Sendo certo que nem todo o comportamento dessas famílias é moralmente aceite, pois cometeram actos reprováveis e de violência sobre o seu semelhante, demonstraram uma superioridade intelectual e uma capacidade de fazer que outros, apesar de viverem em zonas ricas, nada fizeram, pouco tendo passado do nível animal de um elefante ou jacaré... e por isso praticavam a escravatura e o canibalismo! Bárbaros!
A ideia de que a Suíça enriqueceu através da escravidão é uma falácia. Embora alguns suíços individuais e empresas tenham se beneficiado do comércio colonial e da escravidão, a economia suíça como um todo não se desenvolveu com base nisso. A Suíça, um país sem colônias, era mais focada em setores como a manufatura, a agricultura e, mais tarde, a indústria bancária e de relógios. O enriquecimento suíço está mais ligado à neutralidade durante guerras, inovação, infraestrutura sólida, uma economia de mercado forte e políticas fiscais atraentes, do que à exploração direta da escravidão.
@@truthseeker9692,mesmo que a Suíça tivesse enriquecido como ele diz da escravidão, qual o problema? A escravidão era uma coisa normal na época! Hoje em dia achamos uma aberração,e bem! Este professor está a desenterrar coisas passadas e está a incentivar ao ódio, está mais que claro que ele sabe o que está a fazer! Revoltante!
Sou cabo-verdiano e vivo na Suíça… Aqui realmente há uma “impressão” de que a Suíça nunca participou da escravidão porque não invadiu países e não tem colónias… Agradeço ao vídeo que agora me esclareceu um pouco sobre o assunto… 🙌🏿💪🏿
A Suíça repetiu a dose com o nazismo. Os bancos de lá guardaram o dinheiro dos nazistas tranquilamente. O dinheiro dos judeus que estavam nos bancos não foram devolvidos aos sobreviventes. E tudo ficaria acobertado se isto não fosse exigido processualmente, mas mesmo assim criaram entraves para a liberação. O mais chocante foi a descoberta de ouro de obturação dentária dos judeus nas moedas suíças.
Somos 139.000 caçadoras e caçadores de incríveis histórias. Parabéns Professor Flávio, por nos conduzir à luz da verdade, que tentam a todo custo nos impedir saber dela em toda a sua plenitude.
@@mariabeatrizoliveiraneves9401 não é justo usar a expressão "tentam a todo o custo impedir-nos". O narrador aponta fontes que não são nossas mas proporcionadas pelos próprios. O mundo avanca mas parece que apenas nós somos os únicos estagnados. Não é justo!
Trabalho num museu em Neuchâtel. Minha pesquisa de mestrado foi exatamente a Sucia colonial e os links com o BR. Essa ligação é muito mais estreita do que imaginamos. A história de Helvecia está ligada com a família De Meuron e Borel, sim, o nome da comunidade carioca. Todos eles escravocratas na Bahia e no RJ
@@SunLight74m Tudo bem !!! É com certeza ... + 1 daquela tal função de : CORREÇÃO AUTOMÁTICA ... Que + somos NÓS que ... Temos que vir sempre atrás ... ➡️CORRIGINDO⬅️ !!! 😁💐 O que a pessoa queria escrever, é : 🇨🇭 Suíça mesmo ! 😉
É chocante ver como a história da Suíça, um país que se vende como um modelo de democracia e prosperidade, está tão intrinsecamente ligada à escravidão. Essa revelação nos força a questionar as narrativas oficiais e a olhar de forma mais crítica para o passado de nossas nações. A riqueza construída sobre o sofrimento de outros é uma dívida histórica que precisa ser reconhecida e reparada.😢
A Suiça construiu sua riqueza por sobre sangue negro escravo; de nazistas; ditadores cruéis; e corruptos do mundo todo. Por isso não aderiu à União Europeia. Não poderia ter ingerência externa sobre as "maracutais" que se escondem em seus segredos bancários. A neutralidade suiça é a maior hipocrisia diplomática do mundo!!!
Hoje essas mesmas famílias bilionárias exploram uma nova modalidade de escravatura; mais moderada, porém atingindo todas as etnias! O nome dessa nova escravidão: CAPITALISMO!!!
O capitalismo que foi dada a chance pra vcs se manifestarem a favor dos seus devidos """"DIREITOS CIVIS"""" até mesmo contra ele mesmo afinal a luta de martin Luther king e malcolm X foi aonde mesmo no pais que o maior represente do capitalismo que vcs ensistem chamar lo de """""OPRESSOR""""" os EUA inimigo direto dos países principais socialistas como China e russia que vcs ensistem defende los com unhas e dentes com ditaduras que oprimem a população até mesmo as tais minorias como os homossexuais por exemplo entre outros como venezuela cuba e Coreia do norte mas pra reclamar deles fica todo mundo pianinho né kkkk
Na verdade é possível criar riqueza através de tecnologia e inovação. A riqueza total no mundo hoje é muito maior do que era há 500 anos atrás. O problema que devemos combater não é a desigualdade social, e sim a miséria e a pobreza.
@@caioluferOs recursos são limitados. Inovação e tecnologia apenas fazem com que volumes maiores de riqueza sejam transferidos de quem consome para quem produz.
Continua nos duas atuais a todo vapor. Como ele disse no vídeo; É pouco falado ou ignorado. Eles tem o melhor chocolate do mundo, mas não tem um pé de cacau lá! Sem falar que produtos de consumo popular, é tudo "fabricado" no "terceiro mundo". NÃO TEM NADA DE CONSUMO POPULAR NA SUÍÇA QUE É DA SUÍÇA! É per, tur, ba, dor. Todo mundo quieto, ou ignorando!
Que conclusão contundente! Quanta hipocrisia reina, ainda hoje, entre aqueles que dizem acreditar que países riquíssimos, como a Suíça, nada tiveram a ver com a escravização de africanos e suas consequências! Obrigada, Professor, por mais uma aula essencial.
Mas de fato alguns destes paises existem. A exemplo da finlandia que até 1920 era um país pobre com uma economia agricola, começando seus investimentos socioeconômicos como de fato vemos hoje, nos anos 70.
O enriquecimento suíço está mais ligado à neutralidade durante guerras, inovação, infraestrutura sólida, uma economia de mercado forte e políticas fiscais atraentes, do que à exploração direta da escravidão. Da mesma forma, Singapura nunca escravizou nenhum país e, hoje, é a nação mais rica da Ásia, superando até seu ex-colonizador, o Reino Unido, em termos de prosperidade econômica.
@@truthseeker9692 Quanta ingenuidade. Singapura, assim como a Malásia, Índia, China... estava entre as regiões mais ricas do planeta há uns séculos atrás. Singapura tornou-se pobre precisamente por causa da colonização britânica. Hoje simplesmente retomaram o estatuto que lhes foi roubado pelos colonizadores. A Suíça sempre foi uma região pobre, com escassez de recursos naturais. Se não fosse o dinheiro da escravidão, das guerras, do holocausto, da corrupção, do crime internacional... os suíços continuariam pobres até hoje.
Muitos países europeus foram derrubados pela primeira e pela segunda guerra mundial depois de a escravidão ter sido abolida e se reergueram para o que conhecemos hoje sem participação de algum trabalho escravo.
Estou muito grata de ter encontrado este video seu,Professor Flavio Muniz. Por justamente por eu morar na Suica quase trinta anos na cidade de Basileia, eu fiquei chocada com esses relatos sobre os beneficios que este Pais teve com a escravidao! Estes anos todos que vivo aqui,sempre ouvi dizer que a Suica nao teve envolvimento nenhum com a escravidao,mas como eu sempre falo este Pais tem muitas coisas em oculto!Aqui tem uma aparencia que tudo é um Mar de rosas! Quando se faz a pergunta,porque a Suica é um Pais tao rico?A resposta é,porque é um Pais muito pequeno,fica mais facil de controlar a economia do Pais! Agora eu entendo bem melhor o motivo dessa riqueza toda e a qualidade de vida que esse Pais tem!Aqui tem muitas familias muito ricas,que ja vem apos geracoes,nunca acaba!Agora eu entendo! Infelizmente,as escolas aqui nao falam sobre a escravidao! Muito obrigado,por essa aula professor,vivendo por tantos anos nesse Pais,descobri hoje o envolvimento dos suicos com a escravidao!
Ouço sua fala estarrecida. Sou descendente de suíços de Schaffhausen que vieram para o Paraná para trabalhar na construção da estrada de ferro Curitiba-Paranagua. Como é bom contar com informações valiosas de estudiosos como você. Fiquei curiosa em ler esse livro mencionado aqui. Há tantos aspectos nebulosos nas migrações! Acabo de ouvir sobre o extermínio dos povos originais pelos colonizadores no Sul do Brasil. Enfim, esses dois relatos, seu entre eles, estão reverberando em tudo o que eu pensava que sabia. Parabéns e obrigada!
@reginafonseca2912 Obrigada por responder. Meus antepassados paternos também eram Fonseca. Meu avô paterno era Fonseca. Meu pai e eu já não pegamos o Fonseca.
