Sem dúvida uma das melhores motos que já pilotei,um motor q praticamente não dá defeito é só trocar o óleo no tempo certo,já fui a Fortaleza com a minha passando por Natal e vou agora até São José do Norte RS para fechar a BR 101 e depois Rio do Rastro! Ténéré significa deserto chamado assim pelos povos Tuaregues! Vlw
Tive 3. Só algumas correções: o motor não é o mesmo da XT600, totalmente diferente. Ela tem duas torneiras no tanque porque o tanque é um 'U' invertido, ela tem um carburador de dois estágios e não dois carburadores.
Perfeito! Na época que eu gravei este vídeo acabei me equivocando. Bom, tenho uma história com essa moto. Esse cara que aparece no vídeo é o meu pai. Ele decidiu fazer um upgrade para pegar uma Super Ténéré 750 e botou a Ténéré 600 a venda. Não pensei duas vezes, fui lá e comprei. Vai demorar um pouco para eu começar a fazer vídeos com ela, mas por um bom motivo, iniciei a restauração completa da moto, a mesma foi totalmente desmontada e agora estou iniciando o processo de montagem, da uma conferida: instagram.com/p/BlyI74knTNa/ Abraço e continue acompanhando o canal!
GugaMoto com certeza os bons vídeos devem ser assistidos. Eu mesmo tenho um canal chamado MOTOQUEIRO À MODA ANTIGA e alguns videos com minha motocicleta HD 883 estão rolando por lá. Grande abraço!
GugaMoto muito legal! Quando eu for ao sul entro em contato com você. Sempre vou por essas paragens com a motoca. Qual a cidade que você reside? Valeu!
Tenho uma exatamente igual a essa a 18 anos. Não me animo em trocar por motos semelhantes mais modernas cheias de módulos e sensores. É um verdadeiro trator! Nunca me deixou na mão.
Bom, tenho uma história com essa moto. Esse cara que aparece no vídeo é o meu pai. Ele decidiu fazer um upgrade para pegar uma Super Ténéré 750 e botou a Ténéré 600 a venda. Não pensei duas vezes, fui lá e comprei. Vai demorar um pouco para eu começar a fazer vídeos com ela, mas por um bom motivo, iniciei a restauração completa da moto, a mesma foi totalmente desmontada e agora estou iniciando o processo de montagem, da uma conferida: instagram.com/p/BlyI74knTNa/ Abraço e continue acompanhando o canal!
Que bacana,tanto eu como meu pai temos uma.Somos apaixonados por essa moto,simplesmente fantástica pra viajar.Nada mal pra uma senhora de 27 anos hehe!!!
Também tive uma muito nova e fiz várias viagens, só lembrando que a moto entre 88 e 89 vem com a coroa de relação menor isso ajuda na final da moto e de 90 em diante a coroa é maior deixando a impressão que tem mais tork mas acho que já tem tork suficiente com a coroa menor!
Perfeito! A moto estava com uma relação pinhão 15 coroa 45. Troquei para uma relação pinhão 15 coroa 40 e a moto ficou melhor de andar na estrada e com mais final, porém, pro off road e para o uso urbano, o escalonamento das marchas ficou muito ruim. O ideal era ter uma relação pinhão 15 coroa 43, mas como não tem no mercado, vou voltar par a pinhão 15 coroa 45.
Bacana o vídeo. Fui a 160 com a Ténéré 600 e ela sempre com a frente firme, já a XT660R fica meio passarinhando acima dos 150, frente mais leve a paralama alto. Muito bem conservada essa Ténéré. Abraço.
É possível baixar a suspensão dianteira uns 5cm, e se alterar uma peça chamada "dog bone" que fica no pro link, a suspensão traseira dá mais uma baixada.
