Me lembro da época de Xbox 360, que no nosso perfil podíamos escolher o tipo de jogador que a gente era, "Casual" ou "Hardcore", concordando com tudo que o Velbs disse, eu sou um jogador 100% casual, gosto da experiência do jogo, não exatamente do desafio, quero passar pela história tal qual o protagonista dela, que nada e ninguém pode parar, kkk. Os souls like, são para as pessoas que buscam o desafio máximo, e por causa deles, é que gente como EU, pode ainda assim, ver a história de qualquer um desses souls like, em um gameplay de um jogador hardcore! kkk
A questão é simples, se tirar a dificuldade não sobra mto. A dificuldade faz parte do estilo de jogo, é a mesma coisa que jogar um jogo de tiro sem precisar mirar.
Soulslike pra mim são games com um desafio pro jogador, é um jogo em que um Boss pode ser extremamente difícil em um momento,e que pode passar uma sensação ao jogador de parecer que é impossível derrotar,mas após um tempo treinando,upando,o que parecia impossível deixa de ser impossível,por que vc si melhorou e si preparou pra o desafio que ti deram,uma das coisas mais legais é que da pra levar esse ensinamento pra vida toda,de sempre superar o seu eu passado, sempre melhorando um pouquinho de cada vez
A dificuldade no Dark Souls e Co. não é como nos outros jogos em que os inimigos são uma esponja que te matam em 2 hits. A dificuldade nesses jogos parte desde a Gameplay até o Level Design. Pra criar um Dark Souls "easy mode" iria precisar: - Tutorial que fica pulando na sua tela pra ensinar mecanica; - Linha de guia na HuD pra mostrar o caminho pro próximo boss; - Posicionamento de inimigos iria ter que remover todas as ambushes, grupos e mini bosses das areas; - Inimigos e Bosses teriam de ter um padrão de ataque onde ele fica parado varios segundos entre os ataques; - Itens chave precisariam estar destacados na HUD, ou precisaria de um mini mapa; - Não sofrer dano ao cair de uma beirada, se a beirada for fatal teria que teleportar o jogador de volta pro topo; E por aí vai. Não é só tirar o dano dos bixos que o jogo fica facil, pra deixar o jogo fácil, teria que transformar ele em outra coisa, deixando de ser o que as pessoas pagam pra receber. E vale lembrar que algumas dessas coisas até apareceram em Elden Ring, pra ajudar com o mundo aberto que seria muito mais dificil de explorar sem mapa, bussola, etc. E, modo fácil não é acessibilidade, controles adaptativos, opções de visão e audio são, por um modo facil no dark souls não vai deixar o jogo jogavel pra um cego, surdo, etc, muito pelo contrário, o que não falta é relato de pessoas com limitações zerando esses jogos. Se estivessem pedindo essas opções de acessibilidade, aí eu entenderia. Ah e sobre os jogos souls estarem ficando mais faceis, é uma evolução natural, o que deixava demon's souls e dark souls 1 e 2 dificeis era principalmente os controles e movimentação do personagem, que nos dark souls 3, sekiro, bloodborne e elden ring são muito mais fluidos e vc tem muito mais controle sob seu personagem, tanto que nos primeiros jogos, os padrões de ataque são super simples e bem lentos, e mesmo assim tendem a dar mais trabalho que um boss de elden ring, que é muito mais rapido, simplesmente porque o jogador tambem é mais rápido. Se você fechar Elden Ring hoje e voltar pro Dark Souls 1, vai achar o jogo "facil".
Literalmente falou tudo cara, além disso tem uma infinidade de jogos por aí, se a pessoa não tá conseguindo jogar ou qualquer outra coisa, só partir pra outro. Tantas gemas perdidas por aí, não é deixar de jogar esse jogo que vai te matar... Mas fazer o que né, com a possibilidade de reclamar por qualquer coisa ou 'dar opinião' tá fácil hoje em dia, aparece cada coisa...
Concordo com tudo menos que o mapa seja uma adição pra facilitar, nos anteriores não tinha mapas e sim locais de teleporte, de certo modo continua a mesma coisa, até pq o mapa do elden ring é completamente inútil se é feito pra se situar ou se orientar a todo momento, se estiver explorando Dungeon não tem mapa, o castelo tempesveu tbm não tem mapa mostrando corredores, portas e tal, é só um mapa mundial, o ano é 2023, não ter um mapa pra explorar jogos (de porte gigante) é meio exaustivo e isso desagrega a experiência, aí já diria que é uma otimização de gameplay e não uma facilidade
Na verdade, só precisa permitir que o jogador pause e salve o jogo a qualquer momento, e caso morra no boss volte para a "porta" dele. Jogos souls forçam pra serem irritantes.
Eu ja zerei Dark Souls 3 algumas vezes. Comecei a alguns dias o Dark Souls 1 e ele não é tao desafiador, não é tão dificil assim. O dificil nele é voce achar o lugar que voce tem que ir, todo lugar é um labirinto com escadas que sobem e descem, inimigos escondidos pra te trolar e tudo mais, toxico, fantasma que atravessa parece e o chão, mas os inimigos são faceis, os 2 boss que matei foi de boa, eu só não matei os dragões porque eu nao sei se da pra matar, depois eu volto la pra ver.
Para mim os jogos Souls Like servem de inspiração para a vida mesmo: se você ainda não tem conhecimento/habilidade para fazer tal coisa, então você ainda não é capaz de fazê-lo. Treine mais, aprenda mais, e uma hora você consegue. Porque o desafio é o mesmo, e ele está no mesmo lugar te esperando. Ele não muda, quem muda é você. É você quem melhora, até conseguir.
Ótimo vídeo Velberan parabéns ae amigo, que massa hein o assunto e concordo com tu Souls Like é um estilo se mexer vão estragar ele de um jeito muito ferrado e conhecendo a From e outras empresas que focão nesse tipo de jogo é quase impossível deles colocarem um modo Easy em seus jogos, ainda mais que tem vários guias de build ae que faz o jogo ficar mais de boas hein, então se a pessoa não consegue passa pra outro jogo é zoado mas infelizmente isso faz parte, e ao invés do povo reclamar de modo Easy em Souls Likes deveria é reclamar dos preços dos jogos estarem tão caros isso sim algo que o povo tem que fazer panelaço contra as empresas.
Um problema que eu vejo nessa discução toda é que o pessoal que quer o modo easy não curte de fato esse estilo de jogo, mas sim querem ditar as regras de como o jogo deveria ser segundo elas mesmas, só que EXISTE SOULSLIKE MAIS FACIL. Alguns exemplos disso são Dark Souls II, Salts and Sanctuary e até o Elder Ring com Malenia e tudo mais. Eu mesmo chamo esses jogos de "Tutorial Souls", já que eles funcionariam muito bem como porta de entrada pra quem nunca jogos esse estilo, então soulslike "fácil" existe e apenas precisam receber uma chance.
Tipo, é tão bom ter a sensação de aprendizado enquanto joga, jogo fácil demais não faz a gente ter essa sensação de evolução, mas também fica chato uma dificuldade injusta, tipo, um pulo milimétrico ou controles ruins que fazem o jogo ficar difícil de uma forma nada ver! Mas é bom ter as dificuldades para a gente treinar e depois melhorar nas outras dificuldades. Concordo quando você falou que se não tem recompensa diferente de jogar no fácil ou normal, então coloca no fácil mesmo.
Acho que a inserção de imagens do vídeo tá meio "estranha". Tirando isso, acabei de saltar um vídeo falando do mesmo assunto, analisando por um "prisma" diferente, com uma opnião que simplesmente não vai agradar NINGUÉM! 😅
A dificuldade dos jogos Soulslike é essencial, a meu ver, pra criar a dinâmica de gameplay que destaca esse genêro dos demais jogos de ação, hack and slash ou action rpg. Não é só sobre ser difícil, é sobre as características que tornam o jogo difícil que criam um tipo muito específico de batalha e movimento, pois um hack and slash pode ser tbm dificílimo se quiser, mas não cria essa "dança" de movimentos que é muito particular dos Soulslike
Sem a dificuldade padrão do gênero, não haveria fator replay e o jogo seria rapidamente esquecido. Além disso, hoje com tanta informação na internet é muito fácil encontrar as fraquezas de um inimigo pesquisando. Tirando Sekiro, o resto tem a possibilidade de invocar o amiguinho para derrotar o chefe também né. Mas Sekiro é uma obra de arte então eu só quero a continuação agora.
@@gaguffwNão é não Uma coisa é vc estudar o inimigo e suas fraquezas e aberturas pra poder contra atacar, outra é vc ir no menu e só deixar ele mais fácil.
@@buckyjoestar1967 Mas o que deixa fácil e saber das fraquezas e ver táticas de terceiros. Se fosse por si, até entenderia mas vê dicas é a mesma coisa que pedir o modo fácil. Seja raiz e detone o jogo na raça, simples.
@@gaguffw É, isso meio q é vdd, mas msm com as dicas vc ainda tem q saber jogar e saber atacar na hora certa, msm com todas as dicas do mundo, vc ainda vai ter q se esforçar um pouquinho
@@buckyjoestar1967 Se esforçar nem tanto. Os jogos action rpg principalmente os Soulslike like, a gente só precisa decorar porque o padrão de ataque dos inimigos é pouca variação e se repete muito. Queria que tivesse jogos nos quais o inimigo se adapta a você e tenha uma gama de variedade de ataque maior, isso sim iria ser difícil.
dificuldade faz parte do gênero soulslike. Normalmente quem pede nem sequer jogou, porque quando você joga, percebe que é MUITO mais fácil do que falam. É literalmente a mesma coisa de você pedir para ter um modo sem sustos em Outlast porque você tem medinho de jogos de terror, mas quer jogar Outlast. "Ah, mas eu não tenho tempos para jogos soulslike, vou morrer muito e vou demorar demais para zerar", e daí? É speedrunner? Eu mesmo, que gosto de souls, demoro mais ou menos um mês e meio pra zerar (Dark Souls 3, que inclusive pretendo platinar, estou jogando faz quase 1 mês e não estou nem sequer na metade do jogo). Joga na calma, uma hora você consegue. Soulslike tá longe de ser impossível.
Olha, como um fã de souls-like, meu argumento pra deixar do jeito que está é: O planejamento do jogo. O que eu quero dizer com isso? O jogo é planejado pra ser difícil no sentido de reflexos e aprendizado do jogador, aprender a usar da melhor forma os recursos do jogo, do personagem e etc. Um jogo com várias dificuldades é planejado apenas em uma dificuldade (geralmente normal), no fácil os inimigos dão menos dano e tomam mais dano no difícil o inimigo toma menos dano e dá mais dano e isso que deixa essas dificuldades desinteressantes. Eu jogo souls like pois ele me dá um desafio intenso de 10 minutos em outro jogo no expert vai me dar um desafio meia boca e maçante por 1 hora. Exemplo: Aquele jogo onde você fica repetindo o mesmo loop de combate durante muito tempo até o boss morrer e se tomar um hit, começa novamente (senti isso em GOW 2018 e RAG). Pra finalizar, Elden Ring já mostrou que pode ser acessível, tem diversos recursos dentro do jogo offline que auxiliam jogadores, além dos modos online, os dois chefes mais difíceis não são obrigatórios pra terminar o game (eu fiz speedrun de final pra platinar e da lista só tinha boss facil). Eu me considero um jogador bem ruim em questão de skills, mas aquela horinha pós trabalho, um pouco de persistência, consegui acabar esses jogos, se eu fui capaz, acredito que todo mundo consiga!
As pessoas tem que entender o seguinte: o gênero Soul's não é pra qualquer jogador e ponto! Não se trata de agradar o público geral e sim quem está disposto a encarar os desafios que o jogo impõe e assim por diante. A REAL IDENTIDADE DO SOUL'S LIKE SE ORIGINALIZA PELA SUA DIFICULDADE, pois esse é o fator primordial/principal em seus games. Lembrando que qualquer jogo Soul's, o próprio jogador tem a liberdade dentro do jogo de torná-lo mais fácil fazendo farms, upando o char, ou simplesmente deixando o jogo mais "difícil" do que já é, etc...portanto, resumindo: Soul's você toma a liberdade de fazer a sua estratégia como jogador e isso definirá a reta inicial e final dentro do game. O JOGO NÃO É PRA GENTE PREGUIÇOSA, MAS PRA QUEM É PERSISTENTE, PACIENTE.
depende da força de vontade de cada pessoa. Qualquer jogador pode aprender a jogar, eu mesmo era horrivel, apanhei muito até pegar o jeito, e isso q afasta muita gente. Ainda mais com o papo q n tem tempo pra ficar aprendendo, "eu trabalho n tenho tempo pra isso", muitas desculpas ai desistem. Como vc disse tem meios pra facilitar, tem gente q só passa com ajuda de amigos.
Kkkkkkkkkkkkkkk Eu acho engraçado esse tipo de comentário, por que ele representa justamente a visão estereotipada que as outras pessoas tem da fanbase dos Souls Like, sendo que se trata da minoria da fanbase dos Souls Like que são vistos dessa maneira estereotipada. Os famosos "quer pagar de bonzão". Felizmente, a maioria da fanbase dos Souls não é assim. A galera é bem de boa.
Fire Emblem sempre teve aquele sistema de que se o seu personagem morrer na batalha você perde ele pra sempre, e aí você fazia uma cagada num turno e tinha que resetar quase 1 hora de batalha ou seguir a história sem o bicho. Aí nos mais novos tem a opção que tira o permadeath e até tem uns poderzinhos de retroceder turno. E para mim é melhor assim, os puristas da série vão defender que resetar a batalha toda vez que o boneco morre é parte da experiência mas eu não vejo mal nenhum nessas opções de acessibilidade pra quem não tem saco, até porque você ainda pode jogar o modo clássico sem problemas.
16:50 Os jogos da From recebem uns patch de correção de dificuldade sim. Geralmente alguns meses depois do lançamento. Não lembro se são em todos mas em DS2 e Elden Ring por exemplo, facilitaram algumas coisas tb.
Na minha opinião, se colocar modo Easy, deixa de ser SoulsLike, pois descaracteriza a essência do jogo. Mas, se for pra ter, eles poderiam fazer igual muitos jogos antigos: Coloca o modo easy sim, mas quanto maior a dificuldade, melhor o final, maior o jogo, itens extras, etc.
