Muito bom esse momento com o PROFESSOR JOSÉ MANUEL MORAN,que riqueza de conhecimento. Esse cara é maravilhoso. Vocês estão de parabéns por nos proporcionar um momento de grande aprendizado.
A metodologia ultilizadas pelo professor José Moran é ótima, sem contar com as técnicas ultilizadas em sala de aula ou on-line, ele apresenta várias ferramentas de aprendizagem onde o professor ensina e aprende junto com os alunos, que hoje em dia são chamados nativos digital. No mundo em que vivemos ainda encontramos professores que são analfabeto digital. Uma vez que os alunos tem mais facilidade de aprender em grupo com os colegas, e o professor como mediador, nesse processo de aprendizagem, com objetivo motivador, em busca de tecnologia e aperfeiçoamento, para trabalhar com nossos alunos. Obrigado por ter o privilégio de assistir essa entrevista.
Sou professora e quando estava na sala de aulla sempre fui a favor das mudancas metodológgicas, e dos conteudos, mas , a maioria dos gestores nao permitia essas mudancas,gostei das falas do Dr,Moran.
Sou Flávia Boni, professora da rede municipal da Prefeitura de São Paulo e também da Prefeitura de Itaquaquecetuba. Atuo no Magistério desde 1994 e hoje ainda vejo professores lecionando como se estivesse em 1994. Muita coisa mudou, os estudantes também mudaram. Hoje, as crianças sabem mais de internet e informática do que os professores, sabem para ensinar. Crianças de 4 anos já utilizam o celular com agilidade nos dedinhos. Então, é loucura, querermos manter um ensino como antes, como se tudo estivesse igual. Temos que inovar, se quisermos a atenção dos estudantes, as aulas precisam ser atraentes, do contrário, o que vamos encontrar na sala de aula é indisciplina e desinteresse. Utilizar as metodologias ativas é o pulo do gato!
Muito bom, as metodologias propostas pelo professor Moram são ferramentas fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que o aluno aprendendo junto com o colega, aprendendo em grupo, tendo o professor como mediador desse processo torna-se mais motivador.
Sou Catarina, Bióloga, Pedagoga com 12 anos de magistério em todos os segmentos estaduais e Particulares. No momento, atuo como PCNP há 11 anos e com muito prazer relato que já utilizei em inúmeras OTs de formação , livros, artigos de José Manuel Moran 21º Edição. Apesar de inumeros esforços, somente agora o cinto de segurança é obrigatório. Nesta analogia, vimos sobre a importância do "novo" , de trazer as metodologias ativas à favor da aprendizagem.
O artigo do Prof José Moran " A educação pelo afeto é transformadora" , perfeito!!! Ele compara o afeto ao oxigênio que respiramos, afirmando que ele torna tudo mais leve, fácil e viável. Ressalta que a vida se torna insuportável sem uma atmosfera de apoio, acolhimento, aceitação e esperança.
Prof. Estela Matheus: O conteúdo muda muito. O desafio é saber escolher o que é mais relevante e atrativo para a vida tanto do aluno como também do professor. Esse é o ponto .
Muito bom, levar em consideração o protagonismo na educação, utilizando os meios de comunicação, novas tecnologias de forma reflexiva e planejada, direcionadas ao aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver.
A metodologia ativa, sem dúvidas nenhuma é o melhor caminho para o sucesso educacional pois é a chave para destravar o interesse do aluno e motivá-lo para o seu crescimento como cidadão e como futuro profissional em qualquer carreira que queira seguir. O atual modelo de escola já está fracassando e é irreversível, para não dizer que fracassou, no atual modelo da sociedade que, inclusive precisa ser repensada. Sou Aluno da pós graduação de Educação 5.0 e Ensino Híbrido da UNESP
Excelente introdução para o Curso "Educação 5.0: Metodologias Ativas e Ensino Híbrido", que estamos fazendo pela UNESP. Não tem como fugir da realidade atual!
Vim por conta do mesmo motivo, sou sua colega de classe rs! E concordo plenamente em como um vídeo antigo está tão recente. A educação muda a saltos galopantes, vai de nós mudarmos juntos ou nos atrelarmos ao passado!
