Na Internet existem tantas porcarias hoje em dia que a gente fica surpreso e agradecido quando vemos um canal com vídeos bacanas e, acima de tudo, honestos. Parabéns.
Concordo. Porém, apesar disso tudo, os conteúdos podem ser facilmente filtrados. A culpa é das pessoas que ao invés de querer absorver algo útil e com fundamento, preferem ver dancinhas e piadas. Conhecimento nunca é demais. Fico feliz por ainda existir pessoas que absorvem bons conteúdos. Abraço 💪🏽
Pessoas normais querendo relaxar após um dia estressante: série no Netflix. Eu querendo relaxar após um dia estressante: vídeos técnicos sobre aviação. Valeu Fernando, excelente vídeo, como todos. Sou muito fã do canal.
Curiosidades e dicas da avaliação para o público leigo apresentado com simpatia e de forma bem didática. Sem dúvida alguma o melhor canal sobre o tema , e alem de tudo com boas músicas e muito bem produzido. Parabens você e sua equipe!
Fernando, curto muito os seus videos e posso garantir que aprendi muito com vc ,e digo que só apos 30 anos de idade, descobri qual era a coisa que mais me realizava, voar e como é dificil a formaçao e trabalhar como piloto mais ainda, me conformei com o simulador xplane 11 aeronave preferida 767 que é fantastico, espero um dia a gente tomar um cafezinho e falar desse mundo da aviaçao que é inesplicavel.
Acho admirável a qualidade da didática do Fernando. A capacidade de transmissão se conhecimentos é excepcional. Sou advogado acostumado a falar para plateias, mas no quesito falar para câmeras o Fernando é mestre.
Fui "conhecer", ou tentar conhecer a Delta 5. Fiquei sabendo pelo Canal Aero, mas quando liguei pra lá, fui pessimamente atendido, quem me atendeu falou: que não existia previsão do simulador liberar, por conta da agenda. Não fiquei chateado pela escala estar toda ocupada, mas senti que não seria bem vindo nesse lugar.
Até dá pra fazer aeronaves mais rápidas, como o bombardeiro russo Tupolev Tu-160 que tem o tamanho de avião comercial pequeno, chega a 2400 km/h e tem asas de geometria variável pra diminuir o arrasto. Mas essa aeronave é militar onde o foco é a performance. A questão é que na aviação comercial o foco não é a performance, é a ECONOMIA que faz os olhos das companhias aéreas brilharem. Os aviões hoje são feitos pra terem a melhor performance possível sem abrir mão da economia.
@@AMV12S Sim, inclusive o Concordski.. 😅 O Concorde foi de fato um marco na história da aviação, mas também foi um grande fracasso comercial. Honestamente eu acho que algum dia surgirá novamente outra aeronave comercial supersônica, mas não existe nenhuma previsão....
Precioso amigo, eu gosto muito de assistir os seus videos, todos que dá tempo , eu assisto, Eu ti admiro muito e amo a forma de apresentar, mesmo que eu não entendo tudo, mas dá pra entender muitas vezes, você explica muitissimo bem, Você não é o (apresentador extrela)Você mostra as imagens dá forma que você tá explicando, isto é muito bom pra nós ter uma noção do que tá falando, Mas tem apresentador que só somente ele e nada de imagem, Pra você nota 10,100 ou 1000, sucesso pra ti querido amigo.
É muita física e engenharia envolvida nessas maravilhas científicas que chamamos de avião. E ainda tem gente que mal sabe somar e subtrair e querem contradizer os cientistas, dizendo que a terra é plana... É só pra rir mesmo. 🤣
Excelente e revelador vídeo Fernando! Obrigado por compartilhar conosco. Agora entendi porque quando chego nos 41 mil pés no simulador, fica consideravelmente mais sensível (ou difícil mesmo) pilotar. Qualquer coisa errada e estola como uma pedra... 😬
Ótimo vídeo hein Fernando... Eu já tinha tentado entrar neste coffin corner no Flight Simulator 2004 anos atrás, com o 737 e o que ocorreu foi bem similar à sua demonstração: alarme de stoll e ovespeed simultâneos. Consegui sair deixando o avião em stoll e gradualmente perdendo velocidade e altitude. Confesso que coloquei Flaps em 5 graus para dar uma ajudinha, rsrsrs... Não sei o que teria acontecido em uma aeronave real...
