Vera Daisy Barcellos - O Grito Ecoa: Ditadura e Movimento Estudantil na UFRGS

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 жов 2024
  • O Movimento Estudantil na UFRGS, durante os anos da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), marcou para sempre a trajetória dos alunos da época. Um dos pontos-chave para a compreensão do período são os relatos daqueles que viveram na pele o conturbado ambiente acadêmico de então. Buscando dar luz às impressões de alguns dos protagonistas dessa história, foram organizadas entrevistas em vídeo, em formato documental, com figuras como Raul Carrion, Peter Peng, Vera Daisy Barcellos e Valdir Silveira. As gravações tiveram direção de Sérgio Valentim, com assistência de Josemar Moreira e Matheus Pantaleão. Elas integram a publicação “O Grito Ecoa: Ditadura e Movimento Estudantil na UFRGS”, organizada pelas professoras Vanessa Barrozo Teixeira Aquino e Fernanda Carvalho de Albuquerque, durante a disciplina de Prática de Exposições Museológicas (BIB03217) do Curso de Bacharelado em Museologia/UFRGS.
    Abaixo, as breves apresentações dos entrevistados que gentilmente participaram desse projeto:
    Raul Carrion: Graduado em História pela UFRGS. Militante estudantil e sindical, foi vereador de Porto Alegre e deputado estadual.
    Valdir Silveira: Engenheiro Agrônomo formado pela UFRGS. Mestre em Tecnologia de Alimentos e Especialista em Biologia do Solo pela UFPR.
    Peter Peng: Engenheiro Quimico formado pela UFRGS. Foi líder estudantil, vice-presidente do Centro dos Estudantes Universitários de Engenharia (CEUE) na gestão de 1970.
    Vera Daisy Barcellos: Jornalista egressa da UFRGS, militante do Movimento Negro desde a década de 70, Editora da Revista Tição. Atuou por 16 anos no Jornal Zero Hora. Foi editora responsável pelos projetos especiais do jornal A Voz da Serra. Assessora de imprensa de Maria Mulher - Organização de Mulheres Negras/RS e consagrada no Jornalismo Esportivo no Brasil.

КОМЕНТАРІ •