Trabalhei há 40 anos com manutenção mecânica de locomotivas. O desgaste das rodas eram medidos criteriosamente e corrigidos. Os trilhos com desgaste excessivos ,também eram substituídos. Evitam descarrilamentos e grandes acidentes.
Já que trabalhou 40 anos em mecânica de locomotivas, aqui vai uma pergunta: como cruzar a 90 graus uma linha sobre a outra? A linha A passa trem normal, a linha B cruza a A, porém a B é apenas um trole mas as rodas tem a mesma bitola ou seja o mesmo diâmetro. A linha que o trole corre também é igual a uma lingua convencional com as mesmas medidas. Este mecanismo é usado em grandes fábricas onde se faz troles a cruzar linhas de trem.
Moro do lado de uma linha férrea e sempre me perguntei o formato dos trilhos, levemente inclinados, se encaixando perfeitamente com o formato cônico das rodas. Eles se desgastam com a tendência de ficarem retos, aí o pessoal da manutenção sempre passa com um veículo lixando, ou faz as trocas necessárias. Nas curvas, é nítido a atuação das forças, olhando o desgaste do trilho. Parabéns pelo vídeo e pelo conteúdo do canal como um todo, a engenharia é linda demais!
Eu também moro perto da linha do trem e vc acredita que nunca tem mudado a linha, não sei como nunca descarrilou. O único que já vi que trocaram foram os madeiros (nós chamamos de durmientes, mas não sei o nome em português)
Trabalho na manutenção de ferrovia, trilho não se lixa, a não ser quando e soldado uma ponta a outra, mas só lixa na solda, no trilho nunca. Quando desgasta sempre e substituído
Esta geometria cônica tbm é de fundamental importância! Pois trabalha em tangencia reduzindo atrito entre trilhos rodas. Pra quem tem interesse em calculo de cone eis a fórmula diametro maior subtraido do diametro menor x 57.3 que é a constante dividido por 2c que é duas vezes comprimento do cone ai vc acha o angulo do cone blz galera!
Achei interessante trabalhei uma vez em uma empresa e presisando fazer mono trilho rapaz fez as rodas do trem n fez elas cônica toda vez saia dos trilhos n tinha ninguém pra saber pq agora sei pq os engenheiros de lá eram muito sabido n sabia disso kkk cara que massa .
Realmente GENIAL, solução simples que mata vários problemas de uma vez só, eficiente demais. Nessas hora dá um baaaita orgulho da engenhosidade humana.
Mais uma brilhante divulgação da engenharia dos trens, obrigado. Meu pai é meu avô foi um ferroviário, pena que não estão mais nessa terra pra ver esses vídeos sensacionais.
Essa conicidade da roda é mais para trechos em linha reta e curvas suaves, onde você evita de ficar pegando a flange na lateral dos trilhos para não gerar um arrasto desnecessário. Mas nas curvas fechadas e em aparelhos de mudança de via, é a flange que segura o conjunto mesmo.
Achei bem interessante a explicação. Em parque de diversão, há um grande erro na construção dos carrinhos que ficam girando apoiado em quatro rodas igual um carrocel. Vc percebe que as rodas com maior distância do centro de eixo, ou com maior raio, sofre um desgaste absurdo na superfície de contato. Acho super interessante a engenharia, somos beneficiados a todo momento e nem imaginamos. Explicação perfeita!!
rapaz eu não sei voces mas eu sempre fui fascinado por trens sempre me pareceu incrivel, em minha cidade natal tinha uma ferrovia era incrivel, msm sendo vagões de carga
Que curioso em veja só, eu pensava que as rodas tinham sua base de tração retas e niveladas, mais não é assim que funciona, a engenharia é fantástica e tudo tem sua razão de ser, vídeo top.