Fico imaginando o SR71 que voava a Mach 3.5 e a 25 km de altura, mais que o dobro da altura dos aviões comerciais. Que obra de arte da engenharia americana foi aquele avião. Falando nisso, o canal já está merecendo um vídeo sobre esse avião majestoso, fica a sugestão.
Cara que professor foda!. Simples, com exemplos e muito fácil de entender. Sim, é complexo muita coisa pra aprender, mas é fácil de se entender então parabéns!
De fato, todo o avião atua sobre quatro leis físicas: velocidade, sustentação, empuxo e resistência (que também têm outros termos técnicos). Tudo varia com o tamanho, o peso e a estrutura alar do aparelho. Para decolar e voar, essas quatro leis devem ser obedecidas.
Cara, na boa! Você conseguiu explicar algo que até então eu não conseguia entender muito bem e ninguém tinha conseguido me explicar. Parabéns pela didática ao conseguir trazer luz a um tema complexo, já que muitas variáveis devem ser consideradas.
Minhas continências grande amigo Fernando , primeiro parabenizar vc por sempre nos informar sobre estas lindas maravilhas da aeronáutica . Vc viu o que fizeram amigo com o DC-3 que estava no aeroporto do Galeão ? Destruíram uma relíquia que pertenceu a varing . Lamentável né . Boa noite amigo . E minhas continências .
Fernando faz um vídeo pra nós referente as temperaturas negativas que os aviões enfrentam e como suportam, reparei num voo comercial que fiz que na tela informativa apontava a temperatura externa de -50C, obrigado e abraço adoro seus vídeos.
Como explicar então o Concorde? Sei que é um caso bem específico, mas era um avião que voava BEM mais rápido e tbm bem mais alto Tenta explicar mais sobre as particularidades dele
Vídeo muito bom Fernando, como sempre. Uma sugestão seria fazer um vídeo semelhante para explicar os limites de aviões como o Concorde, afinal, ele voava a 60 mil pés e era supersônico. Grande abraço
Tudo perfeito, explicações pertinentes para aviões de transporte.Como a aviação é um segmento fantástico e surpreendente,temos a aviação de caça,nas quais essas" regras",quase todas, são maravilhosamente " quebradas" com muitas variáveis em todos os sistemas,mas,sempre com total segurança.Durante 32 anos tive o prazer de servir à FAB como mecânico de aeronaves,destes,17 anos na aviação de caça,e pude enriquecer muito todos os meus conhecimentos com essa aviação" diferente" e sobretudo fantástica.Parabéns pelo canal.
Fernando, eu já perdi a conta de quantos vídeos do canal eu assisti. Sinceramente, depois de vários vídeos assistidos e das suas aulas e informações, se eu pegar um A380, eu conseguiria voar com ele.🙄🙄🙄🙄. Show!!!!!!! Parabéns Fernando.
Ótima explicação e vídeo, Fernando!! COMO SEMPRE!! Só estranhei a parte do ar passando nas asas, já que falou que o ar passa mais rápido sobre as asas, e não embaixo, o ar não passa mais suave e rápido embaixo??! Enfim, valeu pelo ótimo conteúdo como sempre e aquele abraço! :))
Ele esta correto, o formato do aerofólio, mais curvado na parte de cima, faz as moléculas do ar acelerarem - para chegarem no bordo de ataque junto com as que moléculas passaram por baixo, percorrendo um caminho mais curto. Esta maior velocidade do ar diminui a pressão (Efeito Bernoulli) e também faz a camada de ar grudar na asa e puxar ela para cima (Efeito Coanda). A sustentação é, de uma forma simplificada, uma força que pucha a asa para cima, não que empurra para cima.
12:30 você fala em começar a cair, mas nessa situação é cair até o solo ou cair até uma altitude onde o avião obtenha a possibilidade de voar de forma estável? E isso também depende da habilidade do piloto em retomar o vôo... Ou seria fácil essa retomada?
Ele teria um tempo enorme para restabilizar, então considerando o treinamento que ele recebe e a experiência de voar todos os dias, eu posso garantir que ele conseguiria.
Alguns exemplos de assuntos tratados....calculos de perda de capacidade de subica em subida acelerada....calculos de velocidades limites inferior e superior em um dado nível de vôo....calculo de velocidades de máximo alcance e autonomia....cálculo da máxima razão de subida em uma dada altitude....etc, etc, etc.
