Se não soube manda pergunta para alguém que saiba kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Só faltou deixar claro que o condutor deve treinar o uso do freio dianteiro constantemente, inclusive trabalhar a mente pra não se apavorar. Frieza na condução pode salvar.
Essa eh importantissimo. Hj eu so nao me perdi numa curva pq ja to treinado mentalmente, a curva ficou fechada demais pra minha velocidade, segurei no freio super leve e tirei meu olhar pro canto de dentro da curva, fui chegando na contramao e retomei o controle da moto. Tivesse desesperado, ia passar reto e me arrebentar curva a fora. Treino mental do controle da moto eh super importante
Certamente, já me salvei de muitas cagadas assim, trabalho de motoboy e sei como é, kkk. Já aconteceu de eu estar sozinho na rua a noite, e resolvi esticar, entrei numa curva aberta a 100km/h e me estourou o pneu traseiro, mas não fiquei nervoso, apenas toquei levemente no freio dianteiro e deixei o traseiro livre, apenas deixando o próprio motor segurar, segui em linha reta até parar em cima da calçada. Se tivesse dado nervoso e eu apertasse o freio traseiro, ou tentasse manter a moto na trajetória, certamente teria caído, kk
Sou moto boy também é troquei acho 5 vezes as pastilhas de freio dianteira contra 1 vez às lonas de freio traseira, certa vez deixei a corrente muito frouxa e ela caiu pra fora e travou a roda numa descida a 50 por hora balancei pra não cair dando toques no freio de mão e deixando o motor reduzir sozinho, agora não fico sem o tensor na corrente pra não ficar apertando corrente sempre😊😊😊
Ando de moto desde os 17 anos. Não dispenso novas dicas. A gente nunca para de aprender. Só para quando morre. O mundo motociclistico vem evoluindo a cada ano. Ganhou mais um inscrito no canal. Obrigado pelas dicas. Por favor publiquem mais...
Já trabalhei como entregador numa CG TITAN 2000 ziada, e foi nela que aprendi como combinar freio dianteiro, traseiro e freio motor para frenagens eficientes. Me salvei de vários apuros por conta disso!
Parabéns pelo vídeo recheado de realidades. Ando de motocicleta desde meus 12 anos já fiz inúmeras viagens em todos tipos de terrenos e jamais sofri ou causei acidentes, tenho meus 62 anos e continuo aprendendo. Sou da ala dos motociclistas; motoqueiro era mau aqueles que faziam bagunça, mas sempre fui amigo e irmão de todos sou da paz.
Ótimas dicas. Essa do óleo já fazia faz tempo. Minha moto troco a cada 2 ou 3 mil km segundo o manual e nunca tive problema com isso. Essa história de a cada 1 mil km (com exceção nos casos citados) é conversa de loja para vender.
Quando o óleo da moto baixa, alguns dizem que precisa completar o nível, ora seria muito melhor então ao invés de comprar uma caixa pra ficar completando, trocar de vez. Só fazer as contas, não são todas as motos que são novas, algumas o óleo baixa bem. E se não quiser que o motor rode com metade da capacidade de óleo e arregace tudo, troque assim que o nível chegar no minimo.
Se o manual fala em 3000 km por exemplo não preciso trocar antes porém qual o tempo de troca? Se eu demorar 1 ano para percorrer os 3 mil km? Devo trocar com quanto tempo?? 6 meses?? Obrigado
Eu mesmo quando comecei andar de moto sempre me falaram pra mim não usar o freio da frente em ipotese nenhuma mais com tempo aprendi como é importante usalo
Isso é dito por pessoas que já caíram feio por travar a roda da frente e acabam pegando um trauma, é até compreensível, mas aí acabam propagando muita desinformação e isso é péssimo.
o negocio é saber regular o freio, eu quando comecei usava o freio da frente bem fraco, tinha q aperta até quase o manete bater no guidom pra conseguir travar a roda, e msm assim ja passei uns sustos em dia de chuva. Eu usou muito mais o freio da frente q o de trás, traseira trava muito facil
As auto escola so ensinam o suficiente para o examinador no dia do teste aprovar o aluno. Voce so aprende o quão importante é o freio dianteiro e como ele é o freio que realmente para a motocicleta quando voce fizer uma frenagem de emergencia. Fazer curvas acentuadas a altas velocidades (velocidades de Rodovias eu me refiro) voce so aprende na vida real.
Outras dicas. Reparar em carros rebaixados. Eles tendem a passar no quebra mola na transversal. Prestar atenção em carros parados, tanto na possibilidade da porta abrir, como em pessoas ou animais por trás dele. Quando conhecer algum lugar, ficqr esperto nos bucaros do local, e saber que os carros provavelmente irao desviar desses buracos, algumas vezes no susto, então evite ultrapassagem.
Assisti este video ontem, hoje peguei a estrada para ir trabalhar(120km de distância), comecei a reparar no meu jeito de fazer a curva,percebi que eu já fazia esse "contra-esterço" instintivamente.
Todo mundo acaba fazendo instintivamente. Mas esse é o perigo. Imagine alguém que faz contra-esterço instintivamente, mas ele nem faz ideia de que isso existe, quando de repente ele entra em uma situação de perigo em que precisa efetivar o contra-esterço de forma mais forçada. Como ele nem tem consciência de que faz isso ele vai querer sair da situação esterçando normalmente, e isso só vai fazer com que ele vá reto.
Sim, quando agent fik ciente disso começamos a curva com o contra estersso o resto vem naturalmente, assim a curva fik mais fácil e a condução menos cansativa
Absolutamente todo mundo faz isso. Na verdade, você não consegue virar pra um lado sem antes dar esta pequena virada para o lado contrário. Isso vale pra todo veículo de duas rodas, inclusive bicicletas. Se não fizer você cai.
O bom posicionamento do corpo ajuda até evitar ferimentos caso escorregue e caia, como foi meu caso. Antes andava solto na modo mas depois de um treino na honda aprendi a prender o tanque da moto com as pernas e quando cai, não tive reflexo de “jogar o joelho e mãos “ pra fora pra absorver a queda, a moto segurou pelo estribo e guidão e sai ileso (estava só de camisa e calça na hora)
Dica sobre frenagem: não freie e mantenha a embreagem acionada, isso facilita que a roda traseira trave em caso de frenagem forte. Aprenda a ir reduzindo marcha em caso de frenagem forte, acionando a embreagem somente no momento de pisar no pedal da marcha.
Sou habilitado desde 1981 aprendi na auto escola a técnica de 70 x 30 nos freios, já dei muita estica por ai e nunca ganhei chão, penso que o mais importante é saber onde fazer e principalmente se seu equipamento (moto) te oferece essa segurança.
Tempos atrás vi um vídeo de um gringo fazendo testes para comprovar a eficácia do contra esterço e duvidando fui testar também, e me surpreendi.É perfeito.Fazer curvas sabendo da importância do contra esterço evitaria muitos acidentes.A gente fica com a moto dominada.Mas prudência sobretudo.
queria adicionar algo que faltou, na frenagem da dianteira a postura e importante, com aliviar o peso no guidão da moto e segurar o corpo com as pernas, valeu mais dicas no próximo vídeo
Sou apaixonado por motos e achei muito bom o vídeo. Já sabia de algumas coisas mas mesmo assim foi muito útil e instrutivo. Parabéns pelo belo trabalho
Se dando mal? Se bem feita a manobra é excelente. O que vi e perdi conhecidos é justamente o contrário, pessoas que saem da autoescola achando que a maneira de se posicionar na moto é a mesma de 30 km/h e 90 km/h. Entram na curva achando que vai dar e passam reto. Contra esterço é útil até em manobras de bicicleta que dirá moto que é bem mais pesada e atinge velocidades maiores.
@@augustorenan5000 sim concordo, mas oqe eu falo em se dando mal é poq muita gente não sabe como deve ser feita e simplesmente vai só vira pro lado contrario... pra ser especifico um exemplo bobo mas qe passa oqe qero dizer é o do filme relampago macken ( não lembro c é assim qe escreve )
@@augustorenan5000 irmão,se um cara cru seguir essa dica,ele vai se acidentar. O iniciante tem q ter cautela e curva devagar,com o tempo e muita prática ele vai moldando.
