Sou arquiteta, e sofri bastante antes de receber o diagnóstico de TOC, não conseguia considerar nenhum projeto finalizado, isso me fazia trabalhar de domingo a domingo, e sempre com os prazos no limite, porque sempre tinha algo pra ajustar ou acrescentar. Agora após diagnóstico com um período de terapia, já sei diferenciar o que é dedicação ao projeto e o que é TOC. Para o bem ou para o mal, na minha cidade eu sou considerada a arquiteta que entrega os projetos mais completos e legíveis. De certo forma me ajudou. Além da minha exigência por simetrias e proporções ajudam meu estilo de design. Acho.
Que bom que conseguiu de beneficiar. Eu me identifiquei com alguns traços, quando mais jovem. Ainda hoje eu me pego pensando, mas é algo que aprendi a deixar passar. O pensamento vem e eu deixo ir.
Obrigada pelo carinho! Fico muito feliz que tenha gostado da minha abordagem sobre o TOC. Eu adoraria voltar ao podcast para trazer mais conteúdo relevante. Agradeço por acompanhar!
@@kemibritoJa comentei ,mas irei te falar aqui também . Muito obrigado Kemi ,nunca vi uma profissional falar tão bem sobre o TOC, sério!Eu tenho TOC e me sinto muito frustado em relação a conteúdos de TOC no Brasil ,mas ver você falando foi muito bom . Obrigado por você tratar o transtorno com tanta verdade, com empatia e com profundidade . Principalmente a sua profundidade sobre o transtorno que me encantou!
Entendido! Que tal assim: Que bom que gostou! Fico muito feliz em saber que consegui abordar o TOC de forma clara. Obrigada pelo carinho e por acompanhar!
Tenho TOC, como esse transtorno causa sofrimento! Muito obrigada pelo video! Precisamos urgentemente falar sobre isso, principalmente o de pensamento. Sao pouquíssimos conteudos falando sobre pra um transtorno tao complexo e doloroso.
Eu imagino o quanto o TOC pode causar sofrimento, e fico muito grata por você compartilhar isso. É realmente urgente falarmos mais sobre o TOC, especialmente sobre os pensamentos obsessivos, que muitas vezes passam despercebidos. Saber que o vídeo trouxe um pouco de luz a esse tema tão complexo e doloroso me deixa muito feliz. Espero que possamos continuar ampliando essa discussão e oferecendo apoio. Obrigada por acompanhar!
Muito Obrigada por esse episodio! Eu sou um dos casos que demorou 11 anos para receber o diagnostico. Tem um ano de tive diagnostico, e isso faz a diferença. Aprendi muito com o podcast, é muito, muito difícil achar conteúdo de qualidade. Parabéns Kemi!
"A respeito da compulsão no TOC, não é que o paciente escolha, mas sim que, naquele momento, ele não está no controle, não tendo tanto poder de escolha, pois o sofrimento, a ruminação e a ansiedade gritam mais alto em um nível em que o sofrimento se torna inevitável."
Nem percebi que ouvi a conversa por mais de uma hora, de tão boa que foi. Maravilhosa a psicóloga Kemi. Trouxe informações de forma clara e fundamentada. Adorei!
Só quem toc sabe a prisão psicológica e emocional que é. Eu sofro disso há 2 anos, e mais ou menos há 11 meses tem agravado mais a minha situação. Percebo que eu tenho mais toc quando estou super ansiosa... Entretanto, eu tenho toc em situações imediatas, por exemplo : estou passando pela a cozinha e o pano do fogão está ao avesso, eu tenho que parar e arrumar o pano, porquê no mesmo momento a minha mente fala que eu tenho que arrumar o pano... se não vai acontece algo trágico no meu relacionamento e futuro. Em apenas duas vezes eu consegui não obedecer o comando da minha mente, porém depois aconteceu algo de ruim e eu me culpei e pensei:"isso aconteceu porquê eu não arrumei aquilo naquele momento." Enfim, eu amei esse podcast.
@@Julianadesouza_1 Sinto muito por isso! Eu tenho TOC desde de criança, se eu pudesse te dar algumas dicas, seriam: •Fazer exercícios físicos fora de casa, uma caminhada de 30 min, sério, parece clichê, mas no toc ajuda muito, quanto mais fora de casa você puder estar, sair, passear, que seja pra tomar um sorvete, ajuda demais. • fazer terapia, ajuda muito mesmo, é muito necessário pra quem tem TOC, pois nós que temos toc temos uma distorção cognitiva absurda, e a terapia ajuda muito a vencer os pensamentos intrusivos e lidar com a ansiedade. • Não se feche em casa, busque contato social. Se eu tivesse feito essas coisas, meu TOC poderia não estar na situação está hoje. Não consigo sair de casa, tenho dificuldade pra diferenciar o que é real e o que é só toc. Eu meio que deixei o toc ganhar espaço na minha mente, ele faz isso de forma sorrateira, e quando vi parecia um câncer em metástase na minha mente. Tenha muito contato com pessoas, passeie, mesmo que seja para coisa simples, tudo o que você puder fazer pra sair de casa, faça. Espero que você fique bem! 💛✨
Parabéns por abordar o tema! Sou metódica, organizada e tbm literal. Sou assim desde pequena. Hoje tenho 56 anos. Melhorei bastante minhas manias porém algumas ainda persistem porque se eu não fizer os rituais, acredito que algo ruim vai acontecer e se tento lutar contra e não fazer o ritual, meus pensamentos não me deixam em paz. Manias que persistem: não pode ter nada torto, tudo simétrico, não suporto que o dial do rádio ou controle da tv esteja em som em número ímpar. Se estou dirigindo e alguém colocar o som do rádio em um número ímpar e nao deixar eu mudar para par, eu sou capaz de bater o carro até conseguir mudar. Tbm preciso anotar tudo na agenda. Sou assim tbm no trabalho, não suporto que invadam o meu espaço imaginário ou peguem algo que me pertença e depois nao coloque exatamente no mesmo lugar. Não gosto de nada que fuja do tradicional. Exemplo: requeijão com sabor, pastel doce, milho só com sal, nada de manteiga. Minhas manias me trazem sofrimento. Tomei Venlift por alguns anos e me ajudou, mas recebi alta do remédio. Fico feliz que fale sobre TOC pq minhas manias são vistas como motivo de chacota 😢
Muito obrigada por trazer esse tema, Eslen, dificilmente acho conteúdos sobre toc em português na internet, tudo o que aprendo é em inglês, tem muito mais informações, bilhões de vezes mais. Tenho 24 anos, fui diagnosticada com TOC aos 11 anos, entretanto com a terapia, descobri que tenho TOC desde que me entendo por gente. Não estudo e nem trabalho devido a gravidade que está o transtorno. Tomo 300 mg de Luvox, e mais 10 mg de Aripiprazol. É uma dor e um luto constante, pois a vida está passando, e eu estou aqui lutando diariamente com esse transtorno que é exaustivo e angustiante. Além do mais, muitas pessoas não tem idéia do que é o toc na realidade, que vai muito além de manias de organização e limpeza. Atualmente, meu tema é sobre medo de contaminação com drogas. Já passei por vários temas, entre eles, temas de conteúdo sexual. Eu já estou perdendo as esperanças que um dia irei ter uma vida normal, ou perto do normal. Parece que a cada dia o transtorno piora, consumido tudo , meu tempo, minha vitalidade, meus sonhos. Enfim, espero que mais e mais pessoas saibam sobre o transtorno, ainda mais as pessoas que sofrem sem saber que tem o transtorno.
