Parabéns pelo vídeo. Muito didático e fácil de compreender. Já conhecia, mesmo layout, com pequenas diferenças nos valores de Resistores e Capacitores, só que foi apresentado para ser utilizado como um PISCA LED. Vi num site de um Professor meio maluco da Espanha. SDS Carlos Magno - Vitória-ES, 22/5/2022
Ótimo aparelho para teste, com uma explicação muito clara e uma didática de alto nível. Parabéns ainda, pela sua simpatia em responder a cada um que comenta. Obrigado e um abraço deste amigo, daqui do SUL do Rio Grande do Sul. Aldeir Neves.
Dica#2: Sugiro colocar um resistor de 1M em paralelo com o Capacitor,para descarrega-ló quando sair da tomada, até porque o DIAC precisaria ser invertido e o capacitor poderia ter carga residual.
Foi muito legal você chamar a atenção que o DIAC possui a faixa de “resistencia negativa” entre o disparo e o tensão Vf , diferente de um Zener (claro).
Já montei um projeto de luzes sequêncial de 8 canais na década de 80, no circuito não tinha diac o controle de acendimento da lâmpadas era SCR o disparo vinha de um CI. Não lembro o código.
Boa noite, sou inscrito no seu canal e é muito show, aprendo muito, muito obrigado pelo seu empenho e dedicação, Deus abençoe. Sou o Rany. Parabéns por tudo
Esse canal é excepcional. A forma como é lecionado é nivel faculdade de excelência. Termos em inglês; linguagem padrão refinada; indo pro lado da Eletrônica, o ensino é pra que o aluno aprenda de fato ELETRÔNICA ELEMENTAR.., não somente macetes. Top demaaais! 👏👏 Aqui o cabra que não sabe nem conversar e (ou) escrever aprende tbm 🤣
Boa tarde, pode ser usado pra montar aqueles: "engana ladrão, o sujeito vê o led piscando e pensa ter um alarme ligado a Central de Policia. Devendo ser instalado em local protegido pra não ser roubado por ladrões. Obrigado e Boa sorte.
Uma ideia se tiver um capacitor de motor despolarizado, daria pra botar o diodo pro LED depois do capacitor e do DIAC, assim o DIAC recebe tensão AC e se elimina a necessidade de inverter o DIAC.
@@Electrolab-Eletronica Eu que agradeço Elói! Sumido somente nos comentários (para com todos) porém, sempre assíduo nos vossos vídeos...e jamais esquecendo o like e o sentimento de agradecimento, sempre! Abraço, ótima noite para ti e família!
Olá Augusto, a questão aqui é que além da segurança de usar o diodo, o funcionamento para o capacitor eletrolítico (responsável pela piscada do led) precisa ser em corrente contínua.
Obrigado Paulo! Para um teste completo e dinâmico, o Varicap precisa de um circuito especifico para testar se varia a capacitância, mas em geral um teste de diodo comum já dá uma boa ideia se ele está bom.
Bem simples professor, algo me deixou com a pulga atrás da orelha, não seria melhor um capacitor com pelo menos 50% a mais da tensão da rede, caso o diac esteja aberto, o capacitor ira carregar com uma tensão bem mais alta.
Muito obrigado pelo vídeo, mas qual o motivo de ter em dimmers já que a teoricamente a tensão é variável pelo pino central do potenciômetro? (E mesmo quando o potenciômetro está nos 2% já há algum brilho na lâmpada?) Sem o diac o dimmer não iria funcionar por qual motivo? Desculpe pela pergunta longa. Abração!
Você poderia me responder uma pergunta, na entrada do amplificador a tensão é DC e na saída que vai para os falantes a tensão é AC ? Se for gostaria de saber o porquê, desde ja muito obrigado pela atenção.
Olá Rany, a entrada em um amplificador é um sinal de áudio com múltiplas frequências e pode ser considerado como sinal AC, a saída é o mesmo sinal AC amplificado. Fora isso o amplificador recebe uma alimentação em DC.
Obrigado por compartilhar. Like! Pergunta: dava para testar com aquele testador de barra de led que você mostrou num vídeo anterior a este? Só vejo o diac ligado ao gate de um triac. Existe outra função para o diac? Desde já obrigado pela atenção.
Grande electrolab , e deixa eu re perguntar quando o dia cinduz, qual a tensão que fica sobre o led? Tipo assim se colocar 127v , vai ficar sobre o led os + ou- 30v , ou 127v - 30 que dá +ou - 97v ou ainda se wu colocar 35v fica 35- 30 = +ou- 5v poderia me esclarecer ? Obrigado viu
Olá Daniel, a tensão sobre o LED é em torno de 2V DC, acima disso queimaria o LED. Lembre-se que temos um resistor de 10K em série com os 127V e outro de 220 ohms em série com o LED. A tensão é calculada pela corrente de carga do LED, em torno de 10mA, que provoca a queda de tensão no resistor. Antes disso, em cima do DIAC teremos de 25 a 30V aproximadamente.
