Parabéns professor pelos conteúdos didáticos e tão bem explicativo, hoje usamos partes dessas informações na piscicultura, sabemos que o controle biológico faz toda diferença no resultado final, forte abraço e muito obrigado!
9 місяців тому+1
Que massa! Obrigado pelo comentário e boa sorte com o tratamento. Sucesso!!!
O assunto de tratamento de água e esgoto é muito interessante. Quanto aos filtros biológicos, temos os aeróbios e os anaeróbios. Em ambos os casos, a biomassa cresce aderida a um meio suporte. Nos filtros anaeróbios, a entrada do esgoto é na parte inferior do filtro de forma que trabalhe afogado e que o ar não penetre a zona de degradação da matéria orgânica (biofilmes). Os filtros aeróbios podem trabalhar afogados (nesse caso vão precisar de um sistema de aeração), ou não (denominados filtros percoladores), e possuem uma eficiência de DBO5 de 85 a 95 %. Entretanto, quando comparados com sistemas anaeróbios, geram um volume muito superior de lodo. Nos filtros percoladores, o esgoto é pulverizado sobre o leito onde os microorganismos, e como há espaços vazios nesse meio suporte, o ar e o esgoto percolam por ele (co-corrente). Os filtros aerados submersos, podem ser subdivididos a depender do material suporte. Quando se utiliza um meio suporte granular, o sistema terá uma capacidade de reter os sólidos suspensos e necessitará de retrolavagens a fim de evitar o entupimento do meio filtrante (clogging). Esse sistema é denominado Biofiltro aerado subsmerso (BFs). Por outro lado, se o filtro utilizar um meio suporte estruturado, não terá essa propriedade filtrante. Logo, necessitará de um decantador à jusante (decantador secundário) a fim de coletar os sólidos supensos e a biomassa desprendida. Esse sistema é denominado Filtro biológico aerado submerso (FBAS).
3 роки тому+1
Muito bom, show de bola! Já dá pra fazer mais uns 5 vídeos! Hahaha... impossível falar tudo isso em 20, 30 minutos! Hahaha Valeu!
Parabéns, muito boa sua didática Sou profissional da área,e estou indicando seus vídeos para os operadores de ETE
2 роки тому
Oi oi! Muito obrigado. Pode ficar à vontade. Espero que todos gostem dos conteúdos. Alguns vídeos são bem antigos e pretendo regravá-los em breve por causa da qualidade do áudio e do vídeo. Mas precisando, fico à disposição, também. Abraços, até breve!
Boa noite Professor Gostaria que falasse sobre a importância do esterco bovino no tratamento biológico de efluentes e com que frequência deve ser utilizado.
7 місяців тому
Valeu, Domingos! Obrigado pelo comentário e pela sugestão!!!
Olá professor! Que bom ter voltado agravar! Obrigado pelo vídeo! Muito esclarecedor.
3 роки тому
Muito obrigado, Alessandro! Valeu mesmo! Final de ano é puxado aqui na escola e atrapalha na gravação e edição dos vídeos. Mas, vamos manter o foco! hahaha
Parabéns professor pela aula. A utilização de filtros biológicos está associada à 2⁰ e 3⁰ etapas do processo de tratamento dos efluentes?
2 роки тому
Oi, Renason! Os filtros biológicos farão parte do tratamento secundário de efluentes. Beleza? Não se esqueça: se for um processo para remoção de carga orgânica (DBO) dissolvida, será classificado como processo secundário. Joia??? 😉
Ótimo vídeo professor! Teria algo no sentido de limpeza do filtro biológico percolador?! Ou a limpeza do biofilme já garante essa limpeza?!
Рік тому
Oi, Vanessa, tudo bem? A limpeza geral desse tipo de sistema só ocorre quando fazemos a troca do meio suporte. Em geral, com condições hidráulicas corretas, a vazão garante a limpeza do biofilme, sendo suficiente para manter as características operacionais dos reatores. Tenho um amigo que operou filtros biológicos por muitos anos, se tiver alguma dúvida mais específica eu posso passar pra ele. Valeu, até já!!!
Ótimo conteúdo professor. Por acaso o senhor teria alguma aula sobre quantificação de biofilme e eficiência de nitrificacao em filtros biológicos ??
3 роки тому+1
Obrigado, Rafael! Valeu msm. Mas quanto aos assuntos solicitados, eu não tenho nada do gênero, apenas os assuntos mais genéricos mesmo... vou ficar devendo.
