Moro em SC. Durante a pandemia fiz uma incursão em uma mata nos fundos da minha casa e encontrei um sambaqui. Comuniquei o Iphan que enviou uma arqueóloga alguns meses depois e constatou que era realmente um sítio até então desconhecido
Os sambaqui são um testemunho resiliente, apesar da destruição insana desse patrimônio nacional e mundial.... Um pedaço da história que é nossa.... No Paraná uma vez perguntei de uns sambaquis perto de Morretes e região e simplesmente não sabiam que existiam!! Assim fica difícil!
Sou descendente de uma PURI, cuja tribo se localizava entre o RJ e ES, os demais antepassados, todos europeus, mas tenho muito orgulho da minha bisavó indígena. ❤
Fato! Precisamos mesmo ter orgulho, mesmo que as suas identidades e suas histórias particulares tenham sido quase apagadas.... Quantos dos nossos antepassados de grande parte dos brasileiros, não foi 'caçado no laço'? Normalmente dizia-se da avó mais remota... sem falar o sangue africano dos escravizados que as famílias buscavam 'clarear' até na memória do antepassado, após o caldeamento com algum imigrante europeu...
Nunca encontrei essa história da pedra do santinho. Mas sempre a contei por ter escutado um dia. As crenças e belezas são destruídas e vendidas não é de hoje.
Sou nascido num bairro de Cubatão-SP, chamado Jardim Casqueiro (que é um outro nome de Sambaqui), por conta de pequenos casqueiros na região dos mangues da Baixada Santista. O Brasil enterrou sua história, espero um dia ver avanços e descobertas nessa área.
Que maravilha seu vídeo Peninha. Um salve aos povos originários do Brasil, que estão aí a séculos sobrevivendo a barbarie! Um salve pra Ministra Sônia Guajajara 💚
É impossível falar da história da ilha de santa catarina sem falar do homem do sambaqui. Acho que a ilha já era considerada ilha da magia há algum tempo!!! Inclusive, recentemente, a turma do 5° do meu sobrinho descobriu resquícios desses povos no quintal do colégio da praia do riso, em coqueiros. Por toda a ilha é possível achar pedras arredondadas nos costões que esses povos afiavam os instrumentos. É uma pena que pouco se sabe sobre eles, mas por terem sido dominados e extintos pelos carijó, nos leva a crer que eles tinham a filosofia ilhéu de paz e amor! Grande abraço, mestre Peninha.
Que cessem imediatamente os crimes hediondos perpetrados há centenas de anos contra os povos originários. Eles são os verdadeiros donos dessa terra, com sua rica cultura, com toda a sapiência e tradições milenares. Viva o povo indígena!
Lá na baixada fluminense, aqui no Rio de Janeiro, existe um museu do sambaqui, fica no bairro de São Bento... que foi um lugar conhecido pelos rios e lagos.
Bom dia! Muito bom você falar hoje sobre os Povos Originários, gostei e concordo. Os verdadeiros donos das terras e que infelizmente foram dizimados . Uma história tristíssima das Américas.😔 Parabéns mais uma vez! Uma aula.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🇧🇷🕊️
O final me arrepiou. Disse tudo muito bem… o brasileiro tem que se apropriar do seu sangue indígena. É a nossa ancestralidade, devíamos ser orgulhosos.
Você poderia falar sobre os TROPEIROS, eles foram os caminhoneiros do século XIX. Muitas cidades foram fundadas para dar suporte aos tropeiros, pouso, alimentação, ferraria... Ainda as músicas, alimentação... influenciaram muito na nossa História.
