Sou novo no canal, conheci essa semana por uma amiga, estou usando os vídeos para estudo diário, só tenho a agradecer, excelentes conteúdos e didácticas boas.
2 роки тому+1
Valeu, Thalles!!! Espero que os vídeos te ajudem na caminhada e na conquista dos objetivos. Sucesso!
Estudando para a minha prova da vigilância sanitária. O seu canal está me ajudando bastante professor. Que maravilha poder visualizar as etapas que foram vistas teoricamente. Adorei a visita técnica, sua didática, carisma e elegância são admiráveis. Muito lindo! Um abraço.
Muito bom este vídeo!!! O Marco Legal do Saneamento vai melhorar mais o tratamento de água e esgoto para a população brasileira. É uma área com muitas oportunidades. Fábio Faria.
2 роки тому+1
Oi, Fábio! Sim, também vejo com bons olhos o novo marco legal. Muito dinheiro (enfim...) vai ser investido no saneamento aqui no país. É uma loucura estarmos em 2022 e ainda termos índices tão baixos de coleta e tratamento de efluentes, por exemplo, ou (ao contrário...) índices tão elevados de perdas. Espero que em 2033 a gente retome a pauta e vejamos que as coisas melhoraram pra população do nosso país.
Adoro os seus videos de visitas técnicas!!!!!! Parabéns!!! QUERO MAIS!!!!
3 роки тому+1
Ahh, com certeza vai ter mais sim! Eu tbm estou adorando essas gravações externas... muito mais dinâmica e fácil do que as aulas (onde tenho que editar um tanto de coisas)... hahaha Valeu!!! ❤
Professor é um processo incrível, até chegar em casa dá um trabalho em.
Рік тому
Pois é, Josefa. Algumas pessoas acham que a água nas nossas casas vem da chuva, ou até mesmo que são poços perfurados perto dos bairros. Hahaha... Mas olha só o trabalhão que dá pra fazer a água chegar até nós. Por isso cada gota importa.
PARABÉNS !!! Assistimos com os alunos do 3 ano ,da escola Uacury Ribeiro de Assis Bastos, Campinas, região bairro Carlos Gomes.
3 роки тому
Ah, que orgulho! Que bom que o vídeo foi interessante e serviu para a finalidade que eu sempre quis mesmo! Obrigado pelo retorno e sucesso a todos vocês professores, funcionários e alunos. Abraços!
Muito legal, na ETA em que eu trabalho a pré cloração é feita na saída dos reservatórios de água bruta, na própria tubulação, aí o PAC e a cal, quando necessária, são adicionados na calha Parshall. Essa de Campinas parece permitir melhores tempos de detenção.
3 роки тому+2
Essa ETA é monstruosamente grande. Tanto espaço que dá pra ter o TDH que eles quiserem, pois espaço não falta pra construir tanques e sistemas. Hahaha... A ETA que vc trabalha tbm é bem tradicional, pelo jeito. Abraços!
Parabéns Professor Fábio pelo vídeo, muito didático e rico em informações. Vi que fazem o uso da cal no final do processo para proteção da tubulação. Gostaria de pedir para fazer um video sobre o Ortopolisfosfato, dosagem e indicação de uso. E abusando da sua boa vontade, se possível sobre filtragem rápida em pequenas estações de mananciais subterrâneos de tratamento de água concessionária de abastecimento.
3 роки тому+2
Uau! Hahaha... vou ter que estudar bastante pra dar conta de tantos conteúdos, mas com certeza são assuntos que rendem muito. Espero em breve poder gravar sobre esses assuntos sim! Já pediram tbm sobre coagulantes e corretores de pH. De repente faço um combo sobre todos os possíveis produtos para tratamento da água. Valeu, Luiz!
Excelente a aula, como sempre. Estou ansioso pela próxima aula, tenho muito interesse em saber como é feito o tratamento desse lodo super concentrado de alumínio... eu acho. Deve ter dedicado todo um dia no mínimo, grande trabalho.
3 роки тому
Valeu! Em breve sai a parte do lodo, mas pra adiantar o serviço, vai pro aterro como resíduo classe 2.
Professor Fábio, falando de lamelas e colmeias estamos falando da mesma coisa? Abraço!
