Quando a gente entende que o doente é o racista e não diz de nós, negros... É muito simples. É igual explicar que a terra é redonda. E temos dó dos terraplanistas, digo, racistas. É isso. Não diz de nós. O racista é doente de alma e ausente de caráter. Além de ignorante, por não saber o que é a melanina.
Quando alguém é chamado de qualquer animal, o ofensor está dizendo que aquela pessoa é bicho.Tenta tirar a humanidade. Eu já vi um rapaz branco e sem uma perna se chamado de saci por causa da perna. Isso foi no trabalho. As pessoas riam dele. Ninguém queria namorar ele. Eu digo uma coisa se gorila fosse gente na selva teria um cidade. Mas ele é bicho e só sabe comer e acasalar.Boa noite !
Uma das pessoas mais inteligentes que conheci foi uma moça imigrante, negra, vinda do Haiti, que estudava Medicina em Florianópolis, na UFSC. Eu fazia Biologia e ficamos amigas. Ela falava português PERFEITAMENTE, espanhol, inglês, crioulo e francês, e estudava O TEMPO TODO. Eu e as outras colegas costumávamos fazer trilhas, e às vezes no sábado íamos num barzinho próximo da Universidade. Ela geralmente não ia conosco pq tinha que estudar. Pelo jeito esqueceram de avisar a Naomie sobre a "tese" que negros gostam de "folia" 😅😅😅😅😅😅 #rindodenervoso
TEM UM FILME, ESTRELAS ALÉM DO TEMPO, QUE CONTA A HISTÓRIA DE DUAS MULHERES NEGRAS, DURANTEXUM PERÍODO EXTREMAMENTE RACISTA NOS EUA, QUE COM SUAS INTELIGÊNCIAS CONTRIBUIRAM MUITÍSSIMO PATA O HOMEM TER CHEGADO Á LUA E NO ENTANTO NUNCA SE HOUVE FALAR DELAS. SEMPRE QUIS ASSISTIR A ESSE FILME. PERDI QUANDO PASSOU NA REDE GOLPE POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR......MAS UM AINDA VOU ASSISTIR E O MALCON X TB.
Essa aula é um das mais importante que eu já encontrei aqui no UA-cam. Deveria ser assistida pelo o maior numero possível de pessoas. Deveria ser compartilhada com legendas em Inglês, em Frances, em Arabe e em Espanhol.
@@HistoriadaAfrica Chamar alguém de macaco não é racismo, mas insulto. Numa discussão chama-se de tudo, até pior do que macaco : ua-cam.com/video/s7IOKDE-7Dw/v-deo.html
Ao mesmo tempo que eu fico irritado com quem me chama de macaco, também sinto pena, porque sei que todos os humanos é uma espécie de símios. Sendo assim, não faz tanto sentido um macaco chamar outro de macaco.
Não existem raças existem etnias e adaptação ao meio ambiente..somos todos humanos com uma grande dificuldade no que se refere à convivência ..parabéns pelo vídeo um lindo trabalho de pesquisa histórica apresentada com muita sensibilidade você é um.grande professor estimulando quem lhe ouve , querer aprender e saber mais ...Obrigada
Apesar de não existur' raças' humanas se usa o termo pra se referir as características fisico- biológicas dos seres humanos "entre negros, brancos e amarelos". Etnia é um termo mais complelxo que envolve nacionalidade raça e cultura. Por exemplo zulus e xhosas são negros, mas de etnias diferentes. Croatas e sérvios são brancos, mas de etnias diferentes.
@@donramonn12 Contudo, já na década de 1990, a ONU recomendou q não se use o termo raça em trabalhos científicos e relatórios em geral. O termo é absolutamente incorreto, anti científico e conceitualmente pobre e somente gente ignorante o usa.
Sem muito conhecimento, como a maioria das pessoas, sempre achei que mulato/a define a pessoa de pai branco e mãe negra (ou vice-versa), o que aparentemente não me levaria a outros questionamentos. Esta aula me abriu os olhos para um contexto muito mais amplo. Obrigado Flávio.
Flávio, seu canal é tão importante. Acreditamos muitas vezes que somos mesmo inferiores e que tudo que foi dito e ensinado por séculos é verdade, o que não é. Isso é muito importante para a nossa saúde mental, saber que somos e podemos ser muito mais, ir além dos limites imposto pela sociedade. Muito obrigado.
O UA-cam me apresentou este canal hoje, gosto de história e estou encantada com esse canal e o professor, estou maratonando, só agora aos 48 anos, vi que nossa história dada nas escolas falhou muito e muito, me refiro à todos os canais de história que acompanho e inclusive esse aq, parabéns professor por este canal e por sua narrativa tão serena
Muito obrigado pelo seu comentário! Fico muito feliz em saber que está apreciando o canal e as nossas aulas. A história é uma jornada de aprendizado contínuo, e é gratificante saber que estamos contribuindo para preencher essas lacunas. Continue maratonando e explorando! Obrigado pelo apoio e pelas palavras gentis.
Magnifico trabalho professor, por isso eu digo sempre,não devemos admirar o ocidente e os E.U.A ,muito menos os seus cientistas sem antes ter um conhecimento profundo sobre suas obras....
Eu também passei por isto quando criança. Porém eu era um pouco rebelde. Um xingamento destes normalmente não ficava sem eu dar um troco. Tempos diferentes. Precisamos educar para um vida em sociedade.