Olá! Sou professora da rede municipal de ensino de São José dos Campos e curso "Educação 5.0: Metodologias ativas e ensino híbrido" pela Unesp. A comunidade escolar carece de cultura digital. Infelizmente na prática, nós educadores encontramos muitos obstáculos ao introduzir metodologias ativas em sala de aula. Acredito que a grande dificuldade seja colocar em prática tais ações.
Boa noite. Concordo que as metodologias ativas, sem dúvida, promovem a criatividade do aluno e até do próprio professor mas antes de qualquer coisa, são promotoras de uma forma de ensino e aprendizagem mais dinâmicos e flexivos. Sou Marcia Leão do Poli São João Climaco - Meninos.
Momento de grande transformação na educação. Metodologia ativa de aprendizagem é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do aluno como agente pela sua aprendizagem.
Estou lendo o livro metodologias ativas para uma educação inovadora, o livro é muito bom, principalmente a parte 1 já que está mais voltado para a educação básica, os outros capítulos estão mais voltados para metodologias ativas no ensino superior.
O processo educativo é enriquecido pela interação constante entre professor e alunos, onde ambos têm a oportunidade de aprender e ensinar simultaneamente. Compreender a realidade, os conhecimentos prévios e os valores dos alunos é fundamental para ministrar uma aula verdadeiramente SIGNIFICANTE, como disse o professor.
Muito importante as metodologias ativas , onde o aluno passa a ter envolvimento direto , passando a fazer parte direto do processo de ensino aprendizagem
Bom dia prof Morãn! Os professores usam as metodologias para formar um conjunto de estrategias pedagógicas e como alternativas de aprendermos junto, compartilhar, ser flexíveis no mundo conectado.com as metodologias ativas, as escolas do campo vão ter que se adequar com as novas mudanças no meio de comunicação e utilizar os métodos alternativos para sua formação onde possam ter uma visão desses conhecimentos tecnológicos autênticos..
EXCELENTE!!!!! gosto demais da filosofia do prof. José Moran da USP e acho que em tempos que se fala muito de sala de aula invertida e vejo o povo invertendo o significado disso, vejo como é relevante ele esclarecer pontos de metologias ativas. O trabalho em equipe, o papel de mediação do prof, a relação conteúdo x aprendizagem significativa. Obrigada por compartilharem esta aula conosco!
Veja aos vídeos cofen contra EAD, CREA contra EAD, CRMV contra EAD, crefito contra EAD. Essa metodologia eh o EAD dentro do presencial. Eu li o livro destes imbecis . " O aluno não quer mais ler livros e nem aprender com o professor. " E como o aluno aprende? Vendo vídeo na internet? Pesquisando no Google? Vc aceitaria se consultar com um médico Google? Assista lê mond diplomatique Brasil Boaventura como a extrema direita chega ao poder. No fim do vídeo ele fala que o Brasil está sofrendo uma intervenção de extrema direita instituto Millenium e tem uma entrevista do CO da Celso Lisboa no instituto Millenium em que o imbecil diz: o Google eh uma excelente plataforma de aprendizado que só não emite diploma. Só que eh impossível formar um médico pelo Google. Fora!!! Google não eh meu professor.
@@naty2316 o teu problema é educacional ou político? Lembrando que as coisas estão como estão, não pela atual gestão, se há desemprego e caos na educação, e os alunos abandonando os cursos, isso não aconteceu em um ano, ou esqueceste quem governava o país em 2018, 17, 16, 15, 14, 13...? Pense, são muitos anos e nada foi feito, para que as coisas melhoracem. O que evoluímos nos últimos 20 anos? A culpa é do governo atual por esse atraso e faculdades sucateadas cheia de "filosofos" que falam, falam e não fazem nada a não ser falar?
meu esposo pode experimentar o modelo pbl o qual o professor moram fala , ela amou e segundo ele foi muito produtivo houve um crescimento intelectual enorme na turma e uma facilidade de aprendizagem inagualavel, é caso das universidades pensarem , aprendendo não mais no método já ultrapassado , mais criando novas formas do aprender e o pbl é um deles
Sou professora da rede estadual de ensino, no ensino tradicional, o aluno costuma ficar sentado na sala de aula enquanto ouve o professor. Já em uma escola com metodologias ativas, o estudante participa ativamente do processo de aprendizado, isto é, ele pratica alguma atividade para aprender o conteúdo, em vez de apenas escutar. Mas, isso depende muito do aluno.