Cara se colocar escolha de dificuldade em um soulslike Ele vai deixar de ser soulslike Q basicamente um soulslike eh Vc morre Se fortalece com sua morte Aprende com seus erros E derrota seu inimigo Avança no jogo Morre dnv Aprende com seus erros Se fortalece E eh isso Morrer nun jogo soulslike faz parte Eh uma mecanica Faz vc melhorar a cada morte N faz sentido n ter uma dificuldade elevada Tem q ser dificil ate certo ponto pra isso funcionar E mts vezes os jogos ja ajudam em si com summons,Coop e builds que quebram o jogo Vc só precisa ser um pouco competente pra entender isso e parar de ir dar nota baixa e reclamar q eh mt dificil sendo q vc n entende nen oq o tutorial te propõe
Parede de texto a frente: Outros pontos diferentes sobre: Eu sou bem contra Easy Mode nos Souls, mas por outro motivo, eu tenho problemas de pensamentos negativos, e tenho que ter algo que me concentre muito pra parar esses pensamentos, Souls (e o recente Armored Core tb) são perfeitos para isso, vc sempre ta atento em tudo no jogo, cada esquina, cada movimento dos inimigos, tem que prestar muita atenção e não deixa esses pensamentos terem espaço. (então nesse meu caso, eh ateh um ponto de acessibilidade isso que os Souls tem.). Tendo modo easy, vai destruir isso, não vai ter esse nível de concentração, depois de 1h no mesmo boss, eu ia direto pro modo easy, porque ia perder a paciência, ja sem, fico la horas tentando e tentando. Ou eh isso ou eu tenho que jogar jogos "normais", com +2 gachas do lado e um video rodando, tudo ao mesmo tempo. Não sou fã de jogos pela dificuldade, mas quando vc vê alguma live de alguém jogando uma parte difícil de algum jogo e tentando por mais 1h no mesmo desafio, e esse desafio parece legal, e vê que esse alguém conseguiu passar depois de tanto esforço, da uma vontade imensa de ir la e tentar tb, e isso eh uma coisa muito forte na popularização dos Souls hoje, que não iria acontecer se o jogo tivesse modo easy. As maioria das batalhas dos Souls, são legais de se jogar, não são shitshows de dificuldade como alguns outros jogos ai (como Super Meat Boy por exemplo), eh dificil? sim, mas são divertidos, pra min eh inesquecível quando fui lutar contra o Artorias no DS1, eu ateh morria de propósito porque eu queria ficar mais tempo naquela luta, eh uma luta muito legal de se jogar, e isso foi uma coisa que nunca aconteceu comigo em nenhum outro jogo. Discordo da parte elitista que vc falou, qualquer pessoa zera um souls, soh precisa investir motivação, motivação pra entender como o jogo funciona, pra se concentrar, pra aprender mesmo, ta abarrotado de gente com muitas deficiências zerando souls por ai e ateh fazendo desafios. Além disso tudo tem a proposta do jogo, se o jogo eh feito nessa proposta, a pessoa tem que aceitar, não eh como se eu começasse um alarde na internet exigindo que jogos de futubol realista botassem magia, hp nos jogadores e tirasse a bola, pra eu gostar do jogo. Jogos de sport não são pra min, então seria eles elitistas? não, soh não sou o publico alvo deles, e de boa, nenhum problema nisso, mesma coisa para os Souls, se o cara não quer se investir num jogo desse, blz o jogo não eh pra vc, Sekiro mesmo, eu não joguei, mesmo gostando de Souls, porque não consigo dar parry de maneira nenhuma em nenhum jogo, aceitei e parti pra outro, simples, me interessei pelo Sekiro, o que eu fiz?: vi uma gameplay completa do jogo, estou satisfeito. Tem muita gente que fala sobre o tempo, não tem tempo pra jogar souls, blz tb, mas isso tb vale pra varios outros jogos que a pessoa gastaria 20x mais, e não reclama, skyrim, baldr gate, starfield, Final Fantasy, Lol, Fortinite, e por ai vai, tem tempo pra um skyrim mas não pra um souls? não da neh. Além disso ainda tem a questão de lembranças, como citei do Artorias, essa dificuldade faz cada momento dos Souls ficarem nas suas lembranças, joguei o DS1 em 2015 e ateh hoje tenho grandes e grandes lembranças dessa primeira gameplay, essa dificuldade faz cada momento ficar especial.
Pse cara, qualquer um pode finalizar um souls, só precisa querer. O problema é que hoje em dia, se uma pessoa morre duas vezes numa parte do jogo já vai chorar no Reddit ou Twitter e fazer todo um alvoroço. Nego que quer tudo na palma da mão e os carai tudo. O que me fascina no gênero é os inimigos serem muito bem trabalhados, podendo os mobs do começo do jogo te matar facilmente tanto no momento que você começa no jogo, quanto no fim dele. O mundo é terrível e a dificuldade faz questão de sustentar isso. Cada boss com sua mecânica única, sem aquelas coisas ridículas de ficar parado esperando você bater ou algo do tipo, pra mim esse gênero é uma experiência única, que se você não quiser viver, está tudo bem, vida que segue.
É simples, se o soulslike tivesse um modo de escolha de dificuldade ele perderia completamente a exclusividade e a essência dele que são o diferencial deles, que é justamente você morrer, morrer, morrer e aprender com as mortes, evoluir e melhorar no jogo. Não tem sensação mais satisfatória em um soulslike que vc matar um boss que vc ficou horas e horas morrendo para ele ou um trecho dificil que vc estava morrendo várias e várias vezes.
Mas pq ter um "exclusividade" em jogo mano? kkkk oq quem joga ganha com isso? o jogo continua sendo O MESMO se tiver outros modos de jogo e acessibilidade. Parece fã de banda underground que fica torcendo pra banda nunca alcançar o sucesso pra ser "só seu". Bobeira demais.
@@jardellukas Soulslike é desse jeito, se vc não tem capacidade pra zerar o game é só não jogar, existe varios generos/jogos disponiveis para se jogar.
@@moza6677 que papo de criança bicho kkkk "se vc não tem capacidade" kkkk Eu zerei e joguei, isso não quer dizer que eu sou melhor que ngm kkk Elden Ring foi o primeiro passo, em breve vai ter modos mais fáceis e vcs vão ficar aí que nem bobo defendendo """exclusividade"""
@@esawaHSR proposta boba que vai mudar em breve kk dinheiro fala mais alto. Quanto mais pessoas jogarem, melhor pra empresa. E o modo normal vai seguir existindo, pra gente que tá acostumado a jogar, não vai mudar NADA.
Existem muitas correções sobre esse assunto: Primeiramente a franquia Souls nunca foi dificil, se vc passa correndo em um corredor e alguém coloca o pé para vc tombar ok vc caiu, a partir da segunda tentativa vc não cai mais. Dark souls é isso vc supera as barreiras, essa é a proposta e identidade, é um jogo de superação. Sobre o Lies of P o jogo não foi nerfado, facilitado, modo easy, nada a ver. O jogo foi equilibrado, no patch anterios 1.1.0 eu joguei 90h com personagem nivel 160 e estava travado no Simon ultimo boss no ng+2 e resolvi dropar o jogo pela falta de equilibrio. Quando vi a lista de modificações do hotfix 1.2.0 concordei com tudo e realmente precisava. Quem começar agora vai evitar menos frustração, o mimimi é devido a players de nova geração que nasceu no conforto e na tecnologia, é uma visão diferente de quem veio dos 8bits. A franquia é nichada, quem decide o nivel de dificuldades é a empresa claro sempre com temperança, e se não é para vc ou vc não tanka parte para outra e controla seus dedinhos nervosos. A partir do momento que a empresa cria seu jogo se baseando nos players não vai para frente, nunca vão ter pessoas felizes.
Só discordo da parte de que "a franquia Souls nunca foi dificil". Essa é a característica principal desses jogos. Duvido que uma pessoa que quer relaxar depois de um cansativo dia de trabalho/estudos vá jogar um Bloodborne.
@@renanzera4594 Significado de Dificuldade: O que impede a realização de alguma coisa; aquilo que estorva ou atrapalha o desenvolvimento de algo; impedimento, obstáculo: preciso ultrapassar aquela dificuldade. Acredito que mais de 90% das pessoas que iniciaram a franquia Souls terminaram o jogo e montaram suas builds, significa que não é dificil e os players superaram o desafio imposto.
Como dev eu colocaria um menu "difficulty" e quando alguém abrir esse menu, exibe a opção "gitgud", então, ao selecionar a opção, fecha o jogo e deleta todos os saves
Essa discussão é a mais estúpida que eu já vi,se o criador do jogo não esta disposto a criar um nível de dificuldade inferior ou algo do tipo NÃO COMPRE O JOGO,não adianta comprar o jogo sabendo da dificuldade que ele possui e depois ficar chorando no Twitter. Vocês como consumidor dão o recado dessa forma E NÃO fazendo textão no Twitter. Eu apoio mudanças opcionais para tornar a dificuldade do jogo mais viável,MAS,se o diretor do jogo já falou que "É DO JEITO QUE É' e pronto NÃO COMPRE O JOGO CACETE,SIMPLES. EDIT: Mesmo sendo uma discussão inutil na minha opinião,adoro o velberan trazendo esses assuntos pra dar risada !!
Concordo com vocês, mas vamos ser honestos também, a dificuldade nos jogos desse estilo é mais uma “dificuldade romantizada” do que uma “dificuldade real”, todo soulslike disponibiliza pra quem tá jogando uma série de recursos que facilitam a jornada, no caso do Lies of P por exemplo, tem o espectro e os arremessáveis que deixam tudo bem simples. A comunidade gosta de dizer que o estilo é difícil pra afagar o próprio ego, é tipo uma mentira que eles contam pra quem tá de fora só pra se sentirem especiais, eu por muito tempo me senti intimidado a tentar um soulslike, mas depois do primeiro e perdi essa ilusão.
@@DarlanStephane sim, souls não é "dificil" pra quem já conhece o estilo, até pq, eu achei o Elden Ring um dos mais faceis souls que já joguei, inclusive, meu filho de 13 anos platinou ele. Se vc tem uma base, vc leva tranquilamente o game. Mas pra essa galera nova, que tanto chama o jogo de "bate e cura", essa galera ai sofre quando quer entrar pra esse mondo e acha que vai ter vida fácil.
Pedir um souls com modo fácil é a mesma coisa qie pedir um Mortal Kombat sem gore. A proposta do jogo é ser difícil, quem não gosta é só não jogar, existe uma porrada de jogos no mundo.
Quando eu tinha 13 anos eu zerei god of war 2 no very hard 3 vezes, na época do play 2. Via os vídeos do Shinobier para aprender as manhas do game, como usar o martelo, como passar do corredor mortal e da parte de proteger o tradutor, além de outros trechos difíceis. Eu gostava de zerar no very hard porque me obrigava a jogar bem, entendendo as mecânicas do game. Porém, hoje tenho 26 anos e já não tenho a paciência e tempo livre de antes. Não gosto de ficar mais do que 20 minutos empacado em algum boss, puzzle ou sem saber pra onde tenho que ir; se isso ocorre, vou logo ao youtube e vejo onde passar. Jogo para me divertir, não para dizer que sou melhor do que outra pessoa, o que também me afasta de modos multiplayer de jogos competitivos, como call of duty. Tudo tem seu tempo. Joguei demon souls por dias e não passei do início. Dark souls 3 também não passei do começo. Bloodborne eu insisti por semanas e platinei, fiquei viciado, mas não quero jogar mais nada da from software no momento. Ta tudo bem não serem jogos para todos. Eu detesto jogo de corrida e japonês, então só passo longe desses.
@@higerhit25 Entendo. Mas ao dizer jogos japoneses, sem especificar que são os rpgs, dá a entender que não gosta de qualquer jogo japonês. Os desenvolvedores japoneses têm muitos jogos ótimos, de todos os gêneros, não só rpg.
@@eversongabriel7099 Eu to ligado. Eu não gosto quando o game tem um forte teor cultural japonês, como nier automata tem na protagonista mostrando calcinha e nos robôs gigantes e ao mesmo tempo "fofinhos", por exemplo. Também não curto animes shonen, salvo raras exceções.
Cara, o Darksiders 3 tem uma jogabilidade mais voltada para o Souls Like, e outra voltada para o Hack n' Slash... Acho que poderiam implementar dessa forma, além de poderem adicionar conquistas específicas tbm, como vc mesmo disse... Mas eu acho que o Souls é mais questão de persistência mesmo, de ir gravando a movimentação dos bixos e dos boss e etc, quando eu tenho tempo, eu curto jogar, mas quando não tenho tempo eu nem me atrevo a começar, a primeira vez que joguei foi o DS3 e demorei mais de 1h só para matar aquele primeiro boss que fica logo no início kkkk
Acho essa discussão bem complicada... Eu sou do time que o jogo tem que ser jogado como ele foi feito para ser jogado, mas, ao mesmo tempo, muitos não conseguem se dedicar tanto a esse tipo de jogo e mesmo assim quer conhecer e aproveitar toda a história que existe ali.
Shakespeare também não pode ser compreendido completamente se não for em inglês, não deve ser traduzido para espandir pq retira a essência do projeto do autor? É a mesma coisa. Soulslike é um dos jogos mais platinados que existem, falo em percentual de jogadores. Quem é fã vai deixar de jogar pq tem um modo easy? Não, vão continuar jogando e indo até o fim e platinando. Na real o maior problema disso é que isso é só um sintoma da preguiça da From em evoluir outros aspectos de sua produção: ''tudo que a From faz tem um motivo'' na cabeça dos fãs, isso vem desde bugs claros no Demons Souls original e chega até hoje com a planilha de excel horrível dos menus. A empresa acaba sendo blindada sob a desculpa de ser ''autoral''. E olhe que adoro os jogos, Dark 3 é um dos meus jogos favoritos da vida. Mas a galera protege d+.
Se as pessoas já estão com preguiça de aprender com os próprios erros e um jogo que te força a isso, quem dirá ir atrás da história que está escondida em ítens, mensagens em cenários e NPCs que podem ou não estar falando a verdade? Boa parte dessa players casuais não leram os livros em The Elders Scrolls, Manuais de The Witcher e as cartas de Resident Evil, então tem nada ali que eles possam apreciar em estória.
@@marcosalexandre9783 mano ce pode ser tea como eu mas ninguém é igual, tem pessoas de grau 3 e mobilidade reduzida e não num nivel "joga outro jogo" é o nivel que não consegue jogar quase nenhum, o modo facil salva essas pessoas, pode ter 10 pessoas com tea aqui e cada um com graus diferentes, experiencias diferentes e ate quem nao consegue jogar nada, eu ser algo nao me da autoridade de nada. Fora que é aquilo quem nao gosta do modo facil nao joga e po pode ter o medio que ka ajuda não precisa mudar o jogo, pode ate ter um modo facilitado e não facil, é isso q to dizendo
O MIyazaki ja explicou isso várias vezes, os jogos são assim pq eles querem que o jogador sinta uma experiência diferente, a de frustração e depois de superação, e isso envolve aprender o jogo. Só que tem gente que acha que jogo não é pra aprender, é pra ficar apertando botão e nada mais. Souslike é um aprendizado, desde a build até o moveset dos bosses, e não é nada assim de tão complexo que tem pessoas que são incapazes de jogar. Jogos não tem que ser para todos e fim de papo. Pode ser elitista mas é a verdade, eu não consigo jogar um jogo de corrida tipo simulador e está tudo bem, simplesmente não jogo, vou jogar outros jogos de corrida, não vou la encher o saco de quem desenvolve esse tipo de jogo pq tem gente que ama.
A essência do estilo é realmente ser difícil. É a característica principal. São difíceis, mas de forma alguma nenhum deles é impossível. O problema é que aqueles que não conseguem se adaptar é por serem impacientes. Quem resolve dar uma chance e persistir vai mudar sua forma de jogar para sempre. Demorei mais de 2 meses pra passar o último chefe do Sekiro e foi preciso enfrentar a Malenia mais de 200x pra conseguir passar (solo/ melee). Muita gente tenta 1, 3x e já desiste. Só não tenho a platina do dark souls 3 porque não tive vontade de ficar fazendo um tanto de troféus online e o remake do demon's souls porque não tenho PS5. Os outros souls like (da from software) além do nioh platinei todos.
Lembro que quando joguei o Bloodborne pele primeira vez fiquei um dia inteiro preso num boss opcional. Começei a tentar logo de manha so consegui matar ele por volta da meia noite. Uns meses depois voltei a jogar desde o inicio com uma build diferente e matei esse boss de primeira.
@@Ashurman666 as dungeons de cálice do Bloodborne são o inferno, principalmente na que tem a chefe que parece uma noiva. Minha nossa. Mas pra mim várias partes deram trabalho porque nunca jogo essas jogos coop. A aranha foi difícil, aquela chefe enorme também (principalmente na dungeon que fica com menos de 50% de HP). Não lembro o nome dela agora porque platinei esse jogo na época. Mas ela é bem grande e solta projéteis e tem uns tentáculos se bem me lembro.
@@Ashurman666 eu passei mal. Principalmente na que fica com HP reduzido (acho que são 50%). E justamente nessa tem que enfrentar a chefe gigante. Não lembro se é Ebrietas o nome dela ou se tô confundindo já que joguei muitos jogos na vida e guardar tudo fica complicado, principalmente nos souls que tem tantos chefes. Eu que sou doido de jogar tudo sozinho mesmo haha mas foi até bom porque aí veio o Sekiro que não tem qualquer forma de coop e eu não estranhei tanto. Pra mim ele é o melhor souls like e também o mais difícil.
