"A Religião dos Tupinambá" - Alfred Métraux "Viagem à Terra do Brasil" - Jean de Léry amzn.to/2WnYRbL "As Singularidades da França Antártica" - André Thevet amzn.to/2JVzE1x "Duas Viagens ao Brasil" - Hans Staden amzn.to/2Mt4Ebs "Migrations Historiques des Tupi-Guarani" - Alfred Métraux "Brasil, Uma história" - Eduardo Bueno amzn.to/2XqkyUN
Peninha, faz um vídeo sobre o Barão de Catas Altas (já que a região de Gongo Soco está em voga, devido à barragem) e sobre Maria Quitéria de Jesus, a primeira mulher a ser reconhecida por assentar praça numa unidade militar das Forças Armadas Brasileiras. Parabéns pelo excelente canal!
Mas diferente dos povos europeus eles não se destruíam, além de gostarem da guerra as guerras serviam pra resolver problemas tanto tribais quanto pessoais entre os indígenas. Existia verdadeira harmonia e liberdade, mas a guerra tinha raízes ainda mais profundas com a religiosidade. Os indígenas viviam em perfeita harmonia e liberdade, ninguém tentava dizimar o outro nem acabar com a crença do outro, podiam até ter desavenças religiosas e tribais mas o normal era isso mesmo. Os indígenas tinham perfeita noção e consciência de preservação
Dessa refeição feita das partes macias servidas às crianças canibais é que veio a palavra "mingau"! Mingau" vem do tupi minga'u[1], "o que alguém empapa", através da junção de emi (partícula de objeto) e ka'u (empapar). Originalmente, era uma pasta espessa utilizada também em rituais, muitas vezes feita com as vísceras dos prisioneiros sacrificados pelos índios tupinambás.
Toda vez que tô depreseeivo, veho assitir a esse vídeo ! kkkk Eu não me csanso de assitir. Já perdi as contas. É uma das melhores que coisa que já vi no UA-cam de todos os tempos !
Os cara era assim, matando um leão, ou melhor, inimigo por dia, ai no fim de semana era só cachaça e churrasquinho, e depois poft, dormir até pra na segunda voltar pra luta.
De todas sociedades acredito que a que mais perdurou, apesar de muitas falhas, é essa com valores greco/judaico/cristãos, e o perdão é a base para evitar disputas essas disputas "eternas" de vinganças, o tal "olho por olho".
@@theoria4222 a sociedade que mais perdurou é a dos caçadores-coletores nómades com sociedades segmentarias. essa sociedade com bases greco romanas so tem pouco mais de 2 mil anos. a dos caçadores coletores durou, e ainda dura mais de 50 mil anos. Essa é a forma na qual nos, humanos, vivemos pela maior parte de nossa existencia, sendo entao o tipo de sociedade que mais durou e com mais "sucesso"
O que mais me parte o coração é nossos tesouros históricos estarem todos na Europa. Para piorar nem é em Portugal que foi nosso colonizador. É de partir o coração!
Como respeitamos pouco nossa cultura quando, o único artefato de um povo genuinamente brasileiro, está em um outro país. Triste. Ou necessário (vide Museu Nacional RJ)
"Povo inútil, canibalista, incapaz de criar algo útil e brigavam entre si". Tirando o canibalista, você resumiu perfeitamente um típico brasileiro de classe média. Talvez deveria se espelhar mais nos índios. Até como canibais tinham classe, civilidade e etiquetas, coisa que brasileiros não tem.
É impressionante como tem sujeito que paga pau pra povo cristão, que o centro do culto é um ritual antropofágico (deifágico?). É delirante como o pessoal acha heróico os Vikings por causa das releituras dos seriados e dos livros de fantasia europeus e americanos. Os antigos Tupis são nossos conans, bárbaros. Eles saqueavam, conquistavam. Eram sociedades que viviam na abundância voltadas para a guerra ritualística, eram extremamente limpos e vaidosos. Uma civilização única no mundo que nos rendeu a cultura da estética e da higiene, uma arte alegórica e emplumada, mitologias politeístas, astronomia, idioma único. Fora as interpretações modernas da "antropofagia cultural" que se fossem levadas às últimas consequências nos renderiam (nos rende, nos rendeu) uma indústria cultural e uma arte de altíssimo nível. Nós devemos nos valorizar e perceber esses aspectos únicos que estão presentes na nossa civilização brasileira (não só ficar babando ovo pra europeu). Compreender e valorizar a própria história é ter amor próprio, se preocupar com seu entorno, sua cidade e seu país. É se conectar com um legado de mais 500 anos (o legado tupi é de no mínimo 1000 anos), e reinterpretá-lo e utilizá-lo como conteúdo para críticar e aperfeiçoar nossa sociedade. Eu agradeço o Eduardo Bueno, por trazer essa leitura apaixonada dos "feios, sujos e maus" e não aquela leitura racista e paternalista dos coitados tupis "bons selvagens".
