Polêmica que pode Impedir Carros Elétricos e Híbridos: parecer no Estado de São Paulo

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 жов 2024
  • ❌ Polêmica que pode te Impedir de ter um Carro Elétrico ou Híbrido Plug-In no Estado de São Paulo ❌
    💡 Sim, esse título tem total relação com o parecer publicado na data de hoje (05/04/24), no Diário Oficial do Estado De São Paulo como Consulta Pública
    🔋 Isso porque, o Corpo de Bombeiros elencou possíveis regras para carregadores de carros elétricos em prédio, estacionamentos públicos e subsolos, que trazem medidas inéditas globalmente e com bem poucos dados estatísticos
    🔌 Isso porque, é elencado como solução criar 5 metros de distância entre pontos de recarga, bem como dispor de sistema para apagar o fogo (e consequentemente disponibilizar muita água)
    📊 Em outra situação uma parede corta fogo é exigida, também com distância entre pontos de recarga e claramente inviabilizando a instalação de carregadores, sem falar em 2 extintores por vaga e sprays d’água
    🔋 A questão é que existem estudos como o da Agência de Contingências Civis da Suécia, um país em que mais de 60% das vendas são de 100% elétricos, que apontam que o risco de incêndio é de 25/100 mil veículos, enquanto de veículos a combustão é de 1.530/100 mil veículos
    🇺🇸🇪🇺Porém, esse não é único, já que muitos são os artigos norte-americanos e europeus sobre o tema, que já foi amplamente discutido e não encontra um risco maior de combustão em elétricos
    👉 A conclusão é que medidas de segurança em muitos casos são boas, mas que nesse além de inviabilizar carros mais tecnológicos, não encontram respaldo para as sugestões propostas.
    Fonte do Parecer: Diário Oficial do Estado de São Paulo, Portaria n° CCB-001/800/2024
  • Авто та транспорт

КОМЕНТАРІ • 27

  • @Karamazovmm
    @Karamazovmm 6 місяців тому +20

    O lobby sucroalcooeiro está pulando de alegria, já barrou o IPVA zero para elétrico agora vai barrar o elétrico de vez

  • @ibsoncab
    @ibsoncab 6 місяців тому +16

    Lobbing dos carros a combustão, simples assim.!!!

  • @ivanbarreto8503
    @ivanbarreto8503 6 місяців тому +6

    O Brasil não é para os iniciantes!!!!
    Aqui quem tem dinheiro manda criar a lei que quiser.

  • @fml18
    @fml18 6 місяців тому +8

    Como já dizia Marx o Estado é o balcão de negócio da burgersia...e esta não quer concorrência, só monopólio e exploração.

  • @sergiomarques2620
    @sergiomarques2620 5 місяців тому +5

    Seguindo essa lógica deveriam fazer paredes de 40cm de concreto armado para em caso de carro a combustão explodir enquanto abastecem e os clientes deveriam ficar a 300 metros de distância no ato do abastecimento! E ainda usarem o mesmo sistema anti incêndio!!! 😂😂😂

  • @luisricardo9105
    @luisricardo9105 6 місяців тому +2

    Causa especie e espanto um parecer, vindo de um órgão público, tentar soar tão técnico com dados tão rasos. Não gosto de teorias de conspiração, mas expressões como "estudos globais" desacompanhada de qualquer referência, dado ou fonte, buscando embasar o parecer, é algo realmente suspeito, de seriedade prejudicada - pra se dizer o mínimo...

  • @msgui22
    @msgui22 6 місяців тому +1

    É óbvio que precisa regulamentar essa coisa do carro elétrico. Para eu instalar um ar condicionado no meu prédio eu preciso seguir algumas regras, por que para carregar um carro elétrico com 1000x mais potência elétrica ninguém precisa seguir regra nenhuma.

    • @Betaobonzao
      @Betaobonzao 5 місяців тому +1

      A regra já existe ! Circuito exclusivo para o carregador (o doméstico consome menos que um chuveiro elétrico ou equivale a 2 air fryer). Some as correntes de seu QDC residencial e você descobrirá que é justamente o inverso. Uma residência de quem pode ter um veículo elétrico é que utiliza 1000x mais potência que um carregador veicular domiciliar.

  • @TZero-uj6sg
    @TZero-uj6sg 6 місяців тому +4

    APOSTO que o governador do estado (Tarcísio) não sabe dessa loucura do Cmte Bombeiro.

  • @jeffersonalvess
    @jeffersonalvess 6 місяців тому +2

    Vota no Tarcísio denovo São Paulo.

  • @edercfnet
    @edercfnet 6 місяців тому

    Sem falar que com a vinda das baterias de estado sólido, são mais seguras e todo esse parecer terá que ser refeito.

  • @eduardofs6620
    @eduardofs6620 6 місяців тому +1

    Em primeiro lugar é uma CONSULTA PÚBLICA. não uma lei. Em segundo lugar, se vier a ter força de lei isso não vai PROIBIR ou IMPEDIR ninguém de ter carro elétrico. Só vai estabelecer regras para abastecimento, como também existem regras para postos de combustíveis e nem por isso as pessoas se sentem impedidas de comprar veículos a combustão. Vamos com calma.