Ótima aula professor, muito bom o circuito viu, tenho uma dúvida a queda de tensão no diac é por volta de 35 volts ou quando conduz ou seja 127v - 35 volts é isso ou quando ele conduz essa ele manda a tensão total ?
Olá boa tarde, projeto simples e bacana farei um aqui para mim, no caso da medição direta no diac seria somente o resistor e qual seria a resistencia ideal? Posso usar um dimmer para fazer o funcão de controlar a tensão? antecipadamente agradeço pela atenção. Abraço saúde e sucesso!
@@Electrolab-Eletronica brigadão pela atenção e generosidade, desculpe na minha pergunta esqueci de incluir que minha rede é tensão 220 v fase x fase e você poderia me dizer se no seu projeto original funcionaria usar um dimmer na entrada para variação da tensão? Sem mais já agradecido, saúde e sucesso!
excelente professor, parabéns. professor me tire uma dúvida, todo potenciômetro sendo de mesma resistência ohmica funciona da mesma forma, fiz um conserto em uma placa eletrônica tipo dimer, pra regular a vibração de um bobina, ao substituir o potenciômetro original da placa, por outro potenciômetro de mesma resistência sendo outro tipo de potenciômetro, a placa não funcionou, voltei com o potenciômetro original da placa que é de 100k, que não está 100 por cento bom a placa voltou a funcionar só não diminui a vibração total da placa, não encontrei aqui no comércio o potenciômetro original da placa, não entendi, será que o problema da placa não zerar totalmente a vibração é o potenciômetro ?
Olá Silvio. Os potenciômetros podem ter escalas diferentes, mesmo com a mesma resistência. O usado em dimmers precisa ser do tipo linear, o que colocou (se não estiver com defeito) pode ser do tipo logarítmico (usado em áudio), que não funcionaria bem nesse caso, em geral tem gravado a palavra "LOG" nesse outro tipo. Confirme se é isso e se não for tente um potenciômetro de outro fabricante e que seja linear.
@@Electrolab-Eletronica verdade, o que substitui pelo original fui um dia áudio, que não funcionou, vou comprar um potenciômetro linear de 100 k pela internet, aqui em Caruaru o que tem muito é boneco de barro e forro kkkk. Muito obrigado professor.
Oi Professor Eloy! Vou fazer para o meu canal uma série de circuitos de testes. Eu poderia apresentar este circuito e também mencionar o link deste seu vídeo? Obrigado pela atenção
@@Electrolab-Eletronica Ah, obrigado por responder, estou bem ancioso pois resolvi começar nos discos de vinil aos 14 anos, (hoje tenho 16) e não tenho um pré RIAA, se ficar bom eu aos poucos pretendo montar um
Professor uma curiosidade a respeito de eletronica, tenho amplificador de guitarra de 20w , mais gostaria saber dentro do amplificador o que gera esse 20 w . ? Sendo mais claro é objetivo, dentro circuito eletrônico que fatores lavam para aumentar a potência?
Lucas , mais uma vez não há como conseguir atalhos para o conhecimento em eletrônica. Para saber como funciona um amplificador você precisa minimamente conhecer como funcionam os transistores, ganho de corrente, beta, polarização, curva de carga, corrente quiescente, etc, esse conhecimento permitirá entender o amplificador. Assista aos vídeos básicos do canal, que certamente irão ajudar.
Não pode! Esses diodos são supressores de alta tensão, precisam ser iguais para substituir. Cuidado ao testar, pois eles não podem ser medidos com multímetros comuns pois vão dar sempre como abertos e de fato podem estar bons.
Eu perguntei porque um professor ensiste em afirmar que pode colocar o diôdo de alta tensão no lugar do bidirecional. Eu até perguntei se o fato do de alta conduzir em um sentido não colocaria o capacitor em curto e a resposta foi que pode colocar sim sem problema algum que tanto faz! Que argumento eu poderia usar pra convencê-lo de que não pode?! O que aconteceria se ligar o microondas com um diôdo de alta ligado nos pólos do capacitor? Obrigado.
Olá Flávio, o diodo bidirecional fica em paralelo com o capacitor, além desse há um diodo de alta que fica em série, eles são muito diferentes entre si. O bidirecional é como um DIAC e ele só conduz em altíssimas tensões (milhares de volts) e com isso atua na proteção de surtos de tensão. Já os diodos HV, conduzem em tensões mais baixas como um diodo comum e suportam altas tensões. Portanto eles funcionam de maneiras diferentes e não são substitutos.
