4 da madruga, chapando um Black Label aqui e pensando... o potencial cinematográfico disso é inacreditável!!! (Peguei a época 95-2003, nostalgiômetro explodiu aqui!!! Voltei a jogar em 2012 e... mana vai!!!)
Gostei muito da sua observação no final falando que Phyrexia nada mais é do que um exército, pq isso mostra a ironia na lore de Magic. Por mais problemático que o Nicol e os Eldrazis tenham sidos, você não vê casos tão absurdos de brutalidade como rola com os Phyrexianos. Os caras são mais fracos que os já citados, mas são tão perigosos quanto pq já mandaram os escrúpulos pra casa do caralho (ou melhor, nunca nem tiveram).
Quando comecei a jogar magic (foi na época de invasão) o que me fez me apaixonar pela lore foi justamente Phyrexia. E confesso, para mim nem mesmo Nicol Bolas me agradou como Phyrexia o fez.
O resumo ficou muito didático, parabéns Rafa! Vou acrescentar umas coisinhas para deixar ainda mais interessante, tudo bem? • Quando falamos dos líderes de Phyrexia antiga é importante mencionar o Ciclo Interno de Yawgmoth, liderados por Gix que responde diretamente a Yawgmoth. Tal conselho é um grupo de Phyrexianos completados ou seja: aperfeiçoados. Somente aos completados havia a honra de direcionar a palavra a Yawgmoth tamanha era a sua importância. Eram pretores, o que compactua com a ideias de pretores de Nova Phyrexia. • O óleo tem influência de Yawgmoth é verdade. Lembro que você mencionou uma teoria interessante que era a ideia de que Elesh quer ir para Dominária. Pode ser que ela sinta em seu íntimo a influência passada pelo óleo de que é lá que o verdadeiro Pai das Máquinas repousa. Talvez ela queira usar o que adquiriu em Kaldheim para ressuscitar Yawgmoth. Lógico que isso levantaria certas questões como: Elesh cederia lugar a Yawgmoth uma vez que ela corre o risco de ressuscitar um ser que não divide o poder? Por ela ser da mana branca não é de seu feitio ser ambiciosa como vemos lendas com manas preta, então como ela conseguiu ficar tão ambiciosa? No mais gostaria de dizer que estou ansioso para ver o vídeo sobre o livro The Thran. Já li incontáveis vezes e posso lhe garantir que tem muuuuito conteúdo para apresentar aos novos jogadores. Parabéns novamente pelo vídeo. All Hail Phyrexia!
Você e suas reflexões foram quase semelhantes as minhas... Quase. Curti essa perspectiva de se dirigir a palavra que você mencionou. Só nesse tipo de conteúdo para eu encontrar meus "semelhantes", aparentemente. Cê já estuda a escrita Phyrexiana pelos vídeos do Fer?
@@markv.lawter2559 jogo há 20 anos e li os livros traduzidos, principalmente The Thran e Brother's War (incontáveis vezes) Sempre fui apaixonado pela Lore do Magic. Para ser sincero, a Lore antiga sempre me chamou mais a atenção. Os livros são uma fonte segura para melhor entender sobre o passado do Magic. Gosto da "perfeição Phyrexiana" devido a sua busca por progresso constante, uma espécie de aperfeiçoamento para ampliar a capacidade de conseguir dominar qualquer Plano no Multiverso. Sem dúvidas são os melhores e mais tenebrosos inimigos no Magic. Ah, não que seja muito importante mencionar, mas acho que vale a pena: tenho uma tatuagem da Máscara do Pai no antebraço. A dividi em três partes: A máscara acima, mais abaixo as escrituras referente a essa minha imagem do perfil e por último o símbolo de Phyrexia antiga. :)
@@DeilsonRPrado Em termos de Perspectivas, então quer dizer que você sou eu do futuro? Ksksk. Comecei a nesse ano o meu fascínio pelos Phyrexianos ( forma monstruosa, escrita sinistra e conceito de amortalidade Phyrexian Unlife). Gostaria de poder ver vossa tatuagem, pretendo fazer umas futuramente sobre a temática
@@markv.lawter2559 Leia The Thran e conhecerá detalhadamente a origem de Yawgmoth e, consequentemente, de Phyrexia. Você encontrará o livro traduzido na Ligamagic. Como começou recentemente recomendo que estude por fontes seguras, além de ver os vídeos sobre, é claro.
Em termos de Perspectivas, então quer dizer que você sou eu do futuro? Ksksk. Comecei a nesse ano o meu fascínio pelos Phyrexianos ( forma monstruosa, escrita sinistra e conceito de amortalidade Phyrexian Unlife). Gostaria de poder ver vossa tatuagem, pretendo fazer umas futuramente sobre a temática
Ótimo vídeo. Phyrexia segundo maior perigo para o multiverso, apenas atrás do Urza! Sobre o Gix: ele estava lutando contra o Urza e a Xantcha quando abriu um portal temporal para tentar jogar o Urza lá, só que a Xantcha se sacrifica levando o Gix pelo portal. O interessante é que ninguém sabe o que aconteceu com o Gix depois disso, então talvez ele apareça na atualidade da linha do tempo.
Esse video ta INCRIVEL!!! Gosto demais da sua didática pra explicar as historias com clareza e de forma simples. Vai servir demais pra introduzir toda essa historia de Brastemp pra galera nova.
É muito difícil passar por todos esses anos de história e resumir. Roteiro ficou muito bom. Só umas notinhas: - Tocasia é uma mulher - Gix aparece inicialmente no "Detran" também - Armas do Legado = horcurxes Blinkmoth é halo artesanal. (lol)
2 perguntinhas Seiz: pq xondas os phyrexianos atacam tanto Dominaria? É por causa lá do primeiro articifice que fechou o portal que ligava lá com Dominaria, e por causa de Urza? 2°: pq o símbolo de Phyrexia é desse jeito na thumb? Vlw demais e parabéns por mais um excelente trabalho de lore! Tmj!