@@wellinton178 tem que virar pouquinho msm , é questão de 2 Ou 3 cm pro lado oposto da curva , da super certo eu uso isso no ciclismo e acho que é fundamental usar para mudanças bruscas de direção. E digo mais , além da forma que se vira o guidão tem que saber usar de forma correta a distribuição de peso nos pontos de contato, mãos, pés e quadril
Uma ótima dica de frenagem é sempre quando for usar o freio dianteiro, sustentar o peso nas pernas e no abdômen pra deixar os braços livres pra manobrar. Se não fizer isso o guidão fica duro e dificulta a manobra .
Informações extras: 1. O freio traseiro trava porque o peso seu e da moto na frenagem vão todos pra frente da moto 2. Os pilotos não usam ABS tbm pelo peso extra (+ de 5kg dependendo)
Muito legal e é sempre bom lembrar que em ambiente de corridas as frenagem são previstas, ou seja, o piloto faz reconhecimento da pista e sabe os pontos de frenagem, isso sem comentar que não têm cachorros atravessando, pedestres, motorista abrindo a porta, buracos... ABS é muito mais eficiente em frenagens de emergência, mas se sua moto tiver a opção de desligar é uma boa para usar em rodovias que vc conhece , assim pode, deixar a moto entrar agressiva nas curvas... braaaap.
Teste em uma reta, quando tiver acima de 40 km vire o guidão levemente para o lado contrário pra ter uma noção, depois disso vai nas curvas e é só alegria
É a informação mais importante do vídeo para quem pega a estrada, já para quem só anda em trecho urbano é mais difícil usar devido a velocidade reduzida.
Muito oportuno seu comentário acerca de não andar em cima da faixa por ser escorregadia, principalmente em piso molhado. Sou iniciante e vou acompanhar seus vídeos pelos comentários bem explicativos. Vlw.
Quando eu entregava gás de moto, as vezes não funcionava o freio traseiro, então usava o freio dianteiro e eu nunca tive problema em nada kkkkj ótimas dicas
Boa tarde. Moro no sul do Brasil, no meio Oeste catarinense. Sobre o combustível Premium, no meu caso, minha moto faz 32 km/ litro, sendo a com a gasolina comum, faz 27 à 30. Em questão de consumo, empata no preço. Porém, no inverno, é muito melhor utilizar o Premium, pois piloto uma CG 1996 Titan, a pequena Scarlett. A partida se torna muito mais fácil utilizando a Premium, além de evitar falhas com motor frio. E, sim, realmente, não aumenta cilindrada com esse combustível, apenas torna a vida mais fácil no inverno.
Muito bom o vídeo e os comentários, mas fica uma dica sobre óleo do motor. "Verificar e trocar,.nunca completar", se no mostrador, como na vareta, não tem como saber exatamente a quantidade em ml q baixou o nível. Sendo assim, colocando óleo em excesso vc acaba jogando óleo pelo respiro do motor que é acoplada a caixa de ar, fazendo com que o óleo em excesso acaba sendo queimado junto ao combustível, danificando a vela de ignição. Então preste atenção, se sua moto está "fumando" verifique se sua caixa de ar não está com resíduos de óleo antes de sair pelas oficinas desesperado achando que o motor está pela boa!!!
Essa informação sobre a troca do ÓLEO, foi muito esclarecedora pois aqui na minha região sempre houve esse costume de fazer a troca a cada 1000km, dita pelos "MECÂNICOS"daqui. Detalhe a maioria trabalha em lojas que vendem peças e "ÓLEO".
Eu já escutei que moto 150cc até 250cc é bom trocar logo, por causa do motor que é menor, mas slaaa.... Nunca levei muita fé, o manual da minha recomenda 3mil, eu fico verificando o nível, depois que ela rodo 2mil com o mesmo óleo
Esse mito de moto pequena q trocar oleo direto nasceu por causa dos cgzeiros, que anda 100% do tempo em uso severo. A glr q só anda de motor cheio, dando grau e pipoco, ai tem ser a cada 1000 metros msm.
@@renanandrade6844 Também troco a cada 1000km, minha twister chegou a 160 mil km com motor std. Fiz o motor porque precisou assentar valvulas e trocar retentores, daí aproveitei a mão de obra que tava tudo aberto e fiz inteiro. Duvido que trocando a cada 3 mil ela chegaria nessa kilometragem de boa.
Eu sendo motoboy. no começo sempre usava o freio traseiro mais que o dianteiro. hoje 9 anos depois nem lembro que tem pedal traseiro kkkk a experiencia faz uma evolução enorme.
*Muito bom! Mas não adianta muita coisa(infelizmente).. A maioria das pessoas nem desenhando aprendem/acreditam! Já cansei de falar sobre alguns desses assuntos nos meus vídeos(como o Caso da Gasolina de Alta Octanagem e do Etanol) e não surte efeito, assim como é um fato que as coisas citadas nesse vídeo são mitos, tb é fato que brasileiro adora cultuar um mito. É quase um "orgasmo" para alguns...*
Cara, eu falo pro meu amigo que vou trocar o óleo da minha com uns 4mil km (como ta no manual) mas não adianta explicar... msm coisa que conversar com uma parede KKKKK
@@g_sthelf *complicado cara... Mas só uma coisa e que foi muito bem explicado no vídeo, dependendo dos casos é necessário abreviar um pouco as trocas(inclusive isso consta tb nos Manuais). Eu iria fazer uma série de Vídeos com dezenas de Laudos de Óleos usados que eu tinha, seria MUITO bom! Infelizmente deu pau no HD que estava e perdi tudo. Uma das coisas que ficou claro foi, quando próximo do limite indicado(eram diversas Motos diferentes, fabricantes e modelos, com diferentes períodos e troca e Especificações) muitos desses Óleos já estavam com Viscosidade fora da Categoria Recomendada. Com o uso, o Óleo tende a "afinar".. Exemplo: Motos que usavam um Óleo 20w50, quando o Óleo foi testado estavam já como um de Categoria 10w40(alguns até 30). Isso pode danificar o Motor a longo prazo(devido a Pressão e Vazão errada no Sistema). Quanto a Contaminação, muitos estavam ok, outros pouca coisa acima do limite(de acordo com os Parâmetros). Mas uma coisa ficou clara, não vale a pena levar até o limite, o melhor é antecipar um pouco. Lógico que não no MITO de trocar a cada mil km, isso é jogar grana fora! A não ser que o cara faça uso "soviético" da Moto.. Ande o tempo inteiro no pau, só coloque gasolina em Postos duvidosos, faça Track Day... Mas quem usa conforme a finalidade que a Moto foi feita, pode fazer a troca em período normal, antecipar um POUCO apenas por segurança...*
Uma Cg Fan 150 por exemplo, no manual fala usar óleo 10w30, e trocar a cada 4mil km, porém só ando rápido uso extremo cortando giro, empinando etc.. vc recomenda trocar com quantos km? (Atualmente ainda troco no mito dos 1000km por causa dos mecânicos)
4 роки тому
@@VITOR-083 eu tbm troco com mil kkkk. Antigamente trocava com 2000 e o óleo ainda estava bonito, hoje com 1000 já está pretão. Será que é pela vida útil do motor?
@ rapaz não sei, tô trocando o meu com 2000 agora tbm, quando tiro ainda não está totalmente preto o óleo.. sinto que até dá pra rodar mais um pouco kkjk trocar em 1000 e 1000 é foda, o manual fala q é 4000 pra previnir era pra mim trocar pelos menos com uns 3000 mil kkjk, mas como eu acho meu uso um pouco extremo tô trocando com 2000 mesmo e tá deboa...
Parabéns pelo tema do vídeo! Alguns mitos abordados ainda estão incrustados na cabeça de muita gente. O pior é que muitos deles comprometem severamente a segurança na pilotagem, como uso do freio traseiro sozinho (poderiam ter falado da questão da transferência de carga e curso disponível de suspensão na frenagem, bem importante), e também do contra esterço que ainda é pouquíssimo divulgado.
Cara parabéns pelas dicas eu achava k a cada 1000 km tinha k trocar o óleo até que eu comprei uma CBR 500r e vi no manual que eu poderia passar isso em 10x eu confesso eu achei muito estranho isso mais tenho k confiar no manual se não pra que ele viria não é?? Mais boas essas dicas mesmo!!!
Eu tbm sigo um meio termo man, manual da minha recomenda 3mil, eu troco entre 2 e 3 mil, sempre dou uma olhada no nível, quando suspeito que está na hora, e vou anotando as trocas com data e quilometragem que foi feita, para ter uma noção da durabilidade
Siga o manual, eles querem que teu motor arrebente antes pra te vender peças depois e quem sabe descartar a moto pra adquirir um novo modelo. Montadora também fatura muito com comércio de peças genuínas e todos os seus produtos tem obsolescência programada para que as pessoas descartem e adquiram novos modelos.
