Boa notícia: a partir de segunda-feira, 16 de agosto, o 'BBC Lê' será disponibilizado também como podcast. Em plataformas como o Spotify, por exemplo: open.spotify.com/episode/5v76O05POTXNj6RZYpnlHM
Eu aposto que você não é pobre e por tanto não passa por insegurança financeira... Sofrimento dos ricos: "perdi 10 dólares hoje na bolsa de valores e vendi 5 dólares a menos hoje do que ontem". Preocupações e sofrimento dos pobres: " o que farei para pagar as contas de água,luz, aluguel e supermercado? Ou pago as contas ou compro comida! Quando será que irei conseguir aquela consulta no centro de saúde? Ufa! Finalmente consegui me consultar com o médico depois de três meses de espera...mas, quando será que irei conseguir fazer o exame que ele solicitou?" E lá se vai a paz dos pobres e muitas noites de sono perdido... E mesmo sem ter descansado a mente e o corpo, e estando ambos adoecidos, lá vão os pobres cumprirem mais um dia árduo de trabalho naquela condução lotada e trânsito caótico...
Acrescento uma que me ajuda demais, exercício de gratidão. Qdo estiver em sofrimento comece a agradecer todas as coisas boas que puder, a roupa que está usando, sua voz, seu conhecimento, a comida no seu estômago, tudo o que puder, vá listando. Com a prática achará fácil inclusive ver aspectos positivos no problema que atravessa.
O nosso cérebro é tão criativo que quando não temos problemas ele inventa um. Eu uso uma técnica estóica quando começo a me preocupar penso tudo é transitivo ou seja tudo passa vai embora, daqui trinta ou cinquenta não estaremos mais aqui.....viver é uma aventura saber viver é uma arte
Sim tudo em demasia prejudica. Geralmente o próprio cérebro acha a fuga, mas quando isso não acontece o individuo padece. Depois de ficar muito doente venho me recuperando e aprendendo a ajudar o cérebro fugir desses pensamentos destruidores. Como gosto de animais peguei um filhotinho de gato abandonado e encontro refugio ao ver ele brincando inocentemente, me rende boas risadas e acredito que isso é um ótimo descanso, porque realmente as coisas andam muito feias hoje em dia.
Também tenho meus gatos, me geram estresse as vezes mas ver eles brincando e como são animais carinhosos me conforta muito, consegue me render risadas e esqueço dos problemas.
E como ajudam...não consigo imaginar minha vida sem eles. Tenho três felinos, uma menina e dois meninos, todos adotados, a última que resgatei foi minha carneirinho, peguei na rua mais morta que viva, nem a vet acreditou que ela sobreviveria, mas sobreviveu e hoje é minha sombra, parece uma cachorrinha de tanto que é carente e pidona de carinho. E ver aqueles lindos olhinhos azuis me olhando com tanta ternura, tanta gratidão, me dá a certeza que tudo valeu a pena. Me traz tanta calma ao coração. E eu penso, como nós humanos temos que aprender, e esses bichinhos já estão anos luz a nossa frente. Aprendamos com eles.
Boa! Os cientistas descobriram a meditação. É um método ótimo mesmo: Sentar em uma postura confortável, mas não ao ponto de dar sono, fechar os olhos e deixar os pensamentos fluírem. Pegue um desses pensamentos e observe-o, haja como um mero espectador dele, tente não interagir com ele. Faça isso todos os dias, com o tempo você terá um controle muito maior sobre seus pensamento, você terá um conhecimento muito maior sobre si mesmo e sentirá uma paz interior gigantesca. Com o tempo conseguirá até mesmo silenciar totalmente seus pensamentos
rapaz, adotei a estegia de nao pensar em nada depois de acordar, pelo menos até meio-dia.. funciona, mas voce tem que praticar. parar de pensar no passado, sejam boas ou más recodacoes, está incluido no meu rol de comportamentos.
Cara! Li a primeira frase do teu comentário e logo veio à memória aquele livro fantástico que, li há um século 😀você terminou dizendo, o mesmo! O Poder do Agora. Uma anecdota: em 2018 tenho sido convidado por uma norte-americana rica, a passar umas férias em Maine, numa villa que ela alugou, ela tinha nascido naquele Estado mas vive na Florida, faz muitos anos. No enorme acervo de livros que vi nessa villa, eu vi O PODER DO AGORA, comecei ler pra ela, era terrivelmente ansiosa, de que adianta ser rica, se não sabe passar por cima dos problemas? Se queixando sempre da roubalheira dos funcionários que trabalham pra ela.
Vão me chamar de louco. Já faço ao parecido, digo CALA BOCA repetidas vezes até esquecer, mas só quando estou sozinho. Quando não estou, me imaginando morrendo e tudo desaparecendo, voltando meu foco no presente novamente. Tudo funciona, mas sinceramente queria parar de fazer isso
Essas técnicas são muito interessantes. Mas me faz refletir que tudo tem a ver com a forma como a nossa consciência interpreta a "realidade" que vivenciamos. Por exemplo, mesmo estando em um ambiente seguro, não estando com fome, frio, dor, etc, ainda assim, podemos não nos sentir bem. Ou seja, não é algo externo a nós que está nos fazendo nos sentir mal, mas sim algo interno, a forma como a nossa consciência está interpretando aquele momento. A pergunta é: Se podemos nos sentir mal, mesmo tendo "tudo" para nos sentir bem, será que o mesmo não vale para o contrário? Será que não podemos nos sentir bem, mesmo quando não estamos num ambiente confortável ou quando estamos passando por um momento difícil em nossas vidas? Acho uma reflexão bem interessante.
@@Niko._ no budismo a resposta tbm é sim. O princípio de todo sofrimento é o desejo, seja o desejo de querer algo ou o de não querer. Sofremos quando queremos algo que não temos e sofremos quando não queremos algo que temos.
A resposta acredito que possa ser sim, segundo Shompeauer em seu livro "O mundo como vontade e representação", ele explica que o desejo quando não alcançado é sofrimento, mas tão logo que alcançado e em pouco tempo a satisfação/felicidade logo se dissipa e o sofrimento volta... Onde voltamos a desejar novamente. Logo somos comandados pelos nossos desejos que causam sofrimento, podemos ver nossos comportamentos em crianças, quando querem um brinquedo e ao ter não sentem mais interesse pelo brinquedo, pois o desejo foi rapidamente saciado e estão em busca de outro brinquedo.
Boa tarde! Sempre lutei contra distúrbios que se desencadearam após um incidente que me ocorreu ( um roubo, seguido de tentativa contra minha vida) anos após anos. Depois que comecei a ler e me interessei por autoconhecimento, passei a assistir a vídeos e leitura de livros, inclusive li o O poder do Agora, de Eckhart Tolle. Faltava vencer o medo que sempre tomava conta de mim, tão intenso que dava calafrios e dor nas costas. Um dia, depois de tantas tentativas de vencer o medo, em vão, então, me ajoelhei, coloquei as palmas das mãos no chão e gritei chorando para Deus me ouvir, desesperadamente, clamava para Deus, disse-Lhe que eu tinha medo, muito medo e que eu não queria mais mentir para mim mesma que o medo não existia, eu falei para mim, para Deus que eu sentia medo e que eu não queria mais senti-lo porque estava complicando ainda mais a minha vida, chorei muito, admiti o medo, o pânico sem explicação. De repente, comecei a me acalmar, uma paz que não sei explicar invadiu meu coração. Daquele dia em diante, não tive mais medo. Glória a Deus! Não sou evangélica, estou estudando autoconhecimento, o poder da mente. Sou uma nova pessoa. Amo a minha imagem no espelho e sou grata, imensamente pelas pessoas que fizeram, fazem parte da minha vida! Também fiz um curso de Mindfulness ( apenas 30 horas), mas o suficiente para valorizar o momento presente e sentir a minha respiração, atentar para o pulsar do meu coração. Amei o vídeo. Deus te abençoe grandemente. Muito obrigada!👏👏👏👏💝💝💝🌻
Também já tive experiências de clamar por ajuda, me render, e sentir essa paz. Eu sofria muito com pensamentos invasivos, era terrível e não via como sair dessa sozinho, mas ao clamar a Jesus por socorro me veio essa paz, sigo fazendo minha parte, buscando aperfeiçoar a cada dia...
