Eu sou índia Guajajara eu sou mestiça e só sei que sou índia e brasileira claro mais oq quero saber se tenho um pouco do DNA japonês ... As pessoas me perguntam pq os índios tem olhos puxadinhos iqual japonês pq eles não envelhecem mais rápido pq o cabelo deles são liso?pq as línguas não entendemos (até na escrita e diferente como se fosse inglês)?? Eu tenho somente 12 anos estudo no 7ano e realmente eu fiquei muito curiosa ...
Olha, muito provavelmente você deve ter um pouco de DNA japonês. Digo isso pois fiz um teste de ancestralidade genética e descobri que, mesmo tendo menos de 5% de genes indígenas (mais precisamente dos Andes), tenho cerca de 1% de genes japoneses também. Como não tenho nenhum parentesco com japoneses na minha família inteira e em nenhum dos meus antepassados, essa quantidade pequena de DNA japonês deve ter vindo "junto" com esse pouquinho de DNA indígena que eu tenho.
Aos 12 anos li um compêndio de etnia que abordava este tema da ocupação das Américas e as linguagens semelhantes. Estou hoje com 76 anos e êste assunto continua sendo uma de minhas paixões.
Pirula, tudo bem? Eu sou do Piauí, e por aqui tem uma quantidade significativa de sítios arqueológicos, e dentre eles, há aqueles localizados no Parque Nacional da Serra da Capivara, onde trabalha radicada a arqueóloga francesa Niede Guidon. Neste parque, existem sítios onde há vestígios de ocupação americana bem mais antiga que 25 mil anos, com pinturas rupestres datadas de mais de 40 mil - e, inclusive, há uma fogueira, supostamente humana, a que se atribui uma datação superior a essa data (provavelmente equivocada ou contaminada, mas é o que dizem por aqui). Em razão desse trabalho, e pelo fato deste estudo cientifico se desenvolver no Piauí, aqui no estado aprendemos muito cedo a ver com desconfiança a teoria da migração via estreito de bering, e com melhor olhos as de migração via polinésia (que teria se dado por meio da travessia do pacifico de ilha em ilha até chegar na costa da america do sul). Só queria compartilhar essa informação, porque, pra quem gosta, vale a pena se informar um pouco mais sobre o trabalho dessa antropólogo, que luta há anos pela manutenção deste patrimônio. -Curiosidade (off topic): há um parque ambiental chamado de "Sete Cidades", em que há um poço cuja construção (não lembro a datação), pelas características, foi atribuída aos Fenícios ( grandes navegadores e fundadores de Cartago), o que, se for verdade, mostra que a presença do homem na américa é um fenômino bem mais dinâmico e destituído de linearidade do que é consignada na nossa historiografia.- EDIT: Qnd escrevi esse comentário, cinco anos atrás, eu fiz com base em muitas memórias do tempo de escola. Depois, pesquisando um pouco mais, vi que essa questão da ocupação fenícia no nordeste é uma lenda recorrente aqui na região. P.ex.: www.historiadomundo.com.br/curiosidades/fenicios-no-brasil.htm. Quanto às demais informações deste comentário, também são incertas. O mais certo é que, quem tiver a curiosidade, por favor, pesquise.
Muito interessante! Eu já tinha lido um pouco sobre o Parque da Serra da Capivara e esperava que nesse vídeo o Pirulla falasse sobre ele e o trabalho da Niede Guidon. Bom, espero que tenha outra oportunidade para abordar o assunto.
Tá loucão tio??? Os africanos junto com os povos da América eram os menos avançados tanto intelectualmente quanto tecnologicamente na época. Os únicos que podem ter vindo para as americas antes dos europeus foram os nórdicos, mas isso ainda não foi comprovado.
Cara, que tema foda!! Se o Pirulla tiver vendo, ou alguém que tenha um pouco mais de conhecimento nessa área, tem como usar modelos matemáticos pra auxiliar na pesquisa nessa área? Se sim, o que poderia ser de ajuda?
pelo meu cachorro Toby,pelo moço da Xerox da facu,pela tia da cantina que deixa eu pagar depois,pelo meu gato cego chamado Estive onde? o meu voto é SIM!!!
As condições da travessia na região da Beríngia (o entorno do Estreito de Bering) eram mesmo difíceis, como o Pirulla observou: caça escassa e sobretudo clima cruel, extremamente frio dificultaram e muito o acesso dos asiáticos à América do Norte (a primeira porção do continente acessada pelos ancestrais dos índios). Porém eles já vinham bastante habituados à tal clima; eram, em maioria, siberianos. Na Sibéria é onde se verificam as mais baixas temperaturas do planeta (Yakutsk é um freezer a céu aberto). Este fato com certeza tornou viável às tribos a travessia. Chegando em terras americanas, encontraram clima e paisagem similares às que conheciam: Alasca e norte do Canadá em nada são diferentes da velha Sibéria que deixaram para trás. A adaptação à nova terra foi assim facilitada. Quando olho para um índio reflito que é um povo que merece respeito, por várias razões; a etnia mongolóide (que engloba grande parte dos asiáticos e todos os nativos das Américas) é de uma resistência notável. Vivem normalmente onde faz 40 graus negativos (inuits siberianos e da América do Norte), e onde faz 40 graus positivos boa parte do ano (tribos da selva equatorial da América do Sul). Parabéns pelo canal e pelo fascinante tema, Pirulla !
Também acredito que esta é a hipótese mais provável, não é necessária a terra ter passado por uma glaciação para que os povos da Ásia terem vindo à América, o polo Norte, a beirada deste, está lá o tempo todo. Abraço
mas pelo o que o Pirula disse sobre as análises do gelo lá, a região na época não tinha caça escaça, mas sim inexitente, simplesmente não haveria o que caçar naquela região no período analisado
Vale ressalta também que aqui no Brasil (no parque Nacional da Serra da Capivara) foram encontrados desenhos rupestres datados de 40.000 a. C., estes seriam os mais antigos encontrados na América.
Bem lembrado. E esses desenhos rupestres como entra nesta história? Provavelmente Adão enviou algum filho pra cá antes. rsss. Gente adorei isso aqui e acabei de me inscrever. 10 pra esta aula, mas espero que o firula em um vídeo, tentasse ligar estes desenhos rupestres e a chegada deste povo. Porque até um tempo atrás, eu estava acreditando, não em um adão e eva, Mas vários, em vários lugares. Rsss. Eu pensava ser impossível atravessar os oceanos, naquele tempo em barquinhos ou canoas, sem alimentos e sem agua, não sobreviveriam. Mas por terra achei possivel porque poderiam se estabelecer e depois seus descendentes seguirem viagens.
Seria importante o UA-camr se posicionar, mas já li algo referente que fiz que alguns achados em sítios arqueológicos no Brasil, ainda precisam ser validados PD ser esse o caso?
A arqueóloga Neide Guidon achou uns artefatos antigos datados de 50 mil anos nesse parque também, além das pinturas rupestres. Realmente não sei porque ele não mencionou isso.
Muito bom . Eu sou descendente de índio , mas pelo fato de ser branca ,muita gente acha que eu sou asiática (mestiça ) sempre achei que os índios fossem parecidos . Agora entendi
Se tu não tiver parentes ou sobrenome japonês, coreano ou chines, tu provavelmente deve ter sangue indígenas como boa parte dos Brasileiros, aliás a tonalidade de pele não define a raça de ninguém , isso é um erro que no Brasil existe!! Os mestiços de Índios com Portugueses (ou outro caucasiano) são chamados de Caboclos e os "Caboclos'' entram no grupo dos "Pardos"(Mestiços)
Os Japoneses são povos com traços Mongol assim como os Indígenas, eles são da mesma raça no sentido antropológico mas possuem algumas diferença por fatores ambientais, assim como a raçados Caucasianos (que Inclui europeus, árabes, indianos do norte, persas, judeus) possuem diferença por fatores ambientais e climáticos, por isso que a pele dos Japoneses são clara e dos Indígenas são "queimada", por fator ambiental, pois o Japão é um país com clima frio no Inverno
Os das Americas sim, como o vídeo do Pírula diz, a teoria de que eles vieram pelo estreito de Bering pode ser rechaçado por fatores ambientais, o mais provável é que o Indígenas Brasileiros tenha vindo dos Polinésios mesmo, ainda tem a teoria de que os Indígenas são um mistura dos antigos povos daqui (que eram negroides) com os polinésios, os Indígenas da América do Norte te outra teoria de que esses realmente vieram do Estreito de Bering (não os da América do Sul) e se misturaram com povos Caucasoides, por isso que os indígenas dos EUA e Canadá possuem estrutura facial e altura diferente dos Indígenas daqui mas todos os grupos de Indígenas são do grupo das raças dos Mongóis, mas aí são teorias, a ciência trabalha com campos arquelógico e fósseis para essas confirmações
Só queria adicionar alguns pontos, sobre o que os índios falam sobre suas origens, não sou nenhum especialista no assunto mas tenho pesquisado muito da cultura indígena das Américas pra poder realizar um projeto meu, e eu sei que mitos não podem ser levados como provas, mas observar como eles evoluiram e se modificaram conforme os humanos migraram é um exercício muito interessante; alguns pontos em comum dos mitos indígenas me chamaram a atenção, mas também existem pontos em comum com culturas que descendem do proto-indo-europeu: -muitas tribos da costa oeste da america do norte contam que eles viviam em uma terra cheia de inimigos e eles estavam prestes a serem exterminados, então o homem velho(deus criador deles), soprou um vento gelado e criou uma ponte no mar que eles atravessaram e logo em seguida o homem velho soprou um vento quente e derreteu a ponte deixando os inimigos para trás. -Em contra partida a maioria das outras tribos da america do norte contam que uma mulher vivia em um reino no céu onde não havia fome, luta ou doença e ela ou acidentalmente caiu em um buraco do céu, ou foi expulsa por ter ficado gravida e não querer revelar quem era o pai, mas a maioria das historias concordam que, ela vagou pelo mar por muito tempo até encontrar uma tartaruga gigante que seria o continente americano(vide que vários povos asiáticos possuem um mito semelhante, da ilha tartaruga ou do continente tartaruga.). -Enquanto isso a algumas das tribos brasileiras dizem terem vindo de uma terra cheia de males seguindo um "profeta" até chegar ao Brasil que seria uma terra prometida deles, mas existem versões que eles chegam andando, outras de canoas e algumas até voando xD, enquanto outras tribos alegam terem surgido na região do atual Paraguay, porque lá foi onde Tupã começou a criar o mundo. Mas pontos que todos os mitos de criação americanos concordam: -Haviam dois irmãos, um civilizado gentil e valoroso que não conseguia caçar e então aprendeu a plantar, construir e fazer rituais; Outro selvagem e invejoso, que era otimo caçador e em algum ponto aprisionou todos os animais em uma montanha, os dois irmãos lutaram e o irmão bom libertou os animais, criou o dia e a noite; curiosamente diversos mitos Afro-Euro-Asiáticos apresentam a mesma historia contada de outras formas, o que sugere um mito original que pode ser sido inventado logo que os primeiros homens saíram da africa. - Outro tema comum é uma entidade do Céu, podendo ser representada pelo Sol ou Trovão, que batalha contra uma Serpente que representa a escuridão, esse mesmo tema se repete em Zeus vs Tifão, Thor vs Jormungard, Jesus ou Miguel vs Satan como uma serpente de sete cabeças, Rá vs a Apophis, e praticamente toda mitologia ou religião tem uma versão semelhante, o curioso é que na america central o contrario acontece, A serpente é o deus maior deles Quetzalcoatl que representa o Sol, e combate um Jaguar Tezcatlpoca que representa a noite, em algumas versões essas duas entidades são os irmãos citados anteriormente, mas existem pessoas que creem que talvez isso signifique uma divisão antiga provavelmente uma briga entre dois lideres tribais primitivos, e/ou dois povos primitivos que dividiam uma mesa região, pelo poder que com o passar das gerações foi ganhando camadas de misticismo por cima. O fato é que isso é uma tradição muito antiga que ganhou versões diferentes pelo mundo conforme as culturas evoluíram e observando como ele se modifica da para se conjecturar como as migrações humanas ocorreram e que no fim das contas saímos todos do mesmo lugar e só ficamos diferentes culturalmente e linguisticamente por causa do efeito telefone sem fio.
