outros por conta de varias decepcoes passadas. Esse final foi o mertiolate na ferida porque eu tenho mesmo que entrar em contato com a realidade pra conseguir o que quero, mas o peso de tudo que nao deu certo me deixa com dificuldade de sair
Te amo Emanuel!❤
Só de ouvir vc , do seu jeitinho único de explicar as coisas já me acalma, eu ganho o dia quando te ouço. E sempre aprendo algo. As vezes me perco nas suas explicações ( as vezes vc é confuso, como diz a flor), porém sempre aprendo com vc.
Muito obrigada por tanto.
Ótimo vídeo explicou corretamente já ganhou minha escrita,👍🏻 desejo sucesso 👏👏👏
Emanuel que maravilha todo esse ensinamento, vc é um farol que ilumina a vida das pessoas com sua didática e conhecimento. Muito feliz de conhecer seu canal.
Você é a melhor compañía durante o dia!!... eu reflito o dia inteiro 😁🤷♀️
SEUS CONTEUDOS SAO INCRIVEEEEEIS! Em caixa alta, porque sua capacidade de explicar coisas tão profundas é surreal! Parabéns e muito sucesso!! Maratonando aqui hahaha
Obrigado, eu estava entrando nessa ideia de que poderia substituir algumas coisas, mas vc me fez ver que não adianta.
Vc é muito fofo, é muito gostoso te ouvir!
Este canal é fanta. FANTASTICO. Cheguei agora, mas vou ver tudo.❤
Ajudou... mas vou assistir mais vezes pra ir entendo melhor...😊
Pra mim faz todo o sentido. Obrigada mais uma vez.
Obrigada, Manu. Cada vídeo seu faz fichas despencarem aqui.
Quanta generosidade em dividir seus saberes. Gratidão por tamanha profundidade ❤ seria legal vc fazer um vídeo só sobre essas premissas e como o paciente conseguiriam acessá-las para mudá-las
Mas talvez essa seja a dinâmica para o caminho da autoestima. Ficar no meio e, entre o que você realmente deseja e, ser flexível para se equilibrar junto com outras satisfações possíveis . Ou seja na minha concepção não realizamos o desejo por completo. Mas também é possível. Quando não se concretiza na realização do desejo por completo é daí que vem a fantasia, e, toda a arte de vida no geral.
Eu tô usando o Manu de podcast pré sono.
Eu coloco ele pra falar, viro a tela do celular pra baixo e durmo feito uma fadinha❤
Muito boa essa relação com as premissas, que é perceber o que estrutura certas posturas e decisões. Premissas heteronormativas ou romantizadas dificultam sermos de outros modos. A questão do vínculo também me fez pensar pois tenho sentido necessidade de fazer vínculos ao mesmo tempo que vivencio o desfazimento de outros. Nisso tudo, algo me intriga e me deixa receioso: os ressentimentos. Abraço e grato pelo vídeo. ❤️
Que vídeo Maravilhoso!!! Várias fichas caíram aqui. Gratidão!!! Gratidão por compartilhar os seu conhecimentos. Parabéns pelo trabalho!!!👏🏻👏🏻👏🏻🤗
Os vídeos do canal vem como alívio para a minha incerteza na vida, é como uma dose de chá bem gostoso que acalma os nêuronios. Eu estava pensando que; "se eu tinha que querer testar as hipóteses com quem", mas não eu devo querer testar as hipóteses, mas importa de ver com quem mais ou menos eu quero. Pode, tem que testar as questões que encontramos no mundo, para se conseguir, ir tentando entender o que melhora ou não. A gente, querendo revisar a previsão à cada premissa conseguimos testar a hipótese de algo.
Maravilhoso Emanuel, acabei de descobrir a direção do tratamento. Vai mudar totalmente a clínica e tenho certeza q vai ajudar muita gente.