Muito obrigada, muito importante. Moro na Suíça há 26 anos e me interessa a história. Sim já havia lido e cerca de um ano atrás fui a uma exposição em Zurique que abordava somente este tema, fiquei horrorizada com a dimensão da influência que este pequeno país teve. Muito sucesso e você acaba de ganhar uma seguidora. Abraços
Sim senhor, esta gente é falsa, sao de duas caras! CLARO e ainda hoje continuam...pois é um territoriozinho sem recursos naturais!...SÓ EXPLORADORES SEM ESCRUPULOS. O MAL E SOFRIMENTO DE OUTROS, É O SEU FUNDO DE COMÉRCIO....VIVA A VERDADE.!!😊
Eu moro aqui nessa merda faz 34 anos, me casei com a primeira suíça otária que encontrei peguei a cidadania para me garantir dei um chute na bunda da otária e hoje sou muito feliz com uma filipina. Moral da história: O mundo da voltas.
Portugal foi a maior e mais implacável potencia escravrocrata - transportou da Africa para a América mais de 7,5 milhões de negros nos navio negreiros, a Inglaterra vem longe em segundo com 3,5 milhões - está no livro Historia Negra - Sem falar nos milhões de indios que escravizou e assassinou no Brasil
Comunidade do Jacarezinho-RJ presente. Parabéns pelo belo trabalho extremamente importante e esclarecedor desse mundo hipócrita e mentiroso em que vivemos. Mas, as verdades estão sendo colocadas às vista do mundo.
@@jerryfernandes6986 meu caro, se vc estudar um pouco de história verá que essa informação é totalmente distorcida baseada em revisionismo histórico sem nenhuma evidência.
Aí que está o ponto, escravidão de pessoas sempre aconteceram no mundo, porém não como essa de definir uma cor. Estude antes de falar besteira. @@jerryfernandes6986
@@nadson3137pior que não é não, mano. Ele tá certo. Aliás, um dia desses eu tava conversando com um cara de Moçambique aqui no UA-cam mesmo, nos comentários. Ele me contou que havia ficado impressionado quando descobriu que aqui no Brasil as pessoas estudam que a história dessa forma. Lá eles estudam como realmente era, um comércio, comércio esse que enriqueceu muitos europeus e muitos africanos também.
Boa noite! Muito grata por sua preciosa aula. A Nestlé mantém plantações de cacau na África, Indonésia, Equador e no Brasil. Seu chocolate é proveniente da exploração neocolonial.
Ótimo esse tipo de conteúdo para mostrar aos brasileiros que esses países europeus não são mais ricos porque são melhores do que nós, mas por causa de toda a riqueza que acumularam através desse tipo de crueldade.
Muito interessante! Obrigado Professor Flavio. Eu sou Afroamericano mas como voce ve, eu falo Portugues. Eu amo a historia, mas nao sabia disto. Obrigado por educar-nos. Parabens pelo bom trabalho.
Há um tempo para cá, deparei-me com os seus vídeos maravilhosos e esclarecedores sobre nós pretos africanos. Foi muito bom ter descoberto o seu canal, pois, muito pouco se fala da nossa história. Nós pretos não conhecemos à nossa, mesmo estando em países africanos, que deviam ensinar, nas Escolas, Universidade, Centros de formação etc. Tem sido de grande proveito para mim e a minha família, ouví-lo sempre contando e desvendando os segredos mais sombrios dos brancos😢, para com nós africanos. Sinto muito 😢😢por descobrir através de ti e outras pesquisas, a origem do sofrimento do nosso povo. Muito obrigada 🫂 por mais um estudo e continue a nos iluminar com estas verdades.
Dos brancos ricos. Minha familia teve que vir para a América do sul pq simplesmente eram pobres. Quem ouve falar pensa que todos os brancos se beneficiaram dessa tragédia
A história da escravidão é triste, mas necessária, para que toda humanidade saibam o quanto seres humanos sofreram, por conta da cor de sua pele. Parabéns professor, por nos trazer conhecimento, sobre a escravidão.
Parabéns pela aula, e também por trazer as claras esse período desumano da história. Que este video alcance mais e mais Afro-brasileiros a entender melhor onde estão hoje dentro das injustiças sociais no Brasil...
Cada aula é um show, com abordagem muito bem construída. Edificante tanto quanto informativa e marcadora da vergonha e da crueldade do sistema escravocrata oriundo dos latifúndios, da exploração mineral e da mão de obra para tudo, até para os atos mais vis. Temos que divulgar e mostrar a todos como os imperialismos sempre se serviram de pessoas violentamente subjugadas. Cada gota de ouro e cada riqueza da Europa, especialmente a ocidental, tem sangue africano e indígena.
Mandei para o meu filho na Suíça sua pesquisa e isso nos revolta embora somos descendentes de Kongoleses e não temos mais as características de pele parda ou negra, mas herdamos a força e a bravura do Kongo e somos atletas esportivos no Brasil, e meu filhos executivo na Suiça. Espwro que elevla se orgulhe de suas origens. E mostrr 26:40 que não é a cor da pele que identifica um ser humano!
Parabéns Professor, por mais um descortinar da história da escravidão, através do qual vislumbramos , que de fato, não existe riqueza honesta e muito desvinculada do longo, violento e sanguinolento processo de escravismos e da escravidão...!!!!
Isso sim, merece palmas! História é história, contemo-la e disseminemo-la a bem dos povos, do ressarcimento moral e por um amanhã sem tibiezas nem complexos.
Boa postura! Duvido, porem, que tal venha a acontecer, ja que toda essa "conversa" tem muito mais em vista agendas politico-sociais da actualidade, do que esclarecimento historico!
Parabens professor por essa aula fantastica que desmascara muitos mitos que existe no Brasil e em outras partes do mundo que teimam em endeusar falsos herois de origem nebulosa.
Que trabalho essencial. Extremamente relevante para mantermos clara e acessível a conexão entre a “riqueza” de muitos países (e famílias) e violações a direitos humanos. Demonstra que o “passado” segue produzindo consequências. Olhar para trás para seguir em frente. E podemos ver que não muita coisa mudou nos dias atuais.
As fotos que voce traz deixa- nos mais chocados com a ignomínia dos suiços, que no Brasil, têm fama de neutros e retos de caráter..... Vamos divulgar, para melhor comprender e aprendermos a indagar sobre a História do Mundo, que é nossa.
E os portugueses, entao? Se os Suicos sairam de neutros, de Portugal, q era um dos tres paises chefes no trafico negreiro - Inglaterra, Portugal e Franca - ninguem fala nada. Vamos comecar a faxina pela casa.
@@annhamer2734 toda a gente atira pedras a Portugal por crimes (que na época nem eram crimes ainda) cometidos na sua maioria pelos antepassados dos brasileiros. A Suíça, que enriqueceu às custas da escravidão, do holocausto, das guerras, da corrupção política, do tráfico humano, de drogas, de armas... é que dá uma de santinha.
Os dados dos navios que traficavam escravizados é extremamente importante para conhecermos as origens das fortunas e riquezas de famílias europeias. E por isso deve existir o debate da reparação histórica.
@@acassio.k você está certo mas não basta o debate, carece de organização no sentido de algo concreto. Em África reina a ignorância incrustrada pelos novos opressores e que ganham com a ignorância. No Brasil existem sites que "provam" que esse mal nunca existiu; em Portugal há a construção de uma geração absolutamente inocente quanto a sua história. Já ouviu falar no CHEGA? É a prova do que lhe digo.
Querem reparação histórica? Pois bem, vamos a isso. Mas então vamos olhar para trás o máximo que conseguirmos e não só até certo tempo, que muito convenientemente com os tempos que vivemos agora, condena só uns e vitimiza só outros. Por exemplo, a "Europa" antes de por um pé em África, já tinha sido invadida e conquistada por povos africanos, entre outros. Qual é a reparação histórica a que tem direito?
@@RioDande Isso é completamente falso. A História Portuguesa sempre foi muito bem ensinada nas escolas. Nunca se omitiu o mal que também foi feito. Porém, e ao contrário do que muitos ignorantes querem fazer crer, esse mal nunca foi glorificado, quer no ensino, quer no quotidiano social.
@@andrepereira744 vingou-se em outros povos com manifesto excesso de vingança, porque nem africanos nem fenícios nem marroquinos nem cartagineses tinham feito escravos, com os excessos que bem conhecemos. Satisfeito? Vai a minha opinião: a reparação histórica consistiria nas relações de respeito mútuo e transmissão de conhecimentos pelo atraso; consistiria em não fazer o que Portugal faz, ou seja não reconhecer a cidadania daqueles que tiveram como seu primeiro bilhete de identidade, a identificação portuguesa. Uma atitude de discriminação. Deram nacionalidade ao russo do Chelsea e recusam a identidade dada à força aos negros do ultramar?
Hoje, um dos maiores bilionários brasileiros, de origem suíça, que se divide como cidadão dos dois países, está envolvido num escândalo de fraude 50 bilhões de reais. Mas ninguém fala dele ou da fraude.
O Fantasma do Rei Leopoldo é um livro que me ensinou muito, mas suíços e Suíça eu ignorava que tivessem participado da ignomínia. Preciso saber mais. Obrigado
Excelente trabalho de história.. É inegável que a riqueza e todo o crescimento europeu foi calcado na exploração contínua dos povos do chamado "paises do 3º mundo". Atualmente alguns países do continente africano estão cortando os laços políticos e econômicos com seus "amigos" exploradores.Eu também sou historiadora e desde muito cedo, antes de me tornar historiadora sempre achei os europeus muito arrogantes e tratando de modo desprezível os negros e latino-americanos. Sugaram nossas riquezas para ter a boa vida que pensam que tem. Um exemplo de libertação colonial está bem clara em alguns países africanoscomo Níger, Burkina Faso, Repúplica Democrática do Congo. e o chamado Sahel. Liberte-se AFRICA da exploração estrangeira lembrem-se do passado dos europeus que fizeram uma nova escravização.Africa do Sul, Congo Belga(belga?. mataram , roubaram e ainda hoje não querem "largar o osso". USA (e seu filhote maldito Reino Unido) e paises da OTAN ainda querem dominar a África. VIVA a África e seu povo maravilhoso Parabéns MESTRE!
