Concordo plenamente, a maioria dos youtubers não tem compromisso com o jogo ou a diversão, só criam hype e drama pra chamar a atenção. E as pessoas tratam youtubeer com um deus, sendo que na verdade são jogadores como nós. Lembro que fizeram dezenas de vídeo e criaram um hype no Cyberpunk e depois ficaram sem graça quando o jogo saiu ruim.
Tu Rushar FF7 né! Não pegou Chocobo dourado, não fez a Master Matéria, não encontrou os LIMIT Breaks, ULTIMATE WEAPONS, nem derrotou os Weapons, em menos de 30 horas daria para fazer essas coisinhas
A imprensa de jogos ajuda muito a estragar os games, o acesso a informação por ser muito grande tambem prejudica tudo. Eu sei do lançamento de um jogo, ou de como ele vai ser mesmo antes dele ser lançado, antes eu descobria jogos na locadora junto dos meus amigos, tudo era mistério e tinha a sensação de descoberta até fora dos games porque ninguem sabia quem produzia os jogos. Outro problema está na perca de recompensa do esforço, exemplo, se eu tivesse um desafio que não conseguia passar descobria com meus amigos ou na marra, hoje qualquer pessoa em casa de forma solitária, abre o celular, ou o pc, e ver uma game play de caras que jogam melhor do que você, passando daquela fase complicada, ai o que acontece é você fica deprimido porque aprendeu rapido, ou o que ocorre como ocorre nas redes sociais, vc tem o efeito inveja, você fica deprimido porque ver alguem que parece ser melhor do que vc no game que tu gosta e ainda ganha pra isso, é o mesmo efeito que ocorre no instagram onde todo mundo vende uma falsa felicidade e assim esforço parece ser algo supérfluo
Ao invés de comprar um PS5, decidi gastar o dinheiro num Switch e vários jogos, e manter meu PS4. Melhor decisão que tomei. Há anos sem jogar games da Nintendo, me surpreendi com a qualidade de Zelda, Mario e outros. Quem gosta de videogame não pode seguir tendências. O melhor é comprar apenas o que gosta, e quando tiver interesse.
Se eu fosse confiar na opinião de 99% dos UA-camrs só jogaria GTARP, fortinate, CoD, Roblox e Minecraft 😂😂😂😂😂😂. Sendo que não gosto de nenhum desses jogos kkkk.
eu queria muito que um certo youtuber visse esse video.....kkkkkkkkkkkkkkk....o cara fala mal do jogo que ele faz conteúdo há anos, e ninguém pode discordar dele que ele manda "sair da bolha" O Kav falou exatamente o que eu penso. Se o game te agradou vai fundo e divirta o máximo que vc puder. Tem gerador de conteúdo que vc vê nitidamente que a pessoa não quer estar jogando ali, ele está fazendo só o serviço de casa pro canal não perder inscrito, e na primeira brechinha já detona o jogo.
IGN deu uma nota tão ridícula pra God Hand quando ele foi lançado no PS2 que arruinou totalmente a chance desse jogo se tornar uma franquia tanto que hoje em dia tem até um vídeo deles como um pedido de desculpas pro jogo no canal deles. O mesmo aconteceu com Alien Isolation onde eles deram outra nota ridícula pro jogo minando as vendas,eu particularmente não ligo pra essa parada de notas de Metacritic mas infelizmente muita gente se importa com isso e infelizmente alguns canais e influencers podem sim acabar com as chances de um novo jogo ou franquia se consolidar dando uma nota ruim ou extremamente negativa pra um jogo. Oque eu acho que a galera deveria fazer é quando um jogo que a interessa for lançado ela mesma ver uma gameplay e tirar as suas próprias conclusões se o jogo vale ou não a pena pra ela,desse jeito evitaria essas injustiças com certos jogos.
Os games tão tudo gourmetizado, não é mais pra jogar e se divertir. Esse negócio de jornalista gamer pra mim não faz sentido, não deveria nem deveria existir.
Mano Velbs, estou passando por isso. meu nicho é Metal Gear Solid. Metal Gear está sempre naturalmente em baixa, tem 2 canais ativos de MGS no BR. Meu canal alavancou na época que o Rising estava em alta. Agora estou na m3rd4 kskskks mas desistir? jamais!
Não é novidade isso e não me surpreende. Por isso você ve muitos jogos vazios, chatos, monótonos. O mais importante é o hype, por isso as pre vendas e os streamers e youtubers correm pra ja zerar o jogo nos primeiros dias assim que adquiri o jogo. Estou vendo aqui gameplay de Lords of the Fallen e o cara stremando o game que pegou na pre venda e na primeira hora ja tinha varias pessoas no chat que ja tinha zerado o jogo e outro falou que ja tava no NG+
assim se influencia não se é a palavra, mas para criar hype ou desmotiva galera acho que sim, um vídeo bem elaborado dando pontos positivos e negativos de um assunto acaba te "influenciando"
Segundo comentário, pq essa fala do final é mt importante. É real isso, n da prqa jogar todos os jogos, e é importante pessoal que faz review por isso. A gnt que não vive de jogar, vai escolher um ou 2 pra comprar no ano (eu até compro mais, mas n tenho filhos, ai sobra uma graninha a mais né).
Cada um tem seu senso critico, nem todo mundo segue as cegas o que youtubers falam. Um exemplo: todos detonam resident evil 6, falam todos os pontos que ele falhou e raramente falam no que acertou, mas mesmo assim ainda gosto de jogar
Isso mesmo não vai nas opiniões de youtubers eu adoro o residente evil 6 ai vejo os youtubers metendo o pau e as vezes o pessoal deixa de jogar por ver os vídeos deles metendo o pau
Eu tenho certeza que em alguma coisa acabam influenciando para o lado negativo tbm. Claro, tem coisas positivas. Mas temos que cuidar bem da indústria, pois anda meio capenga kkkk principalmente na parte de quererem somente jogos Digitais. Isso é muito ruim. Excluir a mídia física é prejudicial para o futuro do colecionismo e do próprio dinheiro de quem comprou o jogo, pois não poderá revender.
Esse vídeo ficou ótimo! Comprei um switch lite zeradinho de um amigo com várias mídias fisicas e não to nem aí, vou jogar o que eu queria e fica para a coleção de portáteis e consoles.
Velberan VOCÊS são necessários para todos os jogos e quem assiste pode não jogar o PIKMIN hoje mas no futuro vai e será assim com qualquer outro jogo - youtubers SÃO NECESSÁRIOS PARA RELEMBRAR GAMES ESQUECIDOS E RESSUCITAR COISAS BOAS pra melhorar o mercado - igual a burrice que foi A Batalha dos download Peer to Peer NAPSTER X CIA dos anos 2000 e hoje quem publicou os clipes de música trouxe de volta muita coisa boa e de utilidade pública. Onde hoje os músicos todos lançam músicas e torcem pra novos fãs em seus shows - matou o cd mas os shows deram muito mais lucro. 1 - sobre proibição de streaming de um light novel - essa proibição é só pro povo lá não sacanear quem quer assistir - Eles no futuro vão precisar de vocês pra trazer ao público que não conheceram a história no passado. (novo mercado é mais grana) 2 -E tem canais como do by speed (que é atleta de MK) ele tem q jogar só MK - ele bateu o tempo mundial e é focado nisso. 3 - é necessário para o streamer trazer pra galera e ensinar o que é foi bom e o que pode ser feito pra melhorar. 4 - torço pra vocês estarem em eventos para ser uma ponte das informações e conhecimento e 5 - Atari está sendo relançado e muitos homebrews.
Pauta muito relevante. Sobre o que foi dito penso que só os criadores de conteudos incompetentes ficam a mercê do que um jogo pode proporciona na hora de fazer conteúdo e também por isso penso que pelo menos por enquanto UA-camrs conseguem estragar os videogames. Até porque se o publico gostar de um jogo o que criadores de conteúdo pensam a respeito do mesmo tem pouco ou nenhuma relevância.
Eu sou tranquilo - não tenho MÍNIMA NECESSIDADE de atualizar consoles. Já satisfeito com os os meus (uso pessoal/casual). E eles duuuuuram...abraço Velbs!
Até a sétima geração dava muita vontade de atualizar. A oitava demorou uns dois anos pra começar a vir jogo bom. Já essa geração vai fazer 3 anos e nem parece nova geração. Só quando sair o próximo GTA mesmo.
