Algo importante deve ser destacado sobre o gaslighting: muitas vezes é difícil para um observador exterior distinguir quem está fazendo o gaslighting. É necessário para esse observador ter o conhecimento de coisas que normalmente uma pessoa manipuladora ou problemática vai esconder, omitir ou mentir sobre, de modo que não é fácil de julgar uma situação abusiva aonde exista conflito de interpretações, aonde um acusa o outro de ser o problemático. Normalmente pessoas que praticam o gaslighting também tendem a ser manipuladoras e autocentradas e, por isso, mesmo que saibam o que é gaslighting não terão autocrítica o suficiente para se ver como praticantes, e poderão, inclusive, se ver como vítimas. É muito comum que pessoas que se valem do gaslighting como estratégia manipulatória (inconsciente) acreditem que elas que estão sendo falsamente acusadas. Por isso, cuidado ao analisar situações abusivas aonde exista um conflito de interpretações, principalmente quando um acusa um problema no outro e outro se defende dizendo que não é problemático, mas por sua vez aponta os problemas de quem o acusou. Nessas situações é muito comum que a vítima saia perdendo, sendo vista como sendo a abusiva e problemática na situação, simplesmente porque o praticante de gaslighting carrega uma certeza imensa na sua realidade e convence, com essa certeza, quem o cerca. Sem conhecimento biográfico detalhado das pessoas envolvidas é muito difícil distinguir quem está sendo vítima desse tipo de situação.
Outro ponto que merece atenção: muitas pessoas fazem uma espécie de gaslighting "bem intencionado", uma manipulação mais sutil. Comento isso no vídeo mas é preciso reforçar. Como é isso? Suponha que você e essa pessoa tenham dificuldades e desentendimentos porque essa pessoa agiu de uma forma desagradável (controladora, agressiva, por exemplo). Nessa situação, ao você apontar desagrado, pode ocorrer de a pessoa em questão dizer que você está entendendo tudo errado, que se preocupa com você, que é importante trabalhar sua ansiedade, suas dificuldades, que talvez você deva procurar um psicólogo, um psiquiatra, que seus problemas estão dificultando as coisas. De fato, estão dificultando as coisas, mas não são problemas. É comum que pessoas que praticam gaslighting critiquem a visão sóbria e realista do outro como se fossem uma distorção e insistam no assunto até convencer a pessoa de que ela é problemática. Ao mesmo tempo, essas pessoas, convictas de que não são o problema, tentarão convencer de que o problema é a vítima, que ela deve procurar ajuda, que estão tentando ajudá-la mas está difícil - se apresentarão como altruístas e preocupadas. É importante ficar atento a esse tipo de situação, pois é o modo mais comum de gaslighting, e ao mesmo tempo mais complicado de se perceber.
@@AlanMocellim Geralmente, eu fico calada, porque eu sou muito fraca diante dessas pessoas, por conta do poder de persuasão e imagem social que elas têm. Eu desisti há muitos anos de me defender. Eu só consigo ter uma conexão normal com quem eu conheci sem ter relação aos meus abusadores, porque eles envenenaram todas as outras pessoas sobre mim.
@@AlanMocellim Alan sou nova inscrita no seu canal e estou amando. Vc explica de uma maneira única com muita seriedade e passa a impressão de realmente se preocupar com as vítimas e sabe como elas se sentem.. A dr Ana Beatriz me irrita muito pois fala de maneira muito " divertida" inclusive da muita risada enqto fala,da pra ver que ela apenas sabe o que estudou enqto vc parece que viveu tudo que ensina. Eu precisei fazer essa comparação pq realmente não vejo nenhum sentimento nas falas dela . Eu fui vítima de um narcisista,meu marido com quem vivi durante 32 anos ,eu saí desse relacionamento sem nem saber quem eu era,ele era o tipo tão sutil que só eu sabia o mal que ele me fazia me invalidando ao ponto de eu achar que ele era a vítima .Hoje faço tratamento psiquiátrico e no momento faço hipnoterapia mas não acredito que eu vá superar tantos traumas.Sobre o vídeo *pq minha família me odeia* tbm passei por tudo que vc disse e foi através de vc que me afastei deles. Tudo que eu conquistava eles odiavam e eu nem sabia o pq !! Eles sempre dão chances pra quem faz algum mal a eles,mas qdo era eu quem errava não tinha perdão. Estou bem sem eles. Obrigada querido parabéns pelo canal vc é excepcional Sucesso ❤
É um tipo de violência e que por sinal é uma das piores violência. Já passei por isso e é algo horrível até que a vítima tome consciência do que seja ,a mesma sofre muito.
