"E vou escrever esta história para provar que sou sublime." O cara desnuda a alma humana, fica vulnerável, deixa seus pensamentos expostos (que são os pensamentos de todos nós) e no final ainda reconhece que o ser humano é sublime, lindo demais!
Curta esse comentário para eu poder relebrar desse video e poder retornar a ele e refletir pela milésima vez o que ele têm e pode me dizer sobre o mundo fora e dentro de mim.
Pelo amor de todos os Soberanos, curtam esse comentário para que eu sempre possa voltar a ver esse legendario poema, esse legendario poema. Não é nem lendário é legendário!
@@HannahMalek a gente está muito acostumado em tratar mal as pessoas nas redes. Quando a gente não concorda com algo ou alguém, já insultamos a pessoa. Certamente não faríamos isso cara a cara. O certo é manter o respeito sempre, quer seja virtualmente, quer seja presencialmente. Fique com Deus!
Demorei quase 30 anos para adquirir sensibilidade para poder se emocionar com esse poema. Se eu pudesse desejar algo a meus filhos, seria ter essa sensibilidade alguma vez na vida.
Essa é a mensagem direta para nós...sonhadores, estudiosos, eruditos, inteligentes... Vivemos sempre nos ecos,nas sombras...mesmo de ação concreta...ainda é muito menos de nossas possibilidades...e sabemos disso!
"Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me. Quando quis tirar a máscara, Estava pegada à cara. Quando a tirei e me vi ao espelho, Já tinha envelhecido."
Peço a deus ajuda pra me sair disso logo e que seja de maneira leve que me adentre a outro universo ambiente que me coloque em outro ciclo, em outras pessoas, outros meios, pensamentos, energias, e objetivos. Obrigado me perdoe eu sinto do fundo do coração e vc sabe que isso nunca foi de miha intenção, ainda sim acho que foi importante, a vida e louca, mais que ja tenho sã consciência de que esse momento ja se passou e tem de passar; quero largar disso e entrar no meu novo ciclo so isso que eu peço e sei aue serei atendido, obrigado
A maior benção que recebi foi poder compreender esse poema. Aos 19 anos, minha idade atual, pensei em dar cabo da minha vida. Este poema foi o que me salvou, verdadeiramente me salvou. Ser ridículo é uma característica humana que Fernando me fez aceitar.
@@mayconmoreirasilva apesar de não ser psicólogo ou psiquiatra sugiro que se aceite com é e seja muito feliz ,uma coisa boa da vida é estar bem connosco mesmos ,o resto que se lixe, um abraço
Amigo, n tenha vergonha e procure ajuda. A sua vida é maior que qualquer angústia, pq por maior que ela seja, passa...e por mais que ela volte...outra vez ela passa...e tau. Continue resistindo.
A angustia e o mal estar de existir são os grandes desafios da existencia, e só quem passa ou passou, sabe que pode ser tambem um caminho para uma vida mais autentica.
Melhor ainda sem os erros e adaptações que Abujamra comete Ex: "amei, estudei e até cri" mil x melhor do que: "amei,estudei e até acreditei (diferente de crer) Ou ainda :"morrerá este planeta girante" e não gigante Sugiro a interpretação de João Villaret, na minha modesta opinião, infinitamente melhor.
"Vivi, estudei, amei e até acreditei! E hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu. Eu olho a cada um os andrágios, as chagas, as mentiras e penso: talvez nunca vivesses, nem estudastes, nem amastes, nem acreditasses; porque é possível fazer a realidade de tudo isso sem fazer nada disso."
@@saulobibiano7884 Ele desnuda e analisa toda a sua existência e no final, como um badalar de um sino, quando ele interage com a realidade tudo o que ele desnudou se reconstrói e retorna para o que era antes.
I learned french just to read an author, and have discovered a marvelous world of culture in the process. So go ahead. You'll search for Pessoa and in addition will discover a whole new universe after learning Portuguese.
@@amalditapilula How do you understand or.. how u have that vision about Brazil... I m Brazilian. And.. Life here.. Not is easy and its stay hard for surviver. Dont have a hope for this country :/ I no see no one hope in no one vision.. that country are lost. Is that.
É incrível , estou com quase cinquenta anos e essa é a minha sensação de vida , você que está lendo vai sentir a mesma coisa , a vida é realmente uma causa perdida.
Ao final do poema percebemos que no fundo ele resgata uma fagulha de esperança, e tudo o que disse até então é o contrário do sentimento real que renasce. Creio que encarar a vida como uma experiência do universo, e não da sociedade, é a questão do eu lírico. Ele afirma que que tudo finda um dia, a língua, a tabuleta, o universo, e as mesmas coisas continuarão existindo, em outro universo, em outra língua, em outra tabuleta. O fim é o início, ele ergueu-se energético, confiante, e ele mesmo escolheu escrever o contrário disso, pois sempre é uma escolha. Mas no final a força está aí, e os dilemas da sociedade artificial, se tomarão tua existência, sempre será uma escolha.
"Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." Na minha opinião, o maior poema de um dos maiores poetas de nossa língua. Fernando Pessoa, tão múltiplo e tão único, abre em seus versos, diante de si e de todos nós, a sua máquina do mundo.
" - Come chocolates, pequena; Come chocolates! Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria. Come, pequena suja, come.Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!" Eu adoro essa parte!!
@@Luiz-qq7hm , essa parte é realmente interessante e sensacional. Pois, Pessoa, consegue inserir nela muito do que é a base do poema inteiro. Tenho certeza que a palavra "chocolate" causa muita estranheza para muitos ao vê-la em um longo e complexo poema assim. Afinal, é só chocolate. Mas imagino que a intenção realmente seja essa. Este é um poema completamente niilista, e é nítido a angústia muito grande que persegue o eu lírico durante o poema inteiro, principalmente no tocante realidade x imaginação. E este pessimismo também o faz ser, por vezes, reducionista das coisas. E você encontra tudo isso nessa parte. Veja que ele consegue colocar religião (que liga-se intimamente à fé dos humanos, ou seja, algo de extrema complexidade) e confeitaria no mesmo patamar; além de desejar poder sentir, se lambuzar, se "sujar", com os pequenos prazeres da vida real, como o ato de comer chocolates. "Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade (intensidade, entrega, PAIXÃO) com que comes." Mas, de novo, ele "pensa"...
Acredito que já tenha lido/ouvido esse Poema umas 800 ou 900 vezes...; e toda vez eu choro. A vontade que eu tenho é de gritar, mas como não posso, eu apenas choro em silêncio. Esse Poema guarda em si a grandeza do absoluto e a delicadeza do detalhe. Nada sobra, nada falta. É exato. É grandioso. É perfeito. "Minha vida é como uma enorme ferida aberta, e cada dia que passa, é uma gota de sangue e pus que escorre dessa ferida." Obrigada por ter existido, Formando Pessoa.
