Adaptação é uma mentira (ou O Senhor dos Anéis, Barbie e Twisted Metal)
Вставка
- Опубліковано 15 гру 2024
- Neste vídeo, exploro como as adaptações cinematográficas e televisivas transformam suas fontes originais. Usando exemplos como "O Senhor dos Anéis", a série "Twisted Metal" e o filme "Barbie", discuto a arte de adaptar - ou de escolher não adaptar - e como isso pode redefinir completamente a narrativa original.
📝 Neste vídeo:
Análise de adaptações bem-sucedidas e suas técnicas
A arte de adaptar: Quando menos é mais
Uma adaptação que redefine o original
Transformando a escassez em riqueza narrativa
📚 Meus livros: phsantos.com/
Agora me deu vontade de assistir de novo Senhor dos Anéis 😊😊
que foto heim
No limits !@@insidergrafista
Assistimos todo ano aqui em casa no fim de ano.
Twisted Metal foi uma das grandes surpresas que eu tive em 2023. É uma série galhofa, extremamente boba e violenta, mas que ainda assim, em meio a todo o caos e diversão, consegue ter tempo pra desenvolver seus personagens principais e suas relações de forma muito crível, isso aliado às atuações que captaram perfeitamente a essência do material que tinham pra atuar (sério, a série consegue fazer vc se sentir mal com a merda de um CARRO, e chegar perto de me emocionar era algo que eu não esperava dessa série)
De verdade, Twisted Metal tá coladinho com Treta da Netflix e ambas foram as minhas séries favoritas do ano passado. Eu me diverti demais com essa série e já quero uma segunda temporada, dessa vez com mais Sweet Tooth
Adorei o vídeo, eu me lembro da série de Duna do canal Sci-fi (2000), que adapta de maneira brilhante e beirando a perfeição os eventos do primeiro livro. Duna tem muitos monólogos, os personagens falam muito consigo mesmos, e a série de maneira magistra transforma esses monólogos em cenas mudas, onde é possível ler perceber o pensamento do personagem na composição da cena, na expressão, no olhar. É genial.
Twisted Metal é uma serie excelente pra vc ver no almoço, enquanto come, que não precisa prestar tanta atenção aos dialógos, etc. Sempre que queria ver alguma coisa, mas queria fazer algo em paralelo (mexer no cel, comer, etc) eu via Twisted Metal. 25 minutinhos, sem muita complexidade e bem divertida
Se você não tá prestando muito atenção e fazendo outras coisas enquanto assiste ... tu não tá assistindo, né? .-.
Mas pra isso existe vídeo do UA-cam
@@Inguizo23 Prefiro ver serie. Vc prefrere video do youtube. Tudo certo
@@luismarques5386 To, mas é diferente vc correr na esteira vendo algo leve, como essa serie ou assistindo Succession que se piscar por 2 segundos, vc perde o dialogo e não entende mais nada.
@@Inguizo23 mas eabvezes é bom ver algo com um pouquin mais de conteúdo e história, né?
Adorei a resenha de LOTR
Vc podia fazer mais resenhas de filmes clássicos
Muito bom, o PH tem um ritmo narrativo poético.
Eu tava conversando sobre isso de "não ser fiel" pra "adaptar bem" com uns amigos esses dias, usando o exemplo de Yu Yu Hakushô e de adaptações de animes no geral. Aqueles cabelos fakes, aquelas perucas e etc, pra mim seria tudo dispensável, se pensarmos que a ideia de transpor um anime para um live-action já compreende o fato de que precisamos "adaptar" certas coisas para que seja encaixado com a realidade visual que um live-action já carrega consigo.
Concordo plenamente, não precisaria de nada daquilo , o problema é a história mesmo , que foi corrida ,pulando varios arcos importantes, sem esses arcos a história não ganhou corpo pra o desafio final que é o torneio das trevas ,enfim , triste
PH anda muito professor esse tempos! É aula atrás de aula!!