Lendo seu comentário chorei de emoção e saudade do meu pai. Na primeira metade do século passado, pouca gente tinha carro. Eu mesma andava a cavalo quando criança e adolescência até me mudar para a cidade para estudar e trabalhar. Meu pai tinha todas essas tralhas de tropeiro: cangalha, bruaca, jacás, cargueiro, etc. Quando ele era jovem trabalhou como tropeiro levando mercadorias do meu avó materno para Serra Negra e outras cidades do interior de São Paulo. A cidade em que moro hoje chama-se Pouso Alegre em razão dos tropeiros. Quando fui a Belo Horizonte no museu de artes e ofícios, também chorei de emoção. Tem um andar só de tralhas das profissões antigas. A do meu pai e minha mãe estão retratadas lá: de tropeiro e de tecelã. Minha mãe tosava os carneiros, lavava e fiava a lã e levava para minha tia tecer as cobertas. Até alguns anos ainda havia restos das últimas cobertas... Outro tema interessante são os boiadeiros tão cantados nas modas de viola da música raiz. Cada vez que íamos para a cidade, encontrávamos boiadas pelos caminhos. A gente saía da estrada e ficava em um lugar mais seguro, esperando a boiada passar. (A verdadeira, não aquela do ministro. Rs...) Hoje com um mundo totalmente mudado, sinto orgulho de tudo o que vi e vivi.
Boa sigestão. Muitas cidades do sudeste surgiram nos pousos das tropas. Meu avô, nascido em 1874, era tropeiro. Quando criança contava-me de suas viagens pelo interior. Era uma gente de coragem e determinação.
Mochilei pela Bolívia no longínquo ano 2009 , chamar um originário de Indio é uma grande ofensa, aprendia la que esse é o termo correto e faz total sentido
Viva o resgate e o protagonismo dos povos originários Indígenas! Viva o dia dos povos originários Indígenas! Vamos reescrever a história dos povos originários do Brasil.
❤❤❤ Viva OS POVOS ORIGINARIOS ! E viva tu, fodaoooo ! ❤❤🎉🎉🎉❤
Рік тому+35
Como o Peninha bateu na tecla da migração para a "América" a partir do estreito de Bering, seria muito interessante ouvir suas considerações sobre os trabalhos de Niède Guidon, e demais pesquisadores, acerca da ocupação do território "brasileiro" antes deste período. Será que dá um episódio?
@@gargonsancteori Da Rússia só pode ter sido pelo Estreito de Bering. Da Oceania não é possível, já que os humanos não possuíam capacidade de atravessar um oceano nesse tempo.
@@jorgefrbelo254 acontece amigo que haviam muitas outras ilhas, o oceano era diferente há 30 mil anos, e não foram em uma grande imigração que os aborígenes asiáticos ocuparam aqui, mas em várias incursões, e sim, geneticamente já se comprovou a ascendência asiática e oceânica dos povos indígenas da América
@@joreisss É completamente irrealista terem atravessado o oceano há 30 mil anos. E se haviam muitas outras ilhas, não nasceram de geração espontânea, teriam de ter ido para lá. A ocupação das ilhas da Oceania começou há 3 mil anos, muito depois da data que referes. A ascendência asiática dos povos indígenas da América advém de terem aí chegado pelo Estreito de Bering.
Um tema fantástico esse falando dos povos originários. Povos que formaram nossa história e que estão hoje ainda presentes e que maior parte são esquecidos e abandonados. Moro em Manaus e a região já foi habitada por milhões de indígenas que tinha sistema complexo de estrutura e cidades.A história verdadeira pouco narrada em livros sobre os povos originários e somente mestres de sabedoria como Peninha que trazem a vedade sobre a importância dos povos originários do Brasil.
Espetacular mais uma vez! Gratidão por tanta informação para professores, estudiosos e para aqueles que desejam aprender mais da cultura e do modo de vida das populações autóctones 🛖👣🏹
Salve Eduardo Bueno, abraços diretamente de Cananéia extremo Sul de SP. A foto do sambaqui aos 9:52 minutos é o Sambaqui Branco as margens do Canal de Ararapira. Sensacional esse episódio de hoje, parabéns!!!