Ultimamente qualquer jogo que tem easy já tô selecionando, tô nem aí. Mas esse Lies of P abordou um assunto que me deixou curioso, esse tô tentando jogar.
pedir modo facil em soulslike é a mesma coisa que pedir continue ou savepoint em roguelike, ambos os estilos precisam ser assim por simplesmente a conquista ser você conseguir avançar no jogo
A dificuldade faz parte da estética dos jogos História, criação de mundo, trilha e etc. são sempre de sofrimento, precariedade e tristeza. Então a dificuldade dos jogos casam com isso. A dificuldade faz vc sentir o peso daquele mundo, então faz parte da imersão
achei o Lies of P de boa, só penei nos 2 últimos Boss. Fechei em 39 horas, não senti a necessidade de baixar a dificuldade ainda mais com os espectros para ajudar nas fight.
Eu reclamei dos vídeos do velberan que pra mim que acompanho desde Japão por outros olhos, tinha caído a qualidade mas eu entendi que também a Internet muda e tem que ter mais demanda. Por isso, vim aqui deixar o like e o comentário nesse vídeo que além de opinião racional sobre o assunto, tá editado 👏🏽
Eu parto do Princípio que: Se eu quero jogar, me dedico a aprender a jogar. Futebol por exemplo. Eu sei que sou ruim jogando bola, mas sei que se me dedica a treinar, posso ir melhorando. O modo fácil, que faz os jogadores ficarem parados e o goleiro não defender, me ajudaria a fazer gols? Sim. Mas, isso é mérito meu, pq eu treinei e me propus a aprender ou é graças ao jogo, que simplesmente me coloca na cara do gol. Os Souls são difíceis? Sim. Impossíveis de serem zerados? Não. Qualquer um pode jogar, basta se propor a aprender, o que o jogo quer te ensinar.
o problema eh que muita gente hj em dia não gosta de ser contrariada, pegar um jogo difícil, que provavelmente vai desagradar, eh motivo pra xingar muito no twitter. imagina esse povo tendo que conviver com lançamentso do naipe de battletoads, phantasy star 1, etc.
Quem conhece o estilo sabe que existe um modo fácil em todos os jogos Souls, sempre tem uma mecânica que deixa o jogo mais fácil é só ir atrás. Se não está disposto a procurar é porque o jogo não é pra você e está tudo bem, segue em frente e pega um game que te divirta.
Tem outra coisa, o pessoal esquece tb que os jogos Souls são Rpgs, e a regra n1 dos rpgs se aplica facilmente nos Souls, se ta difícil, da uma farmada, uns níveis a mais fazem uma baita diferença.
Nunca vi alguém que não gosta de filme de terror pedindo pros estúdios transformarem tudo em comédia romântica, é um exemplo estúpido, mas as pessoas simplesmente vão assistir outra coisa. Como vc mesmo disse, não é como se não existissem MILHARES de outros jogos/opções pras pessoas se divertirem. Sekiro é de longe uma das melhores coisas que eu já joguei #PAZ
Jogo não é filme kkkkkk são mídias completamente diferentes. Cês ficam parecendo mais fã de banda underground que fica torcendo pra banda nunca alcançar o sucesso pra ser "só seu". Bobeira demais.
@@jardellukasDa no mesmo, usa um jogo de terror como exemplo, não é por que tem gente que tem medo de jogo de terror que as empresas devem deixar eles menos assustadores, o mesmo serve pros souls like.
@@jardellukasQue underground mano? Meu Deus... Dark souls é famosíssimo, ninguém quer ser o fodão por jogar isso, apenas são fãs. Gostam do estilo, jogabilidade e dificuldade do jogo. Você tá querendo imputar nas pessoas uma falsa identidade de fãs que são egoístas e soberbos
Mano, fã quer que o máximo de pessoas experimente o produto, não faz sentido brigar com isso. Essa ideia de "exclusividade" como estão comentando bastante nesse vídeo beira a bobagem, quem perde são aqueles que querem jogar. A experiência de quem joga hoje vai continuar A MESMA. E as franquias só vão crescer mais e mais. É win win. @@ovfilho
Acho que a inserção de imagens do vídeo tá meio "estranha", tirando isso, acabei de saltar um vídeo falando do mesmo assunto, analisando por um "prisma" diferente, com uma opnião que simplesmente não vai agradar NINGUÉM! 😅
Uma coisa a comentar também é a curva de aprendizado das mecânicas. Estou jogando FarCry 5 e o primeiro momento pensei em parar, só então depois de entender melhor o jogo, estou aproveitando mais ele. Assassins Creed 2 tive essa mesma sensação, joguei pela primeira vez e odiei, depois revisitei e se tornou meu jogo favorito.
O que te prende a um jogo souls é justamente a dificuldade, aqueles que escolhem permanecer no jogo após levar um pau vergonhoso de um bicho aleatório do cenário, vão atrás de Farm, dicas de outros jogadores e se aprofundam nesse mundo e automaticamente aprendem a jogar o jogo, é tudo tentativa e erro. O que prende o jogador a obra, você quer começar um ng+ pra usar as melhores armas da sua primeira jornada e deixar o jogo mais fácil, mesmo o jogo ficando mais difícil a cada ng, você já está acostumado. A comunidade se ajuda, se você tiver dificuldade em algum chefe pode chamar um cara aleatório que vai entrar no seu mundo e te ajudar a arrebentar o chefe que você ficou preso, você pode tentar mudar sua build, pra se aproveitar da fraquezas do inimigo que você tem dificuldade. A diversão dos souls like está aí, por mais que você morra muito e pense em desistir às vezes, sempre vai ter algo novo pra tentar, qualquer um pode jogar o jogo, só vai depender do quanto você quer jogar, não precisa de modo fácil.
O tesão de jogar uns Souls Like é a dificuldade pra passar aquele BOss tenso ,que quando voce ve o segredo e pegar o moveset dele e quando voce pega, fica tranquilo ,Souls Like foi feito pra quem joga mesmo e um jogo que requer treino ,concentração ,skill ,os da From sao todos obra de arte ,Sekiro,Bloodborne,DarkSouls ,DemonSouls ,EldenRing nao tem um que nao seria candidato ou ganhou o Gotty,e um estilo de jogo que descobri tarde e hoje sou apaixonado.
@@jardellukas na minha opinião se colocar um modo fácil ,a galera vai acomodar e o jogo vai deixar de ser aquele desafio gostoso e já existe uma fanbase muito grande que curte assim e o negócio do jogo não e nem a dificuldade cara e saber jogar ,o pessoal tá confundido dificuldade com entender o jogo ,tem skill certa para cada Boss,arma certa ,armadura correta ,saber upar o personagem e o que o pessoal tem preguiça de aprender .
@@opretosnp1 Mas é justamente isso, a fanbase que é grande e ativa, vai continuar jogando no modo principal, oq vai acontecer é ter um modo fácil pra quem quiser jogar. é dar a opção ao jogador e vender 3x mais. O jogo no modo normal, hardcore como é, vai continuar existindo e vai ser o carro-chefe.
Resumiu tudo tudo que penso. Quer que reduza a dificuldade? Não. Vc joga o jogo? Não, por causa da dificuldade. Então pq não pede pra reduzir a dificuldade? Não é pq o jogo não me traz alegria que quero que acabem com a alegria dos outros, simplesmente busco outro jogo que me traga alegria.
eu tentei jogar o primeiro dark souls várias vezes e dropava, aí na pandemia durante a quarentena eu peguei pra valer e fui até o fim. Foi uma das melhores experiências da minha vida, e olha que naquela época eu ainda era noob e não sabia usar os escudos, morri umas 300 vezes pro boss final. Esses dias eu fui jogar de novo e matei o ultimo boss na segunda tentativa.
Pra simplificar o que é um souls like e pq o modo ''easy'' não faz sentido: - A principal MECÂNICA, o coração, o motor desse tipo de jogo é o aspecto ROGUE. O que isso significa? Que os inimigos são fortes de propósito e você precisará passar por eles várias vezes de propósito para acumular experiência. Quanto mais você ''grindar'' (repetir várias vezes o mesmo inimigo), mais você ficará forte e conseguirá encarar os próximos desafios. No meu entendimento o modo easy quebra o game, faz ele perder seu principal propósito. Não me incomodo do jogo ter modo easy - eu não jogaria - mas quem jogar vai ter uma experiência bem ''chulé'' e sem graça.
Cara, não tenho muito tempo pra jogar, então em geral pulo os jogos desse estilo. Ainda assim, acho que o jogo tem que ser do jeito que o desenvolvedor quer, se não é pra vc, vê um vídeo com a história no UA-cam e parta pra outro jogo.
Eu acho que a form sorft deveria por o modo "fácil": onde todos os inimigos dão mais dano aguentar mais porrada e não pode invocar amigos e suas armas desgasta mais rápido kkkkkk
Isso que você falou em 14:00 é o certo. Se a empresa não se deu o trabalho de adaptar o jogo, não tem um motivo para ficar bravo e reclamando, é só não jogar.
Nunca fui muito de gostar de Souls Like até jogar Elden Ring. Não é sobre ser difícil, é sobre se frustrar, se adaptar e superar o desafio. A pessoa que não entende isso ainda não tá pronta pra jogar Souls
Poxa, mas se ficar fácil, deixa de ser Souls Like! A graça é justamente essa: morrer um zilhão de vezes até você aprender e finalmente vencer e avançar no jogo. As conquistas são muito mais valorizadas pelo jogador. Quem não teve vontade de soltar uma caixa de rojões ao bater o dragão Kalameet em Dark Souls?
Pra mim, esta não faz um mínimo sentido até porque se fomos parar o modo easy uma dificuldade que deixa o jogo digamos facinho para os jogadores ao jogar o game e zerar com uma boa facilidade e entender bem melhor como é o jogo. Já que muitas empresas às vezes elas colocam uma dificuldade muito mais difícil do que era dificilmente a dificuldade padrão. E as cutscenes nem me fala é muito diálogo, e fiquei me perguntando será que dá pra skipar alguns diálogos...? nem faço mínima ideia só sei que o foco é deixar os jogadores com uma espécie de desafio e estressados quando é muito mais difícil.
Talvez poderia ter um modo mais fácil só que, igual muitos jogos antigos, o último ato da campanha só pode ser jogado na dificuldade tradicional de soul like.
Se voce esta falando do Simom, foi apenas uma leve diminuição do HP... que no final das contas é irrelevante. Agora, o pior mesmo é o Títere anonimo... dificil demais e ainda não teve nenhum nerf. Fiquei 3 dias para passar do Títere anonimo.
Vai chorar? Esses jogos eram de nicho, n são pra todo mundo. Elden ring trouxe muita gente de fora pra comunidade souls like e agr tá cheio de chorão imediatista que não consegue se esforçar pra derrotar um oponente difícil - pode não ser o seu caso
Duas coisas: 1- sobre lista incompleta, vc postou o gameplay do mega man x um e dois mais não do três velbs...2- tem jogos de esportes que é pra quem gosta, tem jogo de terror que é pra quem gosta, tem jogo de sobrevivência pra quem gosta, e existe jogo difícil pra quem gosta, não acho que tenham obrigação pra fazer modo easy, podem fazer se quiser, mas é toda a premissa do estilo de jogo
Soulslike não são difíceis.. O que é difícil é a curva de aprendizado de como upar as builds, usar os itens corretos e etc.. São games até tranquilos, exceto Sekiro.. esse é difícil mesmo
Vou falar aqui o que eu sempre digo quando essa discussão retorna,essa galera que pede modo fácil em soulslike tá cagando pro jogo o que eles querem é fazer parte da comunidade do jogo que tá no hype(como todo jogo da from qnd lança tem um hype enorme)eles não suportam ver uma comunidade de algo em que eles não possam entrar ,diferente de filmes,HQs,mangás que não requerem muito esforço pra se fazer parte da comunidade pra fazer parte da comunidade de souls você precisa jogar,e sem modo fácil a experiência é igual pra todos,todo mundo tá no mesmo nível de discussão,todo mundo concorda que a bed of chaos é um cu,que lost izalith é um passeio no inferno que o solaire é parsa se você não joga como você vai saber disso pq se só viu gameplay no youtube a experiência não é sua,mas sim do cara do vídeo,você não pode falar "EU ODEIO SEN FORTRESS PQ A PEDRA GIGANTE DO INDIANA JONES ME MATOU" pq vc não jogou,não vou nem entrar no mérito de visão artística da desenvolvedora tbm,é triste ver uma galera querer impor algo que nem faz sentido,como o velba falou,vai jogar outra coisa,mas a galera não quer jogar outra coisa que não tá no hype elas querem jogar o "jogo difícil do miyazaki" pq ta no hype mas não querem sentar a bunda e jogar
Se é pro jogo ser fácil, deixa de ser um jogo. Jogo tem que ter desafio, tem que ter vitória e derrota. Se não tem derrota, não tem desafio e a pessoa só quer ver a história, assista um filme. Ou veja o gameplay de alguém. Se for tirar a dificuldade e chamar de acessibilidade, eu exijo então que me deixem pilotar na Formula 1 mesmo sem eu ter a habilidade necessária. E deixar ainda o carro de todos os outros competidores lentos. Pessoal pensa que tudo na vida é moleza. Não conseguem superar um simples jogo vão fazer o que na vida quando algo não der certo? Chorar e pedir easy mode?
Só jogo no difícil quando tem a possibilidade de escolha mas não vejo polêmica em haver possibilidade de se escolher um modo mais fácil pras pessoas que não têm muita destreza ou tempo pra se dedicar, não é pq eu não jogo no fácil que acho que não deveria haver essa alternativa. Inclusive esses jogos venderiam muito mais se dessem a chance pros casuais poderem se divertir também.
Pois é, todo jogo deveria ter como escolher dificuldade. Minhas franquias favoritas são Zelda e Mario mas os jogos principalmente os atuais não apresentam dificuldade alguma (Mario até tem mas é tipo nas ultimas fases extras), como eu queria dar uma dificultada neles melhoraria ainda mais o que já é incrível.. Do mesmo jeito tem gente que não consegue ou até consegue mas se divertiria bem mais em um dark souls um pouco menos punitivo..
@@mattheusjob3287eu particularmente encaro os jogos como obra de arte, pra mim deveriam ser apreciados pelo maior número de pessoas possível, colocar um modo fácil não iria anular o fato de ter outras dificuldades maiores pra quem assim prefere, mas respeito sua opinião
@@paulotsolakis4586 Colocar um modo facil seria o mesmo de colocar um bigode na Mona Lisa. Tal como a Mona Lisa não foi feita para ter bigodo, jogos Soul não foram feitos para ter seletor de dificuldade. Se tu encara os jogos como obra de arte então respeita a intenção do artista
Agora também tem que ter modo que joga sozinho, mas que o jogador sinta que ele é o vencendor, afinal todos nós somos campeões e não podemos nos frustar 😂😂😂
Discordo com relação aos jogos da Fromsoftware serem elitistas. Na verdade essa dificuldade é uma característica essencial da filosofia do jogo e da construção de mundo dos jogos da From. Faz parte do processo de aprendizagem das mecânicas do jogo. Toda a gameplay a a história dos jogos como Dark Souls estão relacionados a dificuldade e o processo de aprendizagem.
Concordo plenamente! Baixei o Lies of P e desisti logo pois é punk pra mim rsrsrs Acho que temos que jogar oq nos diverte e nos dá prazer em jogar e não ficar com aiiiiii baixa a dificuldade!! Único que zerei foi Elden Ring que joguei uma vez só e parei pois foi punk Se não tem habilidade pra jogar esse tipo de jogo, joga um mais fácil e vida que segue
Exatamente!! A galera que vai consumir esse tipo de jogo tem q ter em mente que a características principal dele é a dificuldade, logo, ele já NÃO é pra todo mundo. Não adianta comprar um jogo assim q depois ficar pedindo modo easy
soulslike tem de ser mesmo difícil, caso contrário perde a "alma".... é como uma viagem ao inferno, temos de temer cada paço que damos, cada porta que abrimos, à menor distração é susto certo, seguido de morte e recomeçar tudo de novo como uma criatura das trevas em punição..
