"A vida é dor e sofrimento, afinal eu não lembro de ter sofrido antes de nascer e tenho a nítida impressão de que não sofrerei depois de morrer". Simplesmente Clóvis de Barros Filho.
Nós podemos até reclamar, mas se compararmos o youtube de hj com a televisão, vivemos tempos muito felizes. Na televisão vc tem oportunidade de ver esses programas em horários bem prejudicados e uma vez só. Aqui fica a sua disposição pra ver quantas vezes e a hora que quiser.
sim....e tambem em relacao a musica....sem o youtube, jamais teria a oportunidade de conhecer a musica de tantos povos diferentes...enfim...para mim se abriu a porta para um mundo musical maravilhoso ...
E... levando se em consideração, a lustrura de palavras proferidas a esmo, a que se concordar que invariavelmente ou condicionalmente, teremos que assistir mais vezes para sequer, entender. Mas... provocado por provocações alheias ao próprio objeto de discussão, aqui apresentado... sinto me satisfeito, após abrir as janelas do meu sub cociente, intelecto, inabalável e inatingível, e... vejo que a potencialização do meu próprio ser em ser feliz por esse instante, me fez entender que essa morte, não precisarei mais passar.
Incrivel como é semelhante a um verso do Mano Brown, na música Fórmula Mágica da Paz: ao falar dos jovens que buscam a vida do crime, que não compensará, como tantos amigos dele buscaram e estão no cemitério, ele diz: "Hoje eu posso compreender: malandragem de verdade, é viver"
inexplicavelmente também tive essa reação, e não saberia dizer exatamente o motivo, aventuraria dizer que talvez porque o entrevistado tem uma bagagem intelectual e adorou dialogar com uma mente afiada e arguta a sua altura e, ao contrário das outras vezes ,o querido entrevistador poucas vezes interferiu , não tinha no rosto aquela expressão de escárnio quando entrevistava convidados menos capazes , enfim um programa raro e foi um show de inteligência, por isso a tv brasileira aberta está agonizando , pois não há mais vida inteligente na televisão.
Cara... Nunca vi o apresentador perguntar o que é a vida 4 vezes ao entrevistado. E nunca vi um entrevistado responder todas as vezes com profundidade.
@@marcosvinicius-wr9nc o silêncio é uma resposta, no começo ele diz que a filosofia não tem de forma nenhuma a pretensão de explicar as grandes questões da vida, quando ele é questionado com uma dessas questões, fica em silêncio
Pode ser que eu não tenha entendido , mas não achei nada genial . Se você fizer a mesma pergunta pra qualquer coisa , você ficará sem resposta no final ! Abç ( sem treta) kkk
Que melhor maneira que nada. É como diz o livro de provérbios: "Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido". kkkkk
Essa é a única entrevista que eu me lembro de ver o Abu e o entrevistado sempre falando e esboçando sorrisos o tempo todo. É uma relação sexual intelectual. O conhecimento é uma alegria que vc não quer que acabe.
Sim, Clóvis é esplendido. E o velho Abu também era esplêndido. Poderia estar vivo, já com seus 92 anos, ainda muito lúcido, tenho quase certeza. Faleceu em 2012. Saudades do velho Abu. 😢
9:55 "Eu sou a Maria. Bom dia, como vai você?" Sempre achei de uma simplicidade ímpar. "Quem é você?" pode ir muito além de conquistas, títulos, coisas boas ou ruins - e que são absolutamente importantes para te definir... Às vezes, é importante que sejamos somente a Maria, o Gustavo, o Antônio, o Clóvis. Abro um sorriso enorme toda vez que vejo a Maria falar quem é ela e imediatamente devolve num "bom dia, como vai você?"
existe um medo de expressar quem é, um medo de não conseguir discorrer sobre seu eu, um medo de não corresponder ao tempo aceitável sobre a auto análise, revelando o quanto vc não se conhece. Acredito que ninguém é só Maria, mas essa resposta é aceitável quando se quer livrar da responsabilidade de responder com mais profundidade, acredito que essa resposta revela mais sobre o medo do que a coragem
Cara, consigo compreender o que você disse. Mas acho que tendo a discordar no caso dessas entrevistas especificamente. Penso ter visto mais insegurança no buscar os adjetivos, "títulos" e tal do que na firmeza e não hesitação da Maria. E penso que está tudo bem - ser engenheiro, mãe, filha, são descrições valorosas de uma pessoa, não há problema em se autodescrever dessa forma; talvez eu seria, pelo meu jeito de ser, o primeiro a me descrever dessa forma, e é completamente válido! Mas às vezes não precisamos disso pra nos descrever. Numa conversa casual, a simplicidade do "Maria, como vai você?" abre espaço para conversas muito mais profundas, quando nos desnudamos de predicados. Pode ser viagem da minha parte, mas a fala da Maria me cativa toda vez que vejo este vídeo (e não são poucas vezes kkkkk)
@@Marylutinha56gados eu compartilho exatamente da mesma opinião que você. Inclusive a resposta da Maria é uma síntese das entrevistas de Abu, ao qual não quer saber o que não precisa saber, ele quer saber sobre a pessoa, e duvido que um "título" descreva melhor a pessoa do que ela mesma. Abraço!
em 2014 ele falou sobre a pedofilia, que era uma forma legitima de amor, e ai apagou de todas as redes, mas quem viu nao esquece, eu vi, foi uma aula gravada em sala de aula ainda .... Ta rolando processo entre Google x Clovis até hj, depois da uma conferida : www.jusbrasil.com.br/processos/211199850/processo-n-2255371-0420188260000-do-tjsp
@@dosedecha4308 eu li. Ñ deixa claro o motivo do processo. O trecho lido por mim dá entender que processou pq o Google não removeu o tal conteúdo de imediato após a solicitação de remoção. Essa afirmação do Clóvis foi pesado.
@@dosedecha4308 b fica ccccccccčggggggggg casa comigo cccccççom vc c Fico vc FF com com vc vc ccc ccccccccčggggggggg cccccççom ccccc ccccccccčggggggccccccccccc
Ele ate apresentou as pretensões.. Mas ela, a vida, é muito ilimitada para tentarmos limita-la em definicoes.. Mas que estamos mais perto do que ontem de acharmos definições mais e mais plausíveis, isso estamos! 🙏🎶💚💙💐
Observe como, em apenas 23 minutos de entrevista, Abujamra conseguiu formular um conjunto de perguntas intrigantes e relevantes que superaram a profundidade de um podcast de 2 horas. Essa é a diferença notável que ocorre quando o entrevistador também possui uma profunda compreensão do assunto, participando de maneira ativa na conversa.