@@sullivanncmentão, peguei há uns 2 anos o console PS4,mas só pelos exclusivos ( q são até legais ),mas sou mais o XBOX's,e atualmente no ONE,mas vou p um SÉRIE X por causa do DEAD SPACE,SNIPER ELITE 5 e o novo WARHAMMER 40.000 SPACE MARINES 2.
Por isso que muita das vezes essas "Opniões" são problematicas... muito youtubers falam mal de um jogo porque não dão mais tantas visualizações pra eles,mas esquecem que é um produto assim como ele mesmo vendo os videos dele... é um assunto muito complexo
Isso é verdade, um criador de conteúdo diz que o jogo é ruim e pronto a maioria que segue esse mesmo diz o mesmo, são todos não porém, a sua maioria faz isso. As pessoas estão sendo influenciadas por seu criador favorito. Saudades de quando um jogo novo saia na propaganda e você só comprava.
Já vi youtuber fazendo review sem nem ter zerado, se não zerou melhor não fazer. Tem jogo hj em dia que zerar é um tutorial, Nioh por exemplo tem que se aprofundar bastante para entender o jogo.
Curto ver tipo esse vídeo do Velbs, com conteúdo além dos jogos, tipo falando do ambiente que os games/vídeo games criaram a sua volta. Porque vídeo de gameplay é tacado na sua cara todo dia kkkkkkkkk, um conteúdo mais profundo e detalhado como o das antigas do Velbs já não vê muito, porque a galera quer tudo para ontem, não quer muito saber detalhes, como o próprio Velbs comentou das side quests.
Eh igual a roda de amigos das antigas, se todos seus amigos falam q tal jogo não prestou, mesmo q vc goste, muitas vezes vc desanimava. Acredito que com youtubers, seja algo parecido.
A parte que você fala sobre ter que fazer seus vídeos pensando no que o público quer me deixou até triste, porque o jogo é para sua diversão, intendo a parte de engajar as pessoas, mas aí você deixa de fazer o que quer fazer para fazer o que os outros querem, no seu momento de lazer. Curto muito assistir até hj seus vídeos sobre os jogos de Fliperama, são os melhores para mim. Jogo é diversão
eh lamentavel ver oq os grandes youtubers falam sobre certos jogos..tentando levantar ou negativar a imagem de tal jogo.raros como voce velberam ainda falam a verdade nesse meio
Velberan me lembro certo dia que numa roda de amigos lá em 2011 quando o mundo era menos bélico, eu dei moral pra Sega quando traduziu phantasy star para português e um colega meu Alex me detonou dizendo que nada que a Sega fez nada prestou e que só salvava sonic, pois bem contra o conceito formado é difícil de discutir! Na hora mudei de assunto.
Eu desaprovo totalmente essa ideia de usar coisas como "o jogo ta morrendo" "o jogo e ruim" pois isso e uma baita de uma sacanagem com os artistas,idealizadores e programadores desses projetos e jogos.
Parabéns pelo vídeo! Trabalhar com videogames não é fácil,a demanda está cada vez mais alta. Percebi isso com aquela treta do Zangado (Very easy), e mais recentemente, com a polêmica do Davy Jones. Faz parte... infelizmente.
Acho que quem estraga realmente os videogames são as empresas AAA, que patrocinam os UA-camrs que não podem sequer mostrar defeitos sobre os seus produtos (lembrem-se que eles também precisam ganhar com o trabalho deles, pessoal), induzindo os criadores de conteúdo a valorizarem apenas a marca e a grife. Eles não dizem diretamente que você tem que comprar os consoles de última geração e os jogos mais caros, mas... 1) Valorizam demais trailer cinemático (trailer que não mostra gameplay é um desserviço, não estamos falando de filme, série ou qualquer coisa que consumimos apenas como espectadores) 2) Valorizam demais os gráficos (Importam? Sim, mas não mais que jogabilidade e level design.) 3) Esnobam os indies em prol dos jogos mais famosos, se importando mais com fama do que com qualidade.
Pra mim..analises de jogos no UA-cam ja perdeu a qualidade praticamente de todos canais..pois hoje estao mais interessados por click e corrida pra quem zera mais rápido tal jogo...nisso o público que assisti esses conteudos,acaba tendo analises sem qualidade nenhuma... poucos canais ainda fazem análise honestas.
Obrigado velberan por falar a verdade, Você e ó Viktorkav, porque as maiorias dos UA-cam principalmente Brasileiros só sabem falar mais dos jogos que são muito bom, uns nem jogar ficar assistindo outros jogar é ainda vem querer fazer análise do jogo
A caçada antes boa onde achávamos coisas bons em preço bom nas feirinhas do rolo já era devido aos vídeos dos youtubers gamers , Tv antiga ninguém queria , jogava fora ou passava barato , hoje até quem não entende quando anuncia coloca “ Tv retrogamer “
Velbs, maravilhosa sua colocação e sua generosidade em compartilhar a visão do ViktorKav que foi cirúrgico ao falar sobre a responsabilidade destes youtubers em fortalecer a imagem negativa ou positiva de um game. Vamos ser sinceros. As empresas precisam rever pra quem fornecer acesso antecipado e também qual tipo de relação estabelecer com estes "criadores de conteúdo". A indústria de games definitivamente não depende e não pode depender deste tipo de pessoa.
Uma coisa que sempre me chama a atenção (negativamente), são as chamadas sensacionalistas que tem se tornado mais comuns no nicho de vídeos de games. Tudo é auge ou decadência, perfeito ou lixo, jogo do ano ou pior bomba do ano e como esse tipo de abordagem acaba influenciando no ambiente já hostil que é a internet.
@@detonationUCHIHA Exatamente. É uma meninada que não entende o que significa jogar álcool na churrasqueira. São inconsequentes, não medem os impactos que um vídeo deles pode gerar, e não tem noção de esforço de compra, pois geralmente não pagam pelos produtos dos quais produzem conteúdo.
@@CanalGames-BR Inclusive, tava lembrando aqui também, quantos rumores bestas de redes sociais tomam uma proporção gigantesca, graças aos vídeos "BOMBA! VAZOU TUDO!". Óbvio que os caras precisam chamar a atenção da audiência, mas um pouco de bom senso também não faz mal.
Acho que não é só na questão de vídeo games mas da mídia do entretenimento geral, se a pessoa vê a crítica antes de consumir, na maioria das vezes ela vai confiar na crítica ao invés de testar por si mesmo. Fiz isso com algumas séries e filmes que tive interesse e em alguns casos eu assistia e concordava e em outros não, então a experiência própria também conta, contando é claro que não saia muito caro ou você tenha disponibilidade de testar sem comprar de fato, o que é difícil. Porém ao meu ver se você tem vontade mas ainda vê as críticas vale a pena tentar, é decisão sua e você deve confiar mais em si mesmo do que no que algum youtuber fala.
Ainda acho que o maior problema dos jogos está nas produtoras, elas tentam moldar os jogos ao gosto da maioria como se soubessem o que a maioria quer, na visão deles um jogo é muito caro e eles não devem correr riscos, resultando em um monte de jogos parecidos.
Normalmente os canais dos cracudos de um game querem que o game do nicho deles tenham conteúdo grande para endgame, e quando não tem eles falam que o jogo é falido, o que para um jogador casual não é verdade.
Yakuza desde o ps2 é uma das minhas franquias favoritas, velberan poderia trazer uma saga pra nois no velberan adventures, eu ia assistir com certeza 😁
Eai velbs qual seriam os vidiogames que você tem , que você ficaria ? você falou 2 , eu chutaria o mega drive o outro num sei. Mas se ta certo eu comecei a comprar jogos antigos pelo preço ser mais barato , entreterimento é entreterimento , tenho 19 anos não tenho nostalgia de nada que tenho , os meus mais antigos são o 64 e o megão e eles me proporcionaram muita diversão
A mesma coisa acontece com os produtores de conteúdo sobre hardware. O produto pode ser ótimo, mas basta ter -1 fps, as coisas mudam. O melhor hoje em dia, é comprar, usar, e tirar suas conclusões.