Mais uma achega, em Portugal a distância entre uma roda e outra medida entre as faces internas das rodas, varia entre 1592 mm e 1596 mm, detetado fora destas medidas é imediatamente retirado. O centro da roda que rola sobre o carril chama-se mesa de rolamento, o ressalto mais alto da roda chama-se verdugo que mede entre 28 mm e 32 mm à saída da oficina, não tendo a certeza, acho que a medida mínima do verdugo é de 22 mm, abaixo disso tem que voltar á oficina. O verdugo é arredondado e têm um ângulo chamado de QR, que é calculado entre a base e a parte de cima do verdugo. As rodas são montadas nos veios à pressão numa prensa, pressão essa que varia conforme o diâmetro dos veios, mas que são algumas dezenas de toneladas de pressão.
No Brasil há ferrovias de bitola métrica (1000 mm), bitola internacional (1435 mm) e a bitola larga (irlandesa) de 1600 mm. A adotada atualmente é a bitola irlandesa de 1600 mm. As novas ferrovias no Brasil são feitas com esta bitola.
Ó pá! Escute cá: não use termos portugueses nos detalhes técnicos! Já não basta vcs numa corrida de F1 dizerem: está a deitar rolos de fumo pelos travões? Pra nós é: saindo fumaça dos freios, caralho!
No Brasil o padrão é a bitola larga (1600 mm) mas tem ferrovias antigas que são de bitola estreita (1000 mm). Somente uma ferrovia no Brasil é de bitola Standart (1435 mm) que fica no estado do Amapá, fronteira com a França.
Sou da Área da Mecânica Industrial há 36 anos,Amo tudo isso. Além da Conecicidade..da roda,temos as diferentes ligas metálicas oscilando o teor de ferro+%de carbono e outras ligas para suportar toda intempérie.
Reza a lenda que alguém envolvido- não necessáriamente um engenheiro- foi colocar seu chapéu em um cabide, e esse escapou de suas mãos e saiu rolando sobre a própria aba. Entende esse movimento??? Daí nasceu a idéia. Não estou AFIRMANDO. São suposições.
Comentário resume o que a "considerada mídia influente" enfia goela abaixo da juventude; Desde o jardim de infância os professores aliviam com ideologia nefasta de emburrecimento com cartilha de lixos como o tal do paulofreire. O resultado: músicas como o tal do funk e seus puxadinhos com os tais DJ's pregando ódio e bundalelê. Nós pais devemos estar atentos seguindo os filhos naquilo que estão recebendo como lições nas escolas.
Excelente vídeo, não somente pelo conteúdo, mas pela clareza do mesmo. Muito interessante! Eu, que até sou uma pessoa atenta a estas coisas e que gosta de compreender a sua mecânica, nunca tinha reparado nesse "detalhe". Obrigado pela partilha!
As rodas de carroça de madeira e chapa de ferro tb tem um segredo pra fixar elas...tem que fazer ela um pouco menor que o raio da roda, aí a chapa é aquecida pra dilatar e posta bem quente na roda de madeira, assim que esfria ela aperta a roda até o ponto de estralar
a natureza resolve os problemas mais complexos com simplicidade absurda.....muito bem explicado os fenômenos da física, utilizando vetores... dai se acha o raio de curvatura mínimo e velocidade máxima, que um determinado trem poderá trafegar em segurança numa determinada curva.
Sou filho de ferroviário. Me criei na RFFSA. Bom salientar que o lado onde força os FLANGES para dobrar os trilhos por dentro (entre um trilho e outro) é spre mais fino devido ao desgaste que os FLANGES fazem nos trlhos. Ex. Se o trem ( locomotiva, vagões etc.) Forem dobrar para à direita o lado oposto, ou seja lado esquerdo da linha ferroviária está mais gasta por dentro devido à frixao exercida pelos FLANGES.
Ótima explicação, tem noção de mecânica, e as vezes me perguntava, pq as rodas dos trens elas normalmente eram cônicas, e chegava a conclusão; deve haver um explicação pra isso, não é por acaso.