Obrigada por compartilhar sua história de forma tão aberta e corajosa. Imagino o quanto deve ser exaustivo enfrentar o TOC diariamente, e lamento profundamente o sofrimento que isso tem causado. Seu relato reforça a importância de trazer mais informações e visibilidade sobre o TOC, especialmente em português, para que mais pessoas possam entender a realidade por trás do transtorno. Não perder a esperança, embora seja difícil, é fundamental. Sei que cada história é única, mas espero que você possa encontrar momentos de alívio e continuar buscando o cuidado que merece. A terapia e o tratamento podem ser longos e desafiadores, mas não desista. Seu caminho é de muita força, e estar aqui, lutando, já é um grande ato de coragem. Estamos juntas nessa luta para que mais pessoas conheçam e compreendam o TOC em sua verdadeira complexidade. Torço muito por você!
Simmmmmm, exatamente .Eu te entendo perfeitamente ,tudo que consumo do TOC é de maioria dos EUA ,lá tem um MAR de informações ,não tem nem comparação com o Brasil,.Isso me deixa muito frustado ,mas esse podcast foi extremamente bom .
Estou sem palavras para descrever esse podcast.Nunca vi um conteúdo desse nivel sobre TOC no Brasil .Obrigado Eslen por ter feito esse episódio.E obrigado Kemi ,de todo coração obrigado.Kemi você foi excelente , trouxe a mais pura informação sobre o TOC, com argumentos reais,com argumentos profundos . Não conhecia seu trabalho ,mas ja irei procurar te acompanhar.Muito obrigado novamente, eu tenho TOC(diagnosticado)e me sinto muito frustado em relação a conteúdos de TOC no Brasil ,mas esse podcast foi muito bom ,o melhor que ja vi . Obrigado por tratar o toc com tanta sinceridade e verdade .
Muito esclarecedor. Fiquei com o pensamento intrusivo tão constante, e depois de 5 anos de terapia (sofro de distimia) recorri ao psiquiatra e depois de começar a tomar 2 remédios, melhorei bastante.
Que episódio incrível! Excelente conteúdo, Kemi apresentou de uma forma didática um assunto tão importante, gostaria de ver outra vez Kemi no podcast. O Eslen sempre trazendo pessoas de excelência.
Sou Epilético a 10 anos d tratamento e convivo com isso a 12, gostaria de um pod falando mais sobre a Epilepsia e pq está aumentando as pessoas q tem? Seria muito bom!
Fico muito feliz que tenha achado o assunto interessante! É realmente importante entender como as pessoas com TOC se sentem, e trazer essa conscientização é um dos meus objetivos. Obrigada por assistir e pelo comentário!
Excelente apresentação sobre TOC. Gostei muito. Parabéns à psicóloga Kemi pela forma que conduziu a temática. Além da simpatia, mostrou alto nível de conhecimento técnico, casos e exemplos, retrospectiva história do transtorno e informações sobre abordagem terapêutica com mais evidências. Vou assistir de novo.
Fico muito grata pelo seu feedback! É ótimo saber que a apresentação foi útil e que consegui transmitir o conhecimento de forma clara e acessível. Agradeço pelo carinho e por acompanhar com tanto interesse. Espero que a segunda vez seja ainda mais proveitosa!
Nossa tenho isso há muito tempo... um sofrimento sem fim... pensamentos repetitivos sem fim... coisas que nunca terminam .... sempre precisando retocar, consertar, sempre torto... Mais estou procurando ajuda Muito esclarecedor
Esse livro é maravilhoso, li ele por recomendação do meu psiquiatra. Tenho 43 anos e fui diagnosticada aos 40, quando fui pedir ajuda pq já estava no fundo do poço. Aos que sofrem com esse transtorno, digo q não desistam e façam o tratamento certinho. Hoje tenho fases de crise, mas consigo passar muito tempo bem, conseguindo lidar, ele nunca vai sumir da minha vida, mas já não me sinto doente ou louca
Fico muito feliz que tenha achado necessário e didático! Meu objetivo é justamente tornar esses transtornos, que muitas vezes são mal compreendidos, mais acessíveis para todos. Obrigada por acompanhar e pelo feedback!
Eu sou mais uma dona de casa que assiste quase todos os podcasts deste canal. Quase nada entendo, mas um pouco compreendo!! Achei mto interessante e perceber que nada é tão complicado em identificar. É possível enxergar dentro do próprio núcleo familiar toc ..s.. diferentes. Esperava apenas que em uma pincelada, fosse, assim como em outros dito, uma saída para aqueles que admitem ter o toc, porém não conseguem um tratamento. Tipos de hábitos saudáveis que quem sabe poderiam ajudar ou não. Valeu por subir mais um degrau no conhecimento.
