Transferência de tecnologia, isso realmente funciona?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 жов 2024
  • Quer apoiar o canal? apoia.se/hojen...
    Gostou do vídeo? Então não se esqueça de curti-lo e de o partilhar com os seus amigos! Obrigado!
    E-mail de contato: hojenomundomilitar@gmail.com
    Twitter (@hoje_no) : / hoje_no
    Instagram (hojenomundomilitar): / hojenomundomilitar
    Facebook: / 1598464527114606
    "Hoje no Mundo Militar"
    Um canal spin-off do "Hoje na Segunda Guerra Mundial"
    / hojenasegundaguerramun...
    Música:
    Crusade - Video Classica de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (creativecommon...)
    Origem: incompetech.com...
    Artista: incompetech.com/

КОМЕНТАРІ • 839

  • @HojenoMundoMilitar
    @HojenoMundoMilitar  7 років тому +110

    Quer apoiar o canal? apoia.se/hojenomundomilitar
    Gostou do vídeo? Então não se esqueça de curti-lo e de o partilhar com os seus amigos! Obrigado!

    • @rennemachado2357
      @rennemachado2357 7 років тому +13

      Hoje no Mundo Militar Marcelo fala sobre o Brasil no Haiti!

    • @maiconventura90
      @maiconventura90 7 років тому +1

      Hoje no Mundo Militar Walking Guerras quer falar com você.

    • @joaopatson9977
      @joaopatson9977 7 років тому

      Hoje no Mundo Militar vc poderia fazer um. Vídeo sobre os vants e se seria útil para o Brasil investir e fala sobre o falcão que é o vant que está pesquisando e ainda está na fase de testes mas vc poderia falar se esse processo está indo pra frente e que é o Brasil está investindo nele

    • @waldeirguerreiro5845
      @waldeirguerreiro5845 7 років тому

      Hoje no Mundo Militar EXLENTE MATERIA COMTINUE ASSIM MAIS SERIA MELHO TER ESCOLESEM F18 HORNETS PARA FAZER FENTE ALOS SUKOI SU 30 MK2 DA VEVENEZUELA

    • @sidaosilva87
      @sidaosilva87 7 років тому +3

      Hoje no Mundo Militar BASE AÉREA DE ALCÂNTARA no Maranhão. Ontem o Min. José Serra falou em seu Instagram sobre novas negociações com os EUA, poderia falar sobre o tema?

  • @ricardosantos2463
    @ricardosantos2463 7 років тому +37

    Quando treinava capoeira meu mestre me disse que: "Nenhum mestre ensina todos os seus golpes a um aluno" e completou: "Mas isto não impede que o aluno futuramente não seja melhor que o mestre, isso dependerá de seu talento". O Brasil está seguindo este raciocínio (espero isso do Brasil).

  • @silvio1216
    @silvio1216 7 років тому +119

    Todas as grandes potencias fizeram e ainda fazem uso de espionagem industrial, se o Brasil não fizer uso da engenharia reversa p/ desenvolver seus próprios equipamentos é por que somos muito otários mesmo.

    • @lucasithegreat2711
      @lucasithegreat2711 7 років тому +26

      Claro que não faremos isso, jamais faríamos tal coisa. Suecos lendo isto não se preocupem. (Raimundo ssshhh)

    • @wentzgretz4470
      @wentzgretz4470 7 років тому +9

      Não acho que de problema e " palgiar " ou "roubar' tecnologia igual os chineses, se for para uso próprio, não para comercializar isso iria dar uma leve falancia, mas nada de tão grave aconteceria.

    • @fszillner
      @fszillner 5 років тому +5

      Não se aprende dos outros pra fazer igual...é pra fazer melhor.

    • @joelsantos9177
      @joelsantos9177 2 роки тому

      Exatamente isso .
      Tudo se copia .

  • @lucasithegreat2711
    @lucasithegreat2711 7 років тому +4

    Esse vídeo foi muitíssimo esclarecedor. Achei legal que você já elaborou perguntas e as respondeu imediatamente, poupando assim os leigos de fazer essas mesmas perguntas repetidamente. Mas claro que haverá outras. Muito bom trabalho Marcelo.

  • @scientech7906
    @scientech7906 4 роки тому +1

    Marcelo, você superou minha expectativa.

  • @robersonantonio5403
    @robersonantonio5403 7 років тому +2

    Os vídeos desse canal, são os melhores que eu assisto no you tube, não pelo conteúdo, por que isso é uma questão de gosto ou afinidade, mas principalmente pela sensatez, o que anda em falta na maioria dos canais, e também pela qualidade das informações, não é apenas um conteúdo superficial, mas também não é técnico de mais onde só profissionais da área iriam entender. PARABÉNS AO CANAL

  • @scientech7906
    @scientech7906 4 роки тому +2

    Uma boa dose de espionagem industrial, sempre vai muito bem no mundo militar. Podemos copiar sim, se não exportamos o produto, ninguém ficará sabendo que foi feito engenharia reversa. As ultracentrifugas de ARAMAR não foram criadas na USP ou IME, cópias aperfeiçoadas de um equipamento europeu, quando quiserem ver, não mostramos e pronto.