O trabalho com as metodologias ativas em sala e fora dela é fato é real. Toda a discussão está voltada para uma população da Era Digital, todos os professores precisam se preparar e estudar muito para aplicar métodos que atendam a real necessidades dos educandos, pois devemos formar para que sejam cidadão que consigam interagir na sociedade de forma responsável e critica. Adorei o papo.
Um trabalho usando a metodologia hibrida. Usando os recursos tecnológicos flexibilizando e motivando os nativos da tecnologia .Algo de interesse da realidade deles .
Hoje temos uma nova norma da BNCC que fala do protagonismo infantil e vai de encontro com a fala do professor Moran. Eu sempre observo que um aluno passivo ele não aprende,não desenvolve suas habilidades pois está sempre a espera de matérias prontos.O aluno protagonista ele aprende bem,se desenvolve,se descobri ao pesquisar e coloca em pratica tudo aquilo que ele aprendeu. Agora após pandemia os alunos estão retornando pra escola,que essa visão do aluno protagonista seja colocado em prática em sala,pois esses alunos chegarão a escola cheios de anseios e muitas outras emoções,querendo aprender,pra que se tenha uma boa respostas na aprendizagem do aluno,é necessário que o professor tenha o olhar voltado para o aluno também e não o olhar voltado para o seu planejamento.
Muito explicativo. Gostei muito quando o professor disse: o professor pode ousar, experimentar, permitir-se e também errar, pois o professor também aprende. Metodologia é para auxiliar e somar!!!!!!
As metodologias ativas são estratégias de ensino que incentivam os discentes a aprenderem de forma autônoma e participativa, assim, sentem-se responsáveis pela construção do conhecimento.
VIDA E APRENDIZAGEM - ISTO ESTÁ LIGADO COM QUÊ - VIDA E PRÁTICAS EXISTENCIAIS - JOGO - VÍDEOS - NARRATIVAS - CONSTRUÇÃO DO PENSAR - MEIOS DE COMUNICAÇÃO - REDES EDUCACIONAIS COMUNICATIVAS - DINAMIZADOR - JOGO - DISCUSSÃO ANÁLISE E SÍNTESE.
EM SALA DE AULA, É PROFESSOR QUE DEFINE, PLANEJAMENTO, PARTICIPAÇÃO DO ALUNO - PROTAGONISTA, SER PENSANTE - QUESTIONADOR - SABERES DELES, COMPETÊNCIAS QUE E ELE TEM, CONSENSUAL......INSTITUIÇÃO É FRIA - TECNICISTA - NO ENSINO MÉDIO - ENEM -
A metodologia ativa sem dúvida é interessante, a mesma funciona em partes, eu até gosto de trabalhar com metologias ativas mas trabalhar com alunos da rede públicas são bem diferentes de dar entrevistas como essas.
Verdade Cristiano, a maioria dos alunos da rede pública não tem o hábito de estudo dificultando o aprendizado a partir de metodologias ativas,como por exemplo a sala de aula invertida.
Fora EAD na área da saúde! Assista a vídeos cofen contra EAD, CREA contra EAD, CRMV contra EAD, crefito contra EAD! Fora!!!! Metodologias ativas vão formar doutores Google!!! Quanto ganha um professor da Finlândia e quanto ganha um professor no Brasil? Assista na Netflix o documentário privacidade rackeada . O Google e UA-cam não são meus professores!!! Por professores ativos e respeitados!!! Fora!!!
Realmente a fala do prof. Miram é ótima, mas ainda estamos em passos de tartaruga, nossa escola voltou, porém do mesmo jeito, nada de tecnologia em sala. Nenhuma tv.