Bruno Cesar VS muito interessante msm. Li tudo e adorei. Já tive hipoteses assim tbm, mas nada q alguém não pudesse hipotetizar do msm jeito em algum lugar. O curioso é essas entidades q disputavam o poder. Seriam tão místicos assim?
Para religiosos otários como você: Teu ser imaginário só existe na tua cabeça e morre contigo, mas você é livre como uma cegonha cega para fazer tuas escolhas. Tudo tem um fim, o Sol, a Terra e até tua tremenda ignorância!
A maioria dos povos indíenas veio para as Américas via Estreito de Behring, mas outros vieram da Oceania. Há indígenas bem diferentes, tanto no aspecto físico quanto no linguístico.
Sim ! O D.N.A Asiático Oriental Nativo Siberiano é encontrado em Mongóis , Centro-Asiáticos ( Turcos e Cazaques ) , Japoneses , Coreanos e Chineses em todos os Povos Ameríndios ( Esquimós , Norte-Americanos , Mesoamericanos , Amazônicos , Tupi-Guaranis , Macro-Jês , Patagônicos e Andinos ) , além disso muitos dos Nativos Mesoamericanos , Amazônicos , Tupi-Guaranis , Macro-Jês , Patagônicos e Andinos tem Ascendência Genética extra de Aborígenes da Austrália e da Melanésia ( na Oceania ) que por sua vez eram Descendentes de Povos Africanos da região do Chifre da África ( Etiópia , Sudão etc ) e os Nativos Polinésios ( vindo de Taiwan ) tem Ascendência de Povos Ameríndios , houve um contato com eles nas costas da América Central e Sul .
Não, tem megafauna, restos de fogueira, pedras lascadas, mas não tem esqueletos humanos. Procura no research gate que tem altos artigos relacionados, meu professor escavou lá :)
Exatamente, Francisco. Visitei os sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara. A professora Niède Guidon fez pesquisas com achados ainda mais antigos. Na mesma ocasião, conheci também o Museu do Homem Americano.
@Givago Sales Exatamente, é triste ver que o assunto tão pouco é difundido dentro das nas nossas escolas. Grande parte dos alunos saem do ensino médio mal sabendo sobre as culturas pré-colombinas, quem dirá sobre as teorias da origem dos "homens americanos"... Precisamos mostrar nas escolas que a visão do mundo eurocêntrico, não é a única versão da nossa história !
En isla Mocha (sur de Chile) fueron encontrados huesos y cráneos humanos de origen polinesio, también huesos de gallina (frango) polinesio. La fonética maorí (Nueva Zelandia), Rapa Nui (Isla de Pascua-Chile) y mapuche (Chile) es muy similar. Guste mucho de tu video.
@@Pirulla25 O ser humano foi criado há "apenas 6 mil anos atrás". Pare de idiotizar ainda mais a raça humana e pregue a "VERDADE". Analise esse link e compare com os seus absurdos ensinamentos:
@@TehRakze O pior cego é aquele que não quer vê. Continue crendo na mentira que quiser!! A fé que salva é individual, e A ÚNICA VERDADE É A PALAVRA DE DEUS!! (João 17.17)
Pra quem vem prá Balneário de Camboriú SC, interessante ver várias ossadas de uma tribo indígena que foi achada em um das praias de B.C.(Larangeiras). Estão expostas para visitação no museu da Santur que fica ao lado da BR 101 antes do morro do boi sentido Itapema.Foram achadas na contrução de uma casa perto da praia.
Quero ver se isso acontecer de novo, só que com nós todos, com outros seres humanos vindo de caravela espacial de outra galáxia... aí sim a coisa vai ficar feia p/todo mundo aqui!!!
Vendo em Setembro/2020 pra usar como referência no seminário da universidade (online) sobre práticas de saúde indígenas. Esse vídeo trás um contexto histórico muito bom.
Pirula, não meça a qualidade de seus vídeos pela monetização. Eu entendo que todos nós pensamos no suporte material pq precisamos dele para sobreviver. Mas essa disseminação de conhecimento que vc faz significa uma riqueza para o futuro de nosso país. Tenha certeza que vc contribui muito para que nosso futuro seja melhor. Ânimo. Temos muita luta pela frente. Te admiro muito.
Outro costume japonês é o sepultamento em vasos cerâmicos. Foram encontrados em várias regiões das Américas, muitos sepultamentos neste modelo de vasos.
Os neanderthais pegaram um metrô no Japão (que já tinha metrô naquela época). Desceram na Austrália, fizeram a baudeação e desceram na Trianon-MASP da Paulista. Passaram no Extra 24h perto da brigadeiro. Compraram umas lasanhas de microondas e ficaram sussas esperando a galera do Clovis.
Essa descoberta no Chile corrobora com o que é relatado no livro "Sting na Amazônia", da década de '80. Sting trouxe o chefe Dakota-Sioux Red Crow Floyd Westerman (kangi Duta) para conhecer o chefe Raoni, no Alto Xingu. No encontro, os dois chefes disseram que "fecharam um ciclo", porque, na cultura deles, ou seja, da América do Norte e do Sul, os antigos indígenas dizem que os índios norte-americanos descendem dos índios da América do Sul. Que a chegada dos ameríndios se deu primeiramente pela América do Sul, migrando gradualmente, ao longo dos séculos, rumo ao norte.
cai neste vídeo de paraqueda mais, é de uma clareza tão cristalina que dá pra pensar que nossa juventude não está perdida. PARABÉNS PELO VIDEO E PELA MANEIRA CLARA, INTELIGENTE E DIDÁTICA QUE PASSAS AS INFORMAÇÕES, NOTA 10 PRA VC CARA!
Só tenho no momento palavras a expressar nesse mundo virtual chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre. A minha imensa gratidão e consideração em poderem produzir , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social,psicológica ,moral e humana.Muito sucesso hoje e sempre ao canal.
Acham incrível que esses antepassados viajavam mais que nós com menos "recurso" brincadeiras a parte mais pra sair do Interior e ir pra capital já é uma aventura. Imagina pra eles quantos anos, séculos......
@@arianabel5510 Benvinda, sinta-se em casa. Tem mais de uma década de conteúdo edificante. Pode colocar nas playlists sem moderação. Um dos que mais gosto é da dispersão dos mamíferos
Essa história de as embarcações serem mais antigas do que a gente pensa me lembra o professor de gestão de conhecimento dizendo que se a gente passar o conhecimento pra frente a roda não vai precisar ser inventada duas vezes. Então da mesma forma que alguém tem uma ideia genial e descobre q já foi patenteada a anos por outra pessoa, acho totalmente plausível alguém ter tido a ideia de passear num treco de madeira pelos oceanos antes de alguém fincar uma bandeira e dizer "inventei o barco"
Meu isso e até logico índios tem Olhos puxados cabelo liso asiático olhos puxados e cabelo liso. E não para por ai se vc pesquisar vai perceber uma assustadora semelhança entre a língua tupi e a língua japonesa ou a Koreana,simplesmente incrível.
Imagina. Chinês é inteligente por isso aprendeu rápido. A língua tupi nem de longe parece com as línguas asiáticas. Isso é achismo. Em contrapartida o tupi é quase a mesma coisa que o hebraico arcaico.
Como ter fé no futuro do Brasil sabendo que o Whindersson chega a 11 milhões de inscritos e os canais de ciência e conhecimento não passam de 1 milhão?
Seu país se chamou ilha de vera Cruz, ilha de Santa Cruz, terra de vera Cruz, terra de Santa Cruz, quando virou prisão colônia pra judeus convertido a força passou a se chamar braseiro, depois Brasil. Mas você está preocupado como nome do EUA. Estados Unidos da América? Morando num lugar chamado Brasil (braseiro)? É isso??
@Sami C. não são o câncer são sim o melhor trabalho de macumba. Ninguém pode com eles. E seus símbolos condizem com o país . A água que machuca e mata o animal menor e o rato que só traz doenças para a humanidade
Vim ver o ponto de vista do Pirula quanto ao caminho do índio brasileiro e descobri que já havia visto há 3 anos antes! Obrigado, Pírula, vou renovar a vista!
Que vídeo maravilhoso!!! Eu trabalho com a Educação Infantil, mas sou formada em História. A pergunta mais frequente entre as crianças é de onde surgiram os povos indígenas, antes dos colonizadores portugueses. Claro que eles não formulam dessa forma hahahahaa mas esse interesse é algo que vem desde muito cedo
Pelo menos no que se refere as etnias indígenas atuais do território brasileiro, sou da opinião que descendem de pelo menos duas correntes migratórias diferentes, pois enquanto as famílias linguísticas Tupi-Guarani, Arawak e Karib tem muita semelhança com o japonês, as línguas Jês por exemplo não tem qualquer semelhança com o japonês e sim com as línguas Austroasiáticas (Vietnamita, Cambojano, Tailandês) e Austronésias ( Malaio, Filipino , Indonesiano), olhem a semelhança das palavras da Língua Kayapó com o Vietnamita por exemplo. É muito coincidência se eles descenderem de uma mesma corrente migratória ter ocorrido aqui uma diferenciação linguística tão semelhante a que ocorreu no continente asiático. Na minha opinião houve uma migração de um povo que tinha a mesma origem dos japoneses e deu origem aos tupis-guaranis, arawak e karib e outra do sudeste asiático, provavelmente através da polinésia que deu origem aos Jês.
Não, não existe qualquer similaridade entre quaisquer idiomas nativos da América do Sul e idiomas asiáticos, ao menos não por origem comum, as "similaridades" são tipológicas e podem surgir independentemente em qualquer idioma sem origem comum. Assista meu vídeo sobre as línguas indígenas brasileiras - ua-cam.com/video/_b9FzInyUzU/v-deo.html
@@MOPCLinguistica Olá massa o vídeo, sem dúvida diversas línguas podem ter similaridades independente de terem uma origem comum, no entanto no caso do Tupi ainda acredito em uma origem comum com o japonês, pois as semelhanças não são apenas na fonologia mas diversas palavras tem também o mesmo significado, veja alguns exemplos: acapê(tupi) kabe (jap) = parede, ama(tupi) ame (jap)= chuva, anhá (tupi) anya (jap)=sombrio, arassy (tupi) arashi (jap) = tempestade, caxi (tupi) kashi (jap)= doces, curi (tupi) kuri (jap) = castanhas, mi (tupi) mi-mi (jap)=semente, tataca (tupi) tataku (jap) = estalar, sumaré (tupi) sumire (jap) = orquídea, violeta, au-ssub(tupi) ai-shuu (jap)= afeição, amor, ajete (tupi) agete (jap)= certamente, rana(tupi) aranu (jap) = falso, errado, ara-á (tupi) arai (jap) = inquieto, ayri (tupi) ari (jap) = formiga, o-bi (tupi) ao-mi (jap) = vedor, verde...acho difícil nesse caso ser apenas coincidência
@@brenosouza8846 Não, basta vc raciocinar que não teria como em mais de 12 mil anos somente essas palavras ficarem congeladas iguaizinhas só no ramo Tupi e no Japonês, e em nenhum outro idioma das Américas ou Ásia. Em 12 mil anos nenhuma palavra fica idêntica assim. E "chuva" em Tupi antigo é "amana", "amã" se não me engano seria em Guarani. Essas similaridades aleatórias (muitas forçadas) estatisticamente podem ocorrer entre várias línguas. Eu já vasculhei mais de 300 línguas do mundo e acredite, sempre encontro uma similaridade bizarra que se deve ao acaso, não a contato ou origem comum.