12:40 Gostaria de saber de onde você tirou que o "ar fica mais pesado". Se a pressão no interior da cabine se mantém constante, a densidade deste ar também sem mantém, e como o volume interior da cabine não muda, a massa de ar não fica maior. E, na verdade, em grandes altitudes a aceleração da gravidade é (ligeiramente) menor do que ao nível do mar, então na verdade é o contrário, o ar dentro da cabine fica é mais leve.
O ar dentro fica mais pesado sim, devido a temperatura baixar. embora os sistemas de arrefecimento manterem um pouco, mas a temperatura e a pressão caem, em relação ao solo.
Olá Fernando abraço de Portugal =) Para mim faltou referência, por exemplo, a algumas especificidades do Concorde nomeadamente altitude de voo e velocidade em relação À velocidade do som. Achei que fazer um parêntesis sobre o Concorde neste vídeo era no mínimo interessante. Abc =)
Provavelmente estava com vento de cauda ou seja um vendo no sentido de voo da aeronave, isso aumenta a velocidade e nao causa danos na estrutura e ajuda na economia de combustível alem de fazer com q o voo dure menos tempo.
@@opensador3837 não fiquei tenso. Apenas curioso, pois não tinha nada estranho, se quer turbulência, barulhos anormais, apenas a informação do comandante.
Gostei muito do vídeo, pois ficou bem claro os problemas estruturais de uma aeronave para atingir velocidade supersônica. Você poderia fazer um vídeo agora explicando quais os principais empecilhos existentes para se fazer uma aeronave comercial supersônica semelhante ao Concorde, porém mais econômica.
A fuselagem teria que ser bem preparada pra aguentar mais velocidade a força do ar lá em cima e muito grande um avião que não e preparado iria se quebrar imagina um avião comercial a mais de mil km por horas
04:30 Fernando, me desculpe, sei do teu conhecimento, mas acho que tu falou ao contrário! Tu diz que as moléculas de ar passam mais rápido por cima da asa fazendo com que a pressão aumente a pressão embaixo e gere a sustentação. Creio que o ar passe mais rápido por BAIXO! Pois a paste inferior da asa é lisa, oferecendo menos arrasto, enquanto a de cima é curva. A pressão em baixo não aumenta, o que acontece é que diminui em cima, pois o ar term um caminho mais longo que o de baixo, criando um "vácuo" logo acima da asa, deixando a parte superior da asa livre para subir, e consequentemente a sustentação.
E um conteúdo sensacional , pois toda máquina e feita pra aguentar um determinado limite quando chega ou utrapassa sua resistência o material começa a sentir fadiga como o metal e outros componentes titânio etc. Por tanto pode romper a estrutura da eronave começando pelos pontos móveis e depois os pontos fixos , causando total destruição do mesmo.
Acho que vocês nao assistiram até o final, porque nos últimos segundos do vídeo ele fica tentando voar mais rápido e mais alto no simulador e nao consegue, conforme explicado no início dovídeo.
@@aeroportrasdaaviacao Mas será que chegaremos a um ponto de não ter nenhuma pessoa na cabine? Acho que pelo menos algum "supervisor" vai ter nos avião autônomos kkk
@@gabrielmartins-qd8wx conhecendo como a aviação funciona e sempre exige muitas redundância aliado ao medo que ainda assim algumas pessoas sentem de voar, acho muito improvável de ter um avião comercial sem ninguém na cabine pra ficar supervisionando
Muito legal a aula, Fernando! Estamos esperando, o dia que você puder, um vídeo bem legal sobre os AUTOGIROS (GIROCOPTEROS). Pelo tanto de minúcias desse video das velocidades dos aviões, o seu vídeo sobre os autogiros vai ser show!
Fernando, faz um vídeo tirando a dúvidas de quem deseja fazer um curso para se tornar piloto particular ou comercial Como fazer, onde fazer, quais requisitos
Na Internet existem tantas porcarias hoje em dia que a gente fica surpreso e agradecido quando vemos um canal com vídeos bacanas e, acima de tudo, honestos. Parabéns.
Isso e verdade
Verdade
Concordo. Porém, apesar disso tudo, os conteúdos podem ser facilmente filtrados. A culpa é das pessoas que ao invés de querer absorver algo útil e com fundamento, preferem ver dancinhas e piadas. Conhecimento nunca é demais. Fico feliz por ainda existir pessoas que absorvem bons conteúdos. Abraço 💪🏽
Começando pelo globo girando.
Top
Pessoas normais querendo relaxar após um dia estressante: série no Netflix.
Eu querendo relaxar após um dia estressante: vídeos técnicos sobre aviação.
