Você quer seguir uma sequência de melodias que ensinam toda a base técnica do piano até chegar a Pour Elise? Então conheça o meu MÉTODO REAL DE PIANO aqui: www.metodorealdepiano.com.br/?YT&YT-ORG&ZPE
Uma das coisas mais bonitas em relação a música, na minha opinião, é como as emoções se ligam ás melodias, principalmente quando se tratam de lembranças. Associar um momento especial a uma melodia torna possível reviver essa emoção durante muitas décadas de maneira intacta.
sim. tem um jogo que joguei na infância que possui uma trilha sonora marcante pra mim em uma das fases, e sempre que escuto a música revivo a emoção de estar lá
@@Sato-Azumaga Nossa, que música legal! Muito boa, não conheço esse jogo, vou pesquisar mais sobre ele. Tem uma música de um jogo que descobri a um ano ou mais, atrás, que também trás um certo sentimento. Se chama "Precious Hewie" do jogo "Haunting Ground", muito boa.
Sou Educador Musical e uso em minhas aulas todos os estilos de música para ensinar conceitos musicais e desenvolver senso crítico em meus alunos. O importante é ampliar o universo musical das pessoas para que elas tenham autonomia e opções para o que irão ouvir no dia a dia e não somente o que a indústria fonográfica impõe.
A questão é que os anos 80 deixaram as melodias sobreexploradas, quase insuportáveis. Dos anos 90 pra cá vivemos a era da música textural, tímbrica... e rítmica (basicamente se você não tem "groove" no seu som você não é considerado um "bom músico"). Eu curto muito as investigações atuais em ritmo e timbre, mas não me deixo mais enganar por elas. Melodia é o coração da música.
Infelizmente, no meio de tantos comentários, o meu passará batido, mas ainda assim preciso dizer que descobri agora o seu canal do UA-cam e depois de alguns vídeos lembrei-me de um programa que eu assistia aos domingos, o "Quem tem medo da música clássica " , do maravilhoso e saudoso Artur da Távola. Não sou músico, apenas um apreciador da sonoridade, apreciador do belo e, sentindo falta de programas como aquele, descubro seu canal. Que bela surpresa! Quem sabe você pudesse também explicar, assim como fez Artur da Távola, os elementos de uma orquestra e suas características. Grande abraço e parabéns!
@@FelipeScagliusi Também me lembro do Pedrinho Mattar,com seu programa Pianíssimo onde o público conseguia prestigiar a música de uma forma bem peculiar.
Não tem como passar despercebido seu comentário, quando eu vejo um apreciador de música que busca melhor seu entendimento, me surpreendo. Que vc consiga cada vez mais melhorar e aproveitar cada vez mais dessa grande arte
1. MÚSICA sequência de notas ou sons que se relacionam reciprocamente de modo a formar um todo harmônico; linha melódica. 2. MÚSICA qualquer composição destinada ao canto, cujo ritmo e sentido musical resultem de uma sucessão de notas ou sons simples, formando um todo estético. sempre dei importância a melodia no primeiro sentido, a sequencia de notas. O canto, sempre foi algo do qual a importância é muito menor. Bom, mas dai, sou um entusiasta da música instrumental.
a música pode não ter melodia mas pro nosso ouvido o ostinato de acordes ou "notas quebradas" se torna uma som memorável como uma melodia se bem construído, outra coisa é um monte de nota aleatória sem tema nenhum
gostei da aula, mas por tudo que já estudei de música, melodia não é apenas canto. melodia pode ser também uma sequência de notas ou sons que se relacionam reciprocamente de modo a formar um todo harmônico; linha melódica e podemos ter mais de uma voz em diversas músicas.
ele nao disse q melodia é apenas canto, mas que melodia pode ser cantada. melodia é uma sequencia de notas, ou seja, uma "fila" de notas, com comeco meio e fim, uma apos a outra (e apenas uma tocada por vez). A melodia pode sim e nornalmente ela se relaciona com a harmonia da musica (mas isso nao muda nada do que ela é) e podemos ter mais de uma voz fazendo a melodia sim, por ex, um violao e uma voz humana ambos tocando/cantando as mesmas notas, uma depois da outra, juntos, cantando a *mesma* melodia. Infinitas vozez podem fazer juntas a mesma melodia, como é o caso de um canto coral em w varias pessoas cantam uma so melodia.
Por um olhar mais "técnico" sim, qualquer sequencia de notas seria uma melodia; mas quando você percebe a "sensação" do que é uma melodia de fato, eu me identifiquei demais com o que ele propôs aqui.
Segundo a origem da palavra vem do grego, e significava um poema para ser cantado. Então a palavra melodia se refere ao canto, teria que inventar outra palavra pra descrever de outra forma essa coisa que o ser humano identificou como uma característica do canto, que deve ser o que produz o encantamento de quem ouve. Eu gostei da explicação dele que é como viajar por uma estrada contínua em que as paisagens sonoras estão ligadas harmoniosamente. Poderia chamar isso de fluidez, se é que dá pra resumir. Eu não entendo muito de música, mas a melodia sempre foi o que me atraiu na música, eu sempre sinto falta de fluidez quando uma música não tem uma boa melodia. Concordo que não é só o canto que pode ter essa característica, ou poderia dizer que é possível cantar por instrumentos, não apenas com a voz e com palavras. Mas se o instrumental canta então pode ser acompanhado pela voz, acho que isso é o que ele disse no vídeo.
Desde os anos 70, eu tinha vontade de ter minha própria e exclusiva lista de músicas, pra ouvir no carro e em casa. Quando surgiram: PC, Pen Drive e UA-cam, pude concretizar esse sonho. Tenho um pouco mais de 300 melodias, instrumentais todas, escolhidas a dedo por mim, uma por uma, em um pen drive.Fiz isso, enquanto posso, enquanto as lindas músicas até os anos 90, ainda estão disponíveis para download, no UA-cam.Pra mim, letra de música é apenas um detalhe, que pode ser substituído, sem danos. A linha melódica, por outro lado, é TUDO na composição musical, é o item que me maravilha!
São músicas instrumentais antigas, muitas delas acompanharam minha trajetória de vida. O Amor é Azul, de Paul Mauriat, Merci Cheri de Caravelli, são dois exemplos delas.@@Dalest22
como músico eletrônico, faço questão de estar sempre com as mãos nas teclas, para que a música sempre tenha melodia e possa ser lembrada, geralmente na forma de solos por cima de uma base percussiva / harmônica / de arpejos. se eu fico com minha própria música na cabeça, depois de gravar, sempre cantarolando, sei que a música está boa pra ser publicada. não estou nem aí se por isso minha música pareça antiquada. faço em primeiro lugar pra mim.
@@PeX218 Então você totalmente o que significa arte. Se os artistas não fossem ousados, apenas seguindo o padrão estipulado pela sociedade da sua época, nunca haveria surgido inúmeras música maravilhosas e que podem tocar de maneira emotiva inúmeras pessoas.
Não importa se algumas dessas músicas clássicas estão sem melodia. A questão é a riqueza de expressões que elas nos transmitem, como também os efeitos positivos na área do cérebro... Nos capacitando a estimular o cognitivo e a criatividade. Muito obrigada professor! 👏🏻👏🏻
Com melodia ou não, eu amo música que toca e mexe com meu ser. Amo funk, mpb, samba, pagode, pop, bossa nova, forró, piseiro, brega. Funk de RJ, SP, BH, ES, GO, amo todos. É eu botar um que sinto meu corpo energizado, euforia e disposição. Melodia não é um fator de qualidade. Mente fechada estagna o mundo, fico p* com quem despreza funk e outros gêneros musicais com esse lenga-lenga.
Quando você deu uma palhinha dessa música de Chopin eu me emocionei (Não sou g4y). Chopin tem músicas belíssimas, e ele é o músico que eu escuto todos os dias os seus Nocturnes. Na melancolia, encontrei a beleza nas músicas de Chopin.
