O Fantástico canal Electrolab !!! Parabéns Professor , mais um ótimo vídeo, desta vez sobre os sensores Hall, trabalhei muito com eles durante mais de vinte anos, quando eu reparava máquinas de hemodiálise. São componentes muito confiáveis. Não conhecia a história e só trabalhei com esse linear. Obrigado por sua contribuição a tantos que atuam nesse oficio apaixonante . Grande abraço !
Professor suas aulas são simplesmente, FANTÁSTICAS, MARAVILHOSAS. Parabéns pelo cuidado em explanar teoria e prática. Não sei o seu nome. mas obrigado.
Top esse canal sou técnico a muitos anos e veio muita gente tentando ensinar o q não sabe, mas mas vez em quando agente se depara com uns canais bons e esse é um deles.
Excelente matéria professor! Andei pesquisando esse componente para efetuar troca em motores de lavadoras de roupas, cujo componente estava danificado, mas não cheguei a uma conclusão, pq não sabia qual usar, uma vez que o danificado não tinha um código para que pudesse ter um base. Pensei em usar o 49-E, mas nao fiz a experiência. Abraços e obrigado pela matéria.
Que show de aula! Parabéns professor Eloy! Um componente simples e complexo! Mas não dá pra entender! Esse sensor em si e tão barato, e quando cai em mão de fabricante de veículos custam tão caro! A minha moto a velocidade e reconhecida por um sensor Hall! Não sei dizer bem se e o analógico ou digital! Mas acredito que seja digital pois ficou com onda quadrada em vez de "senóide" como no vídeo. Esse sensor custa incríveis 500 reais. É alimentado por 12 volts e a tensão de saída e de 5 volts e baseline de 4,5V se não me engano.
Obrigado Jaislan! Com certeza os fabricantes cobram o que querem, mas muitas vezes esses sensores podem ter algum circuito adicional, encapsulamento especial, conectores caros, etc., o que acaba onerando o produto final também.
Parabéns professor. Um uso comum que creio que muitas pessoas desconhecem e esta em todos os carros hoje em dia é aquele sensor de posição de posição do virabrequim que fica aparafusado do lado do volante do motor, é o que informa a posição do motor para a central eletrônica, se procurarem irão ver que o volante do motor tem vários 'dentes' e em uma parte, esses dentes não existem, dando a informação a central onde iniciar a contagem dos pulsos que os dentes geram, mas só ele não é suficiente porque o motor 4 T precisa de outro sensor no comando de válvulas para 'saber' se esta em admissão ou 'exaustão'.
Poxa muito bom o vídeo, me fez entender meu problema. Eu tenho um projeto de freio de mão para simulador, que deu problema e resolvi eu mesmo arrumar e ate deu certo, mas pelo que tô entendendo o sensor que eu comprei e digital e a sensibilidade não e linear como anteriormente. Vou trocar o sensor por um analógico e testar, acredito que será a solução.
Esse tive que testar. Fiz aqui com sucatas de vhs. Usei um eixo de motor (acho que é o brushless), que tem um imã circular enorme. Posicionando direitinho o sensor, quando gira o eixo com o imã a onda no osciloscópio sai quase uma senoide perfeita. Aprendendo muito com seus experimentos.
Parabéns, excelente vídeo. Uma dica que dou, é você explicar esse funcionamento nos analógicos dos controles de videogame, que hoje vem com a tecnologia hall effect, todo mundo gosta, mas pouca sabe como funciona, as vantagens são excelentes.
Incrível como foi percebido isso. Ao aproximar um ima nas placas que estão proximo dos fios do voltímetro, poderia ser confundido como uma corrente induzida pelo campo magnético variável do imã.
Sr. Eloi, mah, boa tarde. O sensor de efeito hall dos automóveis, para se testar, seria da mesma forma? o sensor do meu carro é de efeito hall de dois fios. A princípio eu acreditava em se tratar de um sensor indutivo, mas não é.
Não muito recentemente, vi um vídeo onde foi usado esse componente pra fazer um tabuleiro de xadrez que acende as casas ocupadas por peças (cada uma com um imã na sua base), vejo agora que daria pra diferenciar as peças de cada jogador 😮
Excelente aula sobre o efeito Hall, infelismente não achei nenhum local que venda estes componentes, se possivel poderia informar os codigos do sensor de 4 terminais. Obrigado,
@@Electrolab-Eletronica Bom saber, o interessante é manter em ordem os demais componentes que o auxiliam e ai manterá uma vida útil maior ao componente Hall obrigado pelas informações amigo!