@@flavionabucoelurdes Não seria um curto circuito exatamente, mas dependendo do tipo do diodo e da polaridafe usada ele poderia conduzir e provocaria mau funcionamento do circuito.
boa noite professor deixa lhe fazer uma pergunta, sabe me dizer se triac pode ser ligado igual a um transistor para obter mas potencia ? montei um dimmer aqui usando um (bta41600b ) para um chuveiro 127v com potencia 5000w que da 39amper quase no limite esta esquentando de mas mesmo com dissipador enorme e com cooler potente e a temperatura ta chegando rapidamente aos 80 graus, pode me ajudar montar um é para minha mãe ela não consegue mudar la em cima no chuveiro. desde ja obrigado
Olá Maycon, não é recomendável ligar Triacs em paralelo, devido às diferenças entre eles, mesmo sendo modelos iguais. Isso faz com que disparem em momentos diferentes, causando sobrecarga em um deles. O BTA41-600 é amplamente usado nessa finalidade. Confira se está usando um circuito snubber RC em paralelo com o TRIAC, a falta dele pode provocar aquecimento além do normal e até a queima do Triac.
@@Electrolab-Eletronica sim estou usando professor, entre o a1 e a2 um resistor de 68 ohms de 5w,um capacitor poliester de 100nf por 400v em serie com o resistor 68 ohms entre o a1 e a2 e um resistor de 330 ohms 1/4w entre gate e a1para evitar diparo acidental. posso utilizar um bta100-800b para esta carga de chuveiro 5000w /127v ? desde ja obrigado.
Aquele condensador dos 100 voltes nao vai explodir na cara do cara ao ter os 179 Voltes across it? (127 x raiz (2) por estar retificada ) sei muito pouco disto,mas pergunto
Olá José! Com o DIAC em posição de teste, a tensão máxima no capacitor será de 35V. No entanto, na descrição do vídeo tem uma sugestão de segurança, pois se ligar o tester sem o DIAC conectado, o capacitor não suportará a tensão e por conta disso é prudente colocar um de 250V no local.
DICA Segurança= O Capacitor pode ter problemas se o DIAC estiver faltando ou em aberto: em 127VAC a tensão final será 176Vdc, podendo estourar o eletrolítico de 100V. SOLUÇÕES: (1) Usar um Cap com 250V~400V de isolação. (2) Colocar uma lâmpada neon (sem resistor) entre os terminais do capacitor, pois limitaria a menos de 100V. Se a NEON acender, significa que o DIAC está com defeito (em aberto).
Prego misurare che corrente scorre nella prima maglia prima che il Diac inneschi. Che corrente e tensione sono sul Led quando Diac è innescato. Infine verificare se la R1 riscalda, grazie
La corrente senza il DIAC è solo un veloce impulso iniziale, per caricare il condensatore e poi tende a zero. Con DIAC, la corrente nel LED è di circa 6 mA e la tensione è di 2 VAC su un livello DC di 0,3 V. R1 non si riscalda.
Parabéns pelo vídeo. Muito didático e fácil de compreender. Já conhecia, mesmo layout, com pequenas diferenças nos valores de Resistores e Capacitores, só que foi apresentado para ser utilizado como um PISCA LED. Vi num site de um Professor meio maluco da Espanha. SDS Carlos Magno - Vitória-ES, 22/5/2022
Maravilha Carlos! Obrigado!
Eu uso testar com meu testador de barra de LEDs e zenner ,que mede a voltagem ! Virar e testa dos 2 lados!
Perfeito funciona!
Sim, funciona bem também.
Eloy esse é top e simples ! Abraços de Corunha, Espanha! 😃👍👏🇪🇦🇧🇷
Obrigado Moacir! Abcs!
Epá! Um irmão galego aqui! Um abraço para Galiza do Norte de Portugal!
Ótimo aparelho para teste, com uma explicação muito clara e uma didática de alto nível. Parabéns ainda, pela sua simpatia em responder a cada um que comenta. Obrigado e um abraço deste amigo, daqui do SUL do Rio Grande do Sul. Aldeir Neves.
Olá Aldeir! Muito obrigado e seja sempre bem-vindo!
Excelente teste para Diac. Parabéns.
Obrigado Fernandes!
Explicando a eletrônica de maneira simples, sem firulas. Eloy sempre muito didático. Parabéns e obrigado por tanto conteúdo de qualidade.
Obrigado Matheus!!
Dica#2: Sugiro colocar um resistor de 1M em paralelo com o Capacitor,para descarrega-ló quando sair da tomada, até porque o DIAC precisaria ser invertido e o capacitor poderia ter carga residual.