Excelente matéria Eduardo Bueno acho que eles devem se unir e se estruturarem porque a ilusão de esperar dói e traz prejuízo oro sempre por eles se eu tivesse condições eu os ajudaria muito 19 de ABRIL Dia dos povos originários fica melhor ❤❤❤❤❤❤
não tenho dúvidas que o sítios arqueológicos da jaguaruna e joinville em particular tem profunda relação astronômica! A impressão geografia é clara contendo alinhamentos estelares muito precisos! A arte e a ritualística dos funerais tb sao de uma significância para nós até hj onde somente com profunda meditação se é capaz de compreender! Ciao e Dale tigre 🐯
Que episódio incrível! Que final foda também! É muito curioso como um dos povos considerados mais "recentes" na evolução humana é um dos mais misteriosos e pouco preservado... Muito embora exista o esforço sistemático pra apagar seus rastros na Terra..
Poxa Peninha, fazia tempo que não assistia a um vídeo seu. Tenho que confessar que a forma como você conta a história me emociona, em especial esse seu final. Cara, para além dos métodos (que são fundamentais) você é um encantador. Me emocionei mais ainda pela sua defesa dos povos originários dos quais todos nós fazemos parte: seja parte sanguínea, cultural, e até mesmo espiritualmente falando. Emocionado com esse vídeo! Que a justiça seja feita contra quem provocou o genocídio de um povo: a justiça dos Homens no plano terrestre, mas também a do plano espiritual no Cosmos universal. Gratidão por existir e estar entre nós, Eduardo!
Parabéns Professor! Vossa excelência faz a História deixar de ser passado e a torna presente viva nos envolvendo num espécie de túnel do tempo, ficamos tão envolvendo com suas narrativas que chegamos a pensar que estamos lá (no passado). Muito agradecido!
A mudança de termo foi boa. Dia do índio no singular era muito seco e simplório. Dia Nacional Dos Povos Indígenas é mais sonoro e imponente. Além de mais adequado.
Eduardo Bueno, muito obrigada por esse vídeo e por todo esse conhecimento compartilhado!! ❤️ Conheci o Elefante branco (maior sambaqui do mundo) fiquei revoltada com a falta de cuidado com esse local sagrado... Que as pessoas saibam mais sobre os povos do sambaqui para valorizar essa nossa verdadeira história! Viva os povos originários!❤️
Aqui em Duque de Caxias existe o Museu vivo do São Bento, um complexo com sítio arqueológico e também construções coloniais. Vale a pena a visita. Temos um túmulo sambaqui com o corpo muito bem conservado, devido ao uso de conchas no túmulo.
sou guia voluntário na garopaba do sul a mais de 15 anos e fui ameaçado, assim como todos os arqueólogos envolvidos em pesquisas pelos “coronéis “ de jaguaruna.
A nação sambaqui, em toda sua diversidade e escala, segue como um dos mais deliciosos mistérios brasileiros. Na escola um professor meu dizia tratavar-se dos "Egípcios do Brasil", não no sentido literal, óbvio. Mas por sua antiguidade, durabilidade e escala. Eu mesmo, uma pessoa comum, caminhando pelos costões do sul consigo notar o tanto de coisas ainda por descobrir, desde menires, monumentos megalíticos, trilhas antigas e outros sítios de interesse ainda não documentados
Aqui no atrasadíssimo município de Sapucaia, Dr Sales Cunha vinha sempre procurar sambaquis e sempre encontrava. Era professor da UFF, nós, crianças , o chamávamos de "dotô sambaqui". Assim conheci a paleontologia. Vila Aparecida/Sapucaia/RJ
Sou do município de Magé, RJ. Magé se localiza no fundo da Baía de Guanabara com a Serra dos Órgãos ao fundo. Em Magé existe uma grande quantidade de sambaquis. Em 2014, eu e o Professor e Historiador Antônio Seixas, localizamos um as margens do Rio Inhomirim , ao lado do antigo Paiol de pólvora do exército de 1926. Hoje, o sambaqui está registrado no CNSA.
Grande video, como sempre, super importante não esquecer de onde e como nascem as nações. Povos que deveria ser venerados por ser os originários e são totalmente esquecidos, video muito importante para que a história não morra, nem os povos originários.
Moro em SC. Durante a pandemia fiz uma incursão em uma mata nos fundos da minha casa e encontrei um sambaqui. Comuniquei o Iphan que enviou uma arqueóloga alguns meses depois e constatou que era realmente um sítio até então desconhecido
Uau, e qual a cidade?
que massa!