Minhas reflexões : Se você ler The Thran, vai ver que o plano natal de Yawgmoth era Dominária, além do mais já tinha um portal pra eles passarem por lá, só que tava fechado, então pq não fazer uma visitinha já que foi aberto? Aí dá pra salvar muita gente e convidar pra se juntarem a novas tropas Phyrexianas, fazer testes com seres vivos e sei lá mais oq deu na telha deles. O símbolo me faz lembrar a ideia de ciclos e o traço no meio seria uma subversão/distorção do natural em algo a mais que é oq os Phyrexianos fazem
Quem fechou o portal não foi um artífice e sim uma arquiteta chamada de Rebbec que, após fazer isso, recebeu uma onda devastadora de energia que a pulverizou. Ela selou o portal unindo as powerstones que estavam com a centelha latente de Glacian. Enfim, no livro de 1999( The Thran) fica tudo mais claro. Era pra invasão em Dominária continuar, só que o portal foi selado, então eles não puderam continuar
@@formatoforfun O curioso é que se você separar o traço do círculo e colocar na sequência forma um 10. Coincidentemente é a quantidade pra matar um player de infect, apesar do tempo distante que os conceitos foram criados
Parabéns pelo otimo vídeo! Cara, eu curto muito a história de Phyrexia, por mais maniqueísta que seja, o plot é bem construído o perigo é grande, mas não é insuperável, essas coisas tornam a narrativa mais empolgante. Por mais que um Nicol Bolas seja legal e cativante vilões de escala menor me chamam mais atenção. Espero que eles não tragam o Papai de volta, mas ver a Sheoldred passeando pelo Urborg seria legal.
O SUSTO q eu tomei com o vídeo dos Phyrexianos. Rafa, eu adoro quando vc fala das cores e como os personagens são afetados/trabalham em função das cores dele. Ótimo vídeo.
Cara, revendo esse vídeo na perspectiva que temos hoje sobre a completação de planinautas, penso que seria muito icônico se cada pretor completasse um planinauta "alinhado" aos seus ideias e fossem esses os vilões a serem superados antes dos próprios pretores. elesh tem o ajani. gin tem tamiyo. vorinclex podia pegar o garruk. o problema é que não tem nenhum muito alinhado a sheoldread no acervo de planinautas pretos ou preto e alguma coisa.
Aí cara, vc já pensou em fazer uma colab com o cara do before jace para falar sobre os phyrexianos antigos? dá época do yawgmoth? ele é um mano que manja muito desse rolê, seria foda um vídeo com vcs dois sobre esse assunto.
11:30 qual a diferença entre Urza com bloodlines e Yawgmoth com phyrexia? A diferença seria que Yawgmoth perdeu e virou vilão, ou suas criações são horrores aos olhos comuns. As melhores histórias do magic estão em dominaria, da ate uma depre não ser mais 3 coleção pra desenvolver esse arco.
Cara iniciei em 2010 no magic quase no início de innistrad (plano favorito) quando soube da existência dos phyrexianos e seu efeito: infect que é apelao vi que tanto na história quanto na jogabilidade eram muito diferenciadas . Gostaria que a wizards mostrasse realmente oque São esses monstros e suas capacidades até porque eu sempre achava que os Eldrazi era muito mais devastadores de todas as criaturas já criadas . Mas quando vi que elas podem sim ser eliminadas me deixou a desejar e espero que agora dê uma boa lavada na minha mente em questão de aventura e emoção! Ótimo vídeo
Já tem um tempo que eu tava me perguntado se tu ia fazer algum vídeo sobre A guerra dos irmão e/ou Os Thran, tava até pesando em perguntar no grupo do discord se ia ter esses resumos kk. Tô lendo Os Thran aos pouco e depois vou ler A guerra dos irmãos, pra já chegar preparado final do ano kkk muito bom esse resumo! Oferenda vil de Yawgmoth é a minha arte preferida no Magic, justamente por representar um dos plots mas fodas na história do jogo. Gerrard matando Urza, Yawgmoth enganando os dois, Hanna "ressuscitando". Tenho até um playmat dessa arte. Parabéns pelo vídeo
Excelente vídeo! O Tezzerer também não tava com algum esquema com Lazav, que por hora está em off? Se Dominaria united for mesmo uma nova guerra contra os phyrexianos, seria interessante uma "derrota" de Dominaria, com baixas inesepradas e impactantes, havendo um "hiato" na continuidade da história e retornando após algum tempo com uma grande reviravolta. Seria diferente.
Video incrivel como sempre! e sobre Dyfed, ela era uma planinauta Thran, de pele da cor de ébano muito bonita e muito esguia. Apenas uma correção, tocasia foi uma mulher, mestra arttice de Argive.
Ótimo vídeo! Muita informação legal e interessante pra jogadores mais recentes. Tem intenção de fazer vídeo sobre oq aconteceu no bloco original de mirrodin?
From the moment I understood the weakness of my flesh, it disgusted me. I craved the strength and certainty of steel. I aspired to the purity of the blessed machine. Your kind cling to your flesh as if it will not decay and fail you. One day the crude biomass you call a temple will wither and you will beg my kind to save you. But I am already saved. For the Machine is Immortal.
Yawgmoth foi um médico. O termo "Physician" se refere a um médico anatomista, hoje usado pra qualquer médico. O termo pra "físico" no sentido de quem trabalha com a física é "Physicist"
Seu canal é absurdo de sensacional, parabéns! Só sinto falta de um direcionamento histórico, por exemplo, queria saber mais sobre phyrexia tudo será um é a guerra das máquinas, aí por onde deveria começar?
