Entenda o Gaslighting - Revista da Cidade (03/05/19)
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- Conversamos com psicóloga Yara Bastos e as jornalistas Giulianna Muneratto e Beatriz Manfredini sobre o Gaslighting, um tipo de abuso psicológico!
Confira também as outras páginas do programa:
Site - Oficial: www.tvgazeta.co...
Facebook - / revistadacidadetv
Twitter - / revistadacidade
Instagram - / revistadacidade
Comecei depois de um ano vivendo com meu ex companheiro, todas as conversas com ele, eu gravava no meu celular sem ele saber. Cansei de ouvir que ele não tinha falado o que falou, e que eu estava doida. Gravava até quando ele dizia que eu era doida. Tudo eu gravava. Fiz um relatório detalhado. No dia que tive a última conversa com ele, também gravei e fiz um verdadeiro dossiê de 2 anos com cerca de 600 áudios.
Enviei para ele num email as cópias.
Nome do dossiê? " Louco é você, meu querido ".
To fora.. Essa foi a minha defesa porque eu estava pensando realmente que estava enlouquecendo.
Nossa…
Lembrando que rola Gaslighting por vezes não de forma intencional. A pessoa de fato se acha correta, não importa se a essa diante de si está dizendo com o está se sentindo. A pessoa chora, esperneia, implora pra ela perceber seu ponto de vis ta a pessoanpernace inauterada, dura, grossa, distante. E isso faz você se questionar, fazendo você questionar suas percepções, suas memórias seus sentimentos. Você se pergunta se está louca. Pq a outra pessoa já até tão amepacienciancom você, como se o problema fosse você que sente demais, que faz drama. Mas ela não fez nada, você é que está assim, causando tumulto, briga. Ou seja, a culpada é a forma que você se sente diante da satides da outra pessoa. Ela nunca reflete sobre o que ela faz, ela não para pra ver o que tá de causando sofrimento ou desconforto. Afinal ele não fez nada, é vc que está atacando ele, é você que percebe errado, vê coisa onde não tem, é você que sente demais, é você que faz drama. Nunca é ele. Eu tô adoecendo aos poucos. E de fato menquasrionando se minhas percepções estão certas ou são distorcidas. Enquanto o outro s se mantem na sua dureza, frio, grosso, impaciente e sem empatia enquanto você se acaba na dor e no choro.
Que pauta interessantíssima! Foi conduzida com excelência! Parabéns!!!
Obs.: Gostei tanto da postura de todos nessa conversa, cada um acrescentou algo relevante e tbm souberam ouvir.... parabéns a todos vcs e a produção pela pauta!!!
#aloucanaosoueu
Em empresas isso acontece com frequência mesmo. Passei por isso em mais de um ambiente de trabalho.
Falar da piora do meu transtorno de borderline com envolvimento com narcicista.
Excelente vídeo! Muito esclarecedor sempre. Vivi isso 7 anos.
A meia luz , perfeita essa expressão pra definir o abuso , pois o obscurecimento , a confusão do entendimento, o roubo da clareza, da identidade…
Bem interessante esse tema.
Sofro isso mas em bando ..vizinhos emprego virou uma coisa grande em minha cidade
Pessoal, por favor, relatem aqui o tipo de prato que seus conhecidos narcisistas comem a mesa. Pois nos ajudará muito a saber se há uma relação entre narcisismo e hábito alimentar não-saudável.
Obrigado, desde já, pela sua atenção!
Comia nada saudável, desregrado, comia muita besteira, fumava.
Meu ex narcisista do gostava de comida industrializada. Mas nunca associei ao transtorno de personalidade narcisista pois nos tempos modernos as pessoas estão cada vez com hábitos menos saudáveis.
Verdade.
Eu passo isso no casamento,diz q eu falei o q eu não disse ,q eu estou esquecida,e ainda qdo não atendido nos seus desejos usa o silêncio,por dias,mas eu me fortaleço desfazendo na hora o seu jogo,e falo com calma ,sem ficar irritada desarmando o abusador,e uso técnicas das poucas palavras,estou levando
Me ajude esclarecer isso aqui na minha cidade sou de jacarei precisava de uma influense aqui pra me ajudar por favor a anos tô sendo chamada de louca e uma luta constante pelo que me fazem grata me ajuda
Uma curiosidade: o que leva uma pessoa a querer fazer isso com outra?
São narcisista perversos. São maldosos. Gostam de causar o caos por onde passam.
Excelente vídeo! Mas dizer que a maioria dos que praticam gaslight são homens seria necessário pesquisa. Isso é psicológico, não tem a ver com força física... 🤔
Nos vivemos em sociedade e temos uma estrutura social construída com o tempo, não é atoa que temos cursos como História, Sociologia, Psicologia, Filosofia, entr outros que pensam a estrutura social para além da física. A nossa sociedade tem uma estrutura forjada em escravidão, estupro, roubo de terras, etc... Se baseia em poder e abuso, e na nossa sociedade oa homens ocupam majoriamente esse lugar, por isso que dizemos que é uma sociedade patriarcal.
Enfim... A história é longa.
@@Jess-zz3mc eu não nego a estrutura social, pois conheço bem o universo das ciências humanas, até para reconhecer que os homens foram ao longo dos séculos socializados através da violência, tanto em sociedades tradicionais, quanto nas industriais. Também acho que não é possível comparar um senhor de engenho do século XIX com um homem adulto de um centro urbano do século XXI. Existe farta literatura científica internacional sobre violência contra o homem, no Brasil esses estudos ainda são incipientes.
ja passei por isso com uma mulher que se dizia minha amiga, e hoje vejo uma pessoa que eu gosto passando por isso com uma amiga. Depois que vc passa por isso fica tao claro mas na hora vc nao percebe essa manipulação.