Elden ring tem o modo "easy", basta jogar de mago e pegar o mimico, a dificuldade do game cai drasticamente.. E com a quantidade de resets, vc pode muito bem ajustar sua build pros bosses que essa estratégia não funciona.. E pra quem não tem tempo, se travar num boss só olhar na net como passa, simples assim. Só colocar o modo easy tiraria o charme do game, cara que ta disposto a jogar souls like precisa pelo menos dar uma estudada nas estratégias, coisa bem simples e rápida de se fazer.
Mas isso não é modo easy. Jogar assim, você facilmente detona qualquer chefe muito fácil. Essa opção aí tira o desafio. Um modo de jogo easy não tiraria o desafio, só mudaria a régua. Idealmente, um modo easy faria qualquer um matar a Malenia com uma quantidade parecida de tentativas.
@@bruhbuh32000 Quando vc mata a boss da biblioteca, vc pode usar as "larvas" que encontra pelo mapa como hard reset do seu personagem, podendo realocar todos os pontos de atributo e refazendo sua build, se n me engano da pra encontrar 16 larvas/ jogo, então vc tem como mudar de build 16 vezes.
@@astropgn Não entendi sua resposta, eu só falei que da pra passar fácil já, logo, não precisa de modo easy é só estudar o game. O jogador calibra como quiser. E vai por mim, essa build nao funciona com a malenia..
Tenho um amigo que é fã desse gênero de jogo. Pra zuar ele, eu costumo dizer que fãs de Souls Like são tarados, pervertidos sexuais cujo fetiche é a dificuldade extrema. No final a gente dá risada, mas quando eu dei uma chance pra um Souls, foi a literal pior experiência que eu tive com um jogo. Eu não me diverti em nenhum momento. Só passei raiva. Por isso eu desisti. Hoje eu adimito que esses jogos são muito bem feitos, mas, não são pra mim. Mas eu não sou doido pra exigir um modo fácil, pois a proposta do jogo é ser difícil mesmo. Se eu quiser que a proposta do jogo mude, o jogo vai deixar de ser como ele deveria ser. Então, pra mim, o mais lógico é adimitir logo de uma vez que o jogo não é pra mim.
Eu finalizei DarkSouls Remaster no PC, DS2 e DS3 no PC e no PS4, este último tenho mais de 400 horas, além do Demons Souls e Blood. Perdi tempo na Fextralife pesquisando sobre armas, armaduras, build, DS assim como suas variantes da From, tem formula para ser zerado, morrer, morrer, farmar, upar, summonar enfrentar Boss, morrer, farmar, upar, summonar, derrotar boss, morrer, farmar, upar, summonar, derrotar boss, isso porque sou bem ruim, lento para dar Parry, rolar até que sou melhorzinho, mas dá para zerar de todo modo porque o jogo tem uma variável de opções no estilo de gameplay. Tirando Sekiro, desde que você conheça o jogo e suas mecânicas, itens, armas, o jogo fica relativamente fácil. Agora Sekiro é um caso a parte, tudo é limitado e baseado em Parry, não há opção, e nesse caso eu sou incapaz de zerar Sekiro porque não tenho a concentração e paciência necessária para jogar um jogo tão punitivo a erros, e nesse caso sou favorável sim a uma experiência facilitada, porque a história do jogo é gostosa, a gameplay, adequada as dificuldades do jogador é agradável, e sim eu zerei Sekiro usando Mod e tenho 200 horas de jogo no PC. Então, sou contra tirar a dificuldade do jogo assim como deixar o jogo totalmente fácil, pra mim, ainda que seja dentro do jogo, completando algum objetivo, um item, o jogo poderia ficar mais fácil sim, para que pessoas com dificuldades possam aproveitar. Acho extremamente egoísta as pessoas quererem privar alguém de jogar um jogo porque se sentem superiores a elas por conseguirem zerar um jogo que acaba sendo para poucos. Minha opinião, a contrário de muitos. Mas quem manda é a desenvolvedora, seja contra ou a favor, não faz a menor diferença.
Eu acho que não deveria ter um modo fácil, até porque já tem maneiras de deixar o jogo fácil, só não está nas opções e sim nas escolhas de build, é só upar vida e fazer build de mago e pronto, você tem seu easy mode, eu particularmente gosto de deixar ainda mais difícil, através de escolha de builds. Tem gente que vai além de colocar no very hard fazendo Soul Level 1, enfim, as pessoas precisam ao menos se propor a conhecer o jogo antes de pedir um modo fácil, quem pede isso nem ao menos tocou no jogo e só quer encher o saco, se tivessem algum contato saberiam sobre as escolhas de build. Sobre acessibilidade eu discordo de você, existem pessoas com várias limitações motoras que conseguem jogar o Sekiro por exemplo, os jogos precisam sim de acessibilidade, de modo fácil é puro choro de jornalista e outros que querem apenas uma experiencia fastfood.
Pra quem acha que o lies of p foi "facilidade" é bait, ele continua difícil, ele tá em fase de balanceamento até ele acharem que o jogo está perfeito, ele param com as correções de dificuldade nerfs e buffs, foi assim com ds1,2,3 elden ring, Bloodborne, sekiro, remnant e ninguém reclamou, sempre tem uns doidos que não entenderam ou uns novatos que vão alopra no twitter aí vem essa desgraça de discussão besta tudo de novo
Eu pessoalmente penso que acessibilidade =/= dificuldade. Tipo, tem jeitos de deixar um jogo mais acessível sem deixar ele necessariamente mais "fácil". A propria franquia sols inteira você pode muitas vezes invocar npcs pra ajudar nos bosses
Mas todo soulslike tem modo facil,soq n é um botao enorme na tela de inicio,o jogo da varios recursos como builds,items e estrategias q facilitam a jogatina, até msm o Lies of P q é oq fez essa polemica besta voltar a tona tem isso,o proprio é um jogo com o objetivo de introduzir a glr atual no soulslike de forma mais clara,(DS1 ja fazia isso porém a gameplay/parte tecnica especificamente do jogo é datada pros soulslikes atuais),ele tem muita coisa dos soulslikes de 2016 pra ca,parry/block de sekiro,combate de Blood/DS3,mecanicas da trilogia inteira de DS,pra alguem q nunca jogou um soulslike na vida obviamente é dificil e essa é a essencia do genero,n consegue jogar n pq é difícil mas sim pq n sabe(git gud),uma boa parte dessa glr q ta reclamando n se preza a entender as mecanicas de jogo,ler/assistir algo q ajude a entender, e tbm o maior ponto,sao ANSIOSOS,atualmente parece q ngm mais quer zerar um jogo por prazer e sim só pra botar na listinha gamer q jogou o jogo e quer zerar como se fosse um speedrunner da vida ,zerar um soulslike pela primera vez pode levar MESES e eu n to nem brincando,eu msm levei 3 mes pra chegar na metade da campanha de ds3 no meu primeiro contato com um jogo do genero,e n tem nd de vergonhoso nisso,meses dps eu decidi realmente me empenhar pra jogar o jogo e atualmente eu ja zerei a trilogia DS,Elden Ring, progredindo em Sekiro e por ai vai Soulslike é sobre sofrimento,desafio e triunfo, é aquela velha historia q n da pra vencer sem antes sofrer,n da pra fazer uma omelete sem quebrar uns ovos antes,e esse é o ponto,soulslike em um genero q preza por FUDER,DESTRUIR,JOGAR O PLAYER NA LAMA pra q assim quando ele superar os desafios impostos pelo game ele sinta a sensação crua e verdadeira de vitoria, ISSO é SOULSLIKE Obs:obviamente tem coisas q n é questão do player e só é o game msm querendo ser mais sacana doq o normal (ds2 q o diga)e nisso eu concordo em n ter um modo facil mas sim q facilitem partes assim,Lies of P e Elden sofreram patches de att dando nerf em diversas coisas q os dev realmente só pesaram a mão na hora de fazer,e nisso ta td bem,agr exigir um modo totalmente a parte só pq o player em questão n consegue aprender o basico do jogo é totalmente PAIA
Eu zerei os dark souls, elden ring, Wo-long (sekiro to penando no último boss) e semana passada o Lies of P. O Lies of P não foi nerfado como estão falando, ele tinha problemas especialmente no último boss que tava bem quebrado, ele tinha uma barra de vida enorme (que não era problema pra mim porque eu dava bastante dano nele), mas os golpes dele estavam dando muito dano e o parry e esquiva do nosso personagem não é NEM DE LONGE bom como do Sekiro (que eles tentaram copiar o gameplay), e isso lascava o jogador como eu que sou bom pra dar parry mas que se não fosse EXTREMAMENTE preciso e no momento EXATO ja era você. eu fiquei um dia inteiro nesse boss, cheguei a deixá-lo com 1% de vida e morri e fiquei pistola hsuheushes. No dia que corrigiram os problemas do jogo, eu matei esse boss de primeira, ele não ficou mais fácil, ele ficou equilibrado só isso. Corrigiram também um problema que qualquer inimigo aleatório do jogo atropelava vc e cortava o seu golpe forte independente da arma que você tinha (que é sem sentido nenhum), foram dando esses tweks pras melhorar o gameplay. Mesmo depois do nerf, um amigo meu que tava tentando matar o rei dos títeres (que muita gente considera um dos mais difíceis do jogo), ainda ficou 2 dias pra derrotá-lo. Então não foi um nerf, foi um balanceamento mesmo, o Elden Ring teve vários, inclusive no boss mais difícil dele que é a Malena, que tava muito apelona e nerfaram (essa eu matei antes do nerf com meu escudão de concreto kkkk).
Todos os Souls-Like ja tem easy mode so que não é um easy mode comum, ou seja não é uma opção no menu de opções mas sim builds especificas que tornam o jogo extremamente facil. Quanto ao Lies Of P, nerfs é comum, até o Elden Ring recebeu nerfs e buffs em atualizações para manter o balanceamento. Dificuldade é uma coisa, balanceamento é outra. Outra coisa dificuldade não e acessibilidade. Pessoas com graves dificuldades motoras e ate sem certos membors do corpo conseguem jogar e completar joos Souls-Like. Há quem jé tenha completado o Dark Souls 3 com uma venda nos olhos. Então se pessoas com essas graves dificuldades conseguem, porque os outros não conseguem tambêm?
O foda é que esse "modo fácil" que você disse na verdade muda muito a experiência do jogo. Eu joguei Elden Ring nesse "modo fácil", porque eu não conseguia matar nada. Demorei 7 horas para matar um inimigo comum, sem brincadeira. E aí tive que ficar farmando XP, usava vários itens de buff, usava summons... até ficar over level a ponto dos chefes não me tankarem. Resultado: Foi um modo meio bosta, não um modo easy. Modo easy seria ter boss me dando menos dano e tendo menos HP, porque aí eu teria tido um desafio equivalente a quem joga no modo normal: Eles conseguem dar mais dano e esquivar mais. Eu não dou tanto dano e esquivo menos. No fim, ambos temos uma experiência parecida. Seria tão difícil, no modo normal, para quem joga melhor do que eu quanto eu jogando no modo fácil.
@@astropgn Armadura melhor=menos dano. Aumenta certos status=menos dano. Certas magias diminuem a vida maxima dos bosses. Tudo isso pode ser feito sem necessitar de um seletor de dificuldade, so pegando coisas que já existem dentro do jogo. Um seletor de deifculdade não faz sentido nenhum quando as mecanicas do proprio jogo ja permitem diminuir o desafio.
Conselho para jogar qualquer jogo souls: Pare de tentar copiar o estilo de jogo ou a build do seu UA-camr favorito é foque no que você realmente é bom. O jogo te oferece uma infinidade de equipamentos para você testar os mais variados estilo de jogo e ver qual é o melhor que se adapte a você. O mal dessa geração nova e a preguiça de se adaptar e aprender e isso não serve somente para um joguinho e sim para a vida real.
Eu não concordo com a analogia do celular da apple, é apenas um jogo, não jogo pra afaga meu ego ou fazer parte de um grupo, jogo pq eu gosto de jogo difícil
Me lembro da época de Xbox 360, que no nosso perfil podíamos escolher o tipo de jogador que a gente era, "Casual" ou "Hardcore", concordando com tudo que o Velbs disse, eu sou um jogador 100% casual, gosto da experiência do jogo, não exatamente do desafio, quero passar pela história tal qual o protagonista dela, que nada e ninguém pode parar, kkk. Os souls like, são para as pessoas que buscam o desafio máximo, e por causa deles, é que gente como EU, pode ainda assim, ver a história de qualquer um desses souls like, em um gameplay de um jogador hardcore! kkk
A questão é simples, se tirar a dificuldade não sobra mto. A dificuldade faz parte do estilo de jogo, é a mesma coisa que jogar um jogo de tiro sem precisar mirar.
Gta? Q
Quero um jogo de terror que tenha um modo que tire o terror pois eu sou medroso e tenho medo.
Faria sucesso
😂😂😂😂
Eu não gosto de futebol, queria um jogo de futebol sem futebol
acabei de comentar algo parecido, isso que eu nem tinha visto teu comentário kkjkjkjkjk
O jubileu tá estranho hoje eu tenho medo 😐
Soulslike pra mim são games com um desafio pro jogador, é um jogo em que um Boss pode ser extremamente difícil em um momento,e que pode passar uma sensação ao jogador de parecer que é impossível derrotar,mas após um tempo treinando,upando,o que parecia impossível deixa de ser impossível,por que vc si melhorou e si preparou pra o desafio que ti deram,uma das coisas mais legais é que da pra levar esse ensinamento pra vida toda,de sempre superar o seu eu passado, sempre melhorando um pouquinho de cada vez
A dificuldade no Dark Souls e Co. não é como nos outros jogos em que os inimigos são uma esponja que te matam em 2 hits.
A dificuldade nesses jogos parte desde a Gameplay até o Level Design.
Pra criar um Dark Souls "easy mode" iria precisar:
- Tutorial que fica pulando na sua tela pra ensinar mecanica;
- Linha de guia na HuD pra mostrar o caminho pro próximo boss;
- Posicionamento de inimigos iria ter que remover todas as ambushes, grupos e mini bosses das areas;
- Inimigos e Bosses teriam de ter um padrão de ataque onde ele fica parado varios segundos entre os ataques;
- Itens chave precisariam estar destacados na HUD, ou precisaria de um mini mapa;
- Não sofrer dano ao cair de uma beirada, se a beirada for fatal teria que teleportar o jogador de volta pro topo;
E por aí vai.
Não é só tirar o dano dos bixos que o jogo fica facil, pra deixar o jogo fácil, teria que transformar ele em outra coisa, deixando de ser o que as pessoas pagam pra receber. E vale lembrar que algumas dessas coisas até apareceram em Elden Ring, pra ajudar com o mundo aberto que seria muito mais dificil de explorar sem mapa, bussola, etc.
E, modo fácil não é acessibilidade, controles adaptativos, opções de visão e audio são, por um modo facil no dark souls não vai deixar o jogo jogavel pra um cego, surdo, etc, muito pelo contrário, o que não falta é relato de pessoas com limitações zerando esses jogos. Se estivessem pedindo essas opções de acessibilidade, aí eu entenderia.