Não é sobre ser evangélica, isso é a religiosidade que por sinal matou Jesus, o levou a cruz, clamar a Deus e a Jesus tem a ver com fé. É sobre isso eu fui do meio evangélico e foi só ladeira até eu ter um relacionamento assim como oq vc fez, com Ele..é isso que ele quer aliás. Honestidade um coração quebrantado e contrito, Ele não desprezará, diz a Palavra. Mania do evangélico se dizer evangélico, e não sabe que esse termo nem existe na biblia, existe o termo Crente e Filho... eles não tem identidade, eles tem uma placa de denominação. Péssimo.
Vídeo top. A uns meses fui diagnosticado com TAG, TOC entre outras mazelas da ansiedade. A TCC me ajudou bastante junto com a medicação. Uma dica é não se questionar quando o pensamento obsessivo vim. Evite o "e se", lembre que sua mente menti. Não se questione e não tente bloquear os pensamentos como foi falado no vídeo. E o mais importante, seja forte, isso vai passar. Procure ajuda profissional.
@@bibiusantos7850 estou procurando, mas todos não consigo pagar. Tenho receio de ir diretamente em um psiquiatra no sus e já irem medicando sem realmente fazer um diagnóstico mais certo.
" Há uns meses (...)". " (...) quando o pensamento obsessivo VIR ". " (...) lembre que sua mente MENTE ". ficaria melhor: ' lembre que sua memória mente,...ou trai ". Uma dica de português. Saúde para você.
Tudo que essa "técnica" ensina, TUDO!, e até mais, é ensinado há mais de 2000 ANOS pelas disciplinas orientais... ...de graça e acessível para todos...
Esse comentário fez-me rir, pela positiva!!! Não há dúvida que essa técnica tbm ajuda muito, mais do que se possa imaginar ! Ela permite ainda que a nossa supra consciência aflore o que é um bem para nós e para toda a humanidade!!!
Não sofrer por antecipação. Entender que os problemas fazem parte da vida, mas a forma como reagimos aos problemas pode ser treinada, daí podemos evitar, ou pelo menos minimizar, o sofrimento. Interessante!
Resumo: mindfulness (para aprender a controlar a respiração nas crises e ter atenção plena, ajudando a mudar o foco da atenção para outra coisa) Nao resistir ao pensamento intrusivo. Aceitar mas procurar adiar a preocupação que ele gera naquele momento. Fazer um diário da ansiedade dando foco em anotar os pensamento desencadeadores da crise. Funciona. Eu tenho TAG e isso me ajudou mto. A meditação é o mais importante aliás.
@@LeiridianeRamalho "atenção plena": se eu vou jogar algo no lixo e na hora penso em alguém ou em algo que preciso fazer depois o troço cai fora. Depois de muitos acontecimentos assim eu tive esta percepção estupenda. Atenção plena ATÉ na hora de fazer exercícios físicos, no membro que está sendo trabalhado.
Temos algo em comum. 😁 Na 2ª vez, eu parei para ouvir e escrevi frases curtas sobre o vídeo. Estão me ajudando. Abraço e bye bye aos elefantes rosas. 🖖
Enquanto vivermos, sempre teremos altos e baixos na vida...concentre sempre na possibilidade de conseguir resolver seu problema, acreditar que é possível achar solução, te deixará mais forte pra lidar com qualquer problema.
Só ajudam. E a meditação . Repetir mentalmente versículos bíblicos(mantra) combinando-os com a respiração , como por exemplo: O Senhor é meu pastor(na inspiração) , nada me falta. ( na expiração). E... mais medicação e terapia.
@@MendesDavi1 A voz do Dória não atinge estes graves de jeito nenhum. O que torna semelhante é o cicio, creio. Mas não é melosa , babosa como do excelentíssimo .... eca!
Eu faço assim: • Problemas de convivência: eu evito gente problemática! E se não posso evitar eu finjo q tô com problemas maiores q o dela e dou uma sumida. Nesse tempo eu medito e faço oq gosto! Até ter q me chatear de novo! É assim q consigo manter minha paz. • Problemas internos: eu não tento resolver, mas aceitar q alguns problemas não tem solução. E opto por sentir a dor, mas não me manter em sofrimento. Eu choro e lamento, mas só por um dia. Porque entendo q ficar triste ou estressada com a situação não vai mudar nada. Eu opto por deixar engavetado. O que pode ser resolvido eu busco ajuda no Google, UA-cam... em último caso amigos e parentes. E não conseguir resolver, engaveto. E td vez q doer, eu deixo doer, mas só por dia. Precisa ser mais racional q emocional! E estar disposto a ficar em paz independente do q aconteça.
Tenho síndrome do pânico, atualmente em menor grau. Fiz TCC quando estava muito ruim. Mudou minha vida. Recomendo. E faço aquarela como exercício de presença.
Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coraçãos e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve Mateus 11-28 a 30.
Glória ao Supremo Deus do Universo nas alturas, Glória ao Deus Altíssimo, ao Deus Eterno e Todo Poderoso, Deus Altíssimo, Deus Supremo e Criador de todas as coisas, Glória ao seu Único Filho , Doce Jesus Cristo, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus Redentor do Universo, Glória ao Supremo Espírito, Supremo sobre todas coisas, Absoluto, Deus Altíssimo de minha adoração perpétua, ❤Plenitude do Altíssimo, Deus Supremo e Eterno,.
Comprem esse livro, é simplesmente fantástico: "Alma Indomável - Como se libertar dos pensamentos, emoções e energias que bloqueiam a consciência" (Michael A. Singer)
@@mili777-q2r Esse livro me ajudou muito! Você vai compreender o funcionamento da mente e emoções, vai aprender a não dar tanta atenção ao que passa dentro de você. As vezes vivemos num mundo lúdico interior igual as crianças, despertamos emoções com nossa imaginação e sofremos em vão... como uma pessoa que fic ansiosa vendo um filme de terror... mas pera aí, aquilo não é real, volte pra realidade! Eis a nossa mente brincando com nossas emoções quando lhe damos demasiada atenção!
Não existe técnica melhor para acabar com os problemas, mesmo os criados somente na mente, do que entregar todos os nossos problemas e angustia nas mãos de Jesus Cristo, somente Ele resolve e nos conforta nossos corações, glórias a Deus por ter me consolado e resolvido os meus problemas.
Nossa realidade é muita dura, nossa mente é fruto disso. Quando mundo evoluir vamos parar de pensar coisas ruins, essas técnicas são meras perdas de tempo. Devemos lutar pra ter uma sociedade mais igualitária, isso sim traria saúde mental de fato.
Eu adorei essa técnica, estou escrevendo no diário em terceira pessoa tudo oque vem acontecendo em minha vida e parece que eu tirei um peso das minhas costas essa técnica realmente funciona
Desde criança era ansiosa vivia bem até com ela, depois de um evento como a perda da minha filha, desenvolvi stress pós traumático, vivi sem tratamento psiquiátrico e psicoterapia por anos, depois quando comecei a usar medicação e psicoterapia estou muito bem.
O livro "como parar de se preocupar e começar a viver, de dale carnegie " é excelente. Trás vários "macetes" fáceis de aplicar na rotina e ajudam muito à combater esse problema. Tem audiobooks ótimos aqui no UA-cam, sem propaganda. ✌
Uma boa técnica é cortar o mal pela raiz: Latifundiários grilheiros de terra que roubaram todas as terras do Brasil e por conta disso passamos fome, e só pra lembrar, a maioria é tudo dono de canal de TV. Uma outra técnica é parar de votar em gente que vai atrapalhar o progresso da nossa civilização e usar o Estado pra evitar a auditoria da divida publica, evitar o fim da desigualdade de riquezas, evitar que as pessoas estudem, tenham bons empregos, saúde,paz, infraestrutura, saneamento, qualidade de vida, comida, dinheiro suficiente pra cobrir os seus gastos básicos de vida. Não há problema em nós, o problema está nas pessoas que se apossaram do Estado pra atrapalhar nosso progresso, e o que eu falo não é Direita ou Esquerda, é FATO!
Graças à Deus não tenho problemas, só algumas preocupações normais do dia à dia. Alguns acontecimentos trágicos me afetam profundamente, sofro muito, choro e penso constantemente. O terrível acontecimento na Amazônia, com o Jornalista DOM PHILLIPS e o Indigenista BRUNO PEREIRA, partiu meu coração e está me deixando ansiosa e triste demais. Todos os dias me pego chorando durante o dia. Estou acompanhando o caso pela TV e a Internet. Cada vez que vejo as imagens deles é como se fossem pessoas muito queridas da minha família ou amigos muito próximos e importantes para mim. É doloroso demais ver o sofrimento das esposas e familiares.