Este sincronismo geométrico e físico entre roda e trilho foi desenhado havia mais de 100 anos onde não existia o recurso de "Simulação" sendo considerado até Hoje como uma "Obra prima da Engenharia" . O Segredo esta nos diversos raios que formam o perfil dos frisos das rodas e o perfil do trilho . Joao Nilto
Melhor canal de informações claras e lógicas, pela a tendência é a futilidade, canais bombando com milhões de inscritos e não trazem nada de interessante
Neste caso as curvas na linha férrea também tem que ter um raio bem calculado, levando em conta o diâmetro da roda do trem, para que a curva seja de maneira suave e segura.
Por mais moderno que o trem sejam hoje é incrível como a base da sua tecnologia é engenharia mecânica pura, cujos fundamentos vem desde a origem do modal
Pra quem não entendeu a parte da distribuição do diferencial, imagina você .um carro dirigindo em uma curva se fizer ela rápida corre um risco de virar dependendo do grau da curva, na lógica uma das rodas vai estar em uma angulação diferente da outra uma mais aberta e outra mais fechada, assim é importante controlar a velocidade de cada roda, geralmente usado em carros maiores como caminhões é muito importante. É o mesmo fato do 🚆. Obrigado 😌
Opinião democrática!!! Boa tarde amigos do canal. Sou da época do Bond. Os governantes, acabaram com a malha ferroviária no país. Adoro trens. O treeem bãoooo. Abraços irmãos.
Trabalhei há 40 anos com manutenção mecânica de locomotivas. O desgaste das rodas eram medidos criteriosamente e corrigidos. Os trilhos com desgaste excessivos ,também eram substituídos. Evitam descarrilamentos e grandes acidentes.
Trabalhou em que Ferrovia tom? Tbm sou Ferroviário no Porto de Paranaguá
Já que trabalhou 40 anos em mecânica de locomotivas, aqui vai uma pergunta: como cruzar a 90 graus uma linha sobre a outra? A linha A passa trem normal, a linha B cruza a A, porém a B é apenas um trole mas as rodas tem a mesma bitola ou seja o mesmo diâmetro. A linha que o trole corre também é igual a uma lingua convencional com as mesmas medidas. Este mecanismo é usado em grandes fábricas onde se faz troles a cruzar linhas de trem.
Se o cara já tá aposentado com seus 70 anos apenas vendo vídeos na Internet ele vai tá perdendo tempo respondendo coisa
@@rdgf2000 olha a paranoia desse Lucas Abravanel kkkkkkkkkkkkkkkkk
@@flp3737 km
Como sempre as grandes coisas, são simples, mas o duro é descobrir esta simplicidade, parabéns pelo video. Att. Vicente
Moro do lado de uma linha férrea e sempre me perguntei o formato dos trilhos, levemente inclinados, se encaixando perfeitamente com o formato cônico das rodas. Eles se desgastam com a tendência de ficarem retos, aí o pessoal da manutenção sempre passa com um veículo lixando, ou faz as trocas necessárias. Nas curvas, é nítido a atuação das forças, olhando o desgaste do trilho. Parabéns pelo vídeo e pelo conteúdo do canal como um todo, a engenharia é linda demais!
Sim ! ua-cam.com/video/pOxQYFdMCn0/v-deo.html
Que legal Lucas.. acho tão bom viajar de trem vc ver muita natureza..e sente muito bem observado tudo que é beleza..
Eu também moro perto da linha do trem e vc acredita que nunca tem mudado a linha, não sei como nunca descarrilou. O único que já vi que trocaram foram os madeiros (nós chamamos de durmientes, mas não sei o nome em português)
@@kir717 Dormentes, os nossos idiomas são muito parecidos.
Trabalho na manutenção de ferrovia, trilho não se lixa, a não ser quando e soldado uma ponta a outra, mas só lixa na solda, no trilho nunca. Quando desgasta sempre e substituído
Quando se detalham mecanismos dentro da compreensão popular, fica muito mais fácil entender os "porquês das coisas"
Excelente vídeo parabéns.
aprenda sobre: invenção do calibre 12! e sua proibição em guerras
ua-cam.com/video/pvzoOMHL9JE/v-deo.html
As ideias mais geniais estão nas coisas mais simples.
