Síndrome do impostor: Quem você pensa que é?| Jhanda Siqueira

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 42

  • @lianesuckow3779
    @lianesuckow3779 Рік тому +14

    Fui preparada pra cuidar de todos e não aprendi a cuidar de mim

  • @barbaragreenoficial
    @barbaragreenoficial Рік тому +17

    Fui programada pra ser servidora pública, passei em um concurso onde atuei por 15 anos. Quando resolvi dar um basta aquela vida que eu não reconhecia como sendo minha, pedi exoneração e somente IMFORMEI a minha mãe. Ela ficou sem falar comigo por 1 mês e hoje é a minha melhor cliente na minha empresa. Faz quase 3 anos, ainda estou me descobrindo nessa nova profissão mas posso garantir que hoje me sinto eu mesma e que tenho plena certeza de estar no caminho certo 😊

    • @PocahontasBR
      @PocahontasBR 6 місяців тому

      Uhu!! Parabéns pela coragem e pela empresa. Bota aqui pra gente qual é, de repente somos potenciais clientes 😉

  • @ceciliahrie5096
    @ceciliahrie5096 Рік тому +10

    Eu fui preparada para cuidar da minha mãe, da casa , dos irmãos. Graças a Deus estou livre hj . Já estou com 40 anos de idade, finalmente estou livre .
    Excelente vídeo, muito obrigada 😊

  • @alexandregoulart.terapeuta
    @alexandregoulart.terapeuta Рік тому +8

    Há uma face desse problema que tem se intensificado nas últimas gerações, por conta dos avanços tecnológicos: a diferença entre o mundo em que os pais foram criados e aquele no qual os filhos vão viver. Esse conflito geracional sempre existiu, todos sabem. Normalmente a gente foca na questão dos costumes, mas a questão do mercado de trabalho também é fundamental. Meus pais me criaram, na década de 70, para me formar em algum campo aplicado (engenharia, medicina, direito), conseguir um emprego em uma multinacional e me aposentar por lá. Hoje esse modelo praticamente não existe mais. E onde existe não vale à pena. Meus filhos, em seu tempo, vão enfrentar um mundo do qual que eu sinceramente não tenho ideia de como serão as relações de trabalho, produção e geração de valor - basta olharmos as mudanças ocorridas nos últimos 3 anos e a perspectiva de mudanças ainda mais disruptivas causadas pelo advento da IA. Esse é mais um motivo que ilustra a importância de capacitar os filhos a terem autoconfiança, amor próprio e técnicas de estudo, para que possam, eles mesmos, encontrar seus caminhos em um mundo onde os pais por vezes nem sabem navegar direito. É claro: nem tanto ao mar nem tanto à terra. Podemos e devemos transmitir algum modelo testado na realidade para servir como base para eles, mas deixando o caminho livre para eles testarem suas próprias soluções (porque a tal realidade está sempre mudando). Encontrar esse ponto de equilíbrio, entre ensinar um modelo básico sem tolher a possibilidade dos filhos testarem suas próprias soluções, de maneira segura, é o grande desafio dos pais, hoje e sempre.

  • @luzdoluar222
    @luzdoluar222 Рік тому +1

    Eu fui prepara pra ser subjugada, reprimida, oprimida, submissa e ser boazinha, ou seja fui prepada pra nao ser nada e nem ninguém, qualquer coisa que eu fizesse alem disso ja era uma revolução.

  • @Mellsimoes
    @Mellsimoes Рік тому +1

    Minha mãe sempre quando brigava (e era sempre) me chama a de desobediente… mas nunca ensinou o que era ser obediente. Cresci agradando a ele e ao mundo, buscando ser aquilo que parecia obediente aos olhos da minha mãe. Tenho 48 anos e ainda continuo buscando… e vivendo sem permissão. 😢