QUE MARAVILHA!
Uau!!! Parabéns pela sua atitude!
Eu moro em Ubatuba e encontrei um pequeno sambaqui numa área florestal longe da praia. Como faço pra entrar em contato com esse pessoal da pesquisa?
Viva os povos originários indígenas!! ❤ Já é um grande feito ter um Ministério! A luta continua!
Luta?
Qual luta?
Será que nâo está cooptado??
@@Rotebuehl1 parece que é só enxugar gelo nesse país.
O nome era pra ser apenas povos originários ou povos nativos
Nativos tem mais a ver!
Os sambaqui são um testemunho resiliente, apesar da destruição insana desse patrimônio nacional e mundial....
Um pedaço da história que é nossa....
No Paraná uma vez perguntei de uns sambaquis perto de Morretes e região e simplesmente não sabiam que existiam!!
Assim fica difícil!
Aconteceu comigo em Laguna
Os sambaquis ainda existem?
@@gargonsancteori No farol de Santa Marta/SC ainda podem ser avistados
No Espírito Santo, de norte á sul do estado, tem evidências notáveis de sambaqui.
Na minha rua a um sambaqui, quando criança ouvi falar que pessoal jogava bola com crânios achados lá mais isso eu já acho que seja lenda.
Aos cidadãos lúcidos, saber da existência de uma cultura milenar como origem de suas raízes enriquece e alegra toda essa paixão de ser brasileiro.
Sou descendente de uma PURI, cuja tribo se localizava entre o RJ e ES, os demais antepassados, todos europeus, mas tenho muito orgulho da minha bisavó indígena. ❤
Fato! Precisamos mesmo ter orgulho, mesmo que as suas identidades e suas histórias particulares tenham sido quase apagadas.... Quantos dos nossos antepassados de grande parte dos brasileiros, não foi 'caçado no laço'? Normalmente dizia-se da avó mais remota... sem falar o sangue africano dos escravizados que as famílias buscavam 'clarear' até na memória do antepassado, após o caldeamento com algum imigrante europeu...
Eu tenho orgulho de me chamar de índio, ou bugri.
Tribo não, comunidade indígena ou nativa. Tribo é nome de grupos sociais, não étnicos. 🍺
Também sou descendente de puris :)))
@@paulohenriquenettodealcant6578 9
Esse começo explicando que somos indígenas e não índios foi tão necessário! Obrigado por trazer nossa luta a público! Abraço do povo kaingang
Você é mesmo indigena? Não parece...
Nunca encontrei essa história da pedra do santinho. Mas sempre a contei por ter escutado um dia. As crenças e belezas são destruídas e vendidas não é de hoje.
Os povos originários precisam ser respeitados e sua história e costumes conhecidos por todos.
Sou nascido num bairro de Cubatão-SP, chamado Jardim Casqueiro (que é um outro nome de Sambaqui), por conta de pequenos casqueiros na região dos mangues da Baixada Santista. O Brasil enterrou sua história, espero um dia ver avanços e descobertas nessa área.
Sou do povo Inã (Karajá) e tenho muito orgulho de ser indígena!
E teu nome é Rafael Barbosa... não lembra muito uma descendência indígena... maaaas
Que maravilha seu vídeo Peninha. Um salve aos povos originários do Brasil, que estão aí a séculos sobrevivendo a barbarie! Um salve pra Ministra Sônia Guajajara 💚
Rui Costa Pimenta.diz que ela está cooptada pelo Itaú.
É impossível falar da história da ilha de santa catarina sem falar do homem do sambaqui. Acho que a ilha já era considerada ilha da magia há algum tempo!!! Inclusive, recentemente, a turma do 5° do meu sobrinho descobriu resquícios desses povos no quintal do colégio da praia do riso, em coqueiros. Por toda a ilha é possível achar pedras arredondadas nos costões que esses povos afiavam os instrumentos. É uma pena que pouco se sabe sobre eles, mas por terem sido dominados e extintos pelos carijó, nos leva a crer que eles tinham a filosofia ilhéu de paz e amor! Grande abraço, mestre Peninha.