@@neildrunkmaam7040 eu sou mineiro, é mais exigente que de sp pelo menos mas ta longe de ser boa. Sem contar que rola uma grande mafia nas auto escola mineiras, praticamente todas tem esquemas de propina, se vc tem grana pra pagar vc passa sem nem saber virar a chave no contato
Parabéns. Muito instrutivo. Porém, essa da troca de óleo fica na cabeça da gente. A justificativa aqui da minha região é que no Nordeste é mais quente e por isso se troca a cada 1.000km. Sinceramente, ainda fico temeroso.
O melhor vídeo do UA-cam. Mas tem muita jente que é cabeça dura, não adianta ensinar,preferem permanecer no erro. Trocar óleo antes da hora é burice só serve para poluir o meio ambiente e jogar dinheiro fora, não saber usar o contra esterço é não saber andar de moto.parabenns pelo conteúdo desse vídeo
Legal as dicas, apenas lembrando sobre o óleo que é funcional trocar a cada mil KM .... Vai ter muitos donos de. CG 96 querendo rodar 12 mil km sem trocar o óleo. Kkk essa informação é funcional as motos atuais , faltou informar que nas curva devem tomar cuidado com a frenagem do dianteiro e traseiro . Abraco
Tenho uma factor 150 2018 Quando comecei a pilotar sentia a moto muito pesada nas curvas em alta velocidade. Certo dia um cliente foi na loja com uma MT 03 e me falou sobre o contra exterso. Decidi aplicas nas curvas e foi caboom, tiruitbs kkkkkkkk Foi muito top, a moto fica mais leve e vc faz as curvas mais rápidas e melhores, já aplico também as técnico mostradas nós vídeos e dão super certas, lembre-se é claro de manter sua motocicleta em perfeito estado de funcionamento. Top top o vídeo
Excelente!! Mas quanto a troca do óleo a minha dúvida é a seguinte: “não preciso trocar com 1000km mas qual o tempo máximo desse óleo no motor? 6 meses?? 1 ano??
Imagino o seguinte, o óleo é muito barato pelo tempo de uso, então eu aconselho a trocar a cada 1000 km, vai ter sempre seu motor bem protegido. É melhor gastar 30 reais a cada troca do que 800 num motor q não vai ficar original.
@@rafaelmarchitodelgado5777 acredito que a cada 1500 seria a troca ideal, visto que nessa quilometragem o oleo ainda sai viscoso e com toda suas propriedades. Sobre o preço 30 reais pra uns é pouco e pra poucos é muito. Visto que tem galera que trampa com a moto. Mas vai de cada um, minnha troca é de 1.500 km Titan 125 2002 e kansas 11
E melhor trocar de 1000 em 1000 se for moto pequena. Costuma baixar o óleo e dependendo da tocada o óleo enrralece. Ai o cara perde o motor igual eu perdi.
Só q a gente fica até com medo de assalto , dai a gente sofre p comprar vem um fdp e leva na maior facilidade, comprei uma titan branca com essa carenagem e já tô com medo
A questão do oleo não ficou bem esclarecida pode confundir algumas pessoas , a minha moto por exemplo é ano 2010 e naquela epoca o oleo recomendado era o mineral 20w50 existe toda uma egenharia por tras disso , então não posso pegar e colocar um oleo semisintetico ou sintetico eu tenho que por o oleo que recomenda o manual da mesma forma tenho que trocar o oleo como recomenda o manual . Se vc fizer diferente disso pode estar aumentando o desgaste precoce fo motor so invês de melhorar desempenho como alguns acreditam . Geralmente motos de 2010 para tras usam o oleo Mineral 20w50 então o correto é usar esse oleo .
Sim, o certo é seguir o manual, acho que a questão do oleo foi mais para pessoas que estao comprando as motos novas e e vem o pessoal das antigas dizer como devem fazer, pq era assim que faziam nas motos mais antigas .
Se o manual diz mineral pode usar o semi-sinteco, que é melhor, mas o prazo de troca tem que ser o mesmo. Se usa o semi-sintético pode usar o sintético. O 20w50, pode mudar para 15w50, 10w50, 5w50 ou até 0w50, ou seja, pode usar o primeiro numero menor mas tem que manter o segundo. O primeiro número menor ajuda a lubrificar mais rápido na partida e no frio. O ultimo não pode mudar pois é na condição de trabalho com temperatura estabilizada.
Já pratico esses conselhos e tenho um Cb650r o próprio manual aconselha a só usar gasolina comum, uma vez que as gasolinas especiais possuem uma configuração diferente confundindo a leitura da lambida e prejudicando o motor.
O que vai ter de moto fumaçando por não trocar o óleo não vai ser brincadeira... 🤣😂 com 1000 km o óleo já começa a baixar. Mesmo que não seja necessário a troca você deveria ao menos dizer para olhar o nível e completar caso necessário!
Noite. Ótima matéria mas na questão de puxar o manete aprendi e uso a técnica do Bruno corano, médio, anelar e mínimo. No meu ver a melhor física aplicada. Continuamos acelerando se preciso com o polegar e indicador e temos a maior força com menor esforço na alavanca do freio.
sério que dá pra controlar a moto com os joelhos, da primeira dica? vou testar, mas... putz... nunca aprendi isso nos meus 30 anos de pilotagem. ah, adorei quando falou sobre derrapagem em faixas pintadas no asfalto. isso aí.
Parabéns duas rodas pela sua trabalho e cuidado com a nossa segurança ✌😎👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu troco a cada 1000km, porém meu uso é bem severo, coloco 1 litro com mil km sai do carter 800 900 ml, já teve vezes de sair 700, agora imagine se eu trocasse com 4000 km, como manda o manual.
@@evertonbalan vai depender do tipo de uso...severo ou nao severo. Ligar a moto e rodar 400 ou 500 km direto é uma coisa...rodar 5 w parar a moto é outra...
@@itamarrodrigues3923 pois é só que a maioria das pessoas não troca a cada 1000 e nao completa, já vi moto com 10000 km fumando A minha tem 11 anos 38000 km e tá redondinha e meu uso é severo, uso ela como cavalo kkk
Ótimas dicas. Apenas um complemento em relação à frenagem de emergência: não acionar de imediato a embreagem concomitantemente com os freios, pois perde-se o efeito motor.
@@g_sthelf Oi Gabriel. Só deixando claro. Não se trata de usar "mais o freio motor". Deve-se frear normalmente usando os comandos de freio mas sem eliminar o freio motor através do acionamento da embreagem. Há vídeos de cursos de pilotagem segura que comprovam que numa frenagem de emergência, não acionar de imediato a embreagem contribui para um menor espaço de frenagem.
Pêndulo, é mais eficiente desde feito certo, usando corretamente os pedais e, usar os joelhos como fossem asas, um cada vez, do lado de dentro da curva... Contra esterço é método novo e eficiente, tb mas causa perigo em descidas, se for usado de forma incorreta ...
Minha primeira moto não tinha freio dianteiro eu andava com muito medo e caia muito e apesar de ser minha primeira moto tinha nervosismo de andar mesmo assim me arrebentava bastante tbem mais Deus me protege sempre obrigado meu Deus por me proteger sempre
Excelente conteúdo! Sem contar que há os erros da partida à frio acelerando motos injetadas e... sair acelerando logo em seguida, achando que a I.E. dá conta de todo o resto.
melhor que usar os dois freios é usar os tres. nunca fui em cursos de pilotagem mais sei usar muito bem o freio motor. nossa os tres juntos bem usados param na metade da distancia que se usados so os dois. porem so se é aconselhavel usar o dianteiro em linha reta.e essa dica dos dois dedos foi tambem um aprendizado com o tempo.
Manda ele vim morar em lugar quente tipo o Tocantins e rodar mais de 1000 km com o óleo para ver se sua moto não lhe manda trocar, aqui e muito quente então a própria moto pede para trocar pois ela muda completamente....
Freio dianteiro o problema está da não inclusão aos manuais do tempo de manutenção da lubrificação dos pinos guias das pinças, que secão antes dos gastos das pastilhas dianteiras (que duram o dobro da traseira, normalmente), emperrando, dando peso de acionamento e atraso (delay) de destravamento, e aí que muitos caem principalmente em curvas e no off road. Ficar esperto.