Foi muito legal você chamar a atenção que o DIAC possui a faixa de “resistencia negativa” entre o disparo e o tensão Vf , diferente de um Zener (claro).
Obrigado!
Sensacional! Hoje foi um DIA.D: conheci o DIAC. Uma forma exagerada de fazer um blink em A.C. Obrigado pelo ensino brilhante, como sempre!
Valeu Dirceu!
Eu também conheci hoje o diac e o canal também ja me inscrevi estou no começo do meu curso de eletrônica.
@@cirilolago6751 Sucesso aí, Cirilo! Explora bem seu curso e também esse canal.
A eletrônica é fantástica!
Projeto simples e eficiente, vou montar o meu, Obrigado pelas vídeos aulas, valeu.
Valeu João!
Boa meu amigo!
Simples e util, usava muito o DB3 na época dos sequenciais com triac para lampadas, bem usado nos anos 90.
Deixando like de nº196
Valeu Michel! Obrigado!
Já montei um projeto de luzes sequêncial de 8 canais na década de 80, no circuito não tinha diac o controle de acendimento da lâmpadas era SCR o disparo vinha de um CI. Não lembro o código.
@@zenobiomenezesalvim1398 Provável que seja o 4017
Bem provável mesmo!
Grato pela demonstração. Muito pratico. Útil na bancada..
Obrigado Oswaldo!
Parabéns, ótima didática prof ELOY obrigado.
Obrigado Miguel!
MUITO INTERESSANTE E PRÁTICO ESSE CIRCUITO.
VALEU .... OBRIGADO !!!!
Obrigado!
Genial, muito bom professor. Esse circuito aí é muito melhor que o do datasheet do Diac. Abraços. obrigado.
Obrigado Evandro!
Boa noite, sou inscrito no seu canal e é muito show, aprendo muito, muito obrigado pelo seu empenho e dedicação, Deus abençoe. Sou o Rany. Parabéns por tudo
Obrigado Rany! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Parabéns pelo conhecimento meu amigo..
Obrigado Claudio!
Muito legal professor obrigado e parabéns pelo canal...
Obrigado José Carlos!
Interessante, simples e prático !! Vlw, Abraço a todos.
Obrigado Carlos! Abcs!
Show! Que bacana Eloy!
Um abraço!
Obrigado Orlando, abcs!
Valeu a dica obrigado pela aula e atenção
Obrigado Vicente!
Montei e funcionou perfeito !
Maravilha Luis!
Excelente dica, já dei like e um forte abraço
Obrigado Camilo! Abcs!
Esse canal é excepcional. A forma como é lecionado é nivel faculdade de excelência. Termos em inglês; linguagem padrão refinada; indo pro lado da Eletrônica, o ensino é pra que o aluno aprenda de fato ELETRÔNICA ELEMENTAR.., não somente macetes. Top demaaais! 👏👏 Aqui o cabra que não sabe nem conversar e (ou) escrever aprende tbm 🤣
Obrigado Wellberte! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Cara gosto muito de eletrônica e sou fã do seu trabalho parabéns
Obrigado Jodeci!
Canal sensacional, se der um dia mostra com diac queimado em curto!
Obrigado Claudio!!
Boa tarde, pode ser usado pra montar aqueles: "engana ladrão, o sujeito vê o led piscando e pensa ter um alarme ligado a Central de Policia. Devendo ser instalado em local protegido pra não ser roubado por ladrões. Obrigado e Boa sorte.
Sim, é possível, mas há modelos mais simples para isso, como por exemplo no projeto deste vídeo: ua-cam.com/video/DH6lT6FMa30/v-deo.html
@@Electrolab-Eletronica Obrigado Eloy, sem duvida seu canal tá no topo do conhecimento de eletronica, até as propagandas são educativas. Abraço.
Abcs!
Se formos fazer uma analogia... O Eloy é hoje o que foi o Newton C. Braga nos anos 70's. Abraços.
Rrsrsrssr, que honra Romário! Abcs!
Uma ideia se tiver um capacitor de motor despolarizado, daria pra botar o diodo pro LED depois do capacitor e do DIAC, assim o DIAC recebe tensão AC e se elimina a necessidade de inverter o DIAC.
Nesse caso o Led não vai piscar. O teste de inversão não é obrigatório, se funcionar numa posição o DIAC está OK, é apenas um complemento.
Agradeço, ótima aula. Parabéns.
Obrigado Jone!
Muito bom ! Show de bola parabéns!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado Hélder!
Parabéns pelas informações.
Obrigado Helio!
Valeu Eloi!
Show de bola!
Grato!
Abraço, ótimo dia/fim de semana!
Obrigado Mario Sergio! Estava sumido, espero que esteja bem! Abcs!
