Uma curiosidade: enquanto o rotor de cauda contrabalança o torque, mantendo o helicóptero "na proa", sem girar, as forças _rotacionais_ estão equilibradas (por isso ele não gira). Mas em princípio o *empuxo lateral* do rotor de cauda permanece não equilibrado por nenhuma outra força e se nada for feito, o helicóptero se deslocará lateralmente, no voo pairado, sendo empurrado por seu rotor de cauda. É esse o motivo de os helicópteros permanecerem no pairado um pouquinho desnivelados lateralmente. Fazendo isso, uma pequena componente do empuxo do rotor principal atua horizontalmente, em sentido contrário ao empuxo do rotor de cauda. Helicópteros cujo rotor principal giram em sentido horário (visto de cima) como Esquilo, Puma, etc, se inclinam levemente à direita no voo pairado. Os com giro oposto como Bell 212, 214, etc, inclinam levemente à esquerda no pairado. O detalhe é que a quantidade necessária de inclinação lateral no voo pairado é uma indicação do peso do helicóptero no momento, uma vez que quanto maior o peso, maior a potência aplicada, aumentando o torque e exigindo maior empuxo do rotor de cauda, o que por sua vez exige maior inclinação lateral para manter a posição no voo pairado.
Uma dúvida. .. O perfil do estabilizador^profundor dos aviões é ao contrário do perfil da asa que tem maior pressão por baixo... assim atuando asa força pra cima e atrás força pra baixo dando o equilíbrio voo reto ?
@@marisepacifico2750 Exatamente, Marise. A geometria nos aviões é tal que o É a sustentação _negativa_ do estabilizador horizontal que mantém o avião equilibrado. O motivo desse esquema é dar estabilidade longitudinal ao avião: digamos que alguma força (turbulência, por exemplo) faça o avião elevar o nariz. A velocidade tenderá a abaixar, diminuindo a sustentação (negativa) do estabilizador horizontal, o que permitirá que o a cauda se eleve (por força da distribuição do peso), abaixando o nariz, o que tenderá a restabelecer tanto a posição anterior quanto a velocidade original do voo. O inverso ocorre se o nariz for baixado: a velocidade aumenta, aumentando a sustentação (negativa) do estabilizador horizontal, tendendo a elevar novamente o nariz. A beleza disso é que independe de correções do piloto e o avião tende a manter sua posição horizontal constante, a despeito de turbulências (mesmo sem piloto automático) por uma questão puramente da geometria das forças aplicadas. Mal comparando, é um pouco como os automóveis que tendem a manter a reta mesmo sem as mãos no volante, por causa da geometria da direção. Apesar da eficiência na estabilidade do voo, esse esquema tem o custo de inserir um componente com sustentação _negativa_ no voo, que afinal, representa PESO. Se um avião pesa, digamos 1000 kg, as asas precisam gerar algo como 1100 kgf de sustentação para contrabalançar os 100kgf (por exemplo) gerados _para baixo_ do estabilizador horizontal. Além de conviver com esse problema, se tem tentado resolve-lo de duas formas: (1) fazer estabilizadores horizontais menores, que gerem sustentação negativa menor, recorrendo a computadores e estabilidade artificial, fly-by-wire, etc, para restaurar a estabilidade perdida; e (2) Aviões em configuração Canard, com o estabilizador à frente da asa. Nesse caso o estabilizador gera sustentação _positiva._ Supondo um avião com os mesmos 1000kg, a asa geraria por exemplo apenas 900kgf e o estabilizador os 100kgf restantes, por que _contribui_ com a sustentação. Comparando a necessidade de uma asa que gere apenas 900kgf de sustentação com outra que gere 1100kgf para aviões de igual peso (1000kg), entendemos por que a configuração canard é mais eficiente.
@@zecsabbath7160 Sim! Nos helimodelos acabamos nem percebendo muito, pelo hábito de ver o modelo nessa posição, até o dia em que pairamos o helicóptero de frente ("nose-in"). Aí, o inusitado do modelo inclinado "para o outro lado" chama bastante a atenção!
Sou apaixonado por avião mas tenho verdadeira tara por helicóptero as manobras sao maravilhosas , proximo ano pretendo iniciar o curso de mecânico de avião
Gostaria de saber, qual o tamanho das de cada pá do rotor de calda e do rotor principal desse modelo de helicóptero? E Qual a diferença em ter 2, 3 ou 4 pás?
