Se você puder colaborar com o canal, pode fazê-lo adquirindo o livro físico ou e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos. Disponível nos links abaixo: E-book: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 Livro físico: loja.uiclap.com/titulo/ua25925/ Curso Preparatório: go.hotmart.com/I86886072L?dp=1
Fui fazer a compra, está mostrando 2 edição, como faço pra com a primeira também?
2 місяці тому+1
@@GeraldoBoscoAngelicaeSilva Oi, Geraldo, tudo bem? Primeiramente, obrigado pelo interesse, pois ajuda a manter as coisas funcionando por aqui. A 2a edição é a mais atual, baseada na 1a, mas muito mais completa, revisada e ampliada. Mas caso faça muita questão de ter esse material, peço a gentileza de me mandar um e-mail que eu envio o arquivo em PDF da 1a edição. Pode ser? Fico à disposição, valeu!!!
Sou engenheiro civil e confesso que sempre senti dificuldades em compreender assuntos de saneamento. Mas suas aulas são tão didáticas que além de entender, me divirto com elas!! Muito obrigado professor!!!
Рік тому+1
Valeu pelo retorno, Estevão! Obrigado e bons estudos!!! Sucesso aí na caminhada!!!
Obrigado, Francine! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
Exelente aula, professor!!! Sou da biologia e estou estudando para a prova de estágio que vou prestar na companhia de sanemento do meu estado! Suas aulas estão me ajudando MUITO, visto que um conteúdo sobre esse assunto, ainda mais de extrema qualidade quanto essa, é dificil de se achar pela internet. Muito Obrigada!
8 місяців тому
Obrigado, Luiza! Bons estudos e boa sorte na sua prova! Conta com a minha torcida!
Trabalhei numa ETA dessa, concordo com os defeitos mas se acrescentar no projeto a limpeza a vazão não muda, vejo ki se economiza produtos químicos só em ter um tanque repouso entre o facultado e descontado e entre este e o filtro cara isso melhora muiiito em tudo. Claro meu modo de ver. estou pensando em reformar e adaptar a ETA onde estou agora . Só 5m3 h. Porém terei ki comprar aparelho de medir cloro pH(5.6a 6 a agua bruta.) tubidez. Pois na minha ETA compacta já decorei pela cor da água os cálculos da dosagem. Uso olfato paladar sem duvidas.tenho vários tipo de agua no ano de várias cores com teor de barro e caldo de folhas (agua preta vem do folharam) variável. Os búfalos e rabetas abriram um mini canal, virou um rio. Isto deu ruim pk a força do Amazonas vem em forma de T travessando o rio principal que era de agua limpa e atinge minha captação. Digo deu ruim pk a ETA era pra agua sem barro. Eu até prefiro tratar agua do Amazonas pela simplicidade. Pois até ficou melhor a mistura pois tratar agua limpa já é ruim e com cheiro de folhas podre e pior pois ETA comum não tira cheiro nem cor no meu entender. Não sou técnico só mi viro pra abastecer a sociedade da melhor maneira.
Рік тому+1
Oi, Nelson!! Que bacana seu depoimento. Pois é, os vídeos aqui são elaborados com base no que a literatura da área nos apresenta mas, o dia-a-dia, os problemas, as particularidades, são vocês operadores e gestores que sabem sempre, pois são vocês que estão sempre tendo que correr atrás e fazer o melhor pela população, além de que cada ETA é uma ETA e às vezes as soluções que funcionam em um lugar, nem sempre irão funcionar em outro. Parabéns pelo trabalho e sucesso com a sua reforma. Vamos conversando e nos ajudando a melhorar os serviços no país. Abraços, até breve!!!
Vc é muito bom na sua área, parabéns! Gostaria de que fizesse um vídeo explicando as principais vantagens e desvantagens de se usar PAC ou sulfato de alumínio. Sou operador de eta. Mas nunca soube qual é o melhor. Desde já agradeço pela atenção! Abraço
2 місяці тому
Oi, Edson! Obrigado pelo comentário! É possível sim fazer um vídeo do tipo. Mas, de antemão, podemos dizer que o melhor coagulante pra nossa estação é aquele que traz o melhor custo/benefício. O PAC forma flocos maiores, não precisa de fabricação prévia e a principal vantagem é que praticamente não consome alcalinidade na sua aplicação, o que favorece seu uso com quase nenhuma correção de pH. Porém, seu custo e acesso em grandes volumes ainda é um entrave pra muitas estações brasileiras. Já o sulfato de alumínio funciona bem, apesar de consumir alcalinidade, requerendo o uso de um agente alcalinizante. Dependendo da forma de aquisição pode precisar de um preparo prévio. Mas, seu custo e acessibilidade para as ETAs ainda é mais vantajoso. Eu queria ver se alguma empresa fabricante me deixaria gravar e fazer um vídeo mostrando os prós e contras. Quem sabe uma hora dá certo. Bom, vamos conversando. Sucesso e até já!
