Verdade vc está certa, e eu sei a resposta na vdd sei quem é a resposta, eu sou o caminho, a verdade, e a vida - Jesus, esse é o grito de socorro dele mas chegará o tempo que todos conheceram a vida, a vida é Jesus.
Durante quase toda a entrevista, Abujamra chama o Eduardo de César Polvilho, isso foi uma provocação sobre a verdadeira personalidade dele, sobre os seus desejos e aos sonhos/objetivos dele, somente no final e após receber tantas respostas não sinceras, ele pergunta diretamente ao nome Sterblitch e não ao Polvilho "o que é a vida?" na esperança de obter uma resposta diferente do rumo que as outras tomavam. Aos que chamam o Eduardo de gênio ou dizem que ele foi injustiçado pela arrogângia do Abujamra, peço que vocês assistam novamente sob a perspectiva do Abujamra e não somente do Eduardo, observem o quão ignorante e egoísta ele foi durante alguns trechos, ao se vangloriar e depois querer ser humilde ao mesmo tempo, grande Abujamra nos deu uma grande peça para observarmos o quanto temos de amadurecer ainda e tenho certeza que o Eduardo aprendeu bastante depois dessa entrevista.
Mantive a mesma percepção, Eduardo se vangloriava e, logo após fazer isso, tentava amenizar o que foi dito para não parecer tão arrogante, Abu leu tudo isso.
Impressionante como o Sterblitch não responde e, mesmo quando responde não é com sinceridade, tentou impressionar o Abu e se viu enforcado por seu próprio discurso, o choro no final foi a culminância de todo um afogamento emocional que ocorreu na entrevista. Abu foi no âmago da natureza do Sterblitch e mostrou a sua fraqueza. Gênio.
FRACASSEI... as ultimas palavras de Abujamra. não poderia terminar o ciclo de provocações de forma melhor.... foi simplesmente perfeito.. terminou como uma autêntica obra grega, a Tragédia.
@@wagnerrocha861 o intuito eu acho q era fazer o Edu tirar as máscaras, mostrar quem ele realmente é, com nudez na alma, sem parecer perfeitinho e querido por todos. Abu deu uma aula a esse cara e se vc notar bem ele nem prestou atenção pq estava preso naquela ilusão de parecer oq n é, Abu analisou ele viu q tem um abismo enorme na alma e tentou trazer pra superfície por isso Edu mostrou tanto desespero principalmente no final mas Abu não conseguiu por um triz por isso o "Fracassei" Enfim meu ponto de vista.
@@saulobibiano7884 Reasisti pela segunda vez, realmente o Eduardo tava fingindo muito, Abujamra uma vez tinha falado que odiava bajulação e tals... E deu até vergonha alhei no final ele pedindo autográfo lá no lenço...Tava achando que tava no Jo Soares rsrs
@@murilomendes57 e @Wagner Rocha , não sei se minha observação cabe aqui, mas talvez isso tem a ver com o brasileiro querer ser muito perfeito "socialmente", não mostrar fraqueza, especialmente homem (a gente aprende que homem que mostra fraqueza é fraco, quando deveria ser o contrário. quem tem coragem de mostrar os defeitos mesmo com o julgamento dos outros que é forte, mas não é assim por aqui). Já vi muita gente como o Eduardo Sterblitch e é sempre esse perfil: pessoas hiper engraçadas, hiper sociais, mas, quem conhece mais de perto, sabe que é uma farsa e a pessoa e o absoluto contrário disso. O duro é que a sociedade brasileira recompensa MUITO gente assim. Numa sociedade em quem se expõe e tenta fazer o ético e moral é fraco, não é de se surpreender que haja excessos como esse do Eduardo Sterblitch.
@@lucasmoreti5782 entao, eu acho q rle tava bem nervoso, e acabou dando respostas mais pra agradar do q sinceras. Mas o cara foi impiedoso, arrogante. Nao precisa né...
Edu dizendo que trocaria de lugar com ele e três dias depois ele partiu. Um presente para o Edu ter sido o último entrevistado. "A tranquilidade é trágica"
Abu deu um presente para esse cara... a entrevista toda foi uma aula... uma aula do ídolo para o fã... "Guarde no seu bolso: a tranquilidade é trágica. Nunca seja tranquilo..." Quem acha que foi vergonha ou humilhação não entendeu NADA... Talvez o próprio Eduardo tenha tido noção disso só depois de algum tempo.
Impressionante como o Eduardo Sterblitch tem um ar confiante no inicio da entrevista, e o Abujamra aos poucos o faz ceder, e no final nao há vestigio de confianca.
Puxa, eu gosto dele. Achei que ele começou não orgulhoso, mas na defensiva. E depois ele foi se desmontando, graças ao talento de entrevistar do Abujamra
@@designerreflexivo em uma época repleta de demagogos contumazes, não tem mesmo. O mais trágico é que quem costuma clamar por ele não percebe o quão antagônicos às ideias do Abujamra são.
@@welderressutti5364 O "ser" humano está justamente no erro em esconder suas falhas. O medo; a imperfeição está ali, apenas não sendo denunciado pelo próprio Eduardo, mas perceptível aos outros que o vê.
"Ai de mim! O whisky sempre presente nas relações humanas... Ai de mim, César Polvilho!" O Abujamra provocando o Eduardo é sensacional! Chama ele pelo nome de um personagem quando percebe que ele esta atuando na entrevista! Kkkk
falou tudo e não sabe de nada, O Eduardo sempre atuou com fantasias, ou seja, ele não estava atuando só estava simplesmente nervoso, por estar na frente de uma pessoa que acha que a vida é fazer os outros passarem vergonha, ou seja, sendo egocêntrico!
@@tiagomendes8174o nome do programa é provocações. É pra provocar mesmo e o Edu sabia, conhecia. Atuou o tempo todo por isso o Abu que é mto experiente com isso provocou mais ainda pra ver se ele saia dessa atuação e mostrava a real.
"14 Anos. Caminhando no incerto e idolatrando a dúvida". Nos meus míseros 16 anos, jamais vi alguém tão cativante, verdadeiro e genial como o Sr. Antônio Abujamra (o que ele devia detestar, já que desprezava o respeito). Voz marcante, frases fortes e sacadas geniais que me causavam até medo na infância (disso ele gostaria mais). Achou nas provocações, uma maneira brilhante de botar pra fora o que pensava e de fazer as pessoas mostrarem a alma... e como provocava... risos, medo, raiva, mas principalmente, provocava o espectador a pensar, sobre ele, sobre a vida, sobre o país, o mundo, as coisas, o que quiséssemos... permitiu que nos enforcássemos na corda da liberdade, e por essa mistura ímpar de liberdade e inteligência que o Provocações foi, pra mim, o melhor programa da TV brasileira. -"Como vc gostaria de morrer?" -"Dormindo" Essa foi a resposta de pelo menos dois terços dos "interrogados", como ele chamava os convidados do programa, e imagino o que ele deve estar pensando agora(se ele não estiver apenas mergulhado num imenso e silencioso... NADA). "Haha... engulam essa. Consegui o que todos vocês queriam" Rsrs... Provocador até na morte... Mas como dizia um poema, maravilhoso, como muitos que ele declamou... Um dia tudo será memória. E na minha, ele estará vivo por muito tempo. 82 anos... e um legado eterno. Foi mesmo uma causa perdida? Esteja em paz... ou no Caos, Mestre Provocador!
Poxa, gnt como ele, que coloca a satisfação como uma condenação reservada aos indeléveis, deus me livre pensar assim, que coisa tacanha. Deve ter morrido cheio de admiradores e uma dor imensa e instancavel.
Bela entrevista! Eduardo Sterblicht me passou uma imagem de pessoa espontânea, e também um tanto quanto angustiada e ansiosa. Mas no mundo de hoje quem não se angustia? Apenas os tolos. E esse provocador... Quanta falta nos faz..!!
Até eu chorei quando o cara perguntou pela terceira vez "o que é a vida". E eu torci pra ele não perguntar a quarta, e ele perguntou, e eu fiquei com vergonha de mim mesmo. Ainda bem que assisti sozinho.
"Fracassei" termina Abujamra sem conseguir extrair uma palavra sincera do Eduardo... Parece que a maioria dos que sentam nessa cadeira tomam uma postura defensiva buscando a aprovação desesperadamente deste gigante que os "interlocta"... E ele nunca sacia essa vontade... E isso é sensacional!
Não vi dessa forma, tanto que no final Abujamra diz, "mas o que foi que eu fiz?". O rapaz demonstra já está passando por algum tipo de crise existencial, tem nada a ver com o entrevistador.
Que entrevista!!! Vou ter que assistir mais vezes. O Edu mentiu, admitiu isso, porém as ciladas estavam armadas. Na última pergunta já não tinha como fugir.. Isso foi uma sessão terapêutica! Kkkkkkkk
Um jovem "modestamente" vaidoso, além disso meio doido, meio emotivo, meio perdido. Eu ficaria do mesmo jeito diante do Abu, não porque ele é genial, mas porque ele tem coragem pra esfacelar meu fingimento me dando uma corda de liberdade discursiva com a qual eu facilmente me enforcaria.
É um ser humano como todos, artista talentoso ,que tem ansiedade e depressão mas traz alegria pra as pessoas fazendo rir com seu palhaço.Vc sabe ao menos fazer isso?Ou só sabe criticar?
Bem, primeiro que independente de ele se identificar ou nao esta a visao da pessoas que postaram comentario similiares ao do original deste thread. Segundo, por que fala minhas abobrinhas? Pra que usar a palavra abobrinha, e associar a mim, que voce nem conhece, e mesmo se eu fosse espirita eu nao quero saber nada de Abujamra e` ou nao e`. Esse nao e` o ponto. Poranto nao me escreva mais e deixe de ser infantil com trollagens bobas para um senhor da sua idade.