  • @rafaeldeoliveira7637
    @rafaeldeoliveira7637 Рік тому +14

    Em 2004, estava na faculdade de educação física com bolsa de 100% e muito feliz, pois apesar de não estar trabalhando, eu podia me dedicar integralmente aos estudos sem gastar muito, e meu plano seguia bem: notas altas, ia à pé e voltava à pé, treinava muito. Minha mãe foi funcionária pública por 35 anos, bem como meu avô, e eu era sempre estimulado a seguir carreira pública desde a pré-adolescência praticamente. Nos dois primeiros anos de faculdade, a pressão da minha mãe era imensa para eu arrumar um emprego logo, contudo, eu queria me dedicar à oportunidade que consegui, já que o plano estava dando certo. Minha vida virou um inferno, e eu entrei em depressão (sempre tive, aliás, porém nesse tempo era o quadro era mais profundo). Prestei um concurso no município e passei, e a felicidade da minha família era tamanha que fiquei feliz também, e fui convencido de que já tinha conquistado o mais difícil, que era o emprego público. Me acomodei, tirei notas baixas por não conseguir lidar com trabalho e estudo ao mesmo tempo, e larguei a faculdade faltando meses para terminar o curso. 14 anos depois, sou infeliz, trabalho em um lugar enfadonho e burocrático, não cresci como pessoa, estou cheio de traumas, e percebi que fui criado para ser o que minha mãe era. Segundo a visão dela: bem ou mal, não posso ser mandado embora, e nunca vou passar fome como funcionário público. E a culpa é minha sentir medo de viver e de ter abandonado meus sonhos.

    • @CinzaChumbo
      @CinzaChumbo Рік тому +2

      Entendo que o comentário de uma pessoa qualquer na internet não vale tanto, mas da minha parte? Não é culpa sua. Você queria ajudar sua família, não é verdade? Então, fez o que pareceu certo, fora que não teve estímulo para seguir o caminho que já estava seguindo.
      Boa sorte com a decisão que tomar adiante, que seja para a sua felicidade... que é o que importa.
      Palavras de alguém com experiência parecida, que tem o mesmo tipo de arrependimento.

    • @alexandregoulart.terapeuta
      @alexandregoulart.terapeuta Рік тому +5

      Sempre é tempo para se reinventar. Você já pensou que, se trabalhar com Educação Física ainda faz sentido para você, você pode retomar seus estudos, ainda que tenha que recomeçar do zero? Ou que pode ir por outro caminho - que seria uma possível evolução natural de tal profissão - de repente empreendendo, montando uma academia e botando pessoas formadas para trabalhar para você? E você já começa com uma vantagem: sua sobrevivência está mais ou menos garantida, pelo seu cargo público. Resta o esforço de usar as horas livres para começar o negócio, até que a coisa decole e vc possa pedir a redução para 6hs (se seu cargo exigir isso, de repente nem precisa) para poder cuidar de seu CNPJ. Acredite: tem jeito! Ninguém vai te dar o caminho das pedras, tem que ler a legislação do seu cargo, perguntar a quem já está fazendo e correr atrás. Talvez arriscar uma informalidade no início, uma sociedade, mas jeito tem! Há linhas de crédito para novos empreendedores, tem o maldito consignado, tem várias formas de viabilizar seu sonho.
      Meu ponto é: você tem opções à sua disposição. Você não precisa estar preso a uma vida que não lhe agrada. Explore as opções, busque-as, elas existem.
      Boa sorte! Saúde e paz.

    • @irlandapadilha
      @irlandapadilha Рік тому +3

      Você não realizou o seu sonho, realizou o sonho da sua mãe e seu pai, isso é triste.

    • @luzdoluar222
      @luzdoluar222 Рік тому +2

      Meu amigo e se vc voltasse pra faculdade de educação física? Isso é super possível, nas Universidades privadas os horários das aulas são flexíveis vc poderia encaixar na sua rotina e voltar a estudar e se sentir vivo, nunca é tarde pra realizar um sonho! Como diz o Emicida " Você é o único representante do seu sonho na Terra" Boa sorte 😊

  • @reinaldodeoliveira1645
    @reinaldodeoliveira1645 Рік тому +2

    ❤❤❤❤❤❤❤

  • @michelemi7142
    @michelemi7142 Рік тому +6

    Eu nem sei o que dizer; deu até vontade de chorar nesse vídeo. Eu fiz 41 anos e quero fazer outra graduação. Quantas incertezas, medos e por vezes vem os pensamentos sabotadores, mas também muita vontade. Esse vídeo foi muito esclarecedor para mim...muito obrigada Jandha.

  • @kenjikendiriamedeirosouki549
    @kenjikendiriamedeirosouki549 Рік тому +2

    Eu prefiro confiar no meu taco sempre pois deixo o recalque e a inveja dos outros para o esgoto do inferno.

  • @dannydd89
    @dannydd89 Рік тому

    O pior é que sempre fui assim de ser a pioneira em coisas q ninguém da minha família conquistou, sempre enfrentei muita resistência por "querer demais" mas nadei um bom tempo na mesma maré da minha família que é de não almejar grandes coisas...