Os vídeos do Prof. Fábio são objetivos e claros, de fácil compreensão que auxiliam muito na assimilação de informações e conhecimentos, que contribuem na identificação de falhas na rotina do trabalho do dia a dia.
Рік тому+1
Valeu, Leniara!!! Muito obrigado pelo comentário!! Eu busco isso mesmo, falar de um jeito objetivo pra todos, sem esquecer de quem mal conhece a nossa área. Sucesso pra você!!! =)
Bom dia, parabéns pelos ensinamentos. Gostaria de explicação do uso de fórmula vazão do coagulante na ETA bem como as diluições no jar test sem tabela e sim fórmula para o PAC.
19 днів тому
Oi, Theo, beleza? Pode me dar mais detalhes do que precisa? Você queria mais explicação sobre o uso da fórmula de aplicação de coagulantes em ETA e das diluições no Jar-test? Para aplicação de PAC (ou qualquer outro produto líquido), você multiplica a vazão de água bruta pela dose que quer usar e divide o resultado pela densidade do PAC (convertendo a densidade para a mesma unidade da dosagem, por exemplo, mg/L ou g/L). O resultado da vazão de PAC será dado na mesma unidade da vazão de água bruta.
Obrigado, Cícero! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
❤amei, estava a muito tempo procurando um canal..no formato e metodologia como este! Livro salvo e será adquirido..ansiosa pra leitura e aplicação na prática na ETA 😊
Рік тому
Ah, que massa! Muito obrigado, Joiceane!!! Espero que seja mesmo de grande valia. Aqui e também no meu livro tem meus contatos então, sempre que precisar de ajuda com alguma coisa, pode contar comigo. Sucesso na caminhada, até breve!!!
Professor Boa tarde! Trabalho com tratamento de água em sistemas convencionais, sistemas de flotação e sistemas compactos com vazoes elevadíssimas (12000m3/h), peço a sua licença para compartilhar os vossos ensinamentos com alguns colegas de trabalho. Seus materiais vão me ajudar a reforçar os ensinamentos e explicações que repasso no dia a dia junto as operações! Parabéns pela forma didática fácil de ensinar os conteúdos! Abraço
Рік тому
Oi Anderson. Caramba!!! 12 mil metro cúbicos por hora em flotação???? Uau!!! Se vc estiver aqui em SP eu adoraria um dia ir gravar in loco e mostrar esse tipo de tratamento pra todo mundo. Fique à vontade pra compartilhar o vídeo sim. Esses conteúdos são voltados pro público técnico e operacional, então, eu não abordo dimensionamento e coisas do tipo, mas descrevo a tecnologia e tal. Espero que ajude. Valeu pelo comentário e pensa na proposta mencionada! hahaha... abraços!
Obrigado! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
Gostaria de uma explicação sobre o uso de polímeros catiônico no processo se floculação e sedimentação
Рік тому
Oi, Henrique. Em geral os coagulantes que usamos no tratamento da água são catiônicos, pois liberam cargas positivas para desestabilizar as cargas superficiais dos coloides que, em geral, são negativas. Desestabilizando essas cargas, fica muito mais fácil agrupá-las em flocos passíveis de remoção por decantação ou flotação. No tratamento do lodo, por sua vez, invertemos a carga do polímero, adicionando um polímero aniônico primeiramente. Joia? Vamos conversando. Abraços!
Onde trabalho usa Klaraid ic1043p. Ultimamente tá bem dificil manter a floculação, mesmo a água bruta estando bem limpa, o que deve ser feito se perder toda a floculação mesmo o ph estando bem próximo de 7 ? Seria aumentando a dosagem (ppm) do produto? É um floculador mecânico
Рік тому
Fala, Bruno! Joia? Geralmente quando a água bruta tem baixa turbidez a floculação fica mesmo comprometida, pois a nucleação (que seria a formação do primeiro floco após a adição do coagulante) é mais difícil. Vocês usam algum auxiliar de floculação? Acho que essa seria a melhor opção para esses casos. Há pouco a ser feito na etapa da floculação. =/
como puedo adquirir el libro? yo vivo en Nicaragua y me indica la pagina que no es posible adquirirlo para mi region.