Menino! Que sacana irônico! Adoro! Amoooo! Um dos (ou o melhor) episódio ever! Peninha que serviço maravilho você nos presta, em nos banhando no 'sub-mundo' da história, de forma tão lúdica, lúcida e divertida. Meu mais sincero obrigada. Te faço uma reverência 🙏😉
E eu que achei tranquilo eles comerem um corpo humano, mas achei “nojento” eles beberem algo fermentado a base do cuspe... akakakakakak Parabéns professor!! Seus vídeos são incríveis 😎
Interessante que na Itália existe um local, não lembro o nome, que nas reuniões familiares, o patriarca tempera o molho misturando os ingredientes na boca e depois cospe no prato à ser servido!😜
Pode me dar o tamanhos mais ou menos da borduna e do manto ? Por favor Eu tô desenvolvendo um RPG e vou precisar da descrição desses itens pra acrescentar na história
Esse movimento de 22 foi inspirado nos livros dos franceses que colonizaram a Guanabara e fizeram 2 livros séc XVI,mais o livro de Hans Staden da mesma época que foi prisioneiro dos Tupinambás em Angra dos Reis.
Caralho,o mano é mó atrasado. Existe gays,ow. Só pessoas com Qi negativo têm dificudades para entender esse fato que sempre,em toda história,existiu e existe.
@@Ti-oy7hb No meu ponto de vista quem tem "QI negativo" é você,pois interpretei que ele estava apontando que a frase era estranha porque fora de contexto ela possuí um duplo sentido, não necessariamente brincando com o fato que em dependendo do ponto de vista ela possa se referir a uma relação homoafetiva.
"Cacildes", As crianças participavam e ainda se deliciavam com as vísceras do capturado. Aí você escuta algumas pessoas falando que antigamente as pessoas eram mais amáveis, pacíficas etc. Sabem de nada inocentes! Eu tinha a errônea ideia que esses costumes eram exclusivos dos índios Tapuios, mas no caso dos Tapuios/ Kariris eles comiam apenas os familiares e esporadicamente seus inimigos. História contada desta forma fica encravada na mente. Parabéns pelo canal!
Episódio magnífico Peninha. Até deixo uma sugestão de pauta. Conta a história do Tenório Cavalcante, o deputado pistoleiro. É uma história que vale a pena ser contada.
Esse vídeo foi bom para aqueles que usam a máxima: “Vamos devolver o Brasil pros índios e pedir desculpas…”, como se os índios fossem seres pacíficos e ilibados, concordo que eles tem uma grande questão com a natureza, mas daí a achar que eram santos, são coisas muito distantes.
Eles eram homens de seu tempo. Não podemos julgar uma realidade do passado baseando-se na concepção de ética atual. ¯\_(ツ)_/¯ Que foi? Achava que o respaldo do anacronismo só serve pro europeu?
Eu comecei efetivamente a ler por causa de um PODCAST chamado: era uma vez no oeste, muito bom, e me interessei por história do Brasil graças ao peninha.
Estou pela segunda vez assistindo este vídeo, ele é simplesmente incrível. O senhor tem o meu mais sincero agradecimento pelo conteúdo. Além do mais, fez-me querer conhecer a cultura indígena brasileira.