@@MOPCLinguistica Entendo, só esclarecendo que eu tirei esses exemplos do livro Estudo Comparativo do Japonês com Línguas Ameríndias do Prof Luiz Caldas Tibiriçá da USP, onde ele faz comparações não só destas palavras mas de centenas outras de dialetos tupi que apresentam o mesmo fonema e significado que a língua japonesas, além de diversas outras de idiomas nativos americanos tanto da América do Sul quanto da América do Norte e Central. Mas deixando de lado um pouco os fatores linguísticos existem outros fatores. A cerâmica tupi e marajoara por exemplo é bastante semelhante a cerâmica do período jomon. Li uma matéria de uma pesquisadora do Smithsonian na qual ela defende também a grande semelhança da cerâmica da Cultura Valdívia do Equador com a da Cultura Jomon. Ela propõem uma teoria de que pode ter ocorrido uma migração do arquipélago japonês para as américa em função da Erupção Akahoya, que foi uma das maiores explosões da Caldeira Kikai na costa de Kyushu e também uma das maiores do Período Holoceno, segundo datações por radiocarbono essa erupção teria ocorrido por volta de 7.000 anos atrás e lançou 500 km³ de magma que destruiu uma boa parte do arquipélago japonês além de causar inúmeros tsunamis. Essa catástrofe pode ter forçado alguns povos da região a procurarem novas terras para habitarem, lembrando que nessa região fica a Corrente Kuroshio (Corrente do Japão), que forma o Giro do Pacífico levando até a Costa do Pacífico da América do Norte e Central. Existem também os fatores genéticos, pesquisas genéticas já mostraram que a maioria dos povos nativos americanos entre eles os tupis guaranis pertencem ao haplogrupo Q, este haplogrupo além dos nativos americanos só existe em alta frequência na Ásia mais especificamente entre os povos siberianos ( Chukchis, Kets, Selkups, Yukaghir, Yupiks) e algumas tribos do sudeste asiático como a Tribo Akha da Tailandia e o Povo Dayak da Indonésia. Aliás o povo Yupik é um povo que comprova a teoria da origem asiática e da migração pelo Estrito de Bering dos Nativos Americanos pelo menos no que se refere aos Esquimós, pois os Yupikis habitam tanto o Alaska quanto a Rússia Siberiana. A maioria dos pesquisadores japonese concorda que o Povo Jomon teria uma origem Sibério-Mongol na região do Lago Baikal na Rússia Siberiana, região esta com alta frequência do haplogrupo Q. Diversos outros fatores são semelhantes como por exemplo o Shamanismo Siberiano e o Shamanismo dos índios, os tipos de construções, estilo de cantos e danças, estilo de pintura e grafismos, o tipo de lutas como por exemplo o sumô e huka huka praticado no Xingu, já notei também uma grande semelhança na tradiçao de tatuagem de rosto, principalmente com tinta preta ao redor dos lábios dos Ainu do Japão, e do povo Yupiki com os Asurini do Xingu e outros povos tupi, os tipos de grafismos Ainu e construções tem bastante semelhança com as do tupi sem desconsiderar a fisionomia é claro que é inegável.
Não só pra vc. A ciência já comprovou isso através do DNA, inclusive no Japão existe uma etnia chamada de índios devido à aparência com os indígenas das Américas.
Meu pai indio de Manicore Am a cara dele igualzinho a uma pessoa do Vietna .Antes quando eu era joven eu era traumada com minha nariz . Agora sei que as mulheres da thailandia e Malasia tem nariz igual o meu . Kkkkkk
Voltei nesse vídeo de 6 anos atrás pra mostrar pra minha mãe. Nada paga a reação dela assistindo! Obrigada por tornar o conhecimento mais acessíveis, Pirulla❤
Pírula, você poderia fazer um sobre a origem dos povos orientais. Japoneses e coreanos descendem de chineses? Como a língua deles se diversificou? É verdade que o arquipélago japonês era habitado inicialmente por brancos?
Lifetime O Japão foi primeiramente habitado pela cultura Jomon (os povos ainus que existem por lá ainda hoje são os Jomon que restaram) que têm caraterísticas não asiáticas, alguns estudiosos defendem que eles seriam caucasianos, mas esse ainda é um assunto bastante misterioso
O Japão era supostamente habitado pelo povo AINU, que supostamente veio da Sibéria s e possui traços europeus como bastante pelo no corpo e possui olhos grandes. Infelizmente os ainus foram aculturados e estão perdendo sua língua e cultura.
No meu canal eu estou abordando a história e origem dos idiomas do mundo inteiro, e devo fazer um vídeo sobre os idiomas do Extremo Oriente em breve, por enquanto assista meu vídeo sobre os idiomas indígenas do Brasil - ua-cam.com/video/_b9FzInyUzU/v-deo.html
7:02 Pirula, esses grupos vindo do estreito de Bering, eles não poderiam ter se alimentado de pesca? Seria realmente necessário ter grandes animais terrestres por ali?
Como o evento do estreito de Bering se baseia na era glacial, provavelmente a população de peixes, frutos do mar e de algas se reduziu, tornando a possibilidade de viver naquele local e época muito difícil de se obter o êxito da sobrevivência.
poderia ser animais pequenos como coelhos e aves ou animais costeiros como focas, afinal 5 coelhos alimentam 5 pessoas do mesmo modo que um animal maior faria, e uma foca ou morsa em terra seria uma caça fácil que alimentaria um família inteira, apenas meu palpite
De fato, no entanto como estava na era glacial a disponibilidade de alimento tanto na terra quanto na água eram pequenos, tornando a caça desses animais muito rara. Sem contar, é claro dos eventos climáticos naquela região, como o frio
+Wilson Gomes ou talvez atravessaram o estreito de Bering com canoas em um período mais quente e amigável a colonização, afinal como o pirula diz pode ter havido uma migração marítima das ilhas polinésias, e atravessar o estreito de Bering com balsas é muito mais fácil do que atravessar matade do pacífico.
Os primeiros habitantes do continente americano, que deram origem aos povos indígenas, como os que povoaram o Brasil, realmente devem ter vindo pelo oceano pacífico, deveriam ser grandes navegadores, com embarcações grandes e modernas para época, que ainda podem ser encontradas, as famosas pirocas. Parabéns Pirula, excelente análise, bem diferente desses criacionistas.
Quando morei no Japão, li uma amtéria de um japonẽs que atravessou a pé da Ásia até a América do Norte durante o inverno ... e conseguiu provar que era possível ... e comprovou a teoria de que os indígenas das américas são asiáticos.
Kkkkkkkk vc acha que migrações de populações inteiras acontecem assim? As pessoas, assim como as outras espécies animais, vão se deslocando lentamente, com várias idas e voltas. Não é uma grande caminhada com um objetivo fixo, não.
@@incanusolorin2607 Como vc é IDIOTA! O que ele disse foi que é provado que isso é possível, NÃO TEM NADA A VER COM A ASNEIRA QUE VC DISSE, esse é o problema do brasileiro: ANALFABETISMO FUNCIONAL..
@@anonymousg.5432 Ele não disse apenas que foi provado que é possível atravessar o Estreito de Bering a pé, mas também afirmou que o fato de um japonês ter feito isso “comprovou a teoria de que os indígenas das américas (sic) são asiáticos”. Eu nem sei se acredito que um japonês de fato fez essa travessia, já que (1) atualmente o Estreito não fica completamente coberto por gelo, nem no inverno, e para caminhar da Ásia à América você precisa ter a sorte de correntes marítimas juntarem vários pedaços de gelo pelos quais você poderia ir pulando; e (2) americanos e russos guardam os dois lados do Estreito e o japonês provavelmente teria sido detido assim que chegasse em terra firme. Mas o mais importante é que, ainda que alguém tenha atravessado o Estreito a pé, isso não seria evidência suficiente para provar que populações inteiras o fizeram.
@@incanusolorin2607 lê quis dizer que é possível ir andando até lá, não que os japoneses disseram "vamos para a América do Norte virar índio?" e foram andando até lá
Japonês? O japonês a mil anos atrás nem sabia escrever. Povos antigos da Asia são China e Índia, talvez um chinês e uma indiana sairam da Asia e criaram os índios nas americas.
O video tem 18 minutos, e ja faz 5 minutos que ta disponivel e ja tem dislikes, isto é, nem da para assistir todo. O que esses caras ganham em ficar aqui dando dislike?
Pois é, muita gente desocupada. Devem ser da mesma turminha daqueles que vieram criticar o Pirula no vídeo sobre o Feliciano e que apoiam certo pré-candidato a presidente em 2018
Se o Pirulla ler esse comentário, eu gostaria de uma fala a respeito sobre porque será que os índios tem predominância tipo sanguíneo O e na Ásia é A que predomina, se eles são tão próximos geneticamente. Pode ser até besta a pergunta, mas sou leigo e acho curioso isso.
pq provavelmente os que imigraram pra ca e reproduziram eram predominantemente O. entenda que eh uma longa jornada e portanto não muitos vieram e portanto todos os povos indigenas são descendentes de um grupo muito menor humanos.
máquina do tempo é impossível de ser construída porque precisa voltar no espaço tempo. você faz parte do espaço tempo, não tem como ser um espectador de da sua dimensão. O que é muito mais fácil é criar um computador tão potente em memória e processamento que posso rodar simulações da evolução humana no planeta terra, e assim vc poderia ter um resposta ou exata ao que aconteceu ou só uma possibilidade dentre inúmeras outras.
O mais curioso é que a Luzia, provavelmente tinha a genética similar a dos povos polinésios e não com os povos indígenas que nós geralmente pensamos a princípio. É provável que tenha habitado a região antes mesmo dos povos indígenas que nós estamos acostumados a pensar.
OLHA VOU TE DIZER UMA COISA, QUANDO EU TINHA UNS 14 ANOS EU AMAVA ESTUDAR HISTÓRIA E EU SEMPRE TIVE ESSA DÚVIDA QUE OS ÍNDIOS ERAM DESCENDENTES DE ASIÁTICOS.
Revendo esse video depois de anos, sou mestiza e descendente Quechua, minha família paterna toda é andina. É engraçado que mesmo meus sobrinhos, que são filhos de pais brancos ainda nascem com a mancha mongólica... E olhos puxados. É uma herança muito forte, tenho amigos japoneses que tiveram bebês e eles tambem têm, aqui quando nasci acharam que era alguma doença de pele 😅 depois sumiu...
Sempre tive curiosidade sobre esse assunto mesmo Pirula. Eu fiz um teste de genética pela Universidade do Porto, mas meu material (uma amostra de sangue) foi coletado no laboratório de genética da UERJ. O resultado da Matriz mitocondrial de DNA diz que o meu ancestral materno surgiu há 14.000 anos na ásia e são nativos americanos. Já meu ancestral masculino cromossomo Y surgiu há 18.000 anos no médio oriente (povos semitas: Judeu ou árabe). Haplograma G, e este é encontrado na região do cáucaso. Parte da Rússia, Irã, Turquia, por ali.
Aqui no Ceará, na região metropolitana da Caucaia (lugar onde há tribos indígenas) tem um povo que se parece muito com as estátuas da ilha de páscoa. E também conheço uma pessoa que é muito parecida com a Lucy. Espero ter ajudado, bom trabalho ai!
Realmente Pirulla e fascinante, eu sou Baiana aqui de Santa Cruz Cabrália, descendente de índio com muito orgulho huuhuuuuuuu viva o povo mais lindo do mundo 🇧🇷🇧🇷🤗💓🙏🙌😍😍😍😍😍👏👏👏👏👏👏
Olá, Pirula, Há também a arqueóloga brasileira Niède Guidon, que comandou as expedições da Serra da Capivara no PI, que defenda a hipótese de as primeiras migrações terem vindo da África e chegado no Nordeste brasileiro. Pelo que eu vi há datações de artefatos e desenhos nas cavernas da Serra da Capivara de mais de 20 mil anos. Porque isso não é muito aceito e é de certo modo desconsiderado das discussões quando se trada do povoamento da América? Abraço
@@mariapetronilho7634 Lá vem o vitimismo e militância! Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência sabe que os indígenas das Américas não têm nada a ver com os africanos. Já foi comprovado pelo DNA que eles são asiáticos que migraram para as Américas. Se você enxerga é só olhar para um índio e verá a semelhança com um asiático. Essa estória de que "vieram da África" foi inventada por gente que não tinha o que fazer, isso sim.