Ah e sobre os jogos souls estarem ficando mais faceis, é uma evolução natural, o que deixava demon's souls e dark souls 1 e 2 dificeis era principalmente os controles e movimentação do personagem, que nos dark souls 3, sekiro, bloodborne e elden ring são muito mais fluidos e vc tem muito mais controle sob seu personagem, tanto que nos primeiros jogos, os padrões de ataque são super simples e bem lentos, e mesmo assim tendem a dar mais trabalho que um boss de elden ring, que é muito mais rapido, simplesmente porque o jogador tambem é mais rápido. Se você fechar Elden Ring hoje e voltar pro Dark Souls 1, vai achar o jogo "facil".
Literalmente falou tudo cara, além disso tem uma infinidade de jogos por aí, se a pessoa não tá conseguindo jogar ou qualquer outra coisa, só partir pra outro. Tantas gemas perdidas por aí, não é deixar de jogar esse jogo que vai te matar... Mas fazer o que né, com a possibilidade de reclamar por qualquer coisa ou 'dar opinião' tá fácil hoje em dia, aparece cada coisa...
eu sou gamedev e tenho a MESMA opnião que você na moral
gg demais
Concordo com tudo menos que o mapa seja uma adição pra facilitar, nos anteriores não tinha mapas e sim locais de teleporte, de certo modo continua a mesma coisa, até pq o mapa do elden ring é completamente inútil se é feito pra se situar ou se orientar a todo momento, se estiver explorando Dungeon não tem mapa, o castelo tempesveu tbm não tem mapa mostrando corredores, portas e tal, é só um mapa mundial, o ano é 2023, não ter um mapa pra explorar jogos (de porte gigante) é meio exaustivo e isso desagrega a experiência, aí já diria que é uma otimização de gameplay e não uma facilidade
Na verdade, só precisa permitir que o jogador pause e salve o jogo a qualquer momento, e caso morra no boss volte para a "porta" dele. Jogos souls forçam pra serem irritantes.
Eu ja zerei Dark Souls 3 algumas vezes.
Comecei a alguns dias o Dark Souls 1 e ele não é tao desafiador, não é tão dificil assim.
O dificil nele é voce achar o lugar que voce tem que ir, todo lugar é um labirinto com escadas que sobem e descem, inimigos escondidos pra te trolar e tudo mais, toxico, fantasma que atravessa parece e o chão,
mas os inimigos são faceis, os 2 boss que matei foi de boa, eu só não matei os dragões porque eu nao sei se da pra matar, depois eu volto la pra ver.
Para mim os jogos Souls Like servem de inspiração para a vida mesmo: se você ainda não tem conhecimento/habilidade para fazer tal coisa, então você ainda não é capaz de fazê-lo. Treine mais, aprenda mais, e uma hora você consegue. Porque o desafio é o mesmo, e ele está no mesmo lugar te esperando. Ele não muda, quem muda é você. É você quem melhora, até conseguir.
Ótimo vídeo Velberan parabéns ae amigo, que massa hein o assunto e concordo com tu Souls Like é um estilo se mexer vão estragar ele de um jeito muito ferrado e conhecendo a From e outras empresas que focão nesse tipo de jogo é quase impossível deles colocarem um modo Easy em seus jogos, ainda mais que tem vários guias de build ae que faz o jogo ficar mais de boas hein, então se a pessoa não consegue passa pra outro jogo é zoado mas infelizmente isso faz parte, e ao invés do povo reclamar de modo Easy em Souls Likes deveria é reclamar dos preços dos jogos estarem tão caros isso sim algo que o povo tem que fazer panelaço contra as empresas.
Um problema que eu vejo nessa discução toda é que o pessoal que quer o modo easy não curte de fato esse estilo de jogo, mas sim querem ditar as regras de como o jogo deveria ser segundo elas mesmas, só que EXISTE SOULSLIKE MAIS FACIL.
Alguns exemplos disso são Dark Souls II, Salts and Sanctuary e até o Elder Ring com Malenia e tudo mais. Eu mesmo chamo esses jogos de "Tutorial Souls", já que eles funcionariam muito bem como porta de entrada pra quem nunca jogos esse estilo, então soulslike "fácil" existe e apenas precisam receber uma chance.
Tipo, é tão bom ter a sensação de aprendizado enquanto joga, jogo fácil demais não faz a gente ter essa sensação de evolução, mas também fica chato uma dificuldade injusta, tipo, um pulo milimétrico ou controles ruins que fazem o jogo ficar difícil de uma forma nada ver! Mas é bom ter as dificuldades para a gente treinar e depois melhorar nas outras dificuldades.
Concordo quando você falou que se não tem recompensa diferente de jogar no fácil ou normal, então coloca no fácil mesmo.
Acho que a inserção de imagens do vídeo tá meio "estranha". Tirando isso, acabei de saltar um vídeo falando do mesmo assunto, analisando por um "prisma" diferente, com uma opnião que simplesmente não vai agradar NINGUÉM! 😅
A dificuldade dos jogos Soulslike é essencial, a meu ver, pra criar a dinâmica de gameplay que destaca esse genêro dos demais jogos de ação, hack and slash ou action rpg. Não é só sobre ser difícil, é sobre as características que tornam o jogo difícil que criam um tipo muito específico de batalha e movimento, pois um hack and slash pode ser tbm dificílimo se quiser, mas não cria essa "dança" de movimentos que é muito particular dos Soulslike
vc é corno !
Sem a dificuldade padrão do gênero, não haveria fator replay e o jogo seria rapidamente esquecido. Além disso, hoje com tanta informação na internet é muito fácil encontrar as fraquezas de um inimigo pesquisando. Tirando Sekiro, o resto tem a possibilidade de invocar o amiguinho para derrotar o chefe também né. Mas Sekiro é uma obra de arte então eu só quero a continuação agora.
Se for para ver táticas e fraquezas dos inimigos ja internet, é melhor ter o modo fácil que é a mesma coisa.
@@gaguffwNão é não
Uma coisa é vc estudar o inimigo e suas fraquezas e aberturas pra poder contra atacar, outra é vc ir no menu e só deixar ele mais fácil.
@@buckyjoestar1967 Mas o que deixa fácil e saber das fraquezas e ver táticas de terceiros. Se fosse por si, até entenderia mas vê dicas é a mesma coisa que pedir o modo fácil. Seja raiz e detone o jogo na raça, simples.
@@gaguffw É, isso meio q é vdd, mas msm com as dicas vc ainda tem q saber jogar e saber atacar na hora certa, msm com todas as dicas do mundo, vc ainda vai ter q se esforçar um pouquinho
@@buckyjoestar1967 Se esforçar nem tanto. Os jogos action rpg principalmente os Soulslike like, a gente só precisa decorar porque o padrão de ataque dos inimigos é pouca variação e se repete muito.
Queria que tivesse jogos nos quais o inimigo se adapta a você e tenha uma gama de variedade de ataque maior, isso sim iria ser difícil.
Toda vez que surge essa discussão, sempre volto a ouvir o cast 484 do 99vidas sobre jogos difíceis.
dificuldade faz parte do gênero soulslike. Normalmente quem pede nem sequer jogou, porque quando você joga, percebe que é MUITO mais fácil do que falam. É literalmente a mesma coisa de você pedir para ter um modo sem sustos em Outlast porque você tem medinho de jogos de terror, mas quer jogar Outlast. "Ah, mas eu não tenho tempos para jogos soulslike, vou morrer muito e vou demorar demais para zerar", e daí? É speedrunner? Eu mesmo, que gosto de souls, demoro mais ou menos um mês e meio pra zerar (Dark Souls 3, que inclusive pretendo platinar, estou jogando faz quase 1 mês e não estou nem sequer na metade do jogo). Joga na calma, uma hora você consegue. Soulslike tá longe de ser impossível.
Olha, como um fã de souls-like, meu argumento pra deixar do jeito que está é:
O planejamento do jogo.
O que eu quero dizer com isso?
O jogo é planejado pra ser difícil no sentido de reflexos e aprendizado do jogador, aprender a usar da melhor forma os recursos do jogo, do personagem e etc.
Um jogo com várias dificuldades é planejado apenas em uma dificuldade (geralmente normal), no fácil os inimigos dão menos dano e tomam mais dano no difícil o inimigo toma menos dano e dá mais dano e isso que deixa essas dificuldades desinteressantes.
Eu jogo souls like pois ele me dá um desafio intenso de 10 minutos em outro jogo no expert vai me dar um desafio meia boca e maçante por 1 hora. Exemplo:
Aquele jogo onde você fica repetindo o mesmo loop de combate durante muito tempo até o boss morrer e se tomar um hit, começa novamente (senti isso em GOW 2018 e RAG). Pra finalizar, Elden Ring já mostrou que pode ser acessível, tem diversos recursos dentro do jogo offline que auxiliam jogadores, além dos modos online, os dois chefes mais difíceis não são obrigatórios pra terminar o game (eu fiz speedrun de final pra platinar e da lista só tinha boss facil).
Eu me considero um jogador bem ruim em questão de skills, mas aquela horinha pós trabalho, um pouco de persistência, consegui acabar esses jogos, se eu fui capaz, acredito que todo mundo consiga!
As pessoas tem que entender o seguinte: o gênero Soul's não é pra qualquer jogador e ponto! Não se trata de agradar o público geral e sim quem está disposto a encarar os desafios que o jogo impõe e assim por diante. A REAL IDENTIDADE DO SOUL'S LIKE SE ORIGINALIZA PELA SUA DIFICULDADE, pois esse é o fator primordial/principal em seus games. Lembrando que qualquer jogo Soul's, o próprio jogador tem a liberdade dentro do jogo de torná-lo mais fácil fazendo farms, upando o char, ou simplesmente deixando o jogo mais "difícil" do que já é, etc...portanto, resumindo: Soul's você toma a liberdade de fazer a sua estratégia como jogador e isso definirá a reta inicial e final dentro do game. O JOGO NÃO É PRA GENTE PREGUIÇOSA, MAS PRA QUEM É PERSISTENTE, PACIENTE.
depende da força de vontade de cada pessoa. Qualquer jogador pode aprender a jogar, eu mesmo era horrivel, apanhei muito até pegar o jeito, e isso q afasta muita gente.
Ainda mais com o papo q n tem tempo pra ficar aprendendo, "eu trabalho n tenho tempo pra isso", muitas desculpas ai desistem.
Como vc disse tem meios pra facilitar, tem gente q só passa com ajuda de amigos.
Kkkkkkkkkkkkkkk Eu acho engraçado esse tipo de comentário, por que ele representa justamente a visão estereotipada que as outras pessoas tem da fanbase dos Souls Like, sendo que se trata da minoria da fanbase dos Souls Like que são vistos dessa maneira estereotipada. Os famosos "quer pagar de bonzão". Felizmente, a maioria da fanbase dos Souls não é assim. A galera é bem de boa.
"o gênero Soul's não é pra qualquer jogador e ponto". É, é só pros alecrim dourado. Tem que ter certificado para poder jogar o jogo agora.
@@astropgnExato kkkkkkk
Fire Emblem sempre teve aquele sistema de que se o seu personagem morrer na batalha você perde ele pra sempre, e aí você fazia uma cagada num turno e tinha que resetar quase 1 hora de batalha ou seguir a história sem o bicho. Aí nos mais novos tem a opção que tira o permadeath e até tem uns poderzinhos de retroceder turno. E para mim é melhor assim, os puristas da série vão defender que resetar a batalha toda vez que o boneco morre é parte da experiência mas eu não vejo mal nenhum nessas opções de acessibilidade pra quem não tem saco, até porque você ainda pode jogar o modo clássico sem problemas.
Velberan explicando souls like, quase explica oligopólio.😂😂
Obrigado amigo agora eu conheço mais uma palavra 👍
16:50 Os jogos da From recebem uns patch de correção de dificuldade sim. Geralmente alguns meses depois do lançamento. Não lembro se são em todos mas em DS2 e Elden Ring por exemplo, facilitaram algumas coisas tb.
Facilitaram o Radahn, a e a Hitbox dos ataques de perto e a velocidade das setas.
Na minha opinião, se colocar modo Easy, deixa de ser SoulsLike, pois descaracteriza a essência do jogo.
Mas, se for pra ter, eles poderiam fazer igual muitos jogos antigos: Coloca o modo easy sim, mas quanto maior a dificuldade, melhor o final, maior o jogo, itens extras, etc.
Cara se colocar escolha de dificuldade em um soulslike
Ele vai deixar de ser soulslike
Q basicamente um soulslike eh
Vc morre
Se fortalece com sua morte
Aprende com seus erros
E derrota seu inimigo
Avança no jogo
Morre dnv
Aprende com seus erros
Se fortalece
E eh isso
Morrer nun jogo soulslike faz parte
Eh uma mecanica
Faz vc melhorar a cada morte
N faz sentido n ter uma dificuldade elevada
Tem q ser dificil ate certo ponto pra isso funcionar
E mts vezes os jogos ja ajudam em si com summons,Coop e builds que quebram o jogo
Vc só precisa ser um pouco competente pra entender isso e parar de ir dar nota baixa e reclamar q eh mt dificil sendo q vc n entende nen oq o tutorial te propõe
Nem todo jogo precisa ser pra todo mundo! Deixa o soulslike pra quem gosta. Tudo bem se vc não gostar, nao te faz pior ou melhor do que ninguém.
Parede de texto a frente:
Outros pontos diferentes sobre: Eu sou bem contra Easy Mode nos Souls, mas por outro motivo, eu tenho problemas de pensamentos negativos, e tenho que ter algo que me concentre muito pra parar esses pensamentos, Souls (e o recente Armored Core tb) são perfeitos para isso, vc sempre ta atento em tudo no jogo, cada esquina, cada movimento dos inimigos, tem que prestar muita atenção e não deixa esses pensamentos terem espaço. (então nesse meu caso, eh ateh um ponto de acessibilidade isso que os Souls tem.).
Tendo modo easy, vai destruir isso, não vai ter esse nível de concentração, depois de 1h no mesmo boss, eu ia direto pro modo easy, porque ia perder a paciência, ja sem, fico la horas tentando e tentando.
Ou eh isso ou eu tenho que jogar jogos "normais", com +2 gachas do lado e um video rodando, tudo ao mesmo tempo.
Não sou fã de jogos pela dificuldade, mas quando vc vê alguma live de alguém jogando uma parte difícil de algum jogo e tentando por mais 1h no mesmo desafio, e esse desafio parece legal, e vê que esse alguém conseguiu passar depois de tanto esforço, da uma vontade imensa de ir la e tentar tb, e isso eh uma coisa muito forte na popularização dos Souls hoje, que não iria acontecer se o jogo tivesse modo easy.
As maioria das batalhas dos Souls, são legais de se jogar, não são shitshows de dificuldade como alguns outros jogos ai (como Super Meat Boy por exemplo), eh dificil? sim, mas são divertidos, pra min eh inesquecível quando fui lutar contra o Artorias no DS1, eu ateh morria de propósito porque eu queria ficar mais tempo naquela luta, eh uma luta muito legal de se jogar, e isso foi uma coisa que nunca aconteceu comigo em nenhum outro jogo.
Discordo da parte elitista que vc falou, qualquer pessoa zera um souls, soh precisa investir motivação, motivação pra entender como o jogo funciona, pra se concentrar, pra aprender mesmo, ta abarrotado de gente com muitas deficiências zerando souls por ai e ateh fazendo desafios.
Além disso tudo tem a proposta do jogo, se o jogo eh feito nessa proposta, a pessoa tem que aceitar, não eh como se eu começasse um alarde na internet exigindo que jogos de futubol realista botassem magia, hp nos jogadores e tirasse a bola, pra eu gostar do jogo. Jogos de sport não são pra min, então seria eles elitistas? não, soh não sou o publico alvo deles, e de boa, nenhum problema nisso, mesma coisa para os Souls, se o cara não quer se investir num jogo desse, blz o jogo não eh pra vc, Sekiro mesmo, eu não joguei, mesmo gostando de Souls, porque não consigo dar parry de maneira nenhuma em nenhum jogo, aceitei e parti pra outro, simples, me interessei pelo Sekiro, o que eu fiz?: vi uma gameplay completa do jogo, estou satisfeito.