Pensei que tinha sido só comigo.. me deu uma vontade imensa de chorar, logo porque eu estava estudando para prova de astrofísica e o assunto era exoplanetas habitáveis, quando ele fica calado me passa todo um filme sobre vida, fora da terra, surgimento da vida na terra… enfim, uma tristeza que transpareceu
A intenção da repetição, o que é a vida pelo entrevistador, foi para que o entrevistador ficasse sem referência intelectual e desse uma resposta própria. No final, ele deu a resposta própria: o silêncio. Ou seja, apesar das belezas da vida, mesmo assim continua sendo um absurdo.
+francisco martins infelizmente vivemos uma infeliz dicotomia;: de um lado as bancadas Evangélicas e di outro: os atuais auto ajuda acadêmicos. .. Karl, Clovis e outros..... estamos remetendo ao outro a nossa responsabilidade de indagar.... infelizmente
A acústica do estúdio é o silêncio nele, a forma q a câmera passa pelos presentes da uma ideia d grandiosidade e ao msmo tempo d intimidade. Muito interessante e único. O Clóvis fala tão bem q ele parece um grande ator q decorou tudo. Maravilhoso!
de tempos em tempos reassisti Abu - e pretendo fazer isso até o fim dos tempos... a memória de abu inspira muito! cada vez que revejo as entrevistas, aprendo mais um pouco sobre a vida. E essa viagem com clovis é uma das poucas entrevistas que me conseguem fazer sorrir de admiração ! que coisa!
Essa daqui, a entrevista com o Rubem Alves e também a com o Pondé tiveram o mesmo efeito pra mim, aquele sorriso bobo. Da pra sentir no Abu a mesma alegria que a do Clóvis, enquanto eles conversam. Normose, admiro pakas o seu trampo, e é muito bom te ver por aqui ;)
Uma pena ter uma mente tão pequena na época que via o Abujamra no próprio comercial bizarro, e sentia um pouco de medo e vergonha alheia; hj em dia faz muita falta um programa tão bem feito e pensado por esse Mestre, simplesmente fantástico!
Essa é a diferença entre ele e os outros professores de filosofiia que chamam de "filósofos da Internet ",o Clóvis é um professor e se sente bem com isso ao contrário dos outros também professores que querem ser muito mais do que são. O Cortela tá mais para coach do que filósofo,não é atoa que nunca conseguiu bate de frente com filósofos reais como o Olavo de Carvalho.
É incrível a maneira que o professor articula suas respostas em milésimos de segundo. Ele sabe pra onde vai (sem receio de discordar), mas o faz com calma e graciosamente, como quem desabrochasse delicadamente uma flor, pétala por pétala, e a cada frase sentimos o perfume exalar junto da consciência sobre aquilo expandir! (beleza me inspirei aqui kkkk)
Eu, infelizmente, conheci o Prof. Clóvis, há muito pouco tempo. E desde então, surgiu um sentimento de admiração e respeito. Mas com essa entrevista, nasceu um sentimento de carinho também e, que reforçou minha alegria, por esse homem existir.
"Todo mundo sabe que a felicidade é um lixo" KKKKKKKKKKKKKk Abu era incrível. Por isso o provocações não pode voltar, pq sem ele, não o seria. Obs.: Ainda assim Clóvis, inabalado, consegue dar a melhor resposta.
Ao dizer a morte nada é…. Lembrei de uma frase que diz : A morte nada é para nós. Enquanto somos … ela NÃO está presente…. Quando ela está presente NÃO somos mas….❤
o Clóvis realmente consegui esclarecerme oque é a vida é um silêncio em meio ao tempo é um intervalo entre o finito e o infinito é o nada em meio ao tudo é tudo em meio ao universo é a pausa entre oque breve e oque é longo é nada em meio a nada
sim ele respondeu, mas Abujamra queria uma resposta subjetiva, queria uma resposta do intimo de Clóvis, não uma resposta objetiva lida de livros. É interessante perceber essa quebra que Abujamra faz, pois durante toda entrevista o entrevistado responde metódicamente todas as perguntas realizadas de forma extremamente objetiva, falta subjetividade nas respostas de Clóvis, parecendo até um robô, falta vida, pois tudo e todo conhecimento que ele tem sobre a vida é algo que foi pensado, porem não vivido, por isso a dificuldade de formular uma resposta intima.
@@melqui7889 eu discordo, o que o Clóvis transmite durante toda a entrevista é simplesmente a totalidade do ser dele. Ele pode não responder de forma subjetiva mas, ele transmite um intenso conhecimento de quem realmente ele é.
Sobre autoconsciência e self: Cada um de nós aquele que nenhum outro é, foi ou será. Aquele que, sob uma dada perspectiva, foi o único a experimentar o mundo de uma forma completamente única e idiossincrática. Somos muito mais que nossos nomes, preferências, preterências, papéis sociais ou habilidades desenvolvidas.
derci ferreira nossos nomes são mínima parte de nossa identidade, e nossa identidade, mínima parte do que realmente determina nosso lugar único no mundo. Aquele que ninguém nunca ocupou ou ocupará! Perspectiva idiossincrática ^.~
Me falha a consciência saber se o que você aconselha a afirmar é consistente....Isso só refaz a pergunta.. O que você é? Não sei nem o que é idiossincrática kkkkkk Somos muito mais, mas o quê? O que somos? Não sei se sou o único, de certa forma me parece razoável que o conjunto que componho deve ter uma singularidade visto de corpo inteiro.. Mas disso eu n posso ter certeza...posso? Mesmo tentando responder, a resposta vai escapar, ela pode estar além da resposta ..... Não importa qual resposta eu dê.... Parece escapar uma infinidade de possibilidades... Parece que de repente o que eu disse se tornou o inverso do que eu queria dizer kkkkkkk De certa forma, é possível que todas respostas sobre essa pergunta componham a resposta dela... É como a anedota que o Abu contou no final....Mas de forma menos limitada... quer dizer, é só uma suposição....
Gosto de como o Prof. Clovis começa o vídeo falando de maneira tranquila e em 5 minutos de vídeo já se empolgou na altura da voz hahaha programa sensacional
Não conheço o professor Clóvis, apenas de vista vendo alguns vídeos na internet e nessa entrevista foi a primeira vez que vi ele ficar sem palavras... Que surjam mais pessoas como o eterno Antônio Abujamra para ter mais momentos como esses.
