Sou português e convivo muito mal com esta super-hiper-vergonha (entre outras) do "nosso" colonialismo, e do colonialismo europeu... 😢... Mas ainda bem que este canal, e outros do género existem. Esta desgraça não deve nunca deixar de ser falada, lembrada, debatida, estudada... MAS NUNCA esquecida!!!!
Não tenha vergonha passado e passado o Brasil também tem muitas histórias vergonhosas uma delas é guerra do Paraguai, Portugal entre tantas países colonizadores europeus, foi o país mais humano se tratando de escravidão em relação a belga, inglesa, francesa ,holandesa..😊
Convives mal porque não sabes historia, diz- me 1 povo que não escravizou!? Os africanos escravizavam e ainda vendiam escravos aos portugueses, antes da chegada dos portugueses ao brasil os indios escravizavam e ainda eram canibais. Naquela época o mundo todo escravizava.
Convives mal porque não sabes historia. Os africanos eram escravocratas e ainda vendiam escravos aos portugueses. Os indios antes da chegada dos portugueses também escravizavam e eram canibais.
Eu TB moro na Suécia esse é o problema: não quer saber que tem uma responsabilidade na questão da desigualdade e do racismo. Digo isto com dor e vergonha.
@@qqqlllbbbno Brasil é diferente sim, tive amigos negros ao logo de meus 78 anos, nem lembramos que somos de cores diferentes, brancos, negros, amarelos, somos uma mistura, porém uma família , negra petista se posicionou de um modo, esquerdista, hipócrita, então, nos afastamos.
Eu pensei que a Escandinávia não tinha participado da escravidão. É nojento. Todos os europeus se locupletaram com essa infância. E ainda tem trabalho escravo hoje , aqui no Brasil. Professor, sua presença e conteúdo é FUNDAMENTAL. Muito obrigada. Que seu Natal seja de alegria com os seus.
Observando vemos que a escravidão não gerou uma riqueza duradoura quanto o que houve nos tempos da liberdade, a prova é o Norte dos EUA vs Sul onde foi o contraponto para esses duas formas...se escravidão gerasse riqueza permanente Espanha e Inglaterra seriam maiores que os EUA.
Eu acredito imensamente que é praticamente impossivel que nenhum país tido como rico e fortemente industrializado nunca teve um passado triste, macabro e altamente lucrativo com o comercio baseado tanto no extrativismo quanto na escravidão.
É em histórias como essa que eu penso TODAS as vezes que alguém diz que os países mais ricos e laicos da Europa são o que são por mérito, cultura e inteligência do seu povo. 😢
@@dokewbinteligentes todos os povos são, o Brasil tem cientistas, só que aqui eles não são valorizados, o estado não investi em ciência e tecnologia para desenvolver a indústria nacional. A questão é que os países europeus se enriqueceram explorando os povos, e ainda exploram. Um dos fatores da revolução industrial acontecer, foi a extração de larga escala de recursos das colônias britânicas.
A História da Humanidade foi assim construída, desde seus princípios, as guerras e crueldades eram a tônica, por isso pedir repara çoes me soa mal, muito mal pois envolverá novamente exploraçoes e sabe-se lá o que mais.
excelente vídeo, gostaria de saber mais sobre o envolvimento da Dinamarca e de outros países que nem imaginamos que enriqueceram as custas da escravidão
Muito obrigado professor por mais uma excelente aula e de conhecimento sobre o nosso povo e nossa mãe África, como seria importante se a história da África fosse incluída no currículo escolar desde o ensino udametal até a universidade
Seu canal é ótimo camarada, da pra ver q é mto bem produzido e os temas são mto importante e bem pesquisados, é um canal q tem q ser passado nas escolas
Libéria > Germany...Construção estradas de ferro...Escravos trabalhavam até deixar de respirar...pouca comida...extenuante jornada, homens, mulheres (até grávidas). Corpos enterrados ali mesmo...Há museo com crânios (muitos de bebês),colocados em caixinhas, cataloga dos(é, nas circunstân cias,forma também de respeito aos que morreram de tanto trabalhar, sem ter, no mínimo, cova decente, o pranto,pre ce, dos seus(Assis ti tempos atrás. Desculpa- me,não lembro o nombre do documental. A todos escravizados, explorados, tratados como um nada, meu respeito, tristeza, minha Prece! Cumprimento-vos por, com fatos,dados históricos,pesquisa, expor o comércio, escravidão de antanho- Ela continua, sob diferentes formas,em pleno Século XXI. Obrigada pelo Canal!
Meu coração bate acelerando ouvindo você contar essa história. Passou muito da hora de uma reparação histórica com distribuição de riquezas aos descententes de quem de fato construiu a riqueza.
