Glória a Deus! Quando comecei a estudar Teologia, há quase 20 anos, quase não se tinha acesso a esse conteúdo. Hoje temos grátis à nossa disposição. Deus abençoe os que transmitem esse conteúdo.
Essas aulas têm, ao contrário do que fizeram a muitos, fortalecido minha fé, pois tenho crido mais firmemente que o Deus que inspirou os apóstolos não abandonou os livros por eles escritos, mas preservou-os até nós. Eu agradeço profundamente por esse trabalho que vocês estão fazendo a todo o povo de Deus.
O que me facina é ver o trabalhar de Deus em preservar a sua Palavra através da história. Em ver a mão de Deus em enviar um João Batista(Erasmo) para abrir caminhos para outros. De tal forma que Lutero, por exemplo, pode se servir do seu trabalho para fazer sua tradução.
Aula riquíssima! História editorial, de produção gráfica, tecnologia e de comunicação científica interligadas. Gosto demais destas áreas. Quem critica as cópias e não conhece a crítica textual e seus estudiosos precisaria desconfiar também de muita coisa tida como consenso até agora na ciência e história. Trabalho com editoração de revistas científicas e muita linguagem e processos são parecidos :)
Preciso dizer duas coisas: acho o assunto por si só fascinante, mas é especialmente pungente ver o brilho nos olhos do professor ao ministrar as aulas. Enfim, este é um conteúdo que tem corpo e alma vigorosos.
Fantástico! É ignorancia dos que diminuem nossa fé, quando dizem que ela se baseia no místico. É evidente que em tudo existe o olhar do Senhor, mas estes ignoram que todo o proxesso de canonização e conservação é um trabalho sério, extremamente técnico e feito por gente que intende do assunto.
Muito bom professor! É fácil e prazeroso aprender com você! Não se vê o tempo passar e a cada aprendizado dá mais vontade ainda de continuar aprendendo!!!
Olá, boa noite professor! Estou assistindo a sua terceira aula, é maravilhosa. Estou caminhando nessa ideia que para mim é muito nova, já sinto quê uma luz está nascendo no fim do túnel.
Excelente aula! Quero fazer duas observações interessantes sobre o que o professor disse a respeito da prática dos escribas cristãos no processo de cópia dos mais antigos manuscritos do Novo Testamento: A primeira é sobre o nomina sacra, que era o costume de abreviar e sobrelinhar nomes sagrados que apareciam frequentemente no texto sagrado. O curioso é que entre esses nomes, há também o nome "Mãe", mas diferentemente dos outros como "Deus", "Senhor", "Filho", "Espírito", "Pai" etc, que aparecem em manuscritos do século III e anteriores, o nome "Mãe" só aparece no século IV. A outra é com relação ao staurograma, que era a ligadura entre as letras gregas tau (T) e rho (P) para abreviar a palavra stauros, que era a palavra grega para cruz e formar uma representação visual de uma cruz no texto. E isso em manuscritos dos séculos II e III. Essa observação parece ser uma objeção forte contra àqueles que fazem a defesa de que o Senhor Jesus Cristo foi morto em uma estaca. Temos aí dois bons argumentos manuscritológicos contra heresias e seitas?
Uma dica seria colocar imagens dos vários exemplos que o Marcelo citou. Tive que pausar o texto em vários momentos para pesquisar no Google os tipos de textos medievais que ele falou.
Verei todas as áulas por questão de estar informado, mas meu interesse é em Exegese Bíblica mesmo, mas interessante saber que as duas coisas são diferentes e uma não tem muito a ver com a outra, mas complementam-se entre si. :)
Seria interessante se você pudesse comentar sobre Mc. 16:9-20. Como podemos encarar esse texto, tendo em vista que manuscritos mais antigos não contém esse trecho? Recentemente, nossa igreja vinha pregando sobre todo o livro de Marcos e justamente na Páscoa a pregação foi Mc 16 e nosso pastor parou no verso 8, dizendo que o evangelho de Marcos acabava ali. Deveríamos então entender Mc 16:9-20 de que forma?