"Você vem sempre aqui?", venho... quase sempre :) Este é o lugar mais fácil de me encontrar. Mais até que whatsapp. Aliás, whatsapp também morrerá (para o meu deleite), muito antes que Tabacaria. Estou convencido de que tive algo como uma epifania. Estou convencido de que Fernando Pessoa se inspirou em Eclesiastes quando expirou esse poema, ou talvez tenha sido tão genial como pessoa que sozinho chegou a conclusões nobres sobre a vida -- e além, sem que pra isso tenha precisado consultar o livro que é a fonte de sabedorias milenares de muitos povos no mundo, AKA Bíblia; o que de hoje em diante o torna ainda mais belo para mim. Sendo estes, Ecliseastes e Tabacaria, dois dos poemas mais belos que eu já tenha lido. Não que eu tenha lido muitos. Estes e mais "Canção da Impermanência" -- o album, não somente a música -- de Guinga já me são suficientes.
Um poema muito depressivo! Fernando Pessoa sofria de melancolia e de crise existencial permanente! Graças a Deus ele transformou tudo isso em arte poética!
"hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu fiz de mim o que eu não soube, e o que eu podia fazer de mim eu não fiz a roupa que eu vesti era errada e conheceram-me logo por quem eu não era e não desmenti e perdi-me" o quão pesadamente tocante são essas palavras pra mim
Além da beleza das palavras, magnífico em sua precisão e lucidez tão sucinta, poucos versos que descrevem as dimensões da vida humana. Magnífico! Também assisto sempre, aliás quando mais novo nunca perdia um provocações! Saudades
@@rollathomasi Acho que ele fala de olharmos procurarmos para além do terreno ( estrelas) e com o coraçāo palpitante.( Cardiacos).Sei la se é isso, mas é lindo😅🤍❣️
Ele fala de escravos porque trabalhamos duro para alcançar com honestidade que fazemos tudo honestamente a procura de uma vida melhor quando ele diz escravos que dizer trabalhar quando ele fala estrela significa sucesso a procura de brilhar na vida
Na minha concepção ele quis dizer no sentido literal, só existimos, respiramos e há vida por dependermos de estrelas para nossa existência, como o sol, somos escravos das condições que estamos, na qual nada nem ninguém pode considerar-se grandioso o suficiente perante a magnitude do universo, provando assim que não temos controle algum sobre nossa vida, existência, e a prova de que não somos seres grandiosos como alguns acham ser, apenas consequências dessas condições.
2023 e to aqui ouvindo de novo esse monumento da cultura. Abujamra, em 2006 você me deu um autógrafo em cima de um livro que eu estudava (Meditacoes Metafisicas , do Descartes) vc escreveu "saia da Filosofia e parta para a anarquia"
A satisfação e o ar de contentamento do mestre Abu no início do vídeo, demonstrando o seu orgulho com o feito que realizara, é de aquecer muito o coração. Às vezes, eu venho aqui só ver esse pequeno prólogo para me alegrar. Quanto à interpretação, posso afirmar, com segurança, que não há nem em Portugal alguém que a tenha feito com tamanha maestria. A interpretação mais tocante para o mais tocante poema em língua portuguesa!
Esse trecho é de uma profundidade e de uma verdade espantosa! Fernando Pessoa era um gênio. Fiz de mim o que não soube, E o que podia fazer de mim não o fiz. O dominó que vesti era errado. Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me. Quando quis tirar a máscara, Estava pegada à cara. Quando a tirei e me vi ao espelho, Já tinha envelhecido. Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado. Deitei fora a máscara e dormi no vestiário Como um cão tolerado pela gerência Por ser inofensivo E vou escrever esta história para provar que sou sublime. Fernando Pessoa Poesias de Álvaro de Campos. Lisboa: Ática, 1944. Nota: Trecho do poema Tabacaria.
A emoção toma conta do meu ser, Pessoa me transporta para uma dimensão além de mim, e o Abujamra é o portal de passagem... Obrigada pela união perfeita.
Fernando Pessoa não foi apenas o maior poeta da língua portuguesa, foi o maior de todos os poetas que já passaram por este mundo. E Abu era o que lia melhor Pessoa. Mas devo te dar um puxãozinho de orelha, mestre Abu, o poema não foi dito completamente, como vc prometeu, pois vc comeu alguns versos...Mas mesmo assim, é uma obra prima, de poesia e de interpretação! Valeu, Abu.
Conheci esse poema com 12 quando li ele chorei e me senti naquelas linhas, hoje tenho 20 passei por tanto, ja o li tanto e me encontro ainda perdida nele cada parte dele descreve algo em mim, alguma parte da minha vida, ontem retornei a ler bem devagar sentindo as palavras chorei até dormir, nao sei se é bom ou não, mas essa palavras mesmo que machuque , me compreende me entende como ninguém nunca tem entendido desde que me tornei consciente. TABACARIA por que me despertou?
Eu venho aqui desde que lançaram esse vídeo no UA-cam, assistia Provocações com Abujamra ainda vivo, conheci Pessoa e outros autores lá. A cada ano que passa, ou às vezes, em mais de uma vez ao ano, retorno aqui. A cada ano que passa com as coisas que vou vivendo e a vida adulta nos meus ainda poucos 29 anos um novo significado vai surgindo sobre a tabacaria, Fernando Pessoa consegue expressar a alma humana comum em palavras, tanto quanto Bergman no áudio e imagem. Obrigado por terem existido e compartilhado o que pensam.
Que esse video nunca morra! De tempos em tempos eu volto aqui e entro em transe enquanto ouço e recito ao mesmo tempo. Ouvir "Tabacaria" recitado pelo Ambujanrra, sempre me refaz, me reconecta a mim mesma e permite então voltar pro mundo real um pouco mais sã.
@@Jubscleison710 acho q o autor se refere a esse pessimismo em que vc percebe sua insignificancia diante do universo. Assim q o autor fuma um cigarro ele se liberta dessa sensação. Foi o q entendi, pelo menos
O meu entendimento foi o de que pessoas indispostas (por algum motivo insatisfeitas com a vida), buscam um sentido existencial ao estudarem a metafísica, uma vez que esta é a reflexão sobre as bases que fundamentam a realidade. Mas enfim, o signo é aberto a múltiplas interpretações...