@@prosafutebolistica9707 Você acha que ser comparado a um vendedor de loja é a mesma coisa do que ser comparado a um animal?Você assistiu o vídeo mesmo?
Excelente aula! Nunca pensei em estudar o uso pejorativo do termo. Entender as diversas interpretações e o modo como a palavra alcançou o significado ofensivo pode ajudar aqueles que a reproduzem, com o dolo de ofender, mas sem saber o porquê.
A forma de lidar com o racismo é através da educação, seja ela através de aulas, palestras, vídeos como este que é bom demais, peças teatrais, conferências das mais diversas, etc, OU através da aplicação das leis, que no Brasil já existe, sendo 1 contra injúria racial e 1 contra o preconceito. Quando as pessoas não querem aprender e respeitar outras pessoas, o peso da lei vai obrigá-las a fazê-lo. Se não, a frieza da prisão (após a infração da lei) vai ensinar. Se ainda assim não funcionar, processos cívicos podem exigir pagamentos de multas da parte de quem infringiu a lei, e quando dói no bolso as pessoas tendem a aprender mais rápido. rsrs
Quanto a pesar no bolso concordo mas vídeo, aula, palestra de nada adianta... há poucos dias em escola particular aí em São Paulo aconteceu um caso de racismo contra a filha da atriz Samara felippo ( está na mídia porque é famosa) e os outros negros? Em outros estados? ... racismo e preconceito nunca terá fim.
Excelente trabalho professor, parabéns pela elucidação e explicação dessa linha preconceituosa e irracional dessa histórica e ridícula comparação ! Que Deus te abençoe mestre !
A História contada na Academia, no livros, Filmes, Novelas, Programas de Realit shows nas TV sempre foi a história do opressor, do escravocrata, dos dominantes. A história do oprimido foi apagada ou tentaram apagar. Mas os Movimentos Sociais Negros, os Oprimidos fizeram um RAIO X da história e hoje podemos contar a história verdadeira contada pelo oprimidos. Precisamos mostrar a verdadeira história.
@@HistoriadaAfrica não só elogio , pois o senhor é sábio e transmite sabedoria, porém também é mestre no estudo. Espero que o pessoal dos Educafros no Brasil inteiro conheça seu precioso trabalho, vou divulgar aqui nos Educafros Baixada Santista e para seu grande líder Frei David.
Olá professor! Gosto muito do seu canal porque faz-me compreender melhor sobre as minhas origens negras a história e alguns mitos! Com relação os negros ou sua maioria gostarem de ambientes festivos( dança,bebedeiras e mulheres)mesmo sabendo que amanhã tem q trabalhar isso é verdade!😂
MESMO SEM SABER DESTES FATO MARAVILHOSOS, FIQUEI FACINADO COM O FILME "O REINO PROIBIDO" CONSIDERO UMA OBRA DE ART... PARABENS AO CANAL CAÇADOR DE HISTORIAS QUE TEM TRAZIDO GRANDE CONHECIMENTO E DESPERTAR
Um tempo atrás eu estava numa trilha indo pra praia e uma família negra estava na minha frente (eu sou branco) e no meio do mato tinha macacos pequenos brincando nas árvores, então uma das crianças da família, uma menina falou para seu irmão "olha aí está você" o pai riu e a mãe chamou a atenção dela, e o menino reclamou "sou eu não, é você". Naquela hora não achei uma explicação de porque isso aconteceu dentro de uma família negra., E continuo não entendendo, Tipo: Será que para ofender uma pessoa numa briga ainda que seja da mesma cor tua (negra) você utiliza xingamentos racistas feito por brancos? É muito interessante para debater.. Abraço meu amigo, você é uma grande professor de história, acompanho o canal desde o começo, Deus abençoe você e sua família!
A menina com certeza não queria ofender. As pessoas que não gostam de negros costuma falar "moreno/na" porque pra eles é ofensivo falar negro ou preto já que não gostam. Na minha família ficamos chamando uns aos outros de morenos. Mas não é querendo evitar de falar de nos mesmos como pretos. É tirando sarro da coisa toda. Nada mais saudável do que rir de si mesmo, tirar sarro de si mesmo e dos problemas que se enfrenta. Experimente, é libertador. O menino e a mãe precisam aprender isto. Mto simples.
Alguns anos atrás eu soube que um negro chamar o outro de negro,ou macaco,etc não é racismo. Conversando com um homem negro sobre preconceito racial ele me disse. Que ficava bravo quando uma pessoa branca o chamava de macaca muitas uma mulher o chamou de macaco. Segundo ele essas são suas palavras (Quer saber hoje em dia não fico mais bravo ao ser chamado, xingado de macaco.Eu aceito com tranquilidade não me ofendo mais,para mim tá tudo bem entre eu e a pessoa branca que me chama de macaco.) Como podemos ver quando um negro(a) aceita ser chhamado(a) de macaco por alguém da etnia branca não é racismo como ocorre entre negros.
Fica claro que o medo é o maior fator que leva a essas ideias. Eu msm não levo a sério uma pessoa que faça esse tipo de associação pq a fraqueza vem do outro lado e não dá minha parte.
Professor, gostaria de sugerir um vídeo sobre a drapetomania e a disesthesia aethiopica_ pseudo doenças criadas pelo médico Samuel Cartwright nos Estados Unidos do início do século XIX. Seria muito bom se puderes, expor mais essas injustiças que legitimavam o racismo e a escravidão.