  • @matheuscunha7100
    @matheuscunha7100 7 років тому +5

    Resumindo: o governo tem q investir mais em pesquisas ao invés de ficar só comprando armamento pronto.

  • @AlexandreFontoura61
    @AlexandreFontoura61 7 років тому +8

    Desde quando a FAB disse que o radar ou motor do Gripen NG teria que ser fabricado ou ter suas tecnologias transferidas para o Brasil? O vídeo entra nesta contradição. Ao dizer que 350 engenheiros e técnicos estão num programa com a Saab. Então, a troca de experiências entre o pessoal sueco e brasileiro é exatamente o foco da parceria entre Brasil e Suécia no caso do Gripen NG, ao contrário do que é falado no Gripen. Claro que a transferência de tecnologia não existe quando um dos parceiros não tem quem possa recebê-la ou compreendê-la. Não existe no Brasil um empresa que desenvolva radares para caças. A única experiência do país nesta área foi com a antiga FIAR (hoje parte da Selex ES), no desenvolvimento do radar SCP-01 do AMX. Começou com a antiga Tecnasa e terminou com a Mectron. Hoje a experiência do Brasil com radares está na Bradar (subsidiária da Embraer), na forma dos radares M20, M60 e M200, em uso pelo Exército. Também não temos fabricantes de motores aeronáuticos. Então, nem radares e nem motor estavam no escopo do Programa F-X2. A integração e destes sistemas, bem como a integração de nossas armas, sim. Então, por isso a transferência dos códigos referentes a esta capacidade. Por outro lado, estamos pagando pelo desenvolvimento conjunto de parte do programa Gripen NG. Por exemplo, a Embraer irá desenvolver a versão biposto do caça, junto com engenheiros e técnicos suecos. A transferência de tecnologia então ocorrerá, or que, neste caso o pessoal brasileiro sabe quais as perguntas a fazer e quando fazê-las, pois a Embraer tem capacidade técnica para isso, coisa que não acontece no caso de radares para caças ou motores aeronáuticos, porque não temos pessoal no Brasil com conhecimentos nestas áreas. A Embraer tem um longo histórico de absorção de tecnologias com parceiros industriais. Foi assim com a fabricação sob licença do Xavante, quando absorveu técnicas de construção aeronáutica mais modernas do que as empregadas no Bandeirante, como colagem metal-metal e outras. Foi assim com a construção de 250 conjuntos de asas para F-5E/F através de contrato com a Northrop, quando aprendeu a construir estruturas do tipo honeycomb. Foi assim com a fabricação de parte e peças em material composto para a s empresas Sikorsky e McDonnell-Douglas e foi assim com a fabricação do AMX, novamente em parceria com os italianos, onde desenvolveu e fabricou as asas do avião, entre outras peças. E será assim também com o Gripen NG. Achar que a Embraer não vai absorver nada de tecnologia no Programa, é duvidar muito da capacidade técnica da empresa. É claro que eu concordo com muita coisa dita no vídeo, como a necessidade de se investir em capacidades próprias.

  • @rafaelalans9211
    @rafaelalans9211 7 років тому +17

    esclarecedor, eu pensei q a Força Aérea seria capaz de projetar novos caças com base no gripem

    • @jotarokujo1995
      @jotarokujo1995 3 роки тому +1

      Ele será, porém em alguns pontos ele terá que aprender a produzir do zero ou fazer parcerias para desenvolver aquela parte do projeto.

    • @miguelmig1771
      @miguelmig1771 2 роки тому

      otárioooooo kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @fabioaz148
    @fabioaz148 7 років тому +2

    Posso estar enganado, mas tinha lido que uma das transferência nesse projeto do Gripen, foi o Sistema Operacional da aeronave que é aberto, isso abre muitas possibilidades, pra mim essa foi a principal transferência pois permite integrarmos ao gripen armamento e sensores de qualquer fabricante, nos concorrentes, rafale, F18 não poderíamos por ex usar um míssil israelense ou russo pois seria incompatível devido aos protocolos do S.O. fechado do avião .

  • @gustav4351
    @gustav4351 7 років тому +2

    Marcelo faz um vìdeo falando das seguintes armas:-XM25 CDTE
    -XM29 OICW
    -XM307 ACSW
    São armas interessantes.Parabéns!

  • @rafaelc.candido1115
    @rafaelc.candido1115 7 років тому +2

    Como sempre um ótimo e esclarecedor vídeo, apesar de saber alguma coisa sobre o assunto raramente vejo um vídeo do Marcelo que não me acrescenta em nada.... Parabéns!!!