@ Há tudo bem professor, se caso faça ficarei muito grato, não sou técnico de meio ambiente, mas trabalho com tratamento de água aplicado na Aquicultura. Desde já parabenizo pelo ótimo conteúdo do canal, deu muito vontade de fazer o curso técnico na qual o senhor leciona. Uma pena que moro em outro estado.
Excelente aula, professor. Uma dúvida que tenho é se o acúmulo de matéria orgânica em um decantador secundário indica ineficácia das etapas anteriores?
2 роки тому
Oi, Nathan, tudo bem? Obrigado pelo comentário. A matéria orgânica a qual você se refere é de que tipo, sabe? (Sedimentável, dissolvida, volátil, inerte, etc.) Pois como o tratamento é biológico, sempre haverá matéria orgânica em todas as etapas, mesmo após o tratamento completo. Nos resta averiguar qual tipo é pra podermos associar com algum tipo de ineficiência. Joia? Abraços e vamos conversando.
2 роки тому+2
@Nathan Pereira da Costa Correa Boa, Nathan! Em processos de tratamento de esgotos a maior eficiência sempre estará atrelada à decomposição da matéria orgânica por vias bioquímicas. Os processos físicos (entre eles a decantação) costumam remover cerca de 40% da DBO, ficando todo o resto da eficiência por conta dos processos biológicos. Joia? Abraços, até breve!
Fabio, bom dia! Tudo bem? Eu sou formado em Gestão Ambiental e estou querendo realizar uma pós graduação, eu gostaria de uma indicação ,de um curso que seja pertinente a tratamento de agua e efluente industrial ,você pode me indicar um ,agora estou como Operador Técnico de ETE (sistema de lodos ativados) obrigado!
Рік тому
Fala, Márcio, joia? Que bacana, parabéns pelo trabalho. Bom, de cabeça assim eu não consigo dizer exatamente onde você poderia encontrar uma boa pós para agregar no seu trabalho. Tenho um conhecido chamado Cleyton que é consultor educacional e conhece milhares de cursos, locais e preços. Com certeza ele saberá te dar boas dicas para isso: cleytonsanear@gmail.com Joia? Espero que ajude, mas fico à disposição. Até breve!!!
Professor qual o significado de taxa de aplicação de DBO?? Seria o que é removido por m2 por dia?
2 роки тому
Taxa de aplicação de DBO é a quantidade de matéria orgânica enviada para degradação ao longo de um dia. E, sim, como vc comentou, é dada em kgDBO por m² de área dos reatores. Isso aí!
O Reator UASB faz parte de um sistema anaeróbios ??
2 роки тому
Oi, Eriton, tudo bem? Dentro do tratamento anaeróbio o reator UASB (ou RAFA em português) é um dos reatores mais usados. Porém, há algumas limitações de eficiência, por isso é comum a associação do UASB (anaeróbio) com o filtro biológico (aeróbio), por exemplo.
Boa noite professor qual melhor pós em tratamento de água e efluentes ?
Рік тому
Oi, Luiz, tudo bem? Bom, eu diria que praticamente todos os programas de mestrado/doutorado no país em qualquer universidade pública são excelentes. Mas se estiver procurando especializações, busque preferencialmente por faculdades que possuem corpo técnico e tradição na área de engenharia civil e ambiental. Aqui no estado de São Paulo sei de várias, mas depende de qual região do país você está. Certo? E vamos conversando. Abraços
professor o senhor tem lista de exercícios de concursos com esses temas de filtro biologico?
2 роки тому
Oi, Isabella. Eu tenho uma lista com algumas poucas perguntas que uso com meus alunos. Se tiver interesse me manda um e-mail em fabio.ceprocamp@gmail.com Até breve! Abraços!
Bom professor ja fiz a compra do livro mas nenhum sinal para chegar
3 роки тому
Oi, Fabrício, a UiClap manda todos os prazos e andamentos pro seu e-mail, mas se quiser, me envie seus dados no fabio.ceprocamp@gmail.com que eu tento ver com eles se deu algum problema, por favor.
Parece até que essas aulas foram feitas para empresa que trabalho, possui 2 clarificadores primários, 2 secundários, 3 lagoas, prensa desaguadora e 6 torres de resfriamento. É 62000m3 por dia de efluente
2 роки тому
Uau! Deixa eu ver se li direito: 62 mil m³ de efluentes por dia??? Caraca!!!! É quase uma cidade de médio porte! hahaha... que responsabilidade!! Sucesso a vocês! Obrigado pelo comentário e fico a disposição! Abraços!