Imagino que os polinésios já eram avançados na construção náutica, porque os povos indígenas de lá mostram isso, barcos e um tipo de caravela, inclusive comum no Havaí, que tinha seu povo de origem polinésia. Além de ossos de alguns humanos foram encontrados no Chile vários esqueletos de galinha, "animais asiáticos".
Cara eu adoro esse vídeo, vocês n sabem o quanto. Na minha opinião, para saber para onde vamos temos que saber de onde viemos. Obrigado pelo incrível conteúdo de qualidade que você SEMPRE trás a nós.
Realmente faz sentido pois há alguns vídeos com filmagens sobre o Japão do início do século 20 e em algumas Ilhas eles são exatamente iguais aos índios até na comida. Meu as roupas lembram os peles vermelhas mas as casas parecem ocas guaranis, e assim vai...
os nativos tinham muito conhecimento e uma grande cultura. Eu choro quando penso que foi destruída e o mundo nunca os verá. o multicuturalismo está destruindo a diversidade
Muito legal este vídeo, gostei muito pois quando eu era criança na escola ensinavam que os índios vieram pelo Estreito de Bering, aprendi muito hoje. Obrigada.
Demais! As vezes algumas pessoas diziam que eu parecia asiático, porém sou negro e não tenho cabelo liso, daí recentemente descobri que um dos meus bisavós era índio, bom depois de ver esse vídeo não consigo pensar em algum outro motivo pra ter os olhos puxados. Muito bom e informativo esse vídeo!
Minha bisa foi indígena ; é muito bom saber um pouco dos meus ascendentes. O engraçado é que eu sou descente de Europeus e também Africanos ,ou seja, eu sou um brasileiro comum kkkk.
como o Brasil fez parte um dia da África ( Pangeia), em algum momento povos migraram para a região do Brasil antes da distância aumentar a tal ponto que seria impossível de atravessar. É um ponto a ser discutivel.
Interessante demais, dei aula ontem, pros meu alinos de Pré-história e to aqui na intenret fuçando sobre polêmicas doestreitode behring até agora ! shuahsuuhas
Fico muito feliz quando assisto a um video em que um vlogueiro trata nossa parte das Américas como realmente é chamada: América do Sul e não esses modinhas que tratam aqui como América Latina.
Já que se trata de um passado distante em que os europeus nem sonhavam em navegar pelo Atlântico, não faria o menor sentido usar uma nomenclatura que teve origem em um evento tão recente
Eu também adoro estudar estas coisas! Estou muito feliz por ter encontrado hoje o seu canal. Nem sempre o conhecimento está aliado à facilidade de comunicação. Que bom, aprender consigo! Sou portuguesa.
A Luzia foi uma das maiores fraudes INVENTADAS neste país ( e haja fraude tupiniquim)...Uma "forçação de barra" das maiores para dar a ideia de que a origem brasileira é africana, para criar uma identidade africana nos brasileiros...
Nunca tinha assistido. Bons vídeos são como boas músicas: atemporal. E ficarão para futuras pesquisas. Se os vikings já tiveram na América outros também já. É inerente ao ser humano, assim como o universo, se expandir.
Os índios do sul da Bahia são muitos parecidos com os povos das Filipinas.Uma vez entraram na minha casa em Teixeira de Freitas,no momento achei que eu estava no Japão,rsrs.
Po pirula, será que não tem alguém que você conheça pra você bater um papo sobre esse assunto? É muito legal! Não sei se mudou muito nesses quatro anos mas seria legal ouvir esse pessoal da gringa que tem essa visão do assentamento Clóvis. Uma live ou gravado ia ser demais!
Eu sou índia Guajajara eu sou mestiça e só sei que sou índia e brasileira claro mais oq quero saber se tenho um pouco do DNA japonês ... As pessoas me perguntam pq os índios tem olhos puxadinhos iqual japonês pq eles não envelhecem mais rápido pq o cabelo deles são liso?pq as línguas não entendemos (até na escrita e diferente como se fosse inglês)?? Eu tenho somente 12 anos estudo no 7ano e realmente eu fiquei muito curiosa ...
@@badtripescoces6809
Kkkkkkk
@@badtripescoces6809 tem sim
@@badtripescoces6809 idiota
Olha, muito provavelmente você deve ter um pouco de DNA japonês. Digo isso pois fiz um teste de ancestralidade genética e descobri que, mesmo tendo menos de 5% de genes indígenas (mais precisamente dos Andes), tenho cerca de 1% de genes japoneses também. Como não tenho nenhum parentesco com japoneses na minha família inteira e em nenhum dos meus antepassados, essa quantidade pequena de DNA japonês deve ter vindo "junto" com esse pouquinho de DNA indígena que eu tenho.
@@victorverissimo6126 como é esse teste ?
fiquei curioso, por favor me fale mais sobre ele .
Aos 12 anos li um compêndio de etnia que abordava este tema da ocupação das Américas e as linguagens semelhantes. Estou hoje com 76 anos e êste assunto continua sendo uma de minhas paixões.
Muita saúde e sabedoria a você :)
Puxa não aparenta ter 76 anos e sim um ano e meio. Está bem conservada.
Eu proxima dos sessenta e seis anos tbem tenho paixão
@@josecarlosdejesus7760 Minha nossa hahahahah
@@josecarlosdejesus7760 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Pirula, tudo bem? Eu sou do Piauí, e por aqui tem uma quantidade significativa de sítios arqueológicos, e dentre eles, há aqueles localizados no Parque Nacional da Serra da Capivara, onde trabalha radicada a arqueóloga francesa Niede Guidon. Neste parque, existem sítios onde há vestígios de ocupação americana bem mais antiga que 25 mil anos, com pinturas rupestres datadas de mais de 40 mil - e, inclusive, há uma fogueira, supostamente humana, a que se atribui uma datação superior a essa data (provavelmente equivocada ou contaminada, mas é o que dizem por aqui). Em razão desse trabalho, e pelo fato deste estudo cientifico se desenvolver no Piauí, aqui no estado aprendemos muito cedo a ver com desconfiança a teoria da migração via estreito de bering, e com melhor olhos as de migração via polinésia (que teria se dado por meio da travessia do pacifico de ilha em ilha até chegar na costa da america do sul). Só queria compartilhar essa informação, porque, pra quem gosta, vale a pena se informar um pouco mais sobre o trabalho dessa antropólogo, que luta há anos pela manutenção deste patrimônio.
-Curiosidade (off topic): há um parque ambiental chamado de "Sete Cidades", em que há um poço cuja construção (não lembro a datação), pelas características, foi atribuída aos Fenícios ( grandes navegadores e fundadores de Cartago), o que, se for verdade, mostra que a presença do homem na américa é um fenômino bem mais dinâmico e destituído de linearidade do que é consignada na nossa historiografia.-
EDIT: Qnd escrevi esse comentário, cinco anos atrás, eu fiz com base em muitas memórias do tempo de escola. Depois, pesquisando um pouco mais, vi que essa questão da ocupação fenícia no nordeste é uma lenda recorrente aqui na região.
P.ex.: www.historiadomundo.com.br/curiosidades/fenicios-no-brasil.htm.
Quanto às demais informações deste comentário, também são incertas. O mais certo é que, quem tiver a curiosidade, por favor, pesquise.
Muito interessante! Eu já tinha lido um pouco sobre o Parque da Serra da Capivara e esperava que nesse vídeo o Pirulla falasse sobre ele e o trabalho da Niede Guidon. Bom, espero que tenha outra oportunidade para abordar o assunto.
verdade
show de informações
Como se explica os idiomas falado pelos indígenas não possuirem similaridades com alguns idiomas asiático?
Niède Guidon é brasileira, de Jaú
Sou africano, e em Africa temos relatos de viangens de barcos africanos até as americas muito antes dos Europeus
Imperio mali
Conta mais kkk
De ser conto, porque o povo nativo da América é claramente asiático, mas dizem que os primeiros vieram da África
Conversa é essa cara!!!?
Tá loucão tio??? Os africanos junto com os povos da América eram os menos avançados tanto intelectualmente quanto tecnologicamente na época. Os únicos que podem ter vindo para as americas antes dos europeus foram os nórdicos, mas isso ainda não foi comprovado.
O Pirula tem que ganhar um prêmio do UA-cam pelo trabalho educativo que ele tem feito nessa plataforma.
Ele já ganhou! Extremamente merecido.
campim gordura e puxa saco tem emtodo lugar karai
Tem gente perdendo tempo com BBB.
@@geraldosilva4986 buaaa buaaaa
Ele tá ganhando e muito
Por mais vídeos sobre povos nativos e suas origens segundo a ciência, eu voto sim!
Cara, que tema foda!! Se o Pirulla tiver vendo, ou alguém que tenha um pouco mais de conhecimento nessa área, tem como usar modelos matemáticos pra auxiliar na pesquisa nessa área? Se sim, o que poderia ser de ajuda?
também curti demais o assunto, vou assistir o outro que ele indicou!
também quero
sim
pelo meu cachorro Toby,pelo moço da Xerox da facu,pela tia da cantina que deixa eu pagar depois,pelo meu gato cego chamado Estive onde? o meu voto é SIM!!!
Já tinha assistido, mas é sempre bom rever. Junho 2020
Pô cara, eu também. Meu irmão me perguntou de onde os indios vieram e eu lembrei deste video.
Já mudou tudo de novo. Procurem por "DNA antigo" no Canal USP.
@@eduardod.lozano4632 Eita, oq iso quer dizer? Tem a ver com aquela mulher negra antiga que descobriram aqui? rs
@@Danilo02Theo isso. Veja esses vídeos do canal USP que eu falei. Eles conseguiram tirar dna de fósseis de Lagoa Santa
Setembro de pandemia e revendo
As condições da travessia na região da Beríngia (o entorno do Estreito de Bering) eram mesmo difíceis, como o Pirulla observou: caça escassa e sobretudo clima cruel, extremamente frio dificultaram e muito o acesso dos asiáticos à América do Norte (a primeira porção do continente acessada pelos ancestrais dos índios). Porém eles já vinham bastante habituados à tal clima; eram, em maioria, siberianos. Na Sibéria é onde se verificam as mais baixas temperaturas do planeta (Yakutsk é um freezer a céu aberto). Este fato com certeza tornou viável às tribos a travessia. Chegando em terras americanas, encontraram clima e paisagem similares às que conheciam: Alasca e norte do Canadá em nada são diferentes da velha Sibéria que deixaram para trás. A adaptação à nova terra foi assim facilitada. Quando olho para um índio reflito que é um povo que merece respeito, por várias razões; a etnia mongolóide (que engloba grande parte dos asiáticos e todos os nativos das Américas) é de uma resistência notável. Vivem normalmente onde faz 40 graus negativos (inuits siberianos e da América do Norte), e onde faz 40 graus positivos boa parte do ano (tribos da selva equatorial da América do Sul). Parabéns pelo canal e pelo fascinante tema, Pirulla !
Também acredito que esta é a hipótese mais provável, não é necessária a terra ter passado por uma glaciação para que os povos da Ásia terem vindo à América, o polo Norte, a beirada deste, está lá o tempo todo. Abraço
mas pelo o que o Pirula disse sobre as análises do gelo lá, a região na época não tinha caça escaça, mas sim inexitente, simplesmente não haveria o que caçar naquela região no período analisado
Mesmo inóspito, estamos falando só de 85 km de travessia q é o estreito de Bering 😅
Moço,desculpa pedir isso estou no 1 ano do ensino médio,e e vi esse vídeo,mas n entendi nada,poderia dar uma resumida do que ele falou
Vale ressalta também que aqui no Brasil (no parque Nacional da Serra da Capivara) foram encontrados desenhos rupestres datados de 40.000 a. C., estes seriam os mais antigos encontrados na América.
Bola fora do Pirulla não mencionar isso!
