Ixalam teve uma história legal...o Jace estava crescendo como pessoa e mago, estava virando um personagem principal q dá orgulho Aí ele volta a ser um babaca em Dominaria...tipo, demorou 10 minutos pra ele transplanar e já virou um babaca de novo? O cara é todo calculista e ponderador...aí me tacam q ele ficou bravinho pq ñ quiseram ir pra uma ARMADILHA em Ravnica e ele vai SOZINHO E SEM UM PLANO Mata logo o cara vei, ñ sou muito fã dessa parada de plane-rangers mas mataram a personalidade deles
Também não sou, não. Depois que vieram os PWs e eles lançaram uma seção no site sobre os planos que existiam, fiquei com medo disso limitar as histórias e deixar uma parada meio Marvel/DC. Não estava de todo errado, acho.
Esse video do Professor é mt bom. Quando a Wizards vai por ele pra escrever? Sabe... Ele conhece a porra da historia pregressa e de fato se importa com o rumo dessa caralha. Já tinha visto o video dele e por isso já sabia que a discussão aqui ia ser boa XD
Já pensei a mesma coisa em outro vídeo dele bem antes desse... É muita falta de visão a WoTC não chamar o Professor pra compor a equipe de alguma forma, qualquer que seja.
Na real, é meio complicado de fazer isso, dado a posição do Professor como criador de conteúdo e um dos principais críticos de Magic (entre outras complicações que podem vir com isso). Mas assim, tem outros autores de renome e que conhecem/se importam com a lore de Magic, tipo o Sanderson. O que a Wizards tem que fazer mesmo é parar de se meter no meio da criatividade dos autores, parar de ficar enfiando interesse corporativo nas histórias e começar a ter maior zelo pelos personagens e pelas histórias que eles já cultivaram.
Na real, é por isso que eu dei tanta risada quando apareceu gente na minha review de Arena falando "esse cara nem deve jogar Magic, aposto que pegou o arena por 15 minutos e achou ruim"
Concordei demais com o comentário sobre a mudança de sexualidade da Chandra. Eu sou conservador, minhas opiniões acerca da homossexualidade são baseadas no que diz o catecismo da Igreja, mas PORRA É VERMELHO MANO!!!! A Chandra é um símbolo de irreverência, rebeldia, fugir de padrões e de ser uma planeswalker que revela seus sentimentos da maneira mais explosiva possível (as vezes literalmente hahaha). Magic não é um jogo só pra um tipo de pessoa. É jogado por pessoas de todas as cores, sexualidades e opiniões. Uma personagem que tem toda uma lore por trás foi alterada por razões de mercado. Isso é ofensivo pra quem gosta de lore do Magic. Pra mim a Chandra sempre foi lésbica tipo (não necessariamente por conhecimento da lore, mas cara, ela é da cor da PAIXÃO e da LIBERDADE). Triste que a lore ta ficando ruim desse jeito. Óbvio que não é só a sexualidade da Chandra que mostra isso, concordei com tudo o que o Elba falhou.
@@raonair Qual o problmea de alguém basear suas opiniões em religião/espiritualidade? Isso faz parte da cultura do ser human odesde que o mesmo existe, afinal elas são uma forma de trazer significado a vida e uma maneira de interpretar o mundo. A coisa fica ruim quando a pessoa é fundamentalista com esses princípios e quer os impor aos outros.
Baseio minhas opiniões no catolicismo também. E não tem nada de errado com isso. É foda ser desrespeitado de graça assim. E depois ficam pedindo respeito por aí.
@@lognart9508 "e não tem nada de errado com isso" está avaliando seu próprio ponto de vista utilizando ele como parâmetro. Mas entrando no assunto, você só está considerando que foi uma ofensa gratuita por não conseguir ver o ponto de vista de outras pessoas, para muitas pessoas os dogmatismos católicos são ofensivos e agressivos. E por fim, eu vim de família totalmente católica, tendo várias tias freiras e um tio-avô bispo e posso lhe garantir que o catolicismo (assim como diversas outras religiões) estão sempre mudando para se adequar ao "público consumidor", ou seja, nao faz o menor sentido alguem dizer que baseia suas opiniões no catolicismo, o que pode fazer é basear na bíblia.
eu concordo com vc plenamente, gostaria de saber a historia do MAGIC, desde o começo, nos aqui no Brasil nao temos suporte..... e o que tem editado sao fragmentos de pedaços de ínfimos textos que sao pitadas de literatura, ótimo vídeo ja dei like...
É… Complicado. Até Alísios (1997) a história era citada nas cartas, com os textos ilustrativos, que davam mais pistas do que contavam a história. _Haviam_ quadrinhos e romances, mas eram muito soltos, os autores faziam praticamente o que queriam. Algo como as diferentes adaptações de Street Fighter II. Em Tempestade (1997) criaram uma história, com diálogos e tudo, para colocar nas cartas e que foi contada através de Fortaleza e Êxodo. Em 2006 eles fizeram Espiral Temporal que é uma espécie de "retcon" (pessoalmente, odeio retcons) onde redefiniram a linha temporal e "nerfaram" os Planinautas, abrindo espaço para as cartas deles, que apareceram em Lorwyn (2007). Com eles, vieram as webcomics oficiais contando suas origens e a partir daí cada vez mais a lore gira em torno deles, até os dias atuais, o que é uma pena, porque por volta de 2010 os contos no site oficial eram muito bons e falavam mais sobre os planos e acontecimentos do que sobre os planinautas. Daí pra frente a narrativa é mais coesa, mas menos criativa e um tanto limitada.