Eu gostei bastante da série, me divertiu e pra mim naquele momento era o que estava valendo... conhecendo um pouco da história do jogo eu sei que cada personagem tem ali seu conto sádico de como se tornou um assassino e entrou no torneio, e todo conto é galhofa pura, não se levar a sério pra mim foi a chave pra não virar "uma noite de crime"... A série passa longe de ser um primor, mas pode divertir quem está procurando alguma bobeira despretensciosa.
Só faltou falar do primeiro (insisto veementemente em "no primeiro") Piratas do Caribe que transformou um nada, assim como Twisted Metal, em um tudo.
não diria nada porque chupinhou na cara dura MUITA coisa do jogo Monkey Island
@@ConanGoodwin nunca ouvi falar kkk
@@rogerluiz2479Tudo bem, pq é um jogo la de 1990 da finada e recem revivida Lucas Games, rs
É vééééééio, mas é um classico, foi muito famoso, e tem muita coisa de varios dos filmes piratas do caribe que é identico ao jogo, alguns de colocar lado a lado.
eles escondem tão pouco a "inspiração" que conforme a franquia avança, mais elementos da franquia de jogos(pq os jogos tambem tiveram varios) vão aparecendo nos filmes, rs
Mas é uma referencia bem especifica mesmo :P
O Senhor dos Anéis sendo a obra-prima e referência que sempre foi. Amo.
Achei que o PH ia dizer: "E o que Twisted Metal tem a ver com tudo isso? Nada" kkkkkkkkkk. Muito bom como sempre, PH! O Senhor dos Anéis é meu filme preferido, uma obra prima pra mim. Vou assistir a trilogia na versão estendida de novo por causa desse vídeo haha.
Gostei do vídeo. Na minha opinião um grande exemplo de adaptação é o filme As aventuras de Pi. O roteiro trabalha muita bem a história do livro.
Texto maravilhoso PH!! Você não cansa de surpreender!
Série incrivel, muito boa a experiência de assistir uma adaptação tão simples que faz o que tem que ser feito, divertir.
Eu e Eneas estamos assistindo a serie do scott pilgrim e AMANDO! Adaptou tanto que é uma outra história, uma outra 'linha do tempo'. Nada a ver com o quadrinho mas de uma ótima forma 😊
Vou assistir
Como sempre, excelente vídeo!! Realmente, algo que se torna cada vez mais claro com as adaptações para séries e cinema mais recentes é essa noção de que Traduzir uma história de uma mídia para outra não garante uma boa Adaptação. Usar como base um conceito ou universo para construir uma narrativa que se adapte à mídia desejada é mais interessante do que fazer 1000 episódios de One Piece Live action 😂.
Eu quero mais análise dos filmes do Senhor Dos Anéis 😅❤
Você é foda demais, juro! Sou fã pra caralh#.
PH falando, de maneira calma e racional, sobre tudo o que o pessoal do cinema precisava ter estudado ou pelo menos pensado sobre quando adaptou Cavaleiros do Zodíaco
NOSSSSA QUE FRASE LINDA! SÓ SERVE PRA FÃ QUE QUER SERVICE
Só eu que chorei com a morte da Evelyn?
Ótimas questões sobre adaptação. Quando era jovem era do time "adaptação fiel" mas ainda bem que cresci (risos) e entendo que cada mídia é uma coisa e dá pra curtir as variáveis possíveis em adaptação. Sobre Twisted Metal eu fiquei surpreso e curioso quando vi que tinha uma série pois joguei uma quantidade de horas nada saudáveis os 3 primeiros jogos da franquia. Em especial o 1. E SEMPRE ficava curioso com a história dos personagens e do mundo onde rolava a batalha. Como tudo chegou naquele ponto etc. E o máximo que tinha eram os finais de cada personagem explicando algo e você ia juntando. Uma adaptação mais pesada, dark, não sei como dizer, talvez fosse tom mais bacana pra série. Mas ai como vc falou ia ficar mto mad max, não iria rir de si mesma.