Exatamente
@@adriakeila1925😍
@@danielldino9305 gado
Excelente explicação,gosto de entender como as coisas funcionam,apaixonado por grandes máquinas,hoje aprendi mais uma,obrigado!!!
Quem tem UA-cam nao perde tempo com canais abertos na tv !!!!
Parabéns pelos vídeos !!
ás vezes os amigos me perguntam de onde vem tanto conhecimento kkkkkkkkk
@@wandersombarbosa1583 bem isso, só papo de intelectual no meio dos amigo kkk
As vezes a galera fica boiando ainda kkk
Esta geometria cônica tbm é de fundamental importância!
Pois trabalha em tangencia reduzindo atrito entre trilhos rodas.
Pra quem tem interesse em calculo de cone eis a fórmula diametro maior subtraido do diametro menor x 57.3 que é a constante dividido por 2c que é duas vezes comprimento do cone ai vc acha o angulo do cone blz galera!
Mas já é estranho o trem não ter o costume de patinar (já que metal com metal n tem tanto atrito) e ainda tem um mecanismo para diminuir o atrito?
Achei interessante trabalhei uma vez em uma empresa e presisando fazer mono trilho rapaz fez as rodas do trem n fez elas cônica toda vez saia dos trilhos n tinha ninguém pra saber pq agora sei pq os engenheiros de lá eram muito sabido n sabia disso kkk cara que massa .
explicação simples e objetiva.
Estou ajudando minha filha em um trabalho escolar e me ajudou muito.
Realmente GENIAL, solução simples que mata vários problemas de uma vez só, eficiente demais. Nessas hora dá um baaaita orgulho da engenhosidade humana.
Mais uma brilhante divulgação da engenharia dos trens, obrigado. Meu pai é meu avô foi um ferroviário, pena que não estão mais nessa terra pra ver esses vídeos sensacionais.
Interessante. Pensa, são coisas cotidianas que a gente não costuma questionar como funciona. Bacana esse vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
Simplesmente a melhor explicação do entretenimento
Excelente, eu achei que só as flanges eram responsável por manter as rodas nós trilhos.
eu sempre achei que cada eixo tinha um diferencial pras curvas kkkkkkkkkkkkk
Eu também pensava isso e ficava bobo como conseguiam não descarrilar pois na minha opinião os flanges eram pequenos kk
Também achava
Essa conicidade da roda é mais para trechos em linha reta e curvas suaves, onde você evita de ficar pegando a flange na lateral dos trilhos para não gerar um arrasto desnecessário.
Mas nas curvas fechadas e em aparelhos de mudança de via, é a flange que segura o conjunto mesmo.
Maravilhosa explicação, muito didática. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Vídeo muito informativo e sem akeles comentários "engraçadinhos" dos outros vídeos! Parabéns!
Achei bem interessante a explicação. Em parque de diversão, há um grande erro na construção dos carrinhos que ficam girando apoiado em quatro rodas igual um carrocel.
Vc percebe que as rodas com maior distância do centro de eixo, ou com maior raio, sofre um desgaste absurdo na superfície de contato. Acho super interessante a engenharia, somos beneficiados a todo momento e nem imaginamos. Explicação perfeita!!
Muito bom saber que uma solução tão simples para um problema tão sério
A genialidade está na simplicidade desta idéia!
rapaz eu não sei voces mas eu sempre fui fascinado por trens sempre me pareceu incrivel, em minha cidade natal tinha uma ferrovia era incrivel, msm sendo vagões de carga
Que curioso em veja só, eu pensava que as rodas tinham sua base de tração retas e niveladas, mais não é assim que funciona, a engenharia é fantástica e tudo tem sua razão de ser, vídeo top.