@@Electrolab-Eletronica
Eu que agradeço Elói!
Sumido somente nos comentários (para com todos) porém, sempre assíduo nos vossos vídeos...e jamais esquecendo o like e o sentimento de agradecimento, sempre!
Abraço, ótima noite para ti e família!
Valeu Mario! Abs e bom final de semana!
@@Electrolab-Eletronica
Obrigado Elói!
Ótima Semana/serviços!
Ótimo teste pra laboratório. Grato Eloy :O)
Obrigado Mendes! Abcs!
Valeu amigo, sempre tive dificuldade na para testar esse sujeito.kkkkkk. Deus abençoe.🙏🙏🙏
Valeu Geraldo! Obrigado!
Já vou montar o meu....
Valeu Sergio!
Boa dica! Parabéns!
Obrigado!
Show professor ❤
Obrigado Antonio!
Sempre videos de alto nível! Muito obrigado Eloy!
Obrigado Carlos!
Muito legal esse teste aí ...valeu parabéns ...um abraço
Obrigado Reinaldo! Abcs!
UM CIRCUITO ASSIM É A PONTA DO iceberg, PARA MUITOS OUTROS, É SÓ IR ACOPLANDO E MONTANDO! UMA IDEIA GERA, OUTRAS MIL!
É verdade Carlos, são ideias que podem ser aproveitadas em diferentes projetos!
Então com esse componentes, pode se fazer um circuito de proteção de alta tensão, pra proteger o circuito de sobre carga, evitando a queima do mesmo,
Dentro dos limites dele sim, mas não seria o ideal.
Valeu!
Obrigado Rogério por apoiar o canal!
Muito bom 10, mas quem tiver o testador caseiro de barras de led pode usar o mesmo para esse teste, além de testar diodo zener.
Exato!
Melhor que meus cursos do senai :P
Valeu Marcos!
parabéns por mais um show de aula
Obrigado Claudio!
Circuito top,like garantido
Obrigado José Carlos!
Essa EU ñ sabia
O Eloy, não era melhor tirar o diodo da entrada e "dobrar" o circuito pro outro semi-ciclo e ver dois LEDs intercalando as piscadas?
Olá Augusto, a questão aqui é que além da segurança de usar o diodo, o funcionamento para o capacitor eletrolítico (responsável pela piscada do led) precisa ser em corrente contínua.
Muito bom esta video, muito bom mesmo, circuito muito simples e funcional. Parabéns. Tem alguma forma de testar diodo Varicap?
Obrigado Paulo! Para um teste completo e dinâmico, o Varicap precisa de um circuito especifico para testar se varia a capacitância, mas em geral um teste de diodo comum já dá uma boa ideia se ele está bom.
Ótimo projeto. Top.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado Fábio!
Bem simples professor, algo me deixou com a pulga atrás da orelha, não seria melhor um capacitor com pelo menos 50% a mais da tensão da rede, caso o diac esteja aberto, o capacitor ira carregar com uma tensão bem mais alta.
Valeu Airton! Sem dúvida, por segurança é interessante colocar um capacitor de 250V, cobrindo assim até as redes de 220V.
Gostei,mas pergunto :
A tensão de 30v , não é muito alta p/o gatilho do SCR ou TRIAC , que fica entre 0,7 a 1v ?
Obrigado,bom dia.
De fato não é um problema, a corrente é limitada por um resistor e o TRIAC recebe apena um pulso de descarga do capacitor a cada ciclo.
Muito bom…
O fusível tu recomenda com que até corrente para proteção?
Obrigado.
Obrigado. O consumo aqui é mínimo. Se possível 0,2A. Se não encontrar, um de 0,5A, para casos de curto.
Mais um circuto de teste otimo.
Obrigado Anderson!
Muito obrigado pelo vídeo, mas qual o motivo de ter em dimmers já que a teoricamente a tensão é variável pelo pino central do potenciômetro? (E mesmo quando o potenciômetro está nos 2% já há algum brilho na lâmpada?) Sem o diac o dimmer não iria funcionar por qual motivo? Desculpe pela pergunta longa. Abração!
O potenciômetro varia a fase do sinal, o valor de pico continua elevado, o Diac limita o valor para adequar ao disparo do Triac. Abcs!
adorei vlw professor. abraço
Valeu Maycon! Abcs!
Você poderia me responder uma pergunta, na entrada do amplificador a tensão é DC e na saída que vai para os falantes a tensão é AC ? Se for gostaria de saber o porquê, desde ja muito obrigado pela atenção.
Olá Rany, a entrada em um amplificador é um sinal de áudio com múltiplas frequências e pode ser considerado como sinal AC, a saída é o mesmo sinal AC amplificado. Fora isso o amplificador recebe uma alimentação em DC.