Esse delay (diminuição vertical da onda) quando o motor gira mais rápido, é por conta do delay de leitura do osciloscópio, ou o sensor tem um delay? Eu estou estudando esse sensor para fazer um controle de videojogo, mas se há um delay tão grande na leitura do sinal já vai complicar minha aplicação
O sensor de efeito Hall SS495B é capaz de medir campos magnéticos na faixa de ±10mT (miliTesla). O campo magnético a 1 cm de um fio conduzindo 15 amperes é de aproximadamente 0.6 mT. Nesse caso ele deve ser capaz de detectar o campo magnético gerado por uma corrente de 15 amperes a essa distância.
Boa noite!! Gostei muito do vídeo! Eu estou precisando comprar um sensor de efeito Hall um Sensor magnético de efeito hall- 2SSM - 814-LF, ele é utilizado como sistema de segura na tampa de uma centrífuga ela só parte o motor com tampa fechada, teria pra vender ou indicaria um lugar que eu possa comprar, sou da cidade de Assis interior de São Paulo e aqui não encontrei. Obrigado!!
Tem como fazer com que acionemos um rele e mantermos ele travado mesmo variando os pulsos no sensor hall? Por exemplo, usar um sensor hall do medidor de fluxo de água para acionar um rele na presença de água e desligar quando a agua para de circular.
Bom dia mestre, como sempre seu vídeos são sensacionais, por curiosidade , e possível usar o sensor hall, para desenvolver um gaussímetro? eu pergunto pq eu atuo na área de manutenção de instrumento musicais , e eu gostaria muito de aprender a fazer meus próprios captadores de guitarra ou contrabaixo, mais para isso e necessário saber a força do campo magnético do imãs q são usados na construção dos captadores, ou aplicação pratica q um gaussímetro ou medidor de unidade de tesla, seria fundamental para confecção de transformadores de altíssima fidelidade em sistemas de amplificador valvulados. porem eu ja revirei a internet inteira eu busca de algum projeto, e não encontrei nada q ajudasse. vc poderia dar um norte de como fazer um gaussímetro caseiro . igual o projeto do miliohmímetro q vc disponibilizou aqui no seu canal , forte abraço
Olá Rafael, sim esse sensor é usado em gaussímetros. Veja este simples projeto caseiro completo: rimstar.org/science_electronics_projects/diy_gauss_meter_with_digital_display_ba.htm
Olá, saberia me dizer se o sensor HALL KY 003 funciona da mesma forma? Pensando em utilizar o KY003 em um projeto do volante caseiro, mas não sei se é a mesma coisa. Obrigado
Eu usei o sensor 41f no motor na minha bike elétrica, epe ativa com o polo norte e desativa pelo polo sul, são 3 sensores, e percebi que o sensor do meio precisar ser ativado pelo polo sul e desativado pelo polo norte, você consegui me informar sobre qual modelo ? Eu ja temho o 41f que ativa com o polo norte.
Um modelo de sensor Hall comum para esse propósito é o SS41G, que é a versão complementar do SS41F. Enquanto o SS41F é ativado pelo polo norte e desativado pelo polo sul, o SS41G é ativado pelo polo sul e desativado pelo polo norte. Se a configuração do seu motor elétrico requer sensores que respondam de maneira oposta, você precisará do SS41G para complementar o SS41F.
Boa tarde!! Estou precisando de ajuda! Tenho um motor de 1000w com escovas, e comprei uma controladora mas, o acelerador e um potenciometro de 10 K e quero colocar um acelerador com sensor hall e possivel?