Eu tenho uma Teoria (quem quiser agregar nela fique a vontade) que é sobre a culpa do Público no Entretenimento em geral, sobre como tudo está se tornando um "fast-food" filmes, séries, jogos, músicas entre outros... tudo feito com base no interesse e gosto de pessoas distintas usando um algorítimo ou coisa assim pra criar produtos que atinjam uma grande parcela de pessoas, o problema é que que se perde muito em Identidade, Inovação e questões mais artísticas. O Contato de quem trabalha na Indústria com o público é muito próximo, assim as exigências ficam mais nítidas, só que as mesmas são muitas vezes irreais e até contraditórias tanto que prejudicam o produto final. Na minha visão o público como um todo não sabe o quer de verdade e quando recebe é só "hype" temporário, não é o tipo de experiência que vai te fazer voltar como em jogos antigos ( e sem ignorar o fato de que estes jogos envelheceram) daí vira o que vemos muito na Internet "O Maior Sucesso da Semana Passada" mas afinal se temos Sucessos direto porque eles são tão esquecíveis e/ou pouco reprisáveis? Pegue de exemplo, o conceito de Multiverso se popularizou e as empresas tentaram faturar em cima, pessoalmente mesmo pegando os casos onde fizeram muita grana, os trabalhos são porcos e sustentados apenas em hype, a Liberdade Criativa perdeu força pra fazer os sonhos absurdos do que o público quer e o resultado é este tédio que parece um modismo dominando todo o Entretenimento. Uma possível solução seria investir menos grana em projetos mais Autênticos, mais "Humanos", mais Experimentais e que sejam feitos por um só Cozinheiro e não com todo o Mundo dando palpite, isso seria uma aposta "segura" e com uma chance maior de termos obras mais memoráveis como no passado e com Real qualidade, sem depender de comoção irracional do público. O único problema nisso tudo é que "fórmulas" hoje fazem muito $uce$$o, então por que Empresas que já faturam tanto com IPs estabelecidas & Fórmulas de "sucesso" deveriam arriscar, se podem faturar mais apostando na "mesma" coisa sempre?
Uma coisa tbm que se deve levar em conta: youtubers e streamers ou ganham joguinho ou compram full price no lançamento (mas foda-se eles ganham muito dinheiro) e daí isso confunde a cabeça de muitos de nós, meros mortais, que pensam que devem fazer o mesmo, seja pra engatar o hype ou pra evitar spoilers. Gente, joguinho hoje ta 500 reais. Pensem bem antes de fazer alguma loucura por conta de cagador de conteúdo. Nós e eles não somos farinha do mesmo saco.
As pessoas tacaram um hate pesado em Starfield, mas se eles quisessem elas poderiam pesquisar sobre astronomia. Eles queriam um jogo realista, agora que starfield é literalmente um jogo baseado nos planetas reais que temos no espaço, as pessoas simplesmente falaram que o jogo é ruim. Jogar hate, o caras jogam, mas pesquisar sobre astronomia os caras não querem..
UA-camrs são um câncer da indústria. Muito amadorismo , má intenção, interesse próprio competição um com o outro e falta de comprometimento com a verdade. Foi se o tempo que dava pra confiar em analise de jogos, e o pior que hoje em dia até na imprensa formada profissional está assim devido a competição.
UA-camrs influenciam SIM e podem (provavelmente estão) estragar(ndo) o mercado, pouco a pouco. Eu percebi isso quando vi vídeos falando mal de jogos, ou de certas mecânicas, jogabilidade, pontos negativos que eu, que havia experimentado o jogo, não achava que existiam, ou que eram daquele jeito. "Ah mas é o gosto pessoal de cada um" EXATO, mas nos vídeos dessa galera, eles "batem o martelo" dão o veredito e passa uma impressão de que o jogo é do jeito que eles narram, quando muitas vezes não é. Ainda mais com reviews, vc pode deixar de jogar algo que seria muito bom pra vc, pq levou em consideração a opinião dos outros. E esse é o problema: o vídeo é feito como uma verdade absoluta, sempre sobre a perspectiva deles, não analisando o jogo per si, mas o QUE ELE achou do jogo. Ultimamente eu não vejo mais esses tipos de vídeos, muitas vezes até jogando o game ANTES (até terminando em alguns casos) e depois até pesco um vídeo ou outro pra ver as opiniões dessa galera, e ai vc percebe que a coisa ta feia... =\
A solução é criar canais com vários produtores de conteudo juntos, ou seja criar plataforma de canais, isso poder um fluxo maior de conteudo, a desvantagem é que o valor do lucro é dividido.
Acredito que muitos youtubers matam varios jogos, citando graficos, fps e etc E esquecem do principal a diversão, youtuber gamer só atrapalha Por exemplo me diverti com marvel avengers
Olha sinceramente eu não deixo de jogar um game por que um youtuber disse que ele é ruim ou que ele flopou ou que não tem mais conteúdo, enfim essas coisas, o Velberan é um cara muito sincero no que diz e são poucos como ele...
Velberan, acho que aqui 17:40 você falou de algo que toquei no ultimo vídeo seu, mas entendeu errado. Eu não tenho problema nenhum de um youtuber rushar o game numa live, o que falei que estraga a experiência é o youtuber conseguir o game num acesso antecipado(exclusivo para criadores de conteúdo) e largar no youtube um video all playthrough de 10h no minuto que o jogo sai oficialmente. Tu zerar o jogo numa live rushando após o lançamento, escolha tua, é teu trabalho. Mas eu não quero spoilers, não vou assistir vídeo, mas todos meus amigos viram JOAOTUBER largar 1min depois do lançamento 10h de gameplay do jogo e não param de falar no discord, isso é foda. "Ah, fazer uma pauta detalhada, um vídeo caprichado é dificil", bem como todo trabalho, não existe trabalho fácil. Mas cada um precisa lidar com os desafios do que escolheram fazer certo? Pra mim, UA-camR que vive de lamber bolas de empresa pra conseguir jogo antecipado e largar o conteúdo todo do jogo dia 1, não agregam nada. Eu não dou view pra um cara desses, ele tá lá mais pra estragar a experiência de quem ta jogando e farmar views daqueles que não compraram o jogo, mas querem saber a história dele. 19:40 faz esse video Velberan, seria muito legal velho! Sua conclusão foi perfeita, por isso assisto a ti desde teus vídeos nos primordios lá no JP.
Respondendo o titulo do vídeo e a pergunta que o Velberan no começo do vídeo, sim os UA-camrs e Streamings influenciam os jogos. Se não fosse eles fazendo conteúdo sobre os jogos eu teria comprado muito jogo que é uma merda que nem o No Man's Sky, Cyberpunk 2077, Fallout 76 e outras porcarias.
Cara...é complicado. Eu costumo ouvir a opinião de produtores de conteúdo que têm o gosto parecido com o meu, mas o problema é que tem muita gente que é ALTAMENTE influenciável, e começa a repetir como lei tudo que um ou outro cara falou. E como a maioria dos canais não costuma ter uma opinião própria mesmo, e só sair validando e falar a mesma coisa que os grandes falaram, pra não "nadar contra a maré", ocorre isso sim. Essa narrativa que ele fala de "o jogo tá morrendo" é a pior porcaria que eu ouço atualmente. Eu costumo nem assistir mais canal em que o cara costuma falar isso o tempo todo. Esse "morrendo" muitas vezes é apenas do próprio ponto de vista, na própria bolha. O cara vê uma parcela da população (que faz parte do mesmo tipo de player que ele) e acha que aquilo é "todo mundo". Alguns jogos estão realmente morrendo volta e meia, mas na ânsia por causar polêmica ou gerar visualização, muita gente comete este exagero. Às vezes praquele tipo de player o jogo perdeu a graça, mas pra uma grande parcela não perdeu e o jogo tá cheio de gente, então é sempre bom filtrar o conteúdo, ver quem é que tá falando, etc.
Eu penso exatamente nisso. Não vejo graça em ter um jogo que possui 100 horas, mas que depois ele simplesmente acaba e não tenho mais como aproveitar...
Eu acho ruim quando eles rusham muito o game, estão jogando o jogo pela metade, deixando de aproveitar muitas coisas legais, divertidas e interessantes. Por exemplo o Red Dead 2, tem muitas quests secundarias muito boas e a maioria nao faz e eles ignoram totalmente a parte da caça que é uma das partes mais legais do game, uma coisa que ficou simplesmente perfeito no game que inclusive é 10x melhor que um game focado somente em caça como o The Hunter. O sistema de caça do Red Dead 2 é 10x melhor e é legal demais caçar todos animais pra fazer aquela bolsa lendária e ainda tem o desafio do mestre caçador que no final voce tem que caçar a pantera lendária que é legal demais.
muito verdade o q vc disse VELBERAM, não sou jogador profissa apesar de ter O ÚLTIMO CONSOLE eu jogo no meu dia/dia, é concordo com vc AQUELES Q FALAM Q UM JOGO TA MORRENDO/CHATO/PRECISA TER O PS/ETC. são pessoas muito ignorante/despreza os outros., por acha acima de vc realmente gente má caráter, DIFERENTE DE UM CERTO STREAMER Q TEM TUDO, mais ele vive como uma pessoa comum.