Concordo com o comentário do Felipe. Porém, queria acrescentar que percebo uma boa dose de ironia nesse verso, até um tanto autodepreciativa no caso, devido ao fato de que ele próprio (o eu-lírico do poema) está reconhecendo, por meio do verso em questão, que estava "viajando" demais ao pensar no sentido das coisas, no fim do universo, etc. A ideia básica é de que a busca pela metafísica, pelo sentido da vida, entre outras questões existenciais, nasce de uma insatisfação com a própria vida e da não aceitação da mesma tal como ela é. Esta ideia principal pode nos levar a vários debates. Por um lado, vemos que há uma coerência do Fernando Pessoa para com o seu próprio universo literário, ao relacionar o heterônimo criador desse poema (Álvaro de Campos) com o seu mestre Alberto Caeiro (outro heterônimo do Pessoa), quem dizia, basicamente, que devíamos olhar as coisas tal como elas são para sermos felizes. Cito a seguir as primeiras estrofes de um poema do Caeiro em que fala exatamente sobre isso: "Há metafísica bastante em não pensar em nada. O que penso eu do Mundo? Sei lá o que penso do Mundo! Se eu adoecesse pensaria nisso. Que ideia tenho eu das coisas? Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos? Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma E sobre a criação do Mundo? Não sei. Para mim pensar nisso é fechar os olhos E não pensar. É correr as cortinas Da minha janela (mas ela não tem cortinas). O mistério das coisas? Sei lá o que é mistério! O único mistério é haver quem pense no mistério. Quem está ao sol e fecha os olhos, Começa a não saber o que é o Sol E a pensar muitas coisas cheias de calor. Mas abre os olhos e vê o Sol, E já não pode pensar em nada, Porque a luz do Sol vale mais que os pensamentos De todos os filósofos e de todos os poetas. A luz do Sol não sabe o que faz E por isso não erra e é comum e boa. Metafísica? Que metafísica têm aquelas árvores? A de serem verdes e copadas e de terem ramos E a de dar fruto na sua hora, o que não nos faz pensar, A nós, que não sabemos dar por elas. Mas que melhor metafísica que a delas, Que é a de não saber para que vivem Nem saber que o não sabem?" Para quem quiser ler o poema inteiro, aqui está: arquivopessoa.net/textos/1482 Por outro lado, também podemos pensar essa ideia (de que a metafísica é fruto da insatisfação) de modo mais político ou sociológico. Por exemplo, quando vemos que normalmente, no mundo atual em que vivemos (extremamente hedonista e movido pelo dinheiro), as pessoas que têm grana, que estão com a vida ganha, têm menos preocupações que as demais. Elas não precisam buscar um sentido maior para as suas vidas, pois elas podem se permitir não pensar em nada, não questionar nada, apenas curtir, usufruindo do que seu dinheiro pode comprar. Para finalizar, tudo isso também me faz lembrar de um poema introdutório que aparece nas primeiras páginas do Dom Quixote do Cervantes (um livro que não li, mas que conheço o começo). Trata-se de um poema-diálogo entre Babieca (um cavalo famoso da literatura espanhola pré-Cervantes) e Rocinante (o humilde cavalo de Dom Quixote). Percebam o tom de ironia quando Rocinante diz estar "metafísco" por estar com fome: "Diálogo entre Babieca e Rocinante B. Por que estás, Rocinante, tão delgado? R. Porque nunca se come, e se trabalha. B. Mas não tens a cevada e a tua palha? R. Não me deixa meu amo um só bocado. B. Anda, senhor, que és bem malcriado, e tua língua de asno ao amo avacalha. R. Asno se é do berço até a mortalha. Queres ver? Basta vê-lo enamorado. B.É uma tolice amar? R. Não é alta prudência. B. Metafísico estás. R. É que não como. B. Se queixe do escudeiro. R. Não é o bastante. Como vou me queixar dessa dolência, se o amo e o escudeiro ou o mordomo são tão roceiros como Rocinante?"
ele morreu como aspirava e como perguntava aos seus entrevistados: de uma vez! O Deus de amor e que é de todos, mesmo daqueles que não crêem, lhe recompensou com esta graça de uma morte rápida.
+Claudio Solon ele não aspirava morrer dormindo, ele sempre ironizou quando algum entrevistado respondia isso. Acho que Abu gostaria de ter morrido num palco, atuando ou dirigindo ou recitando uma poesia. Mas enfim... o importante é que ele viveu!
Não será jamais esquecido caro Fenando...para sempre tu serás muito maior que teu pequeno Portugal. Nenhum rei lusitano terá maior fama e coroa que tu ! Tua triste depressão está agora cravejada dos eternos diamantes !!!! A Eternidade é toda tua ! Para ti aí, na Eternidade, um recado amigo : nada poderia ter sido diferente . Por fim, aceita teu fado !
Рік тому+9
Sempre que ouvia esse poema, me identificava e chorava pensando no quanto me sentia invisível, me contentando como aquela que apenas tinha qualidades. Hoje eu ouço esse poema, agradeço ao Fernando Pessoa, mas eu decidi e acredito em mim que posso realizar os meus sonhos, nem que eu tenha que criar a porta que ninguém abriu pra mim. Sim, eu creio em mim! Não quero me ver apenas como uma pessoa sonhadora, eu quero conquistar o que eu quero ser! Obrigada, Abujamra ❤
Não te conheço querida, mas fico feliz que você tenha encontrado esse sentimento. Espero que consiga realizar seus objetivos. Eu estou na fase da tristeza encarando a vida, mas quem sabe no futuro encontre essa força que você encontrou. Muito sucesso pra você amiga!
Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso - em suma, é a nós mesmos - que amamos. Isso é verdade em toda a escala do amor. No amor sexual buscamos um prazer nosso dado por intermédio de um corpo estranho. No amor diferente do sexual, buscamos um prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa.
O melhor poema que já ouvi... Dói quando mostro e não entendem, mas quem sou eu para dizer o que é certo, pois eu só tenho certeza das minhas incertezas... "Vivi, estudei e até acreditei, e hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu."
Meu Deus, me lembro que quando eu era criança, eu ria dele, achava ele meio sinistro e bizarro... Hoje, mais velho e experiente, me arrependo muito de não ter parado para ouvir (mesmo que pouco) esse grande gênio da nossa televisão 😪
Já ouvi tantas vezes esse poema.. hoje, depois de anos, me deu vontade de ouvir o Abu declamando-o novamente. E, por coincidência, dia 29/08/24, 20 anos depois desse programa ter ido ao ar.
Se eu souber que alguém em 2024 ainda ouve e aprecia essa declamação esplêndida, voltarei a acreditar na humanidade!
Esse é atemporal!
@@lexlves3038 irmão!!!! Essa é daquelas que eu e um amigo ouvimos a mais de dez anos aqui
Pois já pode começar a acreditar viu ❤
29/12/24 estou aqui ouvindo essa oitava maravilha do mundo.
"E vou escrever esta história para provar que sou sublime." O cara desnuda a alma humana, fica vulnerável, deixa seus pensamentos expostos (que são os pensamentos de todos nós) e no final ainda reconhece que o ser humano é sublime, lindo demais!
Curta esse comentário para eu poder relebrar desse video e poder retornar a ele e refletir pela milésima vez o que ele têm e pode me dizer sobre o mundo fora e dentro de mim.
Comentário no seu comentário é melhor pra essa finalidade.
Ward
Oi
Volte para o vídeo e reflita mais
Sempre relembre dele. 😁🥂
Pelo amor de todos os Soberanos, curtam esse comentário para que eu sempre possa voltar a ver esse legendario poema, esse legendario poema. Não é nem lendário é legendário!
@@wellitoncarvalho5271 volte
Um poema como este, e vc isso? Já ouviu falar alguma vez sobre sanatório? Que tal ir se tratar?
@@HannahMalek Pq falar assim com o rapaz? Poxa!
@@HannahMalek a gente está muito acostumado em tratar mal as pessoas nas redes. Quando a gente não concorda com algo ou alguém, já insultamos a pessoa. Certamente não faríamos isso cara a cara. O certo é manter o respeito sempre, quer seja virtualmente, quer seja presencialmente. Fique com Deus!