Que entrevista maravilhosa! Muitas vezes desconfortável, mas é justamente o tipo de desconforto que nos faz questionar nossas convicções e mudar, o desconforto que traz evolução. Na minha opinião, o simples fato de se demonstrar atingido e afetado por esses questionamentos, demonstra que o Eduardo Sterblitch é alguém aberto para essa evolução. Ele era muito jovem (não que hoje seja velho e sábio) e na juventude, é completamente normal estarmos perdidos na vida, principalmente quando se é famoso. Uma parte importantíssima da vida, pra mim, é justamente passar por esses momentos desconfortáveis e constrangedores onde você se percebe errado e ingênuo, onde você percebe que ainda tem muito que aprender e evoluir. Inclusive esse é mais um motivo para "a tranquilidade ser trágica", o caminho para a evolução é bem longe de ser tranquilo. Vi muitos comentários falando sobre o "falhei" do Abujamra, mas na minha opinião, ele falhou apenas em fazer o Eduardo abrir o coração de verdade, mas ele acertou grandemente ao plantar no Eduardo uma centelha que pode iniciar um longo processo de evolução, e causar ou pelo menos tentar causa uma mudança assim na vida de alguém nunca é uma "falha".
O Edu desesperado no final sem saber para onde ir diante da PROVOCAÇÃO foi sensacional. Não pelo apavoramento do Edu, mas sim pela Experiencia mostra do abujamra em saber de fato PROVOCAR, principalmente, EMOÇÕES!
“Engraçado”. Nas entrevistas do Eduardo eu sempre tenho um sentimento de identificação. Alguém que não está nem perto daquilo que poderia ser, que parece se distanciar cada vez mais e além disso, que distorce a própria imagem graças a depressão. As tormentas de quem tem o material, tem as necessidades básicas atendidas, mas se sente perdido no mundo, até com as provocações. Senti uma sinceridade ímpar nas lágrimas do Eduardo e no anseio por querer as respostas de alguém que ele admira. Entrevista tocante. Alguém perdido, querendo encontrar as respostas pra simultaneamente dá-las pra alguém.
Impressionante! Esperava algo leve, descontraído! Porém Eduardo já iniciou muito tenso e muito preocupado com Abujamra. Acredito que esse programa tenha mudado sua vida.
Isso foi lindo! E corrobora com tudo aquilo que penso sobre a frágil existência humana. Não há arrogância, prepotência e grandeza de uma pessoa, seja quem for, que subsista ao fato de que somos apenas crianças grandes buscando aceitação de quem admiramos. Toda vez em que saímos do pedestal, ou que alguém consegue nos tirar de lá, deixamos nossas maiores angústias virem à tona, como foi o caso do entrevistado. O que pode, em determinada ocasião, acontecer também ao entrevistador, caso este seja colocado na berlinda e topar com alguém capaz de desconcertá-lo em seu íntimo. Enfim, como diz Erasmo: "a loucura é a única coisa que torna a vida suportável." Se exister uma verdade absoluta para a humanidade, para mim é essa.
vocês são observadores admiráveis, eu com meus pucos 22 anos acho super complexo desenvolver um senso critico tão apurado como o de vocês dois talvez eu possa passar pouca creditabilidade assim como o eduardo que ao usar instinto pra parecer coitado e verdadeiro , mesmo que incontinentemente, o que foi percebido pelo apresentador e ate o tocou em certos momentos, mas ele ignorando os instintos no fim deu uma declaração clara, sem sentimentos pra alterar a personalidade, admiráveis questionadores me fizeram ver alem do que ja me subestimava poder ver em meu egocentrismo
vocês são observadores admiráveis, eu com meus pucos 22 anos acho super complexo desenvolver um senso critico tão apurado como o de vocês dois talvez eu possa passar pouca creditabilidade assim como o eduardo que ao usar instinto pra parecer coitado e verdadeiro , mesmo que incontinentemente, o que foi percebido pelo apresentador e ate o tocou em certos momentos, mas ele ignorando os instintos no fim deu uma declaração clara, sem sentimentos pra alterar a personalidade, admiráveis questionadores me fizeram ver alem do que ja me subestimava poder ver em meu egocentrismo
+jujulolo3 Meu caro, nossas visões são similares. Há uma debilidade muito grande na mente humana, que a faz julgar, prioritariamente, as aparências em detrimento da essência do ser, conforme defendia Locke. A "casca" das pessoas ajuda a esconder tormentos psicológicos irreparáveis. Por isso, concordo com Erasmo ao clamar pela loucura como forma de "fugir" do mundo. Porém alerto que tal processo não precisa, necessariamente, significar a perda da sanidade, mas a liberdade em relação às amarras dos convencionismos de sociedade. Pela sua idade, vejo que tens uma longa vida pela frente e eu também não sou muito mais velho que você. Espero que possamos mostrar ao mundo que a vida deve ter um significado maior do que nascer, crescer, envelhecer e morrer, como dialoga Camus.
Esse final me deixou com um desconforto enorme e um pouco sentimental, abu não conseguiu a resposta sincera do Eduardo, chegou a repetir novamente na terceira vez sobre ""o que é a vida"' o Eduardo naquele momento ja tinha sido descascado como uma cebola, próximo de revelar o seu eu de verdade, na quarta vez após a mesma pergunta o Eduardo num ultimo suspiro de desespero volta a perguntar se o Abu aceita ir na peça dele, o Abu ja tinha deixado claro que não, e corta dizendo que programa acabou e finaliza com um "Falhei". Um final trágico para ambos que não conseguiram o que queriam
Finalmente alguem que falou do "falhei" que o Abujamra disse e seu olhar de decepção. Nem o tradicional "abraço falso" ocorreu. O Eduardo angustiado e encolhido durante toda a entrevista, mas principalmente durante a repetição da pergunta final. Sofreu diante do ídolo. Que foi impiedoso sabendo disso.
Cada vez que volto aqui sinto que a cada pergunta o Abujamra atestava o que lhe causou fúria: o fato de Sterblitch ser um idiota-esperto, vacilante por opção que não tem boas intenções por trás de toda a sabedoria que tenta transpassar...Grande Abujamra descanse em paz mestre sempre aprendo com você
Também tenho essa mesma impressão do Steblitch tipo era como se ele não fosse sincero, ele fala o que as pessoas querem ouvir, quando o Abujamra fez essa pergunta, inicialmente ele disse que não sabia, depois é perguntado de novo, e ele fala algo que é agradável aos ouvidos, mas o Abujumra não caiu nessa, e então pergunta de novo, e nessa hora o Edu desmonta diante desse Mestre !!!
Liberdade é responsabilidade, responsabilidade é independência, independência exige coragem, coragem requer vontade, vontade requer UM PULO UM SALTO no duvidoso
@@huricpriest Esquecido?? O cara fez um baita sucesso na última novela que fez, e é protagonista de uma série na Globoplay! Se isso é ser esquecido, imagino então os lembrados...
@@huricpriest Nada a ver, isso. E daí? Pelo menos ele está vivendo do seu ofício, ganhando seu bom dinheiro. Ruim seria se estivesse precisando ir no programa da Sônia Abrão choramingar que não tem emprego. Está cheio de ex-global sem contrato mas o dele está em dia, isso é o que importa!
O pessoal anda conhecendo essa entrevista pela zoeira, mas prestem atenção, se pegarem pra ver na seriedade, é quase impossivel alguem não sentir um certo medo com o final, sabe? Pra mim ainda é um mistério, pois queria saber se mais algo foi gravado ou se o Antônio falou algo pro Eduardo depois... Enfim, mistério total, e da pra sentir alguma coisa tensa tambem durantes os dialogos, e o impressionante é que o cara morreu menos de uma semana depois
não existe verdade absoluta.. se existir quem definiu que é absoluta.. a vida pra um tem um sentindo proprio, mas o Eduardo deu uma desesperada quando descobriu ou pelo menos pensou na dele....
O clima de tensão e seriedade da entrevista acabou atingindo uma parte muito sensível do Eduardo pelo que deu pra ver. Acho que ele foi bem sincero no que dizia. Notava-se pelo nervosismo que ele exprimiu durante toda a entrevista. Outro ponto importante a ser citado é o Albujamra. Por ser uma pessoa inteiramente ligada a poemas, filosofias e frases ditas, percebe-se o quanto ele era emotivo e um tanto influenciável pelo que lhe era dito. Na parte em que o Eduardo diz que queria ser mais velho, talvez fez com que o Albujamra mudasse seu humor de alguma forma, o influenciando a dizer que não lhe poderia dar atenção (23:42)... Ou então eu estou completamente enganado, e o entrevistador era simplesmente frio
Eu vim ver esse vídeo já sabendo que o entrevistador morreu, nos outros vídeos que eu vi ele estava imponente, intimidador, mais que provocador, persuasivo e afiado. Mas logo no início desse vídeo eu senti a voz dele fraquejar, uma fraqueza doce, uma angústia angelical, um humano sensível, um afeto ambíguo; senti uma ternura, uma espécie de respeito pelo homem, de gosto de sentir que é humano, que não é uma persona, que não é uma falsidade, que não havia mais vaidade.
Somente agora pude ver isso, mas foi desesperador ver ele assim , o desespero de ser perfeito, clamando por ser interessante, inteligente, e no final, o clamor, não me deixa assim, como em uma peça de teatro, saiu de cena e da vida, Eduardo,teve na verdade uma benção.!! Coisas que jamais irei discutir, em uma mesa de bar , ou sentado em uma das muitas vielas do capão redondo, onde me reorganizo, por 48 anos!
Eu acho que ele é um gênio. O monólogo dele "Minhas sinceras desculpas" é incrível. Tão provocante quanto qualquer entrevista desse canal. Entretanto, a maior parte de nós, só conhece o Eduardo (ou só vê, isto é, encara) como Freddy Mercury Prateado.
O melhor e o mais interessante dessa entrevista começou no exato momento que pensamos que ela chegou ao fim. Tenho uma grande curiosidade em saber da continuidade dessa conversa que não foi ao ar.
uma aula que se pode extrair coisas muito valiosas. Eduardo Sterblitch revelou várias dissimulações, e todas elas foram observadas e extraídas pelo grande Abujamra. Uma aula de psicologia comportamental.
pois a resposta do Eduardo, à pergunta "O que é vida?", foi a mais sincera e sem buscas filosóficas que eu assisti. É muito bom ser simples e objetivo.
foi o único momento sincero, simples e objetivo dele na conversa, e olha que o Abujamra precisou repetir a pergunta cinco vezes pra sair algo sincero kkkkkkk
É impressionante ver Eduardo Sterblitch (pra mim um gênio da nova geração humorística) se curvar diante de Abujamra pedindo para ser dirigido por ele (23:10) e seis dias depois Abujamra morre... "O que é a vida?" Até arrepia!!