15 mil quilômetros essa e boa , faz isso pra ver se você, se não vai ter que comprar um motor novo, foi cair nessa tive que refazer, o motor da minha moto .😒
Bom video, gostei. Nota que o manual da minha Yamaha NMAX diz para trocar o óleo a cada 5000km ou um ano. Como no último ano só fez 1000km, o concessionário já recomendou a troca.
Essa questao de contra esterço! deve se lembra que se faz automaticamente ! quando se deita na curva ela automaticamente entra em contra esterço, pendulado o não! a dica é vai sempre treinado acostumando com a moto !
Tive 25 motos abaixo de 250cc, agora tenho a Lander 250 0km é top! Com radiador de óleo lógico! Nas 125 150 que eu tive eu trocava com 1200 km no inverno com 1500km, nas viagens eu trocava com 1000 se baixasse muito e conferida a viscosidade do mesmo! Tudo depende da qualidade do óleo gasolina etanol vela de ignição carburador filtro de ar calibração das válvulas regulagem geral! O tipo de pilotagem redução pra freio motor abrupta acaba com o motor da moto, só numa emergência! Os óleos são essenciais nestas motos eu sempre usei Castrol, Havoline, Bardhal, BR e Motul é top! Rodei 3.000 kms com uma 150 2013 0km e nem abaixou! Agora todo o. Cuidado é necessario! Boa sorte a todos Sou influencer no MC 100fronteiras de presidente prudente desde 2014! Tchau! Segue o fluxo enrola o cabo! Beleza!
A dica de usar a perna para induzir rotação não produzirá efeito algum já que ação e reação não podem estar no mesmo corpo. O piloto comprime o tanque e exerce uma força sobre o mesmo, porém a sola do seu pé, na pedaleira, exerce uma força contrária. Na situação proposta no vídeo é impossível que uma rotação seja verificada. Faça um experimento empírico: Suba em sua moto e faça o proposto no vídeo e veja se sua moto irá tender a curvar mesmo que parado. Estar em movimento ou não, não interferirá dinamicamente. Espero ter ajudado. Sou graduando em Eng. Mecânica.
O peso do pé na pedaleira e a força da perna no tanque colocarão o piloto em uma posição melhor para a curva. A posição do piloto interfere absurdamente na condução da moto.
amigo, uma dica quanto a luva... os dois últimos dedos de cada mão, mindinho e anelar, é interessante colar com super bonder esses dois dedos da luva para que em caso de queda haja mais proteção ao mindinho pois esse normalmente é o que se curva por esar do lado de fora da mão e muitas vezes ocorre fratura, com os 2 dedos da luva presos uma ao outro a chance de isso acontecer será menor
Segue o manual da motoca na risca que não dá erro. O problema é que as pessoas acreditam em muitos "mecanicos" alheios, aí começa com a troca por um óleo mais barato de especificação diferente...
Eu uso mais o freio dianteiro do que o traseiro. Óbvio que não em curvas e não em terrenos arenosos. Acho que o segredo da direção é reagir de acordo com as circunstâncias e manter direção defensiva. Abraços
Verdade, eu tenho uma ninja 250 e sinto total diferença entre as gasolinas comuns e aditivadas, para a podium da Petrobras, só abasteço com a podium, a moto responde totalmente diferente
A auto escola não fala nada! Aqui na minha cidade os caras perguntam: "sabe andar? Então brilha garoto!" E te deixam lá fazendo horas de voltas! 😂😂
Kkkkkkk
kkkkkkkkk perdi
Se não soube manda pergunta para alguém que saiba kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Vdd, outro dia escorreguei n percurso e cai o instrutor tava longe batendo papo
Só faltou deixar claro que o condutor deve treinar o uso do freio dianteiro constantemente, inclusive trabalhar a mente pra não se apavorar. Frieza na condução pode salvar.
Essa eh importantissimo. Hj eu so nao me perdi numa curva pq ja to treinado mentalmente, a curva ficou fechada demais pra minha velocidade, segurei no freio super leve e tirei meu olhar pro canto de dentro da curva, fui chegando na contramao e retomei o controle da moto. Tivesse desesperado, ia passar reto e me arrebentar curva a fora. Treino mental do controle da moto eh super importante
tem que sair de casa psicologicamente preparado kkk até por causa do transito também, que tem muito condutor (de todo tipo de veículo) mal educado.
Certamente, já me salvei de muitas cagadas assim, trabalho de motoboy e sei como é, kkk. Já aconteceu de eu estar sozinho na rua a noite, e resolvi esticar, entrei numa curva aberta a 100km/h e me estourou o pneu traseiro, mas não fiquei nervoso, apenas toquei levemente no freio dianteiro e deixei o traseiro livre, apenas deixando o próprio motor segurar, segui em linha reta até parar em cima da calçada. Se tivesse dado nervoso e eu apertasse o freio traseiro, ou tentasse manter a moto na trajetória, certamente teria caído, kk
Sou moto boy também é troquei acho 5 vezes as pastilhas de freio dianteira contra 1 vez às lonas de freio traseira, certa vez deixei a corrente muito frouxa e ela caiu pra fora e travou a roda numa descida a 50 por hora balancei pra não cair dando toques no freio de mão e deixando o motor reduzir sozinho, agora não fico sem o tensor na corrente pra não ficar apertando corrente sempre😊😊😊
@@altairtodescatto ģuuúuúģggģgfggģfgggfggfgģggģggģfggggfgffgffgggffggffgdfdfgfgfffggffffffgfģģģgģģģhğģģhbģbhģğģģgģģģģģģģgģgģģggģģgģģggğģģģgggbģģbģğhhģgjfg ah
Ando de moto desde os 17 anos. Não dispenso novas dicas. A gente nunca para de aprender. Só para quando morre. O mundo motociclistico vem evoluindo a cada ano. Ganhou mais um inscrito no canal. Obrigado pelas dicas. Por favor publiquem mais...
Parabéns pela humildade e a mente aberta. 👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito bom seu comentário... Chegou até alegrar meu dia, parabéns pela humildade!
Se vc conversa com sua moto vc é normal, agora😨se ela conversa com você vc é doidao 😂😂😂
Sério?!
Vou ter que procurar o médico
😂😂😂 não cheguei nesse nível ainda não kkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkk kkkkll
Mito: a Placa vai durar muito. Fato: você vai conversar sozinho, dentro do capacete.
Realmente é um fato !🤣
É isso aí
Kkkkkkkkkkkk E eu achando que era louco sozinho...!
Hauahaua pior !
Eu também o capacete e a moto são excelentes ouvintes. Eles nunca vão reclamar, é uma forma de terapia que só quem tem moto entende.
Já trabalhei como entregador numa CG TITAN 2000 ziada, e foi nela que aprendi como combinar freio dianteiro, traseiro e freio motor para frenagens eficientes. Me salvei de vários apuros por conta disso!
Ótimos dicas, sou instrutor de autoescola na parte das motos e estou sempre atrás de conhecimento para repassar para meus alunos. 👏🏼
Aprendi isso da curva no filme de desenho " carros" o relâmpago maqueen treinando no deserto kkkk
Mas no caso do carro, é diferente pois é derrapagem. Nesse caso é somente inclinação.
Parabéns pelo vídeo recheado de realidades. Ando de motocicleta desde meus 12 anos já fiz inúmeras viagens em todos tipos de terrenos e jamais sofri ou causei acidentes, tenho meus 62 anos e continuo aprendendo. Sou da ala dos motociclistas; motoqueiro era mau aqueles que faziam bagunça, mas sempre fui amigo e irmão de todos sou da paz.
Ótimas dicas. Essa do óleo já fazia faz tempo. Minha moto troco a cada 2 ou 3 mil km segundo o manual e nunca tive problema com isso. Essa história de a cada 1 mil km (com exceção nos casos citados) é conversa de loja para vender.
E se a moto queima óleo? kkkkk Mecânico fala isso porque o pessoal é relaxado e não verifica o óleo antes de sair com a moto
Quando o óleo da moto baixa, alguns dizem que precisa completar o nível, ora seria muito melhor então ao invés de comprar uma caixa pra ficar completando, trocar de vez. Só fazer as contas, não são todas as motos que são novas, algumas o óleo baixa bem. E se não quiser que o motor rode com metade da capacidade de óleo e arregace tudo, troque assim que o nível chegar no minimo.
@@eriksoares5720 Em caso de queimar de óleo, é problema no motor que se resolve com a manutenção, e não com troca de óleo.