Obrigado por compartilhar. Like! Pergunta: dava para testar com aquele testador de barra de led que você mostrou num vídeo anterior a este? Só vejo o diac ligado ao gate de um triac. Existe outra função para o diac? Desde já obrigado pela atenção.
Obrigado Leo! Sim, é possível testar direto com aquele instrumento de backlight. Este do vídeo é apenas mais simples e dedicado ao Diac
o que você acha do osciloscópio DSO1511G para um iniciante na eletrônica? uma versão atualizada do DSO1511E (você já fez vídeo sobre)
Parece interessante, mas como não vi nenhum teste dele ainda, não há como saber se entrega o que promete. Vou ver se consigo um para testar.
show, uma duvida, não fica +-30V no led, não deveria ser um resistor de +-1k5?
Obrigado Ricardo! Sim, são 30V em cima do DIAC e não do LED, o led está em série e ainda tem um resistor de 10K nesse circuito.
Grande electrolab , e deixa eu re perguntar quando o dia cinduz, qual a tensão que fica sobre o led? Tipo assim se colocar 127v , vai ficar sobre o led os + ou- 30v , ou 127v - 30 que dá +ou - 97v ou ainda se wu colocar 35v fica 35- 30 = +ou- 5v poderia me esclarecer ? Obrigado viu
Olá Daniel, a tensão sobre o LED é em torno de 2V DC, acima disso queimaria o LED. Lembre-se que temos um resistor de 10K em série com os 127V e outro de 220 ohms em série com o LED. A tensão é calculada pela corrente de carga do LED, em torno de 10mA, que provoca a queda de tensão no resistor. Antes disso, em cima do DIAC teremos de 25 a 30V aproximadamente.
@@Electrolab-Eletronica obrigado amigão tamo junto
Muito bom como sempre abraço
Obrigado Beloyannes! Abcs!
Ótima aula professor, muito bom o circuito viu, tenho uma dúvida a queda de tensão no diac é por volta de 35 volts ou quando conduz ou seja 127v - 35 volts é isso ou quando ele conduz essa ele manda a tensão total ?
Obrigado Daniel! Quando ele conduz, mantém os 35 V.
@@Electrolab-Eletronica obrigado professor Jesus abençõe muito mesmo
Show de bola ótimo vídeo!
Obrigado João!
Muito bom o vídeo, parabéns, é possível montar um circuito de testes dinâmico para transistores IGBTs?
Obrigado Antonio! Sim, é possível embora mais complexo.
Amigo boa tarde, na tensão de 220 qual dos componentes deve ser substituído
Olá José, para maior segurança use C1 com isolamento de 350V, R1 de 15K e R2 de 330R.
Show..............
Obrigado!
Pude perceber q a tensao de entrada e Dc mais funcionar direto na AC? E ele vai chegar direto no 30v???
A entrada é AC, tem um diodo retificador na entrada convertendo para DC, a tensão passa bem acima dos 30V.
Olá boa tarde, projeto simples e bacana farei um aqui para mim, no caso da medição direta no diac seria somente o resistor e qual seria a resistencia ideal? Posso usar um dimmer para fazer o funcão de controlar a tensão? antecipadamente agradeço pela atenção. Abraço saúde e sucesso!
Olá Leandro, o ideal é colocar um resistor de 47K x 5W.
@@Electrolab-Eletronica brigadão pela atenção e generosidade, desculpe na minha pergunta esqueci de incluir que minha rede é tensão 220 v fase x fase e você poderia me dizer se no seu projeto original funcionaria usar um dimmer na entrada para variação da tensão? Sem mais já agradecido, saúde e sucesso!
Olá Leandro, o dimmer não é indicado, pois ele varia a potência por deslocamento de fase e o teste pode não funcionar.
@@Electrolab-Eletronicaentendi, novamente obrigado pelo esclarecimento e atenção, saúde e sucesso.
excelente professor, parabéns.
professor me tire uma dúvida, todo potenciômetro sendo de mesma resistência ohmica funciona da mesma forma, fiz um conserto em uma placa eletrônica tipo dimer, pra regular a vibração de um bobina, ao substituir o potenciômetro original da placa, por outro potenciômetro de mesma resistência sendo outro tipo de potenciômetro, a placa não funcionou, voltei com o potenciômetro original da placa que é de 100k, que não está 100 por cento bom a placa voltou a funcionar só não diminui a vibração total da placa, não encontrei aqui no comércio o potenciômetro original da placa, não entendi, será que o problema da placa não zerar totalmente a vibração é o potenciômetro ?