Algumas erratas e informações: o tanque da Tenere 1 Farol tem 23 litros, da 2 VG tem 25 litros. Nem a XT nem a Tenere tem dois carburadores e sim um carburador de corpo duplo, com o segundo estágio sendo por vácuo e pistonete por diafragma, onde a borboleta é aberta por um acoplamento Mecanico com o 1º estágio por volta de 4500 ~ 5000 rpm, o que dá cerca de 6mm de abertura do pistonete do primeiro estágio. O Gicleur da Tenere tbm é bem maior que o da XT600E, portanto entra mais combustível pra queimar. Apesar de normalmente tirarem a Tenere tinha uma bomba de combustível a vácuo da Mikuni, a XT não tinha.
As 2 torneiras de combustível e a bomba, se dão pelo fato do formato do tanque. As torneiras pois não há comunicação entre os lados do tanque, e a bomba por conta do carburador estar acima do nível mínimo do tanque, o que faz com que o combustível que está abaixo do nível do carburador não desça por gravidade.
Q coisa louca!!!! O motor não é o mesmo porém é igual kkkk Muito pouca diferença A carburação é a mesma também O que muda é que o afogador da Ténéré é com comando a travez de cabo. E a XT é um botão direto no carburador do lado esquerdo da moto Aí restante muda tudo. Tanque, painel e parte elétrica. Só isso e nada mais kkk
A V-Strom tem o banco largo porém baixo, fazendo com que os joelhos fiquem bem flexionados, e isso em viagens longas me incomoda um pouco. Já na Tenere o banco é mais estreito, mas como ela é mais alta consigo esticar mais as pernas, e em um primeiro momento me passa mais conforto. Porém conforme fui andando senti falta da proteção aerodinâmica que a V-Strom oferece. Quanto a vibração, é tudo uma questão de costume, não achei nada de exagerado, normal para uma moto monocilindrica. Ambas são motos boas e confortáveis, mas cada uma na sua praia, uma com mais vocação pra estrada, e outra com mais vocação pro off-road. Abraço e continue acompanhando o canal! 👍
Iniciei a restauração completa da moto, a mesma foi totalmente desmontada e agora estou iniciando o processo de montagem, da uma conferida: instagram.com/p/BlyI74knTNa/ Abraço e continue acompanhando o canal!
Só uma observação... A XT 600E também tem carburação dupla , XTE 45 CV Ténéré 42 CV Torque 5.1kgf em ambas.... Na teoria a Ténéré e sim melhor na estrada por ter uma transmissão mais longa e um entre-eixos maior
Uma dúvida, eu tô planejando uma viagem de 17 mil km e pretendo comprar uma Teneré ano 92 por aí, igual essa do vídeo. Vale apena? Ela aguenta? Como é de peça pra achar? É fácil? Nem que seja pelo mercado livre...
A Tenere 600 é mundialmente conhecida pela sua robustez e confiabilidade. Durante as viagens que fiz pela América do Sul, cruzei com vários aventureiros, e que apesar das inúmeras opções que temos hoje quando se fala em motos de aventura, optaram pela Tenere 600 justamente por esses motivos. A moto é simples, nada de frescura e eletrônica, mas isso não significa que você pode comprar a primeira Tenere que aparecer no OLX. Não se preocupe muito com a quilometragem, mas sim, se a moto foi cuidada e se está com as revisões em dia. Na dúvida, leve ela no seu mecânico de confiança antes de fechar negócio para que seja feita uma inspeção geral. Com relação as peças, você encontra muita coisa pela internet. Ela compartilha muitas peças com a XT 600, e no mercado existem muitas empresas que fazem peças paralelas. Enfim, acredito que seja uma grande moto e que irá te ajudar a viabilizar a sua viagem. Abraço e continue acompanhando o canal!
Essa Teneré está cm 80mil quilômetros. Algumas manutenções já foram realizadas, como por exemplo, a troca do estator, retifica do cabeçote e troca dos retentores de válvulas, mas nada de mais para uma moto de 27 anos. A moto é robusta e muito simples, nada de frescura. Quanto a sua pergunta, se a moto está com 100 mil kms rodados mas passou por donos que fizeram as manutenções preventivas dentro do prazo estabelecido para o fabricante, acredito que você não terá maiores problemas. Na dúvida, leve ela no seu mecânico de confiança para fazer uma inspeção antes de fechar negócio. Abraço e continue acompanhando o canal!