Na verdade ele não se curvou ao Abu, ele foi provocado pelas palavras dele e se curvou ao perceber que sua vida, de fato, não tem sentido algum. O sentido da vida não pode ser achado em nada desse mundo, por isso a angústia acomete a todos aqueles que encaram essa pergunta e percebem que não tem ligação alguma com algo que o transcenda.
Leo K Por que o sentido das coisas estão para além delas, em sua essência (onde foram criadas). Por ex: o sentido da escola não está na escola, é realizado quando você sai dela e efetiva o que lá aprendeu. O sentido de um automóvel não está nele, em suas peças, ou na malha viária, está em servir de transporte para quem o criou. Da mesma forma o sentido da vida humana não pode ser realizado na própria vida humana (neste mundo), servindo ao próprio organismo corpóreo humano. Desde que o homem é homem ele busca entender o que há para além dessa vida, e essa curiosidade (ou inquietação) vem da necessidade do ser humano de se reconectar com sua origem, de se religar com sua essência para realizar seu verdadeiro sentido. É por isso que nenhuma realização terrena (como fama, prestígio, poder, status, dinheiro) realizam e cessam essa busca interior do ser humano. É por isso que gente que tem tudo o que quase todo mundo quer ainda se desespera (ou até se mata) diante dessa inexorável questão feita pro Edu.
Quem diria , a última provocação de Abujamra , a mais genial delas , uma das poucas vezes onde ele fracassou , pois claramente o Eduardo estava totalmente perdido e tava falando coisas sem sinceridade para agradar o velho . No último terço da entrevista o velho já percebendo a falta de sinceridade fez a pergunta clássica "O que é vida" para o Edu que novamente diz coisas rasas . Abujamra não conseguiu tirar o filtro do Eduardo para mostrar um lado diferente dele .
Incrível. Fui provocada. Respostas aparentemente vazias e confusas, mas que comunicaram muitas facetas da existência do Polvilho/Sterblitch. Juventude. Depressão. Vazio. Talento. Autenticidade. Envelhecer para finalmente saber o que é viver.
Isso pq a verdade difere dos fatos, quem tem a verdade baseado em uma ideologia política, ou religião por exemplo, vive em função dessas ideologias, e pra ela isso é a verdade, o importante é saber se tais verdade compactuam com fato, elas são narrativas ou completamente distorcidas, se a pessoa perceber que é esta sob algo distorcido e prefere viver no seu conforto, blz, o problema é continuar pregando essa "verdade".
Lendo os comentários aqui de que o "Edu foi humilhado" vejo que ninguém entendeu. Um menino na frente do seu ídolo! E muito angustiado! Mas o Abu com um afeto bonito de se ver, quase um pai. Galera esquisita que acha agressão em tudo...
Então, mano...! Eu não conheço o programa, nem o apresentador, nem o convidado direito... Eu cheguei aqui para entender contexto de meme, ver se tem algo interessante nos comments, Mas é só uma comment section sinistra de gente condenando um cara que eu não conheço direito, com um tom condenscendente bizarro. Tipo, eu me senti hostilizado lendo a maioria dos comments. Achei que a coisa toda era provocar, não julgar e condenar o colega. Ou eu quem fui ironicamente provocado e não entendi a coisa do programa? Gmmgncbd
@@amadeusfaiglevicari1372 o negócio é que Edu sempre foi visto como muito arrogante tanto entre seus ex-colegas de trabalho, como pelo público... gostava de humilhar seus colegas e se achava o último pacote. Passar por esse constrangimento foi sim uma humilhação merecida e nem agradável de se ver.
Ja assisti inúmeras vzs essa entrevista.. O Eduardo é uma pessoa depressiva e angustiado. O programa se chama" Provocações " e dentre o contexto ele foi ja sabendo que ia ser provocado pelo seu ídolo. Infelizmente uma pessoa depressiva e angustiada ñ consegue por muito tempo controlar o emocional com "perguntas simples", porém difíceis de respondê-las quando seu emocional é atingido. Em resumo: Abujamra é um ícone da filosofia e apresentava com maestria
8 Anos depois,vendo os caminhos que o Edu tomou, acredito que essa entrevista teve um enorme impacto na carreira dele, de largar "seu auge no pânico" ficar sem renda, pra correr atrás de evoluir como artista.
Boa entrevista. Abujamra era um apresentador que buscava sempre desnudar a inteligência (ou a falta dela) do convidado. Eduardo não é inteligente, mas é humilde. Isso foi muito bonito.
+Rodrigo Amaral Outro detalhe: Abujamra aí estava muito doente. Estava bem debilitado, talvez já desenganado, tanto que, no encerramento, ele tenta se levantar da cadeira para dar um abraço - "a única coisa falsa do programa" - e não consegue. Eduardo Sterblitch sabia disso. Daí a emoção aflorar nele justamente nas perguntas "o que é a vida?". Foi uma das melhores entrevistas de Provocações, em termos de emoção.
A verdadeira humildade é o ápice da inteligência! O oposto da inteligência, são os que se julgam sábios, e na verdade, acabam se tornando soberbos. Abraço!
@Pablo Andrade eu entendi que a tranquilidade é a acomodação na zona de conforto, e isso gera conformismo com os problemas da vida. Sabe aquela ideia popular?... "Homens fracos criam tempos difíceis, tempos difíceis criam homens fortes, homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos".
Sou um admirador do trabalho artístico do Abujamra desde quando eu ainda era criança,quando tinha visto poucos minutos dele atuando na novela Que Rei Sou Eu, não pude acompanhar a novela,mas os poucos minutos assistidos de sua atuação já me marcou na memória até hoje, sempre faz perguntas profundas que nos faz pensar profundamente, o que é a vida?
"Isso é sacanagem, eu vou sair mal" - "Que que eu fiz?" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O EDU CHOROU FACILMENTE SÓ DE ESCUTAR O ABURRAMJA PERGUNTANDO "O QUE É A VIDA?". NÃO É BRINCADEIRA QUANDO O EDU FALA QUE TEM DEPRESSÃO. ELE JÁ FALOU ISSO VÁRIAS VEZES.
Se vc assistir a entrevista inteira vc vai perceber q o Sterblitch já chegou no programa a ponto de chorar Como um balão q vai enchendo de ar até q uma hora explode O Abujamra foi enchendo o balão de ar durante toda a entrevista
Uma das coisas que eu mais gosto deste programa é este silêncio. Apenas a conversação, nada mais. E o tipo de entrevista que o apresentador faz. A maioria dos programas "famosos", fazem perguntas enlatadas, fundos musicais que atormentam. Um prazer em assistir.
Lembro q meus amigos e eu assistíamos o programa e nos encontrávamos num barzinho pra falar sobre a entrevista da semana e rendia horas de discussão e no final ainda nos despedíamos parafraseando o Abu: me dá um abraço q é a única coisa falsa desse programa. MARAVILHOSO 👏👏👏
quanta aleatoriedade, quanta inteligência desproposital, quanta sabedoria inconsciente, os loucos são o tempero de um mundo atual e sem graça, parabéns aos envolvidos!
Jean-Paul Sartre na hora da morte disse: “ Fracassei “. O pai Abu terminou a melhor era desse século, a saber PROVOCAÇÕES, dizendo a mesma coisa FRACASSEI. Entenda que quando ele dizia, fiz 56 fracassos, era pq era SUCESSO. Ou seja, ele disse CONSEGUIR O QUE EU QUERIA. 😭❤️
A última pergunta parece ser sua última grande provocação antes de falecer! E Eduardo parece saber que será a última pergunta e chora! "O que é a vida?"
Daniel Mendes Fernandes Grande amigo, na minha concepção a pergunta "O que é a vida?" foi sua última grande provocação, independente de ter sido gravado outro programa depois desse, a pergunta resume na minha opinião o "provocante" Abujamra.
Está nítido que o entrevistador estava perguntando ao Eduardo tudo aquilo que perguntou pra ele mesmo a vida toda e não obteve a resposta, Abujamra teve a audácia de colocar a emoção que existe dentro dele pra fora, e além disso, colocar essa mesma emoção dentro de outra pessoa! Ficarei uns 4 meses arrepiado por isso!
O último entrevistado foi Fábio Marcondes. A de Eduardo Sterblitch foi a última apresentada antes da morte, mas a de Fábio foi de fato a última gravada, tendo sido apresentada após a morte do Abu.
Acho que o Edu representou os jovens com tds as suas dúvidas, medos, incertezas e inseguranças da vida. Tentamos ser seguros a várias facetas da vida, mas quando alguém nos coloca ao lugar mais profundo de nosso ser, a tendência é desmoronar. Hipocrisia seria julgar Sterblitch.
Poxa vida, poxa vida. Eu acordei hoje e senti saudade de Abujamra. Passei a manhã assistindo algumas entrevistas. Esta noite voltei do trabalho e o UA-cam me recomendou esta entrevista. Como sou fã de Eduardo também, achei ótimo. Mas poxa vida. Chorei no final, e chorei mais ao saber que esta foi a última entrevista de Abujamra. Poxa vida.
O Eduardo pareceu um menino de bloco recém chegado, que apesar de ter brincado antes de todas as brincadeiras possíveis, se viu diante do "fazedor" das brincadeiras e suas regras, quando confrontou-o a melhorar sua percepção e novos modos de brincar para ficar interessante. Ele entendeu que não tinha, ainda, nova percepção do que fazer. Continuou na mesma e viu-se acuado e quase pediu desculpas, mas continuou na mesma brincadeira. De antes. Essa é a vida. Para ele.
Recentemente vi o Edu no Domingão do Hulk, uma pessoa diferente, brilho nos olhos que, creio eu, se o Edu desse vídeo pudesse encontrar o atual, ficaria feliz. Amo essa entrevista pois me identifico com esse Edu, espero poder me transformar assim como ele
o Sterblich ja quase chorou no final, imagina agora.... ele foi o ultimo entrevistado mesmo??? O pior eh q Sterblich vem do verbo sterben, morrer em alemão. Sterblich pode querer dizer MORTAL....