Fico me perguntando como a humanidade pode ter chegado ao nível de ver outro ser humano como inferior, ou sem alma, ou menos inteligente 😢, mas em uma coisa tiver que concordar com uma dessas frases, de q os negros são dados a música. As vozes mais lindas e potentes do mundo, são negras. Obrigada professor, a aula foi brilhante como vc👏👏👏
Entre meus amigos a palavra "macaco" perdeu essa conotação negativa (muito por influência minha) e passou a significar força e sabedoria. Usam muito para se referir a mim por eu adorar esses animais maravilhosos, e a conotação pejorativa tem sumido na minha bolha pessoal. Vamos trabalhar para ela desaparecer totalmente da sociedade, mas sem esquecer sua origem!
Interessante. Que tal a gente também trabalhar p/ convencer as pessoas sobre as virtudes de frases como: “filho da put@“, e começarmos a chamar uns aos outros desta forma? Logo percebe-se que, ao invés de tentar convencer o mundo inteiro (e especialmente as pessoas que recebem apelidos pejorativos) sobre o lado bom de um xingamento, o MELHOR é ensinar a não xingar as pessoas! O melhor é respeitar a cada ser humano e tratá-lo com decência e cordialidade.
@@elaineenialle3594 eu acho que já existe Lei para estas ofensas. Eu por exemplo sou muito alto. Se alguém publicamente me humilhar me chamando de girafa eu abro um processo, e ainda ganho uma grana$ com isto. Não precisa nem quero mandar o cara pra cadeia por causa disto.
MUITO OBRIGADO...!!!! SEMPRE fiz essa cobrança às pessoas de influência nas redes sociais para que expusessem o pq que nós pretos ficamos indignados ao sermos chamados de macacos... Em tempos de amor exacerbado aos pets uma associação covarde de um racista à nossa repulsa e inversão no sentido de odiarmos macacos é facilmente absorvido por crianças e nosso trabalho contra o racismo tem que começar na base : NAS CRIANCAS..!!
Professor parabéns pelo excelente vídeo , gostei do comentario sobre o Darwin onde se afirma que homens e macacos tuveram um ancestral comum , os elos perdidos da evolução humana.
Saudações, Professor. Tornaste para mim fonte de conteúdo obrigatório. Que a sua vida e este canal tenham vida longa. De agora em diante, vou citá-lo como referência. Quero contribuir com o canal, ainda que seja pouco.
Ao mencionar Darwin ali no final, conclui que meu embasamento está dentro da idéia principal do video. Desde os tempos de escola eu refletia e teorizava o contexto dessa ofensa, pois via que pessoas que o faziam ainda que de forma ignorante e infantil tentavam associar com a cor da "pelagem" de chimpanzés (que são símios, não macacos) esquecendo-se que há macacos brancos, dourados e várias outras cores de pêlo. Já quanto a genética, naturalmente os caucasianos são mais "peludos" do que os africanos, então vai se entender. Vejo que a teoria da evolução é usada por criacionistas para "demonizar" a ciência e sustentar suas crenças afirmando que "evolucionistas acreditam que descendemos de macacos".. tolice. Outro dia visitei uma reserva florestal com familiares (humanos) e na volta uma cunhada que é católica fervorosa fez um comentário negativo sobre alguns macacos que habitam o lugar (dá até gastura ver aqueles macacos, parecem pessoinhas), aí só para provocar disse que (é porque descendemos deles em 99% 😂😂). Brincadeiras à parte, adoro todos os animais e inclusive os "parentes" primatas, e animais têm alma sim, senão como os animais de extimação seriam tão fiéis e adoráveis para com seus donos. P.S: Essa história ali do Rei Gorila, senão a mais é uma das mais bizarras sinopses que vi.
Vi um vídeo de um português branco que joga futebol num clube africano. Ele dizia que em muitas ocasiões era chamado de macaco pelos adeptos rivais. Ele acrescentou que isso não o perturbava.
Eles o chamavam assim não por ele ser branco, e sim por estar rodeado de pretos, e agora é como se fosse um deles, a ofensa não é a ele e sim aos seus colegas pretos, e pretos em geral, porque ele devia se sentir ofendido?
@@MiriamHonorCel Quem chamava ao branco de macaco eram adeptos pretos. Estou a referir um campeonato num país africano, onde a assistência é maioritariamente composta por africanos. Pelo que percebi, os africanos daquela zona, acham os brancos parecidos com macacos. Aquele jogador branco é que não se sente ofendido pela comparação, ou tentativa de insulto. Fui mais claro, agora?
Gostei das explicações sobre a origem pejorativa de associar alguém ao macaco, pois desconhecia a sua origem. Contudo, senti falta de incluir a visão da cultura dos nossos povos indígenas e a dos povos pré-hispânicos em relação a esse animal.
Conheço a história da Sara, e realmente essa mulher foi muito humilhada, é uma história muito Triste, e eu acredito que ela começou a ser abusada desde muito nova Quando foi raptada.
Muito bom. Interessante o pastor entender que os negros existiam antes de Adão. Hoje podemos entender com esse pensamento que Adão não foi o primeiro ser humano, e não, como originalmente se pensou, que os negros não eram humanos por não descender de Adão.
Exterminar este preconceito, é necessário ensinar as crianças. A visão de quem chama outra pessoa de macaco para diminuí-la tá deturpada pela ignorância. Mude as pessoas e mudaremos o mundo,
Meu companheiro e amor da minha vida era negro. A família dele tinha o hábito de brincar chamando um ao outro de macaco. Sou chamada de branca e como tal acabei com esse insulto deles entre eles. Falta de respeito e amor próprio.