Tem muita gente que fala sobre o tempo, não tem tempo pra jogar souls, blz tb, mas isso tb vale pra varios outros jogos que a pessoa gastaria 20x mais, e não reclama, skyrim, baldr gate, starfield, Final Fantasy, Lol, Fortinite, e por ai vai, tem tempo pra um skyrim mas não pra um souls? não da neh.
Além disso ainda tem a questão de lembranças, como citei do Artorias, essa dificuldade faz cada momento dos Souls ficarem nas suas lembranças, joguei o DS1 em 2015 e ateh hoje tenho grandes e grandes lembranças dessa primeira gameplay, essa dificuldade faz cada momento ficar especial.
Pse cara, qualquer um pode finalizar um souls, só precisa querer. O problema é que hoje em dia, se uma pessoa morre duas vezes numa parte do jogo já vai chorar no Reddit ou Twitter e fazer todo um alvoroço. Nego que quer tudo na palma da mão e os carai tudo. O que me fascina no gênero é os inimigos serem muito bem trabalhados, podendo os mobs do começo do jogo te matar facilmente tanto no momento que você começa no jogo, quanto no fim dele. O mundo é terrível e a dificuldade faz questão de sustentar isso. Cada boss com sua mecânica única, sem aquelas coisas ridículas de ficar parado esperando você bater ou algo do tipo, pra mim esse gênero é uma experiência única, que se você não quiser viver, está tudo bem, vida que segue.
É simples, se o soulslike tivesse um modo de escolha de dificuldade ele perderia completamente a exclusividade e a essência dele que são o diferencial deles, que é justamente você morrer, morrer, morrer e aprender com as mortes, evoluir e melhorar no jogo. Não tem sensação mais satisfatória em um soulslike que vc matar um boss que vc ficou horas e horas morrendo para ele ou um trecho dificil que vc estava morrendo várias e várias vezes.
Mas pq ter um "exclusividade" em jogo mano? kkkk oq quem joga ganha com isso? o jogo continua sendo O MESMO se tiver outros modos de jogo e acessibilidade.
Parece fã de banda underground que fica torcendo pra banda nunca alcançar o sucesso pra ser "só seu". Bobeira demais.
@@jardellukas Soulslike é desse jeito, se vc não tem capacidade pra zerar o game é só não jogar, existe varios generos/jogos disponiveis para se jogar.
Pq essa é a proposta, simples@@jardellukas
@@moza6677 que papo de criança bicho kkkk "se vc não tem capacidade" kkkk
Eu zerei e joguei, isso não quer dizer que eu sou melhor que ngm kkk
Elden Ring foi o primeiro passo, em breve vai ter modos mais fáceis e vcs vão ficar aí que nem bobo defendendo """exclusividade"""
@@esawaHSR proposta boba que vai mudar em breve kk dinheiro fala mais alto. Quanto mais pessoas jogarem, melhor pra empresa. E o modo normal vai seguir existindo, pra gente que tá acostumado a jogar, não vai mudar NADA.
Existem muitas correções sobre esse assunto: Primeiramente a franquia Souls nunca foi dificil, se vc passa correndo em um corredor e alguém coloca o pé para vc tombar ok vc caiu, a partir da segunda tentativa vc não cai mais. Dark souls é isso vc supera as barreiras, essa é a proposta e identidade, é um jogo de superação. Sobre o Lies of P o jogo não foi nerfado, facilitado, modo easy, nada a ver. O jogo foi equilibrado, no patch anterios 1.1.0 eu joguei 90h com personagem nivel 160 e estava travado no Simon ultimo boss no ng+2 e resolvi dropar o jogo pela falta de equilibrio. Quando vi a lista de modificações do hotfix 1.2.0 concordei com tudo e realmente precisava. Quem começar agora vai evitar menos frustração, o mimimi é devido a players de nova geração que nasceu no conforto e na tecnologia, é uma visão diferente de quem veio dos 8bits. A franquia é nichada, quem decide o nivel de dificuldades é a empresa claro sempre com temperança, e se não é para vc ou vc não tanka parte para outra e controla seus dedinhos nervosos. A partir do momento que a empresa cria seu jogo se baseando nos players não vai para frente, nunca vão ter pessoas felizes.
Exatamente. Souls NUNCA foi difícil, é questão de aprender, minha dificuldade é mais achar os lugares doque a gameplay sksksks
Comentário foda disse tudo
Só discordo da parte de que "a franquia Souls nunca foi dificil". Essa é a característica principal desses jogos. Duvido que uma pessoa que quer relaxar depois de um cansativo dia de trabalho/estudos vá jogar um Bloodborne.
@@renanzera4594 Significado de Dificuldade: O que impede a realização de alguma coisa; aquilo que estorva ou atrapalha o desenvolvimento de algo; impedimento, obstáculo: preciso ultrapassar aquela dificuldade. Acredito que mais de 90% das pessoas que iniciaram a franquia Souls terminaram o jogo e montaram suas builds, significa que não é dificil e os players superaram o desafio imposto.
Mais alguém tem inveja do nosso amigo e queria ter este tempo livre 😂
Como dev eu colocaria um menu "difficulty" e quando alguém abrir esse menu, exibe a opção "gitgud", então, ao selecionar a opção, fecha o jogo e deleta todos os saves
E o reembolso iria comer forte KKKKKKKKKK
19:16 o Velberan é um fofo né mano kkkkk
Apaixonante
Essa discussão é a mais estúpida que eu já vi,se o criador do jogo não esta disposto a criar um nível de dificuldade inferior ou algo do tipo NÃO COMPRE O JOGO,não adianta comprar o jogo sabendo da dificuldade que ele possui e depois ficar chorando no Twitter.
Vocês como consumidor dão o recado dessa forma E NÃO fazendo textão no Twitter.
Eu apoio mudanças opcionais para tornar a dificuldade do jogo mais viável,MAS,se o diretor do jogo já falou que "É DO JEITO QUE É' e pronto NÃO COMPRE O JOGO CACETE,SIMPLES.
EDIT: Mesmo sendo uma discussão inutil na minha opinião,adoro o velberan trazendo esses assuntos pra dar risada !!
as pessoas que se esforcem pra aprender, o jogo é assim o estilo é assim não tem que se dobrar aos outros não
O chato é os checkpoints dos Soulslike
É tipo querer que jogo de terror n seja mto assustador,pq afasta quem tem medo
Tô tirando print disso e aplaudindo, comentário perfeito!!!! 👏👏👏
Hj em dia o modo easy de um jogo é vc ficar pesquisando e vendo video de dicas de como passar mais fácil
Soulslike é isso. É uma aula de superação. Se vc tirar isso do jogo, ele vira um jogo comum, e quem joga, não vai entender o propósito dele
Exatamente, e essa é a proposta do jogo. Soulslike foi feito pra ser difícil. Não faz o menor sentido ter modo fácil.
Concordo com vocês, mas vamos ser honestos também, a dificuldade nos jogos desse estilo é mais uma “dificuldade romantizada” do que uma “dificuldade real”, todo soulslike disponibiliza pra quem tá jogando uma série de recursos que facilitam a jornada, no caso do Lies of P por exemplo, tem o espectro e os arremessáveis que deixam tudo bem simples. A comunidade gosta de dizer que o estilo é difícil pra afagar o próprio ego, é tipo uma mentira que eles contam pra quem tá de fora só pra se sentirem especiais, eu por muito tempo me senti intimidado a tentar um soulslike, mas depois do primeiro e perdi essa ilusão.
Verdade, se bem que se jogar de mago no dark Souls é praticamente o modo easy
@@DarlanStephane sim, souls não é "dificil" pra quem já conhece o estilo, até pq, eu achei o Elden Ring um dos mais faceis souls que já joguei, inclusive, meu filho de 13 anos platinou ele. Se vc tem uma base, vc leva tranquilamente o game. Mas pra essa galera nova, que tanto chama o jogo de "bate e cura", essa galera ai sofre quando quer entrar pra esse mondo e acha que vai ter vida fácil.
Sim cara sekiro se tira dificuldade praticamente vira um game comum história bem simples
Pedir um souls com modo fácil é a mesma coisa qie pedir um Mortal Kombat sem gore.
A proposta do jogo é ser difícil, quem não gosta é só não jogar, existe uma porrada de jogos no mundo.
Quando eu tinha 13 anos eu zerei god of war 2 no very hard 3 vezes, na época do play 2. Via os vídeos do Shinobier para aprender as manhas do game, como usar o martelo, como passar do corredor mortal e da parte de proteger o tradutor, além de outros trechos difíceis. Eu gostava de zerar no very hard porque me obrigava a jogar bem, entendendo as mecânicas do game. Porém, hoje tenho 26 anos e já não tenho a paciência e tempo livre de antes. Não gosto de ficar mais do que 20 minutos empacado em algum boss, puzzle ou sem saber pra onde tenho que ir; se isso ocorre, vou logo ao youtube e vejo onde passar. Jogo para me divertir, não para dizer que sou melhor do que outra pessoa, o que também me afasta de modos multiplayer de jogos competitivos, como call of duty. Tudo tem seu tempo. Joguei demon souls por dias e não passei do início. Dark souls 3 também não passei do começo. Bloodborne eu insisti por semanas e platinei, fiquei viciado, mas não quero jogar mais nada da from software no momento. Ta tudo bem não serem jogos para todos. Eu detesto jogo de corrida e japonês, então só passo longe desses.
Como assim, detesta jogo japonês? Ou de corrida e japonês? Fiquei curioso, poderia dar um exemplo?
É bem isso, com tanto jogo por aí, se um treco não é pra você tá tudo bem, vida que segue :D
@@eversongabriel7099 não gosto de jogos de corrida como forza e gran turismo. Também não jogo de jogos japoneses, como persona e outros rpgs
@@higerhit25 Entendo. Mas ao dizer jogos japoneses, sem especificar que são os rpgs, dá a entender que não gosta de qualquer jogo japonês. Os desenvolvedores japoneses têm muitos jogos ótimos, de todos os gêneros, não só rpg.
@@eversongabriel7099 Eu to ligado. Eu não gosto quando o game tem um forte teor cultural japonês, como nier automata tem na protagonista mostrando calcinha e nos robôs gigantes e ao mesmo tempo "fofinhos", por exemplo. Também não curto animes shonen, salvo raras exceções.
Cara, o Darksiders 3 tem uma jogabilidade mais voltada para o Souls Like, e outra voltada para o Hack n' Slash...
Acho que poderiam implementar dessa forma, além de poderem adicionar conquistas específicas tbm, como vc mesmo disse...
Mas eu acho que o Souls é mais questão de persistência mesmo, de ir gravando a movimentação dos bixos e dos boss e etc, quando eu tenho tempo, eu curto jogar, mas quando não tenho tempo eu nem me atrevo a começar, a primeira vez que joguei foi o DS3 e demorei mais de 1h só para matar aquele primeiro boss que fica logo no início kkkk
Acho essa discussão bem complicada... Eu sou do time que o jogo tem que ser jogado como ele foi feito para ser jogado, mas, ao mesmo tempo, muitos não conseguem se dedicar tanto a esse tipo de jogo e mesmo assim quer conhecer e aproveitar toda a história que existe ali.
Shakespeare também não pode ser compreendido completamente se não for em inglês, não deve ser traduzido para espandir pq retira a essência do projeto do autor? É a mesma coisa.
Soulslike é um dos jogos mais platinados que existem, falo em percentual de jogadores. Quem é fã vai deixar de jogar pq tem um modo easy? Não, vão continuar jogando e indo até o fim e platinando. Na real o maior problema disso é que isso é só um sintoma da preguiça da From em evoluir outros aspectos de sua produção: ''tudo que a From faz tem um motivo'' na cabeça dos fãs, isso vem desde bugs claros no Demons Souls original e chega até hoje com a planilha de excel horrível dos menus. A empresa acaba sendo blindada sob a desculpa de ser ''autoral''. E olhe que adoro os jogos, Dark 3 é um dos meus jogos favoritos da vida. Mas a galera protege d+.
Fora PCD, pessoas com certos transtornos, TEA, entre outros
@@ManiacProdu42eu sou um TEA e jogo Soulsike e aprecio os jogos como são, e aí?
Se as pessoas já estão com preguiça de aprender com os próprios erros e um jogo que te força a isso, quem dirá ir atrás da história que está escondida em ítens, mensagens em cenários e NPCs que podem ou não estar falando a verdade? Boa parte dessa players casuais não leram os livros em The Elders Scrolls, Manuais de The Witcher e as cartas de Resident Evil, então tem nada ali que eles possam apreciar em estória.
@@marcosalexandre9783 mano ce pode ser tea como eu mas ninguém é igual, tem pessoas de grau 3 e mobilidade reduzida e não num nivel "joga outro jogo" é o nivel que não consegue jogar quase nenhum, o modo facil salva essas pessoas, pode ter 10 pessoas com tea aqui e cada um com graus diferentes, experiencias diferentes e ate quem nao consegue jogar nada, eu ser algo nao me da autoridade de nada. Fora que é aquilo quem nao gosta do modo facil nao joga e po pode ter o medio que ka ajuda não precisa mudar o jogo, pode ate ter um modo facilitado e não facil, é isso q to dizendo
O MIyazaki ja explicou isso várias vezes, os jogos são assim pq eles querem que o jogador sinta uma experiência diferente, a de frustração e depois de superação, e isso envolve aprender o jogo. Só que tem gente que acha que jogo não é pra aprender, é pra ficar apertando botão e nada mais. Souslike é um aprendizado, desde a build até o moveset dos bosses, e não é nada assim de tão complexo que tem pessoas que são incapazes de jogar.
Jogos não tem que ser para todos e fim de papo. Pode ser elitista mas é a verdade, eu não consigo jogar um jogo de corrida tipo simulador e está tudo bem, simplesmente não jogo, vou jogar outros jogos de corrida, não vou la encher o saco de quem desenvolve esse tipo de jogo pq tem gente que ama.
A essência do estilo é realmente ser difícil. É a característica principal. São difíceis, mas de forma alguma nenhum deles é impossível. O problema é que aqueles que não conseguem se adaptar é por serem impacientes. Quem resolve dar uma chance e persistir vai mudar sua forma de jogar para sempre. Demorei mais de 2 meses pra passar o último chefe do Sekiro e foi preciso enfrentar a Malenia mais de 200x pra conseguir passar (solo/ melee). Muita gente tenta 1, 3x e já desiste. Só não tenho a platina do dark souls 3 porque não tive vontade de ficar fazendo um tanto de troféus online e o remake do demon's souls porque não tenho PS5. Os outros souls like (da from software) além do nioh platinei todos.
Lembro que quando joguei o Bloodborne pele primeira vez fiquei um dia inteiro preso num boss opcional. Começei a tentar logo de manha so consegui matar ele por volta da meia noite. Uns meses depois voltei a jogar desde o inicio com uma build diferente e matei esse boss de primeira.
@@Ashurman666 as dungeons de cálice do Bloodborne são o inferno, principalmente na que tem a chefe que parece uma noiva. Minha nossa. Mas pra mim várias partes deram trabalho porque nunca jogo essas jogos coop. A aranha foi difícil, aquela chefe enorme também (principalmente na dungeon que fica com menos de 50% de HP). Não lembro o nome dela agora porque platinei esse jogo na época. Mas ela é bem grande e solta projéteis e tem uns tentáculos se bem me lembro.
@@BigBossBr4z1l Lembro bem da noiva. Eu fiz a maioria das dungeons de calice com ajuda de amigos logo não tive uma experiencia muito frustrante
@@Ashurman666 eu passei mal. Principalmente na que fica com HP reduzido (acho que são 50%). E justamente nessa tem que enfrentar a chefe gigante. Não lembro se é Ebrietas o nome dela ou se tô confundindo já que joguei muitos jogos na vida e guardar tudo fica complicado, principalmente nos souls que tem tantos chefes. Eu que sou doido de jogar tudo sozinho mesmo haha mas foi até bom porque aí veio o Sekiro que não tem qualquer forma de coop e eu não estranhei tanto. Pra mim ele é o melhor souls like e também o mais difícil.
