Surpreendente como em poucos segundos no início do vídeo você descreveu como eu me sinto desde a alfabetização! Lembro de deixar minhas professoras atônitas por questionar porque o mundo tinha tantas "imperfeições". Já estou com 35 anos convivendo com essa melancolia e falta de motivação de viver. É estranho porque a precocidade foi motivo de orgulho na minha infância mas a superdotação enquanto eu me tornei adulto até hoje, talvez por eu não ter tido o acompanhamento adequado, me trouxe muito sofrimento. Muito obrigado pois alivia muito saber que alguém se importa com isso e está disposto a ajudar, alivia muito a solidão.
Desde muito pequena passo episódios de depressão existencial. Criançad de 6 anos não deveriam pensar sobre a efemeridade das coisas. Aos 8 anos tive uma crise forte sem vontade de comer, brincar e estudar. Vomitava por pensar em coisas angustiantes e o médico dava medicação para o estômago. Aos 28, a médica não entendia eu estar deprimida. Me disse: "tudo está ótimo pra você. Vai casar e entrou no mestrado na melhor universidade da América Latina. Levanta e vai. Para com isso." Sofro com a pobreza e os problemad humanos e ambientais. Um suplício. Só meu marido, meu anjo, entende perfeitamente. Ele que me convenceu de que sou uma pessoa querida, inteligente acima da média e me ajuda a seguir. Fala dos relacionamentos.
Eu via essa hiperatividade cerebral (de pensamentos) como um problema, mas hoje aprendi a gostar, visto que pode ser utilizada para idéias extraordinariamente boas; mas quando se voltam para idéias ruins, é uma auto-destruição em potencial, mas nada que um tempo a curto-prazo não resolva.
Drown out. Levei anos assim. Minha família foi cada 1 pra um lado e a vida perdeu completamente o sentido pra mim. Pra que eu quero dinheiro se eu nao tenho ninguém? Ninguém sequer me conhece de verdade. Me recuperei esse ano porque descobri as coisas, mas eu já tinha virado um mendigo. Minha casa virou uma bagunça, meu corpo já estava apodrecendo. Tive que me recuperar do 0. Mudei a alimentação e deixei tudo do jeito que eu gosto em casa. Quando alguém me fala algo negativo eu ja estou protegido e ignoro. Ainda vou conseguir me expressar, mas só de ficar com a guarda alta ja me ajudou bastante.
Interessante o seu relato. Já desejei várias vezes abandonar tudo e ficar vagando pelas ruas. Um cansaço enorme da vida. E ao mesmo tempo, uma falta de entendimento do porquê certas coisas são muito mais importantes para mim do que para as outras pessoas. O que me segurou foi o meu filho. Uma noite, andando sozinha pela rua, resolvi voltar. Imaginei como seria para ele a mãe desaparecer.
Puxa, que chato isso neh 😐 eu te entendo perfeitamente porque quando as coisas não estão bem amarradas e fazendo sentido eu caio num poço sem fundo terrível 😖
Eu comecei acompanhamento psicológico recentemente pois estava com crises de pânico acusadas por motivos emocionais recentes e ansiedade que não me deixava mais dormir e começaram a atrapalhar meu desempenho acadêmico absurdamente, e durante o processo meu psicólogo me disse que sou superdotada, está sendo um alívio absurdo entender mais sobre e aprender terapias comportamentais que me ajudam a criar consciência de muitas coisas importantes em mim, além de me ajudar com vícios que eu tenho porque foram minhas formas de escapar do tédio e da tristeza e acalmar a mente
Arrepiou… sou da área da saúde e sofro mttt. Me coloco no lugar do paciente, observo a crise econômica que vivemos e me questiono porq eu cheguei onde cheguei. Encontro pessoas fantásticas em condições de baixa renda etc. Agora q atingi todo esse lance de ascensão social, qro ir p outro lugar, fazer algo totalmente diferente, comprar umas ferramentas, construir um carro, construir algo legal…. Parabéns pelo vídeo.
