Por que você DEVERIA se expor na Internet?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 1,4 тис.

  • @irenebatistamiranda411
    @irenebatistamiranda411 5 років тому +2597

    Vc me passou uma calma, muito bom.Não entendo muita coisa de ciencia, a ñ ser a formula da água kkkk, mas vc me da vontade de aprender um pouquinho mais. Tenho 54 anos, e somente o ensino médio, mas querendo sempre está antenada com o mundo. Conheci seu canal pelo Pirulla, muito bom tbm.🎊🎊🎊

    • @felipepires8067
      @felipepires8067 5 років тому +29

      Parabéns Irene

    • @jacquelineferritto1194
      @jacquelineferritto1194 5 років тому +41

      Irene, seja bem vinda! O pessoal por aqui é nota 10.

    • @luishenriquesilva1034
      @luishenriquesilva1034 5 років тому +46

      Você não tem ideia do quanto isso me emocinou

    • @guilhermestanley.impactsales
      @guilhermestanley.impactsales 5 років тому +25

      Fantástico Irene! Não lhe conheço, mas esse pequeno (só em quantidade de caracteres) relato tem resultados extraordinários. Grato!

    • @Thiagovnd
      @Thiagovnd 4 роки тому +28

      Quanto amor e humildade em uma mensagem só

  • @carolinabrandao7793
    @carolinabrandao7793 5 років тому +191

    Eu conheci seu blog lá atrás, quando estava ainda cursando biologia e ainda pensando no que eu ia fazer na minha vida profissional. Lembro que uma vez você postou seu discurso que fez para uma turma que estava se formando na universidade e eu comentei dizendo que tinha ficado muito tocada e que queria muito trabalhar com divulgação científica e você comentou me encorajando. Aquilo foi muito foda pra mim! Eu fiz um blog depois, que abandonei várias vezes por causa de trabalho, mas hoje trabalho com materiais didáticos e mais recentemente fiz uma pós em tecnologias na aprendizagem, onde eu usei o Nerdologia como um dos meus objetos de estudo pro meu TCC sobre o uso do UA-cam no ensino de ciência. Sigo fascinada por divulgação científica e dando minhas contribuições aqui e ali e tenho que te dizer que você faz parte da minha formação profissional. Obrigada!

  • @douglasduarte3660
    @douglasduarte3660 5 років тому +49

    Se vc quer se expor profissionalmente, crie portfólios, canais e etc. Do resto, exposição sem inteligencia pode ser um suporte para vários perigos como roubo de dados, localização, rotina, patrimônio e etc.

  • @JhonatanCordeiro
    @JhonatanCordeiro 5 років тому +88

    Que timing 10:53 !!
    "... checar fontes..." olha o cara lá atrás apontando pra fonte

    • @adnarin5247
      @adnarin5247 5 років тому +5

      pqp kkkkkkkkkkkkkkkkk

    •  5 років тому

      Kkkkkkkl

    • @solaire2776
      @solaire2776 3 роки тому

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • @thiagoramos9076
    @thiagoramos9076 5 років тому +50

    Com 23 me mantive fora das redes sociais desde a adolescência. Resultado? Bem claramente fui visto como anormal e ant social mesmo que não seja características que eu tenho. Mas ao me excluir delas automaticamente ganhei esse rótulo. Recentemente após criar, me senti desorientado, e de fato não me sinto confortável em postar nada, ceder a ideia de se expor nunca foi tão incômodo, mas infelizmente necessário para não continuar a ser excluído..

  • @kelibarros4180
    @kelibarros4180 2 роки тому +30

    Eu sempre digo que o jeito certo de tratar a internet é só compartilhar o que você gostaria que a sua mãe soubesse.

  • @victorverissimo6126
    @victorverissimo6126 4 роки тому +367

    Átila, você fez algum curso de oratória? Você consegue se comunicar de uma forma incrível! Qual o segredo? Parabéns!!

    • @Dkbyy222
      @Dkbyy222 4 роки тому +10

      Vcs falam cada besteira... Jesus

    • @victorverissimo6126
      @victorverissimo6126 4 роки тому +219

      @@Dkbyy222 minha pergunta foi a Atila, querido. Se você não tem nada de útil pra falar, melhor não dizer nada, né? :)

    • @MariaClaraFelipe
      @MariaClaraFelipe 4 роки тому +46

      Comecei a gravar aulas com essa quarentena e me faço a mesma pergunta. Não é fácil kkk

    • @victorverissimo6126
      @victorverissimo6126 4 роки тому +52

      @@MariaClaraFelipe não mesmo!! ahahahah...também sou professor e gostaria de ter esse dom de me fazer ser compreendido tão facilmente, assim como Átila consegue.

    • @l0sts3cr3t
      @l0sts3cr3t 4 роки тому +18

      Eu faço curso e ajuda mesmo, já consegui começar meu canal... mas tem gente que tem mais facilidade ou experiência por dar aula ou algo assim... pode ser o caso dele. Pena que ele ainda não respondeu pra tirarmos a dúvida... rsrs

  • @mikumikudice
    @mikumikudice 5 років тому +52

    Quase me deu uma crise de ansiedade com o Átila ofegante
    Excelente vídeo!

  • @analuciacdr
    @analuciacdr 4 роки тому +35

    Acho que a dica vale muito, e é preciso que cada pessoa veja se a carapuça lhe cabe. É claro que esse não é um vídeo para pessoas que já se expõe, mas pra pessoas que NÃO se expõe, achando que estão assim preservando sua privacidade. A mensagem que ele passa é: a nossa privacidade já não está a salvo, porque o uso de redes sociais, celular, e-mail, conta de banco é cada vez menos opcional e devassa nossa vida em benefício/interesse de terceiros. Então se temos uma imagem pública de qualquer jeito, usemos ela a nosso favor. É meio que entender o sistema pra tirar proveito dele.
    Na verdade, se alfabetizar em internet porque é a linguagem do mundo de hoje.
    Pra mim caiu como uma luva porque eu sou muito avessa ao uso de celular e redes sociais, minha imagem pública nesses lugares é aleatória por motivos de "não me importo" e acaba que tiro pouco proveito dessas redes pros meus projetos de vida, mesmo tendo uma rede ampla. Muitas vezes as pessoas só tem oportunidade de saber certas coisas que eu penso e trocar uma ideia por causa de alguma coisa que eu posto. Aliás, tem sido assim com muita coisa, inclusive o fato de estarmos comentando aqui.