Olá amigo,acredito que já deva até ter comprado a moto,mas caso não,aconselho observar 2 detalhes importantes na hora de comprar uma moto dessas.O cdi e placa de partida tem que ser original.Infelizmente essa moto não se adapta essas peças se forem paralelas.É só dor de cabeça.Mas a moto é extremamente simples de manter.Abraço!!!
@Gilson Rosa depois de um certo tempo, acabei comprando esta moto que aparece no vídeo e a restaurei, dá uma conferida como ficou: ua-cam.com/video/NajDOxh85z4/v-deo.html
O tanque da Ténéré 88 e 89 é de 23 litros, de 90 à 93 (dois faróis) o tanque é de 24,1 litros e chega a fazer 20Km/l se andar sem forçar muito chegando a uma autonomia de 482Km. Abs.
Conforme informações do proprietário da moto, a melhor média que ele fez foi 19Km/litro, mas tem que pegar muito leve no acelerador, e que normalmente ela varia de 16Km/litro a 18Km/litro.
Na época que eu gravei esse vídeo não tinha um microfone bom, mas dá uma olhada nesse vídeo, o audio melhorou consideravelmente: ua-cam.com/video/PfcurVz2iew/v-deo.html&lc=UgzCFbaX0NXYFNjzkSd4AaABAg
Elends Huraglump Hey buddy, no problem, i see what you mean ;-) Some days ago, i bought this bike from my friend and started a restauration. I am preparing a special video about this motorcycle.
Hey, i am also an owner of a Tenere 3AJ, unfortunately not in such a perfect condition. I don´t understand your language, so i don´t know, what you say. Where are you live, it seems to be very nice? Best regards
Siga-me no Instagram: instagram.com/guga.moto
Sem dúvida uma das melhores motos que já pilotei,um motor q praticamente não dá defeito é só trocar o óleo no tempo certo,já fui a Fortaleza com a minha passando por Natal e vou agora até São José do Norte RS para fechar a BR 101 e depois Rio do Rastro! Ténéré significa deserto chamado assim pelos povos Tuaregues! Vlw
Tive 3. Só algumas correções: o motor não é o mesmo da XT600, totalmente diferente. Ela tem duas torneiras no tanque porque o tanque é um 'U' invertido, ela tem um carburador de dois estágios e não dois carburadores.
Perfeito! Na época que eu gravei este vídeo acabei me equivocando.
Bom, tenho uma história com essa moto. Esse cara que aparece no vídeo é o meu pai. Ele decidiu fazer um upgrade para pegar uma Super Ténéré 750 e botou a Ténéré 600 a venda. Não pensei duas vezes, fui lá e comprei.
Vai demorar um pouco para eu começar a fazer vídeos com ela, mas por um bom motivo, iniciei a restauração completa da moto, a mesma foi totalmente desmontada e agora estou iniciando o processo de montagem, da uma conferida: instagram.com/p/BlyI74knTNa/
Abraço e continue acompanhando o canal!
Essa TÉNÉRÉ é show de bola!
Eu tive a satisfação de viajar com uma de Brasilia a São Paulo quando ela ainda era a rainha das estradas.
Verdade, é uma grande moto! Abraço e continue acompanhando o canal.
GugaMoto com certeza os bons vídeos devem ser assistidos. Eu mesmo tenho um canal chamado MOTOQUEIRO À MODA ANTIGA e alguns videos com minha motocicleta HD 883 estão rolando por lá. Grande abraço!
Me inscrevi no seu canal, quem sabe um dia a gente se encontra por essas estradas. Abraço!
GugaMoto muito legal!
Quando eu for ao sul entro em contato com você. Sempre vou por essas paragens com a motoca.
Qual a cidade que você reside?
Valeu!
Guga, Inclusive vou ao sul com minha nova moto, a V-Stron 650, e foi vendo o seu vídeo com a V-Stron que passei a ver seus vídeos.
Tenho uma exatamente igual a essa a 18 anos. Não me animo em trocar por motos semelhantes mais modernas cheias de módulos e sensores. É um verdadeiro trator! Nunca me deixou na mão.
a XT600Z é uma moto apaixonante. Estou muito contente com a minha.