Uma obra que pra mim tem sido um grande exemplo de boa adaptação é a série Percy Jackson da Disney. Como alguém que cresceu com os livros, acompanhar a série tem sido uma excelente experiência. Nem de perto é fiel a tudo dos livros, mas mantém a alma deles. Adaptar é transformar, não tem jeito.
Vídeo excelente como sempre. Fico meio dúbia em relação a adaptações, mas no fim do dia acabo me agarrando a coisas boas dentro de algumas obras não tão boas assim no geral.
Desculpe PH, mas minha mente 5 série não me deixa escutar tranquilamente a frase ''a anedota de dois amigos que brigaram por causa de um anel''.
ph faz a gente viajar nos vídeos dele. Deu uma volta enorme, didática e lúcida, pra se fazer entender sobre um assunto que se dito de forma trivial, ofenderia um monte de gente que não aceita que barbie é bem feito, que twisted metal é mal feito e que a indústria cinematográfica tá começando a abusar de produções pouco criativas pra atrair fãs de franquias externas ao cinema
PHzin, te amamos ❤
Primeiro vídeo de crítica de cinema que assisti do PH. Me deus, que sensacional. No começo quase não entendi nada rsrs muita referência e tópicos rápidos, depois peguei o jeito . Excelente. Ele conta os pormenores e muito diferente do que vejo, é um papo sobre linguagem, algo muito raro. Vou me inscrever pra não perder os vídeos.
Excelente análise ph, obrigado
Opa PH, meus centavos nesse tema. Algo que ficou implicito durante o video é o valor de cada formato narrativo. O filme, livro, quadrinho, jogo. Cada um tem suas maneira de contar uma história e, por mais que a narrativa se sobressaia com o protagonista na hora de construir um vinculo com o telespectador, o modo que essa narrativa vai ser passado depende da mídia que ela esta inserida. Sendo assim o que mais me salta aos olhos no fim do vídeo é a palavra reconhecimento. A Greta teve que reconhecer sua mídia, seu público e sua mensagem e colocar em perspectiva com o que já estava ali, com a midia e com o vazio do material original. Por outro lado twisted metal acho que tenta adapatar mas erra em nao reconhecer o que se propoe a entregar. Uma sátira? Uma adaptação? Um ação desenfreada? Ou um mero produto para fans da franquia? Essa crise de identidade sofre ainda mais em cima de um roteiro fraco, direção sem graça e efeitos tristes. Enfim é isso, abraço Ph!❤
Gostei da argumentação PH mas ainda penso que seria incrivel ver uma obra grandiosa ser adaptada fielmente o maximo que desse, ate hoje nao vi tal feito, toda obra mudou algo se nao muito em suas adaptaçoes, so de teste e curiosidade eu queria ver algo fiel ao material base
Poxa em, boa deixa pra fazer um video da trilogia senhor dos aneis, Retorno do Rei ainda é o filme mais impactante que já assisti na vida.
Adaptação, mas respeito ao conceito/essência é prioridade. Pena que hoje não fazem isso. Que o diga Anéis do Poder.
seus roteiros são incríveis!!
Eu gostei, é engraçado, divertido e quero ver a próxima temporada. Eu venci!
Cara pior que Twisted metal tem uma lore que dava pra trabalhar legal, principalmente o ultimo, que tem uma espécie de pegada se horror / slasher. Sem contar que Twisted metal é sobre um torneio entre "assassinos" que o vencedor pode realizar um desejo, além desse desejo sempre ser entregue de forma de pegadinha ou que prejudique o vencedor. Eu esperava algo assim na serie. As cutscenes do de PS3 (que são em live action) são mais legais que a série
Não conhecia o jogo Twisted Metal. Curti bastante a série.