  • @leticiamelosousa
    @leticiamelosousa 4 роки тому +28

    Parabéns pelo seu trabalho, Átila! Sou doutoranda em Psicologia Social e pesquiso desde 2015 sobre exposição íntima online (pornografia de vingança) e o controle da exposição online é uma grande questão a ser enfrentada nesses casos, infelizmente a maioria das mulheres expostas perde o direito de manter uma vida social online devido aos assédios e agressões constantes.

    • @a_viei
      @a_viei 4 роки тому +4

      Nossa que trabalho massa! Muito sucesso na sua pesquisa moça *\0/*

    • @feel.021
      @feel.021 4 роки тому +2

      Pior que isso, é a exposição para ganhar atenção, seguidores, curtidas.. hj em dia o que mais tem é mulher assim no Instagram.. antigamente mulheres assim só apareciam em revistas de lingerie ou sites adultos

  • @Alkis05
    @Alkis05 4 роки тому +54

    Eu trabalhei em chão de fábrica durante 7 anos, e pra gente não é assim. Pensamento crítico e independente e capacidade de comunicação são características que podem comprometer muito a segurança do seu emprego, a não ser que esteja bem alinhado com o status quo.
    Livre expressão ainda é um privilégio da classe de profissionais liberais, funcionários públicos e estudantes. Essa é a real.

    • @BrunoSep182
      @BrunoSep182 4 роки тому +6

      Nas experiencias trabalhistas que tive, o sistema é o mesmo: quanto menos informação o funcionário tiver, quanto menos da empresa ele souber, quanto mais ele trabalhar calado e sem pensar, melhor. Funcionário sem conhecimento é muito mais fácil de manipular, o cara vive com medo de perder o pouco que ganha.

    • @DiSaValCrescerTranscender
      @DiSaValCrescerTranscender 4 роки тому

      Ha muita verdade no que bc diz. Falo isso em todos os meus e-books de AUTOCONHECIMENTO: se vc quiser ser livre precisa deixar as estruturas em que tudo ha está estabelecido, determinado e SÓ deve ser aplicado.
      E como nunca fui de seguir nada, passo longe disso tudo.

  • @luciaaparecida2528
    @luciaaparecida2528 5 років тому +48

    10:54
    Atila:Checar fontes.
    Aí atrás aparece um cara apontando para uma fonte.

    • @danixxib
      @danixxib 5 років тому

      Kskskkskskk genial

  • @TassioDenker
    @TassioDenker 5 років тому +10

    Isso é fantástico. Quando comecei a produzir, também não tinha noção de como seria. Claro que tenho um canal de divulgação de direito ainda muito pequeno, mas já tenho colhido boas experiências por conta dele; já apresentei programa em rádio, dei palestras e tenho participado de workshop, na minha região... tudo porque busquei me expor na internet produzindo conteúdo. Sou apenas uma formiga, neste vasto ecossistema virtual, mas me senti extremamente feliz por ver seu depoimento e sentir que, de certa forma, talvez esteja no caminho certo. Parabéns Atila! Você merece, muito!

  • @GustavoJunhoMoreira
    @GustavoJunhoMoreira 5 років тому +16

    Atila, saiba que você, com esse vídeo, me deu um impulso extraordinário pra começar meu projeto de vídeos de educação musical.
    Eu sempre me lamentei pelo fato de educação musical não fazer parte da grade curricular do ensino básico, fundamental e médio já que essa educação trás tantos benefícios cognitivos, críticos e eleva o patamar da cultura do país.
    Agora sinto que é hora de parar de reclamar e começar a falar sobre isso com todos na internet.
    Você é demais! Obrigado!

    • @enricobertan
      @enricobertan 5 років тому

      Apoio muito! Qnd tive a oportunidade de estudar em uma escola particular aprendi um pouco de música, e senti muita falta no ensino público.

  • @JoiceCostaJRC
    @JoiceCostaJRC 4 роки тому +21

    Oi Átila, gostamos muito de você. Nossa filha de 7 anos te assiste conosco e sempre comenta com nossos familiares sobre curiosidades que soube através de você.

  • @blogpriscilaaborda
    @blogpriscilaaborda 4 роки тому +27

    Você tem uma capacidade de foco muito grande. Eu não conseguiria gravar um vídeo deste tamanho andando e falando coerentemente e sem gaguejar ou perder o raciocínio em praça pública

  • @zumbibike2094
    @zumbibike2094 4 роки тому +37

    Deus me livre, me expor na internet. Não tenho saúde mental para isso. Só tenho redes para saber o aniversário do pessoal. Só na época do Orkut que era bom.

  • @andremartins2690
    @andremartins2690 4 роки тому +22

    Você tem toda a razão, nós cientistas fazemos muito menos divulgação do que deveríamos. Achamos que escrever nossos papers é divulgar o que fazemos, mas só quem é dá área específica lê. Comecei há cerca de um mês o meu próprio canal, sobre a interface entre cognição, lógica e metodologia (editando um video sobre questões metodológicas em estudos de remédios como a cloroquinha nesse instante). É ótimo ver que há espaço, sim, para material de qualidade. Continue com o ótimo trabalho!

  • @willianhepp3004
    @willianhepp3004 5 років тому +12

    o Atila é aquele tipo de pessoa q eu sempre convidaria pro churrasco de domingo kkkkk parabéns pela pessoa que vc é e pelo trabalho q vc faz!

  • @glauberbrasileiro7581
    @glauberbrasileiro7581 5 років тому +13

    Deixa disponível essa palestra q vc deu! Fiquei bem curioso pra ver! Seria interessante vc deixar disponível no canal as palestras q vc deu, assim q gente pode ver ela de casa, digo isso pq não moro no Brasil e é impossível q eu consiga ver suas palestras ao vivo.

  • @jeffersonvictor531
    @jeffersonvictor531 4 роки тому +21

    O que você vê nas redes sociais, a exposição desnecessária, nada mais é do que uma seleção de coisas artificiais, de mentiras, de projeções, que as pessoas fazem de suas vidas, para se aliviarem de sua baixa autoestima, para receberem demonstrações de interesse. É mais sábio se expôr de forma verdadeira e autêntica em sua vida particular, no cara a cara, sendo verdadeiro com aquilo que se é e com o que quer. Isso sim é exposição corajosa, e não uma exposição baseada no ego, na vaidade e na mentira.