Exemplo: A pessoa assalta um banco,as cameras filmam tudo,a polícia prende o indíviduo,e o individuo diz que é inocente mesmo com provas.E se o juiz for entrar nessa,ficara discutindo ate 2050 e no fim o juiz vai se irritar pelo cinismo do acusado,e o acusado chamara o juiz de desequilibrado e louco.NÃO DISCUTAM COM PESSOAS QUE PRATICAM O GASLIGHTING,não dê o seu poder a ninguém,quem dirá a abusadores.
@Zero Khan sim lhe entendo.Porem o abusador somente verbalizar inocencia,n dispara gatilhos da dissonancia cognitiva(o que sucede ao gaslighting e stocolmo) na vitima. Ou...."Uma mentira contada mil vezes se tornará uma verdade". Adolph Hitler.
Video muito esclarecedor, ouvindo você e passa um filme de terror na mente. Ouvir várias vezes que precisa fazer um teste psiquiátrico pra saber se tinha problemas mentais. Cheguei a ligar pra um amigo de infância e perguntar se ele achava que eu estava com algum problema mental. E quando ele me disse que não conhecia pessoa mais lúcida que eu e que eu estava sendo manipulada foi horrível viver esse sentimento. Mas enfim é passar uma borracha em tudo e fazer muita terapia pra tentar amenizar os danos que ficaram e ficar de olhos bem abertos pra não cair num relacionamento desse de novo, na verdade eu permitir isso.🤷
Quem passou por isso sabe a real verdade de todo o conteúdo deste vídeo. É exatamente assim, hoje estou liberta, mas vivi momentos de desespero. Parabéns pelo vídeo!!
Alan, a meu ver, pessoas saudáveis, que não têm transtornos, devem aprender a usar o gaslighting contra pessoas tóxicas ou com transtornos, para não dar suprimento, e se afastar logo.
Uma coisa que me faz pensar nesse vídeo, além do Gaslight de um relacionamento íntimo, é o Gaslight das outras relações sociais. Por exemplo; alguém faz uma fofoca sobre você(fofocas mentirosas) seja um colega que de sala ou de trabalho. Daí você fica sabendo por um terceiro e vai diretamente na pessoa para esclarecer as coisas. O que eu observo é que ou a pessoa confrontada diz o clássico "não fiz isso" ou fica em silêncio e olha pra você como se você fosse o maluco e está "escutando" coisas. O natural, quando se é confrontado com uma fofoca, se você não é o fofoqueiro, é esclarecer que não falou isso e ir de fato na pessoa mediadora da fofoca. Enfim, não sei se deu pra entender, mas acho que a fofoca é um tipo de Gaslight.
Tema importantíssimo quando se trata de relacionamentos com pessoas narcisistas. Sua descrição foi perfeita, eu mesma tive um relacionamento assim, é altamente destrutivo. Estou fazendo terapia a ca. de um ano, me sinto melhor agora, mas ainda falta muito pra alcançar meu estado mental de antes de me relacionar com meu ex. O melhor a fazer é tentar se afastar o mais rápido possível. Buscar ajuda especializada é muito importante (Psicólogos, de prefência, que estudaram para isso). As coisas não mudam por milagres e sim por atitudes. Obrigada Alan pelo seu belo trabalho!
O meu marido NARCISISTA e abusador, me incentivava a beber com ele, e depois da bebida, "surtava" e me falava que ele surtou por minha culpa, porque eu disse isso e aquilo pra ele. Um dia, gravei uma dessas rotinas e ele surtou, foi quando fui escutar a gravação e NÃO TINHA FALADO NADA DO QUE ELE DISSE. E começou a falar que eu estava ficando louca.