  • @1000brainy
    @1000brainy 7 років тому +1

    Video muito importante e que deveria ser amplamente divulgado. É triste, frustrante e irritante ler e ouvir nossas "autoridades" alardeando sobre essa história de transferência de tecnologia nisso e naquilo, e os tolos acreditando (ou fingindo que acreditam) nessa balela. Tristemente somos um povo que debocha de si mesmo, o que facilita a tarefa dos incompetentes e maus brasileiros que destroem nossas iniciativas.

  • @edsonormmota
    @edsonormmota 6 років тому

    Esse é de longe o melhor canal do UA-cam.

  • @seigugames2141
    @seigugames2141 7 років тому +1

    Hoje no Mundo Militar faz um video sobre uma possivel interferência militar no brasil

  • @Naofacoideka
    @Naofacoideka 7 років тому +18

    É claro que não dominaremos a total tecnologia sobre a fabricação de caças. Mas, mesmo com todos os podres, o Brasil sempre conseguiu aprender à força, como o exemplo do enriquecimento do Urânio, que aprendemos sozinhos.
    Eu acho que essa compra será um avanço ENORME para o Brasil e para EMBRAER.

  • @LucasBarrava
    @LucasBarrava 7 років тому +28

    engenharia reversa>>>>>>transferência de técnologia

    • @rodrigoBotinellyhp
      @rodrigoBotinellyhp 6 років тому +4

      LucasBarrava ™ engenharia reversa é um forma de transferência de tecnologia mas de forma ilegal né

    • @ricardoclavilho4433
      @ricardoclavilho4433 3 роки тому +1

      @@rodrigoBotinellyhp pois é, por isso os chineses são experts

  • @souzacordeiroeduardo
    @souzacordeiroeduardo 7 років тому +1

    Bravíssimo!!!!!! Parabéns pelo vídeo. MUUUUUITO BOM O VÍDEO. Parabéns.

  • @celsoandrade4068
    @celsoandrade4068 7 років тому +4

    É muito vantajoso este tipo de parceria. A Embraer adquiriu a tecnologia necessária para a construção de seus jatos a partir da parceria firmada com os italianos na construção do AMX. Foi ali que desenvolveram a tecnologia das asas usadas hoje em seus jatos comerciais. Quando o Brasil através da Embraer firmou contrato com a Saab, adquiriu o mais importante item de um caça. Adquiriu o código fonte de todo os sistemas e computadores da aeronave. A Saab se encontrava em uma situação vulnerável pois não tendo nenhum cliente externo para essa aeronave viu no Brasil a salvação de seu projeto como também a sobrevivência a médio prazo da própria divisão aeronáutica da Saab. Acredito que após esta parceria inicial Embraer e Saab, que são empresas que se complementam, ou seja, não competem entre si em nenhum produto produzam juntas uma nova geração de caças.

  • @negociosonline40
    @negociosonline40 5 років тому +1

    É só juntar uns 30 engenheiros brasileiros, depois compra apenas um caça de cada país e faz engenharia reversa em cada caça depois faz um versão bem mais melhorada pra sair na frente da concorrência.

  • @thiagoxcz
    @thiagoxcz 7 років тому

    A engenharia estrutural dessas aeronaves são excepcionais é essa tecnologia que o Brasil está interessado tanto que foram engenheiros estruturais que foram mandados para lá vai ser um ganho enorme nessa área.O que eles não vão mostra é do que é feito e como se faz para determinado matéria chegar a esse nível de resistência!

  • @canthama2703
    @canthama2703 7 років тому +1

    Marcelo, vc tem 100% de razão, ótimo vídeo.

  • @frankyst3537
    @frankyst3537 5 років тому +2

    A Embraer criará sua própria tecnologia a partir do que receber, assim como empresas nacionais desenvolveram alguns mísseis sofisticados no Brasil.

  • @edcrju
    @edcrju 7 років тому +3

    Olá, gostaria de parabenizar o canal pelo ótimo conteúdo. Tão bom quanto o "Hoje na Segunda Guerra Mundial".
    Gostaria de dar uma sugestão. Seria interessante termos mais informações a respeito do (ou dos) organizador do canal, conhecermos mais sobre quem narra os vídeos e realiza as pesquisas e informações dispostas nos vídeos. Acredito que proporcionaria maior credibilidade e confiabilidade do que já há e aumentar ainda mais o número de espectadores.
    Parabéns pelo ótimo trabalho. Sou fã.

  • @pedrojoao6790
    @pedrojoao6790 7 років тому +1

    Mas o Brasil pode modificar o avião? Ou precisa de autorização? Digamos, há investimentos nesta área e conseguimos criar nossas próprias peças (radar, armas), podemos usá-las no jato? Ou poderá haver problemas não só com contratos mas também com compatibilidade?

  • @luisotaviomatta
    @luisotaviomatta 6 років тому +1

    Se o Brasil aprender a montar um caça usando peças compradas prontas ... Já estará bom d+ ..! O q não falta são empresas dispostas a nos vender essas blackBox ...