  • @leoniscarlotis
    @leoniscarlotis 4 роки тому +24

    Velhos tempos em que as pessoas podiam viajar, ir aos shoppings e dar palestras ao vivo.

  • @ahdalicenca
    @ahdalicenca 3 роки тому +26

    Se expor hoje em dia ta me exigindo longo tempo na terapia pq haja saude mental pra lidar com o reacionarismo e a violência virtual

    • @miguellatinisoares9514
      @miguellatinisoares9514 3 роки тому

      Nossa acho que você está lidando com as pessoas erradas

    • @gominde232
      @gominde232 3 роки тому +5

      Imagino como deve ser, estou pensando em começar a me expor na internet, essa parte tóxica me assusta, mas ainda sim acho que é uma forma de conhecer pessoas diferentes e que muitas vezes podem estar precisando de ajuda. Alias, melhoras pra voce, pq tem que ter uma boa saude mental para entrar em alguns cantos da internet

  • @hugollatas8503
    @hugollatas8503 4 роки тому +15

    Creio que o motivo principal de não querer me expor é para evitar seguir um sistema que vem tentando nos forçar a isso. Mas o seu posicionamento mudou o meu parecer. Obrigado.

  • @danilomattoso2559
    @danilomattoso2559 5 років тому +12

    Átila faz um vídeo sobre como vc conseguiu aprender a falar inglês tão influente ao ponto de ler livros em inglês e fazer palestras.

  • @thiagopassos24
    @thiagopassos24 4 роки тому +39

    Grande Atila! Meu querido, fiquei preocupado contigo neste vídeo, ficar ofegante assim simplesmente por andar e falar é preocupante! Por favor vamos começar um programa de exercícios físicos para melhorar isso!!!

  • @rortegarcia
    @rortegarcia 5 років тому +7

    Esse é o raciocínio! Anonimato não existe, portanto, eu controlo o que desejo que vejam!!

  • @gabrieljacques5850
    @gabrieljacques5850 5 років тому +7

    Definitivamente um dos maiores divulgadores de conteúdo científico e fomentador de educação no brasil. Sua didática e seriedade com os projetos que se propõe a fazer são excepcionais atila, continue com o ótimo trabalho! (esse vídeo realmente me trouxe uma nova perspectiva sobre o tema, muito obrigado).

  • @barbaradarosaazevedo2134
    @barbaradarosaazevedo2134 3 роки тому +20

    Curioso eu ter recebido este vídeo apenas dois dias depois que eu resolvi encerrar minha conta no Instagram... O poder dos cookies do nosso navegador é imensurável! rsrsrsr

  • @leticiajuliodegodoy6953
    @leticiajuliodegodoy6953 4 роки тому +12

    Atila, além de tudo que você pontuou, tem algo importante que você não mencionou, a inspiração. Divulgando suas ideias e seu trabalho em meios tão amplos como esse, você acaba inspirando e mudando a vida de mais pessoas ao mesmo tempo. Lembro no meu tempo de ensino fundamental (lá em 2013) que aprendi e escolhi o que faria na minha vida profissional através de pessoas como você e o Pirulla, que falam de ciência, mas sobretudo sobre a profissão cientista. Hoje estou me formando em biologia e atuo como pesquisadora, graças aos tempos em que me inspirei e conheci mais desse mundo com vocês, muito grata por terem se exposto na internet :).

  • @jotamodesto
    @jotamodesto 4 роки тому +14

    De um 1 ou 2 anos pra cá, já me falaram pra eu começar a escrever sobre programação, sobre minhas experiências e até soluções que encontrei. Mas eu sempre pensei "mas muita gente já escreve que ajuda a comunidade".
    Atila, acho que essa experiência que você expos nesse vídeo me deu o argumento final pra eu começar a me expor e de quebra ajudar a comunidade de programadores.

    • @fabianosilva07
      @fabianosilva07 4 роки тому

      Cara vc com esse comentário me fez lembrar de uma autocritica que eu fazia um tempo atras...ainda mais para programadores, nós consumimos tantas informações "de graça" que se fosse em outra época precisariamos pagar caro por isso, comprando livros, cursos e hoje essas informações estão tão acessiveis, eu preciso encontrar uma maneira de devolver tudo que aprendi de volta para a rede, mas como nao me considero um grande programador tenho vergonha de me expor, de dizer besteiras sabe? mas tenho isso como uma premissa, preciso devolver tudo aquilo que um dia aprendi

  • @avidaemdados
    @avidaemdados 5 років тому +5

    Sigo esse conselho desde do TEDX e acabei viciando na busca de conhecimento para repassar isso no meu canal. Não tenho a melhor qualidade, mas estou muito feliz com os resultados até agora, nada haver com a quantidade de inscritos, mas sim com o que eu tenho aprendido.
    Genial!

  • @41.4D
    @41.4D 5 років тому +7

    Agradeço por você ter feito esse vídeo. Há anos tenho planos de criar um canal de ciência no youtube, incentivado por figuras como você, o Pirulla, o Slow, o Pedro Loos, mas sempre colidia com a muralha da "exposição pessoal", que eu evito veementemente. Vamos ver se eu não mudo de ideia novamente nos próximos meses, se não, eu volto a planejar isso e realizo esse projeto.

  • @alissonddo
    @alissonddo 5 років тому +6

    PO. Fui na sua palestra no Sesc Curitiba, do caralho. Você é foda demais. E realmente saiu o vídeo sobre ansiedade que conversamos na hora da foto. Haha valeu demais

  • @cbccorteze
    @cbccorteze 5 років тому +45

    Tá difícil caminhar e falar ein... Ô fôlego! Kkk

  • @carolineecheverria8283
    @carolineecheverria8283 4 роки тому +13

    Seu lindo! Não podia ser mais contemporâneo. Hoje estão TODOS na internet! Eu tenho um bloqueio com minha autoimagem, mas depois de te ouvir deu mais vontade de resolver este conflito. Obrigada, Atila.

  • @ZombieMatt27
    @ZombieMatt27 5 років тому +15

    Com 23 anos vividos, não tenho conta em quase nenhuma rede social, e onde tenho, não uso meu nome... Me chamam de serial killer, paranóico, antiquado, mas... Acredito estar satisfeito com a inexistência digital

    • @corneliahale7871
      @corneliahale7871 5 років тому +4

      Somos dois... Mas ninguém me chama assim
      pelo menos não na minha cara

    • @rodrigos7212
      @rodrigos7212 5 років тому +5

      Então seu nome não é Mateus ?

