ESTOU APRENDENDO GODOT DEPOIS DE 5 ANOS DE GAME MAKER
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- Meu primeiro joguinho na Godot: dinobonoide.it...
Jogos do Gagonfe: store.steampow...
Meu Jogo na Steam: bit.ly/DininhoDef
Discord: discordapp.com...
Curso de Gamemaker: bit.ly/NoneCla...
Meu amigo, continue usando Godot. Vc não irá se arrepender. Eu também tenho a licença do Game Maker, para PC. Não usei tanto tempo como vc, mas usei. Tanto que meu primeiro game foi feito com GM. Já usei tbm GDevelop (muito bom), Unity, Unreal(pesado demais) e até Construct. Mas o(a) Godot, pra mim, com esse conceito de nodes/scenes, putz...foi trabalhoso no início, mas hoje estou até "craque" com a engine. E não largo tão cedo. Obs.: não estou dizendo que é a melhor de todas, só a que mais me encantou, é 100% gratuita, vc faz 2D, 3D, 2.5D pra PC ou mobile do mesmo jeito. E tá crescendo muito! Ganhou um inscrito!
por onde vc aprendeh mano? pode indicar algum curso?
Venha, venha para o lado do open source
vamo converter ele kkk
pretendo ir pra esse lado mas vou ficar um pouco na unity
@ nao recomendo godot pra ninguem. nem pra hobby .
@@mauriciovinicius1164 pq não?
@@mauriciovinicius1164 ta bom mauricio, ja pode voltar pra unreal
Vídeo muito legal
Tem gente que acha que engine é time de futebol e não uma ferramenta para fazer jogos.
exatamente, e tem gente que acha que só porque tem curso de Game Maker e Unity, não precisa fazer o de Godot também.
@ErickDinobonoide kkkkkk
Eu não entendo nada de Godot, um dia eu procuro alguém que entende para fazer um curso disso.
None, você ja ta velho, procura ir pra praça jogar xadrez 😊😅😅😅@@noneclass
@@noneclass Acho uma boa ideia
Melhor comparação entre 2 engines que já vi na vida, a maioria fala sem dar exemplos ou pior fala de engines que nunca usaram na vida.
Uso godot a mais de um ano, desenvolvendo meu game, mano, Não me arrependo de ter aprendido godot, é surreal essa engine
Um vídeo novo do dininho, conteúdo de qualidade!
O povo é muito emocionado! Alguns gamedevs não aceitam que a engine do coração possa "perder". Só que não existe isso da engine perder. Existe do gamedev melhorar, inclusive aprendendo coisas novas em outras engines.
Nos anos 80, você tinha que saber programar em assembly dos processadores z80 e 6502 se quisesse trabalhar no mercado de criação de jogos. Se você fosse falar de C++, iriam te queimar na fogueira das polarizações. Nessa época o C++, que era, digamos, a Godot da época (era a ferramenta pra criar jogos emergente que estava despontando na época). Hoje a indústria triple A usa C++ . Quem usa Unity e GameMaker é essa parte da indústria que fica com os games "pequenos". E a tendência está sendo a adoção do Godot pelos indie. O crescimento, tanto na adoção quanto no desenvolvimento dessa engine, que pode ser facilmente acompanhado nos números da Steam, é enorme.
Aprender algo novo não é ruim. A quem interessa manter outros sabendo menos? Aprender novas engines é saudável. Ainda mais olhando os ventos das mudanças.
Eu concordo, acho que a questão da pessoa defender uma game engine é questão da pessoa ter medo de se sentir "ultrapassada", e não julgo hoje em dia tudo é muito rápido sempre temos uma pulga atrás da orelha de se sentir pra trás, entretanto, oq vai fazer um programador nem sempre é a game engine eu mesmo atualmente uso a unity, mas, trabalhos na Godot, gamemaker são fantásticos pô, jogo ainda é uma arte não tem certo ou errado faça algo naquilo que se sentir confortável, e se possível na hora que sentir que tá começando a ficar maçante tente mudar de engine ou área.
Boa, mas, o importante é estar feliz com a ferramenta que esta trabalhando. Eu uso a bevy engine que é uma engine alfa e to feliz com ela kkkk. É uma ótima reflexão sua sobre engine, digo até mais, linguagem de programação é o mesmo conceito.