    • @Eletricarbr
      @Eletricarbr  6 місяців тому

      No vídeo está bem claro que é uma consulta pública e não uma lei. Porém, você deve saber que se for aprovado como está na consulta, vai inviabilizar muitos edifícios de receberem carregadores, o que consequentemente vai IMPEDIR vários proprietários de terem elétricos, já que a recarga residencial é a que realmente funciona

  • @carlaobrasilia
    @carlaobrasilia 4 місяці тому

    Tema importante

  • @paulolima8658
    @paulolima8658 6 місяців тому

    Dona FIAT inventando Moda. Deixa o mercado ser feliz.

  • @LeonardoAlvim1983
    @LeonardoAlvim1983 6 місяців тому

    Mais uma jabuticaba tupiniquim…

  • @RicardoSilvaNerdArrow
    @RicardoSilvaNerdArrow 6 місяців тому

    Começou pelo veto do ipva
    Agora o vem a recarga 😂

  • @hitoshitanaka6341
    @hitoshitanaka6341 6 місяців тому +1

    Sempre reclamam que o Brasil é atrasado, mas quando algo que é melhor do que o resto do mundo sempre tem quem é contra porque não tem nada parecido em qualquer outro local.
    Os prédios novos devem ter o sistema de fornecimento de gás projetado para cada apartamento, não é mais permitido o uso de botijão de gás por medida de segurança, mesmo o m3 custando muito mais caro foi implantado em nome da segurança.
    A mesma regra deve ser aplicada, zelar pela segurança fazendo eletropostos somente em prédios novos que foram projetados para terem esse sistema de carregamento, nos prédios que não foram projetados para tal não se deve fazer essa gambiarra.
    Já vi vários vídeos de motinhos elétricas pegando fogo e explodindo, será que os carros são muito mais seguros, tem estudos?
    A BYD faz propaganda que a bateria BLADE pode até ser furada que não pega fogo e é muito mais segura, o que será que ela quer dizer com isso?
    Os postos de gasolina são proibidos de vender gasolina avulsa se não for um vasilhame próprio para tal, ou seja, não se pode comprar gasolina levando um galão de água sanitária, mesmo o camarada transportando à pé e ao ar livre na maioria das vezes por ter acabado o combustível no meio do caminho, novamente em nome da segurança.
    Lembrando que na maioria das vezes os carros são carregados a noite quando a maioria dos condôminos estão dormindo, se pegar fogo muitos não perceberão, principalmente aqueles que tem sono pesado, estão embriagados e/ou dormem a base de medicamentos, os alarmes nem sempre acordam essas pessoas.
    Será que vale a pena pagar para ver se vai pegar fogo e explodir? Será que todos querem que tenha uma estação de recarga dentro de um prédio que não foi projetado para isso?
    Esse texto é apenas um contra ponto em relação a todas publicações que apenas estão criticando e não apresentam o lado bom do projeto, além disso não apresentam soluções melhores e mais seguras, principalmente para aqueles que não tem e não querem ter carro elétrico no momento, sendo imputado um custo extra para todos.
    Tudo tem o lado bom e o lado ruim, agora cada deve escolher o que é melhor para si. Eu prefiro a segurança do que a comodidade de se carregar o carro num prédio que não foi projetado para isso, prefiro ir a um eletroposto projetado exclusivamente para isso, ser um eletroposto dedicado.

    • @Karamazovmm
      @Karamazovmm 6 місяців тому +10

      Você não entendeu. NENHUM prédio nos próximos anos vai poder, afinal um projeto não é mudado do nada e nem pode ser mudado assim depois de aprovado. Ou seja, todos os prédios que foram vendidos tendo vaga de carro elétrico agora são propaganda enganosa, o passivo jurídico dessa brincadeira é enorme.
      Um prédio residencial em geral demora 3 anos de construção, mais todo o processo de adquirir terreno, criação do projeto, aprovação do mesmo… então de modo geral isso vai gerar um custo de que nenhum projeto atual nem nos próximos 5-10 anos poderá ter abastecimento de carro elétrico.
      Para realizar a adequação nos moldes que está sendo proposto, torna proibitivo e impensável, se for colocar a distância de 5m da vaga de recarga, você inutiliza 4 vagas (2 de cada lado) para essa de recarga, ou tem que construir uma parede corta fogo super cara, e ainda assim não pode ser uma vaga presa, ou seja, fazer uma vaga profunda para um apartamento de alto padrão que cabem 2 carros é inviável.
      Fora que o impacto não é apenas na residência, mas é em todos os locais, isso também vai acabar com todos os pontos de abastecimentos instalados atualmente, e com o acréscimo de custo de ter retirar, reformar, e instalar novamente, vai acabar aumentando ainda mais o overhead do custo de instalação vs benefícios de ter clientes, o custo da energia vai ser cobrado e vai ser cobrado bem caro, porque tudo isso representa custo.
      Fora toda a questão dos sprinklers vai matar todo e qualquer tipo de abastecimento residencial.
      Nós temos experiências externas que são muito mais completas que as nossas, e elas basicamente não existem nesse simulacro de diretriz, simplesmente eles fogem da realidade.