É muito triste esse passado de dor, sofrimento e horror imposto às pessoas negras pela tragédia do colonialismo, escravidão e capitalismo. A reparação é uma necessidade inevitável, embora não retire o horror e maldade!
Excelentes informações professor. Lamentavelmente ,pois atualmente está maldita escravidão continua a todos vapor e ainda mais sofisticada.Mas eu acredito na força da luz Divina.
Td é história. Mas, esta da Suécia chegou como uma surpresa . Ainda bem que você compartilha as fontes de sua pesquisa. Sim, tô de acordo, povo civilizado é o que rever, faz a reparação com de seu passado. Principalmente quando se manteve cheio de pompa como a Suécia e outros. a partir de sua invisibilidade intencional sobre a escravidão legal por mais de três séculos com o apoio dos cristãos. políticos e banqueiros
Povo que se desenvolve, manda no mundo...os demais povos que chorem, sangrem agonizem, se não se armarem, pesquisarem, estudarem..nao há outra realidade
Muito triste saber que alguns" seres humanos " foram e ainda são capazes de tanta crueldade... naquela época a escravidão era considerada normal 😢,hoje é feita as escondidas,o povo mais carente acaba sempre sendo as vítimas 😢😢😢😢,temos que falar e lutar pra que isso acabe de uma vez por todas .
Olá Flávio Muniz. Excelente trabalho de reposição dos factos históricos envolvendo este período do colonialismo sueco. O seu texto fez-me pensar na própria Suécia, onde a escravatura existiu no seio da sociedade durante os séculos da Era Viking e da parte inicial da Idade Média, tendo sido abolida em 1335. Os escravizados eram então uma componente significativa do comércio e da sociedade dos Vikings. Esses escravizados podiam ser condenados suecos ou estrangeiros capturados ou comprados em países como a Irlanda, Rússia e os países Bálticos. Dentro das terras da coroa sueca, o povo indígena dos Lapões foi colonizado, sendo por exemplo obrigado a trabalhar nas minas de prata da Lapónia no séc. XVII.
O que achei dessa história? Triste. Deprimente, indecente, imoral e monstruoso. Infelizmente, é fato ocorrido com seres humanos que sofreram sem nenhuma chance de defesa! Muito triste!
Eu moro na Suecia ha quase 11 anos, eu sempre estudei aqui e nunca, mas nunca mesmo na escola tivemos sequer uma linha sobre isso, todos sabem, mas e como se fosse proibido falar sobre isso, parece que querem ser perfeitos, que tratam todos com igualdade, mas sabemos que nao e bem assim, nao querem discutir racismo, porque acreditam que aqui nao existe racismo, entao se nao se discute, pressupoe que nao existe, e ninguem fala sobre isso, lamentavel, sempre tapando o sol com a peneira. Parabens pelo canal, pelas informacoes que nao encontramos por aqui, me inscrevi no canal professor, apareceu aqui pela primeira vez para mim e gostei.
Certa feita, o Sr. Luís Inácio Lula da Silva afirmou que as crises financeiras são produzidas por "pessoas brancas de olhos azuis." O tempo passa e nada muda.
Professor, este é o único canal, que eu saiba, que conta a história como outros não contam, seja por falta de coragem ou interesse. O único que mostra quanto uma parte significativa do mundo deve sua riqueza aos escravizados, cuja história é silenciada.
Gostaria de saber sobre a revolução francesa que atingiu a revolta dos escravisados no Haiti. Outros paises colonizados ficaram preocupados se escravizados ficassem sabendo iriam fazer o mesmo.
Aqui no Brasil ainda tem escravidao principalmente nas redes de supermercados de multinacionais trabalhadores trabalhando com salarios menor que salario mínimo e trabalhando 10×1😢
Caro professor, Seu conteúdo é profundo e complexo. Conforme vou assistindo as aulas, fico analisando os padrões traumáticos do povo negro.Vejo esses padrões (abusos, violência, Desvalorização, solidão, exclusão, identidades corrompidas, negação, etc), além de uma profunda negação e desconforto de olhar pra tudo isso.Principalmente pra quem nunca "viveu na pele". Capitulo trágico na história humana que deixou marcas instrapsiquicas e transgeracionais, além de claro, socioeconômicas.Basta olhar e vê . Triste! Porém caro professor, já disse e torno a dizer que seu canal é de utilidade pública. Excelentes aulas.