A própria lenda ou estoria do Tarzan é racista ,um herói africano mas de cor branca nunca gostei dessa estória. Os verdadeiros herois africanos são negros mas para apaga-los de suas culturas criaram e difundiram essa estória sem lógica.
Pois é essa ignorância pelos bichinhos levou nós a esse caos os animais chegaram aqui primeiro que homem e quisa o homem esteja a qui por causa deles pra cuidar dos bichos e da amada🌎
Como falar com tanta calma de um assunto tão hediondo? Quanta inteligência, inclusive emocional! Parabéns, professor!
Pura vdd.
De fato, o meu povo é espetacular por aguentar tanto e se manter de pé.
Uai. Ele é um professor...😂😂😂 Vive fazendo isso.
Porque assunto hediondo?
É tão natural! Só não se pode misturar fantasias religiosas, pois seria ridículo.
Quando a gente entende que o doente é o racista e não diz de nós, negros... É muito simples. É igual explicar que a terra é redonda. E temos dó dos terraplanistas, digo, racistas. É isso. Não diz de nós. O racista é doente de alma e ausente de caráter. Além de ignorante, por não saber o que é a melanina.
Animal Maravilhoso...Mas ...
Difícil um negro no Brasil, não ter já ouvido alguém o chamando para o diminuir.....dói a alma.....
Quando alguém é chamado de qualquer animal, o ofensor está dizendo que aquela pessoa é bicho.Tenta tirar a humanidade. Eu já vi um rapaz branco e sem uma perna se chamado de saci por causa da perna. Isso foi no trabalho. As pessoas riam dele. Ninguém queria namorar ele. Eu digo uma coisa se gorila fosse gente na selva teria um cidade. Mas ele é bicho e só sabe comer e acasalar.Boa noite !
Infelizmente nao so no Brasil
@@jessicacristina5135 infelizmente, para nosotros que somos europeos, macaco no es negro, es BR, o sea no es un insulto racista.
:(
Não há assuntos hediondos. Somente pessoas.
Sempre me questionei sobre essa relação negativa entre humanos e macacos
Agora encontrei a resposta. Aula importantíssima.
Obrigada, professor
Uma das pessoas mais inteligentes que conheci foi uma moça imigrante, negra, vinda do Haiti, que estudava Medicina em Florianópolis, na UFSC. Eu fazia Biologia e ficamos amigas. Ela falava português PERFEITAMENTE, espanhol, inglês, crioulo e francês, e estudava O TEMPO TODO. Eu e as outras colegas costumávamos fazer trilhas, e às vezes no sábado íamos num barzinho próximo da Universidade. Ela geralmente não ia conosco pq tinha que estudar. Pelo jeito esqueceram de avisar a Naomie sobre a "tese" que negros gostam de "folia" 😅😅😅😅😅😅 #rindodenervoso
@@suelanesantosdematos8580 na vdd o Brasil está entre os dez países com maior carga horária de trabalho
@@mayarasberse6899 verdade. Na verdade a folia alegre traz descontração ao sofrimento e tristezas da nossa gente batalhadora.
👀
TEM UM FILME, ESTRELAS ALÉM DO TEMPO, QUE CONTA A HISTÓRIA DE DUAS MULHERES NEGRAS, DURANTEXUM PERÍODO EXTREMAMENTE RACISTA NOS EUA, QUE COM SUAS INTELIGÊNCIAS CONTRIBUIRAM MUITÍSSIMO PATA O HOMEM TER CHEGADO Á LUA E NO ENTANTO NUNCA SE HOUVE FALAR DELAS. SEMPRE QUIS ASSISTIR A ESSE FILME. PERDI QUANDO PASSOU NA REDE GOLPE POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR......MAS UM AINDA VOU ASSISTIR E O MALCON X TB.
@@Socomuna nunca vi esse filme. Mas vou ver. Obrigada por comentar. Geralmente colocam filmes que não soma nada.
Essa aula é um das mais importante que eu já encontrei aqui no UA-cam. Deveria ser assistida pelo o maior numero possível de pessoas. Deveria ser compartilhada com legendas em Inglês, em Frances, em Arabe e em Espanhol.
Sempre trazendo muito conhecimento👏👏👏👏
Verdade. Também a considero importante.
@@HistoriadaAfrica Chamar alguém de macaco não é racismo, mas insulto. Numa discussão chama-se de tudo, até pior do que macaco : ua-cam.com/video/s7IOKDE-7Dw/v-deo.html
E seria melhor ainda se estivesse nos livros de história do Brasil.
Ao mesmo tempo que eu fico irritado com quem me chama de macaco, também sinto pena, porque sei que todos os humanos é uma espécie de símios. Sendo assim, não faz tanto sentido um macaco chamar outro de macaco.
A verdade dói???
Biologia explicar isso mesmo gostando ou nao gostando somos macacos nao da mesma especie que o gorila ou chimpanze e sim uma especie parentesca
Que aula incrível! é triste saber q ainda existem pessoas presas ao seculo XVIII e, que usam tal termo para inferiorizar alguem.