Olá Silvio. Os potenciômetros podem ter escalas diferentes, mesmo com a mesma resistência. O usado em dimmers precisa ser do tipo linear, o que colocou (se não estiver com defeito) pode ser do tipo logarítmico (usado em áudio), que não funcionaria bem nesse caso, em geral tem gravado a palavra "LOG" nesse outro tipo. Confirme se é isso e se não for tente um potenciômetro de outro fabricante e que seja linear.
@@Electrolab-Eletronica verdade, o que substitui pelo original fui um dia áudio, que não funcionou, vou comprar um potenciômetro linear de 100 k pela internet, aqui em Caruaru o que tem muito é boneco de barro e forro kkkk. Muito obrigado professor.
Valeu Silvio! Boa sorte!
@@Electrolab-Eletronica Obrigado professor.
Oi Professor Eloy! Vou fazer para o meu canal uma série de circuitos de testes. Eu poderia apresentar este circuito e também mencionar o link deste seu vídeo? Obrigado pela atenção
Claro que sim Luiz, sem problemas.
Sempre com projetos top👍
Obrigado Julian!
Na ausência do diac qual diodo podemos usar para fazer um dimmer?
Nenhum é recomendável, pois não fazem a função do DIAC no acionamento do gate do Triac.
olá, quando sai o video do teste real do pré amplificador RIAA?
Olá Artur, bem lembrado! Está anotado aqui na lista, mas ainda não consegui parar para fazer! Ele está em uso numa pickup Technics.
@@Electrolab-Eletronica Ah, obrigado por responder, estou bem ancioso pois resolvi começar nos discos de vinil aos 14 anos, (hoje tenho 16) e não tenho um pré RIAA, se ficar bom eu aos poucos pretendo montar um
Ele com certeza fica bom, pois está para meu uso na sala! Só não sei quando conseguirei fazer o vídeo.
Para 220 volts tem que dobrar a tensão de isolação do C1 dobrar o valor omico de R1 e R2 ?
Não precisa dobrar C1, use 22K e 470R nos resistores.
@@Electrolab-Eletronica digo dobra a tensão de isolação do capacitor eletrolítico para os 220V de rede?
Não precisa.
Excelente👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado Guido!
Mais um ótimo video
Obrigado Daniel!
Professor uma curiosidade a respeito de eletronica, tenho amplificador de guitarra de 20w , mais gostaria saber dentro do amplificador o que gera esse 20 w . ? Sendo mais claro é objetivo, dentro circuito eletrônico que fatores lavam para aumentar a potência?
Lucas , mais uma vez não há como conseguir atalhos para o conhecimento em eletrônica. Para saber como funciona um amplificador você precisa minimamente conhecer como funcionam os transistores, ganho de corrente, beta, polarização, curva de carga, corrente quiescente, etc, esse conhecimento permitirá entender o amplificador. Assista aos vídeos básicos do canal, que certamente irão ajudar.
@@Electrolab-Eletronica assim , desce modo consigo saber como é formada a potência e isso?
Sim, conhecendo o funcionamento dos transistores e seu ganho de corrente.
@@Electrolab-Eletronica entendi agora professor ficou claro
O diôdo bidirecional dos capacitores de microondas podem ser substituídos por diôdos comuns?
Não pode! Esses diodos são supressores de alta tensão, precisam ser iguais para substituir. Cuidado ao testar, pois eles não podem ser medidos com multímetros comuns pois vão dar sempre como abertos e de fato podem estar bons.
Eu perguntei porque um professor ensiste em afirmar que pode colocar o diôdo de alta tensão no lugar do bidirecional. Eu até perguntei se o fato do de alta conduzir em um sentido não colocaria o capacitor em curto e a resposta foi que pode colocar sim sem problema algum que tanto faz!
Que argumento eu poderia usar pra convencê-lo de que não pode?! O que aconteceria se ligar o microondas com um diôdo de alta ligado nos pólos do capacitor? Obrigado.
Olá Flávio, o diodo bidirecional fica em paralelo com o capacitor, além desse há um diodo de alta que fica em série, eles são muito diferentes entre si. O bidirecional é como um DIAC e ele só conduz em altíssimas tensões (milhares de volts) e com isso atua na proteção de surtos de tensão. Já os diodos HV, conduzem em tensões mais baixas como um diodo comum e suportam altas tensões. Portanto eles funcionam de maneiras diferentes e não são substitutos.
Até aí tudo certo. Minha maior dúvida é: O diôdo de alta ligado no lugar do bidirecional colocaria o capacitor em curto-circuito ou não? Desculpa.
@@flavionabucoelurdes Não seria um curto circuito exatamente, mas dependendo do tipo do diodo e da polaridafe usada ele poderia conduzir e provocaria mau funcionamento do circuito.
Muito bom. Será que poderia como chegar nos valores de um projeto de um dimmer?