Já curti....rsrsr Realmente vale muito ouvir...,e novamente ouvir esta obra de arte !
“Vivi, estudei, amei e até cri,
E hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu.”
Pesado
Eu sou 1 mendigo😢
Eu sou um mendigo intelectual, passo de porta em porta pedindo conhecimento, perambulo pelas ruas em busca de saber mais.
esse trecho é muito forte.
@@diegoteixeiracruz Todos os versos são pesados e perfeitos, exceto a história da "vida real".
Por favor, curtam esse comentário. Quero poder voltar aqui sempre.
Pode voltar..
Volta
Volta
@@eversonpiter1680 Parei para descansar dos estudos nesse exato momento. Fecharei meus olhos e irei ouvir mais uma vez essa obra de arte!
Olá 👋 👋 👋 kk, só pr vc voltar a assistir
Volta e meia eu preciso assistir a esse video pra manter-me na plenitude de minhas faculdades mentais!
Maicon Rigon Somos dois então.
Eu AE!
Somos 5
6! Pela poesia e pela interpretação!
7
"Conheceram-me logo por quem eu não era e eu não desmenti"
@EuViniBlanco... quando quis tirar a máscara, estava pegada à cara...
Olá Thalia M. Kimura, eu sou a lembrança de que você fez este comentário.
@@ClockworkOrange9090 e eu sou a lembrança que você fez este
@@RivaldoViolino e eu sou a lembrança do teu comentário
@@vazioexistencial3605 ainda bem meu amigo, ainda bem!
Um poema com quase um milhão de visualizações. Ainda há esperança!
Deve ser eu voltando aqui várias vezes, confirmando minha insignificância
@@rafadias2210 eu tbm
Esperança? Rs... após 7 anos, e pouco mais de 1 milhão de visualizações. Esperança, rs...
Força, Abu!
NÓS SOMOS A ESPERANÇA!
@@Salodrums Antes tarde do que tarde demais!
Demorei quase 30 anos para adquirir sensibilidade para poder se emocionar com esse poema. Se eu pudesse desejar algo a meus filhos, seria ter essa sensibilidade alguma vez na vida.
O mais importante não é quando, é que um dia ela enfim chegou.
@@guedesdeabreuverdade antes tarde do que nunca ❣️❣️
Justamente por ter essa sensibilidade, não há mendigo que eu não inveje... Talvez seja apenas consequência de se estar mal disposto.
o cara com menos de 30 anos n tem vivencia pra entender esse poema n
Eu aqui com 25 e feliz
Dessas quase 2 milhões de visualizações, 10% devem ser minhas.
Eu continuo voltando aqui, de novo e de novo. Me emociono todas as vezes.
5% SÃO MINHAS HAHA
15% são minhas.
@@femto2 volte
eu tbm estou aqui,sempre e sempre .
Agora já são 2 milhões 🙌🏽😉
"O mundo é para quem nasce para o conquistar, e não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão".
mas talvez,talvez a única conquista que seja duradoura, seja a conquista de nós mesmos,esta é definitiva
Kami Kaze 6
O mundo é pára quem nasce para o conquistar. E nao para quem sonha que pode conquista-lo.ainda que tenha razão
Essa é a mensagem direta para nós...sonhadores, estudiosos, eruditos, inteligentes...
Vivemos sempre nos ecos,nas sombras...mesmo de ação concreta...ainda é muito menos de nossas possibilidades...e sabemos disso!
Uma das duas cabeças pensantes do universo!!!!
"Fiz de mim o que eu não soube
e o que eu podia fazer de mim, não fiz."
+Felipe Celline "Falhei em tudo, como não fiz propósito nenhum... Talvez tudo fosse nada!!!"
hahaha... as vaciladas da vida!!! :)
Olá @Felipe Celline, eu sou a lembrança de que você fez este comentário.
@@diogocordsilva não a mendigo que eu não inveja
@@vazioexistencial3605 Agora eu sou a lembrança da Lembrança do seu comentário
"Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido."
Estava bêbado....
estava bêbado , queria colocar a roupa que não tirei.
É assim que acontece....na surdina...como disse Drummond , somos uma multidão de desatentos....
Nossa que pesado, profundo, escorreu aq... grato por isso abrir meus olhos
Peço a deus ajuda pra me sair disso logo e que seja de maneira leve que me adentre a outro universo ambiente que me coloque em outro ciclo, em outras pessoas, outros meios, pensamentos, energias, e objetivos. Obrigado me perdoe eu sinto do fundo do coração e vc sabe que isso nunca foi de miha intenção, ainda sim acho que foi importante, a vida e louca, mais que ja tenho sã consciência de que esse momento ja se passou e tem de passar; quero largar disso e entrar no meu novo ciclo so isso que eu peço e sei aue serei atendido, obrigado
A maior benção que recebi foi poder compreender esse poema. Aos 19 anos, minha idade atual, pensei em dar cabo da minha vida. Este poema foi o que me salvou, verdadeiramente me salvou. Ser ridículo é uma característica humana que Fernando me fez aceitar.
@@mayconmoreirasilva apesar de não ser psicólogo ou psiquiatra sugiro que se aceite com é e seja muito feliz ,uma coisa boa da vida é estar bem connosco mesmos ,o resto que se lixe, um abraço
🫂
Amigo, n tenha vergonha e procure ajuda. A sua vida é maior que qualquer angústia, pq por maior que ela seja, passa...e por mais que ela volte...outra vez ela passa...e tau. Continue resistindo.
A angustia e o mal estar de existir são os grandes desafios da existencia, e só quem passa ou passou, sabe que pode ser tambem um caminho para uma vida mais autentica.
há 11 anos... obrigada Deus por eu ainda poder ter o conhecimento de obras como essa.
descobri o melhor poema do universo.
é a coisa mais linda que alguem ja escreveu...pelo menos acho..
+Nina X
Diz-nos: este mundo é uma fantasia - não a vale a pena
Melhor ainda sem os erros e adaptações que Abujamra comete
Ex: "amei, estudei e até cri" mil x melhor do que: "amei,estudei e até acreditei (diferente de crer)
Ou ainda :"morrerá este planeta girante" e não gigante
Sugiro a interpretação de João Villaret, na minha modesta opinião, infinitamente melhor.
SIMM
@@karlkrazuz7083 A Vale a pena.
"Vivi, estudei, amei e até acreditei! E hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu. Eu olho a cada um os andrágios, as chagas, as mentiras e penso: talvez nunca vivesses, nem estudastes, nem amastes, nem acreditasses; porque é possível fazer a realidade de tudo isso sem fazer nada disso."
Oi, assista esse vídeo de novo, vai te fazer vem
QUERIDA VC LUTOU E CONQUISTOU !!!!DEUS É BOM
Melhor comentario , porque essa e a parte fundamental do poema ,te faz enchergar sua pequenes e tem gente que vem dizer jesus te ama kkkk
@@laura-fn3qg kkkkkk pois é
Chorei ao ler
A genialidade de Tabacaria não podia ser declamada de melhor forma como pela voz do Abu!