2 роки тому+1
Oi, Roberto! Sim, estamos falando das mesmas coisas. A diferença está no formato. As lamelas costumam ter mais um formato de chapas ou telhas, mas a finalidade é para a mesma coisa! Obrigado pelo comentário! Até breve.
Parabéns pelo vídeo! Poderia informar se é exigido NR-35 para trabalhar em ETA/ETE/EEE ?
2 роки тому+1
Olá, bom dia. Me corrija se eu estiver, errado, mas essa NR se aplica a todo trabalho em altura, não? Independente de ser em uma ETA/ETE ou em um poste de luz? Pq se for o caso, aí a resposta seria sim. Mas não sou expert em NRs... 😅😅😅
Excelente vídeo, muito didático! Parabéns! Gostaria de saber quais as diferenças entre o carvão antracito e o carvão ativado.
3 роки тому+1
Oi, Letícia! Muito obrigado pelas palavras, pelo retorno. Bom, o carvão ativado pode ser fabricado a partir de matéria vegetal como cascas de determinadas frutas, madeiras, etc. Já o carvão antracito é uma variedade do carvão mineral, oriundo de milhões de anos de processos de decomposição. Ambos tem aplicações semelhantes no tratamento da água, a diferença maior é em razão da granulometria, preço e disponibilidade. Em geral, o carvão antracito é usado na filtração junto com a areia para melhorar a eficiência desse processo, já o carvão ativado é usado antes da coagulação para remover a cor da água e melhorar o desempenho das etapas anteriores. Espero ter respondido, mas se a dúvida persistir vamos conversando. Abraços!
@ Muito obrigada pelas explicações e por seus vídeos! Todos muito didáticos e de fácil compreensão e visualização! Tenho acompanhado vários deles. Sucesso! Abraço
Valeu, Paulo! Aqui em Campinas temos mais 3 além dessas duas!
2 роки тому+1
Pessoal, todos os conteúdos aqui são gratuitos, feitos para ajudar a todos que procuram por esses conteúdos. Mas caso você queira (e possa) colaborar, minha chave Pix é o e-mail: fabio.ceprocamp@gmail.com Ou adquirindo o e-book "Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos" pelo site da Hotmart: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 E tenho ainda o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua11285/ Bons estudos, boa sorte a tod@s!
Professor na pré cloração como você disse, o cloro(g) oxida alguns cátions não necessários na água... Porém eu li que a matéria orgânica em geral usa o cloro livre da água para formar trihalometanos como o Clorofórmio que não faz nada bem pra nós. Nesse sentido, o que é feitos nas ETA's pra evitar isso? Seria a quantidade exata de cloro gasoso que é inserido na água de acordo com o volume dela pra não sobrar cloros livres na água?
2 роки тому+1
Oi oi! Boa pergunta! Bom, é verdade isso que você comentou: cloro + matéria orgânica podem forma THMs e esses subprodutos são potencialmente cancerígenos. O que temos como solução são um conjunto de ações: 1) melhorar a qualidade do manancial. Tratar o esgoto e os despejos que chegam até o manancial diminui consideravelmente a quantidade de matéria orgânica na água bruta. 2) Usar apenas a quantidade necessária de cloro. O excesso de cloro também colabora para a formação dos THMs. 3) Substituir o cloro gasoso por outra forma como o tricloroisocianúrico ou o dióxido de cloro, que são agentes desinfetantes/oxidantes com o mesmo poder de tratamento do cloro comum, mas que não geram THMs quando aplicados. Joia? E vamos conversando. Abraços!
como ficam esses tanques abertos assim quando chove? não interfere no processo?
Рік тому+1
Oi, Gabriel! Obrigado pelo comentário. A água da chuva não interfere no processo de forma significativa, pois a água que cai diretamente sobre os tanques é limpa. Mesmo aquelas que escoam superficialmente pelas passarelas da ETA. Há uma leve redução do pH, mas nada que não seja facilmente ajustado. A água que escorre para dentro dos tanques pode até arrastar alguma sujidade, mas pra isso temos os filtros rápidos e a desinfecção pra dar conta disso. As ETAs também possuem projetos de drenagem que evitam que grandes volumes de água escorram pra dentro dos tanques, limitando o volume extra apenas a água que cai superficialmente sobre os tanques. Joia? Valeu pelo comentário e sigo à disposição. 😉
Professor, o item de segurança também não seria um colete de afogamento?