Essas músicas de compositores clássicos "sem melodia" ainda conseguem ser lindíssimas, essa é apenas a estrutura que o compositor escolheu para elas, mas são riquíssimas em harmonia e ritmo, e perto das porcarias musicais que se produz e se consome em massa hoje em dia, tem a distância de um computador quântico atual da IBM para uma lança de madeira do Paleolítico!
@@RobertoLuisScarano Pior que lixo, pq lixo ainda pode ser reciclado e servir para alguma coisa, já essas porcarias só servem para imbecilizar ainda mais quem gosta e ouve pq quer, e provocar suicídio em massa nos neurônios de quem detesta e ouve forçadamente!
Para mim 90 por cento da beleza da música tem que estar presente na melodia. Caso contrário deveria me contentar em horas ouvindo poesia ou qualquer outro texto falado.
Há 5 anos estou caminhando e me esforçando para aprender a tocar piano. Comecei do zero c aulas presenciais mas logo depois conheci o seu “curso” e tenho me nutrido com seus ensinos. Parabéns …. Didática maravilhosa!!
Isso me lembra aquela história que diziam que se ouvir música clássica aumentaria as chances de ter notas altas, fizeram uma pesquisa até perceberem que a maioria dos alunos que não ouvem música clássica não tiram notas altas... Cada estilo de viver tem o seu estilo de música
Sim, arpejos, arranjados de forma a compor uma melodia. A sequência das notas também pode alterar a "melodia". Não consigo deixar de "cantar" quando ouço. Obrigado pelo vídeo!
Concordo plenamente com sua definição de melodia! Agora, rap não é um estilo musical, é poesia ( de boa ou má qualidade) declamada com(as vezes) um fundo musical!
Eu estudei piano por 9 anos e fiz curso de teoria musical e harmonia no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. Gosto muito de escutar música de diversos estilos e tenho percebido que hoje, está cada vez mais difícil encontrar músicas com melodias. No caso das trilhas sonoras, vou citar um exemplo. Podemos perceber a diferença das músicas compostas por John Williams, com temas para pessoas, ou ações, e Hans Zimmer, que faz um trabalho bonito, com muita repetição, como se fossem mantras, mas não parecem, pelo menos para mim, que tenha melodia, realmente. Esse foi só um exemplo, mas percebo hoje, em geral, que as músicas já não têm melodias. Para compor, penso, é necessário que a pessoa leia música, conheça teoria musical, harmonia, composição, conheça os instrumentos, saiba tocar um ou mais, e isso leva mais ou menos de uma década de aprendizado.
Sabe uma música muito tocante para quem ouvi-la em uma aparelhagem boa mesmo toca discos da época e a trilha de o vento levou sabe quem vi-o o filme e ouve a quela trilha e a voz solo da cantora que eu ainda não sei o nome junto da orquestra goi muito marcante.
Tem algumas coisas que são importantes serem explicadas. A melodia se tornou dominantes e vencedora, na medida em que ela foi mais explorada pelo movimento romântico na Europa Ocidental, na virada dos séculos XVIII e XIX. Muito provavelmente sem o romantismo, a força que a melodia tem até os dias atuais, não existiria. E ainda o romantismo melódico ganhou força quando foi associada aos ritmos tradicionais das Américas de origens ameríndias e africanas, cito em especial a síncope africana dos povos e bantos e iorubás que estão na raízes das maiores tradições musicais populares das Américas: o samba, o blues, o jazz e o tango. E suas formas sucessoras, como o rap ou mesmo funk do Rio Janeiro, centram sua musicalidade mais no ritmo do que na melodia e por questões muito mais culturais internas as dinâmicas desses gêneros do que pela "ausência". No rap, há ênfase especial na trova, na poesia, na disputa de versos entre dois oponentes. Esse formato de música no Nordeste é conhecido como "repente" e no Sul do Brasil (assim como no Uruguai e na Argentina) são como "palladas". E no rap essa poesia acompanha uma forma musical muito mais sincopada e repetitiva que se adequa muito melhor a forma da entoação poética. Enquanto que no funk ainda remanesce a melodia no canto, e mesmo que exígua, ela está ali. Mas a ênfase no ritmo sincopado do funk é muito relativo a instrumentação e as canções dos terreiros de religião afro - já li e vi algumas pessoas falando dessa conexão mas acho que ainda não tem estudos etnomusicológicos sobre o tema. O falecido Mr. Catra falava que a origem do funk do Rio era o Kraftwerk. O que faz todo o sentido: é a música eletrônica associada a síncope dos ritmos afro-brasileiros, mas, que ainda tem suas raízes nas formas do cancioneiro popular romântico e melódico. Já diria Marcelo D2, que o "rap é o samba" e de que eles são na verdade uma mesma coisa. Então, acho, que essa redução a ideia de músicas forte/rica ou fracas/pobres em melodia, precisa ser compreendida a partir de espectros e cruzamentos culturais que são mais amplos e complexos do que imaginamos. E ainda discordo que a melodia esteja em baixa. Pelo contrário, associada ao Romantismo, a melodia já está há 300 anos como a forma musical preponderante e vencedora da música Ocidental, principalmente nos seus gêneros populares. Os gêneros modernos não-românticos-melódicos da Europa como o dodecafonismo, atonalismo, expressionismo, etc. jamais chegaram a amplitude que a música romântica-melodia teve nos últimos três séculos. O gênero popular, não romântico-melódico, que atingiu uma grande amplitude foi a "música eletrônica". Então, esse debate fascinante, é muito importante, e as pessoas precisam conhecer por que cada gênero/ritmo existem daquela forma, que pra mim não tem nada haver com presenças ou ausências, com riquezas ou pobrezas, e sim, tem haver com um ambiente, com um contexto cultural e histórico. Música, gente, é em essência, cultura.
É o que eu vivo dizendo! Que, lamentavelmente, as músicas hj em dia, não tem mais melodia. Eu sinto muita falta pq ela nos guia, nos conduz, contagia e inebria! Tenho a maior dificuldade de aprender e gostar de música sem melodia! Mas respondendo a tua pergunta: o que me veio à mente são as Gymnopédies e as Glossiennes de Erik Satie.
Eu particularmente gosto de música com e sem melodias, desde as clássicas de Mozart à músicas de funk (sem baixaria, só rave funk gospel). Cada um dos 150 ritmos músicais que conheço têm sua beleza exuberante particular.
Tenho que admitir que "rave funk gospel" é um termo bem estranho, mas também não acho certo condenar, afinal o pop rock era mal visto antigamente e hoje é super normal nas igrejas (guitarra baixo bateria e etc)
@@endersondeborba4134Pois é. Esse povinho igrejeiro aceita tudo o que lhes foram impostos, contanto que tenha o selo “gospel” no nome. E foi assim que lançaram anos atras o primeiro site pornô cristão (que graças a Deus já saiu do ar faz muitos anos também).
Obrigada por mais estas dicas Sempre aprendemos coisas novas e interessantes que possam passar despercebidas Gosto muito do seu jeito de explicar e ensinar. Valeu profr!
Tenho ouvido o poema colombo do Carlos Gomes. Rico em melodias. Sem repetição de muitas notas. Aí lembrei que muitos elementos disseram que a descoberta da América foi moleza. Se não me engano as Caravelas Santa Maria, Nina e Piinta aportaram no Caribe e retornaram sem defeitos á Espanha. Já o Titanic cheio de Tecnologia.
E falando em melodia, Rudess e Petrucci compõem uma das maiores junções melódicas que já ocorreram na música. Um nos faz chorar com cada linha melódica que faz na guitarra, o outro nos faz questionar se é desse mundo com tamanha criatividade no teclado!
Não concordo com a afirmação dele. O conceito dele de melodia é reducionista. Ele se baseou num conceito pessoal como se fosse uma definição. Há melodias ricas e pobres, complexas e simples.
Muito bom o conteúdo deste vídeo . Eu aprecio demais o "Prelude aprés midi d un faune" de Debussy e me parece que tem várias pequenas frases musicais , mas não uma melodia . Já "Reverie" do mesmo compositor eu conheço uma versão cantada que é bastante original. Parabéns ao professor Felipe por seu belo trabalho.