Falou e disse, um grande poema (tabacaria) de um grande poeta ( pessoas) recitada por um gênio enviado Antônio Abujamra
Vê a versão de João Villaret
quase que foi escrita para isso de tao boa que ficou a interpretação, é possivel atestar
Uma interpretação sem igual!
Realmente inquietante.
Não tem nem o que falar ne mano , só que viveu viu
Este poema é inclassificável, porque qualquer palavra é pouco para o definir. Tem o mundo todo dentro e a cada audição esse mundo é cada vez maior.
Ótima definição amigo
Boa !!
sim a Dr. Formiga, virá logo pela manhã...
Concordo e viva porque todos caminhamos por Bem para o mesmo fim. Vamos acreditar e logo produzimos Energia Positiva ☆☆☆ Lúcia
Estou quase terminando de memorizá-lo. Sem dúvida, "Tabacaria" e "Poema em Linha Reta", são os meus poemas favoritos.
Já conseguiu?
😊 Eu decorei Tabacaria de tanto escutar esse áudio nos fones de ouvidos enquanto fazia caminhadas e andava de bike@@wellingtonsouzaduarte8168
@@wellingtonsouzaduarte8168decerto nao
Se a TV cultura fosse a tv mais assistida do país teríamos uma nação melhor .
o poema fala justamente sobre o contrário dessa soberba.
Sim a antiga TV Cultura...antes da desconstrução promovida pelos últimos governos do PSDB acabaram com Fundação Padre Anchieta
Não somos nada, nunca seremos nada, não podemos querer ser nada
Desde que nos deixassem praticar !
Já adicionei!
Si algún día aprendiera portugués sería para leer a Pessoa y a Saramago en su lengua materna.
Lo invito también a leer Machado de Assis, Jorge Amado y Carlos Drummond de Andrade.
Em seu país, não têm estas obras em espanhol?
Certamente tem, mas ele quer ler no idioma original, é bem melhor.
@ Lei Grande Sertão : Veredas de Guimarães Rosa é extraordinário.
Português seria para a Lê e R.
"E o dono da tabacaria sorriu."
SEMPRE me arrepio com esse encerramento
Foto de perfil do Mark Renton, parabéns pelo bom gosto
Sim o final e de gênio.. sorriu ele e todos nós quando ouvimos esse final.. Fernando pessoa o melhor poeta de sempre..
Não entendi esse final
@@saulobibiano7884 Ele desnuda e analisa toda a sua existência e no final, como um badalar de um sino, quando ele interage com a realidade tudo o que ele desnudou se reconstrói e retorna para o que era antes.
@@amodestoc agora repete em português
O existencialismo angustiante de Pessoa é totalmente terceiro milênio. Saudades do Abu !!!
Absolutely amazing! I love Pessoa, my goal is to learn portuguese so I can read his work in Portuguese
I learned french just to read an author, and have discovered a marvelous world of culture in the process.
So go ahead. You'll search for Pessoa and in addition will discover a whole new universe after learning Portuguese.
Portuguese is hard, but is worth the effort. You should visit Brazil and Portugal, after Brazil, your life will never be the same.
@@amalditapilula How do you understand or.. how u have that vision about Brazil...
I m Brazilian.
And.. Life here.. Not is easy and its stay hard for surviver.
Dont have a hope for this country :/
I no see no one hope in no one vision.. that country are lost. Is that.
@@TrashOne pós pandemia essa visão pirou
@@dinodino2507 Ctzz maninho.. Nem fale.. Agr com o nine fingers e a quadrilha, tudo jogando no mesmo time... Ctzzz tá uma prr esse país..
É incrível , estou com quase cinquenta anos e essa é a minha sensação de vida , você que está lendo vai sentir a mesma coisa , a vida é realmente uma causa perdida.
Joao Victor rs ainda bem que pretendo não chegar lá pra vê
Eu com 38 já sinto isto. O que será de mim aos cinquenta?
Eu tenho 26, mas me sinto assim desde que me entendo por gente.
Dar um Conselho ai
Ao final do poema percebemos que no fundo ele resgata uma fagulha de esperança, e tudo o que disse até então é o contrário do sentimento real que renasce. Creio que encarar a vida como uma experiência do universo, e não da sociedade, é a questão do eu lírico. Ele afirma que que tudo finda um dia, a língua, a tabuleta, o universo, e as mesmas coisas continuarão existindo, em outro universo, em outra língua, em outra tabuleta. O fim é o início, ele ergueu-se energético, confiante, e ele mesmo escolheu escrever o contrário disso, pois sempre é uma escolha. Mas no final a força está aí, e os dilemas da sociedade artificial, se tomarão tua existência, sempre será uma escolha.
Tomando café ao assistir, eu que não fumo até queria um cigarro.
Vídeo épico.
que otimo comentario! Sou ex fumante e pensei o mesmo!
Também me bateu uma vontade: cigarro e café.
"O cigarro acaba..." (Eu)
kkkkkkkkk
Eu que não amo você
Envelheci, dez anos ou mais, neste último mês
"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."
Na minha opinião, o maior poema de um dos maiores poetas de nossa língua.
Fernando Pessoa, tão múltiplo e tão único, abre em seus versos, diante de si e de todos nós, a sua máquina do mundo.
Ele é português, não brasileiro
@@joaopedrogomes4585 sim mano, mas nossa lingua tbm é o portugues
Já fazem 10 anos que eu assisto a esse vídeo para refletir sobre o mundo, e sempre ele me acrescenta uma nova perspectiva sobre tudo!
O poema, o interprete, o autor do poema. .... Deus obrigada por conviver e conhecer seres assim.
“Ele morrerá, eu morrerei, ele deixará tabuleta, eu deixarei versos..”
"Sempre uma coisa tão inútil como a outra"
Tantas possibilidades mas somente uma ele estava pensando o resto nós q interpretamos como quisermos.
" - Come chocolates, pequena; Come chocolates! Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.
Come, pequena suja, come.Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!" Eu adoro essa parte!!
Eu também hahahaha
uma das melhores partes
Poderia explicá-lo? Não compreendi
Interprete da sua forma, amigo!
@@Luiz-qq7hm , essa parte é realmente interessante e sensacional. Pois, Pessoa, consegue inserir nela muito do que é a base do poema inteiro. Tenho certeza que a palavra "chocolate" causa muita estranheza para muitos ao vê-la em um longo e complexo poema assim. Afinal, é só chocolate. Mas imagino que a intenção realmente seja essa.
Este é um poema completamente niilista, e é nítido a angústia muito grande que persegue o eu lírico durante o poema inteiro, principalmente no tocante realidade x imaginação. E este pessimismo também o faz ser, por vezes, reducionista das coisas.
E você encontra tudo isso nessa parte. Veja que ele consegue colocar religião (que liga-se intimamente à fé dos humanos, ou seja, algo de extrema complexidade) e confeitaria no mesmo patamar; além de desejar poder sentir, se lambuzar, se "sujar", com os pequenos prazeres da vida real, como o ato de comer chocolates. "Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade (intensidade, entrega, PAIXÃO) com que comes." Mas, de novo, ele "pensa"...