🤘
GM é a pura delicinha de programar, é até irônico eu falar, mas o que me incomoda e fez mudar foi o fato de ter que fazer toda a UI por linha de comando, é muito chato e tenso fazer isso, complica muito a vida, e isso vindo de um dev frontend, que faz tudo via linha de comando, mas pra gamedev, isso faz diferença grande, sua preocupação fica exatamente no game ao invés de pensar no alinhamento de um botão quando abre o inventario, ou quando abre o menu, se toda a parte de UI fosse como na Godot, eu não teria migrado. Alguns pontos que também poderiam ser melhores no GM, sistema de partículas, sistema de luzes e principalmente luz dinâmica, mas isso não me impediria se o GM tivesse UI de forma visual e não por programação.
Ótimo video, eu sou o maluco do c++ que tá aprendendo Unreal batendo a cabeça na parede fortemente.
É muito bom de acompanhar sua jornada.
Absoluto cinema!!!!
eu tô fazendo o caminho oposto, godot é minha zona de conforto, mas comecei a aprender gamemaker e parece mto mais difícil, a física, colisão, UI, tem q fazer tudo do zero. E não tem aql estrutura hierárquica de objetos que eu tô acostumado pra organizar as coisas.
Achoq qualquer coisa diferente do costume parece mais difícil.
É então, é difícil comparar quando você já sabe uma e tá aprendendo xD.
Eu levei em consideração a quantidade de coisas que tem na engine pra aprender e começar a usar, por exemplo, pico 8 eu considero super fácil porque é basicamente meia dúzia de function e aí você se vira kkkkkkkkkkk. Você vai ter que fazer tudo do zero, mas a engine em si não tem mais o que estudar.
Eu tive contato com a Unity, 001engine e com a Godot. Embora a 001engine venha quase tudo pronto, basicamente não tem programação. Mas a engine que achei mais fácil foi a Godot, usa uma linguagem bem básica que é a GDScript. Lembrando que eu não sou um programador.
Opa, acabei de chegar no seu canal e estou retomando estudos com pixel art no aseprite. Tem um gif que estou fazendo de uma pequena animação, mas estou empacado num processo, é o seguinte: eu preciso animar células dentro dos frames em uma camada específica, em um tempo diferente das outras camadas.
Ex: Eu quero animar as rodas de uma moto em uma velocidade mais rápida que outros elementos que estão em movimento na animação, como por ex o movimento do corpo do personagem. Como faria isso?
Infelizmente aconteceu o divórcio entre dininho e gamemaker, por conta da amante (godot)
eu estou aprendendo gamemaker depois de 6 anos de godot kkkkk
to estudando godot, unity e gamemaker
se eu engine fosse time de futebol todo mundo me odiaria kkkk
e bom aprender em outras engines
Eu comecei a aprender ontem, mas como eu já conheço python, não tive tanta dificuldade com a endentação, e minha primeira engine então to tendo uma algumas dificuldades.
vídeo ótimo! só uma coisa, usa o exporter do opera gx em vez do html5, o exporter do html5 é todo quebrado e o do opera gx é muito mais estável.
quando a gente testou exportar pra opera, a unica opção que tinha era fazer upload direto pro opera GX, e ai nao é interessante, a gente precisa que rode na maior quantidade de navegadores possíveis, mas agora eu vi que tem a opção de salvar num zip, vou testar aqui.
O mobile gammimg fez mais uma vítima 😢
kkkkkkkkkkkkk F
Bacana mano. Vc ta fazendo algum curso? Vc estuda por onde?
kkk dia desse eu tava querendo abandonar a godot justamente por ser horrível para web mobile. felizmente, até onde eu saiba, é nas versões 3.X. Agora estou na 4.3 e é de boa para web mobile
Eu tenho a versão vitalicia do game meker pra web, pc e linux alguma coisa assim (estou no celular agora senão eu olhava no computador). Mas depois que a opera comprou apareceu uma atualização e a versão mensal. E ainda tem disponivel a minha vitalicia. Eu não sei se ele abre mais na vitalicia, eu consigo usar ela ainda? (Eu pergunto isso porque tenho o game maker por Hobby e comprei a uns 8 anos o Studio 2)
Cara já aprendi Godot game maker e tô aprendendo unity, se for pra lança um jogo vai ser na godot
ué
Achei muito estranho esse bug do mobile, porquê pelo que voce disse e no meu ver, parece ser específicamente com você, destesto quando acontece algo só comigo e nao sei resolver
não é só comigo não, qualquer um que testar vai ter esse problema. O que eu disse é que é um problema extremamente específico, dificilmente alguém vai precisar desenvolver um jogo web que PRECISE rodar no navegador mobile também.