Agradeço por mais esclarecimentos e por tratar do assunto com muita clareza, Lorena!! Através dos seus vídeos consigo entender que não estou sozinho nesse mundo, afinal, existem pessoas que sofrem da mesma maneira que eu. Muito obrigado por isso, você me inspira!!
Tive um aluno de nove anos que era super dotado, eu lecionava conteúdo que até adolescente/adulto universitário achava difícil (programação orientada a objetos). Ele não sabia o que era parênteses e descobriu deduzindo por minha aula e um dia ele viu na aula de matemática a prof errando e corrigiu ela RS. Ele se sentia muito triste porque não tinha amigos e tinha muita dificuldade de concentração.
Tenho 21 anos e me mudei de estado para ser acadêmico de administração e acabei sendo o ideal para muitos colegas... tenho 3 empreendimentos e trabalho como analista de operações em uma empresa ótima, mas parece que a cada conquista que eu tenho eu fico mais depressivo. nada mais faz sentido e estou há meses nessa depressão existencial, voltei a fumar e procurar outras substâncias para anestesiar e tocar o barco, mas a dor nunca passa
É um inferno, sou artista plástico. Mas a mente não para, vivo sozinho. E sempre buscando, sempre querendo saber mais. Não dá pra conversar com as pessoas, eu só queria conseguir controlar a minha mente.
muito obg. sou superdotado e estou passando por isso e as vezes é dificil demais
2 роки тому+1
A crise da meia idade me trouxe um inquetação muito grande e graças ao meu psicólogo que indentificou que sou uma PAS e o contato com a obra do C. G. Jung, consegui achar a paz novamente. Os seus vídeos tem ajudado muito a gerenciar essa paz, agradeço imensamente.
... bom dia para todos...olha dra,a depressão é um problemaço para muitas pessoas e muitos ainda acham que é.."ondinha, fraqueza,coisa de rico ahahahah... perdão...)...mas são tantos os absurdos que lemos, escutamos que só rindo 😀!!!... enfim... porém é um assunto seríssimo e que merece uma atenção devida , respeitosa pois para quem tem a situação é pesada... imagina para as pessoas hiper intensas!!!???...
Eu já tive uma depressão que chamam de depressão dos filósofos, da possibilidade de um universo mal frente a resistência humana. Mas é fato que a super sensibilidade a esses temas não implica na relação pessimismo/filosofia. Pessimismo não é o mesmo que realismo como a ansiedade patológica nos quer fazer crer.
Lorena, seus videos são maravilhosos, sinto falta, faz um video com o tema de consciência plena da superdotação. Quando descobrimos por diagnóstico nós continuamos a conviver com pessoas "normais" e então passamos a acreditar que também somos normais sabe? A incompreensão ao redor é incrível. É muito dificil, é uma inveja muito grande.
Eu tenho assistido aos seus vídeos e posso dizer que são 99,9% acertivos para mim. Tenho acompanhamento psicológico há 2 meses, cheguei ao ponto de não resistir a grande confusão que tenho sofrido na minha cabeça. Eu conheci o seu canal faz 4 dias. Chamei a minha filha para assistir dois vídeos e ela disse "papai tudo isso que ela está falando é o senhor todinho". Eu não sei se te agradeço - porquê os seus vídeos me deixam tristes e alegre com a mesma intensidade.
Lorena, você acredita que eu detectei que tenho essa crise existencial e digo mais, eu sempre comento aos "amigos" mais próximos quando a crise está presente. E digo mais: eu sempre usei esse termo e observo que não dura mais de 3 dias - se passar disso eu tenho a certeza que perderei o controle da situação, pois já estaria entrando no quadro de depressão.
Obrigado por seu trabalho Lorena, desde que comecei a seguir o canal, estou me identificando muito com os vídeos e as características descritas. Já que esse vídeo fala do vazio existencial, poderia falar a respeito da parte de crença religiosa / metafísica do superdotado? Costumam serem céticos e tenderem ao agnosticismo / ateísmo? Também gostaria de saber em relação ao espectro político se há alguma tendência, sem querer causar atritos, claro, abraços.