UA-cam hj só existe 2 caminhos, ou você faz por dinheiro ou você faz por diversão, os 2 ao mesmo tempo não da. Eu me recuso a jogar coisas que eu não gosto por views ou dinheiro. Jamais vou fazer isso.
Um nicho só é complicado mesmo, ter conteúdo para uma coisa só é terrível. Bem isso se tu começa fazer missão secundária a galera não tem paciência pra ver mesmo.
Eu jogo muito por 25 anos sem parar e a última profissão que queria ter era algo relacionado a crítica/resenha/vídeos do assunto. Imagine ser obrigado a consumir tudo absurdamente rápido pra gerar conteúdo e não ter tempo e liberdade pra apreciar nada no seu próprio tempo. Perderia toda a graça. Eu só vejo conteúdo de games que nunca vou jogar. 🤣
Bom tema. Eu acho que os YTs têm sim atrapalhado e influenciando negativamente o público (até no movimento dos haters), mas eu tb acho que as pessoas não estão maduras ao ponto de ver uma opinião e entender que ela não é um ataque e nem um protesto e elas acabam abraçando isso tb. O YTber diz "X" e a pessoa repete "tá vendo??? X!!!!" Muitas vezes omite todo o contexto... Eu notei isso no Forspoken. Eu não joguei e eu acredito que ele tenha mesmo os problemas que dizem ter. Mas a galera repetia nas redes sociais com um ódio tão grande que eu via ela até cospir qdo falava o "P" de "Forspokken" tamanho o ódio que enfatizavam os comentários. A última nem tem a ver com YT. Eu sou gamedev amador e uso Unity. Não fui afetado pelas decisões tôscas que todo mundo já sabe, mas me solidarizo com quem foi. Só que a galera que nem programa, ou que tá aprendendo passou a cospir ódio prá tudo que tem o logo da Unity embarcado (teve até prédio deles sendo esvaziado com ameaça de bomba). Um garoto numa rede do Reddit chegou a escrever "tem que acabar com essa Unity! Eu tentei jogar o joguinho X e fica crachando!" sem considerar que tem muitos fatores prá isso acontecer que não tem nada a ver com a polêmica rodando. Por ser uma mídia relativamente nova, as pessoas não estão acostumadas a ver uma posição, formar a sua, e conversar sobre ela sem partidarismo. Não é diferente da polarização que rola por aí com política. Eu podia citar exemplos parecidos na música e no cinema, mas o texto já tá grande. Os YTbers são maléficos? Eu não diria que são, na vdd são mais benéficos. Só que eles participam da onda hater. Embora muitas vezes sem querer, pq o público ainda tá muito "analfabeto funcional" (que é o sujeito que lê, mas não é capaz de entender o que leu)
Eu adorei este vídeo! Eu acho que tem muito UA-camr que na real, por jogar praticamente tudo que lança, perde a noção de qual jogo é bom e qual é ruim e dai mete o pau em jogos incríveis! Ex: a maioria meteu o pau no Gotham Knights, mas pra mim que é fã dos robins AMEI o jogo! Me diverti demais com ele! E se for ver os vídeos, os UA-camrs na sua maioria só criticou o jogo!
Negatividade vende. Há grandes incentivos para falar mal de alguma coisa na internet. Você pode ver o discurso do Sonic Frontiers rapidamente mudou de um dos jogos do Sonic melhor revendidos para um dos piores por causa que o Update 3 não respondeu ao hype absurdo fomentado desde o início do ano. Um youtuber gringo que eu acompanho KnowledgeHub uma vez falou num vídeo "quando o jogo é bom, ninguém fala sobre ele (vide Tears of the Kingdom); quando o jogo é ruim todo mundo fala dele. Mas quando a opinião sobre o jogo é mista, as pessoas falam sobre ele por muito tempo". Concordo que a necessidade de conteúdo novo cria esse cenário destrutivo para obras de entretenimento.
Sim, há muitos youtubers que focam em um produto específico e passam desinformação pro público, quem nunca viu o Alanzoka ou BRKsEdu falando uma merda da plataforma que desconhece? Então.. Foda isso
a internet estragou os games, antes os unicos teasers que tinhamos era as demos o que mantinha o fator novidade e misterio. agora o jogo mal lança e em 3 dias ja destrinchamos ele todo so em videos.
Ou seja..se o UA-camrs não tiver conteúdo para postar,eles começam a avaliar negativamente o tal jogo de forma injusta,vejo isso como alguém que cospe no próprio prato que comem...pois quando estava dando visualização e dinheiro estava bom,quando não tem eles enganam seu público e prejudica as empresas com análises falsas....por isso acho que deveria acabar esse tipo de análises..apenas poderia fazer análise com quem comprou o jogou ou postar análise até certo ponto com restrições ..já que a internet está totalmente tóxica com canais fazendo cabeça de muitos gados.
Quando não temos mais coisa pra falar nós temos essas coisas: "Nintendo não localiza os games para português"
Concordo plenamente, a maioria dos youtubers não tem compromisso com o jogo ou a diversão, só criam hype e drama pra chamar a atenção.
E as pessoas tratam youtubeer com um deus, sendo que na verdade são jogadores como nós.
Lembro que fizeram dezenas de vídeo e criaram um hype no Cyberpunk e depois ficaram sem graça quando o jogo saiu ruim.
Tu Rushar FF7 né! Não pegou Chocobo dourado, não fez a Master Matéria, não encontrou os LIMIT Breaks, ULTIMATE WEAPONS, nem derrotou os Weapons, em menos de 30 horas daria para fazer essas coisinhas
A imprensa de jogos ajuda muito a estragar os games, o acesso a informação por ser muito grande tambem prejudica tudo. Eu sei do lançamento de um jogo, ou de como ele vai ser mesmo antes dele ser lançado, antes eu descobria jogos na locadora junto dos meus amigos, tudo era mistério e tinha a sensação de descoberta até fora dos games porque ninguem sabia quem produzia os jogos. Outro problema está na perca de recompensa do esforço, exemplo, se eu tivesse um desafio que não conseguia passar descobria com meus amigos ou na marra, hoje qualquer pessoa em casa de forma solitária, abre o celular, ou o pc, e ver uma game play de caras que jogam melhor do que você, passando daquela fase complicada, ai o que acontece é você fica deprimido porque aprendeu rapido, ou o que ocorre como ocorre nas redes sociais, vc tem o efeito inveja, você fica deprimido porque ver alguem que parece ser melhor do que vc no game que tu gosta e ainda ganha pra isso, é o mesmo efeito que ocorre no instagram onde todo mundo vende uma falsa felicidade e assim esforço parece ser algo supérfluo
Ao invés de comprar um PS5, decidi gastar o dinheiro num Switch e vários jogos, e manter meu PS4.
Melhor decisão que tomei. Há anos sem jogar games da Nintendo, me surpreendi com a qualidade de Zelda, Mario e outros.
Quem gosta de videogame não pode seguir tendências.
O melhor é comprar apenas o que gosta, e quando tiver interesse.
17:58 tmj velberan yakuza3 puta jogo fodaa chorei dms joguei dms, 2013 foi o primeiro jogo quê eu ganhei dos meus pais de ps3 🤗 🐉💙
Se eu fosse confiar na opinião de 99% dos UA-camrs só jogaria GTARP, fortinate, CoD, Roblox e Minecraft 😂😂😂😂😂😂. Sendo que não gosto de nenhum desses jogos kkkk.
eu queria muito que um certo youtuber visse esse video.....kkkkkkkkkkkkkkk....o cara fala mal do jogo que ele faz conteúdo há anos, e ninguém pode discordar dele que ele manda "sair da bolha" O Kav falou exatamente o que eu penso. Se o game te agradou vai fundo e divirta o máximo que vc puder. Tem gerador de conteúdo que vc vê nitidamente que a pessoa não quer estar jogando ali, ele está fazendo só o serviço de casa pro canal não perder inscrito, e na primeira brechinha já detona o jogo.