6 місяців тому
Hola Jessica, ¿cómo estás? Puedo intentar enviar una de las copias que tengo conmigo. Envíame un email con más datos, como tu dirección postal, y veré cómo puedo enviarte el libro. Estoy esperando.
Amigo vou prestar concurso na área de Operador de ETA e ETE, seu material parece ser bastante profissional, esse é o volume 2, seria necessário adquirir o volume 1 ?
2 місяці тому
Oi, Anderson, tudo bem? Obrigado pelo comentário. Acho que você está se referindo ao e-book (que tem a 1ª e a 2ª edição). O curso preparatório também é vendido na Hotmart, mas são quase 30 módulos com vídeo aulas, questões comentadas e Quiz. Temos também um grupo de Whatsapp para dúvidas e comentários dos concursos. Espero que goste do conteúdo e é sempre bom lembrar que se houver a desistência dentro de 5 dias a plataforma Hotmart devolve o valor pago. Sucesso e bons estudos!! Fico à disposição.
Olá amigo ! Eu preciso implementar um sistema para transformar a água turva em água cristalina. É para minha pousada. É uma pousada pequena, com 12 quartos. Nosso reservatório possui 1500 litros. Vc tem algum projeto de pequeno porte?
2 місяці тому
Oi, Alessandro, tudo bem? Podemos conversar melhor sobre isso. De "bate-pronto" não tenho nenhum projeto e isso vai depender do que está causando a turvação da sua água. Dependendo do que for, a instalação de filtros na saída do poço (suponho que você aí use poço...) deve resolver. Me mande um e-mail se possível com seu contato: conteudosambientais@gmail.com Vamos conversando, até breve!!!
Como fazer uma filtragem sem quebrar as particulas
4 місяці тому
Oi, Leandro, tudo bem? Bom, para que isso seja possível a velocidade de filtração deveria ser muito muito muito baixa, pois os flocos formados são muito sensíveis a qualquer agitação mais abrupta da água. Se a ideia é fazer a filtração em linha ou filtração direta, sem o uso de decantadores, então o processo de coagulação precisa ocorrer com na fixa de pH solúvel do coagulante, trabalhando com adsorção-neutralização e não formando flocos, como ocorre no tratamento de ciclo completo.
Olá .gostaria de saber se vc já fez a comparação de eficiência entre os floculantes sulfato de alumínio ,cloreto férrico e (PAC)
Рік тому
Oi, Adson! Ainda não fiz nenhuma comparação direta, mas nos vídeos de jar-test que fiz os resultados obtidos foram parecidos (em termos de produto ativo). O consumo de PAC foi bem menor, pois tinha um produto ativo maior.
Excelente explicação professor!!! Estou trabalhando numa ETE de processo continuo, de vazão 10m Cubico por Hora. Mas estou com uma Dificuldade, o Lodo No Decantador esta Subindo, até os vertedouros, nao consigo deixar o Lodo no Fundo do Decantador. Estou Usando como Alcalinizante, soda 50% junto com cal para ajustar o pH, e policloreto para ajustar o ph para 7, e Polimero Catiônico. Mas com 5 Horas de Operação, o Lodo sobe ele nao fica nonfundo do Decantador. Temos um filtro prensa que pucha o lodo no fundo do Decantador para descartalo mas o Lodo sobe demais. Vc não tem uma Dica de Como Deixar o Lodo no fundo do Decantador.????
10 місяців тому+1
Oi, Rodrigo, tudo joia? Rapaz, hoje mesmo peguei comentando um caso parecido com o seu. Ao que tudo indica, parece que quando a ETE recebe água de processo com uma temperatura muito alta, não está dando tempo suficiente pra resfriar antes de entrar na ETE, criando uma corrente convectiva no decantador e levantando o lodo. Será que seu caso não tem algo parecido? Outra questão é observar a vazão. Se estiver muito acima da vazão de projeto a velocidade da água pode puxar o lodo pra cima. Outra possibilidade é a quebra dos flocos por algum gradiente de velocidade acima do ideal (na floculação ou na passagem dos flocos pro decantador). Dependendo do tipo de decantador, também, as descargas de fundo precisam ser feitas em um intervalo menor de tempo, ou o lodo pode acabar sendo arrastado, também. Busque começar uma investigação por aí com esses princípios, joia? E vamos conversando. Abraços, até já!
Meu Alcalinizante é a Base de Soda com Cal, Reação Exotérmica, esquenta Muito. Será Que Pode ser este Fator? Sobre a Vazão, o projeto é pra 10 m cubco por Hora é para suportar.