  • @marcelesouza7633
    @marcelesouza7633 Рік тому +4

    Estou iniciando um projeto hoje, e esse vídeo era tudo o que eu precisava ouvir. Obrigada por tanto Jhanda ❤

  • @kenjikendiriamedeirosouki549
    @kenjikendiriamedeirosouki549 Рік тому +3

    Ultimamente eu pouco me importo com críticas e julgamentos dos outros pois a minha vida eu faço dela o que eu quiser e não vou deixar de alcançar os meus sonhos e objetivos por causa de ninguém. Gratidão DRA. JHANDA!

    •  Рік тому

      Eu que agradeço por me acompanhar sempre

  • @gilbertomagalhaesgilgil2942
    @gilbertomagalhaesgilgil2942 Рік тому +2

    Nunca é tarde pra ouvir isso...

  • @paularocha9660
    @paularocha9660 Рік тому +2

    Parece até que o universo mandou essa mensagem para mim! Obrigada por ser instrumento de transformação na vida de tantas pessoas! O mundo precisa de mais pessoas assim ❤

    •  Рік тому +1

      Obrigada 😊😃😃😃 fico muitoo feliz que tenha feito sentido pra vc

  • @leonardofernandes5008
    @leonardofernandes5008 Рік тому +1

    *Linda!* não aprendo nada, só porque fico olhando sua beleza, seu desempenho. Você é maravilhosa! Parabéns por existir e compartilhar a maneira leve de levar a vida.

  • @penhavieira4454
    @penhavieira4454 Рік тому +3

    Amo sua maneira de falar e lidar com situações! Logico, vc estudou muitoooo ,para ser esta profissional de excelência! Tem alguns de seus vídeos, que tenho a impressão , que foram feitos para mim ( para até petulância da minha parte...kkkk)
    Hoje, em especial...este vídeo foi uma resposta aos meus questionamentos a Deus! Obrigada

    •  Рік тому +1

      Aiiii . Que coisa boa saber disso. Obrigado por me dar esse feedback ❤️

  • @MariaAle-bk5tv
    @MariaAle-bk5tv Рік тому +3

    Obrigada

  • @CrisNunesYT
    @CrisNunesYT Рік тому +2

    Amo a forma como vc explica, é um dos melhores canais de psicóloga!

    •  Рік тому

      Que honra! Muito obrigada

  • @KarolineMiranda-rj1vb
    @KarolineMiranda-rj1vb Рік тому +2

    Janda, esse vídeo foi a resposta para minhas orações que faço a bastante tempo. Mas especificamente uma que eu fiz ontem justamente por medo de tomar uma decisão muito importante. Muito obrigada pelo excelente trabalho que você faz, amo seus vídeos ❤ Deus te abençoe grandemente!!! 😊

  • @lianesuckow3779
    @lianesuckow3779 Рік тому +3

    Esse vídeo é pra mim 😅

  • @MarioSJr-ms5vg
    @MarioSJr-ms5vg Рік тому +1

    Gostei muito!

  • @marinabarrientorodriguesde8897
    @marinabarrientorodriguesde8897 8 місяців тому +1

    Obrigada por esse vídeo ❤

  • @jorgekubruslyjunior2757
    @jorgekubruslyjunior2757 Рік тому +3

    Maravilha Doutora 👏👏👏😁🙏

  • @andreacristina6112
    @andreacristina6112 11 місяців тому

    Amando seus vídeos Jhanda. Simples e muito objetivo! Parabéns ❤

  • @crislaneleitte936
    @crislaneleitte936 Рік тому +1

    Que vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻❤❤❤

  • @allancarvalho7702
    @allancarvalho7702 Рік тому +1

    Além do conteúdo a qualidade dos videos estão cada vez melhor 👏

    •  Рік тому

      Que bom. Obrigada pelo feedback 😊

  • @sylviamaria7804
    @sylviamaria7804 4 місяці тому

    Obrigada! 🌻🌻

  • @kenjikendiriamedeirosouki549
    @kenjikendiriamedeirosouki549 Рік тому +1

    Excelentes orientações. Boa semana e bom dia DRA.JHANDA!

  • @jessicapereira1182
    @jessicapereira1182 Рік тому +3

    Já vim aqui tomar minha chinelada 😅😂

    •  Рік тому

      Kkkkkk

  • @tamidivino
    @tamidivino Рік тому +1

    💜💜💜