Eu passo por isso, e aos 40 anos me senti usado por ter dançado a música desta sociedade. Vivi uma vida inteira sendo gentil, educado e honesto, para que? Para ser aceito nesta sociedade rasa e individualista? Eu vejo tudo o contrário, me desespero, meus herois morreram de overdose meus inimigos estao no poder.
Lorena, você tem um email? Eu sou astrólogo, também nessa condição, fiquei pensando que a astrologia pode ser interessante para pensar essas coisas...o que você acha da gente "trocar" uma idéia.
3 місяці тому
Oi Henrik. Que bom ter você por aqui. Agradecida pelo convite, todavia, nesse momento estou focando meus esforços no canal e estou sem agenda para essa conversa. Espero que o canal possa ajudar você nos seus estudos.
Dúvida.. tenho esses sintomas e essas críticas existenciais, contudo, de forma alguma considero-me superdotado. ..apenas superdotados tem depressão existencial? não pode ser sentido por pessoas comuns??
03:04 Decalagem? decalagem substantivo feminino 1. AERONÁUTICA diferença entre os ângulos de incidência das asas de um biplano ou multiplano. 2. AERONÁUTICA correção da diferença angular entre o norte magnético e a agulha da bússola.
O termo decalagem faz referência às condutas, processos ou estruturas análogas que aparecem em diferentes momentos do desenvolvimento em vez de serem sincrônicos. Essa noção compreende pois, tanto a ideia de analogia quanto a de retardo temporal entre as condutas. É uma teoria do desenvolvimento que distingue diferentes planos hierárquicos de conhecimento que essa noção toma sentido. Toda passagem a um plano superior é marcada, ao mesmo tempo pela continuidade e pela ruptura (MONTANGERO; MAURICE-NAVILLE, 1998, p. 117).
3 роки тому+5
Eu sei, mas nao encontro a palavra que dê o mesmo significado em português. Olhe pelo angulo dos sinonimos : Falta de sincronia: discrepância, diferença, desfasamento, defasagem, variação, assincronia, descompasso, dissonância, décalage.
@@marciapeixotopagliaro5302 "fora de compasso", "deslocado", como se não estivesse na mesma realidade "dos outros" ou os outros não estivessem na mesma realidade nossa. "Sentindo se um ET".
Essa da aeronáutica parece fazer sentido, o superdotado é aquele que sofre por notar que há desacertos na agulha da bússola da humanidade em referência ao norte magnético real.
Surpreendente como em poucos segundos no início do vídeo você descreveu como eu me sinto desde a alfabetização! Lembro de deixar minhas professoras atônitas por questionar porque o mundo tinha tantas "imperfeições". Já estou com 35 anos convivendo com essa melancolia e falta de motivação de viver. É estranho porque a precocidade foi motivo de orgulho na minha infância mas a superdotação enquanto eu me tornei adulto até hoje, talvez por eu não ter tido o acompanhamento adequado, me trouxe muito sofrimento. Muito obrigado pois alivia muito saber que alguém se importa com isso e está disposto a ajudar, alivia muito a solidão.
Desde muito pequena passo episódios de depressão existencial. Criançad de 6 anos não deveriam pensar sobre a efemeridade das coisas. Aos 8 anos tive uma crise forte sem vontade de comer, brincar e estudar. Vomitava por pensar em coisas angustiantes e o médico dava medicação para o estômago. Aos 28, a médica não entendia eu estar deprimida. Me disse: "tudo está ótimo pra você. Vai casar e entrou no mestrado na melhor universidade da América Latina. Levanta e vai. Para com isso." Sofro com a pobreza e os problemad humanos e ambientais. Um suplício. Só meu marido, meu anjo, entende perfeitamente. Ele que me convenceu de que sou uma pessoa querida, inteligente acima da média e me ajuda a seguir. Fala dos relacionamentos.