Boa tarde. Estou acompanhando o curso de Crítica Textual do Marcelo Berti e necessito de ajuda quanto a 1 variante textual (Ef. 3:18) e 1 possibilidade de tradução (Ap. 6:8). Na primeira, preciso saber a possível causa da diferença entre "a altura e a profundidade" e "a profundidade e a altura", no que diz respeito ao texto 'original'. Na segunda, se em θηρίων τῆς γῆς a tradução "ferinhas da terra" (ao invés de "feras da terra") é uma possibilidade, e mesmo se existe alguma variante conhecida nesse trecho específico do texto grego. Em toda literatura que consultei até agora não encontrei nada a respeito. Meu interesse é na área da hermenêutica e desde já fico muito agradecido pela atenção. JONALVO
Berti, com a devida vênia, em qual parte desse vídeo está a explicação do dito controle do texto do NT? Você citou controle para dizer que o trabalho foi bem feito, ou seja, "controle de qualidade". Mas cada mosteiro tem a sua qualidade? Cada chefe tem suas regras? Como explicar uma qualidade se alastrar por toda a região mediterrânea? Quem estaria controlando esse texto de forma a impor ao copista a variante da sua preferência? Eu não encontrei nada no seu vídeo que me ajudasse a entender como esse controle AMPLO do texto bizantino ocorreu. Se uma pessoa dita e 10 escrevem, o controle seria apenas local, não?
Oi Rafael. Não vamos falar sobre elas. A ideia da aula passada era apenas ilustrar o 'tamanho' do problema de modo numérico. Mas no livro do Roger Omalson (recomendado na primeira aula) vc encontrará comentários para cada um deles.
Que centros hoje têm papirologia e manuscritologia como campo de pesquisa para o mestrado e doutorado? Onde as teorias citadas são trabalhadas academicamente?
As aulas estã fantásticas, a igreja precisa muito deste tipo de conteúdo. Parabéns a todos os envolvidos. Obs: Não consegui acessar o material da aula 03, o link dispõe apenas os materiais das aulas 01 e 02.
Excelente aula! O curso tem sido bastante edificante e esclarecedor! O material do aluno da terceira aula ainda não se encontra no site/link indicado na descrição!
Ok! Obrigado mesmo! Finalmente estou começando a entender o valor e o significado daquela lista infinita de manuscritos e versões na introdução da UBS! É um trabalho incrível e de grande valor que vocês estão fazendo aqui! Deus o abençoe!
Você acha que os MSS alexandrinos que sobreviveram, que temos acesso hoje, representam bem a realidade do seu tempo (daquela época)? Tentarei ser mais claro: os MSS alexandrinos que sobreviveram estão LOTADOS de variantes textuais, de erros de diversas índoles. Isso é objetivo. Você acha que o suposto texto majoritário (daquela época) que os alexandrinos fariam parte também era LOTADO de variantes textuais? Tentando ser mais claro ainda: existe chance de os MSS alexandrinos que sobreviveram não demonstrarem, não refletirem o estado real de qualidade do texto de seu tempo? Ou a qualidade dos MSS e a localização (Egito) podem fazer com que os outros MSS alexandrinos tivessem um texto de qualidade superior (menos variantes)?
Professor, é possível que alguns desses quase 6000 manuscritos sejam os originais dos apóstolos? Por que os originais não existem mais se esse monte de papiros existem?
Excelente pergunta! Nenhum dos documentos originais não se encontra entre os mss sobreviventes. Entre os mais antigos sobreviventes, estão os papiros neotestamentários, dos quais o mais antigo deles está separado do original por pouco mais de cem anos.