Obrigado
Valeu, Lyrion!! Obrigado!!
Parabéns, professor! Suas aulas são ótimas e estão me ajudando bastante! Obrigado por compartilhar esse conhecimento com tanta boa vontade!
Valeu, Lucas. A gente se ajuda como pode, né? Sucesso aí nos estudos!!!
Parabéns professor pelos conteúdos didáticos e tão bem explicativo, hoje usamos partes dessas informações na piscicultura, sabemos que o controle biológico faz toda diferença no resultado final, forte abraço e muito obrigado!
Que massa! Obrigado pelo comentário e boa sorte com o tratamento. Sucesso!!!
O assunto de tratamento de água e esgoto é muito interessante.
Quanto aos filtros biológicos, temos os aeróbios e os anaeróbios. Em ambos os casos, a biomassa cresce aderida a um meio suporte.
Nos filtros anaeróbios, a entrada do esgoto é na parte inferior do filtro de forma que trabalhe afogado e que o ar não penetre a zona de degradação da matéria orgânica (biofilmes).
Os filtros aeróbios podem trabalhar afogados (nesse caso vão precisar de um sistema de aeração), ou não (denominados filtros percoladores), e possuem uma eficiência de DBO5 de 85 a 95 %. Entretanto, quando comparados com sistemas anaeróbios, geram um volume muito superior de lodo.
Nos filtros percoladores, o esgoto é pulverizado sobre o leito onde os microorganismos, e como há espaços vazios nesse meio suporte, o ar e o esgoto percolam por ele (co-corrente).
Os filtros aerados submersos, podem ser subdivididos a depender do material suporte.
Quando se utiliza um meio suporte granular, o sistema terá uma capacidade de reter os sólidos suspensos e necessitará de retrolavagens a fim de evitar o entupimento do meio filtrante (clogging). Esse sistema é denominado Biofiltro aerado subsmerso (BFs).
Por outro lado, se o filtro utilizar um meio suporte estruturado, não terá essa propriedade filtrante. Logo, necessitará de um decantador à jusante (decantador secundário) a fim de coletar os sólidos supensos e a biomassa desprendida. Esse sistema é denominado Filtro biológico aerado submerso (FBAS).
Muito bom, show de bola! Já dá pra fazer mais uns 5 vídeos! Hahaha... impossível falar tudo isso em 20, 30 minutos! Hahaha
Valeu!
Parabéns
Obrigado! Valeu!
Parabéns Professor! Suas aulas são incríveis e didática impecável! Muito obrigada por toda dedicação.
Muito obrigado, Laíse!!! Valeu!!!
Parabéns pelos seus contéudos, sempre com muita excelência 👏👏
Ah, muito obrigado, Aiala!!! Valeu!!!
Parabéns, muito boa sua didática
Sou profissional da área,e estou indicando seus vídeos para os operadores de ETE
Oi oi! Muito obrigado. Pode ficar à vontade. Espero que todos gostem dos conteúdos. Alguns vídeos são bem antigos e pretendo regravá-los em breve por causa da qualidade do áudio e do vídeo. Mas precisando, fico à disposição, também. Abraços, até breve!
Parabéns pelas aulas!!!!!!
Valeu, muito obrigado!!!
Massa!
Obrigado!!
Excelente explicação !!! ganhou mais um inscrito
Ah, que ótimo! Obrigado, Amanda, seja bem vinda!!!
Dez. Muito bom Professor. Valeu
Valeu, João! Muito obrigado!
Boa noite Professor
Gostaria que falasse sobre a importância do esterco bovino no tratamento biológico de efluentes e com que frequência deve ser utilizado.
Valeu, Domingos! Obrigado pelo comentário e pela sugestão!!!
Aula top! Como sempre, dando um show!
Ah, valeu! Muito obrigado!!!
Parabéns, aula interessante, agora, só estudar. Áudio ficou bom
Valeu, Paulo! Bons estudos!!!
2024 Estudando para o concurso da ANA. Maravilha de conteúdo, imagens valiosas, gratíssima! 🎉🎉🎉
Valeu, Juliana! Bons estudos e boa sorte!! Sucesso!
Parabéns professor!