Pode ser difícil mas não é impossível. Comece aos poucos mudar o foco talvez não consiga de imediato mas se persistir vais conseguindo pouco a pouco. Recomendo estudar através desses canais: Camila Ragazini método descrençar, Ivan Maia Treinamentos e Joyce Meyer Ministries Português.
@@anderson5057 coragem homem ! Vc não deve nada para ninguém (ou deve ?) ,você tem tanto direito quanto qualquer outra pessoa para ir buscar seus pãesinhos na padaria. E chegue primeiro para conseguir eles ainda quentinhos!
Nossa, ainda bem que existe a técnica meta cognitiva dos especialistas ein! Estamos salvos, eu precisava de alguém porque eu pensava errado! Preciso da atenção plena do desapego, obrigado experts do hemisfério norte!! Salvaram a gnt!!!!
Fui diagnosticada com TAG. Sei bem o quão difícil é conviver com preocupações constantes e a exautão de sempre estar em "alerta" 😢. O q descobri q me ajuda é imaginar o espaço, rs! Parece estranho, mas descobri q é como se essa imensidão do espaço "engolisse" essas preocupações e nesse momento tenho noção de quanta coisa existe fora dessa "bolha" em q vivemos
@@laispacifico3962 estando no Brasil eu afirmo: o problema existe em 100% dos casos, este problema se chama Jair Bolsonaro! Laís, não leve a sério oq eu digo... estou apenas brincando ! Abraço
Tive muitas preocupações na infância, adolescência, quando jovem adulto etc... essas preocupações se materializaram 👍 Nem toda preocupação é exageiro ou besteira, a vida pode ser complicada e pode ser difícil resolver sozinho os seus problemas à medida em que vive. Muitas das preocupações existem pq vc está vendo adiante que o trem vai descarrilar se vc não fizer nada e vc não sabe o que fazer
Preocupar -se não ajuda a resolver problemas. Para resolver os problemas é necessário ação e tranquilidade. Preocupações mais atrapalham do que ajudam.
A gente tem SIM que pensar nos problemas. Nem que seja para descobrir que não são problemas de verdade. Mas pra isso temos que pensar de forma mais *objetiva* sobre os problemas e não só *remoer*
Algo muito parecido com essa técnica já é praticada pelos orientais a pelo menos 2500 anos e se chama meditação... Observar os pensamentos sem interferir nos mesmos... A analogia feita com os vizinhos é também muito parecida com a costumeira analogia feita com a meditação e as ondas de um lago revolto: não se pode para-las, mas se observar - sem interferir - quieto em suas margens vera que elas irão parar em algum momento. Aprender como e quando os pensamentos negativos surgem também é uma recomendação da técnica. Interessante ver como a ciência ratifica aquilo que os nossos ancestrais desenvolveram em sua história.
Para acompanharos pensamento basta escrever eles. Você os aceita automaticamente e ate começa aos poucos a pensar em um plano de ação pararesolver a questão e se não tiver como solucionar no momento deixar de lado e muda o foco. Escrevendo isso tudo acontece automaticament...
Não pensar nos problemas nao resolve, nossos problemas se filtra ver os que podem resolver e soluciona os que não podemos resolver devemos confrontalos e questionamos esquecer só potencializara na próxima crise ansiosa. Enfrente e questione a realidade dos seus pensamentos anciosos só assim deixaremos de ter medo do que não existe.
Muito interessante a ciência estar explicando o que técnicas milenares já proporcionam a quem as utiliza. Tenho praticado e ensinado mindfulness e meditação, e o mais importante é que a terapia não é o principal objetivo. Imagine o quanto de produtividade e alta performance no trabalho, nos esportes, estudos ou qualquer área da vida uma mente treinada pode proporcionar.
Essas técnicas servem muito.... porém pra problemas normais.... agora usa esta técnica pra uma mãe que perdeu um filho amado....ou uma pessoa que presenciou uma tragédia....ou um adulto que teve uma infância terrível com um pai opressor alcoólatra e na fase adulta teve mais problemas terríveis....meu caso....Levo a vida com leveza, sou do bem .... ajudei muito, plantei o bem .... perdoei.... não guardo mágoa....sou da paz.... contudo depois do luto da minha cachorrinha e da minha sogrinha gordona, meus únicos afetos sinceros e recíprocos a felicidade fugiu de mim....já fiz tratamento, pesquiso muito, mas nada adianta....e do jeito que o mundo tá é que tá difícil..... todos viciados em Instagram e tiktok.... ninguém quer visitar mais....ter empatia então? Mas para os problemas normais essas técnicas são muito boas.....queria ter só os problemas normais mesmo.... mas a vida é cruel com alguns....e quem amou de verdade sabe o que falo.....quem é da paz....
@@dwyllie receba meu abraço 🤗 amiga, de quem sofre por amor....de um pet....a vida é cruel....quem ama sofre mais....vc é especial.... não desista.... dê um tempo e ajude outros pets a ter uma vida feliz.... depois de três anos sofrendo decidir pegar outra cachorrinha, Guria, a bicha é doida e energética, parece que é autista....rsss....o vazio continua...mas a alegria dela faz a vida menos triste.... abraço.... busque ter uma família, filhos, pets, se vc é nova.... pessoas cinseras por perto....fuja das redes sociais, não deixe se levar pelo modismo....vc é especial.... do seu jeito....🌹
Concordo que sao para problemas normais, casos mais complicados aí é necessário a ajuda de profissionais qualificados. Psicólogo e psiquiatra, para que juntos te ajudem a encontrar a melhora. Boa sorte , e nao desista de ficar bem viu.
Li seu depoimento e me tocou. Sinto muito por tudo que tem acontecido. Dia 14.08 minha gata que adotei velhinha, se foi. Convivemos por quase 5 anos de muitas lutas, tratamentos longos, muito exames, muito dinheiro.. tudo isso, mais outras perdas, comproteram minha saúde mental. Estou tratando uma depressão, pânico e estou vencendo um dia de cada vez... Hoje, em terapia, vejo que dei muito foco a coisas que me sugavam a energia e eu também , que baixei a minha frequência, dando espaço para o mundo de coisas ruins. Tudo é a forma como encaramos a vida, o significado que damos as coisas.... Quando entendi isso, e que precisa me acolher, se autoresponsável com aquilo que a vida me trouxe ou que eu mesma busquei (a maioria), as coisas começaram a mudar um pouco...O que posso te dizer, se possível, seja mais gentil com você mesma. O amor, a doação é a cura de tudo! Se possível, procure ajuda de um pscicólogo, ter alguém capacitado para nos ajudar é muito bom. Até sugiro um canal do psicólogo Marcos Larceda, que é enriquecedor e me ajuda muito; procure escrever sobre as suas emoções ( boas e ruim (faço diário terapia e me ajuda demais, especialmente porque aprendi a recolhecer os milagres diários e ser mais grata do que já era), procure ver o que tem ainda a agradecer (sim porque temos); faça atividade física, 30 min ao menos de caminhada (você pode até fazer ouvindo áudio livros ou palestras)... Enfim, deu certo comigo e por isso que escrevo. No mais, a vida é sobre sofrer, dor, é vale.. mas também tem alegrias, tem picos, tem amor que tudo cura.... Transforme a sua dor em doação a quem precisa... Ore e peça sabedoria e um caminho de luz e paz para os seus dias! Te desejo força e um novo ciclo mais leve, feliz e saudável!! Enquanto há vida, temm muito o que se viver! Um grande abraço! Que Deus te conforte e te abençõe grandemente!
Só para complementar.. quanto ao luto da minha gata.. o que me conforta é que se ela ficasse poderia se muito pior para ela e consequentemente para mim, sofreríamos mais do que já estávamos... então é só gratidão por ela ter me ensinado a se doar genuinamente,, por amá-la e por ter feito o melhor por ela... ter dado dignidade, até no momento de sua partida, que foi lindo , ela "bem" e amparada por mim. Eu entreguei a vida dela ao Senhor, agradeci, chorei desesperadaramente, ela deu o último suspiro... e depois,, nada mais tinha o que fazer... Estava consagrado! Foi cura e libertação para ambas! Cumprimos o nosso propósito e a vida tem que seguir! E eu estou bem com tudo!! Grata!
O mestre de meditação me disse: A mente da maioria das pessoas está pensando no futuro ( o que gera ansiedade) ou pensando no passado (o que lhe impede de avançar). Através do meditação, podemos acalmar mente. Obs: você é a consciência, você não é sua mente. A mente é como se fosse uma tela de TV. Cuidado, muitos pensamentos não é você! Cuidado para não ser controlado involuntariamente.