Me lembro quando comprei o quebrador de reliquias (cicatrizes de mirrodin) e me apaixonei por MIrrodin... devorei lores e lores sobre ela e ate chorei horrores quando mirrodin caiu... sim.. admito.. chorei ao ver meus amados mirranianos cairem. Uma pena que depois de estudar tanto a lore ela desandou de tal forma que nao consigo mais entender nada
Caso você esteja lendo isso 1 ano depois e não tenha feito na época, por favor reclame no site da Wizards ou em outras fontes oficiais, se a gente não emitir as opiniões nos canais oficiais não seremos ouvidos como consumidores, e se pagamos pelos produtos, temos direito sim. Abrç e feliz 2021 rsrsrs
eu estava pensando em pagar pelo livro de Oar of the Spark... Obrigado por fazer esse vídeo antes que eu comprasse. E muito triste ver o descaso da Wizards em relação à própria lore que inicialmente era tão boa. O jeito é acompanhar só pelas cartas e montar a minha própria versão.
nossa Elba que video em..leu minha mente! O Magic perdeu sim toda essência que havia na lore e isso foi foda mesmo a gente perder total desinteresse. triste mesmo.
Eu """entendo""" a galera q diz q n é legal mudar o core dos personagens só para acompanhar essas campanhas de diversidade...Digo, é mais aceitável criar outro personagem MAS A CHANDRA FOI CRIADA BI MERMÃO ksksk É o exato mesmo argumento, estruturação, TUDO Só pode ser pegadinha, um devaneio, um sonho de noite de verão, uma piada ( e pior, uma do Parafernalha )
O ponto é: ela foi criada bissexual. Portanto, sua mudança de sexualidade é ridícula! Da mesma forma se ela fosse hétero e do nada aparecesse lésbica, por exemplo.
Então Elba ótimo vídeo, me fez refletir muito, mas como vc falou de mercados como Rússia e China q sexualidade mais diversa não é aceita, fico pensando ate onde esses mercados influenciaram nessa decisão....E no fim se for isso não adianta reclamar pq a empresa vai na grana
Elba, todo o começo do seu video, aconteceu exatamente igual comigo! Kkkkkkkk inclusive exatamente nos mesmos anos que vc citou! No caso, comigo foi com a Purraj de Urborg! Quando eu finalmente vi a carta dela, meu coração quase parou! Aaahhhhhhhh! Muito bom! Até hoje amo ela. E tb com o Greven il vec. Demais! História do Bons Ventos, simplesmente nota 10.
4 роки тому
23:30 o Gideon e a Chandra tiveram um clima no livro Purifying Fire (que estará em português pela primeira vez na coleção da Planeta de Agostini, beijos), mas nunca foi a vias de fato. O Gideon ainda era apaixonado por ela, até Kaladesh pelo menos, mas ele foi notando cada vez mais que ela estava afim da Nissa e deu espaço pras duas.
Parabéns Elba! Eu sou novo no magic e comecei a ler a lore desde lá atrás até a guerra de centelha e francamente, eles cagaram muito para lore, você falou tudo nesse vídeo!!!
ESSES eu curto. Eles são a parte da lore em que ela era escrita pelas mesmas pessoas que escreviam os flavor texts, que faziam essas lores em seu tempo livre, por amor ao jogo e não obrigação trabalhista.
@@FazendoNerdice Ué, mas não são a história de Origens pra frente. Acredito que cedo ou tarde vão chegar na parte ruim e dispensável. Seria legal se lançassem Antiquities pra frente por aqui.
Conheço magic a pouco tempo e gostaria muito de ver você contando cada lore desde o inicio, isso daria bons videos! Isso inclui com você dando sua opinião durante o video e não somente narração.
Parabéns pelo vídeo!!! Sou da época de acompanhar a lore pelas cartas!!! Tbm.parei de acompanhar a lore, principalmente por não identificar nas cartas a lore!!!!
Como escritor amador, devo dizer que me decepcionei gravemente com os feitos de revisão. E concordo com você, Elba. Dá dor nos olhos ler a lore de Dominaria
Otimo video, Falando sobre o ponto da Chandra, outra questão que faz com que não faça sentido a questão da sexualidade da dela é que eles fizeram questão de nesse ultimo bloco de Ravinica, expor sexualidade do Ral, que até então não era confirmado, e que por sinal foi feito de maneira sutil e bem feita. Não sei exatamente se isso é falado nesse livro, se alguém souber me confirmar eu agradeço. Mas não faz sentido essa atitude....
Quando eu comecei em 93, fiquei apaixonado pelo Will o The wisp, primeiro pq estava aprendendo inglês na época e fiquei impressionado com essa palavra q não tinha em nenhum dicionário. Segundo pq a ART do Myrfors eh incrível e ateh hj minha carta favorita. Um dia estava ouvindo Power slave do iron maden e tinha uma música q chamava rime of The ancient mariner e fui correr atrás do conto do Samuel coleridge, mas não achei, demorou bons anos pra ler a história completa na internet. Sdd do tempo q havia flavor text com elementos do mundo real.
27:30 ficou parecendo aquele personagem do Zorra Total de uns 20 anos atrás que vivia na sauna gay mas jurava de pé junto que era hétero e cada semana achava uma desculpa esfarrapada diferente pra estar lá
E por isso que sigo seu canal, apesar de adorar Magic quando vê algo errado vc não faz vista grossa e ignora o assunto igual 99.9% dos outros divulgadores
Ah, e a pior parte pra mim é que muito evento no livro da guerra da centelha nao condiz exatamente com as cartas, tipo local, hora, etc Ou seja, nem pra complementar a lore das cartas o livro serviu
#SaveTheLore #ChandraBi A descaracterização de um personagem é uma falta de respeito por todos que participaram da criação, que acompanham e são fãs. A Lore foi literalmente "Abandonada" (forsaken).