E tem mais... Estou voltando pro RJ. Se na minha faculdade de psicologia do RJ , os professores começarem a dizer que o aluno não precisa mais ler livro didático e nem ter aula com os professores e que a única coisa que o aluno pode fazer eh pesquisar a matéria no Google. Como no RJ existe Grêmio estudantil e o curso de psicologia não pode ser a distância . ( Em algumas faculdades de Curitiba os professores chegam a liberar alunos pra ficar em casa) Eu vou me reunir com o Grêmio estudantil e com o sindicato dos professores de psicologia ( já que algumas faculdades estão obrigando os professores a mandar o aluno pesquisar tudo no Google ) e vamos fazer uma denuncia seria e urgente ao conselho federal de psicologia . Eu li o livro metodologias ativas para uma educação inovadora e se trata de um absurdo! O livro não deixa claro qual seria o papel do professor e diz que o aluno não aprende com o livro e nem com o professor. O livro chega a dizer que as instituições de ensino não devem se quer fornecer material didático em suas plataformas digitais . Vocês já sabem ... Se vierem pregando suas irresponsabilidades na minha faculdade do RJ. O Grêmio estudantil vai cobrar uma posição do conselho de psicologia. A Finlândia possui os professores mais bem pagos do mundo. Na Finlândia os alunos tem aulas particulares nas escolas públicas , fora pedagogos e psicólogos que ensinam cada aluno individualmente. Isto não acontece no Brasil. Mas formar psicólogo a distância eh algo execrado pelo conselho de psicologia. Metodologias ativas no Brasil não passam de marketing barato de instituições desprovidas de caráter. Passar bem.
Permita se errar ( vai formar alguém errado?) . Não dá não ... Compartilho sim pra mais gente se unir resistir e proibir . ( URP) unir resistir e proibir .
muitos apontam vantagens do uso da TI nas escolas, como obter mais conhecimento, ter mais experiência para o mundo atual, e outros apontam desvantagens, fácil perda de documentos, cansaços oculares na tela, e diversos outros argumentos.
Esse processo de aprendizado das Metodologias Ativas será de grande importância para mim e nas aplicações das minhas aulas.
Muito bom esse momento com o PROFESSOR JOSÉ MANUEL MORAN,que riqueza de conhecimento. Esse cara é maravilhoso. Vocês estão de parabéns por nos proporcionar um momento de grande aprendizado.
A metodologia ultilizadas pelo professor José Moran é ótima, sem contar com as técnicas ultilizadas em sala de aula ou on-line, ele apresenta várias ferramentas de aprendizagem onde o professor ensina e aprende junto com os alunos, que hoje em dia são chamados nativos digital. No mundo em que vivemos ainda encontramos professores que são analfabeto digital. Uma vez que os alunos tem mais facilidade de aprender em grupo com os colegas, e o professor como mediador, nesse processo de aprendizagem, com objetivo motivador, em busca de tecnologia e aperfeiçoamento, para trabalhar com nossos alunos. Obrigado por ter o privilégio de assistir essa entrevista.
Sou professora e quando estava na sala de aulla sempre fui a favor das mudancas metodológgicas, e dos conteudos, mas , a maioria dos gestores nao permitia essas mudancas,gostei das falas do Dr,Moran.
Sou Flávia Boni, professora da rede municipal da Prefeitura de São Paulo e também da Prefeitura de Itaquaquecetuba. Atuo no Magistério desde 1994 e hoje ainda vejo professores lecionando como se estivesse em 1994. Muita coisa mudou, os estudantes também mudaram. Hoje, as crianças sabem mais de internet e informática do que os professores, sabem para ensinar. Crianças de 4 anos já utilizam o celular com agilidade nos dedinhos. Então, é loucura, querermos manter um ensino como antes, como se tudo estivesse igual. Temos que inovar, se quisermos a atenção dos estudantes, as aulas precisam ser atraentes, do contrário, o que vamos encontrar na sala de aula é indisciplina e desinteresse. Utilizar as metodologias ativas é o pulo do gato!
Aplicada de maneira correta e responsável a metodologia ativa dá ótimos resultados
Muito bom, as metodologias propostas pelo professor Moram são ferramentas fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que o aluno aprendendo junto com o colega, aprendendo em grupo, tendo o professor como mediador desse processo torna-se mais motivador.
Perfeita a observação do prof. José Moran, tão importante o professor ter essa noção do tempo do aluno.