Eu não sei vocês, mas eu vejo que os Phyrexianos antigos em questão de lore são muito mais perigosos (e completos, no próprio sentido de maquiagem). Parece que o processo de desenvolvimento do exército de Yougmoth era uma mistura dos processos de cada pretor, e por isso os Phyrexianos antigos seriam mais fortes (já que hoje haveria uma divisão entre o método de cada pretor construir seu exército/seguidores). Edit: fora que os pretores Phyrexianos deram muito menos trabalho aos Planeswalkers pós-emenda que o exército de Yougmoth deu a Planeswalkers pré-emenda. Assim como o exército no geral, se você considerar a dificuldade comparativa entre a luta contra a resistência mirrana e a resistência de Urza.
vídeo excelente! Penso que o nome Dominaria United pode ter haver com isso, mas também com a recuperação de Zhalfir, a união do plano totalmente. Não rolou uma coisa em relação a Wrenn e Teferi sobre isso em Midnight Run?
Eu quero ver Phyrexia invadindo Innistrad e a Emrakul protegendo o plano. Quero que isso aconteça também porque quero jogar com lobisomens phyrexianos.
ótimo video cara!! Uma pergunta, eu sei que tem livros para contar as historias, mas existe alguma box ou algo do tipo para eu comprar com todas as historias?
Uma questão sobre linha do tempo: a invasão phyrexiana a Dominária ocorreu vários séculos antes da invasão Capenna (que ocorreu pouco tempo antes de a Elspeth nascer). Também entre o Karn criar Argentum e a transformação de Mirrodin em Nova Phyrexia passaram uns 200 anos.
@@markv.lawter2559 Azul pq na lore ele age de maneira manipuladora e com estratégia, ou seja ele tem uma certa inteligência alta, oque eu considero como da mana azul.Mas é com certeza ele vai ser monoblack ,pq como no vídeo ele veio da phyrexia antiga onde só tinha mana preta.
@@henriquevieira4162 A manipulação pode ser muito bem preta, ao invés do azul de ter a vontade de buscar conhecimento. Eu vejo as cinco cores como círculos que possuem intersecções com características compartilhadas das cores vizinhas. Preto tem como vizinhos o azul e vermelho e certas características encontrada em ambas, porém direcionadas pra filosofia do preto
Bom vídeo! Mas e quanto a Phyrexia original, ela ainda existe (mesmo após a morte do Pai das Máquinas)? Quem manda por lá? Velha Phyrexia tem conhecimento de Nova Phyrexia?
Olá, obrigado pelos vídeos :). Vc acha que as cartas de phyrexia e os pretores correm risco de subir de preço? Tô pensando em fazer umas compras, mas no momento não posso gastar tanto.
acredito que na coleção flashback que lançarão sobre a guerra dos irmão aumentará o hype por phyrexianos e acabará fazendo muita gente querer comprar os novos e antigos phyrexianos, então acredito que no período da coleção guerra dos irmãos, as cartas irão subir de preço
Ótimo vídeo! Alguem conhece um guia pra acompanhar os detalhes da trama de Phyrexia ao longo das histórias de MTG? Algo como uma linha do tempo e as fontes de lore seria mt legal 🤖☠
Tem uma reflexão que eu esqueci de comentar com vossa magnificência Rafa ksksksk... Enfim, é só um pensamento meu : eu creio que a esfera da antiga Phyrexia era um artefato que potencializava a essência e vontades de quem estivesse conectado a ela, pq se vc observar antes ela(o plano Phyrexia) era um lugar exuberante cheio de vida inorgânica quando Yawgmoth chegou na primeira esfera, e nas seguintes ia mudando mas mesmo assim ideal para os seres que habitavam. Tudo passou a mudar quando Yawgmoth resistiu ao processo de se conectar a esfera núcleo, ele mudou e o plano vivo também mudou. É como se sua essência mais pura e convicções fossem elevados a potências exponenciais... No caso, a mana monoblack que o tornou cruel cada vez mais com o poder e sensações de si sentir um deus, uma "compensação" dos anos de sofrimento que foi dito no início do livro que ele passou, desprezado pelos povo de seu lar e que teve que buscar seguir suas convicções enquanto exilado ao lado de seus semelhantes eugenistas ... O resto é história (The Thran)
Eu gosto muito dos phyrexianos, mas não acho que a arte atual deles (desde o bloco de mirrodin) tenha muito a ver com máquinas, apesar de ser mais bonito.
Muito bom Rafa, mas acho que tu tá subestimando demais os phyrexianos, ao menos o potencial deles, foram precisos 9 planinautas dos mais poderosos de antes da emenda (urza na época era considerado como o mais poderoso, inclusive) e três morreram se não me engano, para tentar parar o avanço phyrexiano e quase perderam, os planinautas eram fortes o suficiente para criarem planos, tinham um poder superior a vários deuses de outros planos, vide Bolas brincando de civilization com os deuses de amonkhet e meio que não dá pra saber quem seria mais poderoso, ele ou o Urza, porque não tem como medir, mas enfim, acho que deu pra entender a analogia. Tipo, não é como se eles fossem só um "exercitinho", os caras tem potencial pra destruir planos inteiros como se não fossem nada, além de que eles podem estar tentando aprender como serem tão poderosos ou até mais que o Yawgmoth com o óleo de kaldheim e o experimento com centelhas, acho que podem estar tentando criar um planinauta nativo de phyrexia, utilizando a Tamiyo e talvez mais algum outro planinauta que possivelmente caia na mão deles, talvez com um poder tão grande quanto os da Emenda, a gente não tem como ter ideia. E acho que sinceramente, em algum momento vão reviver o Yawgmoth, talvez não agora, mas é uma cartada muito grande de vendas pra WOTC se aproveitar e pegar a galera no saudosismo. Desculpa o texto ter ficado tão grande, admiro seu trampo pra caralho, só que acho que temos mais do que evidências suficiente de que isso vai ser algo bem maior pelo tanto de planos que eles vem aparecendo em diferentes coleções pra dizer que não vai ser só uma briguinha de exercito, tem algo grande vindo de nova phyrexia, vi que tu começou bem depois no magic, não que seja problema algum isso, mas talvez esteja subestimando eles um pouco por não ter pegado essa parada no começo da phyrexia antiga.