N conhecia a lore tão bem e até tinha vontade de dar uma olhada pra poder usar as personagens em rpgs e afins, afinal a Wizards lançou o suplemento de Ravnica. Mas depois dessa é aquela coisa, nem li nem lerei. Uma pena jogar no lixo todo o trabalho dos artistas, ilustradores, escritores, que dão vida a personagens tão lindas e únicas.
Eu estava acompanhando a lore pelos artigos do site, mas estou bem atrasado, ainda nem terminei innistrad. Mas agora desanimei total de tentar me atualizar e ler até o fim xP
Parabéns pelo seu vídeo cara. Dar a cara a tapa expondo tua opinião pra gente limitada que certamente parou de te seguir, criticar uma empresa que eventualmente te patrocina. MANO! Você tem coragem, fico pensando se no teu lugar eu faria a mesma coisa.
É nestas horas que você percebe o quanto as grandes empresas não se importa com a qualidade de seus produtos ou dos funcionários selecionados para supervisiona-los.
Particularmente, são coisas assim que desanimam em colecionar livros/HQs... A Marvel é cheio de dar dessas tb, agora com a Disney no comando então tá cada vez pior.
Teve a parte da Vraska com o Jace tbm, casal super bem construído em Ixalan, em oposição ao relacionamento tóxico que o Jace tinha com a Liliana, toda uma descontração super bacana dos dois personagesn que eram inimigos e aprendem a se admirar, aí simplemente ignoraram TUDO depois.
Eu tenho que dizer, quando eu comecei de verdade a jogar Magic (pouco após Dominaria, na véspera pra sair Ravnica) eu fui pesquisar porque já havia ouvido que se tratava de um plano apresentado e fiquei maravilhado com as personalidades das guildas, as intrigas e outras coisas. Quando saiu Guildas de Ravnica eu estava entusiasmado para saber o que estaria acontecendo na história, e de repente me deparo com aqueles contos que deveriam ser um build-up pra entender como estava ravnica pra quando chegasse a War, mas foi de tudo pra nada. A guilda Dimir que era a que estava mais representada no set inteiro não parecia ter nada com nada, os Golgari que tinham as cartas com mais implicidade da Lore foram deixados de lado e assim seguiu, o que eu descobri sobre a Lore teve que ser através do MTG Wiki que de alguma forma sabia do que tudo se tratava. Quando saiu War of the Spark com a novel (que sim Elba, era do Greg também) embora eu estava com certas dúvidas sobre algumas críticas, fiquei surpreso sobre como embora algumas cartas eram relacionadas, parecia que não havia uma boa conversa entre os dois tipos de criadores, e como os personagens estavam descaracterizados. Quando a novel de Eldraine lançou eu já estava cínico, e mesmo que falassem que a história era boa, eu já sabia que ela não tinha relação nenhuma com o set, além de ser do mesmo plano (5 cartas no set inteiro tem relação com a Lore do livro se não me engano. APENAS cinco), então eu já nem estava empolgado com Forsaken e quando começaram a falar que o livro era uma droga eu nem estava surpreso. Mas a cada vídeo lançado de pessoas que acompanham esse conteúdo e que checo, eu apenas fico desanimado com o que ouço cada vez mais com o comportamento da Wizards em relação a isso.
Isso é oque mais acaba desanimando tudo, quando pegam a história e jogam fora, ou começa a se contradizer. Tipo se começou como X, e mudar pra Y do nada não faz sentido, se tivesse acontecido algo durante todo o processo para afetar a história ai seria Ok, mas nem isso, pelo que da pra ver só quiseram fazer a história pra fechar as coisas, na hora que fala do Ajani ali, antes que eu ja imagina ele com a voz em inglês do Aslan quando fala mais sério e pesado, mas com isso do Sorrindo, me parece mais o Tom do Tom e Jerry. Mesmo sabendo que "ok" muitas pessoas não tão em ai pra Lore, pra personalidade dos Personagens e nem nada, só quer saber se a carta é forte, se vai ser usada, mas acaba sendo um descaso com o pessoal que gosta e tem acompanhando tanto a poucos anos, quanto a mais tanto mesmo
eu leio mais de 15 livro ano, adoraria ler coisas complexas com bons personagens, obrigado pelo otimo video como desabafo ao mercado que so quer grana sem se importar com qualidade
"Não vou falar de história hoje, vamos só conversar coisas típicas" 30 minutos depois "A França ganhou a maioria das guerras que lutou mas todo mundo zoa ela por ter se rendido!!"
O cara mais certo desses profissionais foi o Brandon Sanderson, que resolveu não escrever sobre personagens que já existiam e acabou acrescentando algo novo ao multiverso Em guerra da centelha a gente já teve um "Karn esmaga" que incomodou bastante, retcon nunca é legal. Agora, com a Chandra, foi um chateamento pessoal =/
mostra seus decks elba, lembro de vc ter falado de um deck de endrek sahr e outro de horda de noçoes, seria legal tu mostrar eles e dizer como funcionam e tal..
Te entendo Elba, pra mim nada vai superar a lore dos bons ventos, que coisa fantástica foi acompanhar aquela tripulação ao longo da sua trajetória entre as coleções. Hoje em dia tudo gira em torno do Jace e sua turma, coisa mais boring q a wizards já inventou, tanto q quando eles anunciaram esse serie de livros novos eu fiquei hypeado a comprar até o momento q fiquei sabendo q era sobre os planinaltas, dai foi aquele banho de água fria, poxa waizards não força nossa amizade né.