Olá Reviane. Agradeço profundamente pela sua mensagem tão reflexiva e cheia de sensibilidade. Suas palavras revelam uma percepção aguçada sobre os impactos históricos e emocionais que o racismo estrutural deixou em nossa sociedade, especialmente sobre o povo negro. De fato, como você bem apontou, esses padrões traumáticos são marcas profundas que reverberam por gerações, afetando tanto as dimensões individuais quanto coletivas. Reconhecer essas dores e seus desdobramentos é um passo fundamental para promovermos mudanças genuínas. Fico honrado em saber que você considera essas aulas de utilidade pública. Enviei uma mensagem para você no Instagram para continuarmos essa troca de ideias e reflexões. Obrigado pelo carinho e pelo reconhecimento.
O Brasil continua escravizado e não vejo ninguém lutando ou buscando reparação. Vejo os escravizadores prendendo gente por se manifestarem contrários, mantendo escravos do bolsa família (olha q nome bonitinho), educando as crianças a serem imbecis, idiotas e escravas ... e tudo bem. Nada de mais o vídeo, é o que aconteceu na época, hoje a escravidão tem outro formato, mas continua presente. Sem sentimentalimos, professor, por favor.
@ivonequeiroz5286 É o que me vem à mente. Mas tem que ser feito alguma coisa. Para alguém vai servir, não pessoalmente para as vítimas é claro mas para seus descendentes que ainda pagam o preço de tanta injustiça até hoje.
Bom, um tempo atrás o ator britânico Benedict Camberbatch, famoso pelo papel de Doutor Estranho nos filmes da Marvel, foi processado e condenado a pagar uma grande soma indenizatória porque seus ancestrais foram reconhecidos como exploradores de escravos. Eu me pergunto se isso é realmente justo e viável a todas as famílias de descendentes de senhores de escravos em todo o mundo...
@@fernandoferreira2273Gente, como é que se vai responsabilizar uma pessoa que nasceu não sei quantas gerações depois?! O cara vai pagar pelos erros cometidos por um trisavô, tetravô?
A culpa da escravidão é de todos os homens negros que falharam em defender suas famílias, terras etc. O mundo é tomado pelo mais forte, sempre foi e será assim. O descendente de africanos que fala português é a maior prova dessa contínua falha. O ato de se vestir como branco, falar como branco, diz muito. Todos querem mais direitos, mais isso e mais aquilo. Mas estão pedindo isso e aquilo a quem? Ao branco! Por que? Volte a primeira frase. É um ciclo, que só pode ser quebrado solucionando a primeira premissa. A fraqueza.
A justica tarda mas nao falha,assim dieser o Deus dos exercito eu me vingarei dos meus inimigos da primeira e a terceira e quarta geracao dos que me odeia 😢 olhar o colapson da europa dai para poir
You can say the same about Jews during the World War ? Do you believe what Jews where responsible by their own suffering? 6 million people died in Concentration Nazi Camps. You can say the same about Palestine People, about indigenous native people, Sioux, Ianomamis?
Sou branca. Filha de imigrantes italiano e português ( avó paterna era bugre indígena). Então não tenho direito a "lugar de fala"😮. E penso que o Humano em sua verdadeira concepção de ser Humano sempre terá este lugar de fala, seja ele de qualquer cor, credo , crendices 😊. Este absurdo e deplorável "costume" que os seres humanos ( com h minúsculo tal é o seu tamanho, mas não sua quantidade 😢) de escravidão sempre existiu e devo dizer sempre existirá devido estes h minúsculo. Sempre houve escravidão e sempre foi visto como algo muito normal a escravidão dos conquistados, dos " inferiores" . Quando da escravização dos africanos, que os europeus venderam a ideia a ideologia de que eram menos que..... devido a vários "estudos " que liberavam suas consciência cristã de qq tipo de pecado mortal. Quando foram expostos a desumanização destes seres Humanos foi quando a humanidade percebeu que a escravização era e É desumano. Hoje ainda temos muitos que pregam o racismo, a escravidão. Mas cada dia se percebe o quanto isso é vergonhoso para nós. E isso devemos agradecer à estes Humanos que sabem que vida é vida . Seja ela da cor, credo , crendices que for
e quem começou a combater a escravidão foi justamente quem??? os cristãos. Nunca assistiu Amistad não??? não sabe fazer diferença do verdadeiro e só falso cristão não???
Esse canal deveria dar atencao a um facto historico pouco falado. O primeiro Pais do mundo que reconheceu a independencia do Brasil foi o Reino (africano) do Dahomey. O Dahomey era o maior exportador de escravos para o Brasil e ficou receoso de perder o mercado.
Cresci ouvindo das maravilhas da cultura europeia por sua civilidade e desenvolvimento. Só recentemente passei a ver as qualidades junto com a ferocidade com que trataram outras nações.