Eu sabia que era um perigo essa seção do helicóptero, mas nao tanto!! Gostaria de ver um video sobre a confiabilidade sobre o rotor de cauda de um helicóptero, já que eu tenho certo medo de falha do rotor de cauda!! Tirem esse medo de mim como ja tiraram o medo da asa fixa!!
Fernando, agora me surgiu a dúvida de como é o princípio de funcionamento de helicópteros não convencionais como os que tem rotores tandem, coaxiais e entrelaçados. Seria bom fazer um video explicando como eles funcionam.
Eu ou muita gente gostaria de saber o princípio e fim da fabricação da pá de um helicóptero e também da pá do rotor de cauda . É possível fazer uma matéria sobre esse assunto.
Aqui em Iguatu a alguns anos atrás um senhor ligado a aviação local morreu em um rotor de cauda, ele bateu a primeira vez caiu e levantou aí bateu novamente aí não teve jeito.
Parabéns pelo canal !!! Uma dúvida boba. Por que o sistema NOTAR não se popularizou ? Preço alto ? Falta de confiabilidade ? Poucas opções no mercado ? Obrigado !!!
Fernando tem um vídeo na playlist curiosidades da aviação aparece como privado se possível tem como você corrigir obg , é a melhor série de longe do canal muito explicativo .
Maravilhoso Vídeo Fernando! Sempre foi minha curiosidade para que servia o rotor de calda!Sempre abrilhantado e nos instruindo com nova curiosidades e tecnologia! ABRAÇOS MEUS AMIGO!
Uma pergunta se puder me responder ou fazer um video a respeito , porque os motores lycoming do robinson r44 tem perda de potencia ? se eles contam com sistema redundante de ignicao e é certificado pe faa . obrigado .
Eu preciso saber ser quando o elicopito sai do da terra ser ele continua com a par da eles virada o ângulo de ataque . Ou ser ela muda quando a eronave tar no alto?
A maioria das quedas de helicóptero e devido o ROTOR DE CAUDA entt qualquer falha e game over dificilmente o piloto vai conseguir controlar NÃO É IMPOSSÍVEL MAIS E DIFÍCIL TER CONTROLE.
Fala meu caro, tudo bem? Você sabe me dizer se pilotos que tiraram a habilitação em outro país possuem validade para pilotar no Brasil? Moro na Austrália e estou pensando em tirar a license aqui, mas volto em dois anos para o Brasil e não quero perder ou começar do zero.
existe uma tendencia de o rotor nao ser mais assim (exposto) e ser carenado ou entao daquele outro tipo NOTAR? os fabricantes vao seguir essa tendencia? existe legislação obrigando a seguir nesse caminho?
Não existe legislação, o sistema Fenestrom sei que não é utilizado por outras fabricantes pq é patentiado (agora tem outros helicópteros com esse sistema pq acredito que a patente n seja mais o problema), já o NOTAR eu n sei dizer o pq
Acho q foi uma pane no rotor de cauda que causou a queda de um helicóptero na minha cidade. Uma meia dúzia de delegados morreu neste acidente, além de um homicida que havia cometido uma chacina dias antes. O helicóptero caiu girando no próprio eixo.
@@joaoswartzman1464 foi o que as testemunhas disseram ter visto. Entretanto, o relatório do Cenipa apontou manutenção atrasada e falha do motor, além dele girar no próprio eixo na queda, uma das pás se contorceu com a queda brusca.
Fernando, você sabe dizer se o helicóptero tem a mesma filosofia de redundância mecânica, hidráulica e elétrica assim como o avião possui? Ultimamente tenho ouvido falar com maior frequência de acidentes com helicópteros
Os helicópteros tem redundância também como os aviões menores e são aeronaves muito seguras. Infelizmente acidentes acontecem, mas quase sempre por falha humana.
Olá Fernando. Uma Curiosidade: O rotor de cauda é, ao meu ver, a parte mais importante, pois ele tem a função de compensar o rotor principal; No caso de pane do motor, faz-se o pouso de auto rotação; Caso pane do rotor de cauda, vira um peão e literalmente cai. a Pergunta. Como na avião se trabalha com a prevenção, por que não existe dois rotores de cauda, para que, no caso de falha de uma, outra mantém o Helicóptero alinhado ?