@ErickDinobonoide ahn, então não é um jogo mobile, mas sim um jogo mobile na web? É porque essa parte que me deixou confuso, achei que era mobile geral, agora eu entendi, difícil isso aí
Com a experiência que você tem no Gamemaker, vc acha que e viavel desenvolver um mmorpg 2d?
é sim, pra ser sincero, a única dificuldade seria na parte de interface, RPGs em geral tem a parte de ui bem complexa e o game maker não tem nenhuma ferrramenta de auxilio pra criação de interfaces, eu tive que criar minha própria lib pra me auxiliar nesse quesito mas fora isso, tendo o conhecimento de network e toda a infra que envolve fazer um mmo, que não tem nada a ver com Game Maker, é viável sim.
@ErickDinobonoide Pow irmão obrigado!! Não conhecia o seu canal vou passar a acompanhar
Oi sumido rsrs...
O CELULAR TA EM UM EMULADOR? SE SIM O MOTIVO DE TRAVAR
nop.
Engines Excelentes!!!
Mas ainda prefiro a unity
pode se desinscrevendo então. Brinks!
tentou isso ?
Esse problema acontece porque, ao tocar repetidamente na tela do celular, o GameMaker pode estar registrando vários eventos de toque ao mesmo tempo, sobrecarregando o processamento do jogo. Para resolver isso, você pode implementar algumas soluções:
🚀 1. Usar uma Variável para Controlar o Toque
Evita registrar vários cliques seguidos rapidamente.
Código (GML)
No evento "Create" do objeto que recebe o toque:
gml
Copiar
Editar
toque_ativo = false;
No evento "Step":
gml
Copiar
Editar
if (device_mouse_check_button_pressed(0, mb_left)) {
if (!toque_ativo) {
toque_ativo = true;
// Coloque aqui a ação do clique
}
} else {
toque_ativo = false; // Libera para novo toque
}
🔹 Isso garante que um clique só será registrado quando o anterior tiver sido liberado.
🚀 2. Adicionar um Delay Entre Cliques
Se o problema for o excesso de eventos, você pode colocar um pequeno atraso.
Código (GML)
No evento "Create":
gml
Copiar
Editar
tempo_proximo_toque = 0;
No evento "Step":
gml
Copiar
Editar
if (device_mouse_check_button_pressed(0, mb_left) && current_time > tempo_proximo_toque) {
tempo_proximo_toque = current_time + 200; // Aguarda 200ms antes de permitir outro toque
// Coloque aqui a ação do clique
}
🔹 Isso impede cliques excessivos e evita travamentos.
🚀 3. Limitar o FPS Mínimo
Se o jogo estiver travando por excesso de processamento, forçar um FPS mínimo pode ajudar.
No evento "Create" do objeto principal:
gml
Copiar
Editar
game_set_speed(60, gamespeed_fps);
🔹 Isso mantém a taxa de quadros estável, evitando quedas bruscas de FPS ao tocar repetidamente.
Essas soluções devem resolver o problema. Teste e veja qual funciona melhor no seu caso!
Fonte: ChatGPT
Então. No exemplo que ele mostrou, ele comentou todo o código de leitura de touch. Ainda assim, e por default, o GM cria um delay ao se clicar na tela. Mas muito me interessa testar a sua solução no GM,; eu também estudo mais de uma engine e estou agora estudando GameMaker graças ao estúdio Chuva que eu estou partiocipando.
Eu estou a fazer o curso do NoNeClass estou ainda aprendendo lidar com esta engine mais estou gostando, quando tenho duvidas mais profundas agora eu corro para as IAs, como ChatGPT e DeepSeek, ^^,
Sim, o GameMaker tem um delay padrão no touch, mas isso pode ser ajustado com algumas técnicas, como controlar manualmente os eventos de toque ou limitar a taxa de atualização. Se quiser testar minha solução, seria legal saber seu feedback! E que massa que está estudando GameMaker no estúdio Chuva! Se precisar de alguma dica ou tiver dúvidas, é só chamar.
agradeço muito a preocupação mas essas respostas nem sentido fazem rs.