Quando o Abu começou a fazer perguntas diretas ao sentido da vida para Clóvis, eu percebi uma pequena tristeza emocionante, ele gosta o Clóvis de sentir que está vivo, mesmo que saiba, entenda, reflita e até mesmo conheça, o professor é um ser humano como qualquer outro, eu percebi isto.
em 2014 ele falou sobre a pedofilia, que era uma forma legitima de amor, e ai apagou de todas as redes, mas quem viu nao esquece, eu vi, foi uma aula gravada em sala de aula ainda .... Ta rolando processo entre Google x Clovis até hj, depois da uma conferida : www.jusbrasil.com.br/processos/211199850/processo-n-2255371-0420188260000-do-tjsp
Simplesmente incrível! Clóvis é aquele cara que você nunca o viu pessoalmente, mas sabe que se encontrar com ele tem assunto pra séculos! Parabéns Clóvis e finado Abu.
Acho que seria bacana tbm, mas o provocações só é bom pq teve um fim, como o Clóvis ja sitou em outros videos algumas coisas só são prazerosas porque acabam
Grande C.B.F não há limites possíveis que impeçam a atuação das palavras de tal homem na vida de todos que se permitam a ouvi-lo. Grande filósofo. Grande professor... Embora eu não tenha tido o prazer da dádiva de assisti-lo pessoalmente.
Por vezes me questionei, o que é existir verdadeiramente? será que co-existo e não sei? será que busco tanto e ao mesmo tempo tão pouco que não percebo que o instante das coisas, pessoas e momentos é que revelam a naturalidade da existência? Sempre me veio em meus momentos de introspecção, como saber se estou sendo feliz? Talvez, Clóvis me respondeu: A felicidade é um instante que não queremos que acabe, enquanto durar que seja eternidade. Clóvis, meu silêncio aplaude e venera o teu ser, deslumbre e intensamente cognitivo.
Êxtase puro. Esses dois atingiram vários orgasmos simultâneos. Não sei se da pra chamar de orgia do conhecimento. O tempo todo navegando em mares profundos da sabedoria. Maravilha. Espetáculo.
Esse senhor me assombra , em todos os momentos em que eu não consigo resolver algo feito pelo homem a 3 séculos atrás, esse senhor vem a minha mente com aquela frase .
Abu é um desses poucos que que alcançam o que muitos (ou todos) desejam alcançar... a Imortalidade! Podem passar meses, anos, décadas, séculos... Abu é um dos que sempre serão vistos e lembrados ao menos uma vez por ao menos uma pessoa no mundo!
O silêncio do Clovis na pergunta final vejo uma sinceridade e humildade, talvez outros diriam qualquer coisa, ele teve a humildade fazer uma pausa e buscar algo real a dizer. Programa mto bom
Fui Feliz enquanto apreciava este vídeo! E admito profunda tristeza ao percebe-lo tão curto. Ainda que tivesse 3 horas, curto seria! OBS. Já assisti várias vezes e ainda consumo as palavras
Grande professor Clóvis de Barros Filho! Queria que ele falasse sobre Espinoza. Abujamra: Todo mundo sabe que a felicidade é um lixo. Barros Filho: Não enquanto alegria, o lixo da felicidade tá na pretensão ilusória, mas a outra metade dela é linda! É a alegria que você não quer que acabe.
em 2014 ele falou sobre a pedofilia, que era uma forma legitima de amor, e ai apagou de todas as redes, mas quem viu nao esquece, eu vi, foi uma aula gravada em sala de aula ainda .... Ta rolando processo entre Google x Clovis até hj, depois da uma conferida : www.jusbrasil.com.br/processos/211199850/processo-n-2255371-0420188260000-do-tjsp
O incrível é que com um pouco mais de 20 minutos, Abujamra consegue desconcertar e instigar o entrevistado, os telespectadores, os ouvintes, os internautas e todos ao seu redor. Coisa que esses podcasts de hoje em dia não conseguem nem em mais de 3 horas num episódio. Fenomenal!
8:15 melhor descrição do que uma pessoa tenta passar ao conhecer outra. As escolhas vem dos princípios de suas escolhas. Afinal suas escolhas demonstram o que é importante em sua vida.
"O que é a vida ?" Essa pergunta do final é sensacional. A forma como reagem a ela mesmo sendo Filósofos e grandes pensadores da nossa época é que deixa a entender que.... Não existe certeza, em qualquer resposta que você acredite, pois todas elas podem estar certas assim como erradas. Ele enfatiza a pergunta, não para dizer que o entrevistado está errado, enfatiza para ver se o mesmo tem certeza do que responde. Cícero faz a sua resposta e no fim, quieto percebe que talvez não tenha certeza do que é a vida.
Tudo surge em um instante... Tudo desaparece em um instante... AFINAL O QUE É A VIDA? As perguntas no geral, principalmente as mais simples, quando instigadas firmemente, se tornam as mais complexas e sem sombra de dúvida as mais difíceis de se responder, as mais difíceis de se compreender.
Algumas pessoas chegam a um nível de inteligência e embasamento tão grandes que o modo simplista delas passarem suas ideias já é de uma densidade absurda.
"A felicidade é uma pretensão ilusória de converter um instante de alegria em eternidade".
-Clóvis.
Sensacional
Esse cara é Demais
Faz todo sentido
A Filosofia...ah..a Filó Sophia (...)
Sou Anne Caroline Amorim Leal
(Filosofiando o corona vírus com a poe-sia)!
@EuFiloSo...sigilosamente estilosamente eu sigo...
"A vida é dor e sofrimento, afinal eu não lembro de ter sofrido antes de nascer e tenho a nítida impressão de que não sofrerei depois de morrer". Simplesmente Clóvis de Barros Filho.
Mas ele tbm com certeza não teve momentos de felicidade antes e TALVEZ não tenha depois
@@LucasHoley Não faz sentido isso que você está falando. O sofrimento é a ausência da felicidade, e o que mais marca na vida é o sofrimento.
@@douglasvieira2627 lhe falta interpretação
@@LucasHoley Assim como para vc!
@@douglasvieira2627 negativo, leia de novo minha resposta.. pensa e me fala!