Essa dupla dinâmica é demais 👏👏👏👏👏👏👏👏😊😃😉😉😉
Como não amar a aviação!
E que dupla hein!
Abração.
Excelentes dicas de SEG VOO... Parabéns.
BOM DIA. ( FOI FANTÁSTICO ESSE DICA ) TEMOS SEMPRE QUE ESTAR ATENTO. PARABÉNS PELO TRABALHO APRESENTADO
Parabéns Fernando !!! aprendendo sempre com você e tbm acompanho seu trabalho no Globosat.
Mais um excelente vídeo.Não sou da área de aviação mas, curto muito.Valeu!
Grande amigo Fernando
Vc é nota dez na explicação dos vídeos
Uma curiosidade: enquanto o rotor de cauda contrabalança o torque, mantendo o helicóptero "na proa", sem girar, as forças _rotacionais_ estão equilibradas (por isso ele não gira). Mas em princípio o *empuxo lateral* do rotor de cauda permanece não equilibrado por nenhuma outra força e se nada for feito, o helicóptero se deslocará lateralmente, no voo pairado, sendo empurrado por seu rotor de cauda.
É esse o motivo de os helicópteros permanecerem no pairado um pouquinho desnivelados lateralmente. Fazendo isso, uma pequena componente do empuxo do rotor principal atua horizontalmente, em sentido contrário ao empuxo do rotor de cauda. Helicópteros cujo rotor principal giram em sentido horário (visto de cima) como Esquilo, Puma, etc, se inclinam levemente à direita no voo pairado. Os com giro oposto como Bell 212, 214, etc, inclinam levemente à esquerda no pairado.
O detalhe é que a quantidade necessária de inclinação lateral no voo pairado é uma indicação do peso do helicóptero no momento, uma vez que quanto maior o peso, maior a potência aplicada, aumentando o torque e exigindo maior empuxo do rotor de cauda, o que por sua vez exige maior inclinação lateral para manter a posição no voo pairado.
Uma dúvida. ..
O perfil do estabilizador^profundor dos aviões é ao contrário do perfil da asa que tem maior pressão por baixo... assim atuando asa força pra cima e atrás força pra baixo dando o equilíbrio voo reto ?
@@marisepacifico2750 Exatamente, Marise. A geometria nos aviões é tal que o É a sustentação _negativa_ do estabilizador horizontal que mantém o avião equilibrado. O motivo desse esquema é dar estabilidade longitudinal ao avião: digamos que alguma força (turbulência, por exemplo) faça o avião elevar o nariz. A velocidade tenderá a abaixar, diminuindo a sustentação (negativa) do estabilizador horizontal, o que permitirá que o a cauda se eleve (por força da distribuição do peso), abaixando o nariz, o que tenderá a restabelecer tanto a posição anterior quanto a velocidade original do voo. O inverso ocorre se o nariz for baixado: a velocidade aumenta, aumentando a sustentação (negativa) do estabilizador horizontal, tendendo a elevar novamente o nariz. A beleza disso é que independe de correções do piloto e o avião tende a manter sua posição horizontal constante, a despeito de turbulências (mesmo sem piloto automático) por uma questão puramente da geometria das forças aplicadas. Mal comparando, é um pouco como os automóveis que tendem a manter a reta mesmo sem as mãos no volante, por causa da geometria da direção.
Apesar da eficiência na estabilidade do voo, esse esquema tem o custo de inserir um componente com sustentação _negativa_ no voo, que afinal, representa PESO. Se um avião pesa, digamos 1000 kg, as asas precisam gerar algo como 1100 kgf de sustentação para contrabalançar os 100kgf (por exemplo) gerados _para baixo_ do estabilizador horizontal. Além de conviver com esse problema, se tem tentado resolve-lo de duas formas: (1) fazer estabilizadores horizontais menores, que gerem sustentação negativa menor, recorrendo a computadores e estabilidade artificial, fly-by-wire, etc, para restaurar a estabilidade perdida; e (2) Aviões em configuração Canard, com o estabilizador à frente da asa. Nesse caso o estabilizador gera sustentação _positiva._ Supondo um avião com os mesmos 1000kg, a asa geraria por exemplo apenas 900kgf e o estabilizador os 100kgf restantes, por que _contribui_ com a sustentação. Comparando a necessidade de uma asa que gere apenas 900kgf de sustentação com outra que gere 1100kgf para aviões de igual peso (1000kg), entendemos por que a configuração canard é mais eficiente.
de fato, isso acontece tambem com os helimodelos ....