Eduardo completamente inferiorizado por ele mesmo .... Era pra ser uma entrevista de ideias e virou um interrogatório da angustia e depressão do próprio Eduardo .
Não amigo, acho que ele conseguiu o que queria, todas as entrevistas do abu com jovens são assim, porchat na época também fazia muito sucesso, ele tentou pegar o porchat de todo jeito, mas não conseguiu. Abu gostava de levar os jovens ao limite kkkkkkk
Eu agora entendi porque Abu diz que fracassou ao final da entrevista. Quando ele pergunta por diversas vezes a Edu, mostra-se o real interesse do entrevistador, que é a pura e simples provocação e o fato da pergunta não ter uma resposta. Quando Edu ao final questiona que vai lhe deixar mal, é porque esperava uma resposta. Quando diz, fracassei, é porque ele continuava querendo uma resposta pronta e correta. "A verdade é uma palavra inútil"
é nítida a admiração do Eduardo com o Abuja, parece que ele esta em êxtase por dentro...
ele tava era se cagando de medo kkk
"Me responde por favor "
Este foi um grito de socorro,de um ser imerso num mar de dores e dúvidas.
Sem dúvidas ..... quase ninguém entende isso
eu acho que foi mais um grito de quem tinha certeza e se viu sem nenhuma
Verdade vc está certa, e eu sei a resposta na vdd sei quem é a resposta, eu sou o caminho, a verdade, e a vida - Jesus, esse é o grito de socorro dele mas chegará o tempo que todos conheceram a vida, a vida é Jesus.
KKKKKKKKKK
Kkkkkkkkkkkk
Durante quase toda a entrevista, Abujamra chama o Eduardo de César Polvilho, isso foi uma provocação sobre a verdadeira personalidade dele, sobre os seus desejos e aos sonhos/objetivos dele, somente no final e após receber tantas respostas não sinceras, ele pergunta diretamente ao nome Sterblitch e não ao Polvilho "o que é a vida?" na esperança de obter uma resposta diferente do rumo que as outras tomavam. Aos que chamam o Eduardo de gênio ou dizem que ele foi injustiçado pela arrogângia do Abujamra, peço que vocês assistam novamente sob a perspectiva do Abujamra e não somente do Eduardo, observem o quão ignorante e egoísta ele foi durante alguns trechos, ao se vangloriar e depois querer ser humilde ao mesmo tempo, grande Abujamra nos deu uma grande peça para observarmos o quanto temos de amadurecer ainda e tenho certeza que o Eduardo aprendeu bastante depois dessa entrevista.
Achei impressionante com uma simples pergunta, ele desmontou o Eduardo Sterblitch
Mantive a mesma percepção, Eduardo se vangloriava e, logo após fazer isso, tentava amenizar o que foi dito para não parecer tão arrogante, Abu leu tudo isso.
O minuto 15:18 é puro ouro
Não sei se ele aprendeu não, talvez tenha piorado com o nível de exposição de sua superficialidade. Gostei do seu comentário...Poderia estar no topo !
que análise magnífico, "amigo"! 👏🏿👏🏿👏🏿
Impressionante como o Sterblitch não responde e, mesmo quando responde não é com sinceridade, tentou impressionar o Abu e se viu enforcado por seu próprio discurso, o choro no final foi a culminância de todo um afogamento emocional que ocorreu na entrevista. Abu foi no âmago da natureza do Sterblitch e mostrou a sua fraqueza. Gênio.
Comentário perfeito! Vi isso tbm!
Comentário inteligente
É isso. Ele foi lá achando que era tipo Jô Soares, achava que o Abujamra ia armar o cenário pra ele se promover. Abujamra desmontou ele todinho.
FRACASSEI... as ultimas palavras de Abujamra. não poderia terminar o ciclo de provocações de forma melhor.... foi simplesmente perfeito.. terminou como uma autêntica obra grega, a Tragédia.
E pq ele fracassou qual era o intuito?
@@wagnerrocha861 o intuito eu acho q era fazer o Edu tirar as máscaras, mostrar quem ele realmente é, com nudez na alma, sem parecer perfeitinho e querido por todos. Abu deu uma aula a esse cara e se vc notar bem ele nem prestou atenção pq estava preso naquela ilusão de parecer oq n é, Abu analisou ele viu q tem um abismo enorme na alma e tentou trazer pra superfície por isso Edu mostrou tanto desespero principalmente no final mas Abu não conseguiu por um triz por isso o "Fracassei"
Enfim meu ponto de vista.
@@saulobibiano7884 Reasisti pela segunda vez, realmente o Eduardo tava fingindo muito, Abujamra uma vez tinha falado que odiava bajulação e tals... E deu até vergonha alhei no final ele pedindo autográfo lá no lenço...Tava achando que tava no Jo Soares rsrs
@@murilomendes57 e @Wagner Rocha , não sei se minha observação cabe aqui, mas talvez isso tem a ver com o brasileiro querer ser muito perfeito "socialmente", não mostrar fraqueza, especialmente homem (a gente aprende que homem que mostra fraqueza é fraco, quando deveria ser o contrário. quem tem coragem de mostrar os defeitos mesmo com o julgamento dos outros que é forte, mas não é assim por aqui).
Já vi muita gente como o Eduardo Sterblitch e é sempre esse perfil: pessoas hiper engraçadas, hiper sociais, mas, quem conhece mais de perto, sabe que é uma farsa e a pessoa e o absoluto contrário disso.
O duro é que a sociedade brasileira recompensa MUITO gente assim. Numa sociedade em quem se expõe e tenta fazer o ético e moral é fraco, não é de se surpreender que haja excessos como esse do Eduardo Sterblitch.
@@bdou.8425 gostei da sua colocação, interessante
Abujamra, um homem muito inteligente, e Eduardo, um jovem cheio de incertezas. Um choque de realidades.
Não importa as incertezas, o que importou ali foi o coração, as lagrimas, eu admirei esse cara.
Inteligente, talvez. Sábio, não sei. Deixar um entrevistado tão chateado... Que horrível!
@@tatianeprangel Verade o que adianta
@@tatianeprangel Eu gostei da postura do Edu
@@lucasmoreti5782 entao, eu acho q rle tava bem nervoso, e acabou dando respostas mais pra agradar do q sinceras. Mas o cara foi impiedoso, arrogante. Nao precisa né...
Edu dizendo que trocaria de lugar com ele e três dias depois ele partiu. Um presente para o Edu ter sido o último entrevistado. "A tranquilidade é trágica"
Como nunca tinha conhecido ele meu Deus😣
A tranquilidade é trágica, então vc entendeu
Ele foi o ante penúltimo a ser entrevistado, no dia da morte dele, ele entrevistou André Soler e Vinícius Lima
@@fernandoguimaraes9895 oq ele quis dizer com isso?
@@bricyo também nunca entendi. Talvez quando eu estiver velho eu entenda
Abu deu um presente para esse cara... a entrevista toda foi uma aula... uma aula do ídolo para o fã... "Guarde no seu bolso: a tranquilidade é trágica. Nunca seja tranquilo..." Quem acha que foi vergonha ou humilhação não entendeu NADA... Talvez o próprio Eduardo tenha tido noção disso só depois de algum tempo.
Foi desastroso de um pseudo fã que nem sabe o bordão em forma de indagação! "O que é a vida?"
Foi linda. Abujamra sabia cavar até chegar na alma do entrevistado.
Pinguim torturando psicologicamente o Charada kk
ahahahhaha
fantastico
Eu me pergunto como o Charada caiu nessa...
Kkkkkkkkkkkkkkk
Garaio!! Boa.
pensei que so eu tinha tido esta impressão kkkkkkkkkkkkkkk
Impressionante como o Eduardo Sterblitch tem um ar confiante no inicio da entrevista, e o Abujamra aos poucos o faz ceder, e no final nao há vestigio de confianca.
Sim.. Eduardo foi a Lebre veloz mas Abujamra foi a Tartaruga sólida.
Puxa, eu gosto dele. Achei que ele começou não orgulhoso, mas na defensiva. E depois ele foi se desmontando, graças ao talento de entrevistar do Abujamra
Na frente, uma máscara. Na realidade uma alma.
Jantou o Edu "pelas beiradas"!! Haha
Essa entrevista daria uma bela peça de teatro. O grito da alma
kkkk
Baseada em Esperando o Godot kkkkkk
Peça para lunáticos
Eduardo foi humano, tentou parecer algo que ele idealiza, e Abujamra mestre das interpretações humana e provocador como ele é ñ perdoou, eterno ícone.
Ele faz falta, não tem ninguém como ele hoje em dia.
@@designerreflexivo em uma época repleta de demagogos contumazes, não tem mesmo. O mais trágico é que quem costuma clamar por ele não percebe o quão antagônicos às ideias do Abujamra são.
Ele foi humano? Então mentir (usar máscara) é ser humano?
Se tivesse sido humano, teria mostrado todas suas imperfeições, dores, ou seja, a realidade.
@@welderressutti5364 O "ser" humano está justamente no erro em esconder suas falhas. O medo; a imperfeição está ali, apenas não sendo denunciado pelo próprio Eduardo, mas perceptível aos outros que o vê.
"Ai de mim! O whisky sempre presente nas relações humanas... Ai de mim, César Polvilho!" O Abujamra provocando o Eduardo é sensacional! Chama ele pelo nome de um personagem quando percebe que ele esta atuando na entrevista! Kkkk
falou tudo e não sabe de nada, O Eduardo sempre atuou com fantasias, ou seja, ele não estava atuando só estava simplesmente nervoso, por estar na frente de uma pessoa que acha que a vida é fazer os outros passarem vergonha, ou seja, sendo egocêntrico!
Aham, beleza 👍🏾
Eduardo deve se sentir envergonhado ao rever essa entrevista .
@@tiagomendes8174o nome do programa é provocações. É pra provocar mesmo e o Edu sabia, conhecia. Atuou o tempo todo por isso o Abu que é mto experiente com isso provocou mais ainda pra ver se ele saia dessa atuação e mostrava a real.