Bem lembrado. E esses desenhos rupestres como entra nesta história? Provavelmente Adão enviou algum filho pra cá antes. rsss. Gente adorei isso aqui e acabei de me inscrever. 10 pra esta aula, mas espero que o firula em um vídeo, tentasse ligar estes desenhos rupestres e a chegada deste povo. Porque até um tempo atrás, eu estava acreditando, não em um adão e eva, Mas vários, em vários lugares. Rsss. Eu pensava ser impossível atravessar os oceanos, naquele tempo em barquinhos ou canoas, sem alimentos e sem agua, não sobreviveriam. Mas por terra achei possivel porque poderiam se estabelecer e depois seus descendentes seguirem viagens.
Seria importante o UA-camr se posicionar, mas já li algo referente que fiz que alguns achados em sítios arqueológicos no Brasil, ainda precisam ser validados PD ser esse o caso?
A arqueóloga Neide Guidon achou uns artefatos antigos datados de 50 mil anos nesse parque também, além das pinturas rupestres. Realmente não sei porque ele não mencionou isso.
@@wilbersarmento amigo eu tenho descendencia indigena. E tmb europeia
Então os asiáticos que descrobiram a América?
Caraio, eu nunca tinha parado pra pensar nisso kkkkk
N pq eles n sabiam q tavam aqui
Com toda certeza!
É
Talvez tenham sido os primeiros americanos
Minha filha (3 anos): o que você tá vendo?
Eu: um vídeo do Pirula falando de onde vieram os índios....
Ela: eles vieram da oca... 😂
que amorzinho mano
Fofa!
Pirula sabe de nada! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Pirula falou, falou... e não disse nada!...
Artur Brosig kkkk
Só eu tô vendo esse vídeo riquíssimo hoje? 6 anos depois. Adoro o seu conteúdo, obrigada por compartilhar tanto conhecimento com a gente.
Gislene pq eu tenho os olhos puxados? Sendo que eu não tenho ansedência asiática?
Tudo que vc tá falando tem no livro (1499 O Brasil antes de Cabral) um belo livro
Danilo Martins Mas foi de lá mesmo que ele tirou.
Eu tenho este livro, é excelente.
@@leonardosampaio1626 o nome do livro é esse: 1499 o brasil antes de cabral ??
@@sandravaladaosexologa6269 Sim, este é o nome do livro.
@@leonardosampaio1626 Sabe onde eu posso encontrar ele?
Muito bom . Eu sou descendente de índio , mas pelo fato de ser branca ,muita gente acha que eu sou asiática (mestiça ) sempre achei que os índios fossem parecidos . Agora entendi
Se tu não tiver parentes ou sobrenome japonês, coreano ou chines, tu provavelmente deve ter sangue indígenas como boa parte dos Brasileiros, aliás a tonalidade de pele não define a raça de ninguém , isso é um erro que no Brasil existe!! Os mestiços de Índios com Portugueses (ou outro caucasiano) são chamados de Caboclos e os "Caboclos'' entram no grupo dos "Pardos"(Mestiços)
Sultão Sultan Entendi . Muito boa a explicação . Obrigada .
Os Japoneses são povos com traços Mongol assim como os Indígenas, eles são da mesma raça no sentido antropológico mas possuem algumas diferença por fatores ambientais, assim como a raçados Caucasianos (que Inclui europeus, árabes, indianos do norte, persas, judeus) possuem diferença por fatores ambientais e climáticos, por isso que a pele dos Japoneses são clara e dos Indígenas são "queimada", por fator ambiental, pois o Japão é um país com clima frio no Inverno
Sultão Sultan então seria correto afirmar que os indígenas tem os mesmo antepassados em comum?
Os das Americas sim, como o vídeo do Pírula diz, a teoria de que eles vieram pelo estreito de Bering pode ser rechaçado por fatores ambientais, o mais provável é que o Indígenas Brasileiros tenha vindo dos Polinésios mesmo, ainda tem a teoria de que os Indígenas são um mistura dos antigos povos daqui (que eram negroides) com os polinésios, os Indígenas da América do Norte te outra teoria de que esses realmente vieram do Estreito de Bering (não os da América do Sul) e se misturaram com povos Caucasoides, por isso que os indígenas dos EUA e Canadá possuem estrutura facial e altura diferente dos Indígenas daqui mas todos os grupos de Indígenas são do grupo das raças dos Mongóis, mas aí são teorias, a ciência trabalha com campos arquelógico e fósseis para essas confirmações
Só queria adicionar alguns pontos, sobre o que os índios falam sobre suas origens, não sou nenhum especialista no assunto mas tenho pesquisado muito da cultura indígena das Américas pra poder realizar um projeto meu, e eu sei que mitos não podem ser levados como provas, mas observar como eles evoluiram e se modificaram conforme os humanos migraram é um exercício muito interessante; alguns pontos em comum dos mitos indígenas me chamaram a atenção, mas também existem pontos em comum com culturas que descendem do proto-indo-europeu:
-muitas tribos da costa oeste da america do norte contam que eles viviam em uma terra cheia de inimigos e eles estavam prestes a serem exterminados, então o homem velho(deus criador deles), soprou um vento gelado e criou uma ponte no mar que eles atravessaram e logo em seguida o homem velho soprou um vento quente e derreteu a ponte deixando os inimigos para trás.
-Em contra partida a maioria das outras tribos da america do norte contam que uma mulher vivia em um reino no céu onde não havia fome, luta ou doença e ela ou acidentalmente caiu em um buraco do céu, ou foi expulsa por ter ficado gravida e não querer revelar quem era o pai, mas a maioria das historias concordam que, ela vagou pelo mar por muito tempo até encontrar uma tartaruga gigante que seria o continente americano(vide que vários povos asiáticos possuem um mito semelhante, da ilha tartaruga ou do continente tartaruga.).
-Enquanto isso a algumas das tribos brasileiras dizem terem vindo de uma terra cheia de males seguindo um "profeta" até chegar ao Brasil que seria uma terra prometida deles, mas existem versões que eles chegam andando, outras de canoas e algumas até voando xD, enquanto outras tribos alegam terem surgido na região do atual Paraguay, porque lá foi onde Tupã começou a criar o mundo.
Mas pontos que todos os mitos de criação americanos concordam:
-Haviam dois irmãos, um civilizado gentil e valoroso que não conseguia caçar e então aprendeu a plantar, construir e fazer rituais; Outro selvagem e invejoso, que era otimo caçador e em algum ponto aprisionou todos os animais em uma montanha, os dois irmãos lutaram e o irmão bom libertou os animais, criou o dia e a noite; curiosamente diversos mitos Afro-Euro-Asiáticos apresentam a mesma historia contada de outras formas, o que sugere um mito original que pode ser sido inventado logo que os primeiros homens saíram da africa.
- Outro tema comum é uma entidade do Céu, podendo ser representada pelo Sol ou Trovão, que batalha contra uma Serpente que representa a escuridão, esse mesmo tema se repete em Zeus vs Tifão, Thor vs Jormungard, Jesus ou Miguel vs Satan como uma serpente de sete cabeças, Rá vs a Apophis, e praticamente toda mitologia ou religião tem uma versão semelhante, o curioso é que na america central o contrario acontece, A serpente é o deus maior deles Quetzalcoatl que representa o Sol, e combate um Jaguar Tezcatlpoca que representa a noite, em algumas versões essas duas entidades são os irmãos citados anteriormente, mas existem pessoas que creem que talvez isso signifique uma divisão antiga provavelmente uma briga entre dois lideres tribais primitivos, e/ou dois povos primitivos que dividiam uma mesa região, pelo poder que com o passar das gerações foi ganhando camadas de misticismo por cima.
O fato é que isso é uma tradição muito antiga que ganhou versões diferentes pelo mundo conforme as culturas evoluíram e observando como ele se modifica da para se conjecturar como as migrações humanas ocorreram e que no fim das contas saímos todos do mesmo lugar e só ficamos diferentes culturalmente e linguisticamente por causa do efeito telefone sem fio.
Bruno Cesar VS E também tem o dilúvio, tem vários povos espalhados pelo mundo que contém registros de um dilúvio, com algumas divergências.
Vou ver se houve um derretimento de camadas de gelo.
Bruno Cesar VS muito interessante msm.
Li tudo e adorei. Já tive hipoteses assim tbm, mas nada q alguém não pudesse hipotetizar do msm jeito em algum lugar.
O curioso é essas entidades q disputavam o poder.
Seriam tão místicos assim?
Para religiosos otários como você: Teu ser imaginário só existe na tua cabeça e morre contigo, mas você é livre como uma cegonha cega
para fazer tuas escolhas. Tudo tem um fim, o Sol, a Terra e até tua tremenda ignorância!
Ele está falando de mitologia ! Está explícito, não disse que acredita nos deuses ! Acorda rapazinho. Releia pacientemente essa bela contribuição.
Os professores nas escolas deveriam passar esses vídeos que são VERDADEIRAS AULAS
É possivel ver um estreito de bering entre as sobrancelhas do pirulla , kk sou seu fã cara
kkkkkkkkkk
kkkk
pois é, Belo mapa de demonstração
todo vídeo tem esse comentário
auihiaehiuhae
Vamos resolver isso:
Eles spawnaram aqui
Boa. Kkkk
kkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkk
esse foi o melhor comentario kkkk
Kkkkk
A maioria dos povos indíenas veio para as Américas via Estreito de Behring, mas outros vieram da Oceania. Há indígenas bem diferentes, tanto no aspecto físico quanto no linguístico.
Sim ! O D.N.A Asiático Oriental Nativo Siberiano é encontrado em Mongóis , Centro-Asiáticos ( Turcos e Cazaques ) , Japoneses , Coreanos e Chineses em todos os Povos Ameríndios ( Esquimós , Norte-Americanos , Mesoamericanos , Amazônicos , Tupi-Guaranis , Macro-Jês , Patagônicos e Andinos ) , além disso muitos dos Nativos Mesoamericanos , Amazônicos , Tupi-Guaranis , Macro-Jês , Patagônicos e Andinos tem Ascendência Genética extra de Aborígenes da Austrália e da Melanésia ( na Oceania ) que por sua vez eram Descendentes de Povos Africanos da região do Chifre da África ( Etiópia , Sudão etc ) e os Nativos Polinésios ( vindo de Taiwan ) tem Ascendência de Povos Ameríndios , houve um contato com eles nas costas da América Central e Sul .
Pirula, eu vi uns 30 vídeos seus novamente só essa semana, nem parece que faz 4 pra 5 anos já, sensacional
Kksks eu conheci o canal a tipo 1 mês mas tô assistindo um monte dos vídeos desse cara
Np Brasil existem fósseis humanos de 58.000 anos no interior do Piauí, Serra da capivara
Não, tem megafauna, restos de fogueira, pedras lascadas, mas não tem esqueletos humanos. Procura no research gate que tem altos artigos relacionados, meu professor escavou lá :)
Serra da Capivara
Exatamente, Francisco. Visitei os sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara. A professora Niède Guidon fez pesquisas com achados ainda mais antigos. Na mesma ocasião, conheci também o Museu do Homem Americano.
16000 a 58000 mil
@Givago Sales Exatamente, é triste ver que o assunto tão pouco é difundido dentro das nas nossas escolas. Grande parte dos alunos saem do ensino médio mal sabendo sobre as culturas pré-colombinas, quem dirá sobre as teorias da origem dos "homens americanos"... Precisamos mostrar nas escolas que a visão do mundo eurocêntrico, não é a única versão da nossa história !
En isla Mocha (sur de Chile) fueron encontrados huesos y cráneos humanos de origen polinesio, también huesos de gallina (frango) polinesio. La fonética maorí (Nueva Zelandia), Rapa Nui (Isla de Pascua-Chile) y mapuche (Chile) es muy similar. Guste mucho de tu video.
Si, los polonesios llegaron asta la región oeste de los Andes, y talvez tengan legado allen
@@Pirulla25 O ser humano foi criado há "apenas 6 mil anos atrás". Pare de idiotizar ainda mais a raça humana e pregue a "VERDADE". Analise esse link e compare com os seus absurdos ensinamentos:
@@Pirulla25 ua-cam.com/video/wo5Q9VdvC8I/v-deo.html
acabei de ver 16 minutos de um vídeo sobre uma linha do tempo sem evidência alguma, com certeza é a VERDADE
@@TehRakze O pior cego é aquele que não quer vê. Continue crendo na mentira que quiser!! A fé que salva é individual, e A ÚNICA VERDADE É A PALAVRA DE DEUS!! (João 17.17)
Sou descendentes de Índios, minha avó materna era indígena... Gostei bastante de saber mais a respeito dos meus antepassados!! 😍😍😘👌
Também gostei, meus bisavós eram indígenas.