  • @andrefonseca3567
    @andrefonseca3567 7 років тому +3

    muito bom vídeo Marcelo! transferência de tecnologia realmente é algo muito superficial e relativo essa é a verdade. caso contrário seria muito fácil deter as técnicas de construção de equipamentos militares ou não.

  • @manuelpinto3051
    @manuelpinto3051 7 років тому +4

    2:04 Grande António Costa!!! Já agora, para quando o vídeo das Forças Armadas Portuguesas?

  • @rogerio1016able
    @rogerio1016able 2 роки тому

    Pelo que eu me lembro na discussão na acinatura do contrato falava em transferência irrestrita de tecnologia!! Na dúvida o que mais me chamou a atensão foi o fornecimento do código fonte para a FAB para estalar software nacional como a cistema de indetificação amigo inimigo, de fabricação nacional! E principalmente a capacidade de integrar mísseis de diferentes nacionalidades!

  • @rafael_bardelli
    @rafael_bardelli 7 років тому +15

    os Russos haviam oferecido uma parceria com o Brasil para o desenvolvimento do Sukhoi PAK FA. Esse seria o caso de uma real transferência de tecnologia?

    • @v.franca1517
      @v.franca1517 4 роки тому +3

      Rafael Bardelli Russos são mentirosos, antes de fechar o negócio eles disseram que iria transferir a tecnologia, mas depois ele não o fazem.

    • @FACEDAMORTE
      @FACEDAMORTE 4 роки тому

      sim

    • @fidelisshorts1742
      @fidelisshorts1742 2 роки тому

      Sim. Já que ambos pesquisam a mesma tecnologia.

    • @robertosamoraes6166
      @robertosamoraes6166 2 роки тому +1

      Não

  • @hermambendin3779
    @hermambendin3779 6 років тому

    O melhor é haver um equilíbrio do saber. Devemos transmitir nosso conhecimento apenas a quem for dígno de recebê-la, é o que eu acho!

  • @tiagottec1
    @tiagottec1 7 років тому +1

    No caso do Gripen, segundo li tempos atrás, o principal item de transferência de tecnologia foi o código fonte do controlador do avião. Isso vai permitir o Brasil utilizar diversos tipos de armas de vários fabricantes, conforme a necessidade, algo que não seria possível com os caças da Boeing e da Dassaut que só usariam armas fornecidas pelos mesmos fabricantes, com acesso ao código fonte o Brasil terá muito mais liberdade para equipar o avião, o que é estrategicamente muito mais vantajoso.

  • @edison04184493313
    @edison04184493313 7 років тому

    é isso aí tio !!! não dá para ficar esperando as tecnologias cair do céu !

  • @Mateus.titanium
    @Mateus.titanium 7 років тому

    PRIMEIRO EU CURTO DEPOIS EU ASSISTO !
    CURTO DE OLHO FECHADO POIS ESSE CANAL É MARAVILHOSO.
    PESSOAL VAMOS PEDIR PRA ELE FAZER UM VIDEO EXPLICANDO AS DIFERENTES
    PATENTES...MAJOR CORONEL TENENTE GENERAL... E UM VIDEO SOBRE AS
    DIFERENÇAS ENTRE BATALHAO ESQUADRÃO PELOTÃO DIVISÃO...

  • @orestespaschoalfilhopascho9999
    @orestespaschoalfilhopascho9999 7 років тому

    mais uma vez,meus parabens por mais uma materia bem elaborada,isto que voce relatou esta bem exemplificado com a venda do sistema astro da avibras para o iraque com transferencia de tecnologia,sendo que o iraque nunca conseguiu contruir o sistema.
    como voce mesmo sitou,estas transferencias de tecnologia tem muitas clausulas de contratos que não podem ser violadas e muitas tecnologias que o comprador do artefato,sempre desconhece.abraços

  • @ricardocoutinhocarli1032
    @ricardocoutinhocarli1032 7 років тому +1

    A compra de tecnologia é sim um bom negocio para quem compra, economiza tempo e dinheiro para desenvolver algo que já se tem no mercado. Agora o tempo e o dinheiro que se economizou tem que ser usado para atualizar e desenvolver essa tecnologia independente do fornecedor inicial. Nos anos 70 o Brasil comprou da Alemanha a tecnologia dos atuais submarinos da nossa marinha, e por falta de investimentos em cima dessa tecnóloga, ficamos de novo parados no tempo, ai compramos de novo outros submarino de porte médio da França para ser equipado com energia nuclear.

  • @andremendes7414
    @andremendes7414 2 роки тому

    Esse vídeo foi muito esclarecedor sobre essa história de "transferência de tecnologia"!!

  • @angelobaraldi6657
    @angelobaraldi6657 7 років тому +3

    O Gripen NG 'não tem caracteristicas preponderantes' de um caça de 5ª geraçao. É o unico Mono-Turbina, se tivessemos investidos no projeto AMX-Italia seria mais vantajoso.