Uma dúvida que tenho, não só sobre TOC, mas também sobre outros transtornos é se a infância, hábitos da família, e outras atividades influenciam no nível do transtorno. Por exemplo, suspeito que tenho TOC, e já sofri muito com certas manias, mas hoje consigo controlar mais, mas não sei exatamente a razão. Uma das suspeitas, é que reclamavam muito do que eu fazia, e eu me segurava para não fazer aquilo novamente.
Gostaria de sugerir algum convidado (a) do EMDR, baseado também em evidências. Príncipe Harry abriu uma sessão com esta abordagem anos atrás. Em especial equipe da Traumaclinic. ❤ Parabéns pelo canal e sucesso! Grata!
O TOC atrasa muito a vida, causa grande incômodo. Uso Revoc para tratar e tem ajudado, mas não consigo curar. Tenho desde a adolescência, desde o TOC religioso até os rituais e pensamentos obsessivos.
Não procurei ajuda ainda, falei com a neuro sobre a minha situação e ela mencionou que eu devia ter toc. A questão é: desde criança, eu tenho pensamento repetitivo, com absolutamente tudo, eu simplesmente conto padrões, e tem que ser na ordem de conceito par, faço contagem repetitiva com textos, objetos, imagem... Ultimamente tem me atrapalhado muito, se estou lendo algo, eu volto e releio a frase várias vezes em um padrão de número par, porque tem que ser número par, não pode ficar incompleto 😅
Tenho TOC desde criança, mas não sabia. Eu apresentava alguns comportamentos ''estranhos'' toda vez que tinha pensamentos ruins. Ex: eu pensava que meus pais deveriam morrer, ou então eu xingava Deus. Daí logo em seguida eu fazia algum movimento aleatório com o rosto (tique), como apertar bem os olhos, ou levantar a sobrancelha, ou balançar a cabeça bem rápido, ou até mesmo cuspir no chão. Com o tempo isso foi melhorando, mas depois dos 25 anos o TOC ''voltou'' muito pior. As manias diminuiram, mas os pensamentos pioraram. Comecei a ter pensamentos absurdamente imorais, que prefiro nem comentar aqui. Eram pensamentos tão ruins, que passei a ter crises de pânico. Eu achei que iria surtar, ficar louco e nunca mais ser como antes. Entrei com medicação e comecei a melhorar. Nesse meio tempo desenvolvi um distúrbio do sono muito forte (sono excessivo). Talvez seja uma forma que minha mente encontrou de ''fugir'', ou pelo menos mitigar esses pensamentos. O TOC é como se fosse uma sombra. Ela pode ficar menor, mas nunca vai embora. Uma época eu parei com os medicamentos e tive uma ''recaída'' muito forte. Passei muitos meses em sofrimento constante, até começar a melhorar novamente. Levou quase um ano para que me sentisse mais controlado. Depois senti que entrei em depressão. Nada tinha graça e comecei a pensar que não aguentaria ficar passando por isso a vida inteira. Pensei muitas vezes que, em algum momento futuro, poderia ''deixar de existir'', se é que me entendem. Estava mentalmente exausto. Infelizmente eu descobri sozinho que tenho esta condição. Criticamos a rede pública de saúde, mas os planos particulares deixam muito a desejar também. Já tive consultas que não passaram de 10 minutos (e não estou falando de retorno). Eu falava sobre as crises de pânico e os pensamentos que tinha. O médico passava a receita e pronto. Eu também não tive muito sucesso com os psicólogos. Nenhum dos médicos, se quer uma vez, sugeriram a possibilidade do TOC. Descobri assistindo um documentário no UA-cam. Foi muito revelador, mas muito frustrante também, pois senti que nenhum dos profissionais que passei (e foram muitos) realmente prestaram atenção em mim. Hoje eu controlo os sintomas com medicamentos e estou em uma fase bem melhor. Fico triste em saber que não existe uma cura para esse transtorno, mas sei que existem meios de lidar com ele. Além do medicamento, estou praticando muito exercício físico e acreditem, faz muita diferença.
Oi Jan e Eslen! Na próxima conversa, poderiam incluir o transtorno do desenvolvimento intelectual dentre os temas que vocês conversam, por favor? Sinto que é um assunto negligenciado.
Será que tem alguém que fala em Síndrome de Tourette? Não consigo encontrar nada, e ela está em fase final de projeto de lei para ser enquadrada como PCD.
Ref. Técnica A História Horrível - Exposição Gradual/Habituação. Num contexto MACRO, acredito que essa técnica está em amplo uso no que tange as revoluções morais, culturais. O que antes causava repulsa , aversão, sofrimento, paulatinamente foi introduzido para que resultasse na habituação.
A tristeza que eu sinto pode ser toc? É uma coisa constante que não passa nunca, pode acontecer milhões de coisas boas e eu continuo triste. Desde os 24 anos que eu nao sinto felicidade. Às vezes finjo que estou feliz por causa da sociedade, mas a vontade é somente chorar e ficar dentro do meu quarto. Será um tipo de toc? Será só a depressão, eu faco terapia e tomo deller e bupropiona. Mas me sinto muito infeliz. Eu até queria ter toc de limpeza, pois eu nao tenho forças pra nada, so pra ficar nessa tristeza.
Eu tenho uma mania de ficar contornando com os oleos as partes geométricas de tudo, exemplo, nos videos eu assisto contornando os retângulos, os quadrados, de móveis, de qualquer forma, quando percebo paro! Tinha medo de ter TOC ou de virar TOC...
Você traz uma observação interessante! A questão da repetição no TOC realmente pode variar muito de pessoa para pessoa. O que chamamos de compulsões muitas vezes envolve esses pensamentos recorrentes que podem ser muito angustiantes. Obrigada por compartilhar sua perspectiva!
O transtorno de ansiedade de doença tá relacionado ao toc?? Tenho medo de contrair uma determinada doença e faço várias evitaçãoes ... Começou lá pros meus 14 anos, hj já estou com 36... ora consigo manejar bem, ora não.