Passei por isso, relacionamento durou 14 meses e terminei sem sabendo quem eu era! Confusa e angustiante, com crises de pânico, taquicárdia, suores, ansiedade, insónia, stress, etc Me recordo que havia uma " salada de palavras" não se chegava a conclusão alguma e a criatura me referiu um dia que " me estava a estudar há um ano".Situação muito confusa, que me levava a não falar com ele, porque não sabia como iniciar uma conversa!!! Nada sabia sobre o Transtorno! Saiu de casa, porque lhe perguntei algo que por sinal não gostou!! Iniciei o meu processo de cura, primeiro sabendo pelos vídeos no youtube com quem estava a lidar e depois tentando entender como uma pessoa nos pode persuadir a que entremos na sua manipulação com um sorriso na cara! Grata Alan pelos seus Excelentes Conteúdos!! Bem Haja por existir, me ajuda bastante!!
Perfeita definição: salada de palavras! Isso destrói a confiança que temos e nos "despersonaliza" demais, saímos dessa relação sem saber quem somos e rumo a um longo caminho de reconstrução!
Eu vivi isso ele fazia coisas entrava em aplicativos falava com outras mulheres e quando eu descobria as provas estavam na frente dele, mesmo assim ele negava e invertia a situação e dizia que eu é que estava fazendo aquela situação e me chamava de mentirosa louca e dizia que não queria conversar sobre o assunto, até eu abrir a porta do carro e me jogar no desespero por eu me sentir tão mal que eu não queria mais viver. Ninguém acreditava em mim ele era calmo, falava manso financeiramente ganhava bem trabalhador e na frente das pessoas me tratava bem se fazia de bom esposo preocupado comigo e falava que tinha pena do meu momento triste que eu estava vivendo.
Eu já passei por isso com uma pessoa bem próxima de mim. A última foi me chamar de descontrolada por motivos que de descontrole não tinha nada chegando ao ponto de mandar pra mim endereço de clínica psiquiátrica, nome de psicólogo e etc . Eu só estou firme porque eu fiz terapia por um ano justamente por causa dessa pessoa e eu sei muito bem quem eu sou . Eu sou consciente sobre mim mesma 🙌 Agora estou evitando contato !
Muito obrigada pela explanação. Tive uma amiga assim.. no periodo que nao sabia sobre gashlight sentia-me angustiada, confusa pois confiava bastante nos pareceres dessa pessoa, mas me encucava quando ela dizia o contrario ou distorcia literalmente minha historia ou palavras de maneira que gerava discussão.. e eu me perguntava se essa pessoa realmente me entendia... enfim, hoje ja sei, ja me afastei e fiquei muito satisfeita com o video pq o Sr. descreveu toda a situação e agora não tenho mais dúvidas. Bom Domingo Dr. Alan. 🤗
Vivi isso, é muito desorientador , e quando acaba, nós sentimos loucos e o pior com medo e um buraco na alma e com saudades da abusadora !!! Tenho 2 filhos com ela...
eu estava preso nisso na teia da aranha e quando percebi o que ela pretendia fazer sai de perto o mais rápido possível sai a tempo antes de enlouquecer com as falsas acusações
Normalmente gaslighting é comportamento aprendido na infância por observação. Basicamente a criança observa os adultos próximos fazendo e reproduz o mesmo padrão.
Vc relatou tudo que vivi bem de perto. Mas quando passa-se a ter informações sobre essas dinâmicas doentias e então, a vítima acorda, o relacionamento vai por água abaixo, porque os conflitos tornam-se constantes e resultando num grande desgaste. A relação nunca mais é a mesma e, inevitavelmente, caminha para o fim.
A forma tóxica do abusador se relacionar como a passividade agressiva, o gas lighting, a inveja e etc, independe de possuir outras fontes de suprimento. Existir outras fontes é apenas um plus.
Alan, há um estudo americano sobre transtorno de personalidade narcisita e alzheimer, vc poderia um dia falar sobre isso? Tanto a vítima qto o próprio abusador podem desenvolver, o estudo foca no alzheimer no abusador.
Acabei de encontrar um vídeo de Kurt Mendonça que fala sobre isso, é uma RM da minha vida.😰 " Danos neurais do abuso narcisista infantil ". Seria ótimo se Alan falasse também, se for possível.
Alan, muito bom e informativo o vídeo! Uma pergunta: existe a possibilidade da pessoa que pratica gaslighting sem perceber de mudar esse comportamento? Se sim, quais seriam os passos para isso?