Imaginava q era simples mas nunca pensei q fosse tão genial as rodas dos trens 👏🏻👏🏻👏🏻
Mais uma achega, em Portugal a distância entre uma roda e outra medida entre as faces internas das rodas, varia entre 1592 mm e 1596 mm, detetado fora destas medidas é imediatamente retirado. O centro da roda que rola sobre o carril chama-se mesa de rolamento, o ressalto mais alto da roda chama-se verdugo que mede entre 28 mm e 32 mm à saída da oficina, não tendo a certeza, acho que a medida mínima do verdugo é de 22 mm, abaixo disso tem que voltar á oficina. O verdugo é arredondado e têm um ângulo chamado de QR, que é calculado entre a base e a parte de cima do verdugo.
As rodas são montadas nos veios à pressão numa prensa, pressão essa que varia conforme o diâmetro dos veios, mas que são algumas dezenas de toneladas de pressão.
Excelente!!!
No Brasil há ferrovias de bitola métrica (1000 mm), bitola internacional (1435 mm) e a bitola larga (irlandesa) de 1600 mm. A adotada atualmente é a bitola irlandesa de 1600 mm. As novas ferrovias no Brasil são feitas com esta bitola.
aprenda sobre: invenção do calibre 12! e sua proibição em guerras
ua-cam.com/video/pvzoOMHL9JE/v-deo.html
Ó pá! Escute cá: não use termos portugueses nos detalhes técnicos! Já não basta vcs numa corrida de F1 dizerem: está a deitar rolos de fumo pelos travões? Pra nós é: saindo fumaça dos freios, caralho!
No Brasil o padrão é a bitola larga (1600 mm) mas tem ferrovias antigas que são de bitola estreita (1000 mm). Somente uma ferrovia no Brasil é de bitola Standart (1435 mm) que fica no estado do Amapá, fronteira com a França.
Sou da Área da Mecânica Industrial há 36 anos,Amo tudo isso.
Além da Conecicidade..da roda,temos as diferentes ligas metálicas oscilando o teor de ferro+%de carbono e outras ligas para suportar toda intempérie.
Ótima explicação, vivendo e aprendendo.
Que marailha, eu tinha dificuldades em entender bem isso e este canal explicou de forma muito satisfatória, excelente!
Quando os detalhes fazem toda a diferença. Quanto mais simples é uma solução mais bonita ela é.
Super bacana o vídeo. Garanto que quase ninguém pensa nesses detalhes. Informação de boa qualidade. Parabéns pelo vídeo.
Esse canal é formidável. Infelizmente muitos ignoram conhecimento buscando entretenimentos fúteis. Parabéns ao canal e aos vídeos postados.
Ótima essa explicação!
Fantástico! Engenharia simples porém super eficaz!👏👏👏👏👏
Maravilhas da engenharia. Parabéns pelo vídeo, ficou show como todos os outros do canal.
Parabéns amigo
Gosto muito de assistir engenharia
Vai meu like amigo 👍
Aprendi mais uma,diferencial feito através do corte incrinado das rodas...
Parabéns 👏👏👏
Melhor explicação que já vi parabéns!!!
Realmente incrível essa ação diferencial na curva !
O engenheiro que descobriu isso deve ter ficado muito feliz e com o ego nas alturas, que foda! Quase a reinvenção da roda.
Reza a lenda que alguém envolvido- não necessáriamente um engenheiro- foi colocar seu chapéu em um cabide, e esse escapou de suas mãos e saiu rolando sobre a própria aba. Entende esse movimento??? Daí nasceu a idéia. Não estou AFIRMANDO. São suposições.
@@tonsilva3002 não duvido da hipótese de que teria sido assim. Muito interessante pensar em como grandes ideias possam ter surgido.