Ótimo vídeo, conteúdo de primeira linha. Qualquer coisa pode ser adaptada, mas nem toda adaptação é boa. O problema é que interpretações inusitadas muitas vezes ofendem os fãs da obra original, pois a nostalgia geralmente grita nos ouvidos e o indivíduo fica cego para a obra apresentada. A questão então fica na propaganda gratuita que os fãs da obra original fazem, no hype estabelecido que pode contagiar quem não conhece a obra, o que é bom para os estúdios. Quando então a obra se apresenta ela não é analisada pelo que é mas sim como não seguiu fielmente a obra original, criando geralmente grande decepção, onde muitas vezes o valor da obra apresentada é desconsiderado. Isso é uma armadilha que está associada as expectativas, o que poode gerar injustiça com a obra apresentada.
Adorei o vídeo. Acho Twisted Metal divertido, mas concordo em parte com a crítica. Uma série baseado em livro que acho que faz muito mal isso que falou em adaptação é Roda do Tempo na minha opinião. Consegui até a ver a primeira temporada toda, mas a segunda eu parei pouco depois do começo, porque estava difícil, pois idenpendente da má adaptação, estava muito chata a série. Enfim teria muito coisa bem adaptada e má adaptada que poderia ser colocada aqui, mas vou deixar assim por hora. Ah e feliz 2024 PH!
O Senhor dos Anéis é uma adaptação que ainda não atinge o patamar dos livros, mas ainda sim, consegue ser a melhor Trilogia de filmes de todos os tempos
Vamos ver futuramente como será a adaptação de Minecraft e UNO. 😅
a adaptação de UNO é yu-gi-oh kkkkkkkkkkkkkk
Esse ph é muito fera
Acabei de ficar um pouco mais inteligente.... Obrigado PH!
Esse vídeo é baita d uma aula
*Último twisted metal lançado em 2012*
Cabeças da Sony: com certeza tá na hora de fazer uma série desse jogo
Red dead e GTa quando for adaptado o
Negócio vai ficar doiiidooo
Eu gostei muito de Twisted Metal, os jogos sao apenas um torneio de carros com armas, que inclusive ja tiveram filmes tentando fazer isso, mas na serie eles foram pra um lado satira de mad max e eu gostei muito, a segunda temporada se encaminhando pra um torneio ai eu ja acho que vai ser ruim. enfim, achei leve e carismático, e fiquei feliz de ver o Anthony com tanto destaque.
Eu não assisti a serie do twisted metal mas porque quando eu vi o trailer eu não senti o que eu sentia quando eu assistia aqueles FMVs ou 3DCGI onde as coisas eram pelo menos criativas e tentavam algo nunca visto na midia deles e ao mesmo tempo homagiando filmes de horror e filmes B.
Sem falar no final de twisted metal que prepara o terreno pro torneio de corredores
Olá P.H! Td bem?
Cara, “o homem que ri” caiu em domínio público no dia 01/01.
Seria ótimo se vc pudesse assinar um review dessa obra esquecida e perturbadora.
Quase não há nada sobre ela em português.
Obs. A atuação do Conrad Veidt é arrebatadora.
gostei demais da série, só queria que o final fosse conclusivo.
Eu adorei twisted metal, justamente pela leveza que a série traz, eu vejo ela exclusivamente como uma série de comédia, e as piadas são ótimas!
PH você viu que a academia optou por Barbie participar do Melhor roteiro adaptado? O que você acha?
A melhor decisão do Peter Jackson foi não adaptar o arco do Tom Bombadil
Esse foi talvez o erro de muitas adaptações, fazer um Control C Control V, por exemplo o cowboy bebop, que ficou bem a quem da história e do universo da animação...