Mano, gostei muito da sua discussão sobre diversidade no vídeo. Sou pansexual e sei como é massa ter personagens que te refletem, no jogo, dessa forma. Parabéns pelo seu trabalho!
Ô Elba, eu curti muito os esclarecimentos e concordo com grande parte das análises, mas só um adendo aqui: Na história de Kaladesh fica muito claro que sim, a Chandra e o Gideon chegam a ter uma atração muito grande pelo outro. Tem um capítulo emblemático disso, aliás, que é quando os dois entram juntos dentro de um tóptero pra detonar a Ponte Planar. No próprio quadrinho da Chandra ela tem uns flashbacks dos momentos dos dois. Depois disso sim, fica muito mais visível e é desenvolvido bem o romance entre Chandra e Nissa, ainda que de forma sutil pelos problemas levantados. Mas o argumento de que o Gideon representa "tudo que a Chandra menos gosta" foi viagem.
Um dos melhores vídeos do canal. Por mim, foda-se esse livro e prossigamos com a lore como deve ser porque, além da problemática envolvendo Chandra, cagaram sobre as personalidades de alguns dos mais importantes personagens de Magic.
Eu adoro a relação entre a de paixão e amizade entre Chandra e o Gideon e a Chandra e a Nissa, pra mim a Chandra sente paixam por Ambos e cagaram total nisso mermo, acho que pensando bem agora eu só curti a morte do Gideon mesmo o resto da trama de forsaken é realmente meio merda
Eu assinei os contos de Magic, li pouco Mano pouco que eu li me parece uma história um pouco infantil, voltada pra crianças, já que começa com Jace com 13 anos de idade. Vou continuar porque o nome do livro é origens, então talvez seja por isso. Mas será que eu fiz "merda" de ter assinado ? O que os contos tem a ver com a Lore?
Vem cá, dá um abraço
Kkkkkkkkkk fiquei pensando em voce vendo o vídeo
Eu exilei o Autor do Livro com o Path of Exile........Vingança
Eu tô disposta a ignorar tudo que aconteceu depois de dominaria e criar minha própria lore kkkkk
com jogos e prostitutas
Uma lore pessoal
roleplay de Magic.
Lore depois de Ixalan? Isso existe?
Dizem que o gathering storm (história de ravnica pré war) éboa...
Eu tenho que fazer um compilado depois das melhores cenas do El ba
29:22 - Loli Elba
Eu tava esperando MUITO esse vídeo! É muito importante para todos nós fãs da Lore
Parabéns Elba! E obrigado
Parabéns Elba, 5 minutos de intro... Acho que é um novo recorde.
Kkkkkk nem um pingo prolixo o jovem
Ve o novo vídeo dele
Eu exilei o Autor do Livro com o Path of Exile........Vingança
Vim do futuro pra dizer que tem video dele hoje que quando eu penso que tá acabando começa a vinheta.
Ixalam teve uma história legal...o Jace estava crescendo como pessoa e mago, estava virando um personagem principal q dá orgulho
Aí ele volta a ser um babaca em Dominaria...tipo, demorou 10 minutos pra ele transplanar e já virou um babaca de novo?
O cara é todo calculista e ponderador...aí me tacam q ele ficou bravinho pq ñ quiseram ir pra uma ARMADILHA em Ravnica e ele vai SOZINHO E SEM UM PLANO
Mata logo o cara vei, ñ sou muito fã dessa parada de plane-rangers mas mataram a personalidade deles
Também não sou, não. Depois que vieram os PWs e eles lançaram uma seção no site sobre os planos que existiam, fiquei com medo disso limitar as histórias e deixar uma parada meio Marvel/DC. Não estava de todo errado, acho.
Tive que para em 18:10 para rir
"O Ajani sorri de forma sorrisonha com seu sorriso Leonino"
"SORRISONHA"
Caraca, essa tira sorriso até de pedra!
Isso que o vídeo nem falou a melhor frase do livro:
"'Posso até imaginar', ele disse. E ele podia."
Alguém foi pago pra escrever isso gente.
Mano Adjani não deveria sorrir ele é o adjani
KKKKKK
Kkkkkkkkkkkk
Esse video do Professor é mt bom. Quando a Wizards vai por ele pra escrever? Sabe... Ele conhece a porra da historia pregressa e de fato se importa com o rumo dessa caralha.
Já tinha visto o video dele e por isso já sabia que a discussão aqui ia ser boa XD
Já pensei a mesma coisa em outro vídeo dele bem antes desse... É muita falta de visão a WoTC não chamar o Professor pra compor a equipe de alguma forma, qualquer que seja.
Não é tão simples assim, para ambas as partes. Quase impossível rolar.
Na real, é meio complicado de fazer isso, dado a posição do Professor como criador de conteúdo e um dos principais críticos de Magic (entre outras complicações que podem vir com isso). Mas assim, tem outros autores de renome e que conhecem/se importam com a lore de Magic, tipo o Sanderson. O que a Wizards tem que fazer mesmo é parar de se meter no meio da criatividade dos autores, parar de ficar enfiando interesse corporativo nas histórias e começar a ter maior zelo pelos personagens e pelas histórias que eles já cultivaram.
Mano o Elba é old no Magic ele tem mais tempo de magic do que eu tenho de vida
Na real, é por isso que eu dei tanta risada quando apareceu gente na minha review de Arena falando "esse cara nem deve jogar Magic, aposto que pegou o arena por 15 minutos e achou ruim"
Excelente trabalho Elba e vc faz um papel excelente para a comunidade continue assim.
@@FazendoNerdice se o cara não conhece o Elba é ele que só deve jogar a 15 minutos haha
Elba você é incrível, eu nem jogo magic mas adoro a forma como você conduz os vídeos me da muita vontade de acompanhar cada vez mais o seu canal!