Que bom que a ciência está descobrindo o que o yoga sempre ensinou. “ observe seus pensamentos, sem se identificar com eles” Faço medicina e sempre achei frustrante os tratamentos psiquiátricos e psicológicos porque tentam investigar e alterar o pensamento, mantendo a pessoa enredada aos dramas do pensamento, identificada com o pensamento “eu”, a premissa falsa que origina todas as outras. Essa é realmente a ferramenta ideal para curar as pessoas.
Se observarmos retrospectivamente o nosso próprio modo de pensar, veremos que com o tempo ele muda, mesmo sem esforço ou uma intenção subjacente de nossa parte, e isto é uma prova mais que suficiente para não confiarmos excessivamente no nosso modo de pensar e naquilo que pensamos estar certo em dado momento
Abraçar o sentimento em um contexto clínico, seguro, permite a mudança no modo de ser ao desvelarmos tal possibilidade com o paciente. Interessante como abordagens tão distintas acabam, a seu modo, muitas vezes buscando este ponto comum.
E quanto menos se pensa, e menos tem gente pensando, menos resolvemos problemas e menos evoluímos. Certos sofrimentos ou sacrifícios são necessários para que a evolução aconteça. Temos q ser fortes e encarar essa realidade. Boa sorte a todos.
É como gerenciar um gabinete de crise dentro do cerebro, é preciso esta sempre atento para direcionar no momento oportuno, sem acumulo de resolução para não conflitar etapas
Acredito que tudo seja questão de equilíbrio. Quando tomei remédio para depressão não pensava em problemas, só pensava no que eu estava a fim de fazer, nem pensava no futuro, não me sacrificava para fazer as coisas. Hoje vejo que isso não é bom, pensar sobre problemas ajuda de certa forma na autorreflexão, sobre o que no nosso subconsciente está nos incomodando, se ficarmos adiando os pensamentos corremos o risco de explodir com alguém por bobeira, pois tudo vem a tona.
Aprendi a dominar minhas preocupacoes naturalmente, conforme comecei a avancar em meus estudos do espiritismo. Aprenda de onde veio e para onde ira, e a maioria de suas preocupacoes acabarao.
Quanto mais escuto sobre essas técnicas, mais estou certa de que os ensinamentos de Cristo são um antídoto necessário para a sobrevivência durante esses dias maus. Não se trata de “enganar” o cérebro, mas sim de transformá-lo com a verdade.
Essa técnica já era prescrita por Jesus a 2000 anos a tras. Ele disse: Porque andais ansioso quanto ao comer beber ou vestir. Olhem as aves do céu. Elas não semeiam nem fiam. Eu contudo vos afirmo que nem mesmo Salomão em toda sua glória se vestiu como qualquer uma delas ora se Deus veste assim a erva do campo que hoje existe e logo amanhã não mais existirá. Como não cuidar de vocês meus pequeninos". Ou seja, o contemplar da natureza já desvia o pensamento do problema.
Boa notícia: a partir de segunda-feira, 16 de agosto, o 'BBC Lê' será disponibilizado também como podcast. Em plataformas como o Spotify, por exemplo: open.spotify.com/episode/5v76O05POTXNj6RZYpnlHM
Se.
Que maravilha! Esperei muito por isso ❤
Finalmente 🙏
L
H
Sucesso! Agradeço por isso. Minhas caminhadas serão muito mais agradáveis e informativas
“Sou velho e já passei por muitos problemas… mas a maioria deles jamais existiu” Mark Twain
Infelizmente muita gente não pode dizer o mesmo, seus problemas são grandes e reais.
Graças a Deus
Infelizmente não é real tal afirmação
Concordo
@@Umportalmisterioso Boa dica , Mudar os pensamentos.....ou pelo menos tentar pensar outras Coisas..
"Sofremos mais na nossa imaginação do que na nossa realidade".
-Sêneca. 🧠🧘🏾♂️💭
@Jaajo-in5xbmy balls
@Jaajo-in5xbVocê tem razão mestre
Eu aposto que você não é pobre e por tanto não passa por insegurança financeira... Sofrimento dos ricos: "perdi 10 dólares hoje na bolsa de valores e vendi 5 dólares a menos hoje do que ontem". Preocupações e sofrimento dos pobres: " o que farei para pagar as contas de água,luz, aluguel e supermercado? Ou pago as contas ou compro comida! Quando será que irei conseguir aquela consulta no centro de saúde? Ufa! Finalmente consegui me consultar com o médico depois de três meses de espera...mas, quando será que irei conseguir fazer o exame que ele solicitou?" E lá se vai a paz dos pobres e muitas noites de sono perdido... E mesmo sem ter descansado a mente e o corpo, e estando ambos adoecidos, lá vão os pobres cumprirem mais um dia árduo de trabalho naquela condução lotada e trânsito caótico...
😊❤
Pobre ou rico a depressao ansiedade e crises existenciais pegam a todos @Jaajo-in5xb
"o homem é escasso de dias e farto de preocupações". (José Saramago)
Jó 14:1 O homem, nascido da mulher, é de bem poucos dias e cheio de inquietação.
José Saramago citou um texto bíblico.
Acrescento uma que me ajuda demais, exercício de gratidão. Qdo estiver em sofrimento comece a agradecer todas as coisas boas que puder, a roupa que está usando, sua voz, seu conhecimento, a comida no seu estômago, tudo o que puder, vá listando. Com a prática achará fácil inclusive ver aspectos positivos no problema que atravessa.
Funciona muito❤
O nosso cérebro é tão criativo que quando não temos problemas ele inventa um. Eu uso uma técnica estóica quando começo a me preocupar penso tudo é transitivo ou seja tudo passa vai embora, daqui trinta ou cinquenta não estaremos mais aqui.....viver é uma aventura saber viver é uma arte
Verdade, ser muito inteligente é pessimo pra felicidade, os outros animais nao tem isso
Amei
Eu fumo um baseado
@@eric45005 E boa parte dos humanos tbem não( a maioria é burra e medíocre)
Vc já foi outro tipo de animal pra saber?
Sim tudo em demasia prejudica. Geralmente o próprio cérebro acha a fuga, mas quando isso não acontece o individuo padece. Depois de ficar muito doente venho me recuperando e aprendendo a ajudar o cérebro fugir desses pensamentos destruidores. Como gosto de animais peguei um filhotinho de gato abandonado e encontro refugio ao ver ele brincando inocentemente, me rende boas risadas e acredito que isso é um ótimo descanso, porque realmente as coisas andam muito feias hoje em dia.
Vdd..os bichinhos nos distraem e nos aliviam muito
Fez uma boa ação e ganhou alegria e amor sincero de brinde.
Grato pelo trabalho
Nada mais é q meditação em Zazen
Também tenho meus gatos, me geram estresse as vezes mas ver eles brincando e como são animais carinhosos me conforta muito, consegue me render risadas e esqueço dos problemas.
E como ajudam...não consigo imaginar minha vida sem eles. Tenho três felinos, uma menina e dois meninos, todos adotados, a última que resgatei foi minha carneirinho, peguei na rua mais morta que viva, nem a vet acreditou que ela sobreviveria, mas sobreviveu e hoje é minha sombra, parece uma cachorrinha de tanto que é carente e pidona de carinho. E ver aqueles lindos olhinhos azuis me olhando com tanta ternura, tanta gratidão, me dá a certeza que tudo valeu a pena. Me traz tanta calma ao coração. E eu penso, como nós humanos temos que aprender, e esses bichinhos já estão anos luz a nossa frente. Aprendamos com eles.
Boa! Os cientistas descobriram a meditação. É um método ótimo mesmo: Sentar em uma postura confortável, mas não ao ponto de dar sono, fechar os olhos e deixar os pensamentos fluírem. Pegue um desses pensamentos e observe-o, haja como um mero espectador dele, tente não interagir com ele. Faça isso todos os dias, com o tempo você terá um controle muito maior sobre seus pensamento, você terá um conhecimento muito maior sobre si mesmo e sentirá uma paz interior gigantesca. Com o tempo conseguirá até mesmo silenciar totalmente seus pensamentos
O problema que qndo a ansiedade ta forte se aquietar se torna uma tarefa ardua
Minha vida mudou, depois que aprendi a viver o e no presente. Recomendo o livro de Eckhart Toller "O Poder do Agora".
rapaz, adotei a estegia de nao pensar em nada depois de acordar, pelo menos até meio-dia..
funciona, mas voce tem que praticar.
parar de pensar no passado, sejam boas ou más recodacoes, está incluido no meu rol de comportamentos.