Sou Catarina, Bióloga, Pedagoga com 12 anos de magistério em todos os segmentos estaduais e Particulares. No momento, atuo como PCNP há 11 anos e com muito prazer relato que já utilizei em inúmeras OTs de formação , livros, artigos de José Manuel Moran 21º Edição. Apesar de inumeros esforços, somente agora o cinto de segurança é obrigatório. Nesta analogia, vimos sobre a importância do "novo" , de trazer as metodologias ativas à favor da aprendizagem.
Muito bom.Sou pedagoga já aposentada.,Mas sempre procurando me atualizar. Parabéns!
Professores Roberto e Moran: Parabéns. Um diálogo completo. "Aprendizagem Significativa"... ! Sim, excelente.
O artigo do Prof José Moran " A educação pelo afeto é transformadora" , perfeito!!! Ele compara o afeto ao oxigênio que respiramos, afirmando que ele torna tudo mais leve, fácil e viável. Ressalta que a vida se torna insuportável sem uma atmosfera de apoio, acolhimento, aceitação e esperança.
Obrigada pela dica!
Muito bom obrigada, abriu um novo horizonte pra um trabalho melhor no processo de ensino e aprendizagem 🙏🥰. Goiás.
Adorei ! Muito interessante as Metodologias Ativas no Ensino visando os professores e alunos na aprendizagem significativa.
Muito bom ver como nossa educação pode avançar. E temos muitos professores que se empenham para mudar a história dos brasileiros.
Prof. Estela Matheus: O conteúdo muda muito. O desafio é saber escolher o que é mais relevante e atrativo para a vida tanto do aluno como também do professor. Esse é o ponto .
As aula de Metodologias Ativas, tem aumentado muito os meus conhecimentos.
Muito bom, levar em consideração o protagonismo na educação, utilizando os meios de comunicação, novas tecnologias de forma reflexiva e planejada, direcionadas ao aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver.
A metodologia ativa, sem dúvidas nenhuma é o melhor caminho para o sucesso educacional pois é a chave para destravar o interesse do aluno e motivá-lo para o seu crescimento como cidadão e como futuro profissional em qualquer carreira que queira seguir. O atual modelo de escola já está fracassando e é irreversível, para não dizer que fracassou, no atual modelo da sociedade que, inclusive precisa ser repensada. Sou Aluno da pós graduação de Educação 5.0 e Ensino Híbrido da UNESP
Excelente introdução para o Curso "Educação 5.0: Metodologias Ativas e Ensino Híbrido", que estamos fazendo pela UNESP. Não tem como fugir da realidade atual!
Vim por conta do mesmo motivo, sou sua colega de classe rs! E concordo plenamente em como um vídeo antigo está tão recente. A educação muda a saltos galopantes, vai de nós mudarmos juntos ou nos atrelarmos ao passado!
prof. Moran sempre muito simpático . adorei a conversa como tambem todas as suas publicações.
Olá! Sou professora da rede municipal de ensino de São José dos Campos e curso "Educação 5.0: Metodologias ativas e ensino híbrido" pela Unesp. A comunidade escolar carece de cultura digital. Infelizmente na prática, nós educadores encontramos muitos obstáculos ao introduzir metodologias ativas em sala de aula. Acredito que a grande dificuldade seja colocar em prática tais ações.
Também estou fazendo o curso de metodologias ativas da UNESP uma pós que com certeza enriquecerá nossos conhecimentos sobre o assunto.
Boa noite. Concordo que as metodologias ativas, sem dúvida, promovem a criatividade do aluno e até do próprio professor mas antes de qualquer coisa, são promotoras de uma forma de ensino e aprendizagem mais dinâmicos e flexivos.
Sou Marcia Leão do Poli São João Climaco - Meninos.
Momento de grande transformação na educação. Metodologia ativa de aprendizagem é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do aluno como agente pela sua aprendizagem.
Muito bom, cheguei através da atividade da pós unesp de metodologias ativas
PROFESSOR JOSÉ MANOEL MORAN FOI MINHA BASE PARA O MEU TCC.
Estou lendo o livro metodologias ativas para uma educação inovadora, o livro é muito bom, principalmente a parte 1 já que está mais voltado para a educação básica, os outros capítulos estão mais voltados para metodologias ativas no ensino superior.