@@zecsabbath7160 Sim! Nos helimodelos acabamos nem percebendo muito, pelo hábito de ver o modelo nessa posição, até o dia em que pairamos o helicóptero de frente ("nose-in"). Aí, o inusitado do modelo inclinado "para o outro lado" chama bastante a atenção!
Nunca vi ninguém escrever tanta besteira com tanta propriedade.
4:05 "manobrabilidade" tá aí senhores uma palavra de qualificação formal e que poucos pronunciam!
Top vídeo VHD e Aero nota 10 🛩🛩🛩
Valeu Thalysson!!
Sou apaixonado por avião mas tenho verdadeira tara por helicóptero as manobras sao maravilhosas , proximo ano pretendo iniciar o curso de mecânico de avião
Desejo sucesso pra voces e que esta parceria nunca acabe , afinal sempre e melhor somar do que subtrair . FORTE ABRAÇO .
Gostaria de saber, qual o tamanho das de cada pá do rotor de calda e do rotor principal desse modelo de helicóptero? E Qual a diferença em ter 2, 3 ou 4 pás?
2 cara ótimos para falar e explicar 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito legal este vídeo. Poderia fazer um vídeo sobre girocoptero, e outro vídeo sobre hélice de impulsão de passo variável (vantagens) . Abraço
Sou fã desse programa e assisto toda semana também pela tv. Pois sou um amante louco por aviação
Valeu Alexandre!!
qual canal que passa na tv ?
@@RochaGamePlay032 passa no canal "Mais Globosat" toda quinta feira às 22h30m
@@alexandrezechim3820 vlww ♥️
Eu sabia que era um perigo essa seção do helicóptero, mas nao tanto!! Gostaria de ver um video sobre a confiabilidade sobre o rotor de cauda de um helicóptero, já que eu tenho certo medo de falha do rotor de cauda!! Tirem esse medo de mim como ja tiraram o medo da asa fixa!!
Fernando, agora me surgiu a dúvida de como é o princípio de funcionamento de helicópteros não convencionais como os que tem rotores tandem, coaxiais e entrelaçados. Seria bom fazer um video explicando como eles funcionam.
Muito bom esse canal, sempre fui apaixonado por aeronaves desde minha infância.Deus abençoe.
Top de mais Vitor Hugo explica tudo muito bem sou fan do VHD boa sorte
Sou fã de helicóptero Fernando, espetacular faz um vídeo mostrando como é feita a manutenção do morteiro do helicóptero👍
Boa ideia!!
@@aeroportrasdaaviacao faz um vídeo falando dos helicópteros guindastes
Boa, o rotor de Helicóptero, geralmente pra quem nunca viu,parece atrair as pessoas, é perigo constante.
Eu ou muita gente gostaria de saber o princípio e fim da fabricação da pá de um helicóptero e também da pá do rotor de cauda . É possível fazer uma matéria sobre esse assunto.
pergunta: e os helicópteros de contra rotores? quais são os requisitos de segurança? se assemelham?
vivendo e aprendendo...
parabens !!
SHOW CARA, O VHD JÁ TINHA FALADO SOBRE ISSO NO CANAL DELE, MAIS FOI BOM VCS TEREM FALADO ISSO AQUI NO CANAL
Gostei de ver Dona Conceição
Aqui em Iguatu a alguns anos atrás um senhor ligado a aviação local morreu em um rotor de cauda, ele bateu a primeira vez caiu e levantou aí bateu novamente aí não teve jeito.
Parabéns pelo canal !!!
Uma dúvida boba. Por que o sistema NOTAR não se popularizou ? Preço alto ? Falta de confiabilidade ? Poucas opções no mercado ?
Obrigado !!!
@@canalvhd Obrigado !!!
Já me inscrevi no seu canal !!
Ótimo canal estou aprendendo muito com você!
Fernando tem um vídeo na playlist curiosidades da aviação aparece como privado se possível tem como você corrigir obg , é a melhor série de longe do canal muito explicativo .
Muito boa as explicações, parabéns dupla....................