Sim, é possível substituir um acelerador com potenciômetro por um acelerador com sensor Hall, mas será necessário adaptar o circuito. O potenciômetro ajusta a resistência, que é lida pela controladora para determinar a velocidade do motor. Já o sensor Hall gera uma variação de tensão proporcional à posição do acelerador, geralmente na faixa de 0,8V a 4,2V, com 2,5V sendo o ponto médio. A controladora deve ser capaz de interpretar o sinal do sensor Hall. Algumas controladoras já possuem suporte para ambos os tipos de aceleradores (potenciômetro e sensor Hall). Verifique o manual ou especificações da sua controladora para garantir que ela aceite o sinal de um sensor Hall. Se a controladora só aceita um potenciômetro, você pode adicionar um circuito conversor simples (usando amplificadores operacionais, por exemplo) para adaptar o sinal do sensor Hall para algo que a controladora consiga ler corretamente, simulando o comportamento do potenciômetro. Se a controladora já for compatível com um acelerador Hall, a substituição deve ser direta, e você precisará apenas conectar os fios adequadamente (geralmente 3 fios: positivo, negativo e sinal).
Nossa tô tentando encontrar o sensor hall do motor lava e seca nas especificações 91 k /1139/391c..... Será que posso substituir por outro pois na acho do mesmo😢
Muito bom! Meu próximo passo: substituir os potenciômetros de acessórios de simuladores de voo (feitos com Arduino) por sensores de efeito Hall, e assim acabar com o detestável ruído elétrico dos potenciômetros.
Se eu colar esse sensor bem próximo a um cabo e fazer passar corrente por esse cabo, tbm funciona ? No fundo, consigo detectar corrente com esse sensor ?
Qual sensor hall barato que tem menos oscilação? Uso o 49e no Arduino com imã neodímio, mas ele oscila muito e fica tremendo o sinal. Tem outro melhor e barato?
Se o sensor Hall 49E está apresentando muita oscilação e tremores no sinal, tem algumas opções mais estáveis que ainda são relativamente baratas. O sensor A3144 é digital com saída de comutação. Ele é um pouco mais robusto em termos de resposta e pode ter um desempenho mais estável em comparação com o 49E. Custo similar ao 49E, geralmente bastante acessível. Outra opção seria o SS495A1, que é um sensor analógico com boa estabilidade e menos tendência a oscilar. É um sensor de baixa deriva e com uma resposta linear.
O sensor KY-003 é uma excelente opção para quem busca um sensor Hall de baixo custo com menor oscilação. Ele utiliza o sensor A3144, que é um sensor Hall digital, como citei anteriormente.
Muito bons os vídeos... Queria dar uma sugestao de vídeo. Poderia falar sobre os reles SPDT e os DPDT ? A primeira vez que vi um rele com tantos conectores eu estranhei hahahaha Obrigado pelos vídeos.
@@Electrolab-Eletronica Tem sim, mas la n fala sobre os DPDT. Eles tem 2 NO e 2 NC né. Mas de qualquer forma ja ajudou muito. Como faço para apoiar o canal ?
Tem razão Leandro, aquele vídeo é mais genérico! Para tornar-se um apoiador do canal, temos o "Apoia-se", plataforma que gerencia os apoiadores, dê uma conferida neste link e escolha a melhor forma! Desde já agradeço pelo interesse em apoiar! apoia.se/electrolab
A um sensor que se parece com uma resistência 1/2W de dois pinos que é utilizado em máquinas de lavar loiça que também com aproximação de um ímã fecha o contacto.🤔👌👏👏👍
O Fantástico canal Electrolab !!! Parabéns Professor , mais um ótimo vídeo, desta vez sobre os sensores Hall, trabalhei muito com eles durante mais de vinte anos, quando eu reparava máquinas de hemodiálise. São componentes muito confiáveis. Não conhecia a história e só trabalhei com esse linear. Obrigado por sua contribuição a tantos que atuam nesse oficio apaixonante . Grande abraço !
Obrigado Antônio! Sem dúvida são componentes muito interessantes e com grandes usos. Abcs!
Valeu! Você merece mais do que isso, muito obrigado por tudo.
Obrigado Daniel!
Muito obrigado por apoiar o canal Daniel!!
Valeu!
Muito obrigado Vicente por apoiar o canal!!!
Professor suas aulas são simplesmente, FANTÁSTICAS, MARAVILHOSAS. Parabéns pelo cuidado em explanar teoria e prática. Não sei o seu nome. mas obrigado.
Obrigado Jabes! Meu nome é Eloy.
Top esse canal sou técnico a muitos anos e veio muita gente tentando ensinar o q não sabe, mas mas vez em quando agente se depara com uns canais bons e esse é um deles.