  • @lucasolibiostanislav3256
    @lucasolibiostanislav3256 7 років тому

    Já havia falado isso em inúmeros comentários do grupo do facebook obrigado por esclarecer cada ponto e sobre tudo deixar claro o que realmente é a "transferência
    de tecnologia"

  • @TheAlexandrecamargo3
    @TheAlexandrecamargo3 7 років тому +5

    Eu até imaginava que eles não iria transferir esse tipo de tecnologia, no final da contas não adiantou nada a compra desses aviões essa transferência de tecnologia só pra ficar montando avião, o Brasil tem capacidade de projetar e desenvolver aviões .O dinheiro gasto na compra, poderia ter usado na pesquisa e projeto de construção de caças 100% Brasileiro

  • @andrebastos4539
    @andrebastos4539 2 роки тому

    É inevitavel o estudo com engenharia reversa de tecnologias à nossa disposição, isto porque o que consideramos tecnologia e inovação hoje logo é superado por algo novo e mais eficiente. O mercado de defesa não trata de ética quando o assunto é SEGURANÇA NACIONAL.

  • @FavelaPolitizada
    @FavelaPolitizada 7 років тому +148

    O Brasil é capaz de desenvolver essa tecnologia sozinho,o Submarino nuclear é um exemplo disso. O que precisamos é de lideres de verdade como Bolsonaro que dá a devida importância a esse setor,só isso.

    • @Canal_das_Loirinhas_supremas
      @Canal_das_Loirinhas_supremas 7 років тому +9

      Zueiros,Criativos e Curiosos tem que tirar aquele Comunista do Aldo Rebelo de la

    • @lucasithegreat2711
      @lucasithegreat2711 7 років тому +8

      Não estenda as coisas mais do que o necessário. É preciso investimento, nada mais.

    • @seigugames2141
      @seigugames2141 7 років тому +5

      Zueiros,Criativos e Curiosos #bolsonaro2018

    • @AlaorSaccomano
      @AlaorSaccomano 7 років тому +9

      Não é mais o safado Aldo Rebelo...agora tem outro comunista no lugar: Raul Jungmann.... e não é só este o problema. A falta de apoio para a Ciência e Tecnologia, este sim é o problema. Veja quem é o ministro da C&T hoje: Kassab... sem conhecimento de C&T. Só para concluir, não existe no Brasil a profissão de CIENTISTA PESQUISADOR, isto é, regulamentam na CBO (Classificação Brasileira de Profissões) tem profissões das mais insensatas (Mãe social, Leiloeiro, Documentalista, só para citar algumas), mas Cientista pesquisador e afins, nem pensar.

    • @FavelaPolitizada
      @FavelaPolitizada 7 років тому +7

      Lucas I The Great Querido , o investimento nunca vai acontecer com eficiência em quanto houver a quantidade de gente corrupta que tem no país hoje ...No Brasil há uma média de sonegação da ordem de 500 bilhões de reais por ano ,200 bilhões de reais são perdidos anualmente na corrupção,150 a 250 bilhões pagos a uma quantidade excessiva de cargos políticos e cargos comissionados desnecessário para o país e mais de 150 bilhões vão para obras sem eficiência pública...Traduzindo tudo isso ,são um montante equivalente a mais de 2 vezes o que a China gasta com seu esforço militar. Esse é o dinheiro que perdemos anualmente.
      Não tem nada haver com lideres ? Não tem nada haver com política ? É sério ? Bolsonaro,ACM e agora João Dória vem mostrando o que um líder de verdade pode fazer pelos seus. Por trás de uma administração de sucesso ,seja na iniciativa privada ou pública,sempre existe bons lideres,isso é um fato.

  • @danieltorcatisaroa9406
    @danieltorcatisaroa9406 5 років тому

    Nossa e bem complicado 😅 Parabéns pelo seu canal excelente nota 1000✌😎👍💚💛💙👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @wesleylima1737
    @wesleylima1737 4 роки тому

    Olá boa noite adoro seu canal aprendo muito com ele continue assim

  • @caiopestana4388
    @caiopestana4388 7 років тому +1

    Fala sobre o míssil anti-tanque estadunidense TOW.

  • @AndersonSantos-nl9vl
    @AndersonSantos-nl9vl 7 років тому +1

    Boa tarde Marcelo. Primeiro parabéns pelo vídeo. Uma dúvida, essa transferência seria uma base para o Brasil ou a Embraer poder fabricar aqui algumas peças de reposição e não ficar tão dependente da Saab. Seria como por exemplo, dos equipamentos fornecidos pelos russos que muitas vezes deixa os compradores na mão ?

  • @cesarramos9314
    @cesarramos9314 7 років тому +2

    Se o Brasil começar a investir em educação, talvez um dia as pessoas possam entender que um prêmio Nobel é mais importante para o país que uma copa do mundo de futebol.