Não existem raças existem etnias e adaptação ao meio ambiente..somos todos humanos com uma grande dificuldade no que se refere à convivência ..parabéns pelo vídeo um lindo trabalho de pesquisa histórica apresentada com muita sensibilidade você é um.grande professor estimulando quem lhe ouve , querer aprender e saber mais ...Obrigada
Apesar de não existur' raças' humanas se usa o termo pra se referir as características fisico- biológicas dos seres humanos "entre negros, brancos e amarelos". Etnia é um termo mais complelxo que envolve nacionalidade raça e cultura. Por exemplo zulus e xhosas são negros, mas de etnias diferentes. Croatas e sérvios são brancos, mas de etnias diferentes.
@@donramonn12 Excelente resposta sem exigência de maiores explicações !!
@@donramonn12 Contudo, já na década de 1990, a ONU recomendou q não se use o termo raça em trabalhos científicos e relatórios em geral. O termo é absolutamente incorreto, anti científico e conceitualmente pobre e somente gente ignorante o usa.
desculpe meu caro mas negacionismo de que não ha raças humanas é uma forma velada de racismo e de não celebrar a diversidade biologica
Professor, no pare jamais! Seu trabalho é essencial.
Gratidão. Estamos nos esforçando
Sempre contribuindo para melhorar meus conhecimentos. Obgda professor.
Sem muito conhecimento, como a maioria das pessoas, sempre achei que mulato/a define a pessoa de pai branco e mãe negra (ou vice-versa), o que aparentemente não me levaria a outros questionamentos. Esta aula me abriu os olhos para um contexto muito mais amplo.
Obrigado Flávio.
Gratidão
Anotei todos os nomes dos racistas contemporaneos, e com a certeza da importância que isso tem para abrir a mente antes de valorizar certos mitos.
Flávio, seu canal é tão importante.
Acreditamos muitas vezes que somos mesmo inferiores e que tudo que foi dito e ensinado por séculos é verdade, o que não é.
Isso é muito importante para a nossa saúde mental, saber que somos e podemos ser muito mais, ir além dos limites imposto pela sociedade.
Muito obrigado.
O UA-cam me apresentou este canal hoje, gosto de história e estou encantada com esse canal e o professor, estou maratonando, só agora aos 48 anos, vi que nossa história dada nas escolas falhou muito e muito, me refiro à todos os canais de história que acompanho e inclusive esse aq, parabéns professor por este canal e por sua narrativa tão serena
Muito obrigado pelo seu comentário! Fico muito feliz em saber que está apreciando o canal e as nossas aulas. A história é uma jornada de aprendizado contínuo, e é gratificante saber que estamos contribuindo para preencher essas lacunas. Continue maratonando e explorando! Obrigado pelo apoio e pelas palavras gentis.
O Goku de Dragonball é baseado em Sun Wukong do conto chinês Viagem ao Oeste.
Eu lembro q Goku tinha rabo.
Kkk@@amandalinhares6313
Magnifico trabalho professor, por isso eu digo sempre,não devemos admirar o ocidente e os E.U.A ,muito menos os seus cientistas sem antes ter um conhecimento profundo sobre suas obras....
Eu nasci em 1987 e minha infância eu era chamado de macaco por aqueles que se diziam meus amigos
Pior é quando pessoas como esses seus amigos, dizem que aqueles tempos é que eram bons, pois ninguém ficava de mimimi quando era chamado de macaco.
Eu também passei por isto quando criança. Porém eu era um pouco rebelde. Um xingamento destes normalmente não ficava sem eu dar um troco. Tempos diferentes. Precisamos educar para um vida em sociedade.
😢😮😭
@@prosafutebolistica9707 Mas a diferença é que você nunca teve sua humanidade colocada em xeque.
@@prosafutebolistica9707 Você acha que ser comparado a um vendedor de loja é a mesma coisa do que ser comparado a um animal?Você assistiu o vídeo mesmo?
Que aula, meus amigos. Que aula! Seu canal é fantástico e muito necessário, amigo. Parabéns pelo belo trabalho.
Excelente vídeo. Obrigado por produzir e compartilhá-lo, professor. 👏🏽👏🏽👏🏽
Q trabalho histórico primoroso. Uma aula em nível depós graduação. Parabéns, professor!
Excelente aula! Nunca pensei em estudar o uso pejorativo do termo. Entender as diversas interpretações e o modo como a palavra alcançou o significado ofensivo pode ajudar aqueles que a reproduzem, com o dolo de ofender, mas sem saber o porquê.
finalmente uma explicação profunda e sensível sobre um tema tão complicado agradeço muito
Muito interessante a contextualização em cada sociedade e a construção histórica no Ocidente. Obrigado.
A forma de lidar com o racismo é através da educação, seja ela através de aulas, palestras, vídeos como este que é bom demais, peças teatrais, conferências das mais diversas, etc, OU através da aplicação das leis, que no Brasil já existe, sendo 1 contra injúria racial e 1 contra o preconceito. Quando as pessoas não querem aprender e respeitar outras pessoas, o peso da lei vai obrigá-las a fazê-lo. Se não, a frieza da prisão (após a infração da lei) vai ensinar. Se ainda assim não funcionar, processos cívicos podem exigir pagamentos de multas da parte de quem infringiu a lei, e quando dói no bolso as pessoas tendem a aprender mais rápido. rsrs
Quanto a pesar no bolso concordo mas vídeo, aula, palestra de nada adianta... há poucos dias em escola particular aí em São Paulo aconteceu um caso de racismo contra a filha da atriz Samara felippo ( está na mídia porque é famosa) e os outros negros? Em outros estados? ... racismo e preconceito nunca terá fim.
