Esse Koala tem umas das maiores autonomias, fora seu motor PT6, consegue decolar full, Vitor se conseguir um voo ou uma apresentação desta máquina mais detalha fica show !!! Os esquis produzem um arrasto aerodinâmico maior em relação ao trem de pouso com rodas ! E há helicópteros de trens de pouso com rodas que não são retráteis os chamados "canelas dura" o Blackhawk e o Chinook são alguns exemplos, tem uma versão do Agusta A109K2 que é canela dura, que foi muito usado em aero médico e resgate.
Acompanho tanto o VHD quanto o Aero, seus vídeos são ótimos, parabéns! Uma pequena observação que poucos sabem,os helicóptero AS 532 cougar do exército brasileiro são os únicos do mundo com trem de pouso de rodinhas que não recolhem.
Ficou legal a "parceria"! Vocês poderiam fazer um "super vídeo" com os Feras da aviação, tais como: CANAL AERO POR TRÁS DA AVIAÇÃO, CANAL VHD, CANAL AVIÕES E MÚSICAS, CANAL CARIOCA NO MUNDO, CANAL ESTEVAM PELO MUNDO e de bônus trazer o CANAL DIOGO KYRILLOS! Tenho certeza que seria o sucesso de audiência Heheh aliás, quem aqui conhece todos eles também? Abraços
Fernando faz um video, falando sobre os riscos precauções de pouso na agua com avião anfíbio, se ja tiver este video por favor desconsidere. Parabéns abraço
Eu sou piloto de helicóptero apesar da minha aeronave não possuir rodas, mas mesmo assim antes da decolagem eu faço esse procedimento com os esquis para quando for pousar já estará aquecido e não terei problema com o pouso.👏👏
As rodas e os esquis também podem ser usados para fazer decolagens correndo numa pista. Este tipo de decolagem é utilizado por várias razões, entre elas o desempenho. Quando a aeronave estiver mais pesada ou a temperatura ambiente estiver mais alta, pode ser usada a decolagem corrida.. Nestes casos, a potência do motor pode ser insuficiente para uma decolagem vertical Para maiores informações, pesquisem "helicopter running takeoff".
@@felipec2875 Não necessariamente... Minha dúvida se baseia no fato que se uma aeronave triciclo for fazer um pouso forçado em uma área não pavimentada ela sempre irá fazer com o trem de pouso recolhido. Quando se pousa em autorrotacao existe um deslocamento para frente e por isso a velocidade de descida e similar a de um avião de pequeno porte. Nesse caso a lógica poderia ser a mesma do avião sob pena de "capotar" o helicóptero ao "enterrar" o trem de pouso em um terreno instável. Se não for esse o caso gostaria que alguém que realmente entendesse explicasse o que obviamente não é o seu caso.
No pouso de emergência seria interessante se preocupar com a vida e nAo com a máquina , se for de " barriga ou com as rodinhas " o importante é quem estiver a bordo sair sem graves ferimentos...
@@danielalcantara5838 Eu não manjo tanto mas acredito que se baixa o trem de pouso pois ao contrario do avião o helicóptero em autorrotação consegue pairar brevemente antes do toque, o que inibiria o risco de capotamento a depender da pericia do piloto, mas creio que quem pilota um helicóptero com trem de pouso é mais que capaz de fazer um pouso em autorrotação com eficiência e segurança. O trem de pouso também amortece parte do impacto o que seria bem vindo. Mas sinceramente acho que assim como dito no vídeo a maioria dos que possuem trem de pouso são ao menos bi motores, então é muito, muuuitoo improvável chegar ao ponto de precisar pousar em autorrotação
@@danielalcantara5838 Boa dúvida. Acho que depende principalmente da superfície. E segue a lógica do avião, na maioria das vezes trem abaixado. Água e superfície mole, trem levantado.
Ressalva: Helicópteros militares, como o CH-47 Chinook ou o AH-64 Apache tem trem de pouso fixo! Mas deve ser porque no caso dessas aeronaves, o arrasto não seja tão fundamental para pautar o desempenho.
@@geovanevieira4152 Primeiro passo é escolher qual a sua área na aviação. Segundo procurar uma escola de aviação, lá tem vários cursos. Aí fica ao seu critério! Boa sorte ✈️🙏🏻
Caí de paraquedas no canal e já me inscrevi por achar muito loko esse canal. Parabéns! Ganhou mais um inscrito aqui e no seu instagram. Eu AMO à aviação. Abraço
Sacanagem hein, é melhor eu dizer no AERO que eu vim do VHD ou dizer no VHD que vim do AERO!? Brincadeira são dois ótimos geradores de conteúdo, e aos com muita qualidade, apenas parabéns aos dois! Um grande abraço!