Tinha ouvido falar do envolvimento da Suiça no comércio de escravos, más não tão completo e enriquecedor como o seu. Parabéns pelo vídeo. Muito bem esclarecido.
A sério? Ao menos produziram riqueza que beneficiou centenas de milhã de pessoas em todo o mundo..., o mesmo não podemos dizer dos africanos genocidas! Não sabe que o camarada socialista, Mao Zedong com o chamada "Grande Salto em Frente" em finais dos anos 50, matou à fome mais de 50 milhões de chineses, em tempo de paz? Quer maior genocídio? E que tal falarmos nos genocídios de milhões de africanos, promovidos por democratas e socialistas africanos no Ruanda, no Sudão, etc...? Não conheço maiores assassinos que pretos que mataram pretos em benefício dos seus bolsos e do capitalismo selvagem! Conhece outros, além dos abortistas, os maiores assassinos da História da Humanidade?
Prezado pesquisador e divulgador da História. É com muita alegria que assisti seu trabalho a respeito deste doloroso tema. É esse tipo de levantamento histórico que o mundo precisa se debruçar, para classificar e definir o incalculável volume de riquezas acumuladas nas mãos de poucos, nas mãos de estrangeiros totalmente congeladas em cofres sem fim, em palacios, catedrais e etc. A exploração européia sobre a África e as colonias foi simplesmente devastadora, sobretudo com a mão de obra escrava. Mas esta revelação sobre a particicipação da Suiça é muito surpreendente. É preciso cobrar desses escravisadores uma indenização trilhonária a fim de trazer aos descendentes africanos, algum reparo por tanta humilhação sofrida. Parabens pelo seu trabalho. Jbdepaula, Aguas Lindas de Goiás.
Ola professor,aulas maravilhosas , gostaria também que senhor falasse da escravidão no congo onde o próprio povo fazia seus irmãos de escravos também,quase ninguém fala dos negros que escravizavam os próprios negros , abraços
🥱como europeu escravizava o próprio Europeu os romanos, os ,os gregos! Tem de falar do tal dito rei assassino que matou 10 milhões de congolêses de forma hedionda,está bem está mania de querer culpar o Africano,deixem lá disso pah ,o maior culpado pelo holocausto africanos são os Europeus cometeram o maior crime contra a humanidade!
Muito bom, é importante ter consciência de que muitas pessoas, instituições e até países têm um passado condenável para fazermos ressalvas ao comentar sobre.
Hoje em dia a Helvetia é uma importante sociedade de assiguração na Europa. Em quanto isso a comunidade de imigrantes negros vaga pelo mundo a fora, buscando melhorar a propria qualidade de vida, hoje somos acorrenrados por passaportes, vistos, condição social, falta de Instrução ou pior ainda, uma formação pensada para alienar e empedir o verdadeiro desenvolvimento de nós negros.😢
Bem observado. E porquê? Porque hoje, como ontem, continuam a não saberem governar-se, beneficiando das riquezas naturais que têm em África. Nunca como depois das independências, os povos africanos foram tão explorados e escravizados, não beneficiando do progresso que os brancos lá criaram e construíram. Em contrapartida, uma minoria de seus irmão, explora-os e reduze-os à maior das misérias, e por ser verdade, muitos optaram por vir viver com o branco, porque sabem que junto dele e com ele a mandar, têm mais liberdade e melhor nível de vida!
Já somos países independentes há mais de 50 anos, até hoje o que fazemos para evitar que os Africanos fujam do continente à procura de melhores condições.
Professor, seu canal é ótimo, não sou negro, mais sou casado com uma mulher negra maravilhosa, adoro História da África, e tenho muita vontade de conhecê-la. Obrigado por socializar seu conhecimento.
💐 Bom dia ! 😁 A reportagem, pra mim, foi : Super IMPORTANTE !!! Pois ... Vivo aqui , na 🇨🇭 Suíça ... Desde 1993. Hoje em dia ... Vivo na parte da 🇨🇭 Suíça ... Onde se fala o 🇨🇵 francês. Mas, antes, vivi 16 anos, lá na parte onde se fala o 🇩🇪 alemão e em todos esses anos, ouvi bem pouco sobre essa TRISTE HISTÓRIA ! Aliás : Absolutamente ... NADA MESMO !!! Pois ... SEGURAMENTE, não deve ser ... O "tipo" de participação na HISTÓRIA da HUMANIDADE ... A qual, normalmente ... Pudesse trazer assim, TANTO: ➡️➡️➡️ ORGULHO ⬅️⬅️⬅️ !!! Bem ... Se posso, gostaria ... Não só de : 🙏AGRADECER🙏 Por essa reportagem, TÃO ... ESCLARECEDORA !!! Mas ... Posso lhes ajudar na pronúncia de algumas palavras que não foram ditas da mesma maneira como eles falam, por aqui, se quiserem ! Schaffhausen , por exemplo ... Se diz : CHÁFAUZÉM, sem fazer aquela pequena separação de : Schaff-hausen, como você diz. Lausanne, se diz : Lôsane. Amman, se diz : Áman. Espero ter podido ser ÚTIL ! Se algum dia precisar que ajude com + alguma pronúncia de alguma palavra das línguas : alemão, francês, italiano, espanhol e + alguma coisinha de árabe e de ... ( russo, 1 vizinha minha é russa e posso perguntar à ela ). Pode contar comigo ! 💐😁
Oi Suzana, não importa muito a pronúncia errada daqueles que estão dando aulas, pois afinal não vivem no país por muito tempo como nós. Vivo na Inglaterra e quando vou ao Brasil tenho que falar errado como eles falam, pois se falar com pronúncia certa eles não entendem. Gratidão
Caí de paraquedas neste vídeo. Moro na Suíça já alguns anos, na parte alemã nos Alpes e sempre me questionei o motivo de tanta riqueza existente neste país, mas jamais pude imaginar que tivesse algum envolvimento com a escravidão. Obrigada por compartilhar esta aula extraordinária. Parabéns pelo seu trabalho.
Vamos impulsionar o trabalho do professor. Façam comentarios, deem likes,comentem, compartilhem, pois assim a plataforma amplia a sugestão dos videos para outras pessoas.
África foi conivente com o comércio e tráfico de escravos . Suíça foi tomada pelos protestantes Os judeus também foram coniventes Todo mundo escravizou todo mundo
nossa, só posso agradecer a todos os caminhos no UA-cam que me trouxeram até essa recomendação. muito obrigada pela aula! estou pasma com tanta riqueza de conteúdo. ❤
Maravilhosa história eu não sabia vivo na Suíça há 10 anos e tenho que dizer que juntamente com a beleza existe uma energia sombria e pesada que não sei explicar mas que é possível sentir ao admirar toda essa beleza natural que existe aqui é triste saber desta realidade , mas valeu a história um abraço e sucesso ❤🇨🇭
Moro há 18 anos aqui na Suíça e digo mais… todo dinheiro que entra ou entrou aqui foi através de exploração, corrupção (no caso quando tinha o segredo bancário) e sujeiras. Ou alguém acha que fazer chocolates e relógios vai locomover a economia de um país?!!! Sugiro a leitura do livro: A Suíça, O Ouro E Os Mortos de Jean Ziegler para entenderem como a Suíça enriqueceu através das riquezas dos judeus.
Se fossem somente os suiços....Penso q quase TODOS senåo todos os paìses,europeus,se LOCUPLETARAM e enriqueceram ås custas do sangue dos africanos trazidos pra zooropa e escravizados!! Agora ficam pregando "democracia"e "direitos humanos" para os outros fora do ocidente!!! Bando d hienas hipócritas!!!!🤬🤬🤬🤬
@@boavidasempre9651 Embora a Suíça tivesse regiões rurais com dificuldades econômicas no passado, especialmente antes do século XIX, o país desenvolveu uma economia sólida baseada na indústria, agricultura e comércio. Desde o século XIX, a Suíça se destacou pela inovação, estabilidade política e forte setor financeiro, tornando-se uma das nações mais prósperas do mundo.
A afirmação de que a Suíça é rica por causa da escravização é incorreta. A Suíça não participou diretamente no tráfico de escravos, pois não possuía colônias. Sua riqueza moderna vem de fatores como neutralidade durante conflitos, um setor financeiro robusto, alta inovação tecnológica e uma economia de mercado estável. Embora alguns indivíduos suíços tenham se beneficiado indiretamente do comércio colonial, isso não foi a base para a prosperidade geral do país.
Muito obrigada por contar essa história, vou passar essas informações adiante. Estava estudando a pouco tempo numa disciplina no mestrado em filosofia, onde o professor trouxe o tema de hermenêutica e ecologia, tratando mais epecificamente da intervenção humana no restante da natureza e, por consequência, no clima. Nisso foi trazido o tema das revoluções industriais, e por conta do teu conteúdo fiz a conexão da revolução industrial com a escravidão que não havia me dado conta. Vou colocar isso na próxima aula. Parabéns pelo teu trabalho, que Deus continue te abençoando e que teu conteúdo se espalhe por todos os lados desse mundo.