Se o manual fala em 3000 km por exemplo não preciso trocar antes porém qual o tempo de troca? Se eu demorar 1 ano para percorrer os 3 mil km? Devo trocar com quanto tempo?? 6 meses?? Obrigado
@@aliciojunior5151 Ai precisa ver a validade do mesmo.
excelente matéria ,façam mais matérias assim será um ótima utilidade publica uni o útil ao agradável!
Eu mesmo quando comecei andar de moto sempre me falaram pra mim não usar o freio da frente em ipotese nenhuma mais com tempo aprendi como é importante usalo
Isso é dito por pessoas que já caíram feio por travar a roda da frente e acabam pegando um trauma, é até compreensível, mas aí acabam propagando muita desinformação e isso é péssimo.
Eu quando comecei, instintivamente utilizava o dianteiro e com tempo percebi que ele é mais efetivo que o traseiro.
o negocio é saber regular o freio, eu quando comecei usava o freio da frente bem fraco, tinha q aperta até quase o manete bater no guidom pra conseguir travar a roda, e msm assim ja passei uns sustos em dia de chuva. Eu usou muito mais o freio da frente q o de trás, traseira trava muito facil
Rodrigo E eles travam porque não sabem usar. Hoje em dia, há vários vídeos ensinando como usar o freio dianteiro corretamente, sem o ABS.
As auto escola so ensinam o suficiente para o examinador no dia do teste aprovar o aluno. Voce so aprende o quão importante é o freio dianteiro e como ele é o freio que realmente para a motocicleta quando voce fizer uma frenagem de emergencia. Fazer curvas acentuadas a altas velocidades (velocidades de Rodovias eu me refiro) voce so aprende na vida real.
Outras dicas.
Reparar em carros rebaixados. Eles tendem a passar no quebra mola na transversal.
Prestar atenção em carros parados, tanto na possibilidade da porta abrir, como em pessoas ou animais por trás dele.
Quando conhecer algum lugar, ficqr esperto nos bucaros do local, e saber que os carros provavelmente irao desviar desses buracos, algumas vezes no susto, então evite ultrapassagem.
Assisti este video ontem, hoje peguei a estrada para ir trabalhar(120km de distância), comecei a reparar no meu jeito de fazer a curva,percebi que eu já fazia esse "contra-esterço" instintivamente.
Todo mundo acaba fazendo instintivamente.
Mas esse é o perigo.
Imagine alguém que faz contra-esterço instintivamente, mas ele nem faz ideia de que isso existe, quando de repente ele entra em uma situação de perigo em que precisa efetivar o contra-esterço de forma mais forçada.
Como ele nem tem consciência de que faz isso ele vai querer sair da situação esterçando normalmente, e isso só vai fazer com que ele vá reto.
Vdd Joel comigo mesma coisa
Sim, quando agent fik ciente disso começamos a curva com o contra estersso o resto vem naturalmente, assim a curva fik mais fácil e a condução menos cansativa
Absolutamente todo mundo faz isso. Na verdade, você não consegue virar pra um lado sem antes dar esta pequena virada para o lado contrário. Isso vale pra todo veículo de duas rodas, inclusive bicicletas. Se não fizer você cai.
Esclarecimentos de muita utilidade. Irão salvar muitas vidas e ajudar a conservar nossas amadas motos. Obrigado 👏👏👏
O bom posicionamento do corpo ajuda até evitar ferimentos caso escorregue e caia, como foi meu caso. Antes andava solto na modo mas depois de um treino na honda aprendi a prender o tanque da moto com as pernas e quando cai, não tive reflexo de “jogar o joelho e mãos “ pra fora pra absorver a queda, a moto segurou pelo estribo e guidão e sai ileso (estava só de camisa e calça na hora)
Treinei muito com o freio da frente e posso dizer que ele já me salvou de inúmeros acidentes.
Dica sobre frenagem: não freie e mantenha a embreagem acionada, isso facilita que a roda traseira trave em caso de frenagem forte. Aprenda a ir reduzindo marcha em caso de frenagem forte, acionando a embreagem somente no momento de pisar no pedal da marcha.
Excelente matéria! Sem enrolação, informações objetivas e claras do jeito q nós precisamos. Parabéns!
Sou habilitado desde 1981 aprendi na auto escola a técnica de 70 x 30 nos freios, já dei muita estica por ai e nunca ganhei chão, penso que o mais importante é saber onde fazer e principalmente se seu equipamento (moto) te oferece essa segurança.
Tempos atrás vi um vídeo de um gringo fazendo testes para comprovar a eficácia do contra esterço e duvidando fui testar também, e me surpreendi.É perfeito.Fazer curvas sabendo da importância do contra esterço evitaria muitos acidentes.A gente fica com a moto dominada.Mas prudência sobretudo.
queria adicionar algo que faltou, na frenagem da dianteira a postura e importante, com aliviar o peso no guidão da moto e segurar o corpo com as pernas, valeu mais dicas no próximo vídeo
Se eu conhecesse todas essas dicas, eu não teria fraturado meu fêmur. Muito obrigado pelo video
🎵Playstation 🎶,🎵Playstation 🎶,🎵Playstation 🎶...
@@carlosd9154 🤣🤣🤣
Ando de moto a anos e não usava essa técnica nas curvas...vendo esse vídeos e outros melhorei muito. Parabéns ótima matéria
Sou apaixonado por motos e achei muito bom o vídeo. Já sabia de algumas coisas mas mesmo assim foi muito útil e instrutivo. Parabéns pelo belo trabalho
Gostei muito das dicas, mas a última sobre o óleo eu prefiro não arriscar. Óleo é barato e não justifica esperar muito pra fazer a troca.
Vai te muita gente qerendo seguir a dica da curva e se dando mal em..
Deixa quieto kkk
Se dando mal? Se bem feita a manobra é excelente. O que vi e perdi conhecidos é justamente o contrário, pessoas que saem da autoescola achando que a maneira de se posicionar na moto é a mesma de 30 km/h e 90 km/h. Entram na curva achando que vai dar e passam reto.
Contra esterço é útil até em manobras de bicicleta que dirá moto que é bem mais pesada e atinge velocidades maiores.
@@augustorenan5000 sim concordo, mas oqe eu falo em se dando mal é poq muita gente não sabe como deve ser feita e simplesmente vai só vira pro lado contrario... pra ser especifico um exemplo bobo mas qe passa oqe qero dizer é o do filme relampago macken ( não lembro c é assim qe escreve )
@@augustorenan5000 irmão,se um cara cru seguir essa dica,ele vai se acidentar.
O iniciante tem q ter cautela e curva devagar,com o tempo e muita prática ele vai moldando.
@@wellinton178 tem que virar pouquinho msm , é questão de 2 Ou 3 cm pro lado oposto da curva , da super certo eu uso isso no ciclismo e acho que é fundamental usar para mudanças bruscas de direção. E digo mais , além da forma que se vira o guidão tem que saber usar de forma correta a distribuição de peso nos pontos de contato, mãos, pés e quadril
Tenho uma 2021 vermelha, mas sou apaixonado nesta versão do vídeo
Boas dicas , faz alguns vídeos pra quem anda de Scooters principalmente sobre frenagem e sobre a eficiência de ser ter ABS só na roda dianteira
Uma ótima dica de frenagem é sempre quando for usar o freio dianteiro, sustentar o peso nas pernas e no abdômen pra deixar os braços livres pra manobrar. Se não fizer isso o guidão fica duro e dificulta a manobra .
Informações extras:
1. O freio traseiro trava porque o peso seu e da moto na frenagem vão todos pra frente da moto
2. Os pilotos não usam ABS tbm pelo peso extra (+ de 5kg dependendo)
Opa
Sabe dizer só o UBS também acrescenta um peso significativo na motocicleta?
Muito legal e é sempre bom lembrar que em ambiente de corridas as frenagem são previstas, ou seja, o piloto faz reconhecimento da pista e sabe os pontos de frenagem, isso sem comentar que não têm cachorros atravessando, pedestres, motorista abrindo a porta, buracos... ABS é muito mais eficiente em frenagens de emergência, mas se sua moto tiver a opção de desligar é uma boa para usar em rodovias que vc conhece , assim pode, deixar a moto entrar agressiva nas curvas... braaaap.