3 роки тому+1
Meu caro, vou ficar te devendo essa! rs... 😅 Como sou mais pro lado do saneamento e menos pra área da segurança, eu acho que estava ok, já que todos os tanques têm guarda-corpo e a área do chão é demarcada onde estávamos autorizados a caminhar. Em todos os tanques tinham boias salva-vidas com cordas. Mas, confesso que não sei se isso é o suficiente segundo as normas. Valeu!! Abraços!!!
Show parabéns !! acompanho você em vários vídeos e fiquei com uma duvida, lodos ativados é feito por água bruta de esgoto? Ou por água de rios ?? Abraços sucesso
3 роки тому+1
Bom dia, Diego! Lodos ativados é para esgoto bruto. É um tratamento biológico para remoção da carga orgânica. No caso de ETAs, quando há muita carga orgânica, fazemos essa pré-cloração (ou pré-oxidação). E vamos conversando se houverem mais dúvidas. Abraços!
Ótimo vídeo, professor. Anotei cada detalhe (estou a estudar para concurso público de químico para uma ETA). Por gentileza, apenas estou com dúvidas quanto a quais etapas fazem parte do tratamento preliminar, primário e secundário. Filtração seria o início do tratamento secundário ou este se refere apenas a etapas de tratamentos de biodegradação aeróbicos? Muito obrigado pelo conteúdo, está ajudando bastante. Inclusive comprei seu livro. Abs
2 роки тому
Olá, Bruno, tudo joia? Obrigado pelas palavras. Apesar do vídeo aqui ser de tratamento de água, acredito que sua dúvida se refira ao tratamento de efluentes, certo? Bom, a grosso modo nós classificamos o tratamento de efluentes de acordo com o tipo de material sólido que estamos removendo. Se vamos remover sólidos grosseiros, sólidos que danifiquem bombas, tubulações, prejudiquem o tratamento, então estamos nos referindo ao tratamento preliminar (ou pré-tratamento). Se vamos remover os sólidos sedimentáveis (que ainda não passaram pelo tratamento biológico), então é o nível primário. Se estamos removendo os sólidos dissolvidos (aqueles que só são removidos em processos bioquímicos), ou seja, aplicando um processo biológico, então é o tratamento secundário que está em ação. Joia? Mas na dúvida, vamos conversando. Abraços, valeu!
Impressionante saber que Campinas não possui nenhum poço tubular profundo pra abastecimento. Ribeirão Preto, por exemplo, possui 100% do seu abastecimento por água subterrânea.
2 роки тому
Pois é! É exatamente isso. Ribeirão Preto usa 100% da água de poços do aquífero Guarani. Já Campinas, 100% de dois rios: Atibaia (95%) e Capivari (5%). Ribeirão Preto tem uma outorga de captação superficial emergencial. Em caso de alguma crise profunda o município pode também captar água de rio pra ajudar na demanda. Campinas não tem nem sequer poços públicos mantidos pela autarquia como reforço de abastecimento, como ocorre em Americana/SP, por exemplo. Nessa cidade, além da água encanada, há também 19 poços abertos pra população e mantidos pelo DAE.
Qual concurso pra trabalhar no laboratório de análise da água?
3 роки тому+2
Oi, Thayanne! Geralmente o concurso é feito para técnicos em química. A nossa única tristeza é que bastam poucos técnicos em química pra operar uma ETA enorme como essa. Os operadores de ETA, contudo, em geral são técnicos em meio ambiente/saneamento/química. Abraços!
Boa tarde! A respeito do ebook, vc teria um específico para ETE? Estou pra fazer um concurso e não encontrei um material que seja interessante.
3 роки тому
Oi, Júnio. Então, não tenho ainda. Tenho uma pasta no Google Drive com arquivos de Tratamento de Água, Esgotos, Recursos Hídricos, Laboratório de Saneamento, etc. Se quiser mais informações sobre acesso, me manda um e-mail em fabio.ceprocamp@gmail.com , por favor! Até já!