Tem relação usando PAC na água bruta; tipo o excesso de PAC as partículas coagulao mais não descem para o fundo ou a menos podem descer ou subir os resíduos. Tem relação? Caso as partículas não dessam para o fundo eu devo colocar mais ou menos PAC
9 місяців тому
Como via de regra (ainda que hajam exceções), o coagulante fará o floco descer. Quando eles flutuam temos que investigar algumas possibilidades como: - velocidade muito alta no decantador - ocorrência de correntes convectivas no decantador (mais comum de acontecer entre as 11h e as 15h) - tempo de floculação muito curto (não gera flocos grandes e pesados) - gradientes hidráulicos muito elevados no trecho floculador/decantador (gera a quebra dos flocos) como, por exemplo, bocais mal dimensionados, anteparos, quedas d'água, etc. - ocorrência de liberação de bolhas ocasionando flotação - pH muito fora do ideal pra formação de flocos É o caso de averiguar todas essas possibilidades e ir excluindo cada uma delas. Em último caso pensar na possibilidade de um auxiliar de floculação. Joia? Boa sorte na investigação! 😉
Professor, fui aprovado no concurso da Embasa e já estou trabalhando. Seus vídeos me ajudaram muito. Como comprar esse livro físico?
Рік тому+1
Aeeeeeee, meu caro!!! Parabéns!!! Lembro da troca de mensagens que tivemos aqui pelo UA-cam e das suas participações nas lives. Parabéns, meu caro!!! Sucesso na jornada!!! Link para meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 Link para o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua25925
Professor posso misturar o cal hidratado no mesmo tanque de sulfato de alumínio
Рік тому
Oi, Gil, boa noite, joia? Você se refere aos produtos secos, onde você quer fazer a preparação, ou refere-se à aplicação dos produtos em um mesmo tanque? Se for o primeiro caso, a preparação dos produtos secos, a resposta é não. Não pode misturar, pois senão o sulfato reagirá com a suspensão de cal e você perderá ambos os produtos químicos. Se você estiver se referindo à aplicação em um mesmo tanque, então ok, isso é possível sim. Joia? Vamos conversando! Abraços e até já!
Professor, por que em certo momento do dia a floculação pára?
9 місяців тому
Oi, Eriton, joia? Deixa eu entender certinho sua dúvida. Você diz que a a etapa de floculação é desligada (tipo, desligam-se os agitadores) ou que o fenômeno de agregação para de acontecer (mesmo com a agitação ligada)?
Professor só uma duvida não sei se vai ser tonta ou não : Porque um processo de floculação não pode ir para outro decantador ou vice versa?
Рік тому
Então, o recomendado é que isso não ocorra, mas é uma recomendação, pois se uma das linhas de floculação não estiver funcionando corretamente e produzindo flocos de qualidade, esse problema irá afetar todos os decantadores da ETA caso ocorra a mistura dos floculadores. Do contrário, é possível isolar apenas uma linha dos floculadores e seu respectivo decantador para resolver o problema.
Bom dia Mestre. Gostaria de adquirir o livro físico. Como devo proceder ????
Рік тому
Oi, Wilde!!! Joia? Você pode clicar aqui nesse link: loja.uiclap.com/titulo/ua25925 Se preferir, estou vendendo também exemplares com dedicatórias pelo mesmo valor do site da UiClap. Se tiver interesse, me manda um e-mail em conteudosambientais@gmail.com Valeeeeeeeeeu! =)
Se você puder colaborar com o canal, pode fazê-lo adquirindo o livro físico ou e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos.
Disponível nos links abaixo:
E-book: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
Livro físico: loja.uiclap.com/titulo/ua25925/
Curso Preparatório: go.hotmart.com/I86886072L?dp=1
Poxa, queria comprar o livro. Mas está dando erro na compra.... tem algum link mercado livre por exemplo?
Fui fazer a compra, está mostrando 2 edição, como faço pra com a primeira também?
@@GeraldoBoscoAngelicaeSilva Oi, Geraldo, tudo bem?
Primeiramente, obrigado pelo interesse, pois ajuda a manter as coisas funcionando por aqui.
A 2a edição é a mais atual, baseada na 1a, mas muito mais completa, revisada e ampliada. Mas caso faça muita questão de ter esse material, peço a gentileza de me mandar um e-mail que eu envio o arquivo em PDF da 1a edição. Pode ser?
Fico à disposição, valeu!!!
Obrigado por me orientar!!
Vou comprar a 2 então, agradeço a atenção!
Sou engenheiro civil e confesso que sempre senti dificuldades em compreender assuntos de saneamento. Mas suas aulas são tão didáticas que além de entender, me divirto com elas!! Muito obrigado professor!!!