2:02 - Introdução aos Manuscritos 33:12 - Classificação dos Manuscritos 41:40 - Datação dos Manuscritos 48:02 - Apresentação dos Manuscritos 1:19:10 - Introdução ao Aparato Crítico da UBS5
Excelente material, meus irmãos! Que Deus os abençoe sempre. Uma dúvida, o conteúdo da aula 3, pelo que vi, não está disponível. Pode ser que estou equivocado. Desde já agradeço!
@@MarceloBerti Muito obrigado mestre!!! Vcs estão de parabéns!!! nunca imaginei ter acesso a tão maravilhoso trabalho disponibilizado no UA-cam!!! Um curso desse de nível universitário?!?! Muitos pagariam altas quantias por ele. Mais uma vez: parabéns!!!!!
Olá! Eu cliquei no link, mas só estão disponíveis os materiais das aulas 1 e 2 e proposta do curso. Poderiam confirmar se realmente o material da aula 3 já está disponível no site do Instituto Schaeffer?
Pastor Marcelo, as aulas estão maravilhosas! Glória a Deus! Uma dúvida. Mateus 6.6: Tu, porém, quando Prates, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, QUE ESTÁ EM SECRETO; e teu pai, que vê em secreto, te recompensará. ARA Mas na NTLH diz: Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, QUE NÃO PODE SER VISTO. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. De todas as versões que eu consultei, em português ARC, ARA, NVI, NVT, NTLH, e em inglês NIV, NLT, ESV, NASB, NKJV e KJV, as únicas que trazem a leitura "seu pai QUE NÃO PODE SER VISTO" são a NTLH e a NIV(inglês). Todas as outras dizem "teu pai QUE ESTÁ EM SECRETO". Consultei o Vaticanos, TR e novo testamento UBS4 e parece-me que eles trazem a leitura "teu pai QUE ESTÁ EM SECRETO". Então, de onde a NTLH e a NIV(inglês) teriam tirado a leitura "seu Pai, QUE NÃO PODE SER VISTO"? Há algum manuscrito que respalde essa leitura?
Glória a Deus! Quando comecei a estudar Teologia, há quase 20 anos, quase não se tinha acesso a esse conteúdo. Hoje temos grátis à nossa disposição. Deus abençoe os que transmitem esse conteúdo.
O melhor é ver um professor que transmite o quanto ama o que está ensinando
Essas aulas têm, ao contrário do que fizeram a muitos, fortalecido minha fé, pois tenho crido mais firmemente que o Deus que inspirou os apóstolos não abandonou os livros por eles escritos, mas preservou-os até nós.
Eu agradeço profundamente por esse trabalho que vocês estão fazendo a todo o povo de Deus.
Amém! Eu também amo esses cursos aprofundados, edificam muito.
Muito encorajador ouvir esse testemunho de vocês. Que Deus abençoe vocês grandemente!
O que me facina é ver o trabalhar de Deus em preservar a sua Palavra através da história. Em ver a mão de Deus em enviar um João Batista(Erasmo) para abrir caminhos para outros. De tal forma que Lutero, por exemplo, pode se servir do seu trabalho para fazer sua tradução.
Ao contrário do que fizeram a muitos? como assim? não entendi
@@TheFred818 Há quem diga que Critica Textual é uma área que esmorece a fé
Aula riquíssima! História editorial, de produção gráfica, tecnologia e de comunicação científica interligadas. Gosto demais destas áreas. Quem critica as cópias e não conhece a crítica textual e seus estudiosos precisaria desconfiar também de muita coisa tida como consenso até agora na ciência e história. Trabalho com editoração de revistas científicas e muita linguagem e processos são parecidos :)
Preciso dizer duas coisas: acho o assunto por si só fascinante, mas é especialmente pungente ver o brilho nos olhos do professor ao ministrar as aulas. Enfim, este é um conteúdo que tem corpo e alma vigorosos.
Fantástico! É ignorancia dos que diminuem nossa fé, quando dizem que ela se baseia no místico. É evidente que em tudo existe o olhar do Senhor, mas estes ignoram que todo o proxesso de canonização e conservação é um trabalho sério, extremamente técnico e feito por gente que intende do assunto.