@@tonsilva3002 as grandes descobertas surgem a partir de observações da natureza
@@tonsilva3002 mas ele perceber isso e aplicar esse insight, esse conhecimento numa área útil o torna um engenheiro de qq forma
Esse canal é incrível. Uma pena que as pessoas hoje são, na maioria, fúteis e o sucesso maior está nas mãos de que produz futilidade.
Exatamente 👍
ua-cam.com/video/pOxQYFdMCn0/v-deo.html
não só futeis, mas como tb retardadas e decadentes....
Pois é , bunda da mais views
Comentário resume o que a "considerada mídia influente" enfia goela abaixo da juventude; Desde o jardim de infância os professores aliviam com ideologia nefasta de emburrecimento com cartilha de lixos como o tal do paulofreire. O resultado: músicas como o tal do funk e seus puxadinhos com os tais DJ's pregando ódio e bundalelê. Nós pais devemos estar atentos seguindo os filhos naquilo que estão recebendo como lições nas escolas.
@@conansilva426 Valeu!
Show de teoria que funciona na prática e muito bem explicado
Excelente vídeo, não somente pelo conteúdo, mas pela clareza do mesmo. Muito interessante! Eu, que até sou uma pessoa atenta a estas coisas e que gosta de compreender a sua mecânica, nunca tinha reparado nesse "detalhe". Obrigado pela partilha!
Muito obrigado por este vídeo, com uma simples engenharia mas muito eficiente, parabéns ao canal.🧐👏👏👏😉👍
Gosto muito de Física. Excelente vídeo.
Trabalhei na ferrovia por um tempo, aprendi muita coisa e inclusive sobre as rodas da locomotiva, é muito engenhoso.
Excelente! Parabéns pela tradução e postagem. Muito bom!👏👏👏👏
Muito interessante. Adoro vídeos assim. Muito explicativo 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
A explicação e a ilustração são ótimas!
Que brilhantismo!
As rodas de carroça de madeira e chapa de ferro tb tem um segredo pra fixar elas...tem que fazer ela um pouco menor que o raio da roda, aí a chapa é aquecida pra dilatar e posta bem quente na roda de madeira, assim que esfria ela aperta a roda até o ponto de estralar
Bastante interessante, sempre observei, mas não sabia detalhes. Obrigado pela esplanação 👍🏼
Boa explicação, agora até eu posso explicar para outras pessoas caso elas tiverem dúvidas sobre o assunto, gostei de mais 😉👍
Que legal que vocês do canal traduziram esse vídeo, pois até alguns dias atrás só havia em inglês !!!!
Conteúdos e comentários relevantes,,, parabéns aos envolvidos.
Conteúdo de muita qualidade,parabéns aos envolvidos!
MT obrigado pela informação compartilhada
Gostei da forma simples como foi resolvida a ação diferencial😁
a natureza resolve os problemas mais complexos com simplicidade absurda.....muito bem explicado os fenômenos da física, utilizando vetores...
dai se acha o raio de curvatura mínimo e velocidade máxima, que um determinado trem poderá trafegar em segurança numa determinada curva.
Sou filho de ferroviário.
Me criei na RFFSA.
Bom salientar que o lado onde força os FLANGES para dobrar os trilhos por dentro (entre um trilho e outro) é spre mais fino devido ao desgaste que os FLANGES fazem nos trlhos.
Ex. Se o trem ( locomotiva, vagões etc.) Forem dobrar para à direita o lado oposto, ou seja lado esquerdo da linha ferroviária está mais gasta por dentro devido à frixao exercida pelos FLANGES.
Muito obrigado mesmo 😃👏👏👏🙏
Muito legal o conteúdo, tirou umas das minhas curiosidades que eu tinha
Vídeo sensacional parabéns.
Parabéns pelo vídeo e explanação!!!!
Eu trabalho no metrô.
E sempre gosto de reparar eles.
Ótima explicação, tem noção de mecânica, e as vezes me perguntava, pq as rodas dos trens elas normalmente eram cônicas, e chegava a conclusão; deve haver um explicação pra isso, não é por acaso.