1:30 Kkk essa primeira dica eu não teria coragem de testar não, vou virar para o lado contrário da curva, eu não kkk
Teste em uma reta, quando tiver acima de 40 km vire o guidão levemente para o lado contrário pra ter uma noção, depois disso vai nas curvas e é só alegria
Fazer Drift com a moto kkkk
Né kkkkkkk
É a informação mais importante do vídeo para quem pega a estrada, já para quem só anda em trecho urbano é mais difícil usar devido a velocidade reduzida.
Eu faço isso com a bike. Pedalo em meio urbano. Não passo de 30 km
Comprei minha Cb Twister igual a essa do vídeo,como eu tinha gostado da cor,linda moto, parabéns pelo trabalho.
Excelente vídeo. Ótimo para os iniciantes já começarem pilotando da forma correta.
Muito oportuno seu comentário acerca de não andar em cima da faixa por ser escorregadia, principalmente em piso molhado. Sou iniciante e vou acompanhar seus vídeos pelos comentários bem explicativos. Vlw.
Parabéns, primeiro vídeo que assisto que foi objetivo e com informações importantes!
Quando eu entregava gás de moto, as vezes não funcionava o freio traseiro, então usava o freio dianteiro e eu nunca tive problema em nada kkkkj ótimas dicas
Excelentes dicas! Todas têm a minha concordância ✌️ Abraço de Portugal 🇵🇹
Boa tarde. Moro no sul do Brasil, no meio Oeste catarinense. Sobre o combustível Premium, no meu caso, minha moto faz 32 km/ litro, sendo a com a gasolina comum, faz 27 à 30. Em questão de consumo, empata no preço. Porém, no inverno, é muito melhor utilizar o Premium, pois piloto uma CG 1996 Titan, a pequena Scarlett. A partida se torna muito mais fácil utilizando a Premium, além de evitar falhas com motor frio. E, sim, realmente, não aumenta cilindrada com esse combustível, apenas torna a vida mais fácil no inverno.
Realmente o contra esterco funciona mesmo fui testar na prática
Muito bom o vídeo e os comentários, mas fica uma dica sobre óleo do motor. "Verificar e trocar,.nunca completar", se no mostrador, como na vareta, não tem como saber exatamente a quantidade em ml q baixou o nível. Sendo assim, colocando óleo em excesso vc acaba jogando óleo pelo respiro do motor que é acoplada a caixa de ar, fazendo com que o óleo em excesso acaba sendo queimado junto ao combustível, danificando a vela de ignição. Então preste atenção, se sua moto está "fumando" verifique se sua caixa de ar não está com resíduos de óleo antes de sair pelas oficinas desesperado achando que o motor está pela boa!!!
Essa informação sobre a troca do ÓLEO, foi muito esclarecedora pois aqui na minha região sempre houve esse costume de fazer a troca a cada 1000km, dita pelos "MECÂNICOS"daqui. Detalhe a maioria trabalha em lojas que vendem peças e "ÓLEO".
Eu já escutei que moto 150cc até 250cc é bom trocar logo, por causa do motor que é menor, mas slaaa.... Nunca levei muita fé, o manual da minha recomenda 3mil, eu fico verificando o nível, depois que ela rodo 2mil com o mesmo óleo
Esse mito de moto pequena q trocar oleo direto nasceu por causa dos cgzeiros, que anda 100% do tempo em uso severo. A glr q só anda de motor cheio, dando grau e pipoco, ai tem ser a cada 1000 metros msm.
eu troco a cada 1000km, mas minha moto é rodada (105 mil km) e eu ando daquele jeito, cada semáforo é uma prova de arrancada.
@@renanandrade6844 Cada semáforo uma prova de arrancada... Foi boa... kkkkkkkkk
@@renanandrade6844 Também troco a cada 1000km, minha twister chegou a 160 mil km com motor std. Fiz o motor porque precisou assentar valvulas e trocar retentores, daí aproveitei a mão de obra que tava tudo aberto e fiz inteiro. Duvido que trocando a cada 3 mil ela chegaria nessa kilometragem de boa.
Eu sendo motoboy. no começo sempre usava o freio traseiro mais que o dianteiro. hoje 9 anos depois nem lembro que tem pedal traseiro kkkk a experiencia faz uma evolução enorme.
*Muito bom! Mas não adianta muita coisa(infelizmente).. A maioria das pessoas nem desenhando aprendem/acreditam! Já cansei de falar sobre alguns desses assuntos nos meus vídeos(como o Caso da Gasolina de Alta Octanagem e do Etanol) e não surte efeito, assim como é um fato que as coisas citadas nesse vídeo são mitos, tb é fato que brasileiro adora cultuar um mito. É quase um "orgasmo" para alguns...*
Cara, eu falo pro meu amigo que vou trocar o óleo da minha com uns 4mil km (como ta no manual) mas não adianta explicar... msm coisa que conversar com uma parede KKKKK
@@g_sthelf *complicado cara... Mas só uma coisa e que foi muito bem explicado no vídeo, dependendo dos casos é necessário abreviar um pouco as trocas(inclusive isso consta tb nos Manuais). Eu iria fazer uma série de Vídeos com dezenas de Laudos de Óleos usados que eu tinha, seria MUITO bom! Infelizmente deu pau no HD que estava e perdi tudo. Uma das coisas que ficou claro foi, quando próximo do limite indicado(eram diversas Motos diferentes, fabricantes e modelos, com diferentes períodos e troca e Especificações) muitos desses Óleos já estavam com Viscosidade fora da Categoria Recomendada. Com o uso, o Óleo tende a "afinar".. Exemplo: Motos que usavam um Óleo 20w50, quando o Óleo foi testado estavam já como um de Categoria 10w40(alguns até 30). Isso pode danificar o Motor a longo prazo(devido a Pressão e Vazão errada no Sistema). Quanto a Contaminação, muitos estavam ok, outros pouca coisa acima do limite(de acordo com os Parâmetros). Mas uma coisa ficou clara, não vale a pena levar até o limite, o melhor é antecipar um pouco. Lógico que não no MITO de trocar a cada mil km, isso é jogar grana fora! A não ser que o cara faça uso "soviético" da Moto.. Ande o tempo inteiro no pau, só coloque gasolina em Postos duvidosos, faça Track Day... Mas quem usa conforme a finalidade que a Moto foi feita, pode fazer a troca em período normal, antecipar um POUCO apenas por segurança...*
Uma Cg Fan 150 por exemplo, no manual fala usar óleo 10w30, e trocar a cada 4mil km, porém só ando rápido uso extremo cortando giro, empinando etc.. vc recomenda trocar com quantos km? (Atualmente ainda troco no mito dos 1000km por causa dos mecânicos)
@@VITOR-083 eu tbm troco com mil kkkk. Antigamente trocava com 2000 e o óleo ainda estava bonito, hoje com 1000 já está pretão. Será que é pela vida útil do motor?
@ rapaz não sei, tô trocando o meu com 2000 agora tbm, quando tiro ainda não está totalmente preto o óleo.. sinto que até dá pra rodar mais um pouco kkjk trocar em 1000 e 1000 é foda, o manual fala q é 4000 pra previnir era pra mim trocar pelos menos com uns 3000 mil kkjk, mas como eu acho meu uso um pouco extremo tô trocando com 2000 mesmo e tá deboa...
Parabéns pelo tema do vídeo!
Alguns mitos abordados ainda estão incrustados na cabeça de muita gente. O pior é que muitos deles comprometem severamente a segurança na pilotagem, como uso do freio traseiro sozinho (poderiam ter falado da questão da transferência de carga e curso disponível de suspensão na frenagem, bem importante), e também do contra esterço que ainda é pouquíssimo divulgado.
Cara parabéns pelas dicas eu achava k a cada 1000 km tinha k trocar o óleo até que eu comprei uma CBR 500r e vi no manual que eu poderia passar isso em 10x eu confesso eu achei muito estranho isso mais tenho k confiar no manual se não pra que ele viria não é??
Mais boas essas dicas mesmo!!!
Eu tbm sigo um meio termo man, manual da minha recomenda 3mil, eu troco entre 2 e 3 mil, sempre dou uma olhada no nível, quando suspeito que está na hora, e vou anotando as trocas com data e quilometragem que foi feita, para ter uma noção da durabilidade
Siga o manual, eles querem que teu motor arrebente antes pra te vender peças depois e quem sabe descartar a moto pra adquirir um novo modelo. Montadora também fatura muito com comércio de peças genuínas e todos os seus produtos tem obsolescência programada para que as pessoas descartem e adquiram novos modelos.
Boa noite? Seu vídeos muito bom.
1 marcha 15
2 marcha 25
3 marcha 45
4 marcha 55
5 marcha 65
É corretor sim eu não 😔👍👍.