São Bartolomeu tem 21 km quadrados .....a minha propriedade tem 12 km quadrados , ora se eu não consigo ficar rico os Suecos também nao ficaram praticando agricultura......isso contado parece um elefante mas depois tem de se ver com uma lupa porque a ilha tem o tamanho de uma pulga
Olá. Também sou historiador e sou descendente de pessoas escravizadas. Parabéns pelo seu trabalho.
Muito obrigado colega!
Acredito que todo negro aqui no Brasil seja descendente de escravizados né? Independente da profissão.
Sou português e convivo muito mal com esta super-hiper-vergonha (entre outras) do "nosso" colonialismo, e do colonialismo europeu... 😢... Mas ainda bem que este canal, e outros do género existem. Esta desgraça não deve nunca deixar de ser falada, lembrada, debatida, estudada... MAS NUNCA esquecida!!!!
Não se preocupe. Não há como voltar atrás.
Não tenha vergonha passado e passado o Brasil também tem muitas histórias vergonhosas uma delas é guerra do Paraguai, Portugal entre tantas países colonizadores europeus, foi o país mais humano se tratando de escravidão em relação a belga, inglesa, francesa ,holandesa..😊
Convives mal porque não sabes historia, diz- me 1 povo que não escravizou!? Os africanos escravizavam e ainda vendiam escravos aos portugueses, antes da chegada dos portugueses ao brasil os indios escravizavam e ainda eram canibais.
Naquela época o mundo todo escravizava.
Convives mal porque não sabes historia. Os africanos eram escravocratas e ainda vendiam escravos aos portugueses.
Os indios antes da chegada dos portugueses também escravizavam e eram canibais.
Ótimo que você reconhece! Há portugueses que negam completamente as mazelas desses séculos
Eu quero agradecer ao professor que tem me ajudado muito a entender um pouco da nossa história.
Hoje indiquei para uma moça no Instagram.
A cada descoberta relatadas em vídeos sinto tristeza, dor e angústia pelo que foi vivido pelos meus ancestrais...
Sim 😢
O seu canal não nos deixa esquecer desse passado sombrio da humanidade.
Moro em Estocolmo e já fazem 10 anos que vivo no meio desse povo que não sabe e não quer saber do passado. Vivem numa bolha e escondem o passado.
Meu tio e padrinho mora aí há mais de 30 anos. É engenheiro. Vou perguntar para ele a esse respeito.
O passado sombrio q ninguém gosta 😢mais nada fica encoberto pra sempre
Eu TB moro na Suécia
esse é o problema: não quer saber que tem uma responsabilidade na questão da desigualdade e do racismo. Digo isto com dor e vergonha.
Como se no Brasil fosse diferente...
@@qqqlllbbbno Brasil é diferente sim, tive amigos negros ao logo de meus 78 anos, nem lembramos que somos de cores diferentes, brancos, negros, amarelos, somos uma mistura, porém uma família , negra petista se posicionou de um modo, esquerdista, hipócrita, então, nos afastamos.
Eu pensei que a Escandinávia não tinha participado da escravidão. É nojento. Todos os europeus se locupletaram com essa infância.
E ainda tem trabalho escravo hoje , aqui no Brasil.
Professor, sua presença e conteúdo é FUNDAMENTAL. Muito obrigada. Que seu Natal seja de alegria com os seus.
Observando vemos que a escravidão não gerou uma riqueza duradoura quanto o que houve nos tempos da liberdade, a prova é o Norte dos EUA vs Sul onde foi o contraponto para esses duas formas...se escravidão gerasse riqueza permanente Espanha e Inglaterra seriam maiores que os EUA.
temos um coisa CURIOSA...
Ja q eram CRISTAO europeus q escravizaram...
Metade do OURO roubado, esta no VATICANO, q cobrou PEDAGIO dessa barbarie...
Eu acredito imensamente que é praticamente impossivel que nenhum país tido como rico e fortemente industrializado nunca teve um passado triste, macabro e altamente lucrativo com o comercio baseado tanto no extrativismo quanto na escravidão.
É em histórias como essa que eu penso TODAS as vezes que alguém diz que os países mais ricos e laicos da Europa são o que são por mérito, cultura e inteligência do seu povo. 😢
E Rico roubando as os países Africanos e americanos Asiáticos e o da Suécia Noruega frança Inglaterra Espanha Portugal 🇧🇷
mas querendo ou não, hoje em dia, eles realmente são bem inteligentes
@@dokewbinteligentes todos os povos são, o Brasil tem cientistas, só que aqui eles não são valorizados, o estado não investi em ciência e tecnologia para desenvolver a indústria nacional.
A questão é que os países europeus se enriqueceram explorando os povos, e ainda exploram. Um dos fatores da revolução industrial acontecer, foi a extração de larga escala de recursos das colônias britânicas.