Acredito que já tenha lido/ouvido esse Poema umas 800 ou 900 vezes...; e toda vez eu choro. A vontade que eu tenho é de gritar, mas como não posso, eu apenas choro em silêncio. Esse Poema guarda em si a grandeza do absoluto e a delicadeza do detalhe. Nada sobra, nada falta. É exato. É grandioso. É perfeito.
"Minha vida é como uma enorme ferida aberta, e cada dia que passa, é uma gota de sangue e pus que escorre dessa ferida."
Obrigada por ter existido, Formando Pessoa.
Mas por que?
@@byhop2057 ou você é jovem de mais pra fazer essa pergunta ou você é burro.
@@johnsykes4513 o que é ser burro?
@@S4NN4S O que é ser jovem?
@@Gaguiish o que é o que? o que é?que?é?o?
Esse poema é repleto de trechos que nos identificamos . É como se Pessoa colocasse todas as nossas inquietações num poema só.
"Você vem sempre aqui?", venho... quase sempre :) Este é o lugar mais fácil de me encontrar. Mais até que whatsapp. Aliás, whatsapp também morrerá (para o meu deleite), muito antes que Tabacaria.
Estou convencido de que tive algo como uma epifania.
Estou convencido de que Fernando Pessoa se inspirou em Eclesiastes quando expirou esse poema, ou talvez tenha sido tão genial como pessoa que sozinho chegou a conclusões nobres sobre a vida -- e além, sem que pra isso tenha precisado consultar o livro que é a fonte de sabedorias milenares de muitos povos no mundo, AKA Bíblia; o que de hoje em diante o torna ainda mais belo para mim. Sendo estes, Ecliseastes e Tabacaria, dois dos poemas mais belos que eu já tenha lido. Não que eu tenha lido muitos. Estes e mais "Canção da Impermanência" -- o album, não somente a música -- de Guinga já me são suficientes.
As vezes, penso que Pessoa é cada um de nós verbalizado. Talvez algo perto do centro do universo, das palavras
Joao Jose Santini Sarcinelli exatamente João..
Vitoria Ribeiro me passa teu whats
é só questão de ler e saber ler
Joao Jose Santini Sarcinelli 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sim! Nos encontramos ali mas sem a coragem dele, afinal nos desviamos da possibilidade do soco.
Ele fala de maneira tão natural e emocionante, que a gente se sente tocado.
Eh uma interpretação icônica mesmo, esta na memória de todos que ja assistiram.
Minha vida nunca mais foi a mesma depois de ler Tabacaria de Fernando Pessoa e Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Márquez.
Cem anos de solidão... O que posso dizer além de "perfeito!"?
Alinhe- se a isso Bolero de Ravel
Um poema muito depressivo! Fernando Pessoa sofria de melancolia e de crise existencial permanente! Graças a Deus ele transformou tudo isso em arte poética!
E é justamente dai que os poemas surgem. Eu quando estou depressivo, consigo escrever coisas legais, mesmo que só eu ache isto delas.
Um poema que retrata a condição humana.
Fique tranquila, "a metafísica é só uma condição de se estar indisposto".
tenho que escutar isso sempre , é uma terapia , é reconfortante saber que, se um gênio se sente como nós, não estamos perdidos .
Ou então estamos todos perdidos, assim como ele esteve...
@@gabibonza Temo que seja verdade.
Um mito narrando um gênio!
Perfeito!
Abujamra era fora de série.
Verdadeiramente, um mito.
"Deitei fora a máscara e dormi no vestiário como um cão, tolerado pela gerência por ser... Inofensivo."
Uma verdade amarga.
Doce verdade amarga!
@@tolstoi9 ou é doce ou é amargo seu animal
@@matiasbudie carai. Calma
@@matiasbudie Amor fati, meu amigo...
Alguém pode me explicar esta parte ?
Esse poema mudou minha vida! Quando o li estava louco e fiquei são. Ou seria o contrário...
É o contrário...
São os dois e vice e versa
E não é nenhum e é tudo ao mesmo tempo
Acho que acabei de deixar de ser são 😱
Ou de estar são ?
Que loucura, heim ! 🤔
lúcido e louco...estar doido a frio...
O certo é sã
lkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom, amei o poema
"O mundo é para quem nasce para o conquistar, e não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão." Fernando Pessoa.
"Agir, eis a inteligência verdadeira"
Acho que conforme o tempo passa, mais eu entendo os versos desse poema. Sempre volto para poder escutar e recitar junto.
Venho aqui de tempos em tempos. Essa interpretação do Abu é como um antídoto para a angústia.
Que interessante, eu imaginava que o efeito seria contrário, ou seja, a angústia!
@@brunaaao_ eu imagino e, até sinto, a minha angústia sendo abraçada e contemplada
@@lorenalourenco6915 que legal... mesma experiência aqui - brisar com a angústia é pra poucos
@@brunaaao_ são poucos que tem o dom se drogar com a angústia e curtir brisa…
meu café de todas as manhãs. não me canso não.
Vc é linda!
Não me canso (2)
Nunca vou me cansar tb.
"hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu
fiz de mim o que eu não soube, e o que eu podia fazer de mim eu não fiz
a roupa que eu vesti era errada e conheceram-me logo por quem eu não era e não desmenti e perdi-me"
o quão pesadamente tocante são essas palavras pra mim
Nossa de verdade
Muito
Louvado seja Deus por este lindo dia!
Ele dá a todos nós a vida, a respiração e todas as coisas.
Nele vivemos, nos movemos e existimos.
Atos 17.25,28
Além da beleza das palavras, magnífico em sua precisão e lucidez tão sucinta, poucos versos que descrevem as dimensões da vida humana. Magnífico! Também assisto sempre, aliás quando mais novo nunca perdia um provocações! Saudades
"Escravos Cardíacos das estrelas..." - Essa frase é extremamente sentimental e enérgica!
O q significa?
@@rollathomasi pessoa atraída pela beleza
@@rollathomasi Acho que ele fala de olharmos procurarmos para além do terreno ( estrelas) e com o coraçāo palpitante.( Cardiacos).Sei la se é isso, mas é lindo😅🤍❣️
Ele fala de escravos porque trabalhamos duro para alcançar com honestidade que fazemos tudo honestamente a procura de uma vida melhor quando ele diz escravos que dizer trabalhar quando ele fala estrela significa sucesso a procura de brilhar na vida
Na minha concepção ele quis dizer no sentido literal, só existimos, respiramos e há vida por dependermos de estrelas para nossa existência, como o sol, somos escravos das condições que estamos, na qual nada nem ninguém pode considerar-se grandioso o suficiente perante a magnitude do universo, provando assim que não temos controle algum sobre nossa vida, existência, e a prova de que não somos seres grandiosos como alguns acham ser, apenas consequências dessas condições.
O ser deprimido pesquisa no UA-cam "não sou nada" e acha essa preciosidade kkk .E eu q caí de paraquedas nesse vídeo....kkk
Eu choro bastante toda vez que leio esse poema!
Ain que lindo, vejo que não estou sozinha.
Eu tbm, foi na jugular essa....
Gabriel Santo eu sou mais uma.