Hj em dia o Toc não está classificado como um transtorno de ansiedade. Parece ter um parentesco pela frequência alta de checagens de sintomas caracterizada na ansiedade de saúde. Isso acaba gerando uma semelhança e certa confusão. No entanto, esse tipo de ansiedade, na maioria das vezes, carece de elementos ritualísticos e obsessivos do toc e, principalmente, da relação supersticiosa que os pacientes tem no dia a dia com o ambiente e os pensamentos. O Toc tem uma relação imaginada pelo paciente de causa efeito muito peculiar, ex: se eu não bater palma 3 vezes, alguém morre, ou, se eu pensei que quero matar alguém no trânsito é pq sou um possível assassino. Entende? É diferente de eu sentir um pequeno incomodo no peito e pensar que provavelmente é um infarto. Apesar de ser exagerada, é uma relação mais plausível e que escapa do âmbito da supersticiosidade. (Estou falando tudo isso pq sou psicólogo e para vc não pensar que estou inventando coisas hahaha). Mas seria legal vc procurar um profissional para avaliar bem o seu caso e se essa temática de doença pode ter a ver ou não com o Toc. Melhoras!
Minha filha tem transtorno bipolar afetivo maníaco-depressivo e não aceita tratamento . Ela acha que a bebida acalma os pensamentos e sentimentos que ela sente 😢 é muito cruel 😢não tenho mais o que fazer 😢
Imagino o quanto deve ser desafiador lidar com a síndrome de Tourette no dia a dia. É importante reconhecer sua força em enfrentar essas dificuldades. Espero que o conteúdo do podcast tenha sido útil de alguma forma, e lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada. Cuidar da saúde mental é essencial, e buscar apoio faz toda a diferença. Estou torcendo por você!
Me diz em que parte exata foi, que te explico com mais cuidado. Mas, caso tenha sido na parte das neutralizações, o paciente com TOC tende a enxergar os pensamentos que eles tem como absurdos, ruins e tentam “substituir” esse pensamento. Ex: “pensei que amo o diabo”, “preciso repetir ou pensar que amo a Deus”. Ele tenta neutralizar o pensamento considerado ruim ou negativo, com um pensamento que ele considera mais aceitável. É um tipo de ritual também. Consegui te responder?
É estudante ou profissional da saúde? Conheça o Instituto de Psicologia Baseada em Evidências: inpbe.com/?src=bio-eslen
00
Por favor qual contato dessa terapeuta,gostei dela,meu filho tá com ansiedade,depressão e toc num estágio avançado.
Tenho toc e faço psicologia estou pesquisando mais e tentando entender para me ajudar. Me ajudou muito esse podcast parabéns
Sou arquiteta, e sofri bastante antes de receber o diagnóstico de TOC, não conseguia considerar nenhum projeto finalizado, isso me fazia trabalhar de domingo a domingo, e sempre com os prazos no limite, porque sempre tinha algo pra ajustar ou acrescentar. Agora após diagnóstico com um período de terapia, já sei diferenciar o que é dedicação ao projeto e o que é TOC. Para o bem ou para o mal, na minha cidade eu sou considerada a arquiteta que entrega os projetos mais completos e legíveis. De certo forma me ajudou. Além da minha exigência por simetrias e proporções ajudam meu estilo de design. Acho.
Que bom que conseguiu de beneficiar.
Eu me identifiquei com alguns traços, quando mais jovem.
Ainda hoje eu me pego pensando, mas é algo que aprendi a deixar passar. O pensamento vem e eu deixo ir.
Otimo papo.
Podia fazer um sobre TPOC 😅 eu tenho / sou.
@@LeandroTwin Seriam legal mesmo! Poucas pessoas sabem que isso existe. Eu tenho TOC e meu pai tem TPOC!
Eu tb😅, mas de assistir, alguns padrões são reconhecidos.
Idem. E a gente custa a descobrir que tem 😅
Super articulada essa moça, além demostrar muita propriedade no que fala sobre o assunto, trás ela mais vezes!!!!
Obrigada pelo carinho! Fico muito feliz que tenha gostado da minha abordagem sobre o TOC. Eu adoraria voltar ao podcast para trazer mais conteúdo relevante. Agradeço por acompanhar!
Essa Terapeuta é especial mesmo 🙏
@@kemibritoJa comentei ,mas irei te falar aqui também . Muito obrigado Kemi ,nunca vi uma profissional falar tão bem sobre o TOC, sério!Eu tenho TOC e me sinto muito frustado em relação a conteúdos de TOC no Brasil ,mas ver você falando foi muito bom . Obrigado por você tratar o transtorno com tanta verdade, com empatia e com profundidade . Principalmente a sua profundidade sobre o transtorno que me encantou!
Eu sou estudante de Psi, assisto muito esses vídeos do Eslen como uma extensão da faculdade! Aprendo muito ❤
Gostei muito da psicóloga, bem articulada, e foi bem fiel ao que é o toc mesmo, no sentido de aprofundar o tema!!!!
Entendido! Que tal assim:
Que bom que gostou! Fico muito feliz em saber que consegui abordar o TOC de forma clara. Obrigada pelo carinho e por acompanhar!
Está MUITO DIDÁTICO esse episódio!
Obrigada
Tenho TOC, como esse transtorno causa sofrimento! Muito obrigada pelo video! Precisamos urgentemente falar sobre isso, principalmente o de pensamento. Sao pouquíssimos conteudos falando sobre pra um transtorno tao complexo e doloroso.
Eu imagino o quanto o TOC pode causar sofrimento, e fico muito grata por você compartilhar isso. É realmente urgente falarmos mais sobre o TOC, especialmente sobre os pensamentos obsessivos, que muitas vezes passam despercebidos. Saber que o vídeo trouxe um pouco de luz a esse tema tão complexo e doloroso me deixa muito feliz. Espero que possamos continuar ampliando essa discussão e oferecendo apoio. Obrigada por acompanhar!
@@kemibrito ❤
Simmmmm, eu também tenho e me sinto extremamente frustado com o Brasil em relação a conteúdos de TOC ,mas esse podcast foi incrível .
Muito Obrigada por esse episodio! Eu sou um dos casos que demorou 11 anos para receber o diagnostico. Tem um ano de tive diagnostico, e isso faz a diferença. Aprendi muito com o podcast, é muito, muito difícil achar conteúdo de qualidade. Parabéns Kemi!
"A respeito da compulsão no TOC, não é que o paciente escolha, mas sim que, naquele momento, ele não está no controle, não tendo tanto poder de escolha, pois o sofrimento, a ruminação e a ansiedade gritam mais alto em um nível em que o sofrimento se torna inevitável."