"Fã não paga janta, as vezes nem o almoço" Santos, PH
Twisted Metal é massa demais
Eu tenho muita dificuldade com adaptações de livros, mas entendi que eu espero a cópia exata… ou seja, o problema não está na obra adaptada, mas na minha expectativa equivocada
Gostei bastante de Twisted Metal, uma série que nao se leva a sério, galhofada pura
PH o que e mas importante o diretor ou o roteirista
Vai ter critica de saltburn?? ❤
puts eu amei twisted metal hahahaha rachei de rir, mas assisti como sátira mesmo. foi uma galhofeira sem fim e eu amei kkkkk
Nessa redefinição de narrativas originais, podemos ter boas surpresas (como os 5 filmes de jogos vorazes, o senhor dos anéis) ou coisas horríveis (como the witcher, a roda do tempo e os anéis de poder). Enfim, o problema é o saldo final da narrativa, que com frequencia deixa transparecer que o narrador/roteirista despreza a obra original e se considera talvez até superior ao autor, pois se acha capaz de inserir tantas modificações que a "adaptação" vira uma criação autônoma, com alguns elementos semelhantes mas diversos outros muito diferentes do material original. Ao fim e ao cabo, a "adaptação" não passa de um reflexo de água enlameada da obra original, chamada publicamente de "autonomia imaginativa", mas em cuja raiz é encontrado tão somente arrogância.
Gostei da análise!! G. I. Joe Retaliação eu gostei tem loko pra tudo eu sou um. abraços PH um 2024 excelente para vc.
Sendo Twisted Metal e Vigilante 8 as franquias da minha infância, eu achei a série OK. Tinha tudo para ser melhor se tivessem utilizado TM Black como base para a adaptação.
Sinceramente, hoje em dia só ficaria tosco tipo aquele filme corrida mortal, tm black tem muito clima de filme de horror dos anos 2000 tipo remake de halloween e sexta feira 13, não fica legal hoje em dia, pelo menos eu tô saturado, pra mim a série é boa do jeito que é, poderia ser melhor se tivesse mas orçamento, efeitos melhores
Tipo diferente de vigilante 8 que tem heróis e vilões, twisted só tem vilão ou gente que não é tão do bem, fica difícil vc simpatiza com um protagonista que é um assassino ou um psicopata e vc consegue vc tem um sério problema
Não precisa ser ctrl+c e ctrl+v, precisa somente entender a essência da obra original e ter isso como base. One piece fez isso perfeitamente.
Muito bommmmmmm ❤❤❤❤
PH, se a narrativa é a chave da imersão, minecraft não existe
a marvel nao ter usado o tio ben e a morte dele em Homecoming seria um exemplo disso?
The One Ring: o maior (e melhor) McGuffin de todos os tempos!
Acho que a série das Winx tbm ignorou o material original para se adaptar a um público maior mas acho q nn convenceu lá muita gnt e a mim tbm 😅 acho q faltou nostalgia!
Faltou autenticidade, pelo menos Twisted por mais genérico que seja parece ter um pouco de coração. Winx não...
Sobre Barbie:
Não dava nada por este filme, mas gostei muito.
Nunca tinha visto um filme de comédia no cinema.
Boas críticas, boas piadas... Sem ser bobo e sem ser pesado.
'sou fã, quero service' hahahhah
Eu lembro das discussões em torno da adaptação de Sandman e do marketing confundindo reprodução de momentos dos quadrinhos com adaptação e fidelidade a obra original - fidelidade essa que passou longe da obra original na minha opinião
Nem sabia que tinham feito Twisted metal
Concordo que sempre da pra adaptar bem. mas há Diversas adaptações horríveis. Fundação do Asimov é um exemplo de adaptação terrível.
Twisted metal é ruim, n consegui nem terminar. Eu acho q discordo de uma adaptação usar so a inspiração de algo, acho q deveria ser o mais próximo possível do original em tudo e adaptar praticamente só oq realmente não da pra deixar igual ou mt parecido. Eu gosto do Aquaman do Momoa, por exemplo, mas gostaria de vê um ator mais parecido com o das animações e etc.
Twisted metal é incrivelmente monótono e bagunçado
Criticaste Érico Borgo???
❤
Top
Discordo muito sobre tua opinião sobre fãs
Eu achei uma bosta essa série twisted metal
Barbie e um filme de boneca estúpido.
Pra vc
PH é uma pérola de análise num oceano de elogios a fanservice