Maravilhoso Vídeo Fernando! Sempre foi minha curiosidade para que servia o rotor de calda!Sempre abrilhantado e nos instruindo com nova curiosidades e tecnologia! ABRAÇOS MEUS AMIGO!
Valeu Wagner!! Obrigado por estar sempre acompanhando o canal!! 👊👊
+Aero Por Trás da Aviação fernando faz um video mostrando a rotina de um piloto de compania internacional quando ele chega ao braszil .
@@aeroportrasdaaviacao Sempre Fernando! Sou o Fã #1 do canal !
simplesmente o melhor canal sobre curiosidades da aviação
Uma pergunta se puder me responder ou fazer um video a respeito , porque os motores lycoming do robinson r44 tem perda de potencia ? se eles contam com sistema redundante de ignicao e é certificado pe faa . obrigado .
Melhor canal de aviação que eu já vihh
Parabéns pelo material. Ficou top 👏
Mais um video show, sempre ligado no aero!
Fernando ótimo documentário na TV! Bom domingo galéra!
👊👊
Duas feras show, demais parabéns
Saudacoes, uma duvida, essa protecao tambem serve para proteger o rotor de cauda em caso de um tail strike?
Faltou falar do Rotor Coaxial, aqueles q são montados um sobre o outro!!
Voce poderia fazer um video sobre o rotorway
Cara muito bom seus vidios tá!, faz um um vidio explicando aí como um helicóptero vai pra frente,,
Esses aparelhos são fantásticos
Que vídeo perfeito!! Parabéns
Gostei muito do sistema notar, bem criativo.
Muito bom o vídeo.
O giro livre do rotor de calda atua junto com o principal ou tem seu próprio giro livre?
Dois feras, amei o vídeo de hoje.
Eu preciso saber ser quando o elicopito sai do da terra ser ele continua com a par da eles virada o ângulo de ataque . Ou ser ela muda quando a eronave tar no alto?
Fernando na minha região não tem curso de piloto, mas eu encontrei no Google alguns cursos a distância. Vc recomenda?
Obs. Moro no interior do Pará. A 40km de marabá
Parabéns.. .o rotor de calda gira a 3000 rpm...e o rotor superior?
Eu sempre tive vontade de voar de helicóptero! Vídeo top , Like garantido!
PERFEITO
Muito bom esses vídeos interessantes
GOSTO MUITO DESSAS EXPLICAÇÕES, JÁ HÁ ALGUM TEMPO VENHO TENTANDO FAZER O CURSO DE : PPH , MAS ESTÁ "MUITO BARATO" NÉ?!😬🙄 (PORÉM ,EU QUERO!)
Parabéns comando 🚁!
mais um vídeo TOP como eu ja imaginava parabéns Fernando
Muito bom vídeo. Aquele like nervoso
Muitobao gostei obrigado instrucoes
Muito bacana! Parabéns!
Tem também os helicópteros com 2 rotores em tandem, que dispensam os rotores de cauda, embora não sejam comuns na aviação civil.
Não são comum por serem muitos complexos
A maioria das quedas de helicóptero e devido o ROTOR DE CAUDA entt qualquer falha e game over dificilmente o piloto vai conseguir controlar NÃO É IMPOSSÍVEL MAIS E DIFÍCIL TER CONTROLE.
Na realidade não é tão difícil assim, veja no canal do Vitor que lê fala sobre isso
Muito útil...
Bom trabalho pra vc
Bom dia, Fernando salve,um ótimo video,um ótimo domingo pra vcs do canal.
Valeu Tiago!
Acho interessantes os rotores contra rotantes. Eliminam a necessidade do rotor de cauda e promovem maiores velocidades às aeronaves.
Muito bom vc explica bem
Valeu!!
@@aeroportrasdaaviacao valeu , vc apresentar esse conteúdo tá maravilhoso
Eu amo aviação
Fala meu caro, tudo bem? Você sabe me dizer se pilotos que tiraram a habilitação em outro país possuem validade para pilotar no Brasil? Moro na Austrália e estou pensando em tirar a license aqui, mas volto em dois anos para o Brasil e não quero perder ou começar do zero.
Tem que fazer a convalidação, prova e vôo
showww essa dupla .sensacional
Aquele crossover que você respeita 😁
Falou basicamente de todos os cuidados, minha duvida roto de cauda é eletrico?