Tem um vídeo da karol é o Bil do BBB21, onde ela tenta convencê-lo de que ele foi um canalha com ela, a seduzio, se aproveitou e depois descartou. Ele ficou muito confuso, e atordoado. Ela falou que ele foi um escroto com ela rsr Mas todo mundo viu que ela agarrou ele, ficou atrás e ele não fez nada.. Parece que ela estava muito convecida das acusações que fez a ele, acreditando na sua própria realidade maluca.
Alan, discordar de tudo que uma pessoa fala pode ser uma forma de gaslight? Não me refiro à pessoas que realmente pensam diferente, como um religioso e ateu, por exemplo. Mas daquelas pessoas que não gostam do filme que você gosta, da sua música, da pizza que você pediu, dos lugares que você quer ir, etc etc etc. Obrigada
Oi Alan. Eu cresci num ambiente assim, essa forma de me relacionar era a regra e não a exceção. Saí da casa dos meus pais com 17 anos e me recordo de fazer isso nas primeiras relações fora do contexto familiar (durante mtos anos, uns 20 talvez).... Minha família é um inferno, tenho uma única irmã, 1e1/2 ano mais nova do q eu e não nos falamos há quase 10 anos. Não tenho relação afetiva com nenhum deles. Acredito q minha mãe disseminou toda a loucura, jogando um contra o outro conforme lhe era conveniente, mas o resultado disso hj, pra mim, foi o meu completo afastamento. Me pergunto como eu consigo notar isso hj? Como consegui sair? Será q tenho um transtorno mesmo ou não? Acho este assunto muito delicado pq ao ouvir vc falar, pode ocorrer distorções tanto da vítima como do abusador. A vítima pode mesmo ter problemas e acusar o outro da manipulação ou o acusador pode mesmo ser abusivo e ver na vítima coisas q ela não tem. Mto delicado... E para a "sentença", dependemos da dedicação e bom senso de um profissional da saúde mental, ou seja, um bom psicólogo, que por outro lado, demanda grande investimento financeiro.
Ótimas questões. É difícil sim avaliar o que está acontecendo em um contexto desse tipo. Pode ser que os dois tenham problemas, pode ser que só um tenha e o outro esteja o manipulando. A verdade e mentira nesses casos precisam de uma visão externa, de pessoa treinada. Algo que sempre aconteceu: quem faz gaslighting, se é enfrentado, se é questionado, começa a se ver como vítima. Presenciei inúmeras situações desse tipo, aonde a pessoa agia assim e por suas distorções era incapaz de perceber isso e realmente sentia toda crítica fundada em fatos como se fossem irreais e ela que fosse a vítima.
Meu próximo vídeo será sobre projeção e inversão da culpa. Irei o gravar durante a semana e lançar no próximo domingo. Em síntese, a projeção é projetar o que se sente ou faz no outro, enquanto o gaslighting é induzir o outro a acreditar em uma visão distorcida da relação e de sua personalidade que pode ou não ser projetada, e muitas vezes não precisa ser, sendo apenas uma forma de depreciação generalizada baseada em uma visão distorcida do outro e da relação.
Algo importante deve ser destacado sobre o gaslighting: muitas vezes é difícil para um observador exterior distinguir quem está fazendo o gaslighting. É necessário para esse observador ter o conhecimento de coisas que normalmente uma pessoa manipuladora ou problemática vai esconder, omitir ou mentir sobre, de modo que não é fácil de julgar uma situação abusiva aonde exista conflito de interpretações, aonde um acusa o outro de ser o problemático. Normalmente pessoas que praticam o gaslighting também tendem a ser manipuladoras e autocentradas e, por isso, mesmo que saibam o que é gaslighting não terão autocrítica o suficiente para se ver como praticantes, e poderão, inclusive, se ver como vítimas. É muito comum que pessoas que se valem do gaslighting como estratégia manipulatória (inconsciente) acreditem que elas que estão sendo falsamente acusadas. Por isso, cuidado ao analisar situações abusivas aonde exista um conflito de interpretações, principalmente quando um acusa um problema no outro e outro se defende dizendo que não é problemático, mas por sua vez aponta os problemas de quem o acusou. Nessas situações é muito comum que a vítima saia perdendo, sendo vista como sendo a abusiva e problemática na situação, simplesmente porque o praticante de gaslighting carrega uma certeza imensa na sua realidade e convence, com essa certeza, quem o cerca. Sem conhecimento biográfico detalhado das pessoas envolvidas é muito difícil distinguir quem está sendo vítima desse tipo de situação.