A parte da Nissa e a Chandra, machucou de uma maneira...
Concordei demais com o comentário sobre a mudança de sexualidade da Chandra. Eu sou conservador, minhas opiniões acerca da homossexualidade são baseadas no que diz o catecismo da Igreja, mas PORRA É VERMELHO MANO!!!! A Chandra é um símbolo de irreverência, rebeldia, fugir de padrões e de ser uma planeswalker que revela seus sentimentos da maneira mais explosiva possível (as vezes literalmente hahaha).
Magic não é um jogo só pra um tipo de pessoa. É jogado por pessoas de todas as cores, sexualidades e opiniões. Uma personagem que tem toda uma lore por trás foi alterada por razões de mercado. Isso é ofensivo pra quem gosta de lore do Magic.
Pra mim a Chandra sempre foi lésbica tipo (não necessariamente por conhecimento da lore, mas cara, ela é da cor da PAIXÃO e da LIBERDADE).
Triste que a lore ta ficando ruim desse jeito. Óbvio que não é só a sexualidade da Chandra que mostra isso, concordei com tudo o que o Elba falhou.
Se vc consegue dizer tudo isso tenho esperança de que pode passar a basear suas opiniões em algo um pouco melhor do que o catolicismo
Quem diria um dia eu ia concordar com um conservador. :v
@@raonair Qual o problmea de alguém basear suas opiniões em religião/espiritualidade? Isso faz parte da cultura do ser human odesde que o mesmo existe, afinal elas são uma forma de trazer significado a vida e uma maneira de interpretar o mundo. A coisa fica ruim quando a pessoa é fundamentalista com esses princípios e quer os impor aos outros.
Baseio minhas opiniões no catolicismo também. E não tem nada de errado com isso. É foda ser desrespeitado de graça assim. E depois ficam pedindo respeito por aí.
@@lognart9508 "e não tem nada de errado com isso" está avaliando seu próprio ponto de vista utilizando ele como parâmetro.
Mas entrando no assunto, você só está considerando que foi uma ofensa gratuita por não conseguir ver o ponto de vista de outras pessoas, para muitas pessoas os dogmatismos católicos são ofensivos e agressivos. E por fim, eu vim de família totalmente católica, tendo várias tias freiras e um tio-avô bispo e posso lhe garantir que o catolicismo (assim como diversas outras religiões) estão sempre mudando para se adequar ao "público consumidor", ou seja, nao faz o menor sentido alguem dizer que baseia suas opiniões no catolicismo, o que pode fazer é basear na bíblia.
eu concordo com vc plenamente, gostaria de saber a historia do MAGIC, desde o começo, nos aqui no Brasil nao temos suporte..... e o que tem editado sao fragmentos de pedaços de ínfimos textos que sao pitadas de literatura, ótimo vídeo ja dei like...
É… Complicado. Até Alísios (1997) a história era citada nas cartas, com os textos ilustrativos, que davam mais pistas do que contavam a história. _Haviam_ quadrinhos e romances, mas eram muito soltos, os autores faziam praticamente o que queriam. Algo como as diferentes adaptações de Street Fighter II.
Em Tempestade (1997) criaram uma história, com diálogos e tudo, para colocar nas cartas e que foi contada através de Fortaleza e Êxodo.
Em 2006 eles fizeram Espiral Temporal que é uma espécie de "retcon" (pessoalmente, odeio retcons) onde redefiniram a linha temporal e "nerfaram" os Planinautas, abrindo espaço para as cartas deles, que apareceram em Lorwyn (2007). Com eles, vieram as webcomics oficiais contando suas origens e a partir daí cada vez mais a lore gira em torno deles, até os dias atuais, o que é uma pena, porque por volta de 2010 os contos no site oficial eram muito bons e falavam mais sobre os planos e acontecimentos do que sobre os planinautas. Daí pra frente a narrativa é mais coesa, mas menos criativa e um tanto limitada.
Cara, guerra da centelha deve ter sido a brochada mais cabulosa que a Wizards deu em quesito lore kkkk
Me lembro quando comprei o quebrador de reliquias (cicatrizes de mirrodin) e me apaixonei por MIrrodin... devorei lores e lores sobre ela e ate chorei horrores quando mirrodin caiu... sim.. admito.. chorei ao ver meus amados mirranianos cairem. Uma pena que depois de estudar tanto a lore ela desandou de tal forma que nao consigo mais entender nada
Caso você esteja lendo isso 1 ano depois e não tenha feito na época, por favor reclame no site da Wizards ou em outras fontes oficiais, se a gente não emitir as opiniões nos canais oficiais não seremos ouvidos como consumidores, e se pagamos pelos produtos, temos direito sim. Abrç e feliz 2021 rsrsrs
Nossa. Parabéns de verdade. Acho que é o meu segundo vídeo favorito do canal e talvez o mais importante
A lore de Magic e aquele filme de Dragon Ball estão andando de mãos dadas na praia do descaso
Obrigado! é muito importante seu trabalho. ótimo vídeo!
eu estava pensando em pagar pelo livro de Oar of the Spark... Obrigado por fazer esse vídeo antes que eu comprasse. E muito triste ver o descaso da Wizards em relação à própria lore que inicialmente era tão boa. O jeito é acompanhar só pelas cartas e montar a minha própria versão.
Rachei com o "aham" em 29:23
Tá de madrugada, mow silêncio, e eu ri alto aqui
Obrigado pelo conteúdo de qualidade sempre! Mandou muitíssimo bem meu caro!
Elba, tem um canal chamado Spice 8 Rack que comenta o.aspecto de acessibilidade das historias de Magic. É um canal.muito bom, vale a pena acompanhar.