Cara! Li a primeira frase do teu comentário e logo veio à memória aquele livro fantástico que, li há um século 😀você terminou dizendo, o mesmo! O Poder do Agora.
Uma anecdota: em 2018 tenho sido convidado por uma norte-americana rica, a passar umas férias em Maine, numa villa que ela alugou, ela tinha nascido naquele Estado mas vive na Florida, faz muitos anos. No enorme acervo de livros que vi nessa villa, eu vi O PODER DO AGORA, comecei ler pra ela, era terrivelmente ansiosa, de que adianta ser rica, se não sabe passar por cima dos problemas? Se queixando sempre da roubalheira dos funcionários que trabalham pra ela.
@@MrMarcohdo Pois é, man. A mente é um instrumento que precisamos aprender manejar, se não, a vida fica mais difícil.
@@viagemeinvestir Verdade, man. Este livro é um tesouro, pra vida toda.
Idem, me ajudou muito, mas muiiiiito mesmo...
Para eliminar um pensamento basta dizer 3 vezes CANCELADO, CANCELADO, CANCELADO. Pratique e verá os resultados.
Vão me chamar de louco. Já faço ao parecido, digo CALA BOCA repetidas vezes até esquecer, mas só quando estou sozinho. Quando não estou, me imaginando morrendo e tudo desaparecendo, voltando meu foco no presente novamente. Tudo funciona, mas sinceramente queria parar de fazer isso
Essas técnicas são muito interessantes. Mas me faz refletir que tudo tem a ver com a forma como a nossa consciência interpreta a "realidade" que vivenciamos. Por exemplo, mesmo estando em um ambiente seguro, não estando com fome, frio, dor, etc, ainda assim, podemos não nos sentir bem. Ou seja, não é algo externo a nós que está nos fazendo nos sentir mal, mas sim algo interno, a forma como a nossa consciência está interpretando aquele momento. A pergunta é: Se podemos nos sentir mal, mesmo tendo "tudo" para nos sentir bem, será que o mesmo não vale para o contrário? Será que não podemos nos sentir bem, mesmo quando não estamos num ambiente confortável ou quando estamos passando por um momento difícil em nossas vidas? Acho uma reflexão bem interessante.
A sua pergunta é respondida através do livro Em Busca de Sentido
por Viktor Frankl, recomento muito a leitura.
Para Epicteto, a resposta é sim.
E olha q ele era escravo.
@@Niko._ no budismo a resposta tbm é sim. O princípio de todo sofrimento é o desejo, seja o desejo de querer algo ou o de não querer. Sofremos quando queremos algo que não temos e sofremos quando não queremos algo que temos.
Boa reflexão. No Cristianismo de Cristo Jesus a resposta também é sim. Vê canais : Joyce Meyer Ministries Português e Ivan Maia Treinamentos.
A resposta acredito que possa ser sim, segundo Shompeauer em seu livro "O mundo como vontade e representação", ele explica que o desejo quando não alcançado é sofrimento, mas tão logo que alcançado e em pouco tempo a satisfação/felicidade logo se dissipa e o sofrimento volta... Onde voltamos a desejar novamente. Logo somos comandados pelos nossos desejos que causam sofrimento, podemos ver nossos comportamentos em crianças, quando querem um brinquedo e ao ter não sentem mais interesse pelo brinquedo, pois o desejo foi rapidamente saciado e estão em busca de outro brinquedo.
Boa tarde! Sempre lutei contra distúrbios que se desencadearam após um incidente que me ocorreu ( um roubo, seguido de tentativa contra minha vida) anos após anos. Depois que comecei a ler e me interessei por autoconhecimento, passei a assistir a vídeos e leitura de livros, inclusive li o O poder do Agora, de Eckhart Tolle. Faltava vencer o medo que sempre tomava conta de mim, tão intenso que dava calafrios e dor nas costas. Um dia, depois de tantas tentativas de vencer o medo, em vão, então, me ajoelhei, coloquei as palmas das mãos no chão e gritei chorando para Deus me ouvir, desesperadamente, clamava para Deus, disse-Lhe que eu tinha medo, muito medo e que eu não queria mais mentir para mim mesma que o medo não existia, eu falei para mim, para Deus que eu sentia medo e que eu não queria mais senti-lo porque estava complicando ainda mais a minha vida, chorei muito, admiti o medo, o pânico sem explicação. De repente, comecei a me acalmar, uma paz que não sei explicar invadiu meu coração. Daquele dia em diante, não tive mais medo. Glória a Deus! Não sou evangélica, estou estudando autoconhecimento, o poder da mente. Sou uma nova pessoa. Amo a minha imagem no espelho e sou grata, imensamente pelas pessoas que fizeram, fazem parte da minha vida! Também fiz um curso de Mindfulness ( apenas 30 horas), mas o suficiente para valorizar o momento presente e sentir a minha respiração, atentar para o pulsar do meu coração.
Amei o vídeo. Deus te abençoe grandemente. Muito obrigada!👏👏👏👏💝💝💝🌻
Que depoimento incrível, muito obrigada por compartilhar🙏🌼
Também já tive experiências de clamar por ajuda, me render, e sentir essa paz. Eu sofria muito com pensamentos invasivos, era terrível e não via como sair dessa sozinho, mas ao clamar a Jesus por socorro me veio essa paz, sigo fazendo minha parte, buscando aperfeiçoar a cada dia...
Gostei muito do seu relato. Vá em frente que está no caminho certo !
Quanto mais atenção eu presto na respiração, mas faltar eu sinto!
Não é sobre ser evangélica, isso é a religiosidade que por sinal matou Jesus, o levou a cruz, clamar a Deus e a Jesus tem a ver com fé. É sobre isso eu fui do meio evangélico e foi só ladeira até eu ter um relacionamento assim como oq vc fez, com Ele..é isso que ele quer aliás. Honestidade um coração quebrantado e contrito, Ele não desprezará, diz a Palavra. Mania do evangélico se dizer evangélico, e não sabe que esse termo nem existe na biblia, existe o termo Crente e Filho... eles não tem identidade, eles tem uma placa de denominação. Péssimo.
Eu comecei a estudar o Estoicismo e tem me ajudado bastante
Vídeo top. A uns meses fui diagnosticado com TAG, TOC entre outras mazelas da ansiedade. A TCC me ajudou bastante junto com a medicação. Uma dica é não se questionar quando o pensamento obsessivo vim. Evite o "e se", lembre que sua mente menti. Não se questione e não tente bloquear os pensamentos como foi falado no vídeo. E o mais importante, seja forte, isso vai passar. Procure ajuda profissional.
Estou surtando kkk e eu sempre fui tão de boa.
@@tiagosoares3726 procure um profissional
@@bibiusantos7850 estou procurando, mas todos não consigo pagar. Tenho receio de ir diretamente em um psiquiatra no sus e já irem medicando sem realmente fazer um diagnóstico mais certo.
" Há uns meses (...)". " (...) quando o pensamento obsessivo VIR ". " (...) lembre que sua mente MENTE ". ficaria melhor: ' lembre que sua memória mente,...ou trai ". Uma dica de português. Saúde para você.
@@luizcarlosfigueiredo7923 obg
Tudo que essa "técnica" ensina, TUDO!, e até mais, é ensinado há mais de 2000 ANOS pelas disciplinas orientais...
...de graça e acessível para todos...
Uma técnica boa é ignorar e desprezar completamente a mídia.
Esse comentário fez-me rir, pela positiva!!! Não há dúvida que essa técnica tbm ajuda muito, mais do que se possa imaginar ! Ela permite ainda que a nossa supra consciência aflore o que é um bem para nós e para toda a humanidade!!!
Não sofrer por antecipação. Entender que os problemas fazem parte da vida, mas a forma como reagimos aos problemas pode ser treinada, daí podemos evitar, ou pelo menos minimizar, o sofrimento. Interessante!
Resumo: mindfulness (para aprender a controlar a respiração nas crises e ter atenção plena, ajudando a mudar o foco da atenção para outra coisa)
Nao resistir ao pensamento intrusivo. Aceitar mas procurar adiar a preocupação que ele gera naquele momento.
Fazer um diário da ansiedade dando foco em anotar os pensamento desencadeadores da crise.
Funciona. Eu tenho TAG e isso me ajudou mto. A meditação é o mais importante aliás.
Comentario show!
Meditacão, porque usar termo ingles..