Meu caríssimo Peninha, vou lhe relatar um "causo" : contei sobre o ritual antropológico aos meus alunos, e desta vez tive a grata surpresa de uma surpresa, a pergunta de um aluno meu, que simplesmente me questionou sobre a possibilidade de existir uma comunidade de índios fugidos desse ritual. Eu particularmente achei lindo esse pensamento libertador partindo de uma criança de 11 anos
Não sei se alguém lerá, mas recomendo que depois deste vídeo leiam o poema I-Juca-Pirama de Gonçalves Dias, para mim um dos poemas mais bonito da história brasileira, é justamente sobre um Índio capturado que por motivos maiores não deseja morrer, enfim, não quero dar spoiler haha, mas juro que vai valer a pena a leitura
Boa tarde! Que história incrível! 😃 Os caras entendiam da 'coisa'. "Na natureza nada cria, nada se perde, tudo se transforma." Vai entender! Excelente narrativa! Gratidão!
Cara, parabéns! Deveras apetitoso o conteúdo! Tropecei por acaso em seu canal e me amarrei! Que toda história pudesse ser ensinada dessa forma! Parabéns novamente!
um dos melhores episodios Peninha, parabens cara, adorei, é importante as pessoas saberem na real no papo reto como as coais aconteciam nas tradiçoes dos povos que compõem nosso pais
Parabéns. Este episódio foi uma obra prima. O melhor de todos que já vi. Este assunto é muito interessante e poderia ser melhor explorado na cultura nacional.
Acredito fielmente que a moqueca (capixaba) era a receita para fazer esses ensopados de ser humano. Com o tempo só trocaram a fonte de proteína mesmo hahahahaha.
Genial, fessor! Adorei, e olha que assisti na hora da minha janta. kkkk. Agora ficamos a espera do vídeo do Movimento Antropofágico, da Semana de 22. Please, please, please!!!
Perguntado para o índio de Saint Hilaire ele negou, dizendo que eram apenas histórias... Mas Saint Hilaire sabia que canibalismo fez parte sim dos Tupis.
Neste presente momento que me encontro ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado a todos os idealizadores. A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato.
Cara, já conhecia a existência desse canibalismo tribal porque, no ensino fundamental, uma professora de história apresentou o filme "Como era gostoso meu francês". Muito pelo nome, controverso para um jovem de 11, 12 anos, lembro-me desse episódio. Entretanto, entendi muito melhor toda a cerimônia após assistir a este episódio! Muito bom, Peninha!!! Muito bom mesmo, como todos os seus vídeos.
Não houve canibalismo no Brasil. O que havia era a Antropofagia. A diferença é que o canibalismo é um hábito de se alimentar de indivíduos da própria espécie. Antropofagia tem como fim ritualístico o consumo da carne de outro da mesma espécie. Não era um hábito alimentar dos tupinambás, mas um rito de guerra
Gosto do vídeo? Então compartilhe com os seus amigos e inscreva-se no canal.
"A Religião dos Tupinambá" - Alfred Métraux
"Viagem à Terra do Brasil" - Jean de Léry amzn.to/2WnYRbL
"As Singularidades da França Antártica" - André Thevet amzn.to/2JVzE1x
"Duas Viagens ao Brasil" - Hans Staden amzn.to/2Mt4Ebs
"Migrations Historiques des Tupi-Guarani" - Alfred Métraux
"Brasil, Uma história" - Eduardo Bueno amzn.to/2XqkyUN
Se o pessoal come carne de animal sem nojo não deveria ter nojo de carnê humana
Peninha, o Oswald e a Tarsila só leram Hans Staden ao menos meia década depois de 1922...
Peninha, faz um vídeo sobre o Barão de Catas Altas (já que a região de Gongo Soco está em voga, devido à barragem) e sobre Maria Quitéria de Jesus, a primeira mulher a ser reconhecida por assentar praça numa unidade militar das Forças Armadas Brasileiras. Parabéns pelo excelente canal!
Eduardo!!
Comenta do "mingau"
E faz um episódio de Tibiriçá vs Piquerobi. Os irmãos indígenas .
Muito obrigado!!!
Se alguem fizer uma boa tradução a legenda pra ingles eu garanto que esse vídeo explode na gringa
Se pagar eu faço.
Vdd
Verdade verdadeira
@@tazzonauta como faz?
Até porque americano ama ler legenda
"Eles eram todos aparentados mas eles viviam o tempo inteiro em guerra entre si..."
Como praticamente toda família tida como civilizada. rs
É basicamente uma família comum após passar uma semana reunida pro Natal
@@katiusciagoncalves5218 kkkkk
Só se for a sua.
@@Pingoadventure - Sentiu forte aí, "minha filha"?