Abraço e continue acompanhando o canal!
Que legal o "início" do amor pela TENERONA foi em Tapes!
verdade. Depois desse dia acabei comprando a Ténéré, o resto é história.
vendi minha Tiger 1050 e vou comprar uma destas, me livrar de seguro ipva e ainda poder ter uma Bigshow.
Linda moto.
Bom, tenho uma história com essa moto. Esse cara que aparece no vídeo é o meu pai. Ele decidiu fazer um upgrade para pegar uma Super Ténéré 750 e botou a Ténéré 600 a venda. Não pensei duas vezes, fui lá e comprei.
Vai demorar um pouco para eu começar a fazer vídeos com ela, mas por um bom motivo, iniciei a restauração completa da moto, a mesma foi totalmente desmontada e agora estou iniciando o processo de montagem, da uma conferida: instagram.com/p/BlyI74knTNa/
Abraço e continue acompanhando o canal!
Sabia decisão
Que bacana,tanto eu como meu pai temos uma.Somos apaixonados por essa moto,simplesmente fantástica pra viajar.Nada mal pra uma senhora de 27 anos hehe!!!
A moto é realmente fantástica! Estou até cogitando comprar uma para restaurar. Abraço e continue acompanhando o canal!
Também tive uma muito nova e fiz várias viagens, só lembrando que a moto entre 88 e 89 vem com a coroa de relação menor isso ajuda na final da moto e de 90 em diante a coroa é maior deixando a impressão que tem mais tork mas acho que já tem tork suficiente com a coroa menor!
Perfeito!
A moto estava com uma relação pinhão 15 coroa 45. Troquei para uma relação pinhão 15 coroa 40 e a moto ficou melhor de andar na estrada e com mais final, porém, pro off road e para o uso urbano, o escalonamento das marchas ficou muito ruim. O ideal era ter uma relação pinhão 15 coroa 43, mas como não tem no mercado, vou voltar par a pinhão 15 coroa 45.
Nossa que moto linda cara,nao perde em nada para motos bigtrail de hj! Linda linda!
Verdade! Abraço e continue acompanhando o canal.
Essa é lendária! 👏👏👏
Verdade!
muito bom, parabens pelo video, pela v-strom e pela tenere 600, tambem sou estradeiro com uma nx 350 sahara
Valeu Brother! A NX 350 é uma baita moto. Abraço e continue acompanhando o canal.
Bacana o vídeo. Fui a 160 com a Ténéré 600 e ela sempre com a frente firme, já a XT660R fica meio passarinhando acima dos 150, frente mais leve a paralama alto. Muito bem conservada essa Ténéré. Abraço.
Gostei da moto. Pra quem nunca tinha andado numa, foi uma experiência bem legal. Abraço!
Quando tiver a oportunidade, experimente ela numa estrada de chão e depois comenta aqui o que achou. Abraço.
Uma bela motoca. Pena que os baixinhos não podem sonhar com essa belezura.
Abraço!
É possível baixar a suspensão dianteira uns 5cm, e se alterar uma peça chamada "dog bone" que fica no pro link, a suspensão traseira dá mais uma baixada.
Nada haver, tenho uma 1992 e meço 165
Algumas erratas e informações: o tanque da Tenere 1 Farol tem 23 litros, da 2 VG tem 25 litros. Nem a XT nem a Tenere tem dois carburadores e sim um carburador de corpo duplo, com o segundo estágio sendo por vácuo e pistonete por diafragma, onde a borboleta é aberta por um acoplamento Mecanico com o 1º estágio por volta de 4500 ~ 5000 rpm, o que dá cerca de 6mm de abertura do pistonete do primeiro estágio. O Gicleur da Tenere tbm é bem maior que o da XT600E, portanto entra mais combustível pra queimar. Apesar de normalmente tirarem a Tenere tinha uma bomba de combustível a vácuo da Mikuni, a XT não tinha.
Correto! Abraço e continue acompanhando o canal.
GugaMoto Tamo Junto!