Sim, mudanças necessárias, desafios das inovações na educação. Vamos continuar a aprender!
O processo educativo é enriquecido pela interação constante entre professor e alunos, onde ambos têm a oportunidade de aprender e ensinar simultaneamente. Compreender a realidade, os conhecimentos prévios e os valores dos alunos é fundamental para ministrar uma aula verdadeiramente SIGNIFICANTE, como disse o professor.
Nós professores, ainda precisamos aprender muito sobre as Metodologias Ativas. A entrevista é um achado!!!!
Muito importante as metodologias ativas , onde o aluno passa a ter envolvimento direto , passando a fazer parte direto do processo de ensino aprendizagem
Pide ser que ainda tenhamos esse acesso .
Gostei da entrevista, bem explicado. Devemos aproveitar o momento da sala de aula como um momento de aprofundamento, ação, debate e síntese.
Gostei da frase o professor ter humildade quando for aplicar metasologia ativa se errar aprende juntos.
parabéns professor,ótimo vídeo bem explicado
Bom dia prof Morãn! Os professores usam as metodologias para formar um conjunto de estrategias pedagógicas e como alternativas de aprendermos junto, compartilhar, ser flexíveis no mundo conectado.com as metodologias ativas, as escolas do campo vão ter que se adequar com as novas mudanças no meio de comunicação e utilizar os métodos alternativos para sua formação onde possam ter uma visão desses conhecimentos tecnológicos autênticos..
EXCELENTE!!!!! gosto demais da filosofia do prof. José Moran da USP e acho que em tempos que se fala muito de sala de aula invertida e vejo o povo invertendo o significado disso, vejo como é relevante ele esclarecer pontos de metologias ativas. O trabalho em equipe, o papel de mediação do prof, a relação conteúdo x aprendizagem significativa. Obrigada por compartilharem esta aula conosco!
Veja aos vídeos cofen contra EAD, CREA contra EAD, CRMV contra EAD, crefito contra EAD. Essa metodologia eh o EAD dentro do presencial. Eu li o livro destes imbecis . " O aluno não quer mais ler livros e nem aprender com o professor. " E como o aluno aprende? Vendo vídeo na internet? Pesquisando no Google? Vc aceitaria se consultar com um médico Google? Assista lê mond diplomatique Brasil Boaventura como a extrema direita chega ao poder. No fim do vídeo ele fala que o Brasil está sofrendo uma intervenção de extrema direita instituto Millenium e tem uma entrevista do CO da Celso Lisboa no instituto Millenium em que o imbecil diz: o Google eh uma excelente plataforma de aprendizado que só não emite diploma. Só que eh impossível formar um médico pelo Google. Fora!!! Google não eh meu professor.
Lembra também que existem negacionistas do clima formados pela USP, tá?
@@naty2316 o teu problema é educacional ou político? Lembrando que as coisas estão como estão, não pela atual gestão, se há desemprego e caos na educação, e os alunos abandonando os cursos, isso não aconteceu em um ano, ou esqueceste quem governava o país em 2018, 17, 16, 15, 14, 13...? Pense, são muitos anos e nada foi feito, para que as coisas melhoracem. O que evoluímos nos últimos 20 anos? A culpa é do governo atual por esse atraso e faculdades sucateadas cheia de "filosofos" que falam, falam e não fazem nada a não ser falar?
meu esposo pode experimentar o modelo pbl o qual o professor moram fala , ela amou e segundo ele foi muito produtivo houve um crescimento intelectual enorme na turma e uma facilidade de aprendizagem inagualavel, é caso das universidades pensarem , aprendendo não mais no método já ultrapassado , mais criando novas formas do aprender e o pbl é um deles
Sou professora da rede estadual de ensino, no ensino tradicional, o aluno costuma ficar sentado na sala de aula enquanto ouve o professor. Já em uma escola com metodologias ativas, o estudante participa ativamente do processo de aprendizado, isto é, ele pratica alguma atividade para aprender o conteúdo, em vez de apenas escutar. Mas, isso depende muito do aluno.