Outro ponto que merece atenção: muitas pessoas fazem uma espécie de gaslighting "bem intencionado", uma manipulação mais sutil. Comento isso no vídeo mas é preciso reforçar. Como é isso? Suponha que você e essa pessoa tenham dificuldades e desentendimentos porque essa pessoa agiu de uma forma desagradável (controladora, agressiva, por exemplo). Nessa situação, ao você apontar desagrado, pode ocorrer de a pessoa em questão dizer que você está entendendo tudo errado, que se preocupa com você, que é importante trabalhar sua ansiedade, suas dificuldades, que talvez você deva procurar um psicólogo, um psiquiatra, que seus problemas estão dificultando as coisas. De fato, estão dificultando as coisas, mas não são problemas. É comum que pessoas que praticam gaslighting critiquem a visão sóbria e realista do outro como se fossem uma distorção e insistam no assunto até convencer a pessoa de que ela é problemática. Ao mesmo tempo, essas pessoas, convictas de que não são o problema, tentarão convencer de que o problema é a vítima, que ela deve procurar ajuda, que estão tentando ajudá-la mas está difícil - se apresentarão como altruístas e preocupadas. É importante ficar atento a esse tipo de situação, pois é o modo mais comum de gaslighting, e ao mesmo tempo mais complicado de se perceber.
@@AlanMocellim Geralmente, eu fico calada, porque eu sou muito fraca diante dessas pessoas, por conta do poder de persuasão e imagem social que elas têm. Eu desisti há muitos anos de me defender. Eu só consigo ter uma conexão normal com quem eu conheci sem ter relação aos meus abusadores, porque eles envenenaram todas as outras pessoas sobre mim.
@@AlanMocellim Alan sou nova inscrita no seu canal e estou amando. Vc explica de uma maneira única com muita seriedade e passa a impressão de realmente se preocupar com as vítimas e sabe como elas se sentem.. A dr Ana Beatriz me irrita muito pois fala de maneira muito " divertida" inclusive da muita risada enqto fala,da pra ver que ela apenas sabe o que estudou enqto vc parece que viveu tudo que ensina. Eu precisei fazer essa comparação pq realmente não vejo nenhum sentimento nas falas dela . Eu fui vítima de um narcisista,meu marido com quem vivi durante 32 anos ,eu saí desse relacionamento sem nem saber quem eu era,ele era o tipo tão sutil que só eu sabia o mal que ele me fazia me invalidando ao ponto de eu achar que ele era a vítima .Hoje faço tratamento psiquiátrico e no momento faço hipnoterapia mas não acredito que eu vá superar tantos traumas.Sobre o vídeo *pq minha família me odeia* tbm passei por tudo que vc disse e foi através de vc que me afastei deles. Tudo que eu conquistava eles odiavam e eu nem sabia o pq !! Eles sempre dão chances pra quem faz algum mal a eles,mas qdo era eu quem errava não tinha perdão. Estou bem sem eles. Obrigada querido parabéns pelo canal vc é excepcional
Sucesso ❤
É um tipo de violência e que por sinal é uma das piores violência. Já passei por isso e é algo horrível até que a vítima tome consciência do que seja ,a mesma sofre muito.
Exemplo:
A pessoa assalta um banco,as cameras filmam tudo,a polícia prende o indíviduo,e o individuo diz que é inocente mesmo com provas.E se o juiz for entrar nessa,ficara discutindo ate 2050 e no fim o juiz vai se irritar pelo cinismo do acusado,e o acusado chamara o juiz de desequilibrado e louco.NÃO DISCUTAM COM PESSOAS QUE PRATICAM O GASLIGHTING,não dê o seu poder a ninguém,quem dirá a abusadores.
@Zero Khan este comportamento se chama sindrome de stocolmo.
@Zero Khan sim lhe entendo.Porem o abusador somente verbalizar inocencia,n dispara gatilhos da dissonancia cognitiva(o que sucede ao gaslighting e stocolmo) na vitima.
Ou...."Uma mentira contada mil vezes se tornará uma verdade". Adolph Hitler.