99% dos criadores de conteúdo de Genshin Impact faz isso kkkkk incrível
9:20 bons tempos.
IGN deu uma nota tão ridícula pra God Hand quando ele foi lançado no PS2 que arruinou totalmente a chance desse jogo se tornar uma franquia tanto que hoje em dia tem até um vídeo deles como um pedido de desculpas pro jogo no canal deles.
O mesmo aconteceu com Alien Isolation onde eles deram outra nota ridícula pro jogo minando as vendas,eu particularmente não ligo pra essa parada de notas de Metacritic mas infelizmente muita gente se importa com isso e infelizmente alguns canais e influencers podem sim acabar com as chances de um novo jogo ou franquia se consolidar dando uma nota ruim ou extremamente negativa pra um jogo.
Oque eu acho que a galera deveria fazer é quando um jogo que a interessa for lançado ela mesma ver uma gameplay e tirar as suas próprias conclusões se o jogo vale ou não a pena pra ela,desse jeito evitaria essas injustiças com certos jogos.
Falou e disse amigo é o que eu faço, vejo uma gameplay se o jogo me agradar eu compro caso contrario não....
God Hand é foda! Jogão!
19:51 Diário do Produtor de conteúdo.
pra mim o que esta estragando os jogos é essa historia de notinhas do Metacritic e jornalistas gamers...
Os games tão tudo gourmetizado, não é mais pra jogar e se divertir. Esse negócio de jornalista gamer pra mim não faz sentido, não deveria nem deveria existir.
@@lipeh5672 também acho concordo em tudo que vc disse.
Verdade mano
Velberan é a GAMEPOWER dos tempos modernos !!!
Essa foi boa,tinha a AÇÃO GAMES tbm😊...
Eu gosto muito de zerar o jogo mas ninguém gosta de ver agente tentando pegar os rank s da vida...
Mano Velbs, estou passando por isso. meu nicho é Metal Gear Solid. Metal Gear está sempre naturalmente em baixa, tem 2 canais ativos de MGS no BR. Meu canal alavancou na época que o Rising estava em alta. Agora estou na m3rd4 kskskks mas desistir? jamais!
Era o que me faltava, as produtoras construírem seus jogos focando em produtores de conteúdo e não nos jogadores em si.
Não é novidade isso e não me surpreende.
Por isso você ve muitos jogos vazios, chatos, monótonos.
O mais importante é o hype, por isso as pre vendas e os streamers e youtubers correm pra ja zerar o jogo nos primeiros dias assim que adquiri o jogo.
Estou vendo aqui gameplay de Lords of the Fallen e o cara stremando o game que pegou na pre venda e na primeira hora ja tinha varias pessoas no chat que ja tinha zerado o jogo e outro falou que ja tava no NG+
Tenho saudade da época em que as pessoas (ou a maioria delas) tiravam as próprias conclusões sobre os jogos e não eram manejadas como "gado".
Seria muito bom se fosse só nos jogos...
@@diogocastelobranco8963 true
Ter um canal especializado em um conteúdo só deve se insuportável, imagina vc enjoar do único jogo do seu canal e ter que continuar jogando
assim se influencia não se é a palavra, mas para criar hype ou desmotiva galera acho que sim, um vídeo bem elaborado dando pontos positivos e negativos de um assunto acaba te "influenciando"
4:20 Velberan viajou na maionese. Há evidências de sobra de que os filmes de super-heróis estão com desgaste de fórmula.
Segundo comentário, pq essa fala do final é mt importante. É real isso, n da prqa jogar todos os jogos, e é importante pessoal que faz review por isso. A gnt que não vive de jogar, vai escolher um ou 2 pra comprar no ano (eu até compro mais, mas n tenho filhos, ai sobra uma graninha a mais né).
25:24 Pois... o "algoritmo" é implacável :)
Cada um tem seu senso critico, nem todo mundo segue as cegas o que youtubers falam. Um exemplo: todos detonam resident evil 6, falam todos os pontos que ele falhou e raramente falam no que acertou, mas mesmo assim ainda gosto de jogar
Isso mesmo não vai nas opiniões de youtubers eu adoro o residente evil 6 ai vejo os youtubers metendo o pau e as vezes o pessoal deixa de jogar por ver os vídeos deles metendo o pau
Eu com mk Armageddon do PS2
@@tio_lu27 tamos junto, irmão
Pode cre, ja vi muita gente falando mal, mas eu gosto dele.
Eu tenho certeza que em alguma coisa acabam influenciando para o lado negativo tbm. Claro, tem coisas positivas. Mas temos que cuidar bem da indústria, pois anda meio capenga kkkk principalmente na parte de quererem somente jogos Digitais. Isso é muito ruim. Excluir a mídia física é prejudicial para o futuro do colecionismo e do próprio dinheiro de quem comprou o jogo, pois não poderá revender.
Esse vídeo ficou ótimo! Comprei um switch lite zeradinho de um amigo com várias mídias fisicas e não to nem aí, vou jogar o que eu queria e fica para a coleção de portáteis e consoles.
Velberan VOCÊS são necessários para todos os jogos e quem assiste pode não jogar o PIKMIN hoje mas no futuro vai e será assim com qualquer outro jogo - youtubers SÃO NECESSÁRIOS PARA RELEMBRAR GAMES ESQUECIDOS E RESSUCITAR COISAS BOAS pra melhorar o mercado - igual a burrice que foi A Batalha dos download Peer to Peer NAPSTER X CIA dos anos 2000 e hoje quem publicou os clipes de música trouxe de volta muita coisa boa e de utilidade pública. Onde hoje os músicos todos lançam músicas e torcem pra novos fãs em seus shows - matou o cd mas os shows deram muito mais lucro.
1 - sobre proibição de streaming de
um light novel - essa proibição é só pro povo lá não sacanear quem quer assistir - Eles no futuro vão precisar de vocês pra trazer ao público que não conheceram a história no passado. (novo mercado é mais grana)
2 -E tem canais como do by speed (que é atleta de MK) ele tem q jogar só MK - ele bateu o tempo mundial e é focado nisso.
3 - é necessário para o streamer trazer pra galera e ensinar o que é foi bom e o que pode ser feito pra melhorar.
4 - torço pra vocês estarem em eventos para ser uma ponte das informações e conhecimento
e 5 - Atari está sendo relançado e muitos homebrews.
Pauta muito relevante.
Sobre o que foi dito penso que só os criadores de conteudos incompetentes ficam a mercê do que um jogo pode proporciona na hora de fazer conteúdo e também por isso penso que pelo menos por enquanto UA-camrs conseguem estragar os videogames.
Até porque se o publico gostar de um jogo o que criadores de conteúdo pensam a respeito do mesmo tem pouco ou nenhuma relevância.
Eu sou tranquilo - não tenho MÍNIMA NECESSIDADE de atualizar consoles. Já satisfeito com os os meus (uso pessoal/casual). E eles duuuuuram...abraço Velbs!
Até a sétima geração dava muita vontade de atualizar. A oitava demorou uns dois anos pra começar a vir jogo bom. Já essa geração vai fazer 3 anos e nem parece nova geração. Só quando sair o próximo GTA mesmo.
@@sullivanncmentão, peguei há uns 2 anos o console PS4,mas só pelos exclusivos ( q são até legais ),mas sou mais o XBOX's,e atualmente no ONE,mas vou p um SÉRIE X por causa do DEAD SPACE,SNIPER ELITE 5 e o novo WARHAMMER 40.000 SPACE MARINES 2.
Por isso que muita das vezes essas "Opniões" são problematicas... muito youtubers falam mal de um jogo porque não dão mais tantas visualizações pra eles,mas esquecem que é um produto assim como ele mesmo vendo os videos dele... é um assunto muito complexo
Isso é verdade, um criador de conteúdo diz que o jogo é ruim e pronto a maioria que segue esse mesmo diz o mesmo, são todos não porém, a sua maioria faz isso. As pessoas estão sendo influenciadas por seu criador favorito. Saudades de quando um jogo novo saia na propaganda e você só comprava.
Velberan, faz o complemento desse vídeo por favor. Quero sabe mais disso.
Já vi youtuber fazendo review sem nem ter zerado, se não zerou melhor não fazer. Tem jogo hj em dia que zerar é um tutorial, Nioh por exemplo tem que se aprofundar bastante para entender o jogo.