Ótima didática!!
Obrigado, Amanda!
Ótima Aula!!
Valeu, Bianca!!
Salvou minha prova!
Puxa, que massa!!! Espero que tenha mesmo ido bem.
Sucesso, bons estudos!!!
Gostei da sua camiseta Show. Ótimo vídeo professor Fábio. Sou seu fã. Eu vou adquirir o livre mas quero autografado
Opa! Muito obrigado! Saber que tem gente que aprecia o nosso trabalho sempre dá aquele ânimo pra continuar no caminho! Muito obrigado!
Gratidão Professor 🌻
Valeu, Adriana!!!!
Excelente aula, obrigado
Obrigado, Mauro!
Muito obrigado! Aprendi varias novas informações!
Valeu, Vinícius! Bons estudos!
Olá professor! Que bom ter voltado agravar! Obrigado pelo vídeo! Muito esclarecedor.
Muito obrigado, Alessandro! Valeu mesmo! Final de ano é puxado aqui na escola e atrapalha na gravação e edição dos vídeos. Mas, vamos manter o foco! hahaha
AMEI
Ótima aula
Muito obrigado, Jackson! Valeu!
Parabéns professor aulas de altíssimo nível, tô viciado!
Valeu, Maycon! Sucesso aí na caminhada!
🔥
Valeeeeeeu!
Parabéns professor pela aula.
A utilização de filtros biológicos está associada à 2⁰ e 3⁰ etapas do processo de tratamento dos efluentes?
Oi, Renason! Os filtros biológicos farão parte do tratamento secundário de efluentes. Beleza? Não se esqueça: se for um processo para remoção de carga orgânica (DBO) dissolvida, será classificado como processo secundário.
Joia??? 😉
Parabéns professor, Obrigado!! Ansioso para o próximo
Valeu, Diego!!! Muito obrigado!!!
Excelente aula professor!
Valeu, muito obrigado, Zé Luiz!!!
Ótimo livro!! Amei meu e-book
Muito obrigado, Silvana!!! Valeu mesmo!
Ótimo vídeo professor! Teria algo no sentido de limpeza do filtro biológico percolador?! Ou a limpeza do biofilme já garante essa limpeza?!
Oi, Vanessa, tudo bem?
A limpeza geral desse tipo de sistema só ocorre quando fazemos a troca do meio suporte. Em geral, com condições hidráulicas corretas, a vazão garante a limpeza do biofilme, sendo suficiente para manter as características operacionais dos reatores.
Tenho um amigo que operou filtros biológicos por muitos anos, se tiver alguma dúvida mais específica eu posso passar pra ele.
Valeu, até já!!!
E comprem o livro! Muito toppp
Valeu, Tom!!! Muito obrigado! Gratidão!
❤
Ótimo conteúdo professor. Por acaso o senhor teria alguma aula sobre quantificação de biofilme e eficiência de nitrificacao em filtros biológicos ??
Obrigado, Rafael! Valeu msm.
Mas quanto aos assuntos solicitados, eu não tenho nada do gênero, apenas os assuntos mais genéricos mesmo... vou ficar devendo.
@ Há tudo bem professor, se caso faça ficarei muito grato, não sou técnico de meio ambiente, mas trabalho com tratamento de água aplicado na Aquicultura. Desde já parabenizo pelo ótimo conteúdo do canal, deu muito vontade de fazer o curso técnico na qual o senhor leciona. Uma pena que moro em outro estado.
Sugiro a criação de um novo vídeo sobre o Sistema MBBR e os problemas mais comuns em ETer e suas prevenções.
Ótima sugestão, Telmo!!! Valeu!!
Parabéns professor, mais um conteúdo de valor.
Obrigado, Carlos! Fico feliz em saber que sempre posso contar com seu prestígio por aqui.
Obrigado mesmo!
Bom! Poderia ter mais imagens e vídeos sobre esse tipo de tratamento.
Verdade. Mas há pouca coisa na internet também... vai ficando complicado procurar, editar e colocar.
Excelente professor! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Muito obrigado, Lucas!!! Valeu!!!
Excelente aula, professor. Uma dúvida que tenho é se o acúmulo de matéria orgânica em um decantador secundário indica ineficácia das etapas anteriores?
Oi, Nathan, tudo bem? Obrigado pelo comentário.