Parabéns pelo vídeo!!!!
Obrigado por este videio! Vc disse muita verdade!
"Quem era Serra", quem nunca achou que na verdade ele era um "anjo da serra" ?
Kkkjkkkkkjkkkkjkkkjk eu quando ensinei os maluco a jogar: Caralho, maluco desceu a Guardiã do Morro
Trabalho incrivelmente bom Elba como sempre ! Amo seus vídeos
nossa Elba que video em..leu minha mente! O Magic perdeu sim toda essência que havia na lore e isso foi foda mesmo a gente perder total desinteresse. triste mesmo.
Eu """entendo""" a galera q diz q n é legal mudar o core dos personagens só para acompanhar essas campanhas de diversidade...Digo, é mais aceitável criar outro personagem
MAS A CHANDRA FOI CRIADA BI MERMÃO ksksk
É o exato mesmo argumento, estruturação, TUDO
Só pode ser pegadinha, um devaneio, um sonho de noite de verão, uma piada ( e pior, uma do Parafernalha )
Exatamente, então pra que é tá bom ahauauauah
chat.whatsapp.com/GZIgCk81hPrDyvCYvMjLF4
Mas é isso, a Chandra ser hetero vai contra o que eu acredito e tals.
O ponto é: ela foi criada bissexual. Portanto, sua mudança de sexualidade é ridícula!
Da mesma forma se ela fosse hétero e do nada aparecesse lésbica, por exemplo.
@@VictorEduardo-yc5yb Exatamente
Então Elba ótimo vídeo, me fez refletir muito, mas como vc falou de mercados como Rússia e China q sexualidade mais diversa não é aceita, fico pensando ate onde esses mercados influenciaram nessa decisão....E no fim se for isso não adianta reclamar pq a empresa vai na grana
Elba, todo o começo do seu video, aconteceu exatamente igual comigo! Kkkkkkkk inclusive exatamente nos mesmos anos que vc citou! No caso, comigo foi com a Purraj de Urborg! Quando eu finalmente vi a carta dela, meu coração quase parou! Aaahhhhhhhh! Muito bom! Até hoje amo ela. E tb com o Greven il vec. Demais! História do Bons Ventos, simplesmente nota 10.
23:30 o Gideon e a Chandra tiveram um clima no livro Purifying Fire (que estará em português pela primeira vez na coleção da Planeta de Agostini, beijos), mas nunca foi a vias de fato. O Gideon ainda era apaixonado por ela, até Kaladesh pelo menos, mas ele foi notando cada vez mais que ela estava afim da Nissa e deu espaço pras duas.
Vc é foda. Não me importa se seus vídeos são longos se as introduções demorarem 50 minutos. Admiro seu conhecimento.
Esse homem sabe reclamar como ninguém! Adoro seus vídeos mesmo não jogando Mágic.
Parabéns Elba! Eu sou novo no magic e comecei a ler a lore desde lá atrás até a guerra de centelha e francamente, eles cagaram muito para lore, você falou tudo nesse vídeo!!!
29:22 adorei essa risadinha
"I can imagine that", he said. And he could.
Resumindo Yugioh duel links atualmente:
31:38/31:43
Eu ri mas eu ri de triste.
Ver o Elba com cara de dor e tentando segurar o choro no final do vídeo parte o coração de qualquer um...
Oque Você acha desses livros que estão saindo pela editora planeta (diagostini) ?
ESSES eu curto. Eles são a parte da lore em que ela era escrita pelas mesmas pessoas que escreviam os flavor texts, que faziam essas lores em seu tempo livre, por amor ao jogo e não obrigação trabalhista.
@@FazendoNerdice Ué, mas não são a história de Origens pra frente. Acredito que cedo ou tarde vão chegar na parte ruim e dispensável. Seria legal se lançassem Antiquities pra frente por aqui.
Conheço magic a pouco tempo e gostaria muito de ver você contando cada lore desde o inicio, isso daria bons videos! Isso inclui com você dando sua opinião durante o video e não somente narração.
Parabéns pelo vídeo!!! Sou da época de acompanhar a lore pelas cartas!!! Tbm.parei de acompanhar a lore, principalmente por não identificar nas cartas a lore!!!!
Como escritor amador, devo dizer que me decepcionei gravemente com os feitos de revisão. E concordo com você, Elba. Dá dor nos olhos ler a lore de Dominaria
10:44 acho que algo próximo pra "Frostbite" seria Geladura ou ulcera de frio
Otimo video,
Falando sobre o ponto da Chandra, outra questão que faz com que não faça sentido a questão da sexualidade da dela é que eles fizeram questão de nesse ultimo bloco de Ravinica, expor sexualidade do Ral, que até então não era confirmado, e que por sinal foi feito de maneira sutil e bem feita. Não sei exatamente se isso é falado nesse livro, se alguém souber me confirmar eu agradeço. Mas não faz sentido essa atitude....
Quando eu comecei em 93, fiquei apaixonado pelo Will o The wisp, primeiro pq estava aprendendo inglês na época e fiquei impressionado com essa palavra q não tinha em nenhum dicionário.
Segundo pq a ART do Myrfors eh incrível e ateh hj minha carta favorita.
Um dia estava ouvindo Power slave do iron maden e tinha uma música q chamava rime of The ancient mariner e fui correr atrás do conto do Samuel coleridge, mas não achei, demorou bons anos pra ler a história completa na internet.
Sdd do tempo q havia flavor text com elementos do mundo real.