Mano, na moral... Cê disse tudo. Também me incomodou o fato do Rafa ter diminuído os Phyrexianos só pq ele não curte a vibe deles como eu curto( forma monstruosa, escrita sinistra e conceito de amortalidade Phyrexian Unlife). Inclusive o ashiok que é pw arregou pra Elesh no final do conto recente ( the garden of flesh). Rafa fez que nem o artista do Yawgmoth que caracterizou ele com detalhes nada a ver, só pode ser pra diminuir o cara pela aparência, pq na lendo o livro e na minha imaginação, ele não tem aquela arte que pintaram ele. Inclusive, o toshiro umezawa passou por várias concepções que dependem da visão do artista, inclusive eu tenho o meu próprio modelo de como seria o médico Thran, manteria boa parte doq foi feito mas alteraria : sem maquiagem , sem pintar unhas, cabelo longo até o pescoço e no estilo de moicano específico com as laterais curtinhas
Lembra doq a Elesh disse pro ashiok? Ela sussurrou baixinho " Você nos subestimou", aí o exército atrás dela e um pouco distante disso em uníssono " VOCÊ NÓS SUBESTIMOU !!! "... Cara, foi lindo de imaginar essa cena na minha mente. No final o Rafa convergiu com ashiok
@@markv.lawter2559 tipo, acho que imaginação é imaginação, a arte do Yawgmoth é canônica, é o que importa você gostando ou não, eu gosto. Mas num geral, phyrexia vai trazer algo que a gente nunca viu no Magic até agora, sei lá, um deus pretor planinauta (?). Só espero que seja bem feito como as últimas histórias vem sendo, gosto do rumo que está tomando, só precisamos ver o desfecho como vai ser executado
@@formatoforfun deu pra entender, que comparado aos eldrazi eles são uma ameaça menor, pelo menos é isso que eu entendi e eu sei o quão cabuloso são os eldrazi, só não sei se isso é bem verdade, já que os eldrazi foram selados por 3 planinautas pré-emenda e pra lidar com phyrexia precisou de 9 e alguns deles ainda morreram no processo...
4 da madruga, chapando um Black Label aqui e pensando... o potencial cinematográfico disso é inacreditável!!! (Peguei a época 95-2003, nostalgiômetro explodiu aqui!!! Voltei a jogar em 2012 e... mana vai!!!)
Gostei muito da sua observação no final falando que Phyrexia nada mais é do que um exército, pq isso mostra a ironia na lore de Magic. Por mais problemático que o Nicol e os Eldrazis tenham sidos, você não vê casos tão absurdos de brutalidade como rola com os Phyrexianos. Os caras são mais fracos que os já citados, mas são tão perigosos quanto pq já mandaram os escrúpulos pra casa do caralho (ou melhor, nunca nem tiveram).
Quando comecei a jogar magic (foi na época de invasão) o que me fez me apaixonar pela lore foi justamente Phyrexia.
E confesso, para mim nem mesmo Nicol Bolas me agradou como Phyrexia o fez.
Igualmente, também comecei a jogar em Tudo Será Um e me apaixonei pelo arco de nova phyrexia. Montei no MTG arena um Deck pra cada pretor.
Sem base… melhor vídeo do canal. Que narrativa… emocionante… demais.. incrível… caramba!!
É uma nostalgia saber que esse antigo inimigo esteja retornando para mais conflitos. Muito bom mesmo! Belo vídeo
O resumo ficou muito didático, parabéns Rafa! Vou acrescentar umas coisinhas para deixar ainda mais interessante, tudo bem?
• Quando falamos dos líderes de Phyrexia antiga é importante mencionar o Ciclo Interno de Yawgmoth, liderados por Gix que responde diretamente a Yawgmoth.
Tal conselho é um grupo de Phyrexianos completados ou seja: aperfeiçoados. Somente aos completados havia a honra de direcionar a palavra a Yawgmoth tamanha era a sua importância. Eram pretores, o que compactua com a ideias de pretores de Nova Phyrexia.
• O óleo tem influência de Yawgmoth é verdade. Lembro que você mencionou uma teoria interessante que era a ideia de que Elesh quer ir para Dominária. Pode ser que ela sinta em seu íntimo a influência passada pelo óleo de que é lá que o verdadeiro Pai das Máquinas repousa. Talvez ela queira usar o que adquiriu em Kaldheim para ressuscitar Yawgmoth. Lógico que isso levantaria certas questões como: Elesh cederia lugar a Yawgmoth uma vez que ela corre o risco de ressuscitar um ser que não divide o poder? Por ela ser da mana branca não é de seu feitio ser ambiciosa como vemos lendas com manas preta, então como ela conseguiu ficar tão ambiciosa?
No mais gostaria de dizer que estou ansioso para ver o vídeo sobre o livro The Thran. Já li incontáveis vezes e posso lhe garantir que tem muuuuito conteúdo para apresentar aos novos jogadores.
Parabéns novamente pelo vídeo. All Hail Phyrexia!
Você e suas reflexões foram quase semelhantes as minhas... Quase.
Curti essa perspectiva de se dirigir a palavra que você mencionou. Só nesse tipo de conteúdo para eu encontrar meus "semelhantes", aparentemente. Cê já estuda a escrita Phyrexiana pelos vídeos do Fer?
@@markv.lawter2559 jogo há 20 anos e li os livros traduzidos, principalmente The Thran e Brother's War (incontáveis vezes) Sempre fui apaixonado pela Lore do Magic. Para ser sincero, a Lore antiga sempre me chamou mais a atenção. Os livros são uma fonte segura para melhor entender sobre o passado do Magic. Gosto da "perfeição Phyrexiana" devido a sua busca por progresso constante, uma espécie de aperfeiçoamento para ampliar a capacidade de conseguir dominar qualquer Plano no Multiverso. Sem dúvidas são os melhores e mais tenebrosos inimigos no Magic.