A matéria orgânica a qual você se refere é de que tipo, sabe? (Sedimentável, dissolvida, volátil, inerte, etc.) Pois como o tratamento é biológico, sempre haverá matéria orgânica em todas as etapas, mesmo após o tratamento completo. Nos resta averiguar qual tipo é pra podermos associar com algum tipo de ineficiência.
Joia?
Abraços e vamos conversando.
@Nathan Pereira da Costa Correa Boa, Nathan! Em processos de tratamento de esgotos a maior eficiência sempre estará atrelada à decomposição da matéria orgânica por vias bioquímicas. Os processos físicos (entre eles a decantação) costumam remover cerca de 40% da DBO, ficando todo o resto da eficiência por conta dos processos biológicos.
Joia?
Abraços, até breve!
@ Entendi. Muito obrigado, professor.
❤️❤️❤️❤️
Como sempre: Muuuuuuito obrigado, Thayza!
Fabio, bom dia! Tudo bem? Eu sou formado em Gestão Ambiental e estou querendo realizar uma pós graduação, eu gostaria de uma indicação ,de um curso que seja pertinente a tratamento de agua e efluente industrial ,você pode me indicar um ,agora estou como Operador Técnico de ETE (sistema de lodos ativados) obrigado!
Fala, Márcio, joia? Que bacana, parabéns pelo trabalho. Bom, de cabeça assim eu não consigo dizer exatamente onde você poderia encontrar uma boa pós para agregar no seu trabalho. Tenho um conhecido chamado Cleyton que é consultor educacional e conhece milhares de cursos, locais e preços. Com certeza ele saberá te dar boas dicas para isso: cleytonsanear@gmail.com
Joia? Espero que ajude, mas fico à disposição. Até breve!!!
Professor qual o significado de taxa de aplicação de DBO?? Seria o que é removido por m2 por dia?
Taxa de aplicação de DBO é a quantidade de matéria orgânica enviada para degradação ao longo de um dia. E, sim, como vc comentou, é dada em kgDBO por m² de área dos reatores. Isso aí!
O Reator UASB faz parte de um sistema anaeróbios ??
Oi, Eriton, tudo bem?
Dentro do tratamento anaeróbio o reator UASB (ou RAFA em português) é um dos reatores mais usados. Porém, há algumas limitações de eficiência, por isso é comum a associação do UASB (anaeróbio) com o filtro biológico (aeróbio), por exemplo.
Boa noite professor qual melhor pós em tratamento de água e efluentes ?
Oi, Luiz, tudo bem?
Bom, eu diria que praticamente todos os programas de mestrado/doutorado no país em qualquer universidade pública são excelentes.
Mas se estiver procurando especializações, busque preferencialmente por faculdades que possuem corpo técnico e tradição na área de engenharia civil e ambiental.
Aqui no estado de São Paulo sei de várias, mas depende de qual região do país você está.
Certo? E vamos conversando.
Abraços
professor o senhor tem lista de exercícios de concursos com esses temas de filtro biologico?
Oi, Isabella. Eu tenho uma lista com algumas poucas perguntas que uso com meus alunos. Se tiver interesse me manda um e-mail em fabio.ceprocamp@gmail.com
Até breve! Abraços!
Bom professor ja fiz a compra do livro mas nenhum sinal para chegar
Oi, Fabrício, a UiClap manda todos os prazos e andamentos pro seu e-mail, mas se quiser, me envie seus dados no fabio.ceprocamp@gmail.com que eu tento ver com eles se deu algum problema, por favor.
Parece até que essas aulas foram feitas para empresa que trabalho, possui 2 clarificadores primários, 2 secundários, 3 lagoas, prensa desaguadora e 6 torres de resfriamento. É 62000m3 por dia de efluente
Uau! Deixa eu ver se li direito: 62 mil m³ de efluentes por dia??? Caraca!!!! É quase uma cidade de médio porte! hahaha... que responsabilidade!! Sucesso a vocês!
Obrigado pelo comentário e fico a disposição!
Abraços!
Professor, me adiciona num grupo do zap para operadores de ETA. Vou prestar concurso público. Mandei um E-mail pra vc.
Respondi pra vc o e-mail.
@ será que ainda tem,vou fazer o da embasa queria saber se eu posso entra tbm
As moscas de banheiro, tadinhas🤣🤣🤣
Muitas moscas em banheiro é sinal que tá faltando limpeza!!! Não tenha dó não! hahahaha
showwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww
Obrigado, Maria!