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Não conhecia ela .Gostei muito de como ela falou .
Nem percebi que ouvi a conversa por mais de uma hora, de tão boa que foi. Maravilhosa a psicóloga Kemi. Trouxe informações de forma clara e fundamentada. Adorei!
Só quem toc sabe a prisão psicológica e emocional que é. Eu sofro disso há 2 anos, e mais ou menos há 11 meses tem agravado mais a minha situação. Percebo que eu tenho mais toc quando estou super ansiosa... Entretanto, eu tenho toc em situações imediatas, por exemplo : estou passando pela a cozinha e o pano do fogão está ao avesso, eu tenho que parar e arrumar o pano, porquê no mesmo momento a minha mente fala que eu tenho que arrumar o pano... se não vai acontece algo trágico no meu relacionamento e futuro. Em apenas duas vezes eu consegui não obedecer o comando da minha mente, porém depois aconteceu algo de ruim e eu me culpei e pensei:"isso aconteceu porquê eu não arrumei aquilo naquele momento."
Enfim, eu amei esse podcast.
@@Julianadesouza_1 Sinto muito por isso! Eu tenho TOC desde de criança, se eu pudesse te dar algumas dicas, seriam:
•Fazer exercícios físicos fora de casa, uma caminhada de 30 min, sério, parece clichê, mas no toc ajuda muito, quanto mais fora de casa você puder estar, sair, passear, que seja pra tomar um sorvete, ajuda demais.
• fazer terapia, ajuda muito mesmo, é muito necessário pra quem tem TOC, pois nós que temos toc temos uma distorção cognitiva absurda, e a terapia ajuda muito a vencer os pensamentos intrusivos e lidar com a ansiedade.
• Não se feche em casa, busque contato social.
Se eu tivesse feito essas coisas, meu TOC poderia não estar na situação está hoje. Não consigo sair de casa, tenho dificuldade pra diferenciar o que é real e o que é só toc. Eu meio que deixei o toc ganhar espaço na minha mente, ele faz isso de forma sorrateira, e quando vi parecia um câncer em metástase na minha mente.
Tenha muito contato com pessoas, passeie, mesmo que seja para coisa simples, tudo o que você puder fazer pra sair de casa, faça.
Espero que você fique bem! 💛✨
@@julianapurccino03não desanime. Já tentou unir terapia à abordagem medicamentosa?
@@julianapurccino03nossa te entendo muitoooooooo!eu dei muito espaço para o meu TOC religioso , extremamente como um câncer que foi crescendo.
Parabéns por abordar o tema! Sou metódica, organizada e tbm literal. Sou assim desde pequena. Hoje tenho 56 anos. Melhorei bastante minhas manias porém algumas ainda persistem porque se eu não fizer os rituais, acredito que algo ruim vai acontecer e se tento lutar contra e não fazer o ritual, meus pensamentos não me deixam em paz. Manias que persistem: não pode ter nada torto, tudo simétrico, não suporto que o dial do rádio ou controle da tv esteja em som em número ímpar. Se estou dirigindo e alguém colocar o som do rádio em um número ímpar e nao deixar eu mudar para par, eu sou capaz de bater o carro até conseguir mudar. Tbm preciso anotar tudo na agenda. Sou assim tbm no trabalho, não suporto que invadam o meu espaço imaginário ou peguem algo que me pertença e depois nao coloque exatamente no mesmo lugar. Não gosto de nada que fuja do tradicional. Exemplo: requeijão com sabor, pastel doce, milho só com sal, nada de manteiga.
Minhas manias me trazem sofrimento.
Tomei Venlift por alguns anos e me ajudou, mas recebi alta do remédio. Fico feliz que fale sobre TOC pq minhas manias são vistas como motivo de chacota 😢
Obrigado por compartilhar seu relato! Toc é sério, e é péssimo que alguem te destrate por isso.
Bom que tem consciência do que tem fixação e espero que consiga superar o que tem trazido sofrimento e melhorar qualidade de vida! : )
Muito obrigada por trazer esse tema, Eslen, dificilmente acho conteúdos sobre toc em português na internet, tudo o que aprendo é em inglês, tem muito mais informações, bilhões de vezes mais.
Tenho 24 anos, fui diagnosticada com TOC aos 11 anos, entretanto com a terapia, descobri que tenho TOC desde que me entendo por gente.
Não estudo e nem trabalho devido a gravidade que está o transtorno. Tomo 300 mg de Luvox, e mais 10 mg de Aripiprazol.
É uma dor e um luto constante, pois a vida está passando, e eu estou aqui lutando diariamente com esse transtorno que é exaustivo e angustiante.
Além do mais, muitas pessoas não tem idéia do que é o toc na realidade, que vai muito além de manias de organização e limpeza.
Atualmente, meu tema é sobre medo de contaminação com drogas. Já passei por vários temas, entre eles, temas de conteúdo sexual.
Eu já estou perdendo as esperanças que um dia irei ter uma vida normal, ou perto do normal. Parece que a cada dia o transtorno piora, consumido tudo , meu tempo, minha vitalidade, meus sonhos. Enfim, espero que mais e mais pessoas saibam sobre o transtorno, ainda mais as pessoas que sofrem sem saber que tem o transtorno.
Obrigada por compartilhar sua história de forma tão aberta e corajosa. Imagino o quanto deve ser exaustivo enfrentar o TOC diariamente, e lamento profundamente o sofrimento que isso tem causado. Seu relato reforça a importância de trazer mais informações e visibilidade sobre o TOC, especialmente em português, para que mais pessoas possam entender a realidade por trás do transtorno.
Não perder a esperança, embora seja difícil, é fundamental. Sei que cada história é única, mas espero que você possa encontrar momentos de alívio e continuar buscando o cuidado que merece. A terapia e o tratamento podem ser longos e desafiadores, mas não desista. Seu caminho é de muita força, e estar aqui, lutando, já é um grande ato de coragem.
Estamos juntas nessa luta para que mais pessoas conheçam e compreendam o TOC em sua verdadeira complexidade. Torço muito por você!