27:30 ficou parecendo aquele personagem do Zorra Total de uns 20 anos atrás que vivia na sauna gay mas jurava de pé junto que era hétero e cada semana achava uma desculpa esfarrapada diferente pra estar lá
Era do casseta e planeta
E por isso que sigo seu canal, apesar de adorar Magic quando vê algo errado vc não faz vista grossa e ignora o assunto igual 99.9% dos outros divulgadores
vídeo perfeito, obrigadooo
Ah, e a pior parte pra mim é que muito evento no livro da guerra da centelha nao condiz exatamente com as cartas, tipo local, hora, etc
Ou seja, nem pra complementar a lore das cartas o livro serviu
#SaveTheLore
#ChandraBi
A descaracterização de um personagem é uma falta de respeito por todos que participaram da criação, que acompanham e são fãs.
A Lore foi literalmente "Abandonada" (forsaken).
Pior q essa porra pega ruim dms pqp KKKKKK,parece q os caras pegaram um adolescente de 12 anos pra escrever
N conhecia a lore tão bem e até tinha vontade de dar uma olhada pra poder usar as personagens em rpgs e afins, afinal a Wizards lançou o suplemento de Ravnica. Mas depois dessa é aquela coisa, nem li nem lerei. Uma pena jogar no lixo todo o trabalho dos artistas, ilustradores, escritores, que dão vida a personagens tão lindas e únicas.
Eu estava acompanhando a lore pelos artigos do site, mas estou bem atrasado, ainda nem terminei innistrad. Mas agora desanimei total de tentar me atualizar e ler até o fim xP
Elba vc é muito incrível.
Orgulho desse Elba; primeiro com o pokemon e agora com o magic. Precisamos de modelos criticos como voce no nosso meio
hauahuauhau meeh depois de 5min que vi que faltava a abertura ainda....hahaha que massa
Nunca fui com sua cara, mas esse vídeo está de parabéns!
Parabéns pelo seu vídeo cara.
Dar a cara a tapa expondo tua opinião pra gente limitada que certamente parou de te seguir, criticar uma empresa que eventualmente te patrocina. MANO! Você tem coragem, fico pensando se no teu lugar eu faria a mesma coisa.
É nestas horas que você percebe o quanto as grandes empresas não se importa com a qualidade de seus produtos ou dos funcionários selecionados para supervisiona-los.
Particularmente, são coisas assim que desanimam em colecionar livros/HQs... A Marvel é cheio de dar dessas tb, agora com a Disney no comando então tá cada vez pior.
Teve a parte da Vraska com o Jace tbm, casal super bem construído em Ixalan, em oposição ao relacionamento tóxico que o Jace tinha com a Liliana, toda uma descontração super bacana dos dois personagesn que eram inimigos e aprendem a se admirar, aí simplemente ignoraram TUDO depois.
Eu sempre caguei pra Magic, mas acompanhar seus vídeos e suas análises é sempre interessante.
Poxa uma pena graças ao seu canal comecei a amar Magic e fui acompanhar a história mas ai complica kk bom o joinha tá sempre garantido
Eu tenho que dizer, quando eu comecei de verdade a jogar Magic (pouco após Dominaria, na véspera pra sair Ravnica) eu fui pesquisar porque já havia ouvido que se tratava de um plano apresentado e fiquei maravilhado com as personalidades das guildas, as intrigas e outras coisas.
Quando saiu Guildas de Ravnica eu estava entusiasmado para saber o que estaria acontecendo na história, e de repente me deparo com aqueles contos que deveriam ser um build-up pra entender como estava ravnica pra quando chegasse a War, mas foi de tudo pra nada.
A guilda Dimir que era a que estava mais representada no set inteiro não parecia ter nada com nada, os Golgari que tinham as cartas com mais implicidade da Lore foram deixados de lado e assim seguiu, o que eu descobri sobre a Lore teve que ser através do MTG Wiki que de alguma forma sabia do que tudo se tratava.
Quando saiu War of the Spark com a novel (que sim Elba, era do Greg também) embora eu estava com certas dúvidas sobre algumas críticas, fiquei surpreso sobre como embora algumas cartas eram relacionadas, parecia que não havia uma boa conversa entre os dois tipos de criadores, e como os personagens estavam descaracterizados.
Quando a novel de Eldraine lançou eu já estava cínico, e mesmo que falassem que a história era boa, eu já sabia que ela não tinha relação nenhuma com o set, além de ser do mesmo plano (5 cartas no set inteiro tem relação com a Lore do livro se não me engano. APENAS cinco), então eu já nem estava empolgado com Forsaken e quando começaram a falar que o livro era uma droga eu nem estava surpreso. Mas a cada vídeo lançado de pessoas que acompanham esse conteúdo e que checo, eu apenas fico desanimado com o que ouço cada vez mais com o comportamento da Wizards em relação a isso.
Forsaken é o "one more day" de Magic.
Descartando coisas estabelecidas por anos sem consideração pelas motivações
Sempre adorei, ADOREI ver a lore de mtg, mas desde que essas cagadas ocorreram eu larguei mão, até do jogo.
Excelente vídeo como sempre
A Wizards contratou o Stifler do American Pie pra revisar o lore do Magic kkkkkk
Isso é oque mais acaba desanimando tudo, quando pegam a história e jogam fora, ou começa a se contradizer. Tipo se começou como X, e mudar pra Y do nada não faz sentido, se tivesse acontecido algo durante todo o processo para afetar a história ai seria Ok, mas nem isso, pelo que da pra ver só quiseram fazer a história pra fechar as coisas, na hora que fala do Ajani ali, antes que eu ja imagina ele com a voz em inglês do Aslan quando fala mais sério e pesado, mas com isso do Sorrindo, me parece mais o Tom do Tom e Jerry. Mesmo sabendo que "ok" muitas pessoas não tão em ai pra Lore, pra personalidade dos Personagens e nem nada, só quer saber se a carta é forte, se vai ser usada, mas acaba sendo um descaso com o pessoal que gosta e tem acompanhando tanto a poucos anos, quanto a mais tanto mesmo
eu leio mais de 15 livro ano, adoraria ler coisas complexas com bons personagens, obrigado pelo otimo video como desabafo ao mercado que so quer grana sem se importar com qualidade
Excelente vídeo,Elba. Pra mim o Lore a alguns anos tem sido um monte de coisa ruim com alguns pontos positivos (como Jace x Vraska).