@@soniamaramendes8241 porque mindfullness e o tipo de meditação de atenção plena. Existem outras. E porque se fala assim normalmente.
Obrigado, tive uma crise grave de ansiedade e estou saindo dela aos poucos dessa exata maneira.
@@LeiridianeRamalho "atenção plena": se eu vou jogar algo no lixo e na hora penso em alguém ou em algo que preciso fazer depois o troço cai fora. Depois de muitos acontecimentos assim eu tive esta percepção estupenda. Atenção plena ATÉ na hora de fazer exercícios físicos, no membro que está sendo trabalhado.
Minha mente está tão inquieta que estou escutando isso pela segunda vez pois juro que não entendi nada da primeira vez que escutei
Eu também. 🙌
É normal isso, liga não!
@@formososilva1672 obrigada amigo!
eu tambem. Um dos motivos é estar lendo comentarios. Pior: respondendo 😂
Temos algo em comum. 😁
Na 2ª vez, eu parei para ouvir e escrevi frases curtas sobre o vídeo. Estão me ajudando.
Abraço e bye bye aos elefantes rosas. 🖖
As vezes me sinto como o Homer: _"cala a boca pensamento ou te enfio uma faca."_
😂😂😂😂😂
É foda ser assim. 😔
Kkkkkkkkkklll
🤣🤣🤣
Eu sempre lembro dessa fala 😅
Enquanto vivermos, sempre teremos altos e baixos na vida...concentre sempre na possibilidade de conseguir resolver seu problema, acreditar que é possível achar solução, te deixará mais forte pra lidar com qualquer problema.
O que não tem remédio, remediado está.
O que não tem remédio, remediado está.
Vivemos em uma época de muitas incertezas o que gera mais ansiedade.
A meditação e a oração tb ajudam muito.
Só ajudam.
E a meditação . Repetir mentalmente versículos bíblicos(mantra) combinando-os com a respiração , como por exemplo:
O Senhor é meu pastor(na inspiração) ,
nada me falta. ( na expiração).
E... mais medicação e terapia.
Tudo na vida é equilíbrio. Não pensar nos problemas é tão ruim quanto pensar demais neles.
A voz dele é tão bonita e bem articulada.
Parece o Doria , credo não tem nada de bonita!
Nera voz de computador nera ?
@@MendesDavi1 Tens razão. É bem parecida mesmo.
@@carolinelacerda8561 Não sei te dizer se é ou não, mas seria impressionante. Eu usaria no lugar da minha facilmente.
@@MendesDavi1 A voz do Dória não atinge estes graves de jeito nenhum. O que torna semelhante é o cicio, creio. Mas não é melosa , babosa como do excelentíssimo .... eca!
Eu faço assim:
• Problemas de convivência:
eu evito gente problemática! E se não posso evitar eu finjo q tô com problemas maiores q o dela e dou uma sumida. Nesse tempo eu medito e faço oq gosto! Até ter q me chatear de novo! É assim q consigo manter minha paz.
• Problemas internos:
eu não tento resolver, mas aceitar q alguns problemas não tem solução. E opto por sentir a dor, mas não me manter em sofrimento. Eu choro e lamento, mas só por um dia. Porque entendo q ficar triste ou estressada com a situação não vai mudar nada.
Eu opto por deixar engavetado.
O que pode ser resolvido eu busco ajuda no Google, UA-cam... em último caso amigos e parentes.
E não conseguir resolver, engaveto.
E td vez q doer, eu deixo doer, mas só por dia.
Precisa ser mais racional q emocional! E estar disposto a ficar em paz independente do q aconteça.
Eu também faço assim, do mesmo jeito que você 😂
Tenho síndrome do pânico, atualmente em menor grau. Fiz TCC quando estava muito ruim. Mudou minha vida. Recomendo. E faço aquarela como exercício de presença.
Parabéns Guerreira! Continue evoluindo!! Deus te abençoe!
Venham a mim,
todos os que estão cansados e sobrecarregados,
e eu darei descanso a vocês.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim,
pois sou manso e humilde de coraçãos e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve
Mateus 11-28 a 30.
Amém glória a Deus aleluias 🖐️🙏🙌❤️
GLÓRIAS. A. DEUS. 🙏
Amém
Glória ao Supremo Deus do Universo nas alturas, Glória ao Deus Altíssimo, ao Deus Eterno e Todo Poderoso, Deus Altíssimo, Deus Supremo e Criador de todas as coisas, Glória ao seu Único Filho , Doce Jesus Cristo, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus Redentor do Universo, Glória ao Supremo Espírito, Supremo sobre todas coisas, Absoluto, Deus Altíssimo de minha adoração perpétua, ❤Plenitude do Altíssimo, Deus Supremo e Eterno,.
Fanáticos
Este vídeo prova o veho ditado: o que vale é o conteúdo. Não tem vídeo mas tem conteudo de alta qualidade
Comprem esse livro, é simplesmente fantástico: "Alma Indomável - Como se libertar dos pensamentos, emoções e energias que bloqueiam a consciência" (Michael A. Singer)
Não me ajudam em nada li alguns sobre o assunto não tenho retorno nenhum.
@@mili777-q2r mas você colocou em prática o que aprendeu?
@@mili777-q2r Esse livro me ajudou muito! Você vai compreender o funcionamento da mente e emoções, vai aprender a não dar tanta atenção ao que passa dentro de você. As vezes vivemos num mundo lúdico interior igual as crianças, despertamos emoções com nossa imaginação e sofremos em vão... como uma pessoa que fic ansiosa vendo um filme de terror... mas pera aí, aquilo não é real, volte pra realidade! Eis a nossa mente brincando com nossas emoções quando lhe damos demasiada atenção!
@@foresende É, quem sabe esse vai funcionar pra mim? Obrigada.
Legal: o livro: Campo de batalha da mente,da Joyce Meyer, também é muito bom.
Não existe técnica melhor para acabar com os problemas, mesmo os criados somente na mente, do que entregar todos os nossos problemas e angustia nas mãos de Jesus Cristo, somente Ele resolve e nos conforta nossos corações, glórias a Deus por ter me consolado e resolvido os meus problemas.
Nossa realidade é muita dura, nossa mente é fruto disso. Quando mundo evoluir vamos parar de pensar coisas ruins, essas técnicas são meras perdas de tempo. Devemos lutar pra ter uma sociedade mais igualitária, isso sim traria saúde mental de fato.
Mais uma vez a meditacao se fazendo presente na minha vida
Não consigo meditar, vem vários pensamentos intrusivos na mente .
Eu adorei essa técnica, estou escrevendo no diário em terceira pessoa tudo oque vem acontecendo em minha vida e parece que eu tirei um peso das minhas costas essa técnica realmente funciona
Desde criança era ansiosa vivia bem até com ela, depois de um evento como a perda da minha filha, desenvolvi stress pós traumático, vivi sem tratamento psiquiátrico e psicoterapia por anos, depois quando comecei a usar medicação e psicoterapia estou muito bem.
O livro "como parar de se preocupar e começar a viver, de dale carnegie " é excelente. Trás vários "macetes" fáceis de aplicar na rotina e ajudam muito à combater esse problema.
Tem audiobooks ótimos aqui no UA-cam, sem propaganda.
✌
Obrigada pela dica 😉
Bom livro muito obrigado.
Me fez lembrar da maneira como John Forbes Nash lidou com sua doença: ele a aceitou e ignorou as "visões" que tinha.
(filme "Uma mente brilhante")
Amei o filme 😊
A comparação é justa.
Uma boa técnica é cortar o mal pela raiz: Latifundiários grilheiros de terra que roubaram todas as terras do Brasil e por conta disso passamos fome, e só pra lembrar, a maioria é tudo dono de canal de TV. Uma outra técnica é parar de votar em gente que vai atrapalhar o progresso da nossa civilização e usar o Estado pra evitar a auditoria da divida publica, evitar o fim da desigualdade de riquezas, evitar que as pessoas estudem, tenham bons empregos, saúde,paz, infraestrutura, saneamento, qualidade de vida, comida, dinheiro suficiente pra cobrir os seus gastos básicos de vida.
Não há problema em nós, o problema está nas pessoas que se apossaram do Estado pra atrapalhar nosso progresso, e o que eu falo não é Direita ou Esquerda, é FATO!
@@cleber7567 Use dois pontos quando passar para o discurso direto ou quando for enumerar.
@@marcosmoreira6423 Agradeço pela dica. O que é enumerar? É dar quantidade ao substantivo?