Nós podemos até reclamar, mas se compararmos o youtube de hj com a televisão, vivemos tempos muito felizes. Na televisão vc tem oportunidade de ver esses programas em horários bem prejudicados e uma vez só. Aqui fica a sua disposição pra ver quantas vezes e a hora que quiser.
concordo
GameTerapia excelente!
certíssimo!
sim....e tambem em relacao a musica....sem o youtube, jamais teria a oportunidade de conhecer a musica de tantos povos diferentes...enfim...para mim se abriu a porta para um mundo musical maravilhoso ...
E... levando se em consideração, a lustrura de palavras proferidas a esmo, a que se concordar que invariavelmente ou condicionalmente, teremos que assistir mais vezes para sequer, entender. Mas... provocado por provocações alheias ao próprio objeto de discussão, aqui apresentado... sinto me satisfeito, após abrir as janelas do meu sub cociente, intelecto, inabalável e inatingível, e... vejo que a potencialização do meu próprio ser em ser feliz por esse instante, me fez entender que essa morte, não precisarei mais passar.
"A GRANDE MALANDRAGEM DA VIDA É SER HONESTO" , que coisa linda e verdadeira foi dita!
E o exemplo depois
Fantástico mesmo
Essa frase não faz sentido nenhum. É uma lógica cíclica que se cancela, besta
Incrivel como é semelhante a um verso do Mano Brown, na música Fórmula Mágica da Paz: ao falar dos jovens que buscam a vida do crime, que não compensará, como tantos amigos dele buscaram e estão no cemitério, ele diz: "Hoje eu posso compreender: malandragem de verdade, é viver"
@@jesusdourado sai daí
Primeira vez que chorei assistindo a um programa. Achei espetacular essa conversa e pretendo sempre voltar e rever. 11/08/2024
@@frizgrizblitz me irmão contigo nisso!
inexplicavelmente também tive essa reação, e não saberia dizer exatamente o motivo, aventuraria dizer que talvez porque o entrevistado tem uma bagagem intelectual e adorou dialogar com uma mente afiada e arguta a sua altura e, ao contrário das outras vezes ,o querido entrevistador poucas vezes interferiu , não tinha no rosto aquela expressão de escárnio quando entrevistava convidados menos capazes , enfim um programa raro e foi um show de inteligência, por isso a tv brasileira aberta está agonizando , pois não há mais vida inteligente na televisão.
eu sempre choro
Nunca vi o Clovis tão feliz em câmera. Nem nunca fiquei tão feliz assistindo a uma entrevista
Jean Alesi pois é
Jean Alesi compartilho da mesma visão!
Nunca vi esse cara , mais ele me parece um dos melhores que responda com convicção
Adorei esse entrevistado! KKKK....
Fatoo
Cara... Nunca vi o apresentador perguntar o que é a vida 4 vezes ao entrevistado. E nunca vi um entrevistado responder todas as vezes com profundidade.
mas ele não respondeu
@@marcosvinicius-wr9nc o silêncio é uma resposta, no começo ele diz que a filosofia não tem de forma nenhuma a pretensão de explicar as grandes questões da vida, quando ele é questionado com uma dessas questões, fica em silêncio
@@marcosvinicius-wr9nc EXATAMENTE, essa foi a melhor resposta.
Ele fez isso com o Eduardo Sterblitch e a reação dele é sensacional.
@@marcosvinicius-wr9nc ninguém nunca responde o que é a vida, nós apenas tentamos.
nao teve melhor maneira de demonstrar o que é a vida, justamente o silêncio de Clóvis no final.
Pode ser que eu não tenha entendido , mas não achei nada genial . Se você fizer a mesma pergunta pra qualquer coisa , você ficará sem resposta no final ! Abç ( sem treta) kkk
Hehehe... O Professor Clóvis distraiu-se com a conversa e esqueceu que o nome do Programa era Provocações.
+Portador da Luz .'. ótima observação!
Que melhor maneira que nada. É como diz o livro de provérbios: "Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido". kkkkk
eu já teria mandado tomar no cú kkkkkk soltaria um "Tá surdo, velho, eu já respondi."
Tenho comigo a total convicção de que "Provocações" foi e ainda é o melhor programa de televisão que já tive a oportunidade de assistir.
Que saudade!
Faço minhas suas palavras, apenas acrescento uma observação. Provocações na época do inesquecível Antonio Abujamra.
Era maravilhoso. Assisti todos os episódios desde o início.
Abujamra era genial
Só conheci depois que acabou. Felizmente tem mt conteúdo no youtube.
Descanse em paz Abujamra.
"tenho comigo" Kkkkkkkkkkkk coe doidão
@@dezielfreitasfilho6115 Tá proibido falar corretamente pq o Deziel não gosta.
“Existe no silêncio tão profunda sabedoria, que às vezes ele transforma-se na mais perfeita resposta”. Fernando Pessoa.
Sensacional Fernando pessoa, me toca dês de pequeno
@@Vinicius-uh4by Ele era seu tio?
@@NowKaut762 ...
@@NowKaut762 kkkkkkkkkkkkkk pqp
Vou colocar essa frase na introdução de minha próxima redação de vestibular e, por fim, encerrá-la após a menção.
Essa é a única entrevista que eu me lembro de ver o Abu e o entrevistado sempre falando e esboçando sorrisos o tempo todo. É uma relação sexual intelectual. O conhecimento é uma alegria que vc não quer que acabe.
Estava pensando exatamente isso. Ótimo comentário.
exatamente
Pqp. Que b0$t4
@@benjamimc5x67 por isso os dois eram filósofos e você tá aí vendo uma conversa deles
@@malicwill5554 Vim rir. Mas você ficou ofendidinha o bastante pra responder meu comentário. 🤣🤣🤣
"Eu não quero que acabe a nossa conversa, porque é aqui que a vida está..." 💖
Pra mim, a frase mais bela dita nesta conversa.
Sublime!
Qse as lágrimas caem
Nós também não queríamos que acabasse😢
"A morte é um horror , quando a vida é feliz"
Mais professores com esse dom , só assim salvaremos essa geração.
Com o Grêmio onde o Grêmio estiver 🇪🇪🇪🇪🇪🇪
Desde os tempos de Aristóteles todos estão escandalizados com a nova geração, que está perdida.
@@luizbertonetokkkkkk, Diógenes fez o contrário e tacou fogo no parquinho.
@@jamessoares4098 o famoso cão kkkk épico
@@felipanicchannel3495kkkkk😅😅😅😅😅
O ano é 2022 e eu aos meus 15 anos me encontro com lágrima nos olhos assistindo esse vídeo, ele é esplêndido!!!!!!