Ah, não que seja muito importante mencionar, mas acho que vale a pena: tenho uma tatuagem da Máscara do Pai no antebraço. A dividi em três partes: A máscara acima, mais abaixo as escrituras referente a essa minha imagem do perfil e por último o símbolo de Phyrexia antiga. :)
@@DeilsonRPrado Em termos de Perspectivas, então quer dizer que você sou eu do futuro? Ksksk. Comecei a nesse ano o meu fascínio pelos Phyrexianos ( forma monstruosa, escrita sinistra e conceito de amortalidade Phyrexian Unlife). Gostaria de poder ver vossa tatuagem, pretendo fazer umas futuramente sobre a temática
@@markv.lawter2559 Leia The Thran e conhecerá detalhadamente a origem de Yawgmoth e, consequentemente, de Phyrexia. Você encontrará o livro traduzido na Ligamagic. Como começou recentemente recomendo que estude por fontes seguras, além de ver os vídeos sobre, é claro.
Em termos de Perspectivas, então quer dizer que você sou eu do futuro? Ksksk. Comecei a nesse ano o meu fascínio pelos Phyrexianos ( forma monstruosa, escrita sinistra e conceito de amortalidade Phyrexian Unlife). Gostaria de poder ver vossa tatuagem, pretendo fazer umas futuramente sobre a temática
Ótimo vídeo. Phyrexia segundo maior perigo para o multiverso, apenas atrás do Urza!
Sobre o Gix: ele estava lutando contra o Urza e a Xantcha quando abriu um portal temporal para tentar jogar o Urza lá, só que a Xantcha se sacrifica levando o Gix pelo portal. O interessante é que ninguém sabe o que aconteceu com o Gix depois disso, então talvez ele apareça na atualidade da linha do tempo.
Sensacional!
Que conteúdo!
Parabéns!!!
Chegar em casa com um vídeo desses sendo lançado é um sonho sendo realizado
Eu queria um Sliver Phyrexiano ... Ou um Sliver Eldrazi ... Ou Eldrazi Phyrexiano ... Adoro essas "tribos"
só nas mistureba
A forma como você conta as histórias em forma de resumo estão cada vez melhores.
Vídeo está perfeito, gostaria de ter mais resumos assim, fiquei muitos anos sem jogar e perdi pontos importantes da história como este.
Tô ansioso pra caramba pra edição de phyrexia, já tô pegando os pretos pra fazer um deck temático de pretors phyrexianos.
Valeu! Realmente um resumo muito bom pra gente ter uma noção do assunto
Vídeo incrível, Rafael. Muito bom.
Esse video ta INCRIVEL!!! Gosto demais da sua didática pra explicar as historias com clareza e de forma simples. Vai servir demais pra introduzir toda essa historia de Brastemp pra galera nova.
Vídeo bom demais para entender esses doidões aí. Eu queria algo para isso e saiu na hora certa. Valeu demais!
É muito difícil passar por todos esses anos de história e resumir. Roteiro ficou muito bom. Só umas notinhas:
- Tocasia é uma mulher
- Gix aparece inicialmente no "Detran" também
- Armas do Legado = horcurxes
Blinkmoth é halo artesanal. (lol)
Opa, essa aí sobre Tocasia eu não sabia não! Valeu!
2 perguntinhas Seiz: pq xondas os phyrexianos atacam tanto Dominaria? É por causa lá do primeiro articifice que fechou o portal que ligava lá com Dominaria, e por causa de Urza? 2°: pq o símbolo de Phyrexia é desse jeito na thumb? Vlw demais e parabéns por mais um excelente trabalho de lore! Tmj!
Minhas reflexões :
Se você ler The Thran, vai ver que o plano natal de Yawgmoth era Dominária, além do mais já tinha um portal pra eles passarem por lá, só que tava fechado, então pq não fazer uma visitinha já que foi aberto? Aí dá pra salvar muita gente e convidar pra se juntarem a novas tropas Phyrexianas, fazer testes com seres vivos e sei lá mais oq deu na telha deles.
O símbolo me faz lembrar a ideia de ciclos e o traço no meio seria uma subversão/distorção do natural em algo a mais que é oq os Phyrexianos fazem
Quem fechou o portal não foi um artífice e sim uma arquiteta chamada de Rebbec que, após fazer isso, recebeu uma onda devastadora de energia que a pulverizou. Ela selou o portal unindo as powerstones que estavam com a centelha latente de Glacian. Enfim, no livro de 1999( The Thran) fica tudo mais claro. Era pra invasão em Dominária continuar, só que o portal foi selado, então eles não puderam continuar
Sinistro! Obrigada pelas informações!
Yawgmoth é de dominaria e o símbolo é uma versão estilizada da letra grega Phi
@@formatoforfun O curioso é que se você separar o traço do círculo e colocar na sequência forma um 10. Coincidentemente é a quantidade pra matar um player de infect, apesar do tempo distante que os conceitos foram criados
Esse vídeo ficou excelente, Seiz! Já vi que vai ser daqueles que assisto várias vezes!
Prepare papel e caneta, pq ele deu uma aula resumo insana 😹😹😹
Parabéns pelo otimo vídeo!
Cara, eu curto muito a história de Phyrexia, por mais maniqueísta que seja, o plot é bem construído o perigo é grande, mas não é insuperável, essas coisas tornam a narrativa mais empolgante.
Por mais que um Nicol Bolas seja legal e cativante vilões de escala menor me chamam mais atenção.
Espero que eles não tragam o Papai de volta, mas ver a Sheoldred passeando pelo Urborg seria legal.
Que vídeo mais lindo! Não vejo a hora de encontrar um Nicol Bolas Phyrexiano... Zueira...
O SUSTO q eu tomei com o vídeo dos Phyrexianos.
Rafa, eu adoro quando vc fala das cores e como os personagens são afetados/trabalham em função das cores dele. Ótimo vídeo.
Video maravilhoso! Mto bom saber a historia do Magic antigo, por mais que eu tenha começado em Alara, sabia bem pouco dos phyrexianos.