As 2 torneiras de combustível e a bomba, se dão pelo fato do formato do tanque. As torneiras pois não há comunicação entre os lados do tanque, e a bomba por conta do carburador estar acima do nível mínimo do tanque, o que faz com que o combustível que está abaixo do nível do carburador não desça por gravidade.
O tanque tem capacidade para 24 litros
Q coisa louca!!!!
O motor não é o mesmo porém é igual kkkk
Muito pouca diferença
A carburação é a mesma também
O que muda é que o afogador da Ténéré é com comando a travez de cabo. E a XT é um botão direto no carburador do lado esquerdo da moto
Aí restante muda tudo. Tanque, painel e parte elétrica.
Só isso e nada mais kkk
correta as observações. Abraço e continue acompanhando o canal!
Ótimo vídeo
Willian AM valeu Brother! Abraço e continue acompanhando o canal.
muito legal o video , ganho mais um inscrito
Valeu! Abraço e continue acompanhando o canal.
a nivel de conforto ela se compara a Vstrom? qual seu feeling a nivel de vibração a 120-130km/h? mais um escrito. Abraço
A V-Strom tem o banco largo porém baixo, fazendo com que os joelhos fiquem bem flexionados, e isso em viagens longas me incomoda um pouco. Já na Tenere o banco é mais estreito, mas como ela é mais alta consigo esticar mais as pernas, e em um primeiro momento me passa mais conforto. Porém conforme fui andando senti falta da proteção aerodinâmica que a V-Strom oferece. Quanto a vibração, é tudo uma questão de costume, não achei nada de exagerado, normal para uma moto monocilindrica.
Ambas são motos boas e confortáveis, mas cada uma na sua praia, uma com mais vocação pra estrada, e outra com mais vocação pro off-road.
Abraço e continue acompanhando o canal! 👍
GugaMoto show guga! Valeu pelo feedback. Abraço
Bela moto!
Iniciei a restauração completa da moto, a mesma foi totalmente desmontada e agora estou iniciando o processo de montagem, da uma conferida: instagram.com/p/BlyI74knTNa/
Abraço e continue acompanhando o canal!
Só uma observação... A XT 600E também tem carburação dupla , XTE 45 CV Ténéré 42 CV Torque 5.1kgf em ambas.... Na teoria a Ténéré e sim melhor na estrada por ter uma transmissão mais longa e um entre-eixos maior
Correto Igor, falha minha. Abraço e continue acompanhando o canal!
Uma dúvida, eu tô planejando uma viagem de 17 mil km e pretendo comprar uma Teneré ano 92 por aí, igual essa do vídeo. Vale apena? Ela aguenta? Como é de peça pra achar? É fácil? Nem que seja pelo mercado livre...
A Tenere 600 é mundialmente conhecida pela sua robustez e confiabilidade. Durante as viagens que fiz pela América do Sul, cruzei com vários aventureiros, e que apesar das inúmeras opções que temos hoje quando se fala em motos de aventura, optaram pela Tenere 600 justamente por esses motivos.
A moto é simples, nada de frescura e eletrônica, mas isso não significa que você pode comprar a primeira Tenere que aparecer no OLX. Não se preocupe muito com a quilometragem, mas sim, se a moto foi cuidada e se está com as revisões em dia. Na dúvida, leve ela no seu mecânico de confiança antes de fechar negócio para que seja feita uma inspeção geral.
Com relação as peças, você encontra muita coisa pela internet. Ela compartilha muitas peças com a XT 600, e no mercado existem muitas empresas que fazem peças paralelas.
Enfim, acredito que seja uma grande moto e que irá te ajudar a viabilizar a sua viagem. Abraço e continue acompanhando o canal!
é a questão de consumo dela?
Varia entre 15mk/litro (cidade) e 18km/litro (estrada).
Abraço e continue acompanhando o canal!
Cheguei a colocar 160 na minha e ainda dava maís... Chegaria aos 180 com certeza
160 está bom demais. A proposta da moto não é velocidade final.