Muito bom que tenha um marido compreensível e que a ajuda.
Eu via essa hiperatividade cerebral (de pensamentos) como um problema, mas hoje aprendi a gostar, visto que pode ser utilizada para idéias extraordinariamente boas; mas quando se voltam para idéias ruins, é uma auto-destruição em potencial, mas nada que um tempo a curto-prazo não resolva.
Drown out. Levei anos assim. Minha família foi cada 1 pra um lado e a vida perdeu completamente o sentido pra mim. Pra que eu quero dinheiro se eu nao tenho ninguém? Ninguém sequer me conhece de verdade. Me recuperei esse ano porque descobri as coisas, mas eu já tinha virado um mendigo. Minha casa virou uma bagunça, meu corpo já estava apodrecendo. Tive que me recuperar do 0. Mudei a alimentação e deixei tudo do jeito que eu gosto em casa. Quando alguém me fala algo negativo eu ja estou protegido e ignoro. Ainda vou conseguir me expressar, mas só de ficar com a guarda alta ja me ajudou bastante.
Interessante o seu relato. Já desejei várias vezes abandonar tudo e ficar vagando pelas ruas. Um cansaço enorme da vida. E ao mesmo tempo, uma falta de entendimento do porquê certas coisas são muito mais importantes para mim do que para as outras pessoas. O que me segurou foi o meu filho. Uma noite, andando sozinha pela rua, resolvi voltar. Imaginei como seria para ele a mãe desaparecer.
Puxa, que chato isso neh 😐 eu te entendo perfeitamente porque quando as coisas não estão bem amarradas e fazendo sentido eu caio num poço sem fundo terrível 😖
Eu comecei acompanhamento psicológico recentemente pois estava com crises de pânico acusadas por motivos emocionais recentes e ansiedade que não me deixava mais dormir e começaram a atrapalhar meu desempenho acadêmico absurdamente, e durante o processo meu psicólogo me disse que sou superdotada, está sendo um alívio absurdo entender mais sobre e aprender terapias comportamentais que me ajudam a criar consciência de muitas coisas importantes em mim, além de me ajudar com vícios que eu tenho porque foram minhas formas de escapar do tédio e da tristeza e acalmar a mente
Aos 41 anos saber disso é um bálsamo.
❤️
Vídeo interessante. As vezes eu fico por umas duas semanas desmotivado, sem propósito, nunca entendi isso. De tempos em tempos isso acontece.
Você encontrou alguma solução?
Arrepiou… sou da área da saúde e sofro mttt. Me coloco no lugar do paciente, observo a crise econômica que vivemos e me questiono porq eu cheguei onde cheguei. Encontro pessoas fantásticas em condições de baixa renda etc.
Agora q atingi todo esse lance de ascensão social, qro ir p outro lugar, fazer algo totalmente diferente, comprar umas ferramentas, construir um carro, construir algo legal….
Parabéns pelo vídeo.
Saio e entro nesse vídeo a cada crise,essa dor é dolorida demais para ser explicada ,mas é admirável a suavidade das palavras.
Agradeço por mais esclarecimentos e por tratar do assunto com muita clareza, Lorena!! Através dos seus vídeos consigo entender que não estou sozinho nesse mundo, afinal, existem pessoas que sofrem da mesma maneira que eu. Muito obrigado por isso, você me inspira!!
Tive um aluno de nove anos que era super dotado, eu lecionava conteúdo que até adolescente/adulto universitário achava difícil (programação orientada a objetos). Ele não sabia o que era parênteses e descobriu deduzindo por minha aula e um dia ele viu na aula de matemática a prof errando e corrigiu ela RS.
Ele se sentia muito triste porque não tinha amigos e tinha muita dificuldade de concentração.
Ele estudava poo aos 9 anos?