Mas diferente dos povos europeus eles não se destruíam, além de gostarem da guerra as guerras serviam pra resolver problemas tanto tribais quanto pessoais entre os indígenas. Existia verdadeira harmonia e liberdade, mas a guerra tinha raízes ainda mais profundas com a religiosidade. Os indígenas viviam em perfeita harmonia e liberdade, ninguém tentava dizimar o outro nem acabar com a crença do outro, podiam até ter desavenças religiosas e tribais mas o normal era isso mesmo. Os indígenas tinham perfeita noção e consciência de preservação
Ele ensina como se estivesse ensinando para um jumento. Era exatamente isso que eu precisava, meu chapa! amei o vídeo!
Só seguir a manada
"Eles eram todos aparentados e viviam o tempo todo em guerra entre si"
Frases que vc pode usar pra descrever a europa durante o período régio
Aparentados que vivem em guerra entre si descreve a humanidade no Micro, Mezzo e Macro. Somos um grande Ouroboros
Minha família também
Ou oriente médio até hoje.
Diga-se o czar Nicolau II, o rei George V e o imperador Guilherme II, nos respectivos "civilizados" impérios Russo, Inglês e Alemão...
frases que vc pode usar pra descrever a história inteira da Europa
Estou mesmo, ouvindo na hora do almoço kkkkk mas amei a poesia
E o melhor: sem glúten
mas com glúteos...
@@Tobiasu kkk
Kkkkkk
Nossa lembrei do filme do poço 😂🤮
Tobiasu hahahahahahhahahahahahahhahahHaha. Boa
Dessa refeição feita das partes macias servidas às crianças canibais é que veio a palavra "mingau"! Mingau" vem do tupi minga'u[1], "o que alguém empapa", através da junção de emi (partícula de objeto) e ka'u (empapar). Originalmente, era uma pasta espessa utilizada também em rituais, muitas vezes feita com as vísceras dos prisioneiros sacrificados pelos índios tupinambás.
Terei sérias dificuldades em comer mingau depois dessa explicação. 🤮🤮
Caramba uma ótima explicação pra seu filho gostar de mingau kkkkk
Mas os russos já comiam mingau na Rússia '-'
@@jetstreamsam8112 e chamavam de 'mingau' mesmo? Ou outro nome em russo ? Pq ele edta explicando a origem da palavra, não de comidas pastosas....rs.
que nojo
Toda vez que tô depreseeivo, veho assitir a esse vídeo ! kkkk
Eu não me csanso de assitir. Já perdi as contas.
É uma das melhores que coisa que já vi no UA-cam de todos os tempos !
Os cara era assim, matando um leão, ou melhor, inimigo por dia, ai no fim de semana era só cachaça e churrasquinho, e depois poft, dormir até pra na segunda voltar pra luta.
Estou deveras saciado após este magnífico episódio.
Robsom H. Broch Colli 🥵
Momento mais esperado da quarta-feira é sempre a saída do novo vídeo do Buenas 😃 Sempre um "prato cheio" 😅
Depois dessa aula eu nunca mais reclamarei da sociedade em que eu vivo!
De todas sociedades acredito que a que mais perdurou, apesar de muitas falhas, é essa com valores greco/judaico/cristãos, e o perdão é a base para evitar disputas essas disputas "eternas" de vinganças, o tal "olho por olho".
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Tbm não 🤮🤦♀️😧
@@theoria4222 a sociedade que mais perdurou é a dos caçadores-coletores nómades com sociedades segmentarias. essa sociedade com bases greco romanas so tem pouco mais de 2 mil anos. a dos caçadores coletores durou, e ainda dura mais de 50 mil anos. Essa é a forma na qual nos, humanos, vivemos pela maior parte de nossa existencia, sendo entao o tipo de sociedade que mais durou e com mais "sucesso"
Fazem vala comum e enterram aos montes
Logo após a descrição do ritual, a propaganda do ifood apareceu: Deu fome? IFOOD! kkkkkkk
Kkkkkk verdade
Socorro kKk.
Fazer o que,os Romanos também comiam seus inimigos,kkkk
Kkkkkkkkkk
Morta kkkkk
O que mais me parte o coração é nossos tesouros históricos estarem todos na Europa.
Para piorar nem é em Portugal que foi nosso colonizador.
É de partir o coração!