Ontem estivemos em um Museu em Zurique na qual havia uma exposição com o tema colonialismo e confesso que fiquei surpresa em saber do envolvimento da Suíça nessa parte da história. Hoje vendo esse vídeo digo que me tirou bastante dúvidas que ficaram na minha mente. Muito interessante o seu vídeo. Informação nunca é demais. Obrigada pelo vídeo.
Parabéns pela aula mestre! Já faz algum tempo que não consigo olhar para Europa e admirar um só metro de seu esplendor e beleza. Sabendo como aquilo chegou ao ponto que está e quanto sangue e sofrimento esteve envolvido. Simplesmente não dá. Me sinto como Neo quando enxerga os códigos da Matrix e sabe o que de verdade está por trás da ilusão imposta aos seres humanos.
Parabéns pelo conteúdo extremamente útil para todos. Deixo minha singela sugestão de quando mostrar fotos/quadros explicativos, deixar por mais tempos pois não dá tempo de contemplar a imagem e ler a legenda. Seu canal se tornou agora um dos meus favoritos.❤
Chocada vc vai ficar se ir pra Suíça e olhar com atenção de onde vem os produtos que eles consomem, desde chocolate, chinelo, café, computador, camiseta, chapéu, porcelanato, copo, caneca, e etc... Eles só fazem "arte" ou coisas "artísticas(joias)" se é que me entende.
Portugal foi a maior e mais implacável potencia escravrocrata - transportou da Africa para a América mais de 7,5 milhões de pessoas negras nos chamados navio negreiros, a Inglaterra vem longe em segundo com 3,5 milhões - está no livro Historia Negra - Sem falar nos milhões de indios que Portugal escravizou e assassinou no Brasil
Professor, parabéns pela serenidade e realidade com a qual o senhor expõe assuntos tão pouco difundidos. Meu bizavô foi escravo, morreu em 1945 aos 105 anos. Parece que todos nós temos um passado repleto de exploração e de sofrimento.
Escravidão, exploração de recursos , colonialismo desenfreado, divisão de sociedades para dominação, a lista é enorme! O difícil é essas nações e corporações pagarem as contas de suas dívidas históricas , hoje em dia essa história de ESG nas empresas , de responsabilidade social , compliance , etc , são apenas mecanismos para governos e corporações parecerem "engajados na solução ". Excelente vídeo 👏👏👏👏👏 i
Meu avo , falecido nasceu em 1927 bem apos o fim da escravidao..., porém ele falou de uma mulher que falou como eram tratados ele usou essa expressao " o clamor dos filhos de Deus...
Não é de se admirar de como a Suiça se constituiu como um país extremamente rico quando se investiga mais profundamente suas relações comerciais. A sua neutralidade durante a segunda guerra lhe auferiu grande prestígio no contexto europeu e não é por acaso que não faz parte da Comunidade Europeia na questão monetária porque, com o encobrimento do dinheiro originário de corrupções e espólios de guerra em todo o mundo com as suas contas numeradas agindo como um paraíso fiscal.
Um trabalho importantíssimo desse professor, tem que conhecer as nossas raízes ,antes de bater no peito e dizer ,eu sou mais eu ,para mim a escravidão é o pior crime cometido pelo ser humano ,e tudo isso, para que? Dinheiro ,poder e riqueza ,riqueza essa que deveria ser tirada e levada de volta para todas as africas.
Portugal foi a maior e mais implacável potencia escravrocrata - transportou da Africa para a América mais de 7,5 milhões de pessoas negras nos chamados navio negreiros, a Inglaterra vem longe em segundo com 3,5 milhões - está no livro Historia Negra - Sem falar nos milhões de indios que Portugal escravizou e assassinou no Brasil
@@renatadossantos9820 Todos esses malfeitores morreram humilhados, todos eles foram derrotados. E todas as sociedades que viviam contribuindo para isso e se beneficiando foram devastados com guerras e calamidade naturais, embora que ficou alguns q não aprenderam com o passado
Eles não eram horríveis, era o contexto histórico da época. Brancos enxergavam pessoas negras como meros animais, igual hoje enxergamos um cavalo, que é um animal que nos serve como burro de carga. Você está fazendo anacronismos. É igual daqui a 200 anos a humanidade bane o consumidor de carne animal, ae as pessoas desse século vai olhar pra nós do século 21 e tbm vão nos achar pessoas terríveis por matar e comer animais, mas é só o nosso contexto. Historia não se estuda por viés moral
A história da humanidade é marcada pela escravidão em todas as civilizações. Na Roma Antiga, havia várias formas de tornar alguém escravo. Até por dívida. Se alguém devesse algo para você, essa pessoa poderia se tornar seu escravo, caracterizando a "escravidão por dívida". No Egito Antigo, a coisa era terrível também. Não foram só os africanos que foram escravizados.
@@pilorkakaisso é mentira descarada,negacionismo.Apenas a nobreza
3 місяці тому+6
@@pilorkakaInclusive o Reino do Congo continua sendo uma grande economia. Foi um benefício magnífico a escravidão pra eles. 👀
3 місяці тому+8
@@pilorkaka Portugal tá longe de ser pobre baby. Esqueça isso de q Reinos Africanos se beneficiaram com a escravidão. O sistema escravagista tomou um rumo totalmente diferente naquele período, muito diferente de tudo que já havia rolado na história da humanidade.
É muito importante conhecer a origem da riqueza de muitas famílias de banqueiros. Agradecimentos pelo trabalho esclarecedor.
Sendo certo que nem todo o comportamento dessas famílias é moralmente aceite, pois cometeram actos reprováveis e de violência sobre o seu semelhante, demonstraram uma superioridade intelectual e uma capacidade de fazer que outros, apesar de viverem em zonas ricas, nada fizeram, pouco tendo passado do nível animal de um elefante ou jacaré... e por isso praticavam a escravatura e o canibalismo! Bárbaros!
quantas histórias ocultas.
Verdade
A ideia de que a Suíça enriqueceu através da escravidão é uma falácia. Embora alguns suíços individuais e empresas tenham se beneficiado do comércio colonial e da escravidão, a economia suíça como um todo não se desenvolveu com base nisso. A Suíça, um país sem colônias, era mais focada em setores como a manufatura, a agricultura e, mais tarde, a indústria bancária e de relógios.
O enriquecimento suíço está mais ligado à neutralidade durante guerras, inovação, infraestrutura sólida, uma economia de mercado forte e políticas fiscais atraentes, do que à exploração direta da escravidão.
@@truthseeker9692,mesmo que a Suíça tivesse enriquecido como ele diz da escravidão, qual o problema? A escravidão era uma coisa normal na época! Hoje em dia achamos uma aberração,e bem!
Este professor está a desenterrar coisas passadas e está a incentivar ao ódio, está mais que claro que ele sabe o que está a fazer!
Revoltante!
Sou cabo-verdiano e vivo na Suíça… Aqui realmente há uma “impressão” de que a Suíça nunca participou da escravidão porque não invadiu países e não tem colónias…
Agradeço ao vídeo que agora me esclareceu um pouco sobre o assunto… 🙌🏿💪🏿
Não só a Suiça como os países da Escandinávia, em especial Suécia e Dinamarca.
Exatamente, moro em Zurich a 22 anos.
E o que notamos é o cinismo do país que quer sempre o bom exemplo.
Neutralidade de conveniência financeira.
@@severinorodrigues975 Severino,tu conhece a historia do inicio do zoológico de Basel?
@ boa tarde meu amigo.
Infelizmente não.
A Suíça repetiu a dose com o nazismo. Os bancos de lá guardaram o dinheiro dos nazistas tranquilamente. O dinheiro dos judeus que estavam nos bancos não foram devolvidos aos sobreviventes. E tudo ficaria acobertado se isto não fosse exigido processualmente, mas mesmo assim criaram entraves para a liberação.
O mais chocante foi a descoberta de ouro de obturação dentária dos judeus nas moedas suíças.
Somos 139.000 caçadoras e caçadores de incríveis histórias. Parabéns Professor Flávio, por nos conduzir à luz da verdade, que tentam a todo custo nos impedir saber dela em toda a sua plenitude.
139.000 pessoas que agora sabem os nomes e daqueles F.D.P traíram e roubaram a AFRICA.
Parabéns professor Flávio, pelo seu trabalho incessante na divulgação da verdade histórica que não nos é contada.
Que bacana!
E que tentam a todo custo negar escravidão que os afros praticaram
@@mariabeatrizoliveiraneves9401 não é justo usar a expressão "tentam a todo o custo impedir-nos".
O narrador aponta fontes que não são nossas mas proporcionadas pelos próprios. O mundo avanca mas parece que apenas nós somos os únicos estagnados. Não é justo!
Trabalho num museu em Neuchâtel. Minha pesquisa de mestrado foi exatamente a Sucia colonial e os links com o BR. Essa ligação é muito mais estreita do que imaginamos. A história de Helvecia está ligada com a família De Meuron e Borel, sim, o nome da comunidade carioca. Todos eles escravocratas na Bahia e no RJ
Sucia?
@@SunLight74m
Tudo bem !!! É com certeza ...
+ 1 daquela tal função de :
CORREÇÃO AUTOMÁTICA ...
Que + somos NÓS que ...
Temos que vir sempre atrás ...