@Roger Ferreira Lima As Regras de Voo por Instrumentos ou IFR (do inglês Instrument Flight Rules) são o conjunto de regras das quais o piloto se utiliza para conduzir uma aeronave orientando-se pelos instrumentos de bordo, ao invés de se orientar por referências visuais exteriores a essa aeronave.
Fazer um pouso corrido em emergência a 40kt nos a109 e 60kt nos 139 e uma das maiores vantagens que não foram faladas no video. Além disso, para decolagem também se faz corrido caso precise.
@@BrunoFreitasPerformanceAudio e o cu Messenger a conta do ygorx de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do
Bom dia..O esqui pode ser comparado com a esteira de um blindado ou de um trator - o peso é distribuído de forma semelhante. Muito interessante a explicação, imaginei que rodas seriam melhores.. Abs..
Parabéns comandante. Sou inscrito no canal vhd tbem. Queria t dar uma sugestão, vc poderia por no rodapé do vídeo legenda em inglês de tudo o q vc está dizendo, quem sabe atrai uns gringos p o canal, afinal UA-cam é mundial.
Parabéns pelo vídeo... Em caso de o trem de pouso não descer para o pouso, qual o procedimento de segurança a ser seguido? Se ele pousar com o trem recolhido ele tomba para algum lado? Pergunto isso pois as pás ainda estão com rotação relativamente alta no momento do pouso. Obrigado Fernando e VHD. Abs.
@@gabrielbredafrias1903 isso é mais comum em aviões grandes, que o trem de pouso tem peso suficiente pra isso, nos pequenos normalmente tem um modo manual que vc faz a força no lugar do motor
Tem um vídeo no you tube que mistra um CH53 pairando a 1,5m de altura enquanto um mecânico destrava o trem de pouso dianteiro. Ele consegue e o pouso ocorre sem nenhum problema.
Cada avião tem o seu barulho característico. Por exemplo o T6 é inconfundível o barulho do motor como também o Troja. Por que esses aviões tem barulhos diferentes?
@aero Eu gostaria de saber, se tem algum limite de velocidade máxima estabelecida para voos de aeronaves particulares. Assim como tem para os carros em terra
Resumindo, o trem de pouso permite uma melhor aerodinâmica e uma aeronave mais bonita. No entanto não tem muita vantagem prática, o custo e "ganho" dificilmente se compensariam.
Gostaria de você falar sobre um assunto? : quando eu estou em um carro com um motorista barbeiro eu fico com medo, você quando esta com um piloto ruim também fica com medo?
Bom fiquei com uma dúvida sobre as rodinhas, sabemos que na aviação comercial os aviões não usam ar comprimidos nos pneus igual aos carros e nesse helicopteros com rodinhas é ar comprimido ou não?
Isso mesmo Fernando, fala rodinha mesmo é isso que é bacana em você, você fala de coisas complexas de um jeito simples que qualquer um pode intender.
É RODINHA. NÃO É CURSO TÉCNICO PRA FICAR FALANDO TREM DE POUSO. MAS NÃO TÔ DIZENDO. SÓ QUE ME FALTAVA
Esse Koala tem umas das maiores autonomias, fora seu motor PT6, consegue decolar full, Vitor se conseguir um voo ou uma apresentação desta máquina mais detalha fica show !!! Os esquis produzem um arrasto aerodinâmico maior em relação ao trem de pouso com rodas ! E há helicópteros de trens de pouso com rodas que não são retráteis os chamados "canelas dura" o Blackhawk e o Chinook são alguns exemplos, tem uma versão do Agusta A109K2 que é canela dura, que foi muito usado em aero médico e resgate.
CURIOSIDADE: Santos Dumont era mineiro, por isso as rodinhas se chamam trem de pouso.
Eu ri muito disso. KKKKKKKK
Kkkk
LoooooL
Ele falaria : Baixa logo esse trem ai sô.
Llllkkkkkkkmkkkkkllkkkkkkkkkkkkkklkllllllllllkkkkkkkkkkkkkkkkkkkskskskkkskkskskk tú é foda
Já fui viciado nos vídeos do canal VHD. Lembro que tinha dia que via uns 5 vídeos dele. Recomendo esse canal.
Deve ser difícil chegar em algum lugar com helicóptero com sky e ser taxado de pobre. Força para quem sofre com essa exclusão tão injusta.
Kkkkkkkk
O interessante do Fernando é a simplicidade dele no dia a dia do seu trabalho , e isto é que fazem vc ter sucesso no seu belo trabalho
Essa dupla é espetacular!