A pergunta é desafiadora e a resposta é não ! Ao meu modesto sentir, são coisas diferentes. Os aludidos compositores parecem mais estar interessados em criar climas ou paisagens, conforme mencionado ! De qualquer modo, Felipe Scagliusi abordou muito bem o tema e apresentou, de forma bastante didática, as músicas selecionadas !Parabéns !!!!
sobre as musicas do jovem Stephen Sanchez, acho todas mto melódicas. são agradáveis de ouvir e ele canta muito bem. com poucas musicas gravadas o cantor em questão fez um sucesso enorme no tik tok. vale ouvir.
Tudo em música pode ser considerado melodia. Ao meu ver, mesmo a harmonia pode ser transformada em melodia. Mesmo que pareça estranha. Não existe regra nesse quesito. Mas compreendo o que foi discutido. Faz sentido mesmo.
Gostei muito. É verdade, a melodia é uma escolha , às vezes caminho de nudez. É como você diz, na música contemporânea a supressão dela aponta para uma complexidade artística. Na música popular, no RAP, e também na POP faz sentido porque é como se se reconhecesse a vulgaridade do que é sentido tendo um pendor universal expressando aquilo que é básico, emoções e vivências básicas...
Este vídeo apareceu no momento certo. Nas igrejas evangélicas andam tocando "worship", músicas horríveis sem melodia, com repetições extensas. Lembro-me dos discos de vinil arranhados. Como dizemos: "Só Deus na causa!". 😥
Vejo muito da música instrumental, orquestral, erudita, sem melodia, baseada em Schöenberg e Ravel (ou ainda em Holst, para ser breve nas referências) sendo utilizada atualmente por grandes compositores como John Williams, Hans Zimmer e outros monstros da indústria cinematográfica. Entendo que, fora o tema principal de apresentação e eventualmente temas de amor ou de dor pontuados ao longo da narrativa, algo "cantável" nas cenas tira o foco da ação principal, sendo acordes, arpejos e marcações rítmicas a melhor maneira de ilustrar e reforçar a ideia que a imagem e os diálogos devem transmitir. Excelente ideia de tema Felipe, parabéns!
Achei muito interessante, inteligente e respeitosa a abordagem desse vídeo, especialmente se a gente considerar o tanto de pessoas que gostam de pontificar que música, para ser música, só o é se tem melodia, harmonia e ritmo. Curiosamente, Felipe Scagliusi mostra que música é bem mais complexa e rica do que o arrogante senso comum de algumas pessoas que acham que podem determinar tão taxativamente o que é música ou não. Gosto muito do professor, que tbm fala desses assunstos, Andre Gaby, faz a esse respeito bem sagazes a esse respeito.
Show de explicação ! Show de aula !! A música de Ravel sem melodia , como gotas de água e cristais e sua interpretação são simplesmente Maravilha !! Grato
Continuo a seguir os seus ensinamentos , apreciei e comprendi o que quiz explicar, mas ao vê-lo tocar, reduzo-me à minha insignificancia e sinto-me maravilhada ao mesmo tempo que me sinto "pequenininha" na jornada que percorro. Gratidão Professor
Para mim, essas músicas que não tem melodias são como um dia no campo onde apenas apreciamos a vista e o soar do vento entre a grama e as folhas das árvores. Ou quando apreciamos as estrelas em uma noite escura que destaca o brilho dos astros sobre nossas cabeças. A melodia geralmente nos remetem a memórias, a emoções, nos fazem pensar em situações, momentos e quaisquer coisas que remetem a nossas vidas. Mas nessas músicas, pelo menos em boa parte das músicas que não tem melodias propriamente ditas, são mais contemplativas do que reflexivas.
Te conheci agora e…. aprendi mais um pouco, não leio ainda partituras, mas vou aprender. Atualmente participo de coral de canto litúrgico católico com o privilégio de um maestro profissional. Sempre, desde criança, ouço música clássica e sem influência familiar kkkkk de onde veio esse amor? Não sei…
No prelúdio em Dó menor da segunda fuga do Cravo Bem Temperado tem não 1 melodia, mas diversas simultâneas: melodia composta (ou polifônica). Tem melodia, contraponto e condução de vozes clara, quando fiz a redução schenkeriana percebi que é possível desdobrar (unfold) até mesmo 5 ou mais vozes se não estou enganado. O que você está certo é que são melodias caracteristicamente instrumentais (e não cantáveis), tanto por tessitura, figuração, agilidade, falta de notas repetidas, etc.
My fear is this, I know the importance of melody, and my first songs are full of repetition and they almost never obey the chord families, mediocre compared to any classical music, but I hope in the future as my studies increase I can redo them in a better version. Creating music serves as a measure of my own ability as a musician and gives me a clarity of how close or far I am from my ideal. When I create songs it's thinking about an image or a memory, and to be honest I don't even know what genre they fit into, it's funny and weird at the same time. Thanks for the great video.
Beethoven é um exemplo de compositor sem melodia. Segundo Igor Stravinsky. Eu também concordo! Beethoven foi um gênio na improvisação. Isso é indubitável.
Obrigado meu amigo, faço música eletrônica faz 4 anos e agora vc me fez entender a diferença do arpejo para a melodia. Embora eu colocasse na trilha Arpejo não sabia o sentido da melodia que seria poder cantar. Hoje fiz uma melodia em cima de um arpejo e ficou genial.
Acho muito interessante como a música erudita é capaz de criar uma percepção diferente nas pessoas sobre música, porque quem não tem o costume com música erudita, realmente não percebe quando uma música é ruim.
Falando em obras musicais sem melodia definida compus um estudo para piano a cara do prof Felipe e ficaria muito feliz se ele o interpretasse. Sou fã dos vídeos dele.
Consigo ouvir melodias em quase todos esses exemplos e sei de gente que cantaria todas elas. Acho que o conceito de melodia a partir da capacidade de articular notas no canto é bastante relativa. Saindo do universo erudito para o popular, há muitas canções do Guinga por exemplo em que a melodia está no fio da navalha do desenho harmônico. São difíceis de cantar, mas são incríveis.
Vídeo muito interessante, embora as músicas ditas do século XX e algumas populares sejam muito mais desagradáveis de ouvir do que qualquer peça de Bach, onde existe uma melodia de fundo, ainda que bem lenta em relação ao rápido movimento mecânico que se sobrepõe a ela. Não é à toa que vários compositores populares usam criações de Bach como fundo de acompanhamento para suas composições atuais.
Lembro, há alguns anos, que os jovens roqueiros "torciam o nariz" para o Bon Jovi e para o Brian Adams, entre outros. O motivo alegado: interpretavam "'rock'com melodia". Isto é, a melodia passava a ser um defeito. Música com coro? com metais? rock instrumental? aí seria o "fim do mundo"... Estranho e impressionante é que essa tendência conseguiu chegar à música popular... Certa vez, o veterano Les Paul, um dos inventores da guitarra elétrica, ouviu de Miles Davis, afamado trumpetista de "jazz" "moderno" (do 'be-bop' em diante) o seguinte: "gostaria de vender tantos discos como você..."... Les Paul respondeu-lhe: "simples... toque a melodia..."... Ao que Miles Davis respondeu-lhe: "nunca!..."... A música mundial foi-se "jazzficando" desse modelo e talvez esteja nisso o cerne da desvalorização da melodia...
Como um "jovem rockeiro de 20 anos atrás" eu digo que nunca ouvi ninguém reclamando de Bon Jovi e Brian Adams por ser melódico... mas por ser romântico e comercial demais. (Iron Maiden, Led Zeppelin, Black Sabbath, todos usam e abusam de melodias marcantes). A reclamação da melodia vem mais especificamente do pessoal do metal extremo (Death, Thrash, Black) Uma vez que o vocal gutural não possuí melodia, quase como um vocal de RAP.. Arch Enemy por exemplo é chamado de Death Melódico por colocar linhas de guitarra tocando uma melodia por cima do vocal... e por isso muitos fãs de Death não gostam nem um pouco da banda.
Olha, professor Felipe, sem dúvida alguma, um dos melhores vídeos que eu já assisti produzidos por você! Desde a temática (extremamente interessante) até a sua execução das várias peças mencionadas. Parabéns pelo magnífico trabalho! E muito obrigado também! Grande abraço!