A História da Humanidade foi assim construída, desde seus princípios, as guerras e crueldades eram a tônica, por isso pedir repara çoes me soa mal, muito mal pois envolverá novamente exploraçoes e sabe-se lá o que mais.
O pior de tudo que essas pessoas se acham superiores, por sua cor de pele
Os povos eslavos, na época do império romano, foram usados como escravos. A palavra eslavo vem do latim que quer dizer escravos.
excelente vídeo, gostaria de saber mais sobre o envolvimento da Dinamarca e de outros países que nem imaginamos que enriqueceram as custas da escravidão
Muito obrigado professor por mais uma excelente aula e de conhecimento sobre o nosso povo e nossa mãe África, como seria importante se a história da África fosse incluída no currículo escolar desde o ensino udametal até a universidade
África a mãe de todos...
Poucos reconhece 😢
Seu canal é ótimo camarada, da pra ver q é mto bem produzido e os temas são mto importante e bem pesquisados, é um canal q tem q ser passado nas escolas
Muito Obrigado!
Libéria > Germany...Construção estradas de ferro...Escravos trabalhavam até deixar de respirar...pouca comida...extenuante jornada, homens, mulheres (até grávidas). Corpos enterrados ali mesmo...Há museo com crânios (muitos de bebês),colocados em caixinhas, cataloga dos(é, nas circunstân cias,forma também de respeito aos que morreram de tanto trabalhar, sem ter, no mínimo, cova decente, o pranto,pre ce, dos seus(Assis ti tempos atrás. Desculpa- me,não lembro o nombre do documental. A todos escravizados, explorados, tratados como um nada, meu respeito, tristeza, minha Prece!
Cumprimento-vos por, com fatos,dados históricos,pesquisa, expor o comércio, escravidão de antanho- Ela continua, sob diferentes formas,em pleno Século XXI.
Obrigada pelo Canal!
Melhor canal para redescobrirmos um pouco da nossa história.
Bom dia, professor!
Grata pelo compartilhamento!
Desejo que os festejos do final do ano sejam repletos de alegrias, junto à sua família!
Pra você também
Eu sabia que havia navios negreiros dinamarqueses, mas nunca pensei que a Suécia também tivesse envolvimento nisso.
Eu também sabia sôbre a Dinamarca, mais nāo sabia da Suécia.
Meu coração bate acelerando ouvindo você contar essa história. Passou muito da hora de uma reparação histórica com distribuição de riquezas aos descententes de quem de fato construiu a riqueza.
Aqui no Brasil se depender dos bozoloides e da extrema direita, vai é voltar a escravidão.
Ainda existe pessoas que não acreditam na escravidão.
Historias que precisam ser recontada para a nova geração..
É muito triste esse passado de dor, sofrimento e horror imposto às pessoas negras pela tragédia do colonialismo, escravidão e capitalismo.
A reparação é uma necessidade inevitável, embora não retire o horror e maldade!
Excelentes informações professor. Lamentavelmente ,pois atualmente está maldita escravidão continua a todos vapor e ainda mais sofisticada.Mas eu acredito na força da luz Divina.
Muito bom o vídeo professor Flávio. Aprendi muito com ele!
Que alegria! Obrigado pela companhia!
Era bom fazer um vídeo sobre o racismo nos regimes socialistas @@HistoriadaAfrica
Parabéns pelo seu trabalho e grande esforço para lançar luzes sobre o que foi a escravidão e o inimaginável sofrimento do povo africano.
Gratidão
Esses conhecimentos deveriam ser ensinados nas escolas, pois o que ensinam é muito vago.
Concordo plenamente contigo acho que já está mais do que na hora de haver uma justa reparação.
Sim, é uma discussão importante e urgente!
Td é história. Mas, esta da Suécia chegou como uma surpresa .
Ainda bem que você compartilha as fontes de sua pesquisa.
Sim, tô de acordo, povo civilizado é o que rever, faz a reparação com de seu passado.
Principalmente quando se manteve cheio de pompa como a Suécia e outros.
a partir de sua invisibilidade intencional sobre a escravidão legal por mais de três séculos com o apoio dos cristãos. políticos e banqueiros
A Europa exporá e sempre explorou a África e o sul da América e como se nada fosse nem pensam em dar alguma reparação histórica
Estou chegando agora neste canal. Não o conhecia. Muito parabéns pelo trabalho! Ótima entrega.
Gratidão pelo apoio e reconhecimento
Povo que se desenvolve, manda no mundo...os demais povos que chorem, sangrem agonizem, se não se armarem, pesquisarem, estudarem..nao há outra realidade
Cadê os filmes retratando isso.