Em Portuga usar os dois (travões) freios é obrigatório. Temos que utilizar no exame.
No brasil vc não precisa nem saber passar marcha pra conseguir a habilitação kkkk
@@vortis18 Depende do Estado. Dizem que em Minas é muito exigente.
@@neildrunkmaam7040 eu sou mineiro, é mais exigente que de sp pelo menos mas ta longe de ser boa. Sem contar que rola uma grande mafia nas auto escola mineiras, praticamente todas tem esquemas de propina, se vc tem grana pra pagar vc passa sem nem saber virar a chave no contato
Na moto escola nunca usei freio dianteiro, ensinaram só o do pé, Brasil
@@vortis18 Vem aki em Guaxupé/MG tentar tirar então pra vc ver uahsuhasuhas oq tem de nego saindo de la puto xingando e mulher chorando ñ ta escrito
Parabéns. Muito instrutivo. Porém, essa da troca de óleo fica na cabeça da gente. A justificativa aqui da minha região é que no Nordeste é mais quente e por isso se troca a cada 1.000km. Sinceramente, ainda fico temeroso.
Bom vídeo,algumas coisas eu sabia outras não tinha nem noção.Parabéns
O melhor vídeo do UA-cam.
Mas tem muita jente que é cabeça dura, não adianta ensinar,preferem permanecer no erro.
Trocar óleo antes da hora é burice só serve para poluir o meio ambiente e jogar dinheiro fora, não saber usar o contra esterço é não saber andar de moto.parabenns pelo conteúdo desse vídeo
Excelente vídeo. Mais importante é interessante do que os próprios vídeos de reviews de motos.
Legal as dicas, apenas lembrando sobre o óleo que é funcional trocar a cada mil KM .... Vai ter muitos donos de. CG 96 querendo rodar 12 mil km sem trocar o óleo. Kkk essa informação é funcional as motos atuais , faltou informar que nas curva devem tomar cuidado com a frenagem do dianteiro e traseiro . Abraco
Cb Twister estou esperando a minha consórcio vamos que vamos .
Peguei uma 2018 no consórcio tbm, tá muito top muuuito diferente da CB300
Boa sorte aí pra vc
Tbm to sksksk
Ótimo! Melhor dica pro freio dianteiro, apesar de proibido, é cortar o manete, ou então, manete curto, que é permitido.
Vc só vai aprender a usaro freio perfeitamente quando começar levar cortadas de carro e cair kkk
Motociclista raíz é assim kkkkkk
Vamos devagar e sempre valeu
A sim eu desisto de compra uma 🧤😅
Tenho uma factor 150 2018
Quando comecei a pilotar sentia a moto muito pesada nas curvas em alta velocidade.
Certo dia um cliente foi na loja com uma MT 03 e me falou sobre o contra exterso.
Decidi aplicas nas curvas e foi caboom, tiruitbs kkkkkkkk
Foi muito top, a moto fica mais leve e vc faz as curvas mais rápidas e melhores, já aplico também as técnico mostradas nós vídeos e dão super certas, lembre-se é claro de manter sua motocicleta em perfeito estado de funcionamento.
Top top o vídeo
Excelente!! Mas quanto a troca do óleo a minha dúvida é a seguinte: “não preciso trocar com 1000km mas qual o tempo máximo desse óleo no motor? 6 meses?? 1 ano??
Pelo que eu saiba o óleo mineral perde a propriedade com 3 mil km ou 6 meses. Pelo menos é o que me foi passado.
O semisintetico dura mais de 6 meses
Imagino o seguinte, o óleo é muito barato pelo tempo de uso, então eu aconselho a trocar a cada 1000 km, vai ter sempre seu motor bem protegido. É melhor gastar 30 reais a cada troca do que 800 num motor q não vai ficar original.
@@rafaelmarchitodelgado5777 acredito que a cada 1500 seria a troca ideal, visto que nessa quilometragem o oleo ainda sai viscoso e com toda suas propriedades. Sobre o preço 30 reais pra uns é pouco e pra poucos é muito. Visto que tem galera que trampa com a moto.
Mas vai de cada um, minnha troca é de 1.500 km
Titan 125 2002 e kansas 11
@@wesleyperrotte22 concordo com vc, as vezes estendendo a troca até os 1500km não vai prejudicar o motor e vai ajudar no bolso kkk
E melhor trocar de 1000 em 1000 se for moto pequena. Costuma baixar o óleo e dependendo da tocada o óleo enrralece. Ai o cara perde o motor igual eu perdi.
Ótima matéria, mas faltou dar um dica a mais do freio, usar também o freio motor, numa enegercia faz toda a diferença.
Caramba galera, arrebentaram nessa matéria!!! Parabéns ótimo conteúdo.
Jimmy Matias
Já sou apaixonado pela Twister!e vendo ela assim 😍😍😍 breve breve terei a minha, finalzinho desse ano.
Amém!!! Que logo menos vc possa realizar sua meta. 🙏🏽
Só q a gente fica até com medo de assalto , dai a gente sofre p comprar vem um fdp e leva na maior facilidade, comprei uma titan branca com essa carenagem e já tô com medo
É uma excelente moto , desenvolve bem , porém como sou alto , achei desconfortável, doi as pernas.
A questão do oleo não ficou bem esclarecida pode confundir algumas pessoas , a minha moto por exemplo é ano 2010 e naquela epoca o oleo recomendado era o mineral 20w50 existe toda uma egenharia por tras disso , então não posso pegar e colocar um oleo semisintetico ou sintetico eu tenho que por o oleo que recomenda o manual da mesma forma tenho que trocar o oleo como recomenda o manual . Se vc fizer diferente disso pode estar aumentando o desgaste precoce fo motor so invês de melhorar desempenho como alguns acreditam . Geralmente motos de 2010 para tras usam o oleo Mineral 20w50 então o correto é usar esse oleo .
Sim, o certo é seguir o manual, acho que a questão do oleo foi mais para pessoas que estao comprando as motos novas e e vem o pessoal das antigas dizer como devem fazer, pq era assim que faziam nas motos mais antigas .
Se o manual diz mineral pode usar o semi-sinteco, que é melhor, mas o prazo de troca tem que ser o mesmo. Se usa o semi-sintético pode usar o sintético. O 20w50, pode mudar para 15w50, 10w50, 5w50 ou até 0w50, ou seja, pode usar o primeiro numero menor mas tem que manter o segundo. O primeiro número menor ajuda a lubrificar mais rápido na partida e no frio. O ultimo não pode mudar pois é na condição de trabalho com temperatura estabilizada.
Já pratico esses conselhos e tenho um Cb650r o próprio manual aconselha a só usar gasolina comum, uma vez que as gasolinas especiais possuem uma configuração diferente confundindo a leitura da lambida e prejudicando o motor.
O que vai ter de moto fumaçando por não trocar o óleo não vai ser brincadeira... 🤣😂 com 1000 km o óleo já começa a baixar. Mesmo que não seja necessário a troca você deveria ao menos dizer para olhar o nível e completar caso necessário!
Boas dicas e isso é importante para aqueles q pensam que sabe de tudo é na hora não faz certo...
Salve , vim pela recomendação, ótimo vídeo parabéns +1 escrito ✔
Noite. Ótima matéria mas na questão de puxar o manete aprendi e uso a técnica do Bruno corano, médio, anelar e mínimo. No meu ver a melhor física aplicada. Continuamos acelerando se preciso com o polegar e indicador e temos a maior força com menor esforço na alavanca do freio.
Três dedos? É muita coisa; no máximo dois.
@@rrcb27 no meu entendimento sim, três.
Ganhou meu like 👍
Muito top o vídeo
sério que dá pra controlar a moto com os joelhos, da primeira dica? vou testar, mas... putz... nunca aprendi isso nos meus 30 anos de pilotagem.
ah, adorei quando falou sobre derrapagem em faixas pintadas no asfalto. isso aí.
Cara na minha moto quando chega os 900 km as machas fica difíceis de passar e o óleo parecendo água de tão ralo e preto
Deve ter algo errado com ela, deve estar super aquecendo, já viu vela, filtro de ar ?
Boa dica man vou olha já tem um bom tempo que eu não vejo
Parabéns duas rodas pela sua trabalho e cuidado com a nossa segurança ✌😎👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu troco a cada 1000km, porém meu uso é bem severo, coloco 1 litro com mil km sai do carter 800 900 ml, já teve vezes de sair 700, agora imagine se eu trocasse com 4000 km, como manda o manual.
isso vai depender muito da moto cara.