Simmmmmm, exatamente .Eu te entendo perfeitamente ,tudo que consumo do TOC é de maioria dos EUA ,lá tem um MAR de informações ,não tem nem comparação com o Brasil,.Isso me deixa muito frustado ,mas esse podcast foi extremamente bom .
Estou sem palavras para descrever esse podcast.Nunca vi um conteúdo desse nivel sobre TOC no Brasil .Obrigado Eslen por ter feito esse episódio.E obrigado Kemi ,de todo coração obrigado.Kemi você foi excelente , trouxe a mais pura informação sobre o TOC, com argumentos reais,com argumentos profundos . Não conhecia seu trabalho ,mas ja irei procurar te acompanhar.Muito obrigado novamente, eu tenho TOC(diagnosticado)e me sinto muito frustado em relação a conteúdos de TOC no Brasil ,mas esse podcast foi muito bom ,o melhor que ja vi . Obrigado por tratar o toc com tanta sinceridade e verdade .
Esperei tanto por esse tema
Feliz em saber que contribuí de alguma forma.
Muito esclarecedor. Fiquei com o pensamento intrusivo tão constante, e depois de 5 anos de terapia (sofro de distimia) recorri ao psiquiatra e depois de começar a tomar 2 remédios, melhorei bastante.
Que episódio incrível! Excelente conteúdo, Kemi apresentou de uma forma didática um assunto tão importante, gostaria de ver outra vez Kemi no podcast. O Eslen sempre trazendo pessoas de excelência.
SENSACIONAL esse episódio! Escolheu a melhor convidada pra falar sobre esse tema ❤
Ahhh, assim fico emocionada. Obrigada. Te admiro demais.
Sou Epilético a 10 anos d tratamento e convivo com isso a 12, gostaria de um pod falando mais sobre a Epilepsia e pq está aumentando as pessoas q tem? Seria muito bom!
Sensacional!!! Assunto interessante.
Não tinha ciência de como as pessoas se sentem.
Fico muito feliz que tenha achado o assunto interessante! É realmente importante entender como as pessoas com TOC se sentem, e trazer essa conscientização é um dos meus objetivos. Obrigada por assistir e pelo comentário!
Eu tinha muito isso qdo era criança, hj em dia acho que eu superei isso, só acho
Excelente apresentação sobre TOC. Gostei muito. Parabéns à psicóloga Kemi pela forma que conduziu a temática. Além da simpatia, mostrou alto nível de conhecimento técnico, casos e exemplos, retrospectiva história do transtorno e informações sobre abordagem terapêutica com mais evidências. Vou assistir de novo.
Fico muito grata pelo seu feedback! É ótimo saber que a apresentação foi útil e que consegui transmitir o conhecimento de forma clara e acessível. Agradeço pelo carinho e por acompanhar com tanto interesse. Espero que a segunda vez seja ainda mais proveitosa!
Eu tenho TOC e, esse podcast salvou minha vida, sem hipérbole
Nossa tenho isso há muito tempo... um sofrimento sem fim... pensamentos repetitivos sem fim... coisas que nunca terminam .... sempre precisando retocar, consertar, sempre torto...
Mais estou procurando ajuda
Muito esclarecedor
Caraca, quantas informações importantes, parabéns pelo excelente trabalho
Nunca me canso de ouvir a Kemi falando! Que episódio maravilhoso ❤
Que maravilhosa. Feliz demais com o seu feedback.
Muito didático e necessário, excelente a forma como a convidada falou sobre o TOC! 👏🏻
Esse livro é maravilhoso, li ele por recomendação do meu psiquiatra.
Tenho 43 anos e fui diagnosticada aos 40, quando fui pedir ajuda pq já estava no fundo do poço.
Aos que sofrem com esse transtorno, digo q não desistam e façam o tratamento certinho.
Hoje tenho fases de crise, mas consigo passar muito tempo bem, conseguindo lidar, ele nunca vai sumir da minha vida, mas já não me sinto doente ou louca
Qual livro?
Episódio incrível! Aprendi muito com a Kemi e tenho certeza que muitas outras pessoas também aprenderam. Obrigado por compartilhar tanto!
Vindo de um gigante como você, fico feliz demais. Obrigadaaaa
MUITO necessário principalmente pra quem fala que tem """toque""" pq fica arrumando as canetas na mesa kkkkkkkkk é rir pra não chorar mesmo
Extremamente necessário e didático!! Tornando transtornos não tão "comuns" algo que todos possam entender
Fico muito feliz que tenha achado necessário e didático! Meu objetivo é justamente tornar esses transtornos, que muitas vezes são mal compreendidos, mais acessíveis para todos. Obrigada por acompanhar e pelo feedback!
Aguardei muito por esse podcast! Muito obrigada ❤
Mano quando der , fala sobre a síndrome de torrete
Tolete*
Concordo
Precisamos muito
Tourette*
Um dos melhores episódios, e a profissional é excelente em tudo!
Eu sou mais uma dona de casa que assiste quase todos os podcasts deste canal.
Quase nada entendo, mas um pouco compreendo!!
Achei mto interessante e perceber que nada é tão complicado em identificar. É possível enxergar dentro do próprio núcleo familiar toc ..s.. diferentes.
Esperava apenas que em uma pincelada, fosse, assim como em outros dito, uma saída para aqueles que admitem ter o toc, porém não conseguem um tratamento. Tipos de hábitos saudáveis que quem sabe poderiam ajudar ou não.
Valeu por subir mais um degrau no conhecimento.
E, também, identificar o que se espera ser normal!
Poderia ter parte 2 deste episódio 🙏🏻
Excelente episódio, sem colocar defeito. Ela é ótima, indo direto ao ponto e com muito conhecimento. Vou começar a seguir agora mesmo!
Fico feliz de ver um vídeo como este. Era difícil antes achar este tema na internet. Parabéns a todos os envolvidos na difusão do conhecimento.
Muito bom o tema você é um reservatório de conhecimento 👏🏻👏🏻👏🏻
Que episódio sensacional!
Obrigada
Eslen gosto muito do teu conteudo, e amei que falaram sobre esse tema. Poderia trazer sobre hipocondria também
Obrigada
obrigado por trazer esse tema eslão! mt importante e comum na nossa era da autocobrança, valeu!