Parabéns pelo vídeo, muito boas as explicações do Victor e parabéns a você Fernando, sempre com as perguntas ótimas !
Isso, queremos mais VHD🚁 aqui no Aero!
Duas feras junto.... like.
Vcs são feras demais!!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Esse dois têm meu respeito, aguardo ainda um dia poder voar com vocês .. tmj sempre
Acompanho tanto o VHD quanto o Aero, seus vídeos são ótimos, parabéns!
Uma pequena observação que poucos sabem,os helicóptero AS 532 cougar do exército brasileiro são os únicos do mundo com trem de pouso de rodinhas que não recolhem.
Gostei muito de ver esses caras feras juntos.eles são o Batman e Robin da aviação.abracos do Raí de Mongaguá.boa sorte pra vcs.
Duas feras juntos
Qualidade é sinônimo deste canal 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🐈👏🏻👏🏻
Ficou legal a "parceria"! Vocês poderiam fazer um "super vídeo" com os Feras da aviação, tais como: CANAL AERO POR TRÁS DA AVIAÇÃO, CANAL VHD, CANAL AVIÕES E MÚSICAS, CANAL CARIOCA NO MUNDO, CANAL ESTEVAM PELO MUNDO e de bônus trazer o CANAL DIOGO KYRILLOS! Tenho certeza que seria o sucesso de audiência Heheh aliás, quem aqui conhece todos eles também? Abraços
Maneiro, os de rodinhas são bem da hora rsrs 😆
Esse canal é incrível, na boa. Escolher entre o Aero e Aviões & Músicas é como escolher um filho kkkk
Só qualidade nesse canal, to aqui a muito tempo, alguns anos, mas hoje a qualidade está absurdamente GIGANTE!
Dupla show e de respeito
Fernando faz um video, falando sobre os riscos precauções de pouso na agua com avião anfíbio, se ja tiver este video por favor desconsidere. Parabéns abraço
Vídeos com dois anos excelentes comunicadores, mais vídeos como esse, please.
Adoraria ver um TB sobre helicópteros militares
Quando você for fazer o próximo vídeo sobre as curiosidades da aviação, faça um vídeo sobre o que aconteceu com aquele avião antigo: Douglas dc-3.
Dois feras juntos! Escrito nos dois canais! Parabéns para vcs!
Fale sobre os helicópteros anfíbios.
Fernando, faz um vídeo com os águias da PM de SP , aqueles helicópteros são lindos demais
Parabéns aos dois !!
Vídeo bastante esclarecedor !
Achei bem interessante esse video sobre helicóptero. Sei bastante sobre alguns tipos de aviões mas aeronaves como helicóptero sei bem pouco. adorei!
Nunca entendi o Jurassic park ter o helicóptero com rodinhas.
Lá você pode pousar até no meio do nada que nem o avião do Jurassic park 3
Dois mito da aviação
Eu sou piloto de helicóptero apesar da minha aeronave não possuir rodas, mas mesmo assim antes da decolagem eu faço esse procedimento com os esquis para quando for pousar já estará aquecido e não terei problema com o pouso.👏👏
Muitíssimo obrigado por este vídeo, sempre quis saber as diferenças e agora foi super esclarecido! Abraços aos dois!
Excelente video @Aero Por Trás da Aviação
voces dois sao uma figura.... adoro ver os videos de voces dois.... sempre estou vendo videos no aero
Gostei. Tá explicado!
Massa esse rock ! Beleza de vídeo!
As rodas e os esquis também podem ser usados para fazer decolagens correndo numa pista. Este tipo de decolagem é utilizado por várias razões, entre elas o desempenho. Quando a aeronave estiver mais pesada ou a temperatura ambiente estiver mais alta, pode ser usada a decolagem corrida.. Nestes casos, a potência do motor pode ser insuficiente para uma decolagem vertical Para maiores informações, pesquisem "helicopter running takeoff".
Boa explicação!
Parabéns pelo vídeo. Excelente.
Grande video!Gostei!
Aii sim hehehe, por mais vídeos com o Vitor, super fã de vocês👏🏻🤪
Muito bom seu vídeo.
Canal fantástico. Show demais.
Uma dúvida: No caso de pouso de emergência em auto-rotação, como fica nos helicopteros com "rodinha"? Pousa de barriga ou com o trem de pouso baixado?