E estou assistindo em 2023.
@@henriquecardoso4793 12 horas depois de vc kk, tenho 17 anos em 2023
Parabéns pela busca do conhecimento nessa idade! 👏🏼👏🏼👏🏼
Sim, Clóvis é esplendido. E o velho Abu também era esplêndido. Poderia estar vivo, já com seus 92 anos, ainda muito lúcido, tenho quase certeza. Faleceu em 2012. Saudades do velho Abu. 😢
O cara diz q e filosofo e nao responde 3 vezes de forma filosofica
9:55 "Eu sou a Maria. Bom dia, como vai você?" Sempre achei de uma simplicidade ímpar. "Quem é você?" pode ir muito além de conquistas, títulos, coisas boas ou ruins - e que são absolutamente importantes para te definir... Às vezes, é importante que sejamos somente a Maria, o Gustavo, o Antônio, o Clóvis. Abro um sorriso enorme toda vez que vejo a Maria falar quem é ela e imediatamente devolve num "bom dia, como vai você?"
existe um medo de expressar quem é, um medo de não conseguir discorrer sobre seu eu, um medo de não corresponder ao tempo aceitável sobre a auto análise, revelando o quanto vc não se conhece. Acredito que ninguém é só Maria, mas essa resposta é aceitável quando se quer livrar da responsabilidade de responder com mais profundidade, acredito que essa resposta revela mais sobre o medo do que a coragem
Cara, consigo compreender o que você disse. Mas acho que tendo a discordar no caso dessas entrevistas especificamente.
Penso ter visto mais insegurança no buscar os adjetivos, "títulos" e tal do que na firmeza e não hesitação da Maria. E penso que está tudo bem - ser engenheiro, mãe, filha, são descrições valorosas de uma pessoa, não há problema em se autodescrever dessa forma; talvez eu seria, pelo meu jeito de ser, o primeiro a me descrever dessa forma, e é completamente válido! Mas às vezes não precisamos disso pra nos descrever. Numa conversa casual, a simplicidade do "Maria, como vai você?" abre espaço para conversas muito mais profundas, quando nos desnudamos de predicados.
Pode ser viagem da minha parte, mas a fala da Maria me cativa toda vez que vejo este vídeo (e não são poucas vezes kkkkk)
@@Marylutinha56gados eu compartilho exatamente da mesma opinião que você. Inclusive a resposta da Maria é uma síntese das entrevistas de Abu, ao qual não quer saber o que não precisa saber, ele quer saber sobre a pessoa, e duvido que um "título" descreva melhor a pessoa do que ela mesma. Abraço!
*Melhor entrevista da vida!*
Mas....oq é a vida?
em 2014 ele falou sobre a pedofilia, que era uma forma legitima de amor, e ai apagou de todas as redes, mas quem viu nao esquece, eu vi, foi uma aula gravada em sala de aula ainda ....
Ta rolando processo entre Google x Clovis até hj, depois da uma conferida :
www.jusbrasil.com.br/processos/211199850/processo-n-2255371-0420188260000-do-tjsp
Mas é obvio que não! Não vi nada de filosofia, apenas de descrição, de memória, de pensamento pronto e buscado com dificuldade.
@@dosedecha4308 eu li. Ñ deixa claro o motivo do processo. O trecho lido por mim dá entender que processou pq o Google não removeu o tal conteúdo de imediato após a solicitação de remoção.
Essa afirmação do Clóvis foi pesado.
@@dosedecha4308 b fica ccccccccčggggggggg casa comigo cccccççom vc c
Fico vc FF com com vc vc ccc ccccccccčggggggggg cccccççom ccccc ccccccccčggggggccccccccccc
Esse cara é um monstro!!! O silêncio no final foi a melhor resposta..Genial
E a hora de encerrar o programa também, acho que essa influência veio da Psicologia...
PATÉTICO
Sim!
Aquele sorrisinho de Monalisa do Clovis.... sem NENHUMA RESPOSTA nos tira qualquer pretensão de pensar que a ACADEMIA explica a vida! !!!!
QUE PENSAMENTO LINDO !!! AMEI
Ele ate apresentou as pretensões.. Mas ela, a vida, é muito ilimitada para tentarmos limita-la em definicoes.. Mas que estamos mais perto do que ontem de acharmos definições mais e mais plausíveis, isso estamos! 🙏🎶💚💙💐
@@psic0p4ta As definições devem ser ambivalentes, amplas, e nunca será, apenas uma kkkkk
A vida é inexplicável!
Cada entrevista do Clóvis de Barros é uma pós graduação pra alma. Obrigado professor por tantas reflexões.
"não lembro de ter sofrido antes de nascer; não acredito q vá sofrer depois de morrer". Sem mais palavras! Que entrevista!
"...eu gostaria de reaparecer exatamente de onde desapareci... "
felicidade esclamada!
"não tenha dúvida que é uma ilusão"
@@Zemael ''Mas naquele instante , o medo foi real.''
Gostaria de considerar o termo "realização" ?
@@Zemael que provocação !
Tudo é ilusão,cada um escolhe a ilusão que prefere.
Cara, que monstro o Clóvis. Pqp!
Queixo caído...
Nem teve muitas provocações porque ele não deixa rebarbas no que fala, é tudo muito bem costurado, como um bom praticante da filosofia deve articular.
Esse final sobre o que é a vida é de arrepiar! Cheguei a lacrimejar.
Vejo como uma fala brilhante, transmutada de extrema racionalidade. Me incomoda a forma que ele fala. Apesar do gênio.
nossa, pesado demais.
será que foi o melhor episodio do provocações?
Pra mim, tambem esta na lista o ponde pelo conteudo e eduardo steblish pela aula do antonio e o leandro karnal tambem
O da Viviane Mosé foi muito bom também!
Rubem Alves
O melhor... Da pra sentir isso no entrevistador e no entrevistado
O mais profundo.
Observe como, em apenas 23 minutos de entrevista, Abujamra conseguiu formular um conjunto de perguntas intrigantes e relevantes que superaram a profundidade de um podcast de 2 horas. Essa é a diferença notável que ocorre quando o entrevistador também possui uma profunda compreensão do assunto, participando de maneira ativa na conversa.
A última vez que foi perguntado: “o que é a vida?” Ficou uma sensação de tristeza tão intensa, que me paralisou.