Aula sensacional!! Muito obrigado ao Instituto Schaefer por disponibilizar este tesouro! Deus os abençoe
Estou apaixonada por Crítica Textual. Muito obrigada!!!
Sério, que conteúdo incrível, muito interessante, informativo e edificante! 👏🙏👏
Muito bom professor! É fácil e prazeroso aprender com você! Não se vê o tempo passar e a cada aprendizado dá mais vontade ainda de continuar aprendendo!!!
Deus seja louvado eternamente por meio do Senhor e Salvador Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém!!!
Olá, boa noite professor! Estou assistindo a sua terceira aula, é maravilhosa. Estou caminhando nessa ideia que para mim é muito nova, já sinto quê uma luz está nascendo no fim do túnel.
Excelente aula, bastante esclarecedor!
Excelente aula Professor Marcelo Berti. Deus continue Abençoando.
As aulas estão ótimas!!
Excelente aula! Quero fazer duas observações interessantes sobre o que o professor disse a respeito da prática dos escribas cristãos no processo de cópia dos mais antigos manuscritos do Novo Testamento:
A primeira é sobre o nomina sacra, que era o costume de abreviar e sobrelinhar nomes sagrados que apareciam frequentemente no texto sagrado. O curioso é que entre esses nomes, há também o nome "Mãe", mas diferentemente dos outros como "Deus", "Senhor", "Filho", "Espírito", "Pai" etc, que aparecem em manuscritos do século III e anteriores, o nome "Mãe" só aparece no século IV.
A outra é com relação ao staurograma, que era a ligadura entre as letras gregas tau (T) e rho (P) para abreviar a palavra stauros, que era a palavra grega para cruz e formar uma representação visual de uma cruz no texto. E isso em manuscritos dos séculos II e III. Essa observação parece ser uma objeção forte contra àqueles que fazem a defesa de que o Senhor Jesus Cristo foi morto em uma estaca.
Temos aí dois bons argumentos manuscritológicos contra heresias e seitas?
É maravilhoso, poder visualizar o panorama de expansão do evangelho pela história. Deus abençoe mais.
Glória a Deus! Que o Senhor continue abençoando o trabalho de vocês.
Muito boa que Deus o abençoe você e todos envolvidos nesse curso edificante.
Que aula maravilhosa
Muito bom, a cada aula um aprendizado novo...😊😊❤
Excelente professor e e excelente conteúdo. Crítica textual é fundamental para quem tem dificuldade em crer que a bíblia não foi adulterada.
aula top, professor que beleza ouvir o senhor ensinar!!
Que curso sensacional, espetacular todo o conteúdo e falo isso sendo ateu, achei espetacular cada minuto desse curso.
Excelente conteúdo, continue sempre produzindo material de qualidade. ☀️✝️
Uma dica seria colocar imagens dos vários exemplos que o Marcelo citou. Tive que pausar o texto em vários momentos para pesquisar no Google os tipos de textos medievais que ele falou.
Obrigada por sua contribuição nos estudos📚📖🙏🏻🙌🏻
Incrível professor! Obrigado!
Muito maravilhoso esse estudo!
Esse homem conhece o assunto.
Glória a Deus. 🙏🤔
Conteúdo riquíssimo!
Obrigado mais uma vez.
Excelente! Deus seja louvado!
Obrigado por avisar sobre a aula🙏🏾🙏🏾
Aula maravilhosa!!!
aula abençoada, obg.. prof...
Aula sensacional!!
Esse estudos são tão fascinantes
52:52 O nome de Jesus e também de Maria geralmente eram escritos com _nomina sacra_
Muito bom! benção dms.
As suas aulas são maravilhosas, obrigado!
Verei todas as áulas por questão de estar informado, mas meu interesse é em Exegese Bíblica mesmo, mas interessante saber que as duas coisas são diferentes e uma não tem muito a ver com a outra, mas complementam-se entre si. :)
Excelente aula 😃
A Deus toda glória!