Curto ver tipo esse vídeo do Velbs, com conteúdo além dos jogos, tipo falando do ambiente que os games/vídeo games criaram a sua volta. Porque vídeo de gameplay é tacado na sua cara todo dia kkkkkkkkk, um conteúdo mais profundo e detalhado como o das antigas do Velbs já não vê muito, porque a galera quer tudo para ontem, não quer muito saber detalhes, como o próprio Velbs comentou das side quests.
Eu gosto de fazer let's play e aos poucos estou tentando acostumar o público com as sides. Espero que consiga achar uma fórmula boa pra isso.
As vezes a gente toma spoiler de jogo que a gente queria jogar.
Nesses casos complica sim a experiência.
Eh igual a roda de amigos das antigas, se todos seus amigos falam q tal jogo não prestou, mesmo q vc goste, muitas vezes vc desanimava. Acredito que com youtubers, seja algo parecido.
Show, Velbs! Excelente vídeo.
A parte que você fala sobre ter que fazer seus vídeos pensando no que o público quer me deixou até triste, porque o jogo é para sua diversão, intendo a parte de engajar as pessoas, mas aí você deixa de fazer o que quer fazer para fazer o que os outros querem, no seu momento de lazer. Curto muito assistir até hj seus vídeos sobre os jogos de Fliperama, são os melhores para mim. Jogo é diversão
eh lamentavel ver oq os grandes youtubers falam sobre certos jogos..tentando levantar ou negativar a imagem de tal jogo.raros como voce velberam ainda falam a verdade nesse meio
Não só os jogos mas principalmente os filmes e toda cultura pop no geral.
Velberan me lembro certo dia que numa roda de amigos lá em 2011 quando o mundo era menos bélico, eu dei moral pra Sega quando traduziu phantasy star para português e um colega meu Alex me detonou dizendo que nada que a Sega fez nada prestou e que só salvava sonic, pois bem contra o conceito formado é difícil de discutir! Na hora mudei de assunto.
Velberan, sempre sensato....assim como o canal Apert Start do Ed...tbém sou daqui de Curitiba q nem vcs!
Eu desaprovo totalmente essa ideia de usar coisas como "o jogo ta morrendo" "o jogo e ruim" pois isso e uma baita de uma sacanagem com os artistas,idealizadores e programadores desses projetos e jogos.
Parabéns pelo vídeo!
Trabalhar com videogames não é fácil,a demanda está cada vez mais alta. Percebi isso com aquela treta do Zangado (Very easy), e mais recentemente, com a polêmica do Davy Jones.
Faz parte... infelizmente.
Os UA-camrs acabam tirando a experiência dos jogos, vc vai jogar e já sabe tudo q vai acontecer... Igual o pessoal q conta o final dos filmes 👎🏻😒
infelizmente a guerra por audiência é tão feroz que para quem só acompanha youtubers gamers, os jogos com 20 dias já são jogos antigos e obsoletos
Acho que quem estraga realmente os videogames são as empresas AAA, que patrocinam os UA-camrs que não podem sequer mostrar defeitos sobre os seus produtos (lembrem-se que eles também precisam ganhar com o trabalho deles, pessoal), induzindo os criadores de conteúdo a valorizarem apenas a marca e a grife. Eles não dizem diretamente que você tem que comprar os consoles de última geração e os jogos mais caros, mas...
1) Valorizam demais trailer cinemático (trailer que não mostra gameplay é um desserviço, não estamos falando de filme, série ou qualquer coisa que consumimos apenas como espectadores)
2) Valorizam demais os gráficos (Importam? Sim, mas não mais que jogabilidade e level design.)
3) Esnobam os indies em prol dos jogos mais famosos, se importando mais com fama do que com qualidade.
Pra mim..analises de jogos no UA-cam ja perdeu a qualidade praticamente de todos canais..pois hoje estao mais interessados por click e corrida pra quem zera mais rápido tal jogo...nisso o público que assisti esses conteudos,acaba tendo analises sem qualidade nenhuma... poucos canais ainda fazem análise honestas.
Resumindo...
FODA-SE a opinião dos outros...
Tire vc mesmo a sua própria conclusão. 😊
Obrigado velberan por falar a verdade, Você e ó Viktorkav, porque as maiorias dos UA-cam principalmente Brasileiros só sabem falar mais dos jogos que são muito bom, uns nem jogar ficar assistindo outros jogar é ainda vem querer fazer análise do jogo
E eu aki esperando o Velberan continuar a DLC do Sonic Frontiers...
Sai às 14h no Velberan Adventures
@@Velberan aí sim, valeu pela informação 😁
3:56 Juízo, viu pessoal?! Dispense os views. O Velbs faz porque ele gosta por si, não faz pra dar um hype ou uma turbinada.
Otimo video, explorou pontos importantes, Velb.
A caçada antes boa onde achávamos coisas bons em preço bom nas feirinhas do rolo já era devido aos vídeos dos youtubers gamers , Tv antiga ninguém queria , jogava fora ou passava barato , hoje até quem não entende quando anuncia coloca “ Tv retrogamer “
Velbs, maravilhosa sua colocação e sua generosidade em compartilhar a visão do ViktorKav que foi cirúrgico ao falar sobre a responsabilidade destes youtubers em fortalecer a imagem negativa ou positiva de um game. Vamos ser sinceros. As empresas precisam rever pra quem fornecer acesso antecipado e também qual tipo de relação estabelecer com estes "criadores de conteúdo". A indústria de games definitivamente não depende e não pode depender deste tipo de pessoa.
Uma coisa que sempre me chama a atenção (negativamente), são as chamadas sensacionalistas que tem se tornado mais comuns no nicho de vídeos de games. Tudo é auge ou decadência, perfeito ou lixo, jogo do ano ou pior bomba do ano e como esse tipo de abordagem acaba influenciando no ambiente já hostil que é a internet.
@@detonationUCHIHA Exatamente. É uma meninada que não entende o que significa jogar álcool na churrasqueira. São inconsequentes, não medem os impactos que um vídeo deles pode gerar, e não tem noção de esforço de compra, pois geralmente não pagam pelos produtos dos quais produzem conteúdo.
@@CanalGames-BR Inclusive, tava lembrando aqui também, quantos rumores bestas de redes sociais tomam uma proporção gigantesca, graças aos vídeos "BOMBA! VAZOU TUDO!". Óbvio que os caras precisam chamar a atenção da audiência, mas um pouco de bom senso também não faz mal.
Acho que não é só na questão de vídeo games mas da mídia do entretenimento geral, se a pessoa vê a crítica antes de consumir, na maioria das vezes ela vai confiar na crítica ao invés de testar por si mesmo.
Fiz isso com algumas séries e filmes que tive interesse e em alguns casos eu assistia e concordava e em outros não, então a experiência própria também conta, contando é claro que não saia muito caro ou você tenha disponibilidade de testar sem comprar de fato, o que é difícil.
Porém ao meu ver se você tem vontade mas ainda vê as críticas vale a pena tentar, é decisão sua e você deve confiar mais em si mesmo do que no que algum youtuber fala.
Sim. Hoje as empresas fazem jogo para UA-camrs. Lançam primeiro pra eles o jogos, pagam pra eles falarem bem etc
Ainda acho que o maior problema dos jogos está nas produtoras, elas tentam moldar os jogos ao gosto da maioria como se soubessem o que a maioria quer, na visão deles um jogo é muito caro e eles não devem correr riscos, resultando em um monte de jogos parecidos.
Normalmente os canais dos cracudos de um game querem que o game do nicho deles tenham conteúdo grande para endgame, e quando não tem eles falam que o jogo é falido, o que para um jogador casual não é verdade.
No caso da franquia diablo nenhum deles teve um endgame muito elaborado
O que prejudica os jogos é a frescura, essa putaria de 4k, 60 FPS, Ray tracing e etc....
Yakuza desde o ps2 é uma das minhas franquias favoritas, velberan poderia trazer uma saga pra nois no velberan adventures, eu ia assistir com certeza 😁
Eai velbs qual seriam os vidiogames que você tem , que você ficaria ? você falou 2 , eu chutaria o mega drive o outro num sei. Mas se ta certo eu comecei a comprar jogos antigos pelo preço ser mais barato , entreterimento é entreterimento , tenho 19 anos não tenho nostalgia de nada que tenho , os meus mais antigos são o 64 e o megão e eles me proporcionaram muita diversão
A mesma coisa acontece com os produtores de conteúdo sobre hardware. O produto pode ser ótimo, mas basta ter -1 fps, as coisas mudam. O melhor hoje em dia, é comprar, usar, e tirar suas conclusões.