Bom muito bom
valeu Brother! Abraço e continue acompanhando o canal.
que ligar top
Abraço e continue acompanhando o canal!
bela moto essas tenere
Abraço e continue acompanhando o canal!
show de video parabens
Marcelo Serafim valeu Brother! Abraço e continue acompanhando o canal.
Essa tenere tem quantos Km rodados. Tô interessado em uma com mais de 100 mil rodados. Será que é uma boa?
Essa Teneré está cm 80mil quilômetros. Algumas manutenções já foram realizadas, como por exemplo, a troca do estator, retifica do cabeçote e troca dos retentores de válvulas, mas nada de mais para uma moto de 27 anos. A moto é robusta e muito simples, nada de frescura.
Quanto a sua pergunta, se a moto está com 100 mil kms rodados mas passou por donos que fizeram as manutenções preventivas dentro do prazo estabelecido para o fabricante, acredito que você não terá maiores problemas. Na dúvida, leve ela no seu mecânico de confiança para fazer uma inspeção antes de fechar negócio.
Abraço e continue acompanhando o canal!
Vlw! Abraços
Olá amigo,acredito que já deva até ter comprado a moto,mas caso não,aconselho observar 2 detalhes importantes na hora de comprar uma moto dessas.O cdi e placa de partida tem que ser original.Infelizmente essa moto não se adapta essas peças se forem paralelas.É só dor de cabeça.Mas a moto é extremamente simples de manter.Abraço!!!
A XT 600 compartilha do mesmo motor e tb do mesmo carburador tendo umas modificações em "gicles" na embreagem.
Correto!
qual o consumo dela?
Varia entre 15mk/litro (cidade) e 18km/litro (estrada).
Abraço e continue acompanhando o canal!
180 km de final!
a minha não dá isso não. A pau e corda chega a 160Km/hora.
Vendo a minha 1990 azul
10 mil
JÁ BOTEI 183 E FIQUEI COM MEDO!
Essa Moto ela chegar um 170 final
original ela bate uns 160KM/hora. Não é uma moto de velocidade final, mas sim de força.
@Gilson Rosa depois de um certo tempo, acabei comprando esta moto que aparece no vídeo e a restaurei, dá uma conferida como ficou: ua-cam.com/video/NajDOxh85z4/v-deo.html
A pronúncia correta é o som fechado(tênêrê) apesar do acento agudo.
João Paulo cara eu sempre disse isso hahaha ninguém acredita...
4:39 18 x 23 = 414km de autonomia ;)
Foi mal, hehehe
O tanque da Ténéré 88 e 89 é de 23 litros, de 90 à 93 (dois faróis) o tanque é de 24,1 litros e chega a fazer 20Km/l se andar sem forçar muito chegando a uma autonomia de 482Km. Abs.
Conforme informações do proprietário da moto, a melhor média que ele fez foi 19Km/litro, mas tem que pegar muito leve no acelerador, e que normalmente ela varia de 16Km/litro a 18Km/litro.
Muito baixo o som.
Na época que eu gravei esse vídeo não tinha um microfone bom, mas dá uma olhada nesse vídeo, o audio melhorou consideravelmente: ua-cam.com/video/PfcurVz2iew/v-deo.html&lc=UgzCFbaX0NXYFNjzkSd4AaABAg
Eu acabei restaurando essa moto, dá uma olhada: ua-cam.com/video/NajDOxh85z4/v-deo.html&lc=Ugx8T9QqQ922Ve3QC394AaABAg
Too much blabla, to less from the machine ...
Elends Huraglump sorry, i did my best.
Please don´t hate me! It only should be constructive criticism.. :-)
For example from 2:23 to 2:27 is that, what i like to see more .... a nice machine in a perfect condition, and a cool Thumper-sound !!
Elends Huraglump Hey buddy, no problem, i see what you mean ;-)
Some days ago, i bought this bike from my friend and started a restauration. I am preparing a special video about this motorcycle.
Hey, i am also an owner of a Tenere 3AJ, unfortunately not in such a perfect condition. I don´t understand your language, so i don´t know, what you say. Where are you live, it seems to be very nice? Best regards