Enriquecedor! Compartilhar conhecimentos, gratidão!💕
É uma honra ouvir as suas ideias professor Moran
Já tento fazê-lo nas minhas turmas, mas às vezes o tempo é curto.
O trabalho com as metodologias ativas em sala e fora dela é fato é real. Toda a discussão está voltada para uma população da Era Digital, todos os professores precisam se preparar e estudar muito para aplicar métodos que atendam a real necessidades dos educandos, pois devemos formar para que sejam cidadão que consigam interagir na sociedade de forma responsável e critica. Adorei o papo.
Irei a uma palestra do a professor Moran no dia 12/07. Estou querendo conhecer sobre MA.
Extremamente necessário o estudo das metodologias ativas!!!
Muitas boas reflexões, aprendi muito! Obrigada!
Importantes contribuições.
Um trabalho usando a metodologia hibrida.
Usando os recursos tecnológicos flexibilizando
e motivando os nativos da tecnologia .Algo de interesse da realidade deles .
Muito bom. Tirei minhas dúvidas
Magnífico Moran.... Morro de vontade assistir mais palestras.
Ótimo conteúdo. Uma pena que o áudio ficou ruim.
O Planejamento deve ser com atividades colaborativas entre os alunos explorando conteúdos significativos para sua vivência real
Parabéns! Bem explicativo seu conteúdo!
Excelente entrevista, mto esclarecedora qnt a metodologia ativa!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Contra o EAD na área da saúde! Fora!!! Pela proibição de metodologias ativas ( EAD no presencial)
Parabéns Professor José Moran!!!
Muito Bacana , Importantes dicas ..
MUITO IMPORTANTE
Verdade, ótima aula está de parabéns
Hoje temos uma nova norma da BNCC que fala do protagonismo infantil e vai de encontro com a fala do professor Moran. Eu sempre observo que um aluno passivo ele não aprende,não desenvolve suas habilidades pois está sempre a espera de matérias prontos.O aluno protagonista ele aprende bem,se desenvolve,se descobri ao pesquisar e coloca em pratica tudo aquilo que ele aprendeu. Agora após pandemia os alunos estão retornando pra escola,que essa visão do aluno protagonista seja colocado em prática em sala,pois esses alunos chegarão a escola cheios de anseios e muitas outras emoções,querendo aprender,pra que se tenha uma boa respostas na aprendizagem do aluno,é necessário que o professor tenha o olhar voltado para o aluno também e não o olhar voltado para o seu planejamento.
2021 eu aqui 😁
Obrigada
Muito explicativo. Gostei muito quando o professor disse: o professor pode ousar, experimentar, permitir-se e também errar, pois o professor também aprende. Metodologia é para auxiliar e somar!!!!!!
retomando Paulo Freire sempre...que bom, até que enfim.
As tecnologias ativas, Sao importante para o aprendizado Nas escolas, pois os alunos podem aprender coisas diferente.
E como é possível aplicar isso em matérias de exatas? Não seria essa nova metodologia perigosa?
Elisângela Estevam - Perus.
Gostei muito!
Exelente Trabalho Professor
Muito boa a entrvista.
Como selecionar os conteúdos com o aluno? deverá ter algumas restrições?
As metodologias ativas são estratégias de ensino que incentivam os discentes a aprenderem de forma autônoma e participativa, assim, sentem-se responsáveis pela construção do conhecimento.
Muito interessante! Agradeço pelo conteúdo!!!
Grande desafio de planejamento do professor e de criatividade também. E importante investir em novas estratégias
Muito bom!👏👏👏
Ótimo conteúdo.
VIDA E APRENDIZAGEM - ISTO ESTÁ LIGADO COM QUÊ - VIDA E PRÁTICAS EXISTENCIAIS - JOGO - VÍDEOS - NARRATIVAS - CONSTRUÇÃO DO PENSAR - MEIOS DE COMUNICAÇÃO - REDES EDUCACIONAIS COMUNICATIVAS - DINAMIZADOR - JOGO - DISCUSSÃO ANÁLISE E SÍNTESE.
ERRAR E ACERTAR - PERMITA-SE SER O QUE É, HUMILDE E COMPARTILHANDO SEU SABER -
Compartilhar conhecimentos!💝
Como consigo um livro dele?