Ótimo vídeo! Nessa peça linda do Ravel (que eu não conhecia), fiquei com uma "sensação" de melodia. Aliás, a música clássica que considero a mais bonita já composta (dentre as que conheço, claro), também é do Ravel e da mesma forma oferece mais "sensações" de melodia do que algo possível de ser cantado do começo ao fim, falo da arrebatadora Daphne et Chloé, suíte número 2. Sou apaixonado por melodias, mas confesso que essas composições feitas de arpejos e notas salpicadas aqui e ali me encantam. Talvez seja exatamente por eu não conseguir reproduzi-las com a voz, mas apenas senti-las.
Vídeo super interessante! A explicação do que é melodia foi perfeita e muito necessária! Hoje em dia há muita relativização, e, no fim das contas, acabamos não tendo nada definido
Acho q ninguém mais ta interessado em música com conteudo. A vida contemporânea é muito estressante e as pessoas só querem beber e dançar pq pensar cansa.
@@misylos Eu conheço os dois lados, tenho contato com milionário e com favelado. Sou o famoso classe-merda (baixa), mas presto serviço para os dois grupos
Achei muito difícil! Eu entendo que o senhor quis explicar com exemplos de linha, estrada, canto, sequência etc, mas só consegui reconhecer essa falta no exemplo antes do rap e no trecho da marcha fúnebre. Todos os outros, no meu sentir, não consegui identificar uma ruptura, falta de sequência, até no exemplo de fonte me pareceu ter um "desenho" continuo muito claro, me fez lembrar o show de fontes nos fins de ano rs. Me esforçarei com o tempo pra tentar compreender o que o senhor quis transmitir.
Eu amo esse tipo de vídeo, porque esse é um tipo de conhecimento que eu " já sei" ( as músicas estão cada vez mais simples e sem musicalidade), mas é muito bom ver você falando com tanta propriedade e sabedoria sobre isso. Parabéns! Nova seguidora❤
A questão em torno da música contemporânea, é que ela está matando a melodia e a harmonia também. Uma sequência harmônica bonita, contém uma melodia abstrata, que pode ser imaginava/criada. Mas que tem uma "idéia melódica" já sugerida.
Ola! Show. Emociona muito. Duas grandes figuras que me faz vibrar e chorar de alegria. Sim, adorei a musica. Esta aprovada, Hehehe. Há, obrigado pelo carinho de me avisar. Fiquei honrado com todo esse amor por mim e por todos os que te seguem. Um bjao p/ voce, com todo o meu respeito. ;-)😊😊
Embora eu não tenha certeza de ter de fato apreendido a diferença entre melodia e arpejos quando exemplificadas no vídeo, creio porque entendi porque não gosto de diversos tipos de música erudita, ou seja, por talvez não terem melodia em si. Só sei que alguns estilos ou modalidades (perdoe se estes não são os termos técnicos adequados pois totalmente leigo no assunto) não me tocam a alma em absoluto; já outros me levam àquele tipo de êxtase estético de fato. Grazie tante pelo vídeo tão educativo!🎉😊
Gostei muito do vídeo. Sou um não pianista frustrado kk Uma prima minha que era concertista kiss me ensinar quando eu tinha 8 9 anos e eu não quis 😢 Depois quando eu quis ela não tinha mais tempo para me ensinar. Era professora de física e matemática na universidade Mackenzie
Existe um vídeo em que o Leonard Bernstein comenta algo parecido, sobre "ausência de melodia", a respeito do começo do Alegretto da 7 sinfonia de Beethoven.
Tenho vários CDs New Age que claramente não tem melodia, só paisagem musical. Aliás, essa música que você tocou que lembra uma fonte de água ⛲ (não conhecia, achei maravilhosa! ❤️), lembra muito o estilo dos meus CDs de New Age, só com paisagem musical. E, de fato, eu pelo menos sinto uma grande liberdade de pensamento com eles.
Obrigado Professor. Valeu! excelente. Quando a minha neta tiver um teclado do bom mesmo, Vou inscrever ela para o senhor dar aulas prá ela. Obrigado. Bom Dia 🙏. Deus te Abençoe.
Você quer seguir uma sequência de melodias que ensinam toda a base técnica do piano até chegar a Pour Elise? Então conheça o meu MÉTODO REAL DE PIANO aqui: www.metodorealdepiano.com.br/?YT&YT-ORG&ZPE
Uma das coisas mais bonitas em relação a música, na minha opinião, é como as emoções se ligam ás melodias, principalmente quando se tratam de lembranças. Associar um momento especial a uma melodia torna possível reviver essa emoção durante muitas décadas de maneira intacta.
sim. tem um jogo que joguei na infância que possui uma trilha sonora marcante pra mim em uma das fases, e sempre que escuto a música revivo a emoção de estar lá
@@Sato-Azumagaqual jogo??
Concordo que a música reaviva emoções. Ótimo argumento pra se fz uma regressão da memória.
@@lobosolitario856 oi amigo, desculpa a demora pra responder.
o nome do jogo é Rygar, a música a qual me refiro se chama "Poseidona Shrine"
@@Sato-Azumaga Nossa, que música legal! Muito boa, não conheço esse jogo, vou pesquisar mais sobre ele.
Tem uma música de um jogo que descobri a um ano ou mais, atrás, que também trás um certo sentimento. Se chama "Precious Hewie" do jogo "Haunting Ground", muito boa.
ENTÃO, PODE ATÉ NÃO TER MELODIA MAS É DELICIOSAMENTE AGRADÁVEL AOS OUVIDOS. PIANO TOCA NA ALMA DA GENTE. É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO !!!!!
Melodia é oq dá o arrepio e aquele toque saudoso no coração!
Sou Educador Musical e uso em minhas aulas todos os estilos de música para ensinar conceitos musicais e desenvolver senso crítico em meus alunos. O importante é ampliar o universo musical das pessoas para que elas tenham autonomia e opções para o que irão ouvir no dia a dia e não somente o que a indústria fonográfica impõe.
Como faço para ser seu aluno?
40 segundos de vídeo e a minha mente sofreu uma limpeza profunda.
A questão é que os anos 80 deixaram as melodias sobreexploradas, quase insuportáveis. Dos anos 90 pra cá vivemos a era da música textural, tímbrica... e rítmica (basicamente se você não tem "groove" no seu som você não é considerado um "bom músico"). Eu curto muito as investigações atuais em ritmo e timbre, mas não me deixo mais enganar por elas. Melodia é o coração da música.
Infelizmente, no meio de tantos comentários, o meu passará batido, mas ainda assim preciso dizer que descobri agora o seu canal do UA-cam e depois de alguns vídeos lembrei-me de um programa que eu assistia aos domingos, o "Quem tem medo da música clássica " , do maravilhoso e saudoso Artur da Távola. Não sou músico, apenas um apreciador da sonoridade, apreciador do belo e, sentindo falta de programas como aquele, descubro seu canal. Que bela surpresa!
Quem sabe você pudesse também explicar, assim como fez Artur da Távola, os elementos de uma orquestra e suas características.
Grande abraço e parabéns!
Está nos meus planos elaborar um material mais organizado de apreciação musical.
@@FelipeScagliusi Também me lembro do Pedrinho Mattar,com seu programa Pianíssimo onde o público conseguia prestigiar a música de uma forma bem peculiar.
Passando para dizer que tenho quase todos os livros de crônicas do Artur da Távola.
Não tem como passar despercebido seu comentário, quando eu vejo um apreciador de música que busca melhor seu entendimento, me surpreendo. Que vc consiga cada vez mais melhorar e aproveitar cada vez mais dessa grande arte
Eu também assistia a esse programa. Ele sempre dizia “Música é vida interior, e quem tem vida interior, jamais padecerá de solidão”.
Podia dar exemplos de músicas pop, MPB ou sertanojo com e sem melodia.
Meio dificil sertanejo nao ter melodia. Creio q nao existe
1.