Valeu Fernando, excelente vídeo, como todos.
Sou muito fã do canal.
Ne
Eu também! Rsrsrs
Netflix não agrega nada!
EU TBM SOU FÃ.
Valeu Fernando nao sei nem como lhe agradecer por esta bela aula aqui no aero, obrigação professor Fernando , deus te proteja
Isso não é um vídeo, e uma aula de altíssimo nível, parabéns Fernando!
Curiosidades e dicas da avaliação para o público leigo apresentado com simpatia e de forma bem didática. Sem dúvida alguma o melhor canal sobre o tema , e alem de tudo com boas músicas e muito bem produzido. Parabens você e sua equipe!
Até quando eu sei do assunto eu não me arrependo de ver os vídeos do Aero. Fernando sempre me ensina algo a mais e de forma espetacular!!!
Ótimo. Aprendi muito sobre velocidade e sustentação do aparelho. Sobre altitude máxima e velocidade mínima.
A explicação é complexa. ..Mas o Fernando realmente entende de aviação. .ótimo professor. .ensina de forma que todo mundo entende. .👍✈
Fernando, curto muito os seus videos e posso garantir que aprendi muito com vc ,e digo que só apos 30 anos de idade, descobri qual era a coisa que mais me realizava, voar e como é dificil a formaçao e trabalhar como piloto mais ainda, me conformei com o simulador xplane 11 aeronave preferida 767 que é fantastico, espero um dia a gente tomar um cafezinho e falar desse mundo da aviaçao que é inesplicavel.
Acho admirável a qualidade da didática do Fernando. A capacidade de transmissão se conhecimentos é excepcional. Sou advogado acostumado a falar para plateias, mas no quesito falar para câmeras o Fernando é mestre.
fui um péssimo aluno na escola e estou aprendendo muito com vídeos como esse. Q Deus abençoe os pilotos.
Fui "conhecer", ou tentar conhecer a Delta 5. Fiquei sabendo pelo Canal Aero, mas quando liguei pra lá, fui pessimamente atendido, quem me atendeu falou: que não existia previsão do simulador liberar, por conta da agenda. Não fiquei chateado pela escala estar toda ocupada, mas senti que não seria bem vindo nesse lugar.
Tremenda aula. Explicações super didáticas. Parabéns. Você tem o dom de facilitar todo o entendimento.
Até dá pra fazer aeronaves mais rápidas, como o bombardeiro russo Tupolev Tu-160 que tem o tamanho de avião comercial pequeno, chega a 2400 km/h e tem asas de geometria variável pra diminuir o arrasto. Mas essa aeronave é militar onde o foco é a performance.
A questão é que na aviação comercial o foco não é a performance, é a ECONOMIA que faz os olhos das companhias aéreas brilharem.
Os aviões hoje são feitos pra terem a melhor performance possível sem abrir mão da economia.
Excelente esclarecimento !!!!
Conhece o Concorde?
@@AMV12S
Sim, inclusive o Concordski.. 😅
O Concorde foi de fato um marco na história da aviação, mas também foi um grande fracasso comercial.
Honestamente eu acho que algum dia surgirá novamente outra aeronave comercial supersônica, mas não existe nenhuma previsão....
Legal.
@@AMV12S O Concorde é um exemplo em que a questão econômica ultrapassou a questão de performance.
Parabéns sua explicação é nota 1000👏👏
Canal a cada dia voando mais alto!! Obrigado por mais uma aula!!
Que excelente aula. Muito obrigado, Fernando. Gosto de aprender tudo o que diz respeito à aviação. Por isso não perco um video seu.
Canal do Aero é um show de conteúdos! Meu sonho seria poder ver e filmar um Eclipse Solar de um avião em cruzeiro.
Parabéns pela explicação Fernando.
Precioso amigo, eu gosto muito de assistir os seus videos, todos que dá tempo , eu assisto, Eu ti admiro muito e amo a forma de apresentar, mesmo que eu não entendo tudo, mas dá pra entender muitas vezes, você explica muitissimo bem, Você não é o (apresentador extrela)Você mostra as imagens dá forma que você tá explicando, isto é muito bom pra nós ter uma noção do que tá falando, Mas tem apresentador que só somente ele e nada de imagem, Pra você nota 10,100 ou 1000, sucesso pra ti querido amigo.
Já viajei algumas vezes mais a aflição de voar sempre me a companhou! Mais ao mesmo tempo sou apaixonado pela aviação!