Há um vídeo no canal sobre TRIACs e DIACs, ondo mostro a aplicação no dimmer.
O 1N4007 suporta tensão de 220V
Sim, suporta.
Boa noite professor, posso usar 2 diac db3 em série?
Olá Jorge, pode sim!
@@Electrolab-Eletronica obrigado SDS.
boa noite professor deixa lhe fazer uma pergunta, sabe me dizer se triac pode ser ligado igual a um transistor para obter mas potencia ? montei um dimmer aqui usando um (bta41600b ) para um chuveiro 127v com potencia 5000w que da 39amper quase no limite esta esquentando de mas mesmo com dissipador enorme e com cooler potente e a temperatura ta chegando rapidamente aos 80 graus, pode me ajudar montar um é para minha mãe ela não consegue mudar la em cima no chuveiro. desde ja obrigado
Olá Maycon, não é recomendável ligar Triacs em paralelo, devido às diferenças entre eles, mesmo sendo modelos iguais. Isso faz com que disparem em momentos diferentes, causando sobrecarga em um deles. O BTA41-600 é amplamente usado nessa finalidade. Confira se está usando um circuito snubber RC em paralelo com o TRIAC, a falta dele pode provocar aquecimento além do normal e até a queima do Triac.
@@Electrolab-Eletronica sim estou usando professor, entre o a1 e a2 um resistor de 68 ohms de 5w,um capacitor poliester de 100nf por 400v em serie com o resistor 68 ohms entre o a1 e a2 e um resistor de 330 ohms 1/4w entre gate e a1para evitar diparo acidental. posso utilizar um bta100-800b para esta carga de chuveiro 5000w /127v ? desde ja obrigado.
Esse é bem parrudo! Sim, pode usar.
@@Electrolab-Eletronica ok vlw. obrigado
Aquele condensador dos 100 voltes nao vai explodir na cara do cara ao ter os 179 Voltes across it? (127 x raiz (2) por estar retificada )
sei muito pouco disto,mas pergunto
Olá José! Com o DIAC em posição de teste, a tensão máxima no capacitor será de 35V. No entanto, na descrição do vídeo tem uma sugestão de segurança, pois se ligar o tester sem o DIAC conectado, o capacitor não suportará a tensão e por conta disso é prudente colocar um de 250V no local.
@@Electrolab-Eletronica Valeu; e obrigado pelos vídeos,a gente agradece.
DICA Segurança= O Capacitor pode ter problemas se o DIAC estiver faltando ou em aberto: em 127VAC a tensão final será 176Vdc, podendo estourar o eletrolítico de 100V. SOLUÇÕES: (1) Usar um Cap com 250V~400V de isolação. (2) Colocar uma lâmpada neon (sem resistor) entre os terminais do capacitor, pois limitaria a menos de 100V. Se a NEON acender, significa que o DIAC está com defeito (em aberto).
Essa já está na descrição do vídeo desde a publicação.
Show 👏👏👏👏
Obrigado Alexandre!
Parabéns .Professor me tira uma duvida se ligar does DIAC em serie ele dobra a voltagem?
Com certeza !
Positivo!
Esse 32V é tensão alternada ou continua?
Tanto faz.
Boa noite, esse diac aí substitui o sidac K2200g?
Boa noite, não substitui, o SIDAC tem capacidade de tensão e corrente muita acima do DIAC.
@@Electrolab-Eletronicaobrigado
Prego misurare che corrente scorre nella prima maglia prima che il Diac inneschi. Che corrente e tensione sono sul Led quando Diac è innescato. Infine verificare se la R1 riscalda, grazie
La corrente senza il DIAC è solo un veloce impulso iniziale, per caricare il condensatore e poi tende a zero. Con DIAC, la corrente nel LED è di circa 6 mA e la tensione è di 2 VAC su un livello DC di 0,3 V. R1 non si riscalda.
O RESISTOR QUE TENHO AQUI É DE 10K, PORÉM, A TENSÃO É 220V. POSSO SÓ MUDAR O R2?
Pode usar, mas aumenta R2 para 470 ohms e usa um capacitor de pelo menos 250V, ideal 350V.
@@Electrolab-Eletronica Show!
Bien 👍👋👋
Merci!
saludos desde colombia
Saludos y gracias por ver el video!
Vc é o dublador do John Travolta
Rsrsrsr, não sou.
Ótimo vídeo, surgiu uma dúvida, numa rede de 127 V não seria melhor um capacitor acima de 100 V?
Obrigado, a tensão no capacitor será sempre menor qua a da rede neste circuito
Por conta da queda em R1.
⚡⚡⚡
👍👍👏👏👏
Obrigado!
👍👍👍😁😁
Obrigado Wander!
Like
Valeu Daniel!