Como respeitamos pouco nossa cultura quando, o único artefato de um povo genuinamente brasileiro, está em um outro país. Triste. Ou necessário (vide Museu Nacional RJ)
"Povo inútil, canibalista, incapaz de criar algo útil e brigavam entre si". Tirando o canibalista, você resumiu perfeitamente um típico brasileiro de classe média. Talvez deveria se espelhar mais nos índios. Até como canibais tinham classe, civilidade e etiquetas, coisa que brasileiros não tem.
É impressionante como tem sujeito que paga pau pra povo cristão, que o centro do culto é um ritual antropofágico (deifágico?). É delirante como o pessoal acha heróico os Vikings por causa das releituras dos seriados e dos livros de fantasia europeus e americanos. Os antigos Tupis são nossos conans, bárbaros. Eles saqueavam, conquistavam. Eram sociedades que viviam na abundância voltadas para a guerra ritualística, eram extremamente limpos e vaidosos. Uma civilização única no mundo que nos rendeu a cultura da estética e da higiene, uma arte alegórica e emplumada, mitologias politeístas, astronomia, idioma único. Fora as interpretações modernas da "antropofagia cultural" que se fossem levadas às últimas consequências nos renderiam (nos rende, nos rendeu) uma indústria cultural e uma arte de altíssimo nível. Nós devemos nos valorizar e perceber esses aspectos únicos que estão presentes na nossa civilização brasileira (não só ficar babando ovo pra europeu). Compreender e valorizar a própria história é ter amor próprio, se preocupar com seu entorno, sua cidade e seu país. É se conectar com um legado de mais 500 anos (o legado tupi é de no mínimo 1000 anos), e reinterpretá-lo e utilizá-lo como conteúdo para críticar e aperfeiçoar nossa sociedade. Eu agradeço o Eduardo Bueno, por trazer essa leitura apaixonada dos "feios, sujos e maus" e não aquela leitura racista e paternalista dos coitados tupis "bons selvagens".
@@ateismohumanista6374 até o inútil ele se descreveu
@non "incapaz de criar algo útil". Criaram uma forma de vida em armonía com a natureza, coisa que o "civilizado brasileiro" não consiguiu.
@@leonlerdo mais uma vez o europeu elitista vendo o nativo com seus olhos romantizadores e paternalistas
Eduardo Bueno, que bom seria se a gente estudasse isso nas escolas. Sobre a cultura indígena e todos os seus rituais.
Estou assistindo para explicar para meus alunos em Portugal. Não posso passar o vídeo por conta de algumas palavras. 😅
Menino! Que sacana irônico! Adoro! Amoooo! Um dos (ou o melhor) episódio ever! Peninha que serviço maravilho você nos presta, em nos banhando no 'sub-mundo' da história, de forma tão lúdica, lúcida e divertida. Meu mais sincero obrigada. Te faço uma reverência 🙏😉
Fantaaaaastico!!!!!
Se vc pagar uma graninha o buenas ideias faz um especial único e completo só pra vc.
PO Patricia vc e 10
Quando criança li “As Aventuras de Hans Staden”, de Monteiro Lobato. Esse ritual era descrito no livro.
Monteiro Lobato não era para armadores!😂😂😂
E eu que achei tranquilo eles comerem um corpo humano, mas achei “nojento” eles beberem algo fermentado a base do cuspe... akakakakakak
Parabéns professor!! Seus vídeos são incríveis 😎
Interessante que na Itália existe um local, não lembro o nome, que nas reuniões familiares, o patriarca tempera o molho misturando os ingredientes na boca e depois cospe no prato à ser servido!😜
Sakê tbm
Samile Soares como assim?!👀
O saquê japonês era feito assim também, mastigando arroz. Acho interessante como que as pessoas de lugares super distintos tem ideias parecidas.
Frescoooo...
Cachaça, churrascada e pof. É, não mudou "muito"
Típicamente brasileiro
So mudou o animal ausjsushd
@@Pannacotta_Artworks E a música. Antes era música indígena. Agora é pagode, samba ou funk.
Adorei, finalmente, saber pq o movimento de 1922 foi chamado de antropofágico.
Incrível!
"Viagem à Terra do Brasil", de Jean de Léry, é um um livro fabuloso!
Eu Vi esse manto e a clava no Museu Nacional antes de pegar fogo. Eu trabalhei de segurança lá de 2006 a 2008.