Amei
EM SALA DE AULA, É PROFESSOR QUE DEFINE, PLANEJAMENTO, PARTICIPAÇÃO DO ALUNO - PROTAGONISTA, SER PENSANTE - QUESTIONADOR - SABERES DELES, COMPETÊNCIAS QUE E ELE TEM, CONSENSUAL......INSTITUIÇÃO É FRIA - TECNICISTA - NO ENSINO MÉDIO - ENEM -
Boa Tarde!!!!
O aúdio do entrevistado está baixo demais!!!!
MT bom
🤗👏
A metodologia ativa sem dúvida é interessante, a mesma funciona em partes, eu até gosto de trabalhar com metologias ativas mas trabalhar com alunos da rede públicas são bem diferentes de dar entrevistas como essas.
Verdade Cristiano, a maioria dos alunos da rede pública não tem o hábito de estudo dificultando o aprendizado a partir de metodologias ativas,como por exemplo a sala de aula invertida.
Excelente!
maravilhoso
Importantes colocações do Profº. José Moran!
Fora EAD na área da saúde! Assista a vídeos cofen contra EAD, CREA contra EAD, CRMV contra EAD, crefito contra EAD! Fora!!!! Metodologias ativas vão formar doutores Google!!! Quanto ganha um professor da Finlândia e quanto ganha um professor no Brasil? Assista na Netflix o documentário privacidade rackeada . O Google e UA-cam não são meus professores!!! Por professores ativos e respeitados!!! Fora!!!
Quais os nomes dos livros do Moran que abordam essa temática?
Bibliografia para aplicar na sala de aula? Ou o professor também vai ter que "inventar" tudo agora?
👍
Realmente a fala do prof. Miram é ótima, mas ainda estamos em passos de tartaruga, nossa escola voltou, porém do mesmo jeito, nada de tecnologia em sala. Nenhuma tv.
E tem mais... Estou voltando pro RJ. Se na minha faculdade de psicologia do RJ , os professores começarem a dizer que o aluno não precisa mais ler livro didático e nem ter aula com os professores e que a única coisa que o aluno pode fazer eh pesquisar a matéria no Google. Como no RJ existe Grêmio estudantil e o curso de psicologia não pode ser a distância . ( Em algumas faculdades de Curitiba os professores chegam a liberar alunos pra ficar em casa) Eu vou me reunir com o Grêmio estudantil e com o sindicato dos professores de psicologia ( já que algumas faculdades estão obrigando os professores a mandar o aluno pesquisar tudo no Google ) e vamos fazer uma denuncia seria e urgente ao conselho federal de psicologia . Eu li o livro metodologias ativas para uma educação inovadora e se trata de um absurdo! O livro não deixa claro qual seria o papel do professor e diz que o aluno não aprende com o livro e nem com o professor. O livro chega a dizer que as instituições de ensino não devem se quer fornecer material didático em suas plataformas digitais . Vocês já sabem ... Se vierem pregando suas irresponsabilidades na minha faculdade do RJ. O Grêmio estudantil vai cobrar uma posição do conselho de psicologia. A Finlândia possui os professores mais bem pagos do mundo. Na Finlândia os alunos tem aulas particulares nas escolas públicas , fora pedagogos e psicólogos que ensinam cada aluno individualmente. Isto não acontece no Brasil. Mas formar psicólogo a distância eh algo execrado pelo conselho de psicologia. Metodologias ativas no Brasil não passam de marketing barato de instituições desprovidas de caráter. Passar bem.
O assunto não é novo mas não é ainda uma cultura em nossas escolas.
Ótimo.
Quando são "doutô" é pq nunca frequentou uma sala de aula lotada de nenhuma rede pública de ensino aí vivem de devaneios pedagógicos.
Jose
Permita se errar ( vai formar alguém errado?) . Não dá não ... Compartilho sim pra mais gente se unir resistir e proibir . ( URP) unir resistir e proibir .
muitos apontam vantagens do uso da TI nas escolas, como obter mais conhecimento, ter mais experiência para o mundo atual, e outros apontam desvantagens, fácil perda de documentos, cansaços oculares na tela, e diversos outros argumentos.