Daniel Alcantara baixado
@@felipec2875 Não necessariamente... Minha dúvida se baseia no fato que se uma aeronave triciclo for fazer um pouso forçado em uma área não pavimentada ela sempre irá fazer com o trem de pouso recolhido. Quando se pousa em autorrotacao existe um deslocamento para frente e por isso a velocidade de descida e similar a de um avião de pequeno porte. Nesse caso a lógica poderia ser a mesma do avião sob pena de "capotar" o helicóptero ao "enterrar" o trem de pouso em um terreno instável. Se não for esse o caso gostaria que alguém que realmente entendesse explicasse o que obviamente não é o seu caso.
No pouso de emergência seria interessante se preocupar com a vida e nAo com a máquina , se for de " barriga ou com as rodinhas " o importante é quem estiver a bordo sair sem graves ferimentos...
@@danielalcantara5838 Eu não manjo tanto mas acredito que se baixa o trem de pouso pois ao contrario do avião o helicóptero em autorrotação consegue pairar brevemente antes do toque, o que inibiria o risco de capotamento a depender da pericia do piloto, mas creio que quem pilota um helicóptero com trem de pouso é mais que capaz de fazer um pouso em autorrotação com eficiência e segurança. O trem de pouso também amortece parte do impacto o que seria bem vindo. Mas sinceramente acho que assim como dito no vídeo a maioria dos que possuem trem de pouso são ao menos bi motores, então é muito, muuuitoo improvável chegar ao ponto de precisar pousar em autorrotação
@@danielalcantara5838 Boa dúvida. Acho que depende principalmente da superfície. E segue a lógica do avião, na maioria das vezes trem abaixado. Água e superfície mole, trem levantado.
Ressalva: Helicópteros militares, como o CH-47 Chinook ou o AH-64 Apache tem trem de pouso fixo! Mas deve ser porque no caso dessas aeronaves, o arrasto não seja tão fundamental para pautar o desempenho.
Ah-2 da FAB tbm
Matéria interessante. Vídeo excelente.
Avaliação uma paixão! 🥰
Trabalho na LATAM. ✈️
Thyaggo Maciel parabéns! Meu sonho é trabalhar na aviação, dar umas dicas aí mano
@@geovanevieira4152 Primeiro passo é escolher qual a sua área na aviação. Segundo procurar uma escola de aviação, lá tem vários cursos. Aí fica ao seu critério!
Boa sorte ✈️🙏🏻
Trabalha em qual setor,amigo???
Por causa de você sou apaixonado por Helicópteros
EXCELENTE!!!!!!!!!!!!!!!!
Mano sou muito fan de vcs
Que dupla! Foda, os dois canais! 👊
Eu estava na dúvida qual eu comprava, agora minhas dúvidas foram todas sanadas.
Amo esse canal
Vídeo muito bom!! Gostaria de sanar essa curiosidade..
PARABÉNS..
BELA AULA.
LIKE 👍
Caí de paraquedas no canal e já me inscrevi por achar muito loko esse canal. Parabéns! Ganhou mais um inscrito aqui e no seu instagram. Eu AMO à aviação.
Abraço
Sacanagem hein, é melhor eu dizer no AERO que eu vim do VHD ou dizer no VHD que vim do AERO!?
Brincadeira são dois ótimos geradores de conteúdo, e aos com muita qualidade, apenas parabéns aos dois!
Um grande abraço!
Sempre tive essa curiosidade,finalmente agora sei
Como é que dá um deslike num vídeo desse hein?? Só gente invejosa.
Parabéns pelo video
Parabéns pelo canal!
Gostaria de sugerir um vídeo sobre as diferenças entre helicópteros de 1 e 2 motores.
Basicamente 1motor não voa IfR
2 motor voa IfR
@Roger Ferreira Lima As Regras de Voo por Instrumentos ou IFR (do inglês Instrument Flight Rules) são o conjunto de regras das quais o piloto se utiliza para conduzir uma aeronave orientando-se pelos instrumentos de bordo, ao invés de se orientar por referências visuais exteriores a essa aeronave.
@Roger Ferreira Lima então em um dia de chuva tempo ruim visibilidade baixa, os helicópteros que voo IFR pode voar.
Valeu mais informações que eu mesmo não sabia o porque cada tipo. valeu
Ficou muito legal esse vídeo!! Parabéns 👏❤❤
Sempre ótimos videos. Valeu.
Ainda bem que vcs esclareceu isso pra mim eu vou comprar o com esquis
Muito bom. Uma excelente curiosidade. Valeu!
Canal Top Demais! Existe mesmo essa richa de asa rotativa vs asa fixa ?