Pode crer... compramos na Leroy Merlin 2 dias antes de gravar. Custou 13 reais... mas depois que montamos a carneira no capacete, notamos que ele era mesmo BEM estranho... hahaha
Esse vídeo sobre ETA é espetacular. Muito bem explicado cada etapa do processo e de forma bem didático. Parabéns professor!!!
Muito dinâmico!!!
Muito obrigado!!! Valeu mesmo! Espero conseguir outras visitas técnicas em breve!
00000
Sou novo no canal, conheci essa semana por uma amiga, estou usando os vídeos para estudo diário, só tenho a agradecer, excelentes conteúdos e didácticas boas.
Valeu, Thalles!!! Espero que os vídeos te ajudem na caminhada e na conquista dos objetivos.
Sucesso!
Muito bom, ótima explicação. Parabéns! Vou mostrar para meus alunos.
Oi, Letícia! Muito obrigado e me sinto lisonjeado!!!
E se seus alunos tiverem dúvida, podem me procurar, fico à disposição!
Abraços.
Estudando para a minha prova da vigilância sanitária. O seu canal está me ajudando bastante professor. Que maravilha poder visualizar as etapas que foram vistas teoricamente. Adorei a visita técnica, sua didática, carisma e elegância são admiráveis.
Muito lindo!
Um abraço.
Obrigado, Paloma!
Muito bom este vídeo!!! O Marco Legal do Saneamento vai melhorar mais o tratamento de água e esgoto para a população brasileira. É uma área com muitas oportunidades. Fábio Faria.
Oi, Fábio!
Sim, também vejo com bons olhos o novo marco legal. Muito dinheiro (enfim...) vai ser investido no saneamento aqui no país. É uma loucura estarmos em 2022 e ainda termos índices tão baixos de coleta e tratamento de efluentes, por exemplo, ou (ao contrário...) índices tão elevados de perdas.
Espero que em 2033 a gente retome a pauta e vejamos que as coisas melhoraram pra população do nosso país.
Parabéns professor, só matérias top, siga adiante!!
Muito obrigado, Edison!
Muito bom o vídeo, a aula. 👏👏
Valeu, Tiago! Obrigado e bons estudos!
Sensacional!!
Valeu, Fernando! Valeu!
Parabéns pelos vídeos, estou aprendendo muito.
Muito obrigado! Fico à disposição para qualquer dúvida. Valeu!
Muito bacana esse tratamento Fabio
A estação é bem grande, coisa linda de ver!
Que vídeo produção!!!
Hahahaha... esse foi um dos primeiros vídeos de visita técnica. Preciso desenrolar uns novos, inclusive.
Excelente vídeo e explicação. Parabéns pela produção.
Valeu, muito obrigado!!!
Adoro os seus videos de visitas técnicas!!!!!! Parabéns!!! QUERO MAIS!!!!
Ahh, com certeza vai ter mais sim! Eu tbm estou adorando essas gravações externas... muito mais dinâmica e fácil do que as aulas (onde tenho que editar um tanto de coisas)... hahaha
Valeu!!! ❤
Impressionante! GRATIDÃO
Muito obrigado, Lindenalva!
Muito top
Obrigado!
Muito bom
Valeu, Gilson!!!!
Teu canal é bom
Obrigado!!!
Muito top o video. Parabens!
Muito obrigado, Erica! Valeu! Amanhã vou em uma ETE aqui perto de casa gravar mais uma visita técnica! Aguarde!
Show de bola profesor, parabéns .
Valeu, Agner!!!!
parabens pelo video !professor ! um show explicaçao !😀😃
Obrigado!!!!
Muito boa explicação, parabéns professor...
Valeu, Leônidas, muito obrigado!
Conteúdo de qualidade!! parbéns professor !!
Muito obrigado!!! 😄😄😄
Professor é um processo incrível, até chegar em casa dá um trabalho em.
Pois é, Josefa.
Algumas pessoas acham que a água nas nossas casas vem da chuva, ou até mesmo que são poços perfurados perto dos bairros. Hahaha... Mas olha só o trabalhão que dá pra fazer a água chegar até nós. Por isso cada gota importa.
Maravilhoso conteúdo!
Valeu, Andrews!!! Bons estudos, meu caro!
PARABÉNS !!! Assistimos com os alunos do 3 ano ,da escola Uacury Ribeiro de Assis Bastos, Campinas, região bairro Carlos Gomes.