Pensei que tinha sido só comigo.. me deu uma vontade imensa de chorar, logo porque eu estava estudando para prova de astrofísica e o assunto era exoplanetas habitáveis, quando ele fica calado me passa todo um filme sobre vida, fora da terra, surgimento da vida na terra… enfim, uma tristeza que transpareceu
A intenção da repetição, o que é a vida pelo entrevistador, foi para que o entrevistador ficasse sem referência intelectual e desse uma resposta própria. No final, ele deu a resposta própria: o silêncio. Ou seja, apesar das belezas da vida, mesmo assim continua sendo um absurdo.
Saudades do Abu, não se faz nada parecido hoje!!!
Verdade
E nem vai fazer. ... infelizmente Abuja levou com ele uma genialidade "não enlatada"
Georgia Arthur nao enlatada.... gostei da definição, tô me apropriando, data venia.
+francisco martins infelizmente vivemos uma infeliz dicotomia;: de um lado as bancadas Evangélicas e di outro: os atuais auto ajuda acadêmicos. .. Karl, Clovis e outros..... estamos remetendo ao outro a nossa responsabilidade de indagar.... infelizmente
Georgia Arthur esse clovis a que se refere, não é o Clovis barros filho, é?
"Quando eu quis voar a minha família me catapultou" Magnífico!
Melhor programa que já existiu na história da televisão brasileira!
Concordo
A acústica do estúdio é o silêncio nele, a forma q a câmera passa pelos presentes da uma ideia d grandiosidade e ao msmo tempo d intimidade. Muito interessante e único.
O Clóvis fala tão bem q ele parece um grande ator q decorou tudo. Maravilhoso!
Eu não canso de ver essa entrevista todos os anos.
Muito boa, né?
E quando acabou, pensei: Tá aí, é desse instante que o Clóvis fala.
sim
Simm
Eis uma cabeça pensante que faz muita falta: Antônio Abujamra.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O que aconteceu com ele?
@@viniciusrezende4164 morreu
@@viniciusrezende4164 virou Claudia Troiano, agora?
de tempos em tempos reassisti Abu - e pretendo fazer isso até o fim dos tempos... a memória de abu inspira muito! cada vez que revejo as entrevistas, aprendo mais um pouco sobre a vida. E essa viagem com clovis é uma das poucas entrevistas que me conseguem fazer sorrir de admiração ! que coisa!
Essa daqui, a entrevista com o Rubem Alves e também a com o Pondé tiveram o mesmo efeito pra mim, aquele sorriso bobo. Da pra sentir no Abu a mesma alegria que a do Clóvis, enquanto eles conversam.
Normose, admiro pakas o seu trampo, e é muito bom te ver por aqui ;)
Seu canal é muito bom!
"a felicidade é um lixo" Abujamra quebrou toda a expectativa do Clóvis. Entrevista sensacional
Uma pena ter uma mente tão pequena na época que via o Abujamra no próprio comercial bizarro, e sentia um pouco de medo e vergonha alheia; hj em dia faz muita falta um programa tão bem feito e pensado por esse Mestre, simplesmente fantástico!
Eu tinha medo dessa vinheta kkkk
@@fernandablandina2759 é 2 🤣
Não costumo ler os comentários mas dessa vez não resisti, é a primeira vez que consigo enriquecer ainda mais o conteúdo do vídeo, valeu pessoas!
Rafael Dias ah mas ver um vídeo desse e ainda comentar e ainda ler... só pessoas que tel algo a mais mesmo.
Sorte sua que não tem essa mania
Espanto!!! Espanto-me com alguém que despreza os comentários. Eles sao.muito bons, sejam bons ou ruins.
Clóvis mostra um sorriso sincero e humilde! Queria ser o aluno desse cara!
Essa é a diferença entre ele e os outros professores de filosofiia que chamam de "filósofos da Internet ",o Clóvis é um professor e se sente bem com isso ao contrário dos outros também professores que querem ser muito mais do que são. O Cortela tá mais para coach do que filósofo,não é atoa que nunca conseguiu bate de frente com filósofos reais como o Olavo de Carvalho.
"A felicidade é a pretensão ilusória de converter um instante de alegria em eternidade"...
perfeito isso
É incrível a maneira que o professor articula suas respostas em milésimos de segundo. Ele sabe pra onde vai (sem receio de discordar), mas o faz com calma e graciosamente, como quem desabrochasse delicadamente uma flor, pétala por pétala, e a cada frase sentimos o perfume exalar junto da consciência sobre aquilo expandir! (beleza me inspirei aqui kkkk)
"A felicidade é um instante de vida no qual você não quer que acabe!"
A vida é inexplicável!
Alguém nutrindo sua mente com essas riquíssimas pérolas do Clóvis nessa quarentena?
Old kkkkk
Eu, infelizmente, conheci o Prof. Clóvis, há muito pouco tempo. E desde então, surgiu um sentimento de admiração e respeito. Mas com essa entrevista, nasceu um sentimento de carinho também e, que reforçou minha alegria, por esse homem existir.
Felizmente o conheceu 🤔😁
Seria necessario mesmo, dizer alguma coisa?
Por que Infelizmente?
@@RafaelSouza10 infelizmente! Ele conheceu a pouco tempo. Queria tambem ter conhecido antes, mas infelizmente so conheci agora. Entenderam?
@@pabloa.9596 infelizmente depois de terminar de ver essa entrevista e onfinal da frase do Abu, fiquei muito pensativo
que falta esse programa faz
E so hoje foi meu primeiro contato!
Muiiiiiitaaaaa!!! Não sei expressar de outra forma
O Tás estragou o provocações, mas o legado do Abu é pra sempre.
"Todo mundo sabe que a felicidade é um lixo" KKKKKKKKKKKKKk Abu era incrível. Por isso o provocações não pode voltar, pq sem ele, não o seria. Obs.: Ainda assim Clóvis, inabalado, consegue dar a melhor resposta.
Ao dizer a morte nada é…. Lembrei de uma frase que diz : A morte nada é para nós. Enquanto somos … ela NÃO está presente…. Quando ela está presente NÃO somos mas….❤
Meu filósofo predileto é brasileiro, Clóvis de barros filhos é um ser incrível!
Se ha lixo na ilusão, não ha lixo na alegria que estou sentindo
Brenda Maciel sua beleza me alegrou ❤️😍👏
gaaaado
Isso não é só entrevista, é arte da mais alta qualidade, mágico! Obrigado, queridos!