Obrigada. Feliz em saber que contribuí de alguma forma.
Mais uma masterclass maravilhosa!
Obrigada
Muito bem colocado o assunto por esta profissional ela realmente domina o assunto parabéns.
Uma dúvida que tenho, não só sobre TOC, mas também sobre outros transtornos é se a infância, hábitos da família, e outras atividades influenciam no nível do transtorno. Por exemplo, suspeito que tenho TOC, e já sofri muito com certas manias, mas hoje consigo controlar mais, mas não sei exatamente a razão. Uma das suspeitas, é que reclamavam muito do que eu fazia, e eu me segurava para não fazer aquilo novamente.
Preparadissima !!!!!!parabéns!!!!!!!
Conteúdo útil demais, Eslen e convida, estão ajudando muito mesmo , obrigado 🎈🎈🎈
Tudo que eu precisava! Gratidão 🙏
Feliz em saber que contribuí de alguma forma. Obrigada
Eu tenho TOC religioso... mas a Psico (psicanalista!) identificou o TOC no primeiro ano de terapia.
Parabéns!! Ótimo conteúdo... passado de forma clara e objetiva.
Excelente conteúdo!👏🏽👏🏽👏🏽
Muito obrigada
Grande Kemi, baita profissional!
Conteúdo excelente! Gratidão!
Que profissional maravilhosa, tb sou psicóloga e adorei te ouvir, Kemi. Eu estava esperando muito por esse tema. Valeu, Eslen!
Gostaria de sugerir algum convidado (a) do EMDR, baseado também em evidências. Príncipe Harry abriu uma sessão com esta abordagem anos atrás.
Em especial equipe da Traumaclinic. ❤
Parabéns pelo canal e sucesso!
Grata!
Mais uma para ouvir!!!
Excelente conteúdo didático. A Kemi é excelente profissional , da para ver o quanto ela é preparada e capaz.
O TOC atrasa muito a vida, causa grande incômodo. Uso Revoc para tratar e tem ajudado, mas não consigo curar. Tenho desde a adolescência, desde o TOC religioso até os rituais e pensamentos obsessivos.
Existe toc de pedofilia? Pq se for to sofrendo muito
Tenho TOC também ,e estou preso no TOC religioso.
Não procurei ajuda ainda, falei com a neuro sobre a minha situação e ela mencionou que eu devia ter toc. A questão é: desde criança, eu tenho pensamento repetitivo, com absolutamente tudo, eu simplesmente conto padrões, e tem que ser na ordem de conceito par, faço contagem repetitiva com textos, objetos, imagem... Ultimamente tem me atrapalhado muito, se estou lendo algo, eu volto e releio a frase várias vezes em um padrão de número par, porque tem que ser número par, não pode ficar incompleto 😅
Excelente entrevista!
Episódio riquíssimo!!! Muitas coisas eu não sabia sobre TOC. Obrigada ☺️
Muito esclarecedor.
Realmente é um podcast diferenciado!
Muito bom!! 🙏🏼👏🏼👏🏼
Obrigada
que trabalho lindo
Obrigada
Farei uma apresentação sobre o tema na próxima semana, me ajudou muito. Gratidão 🥰
Excelente conteúdo ❤
Obrigada
Excelente podcast
Como sempre, conteúdo de ponta!
🙌🙌 Queria ter visto esse podcast antes
Ficou muito bom! Muito boa convidada!!
Adorei o vídeo!!
Tenho TOC desde criança, mas não sabia. Eu apresentava alguns comportamentos ''estranhos'' toda vez que tinha pensamentos ruins. Ex: eu pensava que meus pais deveriam morrer, ou então eu xingava Deus. Daí logo em seguida eu fazia algum movimento aleatório com o rosto (tique), como apertar bem os olhos, ou levantar a sobrancelha, ou balançar a cabeça bem rápido, ou até mesmo cuspir no chão.
Com o tempo isso foi melhorando, mas depois dos 25 anos o TOC ''voltou'' muito pior. As manias diminuiram, mas os pensamentos pioraram. Comecei a ter pensamentos absurdamente imorais, que prefiro nem comentar aqui. Eram pensamentos tão ruins, que passei a ter crises de pânico. Eu achei que iria surtar, ficar louco e nunca mais ser como antes. Entrei com medicação e comecei a melhorar. Nesse meio tempo desenvolvi um distúrbio do sono muito forte (sono excessivo). Talvez seja uma forma que minha mente encontrou de ''fugir'', ou pelo menos mitigar esses pensamentos. O TOC é como se fosse uma sombra. Ela pode ficar menor, mas nunca vai embora.
Uma época eu parei com os medicamentos e tive uma ''recaída'' muito forte. Passei muitos meses em sofrimento constante, até começar a melhorar novamente. Levou quase um ano para que me sentisse mais controlado. Depois senti que entrei em depressão. Nada tinha graça e comecei a pensar que não aguentaria ficar passando por isso a vida inteira. Pensei muitas vezes que, em algum momento futuro, poderia ''deixar de existir'', se é que me entendem. Estava mentalmente exausto.
Infelizmente eu descobri sozinho que tenho esta condição. Criticamos a rede pública de saúde, mas os planos particulares deixam muito a desejar também. Já tive consultas que não passaram de 10 minutos (e não estou falando de retorno). Eu falava sobre as crises de pânico e os pensamentos que tinha. O médico passava a receita e pronto. Eu também não tive muito sucesso com os psicólogos.
Nenhum dos médicos, se quer uma vez, sugeriram a possibilidade do TOC. Descobri assistindo um documentário no UA-cam. Foi muito revelador, mas muito frustrante também, pois senti que nenhum dos profissionais que passei (e foram muitos) realmente prestaram atenção em mim.
Hoje eu controlo os sintomas com medicamentos e estou em uma fase bem melhor. Fico triste em saber que não existe uma cura para esse transtorno, mas sei que existem meios de lidar com ele.
Além do medicamento, estou praticando muito exercício físico e acreditem, faz muita diferença.
Excelente podcast 😊
Oi Jan e Eslen! Na próxima conversa, poderiam incluir o transtorno do desenvolvimento intelectual dentre os temas que vocês conversam, por favor? Sinto que é um assunto negligenciado.