    • @ZombieMatt27
      @ZombieMatt27 5 років тому

      @@rodrigos7212 não

  • @carlosguerreiro4455
    @carlosguerreiro4455 5 років тому +20

    Antes do vídeo: "lol, que doidera é essa Atila?"
    Depois do vídeo: "Vou elogiar o serviço de umas empresas aqui só pra garantir, vai que eventualmente algum RH pesquisa nas redes né"

  • @pedroveras5559
    @pedroveras5559 5 років тому +7

    Rapaz, ficar ofegante assim em uma caminhada não é bom sinal, meu amigo!
    Ótimo vídeo, recheado com muitas referências interessantes como sempre.
    Realmente me inspirou a me expor mais. Precisava de um impulso para dividir minhas ideias e um pouco da vida pela internet, obrigado!
    Se cuida! Nós queremos te ver cada vez melhor, forte abraço!

    • @thraexz9223
      @thraexz9223 5 років тому

      Deve ser porque ele está falando enquanto caminha, aí não respira direito

    • @Pepe_Ameno
      @Pepe_Ameno 5 років тому

      @@thraexz9223 sim fazendo isto sua garganta começa ate doer (não estudo sobre nada disto e só experiência própria mesmo).

  • @wignermn9391
    @wignermn9391 4 роки тому +15

    Tava estranhando o Átila na rua ou sem máscara. Aí vi a data do vídeo. Esse negócio de pandemia tá mexendo com minha cabeça

  • @songfue
    @songfue 5 років тому +6

    É muito interessante ver alguém como o Átila, que é uma das pessoas que eu mais admiro e me espelho, como intelectual que é, falando de algo que é o total oposto da minha opinião.
    Existem pessoas que conseguem lidar com a internet. Você é uma dessas que faz com maestria. Já vi muito hate direcionado que você contornou com classe e uma atitude muito construtiva, e isso vem de um exercício pessoal que com certeza você teve. Muitas pessoas preferem ter outro tipo de desenvolvimento e uma coisa anula a outra, afinal o nosso tempo é limitado.
    Por mais que saibam produzir, escrever bem e desenvolver conteúdo, isso não é o suficiente no que diz respeito a lidar com pessoas ou mesmo com essa invasão de privacidade toda.
    Eu mesmo já recebi propostas de terceiros sobre criar e administrar conteúdos que eu desenvolvo como favor pra mim. Mas sempre recusei, pois acho injusto eu jogar o fardo dessa minha deficiência nas costas de outras pessoas. Assim eu prefiro fazer sempre no anonimato e, se algo que eu fizer cair em divulgação para alguém, bom. Se não, tá bom também.
    Já tive análises de textos totalmente despretensiosas que publiquei em blogs anônimos e recebi e-mails avisando que foram citadas em artigos.
    Pessoas e "entidades" grandes que já contribuíram muito no anonimato (como o criador do bitcoin, por exemplo). Pode ser que muitas dessas contribuições fossem desmotivadas se a exposição estivesse envolvida. Afinal o desconforto seria um grande contra-motivacional no processo.
    Anyway, não é por que eu discordo do ponto de vista que eu achei o seu vídeo ruim. Na real, fico muito feliz sempre que encontro alguém colocando meu ponto de vista em xeque.

    • @AtilaIamarino
      @AtilaIamarino  5 років тому +7

      Gostei do ponto de vista, tem muito valor no anonimato e realmente não pensei em quem não lida bem com a exposição. Boa ideia para mais discussões futuras.

  • @pa.psicologa
    @pa.psicologa 5 років тому +6

    Atila, o vídeo veio em um momento ÓTIMO!!
    Eu criei esse canal pra compartilhar conteúdos de Psicologia depois de ver que muitos amigos meus tinham interesse e tive muito receio no início da exposição que poderia causar, mas a gratificação de compartilhar é sempre muito maior.

    • @pa.psicologa
      @pa.psicologa 5 років тому

      aliás, entrem aqui olhar que ajuda muito galera, vlw

  • @victoralexandre6462
    @victoralexandre6462 5 років тому +30

    Tem que se exercitar mais em!!! Estava ofegante falando na rua

    • @wagnersilva836
      @wagnersilva836 5 років тому +1

      É muito perceptivo isso

    • @SrAndersonRocha
      @SrAndersonRocha 5 років тому +3

      Faz um Nerdologia sobre sedentarismo! Hahahaha!

    • @ademilioladeia4643
      @ademilioladeia4643 5 років тому

      O Atila é fumante, não tem nada a ver com exercícios físicos

    • @ademilioladeia4643
      @ademilioladeia4643 5 років тому

      @igor patrocinio Lógico que não igor, vc não segue ele no Twitter ou no insta?

  • @antonioeloymiranda7969
    @antonioeloymiranda7969 3 роки тому +19

    Depois que saí das redes sociais todas as minhas amizades melhoraram.

  • @padilha1009
    @padilha1009 5 років тому +54

    Atila vai se exercitar cara, teu cardio vascular está ruim teu corpo se esforçou para caminhar e falar, e você é muito importante para a educação do nosso país se cuida cara!

  • @TwisterNet1
    @TwisterNet1 5 років тому +6

    Eu captei sua mensagem Átila e cada dia mais penso nela Eu tenho meus reguardos quanto à minha imagem e à internet. Meus amigos vivem tirando uma comigo, porque não tenho Istagram. Porém, miro no seu exemplo e de muitos outros sobre a divulgação de informação e conhecimento científico na internet. Cada vez mais o mundo precisa de uma diluição no conspiracionismo e na pseudociência. Só que, por ora, me resta estudar e me tornar alguém conhecedor da minha área para não me tornar, no futuro, alguém que fale sobre "pílula do câncer", ou sobre "doutrinação nas escolas" e outros absurdos que qualquer um com uma câmera, coragem e nenhuma noção possa dizer.