Obrigado! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Show! Que bacana Eloy! Ótima explicação!
Um abraço!
Obrigado Orlando! abcs.
Muito legal. Genial. Estou gravando todas as duas aulas. Obrigado.
Valeu Valdir!
Excelente matéria professor!
Andei pesquisando esse componente para efetuar troca em motores de lavadoras de roupas, cujo componente estava danificado, mas não cheguei a uma conclusão, pq não sabia qual usar, uma vez que o danificado não tinha um código para que pudesse ter um base.
Pensei em usar o 49-E, mas nao fiz a experiência.
Abraços e obrigado pela matéria.
Obrigado Geraldo!
Top a explicação, valeuuuuu por mais um material de excelência na didática....
Obrigado Agnaldo!
Que show de aula! Parabéns professor Eloy!
Um componente simples e complexo!
Mas não dá pra entender! Esse sensor em si e tão barato, e quando cai em mão de fabricante de veículos custam tão caro!
A minha moto a velocidade e reconhecida por um sensor Hall! Não sei dizer bem se e o analógico ou digital! Mas acredito que seja digital pois ficou com onda quadrada em vez de "senóide" como no vídeo.
Esse sensor custa incríveis 500 reais.
É alimentado por 12 volts e a tensão de saída e de 5 volts e baseline de 4,5V se não me engano.
Obrigado Jaislan! Com certeza os fabricantes cobram o que querem, mas muitas vezes esses sensores podem ter algum circuito adicional, encapsulamento especial, conectores caros, etc., o que acaba onerando o produto final também.
Parabéns professor. Um uso comum que creio que muitas pessoas desconhecem e esta em todos os carros hoje em dia é aquele sensor de posição de posição do virabrequim que fica aparafusado do lado do volante do motor, é o que informa a posição do motor para a central eletrônica, se procurarem irão ver que o volante do motor tem vários 'dentes' e em uma parte, esses dentes não existem, dando a informação a central onde iniciar a contagem dos pulsos que os dentes geram, mas só ele não é suficiente porque o motor 4 T precisa de outro sensor no comando de válvulas para 'saber' se esta em admissão ou 'exaustão'.
Obrigado Airton! Muito bem lembrada mais essa aplicação para o sensor Hall!
@@Electrolab-Eletronica Estamos juntos Professor. Vivenciei também a troca do antigo platinado pela ignição eletrônica que usava os sensores hall.
Poxa muito bom o vídeo, me fez entender meu problema. Eu tenho um projeto de freio de mão para simulador, que deu problema e resolvi eu mesmo arrumar e ate deu certo, mas pelo que tô entendendo o sensor que eu comprei e digital e a sensibilidade não e linear como anteriormente. Vou trocar o sensor por um analógico e testar, acredito que será a solução.
Maravilha! Boa sorte!
Essa aula transmitiu muito conhecimento, professor.
Obrigado Silva!
Esse tive que testar. Fiz aqui com sucatas de vhs. Usei um eixo de motor (acho que é o brushless), que tem um imã circular enorme. Posicionando direitinho o sensor, quando gira o eixo com o imã a onda no osciloscópio sai quase uma senoide perfeita. Aprendendo muito com seus experimentos.
Maravilha Leo!
Adorei a aula, mon ami.
Obrigado Cícero!
O melhor sensor pra fazer o sinal analógico de pedais de simulador, obrigado pela aula!!
É verdade!!!
cara, não conhecia seu canal... muito bom!! + 1 inscrito.
Olá Edson! Seja bem-vindo ao canal!
Parabéns, excelente vídeo. Uma dica que dou, é você explicar esse funcionamento nos analógicos dos controles de videogame, que hoje vem com a tecnologia hall effect, todo mundo gosta, mas pouca sabe como funciona, as vantagens são excelentes.
Valeu Weler! Sugestão anotada!
Muito bom, substitui com grande vantagens os Reed Switch!!
Sem dúvida!
Bom dia Prof. Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse componente da Eletromecânica, fico muito grato por sua didática
Valeu Luiz!
Excelente aula …não conhecia este dispositivo , ouvi falar mas desconhecia . 👏👏👏👏
Obrigado Caval!
Muito boa as explicações!
Obrigado Flavio!