Este sincronismo geométrico e físico entre roda e trilho foi desenhado havia mais de 100 anos onde não existia o recurso de "Simulação" sendo considerado até Hoje como uma "Obra prima da Engenharia" . O Segredo esta nos diversos raios que formam o perfil dos frisos das rodas e o perfil do trilho . Joao Nilto
Melhor canal de informações claras e lógicas, pela a tendência é a futilidade, canais bombando com milhões de inscritos e não trazem nada de interessante
Realmente muito inteligente. 👏👏👏
Parece simples, mas quantas coisas complexas vieram após essa descoberta? Fascinante a engenharia pioneira
Excelente. Eu nunca havia pensado nisso. PARABÉNS !!
Fantástico. Engenharia ferroviária. Estou inscrito no seu canal. Parabéns pelas informações.
Um vídeo excelentes . Vivendo e aprendendo . Parabéns 👏👏👏👏👏
É por isso que muitos casos, quando o trem descarrila, os vagões não sai dos trilhos, só quando há uma batida forte. Bem legal o vídeo 👏👏
Ótimo conteúdo!!!!
excelente explicação
A simplicidade é a máxima sofisticação
Neste caso as curvas na linha férrea também tem que ter um raio bem calculado, levando em conta o diâmetro da roda do trem, para que a curva seja de maneira suave e segura.
Vídeo excelente, faz com que comecemos a entender a engenharia em nossa vida cotidiana.
Conteúdo de qualidade ❤️
Bela explicação. Já sabia disso desde quando fiz SENAI em 1992.
IMAGINEM O TEMPO QUE LEVOU PRA CHEGAR A ESSA CONCLUSÃO.
Menos de 10 bilhões de anos.
Tecnologia simples somente utilizando as forças da física. Muito bom!
Excelente!
Sensacional essa explicação!
Parabéns!
Eu já fiz desenho de rodas ferrovias. Carro torpedo.
O perfil de contato com os trilhos é cheio de surpresas.
E tem outro detalhe. Evita que as flanges fiquem em contato com o trilho também, evitando desgaste das flanges e também dos trilhos.
Simplesmente explêndida a aula 👏🏼
Não entendi nada tecnicamente, mas entendi !!!! 🤣🤣🤣🤣🤣 Sem dúvidas é perfeito !!!
Belo trabalho
Por mais moderno que o trem sejam hoje é incrível como a base da sua tecnologia é engenharia mecânica pura, cujos fundamentos vem desde a origem do modal
PARABÉNS E 1,BILHÃO DE LIKES A ESSE VIDEO EXCELENTE... É INCRÍVEL A EXPLICAÇÃO .👍😘❤❤❤
Não conhecia o canal, parabéns pelo vídeo, ficou show
Pra quem não entendeu a parte da distribuição do diferencial, imagina você .um carro dirigindo em uma curva se fizer ela rápida corre um risco de virar dependendo do grau da curva, na lógica uma das rodas vai estar em uma angulação diferente da outra uma mais aberta e outra mais fechada, assim é importante controlar a velocidade de cada roda, geralmente usado em carros maiores como caminhões é muito importante. É o mesmo fato do 🚆. Obrigado 😌
Melhor vídeo que assisti hoje, show
Muito bom !!
Video maravilhoso, simples e didático parabéns!
Fantástico! Eu nunca havia pensado nessa situação. No caso do carro, eu busquei informações a respeito.
Karaka como eu fui ver isso agora! Mt interessante saber da engenharia das rodas cônicas, parabéns!
Opinião democrática!!!
Boa tarde amigos do canal. Sou da época do Bond. Os governantes, acabaram com a malha ferroviária no país. Adoro trens. O treeem bãoooo. Abraços irmãos.
Que explicação perfeita
Aprendo muito aqui. Parabéns...
Super interessante! Ainda não tinha visto falar sobre isso. Muito bom!
Melhor aula, física ficou até interessante.