"[...] ao menos consagro a mim mesmo um desprezo sem lágrimas."
Eu tbm
Hoje é meu aniversário, voltei a esse vídeo. É o presente que me dou.
Feliz parabéns taiumuita saúde
Felicidades, mano. Q tudo piore em sua vida pq só com a dor haverá algum crescimento, msm q mínimo, haverá.
2023 e to aqui ouvindo de novo esse monumento da cultura.
Abujamra, em 2006 você me deu um autógrafo em cima de um livro que eu estudava (Meditacoes Metafisicas , do Descartes) vc escreveu
"saia da Filosofia e parta para a anarquia"
É para colocar em uma moldura!
"Invoco a mim mesmo e não encontro nada"
Eu não encontro nada !
Fernando Pessoa is one of the greatest poets of all time.
Fantástico e angustiante! Eis a vida...
Aline Oliveira me passa teu whats, vamos trocar declamações rs
de lisboa, choro sempre que ouço este poema, ficamos nus
Sempre que volto me emociono com o poema e ainda mais lendo os comentários das pessoas. Ainda há tempo!
Que emoção esse Abujamra conseguia trazer para esses poemas, SENSACIONAL, é muuuuita sensibilidade
Abu dava uma energia mágica aos poemas que declamava. Único.
O maior poema de todos os tempos precisa ser dito pelo maior recitador de todos os tempos!
Definiu perfeitamente
Próxima aos 50 anos é o poema que mais me identifico atualmente.
É comum se identificar com isso aos 18 anos?
A satisfação e o ar de contentamento do mestre Abu no início do vídeo, demonstrando o seu orgulho com o feito que realizara, é de aquecer muito o coração. Às vezes, eu venho aqui só ver esse pequeno prólogo para me alegrar. Quanto à interpretação, posso afirmar, com segurança, que não há nem em Portugal alguém que a tenha feito com tamanha maestria. A interpretação mais tocante para o mais tocante poema em língua portuguesa!
Esse trecho é de uma profundidade e de uma verdade espantosa! Fernando Pessoa era um gênio.
Fiz de mim o que não soube,
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para provar que sou sublime.
Fernando Pessoa Poesias de Álvaro de Campos. Lisboa: Ática, 1944.
Nota: Trecho do poema Tabacaria.
A emoção toma conta do meu ser, Pessoa me transporta para uma dimensão além de mim,
e o Abujamra é o portal de passagem...
Obrigada pela união perfeita.
Até parece que Pessoa escreveu isto pensando em Abujamra
"Talvez não devemos ser nada.Em tudo da nossa insignificância devemos procurar preencher os vazios alheios."
Fernando Pessoa não foi apenas o maior poeta da língua portuguesa, foi o maior de todos os poetas que já passaram por este mundo. E Abu era o que lia melhor Pessoa. Mas devo te dar um puxãozinho de orelha, mestre Abu, o poema não foi dito completamente, como vc prometeu, pois vc comeu alguns versos...Mas mesmo assim, é uma obra prima, de poesia e de interpretação! Valeu, Abu.
Este homem é a poesia encarnada
Conheci esse poema com 12 quando li ele chorei e me senti naquelas linhas, hoje tenho 20 passei por tanto, ja o li tanto e me encontro ainda perdida nele cada parte dele descreve algo em mim, alguma parte da minha vida, ontem retornei a ler bem devagar sentindo as palavras chorei até dormir, nao sei se é bom ou não, mas essa palavras mesmo que machuque , me compreende me entende como ninguém nunca tem entendido desde que me tornei consciente. TABACARIA por que me despertou?
Vejam isso: " E ouviu a voz de Deus num poço tapado."
"Fiz de mim o que não soube" monstruoso texto. Interpretação absurdamente excelente
Todo mundo há de se identificar com pelo menos uma frase deste Poema.
Eu gostaria de poder curtir esse vídeo toda vez que o vejo
Eu venho aqui desde que lançaram esse vídeo no UA-cam, assistia Provocações com Abujamra ainda vivo, conheci Pessoa e outros autores lá. A cada ano que passa, ou às vezes, em mais de uma vez ao ano, retorno aqui. A cada ano que passa com as coisas que vou vivendo e a vida adulta nos meus ainda poucos 29 anos um novo significado vai surgindo sobre a tabacaria, Fernando Pessoa consegue expressar a alma humana comum em palavras, tanto quanto Bergman no áudio e imagem. Obrigado por terem existido e compartilhado o que pensam.
Poema que é uma faca amolada a entrar na carne do sujeito há muito perdido neste mundo sem sentido. Nestes tempos de pandemia, então... tudo arrepia.
"Meu coração é um balde despejado"...
Que esse video nunca morra!
De tempos em tempos eu volto aqui e entro em transe enquanto ouço e recito ao mesmo tempo. Ouvir "Tabacaria" recitado pelo Ambujanrra, sempre me refaz, me reconecta a mim mesma e permite então voltar pro mundo real um pouco mais sã.
É sempre bom voltar aqui.
Um dos poemas mais tristes e bonitos já feitos. Fernando Pessoa ainda em 2025 faz tanto sentido quanto em sua época.
Esse poema é a arte mais linda que alguém que já escreveu
Que presente para a humanidade o poema e essa interpretação do Abujamra. O eu-lírico refletindo sobre a própria existência.
Certamente, este poema consegue traduzir alma e a consciência de estar existindo de muita gente (inclusive eu).
Esse cara mudou minha vida, gratidão Abujamra.
Tabacaria é o poema mais filosófico da língua portuguesa. Estou tentando memorizá-lo.
"A metafísica é uma consequência de se estar mal disposto."
Eu fiquei um pouco confuso para interpretar essa parte... talvez esteja confuso tudo. Ou nada nunca teve tão claro. Rs
@@Jubscleison710 acho q o autor se refere a esse pessimismo em que vc percebe sua insignificancia diante do universo. Assim q o autor fuma um cigarro ele se liberta dessa sensação. Foi o q entendi, pelo menos
encare a vida pela oq ela é, ou seja, vivida. A metafísica são os chocolates
O meu entendimento foi o de que pessoas indispostas (por algum motivo insatisfeitas com a vida), buscam um sentido existencial ao estudarem a metafísica, uma vez que esta é a reflexão sobre as bases que fundamentam a realidade. Mas enfim, o signo é aberto a múltiplas interpretações...
Concordo com o comentário do Felipe. Porém, queria acrescentar que percebo uma boa dose de ironia nesse verso, até um tanto autodepreciativa no caso, devido ao fato de que ele próprio (o eu-lírico do poema) está reconhecendo, por meio do verso em questão, que estava "viajando" demais ao pensar no sentido das coisas, no fim do universo, etc.
A ideia básica é de que a busca pela metafísica, pelo sentido da vida, entre outras questões existenciais, nasce de uma insatisfação com a própria vida e da não aceitação da mesma tal como ela é.
Esta ideia principal pode nos levar a vários debates. Por um lado, vemos que há uma coerência do Fernando Pessoa para com o seu próprio universo literário, ao relacionar o heterônimo criador desse poema (Álvaro de Campos) com o seu mestre Alberto Caeiro (outro heterônimo do Pessoa), quem dizia, basicamente, que devíamos olhar as coisas tal como elas são para sermos felizes.