Valeu pelo retorno, Estevão! Obrigado e bons estudos!!! Sucesso aí na caminhada!!!
não sabia que o eng civil tinha "capacidade" no curriculo para fazer isso, e sim um eng ambiental e sanitarista
Explica muito bem,vc é um excelente profissional
Obrigado, Francine! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
Muito bom o seu vídeo, especialmente para quem tem formação na área da Saúde e precisa fazer uma inspeção sanitária (prevista legalmente) em ETA.
Valeu, espero que os vídeos te ajudem com esse trabalho!
Exelente aula, professor!!! Sou da biologia e estou estudando para a prova de estágio que vou prestar na companhia de sanemento do meu estado! Suas aulas estão me ajudando MUITO, visto que um conteúdo sobre esse assunto, ainda mais de extrema qualidade quanto essa, é dificil de se achar pela internet. Muito Obrigada!
Obrigado, Luiza! Bons estudos e boa sorte na sua prova! Conta com a minha torcida!
Trabalhei numa ETA dessa, concordo com os defeitos mas se acrescentar no projeto a limpeza a vazão não muda, vejo ki se economiza produtos químicos só em ter um tanque repouso entre o facultado e descontado e entre este e o filtro cara isso melhora muiiito em tudo. Claro meu modo de ver. estou pensando em reformar e adaptar a ETA onde estou agora . Só 5m3 h. Porém terei ki comprar aparelho de medir cloro pH(5.6a 6 a agua bruta.) tubidez. Pois na minha ETA compacta já decorei pela cor da água os cálculos da dosagem. Uso olfato paladar sem duvidas.tenho vários tipo de agua no ano de várias cores com teor de barro e caldo de folhas (agua preta vem do folharam) variável. Os búfalos e rabetas abriram um mini canal, virou um rio. Isto deu ruim pk a força do Amazonas vem em forma de T travessando o rio principal que era de agua limpa e atinge minha captação. Digo deu ruim pk a ETA era pra agua sem barro. Eu até prefiro tratar agua do Amazonas pela simplicidade. Pois até ficou melhor a mistura pois tratar agua limpa já é ruim e com cheiro de folhas podre e pior pois ETA comum não tira cheiro nem cor no meu entender. Não sou técnico só mi viro pra abastecer a sociedade da melhor maneira.
Oi, Nelson!! Que bacana seu depoimento.
Pois é, os vídeos aqui são elaborados com base no que a literatura da área nos apresenta mas, o dia-a-dia, os problemas, as particularidades, são vocês operadores e gestores que sabem sempre, pois são vocês que estão sempre tendo que correr atrás e fazer o melhor pela população, além de que cada ETA é uma ETA e às vezes as soluções que funcionam em um lugar, nem sempre irão funcionar em outro.
Parabéns pelo trabalho e sucesso com a sua reforma. Vamos conversando e nos ajudando a melhorar os serviços no país.
Abraços, até breve!!!
@ eh há 28anos em ETA mas não sou operador de ETA não,não tenho 3 grau ou técnico. Só trato a água pra população.
Vc é muito bom na sua área, parabéns! Gostaria de que fizesse um vídeo explicando as principais vantagens e desvantagens de se usar PAC ou sulfato de alumínio. Sou operador de eta. Mas nunca soube qual é o melhor. Desde já agradeço pela atenção! Abraço
Oi, Edson! Obrigado pelo comentário!
É possível sim fazer um vídeo do tipo. Mas, de antemão, podemos dizer que o melhor coagulante pra nossa estação é aquele que traz o melhor custo/benefício.
O PAC forma flocos maiores, não precisa de fabricação prévia e a principal vantagem é que praticamente não consome alcalinidade na sua aplicação, o que favorece seu uso com quase nenhuma correção de pH. Porém, seu custo e acesso em grandes volumes ainda é um entrave pra muitas estações brasileiras.
Já o sulfato de alumínio funciona bem, apesar de consumir alcalinidade, requerendo o uso de um agente alcalinizante. Dependendo da forma de aquisição pode precisar de um preparo prévio. Mas, seu custo e acessibilidade para as ETAs ainda é mais vantajoso.
Eu queria ver se alguma empresa fabricante me deixaria gravar e fazer um vídeo mostrando os prós e contras. Quem sabe uma hora dá certo.
Bom, vamos conversando. Sucesso e até já!
Aula excelente!
Valeu, Lidiane, bons estudos!
Os vídeos do Prof. Fábio são objetivos e claros, de fácil compreensão que auxiliam muito na assimilação de informações e conhecimentos, que contribuem na identificação de falhas na rotina do trabalho do dia a dia.