O conteúdo do canal está cada vez melhor. Parabéns!
Concordo
Valeu, Jonas!!
É muita física e engenharia envolvida nessas maravilhas científicas que chamamos de avião. E ainda tem gente que mal sabe somar e subtrair e querem contradizer os cientistas, dizendo que a terra é plana... É só pra rir mesmo. 🤣
@@rodrigobonfim974 sem ar sem sustento nessa errou feio sobre o foguete
@@rogerli9666 Não entendi 🤷♂️
Este foi o mais completo, bem explicado e acessível de vários vídeos que já assisti sobre esse tópico. Parabéns!
Excelente e revelador vídeo Fernando! Obrigado por compartilhar conosco.
Agora entendi porque quando chego nos 41 mil pés no simulador, fica consideravelmente mais sensível (ou difícil mesmo) pilotar. Qualquer coisa errada e estola como uma pedra... 😬
Ótimo vídeo hein Fernando... Eu já tinha tentado entrar neste coffin corner no Flight Simulator 2004 anos atrás, com o 737 e o que ocorreu foi bem similar à sua demonstração: alarme de stoll e ovespeed simultâneos. Consegui sair deixando o avião em stoll e gradualmente perdendo velocidade e altitude. Confesso que coloquei Flaps em 5 graus para dar uma ajudinha, rsrsrs... Não sei o que teria acontecido em uma aeronave real...
Faz outro vídeo mostrando no simulador os limites do avião, colocando ele nos limites mais extremos 😀
Gostei da idéia 👍✈️☄️
up
Estraga o simulador, não viu que pode despedaçar?? Esse simulador deve custar uma fortuna.
Top de mais!!!! Você tem a sabedoria em falar e explicar! Parabéns pelo conhecimento adquirido.
Fico imaginando o SR71 que voava a Mach 3.5 e a 25 km de altura, mais que o dobro da altura dos aviões comerciais. Que obra de arte da engenharia americana foi aquele avião.
Falando nisso, o canal já está merecendo um vídeo sobre esse avião majestoso, fica a sugestão.
Esse avião é incrível. Até hoje e o mais rápido do mundo!
Cara que professor foda!. Simples, com exemplos e muito fácil de entender. Sim, é complexo muita coisa pra aprender, mas é fácil de se entender então parabéns!
Muito legal. Ótima explicação. 😋
Gostei muito...vc é fantástico....um vídeo explicando como uma aeronave voa 👏👏👏
De fato, todo o avião atua sobre quatro leis físicas: velocidade, sustentação, empuxo e resistência (que também têm outros termos técnicos). Tudo varia com o tamanho, o peso e a estrutura alar do aparelho. Para decolar e voar, essas quatro leis devem ser obedecidas.
Lauro Patzer em poucas palavras explicou o que o vídeo tenta, tenta, tenta, mas não explica de forma didática.
Parabéns pra este cara ele é um çramio
Esqueceu de mencionar a mais importante de todas: o dinheiro.
@@CANALDOGAMEbyDECO Não culpe o video pelo seu problema de interpretação, a explicação foi ótima e bem clara.
Só existem 3 leis da física
Cara, na boa! Você conseguiu explicar algo que até então eu não conseguia entender muito bem e ninguém tinha conseguido me explicar. Parabéns pela didática ao conseguir trazer luz a um tema complexo, já que muitas variáveis devem ser consideradas.
Parabéns, Fernando, pela explicação. Complexa mas bem demonstrada.
Eu assistia fácil mais umas duas horas de vídeo....kkkk
Aero por trás da aviação e aviões e músicas...São os melhores canais do you tube....
Minhas continências grande amigo Fernando , primeiro parabenizar vc por sempre nos informar sobre estas lindas maravilhas da aeronáutica . Vc viu o que fizeram amigo com o DC-3 que estava no aeroporto do Galeão ? Destruíram uma relíquia que pertenceu a varing . Lamentável né . Boa noite amigo . E minhas continências .
Já tem um explicando a pataquada dos burocratas no Aviões & Música.
Fernando faz um vídeo pra nós referente as temperaturas negativas que os aviões enfrentam e como suportam, reparei num voo comercial que fiz que na tela informativa apontava a temperatura externa de -50C, obrigado e abraço adoro seus vídeos.
Como explicar então o Concorde?