Que cessem imediatamente os crimes hediondos perpetrados há centenas de anos contra os povos originários. Eles são os verdadeiros donos dessa terra, com sua rica cultura, com toda a sapiência e tradições milenares. Viva o povo indígena!
Quê pesquisa !
Sao donos do nariz deles so se for kkk os indios vieram la da Ásia são donos de la talvez
Salvemos os povos originários!
Parabéns pelo vídeo.
❤❤❤
Bravo!....
@@luciaferrazcardoso992 Lanças os foguetes, fazes a festa e apanhas as canas.
Eu amo a história dos nossos povos originários. Por favor faça mais vídeos!!!!! ❤❤❤❤❤
Lá na baixada fluminense, aqui no Rio de Janeiro, existe um museu do sambaqui, fica no bairro de São Bento... que foi um lugar conhecido pelos rios e lagos.
Bom dia!
Muito bom você falar hoje sobre os Povos Originários, gostei e concordo. Os verdadeiros donos das terras e que infelizmente foram dizimados .
Uma história tristíssima das Américas.😔
Parabéns mais uma vez! Uma aula.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🇧🇷🕊️
O final me arrepiou. Disse tudo muito bem… o brasileiro tem que se apropriar do seu sangue indígena. É a nossa ancestralidade, devíamos ser orgulhosos.
Parabéns Peninha por esse episódio do Sambaqui e de todos os povos ORIGINÁRIOS.
Você poderia falar sobre os TROPEIROS, eles foram os caminhoneiros do século XIX. Muitas cidades foram fundadas para dar suporte aos tropeiros, pouso, alimentação, ferraria... Ainda as músicas, alimentação... influenciaram muito na nossa História.
Ótima sugestão
Muito boa ideia
Lendo seu comentário chorei de emoção e saudade do meu pai. Na primeira metade do século passado, pouca gente tinha carro. Eu mesma andava a cavalo quando criança e adolescência até me mudar para a cidade para estudar e trabalhar. Meu pai tinha todas essas tralhas de tropeiro: cangalha, bruaca, jacás, cargueiro, etc. Quando ele era jovem trabalhou como tropeiro levando mercadorias do meu avó materno para Serra Negra e outras cidades do interior de São Paulo. A cidade em que moro hoje chama-se Pouso Alegre em razão dos tropeiros. Quando fui a Belo Horizonte no museu de artes e ofícios, também chorei de emoção. Tem um andar só de tralhas das profissões antigas. A do meu pai e minha mãe estão retratadas lá: de tropeiro e de tecelã. Minha mãe tosava os carneiros, lavava e fiava a lã e levava para minha tia tecer as cobertas. Até alguns anos ainda havia restos das últimas cobertas...
Outro tema interessante são os boiadeiros tão cantados nas modas de viola da música raiz. Cada vez que íamos para a cidade, encontrávamos boiadas pelos caminhos. A gente saía da estrada e ficava em um lugar mais seguro, esperando a boiada passar. (A verdadeira, não aquela do ministro. Rs...) Hoje com um mundo totalmente mudado, sinto orgulho de tudo o que vi e vivi.
Boa sigestão. Muitas cidades do sudeste surgiram nos pousos das tropas. Meu avô, nascido em 1874, era tropeiro. Quando criança contava-me de suas viagens pelo interior. Era uma gente de coragem e determinação.
Cara em toda minha vida nunca vi ninguém ensinar do jeito.
Muito bom.👏👏👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏👏
Gracas a Deus q conheco esse canal. ❤
Mochilei pela Bolívia no longínquo ano 2009 , chamar um originário de Indio é uma grande ofensa, aprendia la que esse é o termo correto e faz total sentido
Viva o resgate e o protagonismo dos povos originários Indígenas! Viva o dia dos povos originários Indígenas! Vamos reescrever a história dos povos originários do Brasil.
Reescrever? Virou weekpedia foi?
Reescrever? Mas a história já foi escrita!