Valeu, Leniara!!! Muito obrigado pelo comentário!! Eu busco isso mesmo, falar de um jeito objetivo pra todos, sem esquecer de quem mal conhece a nossa área.
Sucesso pra você!!! =)
@ , eu quem agradece pelo interesse em compartilhar conhecimento!
Bom dia, parabéns pelos ensinamentos. Gostaria de explicação do uso de fórmula vazão do coagulante na ETA bem como as diluições no jar test sem tabela e sim fórmula para o PAC.
Oi, Theo, beleza?
Pode me dar mais detalhes do que precisa?
Você queria mais explicação sobre o uso da fórmula de aplicação de coagulantes em ETA e das diluições no Jar-test?
Para aplicação de PAC (ou qualquer outro produto líquido), você multiplica a vazão de água bruta pela dose que quer usar e divide o resultado pela densidade do PAC (convertendo a densidade para a mesma unidade da dosagem, por exemplo, mg/L ou g/L).
O resultado da vazão de PAC será dado na mesma unidade da vazão de água bruta.
Foi muito importante.pra min .a aula .muito agradecido.
Valeu, obrigado e bons estudos!!!
professor Fábio suas aulas são joias, admiro muito sua dinâmica de aula.
Valeu, Bruno, muito obrigado!
Excelente profissional 👍
Obrigado, Cícero! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
❤amei, estava a muito tempo procurando um canal..no formato e metodologia como este! Livro salvo e será adquirido..ansiosa pra leitura e aplicação na prática na ETA 😊
Ah, que massa! Muito obrigado, Joiceane!!! Espero que seja mesmo de grande valia. Aqui e também no meu livro tem meus contatos então, sempre que precisar de ajuda com alguma coisa, pode contar comigo.
Sucesso na caminhada, até breve!!!
Parabéns professor belo trabalho .
Muito obrigado, Ulisses!!!
muito obrigado por esse vídeo esclarecedor!
Eu que agradeço pelo comentário, Francisco!!!
Excelente material! Obrigado!
Valeu, William, bons estudos aí!!!
Vc é top professor 😊
Obrigado 😃
Obrigado por dividir esse conhecimento... 👍
Professor Boa tarde! Trabalho com tratamento de água em sistemas convencionais, sistemas de flotação e sistemas compactos com vazoes elevadíssimas (12000m3/h), peço a sua licença para compartilhar os vossos ensinamentos com alguns colegas de trabalho. Seus materiais vão me ajudar a reforçar os ensinamentos e explicações que repasso no dia a dia junto as operações! Parabéns pela forma didática fácil de ensinar os conteúdos! Abraço
Oi Anderson. Caramba!!! 12 mil metro cúbicos por hora em flotação???? Uau!!! Se vc estiver aqui em SP eu adoraria um dia ir gravar in loco e mostrar esse tipo de tratamento pra todo mundo. Fique à vontade pra compartilhar o vídeo sim. Esses conteúdos são voltados pro público técnico e operacional, então, eu não abordo dimensionamento e coisas do tipo, mas descrevo a tecnologia e tal. Espero que ajude. Valeu pelo comentário e pensa na proposta mencionada! hahaha... abraços!
Suas aulas são de bastante qualidade ✌️
Muito obrigado, Anderson!!! Valeu!
Explicação muito boa!!
Valeu, obrigado!
Muito bom!
Valeu, José, mt obrigado!
Amei vc me ajudou muito, obrigado❤
Obrigado! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
Quero me aprofundar muito sobre essa questao
Opa! Bora, então! É projeto de pesquisa? 😉
Gostaria de uma explicação sobre o uso de polímeros catiônico no processo se floculação e sedimentação
Oi, Henrique.
Em geral os coagulantes que usamos no tratamento da água são catiônicos, pois liberam cargas positivas para desestabilizar as cargas superficiais dos coloides que, em geral, são negativas.
Desestabilizando essas cargas, fica muito mais fácil agrupá-las em flocos passíveis de remoção por decantação ou flotação.
No tratamento do lodo, por sua vez, invertemos a carga do polímero, adicionando um polímero aniônico primeiramente.
Joia?
Vamos conversando. Abraços!
🤩😍🥰
Onde trabalho usa Klaraid ic1043p. Ultimamente tá bem dificil manter a floculação, mesmo a água bruta estando bem limpa, o que deve ser feito se perder toda a floculação mesmo o ph estando bem próximo de 7 ? Seria aumentando a dosagem (ppm) do produto? É um floculador mecânico
Fala, Bruno! Joia?