O negócio e sujo, tem que esconder.
Otimo video. Tenho acompanhado as histórias, sempre que posso! Pena que nas escolas se transmite tanta coisa inútil ainda...
Parabéns professor o melhor canal de história. ♥️👏👏👏
Obrigado pelo carinho e reconhecimento, fico feliz que você goste do canal!
Muito boa e necessária para o conhecimento crítico e e formativo sobre a história de escravidão.
Top , professor!!!
Quanta gente subjugava o povo Africano e outras civil ação heim?!!
""--O importante e o poder $$"!
O sistema escravocrata perdura até os dias de hj, é possível reparação para 400 chibatadas por causa de sabão?
Muito triste saber que alguns" seres humanos " foram e ainda são capazes de tanta crueldade... naquela época a escravidão era considerada normal 😢,hoje é feita as escondidas,o povo mais carente acaba sempre sendo as vítimas 😢😢😢😢,temos que falar e lutar pra que isso acabe de uma vez por todas .
Tem gente que defende o 6x1
Pura escravidão
Olá Flávio Muniz.
Excelente trabalho de reposição dos factos históricos envolvendo este período do colonialismo sueco.
O seu texto fez-me pensar na própria Suécia, onde a escravatura existiu no seio da sociedade durante os séculos da Era Viking e da parte inicial da Idade Média, tendo sido abolida em 1335.
Os escravizados eram então uma componente significativa do comércio e da sociedade dos Vikings.
Esses escravizados podiam ser condenados suecos ou estrangeiros capturados ou comprados em países como a Irlanda, Rússia e os países Bálticos.
Dentro das terras da coroa sueca, o povo indígena dos Lapões foi colonizado, sendo por exemplo obrigado a trabalhar nas minas de prata da Lapónia no séc. XVII.
Muito bem lembrado. Tratamos sobre este tema em noss aula live de domingo. a escravidão não era um sistema desconhecido dos povos nórdicos.
O que achei dessa história? Triste. Deprimente, indecente, imoral e monstruoso. Infelizmente, é fato ocorrido com seres humanos que sofreram sem nenhuma chance de defesa! Muito triste!
Excelente aula.
Fico feliz que tenha gostado!
Eu moro na Suecia ha quase 11 anos, eu sempre estudei aqui e nunca, mas nunca mesmo na escola tivemos sequer uma linha sobre isso, todos sabem, mas e como se fosse proibido falar sobre isso, parece que querem ser perfeitos, que tratam todos com igualdade, mas sabemos que nao e bem assim, nao querem discutir racismo, porque acreditam que aqui nao existe racismo, entao se nao se discute, pressupoe que nao existe, e ninguem fala sobre isso, lamentavel, sempre tapando o sol com a peneira.
Parabens pelo canal, pelas informacoes que nao encontramos por aqui, me inscrevi no canal professor, apareceu aqui pela primeira vez para mim e gostei.
Reparação já!✊🏽
História muito interessante sobre a Suécia. 🇸🇪 Eu vivo na Suécia há quase 20 anos.
Bom demais assistir os vídeos e aprender sobre nossa história africana.
Obrigado! É muito importante lembrarmos de nossa história africana.
Excelente esclarecimento. Obrigado
Desconhecia essa historia, ainda o da Suiça vi na tv num programa artes
Só gostaria de saber quanto os bancos suíços e holandeses lucraram com a escravidão.
Temos aulas sobre estes dois temas aqui no canal, te convido a assisti-las!
Importante trabalho de desmascaramento da nossa vida racista e desumana.
Parabéns pelo excelente trabalho
Muitíssimo obrigado pela gentileza!
Aqui na Suécia a gente assiste mesmo o canal ☺️☺️☺️🇧🇷
De qual lugar?
@HistoriadaAfrica Malmö Suécia 🇸🇪
"De quem essas pessoas adqueriam esses escravizandos na África,seria dos próprios africanos,já que compravam açúcar, café marfim e etc.?
Muito importante. Muito relevante.
Sempre aprendendo muito com o professor ❤️
Obrigado pelo carinho, fico feliz que você goste do canal!
Excelente narrativa. Eu recomendo.
Obrigado! Fico feliz que tenha gostado!
Triste que um país que sempre admirei tenha participado de práticas comerciais tão inescrupulosas como a escravidão.
Eu indico quando entro em outros canais ❤
Certa feita, o Sr. Luís Inácio Lula da Silva afirmou que as crises financeiras são produzidas por "pessoas brancas de olhos azuis." O tempo passa e nada muda.
Excelente vídêo, Parabéns e muito obrigada.👏👏
Obrigado! Fico feliz que tenha gostado.