➡️CORRIGINDO⬅️ !!! 😁💐
O que a pessoa queria escrever, é :
🇨🇭 Suíça mesmo ! 😉
É chocante ver como a história da Suíça, um país que se vende como um modelo de democracia e prosperidade, está tão intrinsecamente ligada à escravidão. Essa revelação nos força a questionar as narrativas oficiais e a olhar de forma mais crítica para o passado de nossas nações. A riqueza construída sobre o sofrimento de outros é uma dívida histórica que precisa ser reconhecida e reparada.😢
todos estes países gostam de bradar como são democracias livres, mas nenhum ficou rico sendo democracia liberal, so se tornaram assim depois
A Suiça construiu sua riqueza por sobre sangue negro escravo; de nazistas; ditadores cruéis; e corruptos do mundo todo. Por isso não aderiu à União Europeia. Não poderia ter ingerência externa sobre as "maracutais" que se escondem em seus segredos bancários. A neutralidade suiça é a maior hipocrisia diplomática do mundo!!!
Hoje essas mesmas famílias bilionárias exploram uma nova modalidade de escravatura; mais moderada, porém atingindo todas as etnias!
O nome dessa nova escravidão: CAPITALISMO!!!
O capitalismo que foi dada a chance pra vcs se manifestarem a favor dos seus devidos """"DIREITOS CIVIS"""" até mesmo contra ele mesmo afinal a luta de martin Luther king e malcolm X foi aonde mesmo no pais que o maior represente do capitalismo que vcs ensistem chamar lo de """""OPRESSOR""""" os EUA inimigo direto dos países principais socialistas como China e russia que vcs ensistem defende los com unhas e dentes com ditaduras que oprimem a população até mesmo as tais minorias como os homossexuais por exemplo entre outros como venezuela cuba e Coreia do norte mas pra reclamar deles fica todo mundo pianinho né kkkk
Não existe riqueza infinita. Por trás de uma grande riqueza de alguns, está a exploração e a pobreza de muitos.
Obrigado, professor.
Que o diga os empresários da fé,aqui do Brasil...
Na verdade é possível criar riqueza através de tecnologia e inovação. A riqueza total no mundo hoje é muito maior do que era há 500 anos atrás.
O problema que devemos combater não é a desigualdade social, e sim a miséria e a pobreza.
@@caioluferOs recursos são limitados. Inovação e tecnologia apenas fazem com que volumes maiores de riqueza sejam transferidos de quem consome para quem produz.
Isso é o capitalismo !!!
@@JulioCesar-eu2lo os recursos são limitados sim, mas não confunda riqueza com recursos.
Excelente vídeo professor!
O papel da Suíça no comércio de escravizados era completamente desconhecido para mim.
Parabéns pelo trabalho 👏🏼👏🏼
Continua nos duas atuais a todo vapor.
Como ele disse no vídeo; É pouco falado ou ignorado.
Eles tem o melhor chocolate do mundo, mas não tem um pé de cacau lá!
Sem falar que produtos de consumo popular, é tudo "fabricado" no "terceiro mundo".
NÃO TEM NADA DE CONSUMO POPULAR NA SUÍÇA QUE É DA SUÍÇA!
É per, tur, ba, dor.
Todo mundo quieto, ou ignorando!
Que conclusão contundente! Quanta hipocrisia reina, ainda hoje, entre aqueles que dizem acreditar que países riquíssimos, como a Suíça, nada tiveram a ver com a escravização de africanos e suas consequências! Obrigada, Professor, por mais uma aula essencial.
🎯🎯🎯🎯🎯
Mas de fato alguns destes paises existem. A exemplo da finlandia que até 1920 era um país pobre com uma economia agricola, começando seus investimentos socioeconômicos como de fato vemos hoje, nos anos 70.
O enriquecimento suíço está mais ligado à neutralidade durante guerras, inovação, infraestrutura sólida, uma economia de mercado forte e políticas fiscais atraentes, do que à exploração direta da escravidão. Da mesma forma, Singapura nunca escravizou nenhum país e, hoje, é a nação mais rica da Ásia, superando até seu ex-colonizador, o Reino Unido, em termos de prosperidade econômica.
@@truthseeker9692 Quanta ingenuidade. Singapura, assim como a Malásia, Índia, China... estava entre as regiões mais ricas do planeta há uns séculos atrás. Singapura tornou-se pobre precisamente por causa da colonização britânica. Hoje simplesmente retomaram o estatuto que lhes foi roubado pelos colonizadores. A Suíça sempre foi uma região pobre, com escassez de recursos naturais. Se não fosse o dinheiro da escravidão, das guerras, do holocausto, da corrupção, do crime internacional... os suíços continuariam pobres até hoje.
Muitos países europeus foram derrubados pela primeira e pela segunda guerra mundial depois de a escravidão ter sido abolida e se reergueram para o que conhecemos hoje sem participação de algum trabalho escravo.
Estou muito grata de ter encontrado este video seu,Professor Flavio Muniz.
Por justamente por eu morar na Suica quase trinta anos na cidade de Basileia, eu fiquei chocada com esses relatos sobre os beneficios que este Pais teve com a escravidao!
Estes anos todos que vivo aqui,sempre ouvi dizer que a Suica nao teve envolvimento nenhum com a escravidao,mas como eu sempre falo este Pais tem muitas coisas em oculto!Aqui tem uma aparencia que tudo é um Mar de rosas!
Quando se faz a pergunta,porque a Suica é um Pais tao rico?A resposta é,porque é um Pais muito pequeno,fica mais facil de controlar a economia do Pais!
Agora eu entendo bem melhor o motivo dessa riqueza toda e a qualidade de vida que esse Pais tem!Aqui tem muitas familias muito ricas,que ja vem apos geracoes,nunca acaba!Agora eu entendo!
Infelizmente,as escolas aqui nao falam sobre a escravidao!
Muito obrigado,por essa aula professor,vivendo por tantos anos nesse Pais,descobri hoje o envolvimento dos suicos com a escravidao!
Prof o sr. Nos surpreende sempre pela qualidade da sua pesquisa.
Obrigada
Ouço sua fala estarrecida. Sou descendente de suíços de Schaffhausen que vieram para o Paraná para trabalhar na construção da estrada de ferro Curitiba-Paranagua. Como é bom contar com informações valiosas de estudiosos como você. Fiquei curiosa em ler esse livro mencionado aqui. Há tantos aspectos nebulosos nas migrações! Acabo de ouvir sobre o extermínio dos povos originais pelos colonizadores no Sul do Brasil. Enfim, esses dois relatos, seu entre eles, estão reverberando em tudo o que eu pensava que sabia. Parabéns e obrigada!
O sobrenome Fonseca é do seu marido?
@@SunLight74m kkkkkkkkkk boa
@@SunLight74m, é da minha mãe, gaúcha.
@reginafonseca2912 Obrigada por responder. Meus antepassados paternos também eram Fonseca. Meu avô paterno era Fonseca. Meu pai e eu já não pegamos o Fonseca.
@SunLight74m Tem alguma ligação com o RS?
É revoltante mas é realmente importante conhecer a verdadeira história.
A ação dos belgas no Congo, dos franceses no Haiti tem triste memoria tambem
Muito obrigada, muito importante. Moro na Suíça há 26 anos e me interessa a história. Sim já havia lido e cerca de um ano atrás fui a uma exposição em Zurique que abordava somente este tema, fiquei horrorizada com a dimensão da influência que este pequeno país teve. Muito sucesso e você acaba de ganhar uma seguidora. Abraços
Muito obrigado. Um prazer ter você por aqui.
Sim senhor, esta gente é falsa, sao de duas caras! CLARO e ainda hoje continuam...pois é um territoriozinho sem recursos naturais!...SÓ EXPLORADORES SEM ESCRUPULOS. O MAL E SOFRIMENTO DE OUTROS, É O SEU FUNDO DE COMÉRCIO....VIVA A VERDADE.!!😊
Eu moro aqui nessa merda faz 34 anos, me casei com a primeira suíça otária que encontrei peguei a cidadania para me garantir dei um chute na bunda da otária e hoje sou muito feliz com uma filipina. Moral da história: O mundo da voltas.
Portugal foi a maior e mais implacável potencia escravrocrata - transportou da Africa para a América mais de 7,5 milhões de negros nos navio negreiros, a Inglaterra vem longe em segundo com 3,5 milhões - está no livro Historia Negra - Sem falar nos milhões de indios que escravizou e assassinou no Brasil
Você mora em qual cantão se me permite perguntar? Minha prima suíça é advogada da prefeitura de Zurique.
Comunidade do Jacarezinho-RJ presente. Parabéns pelo belo trabalho extremamente importante e esclarecedor desse mundo hipócrita e mentiroso em que vivemos. Mas, as verdades estão sendo colocadas às vista do mundo.
Eu procura há algum tempo essas informações e n achava. Obrigada pelo vídeo!
Quando assistimos essas aulas o misto é de Tristeza e Ódio.
É triste mesmo 😔
E DOS AFROS QUE VENDIAM OS AFROS VC SENTE O QUE?
@@jerryfernandes6986 meu caro, se vc estudar um pouco de história verá que essa informação é totalmente distorcida baseada em revisionismo histórico sem nenhuma evidência.
Aí que está o ponto, escravidão de pessoas sempre aconteceram no mundo, porém não como essa de definir uma cor. Estude antes de falar besteira. @@jerryfernandes6986
@@nadson3137pior que não é não, mano. Ele tá certo. Aliás, um dia desses eu tava conversando com um cara de Moçambique aqui no UA-cam mesmo, nos comentários. Ele me contou que havia ficado impressionado quando descobriu que aqui no Brasil as pessoas estudam que a história dessa forma. Lá eles estudam como realmente era, um comércio, comércio esse que enriqueceu muitos europeus e muitos africanos também.