Geralmente quando a água bruta tem baixa turbidez a floculação fica mesmo comprometida, pois a nucleação (que seria a formação do primeiro floco após a adição do coagulante) é mais difícil.
Vocês usam algum auxiliar de floculação? Acho que essa seria a melhor opção para esses casos. Há pouco a ser feito na etapa da floculação. =/
como puedo adquirir el libro? yo vivo en Nicaragua y me indica la pagina que no es posible adquirirlo para mi region.
Hola Jessica, ¿cómo estás? Puedo intentar enviar una de las copias que tengo conmigo. Envíame un email con más datos, como tu dirección postal, y veré cómo puedo enviarte el libro. Estoy esperando.
Amigo vou prestar concurso na área de Operador de ETA e ETE, seu material parece ser bastante profissional, esse é o volume 2, seria necessário adquirir o volume 1 ?
Oi, Anderson, tudo bem? Obrigado pelo comentário.
Acho que você está se referindo ao e-book (que tem a 1ª e a 2ª edição). O curso preparatório também é vendido na Hotmart, mas são quase 30 módulos com vídeo aulas, questões comentadas e Quiz. Temos também um grupo de Whatsapp para dúvidas e comentários dos concursos. Espero que goste do conteúdo e é sempre bom lembrar que se houver a desistência dentro de 5 dias a plataforma Hotmart devolve o valor pago.
Sucesso e bons estudos!! Fico à disposição.
❤
Olá amigo ! Eu preciso implementar um sistema para transformar a água turva em água cristalina. É para minha pousada. É uma pousada pequena, com 12 quartos. Nosso reservatório possui 1500 litros. Vc tem algum projeto de pequeno porte?
Oi, Alessandro, tudo bem?
Podemos conversar melhor sobre isso. De "bate-pronto" não tenho nenhum projeto e isso vai depender do que está causando a turvação da sua água. Dependendo do que for, a instalação de filtros na saída do poço (suponho que você aí use poço...) deve resolver.
Me mande um e-mail se possível com seu contato:
conteudosambientais@gmail.com
Vamos conversando, até breve!!!
Como fazer uma filtragem sem quebrar as particulas
Oi, Leandro, tudo bem?
Bom, para que isso seja possível a velocidade de filtração deveria ser muito muito muito baixa, pois os flocos formados são muito sensíveis a qualquer agitação mais abrupta da água.
Se a ideia é fazer a filtração em linha ou filtração direta, sem o uso de decantadores, então o processo de coagulação precisa ocorrer com na fixa de pH solúvel do coagulante, trabalhando com adsorção-neutralização e não formando flocos, como ocorre no tratamento de ciclo completo.
Olá .gostaria de saber se vc já fez a comparação de eficiência entre os floculantes sulfato de alumínio ,cloreto férrico e (PAC)
Oi, Adson! Ainda não fiz nenhuma comparação direta, mas nos vídeos de jar-test que fiz os resultados obtidos foram parecidos (em termos de produto ativo).
O consumo de PAC foi bem menor, pois tinha um produto ativo maior.
Olá professor, tudo bem? Gostaria de saber se o e-book foi atualizado, comprei em 7/2022
Excelente explicação professor!!!
Estou trabalhando numa ETE de processo continuo, de vazão 10m Cubico por Hora. Mas estou com uma Dificuldade, o Lodo No Decantador esta Subindo, até os vertedouros, nao consigo deixar o Lodo no Fundo do Decantador.
Estou Usando como Alcalinizante, soda 50% junto com cal para ajustar o pH, e policloreto para ajustar o ph para 7, e Polimero Catiônico.
Mas com 5 Horas de Operação, o Lodo sobe ele nao fica nonfundo do Decantador.
Temos um filtro prensa que pucha o lodo no fundo do Decantador para descartalo mas o Lodo sobe demais.
Vc não tem uma Dica de Como Deixar o Lodo no fundo do Decantador.????
Oi, Rodrigo, tudo joia?
Rapaz, hoje mesmo peguei comentando um caso parecido com o seu. Ao que tudo indica, parece que quando a ETE recebe água de processo com uma temperatura muito alta, não está dando tempo suficiente pra resfriar antes de entrar na ETE, criando uma corrente convectiva no decantador e levantando o lodo. Será que seu caso não tem algo parecido?
Outra questão é observar a vazão. Se estiver muito acima da vazão de projeto a velocidade da água pode puxar o lodo pra cima.
Outra possibilidade é a quebra dos flocos por algum gradiente de velocidade acima do ideal (na floculação ou na passagem dos flocos pro decantador).