Excelente, falou tudooooo, as pessoas falam muito e não pratica, se falasse e agisse seriam felizes, ver o lado bom., aí não tem como se preocupar
Observar os pensamentos é o princípio da meditação.
Não consigo meditar vem vários pensamentos intrusivo na mente.
Enorme número de indivíduos sofrendo desse mal. Torço para ser tratamento efetivo, precisa ser acessível
é só dizer... SILENCIO BRUNO !!!
luca
Até ele ficar caladinho!!
Kkkk
😂😂😂 Entendedores entenderão 😂😂😂
Parabens , deixou bem claro os reais motivos dessa decisão que foi uma jogada de mestre
Essas ideias da metacognição me lembram os ensinamentos de meditação da tradição védica.
Pois é, total técnica de meditação - adorei ♥
Elevo meus olhos ao altos, de onde me virá o socorro,
Meu socorro vem do Senhor, que fez os céu e a terra.
👍
🙄😒
🙄🤨
O que tem haver com o vídeo?
Ok
Graças à Deus não tenho problemas, só algumas preocupações normais do dia à dia.
Alguns acontecimentos trágicos me afetam profundamente, sofro muito, choro e penso constantemente.
O terrível acontecimento na Amazônia, com o Jornalista DOM PHILLIPS e o Indigenista BRUNO PEREIRA, partiu meu coração e está me deixando ansiosa e triste demais. Todos os dias me pego chorando durante o dia.
Estou acompanhando o caso pela TV e a Internet.
Cada vez que vejo as imagens deles é como se fossem pessoas muito queridas da minha família ou amigos muito próximos e importantes para mim.
É doloroso demais ver o sofrimento das esposas e familiares.
Jiddu Krishnamurte, já mandava observar os pensamentos em 1955, Osho falava coisa parecida nos anos 80.Sempre é bom não esquecer de citar .
E o Budha ensinou isto tudo ha 2.500 atras.
O que nos levou a evoluir foi o pensamento e a fala, tudo ao nosso redor e o resultado desse ato.
não da pra deixar de pensar nos problemas quando eles fazem parte de você e te acompanham todos os segundos dos seus dias
Pode ser difícil mas não é impossível. Comece aos poucos mudar o foco talvez não consiga de imediato mas se persistir vais conseguindo pouco a pouco. Recomendo estudar através desses canais: Camila Ragazini método descrençar, Ivan Maia Treinamentos e Joyce Meyer Ministries Português.
@@irmaonetodasilva2754 muito obrigado pela ajuda mas me refiro a caso cirúrgico
E quem tem fobia social como eu? Até pra ir na padaria é um transtorno todos os dias.
@@anderson5057 Terapia costuma resolver. Caso já tenha realizado o processo por alguns meses e feito tudo certinho, procure outro terapeuta
@@anderson5057 coragem homem !
Vc não deve nada para ninguém (ou deve ?) ,você tem tanto direito quanto qualquer outra pessoa para ir buscar seus pãesinhos na padaria. E chegue primeiro para conseguir eles ainda quentinhos!
meditação e compreensão da não dualidade, poderá resolver sua vida.
A BBC sempre surpreendendo com seu conteúdo... Que haja muito mais desse gênero. Obrigado!!!
Desculpa mas Jesús Moreno é um nome genial.
Também achei
Nossa, ainda bem que existe a técnica meta cognitiva dos especialistas ein! Estamos salvos, eu precisava de alguém porque eu pensava errado! Preciso da atenção plena do desapego, obrigado experts do hemisfério norte!! Salvaram a gnt!!!!
Simplesmente fantástica a abordagem! Obrigado 🙏🏽
Que matéria massa!
Valeu, BBC!
Os conteúdos da bbc brasil são sensacionais. Parabéns
Eu uso musica clássica pra ansiedade. E realmente estou praticamente curada.
Fui diagnosticada com TAG. Sei bem o quão difícil é conviver com preocupações constantes e a exautão de sempre estar em "alerta" 😢. O q descobri q me ajuda é imaginar o espaço, rs! Parece estranho, mas descobri q é como se essa imensidão do espaço "engolisse" essas preocupações e nesse momento tenho noção de quanta coisa existe fora dessa "bolha" em q vivemos
A técnica é simples! RESOLVA O PROBLEMA! OBRIGADO, ATÉ A PRÓXIMA
@@laispacifico3962 estando no Brasil eu afirmo: o problema existe em 100% dos casos, este problema se chama Jair Bolsonaro! Laís, não leve a sério oq eu digo... estou apenas brincando ! Abraço
E quando não conseguimos resolver na hora que queremos?
Tive muitas preocupações na infância, adolescência, quando jovem adulto etc... essas preocupações se materializaram 👍
Nem toda preocupação é exageiro ou besteira, a vida pode ser complicada e pode ser difícil resolver sozinho os seus problemas à medida em que vive. Muitas das preocupações existem pq vc está vendo adiante que o trem vai descarrilar se vc não fizer nada e vc não sabe o que fazer
Mas você acha que suas preocupações ajudaram a resolver seus problemas ou apenas fizeram você sofrer por mais tempo?
Preocupar -se não ajuda a resolver problemas. Para resolver os problemas é necessário ação e tranquilidade. Preocupações mais atrapalham do que ajudam.
Se preocupar só fez vc sofrer mais e não resolveu em nada seus problemas.
Excelente matéria, muito oportuna.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
12:09 mano que exercício ótimo: mostra que sempre vai existir um "além do problema"
Exercita o "olhar através do(s) pensamento(s)"
A gente tem SIM que pensar nos problemas. Nem que seja para descobrir que não são problemas de verdade.
Mas pra isso temos que pensar de forma mais *objetiva* sobre os problemas e não só *remoer*
Esse papo de "não pensar nos problemas" é o Capitalismo querendo que ignoremos tudo e sejamos escravos do trabalho
Algo muito parecido com essa técnica já é praticada pelos orientais a pelo menos 2500 anos e se chama meditação... Observar os pensamentos sem interferir nos mesmos... A analogia feita com os vizinhos é também muito parecida com a costumeira analogia feita com a meditação e as ondas de um lago revolto: não se pode para-las, mas se observar - sem interferir - quieto em suas margens vera que elas irão parar em algum momento. Aprender como e quando os pensamentos negativos surgem também é uma recomendação da técnica. Interessante ver como a ciência ratifica aquilo que os nossos ancestrais desenvolveram em sua história.
Para acompanharos pensamento basta escrever eles. Você os aceita automaticamente e ate começa aos poucos a pensar em um plano de ação pararesolver a questão e se não tiver como solucionar no momento deixar de lado e muda o foco. Escrevendo isso tudo acontece automaticament...
Não pensar nos problemas nao resolve, nossos problemas se filtra ver os que podem resolver e soluciona os que não podemos resolver devemos confrontalos e questionamos esquecer só potencializara na próxima crise ansiosa. Enfrente e questione a realidade dos seus pensamentos anciosos só assim deixaremos de ter medo do que não existe.
percebo que esses conteúdos são tão riquíssimo abrigado equipe BBC
Muito interessante a ciência estar explicando o que técnicas milenares já proporcionam a quem as utiliza. Tenho praticado e ensinado mindfulness e meditação, e o mais importante é que a terapia não é o principal objetivo. Imagine o quanto de produtividade e alta performance no trabalho, nos esportes, estudos ou qualquer área da vida uma mente treinada pode proporcionar.
Essas técnicas servem muito.... porém pra problemas normais.... agora usa esta técnica pra uma mãe que perdeu um filho amado....ou uma pessoa que presenciou uma tragédia....ou um adulto que teve uma infância terrível com um pai opressor alcoólatra e na fase adulta teve mais problemas terríveis....meu caso....Levo a vida com leveza, sou do bem .... ajudei muito, plantei o bem .... perdoei.... não guardo mágoa....sou da paz.... contudo depois do luto da minha cachorrinha e da minha sogrinha gordona, meus únicos afetos sinceros e recíprocos a felicidade fugiu de mim....já fiz tratamento, pesquiso muito, mas nada adianta....e do jeito que o mundo tá é que tá difícil..... todos viciados em Instagram e tiktok.... ninguém quer visitar mais....ter empatia então? Mas para os problemas normais essas técnicas são muito boas.....queria ter só os problemas normais mesmo.... mas a vida é cruel com alguns....e quem amou de verdade sabe o que falo.....quem é da paz....
Também sofro pela perda de meu querido gato.