Aguardando parte 2,3....
Já curtindo e
Compartilhando
Valeu pelo vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼
Qualquer vídeo sobre Phyrexia = like
Cara, revendo esse vídeo na perspectiva que temos hoje sobre a completação de planinautas, penso que seria muito icônico se cada pretor completasse um planinauta "alinhado" aos seus ideias e fossem esses os vilões a serem superados antes dos próprios pretores. elesh tem o ajani. gin tem tamiyo. vorinclex podia pegar o garruk. o problema é que não tem nenhum muito alinhado a sheoldread no acervo de planinautas pretos ou preto e alguma coisa.
no final vamos ter Yawgmoth - criatura lendária - Deus phyrexiano
Aí cara, vc já pensou em fazer uma colab com o cara do before jace para falar sobre os phyrexianos antigos? dá época do yawgmoth? ele é um mano que manja muito desse rolê, seria foda um vídeo com vcs dois sobre esse assunto.
11:30 qual a diferença entre Urza com bloodlines e Yawgmoth com phyrexia? A diferença seria que Yawgmoth perdeu e virou vilão, ou suas criações são horrores aos olhos comuns.
As melhores histórias do magic estão em dominaria, da ate uma depre não ser mais 3 coleção pra desenvolver esse arco.
Cara iniciei em 2010 no magic quase no início de innistrad (plano favorito) quando soube da existência dos phyrexianos e seu efeito: infect que é apelao vi que tanto na história quanto na jogabilidade eram muito diferenciadas .
Gostaria que a wizards mostrasse realmente oque São esses monstros e suas capacidades até porque eu sempre achava que os Eldrazi era muito mais devastadores de todas as criaturas já criadas .
Mas quando vi que elas podem sim ser eliminadas me deixou a desejar e espero que agora dê uma boa lavada na minha mente em questão de aventura e emoção!
Ótimo vídeo
Então, se não me engano o que foi eliminado aparentemente foi só uma pequena parte dos Eldrazi
Muito bom. Parabéns pelo vídeo. Sendo eu um cara antigo, sempre gostei dos phyrexianos.
Já tem um tempo que eu tava me perguntado se tu ia fazer algum vídeo sobre A guerra dos irmão e/ou Os Thran, tava até pesando em perguntar no grupo do discord se ia ter esses resumos kk. Tô lendo Os Thran aos pouco e depois vou ler A guerra dos irmãos, pra já chegar preparado final do ano kkk muito bom esse resumo! Oferenda vil de Yawgmoth é a minha arte preferida no Magic, justamente por representar um dos plots mas fodas na história do jogo. Gerrard matando Urza, Yawgmoth enganando os dois, Hanna "ressuscitando". Tenho até um playmat dessa arte. Parabéns pelo vídeo
Vou mandar fazerem o meu, só que eu pedi pro editor remover a Hanna dourada do peito de Yawgmoth, pq tá muito desproporcional e tals
A Lore do Magic é linda demais! E te digo mais: outros planinautas serão infectados! O clima ficará mais tenso ainda.
Acertou, mizeravi. Tá top nesse ponto, pré Marcha das Máquinas
era disso que eu prescisava e não sabia que precisava
Ótimo vídeo. Uma das minhas maiores dúvidas é como voltar a aos phyrexianos sem usar a mecânica de infect que é tão problemática
Rapha, eu te amo. obrigado por isso :)
Excelente vídeo!
O Tezzerer também não tava com algum esquema com Lazav, que por hora está em off?
Se Dominaria united for mesmo uma nova guerra contra os phyrexianos, seria interessante uma "derrota" de Dominaria, com baixas inesepradas e impactantes, havendo um "hiato" na continuidade da história e retornando após algum tempo com uma grande reviravolta. Seria diferente.
Isso aí não apareceu mais, mas estava sim
fera de mais!!!!
Eu curto os phirexianos desde que vi o card ASSASSINO PHIREXIANO e CEIFADOR PHIREXIANO la nos anos 2000
Otimo resumo e otimos insights no final!
Que vídeo foda Rafa, se é louco.
Muito bom!!! Deu pra entender várias coisas que nem sabia kkkkk valeu!
trabalho incrível mano!
MUITO BOM VIDEO RAFA, Parabens
O melhor plano do multiverso.
Peguei o vídeo quentinho, saindo do forno!
Video incrivel como sempre! e sobre Dyfed, ela era uma planinauta Thran, de pele da cor de ébano muito bonita e muito esguia. Apenas uma correção, tocasia foi uma mulher, mestra arttice de Argive.
Valeu!
Vídeo magnífico muito obrigada me esclareceu muito!
Incrível, Maravilhoso, vi, ouvi e vou ouvir e rever! Obrigado!
Obrigado pelo vídeo. Muito bom, vou maratonar teu canal, que lindo mano. Novato aqui.
Bem vindo!
vc manda mto bem, parabéns pelo conteúdo
Valeu querido!
Chegando no like!
vou botar esse coração cheio de óleo phyrexiano nesse golen de prata que pode viajar no tempo, o que poderia dar errado né mesmo?
Ótimo vídeo! Muita informação legal e interessante pra jogadores mais recentes. Tem intenção de fazer vídeo sobre oq aconteceu no bloco original de mirrodin?
From the moment I understood the weakness of my flesh, it disgusted me. I craved the strength and certainty of steel. I aspired to the purity of the blessed machine. Your kind cling to your flesh as if it will not decay and fail you. One day the crude biomass you call a temple will wither and you will beg my kind to save you.
But I am already saved. For the Machine is Immortal.
Yawgmoth foi um médico. O termo "Physician" se refere a um médico anatomista, hoje usado pra qualquer médico. O termo pra "físico" no sentido de quem trabalha com a física é "Physicist"
Vídeo bom demais!
Um vídeo muito bem feito e explicado, Valeu mano!!!!
Podia ter um vídeo contando a história de Mirrodin :D
podia
Objetivo: Colecionar todos phyrexianos, Obstaculo: Pretores muito caros :c
Seu canal é absurdo de sensacional, parabéns!