  • @mailonbruno8880
    @mailonbruno8880 5 років тому +5

    E é a partir desse vídeo que eu vou voltar a fazer live programando e ensinando programação da forma que eu sei passar esse conhecimento, pode não ser a melhor, mas só de colocar uma "nova" perspectiva sobre o assunto na internet e ter a possibilidade de alguém aprender com isso eu estarei muito feliz

  • @SaudenaRotina
    @SaudenaRotina 5 років тому +8

    Não poderia concordar mais. Baita vídeo. É o que eu vivo falando pra amigos e conhecidos, mas sinto que pouca gente ainda acredita. Seguimos! Abraço. Diego

  • @Paulinhoheill
    @Paulinhoheill 4 роки тому +14

    Eu assustado com o movimento achando que o vídeo era recente

  • @firyaguna
    @firyaguna 5 років тому +11

    Dr Átila, estou terminando meu doutorado agora e pretendo seguir uma carreira de divulgador científico. Vc tem sido uma grande inspiração para mim. Não tenho uma oratória muito boa mas tenho boas habilidades de ilustração que gostaria de usar nessa jornada. Tenho recebido boas reações de colegas e de outros parceiros de pesquisa nos meus desenhos que faço para artigos, posters, slides, e até propostas de projetos.
    Seus vídeos do seu novo canal tem sido o maior motivador pra eu continuar tentando, além do fato de eu gostar muito de desenhar e da sorte de ter um orientador que está me motivando bastante tbm.

    • @MMarcuzzo
      @MMarcuzzo 5 років тому +1

      Caro Fadhil, um dia quero ser que nem você

    • @firyaguna
      @firyaguna 5 років тому +1

      @@MMarcuzzo vamos todos sermos divulgadores da boa ciência 😊🧐

    • @MMarcuzzo
      @MMarcuzzo 5 років тому +1

      @@firyaguna Lembra que disse isso na sua despedida?

  • @maic_off
    @maic_off 4 роки тому +8

    09:02 - "mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" (ROSA, Guimarães)

  • @alefjuniorferreira1822
    @alefjuniorferreira1822 5 років тому +20

    Senta um pouco e respira kkkkk fiquei preocupado kkkkk, muito bom o conteúdo by the way.

  • @rafaexplorer
    @rafaexplorer 4 роки тому +18

    Comecei a viajar e me expor mais, por mais estranho que seja, isso me ajudou a me curar um pouco da tristeza que foi a perca dos meus pais, fico tão feliz quando consigo ajudar alguma pessoa com meus posts, seja no UA-cam ou Instagram, espero um dia crescer, poder fazer valer cada inscrito, like e comentário. Que câmera estável cara, qual vc usou?

  • @Lenora62
    @Lenora62 4 роки тому +9

    Internet é uma grande extensão de cada um de nós. O reflexo de nossa essência para todo mundo ver. Cuidar desse reflexo é primordial! Adoro seu canal. Um abraço aqui de Curitiba. SUCESSO SEMPRE!

  • @BryanBarbosaCM
    @BryanBarbosaCM 4 роки тому +11

    10:44 - Que timing perfeito pro assunto que estava sendo falado!

  • @luccoloo
    @luccoloo 4 роки тому +8

    Alfabetização digital: bati nessa tecla no meu TCC falando sobre saúde mental e o papel da escola nisso. Muito interessante sua mensagem do fim do vídeo, obrigado pelo conteúdo e pela divulgação científica.

  • @mayaraalves2038
    @mayaraalves2038 5 років тому +8

    Ou seja, "A melhor defesa, é o ataque"

  •  5 років тому +21

    Esse vídeo foi de tirar o fôlego!!

    • @Jorge__Braga
      @Jorge__Braga 5 років тому

      😂😂😂 a gente tá precisando fazer uns exercícios.

  • @eversontaco-psicologocogni1689
    @eversontaco-psicologocogni1689 4 роки тому +9

    Eu nunca tinha pensado em encher a internet com informações "controladas" para sobrepor às não controladas. Isso me lembrou do livro 1984, claro, de uma forma não nociva igual ao livro, mas a ideia é bem correta, afinal nossa imagem virtual já está se sobrepondo à imagem real. E viva o Black Mirror!

  • @kalashinibobe6876
    @kalashinibobe6876 5 років тому +5

    Átila parece produzir vídeos segundo uma lista de necessidades, cada assunto mais necessário do que o outro, todos geniais.

  • @Daninshit
    @Daninshit 5 років тому +9

    Na moral Atila, depois q eu vi sua palestra no ted talk aqui no YT eu decidi fazer um blog, achei uma puta boa ideia.

  • @TERRA001
    @TERRA001 5 років тому +5

    Muito legal essa conversa, Átila.
    Não só concordo, como tenho sentido isso na pele hoje em dia. Durante muito tempo sempre ouvia algum amigo falar que eu devia produzir conteúdo em video, mas a insegurança com a exposição e, principalmente, com o julgamento dos outros me travava. Recentemente me tornei professor para os cursos de Geologia e Arquitetura na universidade e aos poucos fui desconstruindo esse medo até que, finalmente, decidi enfrentá-lo: fiz um canal reunindo as principais dúvidas e conversas de sala de aula (daquele jeito simples e dialogado que faço para ensinar, transformando tudo em bate-papo movido pela curiosidade).
    Além da criação de um espaço democrático para conversar sobre temas que gosto e a possibilidade de divulgar a ciência para todos os públicos, criar videos é uma ferramenta gigantesca para organizarmos nosso conhecimento e registrar ideias que seriam esquecidas em uma gaveta escura. Se o video que eu produzir for útil para 1 pessoa, já valeu a pena!
    Recomendo à todos; seja pela autodescoberta, seja pelo autodesenvolvimento, seja pela organização das ideias ou para conhecer gente nova. Quanto mais gente nessa rede, preocupado com o conteúdo que passa adiante, mais informação livre nesse mundão (que tá precisando tanto).
    Um grande abraço para todos!
    ...e transformem aquele trabalho da escola/faculdade em video (:

  • @maxpower677
    @maxpower677 5 років тому +12

    Eu discordo de algumas coisas do vídeo. A maioria das pessoas não quer perder a privacidade, e pra isso basta ser um Zé ninguém de modo a ficar diluído entre outros bilhões de Zé ninguéns. Uma vez q vc começa a compartilhar conteúdo relevante nas redes e se torna mais famoso, aí fica sujeito a pessoas caçarem informações do seu passado na web de uma época q vc não se preocupava tanto com o conteúdo do q era postado, e pra quem quer fazer maldade qualquer motivo é motivo.
    E tb não ter redes sociais dificulta a vida dos apps de identificação por rosto q surgirão no futuro.