Maravilha de vídeo. Sou antropóloga e deixo aqui os parabéns por esse esclarecedor conteúdo
Eu moro em Joinville - SC, entre um sambaqui e um rio. Gosto de pensar que eles viviam aqui onde moro, imagino como era a vida deles.
❤❤❤ Viva OS POVOS ORIGINARIOS ! E viva tu, fodaoooo ! ❤❤🎉🎉🎉❤
Como o Peninha bateu na tecla da migração para a "América" a partir do estreito de Bering, seria muito interessante ouvir suas considerações sobre os trabalhos de Niède Guidon, e demais pesquisadores, acerca da ocupação do território "brasileiro" antes deste período. Será que dá um episódio?
E de onde vieram essas pessoas que a Niède Guidon refere? E como?
@@jorgefrbelo254 da oceania e da Rússia
@@gargonsancteori Da Rússia só pode ter sido pelo Estreito de Bering. Da Oceania não é possível, já que os humanos não possuíam capacidade de atravessar um oceano nesse tempo.
@@jorgefrbelo254 acontece amigo que haviam muitas outras ilhas, o oceano era diferente há 30 mil anos, e não foram em uma grande imigração que os aborígenes asiáticos ocuparam aqui, mas em várias incursões, e sim, geneticamente já se comprovou a ascendência asiática e oceânica dos povos indígenas da América
@@joreisss É completamente irrealista terem atravessado o oceano há 30 mil anos. E se haviam muitas outras ilhas, não nasceram de geração espontânea, teriam de ter ido para lá. A ocupação das ilhas da Oceania começou há 3 mil anos, muito depois da data que referes. A ascendência asiática dos povos indígenas da América advém de terem aí chegado pelo Estreito de Bering.
Um tema fantástico esse falando dos povos originários. Povos que formaram nossa história e que estão hoje ainda presentes e que maior parte são esquecidos e abandonados.
Moro em Manaus e a região já foi habitada por milhões de indígenas que tinha sistema complexo de estrutura e cidades.A história verdadeira pouco narrada em livros sobre os povos originários e somente mestres de sabedoria como Peninha que trazem a vedade sobre a importância dos povos originários do Brasil.
Comecei o vídeo alegre e terminei triste por causa do roubo da Pedra do Santinho. Bateu uma revolta muito grande.
Espetacular mais uma vez! Gratidão por tanta informação para professores, estudiosos e para aqueles que desejam aprender mais da cultura e do modo de vida das populações autóctones 🛖👣🏹
Sambaqui minha gente!
Hoje é dia de Índio!
Em busca da Pedra do Santimuiraquitã...🌈
Nunca tinha visto peças tão maravilhosas como essas, dos sambaquis.
Lembro até hoje da visita que fizemos, ainda no Curso de História ao sítio do Sambaqui de Itaipuaçu.
Choro em saber qualquer maldade aos indígenas pq somos nós todos gratos por eles serem os guardiões das florestas,.
Obgda ❤
Salve Eduardo Bueno, abraços diretamente de Cananéia extremo Sul de SP.
A foto do sambaqui aos 9:52 minutos é o Sambaqui Branco as margens do Canal de Ararapira.
Sensacional esse episódio de hoje, parabéns!!!
Parabéns! Vamos defender os poucos índios que sobraram!
Excelente matéria Eduardo Bueno acho que eles devem se unir e se estruturarem porque a ilusão de esperar dói e traz prejuízo oro sempre por eles se eu tivesse condições eu os ajudaria muito 19 de ABRIL Dia dos povos originários fica melhor ❤❤❤❤❤❤
Que vídeo legal! Viva os povos Originários do Brasil! ❤️🖤
Que lindo e emocionante relato. Muito agradecida.
Sou de Floripa e não sabia nada disso. Obrigado pela aula!
Mas ahhh... como é contagiante assistir
e ouvi-lo falar sobre os povos originários.
Obrigado Maravilhoso
Canal Buenas Idéias!!
Que aula, parabéns peninha, muitO necessario.