Muito bom
Aula de História e Arqueologia Pura! Mais um conteúdo revelante e de graça do @doisdedosdeteologia
Gostaria de organizar um debate do senhor e Fábio Sabino
Está faltando disponibilizar o material da terceira aula lá no site para baixar, tanto a transcrição quanto o esboço
Infelizmente estamos atrasados mesmo... em breve vamos disponibilizar no site do Instituto Schaeffer.
BOA TARDE, MUITO OBRIGADO, BOA SEMANA, VALEU.
Seria interessante se você pudesse comentar sobre Mc. 16:9-20. Como podemos encarar esse texto, tendo em vista que manuscritos mais antigos não contém esse trecho? Recentemente, nossa igreja vinha pregando sobre todo o livro de Marcos e justamente na Páscoa a pregação foi Mc 16 e nosso pastor parou no verso 8, dizendo que o evangelho de Marcos acabava ali. Deveríamos então entender Mc 16:9-20 de que forma?
Boa tarde.
Estou acompanhando o curso de Crítica Textual do Marcelo Berti e necessito de ajuda quanto a 1 variante textual (Ef. 3:18) e 1 possibilidade de tradução (Ap. 6:8).
Na primeira, preciso saber a possível causa da diferença entre "a altura e a profundidade" e "a profundidade e a altura", no que diz respeito ao texto 'original'.
Na segunda, se em θηρίων τῆς γῆς a tradução "ferinhas da terra" (ao invés de "feras da terra") é uma possibilidade, e mesmo se existe alguma variante conhecida nesse trecho específico do texto grego.
Em toda literatura que consultei até agora não encontrei nada a respeito.
Meu interesse é na área da hermenêutica e desde já fico muito agradecido pela atenção.
JONALVO
Muito bom!!!
Gostei .
Berti, com a devida vênia, em qual parte desse vídeo está a explicação do dito controle do texto do NT? Você citou controle para dizer que o trabalho foi bem feito, ou seja, "controle de qualidade". Mas cada mosteiro tem a sua qualidade? Cada chefe tem suas regras? Como explicar uma qualidade se alastrar por toda a região mediterrânea? Quem estaria controlando esse texto de forma a impor ao copista a variante da sua preferência? Eu não encontrei nada no seu vídeo que me ajudasse a entender como esse controle AMPLO do texto bizantino ocorreu. Se uma pessoa dita e 10 escrevem, o controle seria apenas local, não?
ENTÃO TEMOS MANUSCRITOS DO 1° SECULO? SE A ERUPÇÃO DO VESÚVIO FOI EM 79DC, E ESSA EH A DATA LIMITE DOS PAPIROS DE HERCULANO?
O material da terceira aula sairá? Aproveito para agradecer a disponibilidade deste curso.
Oi Fernando, o material ficará pronto nos próximos dias. Tivemos um atraso na diagramacao do mesmo.
@@MarceloBerti, obrigado, Marcelo! Deus te abençoe, meu irmão.
Vocês vão falar quais são as 10 variantes significativas e viáveis do vídeo passado?
Oi Rafael. Não vamos falar sobre elas. A ideia da aula passada era apenas ilustrar o 'tamanho' do problema de modo numérico. Mas no livro do Roger Omalson (recomendado na primeira aula) vc encontrará comentários para cada um deles.
Que centros hoje têm papirologia e manuscritologia como campo de pesquisa para o mestrado e doutorado? Onde as teorias citadas são trabalhadas academicamente?
A princípio, estuda-se CT nos seminários teológicos. O DTS, STBS são exemplos de seminários nos quais se pode estudar CT do NT.
Cadê a aula 4?
As aulas estã fantásticas, a igreja precisa muito deste tipo de conteúdo. Parabéns a todos os envolvidos.
Obs: Não consegui acessar o material da aula 03, o link dispõe apenas os materiais das aulas 01 e 02.