Só sinto falta de um direcionamento histórico, por exemplo, queria saber mais sobre phyrexia tudo será um é a guerra das máquinas, aí por onde deveria começar?
tem um video mais recente, que é o "Como chegamos em Marcha das Máquinas", onde eu faço um resumo do que tem até chegar nessa coleção.
Eu não sei vocês, mas eu vejo que os Phyrexianos antigos em questão de lore são muito mais perigosos (e completos, no próprio sentido de maquiagem). Parece que o processo de desenvolvimento do exército de Yougmoth era uma mistura dos processos de cada pretor, e por isso os Phyrexianos antigos seriam mais fortes (já que hoje haveria uma divisão entre o método de cada pretor construir seu exército/seguidores).
Edit: fora que os pretores Phyrexianos deram muito menos trabalho aos Planeswalkers pós-emenda que o exército de Yougmoth deu a Planeswalkers pré-emenda. Assim como o exército no geral, se você considerar a dificuldade comparativa entre a luta contra a resistência mirrana e a resistência de Urza.
vídeo excelente!
Penso que o nome Dominaria United pode ter haver com isso, mas também com a recuperação de Zhalfir, a união do plano totalmente. Não rolou uma coisa em relação a Wrenn e Teferi sobre isso em Midnight Run?
Rolou sim
Eu quero ver Phyrexia invadindo Innistrad e a Emrakul protegendo o plano. Quero que isso aconteça também porque quero jogar com lobisomens phyrexianos.
Eu queria saber e quanto tempo se passa entre a morte de yawgmoth e a Ascenção de nova phyrexia.
essa timeline é confusa, mas deve ser coisa de pelo menos um milenio
ótimo video cara!! Uma pergunta, eu sei que tem livros para contar as historias, mas existe alguma box ou algo do tipo para eu comprar com todas as historias?
Não existe
Estão indo pra dominaria liberar o 'K'rrik da prisao temporal , o novo supervilao
Seria legal
ótimo vídeo.
sera que algum dia os eldrazi vao voltar !?
Uma questão sobre linha do tempo: a invasão phyrexiana a Dominária ocorreu vários séculos antes da invasão Capenna (que ocorreu pouco tempo antes de a Elspeth nascer).
Também entre o Karn criar Argentum e a transformação de Mirrodin em Nova Phyrexia passaram uns 200 anos.
Não, a invasão a Capenna também é de séculos ou milênios atrás. A construção de Nova Capenna é que é da época da infância de Elspeth
@@formatoforfun Humm, então eu tinha entendido errado a linha do tempo! Valeu!
Vamos ter um vídeo sobre a saga do yagmoth?
pretendo
Rafa, e a Atraxa? Pensei que era a mistura dos pretores, menos o vermelho.
É só um soldado
É só um soldado
estranho, só recebi a recomendação 1 hora depois :(
Não faz muito tempo perguntei sobre o Gix em uma live sua, na sua opinião quais seriam as cores do Gix ? eu acho que seria Azul e preto.
O preto eu até entendo mas por que do azul? Pra mim combina mais com preto e vermelho
@@markv.lawter2559 Azul pq na lore ele age de maneira manipuladora e com estratégia, ou seja ele tem uma certa inteligência alta, oque eu considero como da mana azul.Mas é com certeza ele vai ser monoblack ,pq como no vídeo ele veio da phyrexia antiga onde só tinha mana preta.
@@henriquevieira4162 Não só por isso mas o gix antes de ser Phyrexiano já era preto e bem vermelho também. Já leu the Thran?
@@henriquevieira4162 A manipulação pode ser muito bem preta, ao invés do azul de ter a vontade de buscar conhecimento. Eu vejo as cinco cores como círculos que possuem intersecções com características compartilhadas das cores vizinhas. Preto tem como vizinhos o azul e vermelho e certas características encontrada em ambas, porém direcionadas pra filosofia do preto
Bom vídeo! Mas e quanto a Phyrexia original, ela ainda existe (mesmo após a morte do Pai das Máquinas)? Quem manda por lá? Velha Phyrexia tem conhecimento de Nova Phyrexia?
phyrexia foi devastada no ataque dos nove titãs, mas não se sabe se ainda tem phyrexianos vivos lá. Sobre as outras perguntas, nao sei responder
Que vídeo foda!!
valeu!
Adoro esse vídeo q vc acertou muitas coisas
video fod@!
Olá, obrigado pelos vídeos :).
Vc acha que as cartas de phyrexia e os pretores correm risco de subir de preço? Tô pensando em fazer umas compras, mas no momento não posso gastar tanto.
acredito que na coleção flashback que lançarão sobre a guerra dos irmão aumentará o hype por phyrexianos e acabará fazendo muita gente querer comprar os novos e antigos phyrexianos, então acredito que no período da coleção guerra dos irmãos, as cartas irão subir de preço
Os pretores certamente, o resto eu não sei
Já pensou liberta o nicol bolas para destruir essa ameaça.
Ótimo vídeo! Alguem conhece um guia pra acompanhar os detalhes da trama de Phyrexia ao longo das histórias de MTG?
Algo como uma linha do tempo e as fontes de lore seria mt legal 🤖☠
Basicamente todos os livros antigos
Hail new phyrexia
Opa, alguém pode me dizer o que aconteceu com o mirrari?
Ele se incorporou ao plano ?