MÚSICA
sequência de notas ou sons que se relacionam reciprocamente de modo a formar um todo harmônico; linha melódica.
2.
MÚSICA
qualquer composição destinada ao canto, cujo ritmo e sentido musical resultem de uma sucessão de notas ou sons simples, formando um todo estético.
sempre dei importância a melodia no primeiro sentido, a sequencia de notas. O canto, sempre foi algo do qual a importância é muito menor. Bom, mas dai, sou um entusiasta da música instrumental.
Bah, amigo, que canal necessário no Brasil nos dias de hoje, nesse entupimento geral de cérebros. parabéns. Sou de Porto Alegre.
a música pode não ter melodia mas pro nosso ouvido o ostinato de acordes ou "notas quebradas" se torna uma som memorável como uma melodia se bem construído, outra coisa é um monte de nota aleatória sem tema nenhum
gostei da aula, mas por tudo que já estudei de música, melodia não é apenas canto. melodia pode ser também uma sequência de notas ou sons que se relacionam reciprocamente de modo a formar um todo harmônico; linha melódica e podemos ter mais de uma voz em diversas músicas.
exato
ele nao disse q melodia é apenas canto, mas que melodia pode ser cantada. melodia é uma sequencia de notas, ou seja, uma "fila" de notas, com comeco meio e fim, uma apos a outra (e apenas uma tocada por vez). A melodia pode sim e nornalmente ela se relaciona com a harmonia da musica (mas isso nao muda nada do que ela é) e podemos ter mais de uma voz fazendo a melodia sim, por ex, um violao e uma voz humana ambos tocando/cantando as mesmas notas, uma depois da outra, juntos, cantando a *mesma* melodia. Infinitas vozez podem fazer juntas a mesma melodia, como é o caso de um canto coral em w varias pessoas cantam uma so melodia.
Por um olhar mais "técnico" sim, qualquer sequencia de notas seria uma melodia; mas quando você percebe a "sensação" do que é uma melodia de fato, eu me identifiquei demais com o que ele propôs aqui.
Exatamente.
Segundo a origem da palavra vem do grego, e significava um poema para ser cantado. Então a palavra melodia se refere ao canto, teria que inventar outra palavra pra descrever de outra forma essa coisa que o ser humano identificou como uma característica do canto, que deve ser o que produz o encantamento de quem ouve. Eu gostei da explicação dele que é como viajar por uma estrada contínua em que as paisagens sonoras estão ligadas harmoniosamente. Poderia chamar isso de fluidez, se é que dá pra resumir. Eu não entendo muito de música, mas a melodia sempre foi o que me atraiu na música, eu sempre sinto falta de fluidez quando uma música não tem uma boa melodia. Concordo que não é só o canto que pode ter essa característica, ou poderia dizer que é possível cantar por instrumentos, não apenas com a voz e com palavras. Mas se o instrumental canta então pode ser acompanhado pela voz, acho que isso é o que ele disse no vídeo.
Aprendemos , e ainda temos o privilégio de ouvi-lo e vê-lo tocando.
Desde os anos 70, eu tinha vontade de ter minha própria e exclusiva lista de músicas, pra ouvir no carro e em casa. Quando surgiram: PC, Pen Drive e UA-cam, pude concretizar esse sonho. Tenho um pouco mais de 300 melodias, instrumentais todas, escolhidas a dedo por mim, uma por uma, em um pen drive.Fiz isso, enquanto posso, enquanto as lindas músicas até os anos 90, ainda estão disponíveis para download, no UA-cam.Pra mim, letra de música é apenas um detalhe, que pode ser substituído, sem danos. A linha melódica, por outro lado, é TUDO na composição musical, é o item que me maravilha!
São músicas instrumentais antigas, muitas delas acompanharam minha trajetória de vida. O Amor é Azul, de Paul Mauriat, Merci Cheri de Caravelli, são dois exemplos delas.@@Dalest22
Manda o link aí da playlist
como músico eletrônico, faço questão de estar sempre com as mãos nas teclas, para que a música sempre tenha melodia e possa ser lembrada, geralmente na forma de solos por cima de uma base percussiva / harmônica / de arpejos. se eu fico com minha própria música na cabeça, depois de gravar, sempre cantarolando, sei que a música está boa pra ser publicada. não estou nem aí se por isso minha música pareça antiquada. faço em primeiro lugar pra mim.
Qual sua opinião sobre os “beatmakers” atuais?
Mais especificamente, do pessoal do trap brasileiro.
Com melodia ou sem melodia, a arte de tirar som de um instrumento musical é fantástica.
Que estranho, nunca parei pra pensar que pode existir música sem melodia. Queria mais exemplos da música atual
Einstürzende Neubauten
Ainda não acredito que exista. Muitos se confundem entre melodias pobre e rica, mas em ambas ela existe.
Lutoslwsky, Schœnberg…
Jazz
@@mapinguaripistolaA pessoa pediu referências de música, não de barulhos.
Musica com ou sem melodia , a arte é livre ....
Negativo
@@PeX218 Então você totalmente o que significa arte. Se os artistas não fossem ousados, apenas seguindo o padrão estipulado pela sociedade da sua época, nunca haveria surgido inúmeras música maravilhosas e que podem tocar de maneira emotiva inúmeras pessoas.
Não importa se algumas dessas músicas clássicas estão sem melodia. A questão é a riqueza de expressões que elas nos transmitem, como também os efeitos positivos na área do cérebro... Nos capacitando a estimular o cognitivo e a criatividade.
Muito obrigada professor! 👏🏻👏🏻
Com melodia ou não, eu amo música que toca e mexe com meu ser. Amo funk, mpb, samba, pagode, pop, bossa nova, forró, piseiro, brega. Funk de RJ, SP, BH, ES, GO, amo todos. É eu botar um que sinto meu corpo energizado, euforia e disposição. Melodia não é um fator de qualidade. Mente fechada estagna o mundo, fico p* com quem despreza funk e outros gêneros musicais com esse lenga-lenga.
Quando você deu uma palhinha dessa música de Chopin eu me emocionei (Não sou g4y).
Chopin tem músicas belíssimas, e ele é o músico que eu escuto todos os dias os seus Nocturnes.
Na melancolia, encontrei a beleza nas músicas de Chopin.
Mano, o que se emocionar tem a ver com ser g4y? Ahushauahua
Essas músicas de compositores clássicos "sem melodia" ainda conseguem ser lindíssimas, essa é apenas a estrutura que o compositor escolheu para elas, mas são riquíssimas em harmonia e ritmo, e perto das porcarias musicais que se produz e se consome em massa hoje em dia, tem a distância de um computador quântico atual da IBM para uma lança de madeira do Paleolítico!
Caramba, essa foi digna do Lord Vinheteiro.
@@romjr1602 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
A música atual é um lixo!
@@RobertoLuisScarano Pior que lixo, pq lixo ainda pode ser reciclado e servir para alguma coisa, já essas porcarias só servem para imbecilizar ainda mais quem gosta e ouve pq quer, e provocar suicídio em massa nos neurônios de quem detesta e ouve forçadamente!
@@RobertoLuisScarano, como você pode ofender o lixo assim?
Para mim 90 por cento da beleza da música tem que estar presente na melodia. Caso contrário deveria me contentar em horas ouvindo poesia ou qualquer outro texto falado.
Há 5 anos estou caminhando e me esforçando para aprender a tocar piano. Comecei do zero c aulas presenciais mas logo depois conheci o seu “curso” e tenho me nutrido com seus ensinos. Parabéns …. Didática maravilhosa!!
Como achas que foi a tua evolução nesses 5 anos? Comecei a 2 meses com aulas presenciais também
O curso dele é bacana, preço justíssimo, vale demais. Um professor presencial, acredito eu, é melhor aproveitado com nível maior talvez.
Isso me lembra aquela história que diziam que se ouvir música clássica aumentaria as chances de ter notas altas, fizeram uma pesquisa até perceberem que a maioria dos alunos que não ouvem música clássica não tiram notas altas...
Cada estilo de viver tem o seu estilo de música
Sim, arpejos, arranjados de forma a compor uma melodia. A sequência das notas também pode alterar a "melodia". Não consigo deixar de "cantar" quando ouço. Obrigado pelo vídeo!