@@dwyllie receba meu abraço 🤗 amiga, de quem sofre por amor....de um pet....a vida é cruel....quem ama sofre mais....vc é especial.... não desista.... dê um tempo e ajude outros pets a ter uma vida feliz.... depois de três anos sofrendo decidir pegar outra cachorrinha, Guria, a bicha é doida e energética, parece que é autista....rsss....o vazio continua...mas a alegria dela faz a vida menos triste.... abraço.... busque ter uma família, filhos, pets, se vc é nova.... pessoas cinseras por perto....fuja das redes sociais, não deixe se levar pelo modismo....vc é especial.... do seu jeito....🌹
Concordo que sao para problemas normais, casos mais complicados aí é necessário a ajuda de profissionais qualificados. Psicólogo e psiquiatra, para que juntos te ajudem a encontrar a melhora. Boa sorte , e nao desista de ficar bem viu.
Li seu depoimento e me tocou. Sinto muito por tudo que tem acontecido. Dia 14.08 minha gata que adotei velhinha, se foi. Convivemos por quase 5 anos de muitas lutas, tratamentos longos, muito exames, muito dinheiro.. tudo isso, mais outras perdas, comproteram minha saúde mental. Estou tratando uma depressão, pânico e estou vencendo um dia de cada vez... Hoje, em terapia, vejo que dei muito foco a coisas que me sugavam a energia e eu também , que baixei a minha frequência, dando espaço para o mundo de coisas ruins. Tudo é a forma como encaramos a vida, o significado que damos as coisas.... Quando entendi isso, e que precisa me acolher, se autoresponsável com aquilo que a vida me trouxe ou que eu mesma busquei (a maioria), as coisas começaram a mudar um pouco...O que posso te dizer, se possível, seja mais gentil com você mesma. O amor, a doação é a cura de tudo! Se possível, procure ajuda de um pscicólogo, ter alguém capacitado para nos ajudar é muito bom. Até sugiro um canal do psicólogo Marcos Larceda, que é enriquecedor e me ajuda muito; procure escrever sobre as suas emoções ( boas e ruim (faço diário terapia e me ajuda demais, especialmente porque aprendi a recolhecer os milagres diários e ser mais grata do que já era), procure ver o que tem ainda a agradecer (sim porque temos); faça atividade física, 30 min ao menos de caminhada (você pode até fazer ouvindo áudio livros ou palestras)... Enfim, deu certo comigo e por isso que escrevo. No mais, a vida é sobre sofrer, dor, é vale.. mas também tem alegrias, tem picos, tem amor que tudo cura.... Transforme a sua dor em doação a quem precisa... Ore e peça sabedoria e um caminho de luz e paz para os seus dias! Te desejo força e um novo ciclo mais leve, feliz e saudável!! Enquanto há vida, temm muito o que se viver! Um grande abraço! Que Deus te conforte e te abençõe grandemente!
Só para complementar.. quanto ao luto da minha gata.. o que me conforta é que se ela ficasse poderia se muito pior para ela e consequentemente para mim, sofreríamos mais do que já estávamos... então é só gratidão por ela ter me ensinado a se doar genuinamente,, por amá-la e por ter feito o melhor por ela... ter dado dignidade, até no momento de sua partida, que foi lindo , ela "bem" e amparada por mim. Eu entreguei a vida dela ao Senhor, agradeci, chorei desesperadaramente, ela deu o último suspiro... e depois,, nada mais tinha o que fazer... Estava consagrado! Foi cura e libertação para ambas! Cumprimos o nosso propósito e a vida tem que seguir! E eu estou bem com tudo!! Grata!
Eu simplesmente amo esse canal da BBC 🙏🩵
O mestre de meditação me disse:
A mente da maioria das pessoas está pensando no futuro ( o que gera ansiedade) ou pensando no passado (o que lhe impede de avançar).
Através do meditação, podemos acalmar mente.
Obs: você é a consciência, você não é sua mente. A mente é como se fosse uma tela de TV.
Cuidado, muitos pensamentos não é você! Cuidado para não ser controlado involuntariamente.
Obrigado pela explicação. Uma boa reflexão
Que bom que a ciência está descobrindo o que o yoga sempre ensinou. “ observe seus pensamentos, sem se identificar com eles”
Faço medicina e sempre achei frustrante os tratamentos psiquiátricos e psicológicos porque tentam investigar e alterar o pensamento, mantendo a pessoa enredada aos dramas do pensamento, identificada com o pensamento “eu”, a premissa falsa que origina todas as outras.
Essa é realmente a ferramenta ideal para curar as pessoas.
Esse vídeo mudou minha vida❤️✨
Ótima reportagem obrigada BBC este podcast foi ótimo muito importante para mim que estou depressiva. E me auxilia no meu tratamento. 👏👏👏👏👏👏
Se observarmos retrospectivamente o nosso próprio modo de pensar, veremos que com o tempo ele muda, mesmo sem esforço ou uma intenção subjacente de nossa parte, e isto é uma prova mais que suficiente para não confiarmos excessivamente no nosso modo de pensar e naquilo que pensamos estar certo em dado momento
Ótimo! Sugiro mais vídeos e informações sobre o pensamento "ansioso"! 🙏🏼
Parabéns pela reportagem, estamos vivendo tempos muito mais intempestivo s,esses estudos trazem uma visão mais atualizada sobre esses dados
Que esclarecedor.....
Abraçar o sentimento em um contexto clínico, seguro, permite a mudança no modo de ser ao desvelarmos tal possibilidade com o paciente. Interessante como abordagens tão distintas acabam, a seu modo, muitas vezes buscando este ponto comum.
No Brasil onde a ansiedade parece que virou característica, isso é importante.
Reflexo de um lixo chamado rede social
Técnica ORiENTAL milenar .... Yogues nos ensinaram e é aplicável, mas não pra todo mundo😢
O bom no fim de tudo é que a morte é inevitável, no meu caso será o verdadeiro descanso de minha mente, a meditação eficaz e eterna.
Ferramentas válidas que podem realmente ajudar muito.
Nunca é tarde para aprender.👏👏👏👏
Muito bom... Acrescenta com mais clareza a importância da leitura....
Estudo extraordinário...elucidativo.
Obrigada! Quanta didática e doação de conteúdo relevante
Gostei demais. Não conhecia ainda a terapia meta-cognitiva.
E quanto menos se pensa, e menos tem gente pensando, menos resolvemos problemas e menos evoluímos. Certos sofrimentos ou sacrifícios são necessários para que a evolução aconteça. Temos q ser fortes e encarar essa realidade. Boa sorte a todos.
É como gerenciar um gabinete de crise dentro do cerebro, é preciso esta sempre atento para direcionar no momento oportuno, sem acumulo de resolução para não conflitar etapas
Acredito que tudo seja questão de equilíbrio. Quando tomei remédio para depressão não pensava em problemas, só pensava no que eu estava a fim de fazer, nem pensava no futuro, não me sacrificava para fazer as coisas. Hoje vejo que isso não é bom, pensar sobre problemas ajuda de certa forma na autorreflexão, sobre o que no nosso subconsciente está nos incomodando, se ficarmos adiando os pensamentos corremos o risco de explodir com alguém por bobeira, pois tudo vem a tona.
Aprendi a dominar minhas preocupacoes naturalmente, conforme comecei a avancar em meus estudos do espiritismo. Aprenda de onde veio e para onde ira, e a maioria de suas preocupacoes acabarao.
Quanto mais escuto sobre essas técnicas, mais estou certa de que os ensinamentos de Cristo são um antídoto necessário para a sobrevivência durante esses dias maus. Não se trata de “enganar” o cérebro, mas sim de transformá-lo com a verdade.
Me lembrou várias vezes uma das técnicas de meditação
psicoterapia faz isso e muito mais ❤❤
Muito obrigado ❤
Gostei. Ouvi várias vezes. Sou ansioso crônico, infelizmente!
Obrigado por postar esse video , é muito importante pra mim saber como lidar com esse tipo de problema !
Obrigado mesmo. 🤝🏾👏😃
Querida Dra Denise! Fala sobre a Revisão da Vida Toda pelamordedeus 🙏🙏
Essa técnica já era prescrita por Jesus a 2000 anos a tras. Ele disse: Porque andais ansioso quanto ao comer beber ou vestir. Olhem as aves do céu. Elas não semeiam nem fiam. Eu contudo vos afirmo que nem mesmo Salomão em toda sua glória se vestiu como qualquer uma delas ora se Deus veste assim a erva do campo que hoje existe e logo amanhã não mais existirá. Como não cuidar de vocês meus pequeninos". Ou seja, o contemplar da natureza já desvia o pensamento do problema.
Amo esse quadro da BBC.