Tenho 21 anos e me mudei de estado para ser acadêmico de administração e acabei sendo o ideal para muitos colegas... tenho 3 empreendimentos e trabalho como analista de operações em uma empresa ótima, mas parece que a cada conquista que eu tenho eu fico mais depressivo. nada mais faz sentido e estou há meses nessa depressão existencial, voltei a fumar e procurar outras substâncias para anestesiar e tocar o barco, mas a dor nunca passa
Procure atendimento Thiago. Te fara bem.
Querida vc não faz vídeos, vc lê o script do fundo da minha mente, muito obrigado
Obrigada Luan :) E essa a minha intençao mesmo, falar a linguagem dos superdotados :)
Welissom Alves, Betim MG
É um inferno, sou artista plástico. Mas a mente não para, vivo sozinho. E sempre buscando, sempre querendo saber mais. Não dá pra conversar com as pessoas, eu só queria conseguir controlar a minha mente.
Muito esclarecedor. grata
muito obg. sou superdotado e estou passando por isso e as vezes é dificil demais
A crise da meia idade me trouxe um inquetação muito grande e graças ao meu psicólogo que indentificou que sou uma PAS e o contato com a obra do C. G. Jung, consegui achar a paz novamente. Os seus vídeos tem ajudado muito a gerenciar essa paz, agradeço imensamente.
... bom dia para todos...olha dra,a depressão é um problemaço para muitas pessoas e muitos ainda acham que é.."ondinha, fraqueza,coisa de rico ahahahah... perdão...)...mas são tantos os absurdos que lemos, escutamos que só rindo 😀!!!... enfim... porém é um assunto seríssimo e que merece uma atenção devida , respeitosa pois para quem tem a situação é pesada... imagina para as pessoas hiper intensas!!!???...
Eu já tive uma depressão que chamam de depressão dos filósofos, da possibilidade de um universo mal frente a resistência humana. Mas é fato que a super sensibilidade a esses temas não implica na relação pessimismo/filosofia. Pessimismo não é o mesmo que realismo como a ansiedade patológica nos quer fazer crer.
Lorena, seus videos são maravilhosos, sinto falta, faz um video com o tema de consciência plena da superdotação. Quando descobrimos por diagnóstico nós continuamos a conviver com pessoas "normais" e então passamos a acreditar que também somos normais sabe? A incompreensão ao redor é incrível. É muito dificil, é uma inveja muito grande.
Obrigada Tiago.
Exatamente isso mesmo. Que triste 😔😔😔😔
Expressar os sentidos, obrigado pelas exclarações! 👏👏👏muito bom o seu trabalho!
Venho me mapeando nessa fase, como uma dor que eu terei que entender .
Basta ler O Mito da Caverna de Platão...
O mundo visível e o inteligível...
É assim que me sinto...
Muito obrigada por postar 🙏🏻🇯🇵
Rs, muito bom mesmo. Estou na luta
Eu tenho assistido aos seus vídeos e posso dizer que são 99,9% acertivos para mim. Tenho acompanhamento psicológico há 2 meses, cheguei ao ponto de não resistir a grande confusão que tenho sofrido na minha cabeça. Eu conheci o seu canal faz 4 dias. Chamei a minha filha para assistir dois vídeos e ela disse "papai tudo isso que ela está falando é o senhor todinho". Eu não sei se te agradeço - porquê os seus vídeos me deixam tristes e alegre com a mesma intensidade.
Lorena, você acredita que eu detectei que tenho essa crise existencial e digo mais, eu sempre comento aos "amigos" mais próximos quando a crise está presente. E digo mais: eu sempre usei esse termo e observo que não dura mais de 3 dias - se passar disso eu tenho a certeza que perderei o controle da situação, pois já estaria entrando no quadro de depressão.
Muito bom parabéns pelo trabalho ❤
Agradecida Paulo ❤
Obrigado por seu trabalho Lorena, desde que comecei a seguir o canal, estou me identificando muito com os vídeos e as características descritas. Já que esse vídeo fala do vazio existencial, poderia falar a respeito da parte de crença religiosa / metafísica do superdotado? Costumam serem céticos e tenderem ao agnosticismo / ateísmo? Também gostaria de saber em relação ao espectro político se há alguma tendência, sem querer causar atritos, claro, abraços.