Mais um vídeo excelente! Tô esperando uma aula sobre o apartheid na África do Sul
Meus alunos agradecem ✊🏾...
Um abração a seus alunos e alunas.
Mas uma história, muito obrigado professor 🙏💪
Que aula de história, não sabia que a Suécia participou dessa barbaridade.
Muito importante conhecer a verdade história!... Ótima aula!
Muito importante para revisitar nosso passado sombrio 😢
Professor, este é o único canal, que eu saiba, que conta a história como outros não contam, seja por falta de coragem ou interesse. O único que mostra quanto uma parte significativa do mundo deve sua riqueza aos escravizados, cuja história é silenciada.
Sempre aprendo com estas histórias
Ótimo conteúdo.
Muito nojento tudo isso.
Como tudo tem um preço a conta já está chegando........
O fim de toda essa imundície acabara, muito breve.
A história é um espelho do presente, e essa reflexão é importantíssima.
Bom dia. Obrigado pela aula.
Que bom que você gostou!
Bom dia 🌹
Gostaria de saber sobre a revolução francesa que atingiu a revolta dos escravisados no Haiti. Outros paises colonizados ficaram preocupados se escravizados ficassem sabendo iriam fazer o mesmo.
👏👏👏professor , magnífico vídeo e, o avivamento do passado de nossos Ancestrais!
Aqui no Brasil ainda tem escravidao principalmente nas redes de supermercados de multinacionais trabalhadores trabalhando com salarios menor que salario mínimo e trabalhando 10×1😢
A Bula Papal que autorizou a escravidão continua em vigor?
Sim
Parabéns pelo canal!!!!
A Suécia deveria sim fazer algum tipo de "reparo", se é que não tem feito.
Ninguém tem que fazer reparo nenhum
Eu nao conhecia o passado colonial da Suecia.
Saudacoes, professor.
Boas festas.
Fala da Suécia é fácil quero ver falar dos jacobinos de nova York 😂😂😂
Bom vídeo ótimo 😊
Das monarquias europeias, só não participou deste processo as que não tinham poder!
Caro professor,
Seu conteúdo é profundo e complexo.
Conforme vou assistindo as aulas, fico analisando os padrões traumáticos do povo negro.Vejo esses padrões (abusos, violência, Desvalorização, solidão, exclusão, identidades corrompidas, negação, etc), além de uma profunda negação e desconforto de olhar pra tudo isso.Principalmente pra quem nunca "viveu na pele".
Capitulo trágico na história humana que deixou marcas instrapsiquicas e transgeracionais, além de claro, socioeconômicas.Basta olhar e vê .
Triste!
Porém caro professor, já disse e torno a dizer que seu canal é de utilidade pública. Excelentes aulas.
Olá Reviane. Agradeço profundamente pela sua mensagem tão reflexiva e cheia de sensibilidade. Suas palavras revelam uma percepção aguçada sobre os impactos históricos e emocionais que o racismo estrutural deixou em nossa sociedade, especialmente sobre o povo negro.
De fato, como você bem apontou, esses padrões traumáticos são marcas profundas que reverberam por gerações, afetando tanto as dimensões individuais quanto coletivas. Reconhecer essas dores e seus desdobramentos é um passo fundamental para promovermos mudanças genuínas.
Fico honrado em saber que você considera essas aulas de utilidade pública.
Enviei uma mensagem para você no Instagram para continuarmos essa troca de ideias e reflexões. Obrigado pelo carinho e pelo reconhecimento.
O que seria "instrapsiquicas"?
@@SunLight74m são as experiências internas de cada um .Situações que uma pessoa vive a sua maneira de interpretar, vivênciar.
O MAIOR TRAFICANTE DE AFRICANOS FOI O NEGRO FRANCISCO FÉLIX DE SOUZA, HERÓI NO BENIN HJ.
O Brasil continua escravizado e não vejo ninguém lutando ou buscando reparação. Vejo os escravizadores prendendo gente por se manifestarem contrários, mantendo escravos do bolsa família (olha q nome bonitinho), educando as crianças a serem imbecis, idiotas e escravas ... e tudo bem. Nada de mais o vídeo, é o que aconteceu na época, hoje a escravidão tem outro formato, mas continua presente. Sem sentimentalimos, professor, por favor.
Qual seria a reparação ideal?
Já existe alguma experiência de reparação?
IMPOSSÍVEL QUALQUER TIPO DE REPARAÇÃO 😢, INIMAGINÁVEL, NADA PAGA VIDAS DESTROÇADAS AO MÁXIMO DA CRUELDADE HUMANA.
@ivonequeiroz5286
É o que me vem à mente.
Mas tem que ser feito alguma coisa.