Elba mais uma vez mostrando que é o UA-camr de Magic mais lúcido de todos
4:15 E lá se foram anos e anos até finalmente ver… Jaya Ballard! huahahahaha Quando ela finalmente apareceu, eu "ué, achei que era um cara!".
Citou o Joven! Terá meu eterno apreço!!
Esse muido me baixou mt o hype para a serie animada da netflix de magic
Queria poder dar mais de um like pra esse video! :)
"nao vou xingar pq nao é meu estilo de video", 30min depois "eu to xingando" kkkkkkkkkk
"Não vou falar de história hoje, vamos só conversar coisas típicas"
30 minutos depois
"A França ganhou a maioria das guerras que lutou mas todo mundo zoa ela por ter se rendido!!"
@@kyoshi2784 whata hell?
8:00 eu te entendo Elba!!
Nossa, 100% sensato, triste demais ver a lore indo pra lata de lixo...
O cara mais certo desses profissionais foi o Brandon Sanderson, que resolveu não escrever sobre personagens que já existiam e acabou acrescentando algo novo ao multiverso
Em guerra da centelha a gente já teve um "Karn esmaga" que incomodou bastante, retcon nunca é legal. Agora, com a Chandra, foi um chateamento pessoal =/
mostra seus decks elba, lembro de vc ter falado de um deck de endrek sahr e outro de horda de noçoes, seria legal tu mostrar eles e dizer como funcionam e tal..
quando os fanfics são melhor escritos do que o canom so resta chorar
Concordo... ta entrando muita gente nova no magic e a wizards devia fazer a lore como era no tempo do elba
Te entendo Elba, pra mim nada vai superar a lore dos bons ventos, que coisa fantástica foi acompanhar aquela tripulação ao longo da sua trajetória entre as coleções. Hoje em dia tudo gira em torno do Jace e sua turma, coisa mais boring q a wizards já inventou, tanto q quando eles anunciaram esse serie de livros novos eu fiquei hypeado a comprar até o momento q fiquei sabendo q era sobre os planinaltas, dai foi aquele banho de água fria, poxa waizards não força nossa amizade né.
Elba, essa tua camisa é massa, visse!
A história de Guerra da Centelha é muito boa, tem a Rata. A Rata é fofa e divertida e bonitinha
Mano, gostei muito da sua discussão sobre diversidade no vídeo. Sou pansexual e sei como é massa ter personagens que te refletem, no jogo, dessa forma. Parabéns pelo seu trabalho!
Ô Elba, eu curti muito os esclarecimentos e concordo com grande parte das análises, mas só um adendo aqui:
Na história de Kaladesh fica muito claro que sim, a Chandra e o Gideon chegam a ter uma atração muito grande pelo outro. Tem um capítulo emblemático disso, aliás, que é quando os dois entram juntos dentro de um tóptero pra detonar a Ponte Planar. No próprio quadrinho da Chandra ela tem uns flashbacks dos momentos dos dois.
Depois disso sim, fica muito mais visível e é desenvolvido bem o romance entre Chandra e Nissa, ainda que de forma sutil pelos problemas levantados. Mas o argumento de que o Gideon representa "tudo que a Chandra menos gosta" foi viagem.
Um dos melhores vídeos do canal. Por mim, foda-se esse livro e prossigamos com a lore como deve ser porque, além da problemática envolvendo Chandra, cagaram sobre as personalidades de alguns dos mais importantes personagens de Magic.
Eu adoro a relação entre a de paixão e amizade entre Chandra e o Gideon e a Chandra e a Nissa, pra mim a Chandra sente paixam por Ambos e cagaram total nisso mermo, acho que pensando bem agora eu só curti a morte do Gideon mesmo o resto da trama de forsaken é realmente meio merda
Colocava a lore na mão do Brandon Sanderson, que iria ficar maravilhoso
E ele já n gosta de uma lore complicada que leva 400 páginas pra começar a fazer sentido então...era capaz dele reescrever tudo desde Urza
Maluco, pode pegar o maior time de bons autores q vc conhece, se a empresa se recusa a cuidar do próprio produto não adianta bosta nenhuma
Essa thumb ficou muito boa hahaha
Senhoras e senhores, temos a intro mais longa desse canal? 5:26 minutos de Introdução ao tema
parabéns Elba!
Da uma olhada no novo vídeo dele sobre o roubo do banco
Vídeo excelente!
Enquanto uns lacram, outros fazem o oposto disso.
26:55 - Elba sofre aneurisma por overthinking
"Aquele bilau veiudo grosso gostoso eu não gosto não"
- Elba, 2019
Eu assinei os contos de Magic, li pouco Mano pouco que eu li me parece uma história um pouco infantil, voltada pra crianças, já que começa com Jace com 13 anos de idade. Vou continuar porque o nome do livro é origens, então talvez seja por isso. Mas será que eu fiz "merda" de ter assinado ? O que os contos tem a ver com a Lore?
Os pontos levantados explicam esses trezentos Jaces?
N
Mais um grande vídeo!
O clássico caso do fã que acha que é dono da obra
Calma Elba, olha a pressão!