Eu também,realmente,bem legal
Tu e uns 40 milhões de brasileiros kkk
Eu sou mais , sou descendente de uma bactéria que data de 12 bilhões de anos atrás !!!!!!!!!!! 👌👌👌👌👌👌👌👌👌👌
É nóis, tamo junto aí.
Pra quem vem prá Balneário de Camboriú SC, interessante ver várias ossadas de uma tribo indígena que foi achada em um das praias de B.C.(Larangeiras). Estão expostas para visitação no museu da Santur que fica ao lado da BR 101 antes do morro do boi sentido Itapema.Foram achadas na contrução de uma casa perto da praia.
Chegaram primeiro no Brasil e foram menosprezados até hoje
Infelizmente.
😔😞😞
Índio so se fode pqp
@@headcap3189
Indígena*
E sim eles só se fodem mesmo, em 1500 eles nem imaginavam a pik4 que tava chegando
Quero ver se isso acontecer de novo, só que com nós todos, com outros seres humanos vindo de caravela espacial de outra galáxia... aí sim a coisa vai ficar feia p/todo mundo aqui!!!
Vendo em Setembro/2020 pra usar como referência no seminário da universidade (online) sobre práticas de saúde indígenas. Esse vídeo trás um contexto histórico muito bom.
foda se
@@pedroalexandre6798
Foda-se você mermão a mina nem falou contigo e tu já vem com arrogância, toma no teu c*
Pirula, não meça a qualidade de seus vídeos pela monetização. Eu entendo que todos nós pensamos no suporte material pq precisamos dele para sobreviver. Mas essa disseminação de conhecimento que vc faz significa uma riqueza para o futuro de nosso país. Tenha certeza que vc contribui muito para que nosso futuro seja melhor. Ânimo. Temos muita luta pela frente. Te admiro muito.
Natália, "O nosso país" é o planeta Terra...por enquanto 😊
Outro costume japonês é o sepultamento em vasos cerâmicos. Foram encontrados em várias regiões das Américas, muitos sepultamentos neste modelo de vasos.
interior da Bahia há achados arqueólogicos de vasos funerários.
Os neanderthais pegaram um metrô no Japão (que já tinha metrô naquela época). Desceram na Austrália, fizeram a baudeação e desceram na Trianon-MASP da Paulista. Passaram no Extra 24h perto da brigadeiro. Compraram umas lasanhas de microondas e ficaram sussas esperando a galera do Clovis.
buguei
os alemães tinham tecnologia p isso
kkkkkkkkkkkkkkkkk
tem um erro nisso ai cara
o Extra da brigadeiro não é 24h, fecha as 23h
Diego, naquela época as ruas eram mais seguras, por isso 24h
Essa descoberta no Chile corrobora com o que é relatado no livro "Sting na Amazônia", da década de '80. Sting trouxe o chefe Dakota-Sioux Red Crow Floyd Westerman (kangi Duta) para conhecer o chefe Raoni, no Alto Xingu. No encontro, os dois chefes disseram que "fecharam um ciclo", porque, na cultura deles, ou seja, da América do Norte e do Sul, os antigos indígenas dizem que os índios norte-americanos descendem dos índios da América do Sul. Que a chegada dos ameríndios se deu primeiramente pela América do Sul, migrando gradualmente, ao longo dos séculos, rumo ao norte.
cai neste vídeo de paraqueda mais, é de uma clareza tão cristalina que dá pra pensar que nossa juventude não está perdida. PARABÉNS PELO VIDEO E PELA MANEIRA CLARA, INTELIGENTE E DIDÁTICA QUE PASSAS AS INFORMAÇÕES, NOTA 10 PRA VC CARA!
Só tenho no momento palavras a expressar nesse mundo virtual chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre.
A minha imensa gratidão e consideração em poderem produzir , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social,psicológica ,moral e humana.Muito sucesso hoje e sempre ao canal.
Acham incrível que esses antepassados viajavam mais que nós com menos "recurso" brincadeiras a parte mais pra sair do Interior e ir pra capital já é uma aventura. Imagina pra eles quantos anos, séculos......
Vdd
sedentarização
...acessem o canal últimos dias(Edson Silva História), que vocês ficarão sabendo de onde vieram os índios das Américas. Inclusive dos negros também.
Vdd kkk
Uau que delicia AMO ANDAR
Vim do futuro pra dizer que ele fez sim o vídeo da evolução humana. E ficou topissimo
Esse foi o melhor comentario que eu ja vi 👋👋👋Eu so conheci esse canal agora
@@arianabel5510 Benvinda, sinta-se em casa. Tem mais de uma década de conteúdo edificante. Pode colocar nas playlists sem moderação. Um dos que mais gosto é da dispersão dos mamíferos
@@waldemarcardoso5394 Sim obrigada ...que maravilha adorei encontrar o teu canal ....vou fazer uma pipoquinha e assistir a "Playlist beijos
Amei o vídeo...
Amo esse tema, sobre o surgimento dos humanos, os povos.
Na adolescência era meu sonho, estudar antropologia e arqueologia.
Pois os atrologos nao sabem nada
Tatiana olhe meus vídeos e monte sua teoria do q seja tais escritas estão em mata fechada.
É sempre tempo!
Essa história de as embarcações serem mais antigas do que a gente pensa me lembra o professor de gestão de conhecimento dizendo que se a gente passar o conhecimento pra frente a roda não vai precisar ser inventada duas vezes. Então da mesma forma que alguém tem uma ideia genial e descobre q já foi patenteada a anos por outra pessoa, acho totalmente plausível alguém ter tido a ideia de passear num treco de madeira pelos oceanos antes de alguém fincar uma bandeira e dizer "inventei o barco"
Meu isso e até logico índios tem Olhos puxados cabelo liso asiático olhos puxados e cabelo liso. E não para por ai se vc pesquisar vai perceber uma assustadora semelhança entre a língua tupi e a língua japonesa ou a Koreana,simplesmente incrível.
Fenincio errante verdade os chineses aqui no paraguay aprenden o guarani muito rapido. Estou aqui a tempo e tenho muitaa dificuldade
Imagina. Chinês é inteligente por isso aprendeu rápido. A língua tupi nem de longe parece com as línguas asiáticas. Isso é achismo. Em contrapartida o tupi é quase a mesma coisa que o hebraico arcaico.
Você quer dizer que chineses são biologicamente mais inteligentes que os outros e por isso aprendem rapido? como é isso?
é cada coisa q leio na internet pqp
Concordo nossos índios mongóis
Como ter fé no futuro do Brasil sabendo que o Whindersson chega a 11 milhões de inscritos e os canais de ciência e conhecimento não passam de 1 milhão?
Infelizmente não é só no Brasil, meu amigo.
Tem Um Canal De Gameplay Que Tem 47 Milhões De Inscritos, É Gringo, Ou Seja O Planeta Está Perdido
O Whindersson é um humorista krl.O que tem a ver !?
Conhecimento e lógica não são para qualquer um mesmo.Existe uma seleção natural para isso tbm.
Não que o Whindersson ter alcançado tantos inscritos seja um problema. O lamento é o canal de ciência não ter tido o mesmo alcance.
Os EUA não admitem nem que roubaram pra si o nome de América. KKK
Né
O MUNDO JA EXISTIA ANTES DOS EUA, EUA FOI APENAS UMA COLONIA DE INGLESES, E OUTROS EUROPEUAS, ELES DESCOBRIRAM A AMERICA E A INVADIRAM...
Kkkk e o Américo V. nem pisou na América ...deveroa ser Colômbia
Seu país se chamou ilha de vera Cruz, ilha de Santa Cruz, terra de vera Cruz, terra de Santa Cruz, quando virou prisão colônia pra judeus convertido a força passou a se chamar braseiro, depois Brasil. Mas você está preocupado como nome do EUA. Estados Unidos da América? Morando num lugar chamado Brasil (braseiro)? É isso??
@Sami C. não são o câncer são sim o melhor trabalho de macumba. Ninguém pode com eles. E seus símbolos condizem com o país . A água que machuca e mata o animal menor e o rato que só traz doenças para a humanidade
Vim ver o ponto de vista do Pirula quanto ao caminho do índio brasileiro e descobri que já havia visto há 3 anos antes! Obrigado, Pírula, vou renovar a vista!
Que vídeo maravilhoso!!! Eu trabalho com a Educação Infantil, mas sou formada em História. A pergunta mais frequente entre as crianças é de onde surgiram os povos indígenas, antes dos colonizadores portugueses. Claro que eles não formulam dessa forma hahahahaa mas esse interesse é algo que vem desde muito cedo
Pelo menos no que se refere as etnias indígenas atuais do território brasileiro, sou da opinião que descendem de pelo menos duas correntes migratórias diferentes, pois enquanto as famílias linguísticas Tupi-Guarani, Arawak e Karib tem muita semelhança com o japonês, as línguas Jês por exemplo não tem qualquer semelhança com o japonês e sim com as línguas Austroasiáticas (Vietnamita, Cambojano, Tailandês) e Austronésias ( Malaio, Filipino , Indonesiano), olhem a semelhança das palavras da Língua Kayapó com o Vietnamita por exemplo. É muito coincidência se eles descenderem de uma mesma corrente migratória ter ocorrido aqui uma diferenciação linguística tão semelhante a que ocorreu no continente asiático. Na minha opinião houve uma migração de um povo que tinha a mesma origem dos japoneses e deu origem aos tupis-guaranis, arawak e karib e outra do sudeste asiático, provavelmente através da polinésia que deu origem aos Jês.
Não, não existe qualquer similaridade entre quaisquer idiomas nativos da América do Sul e idiomas asiáticos, ao menos não por origem comum, as "similaridades" são tipológicas e podem surgir independentemente em qualquer idioma sem origem comum. Assista meu vídeo sobre as línguas indígenas brasileiras - ua-cam.com/video/_b9FzInyUzU/v-deo.html
@@MOPCLinguistica Olá massa o vídeo, sem dúvida diversas línguas podem ter similaridades independente de terem uma origem comum, no entanto no caso do Tupi ainda acredito em uma origem comum com o japonês, pois as semelhanças não são apenas na fonologia mas diversas palavras tem também o mesmo significado, veja alguns exemplos: acapê(tupi) kabe (jap) = parede, ama(tupi) ame (jap)= chuva, anhá (tupi) anya (jap)=sombrio, arassy (tupi) arashi (jap) = tempestade, caxi (tupi) kashi (jap)= doces, curi (tupi) kuri (jap) = castanhas, mi (tupi) mi-mi (jap)=semente, tataca (tupi) tataku (jap) = estalar, sumaré (tupi) sumire (jap) = orquídea, violeta, au-ssub(tupi) ai-shuu (jap)= afeição, amor, ajete (tupi) agete (jap)= certamente, rana(tupi) aranu (jap) = falso, errado, ara-á (tupi) arai (jap) = inquieto, ayri (tupi) ari (jap) = formiga, o-bi (tupi) ao-mi (jap) = vedor, verde...acho difícil nesse caso ser apenas coincidência
@@brenosouza8846 Não, basta vc raciocinar que não teria como em mais de 12 mil anos somente essas palavras ficarem congeladas iguaizinhas só no ramo Tupi e no Japonês, e em nenhum outro idioma das Américas ou Ásia. Em 12 mil anos nenhuma palavra fica idêntica assim. E "chuva" em Tupi antigo é "amana", "amã" se não me engano seria em Guarani. Essas similaridades aleatórias (muitas forçadas) estatisticamente podem ocorrer entre várias línguas. Eu já vasculhei mais de 300 línguas do mundo e acredite, sempre encontro uma similaridade bizarra que se deve ao acaso, não a contato ou origem comum.