Kkkkkkkkke e assim mesmo rindo até 2050 p não chorar...kkkkkkkkk
Video muito esclarecedor, ouvindo você e passa um filme de terror na mente. Ouvir várias vezes que precisa fazer um teste psiquiátrico pra saber se tinha problemas mentais. Cheguei a ligar pra um amigo de infância e perguntar se ele achava que eu estava com algum problema mental. E quando ele me disse que não conhecia pessoa mais lúcida que eu e que eu estava sendo manipulada foi horrível viver esse sentimento. Mas enfim é passar uma borracha em tudo e fazer muita terapia pra tentar amenizar os danos que ficaram e ficar de olhos bem abertos pra não cair num relacionamento desse de novo, na verdade eu permitir isso.🤷
Quem passou por isso sabe a real verdade de todo o conteúdo deste vídeo. É exatamente assim, hoje estou liberta, mas vivi momentos de desespero. Parabéns pelo vídeo!!
Alan, a meu ver, pessoas saudáveis, que não têm transtornos, devem aprender a usar o gaslighting contra pessoas tóxicas ou com transtornos, para não dar suprimento, e se afastar logo.
Uma coisa que me faz pensar nesse vídeo, além do Gaslight de um relacionamento íntimo, é o Gaslight das outras relações sociais. Por exemplo; alguém faz uma fofoca sobre você(fofocas mentirosas) seja um colega que de sala ou de trabalho. Daí você fica sabendo por um terceiro e vai diretamente na pessoa para esclarecer as coisas. O que eu observo é que ou a pessoa confrontada diz o clássico "não fiz isso" ou fica em silêncio e olha pra você como se você fosse o maluco e está "escutando" coisas. O natural, quando se é confrontado com uma fofoca, se você não é o fofoqueiro, é esclarecer que não falou isso e ir de fato na pessoa mediadora da fofoca. Enfim, não sei se deu pra entender, mas acho que a fofoca é um tipo de Gaslight.
Tema importantíssimo quando se trata de relacionamentos com pessoas narcisistas. Sua descrição foi perfeita, eu mesma tive um relacionamento assim, é altamente destrutivo. Estou fazendo terapia a ca. de um ano, me sinto melhor agora, mas ainda falta muito pra alcançar meu estado mental de antes de me relacionar com meu ex. O melhor a fazer é tentar se afastar o mais rápido possível. Buscar ajuda especializada é muito importante (Psicólogos, de prefência, que estudaram para isso). As coisas não mudam por milagres e sim por atitudes. Obrigada Alan pelo seu belo trabalho!
O meu marido NARCISISTA e abusador, me incentivava a beber com ele, e depois da bebida, "surtava" e me falava que ele surtou por minha culpa, porque eu disse isso e aquilo pra ele. Um dia, gravei uma dessas rotinas e ele surtou, foi quando fui escutar a gravação e NÃO TINHA FALADO NADA DO QUE ELE DISSE. E começou a falar que eu estava ficando louca.
É um (sem definição) entrar na minha casa, sumir com meus óculos e achar que eu pensaria que tinha perdido. Isso está sendo gaslighting no momento.
Passei por isso, relacionamento durou 14 meses e terminei sem sabendo quem eu era! Confusa e angustiante, com crises de pânico, taquicárdia, suores, ansiedade, insónia, stress, etc Me recordo que havia uma " salada de palavras" não se chegava a conclusão alguma e a criatura me referiu um dia que " me estava a estudar há um ano".Situação muito confusa, que me levava a não falar com ele, porque não sabia como iniciar uma conversa!!! Nada sabia sobre o Transtorno! Saiu de casa, porque lhe perguntei algo que por sinal não gostou!! Iniciei o meu processo de cura, primeiro sabendo pelos vídeos no youtube com quem estava a lidar e depois tentando entender como uma pessoa nos pode persuadir a que entremos na sua manipulação com um sorriso na cara! Grata Alan pelos seus Excelentes Conteúdos!! Bem Haja por existir, me ajuda bastante!!
Perfeita definição: salada de palavras! Isso destrói a confiança que temos e nos "despersonaliza" demais, saímos dessa relação sem saber quem somos e rumo a um longo caminho de reconstrução!