Só falta eu entender isso
Muito obrigado a todos
Foi levado de volta pra dominaria se bem me lembro
FFF verde hahahaha
Gratidãф
Tem uma reflexão que eu esqueci de comentar com vossa magnificência Rafa ksksksk... Enfim, é só um pensamento meu : eu creio que a esfera da antiga Phyrexia era um artefato que potencializava a essência e vontades de quem estivesse conectado a ela, pq se vc observar antes ela(o plano Phyrexia) era um lugar exuberante cheio de vida inorgânica quando Yawgmoth chegou na primeira esfera, e nas seguintes ia mudando mas mesmo assim ideal para os seres que habitavam. Tudo passou a mudar quando Yawgmoth resistiu ao processo de se conectar a esfera núcleo, ele mudou e o plano vivo também mudou. É como se sua essência mais pura e convicções fossem elevados a potências exponenciais... No caso, a mana monoblack que o tornou cruel cada vez mais com o poder e sensações de si sentir um deus, uma "compensação" dos anos de sofrimento que foi dito no início do livro que ele passou, desprezado pelos povo de seu lar e que teve que buscar seguir suas convicções enquanto exilado ao lado de seus semelhantes eugenistas ... O resto é história (The Thran)
🤍 : THE MACHINE ORTHODOXY
💙 : THE PROGRESS ENGINE
🖤 : THE STEEL THANES
❤️ : THE QUITE FURNACE
💚 : THE VICIOUS SWARM
A Ortodoxia das Máquinas
O Motor do Progresso
Os Thanes de Aço
A Fornalha Silenciosa
O Enxame Vicioso
❤❤❤❤
vídeo novinho
A tradução correta de physician é médico, não tem nada a ver com "física". Parabéns pelo vídeo!!
Eu gosto muito dos phyrexianos, mas não acho que a arte atual deles (desde o bloco de mirrodin) tenha muito a ver com máquinas, apesar de ser mais bonito.
S2
Ganhou ate + 1 S2. vídeo irado!!!
Foi explicado de como os pretores estão viajando de plano em plano ?
pelo portal do tezzeret
E um absurdo o Karn não ser de carne...
Um ultraje
Ta, mas como que ganha disso? 😅
ah poise
Muito bom Rafa, mas acho que tu tá subestimando demais os phyrexianos, ao menos o potencial deles, foram precisos 9 planinautas dos mais poderosos de antes da emenda (urza na época era considerado como o mais poderoso, inclusive) e três morreram se não me engano, para tentar parar o avanço phyrexiano e quase perderam, os planinautas eram fortes o suficiente para criarem planos, tinham um poder superior a vários deuses de outros planos, vide Bolas brincando de civilization com os deuses de amonkhet e meio que não dá pra saber quem seria mais poderoso, ele ou o Urza, porque não tem como medir, mas enfim, acho que deu pra entender a analogia.
Tipo, não é como se eles fossem só um "exercitinho", os caras tem potencial pra destruir planos inteiros como se não fossem nada, além de que eles podem estar tentando aprender como serem tão poderosos ou até mais que o Yawgmoth com o óleo de kaldheim e o experimento com centelhas, acho que podem estar tentando criar um planinauta nativo de phyrexia, utilizando a Tamiyo e talvez mais algum outro planinauta que possivelmente caia na mão deles, talvez com um poder tão grande quanto os da Emenda, a gente não tem como ter ideia.
E acho que sinceramente, em algum momento vão reviver o Yawgmoth, talvez não agora, mas é uma cartada muito grande de vendas pra WOTC se aproveitar e pegar a galera no saudosismo.
Desculpa o texto ter ficado tão grande, admiro seu trampo pra caralho, só que acho que temos mais do que evidências suficiente de que isso vai ser algo bem maior pelo tanto de planos que eles vem aparecendo em diferentes coleções pra dizer que não vai ser só uma briguinha de exercito, tem algo grande vindo de nova phyrexia, vi que tu começou bem depois no magic, não que seja problema algum isso, mas talvez esteja subestimando eles um pouco por não ter pegado essa parada no começo da phyrexia antiga.
Mano, na moral... Cê disse tudo. Também me incomodou o fato do Rafa ter diminuído os Phyrexianos só pq ele não curte a vibe deles como eu curto( forma monstruosa, escrita sinistra e conceito de amortalidade Phyrexian Unlife). Inclusive o ashiok que é pw arregou pra Elesh no final do conto recente ( the garden of flesh). Rafa fez que nem o artista do Yawgmoth que caracterizou ele com detalhes nada a ver, só pode ser pra diminuir o cara pela aparência, pq na lendo o livro e na minha imaginação, ele não tem aquela arte que pintaram ele. Inclusive, o toshiro umezawa passou por várias concepções que dependem da visão do artista, inclusive eu tenho o meu próprio modelo de como seria o médico Thran, manteria boa parte doq foi feito mas alteraria : sem maquiagem , sem pintar unhas, cabelo longo até o pescoço e no estilo de moicano específico com as laterais curtinhas
Lembra doq a Elesh disse pro ashiok? Ela sussurrou baixinho " Você nos subestimou", aí o exército atrás dela e um pouco distante disso em uníssono " VOCÊ NÓS SUBESTIMOU !!! "... Cara, foi lindo de imaginar essa cena na minha mente. No final o Rafa convergiu com ashiok
@@markv.lawter2559 tipo, acho que imaginação é imaginação, a arte do Yawgmoth é canônica, é o que importa você gostando ou não, eu gosto.
Mas num geral, phyrexia vai trazer algo que a gente nunca viu no Magic até agora, sei lá, um deus pretor planinauta (?).
Só espero que seja bem feito como as últimas histórias vem sendo, gosto do rumo que está tomando, só precisamos ver o desfecho como vai ser executado
Eu acho que vocês não entenderam o que eu quis dizer
@@formatoforfun deu pra entender, que comparado aos eldrazi eles são uma ameaça menor, pelo menos é isso que eu entendi e eu sei o quão cabuloso são os eldrazi, só não sei se isso é bem verdade, já que os eldrazi foram selados por 3 planinautas pré-emenda e pra lidar com phyrexia precisou de 9 e alguns deles ainda morreram no processo...
Rath entra em Dominaria?
Porra Doutor Estranho... sifudê viu?
E trono de eldraine?
?
É *firécsia por que vem da letra *fi do alfabeto grego
blz mas vou continuar falando fai
Resumindo tudo e o bolsonarismo aqui no Brasil
Uma merda