Pode me dar o tamanhos mais ou menos da borduna e do manto ?
Por favor
Eu tô desenvolvendo um RPG e vou precisar da descrição desses itens
pra acrescentar na história
Sensacional. Sou Amazônida e temos muitas etnias. Muitos costumes e histórias.
Faz um vídeo sobre o que é o Movimento Antropofágico e a Semana de Arte de 22.
Esse movimento de 22 foi inspirado nos livros dos franceses que colonizaram a Guanabara e fizeram 2 livros séc XVI,mais o livro de Hans Staden da mesma época que foi prisioneiro dos Tupinambás em Angra dos Reis.
Uma aula ministrada como todas as aulas deveriam ser. Rica em detalhes e bom humor!
"Os caras que eram comidos, gostavam de ser comidos." Hummmm
Hmmmmmm ANÁLISE
pior era o vagando cabra safado da porra q dava a mulher do futuro comido
Caralho,o mano é mó atrasado. Existe gays,ow. Só pessoas com Qi negativo têm dificudades para entender esse fato que sempre,em toda história,existiu e existe.
@@Ti-oy7hb No meu ponto de vista quem tem "QI negativo" é você,pois interpretei que ele estava apontando que a frase era estranha porque fora de contexto ela possuí um duplo sentido, não necessariamente brincando com o fato que em dependendo do ponto de vista ela possa se referir a uma relação homoafetiva.
Então ele é...
Sensacional , obrigado!
"Cacildes", As crianças participavam e ainda se deliciavam com as vísceras do capturado. Aí você escuta algumas pessoas falando que antigamente as pessoas eram mais amáveis, pacíficas etc. Sabem de nada inocentes! Eu tinha a errônea ideia que esses costumes eram exclusivos dos índios Tapuios, mas no caso dos Tapuios/ Kariris eles comiam apenas os familiares e esporadicamente seus inimigos. História contada desta forma fica encravada na mente. Parabéns pelo canal!
Nenhuma época da humanidade foi mais pacífica do que a atual
Terceiro dia que não consigo parar de ver os vídeos ... Incrível mesmo. Muito obrigado por todo conhecimento... Sem palavras.
Valeu professor! A parte dos colorados foi demais.
E a farta aula não caiu nada mal com a minha salada
Eduardo, esse foi o episódio mais lindo até agora! Parabéns pelo trabalho!
Kkkkkkkkkkkkk
Lindo o Manto...
O trocadilho no começo com a música do Chico “trocando em miúdos”, simplesmente perfeito, amo esse canal
Muito legal essa idéia de relativismo cultural.
Cada cultura cada povo com seus próprios costumes religiões e concepção de mundo.
Assisti almoçando... Experiência um tanto quando peculiar...
Eu parei o vídeo! 😆
.. como que as coisas fazem sentido quando aprendemos com elas ... !!! Eduardo.. obrigado ... sempre ...
Nada melhor que assistir buenas ideias num almoço com a família
Um graduado como eu tem que ralar muito pra saber de tantas nuances ocorridas nas comunidades nativas do período colonial.
José de Alencar em O Guarani narra o quase-martírio de Peri diante dos aimorés. Historicamente errôneo, já que os aimorés não eram antropofagos.
Episódio magnífico Peninha. Até deixo uma sugestão de pauta. Conta a história do Tenório Cavalcante, o deputado pistoleiro. É uma história que vale a pena ser contada.
Muito bom esse tema!!!
Bom tema!
Primeira vez no canal.
Ouvindo a história e fazendo caras e bocas com as bizarrices. 😅 Chocada.
Muito bom o papo. 👏🏻👏🏻👏🏻
Não haverá banquete melhor que suas aulas.
Obrigado
Esse vídeo foi bom para aqueles que usam a máxima: “Vamos devolver o Brasil pros índios e pedir desculpas…”, como se os índios fossem seres pacíficos e ilibados, concordo que eles tem uma grande questão com a natureza, mas daí a achar que eram santos, são coisas muito distantes.
Eles eram homens de seu tempo. Não podemos julgar uma realidade do passado baseando-se na concepção de ética atual. ¯\_(ツ)_/¯
Que foi? Achava que o respaldo do anacronismo só serve pro europeu?
assim como o homem da idade média, não há como comparar com atualmente. se liga ne
Eu comecei efetivamente a ler por causa de um PODCAST chamado: era uma vez no oeste, muito bom, e me interessei por história do Brasil graças ao peninha.