Finalmente alguém disse isso. Já estava achando que só eu se incomodava com isso.
Concordo plenamente com sua definição de melodia! Agora, rap não é um estilo musical, é poesia ( de boa ou má qualidade) declamada com(as vezes) um fundo musical!
Tá… e o trap?
Não conheço!
@@joseantoniosouza303 Orochi, Cabelin, Matuê, Ret… esses caras
Eu estudei piano por 9 anos e fiz curso de teoria musical e harmonia no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. Gosto muito de escutar música de diversos estilos e tenho percebido que hoje, está cada vez mais difícil encontrar músicas com melodias. No caso das trilhas sonoras, vou citar um exemplo. Podemos perceber a diferença das músicas compostas por John Williams, com temas para pessoas, ou ações, e Hans Zimmer, que faz um trabalho bonito, com muita repetição, como se fossem mantras, mas não parecem, pelo menos para mim, que tenha melodia, realmente. Esse foi só um exemplo, mas percebo hoje, em geral, que as músicas já não têm melodias. Para compor, penso, é necessário que a pessoa leia música, conheça teoria musical, harmonia, composição, conheça os instrumentos, saiba tocar um ou mais, e isso leva mais ou menos de uma década de aprendizado.
Essa do John Willians e Hans Zimmer eu não tankei.
Seriously?
Sabe uma música muito tocante para quem ouvi-la em uma aparelhagem boa mesmo toca discos da época e a trilha de o vento levou sabe quem vi-o o filme e ouve a quela trilha e a voz solo da cantora que eu ainda não sei o nome junto da orquestra goi muito marcante.
Muito boa explicação, de quebra nos brindou com trechos de alto nível.
Melodia é a essência da música!🎶✍️
Tem algumas coisas que são importantes serem explicadas. A melodia se tornou dominantes e vencedora, na medida em que ela foi mais explorada pelo movimento romântico na Europa Ocidental, na virada dos séculos XVIII e XIX. Muito provavelmente sem o romantismo, a força que a melodia tem até os dias atuais, não existiria. E ainda o romantismo melódico ganhou força quando foi associada aos ritmos tradicionais das Américas de origens ameríndias e africanas, cito em especial a síncope africana dos povos e bantos e iorubás que estão na raízes das maiores tradições musicais populares das Américas: o samba, o blues, o jazz e o tango. E suas formas sucessoras, como o rap ou mesmo funk do Rio Janeiro, centram sua musicalidade mais no ritmo do que na melodia e por questões muito mais culturais internas as dinâmicas desses gêneros do que pela "ausência". No rap, há ênfase especial na trova, na poesia, na disputa de versos entre dois oponentes. Esse formato de música no Nordeste é conhecido como "repente" e no Sul do Brasil (assim como no Uruguai e na Argentina) são como "palladas". E no rap essa poesia acompanha uma forma musical muito mais sincopada e repetitiva que se adequa muito melhor a forma da entoação poética. Enquanto que no funk ainda remanesce a melodia no canto, e mesmo que exígua, ela está ali. Mas a ênfase no ritmo sincopado do funk é muito relativo a instrumentação e as canções dos terreiros de religião afro - já li e vi algumas pessoas falando dessa conexão mas acho que ainda não tem estudos etnomusicológicos sobre o tema. O falecido Mr. Catra falava que a origem do funk do Rio era o Kraftwerk. O que faz todo o sentido: é a música eletrônica associada a síncope dos ritmos afro-brasileiros, mas, que ainda tem suas raízes nas formas do cancioneiro popular romântico e melódico. Já diria Marcelo D2, que o "rap é o samba" e de que eles são na verdade uma mesma coisa. Então, acho, que essa redução a ideia de músicas forte/rica ou fracas/pobres em melodia, precisa ser compreendida a partir de espectros e cruzamentos culturais que são mais amplos e complexos do que imaginamos. E ainda discordo que a melodia esteja em baixa. Pelo contrário, associada ao Romantismo, a melodia já está há 300 anos como a forma musical preponderante e vencedora da música Ocidental, principalmente nos seus gêneros populares. Os gêneros modernos não-românticos-melódicos da Europa como o dodecafonismo, atonalismo, expressionismo, etc. jamais chegaram a amplitude que a música romântica-melodia teve nos últimos três séculos. O gênero popular, não romântico-melódico, que atingiu uma grande amplitude foi a "música eletrônica". Então, esse debate fascinante, é muito importante, e as pessoas precisam conhecer por que cada gênero/ritmo existem daquela forma, que pra mim não tem nada haver com presenças ou ausências, com riquezas ou pobrezas, e sim, tem haver com um ambiente, com um contexto cultural e histórico. Música, gente, é em essência, cultura.
É o que eu vivo dizendo! Que, lamentavelmente, as músicas hj em dia, não tem mais melodia. Eu sinto muita falta pq ela nos guia, nos conduz, contagia e inebria! Tenho a maior dificuldade de aprender e gostar de música sem melodia! Mas respondendo a tua pergunta: o que me veio à mente são as Gymnopédies e as Glossiennes de Erik Satie.
Eu particularmente gosto de música com e sem melodias, desde as clássicas de Mozart à músicas de funk (sem baixaria, só rave funk gospel). Cada um dos 150 ritmos músicais que conheço têm sua beleza exuberante particular.
Putz, Rave funk gospel. no céu não vai ter isso não.
Tenho que admitir que "rave funk gospel" é um termo bem estranho, mas também não acho certo condenar, afinal o pop rock era mal visto antigamente e hoje é super normal nas igrejas (guitarra baixo bateria e etc)
@@endersondeborba4134Pois é. Esse povinho igrejeiro aceita tudo o que lhes foram impostos, contanto que tenha o selo “gospel” no nome.
E foi assim que lançaram anos atras o primeiro site pornô cristão (que graças a Deus já saiu do ar faz muitos anos também).
Obrigada por mais estas dicas
Sempre aprendemos coisas novas e interessantes que possam passar despercebidas
Gosto muito do seu jeito de explicar e ensinar.
Valeu profr!
Tenho ouvido o poema colombo do Carlos Gomes. Rico em melodias. Sem repetição de muitas notas. Aí lembrei que muitos elementos disseram que a descoberta da América foi moleza. Se não me engano as Caravelas Santa Maria, Nina e Piinta aportaram no Caribe e retornaram sem defeitos á Espanha. Já o Titanic cheio de Tecnologia.
Essa peça do Ravel é uma coisa de louco, que coisa impressionante.
E falando em melodia, Rudess e Petrucci compõem uma das maiores junções melódicas que já ocorreram na música. Um nos faz chorar com cada linha melódica que faz na guitarra, o outro nos faz questionar se é desse mundo com tamanha criatividade no teclado!
Com esse video aprendi que não sei o que é melodia 😂😭
Melodia é a parte da música que tu conseguiria identificá-la quando alguém a assobia.
@@RoneiRamos mas pelos exemplos do prof eu conseguiria assoviar
@@RoneiRamosTeve vários exemplos que ele passou que dão pra cantar.
Não concordo com a afirmação dele. O conceito dele de melodia é reducionista. Ele se baseou num conceito pessoal como se fosse uma definição. Há melodias ricas e pobres, complexas e simples.
Músicas atuais são barulhos gritos e gemidos.
Expressando sentimentos .
isso não é exatamente o que uma ópera ("música clássica") é?
Muito bom o conteúdo deste vídeo . Eu aprecio demais o "Prelude aprés midi d un faune" de Debussy e me parece que tem várias pequenas frases musicais , mas não uma melodia . Já "Reverie" do mesmo compositor eu conheço uma versão cantada que é bastante original. Parabéns ao professor Felipe por seu belo trabalho.
A pergunta é desafiadora e a resposta é não ! Ao meu modesto sentir, são coisas diferentes. Os aludidos compositores parecem mais estar interessados em criar climas ou paisagens, conforme mencionado ! De qualquer modo, Felipe Scagliusi abordou muito bem o tema e apresentou, de forma bastante didática, as músicas selecionadas !Parabéns !!!!
sobre as musicas do jovem Stephen Sanchez, acho todas mto melódicas. são agradáveis de ouvir e ele canta muito bem. com poucas musicas gravadas o cantor em questão fez um sucesso enorme no tik tok. vale ouvir.