Cito a seguir as primeiras estrofes de um poema do Caeiro em que fala exatamente sobre isso:
"Há metafísica bastante em não pensar em nada.
O que penso eu do Mundo?
Sei lá o que penso do Mundo!
Se eu adoecesse pensaria nisso.
Que ideia tenho eu das coisas?
Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos?
Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma
E sobre a criação do Mundo?
Não sei. Para mim pensar nisso é fechar os olhos
E não pensar. É correr as cortinas
Da minha janela (mas ela não tem cortinas).
O mistério das coisas? Sei lá o que é mistério!
O único mistério é haver quem pense no mistério.
Quem está ao sol e fecha os olhos,
Começa a não saber o que é o Sol
E a pensar muitas coisas cheias de calor.
Mas abre os olhos e vê o Sol,
E já não pode pensar em nada,
Porque a luz do Sol vale mais que os pensamentos
De todos os filósofos e de todos os poetas.
A luz do Sol não sabe o que faz
E por isso não erra e é comum e boa.
Metafísica? Que metafísica têm aquelas árvores?
A de serem verdes e copadas e de terem ramos
E a de dar fruto na sua hora, o que não nos faz pensar,
A nós, que não sabemos dar por elas.
Mas que melhor metafísica que a delas,
Que é a de não saber para que vivem
Nem saber que o não sabem?"
Para quem quiser ler o poema inteiro, aqui está:
arquivopessoa.net/textos/1482
Por outro lado, também podemos pensar essa ideia (de que a metafísica é fruto da insatisfação) de modo mais político ou sociológico. Por exemplo, quando vemos que normalmente, no mundo atual em que vivemos (extremamente hedonista e movido pelo dinheiro), as pessoas que têm grana, que estão com a vida ganha, têm menos preocupações que as demais. Elas não precisam buscar um sentido maior para as suas vidas, pois elas podem se permitir não pensar em nada, não questionar nada, apenas curtir, usufruindo do que seu dinheiro pode comprar.
Para finalizar, tudo isso também me faz lembrar de um poema introdutório que aparece nas primeiras páginas do Dom Quixote do Cervantes (um livro que não li, mas que conheço o começo). Trata-se de um poema-diálogo entre Babieca (um cavalo famoso da literatura espanhola pré-Cervantes) e Rocinante (o humilde cavalo de Dom Quixote).
Percebam o tom de ironia quando Rocinante diz estar "metafísco" por estar com fome:
"Diálogo entre Babieca e Rocinante
B. Por que estás, Rocinante, tão delgado?
R. Porque nunca se come, e se trabalha.
B. Mas não tens a cevada e a tua palha?
R. Não me deixa meu amo um só bocado.
B. Anda, senhor, que és bem malcriado,
e tua língua de asno ao amo avacalha.
R. Asno se é do berço até a mortalha.
Queres ver? Basta vê-lo enamorado.
B.É uma tolice amar?
R. Não é alta prudência.
B. Metafísico estás.
R. É que não como.
B. Se queixe do escudeiro.
R. Não é o bastante.
Como vou me queixar dessa dolência,
se o amo e o escudeiro ou o mordomo
são tão roceiros como Rocinante?"
"O mundo é para quem nasce para conquistá-lo e não para quem acha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão."
ABU QUANTA FALTA ELE FAZ!!
ele morreu como aspirava e como perguntava aos seus entrevistados: de uma vez! O Deus de amor e que é de todos, mesmo daqueles que não crêem, lhe recompensou com esta graça de uma morte rápida.
Abu deixou versos, tabuletas e muuuitos suspensórios.
+Claudio Solon ele não aspirava morrer dormindo, ele sempre ironizou quando algum entrevistado respondia isso. Acho que Abu gostaria de ter morrido num palco, atuando ou dirigindo ou recitando uma poesia. Mas enfim... o importante é que ele viveu!
Ele morreu do coraçao amigo, nao necessariamente foi rápida e tampouco indolor.
O importante é ter caráter e bondade como o Abu sempre teve , não ficar puxando saco de um Deus só para ir para um suporto paraíso.
"Vivi, estudei, amei e até cri,
E hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu.”
essa pprt
🔥🔥🔥
Não será jamais esquecido caro Fenando...para sempre tu serás muito maior que teu pequeno Portugal. Nenhum rei lusitano terá maior fama e coroa que tu ! Tua triste depressão está agora cravejada dos eternos diamantes !!!! A Eternidade é toda tua ! Para ti aí, na Eternidade, um recado amigo : nada poderia ter sido diferente . Por fim, aceita teu fado !
Sempre que ouvia esse poema, me identificava e chorava pensando no quanto me sentia invisível, me contentando como aquela que apenas tinha qualidades. Hoje eu ouço esse poema, agradeço ao Fernando Pessoa, mas eu decidi e acredito em mim que posso realizar os meus sonhos, nem que eu tenha que criar a porta que ninguém abriu pra mim. Sim, eu creio em mim! Não quero me ver apenas como uma pessoa sonhadora, eu quero conquistar o que eu quero ser! Obrigada, Abujamra ❤
Não te conheço querida, mas fico feliz que você tenha encontrado esse sentimento. Espero que consiga realizar seus objetivos. Eu estou na fase da tristeza encarando a vida, mas quem sabe no futuro encontre essa força que você encontrou. Muito sucesso pra você amiga!
Tabacaria é uma preciosidade, um jóia para a humanidade!
Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém.
É a um conceito nosso - em suma, é a nós mesmos - que amamos.
Isso é verdade em toda a escala do amor. No amor sexual buscamos um prazer nosso dado por intermédio de um corpo estranho.
No amor diferente do sexual, buscamos um prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa.
Punk
Sad! Kk!Brincadeira
Seria o que Raul canta em " Eu sou egoísta"
égua...
O quanto disso é nosso, se amor é uma ideia que outros nos deram
Eu pela milésima vez aqui , deleitando e sendo feliz ouvindo tabacaria. Curtam pra eu não esquecer de voltar sempre galera
O melhor poema que já ouvi... Dói quando mostro e não entendem, mas quem sou eu para dizer o que é certo, pois eu só tenho certeza das minhas incertezas... "Vivi, estudei e até acreditei, e hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu."
não me canso de assistir!
Meu Deus, me lembro que quando eu era criança, eu ria dele, achava ele meio sinistro e bizarro... Hoje, mais velho e experiente, me arrependo muito de não ter parado para ouvir (mesmo que pouco) esse grande gênio da nossa televisão 😪
Este poema me tira do plano físico. Por alguns minutos me isento de todas preocupações mundanas.
Disse tudo.
Lindo! O imenso poema do imenso Poeta da nossa Língua dito por Abujamra, excelente Diseur! Muito Parabéns! E muito obrigada!
Já ouvi tantas vezes esse poema.. hoje, depois de anos, me deu vontade de ouvir o Abu declamando-o novamente. E, por coincidência, dia 29/08/24, 20 anos depois desse programa ter ido ao ar.