Boa noite professor, boa noite a todos. Vamos nos inscrever no canal, deixar likes, comentar, e compartilhar
Parabéns pelo seu robusto conhecimento de causa na trazida dessa valiosa informação sobre a escravidão africana, professor Flávio Muniz!👏🏾👏🏾👏🏾
Recomendarei o seu Canal aos meus alunos.
Meu irmão do céu, que conteúdo denso, verídico e sério. Que sorte a minha poder compartilhar um trabalho tão fino como esse com minha família e amigos
Boa noite Professor. Parabéns! Já somos mais de 141.000 inscritos. Feliz demais por ser membro desta fantástica comunidade.
É uma honra ter você por aqui, nesta luta.
Boa noite! Muito grata por sua preciosa aula. A Nestlé mantém plantações de cacau na África, Indonésia, Equador e no Brasil. Seu chocolate é proveniente da exploração neocolonial.
Ótimo esse tipo de conteúdo para mostrar aos brasileiros que esses países europeus não são mais ricos porque são melhores do que nós, mas por causa de toda a riqueza que acumularam através desse tipo de crueldade.
Muito interessante! Obrigado Professor Flavio. Eu sou Afroamericano mas como voce ve, eu falo Portugues. Eu amo a historia, mas nao sabia disto. Obrigado por educar-nos.
Parabens pelo bom trabalho.
Congratulations on your writing skills.
Há um tempo para cá, deparei-me com os seus vídeos maravilhosos e esclarecedores sobre nós pretos africanos. Foi muito bom ter descoberto o seu canal, pois, muito pouco se fala da nossa história. Nós pretos não conhecemos à nossa, mesmo estando em países africanos, que deviam ensinar, nas Escolas, Universidade, Centros de formação etc. Tem sido de grande proveito para mim e a minha família, ouví-lo sempre contando e desvendando os segredos mais sombrios dos brancos😢, para com nós africanos. Sinto muito 😢😢por descobrir através de ti e outras pesquisas, a origem do sofrimento do nosso povo. Muito obrigada 🫂 por mais um estudo e continue a nos iluminar com estas verdades.
Dos brancos ricos. Minha familia teve que vir para a América do sul pq simplesmente eram pobres. Quem ouve falar pensa que todos os brancos se beneficiaram dessa tragédia
A história da escravidão é triste, mas necessária, para que toda humanidade saibam o quanto seres humanos sofreram, por conta da cor de sua pele. Parabéns professor, por nos trazer conhecimento, sobre a escravidão.
Parabéns pela aula, e também por trazer as claras esse período desumano da história. Que este video alcance mais e mais Afro-brasileiros a entender melhor onde estão hoje dentro das injustiças sociais no Brasil...
Muito importante sabermos dessa historia, do qto a Suíça foi tb responsável por explorar essa chaga da humanidade que foi a escravidão.
Cada aula é um show, com abordagem muito bem construída. Edificante tanto quanto informativa e marcadora da vergonha e da crueldade do sistema escravocrata oriundo dos latifúndios, da exploração mineral e da mão de obra para tudo, até para os atos mais vis. Temos que divulgar e mostrar a todos como os imperialismos sempre se serviram de pessoas violentamente subjugadas. Cada gota de ouro e cada riqueza da Europa, especialmente a ocidental, tem sangue africano e indígena.
Mandei para o meu filho na Suíça sua pesquisa e isso nos revolta embora somos descendentes de Kongoleses e não temos mais as características de pele parda ou negra, mas herdamos a força e a bravura do Kongo e somos atletas esportivos no Brasil, e meu filhos executivo na Suiça. Espwro que elevla se orgulhe de suas origens. E mostrr 26:40 que não é a cor da pele que identifica um ser humano!
Você tem ancestralidade congolesa e é branco?
Parabéns pelo excelente vídeo, passei por este país há pouco tempo. Um país que não produz nada e é rico, tá aí parte da explicação
Um país que nao produz nada! 😂😂😂😂😂vá se informar criatura!!
Parabéns Professor, por mais um descortinar da história da escravidão, através do qual vislumbramos , que de fato, não existe riqueza honesta e muito desvinculada do longo, violento e sanguinolento processo de escravismos e da escravidão...!!!!
Isso sim, merece palmas! História é história, contemo-la e disseminemo-la a bem dos povos, do ressarcimento moral e por um amanhã sem tibiezas nem complexos.
Boa postura!
Duvido, porem, que tal venha a acontecer, ja que toda essa "conversa" tem muito mais em vista agendas politico-sociais da actualidade, do que esclarecimento historico!
@@RioDande Merece nāo pois nāo sāo fatos. Estude sobre.
@@truthseeker9692 faço estes estudos há cerca de cinquenta anos
Parabens muito irriquecedor
Parabens professor por essa aula fantastica que desmascara muitos mitos que existe no Brasil e em outras partes do mundo que teimam em endeusar falsos herois de origem nebulosa.
Que trabalho essencial. Extremamente relevante para mantermos clara e acessível a conexão entre a “riqueza” de muitos países (e famílias) e violações a direitos humanos. Demonstra que o “passado” segue produzindo consequências. Olhar para trás para seguir em frente. E podemos ver que não muita coisa mudou nos dias atuais.
Mais uma bela aula. Obrigada, professor.
As fotos que voce traz deixa- nos mais chocados com a ignomínia dos suiços, que no Brasil, têm fama de neutros e retos de caráter..... Vamos divulgar, para melhor comprender e aprendermos a indagar sobre a História do Mundo, que é nossa.
E os portugueses, entao? Se os Suicos sairam de neutros, de Portugal, q era um dos tres paises chefes no trafico negreiro - Inglaterra, Portugal e Franca - ninguem fala nada. Vamos comecar a faxina pela casa.
@@annhamer2734 toda a gente atira pedras a Portugal por crimes (que na época nem eram crimes ainda) cometidos na sua maioria pelos antepassados dos brasileiros. A Suíça, que enriqueceu às custas da escravidão, do holocausto, das guerras, da corrupção política, do tráfico humano, de drogas, de armas... é que dá uma de santinha.
Leia sobre a colaboração bancária Suíça com os nazistas. Sem sujar as mãos e fingindo ser neutra.
Excelente trabalho de pesquisa professor! Obrigada.
Os dados dos navios que traficavam escravizados é extremamente importante para conhecermos as origens das fortunas e riquezas de famílias europeias. E por isso deve existir o debate da reparação histórica.
@@acassio.k você está certo mas não basta o debate, carece de organização no sentido de algo concreto. Em África reina a ignorância incrustrada pelos novos opressores e que ganham com a ignorância. No Brasil existem sites que "provam" que esse mal nunca existiu; em Portugal há a construção de uma geração absolutamente inocente quanto a sua história. Já ouviu falar no CHEGA? É a prova do que lhe digo.
Escravos vendidos pelos Reis Africanos, ou seja os Africanos vendiam o seu próprio povo
Querem reparação histórica?
Pois bem, vamos a isso.
Mas então vamos olhar para trás o máximo que conseguirmos e não só até certo tempo, que muito convenientemente com os tempos que vivemos agora, condena só uns e vitimiza só outros.
Por exemplo, a "Europa" antes de por um pé em África, já tinha sido invadida e conquistada por povos africanos, entre outros.
Qual é a reparação histórica a que tem direito?
@@RioDande Isso é completamente falso.
A História Portuguesa sempre foi muito bem ensinada nas escolas. Nunca se omitiu o mal que também foi feito.
Porém, e ao contrário do que muitos ignorantes querem fazer crer, esse mal nunca foi glorificado, quer no ensino, quer no quotidiano social.
@@andrepereira744 vingou-se em outros povos com manifesto excesso de vingança, porque nem africanos nem fenícios nem marroquinos nem cartagineses tinham feito escravos, com os excessos que bem conhecemos. Satisfeito?
Vai a minha opinião: a reparação histórica consistiria nas relações de respeito mútuo e transmissão de conhecimentos pelo atraso; consistiria em não fazer o que Portugal faz, ou seja não reconhecer a cidadania daqueles que tiveram como seu primeiro bilhete de identidade, a identificação portuguesa. Uma atitude de discriminação. Deram nacionalidade ao russo do Chelsea e recusam a identidade dada à força aos negros do ultramar?
Hoje, um dos maiores bilionários brasileiros, de origem suíça, que se divide como cidadão dos dois países, está envolvido num escândalo de fraude 50 bilhões de reais. Mas ninguém fala dele ou da fraude.
Fala o nome né, do contrário você também não estará falando sobre 🙄
@@Anderson-y3cConcordo! Solta a polêmica e não revela o principal.
Jorge Paulo Lemann
O Fantasma do Rei Leopoldo é um livro que me ensinou muito, mas suíços e Suíça eu ignorava que tivessem participado da ignomínia.
Preciso saber mais.
Obrigado
Esse canal é maravilhoso. ❤
Excelente trabalho de história.. É inegável que a riqueza e todo o crescimento europeu foi calcado na exploração contínua dos povos do chamado "paises do 3º mundo". Atualmente alguns países do continente africano estão cortando os laços políticos e econômicos com seus "amigos" exploradores.Eu também sou historiadora e desde muito cedo, antes de me tornar historiadora sempre achei os europeus muito arrogantes e tratando de modo desprezível os negros e latino-americanos. Sugaram nossas riquezas para ter a boa vida que pensam que tem. Um exemplo de libertação colonial está bem clara em alguns países africanoscomo Níger, Burkina Faso, Repúplica Democrática do Congo. e o chamado Sahel. Liberte-se AFRICA da exploração estrangeira lembrem-se do passado dos europeus que fizeram uma nova escravização.Africa do Sul, Congo Belga(belga?. mataram , roubaram e ainda hoje não querem "largar o osso". USA (e seu filhote maldito Reino Unido) e paises da OTAN ainda querem dominar a África. VIVA a África e seu povo maravilhoso Parabéns MESTRE!