Eu tenho uma Teoria (quem quiser agregar nela fique a vontade) que é sobre a culpa do Público no Entretenimento em geral, sobre como tudo está se tornando um "fast-food" filmes, séries, jogos, músicas entre outros... tudo feito com base no interesse e gosto de pessoas distintas usando um algorítimo ou coisa assim pra criar produtos que atinjam uma grande parcela de pessoas, o problema é que que se perde muito em Identidade, Inovação e questões mais artísticas. O Contato de quem trabalha na Indústria com o público é muito próximo, assim as exigências ficam mais nítidas, só que as mesmas são muitas vezes irreais e até contraditórias tanto que prejudicam o produto final.
Na minha visão o público como um todo não sabe o quer de verdade e quando recebe é só "hype" temporário, não é o tipo de experiência que vai te fazer voltar como em jogos antigos ( e sem ignorar o fato de que estes jogos envelheceram) daí vira o que vemos muito na Internet "O Maior Sucesso da Semana Passada" mas afinal se temos Sucessos direto porque eles são tão esquecíveis e/ou pouco reprisáveis? Pegue de exemplo, o conceito de Multiverso se popularizou e as empresas tentaram faturar em cima, pessoalmente mesmo pegando os casos onde fizeram muita grana, os trabalhos são porcos e sustentados apenas em hype, a Liberdade Criativa perdeu força pra fazer os sonhos absurdos do que o público quer e o resultado é este tédio que parece um modismo dominando todo o Entretenimento.
Uma possível solução seria investir menos grana em projetos mais Autênticos, mais "Humanos", mais Experimentais e que sejam feitos por um só Cozinheiro e não com todo o Mundo dando palpite, isso seria uma aposta "segura" e com uma chance maior de termos obras mais memoráveis como no passado e com Real qualidade, sem depender de comoção irracional do público.
O único problema nisso tudo é que "fórmulas" hoje fazem muito $uce$$o, então por que Empresas que já faturam tanto com IPs estabelecidas & Fórmulas de "sucesso" deveriam arriscar, se podem faturar mais apostando na "mesma" coisa sempre?
Há muitos gastos em " publicidade "...mas hoje infelizmente sem rede social e a disseminação de informações verdadeiras ou fakes é uma realidade. 😊
Um youtuber confiável, com a cabeça no lugar como o Velberan tá cada vez mais difícil, já tenho ouvido de muita loucura por aí.
Eu assisto alguns UA-camrs bons, como Velberan, Coelho, Dave Jones, etc todos os dias. Se não tem vídeo novo, assisto os antigos.
@@clebermotta Dave Jones não joga nada 😂😂
@@edsonferreira5822 Dave Jones só sabe jogar mortal kombat, mas nada além.
@@edsonferreira5822 😅😅😅
Uma coisa tbm que se deve levar em conta: youtubers e streamers ou ganham joguinho ou compram full price no lançamento (mas foda-se eles ganham muito dinheiro) e daí isso confunde a cabeça de muitos de nós, meros mortais, que pensam que devem fazer o mesmo, seja pra engatar o hype ou pra evitar spoilers. Gente, joguinho hoje ta 500 reais. Pensem bem antes de fazer alguma loucura por conta de cagador de conteúdo. Nós e eles não somos farinha do mesmo saco.
Se esse vídeo fosse um documento, teria minha assinatura!
Vou comentar apenas pelo engajamento, pois nossas opiniões são, na base, a mesma. Vídeo muito bom para reflexão.
A verdade é que muitos youtubers mais atrapalham do que ajudam
Só assisto coisa retro gamer, então não sou capaz de opinar 😂😂😂
As pessoas tacaram um hate pesado em Starfield, mas se eles quisessem elas poderiam pesquisar sobre astronomia.
Eles queriam um jogo realista, agora que starfield é literalmente um jogo baseado nos planetas reais que temos no espaço, as pessoas simplesmente falaram que o jogo é ruim.
Jogar hate, o caras jogam, mas pesquisar sobre astronomia os caras não querem..
UA-camrs são um câncer da indústria.
Muito amadorismo , má intenção, interesse próprio competição um com o outro e falta de comprometimento com a verdade.
Foi se o tempo que dava pra confiar em analise de jogos, e o pior que hoje em dia até na imprensa formada profissional está assim devido a competição.
Tem muitos estragando sim, lançaram o saints rown e os ditos "especialistas" dizendo q o jogo era ruim, puta jogo bom...
é a opinião deles
Curti muito o vídeo! Sou mega pequeno e sem bem o que falou durante o vídeo! Muito bommmm :)
não é a toa que paittrol chamava ele de velbemito grande UA-camr
Os UA-camrs parecem viver em uma prisão! Isso é liberdade?
acho que é como a maioria dos outros trabalhos kkkk
UA-camrs influenciam SIM e podem (provavelmente estão) estragar(ndo) o mercado, pouco a pouco.
Eu percebi isso quando vi vídeos falando mal de jogos, ou de certas mecânicas, jogabilidade, pontos negativos que eu, que havia experimentado o jogo, não achava que existiam, ou que eram daquele jeito.
"Ah mas é o gosto pessoal de cada um"
EXATO, mas nos vídeos dessa galera, eles "batem o martelo" dão o veredito e passa uma impressão de que o jogo é do jeito que eles narram, quando muitas vezes não é.
Ainda mais com reviews, vc pode deixar de jogar algo que seria muito bom pra vc, pq levou em consideração a opinião dos outros.
E esse é o problema: o vídeo é feito como uma verdade absoluta, sempre sobre a perspectiva deles, não analisando o jogo per si, mas o QUE ELE achou do jogo.
Ultimamente eu não vejo mais esses tipos de vídeos, muitas vezes até jogando o game ANTES (até terminando em alguns casos) e depois até pesco um vídeo ou outro pra ver as opiniões dessa galera, e ai vc percebe que a coisa ta feia... =\
A solução é criar canais com vários produtores de conteudo juntos, ou seja criar plataforma de canais, isso poder um fluxo maior de conteudo, a desvantagem é que o valor do lucro é dividido.
Acredito que muitos youtubers matam varios jogos, citando graficos, fps e etc
E esquecem do principal a diversão, youtuber gamer só atrapalha
Por exemplo me diverti com marvel avengers
Ótima percepção Velbs tmj
Olha sinceramente eu não deixo de jogar um game por que um youtuber disse que ele é ruim ou que ele flopou ou que não tem mais conteúdo, enfim essas coisas, o Velberan é um cara muito sincero no que diz e são poucos como ele...
Falar mal dá engajamento. Dá mais engajamento que falar bem, que fazer tutorial, que dar opnião imparcial, que discutir parte técnica... é deprimente.
Velberan, acho que aqui 17:40 você falou de algo que toquei no ultimo vídeo seu, mas entendeu errado. Eu não tenho problema nenhum de um youtuber rushar o game numa live, o que falei que estraga a experiência é o youtuber conseguir o game num acesso antecipado(exclusivo para criadores de conteúdo) e largar no youtube um video all playthrough de 10h no minuto que o jogo sai oficialmente. Tu zerar o jogo numa live rushando após o lançamento, escolha tua, é teu trabalho. Mas eu não quero spoilers, não vou assistir vídeo, mas todos meus amigos viram JOAOTUBER largar 1min depois do lançamento 10h de gameplay do jogo e não param de falar no discord, isso é foda. "Ah, fazer uma pauta detalhada, um vídeo caprichado é dificil", bem como todo trabalho, não existe trabalho fácil. Mas cada um precisa lidar com os desafios do que escolheram fazer certo?
Pra mim, UA-camR que vive de lamber bolas de empresa pra conseguir jogo antecipado e largar o conteúdo todo do jogo dia 1, não agregam nada. Eu não dou view pra um cara desses, ele tá lá mais pra estragar a experiência de quem ta jogando e farmar views daqueles que não compraram o jogo, mas querem saber a história dele. 19:40 faz esse video Velberan, seria muito legal velho! Sua conclusão foi perfeita, por isso assisto a ti desde teus vídeos nos primordios lá no JP.