@@Jm.miguel785isto prova o quanto o ser humano ainda está pouco desenvolvido e completamente racional.
@@Norma-qn1kw Sim e isso é muito triste no momento em que entendemos que nessa área ele nunca se desenvolverá.
Gente, mas que aula 👏
Você é show, desejo muito sucesso!
Excelente trabalho professor, parabéns pela elucidação e explicação dessa linha preconceituosa e irracional dessa histórica e ridícula comparação !
Que Deus te abençoe mestre !
A História contada na Academia, no livros, Filmes, Novelas, Programas de Realit shows nas TV sempre foi a história do opressor, do escravocrata, dos dominantes. A história do oprimido foi apagada ou tentaram apagar. Mas os Movimentos Sociais Negros, os Oprimidos fizeram um RAIO X da história e hoje podemos contar a história verdadeira contada pelo oprimidos. Precisamos mostrar a verdadeira história.
Que maravilha encontrar o teu canal❤
Rapaz, que história!! Brigado professor
Excelente vídeo! muito obrigada! já joguei ele no meu twitter e vou jogar no Facebook tbm❤
Eu que agradeço. Vamos compartilhar.
Sou muito agradecido pelo senhor tirar as traves dos meus olhos
Parabéns pelo excelente vídeo! 😊
Aulas sempre muito bem fundamentadas. Obrigada, professor.
Esse canal é necessário e essencial para construção de um conhecimento sólido sobre nosso povo.
Muito Obrigado, vamos construir um mundo melhor e menos desigual!
@@HistoriadaAfrica obrigada pelo canal . Muito bom e profundo cada conteúdo
Parabéns e agradeço por compartilhar esse tesouro comigo
Parabéns Mestre Flávio Muniz por seus vídeos excelentes e contundentes.
Obrigado pelo elogio
@@HistoriadaAfrica não só elogio , pois o senhor é sábio e transmite sabedoria, porém também é mestre no estudo. Espero que o pessoal dos Educafros no Brasil inteiro conheça seu precioso trabalho, vou divulgar aqui nos Educafros Baixada Santista e para seu grande líder Frei David.
Muito o bom o seu video! Vou buscar nas sua referências de leitura.
Excelente, como siempre!
Gracias!!!
Obrigada por essa aula fantástica
Eu que agradeço
Essas postagens deveriam ser material nas escolas,👏👏👏👏
Olá professor! Gosto muito do seu canal porque faz-me compreender melhor sobre as minhas origens negras a história e alguns mitos! Com relação os negros ou sua maioria gostarem de ambientes festivos( dança,bebedeiras e mulheres)mesmo sabendo que amanhã tem q trabalhar isso é verdade!😂
Uma maravilhosa e necessária aula professor Flávio. Meu coração o aplaude em pé.
Professor, suas aulas são incríveis! Parabéns!
Quanta sabedoria!
É o conhecimento que liberta.
Gratidão
Obrigado pela aula professor
MESMO SEM SABER DESTES FATO MARAVILHOSOS, FIQUEI FACINADO COM O FILME "O REINO PROIBIDO" CONSIDERO UMA OBRA DE ART... PARABENS AO CANAL CAÇADOR DE HISTORIAS QUE TEM TRAZIDO GRANDE CONHECIMENTO E DESPERTAR
Professor......seus vídeo é incrível ; é uma aula .Parabéns .
MATÃO SP BRASIL
Que aula, prof! Obrigado. Faço questão de ser membro
Seja bem vindo Guilherme. Muito Obrigado pelo apoio.
Um tempo atrás eu estava numa trilha indo pra praia e uma família negra estava na minha frente (eu sou branco) e no meio do mato tinha macacos pequenos brincando nas árvores, então uma das crianças da família, uma menina falou para seu irmão "olha aí está você" o pai riu e a mãe chamou a atenção dela, e o menino reclamou "sou eu não, é você". Naquela hora não achei uma explicação de porque isso aconteceu dentro de uma família negra., E continuo não entendendo, Tipo: Será que para ofender uma pessoa numa briga ainda que seja da mesma cor tua (negra) você utiliza xingamentos racistas feito por brancos? É muito interessante para debater.. Abraço meu amigo, você é uma grande professor de história, acompanho o canal desde o começo, Deus abençoe você e sua família!
A menina com certeza não queria ofender. As pessoas que não gostam de negros costuma falar "moreno/na" porque pra eles é ofensivo falar negro ou preto já que não gostam. Na minha família ficamos chamando uns aos outros de morenos. Mas não é querendo evitar de falar de nos mesmos como pretos. É tirando sarro da coisa toda. Nada mais saudável do que rir de si mesmo, tirar sarro de si mesmo e dos problemas que se enfrenta. Experimente, é libertador. O menino e a mãe precisam aprender isto. Mto simples.
Alguns anos atrás eu soube que um negro chamar o outro de negro,ou macaco,etc não é racismo.
Conversando com um homem negro sobre preconceito racial ele me disse.
Que ficava bravo quando uma pessoa branca o chamava de macaca muitas uma mulher o chamou de macaco.
Segundo ele essas são suas palavras (Quer saber hoje em dia não fico mais bravo ao ser chamado, xingado de macaco.Eu aceito com tranquilidade não me ofendo mais,para mim tá tudo bem entre eu e a pessoa branca que me chama de macaco.)