Voar de Asa Rotatório é incrível.
como se chama a parte de baixo da cabine de um helicóptero?
nos aviões é subdorsal e nos helis?
" VHD " Vida de Helicóptero em Dias. 👏👏👏
o que eu mais tenho dúvida é o que faz o rotor de calda girar?
tem um segundo motor no helicóptero?
"3000 RPM por minuto" ai meus ouvidos... kkkkkk
Esse é o tipo de comentário que já esperamos logo que editamos o vídeo.
@@aeroportrasdaaviacao KKKKKKKKKKKKKKKKK
Acabei de comentar kk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Na hora que ouvi, já vim nos comentários pq sabia que algum super especialista em termos técnicos ia falar algo.
existe uma tendencia de o rotor nao ser mais assim (exposto) e ser carenado ou entao daquele outro tipo NOTAR? os fabricantes vao seguir essa tendencia? existe legislação obrigando a seguir nesse caminho?
Não existe legislação, o sistema Fenestrom sei que não é utilizado por outras fabricantes pq é patentiado (agora tem outros helicópteros com esse sistema pq acredito que a patente n seja mais o problema), já o NOTAR eu n sei dizer o pq
É um sonho poder voar de helicóptero um dia. Valeu!👍🙏
Faz um vídeo do helicóptero robinson r22 beta II
Acho q foi uma pane no rotor de cauda que causou a queda de um helicóptero na minha cidade. Uma meia dúzia de delegados morreu neste acidente, além de um homicida que havia cometido uma chacina dias antes. O helicóptero caiu girando no próprio eixo.
Se ele caiu girando em seu próprio eixo provavelmente é pane de rotor de cauda
@@joaoswartzman1464 foi o que as testemunhas disseram ter visto. Entretanto, o relatório do Cenipa apontou manutenção atrasada e falha do motor, além dele girar no próprio eixo na queda, uma das pás se contorceu com a queda brusca.
esse sistema Notar é muito legal
Que legal!!
Joia demais!!!!
Show! Rumo à PPH. :D
Boa curiosidade." RPM por minuto""? Nova unidade redundante?
Vem na fábrica da Helibras em Itajubá MG, Fernando.
Bom, bem esclarecido.
Fernando, você sabe dizer se o helicóptero tem a mesma filosofia de redundância mecânica, hidráulica e elétrica assim como o avião possui? Ultimamente tenho ouvido falar com maior frequência de acidentes com helicópteros
Os helicópteros tem redundância também como os aviões menores e são aeronaves muito seguras. Infelizmente acidentes acontecem, mas quase sempre por falha humana.
Top o seu canal
O barulho das pás de cauda é bonito.
Olá Fernando. Uma Curiosidade: O rotor de cauda é, ao meu ver, a parte mais importante, pois ele tem a função de compensar o rotor principal; No caso de pane do motor, faz-se o pouso de auto rotação; Caso pane do rotor de cauda, vira um peão e literalmente cai. a Pergunta. Como na avião se trabalha com a prevenção, por que não existe dois rotores de cauda, para que, no caso de falha de uma, outra mantém o Helicóptero alinhado ?
Não valeria a pena, pelo peso e complexidade adicionais, aliados ao fato de haver procedimentos que permitem o pouso mesmo com pane no rotor de cauda.
Show esse vídeo!
Muito legal 😃😊
Muito bom vídeo
Caramba! Eu não sabia que o rotor de cauda acompanha o rotor principal!!
elas sao ligas por um eixo, nao tem motor pro rotor de cauda
Melhores canais do UA-cam!
Os olhos do loirinho chega ficam brilhando quando o convidado fala, legal ver isso, felicidades ao casal.
Que inveja do Fernando , pilota aviões, helicopteros e tem um mega avião em casa ... que cara de sorte :-)
E estou sempre assistindo os vídeos
Tem também os helicópteros com duas asas rotatórias que giram em sentido contrário e não necessitam desses estabilizador, certo?
qual é o helicoptero mais seguro em relação ao rotor de cauda?
Com certeza o NOTAR, por não ter um rotor. Fora esse o Fenestron é bem seguro também.
@@aeroportrasdaaviacao o mais seguro é o que tem dois rotores, tipo aquele de carga americano, e o NOTAR