A gente já fez de tudo, a gente já literalmente removeu todo o código interno do game maker a respeito de clique na tela e fizemos o nosso do zero em javascript, funcionou mas não em dispositivos iOS. A gente já foi bem fundo mesmo nessa brincadeira aí.
Entendi, parece que vocês já foram bem fundo nisso. Se até removendo o código do GameMaker e criando um sistema próprio o problema persistiu no iOS, pode ser alguma limitação específica da engine no iOS. Já tentaram ver se o GameMaker aplica alguma configuração especial para eventos de toque no iOS ou se há algum problema relacionado ao WebView (caso estejam rodando via HTML5)?
Se o cliente está enfrentando travamentos ao tocar repetidamente na tela no GameMaker, e ele quer mudar para Godot, você pode argumentar o seguinte:
1. O Problema Pode Ser Resolvido no GameMaker
Se a única razão para a troca for o problema de travamento, explique que isso pode ser corrigido sem precisar reescrever o jogo inteiro em outra engine. Mostre as soluções que mencionei antes, como controle de toque, delay entre cliques e otimização de FPS.
➡ "Esse problema pode ser resolvido no próprio GameMaker com alguns ajustes no código, sem precisar migrar para outra engine e perder tempo refazendo tudo."
2. O Custo e o Tempo da Migração
Migrar de GameMaker para Godot significa reescrever todo o código do jogo. Isso pode gerar mais trabalho, mais tempo e mais custo, além de possíveis novos problemas.
➡ "Se o jogo já está funcional no GameMaker, migrar para Godot pode ser um gasto desnecessário de tempo e dinheiro. Ajustar o problema do toque é bem mais rápido."
3. O Cliente Precisa da Troca?
Se o jogo está funcionando bem no GameMaker e o único problema é o toque travando, pergunte se o cliente realmente precisa da troca ou se quer apenas um jogo que funcione.
➡ "O cliente está pedindo um jogo que funcione ou quer especificamente que seja feito em Godot? Se for só o problema de toque, consertamos em minutos sem mudar de engine."
4. Quando Vale a Pena Trocar para Godot?
Agora, se a troca para Godot já estava nos planos por outros motivos (custo de licenciamento, melhor suporte a multiplataforma, código open-source etc.), então pode ser uma oportunidade válida.
➡ "Se a ideia já era mudar para Godot por outros motivos, então faz sentido considerar a troca. Mas se for só pelo problema de travamento, isso pode ser resolvido sem precisar refazer tudo."
Conclusão: Resolver ou Migrar?
🔹 Se a única razão for o problema de toque, é mais rápido corrigir no GameMaker e manter o projeto funcionando.
🔹 Se houver outros motivos para a migração (custo, performance, código aberto), então pode ser um bom momento para mudar.
Se ele decidir mudar mesmo assim, pergunte se o cliente vai pagar pelo tempo extra da migração. Isso pode fazer ele pensar melhor antes de trocar.
Fonte: ChatGPT
meu deus godot ? kkkkkkkkkkkk. depois a galera gamedev n sabe pq n acha vagas de emprego.
Você assistiu o vídeo, moço? Aprender algo novo não é ruim. Se você se tornar cada vez mais especialista sobre cada vez menos coisas, engines. Vai chegar a saber tudo sobre nada.
O bonzão aí deve estar com uma vaga senior pra estar falando alguma coisa né.
Não sei se você está tendo irônico, mas se for sério. No meu caso eu comecei gamedev justamente pra não ter mais patrão, e quem me acompanha sabe que nada 67 vezes por dia que me perguntam qual engine deveria aprender, eu pergunto se a pessoa pretende entrar no mercado de trabalho, se sim eu nunca aconselho GM ou Godot. Mais ainda, eu nunca aconselho ninguém a largar tudo e virar gamedev, sempre leva como atividade secundária até vingar.
Engraçado eu procuro vaga de emprego a um tempão na área e eu só consegui por causa da Godot kkkk
Querendo ou não muitos estúdios de jogos estão usando a Godot como padrão. Eu acredito fielmente que o que está acontecendo com a Godot é a mesma coisa que aconteceu com o Blender
Eu acompanhei o surgimento do Blender e na época tinha muito preconceito e hoje se tornou meio que o padrão, poucas pessoas usam o maia ou z-brush pois a maioria das empresas não querem gastar com isso. E o profissional que usa blender hoje avançado tem sim um diferencial
@ muitos estudios de jogos estão usando a Godot kkkkkkkkk continua mentindo pra voce msm man.