Como podemos ver quando um negro(a) aceita ser chhamado(a) de macaco por alguém da etnia branca não é racismo como ocorre entre negros.
Colonização, muitos pretos acreditam ser o que falam deles, eles vão na escola e a única coisa que aprendem sobre si, é que foram escravos.
Que conteúdo maravilhoso! Parabéns
O seu canal é incrível! Aprendo tanto ❤🖤
Fica claro que o medo é o maior fator que leva a essas ideias. Eu msm não levo a sério uma pessoa que faça esse tipo de associação pq a fraqueza vem do outro lado e não dá minha parte.
Amando esse canal. Gratidão, professor!
Gratidão
Maravilhoso seu trabalho para educação da nossa população! Parabéns ❤
Gratidão. Ajude este trabalho alcançar mais pessoas.
cara, parabens pelo seu canal tem crescido bastatnte video incrivel
Aula maravilhosa. Esclarece muito a compreensão sobre o assunto.
Vídeo formidável. Em um canal formidável.
Amei!
Professor, gostaria de sugerir um vídeo sobre a drapetomania e a disesthesia aethiopica_ pseudo doenças criadas pelo médico Samuel Cartwright nos Estados Unidos do início do século XIX. Seria muito bom se puderes, expor mais essas injustiças que legitimavam o racismo e a escravidão.
Grata por mais essa aula.❤
Aula simplesmente excepcional, parabéns professor 👏🏼👏🏼👏🏼
Gratidão
Fico me perguntando como a humanidade pode ter chegado ao nível de ver outro ser humano como inferior, ou sem alma, ou menos inteligente 😢, mas em uma coisa tiver que concordar com uma dessas frases, de q os negros são dados a música. As vozes mais lindas e potentes do mundo, são negras. Obrigada professor, a aula foi brilhante como vc👏👏👏
Gratidão pelo carinho e reconhecimento!
Que vídeo incrível! Eu não imaginava a história por trás dessa associação
Prof., já dou like antes mesmo de assistir vosso vídeo.
Entre meus amigos a palavra "macaco" perdeu essa conotação negativa (muito por influência minha) e passou a significar força e sabedoria. Usam muito para se referir a mim por eu adorar esses animais maravilhosos, e a conotação pejorativa tem sumido na minha bolha pessoal. Vamos trabalhar para ela desaparecer totalmente da sociedade, mas sem esquecer sua origem!
Interessante. Que tal a gente também trabalhar p/ convencer as pessoas sobre as virtudes de frases como: “filho da put@“, e começarmos a chamar uns aos outros desta forma?
Logo percebe-se que, ao invés de tentar convencer o mundo inteiro (e especialmente as pessoas que recebem apelidos pejorativos) sobre o lado bom de um xingamento, o MELHOR é ensinar a não xingar as pessoas! O melhor é respeitar a cada ser humano e tratá-lo com decência e cordialidade.
Você está aceitando um insulto racista. Se você é negro está reforçando o estereótipo racista.
EXATAMENTE!!! PARABÉNS!!
EU VEJO O MACACO COMO UM MUITO BICHO INTELIGENTE, ASSIM COMO ELEFANTE, GOLFINHOS.
RACISMO ESTÁ NA CABEÇA DOS RACISTAS!
@@elaineenialle3594
Comparação besta! 💩
@@elaineenialle3594 eu acho que já existe Lei para estas ofensas. Eu por exemplo sou muito alto. Se alguém publicamente me humilhar me chamando de girafa eu abro um processo, e ainda ganho uma grana$ com isto. Não precisa nem quero mandar o cara pra cadeia por causa disto.
MUITO OBRIGADO...!!!! SEMPRE fiz essa cobrança às pessoas de influência nas redes sociais para que expusessem o pq que nós pretos ficamos indignados ao sermos chamados de macacos... Em tempos de amor exacerbado aos pets uma associação covarde de um racista à nossa repulsa e inversão no sentido de odiarmos macacos é facilmente absorvido por crianças e nosso trabalho contra o racismo tem que começar na base : NAS CRIANCAS..!!
Parabéns professor,pelas aulas maravilhosa.
_Que Deus abençoe a todos AMÉM GLÓRIA A DEUS 😇!_
😂O INTRESSE INDIVIDUAL DE CADA SER HUMANO PARA ENTENDER OS FATOS CONTRIBUIRÃO PARA UMA SOCIEDADE MELHOR. EU AGRADEÇO. MUITO OBRIGADA. ❤
Seu canal é incrível. Tanta informação valiosa que dá gosto de assistir
Obrigado pelo elogio
Professor parabéns pelo excelente vídeo , gostei do
comentario sobre o Darwin
onde se afirma que homens e
macacos tuveram um ancestral comum , os elos perdidos da evolução humana.
Muito bom, o seu canal. Trabalho excelente !!
Muito obrigado. Seja bem vindo. Não deixe de se inscrever para receber mais aulas gratuitas. Um abraço
Gostei muito das explanações. Valeu!
Eu que agradeço
Saudações, Professor. Tornaste para mim fonte de conteúdo obrigatório. Que a sua vida e este canal tenham vida longa. De agora em diante, vou citá-lo como referência. Quero contribuir com o canal, ainda que seja pouco.
Há uma crônica deliciosa de Lima Barreto sobre o assunto.
Os argentinos acham que nos chamar de macacos não é racismo. Eles acham que é só uma brincadeira.