Ah, que orgulho! Que bom que o vídeo foi interessante e serviu para a finalidade que eu sempre quis mesmo! Obrigado pelo retorno e sucesso a todos vocês professores, funcionários e alunos. Abraços!
Show👍✌️🤝
Valeu, Marlos! Tirando o celular que caiu e quebrou, foi mto bacana ir lá gravar o vídeo. Hahaha
Abraços!
Poxa, eu vi. Kkkkk. Não quis lembrar o senhor sobre esse acidente .kkk
Parabéns, ótimo vídeo.
Valeu, Maurílio, muito obrigado!
Muito bom 😊
Muito obrigado e seja muito bem-vindo ao canal! Espero que ajude!
Abraços!!
Vídeo excelente, muito obrigado!!!
Muito obrigado! Espero que tenha ajudado a construir o conhecimento. Abraços!
Muito legal, na ETA em que eu trabalho a pré cloração é feita na saída dos reservatórios de água bruta, na própria tubulação, aí o PAC e a cal, quando necessária, são adicionados na calha Parshall. Essa de Campinas parece permitir melhores tempos de detenção.
Essa ETA é monstruosamente grande. Tanto espaço que dá pra ter o TDH que eles quiserem, pois espaço não falta pra construir tanques e sistemas. Hahaha... A ETA que vc trabalha tbm é bem tradicional, pelo jeito.
Abraços!
Parabéns! Muito didático! Muito bom mesmo!!👏👏🔝
Obrigado, Cristiane! Espero qie tenha sido bem proveitoso!
Abraços!!
ua-cam.com/channels/0562OFP4eQwUUhXYtS1MAQ.html
Parabéns Professor Fábio pelo vídeo, muito didático e rico em informações. Vi que fazem o uso da cal no final do processo para proteção da tubulação. Gostaria de pedir para fazer um video sobre o Ortopolisfosfato, dosagem e indicação de uso. E abusando da sua boa vontade, se possível sobre filtragem rápida em pequenas estações de mananciais subterrâneos de tratamento de água concessionária de abastecimento.
Uau! Hahaha... vou ter que estudar bastante pra dar conta de tantos conteúdos, mas com certeza são assuntos que rendem muito.
Espero em breve poder gravar sobre esses assuntos sim! Já pediram tbm sobre coagulantes e corretores de pH. De repente faço um combo sobre todos os possíveis produtos para tratamento da água.
Valeu, Luiz!
Muito bom professor!!
amei assistir esse vídeo.
👏👏👏
Muito obrigado!!! 😄
Obrigado professor 👍
Esta me ajudando muito.
Valeu, espero que esteja mesmo sendo bem útil para vc!
Sucesso!
Parabéns pelo vídeo professor! Um show de explicação!
Valeu, Alessandro. Obrigado mesmo!
Excelente conteúdo professor!
Muito obrigado, Rafael.
Tudo feito com poucos recursos, mas mto amor e carinho pelos assuntos!
Abraços e obrigado, novamente.
Excelente a aula, como sempre. Estou ansioso pela próxima aula, tenho muito interesse em saber como é feito o tratamento desse lodo super concentrado de alumínio... eu acho.
Deve ter dedicado todo um dia no mínimo, grande trabalho.
Valeu! Em breve sai a parte do lodo, mas pra adiantar o serviço, vai pro aterro como resíduo classe 2.
Vídeo excelente! Parabéns!
Qual o link do vídeo relacionado ao tratamento de lodo?
Bom dia, meu caro! Joia?
Segue o link mencionado! Bons estudos!
m.ua-cam.com/video/n3gB0mkCNm8/v-deo.html
Professor Fábio, falando de lamelas e colmeias estamos falando da mesma coisa? Abraço!
Oi, Roberto!
Sim, estamos falando das mesmas coisas. A diferença está no formato. As lamelas costumam ter mais um formato de chapas ou telhas, mas a finalidade é para a mesma coisa!
Obrigado pelo comentário! Até breve.
Parabéns pelo vídeo! Poderia informar se é exigido NR-35 para trabalhar em ETA/ETE/EEE ?
Olá, bom dia. Me corrija se eu estiver, errado, mas essa NR se aplica a todo trabalho em altura, não? Independente de ser em uma ETA/ETE ou em um poste de luz?