@@rafaelanobregar acho que ele nunca mais assistiu…
Mano amo esse programa porque até mesmo olhando os comentários vc vê vários pontos de vista da entrevista e tentar ver ela de vários ângulos
esse programa é uma verdadeira obra de arte que jamais se esgota.
@@talcof ooooooommggg
"14 Anos. Caminhando no incerto e idolatrando a dúvida".
Nos meus míseros 16 anos, jamais vi alguém tão cativante, verdadeiro e genial como o Sr. Antônio Abujamra (o que ele devia detestar, já que desprezava o respeito).
Voz marcante, frases fortes e sacadas geniais que me causavam até medo na infância (disso ele gostaria mais).
Achou nas provocações, uma maneira brilhante de botar pra fora o que pensava e de fazer as pessoas mostrarem a alma... e como provocava... risos, medo, raiva, mas principalmente, provocava o espectador a pensar, sobre ele, sobre a vida, sobre o país, o mundo, as coisas, o que quiséssemos... permitiu que nos enforcássemos na corda da liberdade, e por essa mistura ímpar de liberdade e inteligência que o Provocações foi, pra mim, o melhor programa da TV brasileira.
-"Como vc gostaria de morrer?"
-"Dormindo"
Essa foi a resposta de pelo menos dois terços dos "interrogados", como ele chamava os convidados do programa, e imagino o que ele deve estar pensando agora(se ele não estiver apenas mergulhado num imenso e silencioso... NADA).
"Haha... engulam essa. Consegui o que todos vocês queriam"
Rsrs...
Provocador até na morte...
Mas como dizia um poema, maravilhoso, como muitos que ele declamou... Um dia tudo será memória. E na minha, ele estará vivo por muito tempo.
82 anos... e um legado eterno.
Foi mesmo uma causa perdida?
Esteja em paz... ou no Caos, Mestre Provocador!
Você não acha estranho as pessoas declararem o que pensam sobre as outras quando essas estão mortas?
Ele era horrível
Poxa, gnt como ele, que coloca a satisfação como uma condenação reservada aos indeléveis, deus me livre pensar assim, que coisa tacanha. Deve ter morrido cheio de admiradores e uma dor imensa e instancavel.
👏🏻👏🏻 tb assistia na adolescência, me fazia pensar!
A-r-r-a-s-o-u 👏🏻👏🏻👏🏻
O "Me responde por favor" foi basicamente um pedido de socorro de uma vida de incertezas
@@pedrocosta7827 acho que foi só nervosismo mesmo
Bela entrevista!
Eduardo Sterblicht me passou uma imagem de pessoa espontânea, e também um tanto quanto angustiada e ansiosa. Mas no mundo de hoje quem não se angustia? Apenas os tolos.
E esse provocador... Quanta falta nos faz..!!
Até eu chorei quando o cara perguntou pela terceira vez "o que é a vida". E eu torci pra ele não perguntar a quarta, e ele perguntou, e eu fiquei com vergonha de mim mesmo. Ainda bem que assisti sozinho.
+Elias Bastos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
tbm fiquei .....kkkkkkkkkkkkk esse coroa ta caducando !!!!!!!!!!!!!!!!
+Elias Bastos Ficou uma sensação estranha como fato de não saber o que responder exemplifique o motivo de n aproveitar a vida
É uma pergunta muito constrangedora. Talvez seja a única que realmente mostre o quanto somos ignorantes.
Quase chorei, mas não rsrs. É legal quando ele faz essa pergunta ao Karnal. Veja.
Eu senti simplesmente quase nada, só uma emoçãozinha no tom de choro do Edu.
"Fracassei" termina Abujamra sem conseguir extrair uma palavra sincera do Eduardo... Parece que a maioria dos que sentam nessa cadeira tomam uma postura defensiva buscando a aprovação desesperadamente deste gigante que os "interlocta"... E ele nunca sacia essa vontade... E isso é sensacional!
Me parece que pelo nervosismo ele tentou parecer intelectual mas não mostrou a sinceridade em dizer que 'não sabe ou tem uma resposta para tudo'.
Um dos poucos que enfrentaram Abu de frente foi Clodovil
Totallll
Isso que o torna Explendido ...
@@PauloCesar-xe5ip lair ribeiro pramim foi o único que conseguiu quase empatar rsr
O ABUJAMRA FEZ O EDUARDO CHORAR E ENTRAR EM DESESPERO FACILMENTE! KKKKK O ABU ERA UM MONSTRO GENIAL! QUE SAUDADE DESSE MESTRE!
Não vi dessa forma, tanto que no final Abujamra diz, "mas o que foi que eu fiz?". O rapaz demonstra já está passando por algum tipo de crise existencial, tem nada a ver com o entrevistador.
Que entrevista!!! Vou ter que assistir mais vezes. O Edu mentiu, admitiu isso, porém as ciladas estavam armadas. Na última pergunta já não tinha como fugir.. Isso foi uma sessão terapêutica! Kkkkkkkk
Exatamente
Um jovem "modestamente" vaidoso, além disso meio doido, meio emotivo, meio perdido. Eu ficaria do mesmo jeito diante do Abu, não porque ele é genial, mas porque ele tem coragem pra esfacelar meu fingimento me dando uma corda de liberdade discursiva com a qual eu facilmente me enforcaria.
Ele deixa a glr morrer pela boca kklkk
É um ser humano como todos, artista talentoso ,que tem ansiedade e depressão mas traz alegria pra as pessoas fazendo rir com seu palhaço.Vc sabe ao menos fazer isso?Ou só sabe criticar?
@@guilhermefranco5476 patético
@@guilhermefranco5476 você só sabe pagar de advogado das celebridades ou sabe interpretar texto também?
Comentário mais preciso.
Engraçado que Eduardo Sterblitch sugeriu trocar de lugar com Antônio Abujamra por considerar a velhice melhor. Dias depois Abujamra nos deixa.
João Paulo Jucá Muito estranho mesmo, foi de dar calafrios.
***** Nao tem nada a ver com conspiracao, mas sim Espiritismo.
Bem, primeiro que independente de ele se identificar ou nao esta a visao da pessoas que postaram comentario similiares ao do original deste thread. Segundo, por que fala minhas abobrinhas? Pra que usar a palavra abobrinha, e associar a mim, que voce nem conhece, e mesmo se eu fosse espirita eu nao quero saber nada de Abujamra e` ou nao e`. Esse nao e` o ponto. Poranto nao me escreva mais e deixe de ser infantil com trollagens bobas para um senhor da sua idade.
Senhor, eu te conheco pra voce falar desse jeito comigo? Vai procurar capinar um barranco debaixo do sol quente, seu estruncho!
???? Fala serio...se encherga!
Que entrevista maravilhosa! Muitas vezes desconfortável, mas é justamente o tipo de desconforto que nos faz questionar nossas convicções e mudar, o desconforto que traz evolução. Na minha opinião, o simples fato de se demonstrar atingido e afetado por esses questionamentos, demonstra que o Eduardo Sterblitch é alguém aberto para essa evolução. Ele era muito jovem (não que hoje seja velho e sábio) e na juventude, é completamente normal estarmos perdidos na vida, principalmente quando se é famoso. Uma parte importantíssima da vida, pra mim, é justamente passar por esses momentos desconfortáveis e constrangedores onde você se percebe errado e ingênuo, onde você percebe que ainda tem muito que aprender e evoluir. Inclusive esse é mais um motivo para "a tranquilidade ser trágica", o caminho para a evolução é bem longe de ser tranquilo. Vi muitos comentários falando sobre o "falhei" do Abujamra, mas na minha opinião, ele falhou apenas em fazer o Eduardo abrir o coração de verdade, mas ele acertou grandemente ao plantar no Eduardo uma centelha que pode iniciar um longo processo de evolução, e causar ou pelo menos tentar causa uma mudança assim na vida de alguém nunca é uma "falha".
O Edu desesperado no final sem saber para onde ir diante da PROVOCAÇÃO foi sensacional. Não pelo apavoramento do Edu, mas sim pela Experiencia mostra do abujamra em saber de fato PROVOCAR, principalmente, EMOÇÕES!
+Ton Gadioli Exato, isso é ser profissional
Esse final até Eu estou me perguntando o que é a vida.
“Engraçado”.
Nas entrevistas do Eduardo eu sempre tenho um sentimento de identificação. Alguém que não está nem perto daquilo que poderia ser, que parece se distanciar cada vez mais e além disso, que distorce a própria imagem graças a depressão.
As tormentas de quem tem o material, tem as necessidades básicas atendidas, mas se sente perdido no mundo, até com as provocações.
Senti uma sinceridade ímpar nas lágrimas do Eduardo e no anseio por querer as respostas de alguém que ele admira.
Entrevista tocante. Alguém perdido, querendo encontrar as respostas pra simultaneamente dá-las pra alguém.
Exatamente!
Só eu aqui depois de assistir o vídeo do Canal 90 sobre "vergonha alheias"?
Romário Bezerra vim tbm pois fiquei confusa ahaha
eu também kkk
☝️
Tinha asssistido a entrevista mas não sabia que ia parar lá. KKLKK
Vim direto pra cá.
"Inclusive você acredita que pode mentir o tempo todo". Essa pergunta foi certeira demais e quebrou o fingimento do Edu. Genial.
😅 o poeta é um fingidor.......?
Ele foi tão influenciado pelo personagem do Freddie Mercury prateado que até quis virar the great pretender, o grande fingidor
Impressionante! Esperava algo leve, descontraído! Porém Eduardo já iniciou muito tenso e muito preocupado com Abujamra. Acredito que esse programa tenha mudado sua vida.
Isso foi lindo! E corrobora com tudo aquilo que penso sobre a frágil existência humana. Não há arrogância, prepotência e grandeza de uma pessoa, seja quem for, que subsista ao fato de que somos apenas crianças grandes buscando aceitação de quem admiramos. Toda vez em que saímos do pedestal, ou que alguém consegue nos tirar de lá, deixamos nossas maiores angústias virem à tona, como foi o caso do entrevistado. O que pode, em determinada ocasião, acontecer também ao entrevistador, caso este seja colocado na berlinda e topar com alguém capaz de desconcertá-lo em seu íntimo. Enfim, como diz Erasmo: "a loucura é a única coisa que torna a vida suportável." Se exister uma verdade absoluta para a humanidade, para mim é essa.