Tudo em música pode ser considerado melodia. Ao meu ver, mesmo a harmonia pode ser transformada em melodia. Mesmo que pareça estranha. Não existe regra nesse quesito. Mas compreendo o que foi discutido. Faz sentido mesmo.
Gostei muito. É verdade, a melodia é uma escolha , às vezes caminho de nudez. É como você diz, na música contemporânea a supressão dela aponta para uma complexidade artística. Na música popular, no RAP, e também na POP faz sentido porque é como se se reconhecesse a vulgaridade do que é sentido tendo um pendor universal expressando aquilo que é básico, emoções e vivências básicas...
Este vídeo apareceu no momento certo. Nas igrejas evangélicas andam tocando "worship", músicas horríveis sem melodia, com repetições extensas. Lembro-me dos discos de vinil arranhados. Como dizemos: "Só Deus na causa!". 😥
Detesto worship
Tinha que ser coisa de protestante mesmo
Vejo muito da música instrumental, orquestral, erudita, sem melodia, baseada em Schöenberg e Ravel (ou ainda em Holst, para ser breve nas referências) sendo utilizada atualmente por grandes compositores como John Williams, Hans Zimmer e outros monstros da indústria cinematográfica. Entendo que, fora o tema principal de apresentação e eventualmente temas de amor ou de dor pontuados ao longo da narrativa, algo "cantável" nas cenas tira o foco da ação principal, sendo acordes, arpejos e marcações rítmicas a melhor maneira de ilustrar e reforçar a ideia que a imagem e os diálogos devem transmitir.
Excelente ideia de tema Felipe, parabéns!
Achei muito interessante, inteligente e respeitosa a abordagem desse vídeo, especialmente se a gente considerar o tanto de pessoas que gostam de pontificar que música, para ser música, só o é se tem melodia, harmonia e ritmo. Curiosamente, Felipe Scagliusi mostra que música é bem mais complexa e rica do que o arrogante senso comum de algumas pessoas que acham que podem determinar tão taxativamente o que é música ou não. Gosto muito do professor, que tbm fala desses assunstos, Andre Gaby, faz a esse respeito bem sagazes a esse respeito.
Show de explicação ! Show de aula !! A música de Ravel sem melodia , como gotas de água e cristais e sua interpretação são simplesmente Maravilha !! Grato
Entendi perfeitamente o seu ponto de vista, mas as "melodias" por trás dessas peças sem melodia são espetaculares! Excelente vídeo! Parabéns Felipe!
QUE
Os arranjos por trás, você quis dizer
Eu acho que é importante é as sensações e emoções que as músicas nos trazem.
as verdadeiras melodias são os amigos que fazemos pelo caminho 😊
qualquer semelhança com música eletrônica não é mera coincidência... amei o video
Professor Felipe, um tesouro em cada vídeo. Gratidão! 🎶💕
Continuo a seguir os seus ensinamentos , apreciei e comprendi o que quiz explicar, mas ao vê-lo tocar, reduzo-me à minha insignificancia e sinto-me maravilhada ao mesmo tempo que me sinto "pequenininha" na jornada que percorro. Gratidão Professor
Para mim, essas músicas que não tem melodias são como um dia no campo onde apenas apreciamos a vista e o soar do vento entre a grama e as folhas das árvores.
Ou quando apreciamos as estrelas em uma noite escura que destaca o brilho dos astros sobre nossas cabeças.
A melodia geralmente nos remetem a memórias, a emoções, nos fazem pensar em situações, momentos e quaisquer coisas que remetem a nossas vidas.
Mas nessas músicas, pelo menos em boa parte das músicas que não tem melodias propriamente ditas, são mais contemplativas do que reflexivas.
Te conheci agora e…. aprendi mais um pouco, não leio ainda partituras, mas vou aprender. Atualmente participo de coral de canto litúrgico católico com o privilégio de um maestro profissional. Sempre, desde criança, ouço música clássica e sem influência familiar kkkkk de onde veio esse amor? Não sei…
Toca muito em... Dedo desliza. Se fosse eu ja iria esbarrar em tudo. Olha que tem gente que diz q eu toco bem...kkk
No prelúdio em Dó menor da segunda fuga do Cravo Bem Temperado tem não 1 melodia, mas diversas simultâneas: melodia composta (ou polifônica). Tem melodia, contraponto e condução de vozes clara, quando fiz a redução schenkeriana percebi que é possível desdobrar (unfold) até mesmo 5 ou mais vozes se não estou enganado.
O que você está certo é que são melodias caracteristicamente instrumentais (e não cantáveis), tanto por tessitura, figuração, agilidade, falta de notas repetidas, etc.
Não entendi o que é melodia mas só sei que é bom ouvir uma melodia 😌❤👌
Quando o especialista fala 500 termos técnicos e bc só finge entender
@@yk68 isso mermo quebrada 🤣🤣🤣
Existe mais algum canal em português focado em música erudita na mesma pegada aqui desse canal? É muito bom!
Difícil, hein... hahaha.
My fear is this, I know the importance of melody, and my first songs are full of repetition and they almost never obey the chord families, mediocre compared to any classical music, but I hope in the future as my studies increase I can redo them in a better version. Creating music serves as a measure of my own ability as a musician and gives me a clarity of how close or far I am from my ideal. When I create songs it's thinking about an image or a memory, and to be honest I don't even know what genre they fit into, it's funny and weird at the same time. Thanks for the great video.
Beethoven é um exemplo de compositor sem melodia. Segundo Igor Stravinsky.
Eu também concordo! Beethoven foi um gênio na improvisação. Isso é indubitável.
Já gravei um vídeo sobre as melodias de Beethoven.
Obrigado meu amigo, faço música eletrônica faz 4 anos e agora vc me fez entender a diferença do arpejo para a melodia. Embora eu colocasse na trilha Arpejo não sabia o sentido da melodia que seria poder cantar. Hoje fiz uma melodia em cima de um arpejo e ficou genial.
Mesmo não tendo melodia as músicas antigas são melhores tanto no clássico como em qualquer outros tipos de música de 2000 mil pra zefeni música boa
Excelente aula!! Eu cresci ouvindo música clássica e isso ajudou muito na percepção do que é bom. A música é um veículo poderoso. Gratidão!!
Acho muito interessante como a música erudita é capaz de criar uma percepção diferente nas pessoas sobre música, porque quem não tem o costume com música erudita, realmente não percebe quando uma música é ruim.
Falando em obras musicais sem melodia definida compus um estudo para piano a cara do prof Felipe e ficaria muito feliz se ele o interpretasse. Sou fã dos vídeos dele.
Consigo ouvir melodias em quase todos esses exemplos e sei de gente que cantaria todas elas. Acho que o conceito de melodia a partir da capacidade de articular notas no canto é bastante relativa. Saindo do universo erudito para o popular, há muitas canções do Guinga por exemplo em que a melodia está no fio da navalha do desenho harmônico. São difíceis de cantar, mas são incríveis.
Podem existir músicas sem melodias, mas, a melodia é o que toca nossa alma.
nem sempre
Nem sempre. (2)
nem sempre pt3
Música sem melodia é funk. Pra quem gostar....
@@marcelo2306 viu o vídeo? são músicas sem melodia que não são funk
Vídeo muito interessante, embora as músicas ditas do século XX e algumas populares sejam muito mais desagradáveis de ouvir do que qualquer peça de Bach, onde existe uma melodia de fundo, ainda que bem lenta em relação ao rápido movimento mecânico que se sobrepõe a ela. Não é à toa que vários compositores populares usam criações de Bach como fundo de acompanhamento para suas composições atuais.