Eu contei essa história do Santinho em um dos vídeos do Canal GVT em Florianópolis!
Gratidão pelo ótimo vídeo, como sempre!!
não tenho dúvidas que o sítios arqueológicos da jaguaruna e joinville em particular tem profunda relação astronômica! A impressão geografia é clara contendo alinhamentos estelares muito precisos! A arte e a ritualística dos funerais tb sao de uma significância para nós até hj onde somente com profunda meditação se é capaz de compreender! Ciao e Dale tigre 🐯
Sempre uma aula de cultura e humanidade. Gratidão ❤
cara vc é sensacional, obrigada por aparecer aqui!
Eduardo sempre pedagógico e esclarecedor. Realmente todo dia precisa voltar a ser dia dos indígenas.Salvem os povos originários.
Muito obrigada, professor!! Parabéns por seu dia!
Uau!!! Que aula, Peninha!!!! Brilhante, como sempre!!!! Saber é bom demais!!!!
Excelente episódio Peninha. Eu estudei no Colégio Catarinense e conheci o Padre Rohr. Apesar das críticas, o museu ho Homem do Sambaqui é uma joia.
Viva nossa cor, nossa pureza, nosso amor!! ✨️🧡
Obrigada amado 😊
Os sambaquis também já foram identificados na ilha Upaón Açú, onde se insere a capital do Maranhão, São Luís. O sambaqui é um assunto fascinante.
Tem muitos deles lá no Maranhão?
Temos uma dívida histórica e irreparável com os povos originários do nosso Brasil.
Que bom que agora os índios todos foram salvos, estão bem e com seus direitos atendidos neste novo governo.
Todo dia é dia dos povos originários.
Todo dia é dia de todos nós!
Aaaa que primor de vídeo
Que primor de reencontro com a história do bras9
Episódio fantástico. Parabéns Peninha e equipe.
Amei essa aula de história
Ao redor da praia do forte em Cabo Frio no RJ, existem 2 sambaquis foram os dois únicos que eu vi até hoje!
Importantíssimo esse episódio!
A reparação com os povos originários é urgente para a manutenção da vida humana no planeta.
Aula, presentes gratidao que professor simplesmente adorável.
Que episódio incrível! Que final foda também! É muito curioso como um dos povos considerados mais "recentes" na evolução humana é um dos mais misteriosos e pouco preservado... Muito embora exista o esforço sistemático pra apagar seus rastros na Terra..
Poxa Peninha, fazia tempo que não assistia a um vídeo seu. Tenho que confessar que a forma como você conta a história me emociona, em especial esse seu final. Cara, para além dos métodos (que são fundamentais) você é um encantador. Me emocionei mais ainda pela sua defesa dos povos originários dos quais todos nós fazemos parte: seja parte sanguínea, cultural, e até mesmo espiritualmente falando. Emocionado com esse vídeo! Que a justiça seja feita contra quem provocou o genocídio de um povo: a justiça dos Homens no plano terrestre, mas também a do plano espiritual no Cosmos universal. Gratidão por existir e estar entre nós, Eduardo!
Muito obrigada!
Em Rio das Ostras tem um museu bem pequeno, mas o único que eu conheço que é dedicado aos Sambaquis.
Vale muito a pena a visita.
Assino em baixo meu patrão o pais todo e deles daleee povos donatários ....
Professor Bueno, gostei de sua fala! Obrigado pela defesa de meu povo! Tâta'o (Sul do Brasil,14/10/23).
Parabéns Professor! Vossa excelência faz a História deixar de ser passado e a torna presente viva nos envolvendo num espécie de túnel do tempo, ficamos tão envolvendo com suas narrativas que chegamos a pensar que estamos lá (no passado). Muito agradecido!
Excelente! 👋👋👋
Legal! To lendo o livro "1499: O brasil antes de cabral" e após ler um capitulo sobre os sambaquis vim pesquisar mais
A mudança de termo foi boa. Dia do índio no singular era muito seco e simplório. Dia Nacional Dos Povos Indígenas é mais sonoro e imponente. Além de mais adequado.