Respondendo o titulo do vídeo e a pergunta que o Velberan no começo do vídeo, sim os UA-camrs e Streamings influenciam os jogos.
Se não fosse eles fazendo conteúdo sobre os jogos eu teria comprado muito jogo que é uma merda que nem o No Man's Sky, Cyberpunk 2077, Fallout 76 e outras porcarias.
Cara...é complicado. Eu costumo ouvir a opinião de produtores de conteúdo que têm o gosto parecido com o meu, mas o problema é que tem muita gente que é ALTAMENTE influenciável, e começa a repetir como lei tudo que um ou outro cara falou. E como a maioria dos canais não costuma ter uma opinião própria mesmo, e só sair validando e falar a mesma coisa que os grandes falaram, pra não "nadar contra a maré", ocorre isso sim.
Essa narrativa que ele fala de "o jogo tá morrendo" é a pior porcaria que eu ouço atualmente. Eu costumo nem assistir mais canal em que o cara costuma falar isso o tempo todo. Esse "morrendo" muitas vezes é apenas do próprio ponto de vista, na própria bolha. O cara vê uma parcela da população (que faz parte do mesmo tipo de player que ele) e acha que aquilo é "todo mundo". Alguns jogos estão realmente morrendo volta e meia, mas na ânsia por causar polêmica ou gerar visualização, muita gente comete este exagero.
Às vezes praquele tipo de player o jogo perdeu a graça, mas pra uma grande parcela não perdeu e o jogo tá cheio de gente, então é sempre bom filtrar o conteúdo, ver quem é que tá falando, etc.
Por que poucas pessoas valorizam o fator re-play em vez de se preocupar se o jogo tem 1000 horas ou não?
Os jogos da capcom são o exemplo perfeito de bom re-play sem "encheção de linguiça"
Acho que tem mercado para os dois tipos.
Eu penso exatamente nisso. Não vejo graça em ter um jogo que possui 100 horas, mas que depois ele simplesmente acaba e não tenho mais como aproveitar...
Eu acho ruim quando eles rusham muito o game, estão jogando o jogo pela metade, deixando de aproveitar muitas coisas legais, divertidas e interessantes.
Por exemplo o Red Dead 2, tem muitas quests secundarias muito boas e a maioria nao faz e eles ignoram totalmente a parte da caça que é uma das partes mais legais do game, uma coisa que ficou simplesmente perfeito no game que inclusive é 10x melhor que um game focado somente em caça como o The Hunter.
O sistema de caça do Red Dead 2 é 10x melhor e é legal demais caçar todos animais pra fazer aquela bolsa lendária e ainda tem o desafio do mestre caçador que no final voce tem que caçar a pantera lendária que é legal demais.
muito verdade o q vc disse VELBERAM, não sou jogador profissa apesar de ter O ÚLTIMO CONSOLE eu jogo no meu dia/dia, é concordo com vc AQUELES Q FALAM Q UM JOGO TA MORRENDO/CHATO/PRECISA TER O PS/ETC. são pessoas muito ignorante/despreza os outros., por acha acima de vc realmente gente má caráter, DIFERENTE DE UM CERTO STREAMER Q TEM TUDO, mais ele vive como uma pessoa comum.
UA-cam hj só existe 2 caminhos, ou você faz por dinheiro ou você faz por diversão, os 2 ao mesmo tempo não da. Eu me recuso a jogar coisas que eu não gosto por views ou dinheiro. Jamais vou fazer isso.
Um nicho só é complicado mesmo, ter conteúdo para uma coisa só é terrível. Bem isso se tu começa fazer missão secundária a galera não tem paciência pra ver mesmo.
Produção de conteúdo é um negócio predatório. Se o cara não cuidar bem da saúde mental, pira
Eu jogo muito por 25 anos sem parar e a última profissão que queria ter era algo relacionado a crítica/resenha/vídeos do assunto. Imagine ser obrigado a consumir tudo absurdamente rápido pra gerar conteúdo e não ter tempo e liberdade pra apreciar nada no seu próprio tempo. Perderia toda a graça.
Eu só vejo conteúdo de games que nunca vou jogar. 🤣
Eu jogo desde 1988 lá dos Master System 😂...
Bom tema. Eu acho que os YTs têm sim atrapalhado e influenciando negativamente o público (até no movimento dos haters), mas eu tb acho que as pessoas não estão maduras ao ponto de ver uma opinião e entender que ela não é um ataque e nem um protesto e elas acabam abraçando isso tb.
O YTber diz "X" e a pessoa repete "tá vendo??? X!!!!" Muitas vezes omite todo o contexto...
Eu notei isso no Forspoken. Eu não joguei e eu acredito que ele tenha mesmo os problemas que dizem ter. Mas a galera repetia nas redes sociais com um ódio tão grande que eu via ela até cospir qdo falava o "P" de "Forspokken" tamanho o ódio que enfatizavam os comentários.
A última nem tem a ver com YT. Eu sou gamedev amador e uso Unity. Não fui afetado pelas decisões tôscas que todo mundo já sabe, mas me solidarizo com quem foi. Só que a galera que nem programa, ou que tá aprendendo passou a cospir ódio prá tudo que tem o logo da Unity embarcado (teve até prédio deles sendo esvaziado com ameaça de bomba). Um garoto numa rede do Reddit chegou a escrever "tem que acabar com essa Unity! Eu tentei jogar o joguinho X e fica crachando!" sem considerar que tem muitos fatores prá isso acontecer que não tem nada a ver com a polêmica rodando.
Por ser uma mídia relativamente nova, as pessoas não estão acostumadas a ver uma posição, formar a sua, e conversar sobre ela sem partidarismo. Não é diferente da polarização que rola por aí com política.
Eu podia citar exemplos parecidos na música e no cinema, mas o texto já tá grande.
Os YTbers são maléficos? Eu não diria que são, na vdd são mais benéficos. Só que eles participam da onda hater. Embora muitas vezes sem querer, pq o público ainda tá muito "analfabeto funcional" (que é o sujeito que lê, mas não é capaz de entender o que leu)
Eu adorei este vídeo!
Eu acho que tem muito UA-camr que na real, por jogar praticamente tudo que lança, perde a noção de qual jogo é bom e qual é ruim e dai mete o pau em jogos incríveis!
Ex: a maioria meteu o pau no Gotham Knights, mas pra mim que é fã dos robins AMEI o jogo! Me diverti demais com ele! E se for ver os vídeos, os UA-camrs na sua maioria só criticou o jogo!
Sou apaixonado pela série Yakuza, volta e meia ainda re-jogo algum deles, meu favoritos sem dúvida são o 2 e o 7... o que eu menos gosto é o 3 😂
Negatividade vende. Há grandes incentivos para falar mal de alguma coisa na internet. Você pode ver o discurso do Sonic Frontiers rapidamente mudou de um dos jogos do Sonic melhor revendidos para um dos piores por causa que o Update 3 não respondeu ao hype absurdo fomentado desde o início do ano.
Um youtuber gringo que eu acompanho KnowledgeHub uma vez falou num vídeo "quando o jogo é bom, ninguém fala sobre ele (vide Tears of the Kingdom); quando o jogo é ruim todo mundo fala dele. Mas quando a opinião sobre o jogo é mista, as pessoas falam sobre ele por muito tempo". Concordo que a necessidade de conteúdo novo cria esse cenário destrutivo para obras de entretenimento.
Sim, há muitos youtubers que focam em um produto específico e passam desinformação pro público, quem nunca viu o Alanzoka ou BRKsEdu falando uma merda da plataforma que desconhece? Então.. Foda isso
a internet estragou os games, antes os unicos teasers que tinhamos era as demos o que mantinha o fator novidade e misterio. agora o jogo mal lança e em 3 dias ja destrinchamos ele todo so em videos.
Aquele poster do art of fighter é pura arte
Ou seja..se o UA-camrs não tiver conteúdo para postar,eles começam a avaliar negativamente o tal jogo de forma injusta,vejo isso como alguém que cospe no próprio prato que comem...pois quando estava dando visualização e dinheiro estava bom,quando não tem eles enganam seu público e prejudica as empresas com análises falsas....por isso acho que deveria acabar esse tipo de análises..apenas poderia fazer análise com quem comprou o jogou ou postar análise até certo ponto com restrições ..já que a internet está totalmente tóxica com canais fazendo cabeça de muitos gados.
Eu nem ligo pra vídeo eu jogo pra tirar minhas própria conclusão