Pq se for o caso, aí a resposta seria sim. Mas não sou expert em NRs... 😅😅😅
Excelente vídeo, muito didático! Parabéns! Gostaria de saber quais as diferenças entre o carvão antracito e o carvão ativado.
Oi, Letícia! Muito obrigado pelas palavras, pelo retorno.
Bom, o carvão ativado pode ser fabricado a partir de matéria vegetal como cascas de determinadas frutas, madeiras, etc. Já o carvão antracito é uma variedade do carvão mineral, oriundo de milhões de anos de processos de decomposição. Ambos tem aplicações semelhantes no tratamento da água, a diferença maior é em razão da granulometria, preço e disponibilidade. Em geral, o carvão antracito é usado na filtração junto com a areia para melhorar a eficiência desse processo, já o carvão ativado é usado antes da coagulação para remover a cor da água e melhorar o desempenho das etapas anteriores.
Espero ter respondido, mas se a dúvida persistir vamos conversando.
Abraços!
@ Muito obrigada pelas explicações e por seus vídeos! Todos muito didáticos e de fácil compreensão e visualização! Tenho acompanhado vários deles. Sucesso! Abraço
Eu gostei muito e achei a estrutura bem grande
Valeu, Paulo! Aqui em Campinas temos mais 3 além dessas duas!
Pessoal, todos os conteúdos aqui são gratuitos, feitos para ajudar a todos que procuram por esses conteúdos.
Mas caso você queira (e possa) colaborar, minha chave Pix é o e-mail: fabio.ceprocamp@gmail.com
Ou adquirindo o e-book "Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos" pelo site da Hotmart: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
E tenho ainda o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua11285/
Bons estudos, boa sorte a tod@s!
Professor na pré cloração como você disse, o cloro(g) oxida alguns cátions não necessários na água...
Porém eu li que a matéria orgânica em geral usa o cloro livre da água para formar trihalometanos como o Clorofórmio que não faz nada bem pra nós.
Nesse sentido, o que é feitos nas ETA's pra evitar isso? Seria a quantidade exata de cloro gasoso que é inserido na água de acordo com o volume dela pra não sobrar cloros livres na água?
Oi oi! Boa pergunta!
Bom, é verdade isso que você comentou: cloro + matéria orgânica podem forma THMs e esses subprodutos são potencialmente cancerígenos. O que temos como solução são um conjunto de ações:
1) melhorar a qualidade do manancial. Tratar o esgoto e os despejos que chegam até o manancial diminui consideravelmente a quantidade de matéria orgânica na água bruta.
2) Usar apenas a quantidade necessária de cloro. O excesso de cloro também colabora para a formação dos THMs.
3) Substituir o cloro gasoso por outra forma como o tricloroisocianúrico ou o dióxido de cloro, que são agentes desinfetantes/oxidantes com o mesmo poder de tratamento do cloro comum, mas que não geram THMs quando aplicados.
Joia?
E vamos conversando. Abraços!
@ muito boa suas explicações prof 😃😃 realmente são ótimas soluções pra esse problema!
Obrigada!
como ficam esses tanques abertos assim quando chove? não interfere no processo?
Oi, Gabriel! Obrigado pelo comentário.
A água da chuva não interfere no processo de forma significativa, pois a água que cai diretamente sobre os tanques é limpa. Mesmo aquelas que escoam superficialmente pelas passarelas da ETA. Há uma leve redução do pH, mas nada que não seja facilmente ajustado. A água que escorre para dentro dos tanques pode até arrastar alguma sujidade, mas pra isso temos os filtros rápidos e a desinfecção pra dar conta disso.
As ETAs também possuem projetos de drenagem que evitam que grandes volumes de água escorram pra dentro dos tanques, limitando o volume extra apenas a água que cai superficialmente sobre os tanques.
Joia?
Valeu pelo comentário e sigo à disposição. 😉
Professor, o item de segurança também não seria um colete de afogamento?
Meu caro, vou ficar te devendo essa! rs... 😅
Como sou mais pro lado do saneamento e menos pra área da segurança, eu acho que estava ok, já que todos os tanques têm guarda-corpo e a área do chão é demarcada onde estávamos autorizados a caminhar. Em todos os tanques tinham boias salva-vidas com cordas. Mas, confesso que não sei se isso é o suficiente segundo as normas.