Fazer um pouso corrido em emergência a 40kt nos a109 e 60kt nos 139 e uma das maiores vantagens que não foram faladas no video. Além disso, para decolagem também se faz corrido caso precise.
opa muito bacana, vc tem algum vídeo sobre o Get ranger?
eh impressionante a limpeza do local. mais limpo q mto hospital público por ae
Parabéns pelo vídeo! Fernando está ficando excelentes os vídeos e gostaria muito um dia de voar no canal 👍🏻 abraço
Show de vídeo
Duvida: Mas e os helicópteros que pousam na água? Gostaria de ver um vídeo sobre! 🤔
Usam flutuadores, podem ser fixos ou conectados aos esquis
@@BrunoFreitasPerformanceAudio e o cu Messenger a conta do ygorx de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do bak de bloqueio do
Vídeo incrível cara, muito conhecimento!
Valeu!!
Esses caras são incríveis!
O povo chato de tudo reclama !
Top de mais # VHD top
Bom dia..O esqui pode ser comparado com a esteira de um blindado ou de um trator - o peso é distribuído de forma semelhante.
Muito interessante a explicação, imaginei que rodas seriam melhores..
Abs..
O trem de pouso tipo ski permite melhor recolher pessoas nos salvamentos e, pendurar alguns equipamentos nas emergências.
Parabéns comandante. Sou inscrito no canal vhd tbem. Queria t dar uma sugestão, vc poderia por no rodapé do vídeo legenda em inglês de tudo o q vc está dizendo, quem sabe atrai uns gringos p o canal, afinal UA-cam é mundial.
Sempre qui saber a diferença!
Dependendo da região é usado os dois em conjunto a muito tempo.
Salve, muito legal o vídeo.
Parabéns pelo vídeo... Em caso de o trem de pouso não descer para o pouso, qual o procedimento de segurança a ser seguido? Se ele pousar com o trem recolhido ele tomba para algum lado? Pergunto isso pois as pás ainda estão com rotação relativamente alta no momento do pouso. Obrigado Fernando e VHD. Abs.
Sinceramente, sendo um helicóptero acho bem provável que o piloto fique pairado para que alguém possa destravar e puxar o trem manualmente
Não sei se é igual vá avião mas nós aviões se o trem de pouso não descer eletronicamente ele desce por inércia que seria a redundância
@@gabrielbredafrias1903 isso é mais comum em aviões grandes, que o trem de pouso tem peso suficiente pra isso, nos pequenos normalmente tem um modo manual que vc faz a força no lugar do motor
Tem um vídeo no you tube que mistra um CH53 pairando a 1,5m de altura enquanto um mecânico destrava o trem de pouso dianteiro.
Ele consegue e o pouso ocorre sem nenhum problema.
@@gabrielbredafrias1903 não seria desce por gravidade? 🤔
Parabens k dupla .
Qual o mais seguro avião ou helicóptero?
Muito bom
Fernando faz um vídeo sobre os helicópteros com 2 e 4 pás .
Dupla legal só faltou o Diogo
Fernando, me de detalhes helicopteros monomotor ou nao. Seus beneficios. Abraço.
Amilcar Santos/ Fortaleza
Uma curiosidade, sou leigo e gosto de assistir os vídeos e por acaso existe no mercado o helicóptero Agusta Grand com esquis?
Tem não.
Pergunta de um leigo de pai e mãe sobre helicóptero, existe helicóptero que possui trem de pouso e esqui juntos na mesma aeronave?
Não.
Fernando eu ouvi o Vitor falar em bimotor e monomotor em helicóptero explica isso pra gente.
O Bell 429 com eski aqui aonde eu trabalho foi feito uma plataforma de madeira para movimentar ele.
Dentro e pra fora do Hangar
Abraço Abraços de campos dos Goitacazes rj tmj!
Cada avião tem o seu barulho característico. Por exemplo o T6 é inconfundível o barulho do motor como também o Troja. Por que esses aviões tem barulhos diferentes?
eu fiquei na dúvida na hora da compra, e acabei comprando foi os 2 com esqui e com roda
@aero Eu gostaria de saber, se tem algum limite de velocidade máxima estabelecida para voos de aeronaves particulares. Assim como tem para os carros em terra
Resumindo, o trem de pouso permite uma melhor aerodinâmica e uma aeronave mais bonita. No entanto não tem muita vantagem prática, o custo e "ganho" dificilmente se compensariam.
Gostaria de você falar sobre um assunto? : quando eu estou em um carro com um motorista barbeiro eu fico com medo, você quando esta com um piloto ruim também fica com medo?
Bom fiquei com uma dúvida sobre as rodinhas, sabemos que na aviação comercial os aviões não usam ar comprimidos nos pneus igual aos carros e nesse helicopteros com rodinhas é ar comprimido ou não?
"se vc quiser um helicóptero que..." Dkamqndjwosjans claro que quero, mas aceito qualquer um