@@MOPCLinguistica Entendo, só esclarecendo que eu tirei esses exemplos do livro Estudo Comparativo do Japonês com Línguas Ameríndias do Prof Luiz Caldas Tibiriçá da USP, onde ele faz comparações não só destas palavras mas de centenas outras de dialetos tupi que apresentam o mesmo fonema e significado que a língua japonesas, além de diversas outras de idiomas nativos americanos tanto da América do Sul quanto da América do Norte e Central. Mas deixando de lado um pouco os fatores linguísticos existem outros fatores. A cerâmica tupi e marajoara por exemplo é bastante semelhante a cerâmica do período jomon. Li uma matéria de uma pesquisadora do Smithsonian na qual ela defende também a grande semelhança da cerâmica da Cultura Valdívia do Equador com a da Cultura Jomon. Ela propõem uma teoria de que pode ter ocorrido uma migração do arquipélago japonês para as américa em função da Erupção Akahoya, que foi uma das maiores explosões da Caldeira Kikai na costa de Kyushu e também uma das maiores do Período Holoceno, segundo datações por radiocarbono essa erupção teria ocorrido por volta de 7.000 anos atrás e lançou 500 km³ de magma que destruiu uma boa parte do arquipélago japonês além de causar inúmeros tsunamis. Essa catástrofe pode ter forçado alguns povos da região a procurarem novas terras para habitarem, lembrando que nessa região fica a Corrente Kuroshio (Corrente do Japão), que forma o Giro do Pacífico levando até a Costa do Pacífico da América do Norte e Central.
Existem também os fatores genéticos, pesquisas genéticas já mostraram que a maioria dos povos nativos americanos entre eles os tupis guaranis pertencem ao haplogrupo Q, este haplogrupo além dos nativos americanos só existe em alta frequência na Ásia mais especificamente entre os povos siberianos ( Chukchis, Kets, Selkups, Yukaghir, Yupiks) e algumas tribos do sudeste asiático como a Tribo Akha da Tailandia e o Povo Dayak da Indonésia. Aliás o povo Yupik é um povo que comprova a teoria da origem asiática e da migração pelo Estrito de Bering dos Nativos Americanos pelo menos no que se refere aos Esquimós, pois os Yupikis habitam tanto o Alaska quanto a Rússia Siberiana. A maioria dos pesquisadores japonese concorda que o Povo Jomon teria uma origem Sibério-Mongol na região do Lago Baikal na Rússia Siberiana, região esta com alta frequência do haplogrupo Q. Diversos outros fatores são semelhantes como por exemplo o Shamanismo Siberiano e o Shamanismo dos índios, os tipos de construções, estilo de cantos e danças, estilo de pintura e grafismos, o tipo de lutas como por exemplo o sumô e huka huka praticado no Xingu, já notei também uma grande semelhança na tradiçao de tatuagem de rosto, principalmente com tinta preta ao redor dos lábios dos Ainu do Japão, e do povo Yupiki com os Asurini do Xingu e outros povos tupi, os tipos de grafismos Ainu e construções tem bastante semelhança com as do tupi sem desconsiderar a fisionomia é claro que é inegável.
Falo um pouco de Tupi guarani,notei muitas semelhanças e que quase todas as palavras são oxítonas...Que é característica do idioma Japonês...
Pra mim os indios sul americanos tem ligação com povo da Ásia, regiao do Vietnã thailandia a cor os cabelos olhos ate a lingua
Otimo video
Não só pra vc. A ciência já comprovou isso através do DNA, inclusive no Japão existe uma etnia chamada de índios devido à aparência com os indígenas das Américas.
@@Antonino332 legal neh acho muito interessante
Meu pai indio de Manicore Am a cara dele igualzinho a uma pessoa do Vietna .Antes quando eu era joven eu era traumada com minha nariz . Agora sei que as mulheres da thailandia e Malasia tem nariz igual o meu . Kkkkkk
@@Donascimento79 show de bola
@@D.Harlley na nova Zelândia e Polinésia francesa o povo parece muito com pessoal do Chile,ilha de páscoa com certeza de barco ele chegaram a América
Voltei nesse vídeo de 6 anos atrás pra mostrar pra minha mãe. Nada paga a reação dela assistindo!
Obrigada por tornar o conhecimento mais acessíveis, Pirulla❤
Pírula, você poderia fazer um sobre a origem dos povos orientais. Japoneses e coreanos descendem de chineses? Como a língua deles se diversificou? É verdade que o arquipélago japonês era habitado inicialmente por brancos?
Boa pergunta!Japão,Koreia,China etc..São bem parecidos fisicamente
Lifetime O Japão foi primeiramente habitado pela cultura Jomon (os povos ainus que existem por lá ainda hoje são os Jomon que restaram) que têm caraterísticas não asiáticas, alguns estudiosos defendem que eles seriam caucasianos, mas esse ainda é um assunto bastante misterioso
O Japão era supostamente habitado pelo povo AINU, que supostamente veio da Sibéria s e possui traços europeus como bastante pelo no corpo e possui olhos grandes. Infelizmente os ainus foram aculturados e estão perdendo sua língua e cultura.
No meu canal eu estou abordando a história e origem dos idiomas do mundo inteiro, e devo fazer um vídeo sobre os idiomas do Extremo Oriente em breve, por enquanto assista meu vídeo sobre os idiomas indígenas do Brasil - ua-cam.com/video/_b9FzInyUzU/v-deo.html
Fernando Ventura Jr. Eles vieram da África também
7:02 Pirula, esses grupos vindo do estreito de Bering, eles não poderiam ter se alimentado de pesca? Seria realmente necessário ter grandes animais terrestres por ali?
Como o evento do estreito de Bering se baseia na era glacial, provavelmente a população de peixes, frutos do mar e de algas se reduziu, tornando a possibilidade de viver naquele local e época muito difícil de se obter o êxito da sobrevivência.
poderia ser animais pequenos como coelhos e aves ou animais costeiros como focas, afinal 5 coelhos alimentam 5 pessoas do mesmo modo que um animal maior faria, e uma foca ou morsa em terra seria uma caça fácil que alimentaria um família inteira, apenas meu palpite
De fato, no entanto como estava na era glacial a disponibilidade de alimento tanto na terra quanto na água eram pequenos, tornando a caça desses animais muito rara. Sem contar, é claro dos eventos climáticos naquela região, como o frio
+Wilson Gomes ou talvez atravessaram o estreito de Bering com canoas em um período mais quente e amigável a colonização, afinal como o pirula diz pode ter havido uma migração marítima das ilhas polinésias, e atravessar o estreito de Bering com balsas é muito mais fácil do que atravessar matade do pacífico.
Felipe Rodrigues animais pequenos acho improvável. A caça dispende muita energia, só vale a pena quando a presa oferece muita comida de uma só vez.
que delícia de vídeo cara, estava com saudades de vídeos assim. Mais ciência por favorrrrr!! saudades.
Lorraine Bersot rsrs
Exclui esse ''comentário''. Não use o anonimato e o contato indireto para fazer uma pergunta assim.
Igor Costa up
Os primeiros habitantes do continente americano, que deram origem aos povos indígenas, como os que povoaram o Brasil, realmente devem ter vindo pelo oceano pacífico, deveriam ser grandes navegadores, com embarcações grandes e modernas para época, que ainda podem ser encontradas, as famosas pirocas.
Parabéns Pirula, excelente análise, bem diferente desses criacionistas.
Vdd
Quando morei no Japão, li uma amtéria de um japonẽs que atravessou a pé da Ásia até a América do Norte durante o inverno ... e conseguiu provar que era possível ... e comprovou a teoria de que os indígenas das américas são asiáticos.
Kkkkkkkk vc acha que migrações de populações inteiras acontecem assim? As pessoas, assim como as outras espécies animais, vão se deslocando lentamente, com várias idas e voltas. Não é uma grande caminhada com um objetivo fixo, não.
@@incanusolorin2607 Como vc é IDIOTA! O que ele disse foi que é provado que isso é possível, NÃO TEM NADA A VER COM A ASNEIRA QUE VC DISSE, esse é o problema do brasileiro: ANALFABETISMO FUNCIONAL..
@@anonymousg.5432 Ele não disse apenas que foi provado que é possível atravessar o Estreito de Bering a pé, mas também afirmou que o fato de um japonês ter feito isso “comprovou a teoria de que os indígenas das américas (sic) são asiáticos”.
Eu nem sei se acredito que um japonês de fato fez essa travessia, já que (1) atualmente o Estreito não fica completamente coberto por gelo, nem no inverno, e para caminhar da Ásia à América você precisa ter a sorte de correntes marítimas juntarem vários pedaços de gelo pelos quais você poderia ir pulando; e (2) americanos e russos guardam os dois lados do Estreito e o japonês provavelmente teria sido detido assim que chegasse em terra firme.
Mas o mais importante é que, ainda que alguém tenha atravessado o Estreito a pé, isso não seria evidência suficiente para provar que populações inteiras o fizeram.
@@incanusolorin2607 lê quis dizer que é possível ir andando até lá, não que os japoneses disseram "vamos para a América do Norte virar índio?" e foram andando até lá
Japonês? O japonês a mil anos atrás nem sabia escrever.
Povos antigos da Asia são China e Índia, talvez um chinês e uma indiana sairam da Asia e criaram os índios nas americas.
É incrível poder acompanhar um conteúdo de bom gosto e enriquecedor como esse no UA-cam, por mais canais como esse...
É mrsmo. Não perco vídeo do Pirula desde que o descobri.
Eu comprei, num sebo, KONTIKI. É um livro bem interessante m
Tem o canal nerdologia tbm que é muito bom
É isso aí, Pirula =D Deixou aqueles temas de política e moralismo chatos pra lá e voltou a falar dessa delícia que é a ciência biológica ;)
Aleluia hahahahhahahaha
ele cansou das tretas com a galera conservadora babaca
+Nicolas Alves Cansou nada, ninguém tem que fazer as vontades dessa galera. Mas os vídeos de biologia são bacanas, a pessoa até relaxa.
sem dúvida...
sem dúvida...
Amo essas aulas de História com Antropologia.
O video tem 18 minutos, e ja faz 5 minutos que ta disponivel e ja tem dislikes, isto é, nem da para assistir todo. O que esses caras ganham em ficar aqui dando dislike?
Cara, essa pergunta vale para todos os canais com uma audiência razoavelmente grande, agora a resposta... eeee, hmmm, slá, só ignora, kkkkk
E também já tem likes.
Por que as pessoas clicam no like sem assistir tudo?
Pois é, muita gente desocupada. Devem ser da mesma turminha daqueles que vieram criticar o Pirula no vídeo sobre o Feliciano e que apoiam certo pré-candidato a presidente em 2018
São os arrombados da tríade do esgoto (astrólogo charlatão + eleitores de nazista + rockeiro de missa)
+Jorge A hur dur bolsonaro nazista hur dur
Se o Pirulla ler esse comentário, eu gostaria de uma fala a respeito sobre porque será que os índios tem predominância tipo sanguíneo O e na Ásia é A que predomina, se eles são tão próximos geneticamente.
Pode ser até besta a pergunta, mas sou leigo e acho curioso isso.
pq provavelmente os que imigraram pra ca e reproduziram eram predominantemente O. entenda que eh uma longa jornada e portanto não muitos vieram e portanto todos os povos indigenas são descendentes de um grupo muito menor humanos.
assistindo em 2024 e achando estranho um vídeo do Pirulla com "apenas" 18 minutos, kkkkkkkkkkkkkkkkk
Sou de lagoa Santa, desde criança a gnt já estuda bastante história por conta do Peter lund
Muito bom a explicação, sou estudante de historia e muito curioso sobre a origem dos povos. Espero mais vídeos desse tipo Pirulla.
Eu sonho estar vivo no dia que criarem a maquina do tempo e ver como os indios chegaram nas Américas e o porquê de terem atravessado o mar
Eu também, tantos enigmas hoje seriam tão facilmente respondidos...