Gostei da salada de palavras
Eu vivi isso ele fazia coisas entrava em aplicativos falava com outras mulheres e quando eu descobria as provas estavam na frente dele, mesmo assim ele negava e invertia a situação e dizia que eu é que estava fazendo aquela situação e me chamava de mentirosa louca e dizia que não queria conversar sobre o assunto, até eu abrir a porta do carro e me jogar no desespero por eu me sentir tão mal que eu não queria mais viver. Ninguém acreditava em mim ele era calmo, falava manso financeiramente ganhava bem trabalhador e na frente das pessoas me tratava bem se fazia de bom esposo preocupado comigo e falava que tinha pena do meu momento triste que eu estava vivendo.
Obrigada Alan, vídeo cirúrgico. Abraços fraternos pra todos os sobreviventes . 🙌🏻🤗
Eu já passei por isso com uma pessoa bem próxima de mim. A última foi me chamar de descontrolada por motivos que de descontrole não tinha nada chegando ao ponto de mandar pra mim endereço de clínica psiquiátrica, nome de psicólogo e etc . Eu só estou firme porque eu fiz terapia por um ano justamente por causa dessa pessoa e eu sei muito bem quem eu sou . Eu sou consciente sobre mim mesma 🙌 Agora estou evitando contato !
Você se expressa muito bem! Obrigado
Muito obrigada pela explanação. Tive uma amiga assim.. no periodo que nao sabia sobre gashlight sentia-me angustiada, confusa pois confiava bastante nos pareceres dessa pessoa, mas me encucava quando ela dizia o contrario ou distorcia literalmente minha historia ou palavras de maneira que gerava discussão.. e eu me perguntava se essa pessoa realmente me entendia... enfim, hoje ja sei, ja me afastei e fiquei muito satisfeita com o video pq o Sr. descreveu toda a situação e agora não tenho mais dúvidas. Bom Domingo Dr. Alan. 🤗
Excelente, ao mesmo tempo que me deixou chocada por perceber isso em umas poucas pessoas próximas.
Verdade, muitos psiquiatras realmente n tem treino p lidar c vítimas de pessoas abusivas. Obrigada por difundir conhecimento sobre o assunto 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Excelente! Esse conteúdo tem que chegar em cada vez mais pessoas!
Obrigada Alan!
Esse seu vídeo veio tão na hora certa, pois às vezes me pego pensando que não foi tão ruim assim.
Em nenhuma hipótese vale a pena voltar a viver algo que te enlouquece a ponto de duvidar de si mesma.
Vivi isso, é muito desorientador , e quando acaba, nós sentimos loucos e o pior com medo e um buraco na alma e com saudades da abusadora !!!
Tenho 2 filhos com ela...
eu estava preso nisso na teia da aranha e quando percebi o que ela pretendia fazer sai de perto o mais rápido possível sai a tempo antes de enlouquecer com as falsas acusações
Parabéns pelo vídeo, conteúdo completo, melhor explicação 👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente descrição sobre o que é Gaslight. Estou vivendo isso de novo.
Esse vídeo expõe o conteúdo de forma completa e profunda! Muito obrigada, me ajudou muito.
É assustador ... como um ser humano tem esse tipo de comportamento...é causado por mimo ou egressão na infância??
Normalmente gaslighting é comportamento aprendido na infância por observação. Basicamente a criança observa os adultos próximos fazendo e reproduz o mesmo padrão.
Vc relatou tudo que vivi bem de perto.
Mas quando passa-se a ter informações sobre essas dinâmicas doentias e então, a vítima acorda, o relacionamento vai por água abaixo, porque os conflitos tornam-se constantes e resultando num grande desgaste.
A relação nunca mais é a mesma e, inevitavelmente, caminha para o fim.
Lógico! É uma relação q só a vítima tava vivendo. O abusador tem várias outras fontes de suprimentos, além de vc.
A forma tóxica do abusador se relacionar como a passividade agressiva, o gas lighting, a inveja e etc, independe de possuir outras fontes de suprimento. Existir outras fontes é apenas um plus.
Alan, obrigada!
Está acontecendo comigo. Preciso estudar...
Isso dói em minha alma até hj
Excelente Alan! Parabéns pelo seus vídeos!🤗 Podemos até dizer que o Gaslighting é um bullying ou tipo de bullying.
Poderia ser um tipo de bullying ou assédio no qual busca-se induzir uma falsa interpretação, uma falsa realidade, ao outro.