+Diogo Zanata É possível encontrar o equilíbrio sem a loucura, porém o preço é muito alto para o ego.
+Von Mises Pode ser, porém é um caminho para poucos.
vocês são observadores admiráveis, eu com meus pucos 22 anos acho super complexo desenvolver um senso critico tão apurado como o de vocês dois talvez eu possa passar pouca creditabilidade assim como o eduardo que ao usar instinto pra parecer coitado e verdadeiro , mesmo que incontinentemente, o que foi percebido pelo apresentador e ate o tocou em certos momentos, mas ele ignorando os instintos no fim deu uma declaração clara, sem sentimentos pra alterar a personalidade, admiráveis questionadores me fizeram ver alem do que ja me subestimava poder ver em meu egocentrismo
vocês são observadores admiráveis, eu com meus pucos 22 anos acho super complexo desenvolver um senso critico tão apurado como o de vocês dois talvez eu possa passar pouca creditabilidade assim como o eduardo que ao usar instinto pra parecer coitado e verdadeiro , mesmo que incontinentemente, o que foi percebido pelo apresentador e ate o tocou em certos momentos, mas ele ignorando os instintos no fim deu uma declaração clara, sem sentimentos pra alterar a personalidade, admiráveis questionadores me fizeram ver alem do que ja me subestimava poder ver em meu egocentrismo
+jujulolo3 Meu caro, nossas visões são similares. Há uma debilidade muito grande na mente humana, que a faz julgar, prioritariamente, as aparências em detrimento da essência do ser, conforme defendia Locke. A "casca" das pessoas ajuda a esconder tormentos psicológicos irreparáveis. Por isso, concordo com Erasmo ao clamar pela loucura como forma de "fugir" do mundo. Porém alerto que tal processo não precisa, necessariamente, significar a perda da sanidade, mas a liberdade em relação às amarras dos convencionismos de sociedade. Pela sua idade, vejo que tens uma longa vida pela frente e eu também não sou muito mais velho que você. Espero que possamos mostrar ao mundo que a vida deve ter um significado maior do que nascer, crescer, envelhecer e morrer, como dialoga Camus.
Esse final me deixou com um desconforto enorme e um pouco sentimental, abu não conseguiu a resposta sincera do Eduardo, chegou a repetir novamente na terceira vez sobre ""o que é a vida"' o Eduardo naquele momento ja tinha sido descascado como uma cebola, próximo de revelar o seu eu de verdade, na quarta vez após a mesma pergunta o Eduardo num ultimo suspiro de desespero volta a perguntar se o Abu aceita ir na peça dele, o Abu ja tinha deixado claro que não, e corta dizendo que programa acabou e finaliza com um "Falhei".
Um final trágico para ambos que não conseguiram o que queriam
Ambujamra viu nos olhos o sofrimento do entrevistado.
E esse foi o último Provocações, Abumjara morreu 6 dias depois
@@josereis5681 sério???
@@bel6657 Sim!
Finalmente alguem que falou do "falhei" que o Abujamra disse e seu olhar de decepção. Nem o tradicional "abraço falso" ocorreu. O Eduardo angustiado e encolhido durante toda a entrevista, mas principalmente durante a repetição da pergunta final. Sofreu diante do ídolo. Que foi impiedoso sabendo disso.
Cada vez que volto aqui sinto que a cada pergunta o Abujamra atestava o que lhe causou fúria: o fato de Sterblitch ser um idiota-esperto, vacilante por opção que não tem boas intenções por trás de toda a sabedoria que tenta transpassar...Grande Abujamra descanse em paz mestre sempre aprendo com você
Também tenho essa mesma impressão do Steblitch tipo era como se ele não fosse sincero, ele fala o que as pessoas querem ouvir, quando o Abujamra fez essa pergunta, inicialmente ele disse que não sabia, depois é perguntado de novo, e ele fala algo que é agradável aos ouvidos, mas o Abujumra não caiu nessa, e então pergunta de novo, e nessa hora o Edu desmonta diante desse Mestre !!!
Não necessariamente cako. Você já teve vinte e poucos anos? Já teve vinte e poucos anos submerso em um cenário caótico?
@@romerorr20 Já estive tanto que você nem imagina. Talvez mais que você, Sterblitch e o finado Abujamra...
"A tranquilidade é trágica" Aí o Sterblicht foi para Globo e perdeu toda aquela "liberdade" que falava.
Liberdade é responsabilidade, responsabilidade é independência, independência exige coragem, coragem requer vontade, vontade requer UM PULO UM SALTO no duvidoso
E foi esquecido
@@huricpriest Esquecido?? O cara fez um baita sucesso na última novela que fez, e é protagonista de uma série na Globoplay! Se isso é ser esquecido, imagino então os lembrados...
@@flaviamorais4970 Esses papeis são bem irrelevante, eu nunca mais vi falar do nome dele, ele é só um funcionário da globo agora, mais nada que isso.
@@huricpriest Nada a ver, isso. E daí? Pelo menos ele está vivendo do seu ofício, ganhando seu bom dinheiro. Ruim seria se estivesse precisando ir no programa da Sônia Abrão choramingar que não tem emprego. Está cheio de ex-global sem contrato mas o dele está em dia, isso é o que importa!
O pessoal anda conhecendo essa entrevista pela zoeira, mas prestem atenção, se pegarem pra ver na seriedade, é quase impossivel alguem não sentir um certo medo com o final, sabe? Pra mim ainda é um mistério, pois queria saber se mais algo foi gravado ou se o Antônio falou algo pro Eduardo depois... Enfim, mistério total, e da pra sentir alguma coisa tensa tambem durantes os dialogos, e o impressionante é que o cara morreu menos de uma semana depois
n acho, na minha opinião a vida é só uma jornada que uma hora acaba, e o sentido dela você escolhe, essa verdade absoluta pra mim é besteira :v
não existe verdade absoluta.. se existir quem definiu que é absoluta.. a vida pra um tem um sentindo proprio, mas o Eduardo deu uma desesperada quando descobriu ou pelo menos pensou na dele....
Heavy Metal Gamer lambem tive a mesma sensação. carregado de significados, tensões e mistério. Ou não.
O clima de tensão e seriedade da entrevista acabou atingindo uma parte muito sensível do Eduardo pelo que deu pra ver. Acho que ele foi bem sincero no que dizia. Notava-se pelo nervosismo que ele exprimiu durante toda a entrevista.
Outro ponto importante a ser citado é o Albujamra. Por ser uma pessoa inteiramente ligada a poemas, filosofias e frases ditas, percebe-se o quanto ele era emotivo e um tanto influenciável pelo que lhe era dito. Na parte em que o Eduardo diz que queria ser mais velho, talvez fez com que o Albujamra mudasse seu humor de alguma forma, o influenciando a dizer que não lhe poderia dar atenção (23:42)...
Ou então eu estou completamente enganado, e o entrevistador era simplesmente frio
Eu vim ver esse vídeo já sabendo que o entrevistador morreu, nos outros vídeos que eu vi ele estava imponente, intimidador, mais que provocador, persuasivo e afiado. Mas logo no início desse vídeo eu senti a voz dele fraquejar, uma fraqueza doce, uma angústia angelical, um humano sensível, um afeto ambíguo; senti uma ternura, uma espécie de respeito pelo homem, de gosto de sentir que é humano, que não é uma persona, que não é uma falsidade, que não havia mais vaidade.
- O que é a vida?
- Me responde por favor cara
Isso foi de cortar o coração pqp
Somente agora pude ver isso, mas foi desesperador ver ele assim , o desespero de ser perfeito, clamando por ser interessante, inteligente, e no final, o clamor, não me deixa assim, como em uma peça de teatro, saiu de cena e da vida, Eduardo,teve na verdade uma benção.!! Coisas que jamais irei discutir, em uma mesa de bar , ou sentado em uma das muitas vielas do capão redondo, onde me reorganizo, por 48 anos!
Um "gênio" que não passou de um mero menino perdido nas suas falas e afirmações.
O medo de errar foi seu maior erro!
Gênio hahahahahahahha pqp
@@phantoones por isso as aspas
Eu acho que ele é um gênio. O monólogo dele "Minhas sinceras desculpas" é incrível. Tão provocante quanto qualquer entrevista desse canal. Entretanto, a maior parte de nós, só conhece o Eduardo (ou só vê, isto é, encara) como Freddy Mercury Prateado.
Sua última palavra no programa foi: Fracassei.
Que lindo isso, cara.
na história do programa!
Que coisa de otário! Pensamento medi0cre
O melhor e o mais interessante dessa entrevista começou no exato momento que pensamos que ela chegou ao fim. Tenho uma grande curiosidade em saber da continuidade dessa conversa que não foi ao ar.
uma aula que se pode extrair coisas muito valiosas. Eduardo Sterblitch revelou várias dissimulações, e todas elas foram observadas e extraídas pelo grande Abujamra.
Uma aula de psicologia comportamental.
Vai fazer muita falta o mestre abujamra. Muita falta.
Paulo Nideck Muita
já faz cara. Já faz mta falta
Faz viu, uma falta do KCT
@@suandorego370 Ele morreu?
@ sim.
O segredo pra evitar um constrangimento é não esquecer o nome do programa.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@ descreva tua provocação
Você parece irmão dele.
É nítido que ele queria mt impressionar o Albujamra kkkkk
e falhou... kkkk
pois a resposta do Eduardo, à pergunta "O que é vida?", foi a mais sincera e sem buscas filosóficas que eu assisti. É muito bom ser simples e objetivo.
foi o único momento sincero, simples e objetivo dele na conversa, e olha que o Abujamra precisou repetir a pergunta cinco vezes pra sair algo sincero kkkkkkk
É impressionante ver Eduardo Sterblitch (pra mim um gênio da nova geração humorística) se curvar diante de Abujamra pedindo para ser dirigido por ele (23:10) e seis dias depois Abujamra morre... "O que é a vida?" Até arrepia!!