O material será disponibilizado hoje no site do Instituto Schaeffer
@@MarceloBerti Obrigado. 🙏🙏
A pessoa para dar deslike deve estar possuído.
Excelente aula! O curso tem sido bastante edificante e esclarecedor!
O material do aluno da terceira aula ainda não se encontra no site/link indicado na descrição!
Oi Andre, o material ficará pronto nos próximos dias. Tivemos um atraso na diagramacao do mesmo.
Ok! Obrigado mesmo! Finalmente estou começando a entender o valor e o significado daquela lista infinita de manuscritos e versões na introdução da UBS! É um trabalho incrível e de grande valor que vocês estão fazendo aqui! Deus o abençoe!
ótimo
Tem que citar as fontes
Vendo em 2024, o link não está mais acessível para os materiais.
🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Ainda não apareceu o material da 3ª aula
Acho que agora está disponível no site...
Tenho só uma dúvida.... o nosso cânon sagrado e original!?
Oloco meu
Você acha que os MSS alexandrinos que sobreviveram, que temos acesso hoje, representam bem a realidade do seu tempo (daquela época)?
Tentarei ser mais claro: os MSS alexandrinos que sobreviveram estão LOTADOS de variantes textuais, de erros de diversas índoles. Isso é objetivo. Você acha que o suposto texto majoritário (daquela época) que os alexandrinos fariam parte também era LOTADO de variantes textuais?
Tentando ser mais claro ainda: existe chance de os MSS alexandrinos que sobreviveram não demonstrarem, não refletirem o estado real de qualidade do texto de seu tempo? Ou a qualidade dos MSS e a localização (Egito) podem fazer com que os outros MSS alexandrinos tivessem um texto de qualidade superior (menos variantes)?
Crtl +c Crtl +v agora!?
@@MarceloBerti quis ter certeza que você tinha visto, já que foi a única pergunta que você não respondeu.
@@MarceloFreitasNovoTestamento Respondi em dois vídeo... dá uma olhada lá
@@MarceloBerti Poderia me dizer quais vídeos? Após procurar, eu não identifiquei, e não recebi nenhuma notificação.
Qual o manuscrito mais antigo ?
Do NT, o Papiro 52, também chamado de P52.
Professor, é possível que alguns desses quase 6000 manuscritos sejam os originais dos apóstolos?
Por que os originais não existem mais se esse monte de papiros existem?
Excelente pergunta! Nenhum dos documentos originais não se encontra entre os mss sobreviventes. Entre os mais antigos sobreviventes, estão os papiros neotestamentários, dos quais o mais antigo deles está separado do original por pouco mais de cem anos.
Queridos editores, se for possível adicionar os timestamps do vídeo na descrição, acredito que ajudaria bastante, em aulas maiores assim 🙏🏻
2:02 - Introdução aos Manuscritos
33:12 - Classificação dos Manuscritos
41:40 - Datação dos Manuscritos
48:02 - Apresentação dos Manuscritos
1:19:10 - Introdução ao Aparato Crítico da UBS5
@@MarceloBerti Legal! Obrigado pelo ótimo conteúdo sempre 👏🏻🙏🏻
@@MarceloBerti professor, o material da aula 3 não está no site
@@marinosouza9656 Ainda não está disponível. Em breve estará...
Excelente material, meus irmãos! Que Deus os abençoe sempre. Uma dúvida, o conteúdo da aula 3, pelo que vi, não está disponível. Pode ser que estou equivocado. Desde já agradeço!
O material será disponibilizado amanhã no site do Instituto Schaeffer
Grato pelo retorno, irmão Marcelo. Deus abençoe seu ministério e família.
Não consigo acesso ao material escrito. O site ainda está disponível?
Grande Mestre!!!!!! No material do aluno não encontrei a aula 03.
Infelizmente estamos atrasados mesmo... em breve vamos disponibilizar no site do Instituto Schaeffer.