    • @alansantanabrito8670
      @alansantanabrito8670 5 років тому

      Bati três anos , pra conseguir entra numa faculdade pública (uneb), uma das melhores, finalmente consegui entra no curso de engenharia de produção civil Chegando lá descobrir , que era inviável para uma pessoa pobre ,tomava o dia todo , passava fome dentro da faculdade, não tinha assistência médica ,odontológica ,transporte saia do meu bolso ,a faculdade tinha mas greve do que aula, o desgraçado do professor quase não dava aula ,o nível das provas era alto ,esse mesmo sujeito ensinava numa particular , as provas eram fáceis. Quando questionei ele dizia que era concursado. As mesma mazelas que eu vi no ensino fundamental e no médio , perduram no superior. Com tanta hipocrisia na educação, fica difícil achar que algo vai melhorar. Há propósito eu desisti da faculdade antes que eu morrece de fome , deixa ela para os filhos da elite.

  • @gabrielviana369
    @gabrielviana369 7 років тому +4

    é que nem a história do ''pulo do gato''?

  • @DanielPMotocarvlogDF
    @DanielPMotocarvlogDF 7 років тому

    Falou tudo Marcelo, temos sim a capacidade de criar nossa própria tecnologia, falta é investimento e interesse político para tal.

  • @Leo01122
    @Leo01122 7 років тому +1

    fala sobre fuzis com carregadores atrás tipo da famas ou da tavor e suas vantagens e desvantagens

  • @PSXFANBR
    @PSXFANBR 7 років тому +1

    Gostaria de saber se o Brasil e detentora e criadora de algum tipo de tecnologia militar de relevância ? Que seja ou não exportada.

  • @pens6564
    @pens6564 7 років тому +11

    Olhando por esse ponto me parece que não vale de nada pagar a mais por troca de transferência! =/

  • @engvidal721
    @engvidal721 6 років тому

    Mito 2018.... Um Brasil Soberano e com orgulho no patriotismo....

  • @danielfelipe4415
    @danielfelipe4415 7 років тому +1

    tem como vc falar da modernização dos caças AMX por favor muito obrigado

  • @ElonMuchen3737
    @ElonMuchen3737 7 років тому

    Video muito esclarecedor. Gostaria de mais detalhes de como poderia ser viável, para a Suécia, a venda dessas aeronaves pelo Brasil para outros países.

  • @ri1977
    @ri1977 7 років тому

    concordo plenamente, para se ter tecnologia de ponta temos que investir em pesquisas, correr atras do prejuízo . Infelizmente o grande problema do nosso país é a corrupção, desvio de dinheiro público e coisas do tipo. Temos capacidade para sermos uma potência, temos pessoas inteligentes e capacitadas, temos muitos recursos e riquezas naturais e uma enorme extensão territorial. Mas precisamos de urgentemente de administradores públicos e não de políticos. Precisamos de pessoas sérias que canalizem nossos recursos: financeiros, humanos e naturais para desenvolver nosso amado País. Temos que todos dizer chega à corrupção!

  • @brasilmilitarx2712
    @brasilmilitarx2712 6 років тому +1

    Adorei seu comentário. Concordo em numero, gênero e grau.

  • @flaviomoreira996
    @flaviomoreira996 7 років тому

    O grande problema é que o único investimento levado a sério são os custos absurdos dos políticos em Brasília, nos Estados, nas prefeituras e nas câmaras de vereadores.

  • @picunhao1161
    @picunhao1161 7 років тому +150

    Fala sobre o armamento militar da Coreia do Norte e sua real ameaça a "paz mundial".

    • @craftworded
      @craftworded 7 років тому +1

      Ufanismo Eles nao sao nenhuma ameaça,duvido muito que usem armas nucleares como manobra ofensiva

    • @jrbatista7804
      @jrbatista7804 7 років тому

      Isso !

    • @Gsousa4
      @Gsousa4 7 років тому +1

      Para começar nem paz mundial temos,o oriente médio ta quase que constantemente em conflito e a Coreia do Norte pode até ter bombas nucleares,mas não tem capacidade de jogar isso a nem 1.000km do território deles

    • @marcouno8850
      @marcouno8850 7 років тому +2

      +carlos eduardo ferreira de souza Mostre alguma fonte relativamente confiável, por favor. Já testaram essa super EMP? Não né?! Num satélite, que a Coreia do Norte lançou? Caso não saiba é relativamente fácil abater um satélite em órbita, os EUA nunca ficariam sentados esperando com uma arma dessas em órbita apontada para a cabeça deles. E lançar isso no ocidente afetaria a Rússia e a China demais para fazer isso valer a pena, sem contar que poderia se voltar diretamente contra os Russos. Nenhuma potência no mundo deixaria isso voando sobre suas cabeças e com um ditador norte coreano com o dedo no botão. Não quero parecer otário mas sua narrativa e sua história não parecem muito viáveis.

    • @Eletr0nica
      @Eletr0nica 7 років тому

      Ufanismo up!

  • @leandrolucasfaleiros6360
    @leandrolucasfaleiros6360 4 роки тому

    Mesmo nao sendo tranferencia Completa , e' melhor que nenhuma .