+Will Rib Nunca vamos saber..
Na verdade ele não se curvou ao Abu, ele foi provocado pelas palavras dele e se curvou ao perceber que sua vida, de fato, não tem sentido algum. O sentido da vida não pode ser achado em nada desse mundo, por isso a angústia acomete a todos aqueles que encaram essa pergunta e percebem que não tem ligação alguma com algo que o transcenda.
k0l3
E porque o sentido da vida não pode ser achado no mundo?
Leo K
Por que o sentido das coisas estão para além delas, em sua essência (onde foram criadas).
Por ex: o sentido da escola não está na escola, é realizado quando você sai dela e efetiva o que lá aprendeu. O sentido de um automóvel não está nele, em suas peças, ou na malha viária, está em servir de transporte para quem o criou. Da mesma forma o sentido da vida humana não pode ser realizado na própria vida humana (neste mundo), servindo ao próprio organismo corpóreo humano.
Desde que o homem é homem ele busca entender o que há para além dessa vida, e essa curiosidade (ou inquietação) vem da necessidade do ser humano de se reconectar com sua origem, de se religar com sua essência para realizar seu verdadeiro sentido.
É por isso que nenhuma realização terrena (como fama, prestígio, poder, status, dinheiro) realizam e cessam essa busca interior do ser humano. É por isso que gente que tem tudo o que quase todo mundo quer ainda se desespera (ou até se mata) diante dessa inexorável questão feita pro Edu.
6 dias satanás detect foi ai que ele roubou a alma do coitado e ele mudou
Esse foi o programa que realmente levou a serio o nome e o conceito do programa
Antônio Abumjarra, o último grande provocador! 82 anos, uma vida!
"A única coisa falsa desse programa é o abraço". Dizia! Paz!
Quem diria , a última provocação de Abujamra , a mais genial delas , uma das poucas vezes onde ele fracassou , pois claramente o Eduardo estava totalmente perdido e tava falando coisas sem sinceridade para agradar o velho . No último terço da entrevista o velho já percebendo a falta de sinceridade fez a pergunta clássica "O que é vida" para o Edu que novamente diz coisas rasas . Abujamra não conseguiu tirar o filtro do Eduardo para mostrar um lado diferente dele .
Obrigado por esclarecer, eu não estava entendendo o motivo dele falar "Fracassei".
Na minha visão não fracassou. Na tentativa de se montar de algo que não é, o ES acabou se mostrando.
Eduardo foi sincero o tempo todo.
Incrível. Fui provocada.
Respostas aparentemente vazias e confusas, mas que comunicaram muitas facetas da existência do Polvilho/Sterblitch. Juventude. Depressão. Vazio. Talento. Autenticidade. Envelhecer para finalmente saber o que é viver.
9:49 "A verdade é uma palavra inútil, acabou a verdade."
kramoszx qualquer um enlouquece acreditando nisso ,é apenas uma questão de tempo .......
@@Diego_Reis_Ferreira se você parar pra refletir sobre o que é a verdade, você chega no nada
@@desativada9478 então aproveita e desaparece de uma vez !!
Isso pq a verdade difere dos fatos, quem tem a verdade baseado em uma ideologia política, ou religião por exemplo, vive em função dessas ideologias, e pra ela isso é a verdade, o importante é saber se tais verdade compactuam com fato, elas são narrativas ou completamente distorcidas, se a pessoa perceber que é esta sob algo distorcido e prefere viver no seu conforto, blz, o problema é continuar pregando essa "verdade".
A cada dia que passa essa frase tem mais sentido
Lendo os comentários aqui de que o "Edu foi humilhado" vejo que ninguém entendeu. Um menino na frente do seu ídolo! E muito angustiado! Mas o Abu com um afeto bonito de se ver, quase um pai. Galera esquisita que acha agressão em tudo...
Estranheza, os comentários, concordo com vc...
Então, mano...!
Eu não conheço o programa, nem o apresentador, nem o convidado direito... Eu cheguei aqui para entender contexto de meme, ver se tem algo interessante nos comments,
Mas é só uma comment section sinistra de gente condenando um cara que eu não conheço direito, com um tom condenscendente bizarro.
Tipo, eu me senti hostilizado lendo a maioria dos comments.
Achei que a coisa toda era provocar, não julgar e condenar o colega.
Ou eu quem fui ironicamente provocado e não entendi a coisa do programa?
Gmmgncbd
@@amadeusfaiglevicari1372 o negócio é que Edu sempre foi visto como muito arrogante tanto entre seus ex-colegas de trabalho, como pelo público... gostava de humilhar seus colegas e se achava o último pacote. Passar por esse constrangimento foi sim uma humilhação merecida e nem agradável de se ver.
Ja assisti inúmeras vzs essa entrevista.. O Eduardo é uma pessoa depressiva e angustiado. O programa se chama" Provocações " e dentre o contexto ele foi ja sabendo que ia ser provocado pelo seu ídolo. Infelizmente uma pessoa depressiva e angustiada ñ consegue por muito tempo controlar o emocional com "perguntas simples", porém difíceis de respondê-las quando seu emocional é atingido.
Em resumo: Abujamra é um ícone da filosofia e apresentava com maestria
kkkkk vai sonhando kkkk o cara foi esculaxado
8 Anos depois,vendo os caminhos que o Edu tomou, acredito que essa entrevista teve um enorme impacto na carreira dele, de largar "seu auge no pânico" ficar sem renda, pra correr atrás de evoluir como artista.
Estrelismo tortuoso
🎉 não tenho mais paciência paciência com a juventude, essa foi uma das provocações 🎉imersivas❤
Abujamra cirúrgico ❤
O problema é que o Eduardo nao parece ter aprendido tanto ele continua arrogante
A mais sincera e pungente réplica: "O que é a vida?" "Me responde por favor, cara"
Boa entrevista. Abujamra era um apresentador que buscava sempre desnudar a inteligência (ou a falta dela) do convidado. Eduardo não é inteligente, mas é humilde. Isso foi muito bonito.
Boa análise!
+Rodrigo Amaral Outro detalhe: Abujamra aí estava muito doente. Estava bem debilitado, talvez já desenganado, tanto que, no encerramento, ele tenta se levantar da cadeira para dar um abraço - "a única coisa falsa do programa" - e não consegue. Eduardo Sterblitch sabia disso. Daí a emoção aflorar nele justamente nas perguntas "o que é a vida?". Foi uma das melhores entrevistas de Provocações, em termos de emoção.
+Bruno Gualberto Sim.. Muito boa!
melhor comentário.
A verdadeira humildade é o ápice da inteligência! O oposto da inteligência, são os que se julgam sábios, e na verdade, acabam se tornando soberbos. Abraço!
19:32 “Até agora você não falou de ninguém bom” kkkkkkkkkk 2020, UA-cam recomendando uma pérola dessa kkkkk
Toda vez q eu vejo esse sterblitch na globo dançando sorridente e todo fantasiado eu sempre me lembro dessa entrevista
Já assisti duas vezes e me emocionei de formas diferentes. Desejo sucesso ao Eduardo Steblish.
18:20
"A tranquilidade é trágica."
realmente!
oh, meu Deus!! Que menino lindo !
@Pablo Andrade Porque mente vazia é oficina da autodestruição.
@Pablo Andrade eu entendi que a tranquilidade é a acomodação na zona de conforto, e isso gera conformismo com os problemas da vida. Sabe aquela ideia popular?... "Homens fracos criam tempos difíceis, tempos difíceis criam homens fortes, homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos".
Tranquilidade e paz definham a alma, existe uma Nuance entre a morte e paz
essa entrevista é engraçada, desconfortável, um pouco triste. adoro assistir.
vdd linda
Sou um admirador do trabalho artístico do Abujamra desde quando eu ainda era criança,quando tinha visto poucos minutos dele atuando na novela Que Rei Sou Eu, não pude acompanhar a novela,mas os poucos minutos assistidos de sua atuação já me marcou na memória até hoje, sempre faz perguntas profundas que nos faz pensar profundamente, o que é a vida?
“Até agora você não falou de ninguém bom” grande Abu
Essa foi cruel hahaha. Menosprezou Ariano, Plinio, Nelson, Lenine KKKKKKKK
verdade, infelizmente no Brasil se supervaloriza a péssima cultura e se boicota o que deveria ser valorizado. Gilberto Freyre, Carpeaux, Corção, etc.
@@geanrodrigues9757 O nome do programa é "provocações", lembre-se disso.
@@SeppukuDoll Sim, claro. Até porque ele dirigiu uma peça do Plínio. Entrevistou o Ariano hahaha.
@@dainerflute, até agora você não falou de ninguém bom.
"Isso é sacanagem, eu vou sair mal" - "Que que eu fiz?" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Kkkkkk véi safado
O Eduardo disse sofrer de Depressão, e nessa entrevista ficou muito nítido isso, normalmente ele disfarça bem,mas aqui o Abujamra soube onde cutucar
O estilo de entrevistar do Abujamra, muito foda. PQP.
Que descanse em paz num "longo e silencioso nada!" haha Os entendedores entenderão.
O resto é silêncio.
Pra quem não entendeu, vide entrevista com wagner moura
Venho de 2020 pra relembrar aqui que, esse vídeo foi publicado em 22/Abril/2015.. e em 25/Abril/2015 o Abujamra partiu. Apenas 3 dias depois.
Meu Deus
Decepção com o pensamento atual sobre o que é a vida.
Perguntou várias vezes para o rapaz O QUE É A VIDA e 3 dias depois MORREU.....
@@wiggoa4456 kkkkkkkk Mitou!
Não foi dia 28 de Abril a morte dele?.
VIM PELO CANAL 90 , MAIS ALGUEM VEIO?? HAHA
Eu kkk assistir e fui pesquisar o vídeo kkkk
Eu tbm kkkk
Eu ;))
Eu tbm
Eu.
Assistindo em 2021, pensando o que o Eduardo responderia hoje, como ele se vê hoje.
Que vídeo!
Essa entrevista foi demais. Já assisti várias vezes e não me canso. Mestre Abu, Valeu !!!