Saudades de Abujamra, excelente programa... Nenhum outro existe até hoje...
O que é a vida até o pençador fica sem palavras. Grande Deus.
Pensador..
o Clóvis realmente consegui esclarecerme oque é a vida
é um silêncio em meio ao tempo
é um intervalo entre o finito e o infinito
é o nada em meio ao tudo
é tudo em meio ao universo
é a pausa entre oque breve e oque é longo
é nada em meio a nada
Maicon, o que é a vida
sim ele respondeu, mas Abujamra queria uma resposta subjetiva, queria uma resposta do intimo de Clóvis, não uma resposta objetiva lida de livros. É interessante perceber essa quebra que Abujamra faz, pois durante toda entrevista o entrevistado responde metódicamente todas as perguntas realizadas de forma extremamente objetiva, falta subjetividade nas respostas de Clóvis, parecendo até um robô, falta vida, pois tudo e todo conhecimento que ele tem sobre a vida é algo que foi pensado, porem não vivido, por isso a dificuldade de formular uma resposta intima.
eu concordo plenamente com o seu ponto de vista.
Maravilha a vida é mesmo assim .
🤗🤗🤗🤗
@@melqui7889 eu discordo, o que o Clóvis transmite durante toda a entrevista é simplesmente a totalidade do ser dele. Ele pode não responder de forma subjetiva mas, ele transmite um intenso conhecimento de quem realmente ele é.
Os comentários são uma chama latente na escuridão. Vcs me alegram.
Assistindo essa entrevista com um sorriso no rosto e olhos lacrimejados. Saudades Abujamra
Essa foi a melhor entrevista com o Clóvis que eu já vi.
A morte é um horror quando a vida é feliz , Clóvis de Barros
abu sentimos sua falta!
Sobre autoconsciência e self:
Cada um de nós aquele que nenhum outro é, foi ou será. Aquele que, sob uma dada perspectiva, foi o único a experimentar o mundo de uma forma completamente única e idiossincrática.
Somos muito mais que nossos nomes, preferências, preterências, papéis sociais ou habilidades desenvolvidas.
Já, eu responderia: eu sou aquele que recebeu o nome de Derci ferreira da silva!
derci ferreira nossos nomes são mínima parte de nossa identidade, e nossa identidade, mínima parte do que realmente determina nosso lugar único no mundo. Aquele que ninguém nunca ocupou ou ocupará! Perspectiva idiossincrática ^.~
giuavila Quem recebeu o nome de Derci Ferreira da Silva ?
derci ferreira vc e talvez algumas tantas outras pessoas, que chamamos de homônimos =)
Me falha a consciência saber se o que você aconselha a afirmar é consistente....Isso só refaz a pergunta.. O que você é? Não sei nem o que é idiossincrática kkkkkk Somos muito mais, mas o quê? O que somos? Não sei se sou o único, de certa forma me parece razoável que o conjunto que componho deve ter uma singularidade visto de corpo inteiro.. Mas disso eu n posso ter certeza...posso? Mesmo tentando responder, a resposta vai escapar, ela pode estar além da resposta ..... Não importa qual resposta eu dê.... Parece escapar uma infinidade de possibilidades... Parece que de repente o que eu disse se tornou o inverso do que eu queria dizer kkkkkkk De certa forma, é possível que todas respostas sobre essa pergunta componham a resposta dela... É como a anedota que o Abu contou no final....Mas de forma menos limitada... quer dizer, é só uma suposição....
Gosto de como o Prof. Clovis começa o vídeo falando de maneira tranquila e em 5 minutos de vídeo já se empolgou na altura da voz hahaha programa sensacional
Esse "o que é a vida" sempre me arrepia...
Esse vídeo é um patrimônio
.
Meu querido Clóvis. Sempre BUSCADOR DA SABEDORA ❤
Não conheço o professor Clóvis, apenas de vista vendo alguns vídeos na internet e nessa entrevista foi a primeira vez que vi ele ficar sem palavras... Que surjam mais pessoas como o eterno Antônio Abujamra para ter mais momentos como esses.
Quando o Abu começou a fazer perguntas diretas ao sentido da vida para Clóvis, eu percebi uma pequena tristeza emocionante, ele gosta o Clóvis de sentir que está vivo, mesmo que saiba, entenda, reflita e até mesmo conheça, o professor é um ser humano como qualquer outro, eu percebi isto.
Me emocionei...
Vida= o silêncio do Clóvis de Barros
em 2014 ele falou sobre a pedofilia, que era uma forma legitima de amor, e ai apagou de todas as redes, mas quem viu nao esquece, eu vi, foi uma aula gravada em sala de aula ainda ....
Ta rolando processo entre Google x Clovis até hj, depois da uma conferida :
www.jusbrasil.com.br/processos/211199850/processo-n-2255371-0420188260000-do-tjsp
O silêncio na última resposta, foi a melhor explicação do que é a vida.
Simplesmente genial
Simplesmente incrível! Clóvis é aquele cara que você nunca o viu pessoalmente, mas sabe que se encontrar com ele tem assunto pra séculos! Parabéns Clóvis e finado Abu.
Abu desconcertou uma das mentes mais brilhantes da atualidade, grande entrevista, fabuloso, 👏👏👏👏
Da forma mais educada e sutil que já vi. Sem nenhuma pretensão de humilhar ou embaraçar... apenas com a intenção de fazê-lo refletir..
Saudades do Abu.... Faz uma falta. Feliz de mais em ver a alegria dos dois em partilharem juntos um momento especial como este.
Bem que a tv Cultura poderia convidar o Clóvis pra dar continuidade no provocações. Acho que ele tem um estilo meio Abu. Só acho. Fica a dica
Acho que seria bacana tbm, mas o provocações só é bom pq teve um fim, como o Clóvis ja sitou em outros videos algumas coisas só são prazerosas porque acabam
Não mesmo, ele usa muitas palavras para se explicar e ama muito, ao contrário do abu
Marcelo Taz vai voltar com o programa :)
O Tas foi um desastre
Infelizmente chamaram a porcaria do Marcelo Tas.
Maravilha!! Saudades, Abujanra!! Parabéns ao seu entrevistado, também adorável!!
Poucas vezes pude ver o Prof. Clóvis tão radiante e, nitidamente, feliz! Super entrevista!
Grande C.B.F
não há limites possíveis que impeçam a atuação das palavras de tal homem na vida de todos que se permitam a ouvi-lo.