  • @marcosfelipesantos5932
    @marcosfelipesantos5932 7 років тому

    Parece que nunca ouviram falar de clausula de não concorrência entre empresas ou propriamente para patentes, você pode produzir, investir, exercer e vender localmente e internacionalmente porem não pode concorrer com o proprietário original, e muito comum entre produtos e mesmo entre funcionários.
    Ao invés de receber planos quebrados, você recebe a totalidade porem com restrições de venda e não de projeto ou produção, você tem o produto inteiro, o projeto total, pode produzir em qualquer quantidade e vender em qualquer quantidade desde que de maneira local por um determinado tempo, acabado o tempo da clausula (hipoteticamente 5 ou 10 anos) o comercio é livre.

  • @dheyssonangelico2182
    @dheyssonangelico2182 7 років тому +1

    mano meus parabéns continue com o canal !! para não mano isse canal e muito massa

  • @vitorsantosnery1960
    @vitorsantosnery1960 7 років тому +1

    Fala sobre o sistema de defesa do Palácio do Planalto, por favor.

  • @josimarfamaral
    @josimarfamaral 7 років тому

    Tem também o chamado "código fonte". Marcelo, você poderia explicar o que é o "código fonte"?

  • @andremonteiro5534
    @andremonteiro5534 7 років тому

    Então no caso, mesmo demorando o país tem que investir em pesquisa. Então, qual a vantagem em adquirir um avião como o da SAAB? Não seria melhor investir em um projeto brasileiro e a partir daí desenvolver esse projeto?

  • @danielslep
    @danielslep 7 років тому

    a verdade que muitos não conhecem. parabéns

  • @legionarius-z7x
    @legionarius-z7x 7 років тому

    Adorei esse vídeo eu sempre falei isso nas minhas conversas.

  • @Varadebambu
    @Varadebambu 7 років тому +2

    Existe "mão de obra"( know how) disponível no mercado internacional ( ucranianos, israelenses e russos)?? Seria possível "desenvolver" a tecnologia?? Parabéns pelo canal! Excelente fonte!

  • @GhostRider-nq6sl
    @GhostRider-nq6sl 6 років тому

    Vídeo que gostei muito, pois extinguiu várias dúvidas minhas, obrigado ! ! !

  • @juniofiuza3646
    @juniofiuza3646 7 років тому

    só vindo com os códigos mãe, já é de grande valia. e a embraer é mais uma montadora nos seus projetos q propriamente dito uma fábrica. as peças principais são importadas e não desenvolvidas.

  • @eduardovivo1467
    @eduardovivo1467 7 років тому +1

    excelente video virei fã do canal ta de parabéns serio mesmo voce explica com uma riqueza de informação

  • @peritobrasil
    @peritobrasil Рік тому +1

    Diversas vezes o Brasil comprou produtos militares com transferência de tecnologia mas por falta de verbas e vontade não se produz nada e dali a 20 anos quando precisam de novos produtos temos que comprar de novo a transferência de novas tecnologias.

  • @willbr4825
    @willbr4825 7 років тому

    Qual das forças geram mais gastos e possuem custos maiores de operação, marinha, exercito ou aeronautica?

  • @danielfelipe4415
    @danielfelipe4415 7 років тому +1

    tem como vc falar sobre a modernização dos caças AMX por favor muito obrigado..

  • @everest648
    @everest648 7 років тому

    mais um ótimo vídeo,parabéns cada vez mais vc nos surpreende com suas pesquisas.

  • @jaimekrulgrudyfonseca1454
    @jaimekrulgrudyfonseca1454 5 років тому

    18/08/19 Domingao,,,Cara aki BRASIL,,tem muito POTENCIAL humano e matrtia prima,,MASS mas nosso entra e sai governantes não envestem em cultura e tecnologia sendo assim vamos continuar por muito tempo nesta dependência de TECNOLOGIA dos outros que é um pena,,, adorei vídeo e as explicações,,ENOBRECEDORRRRR,,parabéns e sucessooooo

  • @danielfelipe4415
    @danielfelipe4415 7 років тому +1

    tem como vc falar da modernização dos caças AMX por favor obrigado...

  • @franzzanow5170
    @franzzanow5170 7 років тому

    parabéns bem explicado

  • @mariobrito3127
    @mariobrito3127 7 років тому +3

    antes de você concluir o "caros amigos, bem vindos ao..." e eu já curte o vídeo.

  • @andersons.a3210
    @andersons.a3210 7 років тому

    gostaria de indicar um possível tema para um futuro video : um caça é montado com peças 100 % nacional do país que o fez ou é feito de peças de diferentes empresas . exemplo: turbina americana, componentes eletrônicos europeus

  • @Cleberbrazuca
    @Cleberbrazuca 7 років тому

    da pra se fazer sim, aos poucos como fizeram os japoneses, que depois da 2ª guerra importavam muita coisa do ocidente sem transferência técnica e depois desmontava e copiava

  • @luiscarlospereiraflorenco407
    @luiscarlospereiraflorenco407 6 років тому

    Esses caças nem deveria ser comprados de outros países, a Embraer deveria ter investido na segunda versão do AMX .