"A tranquilidade é trágica. " Ambujara. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Acho que já é a terceira vez que vejo o vídeo, e sempre vejo só para saber do Edu, "O que é a vida?", e ele chorando HAHAHAHA.
O EDU CHOROU FACILMENTE SÓ DE ESCUTAR O ABURRAMJA PERGUNTANDO "O QUE É A VIDA?". NÃO É BRINCADEIRA QUANDO O EDU FALA QUE TEM DEPRESSÃO. ELE JÁ FALOU ISSO VÁRIAS VEZES.
Ele já chegou na entrevista armado e chorando.
@@fidacuca Chorou a entrevista toda por dentro.
Se vc assistir a entrevista inteira vc vai perceber q o Sterblitch já chegou no programa a ponto de chorar
Como um balão q vai enchendo de ar até q uma hora explode
O Abujamra foi enchendo o balão de ar durante toda a entrevista
Uma das coisas que eu mais gosto deste programa é este silêncio. Apenas a conversação, nada mais. E o tipo de entrevista que o apresentador faz. A maioria dos programas "famosos", fazem perguntas enlatadas, fundos musicais que atormentam. Um prazer em assistir.
Que programa viu! Assisto pelo menos umas duas vezes ao ano.
Chorei com o final 😞
#RIP
Waleria Lisboa emocionante msmo. duas pessoas sinceras e muito especiais.
:'(
Waleria Lisboa o que é a vida?
Muito bacana esse vídeo, cara. Parece verdadeira a conversa.
"Me responde,por favor cara" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
STERBLITCH
"per.. per"
oq é meiota
Foi pesado. Kkkkkkk
Foi doido... tem gente que desespera quando reflete no que é a vida.. quem afinal quem sabe essa resposta?..
Lembro q meus amigos e eu assistíamos o programa e nos encontrávamos num barzinho pra falar sobre a entrevista da semana e rendia horas de discussão e no final ainda nos despedíamos parafraseando o Abu: me dá um abraço q é a única coisa falsa desse programa. MARAVILHOSO 👏👏👏
Me parece tosco.
Puxa, que descolados vcs, parabéns.
@@mauricioprato kkkkkkkk
Uau !!! Que interessante.
E eu acho que era a única coisa verdadeira. kkkkkk
quanta aleatoriedade, quanta inteligência desproposital, quanta sabedoria inconsciente, os loucos são o tempero de um mundo atual e sem graça, parabéns aos envolvidos!
Melhor entrevista dos anos de fim de carreira do Abu. Esse rapaz conseguiu fazê-lo sair do script razo e decorado das entrevistas. Méritos aos dois.
Esse final emocionante só me faz ter mais certeza ainda de que era o melhor programa de entrevistas da tv. Abujamra insubstituível.
Entrevista perfeita. Poucas pessoas sabem extrair o verdadeiro eu do entrevistado. Abujamra deixa saudades
Jean-Paul Sartre na hora da morte disse: “ Fracassei “. O pai Abu terminou a melhor era desse século, a saber PROVOCAÇÕES, dizendo a mesma coisa FRACASSEI.
Entenda que quando ele dizia, fiz 56 fracassos, era pq era SUCESSO.
Ou seja, ele disse CONSEGUIR O QUE EU QUERIA. 😭❤️
Impossível haver algum desfecho diferente para alguém como o Sartre.
"A tranquilidade é trágica"
Uma semana depois ele morre.
Quem?
@@astrasto Abujamra
A última pergunta parece ser sua última grande provocação antes de falecer! E Eduardo parece saber que será a última pergunta e chora!
"O que é a vida?"
Rodrigo Nogueira Mas não foi a última, amigo. A última foi ao ar ontem mesmo. E foi com dois jovens...
kkkkk Dá não. Fingir que essa foi a última é aceitar o meu fracasso como espectador.
Daniel Mendes Fernandes Grande amigo, na minha concepção a pergunta "O que é a vida?" foi sua última grande provocação, independente de ter sido gravado outro programa depois desse, a pergunta resume na minha opinião o "provocante" Abujamra.
Só consigo pensar em uma coisa pra comentar: wow :0
o edu chora porque o Abu ignorou a pergunta que o edu fez indiretamente
Está nítido que o entrevistador estava perguntando ao Eduardo tudo aquilo que perguntou pra ele mesmo a vida toda e não obteve a resposta, Abujamra teve a audácia de colocar a emoção que existe dentro dele pra fora, e além disso, colocar essa mesma emoção dentro de outra pessoa! Ficarei uns 4 meses arrepiado por isso!
Joe Manhattan 👍👍👍
nada ver
Essa pergunta final..."O que é a vida?" é emocionante ouvir as respostas e nos faz refletir qual seria a minha resposta.
Qual seria?
Tânia Teixeira, o que é a vida?
Up
@@igoremanuel2506 jesus Cristo
Alguém assistindo em 2020 ? da um Like aí .
Up
Euu
nem sei como vim parar aqui
Eu
Up
Que presente esse rapaz ganhou sendo o último entrevistado do Abu!!
O último entrevistado foi Fábio Marcondes. A de Eduardo Sterblitch foi a última apresentada antes da morte, mas a de Fábio foi de fato a última gravada, tendo sido apresentada após a morte do Abu.
Nossa, que bom que ele conseguiu terminar a carreira dele com essa pérola de entrevista! Destino foi legal! Demais!
muito Loko como o Abujamra entra na mente do Eduardo, com poucas palavras faz ele abrir um livro kkk muito bom mn
Acho que o Edu representou os jovens com tds as suas dúvidas, medos, incertezas e inseguranças da vida. Tentamos ser seguros a várias facetas da vida, mas quando alguém nos coloca ao lugar mais profundo de nosso ser, a tendência é desmoronar.
Hipocrisia seria julgar Sterblitch.
Não julgo ele por isso, mas fato é que ele é extremamente egocêntrico...
@Flavio Demetrius o nome do programa é Provocações, tem a ter provocações!
Eu me admirei demais com as provocações de Abu, e Edu me representou nas indagações existentes de toda minha vida
Sei la, ele respondeu com muita certeza e temeu o Abu, que detesta quem o respeita e o teme...
@Flavio Demetrius Sonerba, não! O nome do programa é"provocações", aí vc quer que ele fale coisas só para agradar as pessoas?
Poxa vida, poxa vida. Eu acordei hoje e senti saudade de Abujamra. Passei a manhã assistindo algumas entrevistas. Esta noite voltei do trabalho e o UA-cam me recomendou esta entrevista. Como sou fã de Eduardo também, achei ótimo. Mas poxa vida. Chorei no final, e chorei mais ao saber que esta foi a última entrevista de Abujamra. Poxa vida.
Isso tem 5 anos e ainda constrange até hoje.
Verdade é doído de ver...
Eu já vi uma vez morrendo de vergonha alheia e vim ver de novo só pra passar por isso novamente 😌💚
Não
Porque constrange
Nada de constrangedor, se vocês não perceberam o quão linda é essa entrevista... que pena para você :/
Eu amei está Intervista emocionante e de uma profundidade espetacular ♥️👏👏👏👏👏
Igual seu português kk
O Eduardo pareceu um menino de bloco recém chegado, que apesar de ter brincado antes de todas as brincadeiras possíveis, se viu diante do "fazedor" das brincadeiras e suas regras, quando confrontou-o a melhorar sua percepção e novos modos de brincar para ficar interessante. Ele entendeu que não tinha, ainda, nova percepção do que fazer.
Continuou na mesma e viu-se acuado e quase pediu desculpas, mas continuou na mesma brincadeira. De antes.
Essa é a vida.
Para ele.
Tão interessante saber que se Sterblitch estivesse trocado realmente a idade dele com a do entrevistador, Sterblitch viveria menos de uma semana
Verdade!
Sterblitch morreu na entrevista, minha cara Raquel
"Prefiro vinil, prefiro cd" AHUAUHAUHA
kkkkk essa tbm não entendí kk
Ele quis dizer que prefere o analógico ao digital
Recentemente vi o Edu no Domingão do Hulk, uma pessoa diferente, brilho nos olhos que, creio eu, se o Edu desse vídeo pudesse encontrar o atual, ficaria feliz. Amo essa entrevista pois me identifico com esse Edu, espero poder me transformar assim como ele
o Sterblich ja quase chorou no final, imagina agora.... ele foi o ultimo entrevistado mesmo??? O pior eh q Sterblich vem do verbo sterben, morrer em alemão. Sterblich pode querer dizer MORTAL....
Caraca...
Fui no Google tradutor para ver a veracidade. Não é que é vdd
Esse foi o último programa e é cheio de simbolismos.
Quase chorou não, ele chorou mesmo, tanto que ele engasga na fala, ficou com os olhos marejados
Eduardo completamente inferiorizado por ele mesmo .... Era pra ser uma entrevista de ideias e virou um interrogatório da angustia e depressão do próprio Eduardo .
Triste de ver
Eduardo acabou caindo na provocação.
Não amigo, acho que ele conseguiu o que queria, todas as entrevistas do abu com jovens são assim, porchat na época também fazia muito sucesso, ele tentou pegar o porchat de todo jeito, mas não conseguiu. Abu gostava de levar os jovens ao limite kkkkkkk
Talvez a pura euforia do "pó mágico"
mas se vc for parar p pensar, talvez tenha sido ali q ele mudou seu jeito de ser, quis "se tornar uma pessoa melhor"
só uma idéia...
Eu agora entendi porque Abu diz que fracassou ao final da entrevista. Quando ele pergunta por diversas vezes a Edu, mostra-se o real interesse do entrevistador, que é a pura e simples provocação e o fato da pergunta não ter uma resposta.
Quando Edu ao final questiona que vai lhe deixar mal, é porque esperava uma resposta. Quando diz, fracassei, é porque ele continuava querendo uma resposta pronta e correta.
"A verdade é uma palavra inútil"
Acho que ele falou que fracassou porque não chorou na entrevista
Esse comentário me emociona kakakak
Perfeito!
Inútil??
O Abu, habitualmente, perguntava 3x "o que é a vida" como últimas perguntas.
Que maravilhoso gente! Que lindo! Obrigada por esse momento!