Senssacional professor. Muito bacana sua explicação e a apresentação que para mim é um novo componente.
Obrigado Fabio!
Video muito bom! Feito por quem conhece.
Obrigado Haylton!
Muito interessante. Os experimentos foram esclarecedores também.
Obrigado Marden!
Parabéns pelo vídeo ,aliás parabéns pelo canal ,estou aprendo muito com cada vídeo do sr !
Obrigado João!
Excelente professor !
Obrigado Silvio!
Muito bom seus vídeos! DEUS ABENÇOE!
Muito obrigado Cleiton!
Muito grato pelo meu aprendizado.
Valeu Sergio!
MUITO BOM, PARABENS PELA AULA, OBRIGADO.
Obrigado José Augusto!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 - Grato pela excelente aula, prof. Eloy!
Obrigado!
Parabéns pelo vídeo aprendi muito sobre este componente.
Obrigado Ellyson!
Muito top o video, estou aprendendo muito no seu canal
Obrigado Vicente!
Que aula fantástica!
Obrigado Doroteia!
Um abraço professor, grande mestre da eletronica 👍
Valeu Jeferson! Abs.
Excelente aula, muito obrigado!
Obrigado Rudinei!
Muito utilizado pra fazer o disparo da centelha na ignicao eletronica automotiva.
Perfeito!
Boa noite! Tudo bem? Gostei da sua aula só estou com dúvida pode ligar uma fonte de sete volts na sensor hall não queima
Olá Rafa, na maioria dos modelos pode sim, já que muitos suportam até 8V ou mais dependendo do modelo.
Excelente! Explicação clara e objetiva! Obrigado.
Obrigado Jurandir!
Muito bom. Parabéns pelo profissionalismo
Obrigado Flavio!
Muito bom, esse canal é outro nível. Obrigado por mais essa aula top e completa.
Valeu Evandro!
Incrível como foi percebido isso. Ao aproximar um ima nas placas que estão proximo dos fios do voltímetro, poderia ser confundido como uma corrente induzida pelo campo magnético variável do imã.
É verdade Paulo! É numa época sem o pleno conhecimento sobre o elétron.
Muinto bom...ótima explicação. Obrigado
Obrigado!
Sr. Eloi, mah, boa tarde. O sensor de efeito hall dos automóveis, para se testar, seria da mesma forma? o sensor do meu carro é de efeito hall de dois fios. A princípio eu acreditava em se tratar de um sensor indutivo, mas não é.
Olá Cesar! Sim, seria de forma similar, dependendo apenas se o sensor já está com algum circuito embutido nele.
Excelente explicação!
Obrigado Frank!
Aula incrível...os sensores de abs trabalham da mesma forma ? alguns tem 3 fios outros 2 ...grato
Obrigado André! Sim, são bem similares e usar o efeito hall na maioria dos casos.
Top, like de número 418, sucesso e bom ano novo. Forte.
Obrigado e feliz 2023!
Alô! Como sempre, mais uma aula completa. Como dizem por aí, você é o cara. Obrigado! [ ]´s 👏 🍻 🇧🇷
Valeu Carlos!
As cafeteiras automáticas usam hall na válvula volumétrica, e dando problema acabo substituindo apenas o componente. Obrigado pelo vídeo 🙏
Bacana Gercino! Obrigado!
Maravilha, excelente explicação, obrigado.
Obrigado!!
Muito bom.
Parabéns e obrigado!
Obrigado!
Mestre, é esse efeito que permite que o alicate amperímetro meça cc?
Obs.: excelente conteúdo e didática.
Olá Álvaro! Obrigado! Isso mesmo, em geral esses instrumentos com sensores Hall medem tanto CC quanto CA.
Explicação perfeita!
Obrigado Maurício!
Como sempre, excelente!
Obrigado Fernando!
Não muito recentemente, vi um vídeo onde foi usado esse componente pra fazer um tabuleiro de xadrez que acende as casas ocupadas por peças (cada uma com um imã na sua base), vejo agora que daria pra diferenciar as peças de cada jogador 😮
É possível!
Qual e o tipo normalmente utilizado nos distribuidores de motores automotivos anteriores a injeçao eletronica de combustivel ?
Não conheço os modelos automotivos.