Lembro, há alguns anos, que os jovens roqueiros "torciam o nariz" para o Bon Jovi e para o Brian Adams, entre outros. O motivo alegado: interpretavam "'rock'com melodia". Isto é, a melodia passava a ser um defeito. Música com coro? com metais? rock instrumental? aí seria o "fim do mundo"... Estranho e impressionante é que essa tendência conseguiu chegar à música popular... Certa vez, o veterano Les Paul, um dos inventores da guitarra elétrica, ouviu de Miles Davis, afamado trumpetista de "jazz" "moderno" (do 'be-bop' em diante) o seguinte: "gostaria de vender tantos discos como você..."... Les Paul respondeu-lhe: "simples... toque a melodia..."... Ao que Miles Davis respondeu-lhe: "nunca!..."... A música mundial foi-se "jazzficando" desse modelo e talvez esteja nisso o cerne da desvalorização da melodia...
Como um "jovem rockeiro de 20 anos atrás" eu digo que nunca ouvi ninguém reclamando de Bon Jovi e Brian Adams por ser melódico... mas por ser romântico e comercial demais. (Iron Maiden, Led Zeppelin, Black Sabbath, todos usam e abusam de melodias marcantes).
A reclamação da melodia vem mais especificamente do pessoal do metal extremo (Death, Thrash, Black) Uma vez que o vocal gutural não possuí melodia, quase como um vocal de RAP..
Arch Enemy por exemplo é chamado de Death Melódico por colocar linhas de guitarra tocando uma melodia por cima do vocal... e por isso muitos fãs de Death não gostam nem um pouco da banda.
@@FernandoSilverFalou falou falou e não concluiu que Molejo é melhor que Iron Maiden.
2/10
@@PeX218 verdade, faltou eu completar com essa conclusão! Obrigado pelo complemento!
@@FernandoSilver kkkk
Peace ✌🏻
@@PeX218 😂✌️
Sou baixista mas aprendo muito com suas aulas. O senhor explica a teoria e passa sua sensibilidade artística com muita didática. É um ótimo professor!
Que aula incrível! Parabéns!
Importante falar q Bach era professor, muitas pessoas tem finalidade didática, a exemplo das invenções e dos corais.
Olha, professor Felipe, sem dúvida alguma, um dos melhores vídeos que eu já assisti produzidos por você! Desde a temática (extremamente interessante) até a sua execução das várias peças mencionadas. Parabéns pelo magnífico trabalho! E muito obrigado também! Grande abraço!
Super interessante essa do Xafariz! Incrível como a música passa a aletoriedade do orrar de águas num xafariz mesmo. Facilmente visual. Magnífico!
Adorei a explicação. Agora entendi porque minha alma nem sempre aceita uma música. Sou 100% melódica!
Ótimo vídeo! Nessa peça linda do Ravel (que eu não conhecia), fiquei com uma "sensação" de melodia. Aliás, a música clássica que considero a mais bonita já composta (dentre as que conheço, claro), também é do Ravel e da mesma forma oferece mais "sensações" de melodia do que algo possível de ser cantado do começo ao fim, falo da arrebatadora Daphne et Chloé, suíte número 2. Sou apaixonado por melodias, mas confesso que essas composições feitas de arpejos e notas salpicadas aqui e ali me encantam. Talvez seja exatamente por eu não conseguir reproduzi-las com a voz, mas apenas senti-las.
O puro estilo Trance Music é uma música atual e possui bastante melodia, mas claro tem as exceções
Nunca entendia o que é melodia, vc conseguiu, agora digo é a parte cantável! Obrigado.
Vídeo super interessante! A explicação do que é melodia foi perfeita e muito necessária! Hoje em dia há muita relativização, e, no fim das contas, acabamos não tendo nada definido
Não estou falando das clássicas e sim das modernas brasileiras! Composições em piano da Elisa do Choro das 3 salva minha alma!
Verdade!!!
Assim como o ser humano tem Corpo, alma e espírito.
A música 🎸 modernas perderam a sua essência, ou seja, sua alma.
Acho q ninguém mais ta interessado em música com conteudo. A vida contemporânea é muito estressante e as pessoas só querem beber e dançar pq pensar cansa.
“Favela venceu”
@@PeX218 não...rico tb não quer saber de cultura...acho q rico se interessa menos ainda por achar q não precisa por ter dinheiro
@@misylos Eu conheço os dois lados, tenho contato com milionário e com favelado. Sou o famoso classe-merda (baixa), mas presto serviço para os dois grupos
Achei muito difícil!
Eu entendo que o senhor quis explicar com exemplos de linha, estrada, canto, sequência etc, mas só consegui reconhecer essa falta no exemplo antes do rap e no trecho da marcha fúnebre.
Todos os outros, no meu sentir, não consegui identificar uma ruptura, falta de sequência, até no exemplo de fonte me pareceu ter um "desenho" continuo muito claro, me fez lembrar o show de fontes nos fins de ano rs.
Me esforçarei com o tempo pra tentar compreender o que o senhor quis transmitir.
Sou baixista e esse vídeo foi muito legal, deu pra aprender bastante
Genial.
Aprecio muito quando vejo gente ainda valorizar a Arte e tem um ouvido ainda voltado pra música verdadeira.
Eu amo esse tipo de vídeo, porque esse é um tipo de conhecimento que eu " já sei" ( as músicas estão cada vez mais simples e sem musicalidade), mas é muito bom ver você falando com tanta propriedade e sabedoria sobre isso. Parabéns! Nova seguidora❤
Sensacional! Muito claro e didatico. Parabens!
Gostei muito, me fez entender melhor as composições do Yann Yiersen, que são bastante sinestésicas.
A questão em torno da música contemporânea, é que ela está matando a melodia e a harmonia também. Uma sequência harmônica bonita, contém uma melodia abstrata, que pode ser imaginava/criada. Mas que tem uma "idéia melódica" já sugerida.
Ola! Show. Emociona muito. Duas grandes figuras que me faz vibrar e chorar de alegria. Sim, adorei a musica. Esta aprovada, Hehehe. Há, obrigado pelo carinho de me avisar. Fiquei honrado com todo esse amor por mim e por todos os que te seguem. Um bjao p/ voce, com todo o meu respeito. ;-)😊😊
OBRIGADO por simplesmente dizer sobre aquilo que é apenas correto e hoje, dizer o correto virou errado. Vídeo sensacional e já me inscrevi!
Embora eu não tenha certeza de ter de fato apreendido a diferença entre melodia e arpejos quando exemplificadas no vídeo, creio porque entendi porque não gosto de diversos tipos de música erudita, ou seja, por talvez não terem melodia em si. Só sei que alguns estilos ou modalidades (perdoe se estes não são os termos técnicos adequados pois totalmente leigo no assunto) não me tocam a alma em absoluto; já outros me levam àquele tipo de êxtase estético de fato. Grazie tante pelo vídeo tão educativo!🎉😊
Gostei muito do vídeo.
Sou um não pianista frustrado kk
Uma prima minha que era concertista kiss me ensinar quando eu tinha 8 9 anos e eu não quis 😢
Depois quando eu quis ela não tinha mais tempo para me ensinar.
Era professora de física e matemática na universidade Mackenzie
Existe um vídeo em que o Leonard Bernstein comenta algo parecido, sobre "ausência de melodia", a respeito do começo do Alegretto da 7 sinfonia de Beethoven.
Tenho vários CDs New Age que claramente não tem melodia, só paisagem musical. Aliás, essa música que você tocou que lembra uma fonte de água ⛲ (não conhecia, achei maravilhosa! ❤️), lembra muito o estilo dos meus CDs de New Age, só com paisagem musical. E, de fato, eu pelo menos sinto uma grande liberdade de pensamento com eles.
Música e música 🎶
mt bom o video. cuidado com a coluna nobre guerreiro!
Eu confesso que nunca prestei atenção na melodia, mas sempre gostei mais dos melodiosos (Dvorák e Tchaikovsky...)
Shostakovith (é assim que se escreve) tem várias sinfonias sem melodia, mas são lindas.
Não
Obrigado Professor. Valeu! excelente. Quando a minha neta tiver um teclado do bom mesmo, Vou inscrever ela para o senhor dar aulas prá ela. Obrigado. Bom Dia 🙏. Deus te Abençoe.