@@williampaes596 vai depender da mao que controla o acelerador e a embreagem!!
@@evertonbalan vai depender do tipo de uso...severo ou nao severo. Ligar a moto e rodar 400 ou 500 km direto é uma coisa...rodar 5 w parar a moto é outra...
O manual manda verificar e completar diariamente .se voce trocar a cada mil voce ta jogando dinheiro fora .
@@itamarrodrigues3923 pois é só que a maioria das pessoas não troca a cada 1000 e nao completa, já vi moto com 10000 km fumando
A minha tem 11 anos 38000 km e tá redondinha e meu uso é severo, uso ela como cavalo kkk
Ótimas dicas. Apenas um complemento em relação à frenagem de emergência: não acionar de imediato a embreagem concomitantemente com os freios, pois perde-se o efeito motor.
Pois é, cometi muito esse erro de me aproveitar mais do freio motor do que o próprio da moto kkkk Cada travada de roda que coração ia na mão
@@g_sthelf Oi Gabriel. Só deixando claro. Não se trata de usar "mais o freio motor". Deve-se frear normalmente usando os comandos de freio mas sem eliminar o freio motor através do acionamento da embreagem. Há vídeos de cursos de pilotagem segura que comprovam que numa frenagem de emergência, não acionar de imediato a embreagem contribui para um menor espaço de frenagem.
@@pedrobrandt7513 Exato! Meu erro era reduzir antes de freiar kkkk moto dava cada roncada. Hj faço certinho
Tá top essa Twister branca! Excelente matéria! Like!
Tá bonita mesmo viu
Só o preço que não é bonito.
@@neivieira8213 outra verdade viu.
Ainda assim é mais barata que a fazer kkk acho que por isso usaram ela 😂
No documento essa motocicleta é preta,a parte branca é carenagem,o que define a cor é o tanque
Pêndulo, é mais eficiente desde feito certo, usando corretamente os pedais e, usar os joelhos como fossem asas, um cada vez, do lado de dentro da curva... Contra esterço é método novo e eficiente, tb mas causa perigo em descidas, se for usado de forma incorreta ...
Muito bom
Acabei de me inscrever no seu canal, eu estou tirando minha carteira de moto.
Qual é essa moto usado no vídeo?
Achei bonita
Vídeo excelente! Eu que estou para começar a pilotar fico muito grato!
ótimo vídeo. Parabéns.!
Minha primeira moto não tinha freio dianteiro eu andava com muito medo e caia muito e apesar de ser minha primeira moto tinha nervosismo de andar mesmo assim me arrebentava bastante tbem mais Deus me protege sempre obrigado meu Deus por me proteger sempre
Quanto a troca do óleo, uso o que diz o manual, se o manual recomenda mil km, é mil km e pronto!
Excelente conteúdo! Sem contar que há os erros da partida à frio acelerando motos injetadas e... sair acelerando logo em seguida, achando que a I.E. dá conta de todo o resto.
Mais um não citado no vídeo: "Tá na reserva mas dá pra chegar no posto"
Verdade mano. Entrou na reserva ja tem que abastecer
Tenho moto desde 1999, e só lembro de ter deixado chegar na reserva umas duas vezes.
melhor que usar os dois freios é usar os tres. nunca fui em cursos de pilotagem mais sei usar muito bem o freio motor. nossa os tres juntos bem usados param na metade da distancia que se usados so os dois. porem so se é aconselhavel usar o dianteiro em linha reta.e essa dica dos dois dedos foi tambem um aprendizado com o tempo.
Manda ele vim morar em lugar quente tipo o Tocantins e rodar mais de 1000 km com o óleo para ver se sua moto não lhe manda trocar, aqui e muito quente então a própria moto pede para trocar pois ela muda completamente....
Digo a mesma coisa aqui da minha região as motos daqui que seguem .manual aqui nao chegam a 30000 ja tao tudo fumando. estrada ruim .calor. subida
Freio dianteiro o problema está da não inclusão aos manuais do tempo de manutenção da lubrificação dos pinos guias das pinças, que secão antes dos gastos das pastilhas dianteiras (que duram o dobro da traseira, normalmente), emperrando, dando peso de acionamento e atraso (delay) de destravamento, e aí que muitos caem principalmente em curvas e no off road. Ficar esperto.
15 mil quilômetros essa e boa , faz isso pra ver se você, se não vai ter que comprar um motor novo, foi cair nessa tive que refazer, o motor da minha moto .😒
a maioria das Triumph têm troca de óleo acima de 10k
Se eu seguir essa dica terei que 2k num motor novo.
@@matheusalves5203 A troca recomendada no manual da Honda NC750X é a cada 12 mil km ou 6 meses...
Gleysson Conceicao qual a sua moto?
Bom video, gostei.
Nota que o manual da minha Yamaha NMAX diz para trocar o óleo a cada 5000km ou um ano. Como no último ano só fez 1000km, o concessionário já recomendou a troca.
A bosta já começa quando não tem ensinam nem parar a moto direito. aqui BH não se usa freio dianteiro na moto-escola
Essa questao de contra esterço! deve se lembra que se faz automaticamente ! quando se deita na curva ela automaticamente entra em contra esterço, pendulado o não! a dica é vai sempre treinado acostumando com a moto !
Tive 25 motos abaixo de 250cc, agora tenho a Lander 250 0km é top! Com radiador de óleo lógico! Nas 125 150 que eu tive eu trocava com 1200 km no inverno com 1500km, nas viagens eu trocava com 1000 se baixasse muito e conferida a viscosidade do mesmo! Tudo depende da qualidade do óleo gasolina etanol vela de ignição carburador filtro de ar calibração das válvulas regulagem geral! O tipo de pilotagem redução pra freio motor abrupta acaba com o motor da moto, só numa emergência! Os óleos são essenciais nestas motos eu sempre usei Castrol, Havoline, Bardhal, BR e Motul é top! Rodei 3.000 kms com uma 150 2013 0km e nem abaixou! Agora todo o. Cuidado é necessario! Boa sorte a todos Sou influencer no MC 100fronteiras de presidente prudente desde 2014! Tchau! Segue o fluxo enrola o cabo! Beleza!
Gostei da dica na troca de óleo que pode ultrapassar 1000lm
A dica de usar a perna para induzir rotação não produzirá efeito algum já que ação e reação não podem estar no mesmo corpo.
O piloto comprime o tanque e exerce uma força sobre o mesmo, porém a sola do seu pé, na pedaleira, exerce uma força contrária. Na situação proposta no vídeo é impossível que uma rotação seja verificada.
Faça um experimento empírico:
Suba em sua moto e faça o proposto no vídeo e veja se sua moto irá tender a curvar mesmo que parado. Estar em movimento ou não, não interferirá dinamicamente.
Espero ter ajudado. Sou graduando em Eng. Mecânica.
O peso do pé na pedaleira e a força da perna no tanque colocarão o piloto em uma posição melhor para a curva. A posição do piloto interfere absurdamente na condução da moto.
Sempre uso o freio dianteiro , mas senti a real importância dele quando estive com garupa , só o traseiro não daria conta
amigo, uma dica quanto a luva... os dois últimos dedos de cada mão, mindinho e anelar, é interessante colar com super bonder esses dois dedos da luva para que em caso de queda haja mais proteção ao mindinho pois esse normalmente é o que se curva por esar do lado de fora da mão e muitas vezes ocorre fratura, com os 2 dedos da luva presos uma ao outro a chance de isso acontecer será menor
Olha os papos...
Segue o manual da motoca na risca que não dá erro. O problema é que as pessoas acreditam em muitos "mecanicos" alheios, aí começa com a troca por um óleo mais barato de especificação diferente...
Só dica top.
Ajudam bastante a aumentar o conhecimento!!! Vlw tmj.
Eu uso mais o freio dianteiro do que o traseiro. Óbvio que não em curvas e não em terrenos arenosos. Acho que o segredo da direção é reagir de acordo com as circunstâncias e manter direção defensiva. Abraços
Sobre a gasolina com alta octanagem, eu uso na minha moto de trilha, e se sente sim a diferença da gasolina comum
Verdade, eu tenho uma ninja 250 e sinto total diferença entre as gasolinas comuns e aditivadas, para a podium da Petrobras, só abasteço com a podium, a moto responde totalmente diferente
Essa dica do contraesterso é a melhor de TDS!!!