  • @rodkoromano5143
    @rodkoromano5143 5 років тому +16

    Vim pelo Pirula e já fiz minha inscrição.

  • @gvilherme2709
    @gvilherme2709 5 років тому +3

    não basta o conteúdo, a edição é muito bonita, parabéns atila, se expondo na internet com QUALIDADE

  • @realnuke7741
    @realnuke7741 5 років тому +11

    Em tempos sombrios onde a pós-verdade está sendo usada como base para alguns grupos, acredito que vi esse vídeo em uma boa hora. O conteúdo do video em si é muito amplo, mas me identifiquei em momentos que me vi no dever de expor minhas opiniões e ideias para confrontar racionalmente alguns assuntos pontuais, mas acabava me abstendo e ficando no anonimato. Sempre me indignei sobre muitas coisas absurdas que lia pelas redes como um todo, mas achava que era perda de tempo discutir com essas pessoas, e acredito que a única maneira de enfrentá-las para promover o debate e tentar amenizar a propagação de informações totalmente irracionais e movidas pela emoção é expondo ideias e pontos de vista distintos, tentando levar principalmente fatos e evidências para todos que estão por fora da discussão. Acredito que agora vou começar a me posicionar sobre alguns assuntos, tendo otimismo por fazer a minha parte e para que as pessoas que estejam observando possam se questionar e tirar suas próprias conclusões a partir de duas informações/fatos diferentes.

    • @Kamus.
      @Kamus. 5 років тому

      mauá, play é dado?

  • @diogocristiano5753
    @diogocristiano5753 4 роки тому +21

    Assisto o Pirula já a um bom tempo e ele várias vezes citou o Atila, mas como estava imerso em muita informação eu não tive interesse em conhecer seu trabalho. Agora com o surto do Covid19 eu fui "obrigado" a conhecer seu trabalho e estou fascinado com a pessoa e profissional incrível que vc é, rapidamente virou uma referencia para min! Seguirei essas dica daqui pra frente!

  • @brunobarboza6022
    @brunobarboza6022 4 роки тому +26

    10:54 Na hora que ele fala "Checar fontes", chega uma galera apontando pra fonte. Bem ensaiado.

    • @papodefa7036
      @papodefa7036 4 роки тому

      Kkkkkk eu também reparei nisso

    • @gabrielsventura77
      @gabrielsventura77 4 роки тому

      Boa, não tinha reparado kkkkk

    • @rafamoreira0
      @rafamoreira0 4 роки тому +2

      Não tinha reparado kk, mas acho que foi uma feliz coincidência.

  • @koruarte
    @koruarte 4 роки тому +13

    Demorei para assistir este vídeo por conta do título... Mas gostei muito das coisas que foram ditas!
    Gosto dos seus vídeos, embora as vezes discorde um pouco de uma coisa ou outra...rs normal.
    Para a educação concordo plenamente com o que você expôs. Já para a vida pessoal... acredito que existem mais variáveis a serem consideradas.
    Obrigada pela exposição do seu trabalho.

  • @eduardo-almeida
    @eduardo-almeida 5 років тому +7

    Acho que tudo isso é relativo: desenvolver-se para essa exposição depende do perfil de cada um, mesmo com as tendências apontadas. Não aconselho todos fazerem o máximo de exposição e sim se expor (se necessário) naquilo que se sentem melhores ou querem aprender, com video, ou com texto, ou com fotos, ou com mensagens, e nas plataformas que melhor representarem sua sensibilidade (escrever um comentário aqui é um exemplo). Não é o perfil de todo mundo fazer isso, e podem acabar se dando mal, se decepcionando, se frustrando, se deprimindo, ao serem cobradas de fazer e não for para elas. A questão da privacidade ainda é muito incipiente e acredito que o mundo vai se adequar ainda a essa nova realidade, de modo que não precisamos ficar neuróticos porque expomos algo indevido ou que se arrependemos depois, talvez o mundo saiba ter um olhar diferente no futuro para suas exposições. Assim por exemplo, se você é um cientista, e não gosta da sua cara exposta, é sensível a críticas, e o melhor que você faz é ficar quietinho na biblioteca ou no laboratório desenvolvendo suas pesquisas, o melhor que pode fazer é cuidar do seus Lattes apenas, suas publicações científicas apenas. Acho que tem espaço para todo mundo na Internet e o que mais vemos atualmente é coisas ruins e falsidade, então se tem uma dica que acho válida é: fale ao mundo apenas o mínimo, apenas aquilo que você se sente confortável em fazer e da maneira que saiba fazer, que traga bem estar a sua pessoa, ao seu ego, que não te traga problemas. Parece meio batido, mas ainda é a velha dica de saber ouvir, filtrar e absorver os dados, e falar somente o necessário, somente o que realmente te faça bem, não focado na exposição e sim no conteúdo, sem neura para ser o mais produtivo e o que mais aparece na rede. Enfim, falo isso porque acredito que o que está acontecendo na internet é ainda reflexo da nosso sociedade produtivista, consumista e capitalista da atualidade, e acredito muito na evolução dessa internet. Mas Atila, parabéns pelo seu sucesso cara, você é inspirador, isso com certeza é para você, e imagino que como isso lhe é empolgante é que promova essas informações de forma tão entusiástica. Fica então apenas esse meu comentário que sua análise é ótima mas essa minha ressalva é meu contraponto. Abraço.

    • @luciofonseca6941
      @luciofonseca6941 5 років тому

      Acho que foi isso que ele quis dizer com esse vídeo. Parabéns,você em um comentário resumiu o video inteiro

  • @sg-g-gsl4359
    @sg-g-gsl4359 4 роки тому +7

    conhecimento deveria ser gratuito pois sabedoria é que nem uma alimentação e sendo util edifica o ser humano

  • @chezpatricia
    @chezpatricia 4 роки тому +9

    Acabo de descobrir seu canal e já me inscrevi! Vc falou da UNICAMP, tb sou de Campinas e fiz meu doutorado na FEA da UNICAMP. Ah! tb sou bióloga e UA-camr. Moro em Lyon e aos 50 anos comecei meu canal para contar como é a vida na França. Os últimos minutos desse vídeo foram preciosos para mim! Muito obrigada!