Excelente aula sobre o efeito Hall, infelismente não achei nenhum local que venda estes componentes, se possivel poderia informar os codigos do sensor de 4 terminais. Obrigado,
Obrigado Wilson, no mercado livre tem: produto.mercadolivre.com.br/MLB-991462029-sensor-beam-200-hall-w41fc-w41f-w41-wsh41fc-4polos-1363-_JM#position=5&search_layout=stack&type=item&tracking_id=5a01413a-84ab-4f0c-b5e4-9afb0d5dc6f3
Esse sensor de efeito Hall (analógico/digital) ele têm uma durabilidade de vida útil no caso esses usados em ignição eletrônica automotiva?
A vida útil é indefinida, não há desgaste nesse componente. Se queimam é por problemas externos e não por uso ou desgaste.
@@Electrolab-Eletronica Bom saber, o interessante é manter em ordem os demais componentes que o auxiliam e ai manterá uma vida útil maior ao componente Hall obrigado pelas informações amigo!
Exato Augusto! Valeu!
Muito bem explicado e demonstrado. Parabéns e obrigado.
Obrigado amigo!!
Se eu ñ me engano,é um sensor destes que tem na garra dos alicate amperímetros que fazem leitura de A em DC...
Abraço!
Sim, é esse mesmo Andrey!
Esse delay (diminuição vertical da onda) quando o motor gira mais rápido, é por conta do delay de leitura do osciloscópio, ou o sensor tem um delay? Eu estou estudando esse sensor para fazer um controle de videojogo, mas se há um delay tão grande na leitura do sinal já vai complicar minha aplicação
O Delay é do instrumento, que de fato não é um osciloscópio e sim um multímetro com gráfico de tendência e o refresh time dele é lento.
Ele consegue reconhecer um campo maguinetico de um condutor qie esta passando uma corrente de 15 amperes?é possível embora usi um amplificador?
O sensor de efeito Hall SS495B é capaz de medir campos magnéticos na faixa de ±10mT (miliTesla). O campo magnético a 1 cm de um fio conduzindo 15 amperes é de aproximadamente 0.6 mT. Nesse caso ele deve ser capaz de detectar o campo magnético gerado por uma corrente de 15 amperes a essa distância.
Boa noite!!
Gostei muito do vídeo!
Eu estou precisando comprar um sensor de efeito Hall um Sensor magnético de efeito hall- 2SSM - 814-LF, ele é utilizado como sistema de segura na tampa de uma centrífuga ela só parte o motor com tampa fechada, teria pra vender ou indicaria um lugar que eu possa comprar, sou da cidade de Assis interior de São Paulo e aqui não encontrei.
Obrigado!!
Obrigado! Recomendo tentar comprar via internet, pesquisando pelo modelo por exemplo no mercado livre.
Muito bom, bem interessante esse componente 👏👏👏
Obrigado Carlos!
Tem como fazer com que acionemos um rele e mantermos ele travado mesmo variando os pulsos no sensor hall? Por exemplo, usar um sensor hall do medidor de fluxo de água para acionar um rele na presença de água e desligar quando a agua para de circular.
Sim, é possível Arnaldo, uma das formas seria usando um circuito comparador com um amplificador operacional.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pela resposta
Bom dia mestre, como sempre seu vídeos são sensacionais, por curiosidade , e possível usar o sensor hall, para desenvolver um gaussímetro? eu pergunto pq eu atuo na área de manutenção de instrumento musicais , e eu gostaria muito de aprender a fazer meus próprios captadores de guitarra ou contrabaixo, mais para isso e necessário saber a força do campo magnético do imãs q são usados na construção dos captadores, ou aplicação pratica q um gaussímetro ou medidor de unidade de tesla, seria fundamental para confecção de transformadores de altíssima fidelidade em sistemas de amplificador valvulados. porem eu ja revirei a internet inteira eu busca de algum projeto, e não encontrei nada q ajudasse. vc poderia dar um norte de como fazer um gaussímetro caseiro . igual o projeto do miliohmímetro q vc disponibilizou aqui no seu canal , forte abraço
Olá Rafael, sim esse sensor é usado em gaussímetros. Veja este simples projeto caseiro completo: rimstar.org/science_electronics_projects/diy_gauss_meter_with_digital_display_ba.htm
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado mestre
excelente Professor!!!