@@MarceloBerti Muito obrigado mestre!!! Vcs estão de parabéns!!! nunca imaginei ter acesso a tão maravilhoso trabalho disponibilizado no UA-cam!!! Um curso desse de nível universitário?!?! Muitos pagariam altas quantias por ele. Mais uma vez: parabéns!!!!!
So assisto esse canal na velocidade 1,5
Tranquilão aqui, assistindo com app, a 3,1.
Não está disponível o material da terceira aula???
Oi João Paulo, o material ficará pronto nos próximos dias. Tivemos um atraso na diagramacao do mesmo.
@@MarceloBerti muito obrigado! Conteúdo maravilhoso pra glória de Deus
Não consegui adquirir o ebook da aula 3
Infelizmente estamos atrasados mesmo... em breve vamos disponibilizar no site do Instituto Schaeffer.
GENTE, NO SITE NÃO TEM O PDF DA AULA 3
Infelizmente estamos atrasados mesmo... em breve vamos disponibilizar no site do Instituto Schaeffer.
N achei o material do aluno dessa aula
Infelizmente estamos atrasados mesmo... em breve vamos disponibilizar no site do Instituto Schaeffer.
não encontro o material desa aula
O material será disponibilizado hoje no site do Instituto Schaeffer
Bom dia.
Será disponibilizado material, por escrito, como nas aulas anteriores?
O material será disponibilizado amanhã no site do Instituto Schaeffer
@@MarceloBerti Em tempo, parabéns pelas excelentes aulas...
Os materiais do aluno da aula 3 ficarão disponíveis quando?
Marcelo, somente quarta-feira. Tivemos alguns imprevistos aqui... mas vai dar tudo certo!
Okay, obrigado!
Boa noite, Marcelo. Os materiais da aula 3 já foram disponibilizados? Grato!
👋
Não encontro os materiais da aula no site
Oi Lucas, o material ficará pronto nos próximos dias. Tivemos um atraso na diagramacao do mesmo.
@@MarceloBerti Legal! Muito obrigado! Tenho aprendido muito com as aulas!
Olá! Eu cliquei no link, mas só estão disponíveis os materiais das aulas 1 e 2 e proposta do curso. Poderiam confirmar se realmente o material da aula 3 já está disponível no site do Instituto Schaeffer?
Infelizmente estamos atrasados mesmo... em breve vamos disponibilizar no site do Instituto Schaeffer.
Salvo erro meu, o material da terceira aula ainda não foi liberado no site.
Isso... quarta-feira estarão disponíveis...
@@MarceloBerti obrigado
Pastor Marcelo, as aulas estão maravilhosas! Glória a Deus!
Uma dúvida.
Mateus 6.6:
Tu, porém, quando Prates, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, QUE ESTÁ EM SECRETO; e teu pai, que vê em secreto, te recompensará. ARA
Mas na NTLH diz:
Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, QUE NÃO PODE SER VISTO. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
De todas as versões que eu consultei, em português ARC, ARA, NVI, NVT, NTLH, e em inglês NIV, NLT, ESV, NASB, NKJV e KJV, as únicas que trazem a leitura "seu pai QUE NÃO PODE SER VISTO" são a NTLH e a NIV(inglês). Todas as outras dizem "teu pai QUE ESTÁ EM SECRETO".
Consultei o Vaticanos, TR e novo testamento UBS4 e parece-me que eles trazem a leitura "teu pai QUE ESTÁ EM SECRETO".
Então, de onde a NTLH e a NIV(inglês) teriam tirado a leitura "seu Pai, QUE NÃO PODE SER VISTO"?
Há algum manuscrito que respalde essa leitura?
Esse é um caso de tradição editorial. O "Pai que está em secreto" é aquele que não será visto. Acho que é um caso de tradução explicativa apenas.
@@MarceloBerti Entendi. Obrigado!
*Marcando presença nos comentários para dizer que eu ensino Inglês Online!*
Muito bom