Vocês sã realmente muito bons no que fazem. Me ajudaram muito. Eu gostaria de saber como me consultar na be healthy
Top heim
Obrigada
Será que tem alguém que fala em Síndrome de Tourette? Não consigo encontrar nada, e ela está em fase final de projeto de lei para ser enquadrada como PCD.
Toc eu não tenho,mas depressão, ansiedade, letargia, tristeza, tudo de ruim eu tenho.
Queria ver o podcast pelo YT Music!!
A religiosidade não provoca nem piora o toc. O toc é que usa o que a pessoa dá importância para se manifestar.
Façam sobre TPOC?
Ref. Técnica A História Horrível - Exposição Gradual/Habituação. Num contexto MACRO, acredito que essa técnica está em amplo uso no que tange as revoluções morais, culturais. O que antes causava repulsa , aversão, sofrimento, paulatinamente foi introduzido para que resultasse na habituação.
Para quem é católico: TOC é diferente de ser escrupuloso. Um bom diretor espiritual ajuda nisso.
Religião não é ciência. É superstição.
Olá querido, tudo bem? Fiquei curioso pela diferença dos dois, qual seria? Se puder compartilhar agradeço.
Olá querido, tudo bem? Gostaria de saber essa diferença, poderia compartilhar? Agradeço se puder. 😊
Na verdade ser escrupuloso é um tipo de toc
@@reginaldoravel6509explica aí! Qual a diferença?
eslen vc está um tiozao bonito
😂😂
Uma pergunta: TOC é a sigla utilizada no Brasil e POC é a sigla utilizada em Portugal, apesar de ser tudo a língua portuguesa?
A tristeza que eu sinto pode ser toc? É uma coisa constante que não passa nunca, pode acontecer milhões de coisas boas e eu continuo triste. Desde os 24 anos que eu nao sinto felicidade. Às vezes finjo que estou feliz por causa da sociedade, mas a vontade é somente chorar e ficar dentro do meu quarto. Será um tipo de toc? Será só a depressão, eu faco terapia e tomo deller e bupropiona. Mas me sinto muito infeliz. Eu até queria ter toc de limpeza, pois eu nao tenho forças pra nada, so pra ficar nessa tristeza.
Eu tenho uma mania de ficar contornando com os oleos as partes geométricas de tudo, exemplo, nos videos eu assisto contornando os retângulos, os quadrados, de móveis, de qualquer forma, quando percebo paro! Tinha medo de ter TOC ou de virar TOC...
Só as pessoas com o toc assistindo ao programa só para ter certeza que tem toc….mais uma vez… 😮💨🤌🏼
Sim!!!
♥️
Pra ter certeza tem que ser diagnosticado.
@@aaaaaaa-b6 ironia, conhece?
EU acho que não existe repetição absoluta,por isso que eu acho que o que existe é um pensamento relativamente compulsivo .
Você traz uma observação interessante! A questão da repetição no TOC realmente pode variar muito de pessoa para pessoa. O que chamamos de compulsões muitas vezes envolve esses pensamentos recorrentes que podem ser muito angustiantes. Obrigada por compartilhar sua perspectiva!
O transtorno de ansiedade de doença tá relacionado ao toc?? Tenho medo de contrair uma determinada doença e faço várias evitaçãoes ... Começou lá pros meus 14 anos, hj já estou com 36... ora consigo manejar bem, ora não.
Hj em dia o Toc não está classificado como um transtorno de ansiedade. Parece ter um parentesco pela frequência alta de checagens de sintomas caracterizada na ansiedade de saúde. Isso acaba gerando uma semelhança e certa confusão. No entanto, esse tipo de ansiedade, na maioria das vezes, carece de elementos ritualísticos e obsessivos do toc e, principalmente, da relação supersticiosa que os pacientes tem no dia a dia com o ambiente e os pensamentos. O Toc tem uma relação imaginada pelo paciente de causa efeito muito peculiar, ex: se eu não bater palma 3 vezes, alguém morre, ou, se eu pensei que quero matar alguém no trânsito é pq sou um possível assassino. Entende? É diferente de eu sentir um pequeno incomodo no peito e pensar que provavelmente é um infarto. Apesar de ser exagerada, é uma relação mais plausível e que escapa do âmbito da supersticiosidade. (Estou falando tudo isso pq sou psicólogo e para vc não pensar que estou inventando coisas hahaha). Mas seria legal vc procurar um profissional para avaliar bem o seu caso e se essa temática de doença pode ter a ver ou não com o Toc. Melhoras!
Q cirurgia o paciente de toc teria q fazer?
Minha filha tem transtorno bipolar afetivo maníaco-depressivo e não aceita tratamento .
Ela acha que a bebida acalma os pensamentos e sentimentos que ela sente 😢 é muito cruel 😢não tenho mais o que fazer 😢
Que cirurgia é essa???
Poxa Eslen, não deixou nem a dra se apresentar!
Cirurgia para toc ? Nunca ouvi falar! Tem outros estudos que falam isso ?
A qual cirurgia ela se refere no momento em que esta falando sobre as medicações?
Olá, tudo bem? Era pra eu ter dito neurocirurgia. Mas na hora saiu cirurgia.
Sofro com a síndrome de torrete
E é bem difícil o dia dia .
Imagino o quanto deve ser desafiador lidar com a síndrome de Tourette no dia a dia. É importante reconhecer sua força em enfrentar essas dificuldades. Espero que o conteúdo do podcast tenha sido útil de alguma forma, e lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada. Cuidar da saúde mental é essencial, e buscar apoio faz toda a diferença. Estou torcendo por você!
Vamoooooo
♥️
Eu não entendi a parte do "tornar pensamento negativo em positivo". Se o eslen ou alguém puder me explicar por gentileza.
Me diz em que parte exata foi, que te explico com mais cuidado. Mas, caso tenha sido na parte das neutralizações, o paciente com TOC tende a enxergar os pensamentos que eles tem como absurdos, ruins e tentam “substituir” esse pensamento. Ex: “pensei que amo o diabo”, “preciso repetir ou pensar que amo a Deus”. Ele tenta neutralizar o pensamento considerado ruim ou negativo, com um pensamento que ele considera mais aceitável. É um tipo de ritual também. Consegui te responder?