Obrigado Magno!
É possível posicionar um hall sensor em uma de um batente da porta para detectar quando a porta está trancada ou não?
Sim, é uma ótima aplicação.
Muito obrigado!
Valeu André!
Olá, saberia me dizer se o sensor HALL KY 003 funciona da mesma forma? Pensando em utilizar o KY003 em um projeto do volante caseiro, mas não sei se é a mesma coisa. Obrigado
Olá Adriano, esse código é de um módulo montado na placa, muito provavelmente funciona da mesma forma.
@@Electrolab-Eletronica Imaginei, vou fazer o teste e te falo. Obrigado.
olá professor faça uma matéria sobre o sensor lvdt
Sugestão anotada!
Eu usei o sensor 41f no motor na minha bike elétrica, epe ativa com o polo norte e desativa pelo polo sul, são 3 sensores, e percebi que o sensor do meio precisar ser ativado pelo polo sul e desativado pelo polo norte, você consegui me informar sobre qual modelo ? Eu ja temho o 41f que ativa com o polo norte.
Um modelo de sensor Hall comum para esse propósito é o SS41G, que é a versão complementar do SS41F. Enquanto o SS41F é ativado pelo polo norte e desativado pelo polo sul, o SS41G é ativado pelo polo sul e desativado pelo polo norte. Se a configuração do seu motor elétrico requer sensores que respondam de maneira oposta, você precisará do SS41G para complementar o SS41F.
Boa tarde!! Estou precisando de ajuda! Tenho um motor de 1000w com escovas, e comprei uma controladora mas, o acelerador e um potenciometro de 10 K e quero colocar um acelerador com sensor hall e possivel?
Sim, é possível substituir um acelerador com potenciômetro por um acelerador com sensor Hall, mas será necessário adaptar o circuito. O potenciômetro ajusta a resistência, que é lida pela controladora para determinar a velocidade do motor. Já o sensor Hall gera uma variação de tensão proporcional à posição do acelerador, geralmente na faixa de 0,8V a 4,2V, com 2,5V sendo o ponto médio. A controladora deve ser capaz de interpretar o sinal do sensor Hall. Algumas controladoras já possuem suporte para ambos os tipos de aceleradores (potenciômetro e sensor Hall). Verifique o manual ou especificações da sua controladora para garantir que ela aceite o sinal de um sensor Hall. Se a controladora só aceita um potenciômetro, você pode adicionar um circuito conversor simples (usando amplificadores operacionais, por exemplo) para adaptar o sinal do sensor Hall para algo que a controladora consiga ler corretamente, simulando o comportamento do potenciômetro. Se a controladora já for compatível com um acelerador Hall, a substituição deve ser direta, e você precisará apenas conectar os fios adequadamente (geralmente 3 fios: positivo, negativo e sinal).
Professor no caso de um sensor hall VS de moto, o ima ja vem no sensor ja que os dentes da engrenagem do motor é ferro correto? Obrigado
Creio que sim, não estou familiarizado com os sensores específicos para motos.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado
A parte imantada está sempre nos dentes da roda fonica.
melhor utilizar um, ou dois imãs para o linear?
Depende de como irá acionar, normalmente um resolve bem.
Nossa tô tentando encontrar o sensor hall do motor lava e seca nas especificações 91 k /1139/391c.....
Será que posso substituir por outro pois na acho do mesmo😢
Talvez, mas sem saber a especificação do original, não adianta muito, já que há tipos bem diferentes. Tentou na autorizada?
Mais um ótima aula MEU amigo
Obrigado Claudio!
Muito bom!
Meu próximo passo: substituir os potenciômetros de acessórios de simuladores de voo (feitos com Arduino) por sensores de efeito Hall, e assim acabar com o detestável ruído elétrico dos potenciômetros.
Bom solução Corisco!
presto tanta atenção que peguei um pequeno erro na hora do exemplo, mas já foi corrigido logo em seguida! passou batido.
explicação sempre 100%
Valeu Cilinho!
Se eu colar esse sensor bem próximo a um cabo e fazer passar corrente por esse cabo, tbm funciona ? No fundo, consigo detectar corrente com esse sensor ?
Com um bom amp op depois dele, pode ser possível a detecção .