Ultimamente qualquer jogo que tem easy já tô selecionando, tô nem aí. Mas esse Lies of P abordou um assunto que me deixou curioso, esse tô tentando jogar.
Souls na minha opinião é pra quem gosta de desafio cada um vai pra aquilo que gosta pra mim isso é discussão inútil
pedir modo facil em soulslike é a mesma coisa que pedir continue ou savepoint em roguelike, ambos os estilos precisam ser assim por simplesmente a conquista ser você conseguir avançar no jogo
A dificuldade faz parte da estética dos jogos
História, criação de mundo, trilha e etc. são sempre de sofrimento, precariedade e tristeza. Então a dificuldade dos jogos casam com isso.
A dificuldade faz vc sentir o peso daquele mundo, então faz parte da imersão
Modo fácil em lies of P já é aquele summon super quebrado, fora que você pode farmar por horas até ficar forte.
achei o Lies of P de boa, só penei nos 2 últimos Boss. Fechei em 39 horas, não senti a necessidade de baixar a dificuldade ainda mais com os espectros para ajudar nas fight.
Eu gostei de ver o sonic ganhando mais dificuldade.
Eu reclamei dos vídeos do velberan que pra mim que acompanho desde Japão por outros olhos, tinha caído a qualidade mas eu entendi que também a Internet muda e tem que ter mais demanda. Por isso, vim aqui deixar o like e o comentário nesse vídeo que além de opinião racional sobre o assunto, tá editado 👏🏽
Eu parto do Princípio que: Se eu quero jogar, me dedico a aprender a jogar. Futebol por exemplo. Eu sei que sou ruim jogando bola, mas sei que se me dedica a treinar, posso ir melhorando. O modo fácil, que faz os jogadores ficarem parados e o goleiro não defender, me ajudaria a fazer gols? Sim. Mas, isso é mérito meu, pq eu treinei e me propus a aprender ou é graças ao jogo, que simplesmente me coloca na cara do gol.
Os Souls são difíceis? Sim. Impossíveis de serem zerados? Não. Qualquer um pode jogar, basta se propor a aprender, o que o jogo quer te ensinar.
Tem que ter GAMES Velberan.
Certíssimo, Velbs! Ser feliz de boa!
o problema eh que muita gente hj em dia não gosta de ser contrariada, pegar um jogo difícil, que provavelmente vai desagradar, eh motivo pra xingar muito no twitter. imagina esse povo tendo que conviver com lançamentso do naipe de battletoads, phantasy star 1, etc.
Quem conhece o estilo sabe que existe um modo fácil em todos os jogos Souls, sempre tem uma mecânica que deixa o jogo mais fácil é só ir atrás. Se não está disposto a procurar é porque o jogo não é pra você e está tudo bem, segue em frente e pega um game que te divirta.
No caso do Lies of P nem é preciso procurar. Só chamar um summon p lutar contra os chefes q o jogo fica extremamente fácil
Tem outra coisa, o pessoal esquece tb que os jogos Souls são
Rpgs, e a regra n1 dos rpgs se aplica facilmente nos Souls, se ta difícil, da uma farmada, uns níveis a mais fazem uma baita diferença.
@@GonnerMax fiz isso no primeiro souls q joguei (Dark Souls 2)
Levou quase 100 horas mas consegui terminar o jogo kkkk
Nunca vi alguém que não gosta de filme de terror pedindo pros estúdios transformarem tudo em comédia romântica, é um exemplo estúpido, mas as pessoas simplesmente vão assistir outra coisa.
Como vc mesmo disse, não é como se não existissem MILHARES de outros jogos/opções pras pessoas se divertirem.
Sekiro é de longe uma das melhores coisas que eu já joguei #PAZ
Jogo não é filme kkkkkk são mídias completamente diferentes.
Cês ficam parecendo mais fã de banda underground que fica torcendo pra banda nunca alcançar o sucesso pra ser "só seu". Bobeira demais.
@@jardellukasDa no mesmo, usa um jogo de terror como exemplo, não é por que tem gente que tem medo de jogo de terror que as empresas devem deixar eles menos assustadores, o mesmo serve pros souls like.
@@jardellukasSekiro e Elden Ring foram GOTY e venderam muito.
@@jardellukasQue underground mano? Meu Deus...
Dark souls é famosíssimo, ninguém quer ser o fodão por jogar isso, apenas são fãs. Gostam do estilo, jogabilidade e dificuldade do jogo.
Você tá querendo imputar nas pessoas uma falsa identidade de fãs que são egoístas e soberbos
Mano, fã quer que o máximo de pessoas experimente o produto, não faz sentido brigar com isso. Essa ideia de "exclusividade" como estão comentando bastante nesse vídeo beira a bobagem, quem perde são aqueles que querem jogar. A experiência de quem joga hoje vai continuar A MESMA. E as franquias só vão crescer mais e mais. É win win.
@@ovfilho
Soulslike com modo easy = Não é Soulslike
Acho que a inserção de imagens do vídeo tá meio "estranha", tirando isso, acabei de saltar um vídeo falando do mesmo assunto, analisando por um "prisma" diferente, com uma opnião que simplesmente não vai agradar NINGUÉM! 😅
Uma coisa a comentar também é a curva de aprendizado das mecânicas. Estou jogando FarCry 5 e o primeiro momento pensei em parar, só então depois de entender melhor o jogo, estou aproveitando mais ele. Assassins Creed 2 tive essa mesma sensação, joguei pela primeira vez e odiei, depois revisitei e se tornou meu jogo favorito.
O que te prende a um jogo souls é justamente a dificuldade, aqueles que escolhem permanecer no jogo após levar um pau vergonhoso de um bicho aleatório do cenário, vão atrás de Farm, dicas de outros jogadores e se aprofundam nesse mundo e automaticamente aprendem a jogar o jogo, é tudo tentativa e erro. O que prende o jogador a obra, você quer começar um ng+ pra usar as melhores armas da sua primeira jornada e deixar o jogo mais fácil, mesmo o jogo ficando mais difícil a cada ng, você já está acostumado. A comunidade se ajuda, se você tiver dificuldade em algum chefe pode chamar um cara aleatório que vai entrar no seu mundo e te ajudar a arrebentar o chefe que você ficou preso, você pode tentar mudar sua build, pra se aproveitar da fraquezas do inimigo que você tem dificuldade. A diversão dos souls like está aí, por mais que você morra muito e pense em desistir às vezes, sempre vai ter algo novo pra tentar, qualquer um pode jogar o jogo, só vai depender do quanto você quer jogar, não precisa de modo fácil.
O tesão de jogar uns Souls Like é a dificuldade pra passar aquele BOss tenso ,que quando voce ve o segredo e pegar o moveset dele e quando voce pega, fica tranquilo ,Souls Like foi feito pra quem joga mesmo e um jogo que requer treino ,concentração ,skill ,os da From sao todos obra de arte ,Sekiro,Bloodborne,DarkSouls ,DemonSouls ,EldenRing nao tem um que nao seria candidato ou ganhou o Gotty,e um estilo de jogo que descobri tarde e hoje sou apaixonado.
Mas isso não vai mudar klkk vai continuar sendo difícil no modo normal uai
@@jardellukas na minha opinião se colocar um modo fácil ,a galera vai acomodar e o jogo vai deixar de ser aquele desafio gostoso e já existe uma fanbase muito grande que curte assim e o negócio do jogo não e nem a dificuldade cara e saber jogar ,o pessoal tá confundido dificuldade com entender o jogo ,tem skill certa para cada Boss,arma certa ,armadura correta ,saber upar o personagem e o que o pessoal tem preguiça de aprender .
@@opretosnp1 Mas é justamente isso, a fanbase que é grande e ativa, vai continuar jogando no modo principal, oq vai acontecer é ter um modo fácil pra quem quiser jogar. é dar a opção ao jogador e vender 3x mais.
O jogo no modo normal, hardcore como é, vai continuar existindo e vai ser o carro-chefe.
modo easy em soulsborne é como um jogo de terror com a opção de desativar o jumpscare.
Se bem que jumpscare devia deixar de ser tendência porque ninguém mais sabe faze terror sem isso.
Resumiu tudo tudo que penso.
Quer que reduza a dificuldade? Não.
Vc joga o jogo? Não, por causa da dificuldade.
Então pq não pede pra reduzir a dificuldade? Não é pq o jogo não me traz alegria que quero que acabem com a alegria dos outros, simplesmente busco outro jogo que me traga alegria.
eu tentei jogar o primeiro dark souls várias vezes e dropava, aí na pandemia durante a quarentena eu peguei pra valer e fui até o fim. Foi uma das melhores experiências da minha vida, e olha que naquela época eu ainda era noob e não sabia usar os escudos, morri umas 300 vezes pro boss final. Esses dias eu fui jogar de novo e matei o ultimo boss na segunda tentativa.
Pra simplificar o que é um souls like e pq o modo ''easy'' não faz sentido:
- A principal MECÂNICA, o coração, o motor desse tipo de jogo é o aspecto ROGUE. O que isso significa? Que os inimigos são fortes de propósito e você precisará passar por eles várias vezes de propósito para acumular experiência. Quanto mais você ''grindar'' (repetir várias vezes o mesmo inimigo), mais você ficará forte e conseguirá encarar os próximos desafios.
No meu entendimento o modo easy quebra o game, faz ele perder seu principal propósito.
Não me incomodo do jogo ter modo easy - eu não jogaria - mas quem jogar vai ter uma experiência bem ''chulé'' e sem graça.
Cara, não tenho muito tempo pra jogar, então em geral pulo os jogos desse estilo. Ainda assim, acho que o jogo tem que ser do jeito que o desenvolvedor quer, se não é pra vc, vê um vídeo com a história no UA-cam e parta pra outro jogo.
Eu acho que a form sorft deveria por o modo "fácil": onde todos os inimigos dão mais dano aguentar mais porrada e não pode invocar amigos e suas armas desgasta mais rápido kkkkkk
Realmente devemos facilitar as coisas
Isso que você falou em 14:00 é o certo. Se a empresa não se deu o trabalho de adaptar o jogo, não tem um motivo para ficar bravo e reclamando, é só não jogar.
Nunca fui muito de gostar de Souls Like até jogar Elden Ring. Não é sobre ser difícil, é sobre se frustrar, se adaptar e superar o desafio. A pessoa que não entende isso ainda não tá pronta pra jogar Souls
Poxa, mas se ficar fácil, deixa de ser Souls Like! A graça é justamente essa: morrer um zilhão de vezes até você aprender e finalmente vencer e avançar no jogo. As conquistas são muito mais valorizadas pelo jogador. Quem não teve vontade de soltar uma caixa de rojões ao bater o dragão Kalameet em Dark Souls?
Concordo contigo Velberan, tenho 41 anos e quando tenho tempo para jogar não quero ficar me estressando. Curto Doom 1 e 2 até hoje!
Estou com 46 e me tornei jogador casual a algum tempo, então não joguei nem vou jogar jogos soulslike nenhum 😅
problema é que a galera tá mal acostumada, com god of war que é só apertar o botao no momento certo
Edição tá nos trinks, fala dum jogo mostra outro kkkkk
Te amo velbs
Pra mim, esta não faz um mínimo sentido até porque se fomos parar o modo easy uma dificuldade que deixa o jogo digamos facinho para os jogadores ao jogar o game e zerar com uma boa facilidade e entender bem melhor como é o jogo. Já que muitas empresas às vezes elas colocam uma dificuldade muito mais difícil do que era dificilmente a dificuldade padrão.
E as cutscenes nem me fala é muito diálogo, e fiquei me perguntando será que dá pra skipar alguns diálogos...? nem faço mínima ideia só sei que o foco é deixar os jogadores com uma espécie de desafio e estressados quando é muito mais difícil.
É uma choradeira sem fim, zerei tranquilo o game antes do patch, sofri nos bosses finais mas valeu a pena foi muito divertido!
Se você sofreu nos chefes finais, então não foi tranquilo rsrs....não menospreze a dificuldade do jogo só porque você conseguiu terminar.
Talvez poderia ter um modo mais fácil só que, igual muitos jogos antigos, o último ato da campanha só pode ser jogado na dificuldade tradicional de soul like.
Concordo, Castle of Illusion mandou lembranças. Esses recursos existem desde o início dos tempos, e não atrapalham a campanha principal, etc..
eu só consegui passar do último chefe dps da atualização mas msm assim continua difícil pra caramba.
Se voce esta falando do Simom, foi apenas uma leve diminuição do HP... que no final das contas é irrelevante.
Agora, o pior mesmo é o Títere anonimo... dificil demais e ainda não teve nenhum nerf.
Fiquei 3 dias para passar do Títere anonimo.
Vai chorar? Esses jogos eram de nicho, n são pra todo mundo. Elden ring trouxe muita gente de fora pra comunidade souls like e agr tá cheio de chorão imediatista que não consegue se esforçar pra derrotar um oponente difícil - pode não ser o seu caso
Duas coisas: 1- sobre lista incompleta, vc postou o gameplay do mega man x um e dois mais não do três velbs...2- tem jogos de esportes que é pra quem gosta, tem jogo de terror que é pra quem gosta, tem jogo de sobrevivência pra quem gosta, e existe jogo difícil pra quem gosta, não acho que tenham obrigação pra fazer modo easy, podem fazer se quiser, mas é toda a premissa do estilo de jogo
Soulslike não são difíceis.. O que é difícil é a curva de aprendizado de como upar as builds, usar os itens corretos e etc.. São games até tranquilos, exceto Sekiro.. esse é difícil mesmo
6:35 Essa live foi épica KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK velbs passando mal tentando escalar a torre
2023, quase 2024 e olha o nível de discussão dos caras sobre jogos.
Vou falar aqui o que eu sempre digo quando essa discussão retorna,essa galera que pede modo fácil em soulslike tá cagando pro jogo o que eles querem é fazer parte da comunidade do jogo que tá no hype(como todo jogo da from qnd lança tem um hype enorme)eles não suportam ver uma comunidade de algo em que eles não possam entrar ,diferente de filmes,HQs,mangás que não requerem muito esforço pra se fazer parte da comunidade pra fazer parte da comunidade de souls você precisa jogar,e sem modo fácil a experiência é igual pra todos,todo mundo tá no mesmo nível de discussão,todo mundo concorda que a bed of chaos é um cu,que lost izalith é um passeio no inferno que o solaire é parsa se você não joga como você vai saber disso pq se só viu gameplay no youtube a experiência não é sua,mas sim do cara do vídeo,você não pode falar "EU ODEIO SEN FORTRESS PQ A PEDRA GIGANTE DO INDIANA JONES ME MATOU" pq vc não jogou,não vou nem entrar no mérito de visão artística da desenvolvedora tbm,é triste ver uma galera querer impor algo que nem faz sentido,como o velba falou,vai jogar outra coisa,mas a galera não quer jogar outra coisa que não tá no hype elas querem jogar o "jogo difícil do miyazaki" pq ta no hype mas não querem sentar a bunda e jogar
Se é pro jogo ser fácil, deixa de ser um jogo. Jogo tem que ter desafio, tem que ter vitória e derrota. Se não tem derrota, não tem desafio e a pessoa só quer ver a história, assista um filme. Ou veja o gameplay de alguém.
Se for tirar a dificuldade e chamar de acessibilidade, eu exijo então que me deixem pilotar na Formula 1 mesmo sem eu ter a habilidade necessária. E deixar ainda o carro de todos os outros competidores lentos. Pessoal pensa que tudo na vida é moleza. Não conseguem superar um simples jogo vão fazer o que na vida quando algo não der certo? Chorar e pedir easy mode?