Grande filósofo.
Grande professor...
Embora eu não tenha tido o prazer da dádiva de assisti-lo pessoalmente.
Saudade da temperança sagaz e humilde do Grande Abu...💐
Por vezes me questionei, o que é existir verdadeiramente? será que co-existo e não sei? será que busco tanto e ao mesmo tempo tão pouco que não percebo que o instante das coisas, pessoas e momentos é que revelam a naturalidade da existência? Sempre me veio em meus momentos de introspecção, como saber se estou sendo feliz? Talvez, Clóvis me respondeu: A felicidade é um instante que não queremos que acabe, enquanto durar que seja eternidade. Clóvis, meu silêncio aplaude e venera o teu ser, deslumbre e intensamente cognitivo.
Êxtase puro. Esses dois atingiram vários orgasmos simultâneos. Não sei se da pra chamar de orgia do conhecimento. O tempo todo navegando em mares profundos da sabedoria. Maravilha. Espetáculo.
Esse senhor me assombra , em todos os momentos em que eu não consigo resolver algo feito pelo homem a 3 séculos atrás, esse senhor vem a minha mente com aquela frase .
Abu é um desses poucos que que alcançam o que muitos (ou todos) desejam alcançar... a Imortalidade!
Podem passar meses, anos, décadas, séculos... Abu é um dos que sempre serão vistos e lembrados ao menos uma vez por ao menos uma pessoa no mundo!
Michael Jackson, Messi, Hitler kkkkkk todos e mt mais
@@neri2018 Messi não temos como saber ainda
@@neri2018 Conheço pessoas que já me perguntaram quem é Michael Jackson kkkk🤣😂
Muito bom ao falar das amarras da família. Me emocionou. 👏👏👏
O silêncio do Clovis na pergunta final vejo uma sinceridade e humildade, talvez outros diriam qualquer coisa, ele teve a humildade fazer uma pausa e buscar algo real a dizer. Programa mto bom
Clovao da massa!! Filosofo muito acessivel... Instiga a mente a reflexao. O silencio do final eh demais. Socratico...
"Ofereça a quem você ama sintoma maior de uma vida feliz" PROFESSOR
Fui Feliz enquanto apreciava este vídeo! E admito profunda tristeza ao percebe-lo tão curto. Ainda que tivesse 3 horas, curto seria! OBS. Já assisti várias vezes e ainda consumo as palavras
Grande professor Clóvis de Barros Filho! Queria que ele falasse sobre Espinoza.
Abujamra: Todo mundo sabe que a felicidade é um lixo.
Barros Filho: Não enquanto alegria, o lixo da felicidade tá na pretensão ilusória, mas a outra metade dela é linda! É a alegria que você não quer que acabe.
em 2014 ele falou sobre a pedofilia, que era uma forma legitima de amor, e ai apagou de todas as redes, mas quem viu nao esquece, eu vi, foi uma aula gravada em sala de aula ainda ....
Ta rolando processo entre Google x Clovis até hj, depois da uma conferida :
www.jusbrasil.com.br/processos/211199850/processo-n-2255371-0420188260000-do-tjsp
esse foi o melhor Ep do provocações, inclusive depois deste, pensei que quem devesse assumir o papel de provocador fosse o próprio Clóvis de Barros.
Professor Clovis enfrentando um grande desafio atualmente, força professor
O incrível é que com um pouco mais de 20 minutos, Abujamra consegue desconcertar e instigar o entrevistado, os telespectadores, os ouvintes, os internautas e todos ao seu redor. Coisa que esses podcasts de hoje em dia não conseguem nem em mais de 3 horas num episódio. Fenomenal!
Mais uma vez encantada com o entrevistado e também com o entrevistador! Salve salve a filosofia!
Ah...q maravilha de entrevista!
Dois talentos! Um na arte de explicador. Outro na arte de explicado...👏👏👏👏
Eu...na arte de escutadora😁
Bela síntese!!! Tudo (pergunta e resposta) é tão pequeno que na conversa entre os dois vai sempre algo sobrando e faltando.
Uma das melhores entrevistas que já vi na vida
espetacular
20:31 a entrevista é completamente surreal, merece ser toda assistida, mas sei que você veio por causa deste trecho.
"Eu aprendi que malandragem de verdade é ser honesto"...
Essa é uma coisa que eu já sabia faz tempo, mas que eu só aprendi agora... Adorei
Já dizia minha mãe (Quer ser esperto? Fale a verdade!!!)
8:15 melhor descrição do que uma pessoa tenta passar ao conhecer outra. As escolhas vem dos princípios de suas escolhas. Afinal suas escolhas demonstram o que é importante em sua vida.
Muito bom! Realmente é incrível o que o UA-cam nos proporciona.
Felicio' s minha nova TV, assisto o que quero, não que o me empurram.
"O que é a vida ?"
Essa pergunta do final é sensacional. A forma como reagem a ela mesmo sendo Filósofos e grandes pensadores da nossa época é que deixa a entender que....
Não existe certeza, em qualquer resposta que você acredite, pois todas elas podem estar certas assim como erradas.
Ele enfatiza a pergunta, não para dizer que o entrevistado está errado, enfatiza para ver se o mesmo tem certeza do que responde.
Cícero faz a sua resposta e no fim, quieto percebe que talvez não tenha certeza do que é a vida.
São vídeos como esse, que faz-nos ficar felizes por existir internet.
Felicidade é a pretensão ilusória de eternizar um instante de alegria.
Há lixo na pretensão, mas não na alegria.
Mano, que entrevista linda!! Fiquei até emocionado!!
Quase fui às lagrimas nos últimos minutos da entrevistas..
Tudo surge em um instante... Tudo desaparece em um instante... AFINAL O QUE É A VIDA? As perguntas no geral, principalmente as mais simples, quando instigadas firmemente, se tornam as mais complexas e sem sombra de dúvida as mais difíceis de se responder, as mais difíceis de se compreender.
Uma resposta bem sabia de todas que já ouvi o silêncio dele então... hummmm
Não necessariamente.
@@marcogas5692 O silêncio dele foi uma das respostas mais inteligentes que já deu. Ele,Cortella,Karnal,Pondé, são os melhores, o resto...
Algumas pessoas chegam a um nível de inteligência e embasamento tão grandes que o modo simplista delas passarem suas ideias já é de uma densidade absurda.
A melhor entrevista q vi na minha vida