Sei que é um caso bem específico, mas era um avião que voava BEM mais rápido e tbm bem mais alto
Tenta explicar mais sobre as particularidades dele
Suponho que aquela asa enorme seja para a camada de ar não "descolar" dela com a velocidade, assim como em outros aviões supersônicos.
O avião era projetado pra voar mais rápido ,logo teria mais ar passando em suas asas tendo a sustentação que outros aviãoes não teriam .
São situações de altíssima complexidade que o Fernando deu uma boa noção para os entusiastas da aviação! Valeu! 🛫✈🛬
Show!! entendi quase tudo, vou rever esse vídeo e assistir os que você recomendou para entender melhor! gosto muito do seu canal, um abraço do Ceará
Super d+++, vc não se prolongou, a aviação pelo que estou conhecendo e complexa e exige a riqueza de detalhes na explicação. Parabéns!!!
Show esse vídeo Fernando, esse tipo de assunto me fascina, essas informações técnicas são as que eu mais gosto... parabéns
Caramba, ficou muito bom o vídeo! Tratar de assuntos tão complexos com tanta simplicidade e clareza requer talento! Parabéns!
Nossa que incrivel. Eh muita engenharia na parada mah. Otima explicacao.
Vídeo muito bom Fernando, como sempre. Uma sugestão seria fazer um vídeo semelhante para explicar os limites de aviões como o Concorde, afinal, ele voava a 60 mil pés e era supersônico. Grande abraço
Resumão: tem uma altitude e velocidade ideal em que o avião oferece mais desempenho com menos gasto de combustível. Obviamente é ali que ele voa.
O que quer dizer avião que voa baixinho? Referente a dito popular.
Tudo perfeito, explicações pertinentes para aviões de transporte.Como a aviação é um segmento fantástico e surpreendente,temos a aviação de caça,nas quais essas" regras",quase todas, são maravilhosamente " quebradas" com muitas variáveis em todos os sistemas,mas,sempre com total segurança.Durante 32 anos tive o prazer de servir à FAB como mecânico de aeronaves,destes,17 anos na aviação de caça,e pude enriquecer muito todos os meus conhecimentos com essa aviação" diferente" e sobretudo fantástica.Parabéns pelo canal.
Cara.. vc nasceu pra isso. Só temas interessantíssimos e de alta qualidade.. eu sempre tive essa dúvida. Td fica muito bem explicado. Agradeço d+
Fernando, eu já perdi a conta de quantos vídeos do canal eu assisti.
Sinceramente, depois de vários vídeos assistidos e das suas aulas e informações, se eu pegar um A380, eu conseguiria voar com ele.🙄🙄🙄🙄.
Show!!!!!!! Parabéns Fernando.
Ótima explicação e vídeo, Fernando!! COMO SEMPRE!! Só estranhei a parte do ar passando nas asas, já que falou que o ar passa mais rápido sobre as asas, e não embaixo, o ar não passa mais suave e rápido embaixo??! Enfim, valeu pelo ótimo conteúdo como sempre e aquele abraço! :))
Ele esta correto, o formato do aerofólio, mais curvado na parte de cima, faz as moléculas do ar acelerarem - para chegarem no bordo de ataque junto com as que moléculas passaram por baixo, percorrendo um caminho mais curto.
Esta maior velocidade do ar diminui a pressão (Efeito Bernoulli) e também faz a camada de ar grudar na asa e puxar ela para cima (Efeito Coanda).
A sustentação é, de uma forma simplificada, uma força que pucha a asa para cima, não que empurra para cima.
Excelente! Conseguiu tornar acessível a compreensão de um assunto super complexo. Parabéns!
Muito obrigado! Faz anos que tinha essa dúvida. Finalmente esclarecida!
Obrigado mesmo!
Excelente aula professor!
12:30 você fala em começar a cair, mas nessa situação é cair até o solo ou cair até uma altitude onde o avião obtenha a possibilidade de voar de forma estável? E isso também depende da habilidade do piloto em retomar o vôo... Ou seria fácil essa retomada?
Ele teria um tempo enorme para restabilizar, então considerando o treinamento que ele recebe e a experiência de voar todos os dias, eu posso garantir que ele conseguiria.
É simples recuperar de um estol. Basta diminuir o ângulo de ataque, o avião retoma o voo imediatamente. Isso se treina bem cedo, nos cursos de piloto.
e um assunto muito complexo mais a forma com que vc explica fica muito mais facil o entendimento, Obrigado por mais esse video excelente
Fernando, muito boa suas explicações... parabéns pelo feito 👏👏👏👏👏👏👏
Alguns exemplos de assuntos tratados....calculos de perda de capacidade de subica em subida acelerada....calculos de velocidades limites inferior e superior em um dado nível de vôo....calculo de velocidades de máximo alcance e autonomia....cálculo da máxima razão de subida em uma dada altitude....etc, etc, etc.