Só uma alteração: USA é filhote independente do reino unido.
Muito importante trazer esses conhecimentos que poucos sabem. Fatos que a própria Suíça não deseja revelar
Tinha ouvido falar do envolvimento da Suiça no comércio de escravos, más não tão completo e enriquecedor como o seu.
Parabéns pelo vídeo. Muito bem esclarecido.
Tem muito sangue na riqueza européia....
A sério? Ao menos produziram riqueza que beneficiou centenas de milhã de pessoas em todo o mundo..., o mesmo não podemos dizer dos africanos genocidas!
Não sabe que o camarada socialista, Mao Zedong com o chamada "Grande Salto em Frente" em finais dos anos 50, matou à fome mais de 50 milhões de chineses, em tempo de paz? Quer maior genocídio?
E que tal falarmos nos genocídios de milhões de africanos, promovidos por democratas e socialistas africanos no Ruanda, no Sudão, etc...?
Não conheço maiores assassinos que pretos que mataram pretos em benefício dos seus bolsos e do capitalismo selvagem! Conhece outros, além dos abortistas, os maiores assassinos da História da Humanidade?
Verdade. Sempre a desgraça estará no meio deles.
@@PauloMartins-gw6of Ei viralata, fica quieto ai, se não te coloco no canil e sem a bolinha.
Lógico, impérios são construídos com sangue, suor e lágrimas em todo lugar do mundo.
@@denteazul4470🤣🤣🤣🤣🎯🎯🎯🎯🎯
Prezado pesquisador e divulgador da História. É com muita alegria que assisti seu trabalho a respeito deste doloroso tema. É esse tipo de levantamento histórico que o mundo precisa
se debruçar, para classificar e definir o incalculável volume de riquezas acumuladas nas mãos de poucos, nas mãos de estrangeiros totalmente congeladas em cofres sem fim, em palacios, catedrais e etc. A exploração européia sobre a África e as colonias foi simplesmente devastadora, sobretudo com a mão de obra escrava. Mas esta revelação sobre a particicipação da Suiça é muito surpreendente. É preciso cobrar desses escravisadores uma indenização trilhonária a fim de trazer aos descendentes africanos, algum reparo por tanta humilhação sofrida. Parabens pelo seu trabalho. Jbdepaula, Aguas Lindas de Goiás.
Ola professor,aulas maravilhosas , gostaria também que senhor falasse da escravidão no congo onde o próprio povo fazia seus irmãos de escravos também,quase ninguém fala dos negros que escravizavam os próprios negros , abraços
🥱como europeu escravizava o próprio Europeu os romanos, os ,os gregos! Tem de falar do tal dito rei assassino que matou 10 milhões de congolêses de forma hedionda,está bem está mania de querer culpar o Africano,deixem lá disso pah ,o maior culpado pelo holocausto africanos são os Europeus cometeram o maior crime contra a humanidade!
Muito bom, é importante ter consciência de que muitas pessoas, instituições e até países têm um passado condenável para fazermos ressalvas ao comentar sobre.
👏👏👏 excelente explanação. irretocável. a importância da ciência histórica fica evidente em aulas como essa.
isso a globo nao mostra a internet e a verdadeira liberdade
obrigado professor
Obrigado pelo trabalho.
Que essa tão importante, inédito e necessária aula cheguei a mais e mais pessoas. Parabéns pelo trabalho!! 👏👏👏👏
Hoje em dia a Helvetia é uma importante sociedade de assiguração na Europa. Em quanto isso a comunidade de imigrantes negros vaga pelo mundo a fora, buscando melhorar a propria qualidade de vida, hoje somos acorrenrados por passaportes, vistos, condição social, falta de Instrução ou pior ainda, uma formação pensada para alienar e empedir o verdadeiro desenvolvimento de nós negros.😢
Verdade amiga! Muito injusto e triste 😢😢😢😢
Bem observado. E porquê? Porque hoje, como ontem, continuam a não saberem governar-se, beneficiando das riquezas naturais que têm em África.
Nunca como depois das independências, os povos africanos foram tão explorados e escravizados, não beneficiando do progresso que os brancos lá criaram e construíram.
Em contrapartida, uma minoria de seus irmão, explora-os e reduze-os à maior das misérias, e por ser verdade, muitos optaram por vir viver com o branco, porque sabem que junto dele e com ele a mandar, têm mais liberdade e melhor nível de vida!
Tem razão.😢
Já somos países independentes há mais de 50 anos, até hoje o que fazemos para evitar que os Africanos fujam do continente à procura de melhores condições.
Professor, seu canal é ótimo, não sou negro, mais sou casado com uma mulher negra maravilhosa, adoro História da África, e tenho muita vontade de conhecê-la. Obrigado por socializar seu conhecimento.
💐 Bom dia ! 😁
A reportagem, pra mim, foi :
Super IMPORTANTE !!! Pois ...
Vivo aqui , na 🇨🇭 Suíça ...
Desde 1993. Hoje em dia ...
Vivo na parte da 🇨🇭 Suíça ...
Onde se fala o 🇨🇵 francês.
Mas, antes, vivi 16 anos, lá na parte onde se fala o 🇩🇪 alemão e em todos esses anos, ouvi bem pouco sobre essa TRISTE HISTÓRIA !
Aliás : Absolutamente ...
NADA MESMO !!! Pois ...
SEGURAMENTE, não deve ser ...
O "tipo" de participação na HISTÓRIA da HUMANIDADE ...
A qual, normalmente ...
Pudesse trazer assim, TANTO:
➡️➡️➡️ ORGULHO ⬅️⬅️⬅️ !!!
Bem ... Se posso, gostaria ...
Não só de : 🙏AGRADECER🙏
Por essa reportagem, TÃO ...
ESCLARECEDORA !!! Mas ...
Posso lhes ajudar na pronúncia de algumas palavras que não foram ditas da mesma maneira como eles falam, por aqui, se quiserem !
Schaffhausen , por exemplo ...
Se diz : CHÁFAUZÉM, sem fazer aquela pequena separação de :
Schaff-hausen, como você diz.
Lausanne, se diz : Lôsane.
Amman, se diz : Áman.
Espero ter podido ser ÚTIL !
Se algum dia precisar que ajude com + alguma pronúncia de alguma palavra das línguas : alemão, francês, italiano, espanhol e + alguma coisinha de árabe e de ...
( russo, 1 vizinha minha é russa e posso perguntar à ela ). Pode contar comigo ! 💐😁
Oi Suzana, não importa muito a pronúncia errada daqueles que estão dando aulas, pois afinal não vivem no país por muito tempo como nós. Vivo na Inglaterra e quando vou ao Brasil tenho que falar errado como eles falam, pois se falar com pronúncia certa eles não entendem. Gratidão
Caí de paraquedas neste vídeo. Moro na Suíça já alguns anos, na parte alemã nos Alpes e sempre me questionei o motivo de tanta riqueza existente neste país, mas jamais pude imaginar que tivesse algum envolvimento com a escravidão. Obrigada por compartilhar esta aula extraordinária. Parabéns pelo seu trabalho.
Vamos impulsionar o trabalho do professor. Façam comentarios, deem likes,comentem, compartilhem, pois assim a plataforma amplia a sugestão dos videos para outras pessoas.
África foi conivente com o comércio e tráfico de escravos .
Suíça foi tomada pelos protestantes
Os judeus também foram coniventes
Todo mundo escravizou todo mundo
Excelente aula. Muito informativae esclarecedora. Adorei e apendi muito.
nossa, só posso agradecer a todos os caminhos no UA-cam que me trouxeram até essa recomendação. muito obrigada pela aula! estou pasma com tanta riqueza de conteúdo. ❤
Esclarecedor!
Parabéns Professor, a história contada com imparcialidade pois não podemos mudarmos a história, a reflexão sem provocação de ressentimentos.
Maravilhosa história eu não sabia vivo na Suíça há 10 anos e tenho que dizer que juntamente com a beleza existe uma energia sombria e pesada que não sei explicar mas que é possível sentir ao admirar toda essa beleza natural que existe aqui é triste saber desta realidade , mas valeu a história um abraço e sucesso ❤🇨🇭
Também sinto essa mesma energia aqui… desde que cheguei há 18 anos atrás.
Moro há 18 anos aqui na Suíça e digo mais… todo dinheiro que entra ou entrou aqui foi através de exploração, corrupção (no caso quando tinha o segredo bancário) e sujeiras. Ou alguém acha que fazer chocolates e relógios vai locomover a economia de um país?!!! Sugiro a leitura do livro: A Suíça, O Ouro E Os Mortos de Jean Ziegler para entenderem como a Suíça enriqueceu através das riquezas dos judeus.
Vocês moram em qual cantão? Minha prima suíça é advogada da prefeitura de Zurique.
Excelente aula, Prof. Flávio! Muito obrigada por nos transmitir tanto conhecimento.❤
Incrível é hoje os suíços nadam de braçada nas riquezas acumuladas através do sangue dos africanos
Escravidão até hoje temos dentro de S. Paulo encontramos trabalhadores presos em cabeças de porco trabalhando como escravos.