Para fazer teste no sensor hall pra ver se está com problema ou queimado
Correto.
Professor.
Todos os velocimetros de carro hoje usam o sensor hall?
Não sei afirmar se todos são assim, mas a maioria atualmente usa.
E também connheço esse sensor ( hall ou RALL ) ....como um sensor de velocidade....
Sim, pode ser usado nessa aplicação, tipicamente em bicicletas.
tem um sensor hall nos coolers de fonte de pc ,e eles tem duas saidas opostas ,quando uma esta ligada a outra esta desligada
🙃🙂
Maravilha!
Fluxostato de cafeteira utiliza!
Pergunta: O alicate amperímetro utiliza o efeito Hall?
Sim, muitos usam, mas nem todos, especialmente os que medem corrente DC usam esses sensores.
Também há o efeito Hall quântico. Inclusive, os descobridores desse efeito ganharam o Prêmio Nobel de Física em 1998.
Maravilha!!
@@Electrolab-Eletronica 😊😊😘😘
boa , professor , agora faz outro com ele medindo corrente em um condutor ...
Sugestão anotada! Nesse caso já é um projeto completo.
Qual sensor hall barato que tem menos oscilação? Uso o 49e no Arduino com imã neodímio, mas ele oscila muito e fica tremendo o sinal. Tem outro melhor e barato?
Se o sensor Hall 49E está apresentando muita oscilação e tremores no sinal, tem algumas opções mais estáveis que ainda são relativamente baratas. O sensor A3144 é digital com saída de comutação. Ele é um pouco mais robusto em termos de resposta e pode ter um desempenho mais estável em comparação com o 49E. Custo similar ao 49E, geralmente bastante acessível. Outra opção seria o SS495A1, que é um sensor analógico com boa estabilidade e menos tendência a oscilar. É um sensor de baixa deriva e com uma resposta linear.
@@Electrolab-Eletronica o que me diz do sensor Ky -003?
O sensor KY-003 é uma excelente opção para quem busca um sensor Hall de baixo custo com menor oscilação. Ele utiliza o sensor A3144, que é um sensor Hall digital, como citei anteriormente.
Trabalho com automóveis e existe esse sensor hall na parte de injeção eletrônica...
Isso mesmo!!
otimo video
Obrigado André!
Muito bom!
Obrigado!
Muito bons os vídeos... Queria dar uma sugestao de vídeo. Poderia falar sobre os reles SPDT e os DPDT ? A primeira vez que vi um rele com tantos conectores eu estranhei hahahaha Obrigado pelos vídeos.
Obrigado Leandro! Sugestão anotada. Há um vídeo no canal sobre relés, pode ser que já adiante alguma informação.
@@Electrolab-Eletronica Tem sim, mas la n fala sobre os DPDT. Eles tem 2 NO e 2 NC né. Mas de qualquer forma ja ajudou muito. Como faço para apoiar o canal ?
Tem razão Leandro, aquele vídeo é mais genérico! Para tornar-se um apoiador do canal, temos o "Apoia-se", plataforma que gerencia os apoiadores, dê uma conferida neste link e escolha a melhor forma! Desde já agradeço pelo interesse em apoiar! apoia.se/electrolab
S= single pole e D= dual pole e dt = contatos reversíveis...
Eu consigo usar o sensor com um potenciômetro eletrônico?
Sim, consegue, montando o mecanismo adequado.
Ótima aula meu amigo!
Deixando o like de nº 378
Obrigado Michel!
On peut aussi détecter le courant dans une bobine. 👍👋👋
Oui, c'est vrai, très utilisé dans les pinces ampèremétriques Merci.
Componente mais usado pra quem quer fazer um levitador magnético rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr...
LIKE...
Rsrsrrs, bem lembrado Ribeiro. Obrigado!
É bastante utilizado em motores porta de vidro de Carro
Verdade Divino!
Boa
Obrigado Alex!
show
Obrigado Isaac!
A um sensor que se parece com uma resistência 1/2W de dois pinos que é utilizado em máquinas de lavar loiça que também com aproximação de um ímã fecha o contacto.🤔👌👏👏👍
Esse componente que vc se refere , com aparencia de um resistor , é um REED SWICH
Isso mesmo! Tem um vídeo no canal sobre reed switches.