Eu passo por isso, e aos 40 anos me senti usado por ter dançado a música desta sociedade. Vivi uma vida inteira sendo gentil, educado e honesto, para que? Para ser aceito nesta sociedade rasa e individualista? Eu vejo tudo o contrário, me desespero, meus herois morreram de overdose meus inimigos estao no poder.
Agradeço a este vídeo só agora entendi o porque sou tão complicada obrigada
😂
Não sei se sou super Dotada, mas acho que estou em depressão
Eu vivi na minha pré adolescência.
Gostaria que você desse sugestões de leitura sobre o assunto. Obrigada!
Marcia, não conheco em português, mas vai sair outro video sobre este assunto daqui a 2 semanas. Acho que cito fontes o outro 🙂🙂
Obrigado, Lorena! Em termos de técnicas psicológicas, creio que logoterapia (de Viktor Frankl possa ajudar mais que TCC nesses casos.
Perfeito Mateus
Não teve um sintoma descrito que eu não sofra constantemente... eu não fazia idéia disso... eu não sabia que eu era assim.
Não é assim pra todo mundo?
Desde que eu tinha uns 2 anos de idade.
Relacionado a essa parte emocional, pode acontecer da pessoa ter sintomas como se fosse uma esquizofrenia ou psicose?
Lorena, você tem um email? Eu sou astrólogo, também nessa condição, fiquei pensando que a astrologia pode ser interessante para pensar essas coisas...o que você acha da gente "trocar" uma idéia.
Oi Henrik. Que bom ter você por aqui. Agradecida pelo convite, todavia, nesse momento estou focando meus esforços no canal e estou sem agenda para essa conversa. Espero que o canal possa ajudar você nos seus estudos.
Dúvida.. tenho esses sintomas e essas críticas existenciais, contudo, de forma alguma considero-me superdotado. ..apenas superdotados tem depressão existencial? não pode ser sentido por pessoas comuns??
Sim, todo mundo pode sentir.
Estou me sentindo assim hoje😢😢
Passei por tudo isso...
Acho que depois de velhinho aprendi.
Mas nunca mais tentarei desmamar dos antidepressivos!
Eu virei um alcoólatra
03:04 Decalagem?
decalagem
substantivo feminino
1. AERONÁUTICA
diferença entre os ângulos de incidência das asas de um biplano ou multiplano.
2. AERONÁUTICA
correção da diferença angular entre o norte magnético e a agulha da bússola.
O termo decalagem faz referência às condutas, processos ou estruturas análogas que aparecem em diferentes momentos do desenvolvimento em vez de serem sincrônicos. Essa noção compreende pois, tanto a ideia de analogia quanto a de retardo temporal entre as condutas. É uma teoria do desenvolvimento que distingue diferentes planos hierárquicos de conhecimento que essa noção toma sentido. Toda passagem a um plano superior é marcada, ao mesmo tempo pela continuidade e pela ruptura (MONTANGERO; MAURICE-NAVILLE, 1998, p. 117).
Eu sei, mas nao encontro a palavra que dê o mesmo significado em português. Olhe pelo angulo dos sinonimos :
Falta de sincronia:
discrepância, diferença, desfasamento, defasagem, variação, assincronia, descompasso, dissonância, décalage.
Que perfeito Marcia! Obrigada 🙏🏽🥰
@@marciapeixotopagliaro5302 "fora de compasso", "deslocado", como se não estivesse na mesma realidade "dos outros" ou os outros não estivessem na mesma realidade nossa.
"Sentindo se um ET".
Essa da aeronáutica parece fazer sentido, o superdotado é aquele que sofre por notar que há desacertos na agulha da bússola da humanidade em referência ao norte magnético real.