Dependendo do tipo de decantador, também, as descargas de fundo precisam ser feitas em um intervalo menor de tempo, ou o lodo pode acabar sendo arrastado, também.
Busque começar uma investigação por aí com esses princípios, joia?
E vamos conversando. Abraços, até já!
Meu Alcalinizante é a Base de Soda com Cal, Reação Exotérmica, esquenta Muito. Será Que Pode ser este Fator?
Sobre a Vazão, o projeto é pra 10 m cubco por Hora é para suportar.
Tem relação usando PAC na água bruta; tipo o excesso de PAC as partículas coagulao mais não descem para o fundo ou a menos podem descer ou subir os resíduos. Tem relação? Caso as partículas não dessam para o fundo eu devo colocar mais ou menos PAC
Como via de regra (ainda que hajam exceções), o coagulante fará o floco descer. Quando eles flutuam temos que investigar algumas possibilidades como:
- velocidade muito alta no decantador
- ocorrência de correntes convectivas no decantador (mais comum de acontecer entre as 11h e as 15h)
- tempo de floculação muito curto (não gera flocos grandes e pesados)
- gradientes hidráulicos muito elevados no trecho floculador/decantador (gera a quebra dos flocos) como, por exemplo, bocais mal dimensionados, anteparos, quedas d'água, etc.
- ocorrência de liberação de bolhas ocasionando flotação
- pH muito fora do ideal pra formação de flocos
É o caso de averiguar todas essas possibilidades e ir excluindo cada uma delas. Em último caso pensar na possibilidade de um auxiliar de floculação.
Joia?
Boa sorte na investigação! 😉
Professor, fui aprovado no concurso da Embasa e já estou trabalhando. Seus vídeos me ajudaram muito. Como comprar esse livro físico?
Aeeeeeee, meu caro!!! Parabéns!!! Lembro da troca de mensagens que tivemos aqui pelo UA-cam e das suas participações nas lives. Parabéns, meu caro!!! Sucesso na jornada!!!
Link para meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos:
go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
Link para o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua25925
Professor posso misturar o cal hidratado no mesmo tanque de sulfato de alumínio
Oi, Gil, boa noite, joia?
Você se refere aos produtos secos, onde você quer fazer a preparação, ou refere-se à aplicação dos produtos em um mesmo tanque?
Se for o primeiro caso, a preparação dos produtos secos, a resposta é não. Não pode misturar, pois senão o sulfato reagirá com a suspensão de cal e você perderá ambos os produtos químicos.
Se você estiver se referindo à aplicação em um mesmo tanque, então ok, isso é possível sim.
Joia?
Vamos conversando! Abraços e até já!
Professor, por que em certo momento do dia a floculação pára?
Oi, Eriton, joia?
Deixa eu entender certinho sua dúvida. Você diz que a a etapa de floculação é desligada (tipo, desligam-se os agitadores) ou que o fenômeno de agregação para de acontecer (mesmo com a agitação ligada)?
Isso. Mesmo com o sistema ligado da dosadora de sulfato, não surgem mais flocos . Isso , em determinado momento
S2
Professor só uma duvida não sei se vai ser tonta ou não : Porque um processo de floculação não pode ir para outro decantador ou vice versa?
Então, o recomendado é que isso não ocorra, mas é uma recomendação, pois se uma das linhas de floculação não estiver funcionando corretamente e produzindo flocos de qualidade, esse problema irá afetar todos os decantadores da ETA caso ocorra a mistura dos floculadores.
Do contrário, é possível isolar apenas uma linha dos floculadores e seu respectivo decantador para resolver o problema.
Professor o técnico em saneamento tem que possuir registro em qual conselho regional?
Oi, Marcelo!
Técnico em Saneamento fica atrelado ao conselho de Engenharia, o CREA.
Bom dia Mestre.
Gostaria de adquirir o livro físico.
Como devo proceder ????
Oi, Wilde!!! Joia? Você pode clicar aqui nesse link: loja.uiclap.com/titulo/ua25925
Se preferir, estou vendendo também exemplares com dedicatórias pelo mesmo valor do site da UiClap. Se tiver interesse, me manda um e-mail em conteudosambientais@gmail.com
Valeeeeeeeeeu! =)
@ professor eu queria esse vendido direto por ti, mas não faço ideia sobre o frete 😢
@@joaoitalo6903 fala, meu caro! Me manda um e-mail em conteudosambientais@gmail.com que a gente desenrola isso! 😉😉😉
Vc era para fazer um curso ead!😅
Hahaha... preciso, né? Está nos planos, mas preciso parar, escrever, gravar, editar. Mas uma hora eu consigo fazer um curso sim!
Obrigado!!!