  • @LucasSantos-rw1ih
    @LucasSantos-rw1ih 7 років тому +1

    Faz análise do Eurofighter typhoon

  • @joseluizsales2096
    @joseluizsales2096 2 роки тому +1

    👍é isso air, é só criarem vergonha e trabalhar é não terem preguiça de trabalha.

  • @Panopticovirtual
    @Panopticovirtual 7 років тому +1

    Evidentemente, nenhuma transferência de tecnologia é plena, pois seria uma desserviço para com todo o esforço despendido em desenvolvê-la. Infelizmente, no Brasil, a parte de pesquisa e desenvolvimento - sobretudo em tecnologias sensíveis - é solenemente ignorada e desprezada por nossos governantes.

  • @delcampos.
    @delcampos. 7 років тому +2

    Seremos uma grande potência militar quando começarmos a desenvolver, o programa nuclear Brasileiro é um exemplo.

  • @matheusmandai6675
    @matheusmandai6675 3 роки тому

    Interessante a pergunta que titula o vídeo! Trabalhei alguns anos em agencia de inovaçao e sempre acatei isso como se fosse sempre bom. Nem td sao flores entretanto.

  • @rogeriogoncalves3054
    @rogeriogoncalves3054 7 років тому

    O GRIPEN NG terá o seu desenvolvimento em conjunto (Brasil e Suécia). Na essência eles montarão o avião, não desenvolvendo as peças mas sofisticadas do avião, que não ocorre nem na própria SAAB.

  • @williamrocha3255
    @williamrocha3255 7 років тому

    Talvez seria interessante se a Embraer mentisse sobre, por exemplo o radar. Por que ela não seria obrigado a revelar como é que funciona o aparelho

  • @paulolopes3027
    @paulolopes3027 7 років тому +1

    KC-390 tem o projeto exclusivo?

  • @felipefernandes2544
    @felipefernandes2544 7 років тому

    excelente vídeo, cara. aposto q sanou muitas dúvidas!

  • @joaonetto6024
    @joaonetto6024 7 років тому +7

    Eu sempre pensei que qualquer país que adquirisse algum tipo de produto militar faria um processo de engenharia reversa para adquirir a tecnologia do aparelho.

    • @nestorferreira8886
      @nestorferreira8886 7 років тому

      João Netto pena que não é assim!

    • @malokegames
      @malokegames 7 років тому +1

      A Russia e a China são os únicos que tem culhões de fazer isso na cara de pau, e ainda melhorar o equipamento! Mas geralmente não é via compra de tecnologia, mas sim, serviços de inteligencia e espionagem...

    • @vagnersilva5081
      @vagnersilva5081 7 років тому

      João Netto O exército brasileiro, vai usar uma bazuca nacional, que é um aprimoramento da sueca.

    • @malokegames
      @malokegames 7 років тому

      Não sei muitos detalhes técnicos, mas acredito que nesse caso não involva nenhuma tecnologia fechada, muito complexa, secreta ou exclusiva, como no caso de caças modernos... talvez sejam simples patentes compraveis ou já está em "dominio publico" hehehe

    • @malokegames
      @malokegames 7 років тому +2

      mas de qualquer forma é muito bom o Brasil ser capaz de produzir um equipamento desses sozinho! Mesmo se formos invadidos por tanques modernos, se a infantaria tiver a dispozição muitos desses lançadores anti-carro, é possível sim segurar uma onda de ataque!

  • @MatheusAlves-rm8wr
    @MatheusAlves-rm8wr 7 років тому

    como sempre um ótimo vídeo, ótimo trabalho!

  • @yesbrasilandworld1064
    @yesbrasilandworld1064 Рік тому

    O Brasil precisa fazer engenharia reversa , não para quebrar patentes , mas sim para caso de guerra ou de proibição de um país europeu em equipar um caça , por exemplo . Não vendemos para outros países , mas produzimos copiado para nós ... Em condições normais , não fará isso . Só em condições excepcionais ...

  • @ezequielcomplex
    @ezequielcomplex 7 років тому

    Parabéns pelo o vídeo, gosto muito do seu trabalho!!!

  • @O_Viajante.
    @O_Viajante. 7 років тому

    excelente trabalho e temos a mesma opinião o Brasil deve sim em investir em sua propria tecnologia e os brasileiros tem sim potencial para isso porem os lideres brasileiros não investe o suficientemente para isso. e isso é lamentavel

  • @tiagonascimento5543
    @tiagonascimento5543 7 років тому +1

    como sempre um ótimo vídeo...

  • @CarlosEduardo-fr8vk
    @CarlosEduardo-fr8vk 7 років тому

    Como funciona a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias militares?