muy buena explicación maestra ojalá pudiera poner subtítulos en español, yo logré entender la mayor parte de la explicación, pero sería un extra muy adecuado, ya que la materia de contratos atípicos en américa latina y en el mundo son muy similares y no tenemos la barrera de la legislación nacional.
Boa noite minha duvida séria Gostaria de saber se da para fazer a trasnferencia de acervos tecnicos de uma construtora que estar indo a falencia como trasferencia de tecnologia.
Olá, estou realizando um projeto de embalagem destinado a venda dos direitos de uso. Neste caso, o registro de transferência de tecnologia se aplica? Ou apenas os de desenho industrial e modelo de utilidade?
Olá Lucas, tudo bem? Precisaríamos entender melhor o caso concreto para verificação da solução adequada. De toda forma, se você está desenvolvendo um projeto de embalagem que se caracteriza como nova forma ornamental, ela poderá ser registrada como desenho industrial. Neste caso, o contrato será de licença ou cessão dos direitos de propriedade intelectual, e não contrato de transferência de tecnologia. Se o seu projeto se referir a melhorias no uso ou fabricação de objetos de uso prático, que acredito não seja o caso, falaríamos em modelo de utilidade e o pedido de patente deveria ser solicitado. Nesse caso, o contrato também seria de licença ou cessão da patente, mas não de transferência de tecnologia. Importante lembrar que um contrato de transferência de tecnologia pode envolver um direito de patente ou de desenho industrial, mas pelo pouco que apontou, não seria o caso. Dra. Mariana Moreti
@@AdviseOficial Obrigado pela resposta Mariana. O projeto é voltado para o segmento de fast food e delivery de lanches, e a embalagem foi projetada de forma que separe, comporte e ofereça suporte(vulgo encaixe) durante o consumo, para todos os itens de um combo (lanche, batata e bebida); por isso acho que talvez seja aplicável a modelo de utilidade, mas não é uma certeza de que seria aprovado. O registro como desenho industrial já é certeza. A parte de registro como transferência de tecnologia foi uma confusão entre a categoria de serviços e o serviço em si. ^^' Mas para fornecer o direito de uso dos registros de desenho industrial e modelo de utilidade, é obrigatório o uso dos pedidos de averbação para licença de exploração de desenho industrial e modelo de utilidade?
@@lucasmiguelmaruccio2569 para fazer o pedido de patente de modelo de utilidade, sugiro que faça uma boa busca de anterioridade e procure um profissional que possa avaliar o seu protótipo antes do pedido. Com relação ao registro por desenho industrial, me parece que não há problemas. Já sobre os contratos de licença ou cessão dos direitos, não há obrigação da averbação, mas é extremamente importante que o procedimento seja realizado perante o INPI.
Meus parabéns, vc explica muito bem o tema.
muy buena explicación maestra ojalá pudiera poner subtítulos en español, yo logré entender la mayor parte de la explicación, pero sería un extra muy adecuado, ya que la materia de contratos atípicos en américa latina y en el mundo son muy similares y no tenemos la barrera de la legislación nacional.
Boa noite minha duvida séria
Gostaria de saber se da para fazer a trasnferencia de acervos tecnicos de uma construtora que estar indo a falencia como trasferencia de tecnologia.
48 998569044
Excelente explicação! Grato!
Olá, estou realizando um projeto de embalagem destinado a venda dos direitos de uso.
Neste caso, o registro de transferência de tecnologia se aplica?
Ou apenas os de desenho industrial e modelo de utilidade?
Olá Lucas, tudo bem?
Precisaríamos entender melhor o caso concreto para verificação da solução adequada. De toda forma, se você está desenvolvendo um projeto de embalagem que se caracteriza como nova forma ornamental, ela poderá ser registrada como desenho industrial. Neste caso, o contrato será de licença ou cessão dos direitos de propriedade intelectual, e não contrato de transferência de tecnologia.
Se o seu projeto se referir a melhorias no uso ou fabricação de objetos de uso prático, que acredito não seja o caso, falaríamos em modelo de utilidade e o pedido de patente deveria ser solicitado. Nesse caso, o contrato também seria de licença ou cessão da patente, mas não de transferência de tecnologia.
Importante lembrar que um contrato de transferência de tecnologia pode envolver um direito de patente ou de desenho industrial, mas pelo pouco que apontou, não seria o caso.
Dra. Mariana Moreti
@@AdviseOficial Obrigado pela resposta Mariana.
O projeto é voltado para o segmento de fast food e delivery de lanches, e a embalagem foi projetada de forma que separe, comporte e ofereça suporte(vulgo encaixe) durante o consumo, para todos os itens de um combo (lanche, batata e bebida); por isso acho que talvez seja aplicável a modelo de utilidade, mas não é uma certeza de que seria aprovado. O registro como desenho industrial já é certeza.
A parte de registro como transferência de tecnologia foi uma confusão entre a categoria de serviços e o serviço em si. ^^'
Mas para fornecer o direito de uso dos registros de desenho industrial e modelo de utilidade, é obrigatório o uso dos pedidos de averbação para licença de exploração de desenho industrial e modelo de utilidade?
@@lucasmiguelmaruccio2569 para fazer o pedido de patente de modelo de utilidade, sugiro que faça uma boa busca de anterioridade e procure um profissional que possa avaliar o seu protótipo antes do pedido.
Com relação ao registro por desenho industrial, me parece que não há problemas.
Já sobre os contratos de licença ou cessão dos direitos, não há obrigação da averbação, mas é extremamente importante que o procedimento seja realizado perante o INPI.