Alan, há um estudo americano sobre transtorno de personalidade narcisita e alzheimer, vc poderia um dia falar sobre isso? Tanto a vítima qto o próprio abusador podem desenvolver, o estudo foca no alzheimer no abusador.
Acabei de encontrar um vídeo de Kurt Mendonça que fala sobre isso, é uma RM da minha vida.😰
" Danos neurais do abuso narcisista infantil ".
Seria ótimo se Alan falasse também, se for possível.
Tomara que ele fale a respeito, seria bastante interessante.
Nossa, não sabia sobre isto, que interessante!
Muito obrigado amigo.
Alan, muito bom e informativo o vídeo! Uma pergunta: existe a possibilidade da pessoa que pratica gaslighting sem perceber de mudar esse comportamento? Se sim, quais seriam os passos para isso?
Tem um vídeo da karol é o Bil do BBB21, onde ela tenta convencê-lo de que ele foi um canalha com ela, a seduzio, se aproveitou e depois descartou. Ele ficou muito confuso, e atordoado. Ela falou que ele foi um escroto com ela rsr
Mas todo mundo viu que ela agarrou ele, ficou atrás e ele não fez nada.. Parece que ela estava muito convecida das acusações que fez a ele, acreditando na sua própria realidade maluca.
Adora seus videos. Conteúdo Rico!👑🙏❤
Alan, discordar de tudo que uma pessoa fala pode ser uma forma de gaslight? Não me refiro à pessoas que realmente pensam diferente, como um religioso e ateu, por exemplo. Mas daquelas pessoas que não gostam do filme que você gosta, da sua música, da pizza que você pediu, dos lugares que você quer ir, etc etc etc.
Obrigada
Oi Alan. Eu cresci num ambiente assim, essa forma de me relacionar era a regra e não a exceção. Saí da casa dos meus pais com 17 anos e me recordo de fazer isso nas primeiras relações fora do contexto familiar (durante mtos anos, uns 20 talvez).... Minha família é um inferno, tenho uma única irmã, 1e1/2 ano mais nova do q eu e não nos falamos há quase 10 anos. Não tenho relação afetiva com nenhum deles. Acredito q minha mãe disseminou toda a loucura, jogando um contra o outro conforme lhe era conveniente, mas o resultado disso hj, pra mim, foi o meu completo afastamento. Me pergunto como eu consigo notar isso hj? Como consegui sair? Será q tenho um transtorno mesmo ou não? Acho este assunto muito delicado pq ao ouvir vc falar, pode ocorrer distorções tanto da vítima como do abusador. A vítima pode mesmo ter problemas e acusar o outro da manipulação ou o acusador pode mesmo ser abusivo e ver na vítima coisas q ela não tem. Mto delicado... E para a "sentença", dependemos da dedicação e bom senso de um profissional da saúde mental, ou seja, um bom psicólogo, que por outro lado, demanda grande investimento financeiro.
Ótimas questões. É difícil sim avaliar o que está acontecendo em um contexto desse tipo. Pode ser que os dois tenham problemas, pode ser que só um tenha e o outro esteja o manipulando. A verdade e mentira nesses casos precisam de uma visão externa, de pessoa treinada. Algo que sempre aconteceu: quem faz gaslighting, se é enfrentado, se é questionado, começa a se ver como vítima. Presenciei inúmeras situações desse tipo, aonde a pessoa agia assim e por suas distorções era incapaz de perceber isso e realmente sentia toda crítica fundada em fatos como se fossem irreais e ela que fosse a vítima.
Muito bom vídeo. Obrigada por postar
Sempre perfeito 👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigada!
Aí
Nossa vc é fera
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Qual a diferença entre o gaslight e a projeção?
Meu próximo vídeo será sobre projeção e inversão da culpa. Irei o gravar durante a semana e lançar no próximo domingo. Em síntese, a projeção é projetar o que se sente ou faz no outro, enquanto o gaslighting é induzir o outro a acreditar em uma visão distorcida da relação e de sua personalidade que pode ou não ser projetada, e muitas vezes não precisa ser, sendo apenas uma forma de depreciação generalizada baseada em uma visão distorcida do outro e da relação.
👏👏👏👏👏
seria uma espécie de auto alienação provocada pelo np
Ga's Light???
Gaslight eu tenho. Leiam! Batman é top!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