Senso de humor é um dom. 😭😭😭
Estou pela segunda vez assistindo este vídeo, ele é simplesmente incrível. O senhor tem o meu mais sincero agradecimento pelo conteúdo. Além do mais, fez-me querer conhecer a cultura indígena brasileira.
Caralho! Estudar os indígenas, rituais, lendas é o máximo. Deveria ser matéria obrigatória na escola. Talvez assim valorizavamos mais nossa cultura.
Meu caríssimo Peninha, vou lhe relatar um "causo" : contei sobre o ritual antropológico aos meus alunos, e desta vez tive a grata surpresa de uma surpresa, a pergunta de um aluno meu, que simplesmente me questionou sobre a possibilidade de existir uma comunidade de índios fugidos desse ritual.
Eu particularmente achei lindo esse pensamento libertador partindo de uma criança de 11 anos
Professor ,só o Senhor sabe explicar todo o contexto da História, PARABÉNS.
Faz um vídeo sobre o Frei Bartolomé de Las Casas e o seu livro "O Paraíso Destruído".
que conteúdasso. Servindo de apoio pro meu TCC, muito bom!! E o professor é uma figura
😧 Faz décadas que venho "comendo meu Deus", inclusive hoje. Eu ❤ Buenas Idéias.
Pior que eu vi tudo isso almoçando.
Bom video.historia real. Muito bem explicado. Parabéns pelo canal.
Não sei se alguém lerá, mas recomendo que depois deste vídeo leiam o poema I-Juca-Pirama de Gonçalves Dias, para mim um dos poemas mais bonito da história brasileira, é justamente sobre um Índio capturado que por motivos maiores não deseja morrer, enfim, não quero dar spoiler haha, mas juro que vai valer a pena a leitura
Faz um vídeo explicando como o movimento antropofágico se tornou o movimento tropicalista. Adoro seus vídeos, parabéns!
Não aprendemos apenas com o seu conhecimento, mas, também com seu senso de humor.
Sugestão:um vídeo falando sobre as guerras indígenas, porque afinal a única coisa que acontecia não era o banquete antropofágico.
Boa tarde! Que história incrível! 😃 Os caras entendiam da 'coisa'. "Na natureza nada cria, nada se perde, tudo se transforma." Vai entender! Excelente narrativa! Gratidão!
Rapaz que história, parabéns cara, sua didática é sensacional !
Cara, parabéns! Deveras apetitoso o conteúdo! Tropecei por acaso em seu canal e me amarrei! Que toda história pudesse ser ensinada dessa forma! Parabéns novamente!
Ohh my gosh...do jeito que é contado até parece verdade....kkk
Nunca passei tanto desespero assistindo um vídeo 😱😱😱
Que doideira essa história tu é muito bom contando essas histórias parabéns ouvindo isso no almoço é ótimo kkkkkkk
um dos melhores episodios Peninha, parabens cara, adorei, é importante as pessoas saberem na real no papo reto como as coais aconteciam nas tradiçoes dos povos que compõem nosso pais
Estou muito satisfeita com sua explanação deliciosa, alimentando minha cultura. Adorei!
Isto me deu fome, vontade de comer um churrasco e beber uma cerveja kkkkk
Eu ja tive um professor fantástico tamb de história mais vc superou tudk que eu ja vi de educadores nota mil pra vc .
Cara tu és muito bom!!!! Estava almoçando, mas tudo bem. Dei muita risada.
Peninha, você é um gaúcho nota MIL! faça um vídeo sobre Apolônio de Carvalho! Gigante que lutou contra o fascismo!
Mano, tu ganhou meu respeito! Que aula de história! Por mais aulas assim....
Gracas a Deus que chegaram os europeus...
O assunto é indispensável, mas pela tua narrativa é que se torna interessante.
Só pela fala dos astecas sobre corpo e sangue de cristo já valeu um like hehehe!
@Ric Boni sim, mas não eram os deus deles... O que eles estranharam é que segundo a ótica deles 'deuses' não deveriam ser ingeridos, rsrs.
Até pq a hostia é o proprio deus q o padre acabou de abater ne
Parabéns. Este episódio foi uma obra prima. O melhor de todos que já vi. Este assunto é muito interessante e poderia ser melhor explorado na cultura nacional.