Faz um video sobre o SuperStol, que pousa em pouquíssimo espaço.
essa cultura do "bush planes" está crescendo nos EUA poderia acontecer aqui no BR tbm... são aeronaves mto baratas e fáceis de manter.
Deu uma boa noção do que acontece nessa relação peso potência aerodinâmica etc parabéns
Gostaria de ver as panes que o avião apresenta nessas condições no simulador. Seria bem interessante!
Excelente explicação! Parabéns pela clareza e didática e pelo conteúdo no canal.
Parabéns ótima explicação
Fernando vc explica muito bem se torna a explicação muito simples
Faça mais vídeos como esse pls, muito bom!
Parabéns .. vc faz suas explicações muito clara canal top
Podia fazer um vídeo sobre a passaredo depois...✈
Nossa, sensacionais as explicações, parabéns, cada dia mais sou fã deste canal! Parabéns Fernando!
Top demais! Não poderia ter ficado mais claro.
Parabéns pelo conteúdo
Quero pressa não! Pode voar calminho! (:
Que vídeo show!parabéns pelo conteúdo
Parodiando aquele famoso quadro humorístico: "Muito bem explicadinho. Nos seus miiiiinimos detalhes" rsrsrs.
Parabéns!!! Excelente vídeo!!!
Kkkkkkkk boa!!!
que vídeo show, faz tempo que não vejo um vídeo tão técnico, muito bom.
Muito bom cara,
Você tira dúvidas minhas que eu tinha a anos kkk
👏👏
Boa explicação, gostei.
Minha reação ao título: Porque avião não é míssil balístico nem ônibus espacial. kkkkk
Parabéns... ótima explicação... like garantido e inscrito no canal.
12:40 Gostaria de saber de onde você tirou que o "ar fica mais pesado". Se a pressão no interior da cabine se mantém constante, a densidade deste ar também sem mantém, e como o volume interior da cabine não muda, a massa de ar não fica maior. E, na verdade, em grandes altitudes a aceleração da gravidade é (ligeiramente) menor do que ao nível do mar, então na verdade é o contrário, o ar dentro da cabine fica é mais leve.
O ar dentro fica mais pesado sim, devido a temperatura baixar. embora os sistemas de arrefecimento manterem um pouco, mas a temperatura e a pressão caem, em relação ao solo.
Excelente explicação. Um dos melhores vídeos do YoutTube.
Entendi tudo até a parte que diz: "Fala pessoal do Aero, tudo bem..."
Então dá uma estudada em interpretação, pois a explicação foi bem clara.
@@Science_Atrium acho que foi ironia!
kkkkkkkkkkkk
@@Science_Atrium E ironia
Nem toda figura de linguagem é ironia.
Vídeo excelente, gostei muito. Além da qualidade do conteúdo, a forma de explicar mostra um alto nível de domínio do assunto. Parabéns!!!
top demais o vídeo ❤️
Olá Fernando abraço de Portugal =) Para mim faltou referência, por exemplo, a algumas especificidades do Concorde nomeadamente altitude de voo e velocidade em relação À velocidade do som. Achei que fazer um parêntesis sobre o Concorde neste vídeo era no mínimo interessante. Abc =)
Eu estava em um E190 quando o comandante comentou: devido a um fenômeno meteorológico o avião estava a 1000 km/h. Como isso é possível?
Provavelmente estava com vento de cauda ou seja um vendo no sentido de voo da aeronave, isso aumenta a velocidade e nao causa danos na estrutura e ajuda na economia de combustível alem de fazer com q o voo dure menos tempo.
@@leeo.raamos show!
@@oscaralbuquerque1213 vc ficou tenso? pq avião dá medo, inda mais numa turbulência!!!!!
@@opensador3837 não fiquei tenso. Apenas curioso, pois não tinha nada estranho, se quer turbulência, barulhos anormais, apenas a informação do comandante.
Jet stream, provavelmente. É normal utilizar as Jets para melhorar a performance do equipamento.
Gostei muito do vídeo, pois ficou bem claro os problemas estruturais de uma aeronave para atingir velocidade supersônica. Você poderia fazer um vídeo agora explicando quais os principais empecilhos existentes para se fazer uma aeronave comercial supersônica semelhante ao Concorde, porém mais econômica.