Nāo só a Suíça como Europa, Brasil também, a Suíça já foi um País pobre.
Se fossem somente os suiços....Penso q quase TODOS senåo todos os paìses,europeus,se LOCUPLETARAM e enriqueceram ås custas do sangue dos africanos trazidos pra zooropa e escravizados!!
Agora ficam pregando "democracia"e "direitos humanos" para os outros fora do ocidente!!!
Bando d hienas hipócritas!!!!🤬🤬🤬🤬
@@boavidasempre9651 Embora a Suíça tivesse regiões rurais com dificuldades econômicas no passado, especialmente antes do século XIX, o país desenvolveu uma economia sólida baseada na indústria, agricultura e comércio. Desde o século XIX, a Suíça se destacou pela inovação, estabilidade política e forte setor financeiro, tornando-se uma das nações mais prósperas do mundo.
A afirmação de que a Suíça é rica por causa da escravização é incorreta. A Suíça não participou diretamente no tráfico de escravos, pois não possuía colônias. Sua riqueza moderna vem de fatores como neutralidade durante conflitos, um setor financeiro robusto, alta inovação tecnológica e uma economia de mercado estável. Embora alguns indivíduos suíços tenham se beneficiado indiretamente do comércio colonial, isso não foi a base para a prosperidade geral do país.
Valeu!
Fale também sobre o papel judaico na Escravidão.
Professor, estou encantada com a riqueza de detalhes da sua relevante pesquusa. Parabéns!
Boa Noite Professor Flávio Muniz
Muito obrigada por contar essa história, vou passar essas informações adiante. Estava estudando a pouco tempo numa disciplina no mestrado em filosofia, onde o professor trouxe o tema de hermenêutica e ecologia, tratando mais epecificamente da intervenção humana no restante da natureza e, por consequência, no clima. Nisso foi trazido o tema das revoluções industriais, e por conta do teu conteúdo fiz a conexão da revolução industrial com a escravidão que não havia me dado conta. Vou colocar isso na próxima aula. Parabéns pelo teu trabalho, que Deus continue te abençoando e que teu conteúdo se espalhe por todos os lados desse mundo.
Valeu professor, muito grata pelos esclarecimentos.
Ontem estivemos em um Museu em Zurique na qual havia uma exposição com o tema colonialismo e confesso que fiquei surpresa em saber do envolvimento da Suíça nessa parte da história. Hoje vendo esse vídeo digo que me tirou bastante dúvidas que ficaram na minha mente. Muito interessante o seu vídeo. Informação nunca é demais. Obrigada pelo vídeo.
Muito importante saber isso!
Obrigada❤
Parabéns professor pela aula maravilhosa muito esclarecedoras!!!
Muito obrigado. Aprendemos juntos
Ótima aula! Vamos apoiar o trabalho do professor é do nosso interesse.
Muito esclarecedor este vídeo 📹. Nunca imaginei que a Suíça estivesse ligada a Escravidão 😢
Ela esteve ligada ao que dava dinheiro , como o nazismo e os bancos suíços.
Parabéns pela aula mestre!
Já faz algum tempo que não consigo olhar para Europa e admirar um só metro de seu esplendor e beleza. Sabendo como aquilo chegou ao ponto que está e quanto sangue e sofrimento esteve envolvido. Simplesmente não dá. Me sinto como Neo quando enxerga os códigos da Matrix e sabe o que de verdade está por trás da ilusão imposta aos seres humanos.
Boa noite, professor!
Obrigada, professor, por não deixar cair no esquecimento, por não nos deixar, a nós mesmos, esquecer.
Adorei o vídeo, parabéns, moro na Suíça e agora tenho boas referências pra citar pra eles quando eu for lembrar eles que eles apoiaram a escravidão.
Mas deixar de ganhar seus francos, você não quer, né? Vai passar na cara do povo que te acolheu?
Parabéns pelo conteúdo extremamente útil para todos. Deixo minha singela sugestão de quando mostrar fotos/quadros explicativos, deixar por mais tempos pois não dá tempo de contemplar a imagem e ler a legenda. Seu canal se tornou agora um dos meus favoritos.❤
Chocada 😱 😢.
Chocada vc vai ficar se ir pra Suíça e olhar com atenção de onde vem os produtos que eles consomem, desde chocolate, chinelo, café, computador, camiseta, chapéu, porcelanato, copo, caneca, e etc...
Eles só fazem "arte" ou coisas "artísticas(joias)" se é que me entende.
Portugal foi a maior e mais implacável potencia escravrocrata - transportou da Africa para a América mais de 7,5 milhões de pessoas negras nos chamados navio negreiros, a Inglaterra vem longe em segundo com 3,5 milhões - está no livro Historia Negra - Sem falar nos milhões de indios que Portugal escravizou e assassinou no Brasil
Professor, parabéns pela serenidade e realidade com a qual o senhor expõe assuntos tão pouco difundidos. Meu bizavô foi escravo, morreu em 1945 aos 105 anos. Parece que todos nós temos um passado repleto de exploração e de sofrimento.
Escravidão, exploração de recursos , colonialismo desenfreado, divisão de sociedades para dominação, a lista é enorme!
O difícil é essas nações e corporações pagarem as contas de suas dívidas históricas , hoje em dia essa história de ESG nas empresas , de responsabilidade social , compliance , etc , são apenas mecanismos para governos e corporações parecerem "engajados na solução ".
Excelente vídeo 👏👏👏👏👏 i
Olá professor, muito obrigada por nos contar essa história, estou compartilhando com pessoas que devem conhecer essa história, muito obrigada
Ótima aula 👏🏿
No dia do Professor assisti uma brilhante aula. Obrigado.
Meu avo , falecido nasceu em 1927 bem apos o fim da escravidao..., porém ele falou de uma mulher que falou como eram tratados ele usou essa expressao " o clamor dos filhos de Deus...
Obrigado Professor por suas belas lições de história
Não é de se admirar de como a Suiça se constituiu como um país extremamente rico quando se investiga mais profundamente suas relações comerciais. A sua neutralidade durante a segunda guerra lhe auferiu grande prestígio no contexto europeu e não é por acaso que não faz parte da Comunidade Europeia na questão monetária porque, com o encobrimento do dinheiro originário de corrupções e espólios de guerra em todo o mundo com as suas contas numeradas agindo como um paraíso fiscal.
Um trabalho importantíssimo desse professor, tem que conhecer as nossas raízes ,antes de bater no peito e dizer ,eu sou mais eu ,para mim a escravidão é o pior crime cometido pelo ser humano ,e tudo isso, para que? Dinheiro ,poder e riqueza ,riqueza essa que deveria ser tirada e levada de volta para todas as africas.
Fico imaginando o quão terrível essas pessoas eram. Reduzindo um ser como eles a um animal e pior ainda. Que Deus continue fazendo justiça 😢
Ele não fez justiça justiça seria não ter deixado acontecer
@@renatadossantos9820Quando um serial killer receber pena de morte diga isso pro juiz também "seria justiça se não deixasse acontecer"
Portugal foi a maior e mais implacável potencia escravrocrata - transportou da Africa para a América mais de 7,5 milhões de pessoas negras nos chamados navio negreiros, a Inglaterra vem longe em segundo com 3,5 milhões - está no livro Historia Negra - Sem falar nos milhões de indios que Portugal escravizou e assassinou no Brasil
@@renatadossantos9820 Todos esses malfeitores morreram humilhados, todos eles foram derrotados. E todas as sociedades que viviam contribuindo para isso e se beneficiando foram devastados com guerras e calamidade naturais, embora que ficou alguns q não aprenderam com o passado
Eles não eram horríveis, era o contexto histórico da época. Brancos enxergavam pessoas negras como meros animais, igual hoje enxergamos um cavalo, que é um animal que nos serve como burro de carga. Você está fazendo anacronismos. É igual daqui a 200 anos a humanidade bane o consumidor de carne animal, ae as pessoas desse século vai olhar pra nós do século 21 e tbm vão nos achar pessoas terríveis por matar e comer animais, mas é só o nosso contexto. Historia não se estuda por viés moral
Muito obrigado professor por tanta dedicação à essas pesquisas.
É decepcionante enaltecer tanto o olocausto judeu e minimizar o pior dos olocausto que foi a escravidão do povo africano.
*holocausto
A história da humanidade é marcada pela escravidão em todas as civilizações. Na Roma Antiga, havia várias formas de tornar alguém escravo. Até por dívida. Se alguém devesse algo para você, essa pessoa poderia se tornar seu escravo, caracterizando a "escravidão por dívida". No Egito Antigo, a coisa era terrível também. Não foram só os africanos que foram escravizados.
Passado triste. Que possamos sempre desejar dias melhores e distantes dessas realidades tristes
É decepcionante sabermos que toda a Europa se beneficiou do trabalho escravo. E que isso não acabou
Revoltante isso sim.
Toda a América tbm...
@@pilorkakaisso é mentira descarada,negacionismo.Apenas a nobreza
@@pilorkakaInclusive o Reino do Congo continua sendo uma grande economia. Foi um benefício magnífico a escravidão pra eles. 👀
@@pilorkaka Portugal tá longe de ser pobre baby. Esqueça isso de q Reinos Africanos se beneficiaram com a escravidão. O sistema escravagista tomou um rumo totalmente diferente naquele período, muito diferente de tudo que já havia rolado na história da humanidade.
Esconderam enquanto puderam. Excelente trabalho dos historiadores!