Povos originários é uma terminologia perfeita pelo significado.
Eduardo Bueno, muito obrigada por esse vídeo e por todo esse conhecimento compartilhado!! ❤️
Conheci o Elefante branco (maior sambaqui do mundo) fiquei revoltada com a falta de cuidado com esse local sagrado...
Que as pessoas saibam mais sobre os povos do sambaqui para valorizar essa nossa verdadeira história!
Viva os povos originários!❤️
Show 👏👏👏
Parabéns amei o vídeo pq é verdade pq sempre estudei sobre os originários povos,pq queria saber sobre, história de minha bisavó.
Aqui em Duque de Caxias existe o Museu vivo do São Bento, um complexo com sítio arqueológico e também construções coloniais. Vale a pena a visita. Temos um túmulo sambaqui com o corpo muito bem conservado, devido ao uso de conchas no túmulo.
Vc poderia publicar o endereço do museu?
@@leticiapompeovalentimdeamo4994 . É só dar uma pesquisada no Google, pois eu não memorizei os dias de visita.
Parabéns, muito bom❤... agora a pedra do "santinho" vai aparecer.
Nasci em 19 de abril, dia dos Sambaquis !!!! 😎
Um abraço de um bugre de GUARANÉSIA Sul de Minas
Fale como foi o desenvolvimento dos povos indigenas do Brasil, os primeiros e os ultimos
Vídeos orgásmicos, obrigado 😊
sou guia voluntário na garopaba do sul a mais de 15 anos e fui ameaçado, assim como todos os arqueólogos envolvidos em pesquisas pelos “coronéis “ de jaguaruna.
Aqui no Maranhão tem bastante Sambaquis.
No Costão do Santinho ainda tem desenhos pra ver , qualquer um pode subir o morro e ver . Vale a pena
15:10 - impressionante a originalidade e beleza dessas peças.
A nação sambaqui, em toda sua diversidade e escala, segue como um dos mais deliciosos mistérios brasileiros. Na escola um professor meu dizia tratavar-se dos "Egípcios do Brasil", não no sentido literal, óbvio. Mas por sua antiguidade, durabilidade e escala. Eu mesmo, uma pessoa comum, caminhando pelos costões do sul consigo notar o tanto de coisas ainda por descobrir, desde menires, monumentos megalíticos, trilhas antigas e outros sítios de interesse ainda não documentados
VC é grande da história !
Você sempre me surpreende! Maravilhoso estudo, maravilhoso vídeo ❤
Vou visitar um Sambaqui em Ilha Comprida/SP
Buenas idéias 👍🏻
Aqui no atrasadíssimo município de Sapucaia, Dr Sales Cunha vinha sempre procurar sambaquis e sempre encontrava. Era professor da UFF, nós, crianças , o chamávamos de "dotô sambaqui". Assim conheci a paleontologia. Vila Aparecida/Sapucaia/RJ
Que coincidência.
Abordei esse tema na aula de ontem com o sexto ano do ensino fundamental.
Boa tarde, vim aqui dizer que só o amor de Deus pode preencher nosso vazio. Só falem com Ele
Sou do município de Magé, RJ.
Magé se localiza no fundo da Baía de Guanabara com a Serra dos Órgãos ao fundo.
Em Magé existe uma grande quantidade de sambaquis. Em 2014, eu e o Professor e Historiador Antônio Seixas, localizamos um as margens do Rio Inhomirim , ao lado do antigo Paiol de pólvora do exército de 1926.
Hoje, o sambaqui está registrado no CNSA.
Grande video, como sempre, super importante não esquecer de onde e como nascem as nações. Povos que deveria ser venerados por ser os originários e são totalmente esquecidos, video muito importante para que a história não morra, nem os povos originários.
Gracias muy valiosa información 🫶🏼✨
Aqui na ilha de Itaparica, Bahia, temos uma localidade com sambaqui. Não é mais tão alto, mas ainda existe, na localidade de Porto Santo.
Faz um episódio sobre o ministro do GSI por favor
ja fui na praia do santinho, muito massa as pinturas na pedra