Eu já vi dois filmes sobre o livro do Hans Staden, mas eles não fizeram sucesso
Incrível! Pela primeira vez uma clara explicação sobre as bases do movimento antropofágico 🙏
Tarsila do Amaral materializou artisticamente.
Nada me encanta mais que ouvir as histórias dos povos originários desse país.
Canibalismo no Brasil é uma istoria muito antiga, talvez milhares de anos antes do descobrimento. Bom vídeo, Boa explicação.
Acredito fielmente que a moqueca (capixaba) era a receita para fazer esses ensopados de ser humano. Com o tempo só trocaram a fonte de proteína mesmo hahahahaha.
D:
Credo
A moqueca é uma variação da peixada portuguesa que os africanos modificaram. Por último que chegou aos capixabas.
Genial, fessor! Adorei, e olha que assisti na hora da minha janta. kkkk. Agora ficamos a espera do vídeo do Movimento Antropofágico, da Semana de 22. Please, please, please!!!
Ótimo!!! Mais conhecimentos sobre nossos povos, pré-hispânicos e pré-américos!!! Obrigada Eduardo!
Gente, isso daria filmes e séries incríveis.
Tô criando um RPG do Brasil no seculo 15 por causa disso kkk
A história do nosso país é incrível
Episódio bem suculento, nutritivo e saboroso. Receita perfeita pra saúde dos miolos.
Perguntado para o índio de Saint Hilaire ele negou, dizendo que eram apenas histórias... Mas Saint Hilaire sabia que canibalismo fez parte sim dos Tupis.
Foi um dos episódios mais divertidos de todos (acho que eu já vi todos...rs)! Muito bom!
Sou assim também depois do almoço de domingo... Poft!
Vendo esse vídeo, lembro da toada do Boi Caprichoso, que se chama O Cativo, conta justamente isso.
Neste presente momento que me encontro ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado a todos os idealizadores.
A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato.
Apenas uma curiosidade (eu sou católico, mas achei o vídeo interessante): HÓSTIA significa, exatamente, "Vítima".
A vitima e o cordeiro imolado na cruz
Sim é uma referência a Jesus que foi o cordeiro pascal vítima imolada para nossa salvação
Jesus a vítima de sua própria traição?
@@doctorsujirokimimame é o que os cristãos crêem se quer saber mais como diz o próprio peninha aí você vai ter que ler
@@daniellimaferreira2684 A treta é que eu li, porém o editor do livro esqueceu avisar que isso tá mais pra ficção.
Os índios respeitavam mais os inimigos que nós, os "civilizados".
Parabéns. Aguardando o próximo.
Que tal então nós começarmos a comer nossos inimigos? Olha... a humanidade já chegou ao fosso
Que almoço genial . Quem dar deslike tem ser almoçado !!!
😂😂😂😂
Tá... bem na hora em que eu vou começar a tomar o café da manhã, começa essa poesia introdutória para abrir o apetite...
Cara, q povo doido! O vídeo tido como o melhor, visto mais 10x por alguns...
QUE CANAL MARAVILHOSO !!!
A nação que mandava na Guanabara eram os altivos Tamoios e Tupinambás.
Em terra de Tamoios, tupiniquim não tem vez.
Qualquer assunto fica interessante na sua voz!!! 😁👍❤️
O Cunhambebe merece um episódio, Peninha? Já morei na rua Cunhambebe em Ubatuba e só descobri a origem do nome por causa do seu canal!
Cara, já conhecia a existência desse canibalismo tribal porque, no ensino fundamental, uma professora de história apresentou o filme "Como era gostoso meu francês". Muito pelo nome, controverso para um jovem de 11, 12 anos, lembro-me desse episódio. Entretanto, entendi muito melhor toda a cerimônia após assistir a este episódio! Muito bom, Peninha!!! Muito bom mesmo, como todos os seus vídeos.
Não é canibalismo
Não houve canibalismo no Brasil. O que havia era a Antropofagia. A diferença é que o canibalismo é um hábito de se alimentar de indivíduos da própria espécie. Antropofagia tem como fim ritualístico o consumo da carne de outro da mesma espécie. Não era um hábito alimentar dos tupinambás, mas um rito de guerra