Esse Canal é Fundamental
A cada dia que passa estou mais convicta de que os negros e os índios são as verdadeiras Tribos de Israel
Ao mencionar Darwin ali no final, conclui que meu embasamento está dentro da idéia principal do video. Desde os tempos de escola eu refletia e teorizava o contexto dessa ofensa, pois via que pessoas que o faziam ainda que de forma ignorante e infantil tentavam associar com a cor da "pelagem" de chimpanzés (que são símios, não macacos) esquecendo-se que há macacos brancos, dourados e várias outras cores de pêlo. Já quanto a genética, naturalmente os caucasianos são mais "peludos" do que os africanos, então vai se entender.
Vejo que a teoria da evolução é usada por criacionistas para "demonizar" a ciência e sustentar suas crenças afirmando que "evolucionistas acreditam que descendemos de macacos".. tolice.
Outro dia visitei uma reserva florestal com familiares (humanos) e na volta uma cunhada que é católica fervorosa fez um comentário negativo sobre alguns macacos que habitam o lugar (dá até gastura ver aqueles macacos, parecem pessoinhas), aí só para provocar disse que (é porque descendemos deles em 99% 😂😂).
Brincadeiras à parte, adoro todos os animais e inclusive os "parentes" primatas, e animais têm alma sim, senão como os animais de extimação seriam tão fiéis e adoráveis para com seus donos.
P.S: Essa história ali do Rei Gorila, senão a mais é uma das mais bizarras sinopses que vi.
Ouvir as coisas ditas e escritas por essas pessoas genuinamente me deu vontade de vomitar de asco
Professor, grato por mais uma ótima aula.
Mais uma vez, ótima aula!
Parabéns e obrigado!
Vi um vídeo de um português branco que joga futebol num clube africano. Ele dizia que em muitas ocasiões era chamado de macaco pelos adeptos rivais.
Ele acrescentou que isso não o perturbava.
Eles o chamavam assim não por ele ser branco, e sim por estar rodeado de pretos, e agora é como se fosse um deles, a ofensa não é a ele e sim aos seus colegas pretos, e pretos em geral, porque ele devia se sentir ofendido?
@@MiriamHonorCel Quem chamava ao branco de macaco eram adeptos pretos. Estou a referir um campeonato num país africano, onde a assistência é maioritariamente composta por africanos.
Pelo que percebi, os africanos daquela zona, acham os brancos parecidos com macacos.
Aquele jogador branco é que não se sente ofendido pela comparação, ou tentativa de insulto.
Fui mais claro, agora?
Adeodato Fontenelle cidade granja ceará ,O mundo bíblico antigo foi aqui. Estou catalogando esses lugares antigos
Muito bom. Parabéns pelo trabalho
A melhor maneira de lidar com isso é recuperar a cultura egípcia.
Assim como fizemos com o "cabelo ruim". Hoje eles também usam dreads
Gostei das explicações sobre a origem pejorativa de associar alguém ao macaco, pois desconhecia a sua origem. Contudo, senti falta de incluir a visão da cultura dos nossos povos indígenas e a dos povos pré-hispânicos em relação a esse animal.
Parabéns, excelente explicação.
Muito obrigado
Conheço a história da Sara, e realmente essa mulher foi muito humilhada, é uma história muito Triste, e eu acredito que ela começou a ser abusada desde muito nova Quando foi raptada.
Um aulão exelente.❤
Muito bom. Interessante o pastor entender que os negros existiam antes de Adão. Hoje podemos entender com esse pensamento que Adão não foi o primeiro ser humano, e não, como originalmente se pensou, que os negros não eram humanos por não descender de Adão.
Nunca ouvi alguém dizer que negro não descende.de Adão. Mas como não acredito nesta teoria , não muda nada para mim.
Eu nunca chamei ninguém de macaco, nunca ninguém me chamou de macaco
Se pararmos para pensar que todos os animais são vistos como inferiores aos humanos, então qualquer espécie pode ser usada como ofensa
Somente com muita educação: intensificar o ensino de história, sociologia e também psicanálise!!!
Exterminar este preconceito, é necessário ensinar as crianças. A visão de quem chama outra pessoa de macaco para diminuí-la tá deturpada pela ignorância. Mude as pessoas e mudaremos o mundo,
Hoje em dia estão substituindo a palavra macaco por bonobo, para diminuir e ofender certas pessoas.
Hj em dia em terra de QI 83, ser chamado de macaco é um elogio
Meu companheiro e amor da minha vida era negro. A família dele tinha o hábito de brincar chamando um ao outro de macaco. Sou chamada de branca e como tal acabei com esse insulto deles entre eles. Falta de respeito e amor próprio.
Fiquei curiosa, sobre a espécie, de onde vieram os macacos e os humanos.
A própria lenda ou estoria do Tarzan é racista ,um herói africano mas de cor branca
nunca gostei dessa estória.
Os verdadeiros herois africanos são negros mas para apaga-los de suas culturas criaram e difundiram essa estória sem lógica.
verdade
Pois é essa ignorância pelos bichinhos levou nós a esse caos os animais chegaram aqui primeiro que homem e quisa o homem esteja a qui por causa deles pra cuidar dos bichos e da amada🌎
Pra mim é difícil porque não consigo distinguir as pessoas nesse aspecto ... Percebo melhor, por intuição, se elas são boas ou más.
Eles são arrogantes,arrogância não resolve o problema, mexer com esse povo quanto mais trouxa melhor