Mais próximo do 1º milhão de membros do Canal.
Mesmo para um leigo a explicação foi ótima, dá perceber que a aerodinâmica " manda " em quase tudo, excelente video.
A fuselagem teria que ser bem preparada pra aguentar mais velocidade a força do ar lá em cima e muito grande um avião que não e preparado iria se quebrar imagina um avião comercial a mais de mil km por horas
Excelente vídeo ! muito instrutivo , tirei várias dúvidas ! obrigado ! valeu Fernando ! um abraço !!!
04:30 Fernando, me desculpe, sei do teu conhecimento, mas acho que tu falou ao contrário! Tu diz que as moléculas de ar passam mais rápido por cima da asa fazendo com que a pressão aumente a pressão embaixo e gere a sustentação. Creio que o ar passe mais rápido por BAIXO! Pois a paste inferior da asa é lisa, oferecendo menos arrasto, enquanto a de cima é curva. A pressão em baixo não aumenta, o que acontece é que diminui em cima, pois o ar term um caminho mais longo que o de baixo, criando um "vácuo" logo acima da asa, deixando a parte superior da asa livre para subir, e consequentemente a sustentação.
Se o caminho por cima é mais longo e o ar por cima atravessa no mesmo tempo que o de baixo então a velocidade tem que ser maior. Ele não errou.
Efeito Coanda, o ar "cola" em cima da asa e faz ser mais rápido
E um conteúdo sensacional , pois toda máquina e feita pra aguentar um determinado limite quando chega ou utrapassa sua resistência o material começa a sentir fadiga como o metal e outros componentes titânio etc. Por tanto pode romper a estrutura da eronave começando pelos pontos móveis e depois os pontos fixos , causando total destruição do mesmo.
ELE COMEÇA DE FATO FALAR DO TEMA 10:37, OBRIGADO PESSAL!
Não poderia ser melhor!. Excelente vídeo, excelente apresentação. Nada melhor que um conteúdo de qualidade. Parabéns...👏👏👏👏👏
A questão n é ir mais rápido, mas sim pq não fazer um novo concorde
Sempre aprendo algo mais no canal, curto muito!
Abraço
Poxa já que estava num ambiente de simulação, poderia ter aproveitado pra fazer as demonstrações na prática.
No de mais Valeu.
Realmente, mas acredito que não estava totalmente operacional no momento, mais o custo da operação
@@AthosSales acredito que estava sim, afinal ele estava em voo no simulador, dá pra ver no vídeo
@@robsoncadete3340 Acho que não. A paisagem da janela não muda nunca.
Acho que vocês nao assistiram até o final, porque nos últimos segundos do vídeo ele fica tentando voar mais rápido e mais alto no simulador e nao consegue, conforme explicado no início dovídeo.
Gostei demais parabéns, muito bem explicado,se eu tinha alguma dúvida fiquei bastante ciente de como funciona parabéns
Fernando, em sua opinião a profissão de piloto está acabado para quem vai entra em 2025? Responda por favor.
Não está acabando. Aviões autônomos ainda vão demorar um pouco para serem padrão de mercado.
@@aeroportrasdaaviacao Mas será que chegaremos a um ponto de não ter nenhuma pessoa na cabine? Acho que pelo menos algum "supervisor" vai ter nos avião autônomos kkk
carlos ibraim desculpa ser curioso mas vc vai entrar em 2025?
@@gabrielmartins-qd8wx conhecendo como a aviação funciona e sempre exige muitas redundância aliado ao medo que ainda assim algumas pessoas sentem de voar, acho muito improvável de ter um avião comercial sem ninguém na cabine pra ficar supervisionando
nem em 2050 vão colocar aeronaves autônomas pra levar passageiros pq eh ilegal.
Muito legal a aula, Fernando! Estamos esperando, o dia que você puder, um vídeo bem legal sobre os AUTOGIROS (GIROCOPTEROS). Pelo tanto de minúcias desse video das velocidades dos aviões, o seu vídeo sobre os autogiros vai ser show!
Coffin corner- “curva/virada do caixao”
Exatamente: o nome é bem apropriado. Eu ia fazer esse comentário mas V. se antecipou.
Fernando, faz um vídeo tirando a dúvidas de quem deseja fazer um curso para se tornar piloto particular ou comercial
Como fazer, onde fazer, quais requisitos