  • @Bitsmap
    @Bitsmap 5 років тому +5

    Eu fiz o meu canal por causa de uns amigos que me disseram que é sempre bom mais gente produzindo conteúdo. No caso eu falo sobre jogos de um ponto de vista acadêmico. O que é um jogo, a história dos jogos, como funciona as ferramentas que usamos pra jogar e pra produzir jogos.

  • @bioleticia
    @bioleticia 4 роки тому +8

    Sobre a busca de pessoas apenas por fotos, é possível fazer dentro do app Google Fotos, mas só vai mostrar o perfil no próprio Google, mas com ele já é possível descobrir o nome da pessoa, a não ser que o perfil dela seja privado/bloqueado.

  • @joycehaydn6062
    @joycehaydn6062 3 роки тому +21

    Depois de um ano usando máscaras, sempre que eu vejo qualquer vídeo antigo de pessoas na rua sem máscaras, ainda mais o Átila, eu tenho um pani no meu sistema por alguns segundos até lembrar que não tinha corona na época kkkkk

    • @danielrasch2916
      @danielrasch2916 3 роки тому +1

      sintoma da síndrome de fiscal de máscara...

    • @Marllon_333
      @Marllon_333 2 роки тому

      @@danielrasch2916 *né kkk*

  • @Ticyana
    @Ticyana 4 роки тому +14

    Graças a esse vídeo, tive coragem de postar meu primeiro vídeo no youtube! Obrigada, Atila!

  • @WalberPrata
    @WalberPrata 4 роки тому +10

    Errata: [07:06] A comunidade que você se refere como tendo o garfield com pijama segurando uma xícara de café ao lado da cama se chamava "Eu odeio acordar cedo" Otimos videos!

    • @thenicollas
      @thenicollas 4 роки тому +2

      Kksksks errata super necessária.

  • @REBELDIA100fim
    @REBELDIA100fim 3 роки тому +12

    Em pensar que eu tive um surto e ainda não me recuperei... Mas a minha piração era montar uma startup para catalogar e digitalizar 100% dos moradores de rua de SP, além de prover teto e alimento... Num surto de euforia tudo parece absolutamente simples e viável. A parte mais triste de "voltar ao normal" é perceber que tornar essa ideia realidade levará muitos anos. Eu sou apenas uma artistinha, ainda me faltam as ferramentas básicas para criar tal aplicativo/ modelo de negócio.

  • @onothiago
    @onothiago 4 роки тому +13

    Entendo seu ponto de vista e admiro muito pessoas como você. Pois de uma certa forma é preciso ter coragem para se expor e expor as suas ideias. Morei 13 anos no Japão e voltei ano passado para o Brasil porque minha mulher pediu divorcio. Entrei em depressão e quase não falo com ninguém. As vezes da vontade de criar alguma coisa na internet só para ter com quem falar. Mas tenho um certo medo de piorar ainda mais a minha situação.

    • @onothiago
      @onothiago 4 роки тому +2

      @@carolimagma Pode ser, mas na internet as pessoas são maldosas. Ou melhor são ainda mais maldosas do que já são normalmente devido ao anonimato. E não sei se isso seria legal para uma pessoa com depressão. Fora que não tem nada que eu ame. Até tinha, mas perdi.

    • @viniciusgranzotto3347
      @viniciusgranzotto3347 4 роки тому +1

      @@onothiago Não se deixe abater não, pois isso é morte e vc ainda ta vivo guerreiro, tudo na vida são fases, é necessário tirar lições boas de situações ruins, porque as cicatrizes são as melhores professoras, gente toxica tem em todo lugar, mas elas estão mais perdidas que vc, lidando com a depressão e frustração de uma forma pior, pense oq vc queria fazer quando era mais novo, oq gostava, tente voltar as raizes, só não deixe de fazer oq ama, todo mundo ama alguma coisa, as vezes a gente esquece...

    • @onothiago
      @onothiago 4 роки тому +2

      @@viniciusgranzotto3347 Valeu irmão. Estou na luta, fazendo tratamento na psicologa e no psiquiatra. Realmente tive uma mudança de vida muito grande e acho que isso complicou as coisas pra mim.

  • @viniciuscavichioli5709
    @viniciuscavichioli5709 5 років тому +7

    se expor de forma saudável:
    - divulgação científica;
    - reflexões sobre comportamentos impostos;
    - contra injustiças;
    - contra retrocessos;
    - combater a desinformação.
    formas não saudáveis de se expor:
    - comidas;
    - checkin em locais de status;
    - selfies só felizes;
    - filmar e postar o show inteiro que você foi assistir.

    • @juan9090yo
      @juan9090yo 5 років тому

      Mas pq um é saudável e outro não?

    • @pepemarquesbr
      @pepemarquesbr 5 років тому

      @@juan9090yo se for uma foto de podrão não seria mesmo kkkk

    • @juan9090yo
      @juan9090yo 5 років тому

      @@pepemarquesbr Bom ponto XD

    • @weoh
      @weoh 5 років тому +1

      Pq sera em?

    • @viniciuscavichioli5709
      @viniciuscavichioli5709 5 років тому

      @@juan9090yo aí eu te faço um convite à reflexão! Por que os atuais padrões de compartilhamento em redes sociais estão deixando a sociedade cada vez mais com problemas emocionais?

  • @edu3481
    @edu3481 5 років тому +7

    Que leitura sobre a alfabetização digital. Debati um pouco sobre esse assunto (sem essa terminologia kk) essa semana na minha faculdade trazendo outro aspecto: A influência que isso exerce sobre o desenvolvimento dos transtornos de humor. É preciso que as gerações sejam educadas a extrair o que a tecnologia nos traz de positivo, não só para fins acadêmicos, mas também para o desenvolvimento de uma pessoa com criticidade e saúde mental. Parabéns pela aula!

  • @andregabriel1982
    @andregabriel1982 3 роки тому +23

    Prefiro continuar anonimato, tem mais paz.

  • @evertonaleixo
    @evertonaleixo 5 років тому +2

    "Ensinar outras pessoas sobre algo é uma das melhores formas que a gente tem de aprender." Isso me lembra de quando comecei a dar aulas de Inglês, e achava que estava totalmente pronto. Só que não. Tive, e ainda tenho, que ralar, estudar e me preparar para que as aulas sejam agradáveis e efetivas.
    Quanto a se expor na rede, é o que eu sempre digo: bota a cara no sol!
    Valeu, Átila. Você é o cara!