Para alguém vai servir, não pessoalmente para as vítimas é claro mas para seus descendentes que ainda pagam o preço de tanta injustiça até hoje.
Bom, um tempo atrás o ator britânico Benedict Camberbatch, famoso pelo papel de Doutor Estranho nos filmes da Marvel, foi processado e condenado a pagar uma grande soma indenizatória porque seus ancestrais foram reconhecidos como exploradores de escravos. Eu me pergunto se isso é realmente justo e viável a todas as famílias de descendentes de senhores de escravos em todo o mundo...
@@fernandoferreira2273Gente, como é que se vai responsabilizar uma pessoa que nasceu não sei quantas gerações depois?! O cara vai pagar pelos erros cometidos por um trisavô, tetravô?
Valeu
A culpa da escravidão é de todos os homens negros que falharam em defender suas famílias, terras etc. O mundo é tomado pelo mais forte, sempre foi e será assim.
O descendente de africanos que fala português é a maior prova dessa contínua falha.
O ato de se vestir como branco, falar como branco, diz muito.
Todos querem mais direitos, mais isso e mais aquilo. Mas estão pedindo isso e aquilo a quem? Ao branco! Por que? Volte a primeira frase.
É um ciclo, que só pode ser quebrado solucionando a primeira premissa. A fraqueza.
É a história da "assim chamada acumulação primitiva do capital"
MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM
JUÍZO!!!❤❤❤❤❤
SE OS AFRICANOS
PUDESSEM TERIAM
FEITO O MESMO!!!!!!!
A justica tarda mas nao falha,assim dieser o Deus dos exercito eu me vingarei dos meus inimigos da primeira e a terceira e quarta geracao dos que me odeia 😢 olhar o colapson da europa dai para poir
When a nation or a group of people allow themselves to become weak, they will be exploited by the strong.
You can say the same about Jews during the World War ? Do you believe what Jews where responsible by their own suffering? 6 million people died in Concentration Nazi Camps. You can say the same about Palestine People, about indigenous native people, Sioux, Ianomamis?
Sou branca. Filha de imigrantes italiano e português ( avó paterna era bugre indígena). Então não tenho direito a "lugar de fala"😮. E penso que o Humano em sua verdadeira concepção de ser Humano sempre terá este lugar de fala, seja ele de qualquer cor, credo , crendices 😊. Este absurdo e deplorável "costume" que os seres humanos ( com h minúsculo tal é o seu tamanho, mas não sua quantidade 😢) de escravidão sempre existiu e devo dizer sempre existirá devido estes h minúsculo. Sempre houve escravidão e sempre foi visto como algo muito normal a escravidão dos conquistados, dos " inferiores" . Quando da escravização dos africanos, que os europeus venderam a ideia a ideologia de que eram menos que..... devido a vários "estudos " que liberavam suas consciência cristã de qq tipo de pecado mortal. Quando foram expostos a desumanização destes seres Humanos foi quando a humanidade percebeu que a escravização era e É desumano. Hoje ainda temos muitos que pregam o racismo, a escravidão. Mas cada dia se percebe o quanto isso é vergonhoso para nós. E isso devemos agradecer à estes Humanos que sabem que vida é vida . Seja ela da cor, credo , crendices que for
e quem começou a combater a escravidão foi justamente quem??? os cristãos. Nunca assistiu Amistad não??? não sabe fazer diferença do verdadeiro e só falso cristão não???
Excelente video. Muito bom.
Obrigado! Fico feliz que tenha gostado!
Esse canal deveria dar atencao a um facto historico pouco falado. O primeiro Pais do mundo que reconheceu a independencia do Brasil foi o Reino (africano) do Dahomey. O Dahomey era o maior exportador de escravos para o Brasil e ficou receoso de perder o mercado.
Isso. Aconteceu. Pelo. Mundo. Todo.
Professor, é verdade q os maiores vendedores de escravizados eram judeus ou descendentes?
Não. Eram europeus e seus descendentes.
Cresci ouvindo das maravilhas da cultura europeia por sua civilidade e desenvolvimento. Só recentemente passei a ver as qualidades junto com a ferocidade com que trataram outras nações.
São Bartolomeu tem 21 km quadrados .....a minha propriedade tem 12 km quadrados , ora se eu não consigo ficar rico os Suecos também nao ficaram praticando agricultura......isso contado parece um elefante mas depois tem de se ver com uma lupa porque a ilha tem o tamanho de uma pulga
Não existem inocentes aqui.
Claro que essa riqueza não foi originada de trabalho árduo!
😢😢😢
ESSA HISTÓRIA ESTÁ EM DEUTERONÔMIO 28.
❤️🔥❤️🔥🔥🔥