Marcos Ashford #SomosTodosDoAlém os antigos sumérios tem a resposta, estude sobre os anunakis, e suas tecnologias em todo o mundo.
máquina do tempo é impossível de ser construída porque precisa voltar no espaço tempo. você faz parte do espaço tempo, não tem como ser um espectador de da sua dimensão. O que é muito mais fácil é criar um computador tão potente em memória e processamento que posso rodar simulações da evolução humana no planeta terra, e assim vc poderia ter um resposta ou exata ao que aconteceu ou só uma possibilidade dentre inúmeras outras.
Marcos Ashford #SomosTodosDoAlém também gostaria mas o sistema nunca coloca esse assunto nos livros de história!
gleison sousa Carvalho afinal e o idioma deles?
já toma meu laiq! sempre pensei nessa questão
+Hogoromo Ootsutsuki oi
td bom?
olar
Eu tbm
é
A história vem se desenhando a cada dia com grandes informações.
Perdemos a Luzia :/
O mais curioso é que a Luzia, provavelmente tinha a genética similar a dos povos polinésios e não com os povos indígenas que nós geralmente pensamos a princípio. É provável que tenha habitado a região antes mesmo dos povos indígenas que nós estamos acostumados a pensar.
@@levilima9925 concordo, ainda bem que resgatamos fragmentos, mas realmente é impressionante
ela foi pro Canadá
Ela não é negra
Norberto Alves Deve estar atrás da horta! 😂😂😂
Fizemos um teste de ancestralidade pelo My Heritage e minha esposa tem 1,4 % de esquimó/ inuite!
Caraca 🙀, moro de curiosidade de fazer esses testes mas sou pobre 💧👁️👄👁️
@@lohaye3260 kkkk é meio salgado, normalmente 200 reais, mas é uma vez na vida!
@Douglas Costa caraca! Esse é massa!
@Douglas Costa porque será que surgiu a expressão, mongol, mingo, mongoloide?
@@piadas804 eu também vou fazer, mas só depois com o meu dinheiro, meu pai nunca me daria 800 reais pra fazer um teste desses KKkkk.
OLHA VOU TE DIZER UMA COISA, QUANDO EU TINHA UNS 14 ANOS EU AMAVA ESTUDAR HISTÓRIA E EU SEMPRE TIVE ESSA DÚVIDA QUE OS ÍNDIOS ERAM DESCENDENTES DE ASIÁTICOS.
Os índios são descendentes de asiáticos?
@@crizmariosouzadantas5233 Ue, não viu o vídeo?
Revendo esse video depois de anos, sou mestiza e descendente Quechua, minha família paterna toda é andina. É engraçado que mesmo meus sobrinhos, que são filhos de pais brancos ainda nascem com a mancha mongólica... E olhos puxados. É uma herança muito forte, tenho amigos japoneses que tiveram bebês e eles tambem têm, aqui quando nasci acharam que era alguma doença de pele 😅 depois sumiu...
Sempre tive curiosidade sobre esse assunto mesmo Pirula. Eu fiz um teste de genética pela Universidade do Porto, mas meu material (uma amostra de sangue) foi coletado no laboratório de genética da UERJ. O resultado da Matriz mitocondrial de DNA diz que o meu ancestral materno surgiu há 14.000 anos na ásia e são nativos americanos. Já meu ancestral masculino cromossomo Y surgiu há 18.000 anos no médio oriente (povos semitas: Judeu ou árabe). Haplograma G, e este é encontrado na região do cáucaso. Parte da Rússia, Irã, Turquia, por ali.
Valeu Pirulla, Ficou muito legal o vídeo!!
E vc ainda falou da Luisa, .
Que não estava no Canadá.
*Luzia
Caroline Torres Correto! Eu sempre faço confusão, rs, obrigado.
Aqui no Ceará, na região metropolitana da Caucaia (lugar onde há tribos indígenas) tem um povo que se parece muito com as estátuas da ilha de páscoa. E também conheço uma pessoa que é muito parecida com a Lucy. Espero ter ajudado, bom trabalho ai!
Realmente Pirulla e fascinante, eu sou Baiana aqui de Santa Cruz Cabrália, descendente de índio com muito orgulho huuhuuuuuuu viva o povo mais lindo do mundo 🇧🇷🇧🇷🤗💓🙏🙌😍😍😍😍😍👏👏👏👏👏👏
AMEI O VÍDEO!! É realmente um assunto bem interessante!!! Explicação simples e objetiva, bem fácil de assimilar
Olá, Pirula,
Há também a arqueóloga brasileira Niède Guidon, que comandou as expedições da Serra da Capivara no PI, que defenda a hipótese de as primeiras migrações terem vindo da África e chegado no Nordeste brasileiro. Pelo que eu vi há datações de artefatos e desenhos nas cavernas da Serra da Capivara de mais de 20 mil anos.
Porque isso não é muito aceito e é de certo modo desconsiderado das discussões quando se trada do povoamento da América?
Abraço
Lucas Favero Silvestre não existe possiblidades dos primeiros povos terem vindo da África, por isso essa tese sempre foi rejeitada
@@rgbstm7146 Quem não considera a hipótese da nossa origem em África tem preconceito, não acha?
Pre-conceito é travar o conhecimento.
@@mariapetronilho7634 Lá vem o vitimismo e militância! Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência sabe que os indígenas das Américas não têm nada a ver com os africanos. Já foi comprovado pelo DNA que eles são asiáticos que migraram para as Américas. Se você enxerga é só olhar para um índio e verá a semelhança com um asiático. Essa estória de que "vieram da África" foi inventada por gente que não tinha o que fazer, isso sim.
Imagino que os polinésios já eram avançados na construção náutica, porque os povos indígenas de lá mostram isso, barcos e um tipo de caravela, inclusive comum no Havaí, que tinha seu povo de origem polinésia. Além de ossos de alguns humanos foram encontrados no Chile vários esqueletos de galinha, "animais asiáticos".
Cara eu adoro esse vídeo, vocês n sabem o quanto. Na minha opinião, para saber para onde vamos temos que saber de onde viemos.
Obrigado pelo incrível conteúdo de qualidade que você SEMPRE trás a nós.
Realmente faz sentido pois há alguns vídeos com filmagens sobre o Japão do início do século 20 e em algumas Ilhas eles são exatamente iguais aos índios até na comida. Meu as roupas lembram os peles vermelhas mas as casas parecem ocas guaranis, e assim vai...
Quais são os documentários?
Se a travessia por Bering (aprox. 200km) não foi possível por falta de caça, como uma travessia marítima foi possível sem conservação de alimentos?
os nativos tinham muito conhecimento e uma grande cultura. Eu choro quando penso que foi destruída e o mundo nunca os verá. o multicuturalismo está destruindo a diversidade
Caminhos abrem, divergem constantemente. Tudo é mudança.
Muito legal este vídeo, gostei muito pois quando eu era criança na escola ensinavam que os índios vieram pelo Estreito de Bering, aprendi muito hoje. Obrigada.
Canal do Pirula é show de conhecimento .
explicações práticas e "mastigadas"
obrigado.
❤
Senhor, que explicação sensacional. Muito obrigada!
Demais! As vezes algumas pessoas diziam que eu parecia asiático, porém sou negro e não tenho cabelo liso, daí recentemente descobri que um dos meus bisavós era índio, bom depois de ver esse vídeo não consigo pensar em algum outro motivo pra ter os olhos puxados. Muito bom e informativo esse vídeo!
Minha bisa foi indígena ; é muito bom saber um pouco dos meus ascendentes. O engraçado é que eu sou descente de Europeus e também Africanos ,ou seja, eu sou um brasileiro comum kkkk.
Um Silva ou santos nato.
como o Brasil fez parte um dia da África ( Pangeia), em algum momento povos migraram para a região do Brasil antes da distância aumentar a tal ponto que seria impossível de atravessar.
É um ponto a ser discutivel.
Hawaii Também pertence aos indígenas.. já que o povo hawaiiano tem olhos puxados e pele vermelha
Verdade!!! Todos asiaticos sao da mesma familia menos os indianos
@@camilamelo9790 Os asiáticos do Oriente Médio e os asiáticos russos também não tem o olho puxado.
Os Havainos são descendentes de Polinésios exploradores q lá chegaram
Bom vídeo. Agora faz um com o tema: "Para onde foram os índios!".
Interessante demais, dei aula ontem, pros meu alinos de Pré-história e to aqui na intenret fuçando sobre polêmicas doestreitode behring até agora ! shuahsuuhas
Fico muito feliz quando assisto a um video em que um vlogueiro trata nossa parte das Américas como realmente é chamada: América do Sul e não esses modinhas que tratam aqui como América Latina.
Já que se trata de um passado distante em que os europeus nem sonhavam em navegar pelo Atlântico, não faria o menor sentido usar uma nomenclatura que teve origem em um evento tão recente
melhor ainda se fosse abya yala
@@annaconda1789 como assim?
Amei esse vídeo! Adoraria mais vídeos do tipo,e o estreito de Bering me lembra as suas sobrancelhas 😘
Mônica Ribeiro Marques kkkkkkkkkkk
Esse vídeo está abordando um dos temas que eu mais perguntava aos meus professores.
Eu também adoro estudar estas coisas! Estou muito feliz por ter encontrado hoje o seu canal.
Nem sempre o conhecimento está aliado à facilidade de comunicação. Que bom, aprender consigo!
Sou portuguesa.
Oi Pirula. Já Leu o "A Expedição Kon-tiki? Tem tudo a ver com esse tema. Também foi feito um filme.
E a Luzia pegou fogo. . .😭
puts nem lembrava, agora to triste
Pelo menos, ainda conseguiram salvar o fóssil.
A Luzia foi uma das maiores fraudes INVENTADAS neste país ( e haja fraude tupiniquim)...Uma "forçação de barra" das maiores para dar a ideia de que a origem brasileira é africana, para criar uma identidade africana nos brasileiros...
@@anonymousg.5432 manda um artigo aí que prove que é uma farsa
@@adrielbarbosa7238 ele vai mandar alguma coisa do guia politicamente incorreto da história do Brasil.
Nunca tinha assistido. Bons vídeos são como boas músicas: atemporal.
E ficarão para futuras pesquisas. Se os vikings já tiveram na América outros também já. É inerente ao ser humano, assim como o universo, se expandir.
Quero parte 2 desse vídeo, uma continuação se houve mais descobertas sobre o assunto.
A pergunta agora é: Para onde vão os índios, vão continuar sendo tratados como bichos ou vão ser tratados como GENTE?
Eles são mais *gente* do que nós.
se depender dos ambientalistas e da Funai, como bichos
Vão trabalhar porque já fazem parte do capitalismo!
@@vitorhogo284 sim
@@MOPCLinguistica quero um índio de estimação
Os índios do sul da Bahia são muitos parecidos com os povos das Filipinas.Uma vez entraram na minha casa em Teixeira de Freitas,no momento achei que eu estava no Japão,rsrs.
Jota Baptista
😆😅😂😂🤣🤣
😂😂😂😂essa foi boa🤣🤣🤣
É verdade , estive em santa cruz Cabrália fiquei impressionada .
Sao da mesma descendencia kkkk foi comprovado
Brother Grava sobre a Ilha sentinela do norte.Eles são bizarro.
Po pirula, será que não tem alguém que você conheça pra você bater um papo sobre esse assunto? É muito legal! Não sei se mudou muito nesses quatro anos mas seria legal ouvir esse pessoal da gringa que tem essa visão do assentamento Clóvis. Uma live ou gravado ia ser demais!
👏👏fantástico!!! O UA-cam devia ter mais canais como esse!!!👏👏
Abordou o tema muito preciso rápido, esclarecedor , sendo humilde pra correções. Like 👉👉
U.S.A sempre querendo o primeiro lugar em tudo, que vício .-.
PREFIRO JAPA E ANJINHAS
se eles conseguem neh... pior aqui.. Brasil só quer ser o pior em tudo ^^ br ehuehueh
inventaram nem o avião,querem achar que a chegada na america foi por lá
lucas lima Tipo isso kkkkkkkk
E ainda ficam todos revoltados quando se fala disso XD
não sei o que é pior,eles,ou um monte de portador de viralatismo defendendo
Adorei Pirula! Sou fascinada em história! Obrigada! 👏👏👏👏