  • @Thiago-nk8cb
    @Thiago-nk8cb 4 роки тому +9

    Acho que os algoritmos do UA-cam sabem até o que pensamos.
    O celular estava na mochila e eu pensei, ontem a noite, em questões de exposição na Internet e se seria possível "limpar" a imagem de alguém na rede.
    Agora de manhã, pego o celular na mochila, abro o UA-cam e vejo essa recomendação...

  • @jessealvesarte
    @jessealvesarte 5 років тому +2

    Pude assistir a palestra no Sesc aqui em Curitiba, e foi excelente!
    É muito bom ver você reforçar parte do que pra mim era apenas uma ideia.
    Eu comecei meu canal pra falar sobre ilustração/animação quando eu precisava estudar mais por causa da profissão e pensava que isso poderia me ajudar a aprender, mas não tinha muita certeza sobre isso.
    E fazer conteúdo sobre isso me ajudou de varias maneiras; desde aprender mais sobre o assunto, aprender sobre edição de videos, e com videos de palestras do Atila, Nerdcasts e Nerdologias aprender como buscar informação.
    A palestra do Sesc foi muito importante pra mim no que diz respeito a mentoria e continuar produzindo conteúdo, e reforçar mais ainda o que era só uma ideia de que estudar e postar isso em forma de video no YT seria bom pra mim. E é melhor ainda poder ver que pode ser bom para outros.
    Obrigado Atila.

  • @games-zw3dv
    @games-zw3dv 4 роки тому +24

    Detalhes que vc não viu:
    8:52 - Porque os homens vivem menos.
    10:45 - Estragando uma selfie.

    •  4 роки тому

      Melhor comentário

  • @emanuelpaivamedeiros7424
    @emanuelpaivamedeiros7424 5 років тому +4

    Boa Átila. Eu estou fazendo faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e descobri que, às vezes, quando estou com dificuldades em alguma tarefa, repassar em voz alta, comigo mesmo, a lógica daquela tarefa me ajudava a fixar melhor o conteúdo, acho que escrever um blog ou fazer um vídeo traria um resultado parecido, senão melhor.

  • @andbskt
    @andbskt 5 років тому +9

    O formato do video ao ar livre ficou show

  • @filipimelo1284
    @filipimelo1284 4 роки тому +29

    Átila: fala coisas extremamente inteligentes
    *ninguém passa*
    Átila: fala sobre xixi em piscina
    *grupo grande de pessoas passa*

  • @edbeserk
    @edbeserk 5 років тому +10

    o fôlego mandou lembranças, uma dieta balanceada e um pouco de exercício nunca matou ninguém 😅, no mais o conteúdo e sempre impecável. Parabéns .

  •  5 років тому +2

    Só pelo titulo na notificação já vim assistir , meu sonho era produzir pra internet , hoje morando no japão consegui fazer isso e faço bastante .

  • @xereta1123
    @xereta1123 3 роки тому +11

    o incrivel é como as escolas discriminam isso, em todos os lugares que eu estudei nao podia celular, nem no intervalo, se vissem vc com ele, mesmo desligado, pegavam e só os responsáveis podiam ir pegar. Pesquisar qualquer coisa na internet tb era um tabu, tinha que ser em livros, inclusive ler livros online nao podia, só valia se fosse uma copia fisica.

    • @ricardokerscher
      @ricardokerscher 3 роки тому +7

      é que culturalmente, o aluno brasileiro (talvez) vai usar 10% do tempo pra fazer a pesquisa, e o resto do tempo vai ficar nas redes sociais e pouco se lixando para a própria educação... então...

  • @jeffersontb
    @jeffersontb 5 років тому +3

    Esse plano sequência da caminhada ativou meus neurônios espelhos...ufa... Até fiquei sem ar

  • @andrecastilhos9511
    @andrecastilhos9511 4 роки тому +10

    Olá Atila. Tenho 20 anos e faço licenciatura em matemática. Mas sempre tive um pé atrás com com aprendizado via internet. Para mim livros ainda são insuperáveis. Por favor produza mais vídeos sobre o tema. Como futuro professor não posso ficar para trás no mundo totalmente informatizado.

    • @criseinstein
      @criseinstein 4 роки тому +4

      Oi, André, na verdade, o lance não é só aprender com livros ou com a internet, mas com tudo que a gente puder aprender. A questão das licenciaturas é que não se privilegia no currículo a relação entre aprender e ensinar, afinal, nós, professores, acabamos estudando como ensinar, mas e como aprender? E como as tecnologias podem nos ajudar nesse processo? Penso que a formação de professores precisa ser profundamente revista, afinal, vemos cursos EaD que não ensinam o futuro professor nem como estudar, muito menos como estudar a partir das novas mídias e linguagens. 😉

  • @VictorXimenes
    @VictorXimenes 5 років тому +3

    Voce é fenomenal, como humano e mestre das ciências. Não admiro muitos desconhecidos mas voce é um deles com certeza. Obrigado pela sua presença no UA-cam, fique aqui para sempre ♥

  • @manoeltsf
    @manoeltsf 5 років тому +5

    Que vídeo sensacional, Átila. Melhor que qualquer review de canais focados em automóveis. Você é da ciência. Inspiração pra todos. Parabéns

  • @xjonasrocha
    @xjonasrocha 4 роки тому +26

    Poderia fazer a versão: "Porque você não deveria se expor na internet"

    • @emanoele
      @emanoele 4 роки тому +8

      O Pirulla fez

    • @ramonnogueira1822
      @ramonnogueira1822 4 роки тому +3

      Assiste o vídeo sobre como o Facebook manipula seus sentimentos

    • @xjonasrocha
      @xjonasrocha 4 роки тому

      @@ramonnogueira1822 já assisti!

  • @Lord_Bacon42
    @Lord_Bacon42 5 років тому +6

    Ha um tempo tava com ideia de criar um canal de eletrônica e robótica, só que a ideia tava meio estagnada, com esse vídeo vou por-lá em prática, vlw Atila

  • @camilakrausp
    @camilakrausp 2 роки тому +4

    Atila nem fazia ideia de onde iria chegar nesse vídeo de antes da Pandemia. Que bom que vc já estava aqui e nos ajudou com tanta informação de qualidade nessa grande crise que passamos.

  • @isiahfriedlander5559
    @isiahfriedlander5559 4 роки тому +7

    Uma total ausência das redes é a melhor opção.