A dificuldade nem é o maior defeito dos jogos Souls mas zerar/platinar um Soulslike virou um atestado gamer
NÃO É JOGO PARA GENTE QUE QUER MODO FACIL, É PRA QUEM QUER DESAFIO. QUER JOGO FACIL JOGUE QUALQUER OUTRO SEM SER SOULSLIKE, E PRONTO.
Calma desempregado
Só jogo no difícil quando tem a possibilidade de escolha mas não vejo polêmica em haver possibilidade de se escolher um modo mais fácil pras pessoas que não têm muita destreza ou tempo pra se dedicar, não é pq eu não jogo no fácil que acho que não deveria haver essa alternativa. Inclusive esses jogos venderiam muito mais se dessem a chance pros casuais poderem se divertir também.
Não tem destreza e tempo pra se dedicar ao jogo? Simples: não jogue, talvez esse jogo não foi feito pra vc, pronto
Pois é, todo jogo deveria ter como escolher dificuldade. Minhas franquias favoritas são Zelda e Mario mas os jogos principalmente os atuais não apresentam dificuldade alguma (Mario até tem mas é tipo nas ultimas fases extras), como eu queria dar uma dificultada neles melhoraria ainda mais o que já é incrível.. Do mesmo jeito tem gente que não consegue ou até consegue mas se divertiria bem mais em um dark souls um pouco menos punitivo..
@@mattheusjob3287eu particularmente encaro os jogos como obra de arte, pra mim deveriam ser apreciados pelo maior número de pessoas possível, colocar um modo fácil não iria anular o fato de ter outras dificuldades maiores pra quem assim prefere, mas respeito sua opinião
@@EvilPapagali666perfeito
@@paulotsolakis4586 Colocar um modo facil seria o mesmo de colocar um bigode na Mona Lisa. Tal como a Mona Lisa não foi feita para ter bigodo, jogos Soul não foram feitos para ter seletor de dificuldade. Se tu encara os jogos como obra de arte então respeita a intenção do artista
Agora também tem que ter modo que joga sozinho, mas que o jogador sinta que ele é o vencendor, afinal todos nós somos campeões e não podemos nos frustar 😂😂😂
Discordo com relação aos jogos da Fromsoftware serem elitistas. Na verdade essa dificuldade é uma característica essencial da filosofia do jogo e da construção de mundo dos jogos da From. Faz parte do processo de aprendizagem das mecânicas do jogo. Toda a gameplay a a história dos jogos como Dark Souls estão relacionados a dificuldade e o processo de aprendizagem.
Concordo plenamente! Baixei o Lies of P e desisti logo pois é punk pra mim rsrsrs
Acho que temos que jogar oq nos diverte e nos dá prazer em jogar e não ficar com aiiiiii baixa a dificuldade!!
Único que zerei foi Elden Ring que joguei uma vez só e parei pois foi punk
Se não tem habilidade pra jogar esse tipo de jogo, joga um mais fácil e vida que segue
Exatamente!! A galera que vai consumir esse tipo de jogo tem q ter em mente que a características principal dele é a dificuldade, logo, ele já NÃO é pra todo mundo. Não adianta comprar um jogo assim q depois ficar pedindo modo easy
Adorei o papo Velberan ❤️
soulslike tem de ser mesmo difícil, caso contrário perde a "alma".... é como uma viagem ao inferno, temos de temer cada paço que damos, cada porta que abrimos, à menor distração é susto certo, seguido de morte e recomeçar tudo de novo como uma criatura das trevas em punição..
Elden ring tem o modo "easy", basta jogar de mago e pegar o mimico, a dificuldade do game cai drasticamente.. E com a quantidade de resets, vc pode muito bem ajustar sua build pros bosses que essa estratégia não funciona.. E pra quem não tem tempo, se travar num boss só olhar na net como passa, simples assim. Só colocar o modo easy tiraria o charme do game, cara que ta disposto a jogar souls like precisa pelo menos dar uma estudada nas estratégias, coisa bem simples e rápida de se fazer.
Resets? Desculpe, mas eu nunca joguei e nem vi gameplays de Elden Ring. O que você quer dizer com "resets"?
Mas isso não é modo easy. Jogar assim, você facilmente detona qualquer chefe muito fácil. Essa opção aí tira o desafio. Um modo de jogo easy não tiraria o desafio, só mudaria a régua. Idealmente, um modo easy faria qualquer um matar a Malenia com uma quantidade parecida de tentativas.
@@bruhbuh32000 Quando vc mata a boss da biblioteca, vc pode usar as "larvas" que encontra pelo mapa como hard reset do seu personagem, podendo realocar todos os pontos de atributo e refazendo sua build, se n me engano da pra encontrar 16 larvas/ jogo, então vc tem como mudar de build 16 vezes.
@@diegolopes7849 hmmmmm entendi. Obrigado por me explicar.
@@astropgn Não entendi sua resposta, eu só falei que da pra passar fácil já, logo, não precisa de modo easy é só estudar o game. O jogador calibra como quiser. E vai por mim, essa build nao funciona com a malenia..
Tenho um amigo que é fã desse gênero de jogo. Pra zuar ele, eu costumo dizer que fãs de Souls Like são tarados, pervertidos sexuais cujo fetiche é a dificuldade extrema. No final a gente dá risada, mas quando eu dei uma chance pra um Souls, foi a literal pior experiência que eu tive com um jogo. Eu não me diverti em nenhum momento. Só passei raiva. Por isso eu desisti. Hoje eu adimito que esses jogos são muito bem feitos, mas, não são pra mim. Mas eu não sou doido pra exigir um modo fácil, pois a proposta do jogo é ser difícil mesmo. Se eu quiser que a proposta do jogo mude, o jogo vai deixar de ser como ele deveria ser. Então, pra mim, o mais lógico é adimitir logo de uma vez que o jogo não é pra mim.
quem pede modo easy num soulslike com certeza nunca jogou e nao entende o conceito do jogo
Eu finalizei DarkSouls Remaster no PC, DS2 e DS3 no PC e no PS4, este último tenho mais de 400 horas, além do Demons Souls e Blood. Perdi tempo na Fextralife pesquisando sobre armas, armaduras, build, DS assim como suas variantes da From, tem formula para ser zerado, morrer, morrer, farmar, upar, summonar enfrentar Boss, morrer, farmar, upar, summonar, derrotar boss, morrer, farmar, upar, summonar, derrotar boss, isso porque sou bem ruim, lento para dar Parry, rolar até que sou melhorzinho, mas dá para zerar de todo modo porque o jogo tem uma variável de opções no estilo de gameplay. Tirando Sekiro, desde que você conheça o jogo e suas mecânicas, itens, armas, o jogo fica relativamente fácil. Agora Sekiro é um caso a parte, tudo é limitado e baseado em Parry, não há opção, e nesse caso eu sou incapaz de zerar Sekiro porque não tenho a concentração e paciência necessária para jogar um jogo tão punitivo a erros, e nesse caso sou favorável sim a uma experiência facilitada, porque a história do jogo é gostosa, a gameplay, adequada as dificuldades do jogador é agradável, e sim eu zerei Sekiro usando Mod e tenho 200 horas de jogo no PC. Então, sou contra tirar a dificuldade do jogo assim como deixar o jogo totalmente fácil, pra mim, ainda que seja dentro do jogo, completando algum objetivo, um item, o jogo poderia ficar mais fácil sim, para que pessoas com dificuldades possam aproveitar. Acho extremamente egoísta as pessoas quererem privar alguém de jogar um jogo porque se sentem superiores a elas por conseguirem zerar um jogo que acaba sendo para poucos. Minha opinião, a contrário de muitos. Mas quem manda é a desenvolvedora, seja contra ou a favor, não faz a menor diferença.
Eu acho que não deveria ter um modo fácil, até porque já tem maneiras de deixar o jogo fácil, só não está nas opções e sim nas escolhas de build, é só upar vida e fazer build de mago e pronto, você tem seu easy mode, eu particularmente gosto de deixar ainda mais difícil, através de escolha de builds. Tem gente que vai além de colocar no very hard fazendo Soul Level 1, enfim, as pessoas precisam ao menos se propor a conhecer o jogo antes de pedir um modo fácil, quem pede isso nem ao menos tocou no jogo e só quer encher o saco, se tivessem algum contato saberiam sobre as escolhas de build.
Sobre acessibilidade eu discordo de você, existem pessoas com várias limitações motoras que conseguem jogar o Sekiro por exemplo, os jogos precisam sim de acessibilidade, de modo fácil é puro choro de jornalista e outros que querem apenas uma experiencia fastfood.
Pra quem acha que o lies of p foi "facilidade" é bait, ele continua difícil, ele tá em fase de balanceamento até ele acharem que o jogo está perfeito, ele param com as correções de dificuldade nerfs e buffs, foi assim com ds1,2,3 elden ring, Bloodborne, sekiro, remnant e ninguém reclamou, sempre tem uns doidos que não entenderam ou uns novatos que vão alopra no twitter aí vem essa desgraça de discussão besta tudo de novo
Eu pessoalmente penso que acessibilidade =/= dificuldade. Tipo, tem jeitos de deixar um jogo mais acessível sem deixar ele necessariamente mais "fácil". A propria franquia sols inteira você pode muitas vezes invocar npcs pra ajudar nos bosses
Gamer que é gamer se fortalece a cada GAME OVER ! Old School Gamer.
Mas todo soulslike tem modo facil,soq n é um botao enorme na tela de inicio,o jogo da varios recursos como builds,items e estrategias q facilitam a jogatina, até msm o Lies of P q é oq fez essa polemica besta voltar a tona tem isso,o proprio é um jogo com o objetivo de introduzir a glr atual no soulslike de forma mais clara,(DS1 ja fazia isso porém a gameplay/parte tecnica especificamente do jogo é datada pros soulslikes atuais),ele tem muita coisa dos soulslikes de 2016 pra ca,parry/block de sekiro,combate de Blood/DS3,mecanicas da trilogia inteira de DS,pra alguem q nunca jogou um soulslike na vida obviamente é dificil e essa é a essencia do genero,n consegue jogar n pq é difícil mas sim pq n sabe(git gud),uma boa parte dessa glr q ta reclamando n se preza a entender as mecanicas de jogo,ler/assistir algo q ajude a entender, e tbm o maior ponto,sao ANSIOSOS,atualmente parece q ngm mais quer zerar um jogo por prazer e sim só pra botar na listinha gamer q jogou o jogo e quer zerar como se fosse um speedrunner da vida ,zerar um soulslike pela primera vez pode levar MESES e eu n to nem brincando,eu msm levei 3 mes pra chegar na metade da campanha de ds3 no meu primeiro contato com um jogo do genero,e n tem nd de vergonhoso nisso,meses dps eu decidi realmente me empenhar pra jogar o jogo e atualmente eu ja zerei a trilogia DS,Elden Ring, progredindo em Sekiro e por ai vai
Soulslike é sobre sofrimento,desafio e triunfo, é aquela velha historia q n da pra vencer sem antes sofrer,n da pra fazer uma omelete sem quebrar uns ovos antes,e esse é o ponto,soulslike em um genero q preza por FUDER,DESTRUIR,JOGAR O PLAYER NA LAMA pra q assim quando ele superar os desafios impostos pelo game ele sinta a sensação crua e verdadeira de vitoria, ISSO é SOULSLIKE
Obs:obviamente tem coisas q n é questão do player e só é o game msm querendo ser mais sacana doq o normal (ds2 q o diga)e nisso eu concordo em n ter um modo facil mas sim q facilitem partes assim,Lies of P e Elden sofreram patches de att dando nerf em diversas coisas q os dev realmente só pesaram a mão na hora de fazer,e nisso ta td bem,agr exigir um modo totalmente a parte só pq o player em questão n consegue aprender o basico do jogo é totalmente PAIA
Eu zerei os dark souls, elden ring, Wo-long (sekiro to penando no último boss) e semana passada o Lies of P. O Lies of P não foi nerfado como estão falando, ele tinha problemas especialmente no último boss que tava bem quebrado, ele tinha uma barra de vida enorme (que não era problema pra mim porque eu dava bastante dano nele), mas os golpes dele estavam dando muito dano e o parry e esquiva do nosso personagem não é NEM DE LONGE bom como do Sekiro (que eles tentaram copiar o gameplay), e isso lascava o jogador como eu que sou bom pra dar parry mas que se não fosse EXTREMAMENTE preciso e no momento EXATO ja era você. eu fiquei um dia inteiro nesse boss, cheguei a deixá-lo com 1% de vida e morri e fiquei pistola hsuheushes. No dia que corrigiram os problemas do jogo, eu matei esse boss de primeira, ele não ficou mais fácil, ele ficou equilibrado só isso. Corrigiram também um problema que qualquer inimigo aleatório do jogo atropelava vc e cortava o seu golpe forte independente da arma que você tinha (que é sem sentido nenhum), foram dando esses tweks pras melhorar o gameplay. Mesmo depois do nerf, um amigo meu que tava tentando matar o rei dos títeres (que muita gente considera um dos mais difíceis do jogo), ainda ficou 2 dias pra derrotá-lo. Então não foi um nerf, foi um balanceamento mesmo, o Elden Ring teve vários, inclusive no boss mais difícil dele que é a Malena, que tava muito apelona e nerfaram (essa eu matei antes do nerf com meu escudão de concreto kkkk).
Souls like é fácil, é só subir o nível acima de 50 e depois começa jogar. Foi o que eu fiz.
Todos os Souls-Like ja tem easy mode so que não é um easy mode comum, ou seja não é uma opção no menu de opções mas sim builds especificas que tornam o jogo extremamente facil. Quanto ao Lies Of P, nerfs é comum, até o Elden Ring recebeu nerfs e buffs em atualizações para manter o balanceamento. Dificuldade é uma coisa, balanceamento é outra. Outra coisa dificuldade não e acessibilidade. Pessoas com graves dificuldades motoras e ate sem certos membors do corpo conseguem jogar e completar joos Souls-Like. Há quem jé tenha completado o Dark Souls 3 com uma venda nos olhos. Então se pessoas com essas graves dificuldades conseguem, porque os outros não conseguem tambêm?
O foda é que esse "modo fácil" que você disse na verdade muda muito a experiência do jogo. Eu joguei Elden Ring nesse "modo fácil", porque eu não conseguia matar nada. Demorei 7 horas para matar um inimigo comum, sem brincadeira. E aí tive que ficar farmando XP, usava vários itens de buff, usava summons... até ficar over level a ponto dos chefes não me tankarem. Resultado: Foi um modo meio bosta, não um modo easy. Modo easy seria ter boss me dando menos dano e tendo menos HP, porque aí eu teria tido um desafio equivalente a quem joga no modo normal: Eles conseguem dar mais dano e esquivar mais. Eu não dou tanto dano e esquivo menos. No fim, ambos temos uma experiência parecida. Seria tão difícil, no modo normal, para quem joga melhor do que eu quanto eu jogando no modo fácil.
@@astropgn Armadura melhor=menos dano. Aumenta certos status=menos dano. Certas magias diminuem a vida maxima dos bosses. Tudo isso pode ser feito sem necessitar de um seletor de dificuldade, so pegando coisas que já existem dentro do jogo. Um seletor de deifculdade não faz sentido nenhum quando as mecanicas do proprio jogo ja permitem diminuir o desafio.
Conselho para jogar qualquer jogo souls: Pare de tentar copiar o estilo de jogo ou a build do seu UA-camr favorito é foque no que você realmente é bom. O jogo te oferece uma infinidade de equipamentos para você testar os mais variados estilo de jogo e ver qual é o melhor que se adapte a você. O mal dessa geração nova e a preguiça de se adaptar e aprender e isso não serve somente para um joguinho e sim para a vida real.
Eu não concordo com a analogia do celular da apple, é apenas um jogo, não jogo pra afaga meu ego ou fazer parte de um grupo, jogo pq eu gosto de jogo difícil
1:55
Velberan acho que você colocou um clip errado.
Quando você estava falando de SoulLike estava passando cenas do cuphead.