Valeu!! Abraços!!!
Show parabéns !! acompanho você em vários vídeos e fiquei com uma duvida, lodos ativados é feito por água bruta de esgoto? Ou por água de rios ?? Abraços sucesso
Bom dia, Diego! Lodos ativados é para esgoto bruto. É um tratamento biológico para remoção da carga orgânica. No caso de ETAs, quando há muita carga orgânica, fazemos essa pré-cloração (ou pré-oxidação).
E vamos conversando se houverem mais dúvidas.
Abraços!
Ótimo vídeo, professor. Anotei cada detalhe (estou a estudar para concurso público de químico para uma ETA). Por gentileza, apenas estou com dúvidas quanto a quais etapas fazem parte do tratamento preliminar, primário e secundário. Filtração seria o início do tratamento secundário ou este se refere apenas a etapas de tratamentos de biodegradação aeróbicos?
Muito obrigado pelo conteúdo, está ajudando bastante. Inclusive comprei seu livro.
Abs
Olá, Bruno, tudo joia? Obrigado pelas palavras.
Apesar do vídeo aqui ser de tratamento de água, acredito que sua dúvida se refira ao tratamento de efluentes, certo?
Bom, a grosso modo nós classificamos o tratamento de efluentes de acordo com o tipo de material sólido que estamos removendo.
Se vamos remover sólidos grosseiros, sólidos que danifiquem bombas, tubulações, prejudiquem o tratamento, então estamos nos referindo ao tratamento preliminar (ou pré-tratamento).
Se vamos remover os sólidos sedimentáveis (que ainda não passaram pelo tratamento biológico), então é o nível primário.
Se estamos removendo os sólidos dissolvidos (aqueles que só são removidos em processos bioquímicos), ou seja, aplicando um processo biológico, então é o tratamento secundário que está em ação.
Joia?
Mas na dúvida, vamos conversando.
Abraços, valeu!
Impressionante saber que Campinas não possui nenhum poço tubular profundo pra abastecimento. Ribeirão Preto, por exemplo, possui 100% do seu abastecimento por água subterrânea.
Pois é! É exatamente isso. Ribeirão Preto usa 100% da água de poços do aquífero Guarani. Já Campinas, 100% de dois rios: Atibaia (95%) e Capivari (5%).
Ribeirão Preto tem uma outorga de captação superficial emergencial. Em caso de alguma crise profunda o município pode também captar água de rio pra ajudar na demanda.
Campinas não tem nem sequer poços públicos mantidos pela autarquia como reforço de abastecimento, como ocorre em Americana/SP, por exemplo. Nessa cidade, além da água encanada, há também 19 poços abertos pra população e mantidos pelo DAE.
Qual concurso pra trabalhar no laboratório de análise da água?
Oi, Thayanne! Geralmente o concurso é feito para técnicos em química. A nossa única tristeza é que bastam poucos técnicos em química pra operar uma ETA enorme como essa.
Os operadores de ETA, contudo, em geral são técnicos em meio ambiente/saneamento/química.
Abraços!
@ obrigado 😊
O município não faz uso de água subterrânea?🤔
Não! Os poços que existem são particulares, mas o município não opera nenhum.
Boa tarde! A respeito do ebook, vc teria um específico para ETE? Estou pra fazer um concurso e não encontrei um material que seja interessante.
Oi, Júnio. Então, não tenho ainda. Tenho uma pasta no Google Drive com arquivos de Tratamento de Água, Esgotos, Recursos Hídricos, Laboratório de Saneamento, etc. Se quiser mais informações sobre acesso, me manda um e-mail em fabio.ceprocamp@gmail.com , por favor!
Até já!
0:58 Que capacete estranho...
Pode crer... compramos na Leroy Merlin 2 dias antes de gravar. Custou 13 reais... mas depois que montamos a carneira no capacete, notamos que ele era mesmo BEM estranho... hahaha
Não concordo com adição do lixo chamado flúor. No resto, boa explicação!
Oi, Chedi, joia? Obrigado pelo comentário.
Mas por qual razão a fluoretação da água não seria adequada?
Valeu, até breve!